Vous êtes sur la page 1sur 3

Variveis

As variveis em Javascript As variveis contm dados que podem ser modificados durante a execuo de um programa. Fazse referncia pelo nome desta varivel. Um nome de varivel deve comear por uma letra (alfabeto ASCII) ou o smbolo _ e ser composto de letras, de nmeros e de caracteres _ e $. O nmero de caracteres no est definido. Para chamar funes o Javascript case sensitive. Ateno ento as maisculas e minsculas! Declaraes de variveis As variveis podem ser declaradas de duas maneiras:

seja de maneira explcita. Diz-se em Javascript que isto uma varivel.


var Numero = 1 var Nome = "Srgio"

O comando que permite declarar uma varivel a palavra var. Por exemplo:

seja de maneira implcita. Escreva-se diretamente o nome da varivel seguido do valor de


atribuio. Por exemplo: Numero = 1 Nome = "Srgio" Ateno! Apesar desta aparente facilidade, a maneira de se declarar a varivel ter uma grande importncia com a visibilidade da varivel no programa Javascript. Ver para este assunto, a distino entre varivel local e varivel global no Javascript avanado deste captulo. Para tornar o seu script mais legvel, aconselhamos utilizar cada vez palavra var par declarar as variveis. Os dados sob Javascript O Javascript utiliza 4 tipos de dados: TIPO Nmeros Cadeias de caracteres Booleanos Palavra nulo DESCRIO Todo nmero inteiro ou com virgula tal que 22 ou 3.1416 Toda cadeia de caracteres inseridas entre aspas tal que "cadeia de caracteres" as palavras true para verdadeiro e false para falso Palavra especial que representa sem valor

Nota-se tambm que ao contrrio da linguagem C ou C++, No se declara o tipo de dados de uma varivel. Sendo assim no temos necessidade de inserir o tipo (int, float, double, char e outros) em Javascript.

Exerccio

Vamos utilizar o mtodo write() para visualizar as variveis. Defina-se uma varivel chamada "texto" que contm uma cadeia de caracteres "Meu nmero preferido o " e uma outra chamada "variavel" inicializada em 7. <HTML> <BODY> <SCRIPT LANGUAGE="Javascript"> <!-var texto = "Meu nmero preferido o " var variavel = 7 document.write(texto + variavel); //--> </SCRIPT> </BODY> </HTML> E obtm-se o seguinte resultado:

Os nomes reservados as palavras da lista abaixo s podem ser utilizadas para nomes de funes ou de variveis. Algumas desta palavras so palavras chaves Javascript, outras foram reservadas pela Netscape para um eventual uso futuro. A B C D E F G I L N P R S T V abstract boolean break byte case catch char class const continue default do double else extends false final finally float for function goto if implements import in instanceof int interface long native new null package private protected public return short static super switch synchronized this throw throws transient true try var void

W while with Variveis globais e variveis locais As variveis declaradas no incio do script, fora e antes de todas funes (ver mais a frente), sero globais, mesmo que esta seja declarada com var ou de maneira contextual. Pode-se assim as chamar em qualquer lugar da pgina no script. Numa funo, uma varivel declarada pela palavra chave var e s pode ser invocada dentro da sua funo. Sendo assim no se pode invocar a varivel fora da funo. Da seu nome local. No entanto, sempre numa funo, se a varivel declarada contextualmente (sem utilizada a palavra var), sua invocao ser global. Voltaremos a falar deste tema nos estudos das funes.

Vous aimerez peut-être aussi