Vous êtes sur la page 1sur 12

CAPACITAO DE MO-DE-OBRA NA CONSTRUO CIVIL.

Tiago Nunes Souza 1 Antonio Almeida Carreiro2

Resumo: A construo civil ter dificuldade de encontrar mo de obra qualificada em 2010, problema que retorna depois de um perodo, em decorrncia da crise financeira global. A discusso sobre a necessidade de capacitao da mo-de-obra nunca foi publicado. Entretanto, ainda hoje muitas empresas privilegiam a produo em desfavor de um nmero de horas maior para treinamento dos seus operrios. O setor se caracteriza por absorver como mo-de-obra pessoas com menor capacitao, nascidas na periferia das cidades ou no campo e sem nenhuma experincia profissional. Isso mostra que os trabalhadores da indstria da construo civil compem a base da pirmide social urbana e que, dentre os diversos ramos da atividade econmica, o setor destina um grande contingente dos operrios pobres. Neste trabalho procura-se analisar e reforar a importncia do treinamento da mo-de-obra para evitar a escassez na construo civil.

Palavras chave: Capacitao; Mo-de-obra; Construo civil .

Introduo
Durante algumas dcadas, a construo civil investiu em tecnologia e no desenvolvimento, mas esqueceu de colocar seus esforos e investimentos na qualificao da mo-de-obra. Esta ficou limitada a poucas instituies que mantiveram treinamentos nesta rea. Com a concorrncia cada vez mais acirrada e a necessidade de se tornar cada vez mais competitiva para atender as novas demandas da indstria da construo civil, contar com uma mo-de-obra representa um diferencial significativo para que as empresas consigam encontrar a melhor forma de conviver com o mercado atual. A construo civil um ramo do setor econmico nacional que absorve um grande nmero de trabalhadores e, paradoxalmente, caracteriza-se por uma estrutura e funcionamento de canteiro de obras passageiro. Esta condio influencia no investimento da qualificao da mode-obra e do prprio ambiente de trabalho ocasionado por insuficientes programas de formao e de qualificao dos recursos humanos (Zancul, 2006, pp.15-29). Quando se apresenta o desenvolvimento da indstria da construo civil, destaca-se a mudana do cenrio emprico-industrial de antigamente para a realidade atual cientfico1

Formando do curso de Engenharia Civil (UCSAL). E-mail: tiagonsouza@yahoo.com.br Autor

Orientador: - Prof. Antonio Almeida Carreiro, Mestre e Doutor em Cincias pela UFBA - E-mail antonio.carreiro@uol.com.br

industrial. Para essa mudana ocorrer, no bastou apenas o avano do conhecimento tcnicocientfico e a alterao das diretrizes bsicas da construo, mas a gesto do setor foi totalmente reformulada. Inclui-se nessa reformulao a introduo de modernas ferramentas de gesto nas empresas e nos canteiros, envolvendo todas as etapas do empreendimento. Com o crescimento da competitividade no setor da construo civil, as empresas construtoras esto cada vez mais buscando aprimorar aos seus processos construtivos, atravs da introduo de novas tecnologias ou por meio da implantao de sistemas de qualidade. Assim, alm de gerar um diferencial no mercado, garantir a satisfao ainda maior de seus clientes e principalmente uma reduo dos gastos. A discusso sobre a necessidade do treinamento da mo-de-obra operria vem acontecendo e tem sido intensificada a partir da implantao dos programas de qualidade na construo civil na dcada de 90. As normas de sistemas de gesto e qualidade tm obrigado os empresrios do setor a buscar a qualificao da mo-de-obra operria. Apesar disso, ainda hoje, muitas empresas privilegiam a produo em prejuzo de um nmero maior de horas para o treinamento de seus funcionrios. A disputa setorial por operrios j afeta a dinmica da gesto (inclusive financeira) de incorporadoras e construtoras. As remuneraes esto em alta, programas de treinamento crescem, os prazos e esforos para contratar mo de obra so cada vez maiores e as empresas aumentam o ndice de mecanizao nos canteiros para reduzir o contingente de trabalhadores. Tudo ao mesmo tempo. Se o mercado exige um profissional diferenciado, ento devemos modificar tambm a nossa postura profissional, aplicando mais engenharia nas obras, participando para uma construo moderna e qualificada. Com a falta de mo de obra capacitada, todos os profissionais postos. Aquele engenheiro que era "bonzinho" passou a ser gerente; razovel passou a ser diretor. As construtoras aumentaram o nmero precisam de profissionais e contratam profissionais que s vezes no muito mais por isso. subiram um, dois, trs aquele gerente que era de obras imensamente, so treinados, pagando

Desta maneira, caracteriza-se fortemente a importncia de se buscar desenvolver a qualidade dos trabalhos e a produtividade da empresa atravs de uma educao que permita desenvolvimento de seus trabalhadores enquanto ser humano integral, por meio da qualificao profissional.

Metodologia
Para tornar essa pesquisa vivel, foram levantadas referncias tericas, pesquisas na internet, artigos, quanto em normas e livros especializados no tema escolhido. Nas visitas s obras, observou-se e registrou-se (atravs de fotos) os servios sendo executados e o canteiro como um todo. Realizou-se entrevistas com os engenheiros e operrios para coletarem dados e verificar quais mudanas ocorreram para ambos com os processos de qualificaes.

Para complementar a pesquisa foi feita uma visita ao SENAI localizado no bairro do Dedenzeiro, onde se entrevistou Gleise Maria responsvel pelo Departamento de Capacitao de mo-de-obra (Programa Planseq), onde foram tiradas dvidas e coletadas informaes a respeito do treinamento da mo-de-obra e o interesse das empresas construtoras sobre o assunto.

O Planseq
Os Planos Setoriais de Qualificao (Planseq), um instrumento complementar aos Planteqs (Plano Territorial de Qualificao do Trabalhador), orientados ao atendimento obliquamente e concertados de demandas urgentes, estrutural e setorial da qualificao profissional, identificadas a partir de iniciativas do governo, dos sindicatos ou dos donos de empresas de construo civil, conveniadas ao Prmio Nacional da Qualidade (PNQ). O objetivo do programa qualificar trabalhadores beneficirios do Programa Bolsa Famlia e que tenha oportunidade de incluso no mercado de trabalho. Esses cursos de capacitao profissional ajudam aos jovens a se enquadrar em uma profisso digna, evitando as drogas e roubos que so freqentes no dia a dia. O programa quer qualificar aproximadamente 9400 trabalhadores e trabalhadoras este ano no total, eles ainda tero lanche durante os cursos e auxilio transporte, o curso tem carga horria de 160 horas dividido em aulas pratica e aulas terica. Para fazer parte desse programa preciso ter recebido uma carta em casa do governo federal chamando para fazer uma inscrio no SINE (Servio Intermediao para o trabalho), ter direito ao Programa Bolsa Famlia, ter mais de 18 anos de idade e ter concludo a 4 srie do ensino fundamental. Os cursos de qualificao da mo-de-obra so para: pedreiros, carpinteiros, encanador, eletricista, pintor, azulejista que so as profisses que mais cresce e emprega no Brasil. Para se inscrever no programa os beneficirios do Bolsa Famlia devem encaminhar-se nas unidades do SINEBAHIA e CRAS (Centros de Referncias da Assistncia Social), a iniciativa desse programa a escassez da mo-de-obra especializadas, pois o setor esta em aquecimento total e sofre muito com isso.

Reviso da Literatura
A falta de mo-de-obra qualificada contribui para o aumento do tempo das obras e pela elevao nos preos dos imveis. Por exemplo, no caso da edificao de um prdio de 20 andares, o entulho gerado, daria para construir mais dois andares, Carvalho (2004).
A empresa de consultoria McKinsey afirma que a qualificao da mode-obra no influencia de modo direto a produtividade, a despeito do menor nvel de instruo dos trabalhadores brasileiros, sugerindo que produtividade advm mais dos mtodos utilizados do que da execuo do trabalho em si. Ao mesmo tempo afirma que algumas empresas nacionais tm atingido melhorias expressivas de produtividade, utilizando a mo-de-obra hoje disponvel, a partir de treinamento e avanos organizacionais. As duas afirmaes, ainda que um pouco contraditrias, demonstram a importncia da qualificao do trabalhador, Mawakdive (1999).

Segundo Mamede (2006), o primeiro cuidado a contratao de profissionais qualificados. Hoje, o maior desafio para evitar os desperdcios na construo civil encontrar mo-de-obra qualificada. A segunda recomendao diz respeito compra de materiais de boa qualidade, usar material muito barato pode trazer muitos prejuzos construo e ao meio ambiente. Finalmente, antes de comear a construir, preciso ter um projeto muito bem planejado. Se voc parte de um projeto bem-feito, cerca de 70% do que ser gasto j est definido. Planejar bem garante a qualidade do projeto, evita desperdcios e gastos inesperados.

De acordo com Juran; Gryna (1993) o planejamento da qualidade ressaltado como fator importante na qualidade final do produto, podendo ser iniciado na fase de projeto at o controle da produo. Portanto o setor de suprimentos tem como finalidade no s garantir o abastecimento dos produtos necessrios ao processo, mas, tambm, que os mesmos estejam no local e momento adequado, ao menor custo.
Ishikawa (1997) afirma que, para promover o controle de qualidade, a educao deve ser extensiva a todos os funcionrios, do presidente aos trabalhadores em geral. Conclui que o controle de qualidade uma revoluo no pensamento administrativo de uma empresa assim como os processos de pensamentos dos empregados tambm precisam ser alterados. Para tanto, a educao deve ser contnua. Quanto mais forem educados os empregados, mais benefcios sero auferidos pela empresa e pelos prprios empregados.

Entende-se que, melhorando a qualificao do trabalhador ele passa a ter conscincia de sua funo e assim, trabalha fazendo o que faz, reduzindo perdas e melhorando muitas vezes a qualidade e produtividade contribuindo no processo com comprometimento e responsabilidade, Sebben e Oliveira (2007). A quantidade de materiais consumidos pela construo gira em torno de 1.000 kg por metro quadrado construdo. Comparativamente a outras indstrias, a construo usa muito mais material ao longo de um ano de atividades, portanto, qualquer ao visando maior eficincia no uso dos materiais de construo pode ter reflexos relevantes quanto ao desenvolvimento sustentvel do pas, Souza (2005). Uma pesquisa publicada por Jfilo Moreira Lima Jr., desenvolvida pelo Sesi Departamento Nacional, denominado "Projeto Sesi na Construo Civil", no Distrito Federal, mostra as seguintes caractersticas da mo-de-obra naquele Estado: 1) baixa qualificao - 72% dos trabalhadores nunca realizaram cursos/treinamentos; 80% possuem apenas o 1 grau incompleto e 20% so complemente analfabetos; 2) elevada rotatividade no setor - 56,5% possuem menos de um ano na empresa e 47% esto no setor h menos de cinco anos; 3) baixos salrios: 50% dos trabalhadores ganham menos de dois salrios mnimos; 4) elevado ndice de absentesmo - causado, sobretudo por problemas de sade (52% faltaram ao trabalho no ms anterior pesquisa); 14,6% dos trabalhadores sofreram algum tipo de acidente do trabalho no ano anterior coleta de dados, o que significa um universo de aproximadamente 148 mil pessoas, ou 21,3% do total de trabalhadores acidentados no Brasil. 4

Escassez de operrios na construo civil


Anos atrs (2007-2008), o problema no segmento imobilirio era mais intenso. Agora, a escassez tomou conta. A procura por operarios vem das obras de infraestrutura; dos preparativos para a Copa de 2014 em diversas capitais Brasileira; do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e do aquecimento das obras pblicas de diferentes perfis por conta do ano de 2010 que ano eleitoral. No encontramos solues faceis para resolver esse problema, at porque elas talvez no existam de forma generalizada, mas h caminhos e informaes para auxiliar as estratgias de manter a competitividade nesse ambiente de mudana dos modos de produo da construo civil. Os resultados de uma pesquisa sobre problemas crticos e propostas de melhorias; um mapa com arguio de lideranas, sobre a situao da mo de obra em diversos lugares do Brasil; as aes de empresas, de diferentes perfis e portes, para lidar com o problema; um levantamento das iniciativas setoriais e governamentais de qualificao e exemplos de como outros setores enfrentaram situaes semelhantes. Entre os meses dezembro e janeiro, os visitantes do portal PINIweb participaram de uma enquete sobre a falta de mo de obra na construo civil. Foi computado um total de 3.390 votos nas cinco questes sobre o tema. Em uma delas, "Quais so as profisses/funes mais criticas?", os votantes puderam escolher mais de uma resposta; as restantes eram de opo nica. Confira os resultados nas tabelas 1, 2, 3, 4 e 5.
Tabela 1.

EM 2010 PODERAR FALTAR MO DE OBRA CAPACITADA? VOTOS


QUEM PAGAR MAIOR SALRIO TER OS BONS VAI DEPENDER DA REGIO SIM, NO TEM SOLUO PARA ESSE PROBLEMA TORNA-SE IMPOSSIVEL,SEM AJUDA DO GOVERNO FALTAR PARA AS PEQUENAS EMPRESAS NO, EXAGERO DEMAIS TOTAL
Fonte: Revista Construo e Mercado.

PORCENTAGEM
57,75% 12,34% 11,23% 7,59% 6,65% 4,43% 100,00%

365 78 71 48 42 28 632

Com a escassez de mo de obra observamos que os resultados revelam a forte preocupao do setor. A resposta com menos votos exatamente a que apontaria situao de normalidade ("No, exagero demais"). Os participantes tambm acreditam que para se ter a mo de obra qualificada ter que pagar um pouco mais, visto que a opo com mais votos "Quem pagar maior salrio ter os bons". Resta saber se h planejamento para isso nas empresas.

Tabela 2.

QUAIS SO AS PROFISSES/ FUNES MAIS CRITICAS? VOTOS


MESTRE DE OBRA CARPINTEIROS PEDREIROS ENCARREGADOS TECNICOS EDIFICAES ARMADORES AZULEJISTAS ELETRICISTAS ENCANADOR CERAMISTAS GESSEIROS TELHADISTAS APLICADORES DE IMPERMEABILIZAO PINTORES OUTRAS FUNES SOLDADORES APONTADORES VIDRACEIROS TOTAL
Fonte: Revista Construo e Mercado.

PORCENTAGEM
14,69% 12,45% 12,39% 7,44% 7,26% 6,65% 5,99% 5,62% 5,02% 3,93% 3,87% 3,08% 2,78% 2,54% 2,48% 1,93% 1,03% 0,85% 100,00%

243 206 205 123 120 110 99 93 83 65 64 51 46 42 41 32 17 14 1654

A diferena entre votos so pequenas, as principais profisses/funes indica uma falta de mo de obra generalizada, o mestre de obra se destaca, no por acaso, uma das funes requer um aperfeioamento maior entre as listadas. Nesta questo os participantes podero optar por mais de uma resposta.

Tabela 3.

COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA NA SUA EMPRESA? VOTOS


TREINAMENTO NO PROPRIO CANTEIRO AUMENTAR MAQUINA NOS CANTEIROS SUB-EMPREITAR OS SERVIOS CONTRATAR MO DE OBRA PROPRIA INTERAGIR COM O SENAI AUMENTAR O PRAZO DE ENTREGA E DIMINUIR PRODUO TOTAL
Fonte: Revista Construo e Mercado.

PORCENTAGEM
38,40% 18,67% 16,80% 15,73% 9,33% 1,07% 100,00%

144 70 63 59 35 4 375

Destaca com nfase o fato que os participantes apontaram para uma soluo da questo por conta prpria, por meio do treinamento no prprio canteiro (38,40%). Em contraposio, a opo "Interagir com o Senai" ficou com apenas 9,33% dos votos.
Tabela 4.

PAGAR MAIS PELOS BONS OPERARIOS? VOTOS


DEPENDE DA OBRA SIM, SEM ALTERNATIVAS TALVEZ, SEM CERTEZA NO, COM ISSO ACABA O LUCRO NO, MESMO QUE PARE A OBRA. TOTAL
Fonte: Revista Construo e Mercado.

PORCENTAGEM
47,53% 32,42% 11,54% 7,69% 0,82% 100,00%

173 118 42 28 3 364

Os resultados indicam que os participantes j consideram o aumento da remunerao da mo de obra como uma das poucas sadas para as empresas neste momento de escassez, visto que as duas alternativas mais votadas ("depender da obra" e "Sim, sem alternativa") consideram tal possibilidade.
Tabela 5.

EM 2010 AS EMPRESAS PODEM TER PROBLEMAS COM O DESEMPENHO FINANCEIRO? VOTOS


POUCO, MAS HAVER ALTERNATIVAS SIM, PODE COMPROMETER O LUCRO COM A MO DE OBRA DEPENDE DA EMPRESA, QUEM VACILAR... NO, EXAGERO DE PESSIMISTA SIM, MUITAS OBRAS VO PARAR TOTAL
Fonte: Revista Construo e Mercado.

PORCENTAGEM
40,27% 21,37% 20,55% 9,86% 7,95% 100,00%

147 78 75 36 29 365

Os votantes dessa pesquisa acreditam que a situao financeira das empresas ter problemas (Pouco, mas haver alternativas e Sim, pode comprometer o lucro com a mo de obra) por conta da falta da mo de obra capacitada, confirmando a possibilidade de aumento de salrios, como mostra o quadro anterior.

Treinamento no prprio canteiro de obra


A escassez de mo de obra grande porque queremos imediatamente o profissional qualificado, o que muito difcil encontrar, em todas as reas. A escola da construo civil muito pequena para o volume de trabalhadores que se tem no Pas. O que o setor de construo civil sempre fez foi contratar profissional no qualificado, que o servente, e bancar a qualificao no canteiro de obra. Lidamos com um cenrio de mo de obra muito atpico, diferente de qualquer outro mercado. Ainda assim, estamos com o p no cho, confiantes de que conseguiremos resolver esse problema da escassez da mo de obra formando gente nos canteiros. Ainda assim, os patres se mostram otimista. "Estamos confiantes de que conseguiremos resolver esse problema da escassez da mo de obra formando gente nos canteiros", afirma. Um dos fatores que motiva o engenheiro um recente acordo firmado entre o sindicato e o SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem Industrial) que pretende inverter a logstica dos treinamentos da principal instituio de ensino do setor: em vez de as empresas terem de se organizar e tirar pessoal da obra para lev-los ao SENAI - assumindo com isso os custos de transporte e de baixa produtividade -, sero os professores do SENAI que migraro para as instalaes das construes, qualificando trabalhadores j empregados. A falta de escola da construo civil muito grande para a quantidade de operrios existentes no Pas. No primeiro momento, priorizamos quatro reas crticas: pedreiro, carpinteiro, armador e pintor, depois desenvolver cursos para outras reas. O interessante justamente qualificar um pblico que j trabalha com carteira assinada. A perspectiva que esses profissionais continuem nos canteiros de obra. Quanto mais qualificado, maior o salrio, que tem a ver com demanda, claro. E a tendncia que os valores subam, se uma construtora tem um profissional qualificado, vai querer mant-lo. Para se ter uma idia, o menor piso salarial do setor em So Paulo, que o do servente, R$ 767,80, fruto de uma conveno assinada em maio de 2009. Isso representa um aumento de 65% em relao ao salrio mnimo estabelecido em maio do ano passado. Alm disso, o trabalhador da construo civil trabalha por produtividade. O profissional qualificado, que o carpinteiro ou pedreiro, tem piso salarial de R$ 917,40, mas a maioria ganha em torno de R$ 1.500,00 ou R$ 1.600,00. um salrio razoavelmente bom, se compararmos com o mercado em geral, onde muitos trabalhadores brasileiros no ganham um salrio mnimo. Esse o grande atrativo da indstria da construo. Ainda assim o setor da construo civil tem concorrncia com o de autoconstruo, de 2008 a 2009, o SENAI de So Paulo treinou cerca de 32 mil trabalhadores, mas muitos acabam no entrando na indstria da construo civil e, sim, na informalidade, tocando "puxadinhos". So profissionais que imaginam que atuar por conta prpria d mais dinheiro do que trabalhar com carteira assinada. quase um "efeito colateral" do aumento de renda e da ampliao de acesso ao crdito: as pessoas comearam a investir mais na reforma de casas. No entanto, tambm comeamos a observar profissionais que saem da informalidade para ter carteira assinada.

Exemplo de treinamento distncia


O treinamento a distncia tem sido a estratgia de empresas como Gafisa, Tecnisa e Rodobens Negcios Imobilirios para qualificar mo de obra para canteiros em diversos Estados do Pas. Com isso, as equipes no precisam se deslocar para os canteiros de obra para esses 8

treinamentos evitando perda de tempo e gastos excessivos, podendo administrar seus treinamentos atravs de tecnologias mais avanadas e padronizam esses procedimentos. Na Gafisa, o mtodo escolhido foi as aulas no presenciais chamada de e-learning. Atravs dela a empresa se comunica com todos os funcionrios espalhados pelo Brasil, em vrios canteiros com mdia de trs torres cada. As aulas so em forma de historias em quadrinho, onde o personagem transmite em 30min. Em 3D ou em linguagem flash, transmite os ensinamentos j existentes nos padres da empresa para realizao do servio corretamente, aps assistir o treinamento tero um prazo de 3 dias e a empresa disponibiliza o material para o funcionrio onde realizara uma prova de 10 questes e ter aprovao acertando 70% da prova, acontecendo essa aprovao estar apto a fazer o download e retransmitir para o restante da equipe, esse treinamento voltado para os mestres e encarregados. J a Tecnisa, para seus treinamentos a distncia optou pelo vdeo auxilio para seus mdulos, que tem durao de 12 a 20 minutos, os vdeos ensinam o passo a passo de execuo de determinados servios como alvenaria, estrutura e instalaes eltrica, os vdeos so gravados pelos prprios funcionrios da empresa, esses vdeos de treinamentos tambm so usados para trinar a mo de obra terceirizada e logo em breve estar disponvel no portal da empresa. Na Rodobens, os treinamentos a distncia so exibidos ao vivo e em gravaes de DVD, onde quando ministrados ao vivo via satlite tem data e horrio pr-definidos para os funcionrios se arrumarem e assistir concentrados as aulas, os treinamentos tm durao media de duas horas, com o treinamento ao vivo os profissionais podero tirar duvidas atravs de email ou telefone, interagindo assim com o ministrante, o engenheiro civil Geraldo Antonio Cesta, diretor tcnico da construtora falou a revista techne que essa forma de treinamento tem um melhor aproveitamento nas obras de grande porte, quando o treinamento presencial causa um transtorno muito grande no canteiro de obra. J as aulas que so gravadas em DVD, s uma garantia do material pois pode ser usado em datas futuras.

Terceirizao da mo de obra na construo civil


No mercado da construo civil brasileira, pratica freqente a substituio de mo de obra prpria por mo de obra terceirizada, onde se objetiva a reduo de custos diretos e indiretos para se obter maior competitividade no atendimento aos clientes e maior obteno de lucro. No raro ouvir de empresrios conceituados dizerem que a indstria da construo teria antecipado uma situao que anos depois tomaria conta de outros setores da economia: a terceirizao. Os mais espertos chegaram a apontar o fato como uma verdadeira vitoria para um setor comumente rotulado de atrasado e conservador. O que a construo civil faz h muito tempo subempreitar servios o que diferente de terceirizar. O pressuposto bsico para a terceirizao a garantia que a empresa contratada ser capaz de executar a obra com mxima perfeio, agregando produtividade, tecnologia e reduo de gastos para a empresa, o dia a dia dos canteiros revela que nem sempre isso acontece. A maioria dos empresrios diz que s existem duas alternativas para o futuro dos chamados gatos (empresas subcontratadas informalmente que ignoram direitos trabalhistas e obrigaes tributarias, mal gerenciadas e desestruturadas administrativamente), transformam-se em uma empresa prestadora de servios com perfeio ou simplesmente falir a empresa, por esse motivo os limites e as reas ou departamento que podem, ser terceirizados tem sido motivo de 9

discurso entre os patres, um exemplo a discusso sobre a coordenao de projetos, atividade considerada fundamental para o sucesso do empreendimento e que tem sido alvo de terceirizao por algumas construtoras. Alguns especialistas at admitem a subcontratao, mas em uma dos itens do contrato, que no sejam eliminados o contato da empresa com os projetistas. O projeto define os parmetros bsico de um empreendimento, como as tecnologias adotadas e qual ser a melhor forma de executar o servio. Nos dias de hoje os antigos subempreiteiros esto cada vez mais profissionalizados e aparelhados, onde facilita a terceirizao dos mesmos e alguns parmetros devem ser observados durante o processo de terceirizao como: - O subempreiteiro tem condies de melhor atender as exigncias de qualidade, racionalizao de custos e reduo de prazos do que a construtora? - A empresa contratada dispe de uma estrutura malevel, capaz de adaptarem-se as divergncias do mercado, suas novas exigncias e condicionantes? - O subcontratado est capacitado para enfrentar as chamadas situaes aleatrias ou disfunes, comuns nos canteiros de obras? - O subempreiteiro esta capacitado para o desenvolvimento de mtodos construtivos racionalizados? - A construtora ter que transferir know-how para a empresa contratada? - Qual o grau de capacitao da mo de obra da subcontratada? - Como viabilizar o treinamento dos operrios da empresa contratada? Essas so algumas questes bsicas que podem adicionar a uma concluso de um bom contrato entre as empresas, onde poucos duvidam que a terceirizao se praticada de forma adequada, no traga diversas vantagens em termos de competitividade para as construtoras, diminui o prazos, e custos, aumentar a qualidade, melhorar a produtividade e resulta no produto final de qualidade.

10

Concluso
A conscientizao de que o treinamento da mo de obra influencia de forma considervel na construo civil e acaba tendo um retorno tanto financeiro, como na qualidade do produto final, e ainda vemos empresas que no se adequaram a essa realidade dando prioridade produo. Com a inovao tecnolgica que a indstria da construo est passando as empresas que no se adequarem iro perde espao no mercado. fundamental que os programas de treinamento de qualificao profissional estejam voltados para a valorizao pessoal de cada trabalhador, conseqentemente para a equipe na qual ele se enquadre, favorecendo o equilbrio entre o trabalho e o relacionamento, ajudando a aperfeioar os resultados. Uma equipe de trabalhadores que no apresente bons relacionamentos sem dvida no apresenta bons resultados. Desta forma importante que o trabalhador sinta a participao do empresrio e a confiana que dele deva receber. Ser reconhecido pelos colegas, gerentes e chefes imediatos, interagir suas idias e incentivar o hbito da criatividade individual e conjunta com os demais funcionrios. Ter a alegria do crescimento pessoal, experimentando a satisfao de ser competente para utilizar ao mximo suas prprias aptides, ter autoconfiana e usar sua inteligncia, trabalhando voluntariamente, contribuindo para a sociedade. As pessoas sendo tratadas como simples mquinas e valorizadas apenas pelo que produz individualmente, sem dvida o trabalho torna-se desestimulante, insatisfatrio e de baixa qualidade, deixando de se atingir os objetivos da empresa e de se alcanar produtos de boa qualidade e confiana para futuros. Da, as faltas justificadas aos departamentos pessoais das empresas. Pode-se avaliar a fora ou a fraqueza de um estilo administrativo e da moral dos trabalhadores nas empresas atravs das taxas rotatividade dos funcionrios. Para um crescimento ainda maior das empresas os funcionrios tm que trabalhar de forma satisfatria e a empresa proporcionar uma ambiente digno, seguro e confortvel para que seus operrios produzam de forma correta aumentando sua produo e melhorando o produto final, conseqentemente a satisfao dos clientes e lucros maiores para a empresa.

Referncias Bibliogrficas
Associao Brasileira de Normas Tecnicas (ABNT), NBR 6023, Informao e documentao Referencias Elaborao (Agosto 2002), valida a partir de 29/09/2002. BAZZO, Walter Antonio. Cincia tecnologia e sociedade e o contexto da educao tecnolgica. Florianpolis: EdUFSC, 1998. COLOMBO, Ciliana Regina. A qualidade de vida de trabalhadores da construo civil numa perspectiva holstico-ecolgica: vivendo necessidades no mundo trabalho-famlia. Florianpolis, 1999. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) - Centro tecnolgico, Universidade Federal de Santa Catarina. 11

CARVALHO http://www.ciabrasil.org.br/artigos/index.php?id=448&layout=2 - Autor do texto: Liliane Simeo, em 12/10/2008. ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total: maneira japonesa. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1997. 221p. JURAN, J. M. GRYNA, F. M., http://www.pcc.usp.br/silviobm/2003_TESE%20SILVIO%20MELHADO%201994_revival.pdf, Controle da qualidade handbook . So Paulo: Makron Books do Brasil Editora LTDA, 1993, 4a edio, p.87-198. LIMA, I. S., Qualidade de vida no trabalho na construo de edificaes: um estudo de caso. Engenharia da produo. Universidade de Santa Catarina, Florianpolis, 1995. MAMEDE, L <http://www.akatu.org.br/central/especiais/2006/2o-semestre/construcaocivil e-a-maior-fonte-geradora-de-lixo-diz-especialista/> (UFSC) 2006. MAWAKDIYE, Alberto, http://www.oei.es/salactsi/colombobazzo.htm, Menos com mais: produtividade nos canteiros ainda baixa. Revista Construo, So Paulo, n. 2680, 6-19, jun./1999. MINISTERIO DA FAZENDA. J falta mo de obra no setor de construo civil, folha de So Paulo, por Agnaldo Brito 15/12/2009, www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica MUTTI, C. N. Treinamento da mo-de-obra na construo civil: um estudo de caso. Dissertao de Mestrado em Engenharia Civil. UFSC, Florianpolis, 1995. Planseq: construindo uma vida melhor. Maria Ins Saraiva Serpa Benevides. RESENHAS. Novas perspectivas metodolgicas na avaliao de polticas wpmapp.oktiva.com.br/wp-aval/files/2009/11/Capa-sum-ed.pdf Portal de Notcias da Construo Civil, Arquitetura e Engenharia. Acompanhe as anlises da PINI sobre custos, mercado imobilirio, habitao, tecnologia, www.piniweb.com.br/ Revista Construo e Mercado, www.construcaomercado.com.br Edio: Fevereiro de 2010, N103 Revista Tchne, www.revistatechne.com.br/engenhariacivil SEBBEN, M. B. & OLIVEIRA, T. G. Caracterizao da mo de obra da construo civil. Trabalho de concluso de curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, p.3, 2007. Souza, Ubiraci Espinele Lemos de. Como reduzir perdas nos canteiros de obras: Manual de gesto do consumo de materiais na construo civil. So Paulo: Pini, 2005. ZANCUL,E.S.; MARX, R.; METZKER, A. Organizao do trabalho no processo de desenvolvimento de produtos: a aplicao da engenharia simultnea em duas montadora de veculos. Revista Gesto & Produo: vol.13, n1, So Carlos, Jan/Abr. 2006. 12

Vous aimerez peut-être aussi