Vous êtes sur la page 1sur 7

IBET

Instituto Bereano de Ensino Teolgico

Trabalho sobre Primeira e Segunda Epstola do apstolo S.Paulo A

Timteo

Geri Ferreira de Andrade Maria Aparecida de Andrade Jeferson Martins de Andrade

Instituto Bereano de Ensino Teolgico

Trabalho apresenta do curso de teolgia IBET de So Paulo, Instituto Bereano de Ensino Teolgico para concluso da matria: Epstolas Paulinas e E.P Gerais.

So Paulo 2011

Biografia da vida do apstolo Timteo.


Timteo em grego se escreve Timtheos, que significa honrando a Deus, ou honrado por Deus, ele nasceu em Lista uma antiga cidade da provncia Romana da Icnio e que passou a fazer parte do sul da Galcia. Filho de um pai grego e criado com sua av judia chamada Lide e filho da senhora Eunice ambas crentes e muito piedosas, os seus pais o criaram de acordo com os costumes judaicos e aprendeu as escrituras desde criana. Paulo o chamou para ser seu aprendiz na sua segunda viagem missionria. O mapa abaixo mostra os lugares que Paulo passou e entre estes lugares possvel observar onde Timteo esteve com ele.

Ele estava junto de Paulo e ajudou na evangelizao da Macednia e da Acaia alm de ter ajudado Paulo nos seus trs anos de pregao em feso, la se familiarizou com a cidade e com as necessidades da igreja. Tambm esteve em Jerusalm e esteve com Paulo durante sua primeira priso. Logo aps Paulo ter sido liberado da priso, Timteo viajou com ele e foi deixado em feso para resolver alguns problemas. Timteo tinha um carter confivel, mas no era vigoroso e nem era forte, quem o via tinha a impresso de ser imaturo, devido ser um jovem timido alm da timidez ele sofria de dores constantes no estmago, mas certamente ele tinha pelo menos 30 anos quando Paulo o deixou em feso.

As cartas que Paulo escreveu para ele servia para encoraj-lo e edifica-lo para que ele executa-se bem a tarefa que Paulo deixou para ele, tarefa esta que envolvia questes doutrinrias da igreja e exigia que Timteo enfrentasse as pessoas que estavam causando estrago na igreja, Paulo descreve os diferentes grupos da igreja e como tratar cada um deles, o apelo final a Timteo clssico diz assim: fuja, busque, combata, tome posse e guarde so mandamentos que mostravam a Timteo o segredo de ter uma vida ministerial vitoriosa. E Paulo segui viagem para as igrejas da Macednia, Timteo se Juntou a Paulo novamente no fima da sua vida e chegou a ser preso, mas logo foi liberado. De acordo com a tradio judaica, aps a morte do apstolo Paulo, Timteo estabeleceu-se em feso , no ano 80 d.c, Timteo tentou impedir uma procisso pag e, em resposta, os furiosos pagos o atacaram, arrastaram-no pelas ruas e o apedrejaram, at morrer e virou um mrtir.

Anlise da 1 epstola do apstolo S.Paulo a Timteo


O autor da carta foi: apstolo Paulo. Seu texto chave : mas,se tarda, para que saibas como convm andar na casa de Deus, que a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 3:15.

Versculos preeminentes e seus entendimentos


No captulo 1 ele escreve sobre conselhos doutrinrios e suas experincias pessoais. No versculo 3-6 ele fala sobre trato com os mestres legalistas, e ressalta doutrinas sem fundamentos que em vez de edificar o carter das pessoas causam brigas; v.7-11 os que desejam ser mestre da lei mas no entendem seu verdadeiro significado; v.12-13 Paulo relata seu chamado para levar o evangelho; v.18-20 Paulo passa o trabalho da obra para Timteo. Captulo 2 ele da conselho sobre a orao v.1-4 ele pede para que Timteo que interceda por todos os homens; v.5.6 ele ensina que Jesus nico mediador; v.7 Paulo relata que foi escolhido como apstolo dos gentios; v.8-15 ele passa para Timteo como os homens e mulheres devem se comportar. Captulo 3 descreve os requisitos para os bispos e diconos, v.2-7 ele fala como deve ser o carter de um bispo e como ele deve se portar no seu lar e ter uma imagem imaculada; v.8-13 fala do carter do dicono mas agora ressalta tambm como deve se comportar sua esposa; v.15 o propsito da carta; v.16 ele revela o mistrio de Cristo sua encarnao. Captulo 4 ele esclarece sobre os falsos mestres e apostasia; v.1-4 ele explica que alguns

abandonaram a f e levantara muitas pessoas ensinado coisas erradas; v.6-8 o bom servo de Jesus e primazia da piedade; v.12 a importncia do bom exemplo; v13-16 devemos sempre estar preparados estudando para que no sejamos pegos desprevinidos pelo impio e no descuidemos do dom que Deus nos deu cuidando sempre de sermos exemplos tanto para garantir nossa salvao como a de quem nos escuta. Captulo 5 como tratar os que crem, conselho referente administrao ministerial, v.1,2 tratar bem os mais velhos; v.3-20 ensine que justo que o presbtero receba um salrio; v.2125 devemos ser totalmente imparcial no nosso ministrio e no se preocupe por que todas as obras sero vista do mesmo jeito que nenhum pecado fica encoberto. Captulo 6 como o servo deve se portar, v.1,2 deveres do servo; v.3-12 os mestres que vo contra a palavra de Deus e s pensam no dinheiro so doentes mas voc deve se contentar com o que tem e continuar com seu testemunho; v.13-21 devemos cumprir nossa misso e ser fiel a Deus, avisar para os impios que tem muito dinheiro para no por sua vida na riqueza e ensinar que a verdadeira riqueza esta na palavra do senhor e para fazer uma base rica devemos fazer riquezas no cu e guardar nossa imagem no deixando que os falsos ensinamentos nos enflunciem.

Agora analisaremos a 2 epstola do apstolo S.Paulo a Timteo


Data: escrita mais ou menos entre 65 e 67 d.C em Roma esta foi as ltimas palavras do apstolo Paulo. Propsito: animar e instruir o jovem evangelista no trabalho ministerial, pedir seu filho na f Timteo que v logo a Roma levar o consolo de sua companhia. Acredita-se que Paulo esteve encarcerado duas vezes em Roma e que foi na Segunda vez que escreveu essa carta. Anteriormente desfrutara alguma liberdade pois vivia em uma casa alugada, durante esse tempo, teria acesso aos amigos, mas agora estava incomunicvel pois Onesforo tivera dificuldade para encontr-lo, muitos de seus companheiros o haviam abandonado, e ele esperava ser executado logo. Percebe-se na carta o tom triste da solido e o anseio de rever o amado Timteo. Caractersticas da epstolas: as duas cartas contm exortaes urgentes, possvel que Timteo estivesse enfermo. Paulo insiste com ele que no se envergonhe de seu testemunho, de seu amigo preso ou de seu trabalho, exorta tambm a considerar-se um soldado em batalha. Captulo 1 v.1 Paulo faz um comentrio da vida por estar unidos em Cristo Jesus; v.2 Paulo chama Timteo de querido filho na f; v.3-7 agradece a Deus e ora dia e noite pela famlia de

Timteo e sente muita saudade da famlia de Timteo; v.8 aconselha Timteo a dar o seu testemunho e no envergonhar-se de seu amigo estar preso; v.9-12 fala com Timteo para estar pronto para sofrer com ele por amor do evangelho; v.13 Paulo aconselha a Timteo a ficar firme na f e guardar o precioso tesouro que Deus lhe deu; v.14-18 Paulo pede a Deus misericrdia pelos seus amigos que o abandonaram mais antes tinha ajudado a ele muito. Captulo 2 v.1 fala para Timteo ser forte; v.2 guardar o ensinamento que ele recebeu; v.3-11 fala para Timteo ser um fiel soldado de Jesus, e deu o exemplo dos atletas que forma parte de uma competio, fez meno que ele estava sendo tratado como um criminoso por amor do evangelho; v.12-13 ele fala que se morrermos em Cristo suportarmos o sofrimento; v.13-15 recomenda para discutir por causa da palavra de Deus, mais para fazer com toda a aprovao de Deus e ensinar s a verdade; v.16-19 fala dos falsos mestres como Himinco e Fileto que abandonaram o caminho da verdade. Mais que Deus conhece o povo dele. Captulo 3 V.1-9 Fala que nos ltimos tempos haver muitos avarentos, vaidosos, ingratos e desobedientes. No tero respeito a religio e nem amor ao prximo, deu exemplo de duas pessoas como Janes e Jambres que foram contra Moiss e se perderam; V.10-13 Paulo fala que Timteo tinha seguido todos os ensinamentos que Paulo tinha dado a ele e lembrou ele o que tinha acontecido em trs cidades Antioquia, Icnio e Lista. As perseguies que sofri, mas Deus me livrou de todas; v.14 que Timteo ficasse firme naquilo que ele creu. Por que ele conhecia a palavra de Deus desde criana e que a escritura sagrada e inspirada por Deus til para ensinar a verdade e condenar o erro. Captulo 4 v.1-5 na presena de Cristo Jesus que julgara todos os homens tantos vivos como mortos por causa da vinda de Cristo e do seu reino. Que pregue a mensagem e insista em anunciar no tempo certo ou no. Ensine com toda pacincia porque vai chegar o tempo que as pessoas no vo dar ateno ou o verdadeiro ensinamento, mais seguiro seus prprios desejos; v.6 Paulo fala da sua morte e faz um pedido a Timteo e da saudao final: ele disse combati o combate, acabei a carreira e guardei a f. Pede para Timteo ficar com ele porque alguns companheiros dele foram embora e s tinha ficado Lucas. Que levasse Marcos tambm, mandou saudaes para seus irmos e amigos e pediu que a graa de Deus ficasse sobre eles.

Bibliografia

1-Bblia Joo Ferreira de Almeida, edio revista e corrigida 234- http://www.estudosnovotempo.com.br/timoteo/ 5- http://www.icibsb.org.br/estudos/analiseNT/aula21.pdf 6- http://scriptures.lds.org/pt/biblemaps/13 7- http://www.jesusvoltara.com.br/dicionariobiblico/timoteo.htm 8- http://www.dannybia.com/danny/intr.htm

Vous aimerez peut-être aussi