Vous êtes sur la page 1sur 9

FACULDADE DA TERRA DE BRASLIA - FTB

Anlise comparativa dos romances O sertanejo e Vidas Secas


*Andreia Peixoto *Milka Fonseca
O sertanejo, antes de tudo um forte Euclides da cunha

Esse ensaio tem por finalidade a anlise comparativa dos romances O Sertanejo de Jos de Alencar e Vidas Secas de Graciliano Ramos. Nosso estudo abordar as narrativas constitudas por seus autores durante o processo de construo dos romances, visando os aspectos narrativos, caractersticas das personagens, ambientao e estilo classificatrio dos romances. Nesse sentido, centraremos ateno nas obras buscando suas similitudes e distines na construo das personagens e suas caractersticas sertanejas. Nessa perspectiva, observaremos como o universo sertanejo influencia em cada obra especificamente e como cada autor trabalhou com a natureza humana das personagens e porque no dizer tambm do ambiente em que vivem os mesmos, seus movimentos, transformaes e interferncias na representatividade do homem sertanejo em nossa literatura. Iniciaremos com um breve resumo e anlise dos romances O sertanejo e Vidas Secas. O Sertanejo um romance da fase regionalista (ou sertanista) de Jos de Alencar, publicado em 1875, pe em cena o interior nordestino do sculo XVIII, onde se desenrola a trajetria repleta de herosmo de Arnaldo, vaqueiro cearense, homem do campo, simples, mas bravo lutador que tudo enfrenta por amor e por seus ideais. Os dias e os trabalhos do vaqueiro traam um painel do Nordeste do Brasil. Nesse romance o autor d expanso ao seu gnero ufanista, retratando com belas e radiantes cores a paisagem do serto brasileiro. Traa todo um complexo de caractersticas geogrficas e culturais, registrando o tpico da sociedade rural da poca, desde o comportamento individual e as relaes domsticas, at o registro do folclore.
*alunas da Ps Graduao/ Literatura Brasileira. (Ensaio apresentado na disciplina Literatura II Identidades e etnias, ministrada pelo professor Msc. Andr Lus Gomes Moreira)

Seu personagem central Arnaldo Loureiro, destemido vaqueiro a servio do capito-mor Campelo, que enfrenta os mais srios riscos na esperana de conquistar a simpatia da filha do fazendeiro. Arnaldo apresentado no romance como homem arredio, bom, simples e servidor, primeiro vaqueiro de uma fazenda, figura excepcional e misteriosa, com o pleno conhecimento e domnio da natureza, tendo hbito de dormir no alto de rvores na mata, cercado de animais selvagens. Pelas caractersticas de Arnaldo, jovem, belo, forte, gil, vive parte da civilizao, completamente acomodado natureza, convive integrado ao mundo social da fazenda onde trabalha, age sem vacilao ou hesitao e possui todas as caractersticas dos heris reais. Entretanto, Arnaldo apresentado pelo narrador como submisso ao seu senhor e patro. A sua submisso o preo do seu reconhecimento: Tu s um homem. Todavia, para s-lo em plenitude, Arnaldo deve aceitar incorporar ao seu nome, o nome do capito-mr, seu patro e senhor. Com a morte do pai, o capito Gonalo procura fazer de Arnaldo um substituto para aquele, havendo a recusa do sertanejo, que deseja sobretudo a liberdade. Ele tambm apaixonado por Flor, protegendo-a de todos os perigos, em qualquer que seja a situao. Marcos Fragoso, dono da fazenda vizinha Oiticica, que residia no Recife, chega regio e demonstra pretenso de tomar Flor como esposa. O orgulho de Gonalo Pires Campelo recusa a pretenso do outro, pois considera um ultraje sua filha ser desejada e pedida. Ele quer, por uma questo de orgulho, fazer pessoalmente a escolha do futuro marido de Flor. Marcos Fragoso, por seu lado, sentindo-se ofendido, procura raptar a moa, sendo suas tentativas frustradas por Arnaldo. Em desforra, ele manda cercar a fazenda Oiticica. Gonalo chama seu sobrinho Leandro Barbalho para casar-se com Flor e ordena ao padre que os case, diante dos homens de Fragoso. Arnaldo, entretanto, consegue a ajuda de uma tribo de ndios, de cujo chefe se tornara amigo e combate Fragoso, derrotando-o efetivamente. Ao final do combate, Leandro Barbalho morto por uma flecha, D.Flor abdica do casamento e lamenta enquanto Arnaldo tenta consolla. O elogio da vida rural e a exaltao das virtudes do homem do campo transparecem, praticamente, em cada um das pginas da obra, podemos caracteriz-lo como uma romance aberto, uma vez que o prprio autor ao final, promete continuar narrando as aventuras do sertanejo Arnaldo, o que no consegue por ter ocorrido a sua morte, antes que ele pudesse cumprir a promessa.

Jos de Alencar foi um grande escritor da prosa romntica brasileira, tendo escrito obras representativas para todos os tipos de fico romntica. A obra de Jos de Alencar pode ser dividida em dois grupos distintos; quanto ao espao geogrfico tais como: O serto do Nordeste - O Sertanejo , O litoral cearense - Iracema O pampa gacho - O Gacho entre outros, quanto evoluo histrica; O perodo pr-cabralino - Ubirajara, A fase de formao da nacionalidade - Iracema e O Guarani. A ocupao do territrio, a colonizao e o sentimento nativista - As Minas de Prata (o bandeirantismo) e A Guerra dos Mascates (rebelio colonial). O narrador do romance O Sertanejo onisciente, sabe tudo que se passa com todas as personagens, suas aes e pensamentos, narra todos os acontecimentos em primeira e terceira pessoa. A narrativa demonstra a valorizao da cultura nacional, atravs da apresentao dos costumes, comportamentos e geografia de determinadas regies do Brasil. Retrata tambm o cotidiano da vida nas fazendas do interior do nordeste. A linguagem erudita, embora seja um romance em que o protagonista uma pessoa simples, quase primitivo, sua fala culta e seus dilogos fortes e eruditos, como por exemplo nesse trecho do romance: _... Um amigo diferente: no o trairei jamais denunciando-o, e ainda menos abandonando-o ao poder de estranhos. Se ele ofender-me, decidiremos essa questo, entre ns, lealmente.(p.54)(grifo nosso) O vocabulrio regional e complexo, algumas vezes at desconhecido do habitual do leitor, vejamos: O debuxo de Arnaldo fora estresido com o suco do coipuma que d um bela tinta escalarte(p.180). Para entendermos esse vocabulrio com certeza ser necessrio o uso de um dicionrio de sinnimos. Texto de linguagem rebuscada e dificil, com certeza intencionalmente pelo autor, para os parmetros da poca, mas com um pouco de empenho do leitor, a leitura ser recompensada e enriquecida Os personagens so bem estruturados, redondos e com a trajetria bem definida pelo autor. Arnaldo, o sertanejo protagonista, heri guerreiro e apaixonado pela mocinha da histria, bem ao estilo idealizado pelos romnticos, o bom selvagem de Rousseau, heri do romnticos, indivduos que viviam no estado de natureza.O foco narrativo apresentado nas suas caractersticas bsicas , o ambiente natural extremamente abundante e acolhedor, a ponto de parecer ter sido criado na medida exata para servir ao homem, em terras distantes envoltas nos ideais libertrios alimentados nas figuras dos heris romnticos.

Observemos a descriao de Arnaldo: Era o viajante moo de vinte anos, de estatura regular, gil, e delgado de talhe.Sombreava-lhe o rosto, queimado pelo sol, um buo negro como os compridos cabelos que anelavam-se pelo pescoo. Seus olhos rasgados e vvidos, dardejavam as veemncias de um coraao indomvel. (p.13) Os personagens coadjuvantes que sustentam a saga herica do sertanejo so a famlia do capito-mor, sua esposa D. Genoveva, a filha D. Flor, o antagonista Marcos Fragoso, inimigo do Capito-mor Campelo e por consequncia e lealdade tambm inimigo de Arnaldo e o noivo escolhido de D. Flor Leandro Barbalho. Podemos caracteriz-lo como uma romance aberto, uma vez que o prprio autor ao final, promete continuar narrando as aventuras do sertanejo Arnaldo, o que no consegue por ter ocorrido a sua morte, antes que ele pudesse cumprir a promessa. Vidas Secas, um romance da segunda fase do modernismo de Graciliano Ramos, publicado em (1938), retrata a saga de uma famlia de sertanejos, que fogem da seca, composta por Fabiano patriarca da famlia, sujeito pobre, nordestino, bebe e perde dinheiro no jogo, sua esposa Sinh Vitria, e seus dois filhos sem nomes, chamados pelo autor de menino mais novo e o menino mais velho, crianas que parecem desconhecer a misria em que vivem. Baleia a cachorra da famlia tratada como gente e amada pelas crianas. A trajetria marcada por um ambiente de morte e sequido, por falta de ter o que comer a famlia se alimenta do papagaio animal de estimao. No percurso da fuga, eles encontram uma fazenda abandonada e se instalam . Com o perodo da chuva o dono seu Toms sujeito culto volta para a fazenda e Fabiano se submete a trabalhar como vaqueiro e assim sustentar os seus. Baleia adoece, cai o plo e fica s na pele e ossos, Fabiano resolve sacrific-la para acabar com o sofrimento da cachorra. Os meninos percebem o que o pai pretende fazer, e sofrem pela morte da cachorra que era considerada por eles como um integrante da famlia. Como j no bastasse, a grandes dificuldades e angstias j passadas pela famlia, eles teriam que lidar com outro tipo de realidade, a opresso dos que podem mandar, salientado na obra na figura do soldado amarelo uma autoridade do governo que abusa do deu posto e prende Fabiano sem nenhum motivo. E os que possuem uma posio social melhor do que as deles acham-se no direito de ludibri-los, como no caso do patro seu Toms, que na hora de acertar as contas passa para trs Fabiano.

Sinh Vitria, sua esposa e uma mulher sofrida inconformada com a misria que vive, Alerta sempre o esposo dos que usam de engano para com ele. Por saber fazer contas, percebe que as contas do patro esto erradas. Os personagens vivem no mesmo ambiente fsico e sofrem dos mesmos problemas acarretados pela seca , mas o grande diferencial entre eles o dinheiro do patro um sujeito que sabia se comunicar bem, simbolizando a cultura e a educao. Em quanto Fabiano por no saber lidar com as palavras difceis, associando-as ao mundo dos homens sbios se isola e no consegue se defender chega concluso de que no passa de um bicho. O ultimo captulo, Fuga, retrata a dura chegada da seca, a vida na fazenda se torna difcil o agouro da misria e sofrimento se instala no ar. Fabiano faz uma retrospectiva de todas as desgraas que lhe acontecera, mas j livre do sentimento de culpa por ter matado a cachorra. Neste momento que pela primeira vez o casal se une e refletem sobre suas vidas,Vitria com o seu otimismo transmite um pouco de paz e esperana para o esposo. E nesta mistura de sonhos, descrena e frustraes termina o livro. Graciliano Ramos, considerado o prosador mais importante da segunda fase do Modernismo. Suas obras, embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, no se esgotam numa perspectiva regionalista pois apresentam uma viso crtica das relaes humanas que as tornam de interesse universal. Deixou os romances Caets (1933), So Bernardo (1934), Angustia (1936), Vidas Secas (1938); um livro de contos, Insnia (1947); memria , Infncia (1945), Memrias do crcere (1953); literatura infantil, Histria de Alexandre (1944). Vidas Secas o ltimo romance de Graciliano Ramos e a nica experincia do autor com o foco narrativo na terceira pessoa, com um narrador onisciente, onde o prprio narrador se revela no interior dos personagens atravs dos dilogos que so construdas com frases curtas e bem sintetizadas , demonstrando com isto o afastamento entre os personagens, que vivem em um espao fsico marcado pela paisagem rida do serto nordestino. Fabiano que o protagonista da histria um homem bruto, que tem grandes dificuldades de se expressar. Isola- se, e se aproxima dos animais nos quais se identifica melhor. Os antagonistas da histria so sinh vitria e seus dois filhos, o soldado amarelo, o patro e a cachorra Baleia . A obra podemos assim dizer que um romance fechado, visto que, possui treze captulos at certo ponto independentes que se ligam por alguns flasbacks, com um tempo psicolgico e circular por marcar uma trajetria que se inicia com a seca e termina com a chuva, embora essa chuva no signifique grandes mundanas na vida da familia sertaneja.

A princpio percebe-se uma enorme distncia entre as duas obras, embora retratem a figura do homem sertanejo vivendo e sobrevivendo no serto nordestino. A primeira retrata Arnaldo, heri sertanejo, elaborado e constituido para ser o grandioso guerreiro, homem de virtude e consciente de sua condio na sociedade em que est inserido, com objetivos definidos, vivente e amante da natureza e leal ao seu povo, a segunda retrata o sertanejo retirante nordestino Fabiano que foge da seca junto com sua famlia e animais, a fim de buscar a sobrevivncia. Em comum as duas obras tm a seca retratada pelos seus autores, no entanto cada uma com o foco narrativo distinto, visto que, em Jos de Alencar, a narrativa exalta a terra, mesmo com todas as dificuldades retratadas no romance, seus personagens so constituidos sob a tica dos romnticos, o heri idealizado, completamente integrado natureza, a famlia burguesa, que mesmo vivendo na serto nordestino tem condies financeiras de se retirar quando a seca chega, vaqueiros matutos empregados dos fazendeiros ricos e as mulheres chamadas de filhas do serto, esposas carinhosas e filhas meigas e tmidas, submissas aos seus maridos e pais, entretanto bravas e corajosas quando a ocasio pedia, segundo o autor. J em Vidas Secas, Graciliano Ramos apresenta o serto rido, de terra estril que expulsa seus filhos para outras paragens, por no dar-lhes condies mnimas de sobrevivncia. Seus personagens so embrutecidos, quase animalizados pelas condies de flagelo em que sobrevivem no serto. O casal, Fabiano e Sinh Vitria, representa o ncleo da trama: Fabiano mantm-se fiel a seus hbitos de vaqueiro - uma extenso do animal, totalmente adaptado ao cavalo e roupa de couro. No lado oposto, Sinh Vitria que tambm guarda o poder de adaptao s piores condies materiais, mas vive enaltecendo uma figura, para ela exemplar, o seu Toms da bolandeira, um homem que sabia ler e tinha uma cama de couro. Vaqueiro, rude, curto das idias, sem instruo e sem capacidade de entendimento, Fabiano no tem planos e vive a procura de trabalho. Seu nimo varia de acordo com suas dificuldades, algumas vezes se sente homem e assim como Arnaldo sente orgulho de viver em condies precrias que s admitem os mais resistentes, no entanto, outras vezes se sente como um bicho e se lamenta de viver nas mesma condio, na tragdia de pertencer a mesma realidade do seu animal. Nessa Obra, o autor modernista trata da problemtica da seca e demonstra a opresso social em que vivem os flagelados e como suas vidas secam durante a trajetria de suas histrias tristes.

Enfim, a similitude quase no aparece entre as duas obras, a no ser o ambiente sertanejo e a exaltao do carter forte do sertanejo, no entanto um leitor atento pode entrever que entre a duas, h o universo humano, seja no serto romntico ou no serto rido, os sertanejos buscam respostas para suas vidas, nem sempre encontradas ou assimiladas, mas movimentam-se no sentido de encontrar seu espao e marcar em suas histrias a singular existncia com suas certezas e contradies, tanto no flagelado universo de Fabiano como no universo romntico e idealizado de Arnaldo, seguem seu caminho lutando pela vida como sertanejos fortes que so e como qualquer humano vivente buscam sanar suas inquietaes humanas do talvez entender estar-no-mundo, seja no serto romntico ou no serto rido que seca vidas.

Bibliografia
ALENCAR Jos de O Sertanejo Romance brasileiro. So Paulo: Edigraf S.A. 1988 RAMOS , Graciliano. Vidas Secas . Rio de Janeiro : Record , 1998. BOSI , Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix. 1988 http://pt.wikipedia.org acesso em 22 de novembro de 2007

FACULDADES INTEGRADAS DA TERRA DE BRASLIA FTB


CURSO DE PS-GRADUAO EM LITERATURA BRASILEIRA

MILKA FONSECA ADRIANA PEIXOTO

ANLISE COMPARATIVA DAS OBRAS : O SERTANEJO DE JOS DE ALENCAR E VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS

Estudo comparativo apresentado disciplina Literatura II- identidade e Etnias como requisito parcial para concluso do curso e obteno de notas na respectiva disciplina, sob a orientao do prof. Msc. Andr Luis Gomes Moreira.

NOVEMBRO/2007 RECANTO DAS EMAS - DF

Vous aimerez peut-être aussi