Vous êtes sur la page 1sur 40

81

Lei de Pareto: a lei dos 80/20 que pode mudar a sua vida
10-01-2011, em Produtividade, por Luciano Larrossa
13tweetsretweet y y y y y

6 inShare Email
y y y y y

inShare6 Email

O ser humano por natureza ambicioso. Deseja ter muita roupa para vestir, um carro para o fim-de-semana e outro para a semana, uma casa para viver outra para passar frias, um computador para casa outro para o trabalho enfim, uma lista enorme de coisas que ns como habitantes deste belo planeta gostamos de adquirir. Sempre gostamos de ter as coisas em excesso. No entanto, no texto de hoje vou lhe demonstrar, atravs da Lei de Pareto, o motivo porque deve ter cuidado com toda essa ambio, principalmente quando se trata do seu tempo ou da sua carreira profissional. Mas se quiser melhorar a sua forma de gerir o seu tempo, d uma leitura nestes artigos sobre produtividade e como deve fazer para conseguir ganhar mais tempo durante o dia:
y y y y

7 dicas para aprender a organizar o seu dia de forma eficiente Conselhos para comear um dia produtivo Tcnica de Pomodoro: melhorar a produtividade 17 ferramentas indispensveis para freelancers

O PRINCPIO 80/20
A lei de Pareto (ou princpio 80/20 como preferir chamar) foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esta lei diz que: 80% das consequncias advm de 20% das causas. Para que o leitor entenda mais facilmente vou lhe dar alguns exemplos. Segundo o economista italiano: 80% da riqueza mundial est nas mos de 20% das pessoas, 80% da poluio causada por 20% dos pases ou que 80% da receita de uma empresa provm de 20% dos clientes. As percentagens podem variar entre 85/15 ou 75/25, dependo dos problemas analisados. Mas a verdade que dificilmente fogem a esta proporo.

ESTA LEI PODE AJUDAR-ME NOS MEUS NEGCIOS E NA MINHA VIDA PESSOAL? NEGCIOS
Como j foi explicado em vrias ocasies na Escola Dinheiro, quando inicimos um negcio na internet, devemos ter um nicho de mercado especfico pois ento estaremos a comprometer o nosso futuro negcio. Um dos maiores erros dos empresrios por contra prpria pensar que devem tentar atrair o maior nmero de potenciais clientes, pois assim aumentam as suas hipteses de venda. A verdade que no existe nada mais errado que essa forma de pensar. Ao tentar alargar o seu mercado, tambm aumentar os custos de publicidade, stock ou horas de trabalho, em vez de dedicar a maior parte do tempo queles 20% que representam a grande fatia de lucro da sua empresa. Concentre-se nessa pequena fatia, oferea-lhes um atendimento mais personalizado e estar um grande passo em relao concorrncia. At poder actuar sobre outros nichos dentro da mesma empresa mas lembra-se que cada nicho especfico necessita de um tratamento especfico! Como fazer? Se j tem uma empresa sugiro que faa essa anlise atravs da Lei de Pareto e calcule quais os clientes que lhe garantem 80% dos lucros. Dever focar mais a sua ateno nesse segmento, garantindo-lhe mais qualidade e um servio personalizado. No digo que no se interesse pelos outros 20%, mas no perca muito tempo com eles e se tiver que perder alguns no se preocupe. Concentre-se nos que do lucro e ver o seu negcio a crescer. Se est a iniciar a sua empresa o melhor mesmo (re) definir o seu pblico-alvo e ver quais 20% podem garantir grande parte da receita. Com esta anlise poupar dinheiro e ganhar credibilidade perante as pessoas envolvidas nesse nicho de mercado.

TEMPO
Depois de partilhar com os leitores o que devem fazer para organizar o seu dia de forma eficiente, a verdade que esta lei vem apoiar a parte onde eu explico que deve ir de encontro ao que essencial. Se fizer a anlise do tempo que perde do seu dia, ver que em 20% das suas actividades gastam 80% do seu tempo. verdade que existem momentos do dia que no podemos evitar, tais como comer, dormir ou tomar banho. Contudo, se deseja melhorar a produtividade durante o seu dia, analise os outros factores que fazem com que o tempo se esgote por entre os dedos.
y y y

Ser que ler o e-mail sobre curiosidades assim to importante? At que ponto ler aquele jornal que pouco influencia a minha importante? Ser que aquele jogo do Facebook contribui para os meus objectivos?

Algumas pessoas reclamam que tm falta de tempo e no sabem como vo lidar com tantas actividades durante o dia. Se fizer esta anlise, ver que existem momentos do dia que a sua produtividade est a ser zero. Podemos pensar que pequenas distraces como as que referi acima consomem apenas uma parte do nosso dia mas a verdade que todas elas, somadas ao final do dia, fazem com que o tempo que tem disponvel parea muito mais curto. Como fazer? Durante uma semana anote de hora em hora o que est a fazer enquanto est a trabalhar. No final veja os momentos em que estava a produzir e os que passou a perder tempo. Na semana seguinte melhore, tentando baixar a percentagem de tempo perdido para perto do zero. Tente reduzir aqueles 20% que consomem grande parte do seu tempo. Sei que pode sentir-se como uma mquina ao apontar de uma em uma hora o que est a fazer. Mas lembre-se que essa ser uma situao temporria que apenas serve para confirmar onde anda realmente a perder o seu tempo.

LEITURA
Ler e querer aprender uma atitude essencial para quem quer ter sucesso no negcio onde actua. Sempre incentivamos e sempre incentivaremos aqui na Escola Freelancer ao facto de querer aprender sempre mais pois sabemos que esse um dos pilares para poder evoluir. Hoje em dia (e ainda bem) existem milhares de documentos disponveis na internet para pesquisa e uma vasta gama de livros e ebooks que podem ser muito teis para adquirir conhecimentos. Mas at que ponto ser bom querer ler sobre tudo? Ser que voc est a ir directo ao assunto que realmente lhe interessa? O que quero explicar ao leitor que por vezes perdemos tempo a ler sobre determinados assuntos que pouco interessaro para o desenvolvimento da sua vida, especialmente se tem o tempo contado ao segundo. Concentre-se e leia apenas artigos relacionados com a sua rea. No digo que no estude sobre outros temas que lhe interessem, mas veja isso como um divertimento que far apenas quando tem tempo livre. Como fazer? Se no seu caso a lei de Pareto estiver correcta, ver que apenas 20% dos jornais, artigos ou livros que l contribuem para 80% do seu conhecimento na rea. Analise quais so e leia mais esse gnero de livros, de forma a aumentar a sua qualidade de leitura.

FINANAS PESSOAIS
Confesso que esta foi a anlise que mais me chocou quando a realizei. J sabido que gastos como moradia, carro ou alimentao contribuem para grande parte das despesas mensais. O que o leitor poder ficar chocado quando fizer a anlise que estas fontes de despesa muitas vezes no ultrapassam os 50%. Se um dos seus objectivos for poupar para que possa investir na sua carreira ou empresa, importante que analise os gastos suprfluos que anda a ter. Como fazer? Durante um ms aponte todos os dias os gastos que tm. Faa uma anlise atravs da Lei de Pareto e veja que 20% das despesas anda a consumir 80% dos seus gastos mensais. Tente reduzir de forma a evitar gastos suprfluos que podem estar a impedir de abrir o seu prprio negcio.

EST PRONTO PARA A ANLISE?


Muitos leitores podero ter preguia ou pensar que a Lei de Pareto mera fico mas dou-lhe um conselho: faa-o j! Sei que pode ter dificuldades em aceitar coisas novas ou ter medo do que esta anlise poder lhe revelar mas a verdade que por vezes trabalhamos horas a mais, tentamos que o nosso negcio cresa e acabmos pecando por pormenores. A anlise faz parte do trabalho de um bom profissional e a lei de Pareto pode ser uma ferramenta bastante til se deseja produzir mais com muito menos esforo. E voc j tinha ouvido falar da lei de Pareto? Abrao 35

Os 5 maiores erros de quem trabalha por conta prpria


09-01-2011, em Empreendedorismo, por Luciano Larrossa
15tweetsretweet y y y y y

4 inShare Email
y y y y y

inShare4 Email

Quando pensamos em ter o nosso prprio negcio imaginamos todas as coisas positivas que ele nos poder trazer tais como a independncia financeira, o facto de termos as nossas prprias horas de trabalho e no sermos obrigados a aturar um chefe que nos indique constantemente o que temos que fazer e como devemos faz-lo. Tudo parece perfeito, at surgirem as primeiras contrariedades. Ter o seu prprio negcio realmente uma bno que poucos conseguem atingir, pois sentimo-nos senhores do nosso prprio futuro, comandando todas as decises que tomamos. Trabalhar por conta prpria inclui, entre outras coisas: Poder organizar o seu tempo da forma que quiser. Obviamente estar sempre condicionado pelas pessoas que vende o seu produto. No entanto, poder gerir o seu tempo da forma que melhor lhe convier, sem ter ningum que diga directamente o que ter que fazer. y Pode escolher os ganhos que deseja alcanar. Se trabalhador de uma empresa sero eles que definem quanto ir ganhar e quanto vai ser aumentado, calculando o seu salrio de uma forma quase independente dos lucros que gerar. y Ter a capacidade de definir objectivos a curto e a longo prazo, podendo planear de que forma quer que a sua empresa evolua. Sendo voc um empregado, os directores da empresa que decidiram para onde a empresa deve caminhar, mesmo que esse caminho no seja o mais correcto na sua opinio. y Se a criar o seu prprio negcio a empresa ir crescer com o seu nome associado, abrindo desta forma oportunidade para outros projectos. J se for trabalhador de uma empresa ou entidade as suas conquistas podero ser camufladas por dirigentes de nvel superior, que acabam por ficar com os crditos das suas ideias.
y

ENTO, PORQU NEM TODOS TRABALHAM POR CONTA PRPRIA?

No por acaso que a maioria das pessoas falha quando tenta lanar-se no mercado de trabalho por sua conta e risco. Ter o seu prprio negcio exige dedicao, disciplina pessoal, um estudo constante sobre o mercado onde est a actuar, sacrifcios de ordem pessoal, entre outras coisas. Conseguir vencer nesta rea uma tarefa muito complicada, diria at impossvel para a maioria das pessoas, que se sentem frustradas em trabalhar s ordens de um patro mas que definitivamente falham quando chega o momento de terem o seu prprio negcio. No artigo de hoje vou lhe dar a conhecer os 5 maiores erros de quem trabalha por conta prpria para que consiga identific-los, de forma a no cair nos erros mais comuns, que muitas vezes so cruis e implacveis, levando o investidor a deixar de acreditar no seu projecto.

1. NO ACRESCENTAR VALOR AO MERCADO


O mundo actual avana de uma forma muito rpida, deixando pouca margem de manobra para que as pessoas percam tempo a ver sites, a ler revistas ou a ver programas televisivos que pouco interessam, que no acrescentam nada de novo s suas vidas. Se voc for criar mais do mesmo que j existe, esquea. As pessoas querem algo de novo, algo diferente que possa fazer com que reparem no que est a acontecer. Inventar a roda outra vez do mesmo modo que todas as pessoas o fazem s porque tem sucesso uma escolha de grande risco e aumentar as suas hipteses de falhar. Quando crimos este blog, a minha inteno foi acrescentar algo novo ao mercado de desenvolvimentos de carreira, de forma a colmatar uma falha que existia neste ramo. Seria muito mais difcil para mim criar um jornal on-line generalista por exemplo, pois nesse ramo a concorrncia enorme e sem dvida que no iria dar nada de novo ao leitor. Quando se cria um negcio importante acrescentar algo de novo ao mercado, que faa prender a ateno das pessoas. Dica: Quando pensar em criar o seu prprio negcio tente criar um produto ou servio que ainda no exista. De nada lhe servir entrar num negcio onde a concorrncia enorme. Quando Mark Zuckerber criou o Facebook as redes sociais j eram uma realidade. No entanto ele criou um novo conceito de rede social, fugiu aos paradigmas j existentes e acabou por acrescentar valor as redes sociais, permitindo uma maior troca de informao e conhecimento entre os internautas. Ele reinventou o conceito de redes sociais!

2. TENTAR VENDER S PESSOAS ERRADAS


Ser que a Nike tem como principal alvo as pessoas idosas? Ou a Mercedes coloca carros baratos no mercado para que todos possam ter um? A resposta a estas perguntas claramente no. Quando se inicia um negcio o primeiro objectivo que ele d certo a nvel financeiro. Devido a isso, tenta-se que o produto seja comprado por qualquer pessoa, deixando de lado muitas vezes a quem o seu produto/servio possa interessar. Ao concentrar-se em todos os possveis compradores est ao mesmo tempo a tentar agradar a todos sem conseguir agradar a ningum. impossvel que faa feliz homens, mulheres, crianas, idosos, estudantes, reformados, toda esta gente ao mesmo tempo, esquea! Concentrar-se apenas num segmento de

mercado especializar-se, dar algo de novo a quem realmente quer o seu produto e tal como disse no ponto anterior, de nada vale abrir um negcio que no tem nada de novo a oferecer. Dica: Especialize-se num nicho de mercado. No mundo de hoje jornais e televises generalistas perdem audincia a cada dia que passa, enquanto os canais especializados por cabo e as revistas concentradas num s assunto conseguem cada mais rentabilidade. importante manter a qualidade, pois no mercado s sobrevivem aos melhores. As pessoas so mais exigentes, querem produtos de grande qualidade. Antes de iniciar o seu negcio faa um estudo de mercado, veja a que segmento o seu produto mais poder ser til, estude as caractersticas deles e melhore a partir da. De nada lhe valer ser mais um a vender do mesmo.

3. INVESTIR DEMASIADO DINHEIRO


Comear o seu prprio negcio por vezes significa investir largas quantias de dinheiro, pedindo um emprstimo ao banco ou usando as suas poupanas pessoais. Sabemos que temos aquela quantia inicial e que podemos tirar partido para dela para investir no nosso negcio. A verdade que as vezes sentimo-nos tentados a gastar logo o capital, por vezes em coisas que pouca utilidade ter no nosso negcio. Antes de investir faa a si prprio as seguintes perguntas:
y y y y

Ser que o que estou a comprar estritamente necessrio? Quais so os benefcios desta aquisio? Como pretendo conseguir o retorno do investimento? Quando devo conseguir recuperar o que investi?

Dica: Quando for utilizar o dinheiro saiba estritamente qual a sua utilidade. Realize um plano de negcios respondendo s quatro perguntas que esto em cima. Escreva-as num papel e reflicta sobre as respostas que conseguir. Quando se inicia um negcio todo o dinheiro utilizado escasso e o mnimo desperdcio poder significar falta de capital num futuro a curto/mdio prazo.

4. INVESTIR POUCO DINHEIRO


Se por um lado mau no saber qual o objectivo do seu investimento, o pior ser mesmo ter pouco recursos financeiros para utilizar. Nenhum negcio consegue sobreviver com uma quantia reduzida para investir. Aparecem sempre contratempos que podero surpreende-lo e a precisar de uma margem para poder gerir a situao. Se quiser construir um site ou blog, ter que ter um layout agradvel, um servidor prprio, um computador que no prejudique o seu trabalho, etc. Caso contrrio os leitores iro optar pela concorrncia, deixando o pouco dinheiro que investiu sem a mnima hiptese de retorno. O exemplo que dei necessita de um investimento de certa forma baixo, mas os mesmos princpios aplicam-se a uma oficina, escritrio ou mercearia. Ter dinheiro para dar a melhor qualidade de servio aos seus clientes essencial, pois s assim poder destacarse da concorrncia. Dica: Pense se realmente ser esse o momento exacto para investir. Por vezes, por mais vontade que tenhamos em construir algo nosso, comear cedo demais pode significar o fim do seu sonho de ter o seu prprio negcio. Espere mais um ano, aproveite para estudar um pouco mais sobre a rea e juntar algum dinheiro, para que depois consiga entrar no mercado para triunfar. Entrar numa rea para pouco tempo depois desistir pode criar de si uma imagem de uma pessoa que no honra os compromissos ou que desiste do que comea com muita facilidade. Dessa forma, quando quiser entrar no mercado novamente, ter trabalho redobrado para conquistar a confiana dos clientes.

5. VOC REALMENTE AMA O QUE VAI FAZER?


Entrar num negcio por contra prpria implica dormir menos algumas horas durante alguns dias, por vezes ter menos frias do que a maioria das pessoas ou estar constantemente a par das ltimas novidades. Nem sempre ter que ser assim, mas

muitas vezes ter mesmo que ser assim! A nica forma de no ver estas situaes como um sacrifcio realmente amar aquilo que est a fazer. Por vezes vejo as pessoas entrarem num negcio dizendo que vou para isto porque realmente aquele meu colega ganha muito dinheiro nesta rea ou este mercado est a crescer tenho que aproveitar a oportunidade. verdade que entrar num mercado porque conhece algum que ganha muito dinheiro tentador, pois a recompensa financeira parece disfarar todos os sacrifcios que possam ser feitos. No entanto, esquecemos de nos questionar se realmente aquela pessoa consegue ganhar muito dinheiro porque realmente ama aquilo que faz ou porque mesmo a melhor na sua rea. Dica: Para ter sucesso em qualquer que seja a rea e estritamente necessrio amar aquilo que faz. Ningum consegue ser o melhor apenas porque tem que o ser. Antes de comear o seu prprio negcio reflicta se tem uma enorme paixo pelo que faz e se est disposta a sacrificar-se. No interessa qual seja a sua paixo. Por vezes produtos que parecem no poder interessar a ningum alcanam um sucesso extraordinrio, apenas porque a pessoa que o criou realizou aquilo com uma dedicao inigualvel.

EST PREPARADO PARA TRABALHAR POR CONTA PRPRIA?


importante ter conscincia que construir o seu prprio negcio pressupe ultrapassar vrias etapas, eliminar obstculos e vencer onde todos os outros falharam. Com o artigo de hoje espero que o leitor tenha compreendido que trabalhar por conta prpria significa seguir alguns princpios, que muitas vezes passam ao lado da maioria das pessoas. No entanto estamos aqui para ajud-lo, de modo a conseguir vencer nesta nova etapa da sua vida. Ser caso para perguntar: j tenho pensado em alguns destes cinco pontos? Conto com os seus comentrios. Abrao e at prxim Home/Gesto/ Sebrae: uma boa ajuda para todos os freelancers 32

Sebrae: uma boa ajuda para todos os freelancers


13-10-2011, em Gesto, por Luciano Larrossa
20tweetsretweet y y y y y

6 inShare Email
y

y y y y

inShare6 Email

Em qualquer negcio que se esteja iniciar sempre necessrio uma ajuda, principalmente de quem tem mais experincia, ajudando-o a no cometer alguns erros de principiantes. Com certeza o incio na Escola Freelancer no teria sido to proveitoso caso eu no fizesse parte das Escolas Plus. Com certeza estaria a errar constantemente at aprender. Algo que no se pode considerar propriamente mau, mas que de certeza ajuda a retardar o nosso desenvolvimento. E na ajuda ao desenvolvimento, tanto de startups como de grandes empresas, o Sebrae tem se mostrado fundamental para qualquer empresrio brasileiro que queira atingir o sucesso. No, este artigo no patrocinado nem nada que se parea. sim, uma das grandes ajudas que todos os freelancers podem ter e que apenas tive conhecimento quando passei algumas semanas no Brasil. O Sebrae oferece aos interessados vrias hipteses de melhorarem os seus conhecimentos, conseguirem mais clientes e ainda por cima conta com delegaes em inmeros estados. Mas demos uma olhada no que a Sebrae pode nos oferecer.

COMO ABRIR UM NEGCIO


Comear a vender alguma coisa, quer seja um produto ou um servio, exige sempre muitos conhecimentos alm daqueles mais bsicos, principalmente a nvel fiscal. Errar a nvel de impostos pode trazer-lhe grandes problemas para o futuro. Mas no apenas

neste campo que o Sebrae lhe pode ajudar. A nvel de construo de um plano de marketing esta organizao tambm presta um grande auxlio. Esta seco se divide em algumas partes. Mas se quiser saber um pouco mais sobre as legalidades do seu negcio de freelancer, aconselhamos a leitura do texto sobre os procedimentos legais para trabalhar como freelancer em Portugal e no Brasil

IDEIAS
Quando voc apresenta a sua ideia, a Sebrae realiza um estudo para verificar o que voc precisa para colocar essa ideia em prtica: espao fsico adequado, nmero de empregados, equipamentos principais e valor do investimento. E isso tudo pode ser feito no prprio site. Imagine que procura por cosmticos por exemplo. Basta ir pgina e procurar pela letra da profisso que deseja. Depois o prprio site gera um relatrio, fazendo um pequeno resumo sobre a rea que voc est interessado em trabalhar e do que precisa para se iniciar. Mas ateno que existem algumas reas sem um plano de negcio disponvel.

TIPOS
Aqui, voc encontra vrias opes de como iniciar o seu prprio negcio: franquia, escritrio em casa, empresa familiar, cooperativas, associao e comrcio eletrnico. Em qualquer uma destas opes, conta com uma pequena anlise, o que precisa da fazer e quais as vantagens de cada uma delas.

RAMOS
Nesta parte, poder saber um pouco mais sobre o negcio que est atuando. Pea informaes sobre gesto, vendas, tecnologia e finanas, de um modo rpido e eficaz.

DESPERTE O INTERESSE
Voc sabe o que deve fazer para se tornar uma pessoa de negcio e evoluir constantemente como empresrio? Se no sabe, o Sebrae lhe ensina. Outra boa noticia que a organizao conta com vrios cursos gratuitos na internet para quem quiser saber mais sobre o assunto.

CONHEA O MERCADO
Recentemente falamos na Escola Freelancer sobre como fazer uma anlise SWOT e quais os benefcios isso traria para o seu negcio. Esta parte ajuda-o a saber tudo o que necessrio para abrir o negcio, qual o melhor local para trabalhar ou quem so seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

REGISTRE A EMPRESA
certo que os primeiros tempos de um negcio de freelancer as formalidades ficam um pouco de lado, no se preocupando com impostos ou colocar um dinheiro de parte para a aposentadoria. Isso perfeitamente normal, mas com o crescimento do seu trabalho

necessita de registar a empresa. Por isso, nesta parte aprenda o que deve fazer para tratar de todas as legalidades do seu processo empresarial.

QUERO MELHORAR A MINHA EMPRESA


Enquanto a parte anterior era dedicada a quem est disposto a comear um negcio, este ponto fala sobre o que voc pode fazer para melhorar a performance da empresa que voc j tem. Isto porque muitos empresrios conseguem gerir a empresa nos primeiros meses, mas a verdade que tm dificuldades em faz-la crescer com o passar do tempo. Veja em qu que a Sebrae lhe pode ajudar:

EMPREENDEDORISMO
Iniciativa, viso de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes, firmeza e determinao. Essas so algumas caractersticas e talentos fundamentais para um bom empreendedor. este o esprito que motiva as pessoas a abrir o seu prprio negcio e a realizar coisas novas.Nesta seco, conta com vrios artigos que lhe ensinam a melhorar algumas destas caractersticas.

LIDERANA
Quando a sua empresa de freelancer comear a crescer, o mais certo que necessite de contratar pessoas para colaborarem consigo e delegar algumas tarefas. Contudo, a liderana no algo fcil e que exige muita experincia, visto que lidar com pessoas no o mesmo que lidar com um produto ou servio. Nesta parte, encontra vrios artigos de como deve se relacionar com as pessoas mais prximas para ser bem sucedido.

NEGOCIAO
Para conseguir poupar dinheiro no seu trabalho de freelancer importante saber negociar preos, para que consiga alguns descontos que lhe vo permitir mais reais no final do ano. Mas negociar muito mais do que isso. conseguir fazer com que voc e o seu fornecedor fiquem a ganhar ou que o seu colaborador se sinta mais motivado a realizar uma tarefa. Mais uma vez, o site conta com vrios artigos que o podem ajudar.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE
Com o seu negcio a crescer, vrias pessoas comearo a trabalhar para si. Afinal, grande lderes fazem com que os seus colaboradores se sintam mais motivados, conseguindo retirar o melhor rendimento deles. Mais do que ajudar uma equipe a atingir um objetivo, importante que ela v crescendo ao longo do tempo, caso contrrio ir estagnar e a desmotivao no trabalho ir aparecer.

BIBLIOTECA ON LINE
Confesso que s a conheci h pouco tempo, mas tem me dado uma bela ajudado e aumentado os meus conhecimentos. A Biblioteca On-line conta com vrios livros ou apenas algumas pginas de PDFs com informaes bastante valiosas para quem est a comear o prprio negcio. E voc no precisa de pagar nada. J agora, se voc

publicou algum ebook para o seu blog, porque no divulgar de forma gratuita na biblioteca da Sebrae? uma excelente forma de promover o trabalho de freelancer.

RDIO E TV
Para quem no consegue trabalhar sem uns fones (como eu), tem aqui uma excelente forma de ligar a rdio e ainda aumentar um pouco os seus conhecimentos. Aceso Rdio da Sebrae e escute programas sobre empreendimento enquanto voc trabalha. Assim aprende um pouco mais e ainda produz. Mas se voc de ver o que est a ouvir, o Sebrae TV conta com vrios videos, nos quais empresrios trocam experincias e ensinam aquilo que aprenderam.

MUNDO SEBRAE
Ja imaginou um blog onde vrios empresrios colocam textos ensinando-lhe alguma coisa? Pois, isso mesmo que acontece no Mundo Sebrae. Com uma pgina disponvel para que qualquer pessoa possa inserir textos l, esta pgina conta com assuntos bastante variados e com atualizaes bastante recentes, visto que vrios escritores escrevem para l.

E O LEITOR, O QUE ACHOU DO SEBRAE?


O Sebrae uma excelente plataforma para quem quiser retirar algumas dvidas sobre como iniciar o prprio negcio. claro que no algo profundamente essencial para quem trabalha como freelancer, mas sim mais dedicado para quem se dedica mais a empresa e negcios mais convencionais. De qualquer forma, aconselho a leitura do Sebrae, visto que ir aprender muitas coisas todos os dias certamente. E o leitor, j conhecia o Sebrae? O que achou do site? Acha que so teis algumas destas ferramentas que o site oferece? Abrao Home/Empreendedorismo/ 6 Freelancers que tiveram sucesso antes dos 18 96

6 Freelancers que tiveram sucesso antes dos 18 anos!


22-03-2011, em Empreendedorismo, por Luciano Larrossa
49tweetsretweet y y y y y

7 inShare Email

y y y y y

inShare7 Email

Hoje decidi partilhar com os leitores um artigo que j estou algum tempo para escrever. O texto que li na revista Sbado e que d exemplos de seis jovens que fizeram sucesso no mundo dos negcios antes dos 18 anos foi o empurro final que precisava para fazlo. So realmente casos espetaculares que vale a pena conferir. muito interessante ver o modo como estes crianas no tiveram medo de arriscar e acreditaram nas suas capacidades. Essas so, infelizmente, duas atitudes que as pessoas acabam por ter, acabando por no investir no seu negcio enquanto freelancer. O medo, essa atitude psicolgica, que nos impede de dar um passo frente e deixa-nos refns do nosso presente e passado, no pode existir na sua cabea e estes jovens so exactamente o exemplo de que investir compensa. Ao contrrio da maioria dos artigos do Escola Freelancer, este texto no prtico, mas funcionar mais como uma motivao para comear (de uma vez por todas) a investir no seu negcio enquanto freelancer. A crise no pode ser desculpa, nem a falta de dinheiro ou o fato de ser muito novo para isto devem impedi-lo de comear algum projeto. Estes jovens agarraram-se quilo que acreditavam com todas as suas foras e no deixaram que nada nem ningum os impedisse de concretizar os seus objetivos. Trabalharam e estudaram mais que os outros. No viram na idade um fator de impedimento, muito antes pelos contrrio.

OS SEIS JOVENS FREELANCERS DE SUCESSO ANTES DOS 18 ANOS SUHAS GOPINATH

dono da empresa Global Inc, que se dedica produo de sites e software. Conta com 400 funcionrios e 11 escritrios em todo o mundo. Actualmente com 24 anos, o empresrio comeou a investir nos negcios muitos antes. Mais propriamente aos 12 anos, quando percebeu que estava a gastar toda a sua mesada de 25 rupias (moeda indiana) num cibercaf ao lado de casa. Ofereceu-se, ento, para tomar conta do espao das 13 s 16 horas. Em troca, tinha internet grtis. Aproveitou todo o tempo que podia ficar na internet para aprender a construir sites e triunfar na internet. Pouco depois, estava a construir o seu prprio site de divulgao de eventos indianos pelo mundo. Foi um sucesso, sendo inclusive atacado porque hackers do Paquisto. Depois disso, decidiu criar a Global Inc., mas no podia faz-lo no seu pas: a lei indiana no permitia criar empresas antes dos 18 anos. Em 2005, um investidor do Texas ofereceu-lhe 71 milhes de euros por uma participao na Globals. Suhas Gopinath recusou a proposta e continuou com o seu escritrio a cinco minutos de casa. Sim porque a me do empresrio faz-lhe apenas um pequeno pedido quando ele fundou a empresa: Tens que manter o escritrio a cinco minutos de casa. Assim o at hoje. Existem outras declaraes da me de Suhas que achei bastante curiosas, e que o podem ajudar a ter uma noo da vida deste investidor: Ele fica no computador at s quatro da manh e s oito da manh j esta no escritrio. Apesar de ter uma grande fortuna, este empresrio afirma manter o mesmo estilo de vida: continua a viver numa casa mdia, tem um carro normal e no tem um celular de ltima gerao. Ele afirma ficar algumas vezes fica triste por no ter tido uma juventude como a maioria dos seus amigos. Eles iam ao cinema enquanto ele ficava na frente do computador e trabalhava. Me incomoda que at meus colegas estudantes me chamem de senhor, tirem fotos minhas com seus celulares ou peam autgrafos. Gopinath balana a cabea. Eu nunca quis ser um astro.

ASHLEY QUALLS
Disponibiliza diariamente e grtis vrios layouts para o Myspace no seu site Whateverlife. A sua primeira investidora foi a me, que lhe emprestou seis euros para a compra do domnio do site quando Ashley Qualls tinha 14 anos. Recebe mensalmente cerca de 50 mil euros s com o site. Sim, porque a empresria tem outros projetos: uma revista, uma loja e montou um frum. O seu primeiro cheque veio do Adsense, com a modesta quantia de 2 mil e 700 dlares. Os dados do seu site so impressionantes: atrai mais de 7 milhes de visitantes todos os meses e mais de 60 milhes de impresses de pginas. Comprou h pouco tempo uma casa a pronto pagamento no valor de 200 mil dlares e me dela afirma debater-se diariamente com um problema: a filha no sai de casa porque fica constantemente a trabalhar. J recusou duas propostas para venda do seu site. Uma no valor de um milho de euros e outra de 500 mil euros, um carro e um programa na internet no valor de 1,4 milhes de euros.

IAN PURKAYASTHA
Trabalhar actualmente no negcio da trufas, fundando o Tarfufi Unlimited. Tudo comeou quando as provou num restaurante. Adorou o sabor e decidiu comprar meio quilo por 107 euros a um vendedor francs e aventurar-se na cozinha. Como sobraram muitas, decidiu vender o que produziu a um restaurante e lucrou mais de 300%. Foi nesse momento que o empresrio descobriu que tinha ali uma oportunidade de negcio.

Comeou a usar a garagem dos pais catalogar e empacotar as trufas. Depois, meti-as na mala do carro e ia vend-las. Comeou a apostar no negcio e em 2009 conseguiu um lucro de 700 mil euros. At hoje continua a produzir as trufas e a busc-las aos aeroportos, tal como os seus empregados.

CAMERON JOHNSON
Aos cinco anos comeou a vender tomates aos vizinhos e aos nove fazia convites para festas dos pais. Aos 12 ofereceu 70 euros por uma coleco de bonecas irm e dias depois vendeu a 700 euros no Ebay. Contatou a empresa que as produziu, comprou mais bonecas e voltou a vend-las. Antes dos 12 anos j tinha conseguido ganhar 89 mil reais s com os seus negcios. O seu primeiro grande negcio surgiu do dinheiro que tinha ganho anteriormente. Criou o software Surfingprizes.com, que pipocava pop-ups no navegador das pessoas, pagando alguns centavos. Perto de completar 15 anos acabou por vend-lo conseguindo o seu primeiro milho. Hoje em dia ele vive de seu trabalho como seu prprio relaes pblicas, autor de best-sellers sobre como se tornar um milionrio e d palestras sobre o tema. Alm de alguma participaes em programas de TV. Algumas dicas de Cameron Johnson so: comear pensando pequeno, procurar lucro em coisas prximas de voc e no fazer dvidas.

LEANN ARCHER
Hoje tem apenas 14 anos, mas j consegue lucros na ordem 200 mil dlares por ms. Fundou a sua empresa Leannas Inc aos 9 anos com uma linha de 12 produtos naturais para o cabelo. Os produtos so preparados na cave da casa a partir de uma frmula pela bisav no Haiti. Sempre que a av preparava os produtos para a famlia, Leanna usava uma parte para encher frascos de comida e lev-los escola. Os pais s comearam a perceber que a filha estava a ter um negcio quando comearam a chegar cheques para casa. Leann Archer foi a empresria mais jovem a tocar os sinos da bolsa de NASDAQ. A empresa recebe mais de 350 encomendas por semana mas Leann tem uma regra diria: s comea a trabalhar para a empresa quando terminar os seus deveres de casa.

JASON ONEILL
Este empresrio ainda frequenta o colgio mas j gere uma grande empresa. E o seu negcio at parece ser bastante estranho: fabrica criaturas coloridas para enfeitar os lpis. A sua empresa chama-se Pencilbugs mas tudo comeou quando ele tinha ainda nove anos. Perguntou me se a poderia ajudar no trabalho dela e ficar com uma parte dos lucros. A resposta foi um redondo no. Se Jason quisesse, teria que criar o seu prprio produto, afirmou a me. Foi assim que o jovem fundou a PencilBugs. Comeou por atender apenas encomendas de parentes e familiares mas logo tratou de alargar o negcio. Todos os bonecos fabricados por si ganham um nome e um certificado de qualidade. J publicou um livro para jovens empreendedores e d algumas palestras. Mas tudo feito nos tempos livres, visto que ainda est no colgio. A sua me diz que ele j aprendeu coisas que seriam impossveis de serem aprendidas na escola. Desde muito novo, ele comeou a perceber de finanas pessoais. Tornou-se um bom gestor. Para quem pensa em arriscar na sua vida como freelancer, Jason deixa

um conselho: Nunca nenhum de ns pensou que este negcio fosse ter o sucesso que tem. Portanto, se voc tem uma ideia, coloque-a em prtica. Pode ficar surpreendido com o resultado final.

QUE LIES EMPRESRIOS?

PODEMOS

RETIRAR

DESTES

JOVENS

1. NO H UM MOMENTO CERTO PARA COMEAR


Como viram, todos eles comearam os seus negcios antes dos 18 anos e conseguiram um sucesso enorme mesma. Chega daquela desculpa de que s vai comear o seu negcio quando terminar a faculdade ou que est esperando pelo momento certo. como ter um filho: No existe o momento certo para isso acontecer. Por isso, e tal como demonstram estes seis exemplos, estude um pouco do mercado que quer investir e comece j amanh a trabalhar no seu negcio.

2. SUCESSO SINNIMO DE TRABALHO


Nenhum deles atingiu o sucesso porque provinha de famlias ricas. Isso uma das grandes desculpas para no comear o seu prprio negcio. Todos eles afirmam que trabalham e muito. Que alguns at perderam a sua juventude pois estavam sempre dedicados ao seu negcio. Ganhar uma coisa por vezes significa perder outra. Alguns dormem apenas quatro horas por dia, outros seis. Eles so a prova de que no se vai a lugar nenhum sem muito trabalho.

3. O DINHEIRO NO A PRINCIPAL MOTIVAO


Mesmo hoje, com fortunas de milhes, estes jovens continuam a apostar em novos projetos e a torna-los rentveis. Isso s prova uma coisa: no o dinheiro que os motiva. Caso contrrio, j teriam deixado de investir h muitos anos. Quem chega a este

ponto porque a motivao e o gosto pelo trabalho so os principais fatores para continuarem. Eles sabem que o dinheiro ser sempre uma consequncia disso e nunca uma motivao. Para eles funciona como um jogo, no qual eles tm que vencer. O caminho que fazem para l chegar o mais importante. Depois de conseguida a vitria, esse triunfo deixa de ter interesse. o que sempre lhe digo para fazer enquanto freelancer: cada batalha diria e o triunfo de ontem no garante o sucesso de hoje.

4. OS DESAFIOS SO PARA SEREM ULTRAPASSADOS


Nenhum deles teve um incio fcil. At porque comear um negcio quando se tem apenas 12 anos no deve ser uma tarefa nada fcil. Mas isso no foi suficiente para os parar. Viram nesses desafios um modo de motivao, um obstculo que estava ali para ser contornado. Quando v uma pessoa de sucesso, pensa que tudo perfeito, que no existem problemas e que os contratempos apenas acontecem a si. Errado! Os desafios devem fazer parte de quem quer alcanar o sucesso. E acredite que eles hoje em dia ainda os tm, mas continuam a ter a mesma atitude que tiveram h alguns anos perante os desafios: a contorn-los.

5. TRABALHE EM NICHOS
Sempre digo aqui: nichos, nichos enichos! Como pde ver, nenhum deles criou um grande supermercado, abriu uma bomba de gasolina ou um caf. Foram atrs de mercados mais pequenos, onde a exigncia maior mas que se podem tornar lderes. Alguns at criaram necessidades. Um deles at vende enfeites para colocar nos lpis. Atuar num nicho determinante hoje em dia.

6. ACREDITE SEMPRE!
Nenhum deles duvidou que conseguiria ter sucesso com os seus negcios. Aos 12 anos, tiveram uma determinao que ns adultos por vezes no temos. Acredite que eles tiveram que deixar de ouvir muitas pessoas (por vezes os seus prprios pais) que com certeza diziam que eles deviam deixar isso de parte e fazer o que 90% das pessoas fazem. Se estiver a pensar em comear o seu negcio como freelancer, no pense que todos lhe vo dar o maior apoio e dizer que tudo vai dar certo. Uns vo falar da crise que atravessam os negcios enquanto outros vo lhe dar o exemplo de outro que tenha falhado. Nesse momento ter que acreditar apenas em si e no seu negcio.

7. MUITO DINHEIRO NO SIGNIFICA GRANDES LUXOS


Alguns deles j investiram pesado e compraram grandes carros e casas. Mas tambm certo que outros preferiram continuar com as coisas que tinham. Muitos empresrios adoram comprar carros e casas novas mal comeam a ter algum sucesso. Se tudo continuar assim no tem problema. O pior ser mesmo se o projeto no der os frutos esperados. Portanto, deixo-lhe aqui um conselho: mantenha a humildade. Ter um projeto para ganhar dinheiro e depois demonstrar que est a ter sucesso comprando bens materiais, no ]e estar no caminho certo. Saber viver uma vida simples tendo muito dinheiro um sinal de maturidade empresarial.

8. NO PARE QUIETO

Eles comearam um negcio, mas rapidamente comearam a investir em outros projetos. Acontece porque isso mesmo que os motiva: continuar a criar empresas. Se j comeou o seu trabalho enquanto freelancer, no se encoste a ele e pare de criar coisas novas. Arrisque em outras reas ou tente constantemente reinventar a sua empresa. Parar pode ser a sua morte.

9. INVISTA
Como pde reparar, nenhum deles comeou o seu negcio do zero. Investiram num domnio, iniciaram uma empresa ou compraram meio quilo de trufas. As formas como iniciaram os seus negcios foram vrias, mas investimento foi o que nunca faltou. Talvez seja o momento de comear a pensar em investir no seu negcio para ele realmente andar para a frente.

10. APENAS CUSTA COMEAR


O passo entre uma ideia de negcio e o real comeo do mesmo sempre o ponto onde a maioria das pessoas falha. Como disse Jason Oneill, se voc tem uma ideia, coloque-a em prtica. Pode ficar surpreendido com o resultado final. Se est na dvida entre comear hoje ou amanh, a minha resposta : comece agora. Depois disso, ver como comea a aprender com o negcio e a crescer como nunca pensou conseguir.

E O LEITOR, APRENDEU EMPREENDEDORES?

ALGUMA COISA COM ESTES

Temos sempre algo a aprender com os mais novos. Ento com os exemplos dados acima, muito mesmo. Pessoas que comeam h pouco tempo uma esperana no futuro que homens que j trabalham h muito tempo no mercado no conseguem ter. E essa esperana que temos saber utilizar no nosso negcio enquanto freelancer. Essa esperana traz motivao e criatividade a tudo aquilo que faz. Algum que esteja agora a comear os seus negcios deve sempre ser visto como uma fonte de esperana e no como algum inexperiente e que pouco sabe. Acredite nos jovens, pois eles sero amanh os seus melhores aliados. E o leitor, o que achou destes exemplos? J conhecia alguns destes jovens? O que aprendeu com eles? 15

6 razes porque o seu negcio deve ter produtos grtis


24-05-2011, em Empreendedorismo, por Luciano Larrossa
9tweetsretweet y y y

y y

3 inShare Email
y y y y y

inShare3 Email

Quando pensamos num negcio inovador, pensamos sempre em conseguir ganhar dinheiro com ele. Nada de errado nisso. No entanto, o que a maioria das pessoas no percebe que existem benefcios em ter algo grtis naquilo que voc faz. Estamos a perder o nosso tempo a produzir algo grtis porqu? O melhor mesmo cobrar por isso!. Este o primeiro pensamento de muitos freelancers quando se fala em oferecer algo ao seu clientes. Infelizmente essa uma mentalidade do sculo passado e que deve rapidamente sair da sua cabea. E para que pense o contrrio trago-lhe no artigo de hoje vrias razes para voc faz-lo.

QUANDO COMEARAM A SURGIR PRODUTOS GRTIS?


Mas para que consiga entender bem a ideia, importante que perceba os motivos que o devem levar a mudar e como a histria tem contribudo para isso. Em primeiro lugar, dar algo grtis j vem desde h muitos anos, mais propriamente com os traficantes de droga. O modelo era bem simples: eles ofereciam as primeiras doses, para as pessoas ficassem viciadas e depois no saberem viver sem isso. No entanto, esta tcnica no foi copiada por muitos negcios por uma simples razo: os custos. Oferece um produto a um cliente implicava custos, e com isso aumentavam os riscos de se dar um produto sem ter a certeza que haveria retorno. Por isso, uma oferta demasiado abrangente de um produto facilmente levaria um negcio a entrar em crise. Contudo, a internet veio mudar este paradigma. Voc oferecer um ebook grtis ou cem mil vai dar exactamente ao mesmo. Isto acontece porque o digital no tem custos, ao contrrio do que acontece num produto fsico. Ao perceber isto, o leitor j encontra a sua primeira motivao para dar algo grtis aos seus clientes. claro que isso implica muito trabalho. Sem dvida. Mas ningum consegue ser um freelancer de sucesso sem que tenha muito trabalho, mesmo que algum tenha que ser feito de forma gratuita. Mas para que comece de uma vez por todas a oferecer produtos grtis, veja seis razes para o fazer.

1. A LONGO PRAZO PODE GANHAR MAIS DINHEIRO DO QUE COM UM PRODUTO PAGO
Repare que o leitor nunca pagou um nico centavo para ler os artigos da Escola Freelancer. Isso quer dizer que estamos a atuar mal no nosso negcio? Nem por isso. Colocando a questo de outra forma, se o leitor tivesse que pagar dez reais por ms para ler os nossos artigos, ser que tinha conhecido o nosso blog? A resposta mais provvel seria um no. Isto porque em vez de termos 500 leitores dirios talvez tivssemos apenas dez. Seriam dez pagos certo, mas primeiro que consegussemos passar deste nmero demorariamos uns bons anos. Dando algo grtis, conseguimos chegar quase aos mil fs no Facebook, passamos os 500 seguidores no Twitter e subscritores e estamos bem posicionados em algumas pesquisas do Google em apenas cinco meses. Se seria possvel com contedo pago? Seria, mas nunca em cinco meses mas talvez em cinco anos.

2. FICA UM PASSO FRENTE DOS SEUS CONCORRENTES


A internet trouxe vrios benefcios mas trouxe um contra muito preocupante: a sua concorrncia aumenta rapidamente. Isto acontece devido facilidade que as pessoas tm de criar um blog ou um site para vender produtos. Por isso, se voc tiver apenas produtos pagos, o mais provvel que as pessoas optem por visitar o seu concorrente, mesmo que a qualidade seja ligeiramente inferior, pois preferem no pagar e ter algo com um pouco menos de qualidade do que gastar dinheiro e obterem algo melhor. No digo que tenha de ter tudo grtis, mas pelo menos necessita de oferecer alguma coisa aos seus clientes.

3. APENAS 5% DOS SEUS UTILIZADORES PRECISAM DE PAGAR

J vimos que ao ter algo grtis, aumenta em muito a probabilidade do seu trabalho ser reconhecido e conceituado. Mas outro dos benefcios em ter algo grtis que apenas uma parte dos seus utilizadores necessita de pagar para o seu negcio ser lucrativo. Os que no pagam divulgam, os que pagam fazem a manuteno do negcio. E sabem qual a quantidade que necessita de pagar para o seu negcio no entrar em crise? Apenas 5%! Isso mesmo, mesmo essa a conta utilizada pela maioria dos sites que tm uma verso premium. Ou seja, por cada 19 utilizadores que utiliza a verso grtis, apenas um estar a pagar. Este negcio possvel apenas porque o custo dos 19 que nada pagam perto de zero. Logo, representam muito pouco para o freelancer.

4. A PUBLICIDADE CONSIDERAVELMENTE

BOCA

BOCA

AUMENTA

Outro dos grandes benefcios de ter um produto grtis mesmo a publicidade que ele faz por si. J pensou como conheceu a maioria dos produtos que utiliza? Com certeza no foi atravs de publicidade. At porque isso levaria a custos insuportveis para a empresa. Ao oferecer alguma coisa estar a deixar o seu utilizar feliz. Com isso, mais facilmente ir espalhar a novidade pelos seus amigos ou conhecidos, a aconselhar o seu produto. E um conselho de um amigo muito mais levado em conta do que uma publicidade na televiso.

5. OFEREA ALGO GRATUITO PARA CONHECEREM O SEU TRABALHO


Com certeza voc sabe o drama que vivem os jornais on-line: no sabem como cobrar pelo seu contedo. Devido a isso, esto todos os dias a perder dinheiro. Mas isto acontece porque tudo o que digital perde valor, devido facilidade com que replicado. Ao ter um produto digital grtis, est a perceber a situao e a tirar proveito dela. Se voc der algo sem cobrar um centavo, aumenta a probabilidade de que comprem um produto seu quando cobrar por ele, pois j sabem o que esperar de si.

6. PODE PROMOVER OUTRO PRODUTO ATRAVS DO GRTIS


Quando o Paulo Faustino, da Escola Dinheiro, promoveu o seu ebooks grtis, fez algumas referncias ao seu ebook pago. Esta outra das formas de dar a conhecer os seus produtos pagos atravs do que oferecido. E nestas ocasies a probabilidade de comprarem o que seu aumenta consideravelmente, pois j sabem o que voc capaz de produzir. Veja a explicao do Paulo Faustino sobre as vantagens de ter um ebook grtis: Um Ebook Grtis tambm uma excelente forma de voc promover outros produtos que voc tenha. Voltando ao exemplo anterior das apostas online, imagine que voc tem um blog onde ensina aos seus leitores truques e dicas para ganhar dinheiro com apostas online. Voc decide ento escrever um Ebook Grtis com alguns desses truques e dicas, no fim do Ebook voc recomenda um curso online ou um Ebook Premium que voc j tenha escrito, para que os seus leitores o possam adquirir depois de terminarem a leitura desse mesmo Ebook Grtis. Se por ventura os seus leitores gostarem do seu Ebook Grtis, muito provvel que eles tenham interesse em comprar o seu Ebook Premium e conseguirem mais estratgias e dicas para ganhar dinheiro com as apostas online. Simples!

E VOC, J OFERECE ALGO GRTIS AOS SEUS CLIENTES?


Como pode ver com o nosso artigo, oferecer um produto grtis aos seus leitores traz inmeras vantagens. Entre as quais conseguir ganhar algum dinheiro, angariar novos interessados ou dar a conhecer o seu trabalho de freelancer. Felizmente a maioria dos profissionais j utilizam esta arma. Mas e o leitor: Tem algo grtis para oferecer aos seus clientes? Que vantagens tem conseguido com isso? Abrao 33

Os 10 maiores erros que os freelancers cometem no incio de carreira


28-11-2011, em Carreira, por Luciano Larrossa
25tweetsretweet y y y y y

4 inShare Email
y y y y y

inShare4 Email

Quando comeamos a trabalhar em qualquer rea das nossas vidas, cometemos erros que apenas mais tarde nos apercebemos. Isso algo normal, mas que deve ser evitado ao mximo, pois pode acabar em alguma semanas com uma carreira de freelancer que at poderia ser prometedora. Ouvir as pessoas mais experientes uma excelente ajuda nestes casos, pois estas transmitem-nos experincias que podem ser determinantes num curto espao de tempo. Mas isso apenas poder funcionar como uma ajuda e nunca como a salvao integral para nos manter no mercado. E como sabe, para subir um degrau temos de trabalhar muito, mas uma queda gigantesca acontece muito rapidamente. J pensou porque motivo grande parte dos vencedores da Mega Sena no se tornam empresrios de sucesso e multiplicam o dinheiro que ganharam? Isto acontece porque o dinheiro surgiu na vida deles por acaso, mas como no tinham a experincia de o fazer crescer, acabam por perd-lo muito rapidamente. O mesmo pode acontecer com voc. Pode at ter todas as caractersticas

para ser um bom freelancer, mas se no gere a sua carreira a pensar no longo prazo, dificilmente ir se manter no ativo por muito tempo.

QUAL O SEGREDO PARA GERIR UMA CARREIRA QUE EST NO INCIO?


Tal como tudo na vida, no existe apenas um segredo para conseguir ser uma pessoa de sucesso. Existem, de fato, vrios pontos que, conjugados da maneira correta, levam uma pessoa a ser bem sucedida. E isso leva tempo, exige esforo, e muita disciplina pessoal. Para os principiantes no mundo do freelancing, estas so palavras que fogem muitas vezes realidade, visto que alguns sites e blogs gostam de vender a ideia que ter o prprio negcio algo que rende milhares de reais facilmente e que o sucesso acontece de um modo quase instantneo. Isso um mentira contada por quem realmente nunca trabalhou sozinho em casa e no sabe que o dia-a-dia uma luta constante. Se est no incio da sua carreira de freelancer, aconselho a leitura destes artigos:
y y y

5 dicas para se manter motivado nos primeiros trs meses de freelancer 8 dicas para organizar o seu dia trabalhando a partir de casa 30 sites para encontrar trabalho como freelancer

A verdade que todos cometemos erros. Ningum perfeito e falhar faz parte do processo de crescimento de qualquer empresrio. Contudo, existem alguns que podem arruinar com a sua carreira, pois o freelancer vive mundo da sua reputao no mercado. As referncias so algo essencial. Se est bem referenciado, os trabalhos aparecem com facilidade. Se algum dia teve o azar de se dar mal com um cliente, ele pode fazer com que passe srias dificuldades para conseguir novos interessados no seu trabalho. Vejamos alguns pontos em voc no pode efetivamente errar:

1. ATRASO NA ENTREGA DE TRABALHOS

das piores coisas que lhe podem acontecer. Quando tenho que perguntar a algum por um freelancer, a primeira coisa que questiono : Ele costuma se atrasar com a entrega?. Isto porque ningum gosta de ficar esperando, especialmente se j gastou algum dinheiro com o projeto. Como fazer: Se o cliente lhe pediu para entregar dentro de uma semana, faa o seu trabalho em cinco dias. Tente encaixar isso no seu fluxo habitual de trabalho, de modo a no comprometer prazos. Se vir que est impossvel concluir no perodo planeado, tente negociar um segundo prazo de entrega, justificando de um modo correto o motivo por se ter atrasado.

2. COBRAR POUCO PELO SEU SERVIO


Recentemente, descobri o site 10real.com.br. No fundo, a plataforma tem ofertas de servios por apenas dez reais. Apesar de no ter nada contra o site, no acredito que algum freelancer que queira viver a longo prazo dos seus prprios rendimentos consiga sobreviver sendo pago dez reais para fazer um trabalho. Se quiser algo rpido, como tratar um fotografia ou fazer um Tweet, acredito que compense. Agora, escrever um bom texto ou realiza uma reportagem de qualidade so tarefas que exigem muitas horas de pesquisa e empenho, um trabalho que no pode ser pago apenas com dez reais. Como fazer: Ao incio, tente encontrar um equilibrio entre a sua experincia, qualidade de trabalho e o preo que os seus concorrentes fazem. Aconselho a leitura do nosso artigo sobre como definir os preos do servio de freelancer.

3. COMEAR O TRABALHO COM POUCA INFORMAO


Uma das coisas que me ensinaram inicialmente no jornalismo era o de no concluir as perguntas enquanto ainda tivesse alguma dvida na minha cabea. Quando desligasse o telefone ou parasse de falar com uma pessoa, teria de ter retirado todas as minhas dvidas. Caso contrrio, teria que fazer mais perguntas para ficar com todos os esclarecimentos. O mesmo voc deve fazer no seu trabalho de freelancer: s comece um novo projeto quando perceber exatamente o que o cliente quer. Como fazer: Seja incansvel nas perguntas. Faa todas as questes at entender completamente o que o cliente quer, para que quer e o modo como quer. Se tiver com dificuldades, pesquisa na internet por exemplo. Com imagens, fica muito mais fcil de ele dizer o que pretende.

4. ESCOLHER OS CLIENTES ERRADOS


Entendo que no incio esteja a precisar de dinheiro e que qualquer cliente que aparea seja uma ddiva. Contudo, o desespero jamais deve ser uma forma de trabalhar enquanto freelancer. Isto porque um cliente insatisfeito pode aniquilar por completo o nosso dia de trabalho, prejudicando a sua motivao para trabalhar e a produtividade. Escolha clientes que lhe dem prazer trabalhar e que paguem consoante a qualidade do trabalho que apresentado. Como fazer: Antes de assinar o acordo para qualquer projeto, fale com um ou dois freelancers que trabalharam anteriormente com essa pessoa. Entenda que o cliente

necessita de escolher o melhor freelancer para si, mas voc tambm necessita de saber qual o melhor cliente para trabalhar.

5. TER UM CONTATO DEMASIADO PESSOAL


Uma das coisas que tento sempre evitar trabalhar com pessoas que tenha uma ligao muito prxima. Isto porque toda esta intimidade, pode ser prejudicial para o trabalho em si, pois ao mnimo conflito acaba por estragar as duas coisas: o relacionamento pessoal e o profissional. Por isso, opto preferencialmente por pessoas conhecidas mas que no tenha uma relao to prxima. Com os clientes, convm que voc consiga manter uma certa distncia, tratando-o sempre de um modo cordial, mas que nunca ultrapasse os limites. Devemos ser amigos dos nossos clientes, mas amigos a ponto de os auxiliarmos na vertente profissional e pouco mais do que isso. Voc pode at estar pensando que este contato pessoal bom para o negcio, mas o cliente pode ver como uma falta de profissionalismo da sua parte. Como fazer: Comece por trat-lo de forma educada e aos poucos se for ganhando confiana, comece a falar com ele de um modo mais natural, mas sempre ultrapassar a barreira que distingue um conhecido de um amigo.

6. DESABAFAR COM O CLIENTE


Se a sua vida no est se desenvolvendo do modo como queria ou se no gostou do que o seu cliente lhe disse, mantenha a calma. Uma resposta incorreta a um email ou uma resposta um pouco mais esquentada, podem arruinar completamente com a sua reputao. Imagine que manda um email ofendendo o cliente e ele publica isso no Facebook dele? A sua reputao vai completamente para o ar! Como fazer: Quando isso acontecer, conta at dez e relaxe. Fale desse seu problema com um amigo ou familiar. Isso alivia um pouco a sua frustrao e no o prejudica no trabalho. Ao fim de algumas horas, e mais calmo, responsa ao cliente com educao.

7. NO PROPOR UMA IDEIA


Com certeza, ir acontecer situaes em que o cliente quer algum trabalho, mas no sabe definir bem o qu. Isso acontece principalmente com homens de negcios, que tm uma empresa e que querem construir um site. Afirmam que querem uma pgina na internet, mas no sabem realmente o qu. O fato de o cliente estar indeciso, pode muitas vezes levar no concretizao do negcio, uma situao que se deve evitar, especialmente no incio de carreira. Como fazer: Proponha voc uma ideia. D-lhe exemplos e tente criar uma imagem do trabalho na cabea do cliente, aumentando as suas probabilidades de fechar negcio.

8. NO TER VRIAS FONTES DE RENDA


certo que voc deve comear sempre por um cliente, mas jamais deve focar-se apenas nele. Isto porque se ele diminuir o fluxo de trabalho por qualquer motivo, voc no ter dinheiro para pagar as suas contas ou fazer novos investimentos. Lembre-se que por maior que seja a empresa, ela qualquer dia pode deixar de existir e a actual crise financeira est a para nos provar isso mesmo. Como fazer: Tente completar o seu trabalho de freelancer com outro projeto qualquer, seja uma loja on-line ou a criao de um blog. Ir lhe garantir melhor estabilidade financeira caso esse cliente principal falte.

9. TER DEMASIADAS FOLGAS


Eu entendo que trabalhando em casa tenha muitas vezes aquela vontade de deitar no sof ou ficar sentado vendo televiso. Acredite que no o nico a sentir essa vontade, pois todos somos humanos e essa tentao faz parte das nossas vidas. Isso acontece principalmente quando o nosso trabalho est indo bem e estamos conseguindo muitos clientes. Pensamos que a vida ser sempre assim e por isso damos o privilgio de relaxar durante o horrio de trabalho. Como fazer: Existem vrias dicas para evitar este tipo de situaes. Confira algumas:
y y y y y

Defina um local de trabalho na sua casa longe de qualquer zona de relaxamento, como o sof ou a cama V trabalhar para um caf ou cowork Escolha uma hora para trabalhar e seja disciplinado ao ponto de no parar de trabalhar durante esse perodo Procure por um amigo que tambm trabalhe como freelancer Faa pausas regulares e descanse apenas nesses perodos

10. PERDER A PERSONALIDADE


Percebo que muitas vezes tenha que ceder enquanto freelancer. Afinal de contas, no todos os dias que aparecem clientes novos e muitas vezes precisamos de deixar de parte algumas das nossas caractersticas para agradar a outras pessoas. Contudo, existem princpios que voc jamais deve deixar de lado. So eles que formam a sua personalidade e fazem o que voc . Como fazer: A melhor forma de manter a sua personalidade ser sempre sincero com os seus clientes. Desse modo, eles sabem o que esperar de si. De pouco lhe vale tentar ser quem realmente no , pois isso a longo prazo s ir confundir o cliente.

E VOC, QUE ERROS COMETEU NO INCIO DE CARREIRA?


Comear alguma coisa sempre sinnimo de erros e passos em falso. E isso continuar para o resto da sua vida, mas no incio que eles mais ocorrem. Com o artigo de hoje, deixei-lhe algumas dicas do que no deve fazer nos primeiros meses e como resolver esses problemas. Mas para ajudar os outros leitores, conte-nos o que lhe aconteceu nos primeiros meses e como fez para ultrapassar essas dificuldades. Abrao 18

10 questes que deve fazer a si mesmo j hoje


03-03-2011, em Carreira, por Luciano Larrossa
10tweetsretweet y y y y y

1 inShare Email
y y y y y

inShare1 Email

O trabalho de freelancer, como j referi aqui no blog, bastante solitrio. Principalmente se voc no tiver uma equipa e for o nico motor que impulsiona o seu negcio. Isso significa que voc o grande responsvel pela maneira como gere aquilo que faz. Se vai bem, o mrito todo seu, mas se algo no est bem, voc o nico culpado. Esta condicionante faz com que a sua motivao possa andar em altos e baixos,

principalmente se voc no tiver muita disciplina pessoal. Quando esse momento chega, determinante que faa algumas questes a si mesmo quando est a trabalhar. So algumas perguntas bsicas mas que fazem toda a diferena. Normalmente elas seriam colocadas pelo seu chefe. Mas neste caso, o seu chefe voc e por isso, nada melhor do que faz-las a si mesmo. Questionar-se uma boa forma de saber para onde est a ir o seu negcio e qual o seu objetivo. Estes pequenos momentos de reflexo, podem ajud-lo a tomar um rumo. Por vezes, uma pequena pausa na sua produtividade fundamental para conseguir chegar a um mesmo destino com um nmero de passos muito menor. Eu chamo-lhe brainstorming. So momentos em que a sua cabea deixa de trabalhar como mquina e passa a ser muito mais humana. Algumas empresas gostam de dedicar algumas horas por semana a isto. Sejam elas para renovar os seus conhecimentos ou para pensar o que poderiam melhorar no seu negcio. Para saber um pouco mais sobre o seu negcio, aconselho que faa uma leitura nestes posts:
y y y

Ser ignorante pode ajud-lo a ser mais produtivo 7 lies que aprendi depois de passar uma semana sem Facebook Os 9 melhores livros para melhorar o seu negcio

PORQU ESSENCIAL EU FAZER ESTAS QUESTES?


Quando vem de frias, j deve ter reparado que a sua cabea veio cheia de novas ideias e novas ambies no verdade? Essa pausa de uma ou duas semanas ajuda a ver o seu negcio de um modo diferente. Voc deixa de v-lo do ngulo do produtor para passar a ver o lado do cliente. que quando estamos apenas concentrados em produzir, acabamos por ficar demasiado por dentro do negcio e esquecemo-nos que os nossos clientes no vm o negcio do mesmo modo que ns. Perguntar a amigos ou familiares o que acham do nosso trabalho uma boa forma de o fazer. Mas nunca ter tanto efeito como se for voc a fazer essa anlise. Mas para isso necessita de fazer uma coisa: sair completamente do seu mundo. Isto , conseguir retirar completamente da sua cabea as rotinas de trabalho e passar a ver o que faz de um modo diferente. Como se os seus olhos estivessem a ver a sua empresa pela primeira vez. Isso no fcil aviso j. Especialmente se esta j for a sua rotina h vrios anos. Quantos mais anos passar a fazer a mesma coisa, mais enraizado estar isso na sua mente. Mas para lhe facilitar a vida, vou dar-lhe dez dicas que deve fazer j hoje a si mesmo. No perca tempo e faa-as a seguir a este artigo. Vamos conferir quais so.

1. ONDE QUERO CHEGAR?


determinante o seu negcio ter uma bssola. Saber onde quer estar no prximo ms, um ano ou cinco anos fundamental para se manter motivado e saber os caminhos que deve percorrer. Existem livros afirmando que no se deve planear, visto que isso o mundo muda muito rpido e que impossvel conseguirmos prever onde vamos estar dentro de um ano. Por um lado concordo. Quando escolher um rumo e disser onde quer estar dentro de um ano, o mais provvel que erre a sua previso. Ora, mas o meu objetivo com isto tudo no esse. Como j referi, apesar de poder acertar, o mais provvel que erre. Ento, mas porque motivo iria pedir para planear algo que quase de certeza vai falhar? Ao responder a esta questo, estar a ter uma noo de onde quer chegar. Se acerta no alvo em cheio ou no, isso j uma questo diferente. Mas apenas o simples fato de j ter uma noo dez vezes melhor do que no ter nada. Pode at escrever isso no papel e rasg-lo a seguir. A sua ideia ficou na cabea, o que interessa.

2. O QUE DEVO FAZER PARA ATINGIR O MEU OBJETIVO?


Alguns freelancers dizem que querem estar com mais 100 clientes at ao final do ano ou melhorar a sua produtividade. Ok. Mas como? o mesmo que voc sair de casa e definir que quer ir para o Rio de Janeiro. Tem um destino, mas como faz para chegar l? Em que estradas precisa ir? Vai sempre de carro ou pega um avio? As mesmas questes voc deve fazer no seu negcio. Defina uma meta mas saiba como vai chegar l.

3. ESTAREI A SER PRODUTIVO?


Por vezes saio do jornal e tenha a sensao que no escrevi nada. Que as minhas horas foram passadas em vo. Contudo, senti-me o tempo todo ocupado. Mas o sumo final

soube-me a pouco. Com certeza isso tambm acontece no seu trabalho enquanto freelancer. Sente que passou o dia todo a fazer muito mas no final o trabalho fsico produzido muito pouco. Quando assim for, pare um pouco para refletir como foi o seu dia. Agarre num papel e escreva as tarefas que realizou. Isso ajudar a fazer uma retrospectiva. Depois s fazer a anlise. O primeiro passo ser no se assustar. Digo-lhe que existem dias que foram feitos para no produzir. Isto , se passou o dia em contato com clientes, a trocar emails ou a rever projetos, normal que o trabalho fsico no aparea. Voc trabalho na gesto do seu negcio. Nesses dias no se preocupe, pois se realmente foi efetivo, com certeza amanh dever ter muito trabalho. J se passou muito tempo em redes sociais ou a mandar mensagens do celular, a sim, deve-se preocupar e muito

4. PORQUE NINGUM COMPRA O MEU PRODUTO?


No outro dia falei com um empresrio que tinha fechado o seu negcio. A primeira coisa que ele fez foi culpar os seus clientes (imagine!) por o negcio no ter dado certo. Afirmava que eles no percebiam a verdadeira importncia do seu servio e que era ingratas. Ora, vejamos bem. Se realmente aquele servio fosse to valioso como ele diz, ser que no teria conseguido, pelo menos, se manter no mercado? Comear a culpar o cliente uma maneira muito fcil de retirar as culpas de cima de ns. Mas no mais que isso. Na verdade o seu produto teve razes para no ser muito comprado. Os seus clientes sabem-no. Voc que no.

5. OS CLIENTES SABEM QUE EU EXISTO?


Eu posso ter o melhor produto do mundo, mas se ningum sabe que eu existo, de que me vale? Eu necessito de clientes para continuar a sobreviver no mercado. Se voc tem plena confiana no que faz e se os poucos compradores que tem falam muito bem daquilo que voc produz, talvez voc esteja a se descuidar no marketing do seu negcio.Quando isso acontece, invista em publicidade ou ento comece a criar uma comunidade em torno do seu negcio.

6. VOU REALMENTE AJUDAR ALGUM?


Um produto ou servio que no altere a vida ningum no o deve ser considerado como tal. At o entretenimento altera a vida das pessoas, ajudando-as a ser mais felizes. Ora, o que voc faz tambm deve estar a alterar a vida de algum. Ao escrever este artigo, estou a tentar que voc faa algumas questes no seu negcio, de modo a melhorar. Estou a tentar ajud-lo. Se eu viesse para aqui falar sobre a minha vida pessoal, com certeza ningum se interessaria. Portanto, quando comear o seu negcio, pense se est a mudar a vida de algum. Quanto mais for eficaz nesse campo mais sucesso ter.

7. ESTAREI A DAR O MEU MELHOR?


Esta questo deve ser respondida especialmente pelas pessoas que esto mais tempo na rea de trabalho. Isto porque com o passar do ano acabam por se encostar, dando prioridades a outras coisas em vez do trabalho. Talvez eu compreenda isso quando l chegar, mas a verdade que neste momento no o consigo aceitar. Ou seja, quando estiver no trabalho d o seu melhor. Quando estiver com a sua famlia, d o seu melhor. Quando estiver com os amigos..Acho que j percebeu a ideia. E ter tempo para outras coisas, significa dar o seu melhor no trabalho para que depois v de conscincia tranquila quando sair do trabalho. Por isso, se comear a ter a sensao de que no est a dar o seu melhor, pense nos seus primeiros anos do seu projeto e recorde como era.

8. SE HOJE FOSSE O MEU LTIMO DIA, ERA ISTO QUE EU FARIA?


Eu no acredito que se estivesse beira da morte, a minha vontade fosse escrever este artigo. Talvez no o fosse. Mas sem dvida que seria umas das coisas que eu mais gostaria de fazer. Isto porque adoro escrever para este blog. E esta motivao que quero que tenha enquanto freelancer. Se hoje fosse o seu ltimo dia de vida, era isto que faria?. Responda a esta pergunta quando se olhar ao espelho logo pela manh. Se a

sua resposta for sim. Pelo contrrio, se responder negativamente e no esteja dentro das suas primeiras opes, talvez seja melhor comear a trocar de ocupao.

9. ESTOU A INOVAR?
O seu projeto ter sucesso hoje no significa que ele o tenha amanh. O mundo muda demasiado rpido para, nos dias que correm, termos lugar cativo no mundo dos negcios. Para que no fique para trs precisa de se inovar. De estar por dentro das novas tecnologias e saber o que os seus concorrentes fazem de melhor. Se est com a sensao de que o que faz est a ficar obsoleto, faa esta questo. Quem no inova fica para trs.

10. EU COMPRARIA ISTO?


Quando escrevo um artigo, tenho o cuidado de pensar se eu mesmo seria capaz de o ler at ao fim ou se o assunto seria suficientemente chamativo. Se eu no pensar isso sobre um texto, mais vale no escrev-lo e procurar outro assunto. Fazer por fazer no vale a pena. Fazer esta questo ajuda-o a ser um trabalhador mais exigente consigo mesmo. Impede-o de relaxar e produzir apenas porque deve faz-lo. Lembre-se: tem que ser o melhor naquilo que faz. E se voc no comprava o seu produto, porque havia o seu cliente de o fazer?

TEM SE QUESTIONADO?
Parar um pouco para pensar no que estamos a fazer vale mais do que vrias horas de produo. Estar constantemente a apagar fogos no bom para si, nem para o seu negcio. Funcionar como um rato naquelas rodas gigantes em que eles por mais rpido que corram, vo continuar no mesmo lugar. Isso leva desmotivao. Fazer questes vo faz-lo avanar. Por vezes as respostas doem, mas como diz o ditado sem dor no h evoluo. E o leitor, tem feito as perguntas certas para o seu negcio? Que respostas tem obtido? Abrao e at j! Home/Carreira/ 10 caractersticas que os freelancers necessitam 23

10 caractersticas que os freelancers necessitam ter (Parte I)


14-02-2011, em Carreira, por Luciano Larrossa
12tweetsretweet y y y

y y

7 inShare Email
y y y y y

inShare7 Email

No qualquer um que consegue fazer carreira como freelancer. Ter o seu prprio negcio algo que est ao alcance de muito poucos. De uma minoria arrisco eu. Isto acontece porque existem caractersticas que so obrigatrias para quem trabalha nesta rea. E sem dvida que esto ao alcance de poucos. Elas acabam por ser bastante idnticas em todas as pessoas com sucesso. Seja ele um jogador de futebol, um empresrio ou um poltico. Quem tem sucesso nas mais variadas vertentes precisa delas. O leitor poder dizer que esto vista de qualquer um e que so bvias. Talvez at sejam. Mas talvez tambm seja, tambm, provvel que o leitor no esteja a utiliz-las. Digo isto porque saber o que necessrio para se atingir o sucesso muitos sabem. Na teoria todos so bons. O difcil mesmo po-las em prtica. E a que este artigo poder ajud-lo. Muitos livros podem falar-lhe do que precisa ter, mas no lhe dizem o que realmente precisa de fazer para chegar l. Como sempre defendi no Escola Freelancer, de pouco lhe valer a teoria se no a puser em prtica. provvel que esta seja uma justificao para tantos licenciados estarem no desemprego actualmente. Estudam muito a teoria, mas depois no sabem aplic-las. O seu cliente no quer saber se voc sabe como produzir alguma coisa, ele quer que ela aparea feita. O difcil est a mesmo.

POSSO TER SUCESSO SEM ESTAS CARACTERSTICAS?


Poder me dizer que pessoas com sucesso como freelancer existem muitas e que todas elas trabalham de modo diferente. certo e estou de acordo consigo. Acredito que nem todas sigam risca as caractersticas que lhe vou dizer a seguir. At porque trabalham em reas diferentes, com exigncias distintas. Isso faz com que optem mais por umas do que por outras. Mas no acredito que algum tenha sucesso se no cumprir pelo menos metade do que vai ler nos nossos dois artigos seguintes. Como tambm no imagino que algum consiga cumpri-las todas. Tentar ser perfeito em tudo no bom. Concentra-se no essencial sim. O conselho que lhe dou, que depois de ler este artigo, alm de aplicar o lhe vai ser dito, opte tambm por dar uso a apenas algumas dicas que lhe vou dar. No use todas, apenas metade podem ser j suficientes.

1. AMBICIOSO
Nunca conheci ningum que planeasse varrer ruas e terminasse como milionrio. Voc pode at varrer ruas, mas tem que o fazer pensando em ser milionrio e no contentando-se em continuar no seu actual emprego. Se voc tem o seu trabalho como freelancer no pode pensar apenas no dia de hoje. Trabalhe nesta dia pensando no seguinte. Nos anos seguintes. Produzir o mais importante sem dvida, mas se produzir sempre o mesmo no ir evoluir. Como fazer: Est na hora sonhar um pouco. Agarre numa folha de papel e escreva o que quer ter para si e para o seu negcio dentro de um ano. Coloque frente quanto custa cada sonho. Faa isso para os prximos cinco e dez anos. Vai ver que o que tanto quer no custa assim tanto. Ir se assustar at. Depois coloque isso num local visvel da sua casa, fazendo com que veja isso todos os dias. Fazer isso significa que est a passar para algo fsico coisas que acontecem apenas pela sua mente. Isso faz com que aumente em muito as probabilidades de tornam esses sonhos reais. Alm disso, ver que a sua mente ir se abrir para ideias que antes provavelmente nunca teve, fazendo-o sonhar acordado. Quando formular esses objetivos, tenha cuidado com a maneira como o faz. Veja se eles realmente iriam mudar a sua vida. Por vezes ter uma casa enorme ou um carro caro no faro feliz. Poder viajar mais vezes ou passar mais tempo com a sua famlia so por vezes atitudes que o deixaro mais feliz.

2. PACIENTE
O seu negcio no ir crescer de um dia para o outro. E a que muitos pecam. O mesmo acontece em outras reas. Vou lhe dar o exemplo de um jogador de futebol. muito fcil ver jogadores de alto nvel e falar sobre o que eles recebem. Normalmente diz-se que trabalham apenas cinco horas por dia e recebem fortunas. uma anlise

apressada e sem a mnima lgica. J reparou, h quantos anos eles esto a investir na sua prpria carreira? Supomos que tenha comeado a jogar aos oito anos de idade e atingiu o sucesso aos 25. Reparou que ele esteve 17 anos investindo no seu futuro e s agora conseguiu o sucesso mximo? J fez as contas de quantas horas ele passou dentro de um campo de futebol praticando para chegar onde est? Se fosse to fcil qualquer um chegaria l e seria jogador de futebol. Alis, se to fcil, porque voc no faz isso tambm? E mesmo depois de todos os anos, o atleta precisa de se manter no topo, realizando jogos fantsticos e aguentando a presso. Caso contrrio todos esquecero o que ele fez no passado. O mesmo acontece com o seu negcio. Se quiser ter sucesso como freelancer, tenha pacincia e no espere conseguir o sucesso de um dia para o outro. As coisas demoram tempo e s os melhores sobrevivem. Por vezes podem demorar uma vida. Como fazer: Defina um perodo em que ir investir no seu trabalho. O mnimo dos mnimos sempre um ano. Durante essa etapa, aproveite para melhorar o seu negcio, ver onde est a errar e evoluir como freelancer. Ningum consegue resultados de um dia para o outro. Alm disso, quanto mais tempo prosperar na rea, maior vantagem ter sobre aqueles que produzem o mesmo que voc.

3. ORGANIZADO
Os desorganizados no chegam a lado nenhum. No atingem o sucesso porque acabam perdendo mais tempo a encontrar aquilo que querem do que a realmente produzir. Para isso basta olhar para a sua secretria. Tem os papis por cima uns dos outros? Normalmente perde tempo a encontrar aquilo que quer? Esquea. No ter sucesso. Se voc no organizado com a sua secretria, o que poderei dizer do seu negcio? Como disse Bill Gates a uma plateia de estudantes: No tente revolucionar o mundo quando nem sequer consegue organizar o seu quarto. Como fazer: Para conseguir manter a organizao, necessrio que acima de tudo seja disciplinado consigo mesmo. Ter disciplina pessoal essencial para quem quer triunfar num mundo que s depende de si. E s uma pessoa pode mudar isso: voc! O primeiro passo para conseguir ser organizado no deixar nada para amanh. Faa tudo o que tiver para fazer hoje, no momento. Fazer algo no dia seguinte significa mais trabalho acumulado. Com coisas acumuladas voc perde a motivao, fazendo com que acumule ainda mais e por a a diante. O segundo passo ser organizar o seu dia. Saber o que vai fazer nas prximas 24 horas essencial para que seja tudo feito a tempo e horas. Alm disso, impede que se esquea de tarefas que tenha para realizar. O terceiro passo ser criar presso sobre si mesmo. Para isso necessita de definir horas fixas para um trabalho. Diga que vai comear em determinada altura e terminar em outra. Se no colocar limites, ver o seu tempo a fugir e o trabalho por fazer. Deixo-lhe trs artigos que o podem ajudar a ser mais organizado:
y y y

7 dicas para organizar o seu dia de forma eficiente? Ser ignorante pode ajud-lo a ser mais produtivo Rescue Time Controle a sua produtividade ao limite

4. CRIATIVO
Num mundo em que quase tudo j foi feito, voc precisa de se destacar dos seus concorrentes. E para que isso acontea s existe uma palavra: criatividade. Ela faz com que o seu trabalho seja diferente do seu vizinho, para melhor. No toa que empresas como a Google gostam que os seus trabalhadores tenham uma infinidade de coisas para fazer nos seus escritrios, incentivando a criatividade. Isto porque funcionar como uma mquina o tempo todo faz com que perca a originalidade. Num mundo em que todos parecem copiar o que os seus concorrentes fazem, ter algo inovador ir ajud-lo a destacar-se. J reparou que era muito mais criativo quando era pequeno? No por acaso que as crianas aprendem muito mais facilmente uma nova lngua que os adultos. Isto deve-se ao fato de termos ideias pr concebidas na nossa cabea que fazem com que faamos uma avaliao a tudo o que nos propem. Esta anlise leva-nos a ter uma atitude negativa perante tudo o que aparece nossa frente. Ora, se voc faz sempre mais do mesmo, como conseguir ser criativo? Como fazer: Alm de visitar o Escola Criatividade (o que eu aconselho), existem as mais variadas formas de melhorar a criatividade no seu trabalho. Ficam aqui algumas dicas:
y y y y y y y y

Aprender uma lngua nova todos os anos Praticar esportes diferentes Divertir-se a esquecer completamente o trabalho Alterar a sua rotina de vez em quando Tentar adequar o que fazem freelancers de outras reas no seu trabalho Ler, ler e ler No ter medo de arriscar No rejeitar algo partida. Experimente para ver

y y

Trocar ideias com outros freelancers Viver de um modo mais simples possvel

5. S DEPENDE DE SI
Muitos freelancers desistem do seu prprio trabalho porque sentem-se muito isolados do mundo. Lamento, mas se quisesse fazer parte do mundo, o melhor ser mesmo ir fazer o que todos fazem e no trabalhar como freelancer. Todas as pessoas de sucesso cresceram ao longo dos anos. Isso faz com que deixem outros para trs, sejam eles amigos ou conhecidos. O sucesso faz-nos evoluir e no podemos obrigar que os outros nos acompanhem. Faz parte da vida. Como serem humanos, temos a tendncia de achar que somos felizes com uma coisa e acabamos por pensar que nessa coisa que a nossa vida deve continuar. Ficar agarrado ao passado impede que veja o futuro. Se quer triunfar como freelancer, tenha na cabea que voc s depende de si. Como fazer: Quando em algum momento sentir que o fato de viver praticamente isolado comea a deix-lo transtornado, pare. Escreva num papel tudo o que j ganhou at agora com o seu esforo individual. Depois disso, compare o que teria ganho se tivesse ido atrs dos seus primeiros pensamentos e tivesse mantido a sua vida normal. Recordar o que fez ir ajud-lo a manter-se motivado para continuar com o mesmo estilo de vida no futuro. Se isso no for suficiente, v trabalhar para um caf ou uma biblioteca. Pelo menos o fato de ver pessoas em seu redor podem ajud-lo a sentir-se menos sozinho.

E VOC, TEM ESTAS CARACTERSTICAS?


Esta apenas a primeira parte das dez caractersticas que (a meu ver) os freelancers necessitam de ter. Se o leitor tem apenas algumas delas, no se assuste. Est no caminho certo. Depois s lhe resta manter essas caractersticas intatas e tentar (ou no) desenvolver outras capacidades. No perca a nossa segunda parte do artigo amanh. Mas antes disso deixo-lhe duas perguntas: O leitor tem alguma destas caractersticas? At que ponto considera que so determinantes para que triunfe? Abrao e at amanh
Ol Carina,

No e-mail de hoje, Fran Christy fala sobre o pssimo hbito desenvolvido na infncia que torna grande parte das pessoas incapaz de descobrir como fazer o que deseja ou, de uma forma geral, qual o caminho para o sucesso em seus objetivos. Muitas pessoas falham na vida porque desconhecem as regras do jogo. No sabem como ter carreiras bem sucedidas, no sabem como fazer dinheiro, no sabem como montar seus prprios negcios, enfim, as pessoas ignoram detalhes e informaes

importantes e essenciais para conquistar aquilo que desejam e terminam por fracassar sem saber o que deu errado. As pessoas no tm informaes, no vo atrs delas ou no sabem como estrutur-las e utiliz-las principalmente porque em nossa fase de aprendizado, no aprendemos como faz-lo. No aprendemos como fazer as perguntas certas para descobrir o que no sabemos, no aprendemos como raciocinar de forma crtica e descortinar as evidncias, descobrindo como fazer as coisas na vida assim como o detetive revela os segredos de um crime aparentemente sem soluo. No, pelo contrrio! Aprendemos na escola a decorar um grupo de informaes imposto por outrem e a sermos "bonzinhos". Quanto maior nossa capacidade de obedecer a ordens (fazer a lio de casa, comportar-se) e memorizar informaes (para tirar notas boas nos testes), mais apreciados ns somos. Se somos bons alunos, nossos pais e professores ficam orgulhosos de ns, nos fazem elogios. Do contrrio, ficamos de castigo, perdemos regalias. Ao crescermos, mantemos o mesmo perfil. Agradamos nossos chefes, procurando fazer nosso trabalho bem direitinho para que possamos ser apreciados e, quem sabe, agraciados com aquela promoo ou aquele bnus de final de ano que usaremos para comprar aquela TV de 50 polegadas que estamos namorando j h algum tempo. Ouvimos histrias de milionrios e de pessoas que vivem um estilo de vida invejvel e desejamos o mesmo destino, mas no fazemos a menor ideia de como o fulano chegou l. Temos nossas suposies, mas elas so imprecisas, confusas e no garantem que, se arriscarmos, tambm teremos o mesmo destino. No final das contas, conclumos que essas pessoas tiveram sorte ou algo a que no temos acesso - uma informao secreta, uma ajuda de algum. No temos tempo para investigar mais a fundo, estamos ocupados demais sendo bons funcionrios para ganharmos o tal bnus que nos permitir comprar a "TVzona" que tanto queremos. Admiramos quem chegou l, mas no nos consideramos capazes de nos juntar a eles, ou simplesmente no sabemos como fazer, e ficamos por isso mesmo. Um trao comum s pessoas altamente bem sucedidas uma certa rebeldia. O histrico desses indivduos geralmente cheio de notas vermelhas na escola e problemas com autoridade. Por no aceitarem a imposio de ideias e a autoridade, eles cresceram sem desenvolver o hbito que corrompe e destri os sonhos daqueles

que preferem ser "bonzinhos". O certinho ou bonzinho desenvolveu um hbito muito nocivo: o hbito de aceitar passivamente ordens, ideias, sonhos e destinos. Quando se aceita algo passivamente, no se questiona os porqus, simplesmente se aceita. Se voc cresceu com pais que lhe davam respostas do tipo "Porque sim" ou "Porque no" ao invs de argumentos claros e lgicos, possvel que voc tenha desenvolvido o hbito de aceitar as coisas facilmente sem questionar, principalmente se elas vierem de uma fonte percebida como autoridade. Para desenvolver as habilidades necessrias para que voc possa descobrir como conquistar seus objetivos, ser preciso um movimento grande e determinado de sua parte para abrir mo desse hbito nocivo e aprender como pensar de forma crtica e lgica. No prximo e-mail, falaremos sobre como desafiar a autoridade que vem junto com muitas ideias prontas e comear a desenvolver o tipo de personalidade que sempre descobre como fazer de tudo.

Fran Christy - Excellence Studio Brasil

Vous aimerez peut-être aussi