Vous êtes sur la page 1sur 31

PEDAGOGIA ESPRITA

Obra de Jos Herculano Pires. 1a edio - Setembro de 1990. Editora J. Herculano Pires Juiz de Fora (MG).

Prefcio de Luiz Antonio Fuchs

1. Esta obra, segundo seu prefaciador, foi constituda com os textos mais significativos produzidos por Herculano Pires para o peridico Educao Esprita, que ele dirigiu no perodo de 1970 a 1974. (Pg. XII)

O mistrio do ser

2. A educao depende do conhecimento menor ou maior que o educador possua de si mesmo. Conhecer-se a si mesmo o primeiro passo do conhecimento do ser humano. Como as diferenas temperamentais, culturais, raciais, de tipologia psicolgica, de nacionalidade, cor ou tamanho so apenas acidentais, a educao universal e seus objetivos so os mesmos em todas as pocas e em todas as latitudes da Terra. (Pg. 1) 3. Essa padronizao, que deveria simplificar a educao, na verdade a complica, porque existem as diferenciaes individuais e grupais por baixo do aspecto padronizador. Cada indivduo nico, diferente dos demais, mesmo nos grupos afins. O mistrio do ser, que aturde os educadores, chama-se personalidade. (Pg. 1) 4. Educar decifrar o enigma do ser em geral e de cada ser em particular, de cada educando. Ren Hubert, pedagogo francs contemporneo, define a educao como um ato de amor, pelo qual uma conscincia formada procura elevar ao seu nvel uma conscincia em formao. Nesse sentido, o verdadeiro educador o que pratica a Religio verdadeira do amor ao prximo. O ato de educar essencialmente religioso. No apenas um ato de amor individual, do mestre para o discpulo, mas tambm um ato de integrao e salvao. A Educao no procura integrar o ser em desenvolvimento numa dada situao social ou cultural, mas na condio humana, salvando-o dos condicionamentos animais da espcie, elevando-o ao plano superior do esprito. (Pgs. 1 e 2)

Pela educao integral

5. A Educao Esprita no surge como uma elaborao artificial em nosso tempo, como uma novidade a mais desta fase de transio. Toda forma de cultura exige meios de transmisso. O meio bsico de transmisso cultural a educao. Era inevitvel, pois, com o advento do Espiritismo, o aparecimento da Educao Esprita, que foi se delineando aos poucos, maneira da Educao Crist: primeiro no lar, depois nas instituies em forma de catecismo e por fim na criao das primeiras escolas. (Pgs. 5 e 6)

6. A Educao Esprita objetiva sobretudo uma forma de Educao Integral e Contnua, abrangendo ao mesmo tempo todo o complexo da personalidade do educando e todas as faixas etrias em que ela se projeta. Ligada historicamente linha rous-seauniana da Educao Moderna, atravs de Pestalozzi, de quem Kardec foi discpulo e continuador, a Educao Esprita se entrosa naturalmente nas aspiraes e nos objetivos da Pedagogia contempornea. (Pg. 8)

E a quem melhor despertar, seno s crianas?

7. Os evangelhos de Jesus constituem uma sntese das conquistas espirituais da Humanidade em toda a sua evoluo, at o momento histrico do advento do monotesmo como uma realidade social. Ora, negar s crianas o direito educao crist, atravs da evangelizao, seria sonegar-lhes o quinho que lhes cabe na herana cultural. Sem o processo da educao, o ato de amor de Kerchensteiner e Hubert, no despertaremos para a nova orientao que devemos seguir na nova encarnao, na nova experincia existencial. Sem o impacto da educao, a cultura do passado no renascer em ns em seu novo desenvolvimento. (Pgs. 11 e 12) 8. As pesquisas sobre a educao primitiva mostram que mesmo nas tribos selvagens a iniciao nos costumes, nos rituais, nas crenas e nas tradies da nao se processa com regularidade, dentro de uma sistemtica apropriada, porque o direito de escolha, de opo, no exerccio do livre-arbtrio individual, pressupe inevitavelmente o direito de aquisio dos elementos necessrios ao julgamento. A educao no um ato de imposio, de violao de conscincia, mas um ato de doao. (Pgs. 12 e 13) 9. O educador oferece ao educando os elementos de que ele necessita para integrar-se no meio cultural e poder experimentar por si mesmo os valores vigentes, rejeitando-os, aceitando-os ou reformulando-os, quando amadurecer. (Pg. 13)

Condies da criana

10. As condies de aprendizado da criana variam numa escala progressiva, segundo o seu desenvolvimento psicossomtico. Determinar uma idade-limite em que essas fases se sucedem temerrio. As escalas ontogenticas so bastante flexveis, mas no campo especfico da psicogentica verifica-se uma continuidade entre a percepo e o desenvolvimento da representao. (Pg. 13) 11. No tocante ao desenvolvimento da linguagem, diz Ren Hubert, ela acompanha o desenvolvimento da inteligncia. A inteligncia infantil se manifesta progressivamente, passando da fase sensrio-motora para a fase prtica, desta para a representativa e desta para a abstrata. Mas est sempre atuante no desenvolvimento orgnico e psquico. (Pg. 13) 12. Enfrentando o problema na posio materialista, podemos negar criana a capacidade de compreenso de certos princpios abstratos, mas, enfrentando-o numa posio esprita, teremos de admitir suas possibilidades latentes. (Pg. 13) 13. preciso, porm, lembrar que a evangelizao da infncia no nem pode ser feita em termos de pura abstrao, o que seria um ilogismo. Da o apelo muito justo e pedaggico s historietas figuradas. (Pg. 14) 14. Trata-se de uma tcnica audiovisual de inegvel eficincia e seu objetivo no a transmisso dos princpios doutrinrios, mas o despertar da criana para a compreenso de realidades que ela j traz no inconsciente, na memria profunda que guarda as vivncias do passado. (Pg. 14)

II

15. A funo da historieta a mesma da maiutica de Scrates e lembra o acordar da reminiscncia platnica na mente do Esprito encarnado. (Pg. 14) 16. Essa funo corresponde precisamente ao objetivo real da educao, que no transmitir ensinamentos, mas predispor a mente a receb-los atravs da instruo e assimil-los na formao cultural. Por isso, a evangelizao da criana no pode ser encarada como ato de imposio ou de violncia. Nenhuma aula de evangelizao esprita impe dogmas de f nem pretende realizar a internalizao dos princpios espritas. Sua finalidade o contrrio: despertar na criana as suas foras interiores e faz-las aflorar no plano da conscincia. O que se pode enriquecer essas aulas com as contribuies do Mtodo Montessori, criando um ambiente estimulante e juntando s historietas outros elementos sensoriais, de acordo com as faixas etrias dos alunos. Os trabalhos de Maria Montessori e sua teoria educacional correspondem em grande parte s aspiraes e objetivos da evangelizao esprita das crianas. (Pg. 14)

Educao no lar

17. Aps defender a tese de que no podemos restringir essa tarefa apenas ao mbito familial, Herculano adverte que a preocupao dos cursos de evangelizao da infncia, no meio esprita, no nem pode ser a da transmisso de princpios, mas apenas a de preparao do esprito infantil para o bom aproveitamento da sua atual encarnao. A orientao moral no uma preparao filosfica, mas um processo de integrao das novas geraes em determinado sistema de vida, a fim de que possam beneficiar-se com as experincias e conquistas das geraes anteriores. (Pgs. 15 e 16) 18. A educao esprita comea no lar. Nas famlias espritas dever dos pais iniciar os filhos nos princpios doutrinrios desde cedo. A falta de compreenso da doutrina faz que certas pessoas pensem que as crianas no devem preocupar-se com o assunto. Tais pessoas se esquecem de que seus filhos necessitam de orientao espiritual e que essa orientao ser tanto mais eficiente quanto mais cedo lhes for dada. preciso no esquecer que as crianas so espritos reencarnados, espritos adultos que se vestem com a roupagem da inocncia para iniciarem uma vida nova. (Pgs. 16 e 17) 19. Ensinar s crianas o princpio da reencarnao, da lei de causa e efeito, da presena do anjo guardio em suas vidas, da comunicabilidade dos Espritos e assim por diante, um dever inalienvel dos pais. As crianas j trazem consigo o germe desses conhecimentos e esto mais prximas do mundo espiritual que os adultos. O maior patrimnio que os pais podem legar aos filhos o conhecimento de uma doutrina que vai garantir-lhes a tranqilidade e a orientao certa no futuro. (Pg. 17) 20. A melhor maneira de desenvolver a educao esprita no lar organizar festinhas domingueiras com prece, recitativos infantis de tema evanglico, explicao de parbolas, canes espritas e brincadeiras criativas que ajudem a despertar a criatividade das crianas. Essas festinhas preparam o esprito da criana para as aulas no Centro e na escola. (Pg. 18) 21. Esconder s crianas de hoje a verdade esprita cometer um verdadeiro crime contra o seu progresso espiritual e a sua integrao na cultura esprita do novo mundo que est nascendo. A educao no lar a base de todo o processo posterior de educao escolar e de educao social que os jovens iro enfrentar na vida. (Pg. 18)

Educao e regenerao

22. Espiritismo educao. Educao individual e educao em massa. Contudo, h os que querem reduzir a Educao Esprita ao campo do autodidatismo. S entendem a educao individual pela doutrina. Cumprindo um dos seus objetivos, o Espiritismo de massas exige educao massiva, porque a misso do Espiritismo no esclarecer alguns indivduos em meio s multides, mas III

esclarecer as multides, alargar o conhecimento humano, colocar os homens diante da realidade integral da vida, para regener-los. (Pg. 19) 23. Segundo vemos em O Livro dos Espritos, pela educao que o mundo poder regenerar-se. A Educao Crist substituiu a Educao Pag e modificou a Terra. A Educao Esprita renovar a Educao Crist e, com ela, o Mundo. (Pg. 20) 24. Educao Esprita o processo de orientao das novas geraes de acordo com a viso nova que o Espiritismo nos oferece da realidade. Mas, a Educao Esprita no um processo de coao, de imposio das idias espritas, mesmo porque um dos princpios fundamentais do Espiritismo o da liberdade de conscincia. O Espiritismo no uma forma de dominao de conscincia, mas de libertao. (Pg. 20) 25. Assim, a Educao Esprita, tal como a Crist, apresenta-nos dois aspectos correspondentes s exigncias atuais. De um lado, deve ser um sistema educacional aplicvel ao meio esprita. De outro, uma influncia educacional remodelando os postulados pedaggicos no sentido geral. No podemos pretender que todas as naes se tornem espritas, o que seria uma utopia e um contra-senso; por isso no tenhamos a iluso de que a Educao Esprita absorver e englobar numa s todas as formas pedaggicas existentes. Essa inteno seria contrria concepo esprita. (Pgs. 20 e 21)

As dimenses da educao

26. A educao s se tornou problemtica nos momentos em que se desligou da religio. Enquanto as religies incorporaram em suas estruturas gerais o conceito de educao como salvao e a prtica educativa como catequese, no havia problema. Quando, porm, o pensamento crtico se desenvolveu, a ponto de atingir a prpria substncia da f, retirando ao homem a base de suas certezas tradicionais, surgiu a problemtica da educao. (Pg. 25) 27. A reincorporao da educao estrutura religiosa, verificada na Idade Mdia, no representou um retrocesso, porque se realizou num plano de enriquecimento conceptual, ou seja, embora dominada pela concepo religiosa, a educao medieval j se processava numa perspectiva racional, fruto de um lento processo de caldeamento em novas possibilidades. (Pg. 26) 28. Na medida em que vo surgindo, nas linhas sucessivas desse processo, as dimenses espirituais do homem, a educao naturalmente se desenvolve em perspectivas dimensionais. (Pg. 26) 29. Encarar a educao num plano de desenvolvimento progressivo, no apenas histrico, permite-nos uma melhor compreenso do problema educacional. Da educao primitiva como simples forma de integrao passamos s formas religiosas e cvicas, como processos de domesticao, para atingirmos os conceitos clssico e moderno de formao cultural, em que as condies de imanncia social so finalmente rompidas pelo impulso de transcendncia espiritual. (Pgs. 26 e 27) 30. Se pudermos encarar a educao como um processo de desenvolvimento dimensional da cultura, no como substituio de fases histricas condicionadas pelo tempo, mas de um processo que se serve do tempo, estaremos mais prximos de uma viso global do problema. (Pg. 27)

IV

As dimenses do homem 31. As dimenses da educao decorrem das dimenses do homem. Se o homem pode ser encarado, tanto espiritual como socialmente, numa perspectiva de sucesses dimensionais, ento o processo educativo tambm ser suscetvel dessa visualizao. (Pg. 27) 32. A tese de Jean Paul Sartre, em seu conhecido ensaio de ontologia fenomenolgica, pode ser assim resumida: antes de mais nada, o corpo existe, e este existir sua primeira dimenso; depois o corpo entra em relao com os outros, e nesta relao surge a sua segunda dimenso; por fim, no conhecimento do corpo pelos outros tem ele a sua terceira dimenso. (Pg. 28) 33. Essa dialtica das dimenses adquire em Denis de Rougemont maior densidade ontolgica, porque passa do plano da fenomenologia para o da metafsica, embora se apresente numa perspectiva fidesta. A transcendncia do ser, que a sua terceira dimenso, equivale a um duplo processo de relaes: no plano social como amor do prximo e no metafsico como amor de Deus. (Pgs. 28 e 29) 34. Essas dimenses se tornam, porm, ainda mais claras num enfoque histrico-cultural: a primeira dimenso a do horizonte tribal, que o autor define servindo-se da teoria do corpo mgico ou corpo-sagrado do ensasta austraco Rudolf Kessner, em que o homem primitivo aparece como simples parcela de um todo fechado em si mesmo; a segunda dimenso a do horizonte civilizado, em que surge o indivduo urbano que se torna cidado; a terceira dimenso a do transcendente, em que o homem se torna cristo, integrando-se nos princpios espirituais da civilizao. (Pg. 29) 35. o seguinte o esquema apresentado pelo prprio Denis de Rougemont: Se o homem do cl, da tribo ou da casta s tinha uma dimenso real: sua relao com o corpo sagrado; se a segunda dimenso, inventada pelos gregos, a que rene o indivduo e seu modo de relaes, a cidade; So Paulo definiu a terceira dimenso: a relao dialtica com o transcendente, religando o indivduo como vocao divina comunidade, como amor do prximo. Esse homem, melhor liberado que o indivduo grego, melhor entrosado que o cidado romano, mais livre pela f mesma que o entrosa, o arqutipo do Ocidente que nasce, a pessoa. (Pgs. 29 e 30)

Educao e Filosofia

36. Foi Ren Hubert quem, ao publicar o seu Tratado de Pedagogia Geral, na Frana, procurou lanar as bases realmente filosficas de uma Filosofia da Educao. No prefcio de seu livro, Hubert reproduz a crtica que Paul Desjardins havia feito aos reformadores da educao, aos formuladores da escola pensada francesa. O centro, de que tudo parte e que no foi assinalado com suficiente nfase em nenhum lugar, diz Hubert, o homem: a escola pensada francesa a que se dedica a ensinar e fazer nascer o Homem. (Pg. 32) 37. A Filosofia da Educao abrange todo o contexto de aes e reaes objetivas e subjetivas que vai do ser como ser ao social como social e como cultura. Investigar as possibilidades metodolgicas da teoria das dimenses humanas parece-nos, pois, tarefa das mais promissoras. (Pgs. 33 e 34) 38. Superar a situao conflitiva do presente para encontrar um plano de unidade equivaler a reconstruir a homogeneidade religiosa, porque, segundo Hubert, o destino do homem consiste em ser esprito, e o fim da educao, segundo Kerchensteiner, a criao de um ser espiritual. (Pg. 35)

Educao e religio

39. O aparecimento e o desenvolvimento da escola leiga, do laicismo pedaggico, tm sua fonte em trs grandes equvocos que felizmente esto agora em fase de extino: 1o) O equvoco do Materialismo, que na verdade s apareceu de maneira clara e definida na poca moderna. Foi o desenvolvimento das Cincias que permitiu uma fundamentao positiva para o Materialismo e conseqentemente a sua formulao filosfica. Desde ento surgiu o conflito Cincia versus Religio. Os homens cultos e os espritos fortes opuseram-se ao ensino da Religio nas escolas por consider-lo determinante de retrocessos culturais. O laicismo tinha por finalidade garantir uma educao liberta de supersties e preconceitos que as religies semeavam e estimulavam nos educandos. 2o) O equvoco do Espiritualismo, que, partindo de premissas certas, desenvolveu-se em vrias formas de falsos silogismos, chegando a concluses erradas na elaborao de suas teologias, teogonias e dogmticas. 3o) O equvoco da Filosofia, que, atravs da Gnosiologia, da Teoria do Conhecimento, acabou referendando os dois equvocos acima, particularmente a partir do criticismo kantiano, que delimitou o campo do conhecimento possvel, relegando para o impossvel, portanto fora do alcance cientfico, os problemas espirituais. A separao entre Cincia e Religio foi ento oficializada no plano cultural. Se o homem s podia conhecer atravs da Cincia pelo uso da Razo, no havia motivo algum que justificasse nas escolas a disciplina religiosa. A escola se tornava instrumento da Cincia. A Religio devia, pois, restringir-se ao mbito familial e ser ministrada nas igrejas. (Pgs. 36 e 37) 40. Hoje em dia a situao est mudada. O Materialismo perdeu seus elementos de sustentao no campo da Razo e uma das causas foi a descoberta de que a matria simples condensao de energia. O Espiritualismo modificou-se e continua a modificar-se profundamente, e o fanatismo obscurantista no tem mais nenhuma possibilidade de manter o seu domnio nos povos. A Filosofia, por sua vez, est francamente de volta s suas razes espiritualistas. A situao atual revela-se, assim, favorvel soluo do impasse educacional criado pelo fanatismo religioso, pois, cientfica e filosoficamente, j se reconhece que a Religio uma das provncias principais do conhecimento. (Pgs. 38 e 39)

Religio nas escolas

41. Ao lado de todos esses eventos devemos assinalar o desenvolvimento das pesquisas e dos estudos sobre a Religio no meio universitrio. H um conceito novo de f. Tudo isso facilita a compreenso de que no podemos ter Educao sem Religio e de que o sonho da Educao laica no passou de resposta aos grandes equvocos do passado j referidos. (Pg. 40) 42. Reconhecendo que a Religio corresponde a uma exigncia natural da condio humana e a uma exigncia da conscincia humana, e que pertence de maneira irrevogvel ao campo do Conhecimento, devemos reconduzi-la escola, desprovida porm da roupagem imprpria do sectarismo. Temos de introduzir nos currculos escolares, em todos os graus de ensino, a disciplina Religio ao lado da Cincia e da Filosofia. (Pg. 41) 43. A Educao proposta por Ren Hubert tem por fundamento a Filosofia do Esprito. Nessa proposta a Religio comparece, no como um ensino dogmtico e sectrio, mas como resposta s exigncias conscienciais do homem, esclarecendo-lhe os problemas da existncia de Deus, da VI

natureza espiritual das criaturas e da sua destinao transcendente. No o padre, nem o pastor, nem o rabi, nem a catequista que vo dirigir a cadeira, mas o professor especializado no assunto, tratando dos problemas religiosos como se trata dos filosficos e cientficos. (Pgs. 41 e 42) 44. De posse dos dados fornecidos pela disciplina escolar, o educando decidir por si mesmo o setor religioso em que se localizar, se for o caso, mas poder tambm apoiar-se nesses dados para o desenvolvimento de sua prpria religio, pois, como demonstrou Bergson, existe a religio dinmica individual que no se cristaliza em estruturas sociais. (Pg. 42) 45. A Educao, dessa maneira, no seria parcial, voltada apenas para os problemas imediatos da vida, mas forneceria elementos racionais para a formao espiritual do educando. Ela no seria religiosa no sentido estreito do sectarismo hoje dominante, visto que, s portas de uma civilizao espiritualista, no podemos continuar educando as crianas e os jovens nos moldes obsoletos do passado. Educao sem religio atualmente absurda, como absurda a educao materialista que continuamos a aplicar. (Pg. 43)

Nascimento da educao crist

46. A prtica judaica e a teoria crist deram nascimento a um novo tipo de educao, correspondente s aspiraes da nova era que brotava dos ensinos de Jesus. Mais tarde, como sempre acontece em Educao, teria de surgir a Pedagogia Crist, que se dividiria em vrios sistemas pedaggicos. Diz Lorenzo Luzuriaga, na sua Histria da Educao e da Pedagogia, que a Educao Crist se realizou, nos primeiros tempos, direta e pessoalmente. Era ento uma educao sem escolas. (Pgs. 45 e 46) 47. Henri Marrou informa que a expresso educao crist encontrada nos escritos de So Clemente de Roma, l pelo ano 96. So Paulo, antes dele, j se preocupara em aconselhar os pais sobre a maneira de educar os filhos. Foi, porm, por volta de 179 que o filsofo grego Pantenus, convertido ao Cristianismo, fundou em Alexandria a primeira escola de catequistas. Os didscalos, catequizadores sem preparo, iam ser substitudos por professores formados em curso especial. (Pgs.46 e 47)

A pedagogia crist

48. A Pedagogia propriamente dita s aparece depois do desenvolvimento da Educao, porque a Pedagogia o estudo, a pesquisa, a reflexo sobre o processo educacional. Cada sistema educacional que surge e se desenvolve sob a presso das necessidades culturais, vale-se inicialmente de uma orientao pedaggica estranha, at que crie sua prpria Pedagogia. Cada nova Educao no a negao da anterior, mas o seu desenvolvimento. (Pg. 47) 49. O Cristianismo apresenta-se, ainda hoje, sobrecarregado de heranas pags e judaicas, e essas heranas pesaram tambm no desenvolvimento da Educao Crist. Mas, na era patrstica, entre os sculos III e IV, elas vo servir para a elaborao da Pedagogia Crist. Clemente de Alexandria, autor de O Pedagogo, primeiro tratado pedaggico do Cristianismo, era formado em Filosofia grega. Seu discpulo e continuador, Orgenes, autor da Suma Teolgica Metafsica, teve a mesma origem cultural e considerava a Filosofia como o prembulo da Religio. (Pgs. 47 e 48) 50. Com So Bento a Educao Crist comea a abrir suas portas para o mundo, saindo do recinto fechado dos mosteiros para aceitar alunos externos. Mas com Agostinho, autor de A Cidade de Deus, que a herana platnica se acentua vigorosamente na Pedagogia Crist, ao mesmo tempo em que os elementos fundamentais da Pedagogia Pag so adaptados Escola Crist e nela integrados: as artes liberais, a retrica, a eloqncia e a cultura fsica. (Pg. 48) VII

51. O episdio ocorrido no ano 362 com Juliano, o imperador apstata que proibiu os professores cristos de lecionar nas escolas imperiais, sintomtico. Juliano tinha razo. Como podiam os professores cristos ensinar na escola pag sem trair seus princpios, sua f e, ao mesmo tempo, sem trair o paganismo? E como poderiam os alunos cristos aceitar o ensino pago sem renunciar sua prpria formao crist iniciada no lar? Estamos hoje, como os cristos do sculo IV, perante um dilema semelhante e por isso, evidentemente, que assistimos ao nascimento da Educao Esprita. (Pgs. 48 e 49)

Nascimento da educao esprita

52. Cada fase da evoluo histrica marcada por uma nova concepo do homem e do mundo. conhecido o esquema formulado por Augusto Comte. A evoluo humana se processa em trs estados ou fases: 1o) o estado teolgico representado pelas civilizaes teocrticas e mitolgicas da Antigidade; 2o) o estado metafsico simbolizado pela Idade Mdia; 3o) o estado positivo a que corresponde o Positivismo como filosofia cientfica, representado pela era das Cincias. (Pg. 51) 53. Um leitor da Revista Esprita props em carta a Kardec o acrscimo de mais um estado lei formulada por Comte: o estado psicolgico. Kardec acatou a sugesto (Revue de abril de 1869). O acerto dessa proposio se confirmou no decorrer da segunda metade do sculo XIX e neste sculo. Estamos hoje, inegavelmente, na Era do Esprito. (Pgs. 51 e 52) 54. Para negar que estamos na Era do Esprito no estado esprita seria preciso negar todos os avanos que a Cincia conquistou nos ltimos 50 anos nas reas da Parapsicologia, da Fsica e da Astronutica. (Pg. 52) 55. No mesmo instante em que o homem conseguiu ver a face oculta da Lua, os cientistas soviticos conseguiram, em suas pesquisas com a cmara Kirlian, na Universidade de Alma Ata, no Casaquisto, ver e fotografar o corpo espiritual do homem. E conseguiram mais, pesquisando o fenmeno da morte, constatar que esse fenmeno s ocorre quando o corpo bioplstico se retira do corpo carnal, que s ento se cadaveriza. (Pg. 53) 56. O Cristianismo havia conseguido a converso do mundo ocidental. O Espiritismo, com seus fatos, est conseguindo a converso da Cincia. (Pg. 53) 57. A cultura, tanto objetiva, quanto subjetiva, da Era do Esprito, no pode ser transmitida s novas geraes atravs dos limitados recursos da Educao Crist ou da Educao Leiga, ambas superadas. O conflito Materialismo versus Espiritualismo, que gerou essas duas formas de educao, no tem mais possibilidades de sobreviver na cultura atual. A nova concepo do homem e do mundo que marca o nosso tempo exige uma educao de dimenses csmicas e espirituais. (Pg. 53)

A descoberta do esprito

58. Em 1855 o Prof. Denizard Rivail comeou a investigar os fenmenos psquicos que haviam, sete anos antes, abalado os Estados Unidos e repercutido intensamente na Europa. Em 1857 lanava em Paris O Livro dos Espritos como primeiro fruto de suas pesquisas, em que havia descoberto o esprito, determinado a sua forma, a sua estrutura e as leis naturais e no sobrenaturais que regem suas relaes com a matria. Baseado em provas, ele podia afirmar que a natureza do homem espiritual e no material, que ele sobrevive morte, que possui um corpo energtico e se submete ao processo biolgico da reencarnao, para evoluir como Ser, despertando em sucessivas existncias as suas potencialidades nticas. (Pg. 54)

VIII

59. Denizard Rivail, que para tanto adotara o nome de Allan Kardec, tornou-se o professor de Espiritismo, como passaram a cham-lo os que aceitaram a sua verdade. Para isso lanou uma revista especializada, a Revista Esprita, e passou a fazer conferncias e publicar livros e folhetos em linguagem didtica, bem acessvel ao povo. Estava iniciada a Educao Esprita, embora Kardec, por ser ainda cedo para isso e por falta de tempo, no nos tenha deixado nenhuma obra especfica de Educao Esprita. (Pgs. 54 e 55) 60. Mas, se no conseguiu fazer o necessrio no tocante Educao Esprita, a verdade que deixou sua obra doutrinria impregnada do ideal educacional. O Espiritismo, diziam-lhe os Espritos, tem por misso modificar o mundo. E ele consignou em O Livro dos Espritos: A educao a chave do progresso moral. (Pg. 55) 61. Encarando o problema da evoluo do mundo, Kardec adverte em sua principal obra: O Esprito s pode avanar gradualmente. No pode transpor de um salto a distncia que separa a barbrie da civilizao(LE., 271). A importncia da educao ressalta deste trecho: Encarnando-se com o fim de se aperfeioar, o Esprito mais acessvel na infncia s impresses que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que esto encarregados da sua educao (LE, 383) (Pg. 56)

O ensino esprita

62. O que Kardec entendia por estudo profundo e continuado no era apenas autodidatismo, segundo parece sugerir a expresso: no silncio e no recolhimento. No Projeto 1868, ele sugere fosse ministrado um curso regular de Espiritismo, com o fim de desenvolver os princpios da Cincia Esprita e propagar o gosto pelos estudos srios. Esse curso acentuou o Codificador ter a vantagem de criar a unidade de princpios, de obter adeptos esclarecidos, capazes de difundir as idias espritas e de desenvolver grande nmero de mdiuns. (Pg. 56) 63. Hoje, mais do que nunca, o problema do ensino esprita se acentua como necessidade imperiosa. Seria possvel a divulgao de uma doutrina assim complexa, que toca em todos os ramos do saber, sem a criao de cursos regulares, dados por professores competentes? (Pg. 57) 64. O ensino esprita, como todo e qualquer ensino, requer sistematizao escolar. A fase sem escolas da Educao Esprita, como a de qualquer outra forma educacional, pertence aos primrdios do movimento esprita. A rede de escolas j instaladas mostra que a escola esprita no mais um sonho, uma hiptese, uma utopia: uma realidade concreta, social e cultural, que avana para um futuro esplendente. (Pgs. 57 e 58) 65. Alguns observadores menos avisados estranham o que chamam de mistura de matrias escolares com princpios espritas. Mas, desde que Eurpedes Barsanulfo fundou e dirigiu, com admirvel proveito, o Colgio Allan Kardec em Sacramento, pelos idos de 1909, ningum mais conseguiu nem conseguir deter a marcha da escola esprita, porque ela corresponde a uma necessidade vital desta fase de transio da vida terrena. Por isso a Educao hoje o tema mais importante da atualidade doutrinria. Todos querem progredir, esclarecer-se, orientar seus filhos. E todos sentem, todos sabem que a escola esprita a nica realmente capaz de preparar as novas geraes para a nova era que est surgindo. (Pgs. 58 e 59)

Testemunho de Kardec IX

66. Kardec no foi apenas o iniciador da Educao Esprita. Foi tambm a primeira testemunha da eficcia dessa nova forma de educar. Na Revista Esprita de fevereiro de 1864, no editorial intitulado Primeiras lies de moral na infncia, analisa com exemplos algumas contribuies do Espiritismo para modificar a educao vigente. (Pg. 59) 67. Naquele artigo Kardec afirma: Ele (o Espiritismo) j prova a sua eficcia pela maneira mais racional por que so educadas as crianas nas famlias verdadeiramente espritas. Esse testemunho mostra que a Educao Esprita comeou bem cedo, na forma tradicional de educao familial. Nas famlias espritas da Frana de ento as crianas j eram iniciadas na maneira nova de ver o mundo que o Espiritismo oferece. O pedagogo e educador que era Kardec no podia deixar de observar esse fato com alegria. (Pgs. 59 e 60)

Formao do novo homem

68. A tarefa da Educao Esprita a formao de um homem novo. A Educao Clssica greco-romana formou o cidado, o servidor do Imprio. A Educao Medieval formou o cristo, o homem submisso a Cristo e sujeito Igreja. A Educao Renascentista formou o gentil-homem, sujeito s etiquetas e normas sociais. A Educao Moderna formou o homem esclarecido, amante das cincias e das artes, ctico em matria religiosa, vagamente desta em fase de transio para o materialismo. A Educao Nova formou o homem psicolgico do nosso tempo, ansioso por libertarse das angstias e traumas psquicos do passado, substituindo o confessionrio pelo consultrio psiquitrico e psicanaltico e reduzindo a religio a mera conveno pragmtica. (Pgs. 60 e 61) 69. Esse rpido esboo pode nos dar uma idia negativa da Educao, mas, examinando-o melhor, veremos o contrrio. Do homem submisso ao Estado ou a Deus, avanamos para o homem livre do futuro, em busca de sua afirmao como Ser, num processo evolutivo que o Espiritismo explica muito bem. Cabe, pois, Educao Esprita formar o homem consciente do futuro, que j comea a aparecer na Terra, senhor de si, responsvel direto e nico pelos seus atos, mas ao mesmo tempo reverente a Deus, no qual reconhece a Inteligncia Suprema do Universo e Causa Primria de todas as coisas. (Pg. 61) 70. No mais possvel educar as geraes novas segundo nenhum dos tipos anteriores de Educao. Da a rebeldia que vemos nas escolas, a inquietao da juventude insatisfeita com a ordem social e cultural, ambas obsoletas, em que se encontram. A Educao Esprita se impe como exigncia dos tempos. S ela pode nos dar, nesse homem novo, a sntese de todas as fases da evoluo anterior, numa formulao superior, porque o homem esprita ou o homem consciente que essa nova Educao nos dar, ser ao mesmo tempo o cidado, o cristo, o gentil-homem, o homem esclarecido e o homem psicolgico, conjugados todos numa dimenso espiritual e csmica. (Pgs. 61 e 62) 71. No queremos dizer com isso que toda a Humanidade se converter ao Espiritismo, mas to-somente que os princpios fundamentais do Espiritismo sero as coordenadas do futuro, marcando o mbito conceptual e tico da nova formao educacional. No foi necessrio que toda a Humanidade se convertesse ao Cristianismo para que os princpios deste remodelassem o mundo. O mesmo acontecer com o Espiritismo. (Pg. 62) 72. Por outro lado, correntes avanadas da Pedagogia contempornea, como a do Neokantismo, representada por Kerchensteiner na Alemanha e Ren Hubert na Frana, daro sua contribuio para o desenvolvimento dessa profunda revoluo educacional em marcha. Seria bom, por sinal, que os educadores espritas se aprofundassem no estudo do Tratado de Pedagogia Geral, de Hubert, que nos parece um verdadeiro monumento de renovao educacional dentro das coordenadas espritas. (Pg. 62) A Pedagogia de Jesus X

73. Toda pedagogia se funda numa filosofia. No caso de Jesus, a filosofia bsica a dos Evangelhos. Francisco Arroyo, em sua Histria Geral da Pedagogia, afirma: Com o Cristianismo aparece um novo tipo histrico de educao. Jesus o modelo perfeito do mestre cristo. Clemente de Alexandria chama-o de Pedagogo da Humanidade. (Pgs. 63 e 64) 74. Os fundamentos pedaggicos do ensino de Jesus esto na sua concepo do mundo, abrangendo o homem e a vida. Essa cosmoviso se ope concepo pag e concepo judaica. (Pg. 64) 75. A comparao entre a idia de Deus do Velho Testamento e a idia de Deus do Novo Testamento mostra-nos a diferena entre o mundo judeu e o mundo cristo. O Deus de Jesus o pai de todas as criaturas, sem distino de raas. Essa paternidade universal determina a fraternidade universal. O Deus do Evangelho no vingativo, nem irado, no comanda exrcitos para destruir povos, mas ama a todos os seus filhos, quer a salvao de todos e a todos concede o seu perdo. (Pgs. 64 e 65) 76. Os deuses olmpicos, cheios de paixes humanas, e os deuses brutais dos fencios e dos babilnios e de outros povos so substitudos pelo Deus-amor e paternal do Evangelho. Os pobres, os doentes, os sofredores e os escravos deixam de ser os condenados dos deuses e passam categoria de bem-aventurados. A virtude no est mais na bravura e no herosmo sangrento de gregos e romanos, mas na pacincia e no perdo. (Pg. 65) 77. Da velha lei judaica no modificado um s ponto referente ao bom procedimento do homem na Terra, mas tudo o mais substitudo pelo contrrio. O culto a Deus virado pelo avesso: nada mais de sacrifcios materiais, de rituais simblicos, de privilgios sacerdotais. O nico sacrifcio o das ms paixes, do orgulho, da arrogncia, da cupidez. A vaidade e a ambio devem dar lugar humildade e renncia. A ignomnia da cruz transforma-se em santificao. As pitonisas e os orculos so substitudos pelas manifestaes medinicas das reunies evanglicas, como se v em Paulo (I Corntios). (Pg. 65) 78. O objetivo da vida humana no mais a conquista do cu pela violncia, mas a implantao do Reino de Deus na Terra. As riquezas e o poder no so coisas desejveis e invejveis, mas fascinaes perigosas que podem levar a criatura humana perdio. No se consegue a salvao pela obedincia lei e pelos rituais do culto (as chamadas obras da lei), mas pelo aperfeioamento do esprito, pela purificao do corao, pela educao integral da criatura. Por isso preciso nascer de novo, no em forma simblica, mas no sentido que Nicodemos no podia compreender: nascer da gua e do esprito; nascer para se redimir, no da desobedincia de Ado e Eva, mas dos seus prprios erros. (Pgs. 65 e 66)

A pedagogia da esperana

79. Desses princpios fundamentais acima enumerados resultava logicamente a Pedagogia da Esperana. A educao no era mais o ajustamento do ser aos moldes ditados pelos rabinos do Templo, a imposio de fora para dentro da moral farisaica, mas o despertar das criaturas para Deus atravs dos estmulos da palavra e do exemplo. A salvao pela graa no era um privilgio de alguns, mas direito de todos. (Pg. 66) 80. A Terra deixa, assim, de ser o paraso dos privilegiados e o inferno dos condenados, para ser a grande escola em que todos aprendemos, em que todos nos educamos. A Pedagogia da Esperana oferece a todos a oportunidade de salvao, porque a salvao est na educao. (Pgs. 66 e 67) 81. Francisco Arroyo, em sua obra j citada, lembra que os recursos pedaggicos de que Jesus se serve conduzem o educando verdade essencial dos seus ensinos, que Ele sempre adapta XI

aos ouvintes, pronunciando suas palavras de forma compreensvel para todos, recorrendo freqentemente s imagens e parbolas para imprimir maior plasticidade s suas idias. (Pg. 67) 82. A Pedagogia do Mestre gradual. Semeia e espera que as sementes germinem. Como todo educador genial, emprega em alto grau e arte de interrogar, de expor, de excitar o interesse dos discpulos. digno, severo, paciente, segundo as circunstncias. Responde com bondade aos contraditores de boa-f e com energia aos que querem combat-lo. (Pg. 67)

A revoluo pedaggica

83. Costuma-se dizer, com razo, que Rousseau produziu uma revoluo coprnica na educao, mas a seiva de toda a Pedagogia de Rousseau foi bebida na Pedagogia de Jesus. (Pg. 68) 84. O respeito de Rousseau pelo desenvolvimento natural e gradual da criana, que no deve ser perturbado por exigncias prematuras do ensino, equivale condenao de Jesus para todos aqueles que violentarem um desses pequeninos. A educao natural de Rousseau, seguindo a graduao necessria do desenvolvimento psicolgico e orgnico, lembra o respeito de Jesus pelas condies evolutivas do homem nos seus vrios estgios. (Pg. 68) 85. A fase do medievalismo, quando as interpretaes errneas do Cristianismo e as infiltraes de idias judaicas e pags na escola crist a deformaram, fora prevista por Jesus, e esse fenmeno confirma o seu respeito pelas leis naturais da evoluo humana. A parbola do gro de trigo, ensino dialtico do processo histrico, suficiente para demonstrar isso. A parbola do fermento que leveda a farinha outra confirmao. E dessas duas parbolas, reforadas pela promessa do Esprito de Verdade, que seria enviado ao mundo para restabelecer os seus ensinos, ressalta que a Pedagogia Esprita a prpria ressurreio, no tempo devido e previsto no Evangelho, da Pedagogia de Jesus. A Educao Esprita a Educao Crist que renasce em esprito e verdade. (Pgs. 68 e 69)

A didtica de Kardec

86. A Didtica hoje entendida como a arte de ensinar, mas houve tempo em que se fazia confuso entre Pedagogia e Didtica. Foi Comenius, no sculo XVIII, o responsvel principal por essa confuso, quando publicou sua Didtica Magna, que abrangia todo o seu pensamento pedaggico. (Pg. 71) 87. Andr Moreil, em sua Vida e Obra de Allan Kardec, lembra que o professor Denizard Rivail havia prometido, em 1828, editar posteriormente uma obra completa sobre Pedagogia, fato que, infelizmente, no se verificou. Assim, embora no exista uma Pedagogia do mestre lions, temos a Didtica do grande professor de Espiritismo, como foi chamado na poca. (Pgs. 71 e 72)

A didtica naturalista

88. Jesus criou a Didtica Naturalista, que se funda nas leis naturais e delas se serve para o ensino espontneo. Todas as suas lies eram dadas em termos comparativos, com simplicidade e naturalidade. Sua prpria teologia no escapava a essa regra. Deus no era uma entidade mitolgica, distanciada do homem, mas o pai dos homens, semelhante a todos os pais. Quando fazia um milagre, ou seja, um fenmeno que hoje chamamos paranormal, explicava aos discpulos que eles podiam fazer o mesmo e at mais do que ele fizera. (Pg. 72) XII

89. O sobrenatural do Cristianismo no provm de Jesus, mas dos homens, da mentalidade mitolgica dos que no o puderam compreender e o transformaram em mito. A categoria do natural era o fundamento de todo o ensino de Jesus e, portanto, de toda a sua didtica. Essa categoria filosfica do Cristianismo desapareceu, porm, na Idade Mdia, para ressurgir somente no Renascimento. E, pedagogicamente, com Rousseau que ela vai impor-se novamente ao mundo. O naturalismo desta de Rousseau um rebento da seiva crist, rebento esse que se desenvolver no pensamento de grandes pedagogos, como Pestalozzi, o maior deles, o heri e mrtir da Pedagogia Filantrpica e tambm mestre e pai espiritual de Allan Kardec. (Pgs. 72 e 73) 90. A Pedagogia Filantrpica o ensino a servio da caridade e sua didtica a do amor. A Pedagogia de Jesus e sua didtica renascem com Pestalozzi, que as transmite a Kardec. Uma tocha passa de mo a mo, diria Moreil. (Pg. 73) 91. Mas a caridade no uma graa sobrenatural: , antes, a virtude humana da fraternidade, sob a paternidade natural de Deus. por isso que a didtica de Kardec seguir a mesma linha naturalista da didtica de Jesus, empregando a linguagem da simplicidade e os mtodos naturais da razo e da intuio. (Pg. 73) 92. Vejamos como Kardec descreveu o mtodo do professor discpulo de Pestalozzi: Toma a criana ao sair das mos da Natureza para acompanh-la em seu desenvolvimento. Considera como se desenvolvem as suas idias, estuda as suas necessidades e as suas faculdades. Depois de numerosas observaes estabelece um mtodo que consiste essencialmente em aproveitar as faculdades que a criana recebeu da Natureza, a fim de proporcionar-lhe um raciocnio sadio e acostum-la a pr em ordem as suas idias. O professor procura desenvolver na criana o esprito de observao e a memria, porque a criana nasce observadora e o seu esprito de curiosidade e de anlise precisa apenas de uma ajuda mnima. Basta ao professor ser ao mesmo tempo amvel e severo. (Pgs. 73 e 74) 93. Kardec resume assim os seis princpios fundamentais do sistema pestalozziano: Cultivar o esprito natural de observao do educando, chamando-lhe a ateno para os objetos que o rodeiam. Cultivar-lhe a inteligncia, seguindo a marcha que possibilite ao aluno descobrir as regras por si prprio. Partir sempre do conhecido para o desconhecido, do simples para o composto. Evitar toda atitude mecnica, fazendo o aluno compreender o alvo e a razo de tudo o que faz. Faz-lo apalpar com os dedos e com a vista todas as realidades. Confiar memria somente aquilo que j foi captado pela inteligncia. (Pg. 74)

Observao e ensino

94. Podemos ver em Kardec a constante sucesso de dois elementos dinmicos da sua didtica: a observao e o ensino. Por isso ele definiu o Espiritismo como cincia de observao e doutrina filosfica. A observao implicava a experimentao, pois sem esta no se completaria. (Pg. 75) 95. Sua ponderao, sua frieza racional, sua lucidez mental livravam o seu esprito de qualquer arrebatamento mstico. O prprio Richet reconheceria, na crtica feita a Kardec, a vocao do mestre para a observao rigorosa e a experimentao cientfica. E s depois de convicto, solidamente firmado em milhares de provas indestrutveis, que ele resolve servir-se da sua didtica naturalista para ensinar ao mundo assombrado e indignado os princpios da nova cincia. (Pg. 76) XIII

O Livro dos Espritos e a educao

96. A primeira caracterstica d O Livro dos Espritos, nem sempre percebida, a sua forma didtica. Mas a didtica de Kardec nessa obra no se limita tcnica de ensinar. uma didtica transcendente insuflada pelo esprito, que mais se aproxima da Didtica Magna, de Comenius, do que dos manuais tcnicos dos nossos dias. A Educao Esprita brota desse livro como gua da fonte: espontnea e necessria. (Pg. 79) 97. No podemos dizer que O Livro dos Espritos seja um tratado de Pedagogia, pois o seu objetivo especfico no a Pedagogia. Mas evidente que se trata de um verdadeiro manual de Educao, no mais amplo e elevado sentido do termo. Seu objetivo explcito ensinar e educar. Ao terminar sua leitura, o leitor atento e perspicaz adquiriu novos conhecimentos, mas conquistou principalmente uma nova concepo do homem, da vida e do Universo. (Pg. 80) 98. Podemos dizer, ento, que Kardec realizou com esse livro o sonho de Pestalozzi: deu ao mundo uma forma viva de ensino que ao mesmo tempo informa e forma, instrui e moraliza. (Pg. 81) 99. O ensino d O Livro dos Espritos se constitui da transmisso para os educandos dos novos dados sobre o homem, a vida, a Natureza e o Universo, que a Cincia Esprita conseguiu obter atravs da pesquisa, da observao e da revelao. Kardec demonstrou a existncia de dois tipos de revelao: a divina e a humana. A Cincia Esprita apresentou-se como produto da conjugao dessas duas formas: de um lado a revelao divina proveniente dos Espritos, de outro a revelao humana feita pelos homens. (Pgs. 81 e 82) 100. Eis um exemplo concreto: os Espritos revelaram a Kardec que muitos Espritos no sabiam que haviam morrido. Kardec ps em dvida esse dado da revelao. Mas, para esclarecer o problema, entregou-se pesquisa e esta comprovou que os Espritos tinham razo. (Pg. 82)

O novo homem

101. Esse volume de informaes novas que abriam novas perspectivas para o futuro humano, Kardec submeteu naturalmente ao controle pedaggico da formao do novo homem. Surge a, precisamente nesse ponto do processo esprita, a conexo necessria do Espiritismo com o Cristianismo. Jesus afirmara a necessidade de transformao do homem velho em homem novo e aplicara a sua pedagogia nesse sentido. Kardec deu continuao a esse trabalho e verificou que a moral evanglica preenchia todos os requisitos da nova formao do homem a partir do sculo XIX. (Pgs. 83 e 84) 102. Eis por que O Livro dos Espritos no apenas um repositrio de informaes a servio da Didtica Esprita, mas um manual de aperfeioamento humano que culmina na parte dedicada s leis morais. Ele , pois, um manual de Educao Integral oferecido Humanidade para a sua formao moral e espiritual na Escola da Terra. (Pg. 84)

O Espiritismo na escola

103. No h nenhum impedimento de ordem lgica, tica, psicolgica ou legal para o ensino do Espiritismo nas escolas pblicas ou particulares. H, no entanto, pessoas que s admitem o ensino XIV

do Espiritismo nas instituies doutrinrias e no lar. Trata-se de uma posio antiquada e que incide em dois erros fundamentais: o segregacionismo religioso e a domesticidade religiosa. (Pg. 85) 104. H, porm, os que defendem o ensino esprita obrigatrio nas escolas espritas e alegam: Quem no quer que seu filho aprenda Espiritismo, que procure outras escolas. Como no caso anterior, esta posio retrgrada e antiesprita, pois revela um sectarismo agudo e um evidente desrespeito quilo que bsico no Espiritismo: o princpio de liberdade de conscincia. Violar esse princpio contrrio prpria natureza do Espiritismo. (Pg. 85) 105. Verifica-se ainda, entre os que admitem o ensino do Espiritismo nas escolas, a conhecida controvrsia religio versus cincia. No currculo de qual dessas reas deveremos enquadr-lo? (Pg. 86)

Questo religiosa

106. A inteno principal dos que dizem que o Espiritismo no religio impedir o ensino esprita nas escolas, um direito que assegurado por lei a todas as religies. Ora, o Espiritismo uma doutrina escrita, codificada. Tem, pois, suas escrituras e suas razes escritursticas. O fato de ter surgido como cincia no exclui a possibilidade da existncia de um contedo religioso em sua estrutura doutrinria. (Pgs. 86 e 87) 107. Como ensina Andr Moreil, o Espiritismo religio quando trata da sobrevivncia da alma, do seu destino na vida espiritual e de suas relaes com Deus. Sabemos que toda Filosofia exige a elaborao de uma moral, de um cdigo de comportamento social segundo os seus princpios. Quando essa moral envolve o destino do homem, ainda que na Terra, como no Positivismo, ela se transforma em religio. Kardec identificou a moral esprita com a moral crist e, mais tarde, em seu ltimo discurso na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, esclareceu que essa Moral na verdade Religio. (Pgs. 87 e 88) 108. Bastariam, porm, os tpicos religiosos da Codificao e livros como O Evangelho segundo o Espiritismo para vermos que o Espiritismo religio. Por outro lado, a lei brasileira assim o reconhece, no somente nos formulrios censitrios como nas estatsticas oficiais. Negar, pois, que o Espiritismo seja religio simples ignorncia do conceito de religio, da nossa tradio e da nossa posio oficial a respeito, ou, o que seria pior, simplesmente m-f. (Pgs. 88 e 89)

A cincia esprita

109. No tocante Cincia Esprita, a confuso reinante no menor, porque, se uns dizem que o Espiritismo no religio, outros afirmam que ele no cincia, havendo mesmo alguns extravagantes que negam a existncia da Filosofia Esprita. (Pg. 89) 110. Kardec mostrou, porm, que o Espiritismo a Cincia do Esprito e no deve ser confundido com as cincias que se aplicam aos vrios campos da matria, visto que seu objeto o esprito e, sendo assim, seus mtodos de pesquisa e de observao tm de ser outros. (Pg. 90)

Soluo filosfica

XV

111. O que interessa ao Espiritismo, no tocante ao ensino religioso na escola, no o tipo de ensino sectrio que hoje se processa de maneira negativa ou incua no meio escolar. O que se deve ensinar na escola, para que ela se liberte do laicismo a que foi obrigada pela presso sectria, no esta ou aquela religio, denominao ou seita religiosa, mas a Religio como um todo, como uma provncia especfica do conhecimento, como um campo cultural que no pode ser omitido no processo de transmisso da cultura. (Pg. 91) 112. Para isso, o ensino religioso deve ser dado na escola em todos os graus de ensino como matria filosfica, abrangendo a Histria, a Filosofia e a Psicologia da Religio, atingindo dessa maneira o verdadeiro objetivo escolar, que a formao cultural no mais amplo sentido. (Pg. 91) 113. O Estado no pode mais interessar-se por esta ou aquela religio, por esta ou aquela seita. O que lhe interessa de fato a Religio, o sentimento do divino inato na criatura humana, a aspirao da transcendncia e da comunho com Deus, essa idia superior, esse conceito supremo, como Kant definiu. (Pg. 92) 114. Dando isso aos educandos e deixando-lhes a inteira liberdade da escolha particular que desejem fazer no vasto campo das religies, a escola estar cumprindo a sua misso de ensinar e educar no mais alto sentido. (Pg. 92)

A pedagogia esprita

115. Pedagogia , segundo Aurlio Buarque de Hollanda: Teoria da Educao; conjunto de doutrinas e princpios que visam a um programa de ao; estudo dos ideais da Educao, segundo uma determinada concepo de vida, e dos meios mais eficientes para realiz-los. O Espiritismo nos d uma concepo de vida diferente da concepo catlica e protestante em que fomos educados. Para orientar a educao das crianas e dos jovens segundo essa concepo nova, precisamos de uma nova teoria da Educao, ou seja, de uma Pedagogia Esprita. (Pg. 94) 116. O conceito de Pedagogia mencionado pelo Aurlio confirmado por outros dicionaristas, inclusive por Durkheim, que assim a define: A Pedagogia uma teoria prtica, ou seja, uma teoria que tem por objeto refletir sobre os sistemas e os processos da educao, visando a apreciar a sua validade e, por esse meio, esclarecer e dirigir a ao dos educadores. No se pode, pois, confundir Pedagogia com sistema de ensino, com mtodo ou tcnica pedaggica e nem mesmo com Educao. Como assinala Ren Hubert, em seu Tratado de Pedagogia Geral, a Educao precede Pedagogia. Primeiro temos o fato educacional, depois o fato pedaggico. (Pgs. 95 e 96) 117. Como explicam Leif e Rustin, em sua Pedagogia Geral, a Educao a transmisso s geraes daquilo que consideramos vlido. Uma Pedagogia sempre o acabamento de uma Filosofia. Qualquer Filosofia tende sempre a se completar numa Pedagogia. (Pg. 96)

XVI

A educao esprita

118. A expresso Educao Esprita pode ser entendida em dois sentidos: como uma espcie de formao sectria das crianas e dos jovens, uma forma de transmisso dos princpios espritas s novas geraes, e, portanto, um assunto domstico, restrito ao lar e s escolinhas que funcionam nos Centros Espritas, semelhana do que se faz nos catecismos das igrejas; como um processo de formao universal das novas geraes para o mundo novo que o Espiritismo est fazendo surgir na Terra. (Pgs. 96 e 97)

119. O primeiro sentido contrasta de tal maneira com o segundo, que parece ser muito inferior e negativo. Mas, na verdade, no o . A educao familial corresponde a uma fase natural do processo educacional. A educao institucional simples desenvolvimento daquela. (Pg. 97) 120. A Educao Esprita dada no lar e nos Centros , dessa maneira, vlida e pertence, de direito e de fato, ao processo natural da Educao Social. O que negativo, obscurantista, retrgrado querer reduzir a Educao Esprita a esse aspecto inicial do processo. (Pg. 97) 121. Com a reintroduo do ensino religioso nas escolas, a posio esprita exposta no manifesto da Associao Esprita de Defesa da Escola Pblica defendeu a tese de que o ideal seria a introduo do ensino religioso nas escolas sem sectarismo, incluindo-se a Religio nos currculos como matria de ensino geral, isto , encarando-se a Religio como matria de cultura geral, semelhana do que se faz com a Cincia e a Filosofia. (Pg. 97) 122. Os espritas, ao esposarem uma doutrina de vanguarda, anunciadora dos novos tempos, sentiram a insuficincia dos dois tipos de educao que se acomodaram nas escolas atuais: a Educao Leiga e a Educao Sectria. Por isso comearam a fundar escolas espritas, em que seus filhos poderiam receber uma educao adequada, pois a Religio Esprita, ao invs de contradizer a Educao Leiga, de natureza cientfica e tcnica, harmoniza-se com ela e a complementa. (Pg. 98) 123. que nem o ensino leigo nem o ensino sectrio tem condies para enfrentar os novos tempos. A unio dos dois um arranjo incmodo, pois eles se contradizem, se prejudicam e acabam desvirtuando nesse conflito interno a finalidade mesma da Educao e da Escola. S uma doutrina se apresenta como capaz de atender s exigncias dos novos tempos: a Doutrina Esprita em sua forma de sntese cultural, com perspectivas csmicas e imortalistas na interpretao do homem e do mundo. S uma educao corresponde s exigncias da era csmica: a Educao Esprita. (Pgs. 99 e 100)

A pedagogia esprita

124. A Pedagogia Esprita j existe. Est, por assim dizer, entranhada nos princpios doutrinrios, mas no est ainda sistematizada. O mesmo se deu em seus primrdios com a Pedagogia Crist. (Pg. 100) 125. Essa a razo por que a elaborao da Pedagogia Esprita uma necessidade urgente para a orientao do processo pedaggico nas escolas espritas. Essas escolas, sem a orientao pedaggica necessria, jamais sero realmente espritas. Ora, de nada adiantar mantermos escolas espritas de todos os graus, se todas elas nada mais tiverem de esprita alm do nome. (Pgs. 104 e 105)

XVII

Educao para um mundo novo

126. A finalidade da Pedagogia Esprita deve ser a formao das novas geraes para um mundo mais cristo. Este anseio no apenas nosso. A Pedagogia moderna, a partir de Rousseau e depois com Pestalozzi, prope-se precisamente essa tarefa. A educao do Emlio, em Rousseau, como a educao dos filhos de Gertrudes, em Pestalozzi, representam esforos concretos, no apenas tericos, no sentido de uma formao mais adequada do homem, para uma civilizao mais humana. (Pg. 107) 127. Por toda a parte, como aconteceu no sculo de Augusto, os homens percebem que algo de novo vai acontecer e que preciso preparar para ele as novas geraes. Assim, quando falamos de uma Pedagogia Esprita, destinada a formar as criaturas para um mundo diferente deste em que nos encontramos, no nos colocamos fora da atualidade pedaggica, mas, pelo contrrio, perfeitamente entranhados nela. (Pg. 108)

Sinais do mundo novo

128. Os sinais do novo mundo esto presentes em toda a parte e as escolas espritas so um desses sinais, sobretudo em nossa terra. Nelas, os dois prejuzos fundamentais da escola particular so superados: o do comercialismo e o do sectarismo, visto que a escola esprita no objetiva nem pode objetivar o lucro, como seu interesse principal. Sua finalidade ensinar e educar, e sobretudo educar para o Novo Mundo. (Pgs. 108 a 110) 129. Como o Espiritismo no uma seita, nem mesmo uma religio organizada, do tipo formalista e dogmtica, mas a Religio em esprito e verdade, anunciada nos Evangelhos, no h nem pode haver intenes sectaristas, e conseqentemente deformantes, na escola esprita. (Pg. 110) 130. Considerando a destinao espiritual do Brasil, os espritas brasileiros no podem fugir, sob nenhum pretexto, ao seu dever espiritual e humano de orientar as novas geraes em direo ao Novo Mundo, sob as luzes da sua doutrina, que universalista e contrria a todo sectarismo. A presena da escola esprita, no campo da escola particular, o cumprimento de um dever e ao mesmo tempo uma prova da fora renovadora do Espiritismo. (Pg. 111)

Unio para a grande luta

131. Os espritas do Brasil precisam, pois, compreender que h a necessidade de unio de todos, para a grande luta que nos desafia. H os que sonham com a presena de espritas na vida poltica e os que desejam uma atitude firme dos espritas na batalha contra as injustias sociais. Todas as intenes so nobres, quando estimuladas pelo ideal esprita. Mas a verdade que a nossa luta tem dimenses mais amplas. Nosso trabalho deve realizar-se nos alicerces, na prpria base da vida poltica e da justia social, que a orientao e a formao do homem novo do amanh. No nos interessam os efeitos de superfcie. O Espiritismo, como ensinou Kardec, uma questo de essncia e no de forma. Temos de remodelar o mundo a partir dos seus fundamentos. E desde Plato os homens arejados j compreenderam que as verdadeiras transformaes sociais se fazem pela educao. (Pg. 111) 132. Depois de Plato, quem demonstrou a importncia fundamental da educao na transformao do mundo foi Rousseau. Mas antes dele, Scrates na Grcia, Confcio na China, Buda na ndia e, por fim, Jesus na Palestina ensinaram e educaram a Humanidade para o Mundo Novo que o Cristianismo criou na Terra. Agora a vez do Espiritismo. Seus princpios constituem o XVIII

cdigo de uma vida nova, os alicerces de uma nova civilizao. E s atravs da educao poderemos torn-los efetivos no mundo. (Pg. 112) 133. Integrar o Espiritismo no acervo de cultura que as geraes passadas nos deixaram, transform-lo em vivncia para o Mundo Novo, esse o nosso dever, e s poderemos cumpri-lo atravs da educao. (Pg. 112)

Conceito esprita da educao

134. Encarada numa perspectiva esprita, a Educao apresenta-nos dois aspectos fundamentais: o processo de integrao das novas geraes na sociedade e na cultura do tempo, mas tambm o processo de desenvolvimento das potencialidades do ser na existncia, com vistas ao seu destino transcendente. (Pg. 113) 135. Cada ser traz consigo, para cada existncia, os resultados do seu desenvolvimento anterior em existncias passadas. Esses resultados se encontram em estado latente no seu inconsciente, mas comeam a revelar-se, desde os primeiros anos de vida, nas suas tendncias e no conjunto das manifestaes do seu temperamento. Cabe aos pais e aos educadores observar esses sinais e orientar o seu ajustamento s condies atuais, corrigindo as deficincias e os exageros na medida do possvel. (Pg. 113) 136. A criana encarna o ser com todas as suas potencialidades morais e espirituais, mas seu corpo fsico no se apresenta em condies imediatas de manifestar em plenitude o seu estgio evolutivo. Podemos assim estabelecer o esquema de sua evoluo existencial segundo as fases geralmente admitidas no plano pedaggico: o ser biolgico se completa no ser social, este no ser moral e este no ser espiritual. Compete educao auxili-lo nesse desenvolvimento progressivo e orient-lo para novas conquistas em futuras existncias. (Pgs. 113 e 114) 137. A Educao Esprita no pode restringir-se aos fins imediatos do processo educacional, que caracterizam as formas pragmticas de Educao do passado e do presente. Seus fins superiores consistem no desenvolvimento de toda a perfectibilidade possvel do ser, como queria Kant. A concepo esprita do homem nos mostra o ser na existncia com duas formas corporais e dois destinos inter-relacionados. O corpo fsico o seu instrumento de vivncia terrena, mas o corpo espiritual ou perisprito o organismo etreo de que ele deve servir-se na continuidade superexistencial dessa vivncia. (Pg. 114) 138. Essa dualidade-relativa do homem, de que trata Rhine, manifesta-se tambm na sua estrutura mental. De acordo com Frederich Myers, hoje mais vlida do que no seu tempo, temos a mente supraliminar e a mente subliminar. A Psicologia Profunda e a Parapsicologia confirmaram as concluses de Myers nesse campo. (Pg. 114) 139. A diviso feita por Myers corresponde aos conceitos de consciente e inconsciente da Psicanlise, mas muito antes de Freud e Myers j Kardec colocara o problema n O Livro dos Espritos, ao tratar das manifestaes anmicas no campo da mediunidade e ao investigar o fenmeno da independncia da alma durante o sono. Essa mente que se revela como algo mais profundo que a mente de relao a que podemos chamar mente de profundidade. Suas categorias so muito mais numerosas e mais ricas do que as da mente de relao. (Pg. 115) 140. Podemos compreender agora com mais clareza a teoria da mente supraliminar e da mente subliminar formulada por Myers. Nossa mente de relao, que estabelece nossa relao com o mundo e com os outros, repousa sobre uma espcie de patamar, abaixo do qual se encontra a nossa mente de profundidade. Foi por isso que Myers chamou a mente de relao de conscincia supraliminar e a mente de profundidade de conscincia subliminar. A primeira est sobre o liminar da conscincia, a segunda est abaixo desse limiar. Quando sentimos um impulso inconsciente ou temos um pressentimento, houve uma invaso, segundo Myers, da mente de relao pelas correntes XIX

psquicas do pensamento e da emoo da mente de profundidade. H uma relao constante entre as duas formas mentais, que aumenta na proporo em que se desenvolve o ser. (Pg. 115) 141. A Educao Esprita no pode limitar-se mente de relao, pois ela s representa um momento do ser. Sabemos, graas reencarnao, que o desenvolvimento do ser no contnuo, mas descontnuo. Em cada existncia terrena o ser desenvolve certas potencialidades, mas a lei de inrcia o retm numa posio determinada pelos limites da prpria cultura em que se desenvolveu. Com a morte corporal ele volta ao mundo espiritual e tem uma nova existncia nesse mundo, onde suas percepes se ampliam permitindo-lhe compreender que a sua perfectibilidade no tem limites. Voltando a nova encarnao, ele pode reencetar com mais eficincia o desenvolvimento de sua perfectibilidade, mas, se no receber na vida terrena os estmulos necessrios, poder sentir-se novamente preso condio da vida anterior na Terra, estacionando numa repetio de estgio. (Pg. 116) 142. isso o que se chama crculo vicioso da reencarnao. A Educao Esprita tem por funo evitar que o ser venha a cair nesse crculo. (Pg. 116)

Conceito esprita de interexistncia

143. Fica dessa forma mais claro o conceito interexistencial do homem. A criatura humana, mesmo nesta existncia, no est sujeita apenas ao plano existencial terreno. Ela existe no aqui e no agora, mas traz consigo a mente de profundidade que a liga existncia espiritual de que provm. Nas horas de viglia o ser humano vive esta existncia, mas nas horas de sono o seu corpo espiritual permite e at mesmo determina a sua constante relao medinica com os seres existentes noutra dimenso da realidade. Vivemos entre duas existncias e no apenas numa, como supe a iluso materialista. No somos apenas o existente da concepo existencialista, mas o interexistente da concepo esprita. (Pg. 116) 144. O Espiritismo revela que a vida espiritual natural e no sobrenatural e deve ser encarada com o mesmo realismo da vida terrena. O objetivo da vida, at mesmo para os existencialistas, a transcendncia. So nossos pensamentos e sentimentos, nossas emoes e nossos desejos que determinam o nosso comportamento. Por isso a realidade nos surpreende e decepciona. Sabemos que temos de morrer, mas nossa intuio interior nos diz que no morremos. (Pg. 117) 145. O sentido transcendente da Educao Esprita no tem as implicaes salvacionistas das formas de Educao Religiosa do passado e do presente. O conceito esprita de transcendncia puramente racional. A proposio de Karl Jaspers sobre as duas formas de transcendncia humana, a horizontal e a vertical, corresponde interpretao esprita. O homem, como um ser fechado em si mesmo, abre-se na transcendncia horizontal atravs da comunicao, projetando-se no plano social. Sua abertura para a transcendncia vertical comea na superao da moral fechada de Bergson, projeta-se na moral aberta e atinge o seu maior impulso na busca de Deus, atravs da religio racional, onde f e razo se conjugam. (Pg. 118) 146. pela educao, sustenta Kardec, que podemos reformar o homem e o mundo. A Religio , nesse sentido, encarada como uma forma especial de educao, aplicada no sentido de arrancar o homem da animalidade e conduzi-lo humanizao, pelo desenvolvimento progressivo de sua perfectibilidade possvel, levando-o espiritualidade. Essa posio esprita endossada pela tese de Hubert, segundo a qual o fim principal da Educao implantar na Terra uma Repblica dos Espritos, alicerada na solidariedade de conscincias. (Pg. 119) 147. Ensino, processo de informao e instruo, e Educao, processo de formao moral e espiritual, constituem as coordenadas da Doutrina Esprita e balizam a prtica doutrinria em todos os seus aspectos. Cabe ao Espiritismo completar a misso do Cristianismo. Cabe Educao Esprita devolver ao Esprito a sua unidade. (Pgs. 119 e 120)

XX

Esquema da pedagogia esprita

148. A Educao, exigncia natural do desenvolvimento das sociedades humanas, um processo que se revela espontaneamente no meio social. Antecede, portanto, Pedagogia. Segundo Hubert, a Pedagogia nasceu em Atenas, juntamente com a Filosofia, e sua definio mais precisa a de Teoria Geral da Educao. Distingue-se da Filosofia da Educao por abranger todos os aspectos do processo educacional e penetrar no campo da prtica. (Pgs. 122 a 124) 149. A Pedagogia Esprita distingue-se das vrias Pedagogias existentes por incorporar os dados da Cincia Esprita. As Pedagogias mais avanadas, como as de John Dewey, Kilpatrik, Kerchensteiner e Ren Hubert, no correspondem s exigncias mais profundas e substanciais da Pedagogia Esprita. Servem-lhe de apoio, de respaldo, e oferecem-lhe contribuies valiosas, mas no enfrentam o problema essencial da concepo do educando como um reencarnado. (Pg. 125) 150. O problema da formao esprita de importncia vital para a Doutrina e no temos o direito de negligenci-lo. Qualquer negligncia nesse sentido seria uma prova dolorosa de indigncia mental dos espritas. (Pg. 125) 151. Eis na seqncia um esboo geral da Pedagogia Esprita formulado por Herculano Pires: Bases histricas - As primeiras referncias Educao Esprita foram feitas por Kardec na Revista Esprita de fevereiro de 1864, reportando-se educao familial de crianas com fundamento no Espiritismo. No plano da escolarizao coube a Eurpedes Barsanulfo a primazia de haver fundado o primeiro Colgio esprita, em Sacramento (MG), nos idos de 1909. Bases cientficas - As bases cientficas da Pedagogia Esprita decorrem das investigaes realizadas pela Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, acrescidas das informaes contidas em livros como A Personalidade Humana, de Frederich Myers. Bases religiosas - Sem desprezar os dados da experincia religiosa em geral, a principal fonte desses dados estar certamente nos fatos medinicos e nas obras psicografadas que tratam do aspecto religioso do Espiritismo. Bases filosficas - As bases filosficas imediatas da Pedagogia Esprita esto na Filosofia Esprita, mas a Filosofia Geral, a Histria da Filosofia e particularmente as Filosofias da Existncia e a Teoria Fenomenolgica podem oferecer contribuies significativas para a boa orientao pedaggica no tocante estruturao terica. Bases estticas - As pesquisas estticas, a Histria da Arte, a Filosofia da Arte, as experincias atuais no campo das artes plsticas, das artes grficas, da msica, da potica, da literatura em geral so fontes indicadas para a boa colocao da Arte Pedaggica. Recursos visuais, auditivos e plsticos podem ser aplicados prtica pedaggica para maior eficincia do processo educativo e do ensino. A integrao do ser em sua conscincia esttica deve ser um dos objetivos principais da Pedagogia Esprita. Bases prticas - As bases prticas da Pedagogia Esprita se referem s formas educativas de sentido utilitrio: a Educao Fsica, a Educao Corporal, a Educao Sexual, a Educao Profissional e assim por diante. Essas prticas, porm, no podem restringir-se ao aspecto formal das respectivas disciplinas. Em todos esses campos h conotaes com os problemas do esprito, pois este constitui o fundamento de todas as atividades humanas. (Pgs. 126 a 129)

152. A finalidade da Pedagogia Esprita orientar o desenvolvimento da Educao Esprita, fornecendo-lhe todos os elementos capazes de disciplinar a ao educativa nas escolas espritas. Uma Educao sem Pedagogia um barco sem bssola. (Pgs. 129 e 130)

Conceito esprita do educando XXI

153. A concepo do educando nas escolas atuais inferior e mais opaca do que a das tribos. Mas na Pedagogia isso no pode ser assim. Por mais incapaz que seja o professor, se acaso se interessar pelos estudos pedaggicos, passar a ver o aluno com olhos radioscpicos. V-lo- por dentro e no apenas por fora. Perceber que o aluno no simples gro de milho no moinho. Que ele possui aquela realidade subjetiva individual de que trata Hubert, e que essa realidade mais importante do que a sua aparncia exterior, do que a sua posio social, do que o seu comportamento na classe ou nos estudos. (Pg. 132) 154. Assim procedendo, o professor descobrir o mundo estranho, maravilhoso e complexo do ser, e ento ser, talvez, mesmo possvel que compreenda a lio evanglica do amor aos semelhantes e at mesmo a do amor aos inimigos. (Pg. 132) 155. Na Pedagogia Esprita a concepo real do educando vai muito alm da concepo pedaggica habitual ou comum. A primeira e mais simples definio do educando que ela nos d provoca um choque e muitas vezes uma repulsa dos que a recebem: O educando um reencarnado. (Pg. 133) 156. A concepo do educando como um esprito reencarnado provoca uma revoluo e um choque. Como?! Ento uma criana inocente, ingnua, que abre os seus olhos para o mundo pela primeira vez, j viveu numa existncia anterior, foi adulta, aprendeu muitas coisas e as esqueceu? Essa menina alegre, de olhos vivos, pode ter sido uma criatura maldosa? Esse menino esperto pode ter sido um professor rabugento no passado? (Pgs. 133 e 134) 157. A afirmao de que o educando um reencarnado , para muitos, uma heresia pedaggica. Mas no . A Pedagogia Esprita, ao afirmar isso, se apia em bases cientficas como todas as Pedagogias e seus pressupostos j se tornaram princpios confirmados pelas pesquisas cientficas. A pedra fundamental da Pedagogia Esprita est, pois, lanada e no podemos retir-la: O educando um reencarnado. (Pg. 134) 158. Ocorre que a primeira conseqncia dessa constatao, apesar do susto inicial, no to assustadora assim. A maiutica de Scrates, a reminiscncia de Plato, a teoria dos perodos sensveis da Dra. Montessori, a audaciosa posio de Hubert j abriram caminho na Pedagogia para uma possvel compreenso de que a criana no a tbula rasa dos empiristas ingleses, mas algum com vontade prpria, temperamento especfico, aptides inatas e uma inteligncia provida de recursos que podem aflorar mente de relao, quando nos servimos de mtodos adequados na prtica educacional. (Pg. 134) 159. A Pedagogia Esprita considera o educando como um esprito que volta vida terrena, depois de vrias existncias anteriores, trazendo um vasto acervo de experincias negativas e positivas na sua mente de profundidade. Ao mesmo tempo, traz, em forma de vetores psquicos, as tendncias vocacionais e as orientaes morais que devem aflorar sua mente de relao na medida em que forem sendo suscitadas pelas circunstncias, ocorrncias e estmulos da vida atual. (Pgs. 134 e 135) 160. O educando traz ainda os instintos espirituais a que Kardec se refere, espcies de dispositivos de segurana que devem socorr-lo nos momentos de crise e de dificuldades. Esses instintos manifestam-se s vezes como o que vulgarmente se chama a voz da conscincia, agindo tanto como freios, alertas ou reao diante do perigo moral, como no sentido de impulsos estimulantes e energias de sustentao nos momentos de provaes. (Pg. 135) 161. Alm disso, o educando traz em si a idia de Deus, impressa em sua conscincia como a marca do obreiro na sua obra, segundo a bela expresso de Descartes, e a lei de adorao em sua afetividade para gui-lo no seu impulso natural de transcendncia. (Pg. 135) 162. A mente de relao do educando est condicionada por um crebro novo, semelhante a um disco virgem, que no foi gravado por nenhuma das experincias do passado. Essa a tbula rasa dos empiristas apegados interpretao materialista do homem. Mas agora, que a memria XXII

extracerebral se comprova cientificamente, fcil compreender que esse disco virgem, ao receber as primeiras gravaes da memria atual, deve provocar o afloramento de experincias semelhantes da memria de profundidade, que tambm se gravam como acrscimos na mente de relao. Essa uma lei mental conhecida, a de associao de idias ou de emoes. por isso que, na proporo em que a criana se desenvolve, as experincias da vida atual se enriquecem com os acrscimos provindos do inconsciente. (Pg. 135) 163. A explicao do gnio diz Myers nos dada por essa dinmica do psiquismo, na invaso constante de correntes mentais e emocionais do inconsciente na rea do consciente. (Pg. 135) 164. No se pode desprezar, no campo dos estudos pedaggicos, esse dado fundamental sobre as estruturas psquicas e mentais do educando. Mas no se detm nesse ponto a revoluo esprita na Educao e na Pedagogia. Devemos acrescentar a esse dado substancial os dados sobre o processo teleptico. A mente de relao do educando tambm um receptor de correntes telepticas provindas de duas fontes naturais: as mentes humanas da Terra e as mentes espirituais do mundo de alm-tmulo. Essas correntes agem segundo a lei de sintonia e exercem no raro influncia decisiva no comportamento humano. Mas possvel controlar esse processo, disciplinar a sua manifestao, impedindo-se os transtornos mentais e os desvios de comportamento e orientando-se os indivduos no controle pessoal que devem exercer. (Pg. 136) 165. As Pedagogias que se recusam a tomar conhecimento dessas descobertas esto praticamente superadas. No correspondem mais s exigncias da cultura atual. Cabe Pedagogia Esprita abrir as novas perspectivas exigidas pelo nosso tempo no campo da Educao e da Pedagogia. Resta saber quais os mtodos a seguir para que a Educao Esprita possa reorientar o processo educacional vista das exigncias atuais. Para isso dispomos da experincia do ensino doutrinrio, da prtica medinica, das observaes efetuadas sobre os processos de desenvolvimento das faculdades paranormais e das formas possveis de educao medinica. Reunindo esses dados e conjugando-os com outras contribuies de igual nvel, a Pedagogia Esprita est em condies de balizar os caminhos da profunda renovao educacional e pedaggica que ora se impe. (Pgs. 136 a 138) 166. No pretendemos evidentemente que a Pedagogia Esprita domine o mundo, mas apenas que oferea ao mundo essa viso renovadora da Educao e do educando. As grandes transformaes culturais no se fecham nunca num determinado crculo. A ampliao das dimenses da Sociologia implicar a renovao inevitvel das Religies estticas e abrir a possibilidade de uma unificao conceptual no campo religioso. nesse sentido que o conceito esprita do educando se converte no piv de um movimento de transformaes substanciais do nosso mundo, preparando-o para uma fase de maior compreenso humana, em que a solidariedade de conscincias, prevista por Hubert, poder efetivar-se na utpica Repblica dos Espritos, que corresponde utopia do Cristianismo, referente implantao do Reino de Deus na Terra. (Pgs. 140 e 141)

O educando excepcional

167. Aps referir-se ao Instituto Nosso Lar, dirigido por Nancy Pullman de Girlamo, um exemplo no trato do educando excepcional, o Autor deste livro diz que, maneira do que ocorre no campo da Psicopatologia, no plano educacional e pedaggico o Espiritismo tem sua contribuio a XXIII

dar. O problema do excepcional, como o do deficiente fsico, insere-se na dinmica da lei de ao e reao, implicando conseqncias crmicas alm das implicaes medinicas. Entre as causas de um distrbio mental, como acentua Ehrenwald, pode figurar ou mesmo preponderar o fator teleptico, seja de origem humana, espiritual ou de ambas em conjugao. (Pgs. 141 e 142) 168. A Pedagogia Esprita, graas ao seu conceito especfico do educando, a nica atualmente em condies de enfrentar em profundidade o problema do educando excepcional. Alis, a designao genrica de excepcional, usada atualmente para todos os casos de exceo, justifica-se no plano convencional, mas no parece acertada do ponto de vista metodolgico. As diferenas especficas entre os excepcionais deficientes e os de ordem evolutiva so demasiado significativas para permitirem uma classificao nica. Os primeiros so deficientes e os segundos, superdotados. (Pgs. 142 e 143) 169. As pesquisas de Kardec sobre o assunto esto hoje confirmadas pelas pesquisas parapsicolgicas, que demonstraram que no campo da fenomenologia paranormal a capacidade de percepo extra-sensorial dos deficientes mentais a mesma das pessoas chamadas normais. A teoria de Rhine sobre a natureza extrafsica da mente atualiza no campo cientfico de nossos dias as concluses espritas. Por outro lado, os debates sobre a natureza residual ou transcendente das funes psi no homem foram resolvidos pela maioria absoluta dos investigadores a favor da transcendncia. A tese vitoriosa a que considera essas funes como um novo passo na evoluo humana, como Myers que criou o termo paranormal j havia demonstrado em suas pesquisas. (Pg. 143) 170. Para Myers, o gnio uma potncia que permite ao homem a utilizao em medida maior de suas faculdades inatas e submeter os resultados do processo mental subliminar corrente supraliminar do pensamento. Ele no quis afirmar a superioridade intrnseca do subliminar em relao ao supraliminar, mas sim que o homem de gnio representa o tipo acabado do homem normal pela sua possibilidade de utilizar mais elementos de sua personalidade do que o homem comum. (Pg. 144) 171. O inconsciente no genial, no um sbio, como diz certo sacerdote travestido de parapsiclogo. Mas a parte de nossa conscincia que guarda os resultados das experincias de vidas anteriores. Estes resultados afluem ao consciente quando o esprito mais evoludo que o comum os evoca por meio da lei de associao de idias e emoes. No homem comum isso tambm ocorre, mas as condies medianas de desenvolvimento em que se encontra no lhe permitem lampejos de gnio. A mente de relao superior ao inconsciente porque nela residem diz Myers os centros superiores que presidem aos nossos pensamentos mais complexos e nossa vontade. como a cabine de controle de nosso comportamento. (Pgs. 144 e 145) 172. Eis o que pode fazer a Pedagogia Esprita a favor do educando excepcional, nas duas categorias mencionadas: Deficientes mentais Quando tratamos desta categoria estamos em face de casos de provao ou expiao. Os casos de provao so mais benignos, os de expiao so mais pesados e torturantes. Como causas, alm do mau uso da inteligncia no passado e diversas situaes semelhantes, h tambm casos de suicdio com destruio do crebro, que geralmente redundam em desequilbrios mentais determinando alteraes negativas na formao do novo crebro no processo reencarnatrio. Em todos esses casos temos no s as alteraes endgenas, mas tambm perturbaes exgenas, provocadas por influenciao de espritos vingativos, o que requerer auxlio da teraputica esprita em profundidade e em extenso. A Pedagogia Esprita indica providncias conjugadas de trs espcies: 1) Sujeio do educando a processos de recuperao possvel, segundo os mtodos comuns da psicoteraputica, e tratamento medinico atravs de preces e passes, acompanhado de exortaes morais e espirituais de orientao evanglica. 2) Sujeio do educando a trabalhos de desobsesso, para o afastamento progressivo das entidades vingativas, atravs de doutrinao. 3) A escola esprita, em suas classes de deficientes mentais, deve manter um ambiente estimulador, arejado e puro, mas desprovido de aparatos excessivos. XXIV

Os superdotados O fato de um educando apresentar-se como superdotado intelectualmente, com elevado QI, no o livra de sofrer distrbios mentais e emocionais. Os superdotados, como j vimos, so os que, no dizer de Myers, representam o homem normal de uma civilizao que ainda est por se completar e que ainda apenas um esboo do que devia ser. Para estes, a Pedagogia Esprita deve exigir condies especiais de formao intelectual e moral. Quanto aos desequilbrios que alguns deles revelarem, necessrio tomar-se providncias para os ajudar, sem mistur-los numa classificao genrica absurda e injustificvel. preciso entender que o desenvolvimento intelectual sempre seguido do desenvolvimento da sensibilidade. , portanto, natural que essa sensibilidade reaja contra a estupidez generalizada e at mesmo leve o superdotado a atitudes que o condenam perante a opinio geral. A Pedagogia Esprita precisa, por isso, amparar e defender a inteligncia dos superdotados. As escolas espritas tm o dever de estruturar programas que favoream esse desenvolvimento. (Pgs. 145 a 149)

173. Partindo do ensaio de Octave Hamelin sobre os elementos principais da representao, Ren Hubert apresenta-nos a tese neokantiana do Relativismo Crtico sobre o desenvolvimento da conscincia. Hamelin deu novo sentido dialtica, tirando-lhe o aspecto agressivo da luta dos contrrios. Hubert a transforma num instrumento de ao pedaggica, para explicar o desenvolvimento da conscincia. (Pg. 149) 174. Em primeiro lugar temos a conscincia terica, que nasce de nossa relao com o mundo. Somos o sujeito e o mundo o objeto. Captamos a realidade exterior e a interiorizamos na formulao das categorias da razo, que so a nossa prpria experincia das coisas. A experincia nos d a mundividncia ou viso do mundo. (Pg. 150) 175. Passamos em seguida conscincia prtica, introduzindo-nos pela vontade na ordem dos fenmenos. Manejamos as coisas e os seres, reconstrumos o mundo atravs da Cincia e da tcnica. A Cincia nos foi dada pela conscincia terica, a prtica nos leva atividade da conscincia, no mais como simples experincia, mas como recriao. (Pg. 150) 176. Ao despertar em ns o dever e a necessidade da ao, que exige normas de ao e de conduta, a conscincia prtica desperta-nos tambm o senso moral e nesse momento que atingimos da conscincia esttica, sntese final da dialtica da conscincia. A estesia se define ento como um encontro por ns, no mundo, da nossa prpria aspirao de ser. A sensao nos levou razo, esta nos conduziu moral e esta nos abriu, atravs da ao e da reflexo, o portal do amor. A conscincia esttica nos reintegra no mundo e este nos aparece como uma manifestao de Deus, pleno de ordem, equilbrio e beleza. Implantamos o Reino de Deus na Terra e ela se transfigura. (Pg. 151) 177. Esta colocao do problema da conscincia nos indica os rumos da Educao Esprita e nos fornece os elementos necessrios para enfrentarmos o problema atual, cada vez mais acentuado, da escolarizao eficiente dos superdotados. Classes especiais tero de ser organizadas para essas crianas e esses adolescentes que se projetam na vanguarda da evoluo terrena. Mant-los em mistura com os menos capazes seria prejudicial para uns e outros, porque os superdotados precisam muito mais de estmulos do que de ensino. (Pg. 151) 178. No tocante aos deficientes fsicos, devemos lembrar que o Espiritismo nos ensina que so seres submetidos a conseqncias dolorosas de vidas pregressas, em geral sujeitos ao negativa de entidades espirituais que lhes dedicam dio. Os defeitos de que so portadores no decorrem de simples causas fsicas, como geralmente se supe, mas de profundas causas morais. Os traumatismos da conscincia culpada repercutiram na formao do corpo ou os conduziram a encarnaes na linha hereditria adequada. (Pg. 152) 179. A Pedagogia Esprita deve indicar Educao Esprita os meios de socorr-los e auxili-los, educando-os na conscincia de sua natureza espiritual. A compreenso de que as deficincias fsicas no prejudicam, mas, pelo contrrio, servem de corrigendas para o seu esprito, despertando-lhes energias renovadoras, os auxiliar a superar o sentimento de inferioridade e a possvel revolta contra a aparente injustia a que foram submetidos. (Pg. 152) 180. A Doutrina Esprita da responsabilidade individual intransfervel os levar compreenso de que no foram castigados por Deus nem por qualquer tribunal misterioso. So XXV

simples acidentados da evoluo, semelhana dos acidentados do trabalho ou da pesquisa. Sabendo-se dotados de um corpo espiritual, cuja natureza flexvel obedece facilmente ao comando da mente e aos impulsos da vontade, aprendero a controlar os seus pensamentos e as suas emoes no presente, para assegurarem a si prprios a reintegrao futura em sua forma normal. (Pg. 152) 181. Essa compreenso muito diferente da consolao proporcionada pelas doutrinas religiosas que se limitam a exigir-lhes a submisso vontade de Deus. A Educao Esprita no objetiva torn-los simplesmente resignados, mas transform-los em elementos conscientes de suas possibilidades nesta mesma existncia, onde podero, pelo desenvolvimento do esprito, superar as deficincias fsicas. No precisam de classes especiais e estas lhes seriam prejudiciais. Nas classes comuns, pela convivncia, pela observao e pela experincia, compreendero que os portadores de fsico perfeito so s vezes carregados de deficincias morais que eles nunca desejariam ter, uma espcie de compensao egosta, mas que serve para mostrar-lhes que existe na Natureza um princpio imanente de equanimidade. (Pgs. 152 e 153)

Para uma pedagogia esprita

182. Este captulo a reproduo de uma tese aprovada pelo III Congresso Educacional Esprita Paulista, realizado em So Paulo, de 23 a 26 de julho de 1970, e traz, evidentemente, explicaes, observaes e conceitos j expendidos nos captulos anteriores. (Pg. 154) 183. Para evitar repeties desnecessrias, vamos apresentar, relativamente a essa tese, tosomente o esquema geral que a conforma, acrescido das conceituaes e observaes no mencionadas nos tpicos anteriores: Necessidade e razes A necessidade de uma Pedagogia Esprita determinada por duas ordens causais: Histrica e Consciencial. A Educao um fato natural que precede Pedagogia. Esta , pois, a Educao pensada, compreendida e aplicada segundo critrios racionais. A finalidade do processo educativo no integrar o indivduo numa sociedade, numa cultura, numa poca, mas lev-lo plena realizao das suas possibilidades de perfeio nesta existncia. A Doutrina Esprita no se contenta com a formao do cidado, do gentil-homem, do erudito. Ela pretende, como queria Pestalozzi, fazer de uma criatura um esprito universal, preparando-o para a eternidade. Natureza e sentido A Pedagogia Esprita a conseqncia natural e necessria da Filosofia Esprita exposta n O Livro dos Espritos. Neste livro, a Educao figura como o instrumento eficaz de transformao do Mundo, objetivo essencial do Espiritismo. O objetivo da Pedagogia Esprita , assim, o desenvolvimento do homem integral e seu sentido humanista. Por isso ela se insere na seqncia natural da evoluo pedaggica, em prosseguimento ao humanismo rousseauniano e mais proximamente ao humanismo da Pedagogia Filantrpica de Pestalozzi. Na Pedagogia Esprita, o filantropismo ingnuo de Pestalozzi deve, porm, concretizar-se em normas de formao moral positiva do Homem. O sentido tico da Pedagogia Esprita mais amplo porque ela se funda numa viso terico-prtica do Universo e do Homem que no se restringe ao plano fenomnico, no se fecha nos estreitos limites do existencial, mas se abre nas perspectivas da dialtica pluriexistencial. Implicaes pedaggicas Em duas ordens - a Geral e a Particular - podemos considerar as implicaes pedaggicas da Doutrina Esprita. As religies e filosofias anteriores procediam pelo mtodo dedutivo-coercitivo, impondo natureza humana em desenvolvimento os freios da autoridade e do dogma. O Espiritismo recebe o homem j domesticado e educado pelos sistemas anteriores, com a razo desenvolvida e aguada, para lhe oferecer a oportunidade da educao autgena atravs da compreenso racional da vida. O educando, perante a Doutrina Esprita, o pro-jeto das concepes existenciais contemporneas, mas um pro-jeto que no se frustra na XXVI

morte, como pretende Sartre, nem se completa na morte, como prope Heidegger. O educando, luz do Espiritismo, a alma viajora de Plotino, que se projeta na matria como a semente no solo, para voltar enriquecida pela experincia ao mundo espiritual. As implicaes pedaggicas da Doutrina Esprita exigem, pois, uma Pedagogia realista no campo da realidade palingensica. O problema educacional Dois caminhos podem ser seguidos para equacionar o problema da Educao Esprita em termos prticos e objetivos: o Doutrinrio e o Experimental. O primeiro consiste no levantamento terico dos princpios educacionais da Codificao Kardequiana, que nos oferece as linhas gerais da Pedagogia Esprita no plano terico e valiosas contribuies experimentais. A fonte experimental mais vasta. Alm das pesquisas e experincias realizadas na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, devemos acrescentar as contribuies de pesquisas e experincias dos sucessores de Kardec no plano cientfico, como Myers e outros. Contribuies gerais A Pedagogia Geral oferece numerosas contribuies que no podemos negligenciar. Alm delas, temos o trabalho desenvolvido pelo professor Ney Lobo no Instituto Lins de Vasconcellos, em Curitiba, e as tcnicas de Maria Montessori, que so bastante sugestivas e se ligam por muitos aspectos aos princpios e s aspiraes da Pedagogia Esprita. Os currculos escolares exigiro tambm um esforo de adaptao aos fins da Pedagogia Esprita. A aplicao de um sistema de aulas sincrticas, nos moldes do chamado ensino integrado, no Ginsio do Instituto Esprita de Educao, em So Paulo, revelou-se bastante fecundo, dando flexibilidade ao currculo oficial e aproximando-o dos objetivos espritas. No h nem pode haver, na Pedagogia Esprita, nenhuma inteno sectria ou salvacionista de tipo restrito. Seu objetivo no moldar o educando, mas ajud-lo a desenvolver suas potencialidades e realizar livremente a sua perfectibilidade. Roteiro de estudos O objeto da Educao o educando. Na Educao Esprita ele no se apresenta como o educando das concepes comuns. Ele um reencarnado. Por isso, alm dos estudos biolgicos e psicolgicos comuns, temos de submet-lo a estudos parapsicolgicos e espritas. A Teoria Geral da Educao Esprita exige o conhecimento prvio da natureza palingensica do educando e do educador. (Pgs. 154 a 163)

Escolas de Espiritismo

184. Este captulo tambm a reproduo de uma tese aprovada pelo IV Congresso de Jornalistas e Escritores Espritas realizado em 1968 em Curitiba, e contm, como o anterior, conceituaes e observaes j includas neste resumo. (Pg. 164) 185. A proposta central da tese a criao de Escolas de Espiritismo de nvel superior, de tipo universitrio, tendo em vista a extenso e a complexidade da Doutrina, com suas mltiplas conseqncias em todas as direes culturais e vivenciais. As Escolas Espritas diz o Autor da tese exigem professores de Espiritismo, graus espritas de ensino, diplomas de aprendizado esprita, e no podem nem devem funcionar de maneira gratuita. (Pgs. 164 a 167) 186. As Escolas de Espiritismo devem ser organizadas como verdadeiras unidades do ensino superior, com todas as suas caractersticas, e seus professores tero de ser obrigatoriamente de nvel universitrio. Como no ser possvel oficializ-las nem obter subvenes pblicas, o ensino ter de ser pago. da cobrana das taxas que sair a renda necessria manuteno da Escola e ao pagamento de diretores, professores e funcionrios. (Pg. 168) 187. O trabalho reporta-se ainda s disciplinas, cadeiras e programas, cujo objetivo abranger, num curso de quatro anos, toda a problemtica doutrinria. A tese sugere, ainda, a idia de um Mecenato Esprita, observando que os espritas abastados poderiam fazer muito em prol das Escolas de Espiritismo, sem detrimento das obras de assistncia social, se entendessem que a caridade maior est precisamente na preveno das desgraas e que essa preveno s possvel atravs da educao, da formao educacional esprita. (Pgs. 169 a 179) XXVII

188. A tese se encerra examinando a questo da avaliao dos educandos, propondo que as provas do curso, para a aprovao nos anos sucessivos, no devem depender de exames nem de notas. Os trabalhos realizados pelos alunos trabalhos e pesquisas orientados pelos professores devem ser os elementos de avaliao natural do aproveitamento, visto que a verdadeira aprendizagem se realiza mais pelo fazer do que pelo ouvir. Alm disso, as aulas devero ser sempre seguidas de conversaes e debates. (Pg. 180) 189. Concludo o curso, o aluno dever receber o seu diploma, que no ser de bacharel nem de licenciado ou doutor, mas apenas de Formao Terica em Doutrina Esprita, ttulo que no implica uma condio moral nem representa um grau de evoluo espiritual. (Pg. 180)

Porque os adultos se esquecem de que j foram crianas

190. Os dois problemas o da educao no lar e o da educao na escola giram em torno de um mesmo eixo. Os pais so os professores no lar e os mestres so os pais na escola. Muito mais do que um fenmeno biolgico, a paternidade e a maternidade constituem uma relao psquica e portanto espiritual. A criana j nasce com o acervo pessoal de suas conquistas no processo evolutivo. A tarefa dos pais, como a dos mestres, ajud-la a integrar-se na posse desse acervo e enriquec-lo ainda mais. Assim, para que a educao se desenvolva de maneira harmoniosa e eficiente necessria a conjugao do lar com a escola, dos pais com os mestres. (Pg. 182) 191. A Educao um ato de amor, a ajuda das pessoas grandes para que as crianas tambm possam crescer. Os adultos sem amor no podem educar. Pelo contrrio, deseducam. por isso que s vezes a escola destri a educao iniciada no lar, e outras vezes o lar que destri a educao dada na escola. Se os pais so insensveis, a criana infeliz, carente de amor. Se os mestres so estpidos, a criana tem medo da escola. (Pg. 183) 192. As crianas necessitam de afeto, de carinho, de ateno. A natureza humana diferente da natureza animal. No se pode nem se deve querer domesticar uma criana como se fosse um cachorrinho, dom-la como se fosse um potro. Cada criana uma inteligncia despertando para a vida, uma conscincia que desabrocha. Os prprios animais no podem ser domesticados apenas com violncia. (Pg. 183) 193. O mundo das crianas diferente do mundo dos adultos. um mundo de sonhos e de aspiraes nobres. Kardec diz que as crianas so espritos que se apresentam no mundo com as vestes da inocncia, espritos maduros que se fazem pequeninos e tenros para poderem entrar no Reino dos Cus. As pesquisas que buscam descobrir a verdadeira natureza da educao revelam que a educao, em sua verdadeira essncia, um ato de amor pelo qual as conscincias maduras agem sobre as imaturas para elev-las ao seu nvel. (Pgs. 183 e 184) 194. Educar amar, porque a mecnica da educao a ajuda, o amparo, o estmulo. A vara, o ponteiro, a palmatria, as descomposturas e os gritos pertencem domesticao e no educao. A violncia contra a criana um estmulo negativo que desperta as suas reaes inferiores, acorda a fera do passado na criaturinha vestida de inocncia que Deus nos enviou. S o amor educa, s a ternura faz as almas crescerem no bem. (Pg. 184) 195. O comportamento do adulto, no s em relao s crianas mas tambm ao redor delas, tem sobre a criana um poder maior do que geralmente pensamos. O exemplo uma didtica viva. Por isso mesmo perigoso. Nosso ensino oral quase sempre falso, insincero. Ensinamos o que no fazemos e queremos que as crianas sigam as nossas palavras. Mas elas no podem fazer isso, porque aprendem muito mais pela observao, pelo contgio social, do que pelo nosso palavrrio vazio. Na criana o aprendizado est em funo do seu instinto de imitao. A menina imita a me (e a professora), o menino imita o pai (e o professor). De nada vale, pois, a me e o pai, a professora e o professor ensinarem bom comportamento se no derem o exemplo do que ensinam. As palavras voam, mas o exemplo fica, o exempla cala na alma infantil. (Pg. 185) XXVIII

196. Pestalozzi, o mestre de Kardec, sentiu que educar amar e por isso dedicou-se educao com toda a fora do seu amor. Tornou-se o paizinho dos seus alunos, como era ternamente chamado por eles. E se fez mendigo entre as crianas mendigas para arranc-las misria moral. Abdiquemos, pois, da violncia, da irritao, do autoritarismo e da arrogncia se quisermos realmente educar, se desejarmos de fato ser pais e mestres. (Pg. 186) 197. A Educao Crist reformou o mundo, mas os homens a deturparam. Toms de Aquino ensinava: Mes, os vossos filhos so cavalos! Educar transformou-se em domar, domesticar, subjugar. A represso, evidentemente, gerou a revolta e reconduziu o mundo ao atesmo e ao materialismo, loucura do sensualismo. A Educao Esprita a Renascena da Pedagogia Crist. nela que o exemplo e o ensino do Cristo renascem na Terra em sua pureza primitiva. Precisamos, pois, reformar os nossos conceitos de educao luz dos princpios espritas e dos grandes exemplos histricos. (Pgs. 186 e 187) 198. Dizia uma grande figura espiritualista inglesa, Annie Besant, que cada criana e cada adolescente representam planos de Deus encarnados na Terra e endereados ao futuro. Aprendamos a respeitar essas mensagens divinas. Lembremo-nos de nossa prpria infncia e se por acaso verificarmos que a nossa mensagem se perdeu ao longo da existncia, juremos perante o nosso corao que havemos de evitar esse prejuzo para as novas geraes. (Pg. 187) 199. Pais, sejamos mestres! Mestres, sejamos pais! Que cada rostinho de criana aberto nossa frente, como uma flor que desabrocha, nos desperte no corao o melhor de ns mesmos, o impulso do amor. Que cada adolescente, na sua inquietude e na sua irreverncia, no provoque a nossa ira mas desperte a nossa compreenso e a nossa ternura. Para domar o potro precisamos da sela e das esporas, mas para educar o jovem s necessitamos de amor. A Educao Esprita comea no lar como uma fonte oculta e deve ganhar a plancie como um rio tranqilo em busca do mar. (Pg. 187)

Psicologia esprita da educao

200. Este captulo analisa um dos tpicos de um artigo escrito pelo professor Humberto Mariotti, publicado na Revista Educao Esprita. Trata-se da Teoria Aparencial da Criana, um tema que Kardec j havia examinado na obra fundamental do Espiritismo ao ensinar que a criana aparece no mundo envergando a roupagem da inocncia. (Pgs. 188 a 190) 201. A Teoria Aparencial da Criana rasga o ltimo vu da Psicologia da Infncia e da Adolescncia, revelando que precisamos enfrentar essas criaturas inocentes com maior realismo, porque, se elas so inocentes apenas na aparncia e escondem sua realidade ntima nas formas fsicas em desenvolvimento, manda a boa lgica que as tratemos com mais desembarao. (Pg. 190) 202. A Teoria Aparencial , evidentemente, a base sobre a qual devemos desenvolver a Psicologia Evolutiva da Criana e do Adolescente e a Psicologia Esprita da Educao. Partindo do fato aparencial, temos de encarar o desenvolvimento infantil como um processo psicolgico de afloramento, no s de disposies culturais, mas tambm de contedos. Por trs da tbula rasa, de mente desprovida de qualquer conhecimento pretensiosa herana do empirismo ingls sabemos que existem as profundezas da memria espiritual, da conscincia subliminar de que tratou Myers. (Pg. 192) 203. O professor Mariotti deixou isso bem claro em seu artigo. Por trs de cada criana escreveu ele est o Ser com todos os seus graus de evoluo palingensica, pois para a Educao Esprita a infncia apenas uma etapa fugaz e cambiante e no uma condio permanente, espiritualmente considerada. (Pg. 192) 204. Herculano encerra seu livro falando da preguia mental que tem prejudicado a marcha do Espiritismo na Terra. Em Seareiros de Volta, Ignacio Bittencourt informa pelo mdium Waldo Vieira que uma pesquisa realizada por Excelsos Dirigentes do Espiritismo nos planos superiores, intrigados com as dificuldades do avano da Doutrina em nosso plano, revelou que, entre todas as XXIX

causas que dificultam a marcha da Nova Revelao no mundo, destaca-se, em posio de relevo, a preguia mental. A concluso da pesquisa confere visivelmente com o que se v no meio esprita, dominado pelo comodismo, pela busca de proveitos pessoais, pela indiferena cultural, pela falta de estudo srio e perseverante da Doutrina e pela oposio sistemtica de certos grupos a todas as iniciativas de desenvolvimento cultural do Espiritismo. (Pgs. 193 e 194) 205. J tempo, pois, de reagirmos contra essa situao aviltante. Espiritismo cultura em marcha, civilizao nova em perspectiva. 206. Temos de criar condies para acordar os preguiosos, sacudir os sonolentos, desmascarar os analfabetos ilustres, os demagogos que s pavonear-se nas tribunas e nas publicaes reacionrias. Temos de acabar com a praga da preguia mental, hipocritamente disfarada em modstia, falta de recursos e outras desculpas descabidas. 207. Precisamos estudar, queimar as pestanas, pesquisar, construir a Cultura Esprita em nossa terra. Ou faremos isso ou nada mais seremos do que beatos de um novo tipo, esperando de joelhos que o Cu faa por ns o que temos de fazer por ns mesmos. (Pg. 194)

XXX

Glossrio

Autgeno Didscalo Fidesta Imanncia Imanente Laicismo

Que se gera a si mesmo. Instrutor. Doutrina que antepe a f razo. Qualidade de imanente. Que est contido em, ou que provm de um ou mais seres. Estado ou carter de laico. Doutrina que prope a laicidade absoluta das instituies scio-polticas e da cultura, ou que pelo menos reclama para estas autonomia face religio. Processo dialtico e pedaggico socrtico em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por induo dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questo. Este vocbulo no est registrado nos dicionrios. Macio, compacto seriam os vocbulos corretos, embora no signifiquem o que o Autor do livro pretende dizer. Massivo diz respeito a massa: maioria de um conjunto de pessoas, grande ajuntamento popular. Neste sentido que se diz: A massa ficou feliz com a vitria do timo. Pertencente ou relativo ao ente. Desenvolvimento do indivduo desde a fecundao at a maturidade; ontognese. Parte da filosofia que trata do ser enquanto ser. Cincia que tem por objeto a doutrina dos Santos Padres e a histria literria dessa doutrina. Estudo da origem e da evoluo das funes psquicas; psicognese. Deduo formal tal que, postas duas proposies, chamadas premissas, delas se tira uma terceira, a concluso. Segmento de reta orientado. Condutor, portador.

Maiutica

Massivo

ntico Ontogenia Ontologia Patrstica Psicogenia Silogismo Vetor

Londrina, novembro de 2001 Astolfo Olegrio de Oliveira Filho Pedagogia

XXXI

Vous aimerez peut-être aussi