Vous êtes sur la page 1sur 24

POLIFONIA

CUIAB

EdUFMT

V. 12

N. 1

p. 133-156

2006

ISSN 0104-687X

LETRAMENTO DIGITAL CONSIDERAES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA INTERNET

Cludia Graziano Paes de Barros* (UFMT)

RESUMO: Este artigo objetiva refletir sobre as formas de leitura e escrita na Internet. Sero apresentadas pequenas amostras aleatrias de um estudo piloto realizado com dados de um fotolog. Para tal, procuramos utilizar, neste estudo, uma anlise lingstico-discursiva em uma perspectiva bakhtiniana, cuja abordagem scio-histrica busca uma observao dos fenmenos em um processo de compreenso ativa (BAKHTIN, 1929), constituda a partir do encontro entre os diferentes enunciados considerados (as interaes nos blogs e fotologs). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Letramento digital.
DIGITAL LITERACY SOME CONSIDERATIONS ABOUT READING AND WRITING IN THE INTERNET

ABSTRACT: This article aims to think about the types of reading and writing in the Internet. There will be presented small random samples from a pilot study based on data from a fotolog. To do that, we used a linguistic and discursive analysis from a bakhtinian perspective whose social and historic approach seeks for an observation of phenomena in a process of active comprehension (BAKHTIN, 1929) constituted out of a conjunction between the different enunciations examined (interactions in blogs and fotologs). KEYWORDS: Reading. Writing. Digital literacy.

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL) da UFMT.

133

Fora e alm do livro h uma multiplicidade de modalidade de leitores. H o leitor de imagem, figura, gravura, desenho, fotografia. H o leitor de jornal, revistas. H o leitor de grficos. H o leitor da cidade, leitor da mirade de signos, smbolos e sinais em que se converteu a cidade moderna, a floresta de signos de que j falava Baudelaire. H o leitor espectador, do cinema, televiso e vdeo. A essa multiplicidade mais recentemente veio se somar o leitor das imagens evanescentes da computao grfica, o leitor da escritura que, do papel, saltou para a superfcie das telas eletrnicas, enfim, o leitor das arquiteturas lquidas da hipermdia, navegando no ciberespao (Santaella A leitura fora do livro).

Este artigo pretende refletir sobre os modos de leitura e escrita de jovens na Internet, uma vez que o seu surgimento reposicionou a leitura e a produo escrita em um lugar privilegiado, sobretudo entre crianas e adolescentes em idade escolar que tm acesso a essa tecnologia em suas casas ou freqentam as propaladas Lan house. reconhecido que, em contexto brasileiro, tal prtica se estende a apenas uma pequena parcela da populao letrada. Todavia, ainda assim, o assunto se constitui em um campo de interesse de pesquisa, no somente para descrio e reconhecimento dessas prticas letradas, mas tambm para contribuir com as discusses que tm se estabelecido desde seu aparecimento. Para subsidiar a compreenso dessas novas prticas letradas, consideraremos alguns conceitos como o de letramento, letramento digital, hipertexto e compreenso ativa (BAKHTIN, 1929). Alm disso, sero realizadas reflexes sobre algumas das prticas de leitura e escrita nos ambientes digitais, alm de se tecerem consideraes sobre a escrita de jovens em um fotolog1.

1 Fotologs, ou flogs, como so mais conhecidos, designam websites em que se podem colocar fotografias digitais na Internet, num formato de dirio onde se registram informaes diversas, alm das fotografias que so disponibilizadas aos

134

Sero apresentadas pequenas amostras aleatrias de um estudo piloto realizado com o intuito de se buscarem subsdios para uma pesquisa posterior mais ampla. Para tal, procuramos utilizar, neste estudo, uma anlise lingstico-discursiva em uma perspectiva bakhtiniana, cuja abordagem scio-histrica busca uma observao dos fenmenos em um processo de compreenso ativa (BAKHTIN, 1929), constituda a partir do encontro entre os diferentes enunciados considerados (as interaes nos blogs2 e fotologs).

Letramento O termo letramento surgiu a partir da necessidade de se observar o estado de quem sabe ler e escrever, em contraposio a uma preocupao anterior, que se voltava apenas para o estado ou condio de alfabetismo (SOARES, 1998). Tal necessidade veio como conseqncia da compreenso de que preciso no apenas saber ler e escrever, mas saber fazer uso efetivo da leitura e da escrita, respondendo s demandas sociais. O termo letramento diz respeito s prticas de leitura e escrita. Kleiman (1995, p. 19) considera que Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de prticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simblico e enquanto tecnologia, em contextos especficos, para objetivos especficos. Portanto, mais do que dar a conhecer as letras, regras ortogrficas, sintticas ou gramaticais, o ensino da lngua escrita deve considerar tambm a apropriao das prticas sociais de uso da linguagem,

visitantes. possvel comentar as fotos em livros de visitas, ler os comentrios, colocar pensamentos ou poesias. 2 Blog uma abreviao de weblog, qualquer registro freqente de informaes pode ser considerado um blog (ltimas notcias de um jornal online por exemplo). A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como dirios pessoais, porm um blog pode ter qualquer tipo de contedo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog permitir que os usurios publiquem seu contedo sem a necessidade de saber como so construdas pginas na internet, ou seja, sem conhecimento tcnico especializado. Disponvel em: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966 acesso em 20/08/2005

135

contribuindo assim para a conquista de um novo modo de estar e ser na sociedade. O surgimento da Internet no somente indicou novos modos de estar na sociedade como trouxe a linguagem escrita para o cotidiano de crianas e jovens em idade escolar. Utilizando a Internet, esses jovens se constituem como sujeitos de prticas letradas diversas criam Web logs (ou blogs), administram-nos, colocam suas mensagens na rede quase diariamente, fazem amigos virtuais, constitudos a partir da capacidade de expresso escrita, visitam salas de bate-papo, interagem de maneiras diversas, por exemplo, atravs de jogos criados a partir de narrativas fantsticas, construdas coletivamente em ambiente virtual.

Hipertexto e leitura O texto eletrnico se caracteriza pela criao de um espao de informao no qual o leitor escolhe seu percurso de leitura atravs dos links. A possibilidade de acesso a diferentes links produz uma leitura no-linear porque o texto eletrnico se constitui em um grande mosaico de discursos em que o leitor pode escolher o caminho de leitura a ser percorrido, construindo e atribuindo sentidos a esses discursos de maneira diversa da leitura realizada na linearidade espacial do papel. O percurso nolinear promove novos padres de interveno por parte dos leitores. Lvy (1997, p 71) ressalta que na comunicao escrita tradicional os recursos de montagem so utilizados no momento da escrita: Uma vez impresso, o texto material mantm uma certa estabilidade [...] espera das desmontagens e remontagens de sentido a que o leitor se ir entregar. O hipertexto, diferentemente, aumenta consideravelmente as possibilidades das operaes de leitura:
Sempre num processo de reorganizao, ele [o hipertexto] prope uma reserva, uma matriz dinmica a partir da qual um navegador-leitor-usurio pode criar um

136

texto em funo das necessidades do momento. As bases de dados, sistemas periciais, folhas de clculo, hiperdocumentos, simulaes interativas e outros mundos virtuais constituem potenciais de textos, de imagens, de sons, ou mesmo de qualidades tcteis que as situaes particulares atualizam de mil maneiras. O digital recupera assim a sensibilidade no contexto das tecnologias somticas [voz, gestos, dana...], mantendo o poder de registro e de difuso dos meios de comunicao (LVY, 1997, p. 72).

O termo hipertexto precede sua utilizao em meio digital: refere-se a qualquer texto com escrita e leitura noseqencial que permite ao leitor escolher mltiplos caminhos e acessar informaes em cadeia. As notas de rodap encontradas em livros impressos, por exemplo, so hipertextos. Nmeros sobrescritos no meio do texto remetem o leitor s notas, quebrando a linearidade da leitura. A leitura do jornal impresso tambm se realiza hipertextualmente, j que as chamadas das primeiras pginas remetem a matrias no interior dos cadernos e o leitor vai selecionando aquelas que quer ler ou no, observa fotografias, volta sua ateno a outros textos3, etc. Lvy (1999) assim define:
Hipertexto um conjunto de ns ligados por conexes. Os ns podem ser palavras, imagens, grficos ou parte de grficos, seqncias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informao no so ligados linearmente, como em uma corda com ns, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexes em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser to complicada quanto possvel. Porque cada n
3

Conferir Paes de Barros (2005): Compreenso ativa e criadora: uma proposta para o ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso (tese de doutoramento).

137

pode, por sua vez, conter uma rede inteira. (LVY, 1999, p. 33)

O conceito formulado por Lvy tambm no se limita forma eletrnica. Refere-se, tambm, a uma forma de escrita em teia, multilinear. Nesse corpo marcado pela fragmentao e pela multiplicidade de percursos de leitura, os textos associados so preponderantemente visualizados na obra e no apenas sugeridos por referncias ou metforas. Isso porque faz parte da construo hipertextual tornar palpvel a intertextualidade. Assim, foi a associao da computao com a hipertextualidade que gerou a world wide web (www), chamada simplesmente de Internet. Navegar na Internet possibilita acessar variados textos ao mesmo tempo. Um texto se abre em muitos outros, o que proporciona uma experincia nova de adquirir conhecimento, diferente das fontes tradicionais de referncia. Nessa teia ciberntica, os sites se configuram como infomdias interativas: armazenam, processam e disseminam dados e imagens oriundos de diversos ramos do conhecimento. Sua linguagem se constitui de forma hbrida, pois incorpora outras linguagens alm da escrita, e o verbal e o no-verbal se apresentam ao leitor com igual intensidade. Quau (1993, p. 91-92) defende que essa relao de sntese entre o texto que advm do real e a sua reconfigurao hipertextual instaura uma nova escrita que modificar profundamente nossos mtodos de representao, nossos hbitos visuais, nossos modos de trabalhar e criar. De acordo com o autor, trata-se de uma revoluo escrita profunda. Com ela surge uma nova relao entre imagem e literatura. Agora, o legvel pode engendrar o visvel. Segundo Lvy (1993), o computador representa uma tecnologia intelectual to revolucionria para nossa poca como foi a escrita para as sociedades orais; e, conseqentemente, pode contribuir para modificar nossa forma de ler a realidade, tendo incidncia direta sobre as maneiras de estruturar o pensamento. A informtica, muito mais do que uma arte de automatizar clculos, contribui para estruturar os espaos cognitivos dos indivduos e das organizaes (LVY, 1993, p. 53). Chartier

138

(1997), por sua vez, considera que a histria do livro e, portanto, das leituras j viu outras revolues anteriores ao aparecimento do texto eletrnico. Para ele, a revoluo do livro eletrnico diz respeito tanto materialidade do suporte quanto s maneiras de ler. Consideramos, neste trabalho, a leitura como um ato de compreenso que s ocorre na medida em que uma dada enunciao formular na mente do leitor um contexto ativo e responsivo conforme coloca Bakhtin/Volochinov (1929). Esse pensador russo considera que s existe compreenso quando esta ativa, quando no ato de compreender ocorre uma srie de interrelaes complexas que enriquecem o compreendido com novos elementos. Uma vez que a comunicao s se concretiza na enunciao, ele defende que a enunciao , portanto, produto da interao entre dois indivduos socialmente organizados (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1929, p. 112) e que, at mesmo no nvel do dilogo interior, o indivduo tem um auditrio social, em funo do qual se constroem as apreciaes, dedues, motivaes etc. Segundo o autor, o ato de compreenso uma resposta, na medida em que ele introduz o objeto da compreenso num novo contexto o contexto potencial da resposta (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1929, p. 94). No processo de compreenso, elaboramos uma srie de rplicas, da o termo ativa , s se apreende uma enunciao se estivermos mantendo um dilogo: a cada palavra da enunciao corresponde uma srie de rplicas que formulamos para a nossa compreenso. Alguns autores, como Lvy (1999); Landow (1997); Xavier (2004), consideram que a comunicao em contexto digital mais centrada no leitor e mais democrtica:
O hipertexto concretiza a possibilidade de tornar o usurio um leitor inserido nas principais discusses em curso no mundo ou, se preferir, faz-lo adquirir apenas uma viso geral das grandes questes do ser humano na atualidade. Certamente, o hipertexto exige do seu usurio muito mais que mera decodificao das palavras que

139

flutuam sobre a realidade imediata (XAVIER, 2004, p. 172). (nfase adicionada)

Assim, de acordo com esses autores, pode-se concluir que a leitura de hipertextos exige uma participao muito mais ativa do leitor na medida em que cabe a ele reconstruir os sentidos dos textos atravs da no linearidade presente nos hipertextos. Essa possibilidade de eleger seus prprios percursos de leitura, de promover ligaes com outros textos permite ao leitor ocupar um amplo e novo espao, uma vez que uma nova estrutura de narrativa criada, alm de promover um estreitamento das distncias estabelecidas, atravs da facilidade de interconectar informaes vinculadas, tornando o leitor um coautor do texto que vai sendo construdo. No dizer de Lvy (1996, p. 52): A partir do hipertexto, todo ato de leitura passou a ser tambm um ato de escrita.p Landown (1992, p. 11) afirma que hipertexto no permite uma tirnica, unvoca voz. A voz sempre aquela destilada pela experincia combinada do focus momentneo, a lexia que algum l no presente, e a narrativa constantemente formada no caminho de leitura deste algum. Landown relaciona, tambm, o conceito de dialogismo de Bakhtin ao hipertexto em seu trabalho. Para este autor, a polifonia uma caracterstica fundamental do hipertexto, j que ele no permite uma voz nica, tirana, mas uma voz que sempre distinta pela combinao de experincias de foco momentneo. Contrariamente a esses autores, posiciona-se Possenti (2002), para quem o leitor de hipertextos se constitui de modo paradoxal, j que, por um lado tem o poder de escolher os caminhos que pretende seguir em sua leitura, de acordo com seus interesses, mas, por outro lado, isto o torna um leitor sem histria:
O leitor que emerge dos textos sobre hipertexto constitudo um tanto paradoxalmente. Por um lado, ele todo poderoso, pelo menos mais poderoso que o autor, tanto que decide ir por aqui ou por ali segundo seus interesses pelos links que quer

140

visitar. Mas, por outro lado, surge um leitor sem histria ou sem interesses (POSSENTI, 2002, p. 218).

Possenti defende, assim, que o leitor de hipertextos parece estar sempre lendo pela primeira vez, pois precisa que lhe forneam pistas para saber em qual momento pode ou deve lhe derivar do texto (trecho?) que l para outro texto (trecho?) que, eventualmente, fornecer informaes a mais [...] (POSSENTI, 2002, p. 220). O autor indaga se a questo mais importante que o hipertexto coloca diz respeito construo dos sentidos ou apenas a uma nova forma de circulao de textos (POSSENTI, 2002, p. 221). De nossa parte, consideramos o leitor de hipertextos como um leitor que se diferencia dos demais em virtude das particularidades desse contexto de circulao (o ciberespao), o que no exclui a possibilidade de que o leitor de hipertextos tambm se constitua leitor de outros textos em outros contextos, ou seja, existem prticas diferenciadas de leitura: um leitor internauta pode tambm ler romances, artigos cientficos ou jornais. De acordo com Santaella, (2005) a unio entre a telecomunicao e a informtica gerou um outro tipo de leitor, que se distingue dos demais por programar suas leituras:
Nasce a um outro tipo de leitor, revolucionariamente distinto dos anteriores. No mais um leitor que tropea, esbarra em signos fsicos, materiais, como era o caso do leitor movente, mas um leitor que navega numa tela, programando leituras, num universo de signos evanescentes, mas eternamente disponveis, contanto que no se perca a rota que leva a eles. No mais um leitor que segue as seqncias de um texto, virando pginas, manuseando volumes, percorrendo com seus passos a biblioteca, mas um leitor em estado de prontido, conectando-se entre ns e nexos, num roteiro multilinear, multi-seqencial e labirntico que ele prprio ajudou a construir ao interagir com os ns entre palavras, imagens,

141

documentao , msicas, vdeo etc. Trata-se de um leitor implodido cuja subjetividade se mescla na hipersubjetividade de infinitos textos num grande caleidoscpico tridimensional onde cada novo n e nexo pode conter uma outra grande rede numa outra dimenso. (SANTAELLA, 2005, s/p)

Refletindo sobre as possibilidades de construo de significados que o hipertexto oferece, podemos ponderar que o leitor, diante de uma pgina virtual, tem uma forte ascendncia diante das inmeras possibilidades colocadas pela autoria virtual, por isso, pode-se considerar um desempenho mais ativo e consciente do leitor atravs da possibilidade de sua interferncia na construo dos sentidos do texto, no se anulando a linearidade semntica da narrativa em construo, mas abrindo, a partir das escolhas traadas, uma narrativa nova na qual ele desenvolve suas prprias sucesses temporais e estruturais. De acordo com Chartier (1997), toda histria de leitura supe certa liberdade do leitor, cujos gestos mudam de acordo com os tempos e os lugares:
Toda histria da leitura supe, em seu princpio, certa liberdade do leitor que desloca e subverte aquilo que o livro pretende impor. Mas esta liberdade leitora no jamais absoluta. Ela cercada por limitaes derivadas das capacidades, convenes e hbitos que caracterizam, em suas diferenas, as prticas de leitura. Os gestos mudam segundo os tempos e lugares, os objetos lidos e as razes de ler: Novas atitudes so inventadas, outras se extinguem. Do rolo antigo ao cdex medieval, do livro impresso ao texto eletrnico, vrias rupturas maiores dividem a longa histria das maneiras de ler. Elas colocam em jogo a relao entre corpo e o livro, os possveis usos da escrita e as categorias intelectuais que asseguram a compreenso (CHARTIER, 1997, p. 77).

142

A escrita na Internet, de acordo com Chartier (1997), leva-nos a refletir sobre como a noo de texto est sendo alterada e como os avanos tecnolgicos incorporam mudanas que promovem novas formas de interao com o texto. Assim, esse novo objeto textual abre espao para novos tipos de interao, as quais exigem diferentes formas de produo de textos e de leitura, que, por sua vez, exigem diferentes capacidades de seus usurios. Diversos pesquisadores, em todo o mundo, tm se dedicado a estudar essas capacidades, que esto relacionadas noo de letramento, a partir da qual um sujeito se torne capaz de fazer uso da linguagem em diferentes prticas sociais de leitura e escrita, conforme exposto anteriormente. Associado a esse conceito, tem se expandido o conceito de letramento digital. De forma geral, letramento digital designa o conjunto de conhecimentos que permite s pessoas a participao em prticas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletrnicos; envolve um conhecimento tcnico, relacionado ao uso de teclados e programas de computador; entretanto, o letramento digital mais amplo do que somente utilizar as ferramentas eletrnicas, uma vez que abrange a capacidade de construir sentidos a partir de textos nos quais palavras se conectam a outros textos - por meio de hipertextos, links e hiperlinks - bem como a partir de elementos pictricos e sonoros que se encontram em uma mesma superfcie discursiva, compondo textos multimodais. Alm disso, tambm se refere a acessar, selecionar, processar e avaliar criticamente as informaes e ter familiaridade com os princpios que conduzem a comunicao por meio do computador. Como vimos, o letramento digital permite ao leitorinternauta escolher os caminhos que quer seguir, construindo seu prprio caminho de leitura. Assim, as inovaes tecnolgicas estabeleceram novos modos de leitura e de escrita, bem como novos modos de interao entre leitor-autor, atravs dos textos, e entre interlocutores. Essas inovaes tambm proporcionaram o aparecimento de novas esferas de produo e de uso da linguagem, nas quais novos gneros discursivos (hiper)textuais surgiram: bate-papo nos chats, e-mail, frum, listas, site, home-

143

pages ligados interatividade verbal e, conseqentemente, responsvel por novas formas e/ou funes de leitura e escrita. A rede mundial de computadores permite aos usurios acesso a informaes em qualquer parte do mundo. Conectados, esses usurios interagem nas esferas virtuais e, por vezes, passam a interagir tambm fora delas. H poucos anos, os e-mails passaram a proporcionar uma comunicao pessoal e profissional de forma mais econmica e rpida, o que ocasionou mudanas de hbitos dos usurios: contatos telefnicos e envios de documento via fax foram substitudos pelo correio eletrnico. Os e-mails promoveram a conexo pela troca de mensagens escritas que chegam quase que imediatamente ao destinatrio. As salas de bate-papo e as comunicaes via mensagens instantneas como o Messenger, ICQ, entre outros, proporcionaram que as interaes alcanassem um espao novo: o das amizades virtuais, em que, alm de vrias possibilidades e ferramentas, pode-se saber se o interlocutor se encontra on line no momento. Pessoas que se conheceram nas salas de bate-papo tm a possibilidade de estreitar a amizade atravs das mensagens instantneas. Essas esferas de comunicao virtual esto em constante mudana e aprimoramento. O mais novo mecanismo de interlocuo na Internet so as redes sociais, identificadas como a gerao seguinte do relacionamento virtual. Nessas redes, as amizades se estreitam, j que existe um convvio virtual. Amigos se encontram atravs de um mecanismo de busca e se renem em comunidades de interesses comuns. Estas se diversificam em variados tpicos que abrangem todo o tipo de interesse, desde profissionais, artsticos e culturais a lembranas de infncia. A alterao de paradigmas que o surgimento da Internet causou para o mundo acabou por alterar os conceitos de comunidades tradicionais. J que no h interao fsica nem proximidade geogrfica, as comunidades virtuais se estruturam essencialmente sobre um nico aspecto: os interesses em comum de seus membros. Devido a esses interesses, as pessoas conseguiriam criar relaes sociais independentes da presena fsica, algumas dessas relaes se tornam to fortes que podem ser classificadas como laos comunitrios. Estruturadas sobre um

144

locus virtual, no fsico e nem real, essas comunidades surgiriam atravs da interao puramente comunicativa entre seus membros. Refletindo com Bakhtin/Volochinov (1929), consideramos que h uma complexa reciprocidade dialgica na relao da linguagem com o social e ideolgico: surgindo da necessidade da comunicao social, a linguagem se materializa na forma de interao. As enunciaes, portanto, so o produto das interaes verbais dentro de contextos socialmente organizados. Os contextos sociais organizados em ambientes virtuais as redes sociais ou as comunicaes via mensagem instantnea, por exemplo trazem sua prpria linguagem as quais, por se estabelecerem por meio da linguagem escrita, reorganizam-se nesses ambientes e trazem traos particulares. Inicialmente (final dos anos noventa do sculo XX), seu contexto de uso restringiase sobretudo comunicao virtual, mas, na metade da primeira dcada do sculo XXI j comea a sair dos contextos virtuais e avanar para outros meios de comunicao, conforme veremos adiante.

A linguagem escrita dos jovens ou ciberlinguagem A ciberlinguagem se caracteriza fortemente pela economia na escrita das palavras, sobretudo atravs de abreviaes. Essa economia, contudo, no se restringe exclusivamente s abreviaes, nem a nica caracterstica da ciberlinguagem, mas que apresenta traos lingsticos bem marcados. A seguir, alguns exemplos, extrados de um fotolog. Como dissemos anteriormente, um fotolog constitui-se em um website onde os autores podem no somente disponibilizar suas fotos na Internet, como tambm escrever comentrios e interagir com outras pessoas nesse espao. Alm das fotografias, os autores tambm colocam poesias, comentrios, pensamentos que so compartilhados e comentados pelos visitantes dos fotologs.

145

???Eu...Na Escola??? 04/06/2005 21:43 Olha eu ki dinovu....agora cum uma ftinha minha.....nao ta muito boa...mais td bem...assim pelo menos atualiza......!!! Foi minha miguxa Flavinha q tiro...valew! Mais ai eu tava na escola....ondi eu sentu......dah pa percebe q no fundao n...por ultima ainda... _________________________ "Todos os sentimentos cansam e "desistem", menos o amor. Sentimento algum to teimoso! At quando passa, no acaba. Posto de lado, jamais se conforma. Mesmo se afogando na impossibilidade, no morre." ______________________ Ah mais h issu..... Bom fds (atrasado) para tds.! Bjinhus...Bjos...Bjaum..para todos meus amigos!!! Ate +!! _Comentem_!!_ by:_Pr_ Comentrios (04/06 21:49) joyce: oi pri como vc esta dimda nessa fotu te curto muito vc e mo vagal senta no fundao vagadunda ( zuera) beijos (04/06 22:08) ...:::R:::...: Oii miga Hum..ta linnda na ftinha.....que carinha di....-To precisandu di alguem-...hihih!!! Ta mtu linda na ftu.. Se flog tbm ta lindo. Bjaum ate +...."!! (04/06 23:46) ...::Flavinha::...: Oiee... Ta lindona a Sua fotu ..... Mais tb quem q tiro neh ???? Quem ser que foi ehin ,ehin, ehin???? Ser que foi eu ...ser,ser,ser???

146

Achu que sim , por issu que saiu lindona .... AHuhauHAUHuahUHAUhauH Bjokxxxx Dolu vc ! (05/06 16:53) **....:::Lr:::.......: Oiiiee, tudu bem???espero q sim... Gostei d+ desta foto e do seu flog tbm!!!!!! bjaum espero q vc comente no nosso neh???? te+ f u i i zzzzz....... !!!! (05/06 22:32) Nandinhu: oieee....q moa bonita.... kra d estudioza..... uhauhauhhua... bjussss.... fuizzzz.... passe mais vezes lah mo meu flog tbmmm.... (05/06 22:36) Alexandre: Ola preiscila, tdo bom?...no liga pra foto feia no, q nem assim vc consegue ficar feiiia....fika na Paz,,,,,bjo (05/06 22:38) Alexandre: Desculpe por ter escrito seu nome errado ta...seu nome lindo .....PRISCILA....... (05/06 22:58) Luca: aew...tah lindenha nina...txi dolu mot...gratz pelo flog...to sem nada pra fla.. bjaum flws

147

(06/06 21:02) *_mimi_*: oioioi..q ftu binita...baum te adolu nina...bjukss..comenta la no meu em...camilinhaflp.brasilflog.com.br...fui...te curtu!!! (08/06 16:05) DiEgo100%elas: que da hora o seu flog gostei bracaramba principalmente de vc e minha prima abraco e bjos (08/06 16:39) jackson: nuss como seu flog ta loko mas tira essas fotos das meninas nem todas ta (08/06 16:40) jackson: to zuando (08/06 16:51) Bilao: Oi....Nossa q menina linda, q carinha de meiga.... um bjaum....fui (09/06 21:40) _|\/|ooLl1_Am'?_PaKiToS_: oiiiii...tudooo bomm moxaaa bunitaaa??? aeee pediu pra euu comentaa akii too euu...eheehe... aeee tahh lindonaaa na fotoo viuuu!!!!! Bjaummm t adoruu muitoo lindaaaa!!!! O excerto acima extrado do fotolog: http://priscilab.brasilflog.com.br/, e, observando-se as interaes, algumas consideraes podem ser tecidas: 1. alm das substituies j famosas dos grafemas /qu/ por /k/ (aqui= aki), ou /q/ (oq, pq), a escrita dos jovens4 ou ciberescrita, apresenta alguns traos peculiares: 2. No s a economia que caracteriza essa linguagem uma vez que h substituies: valew precisandu baum ondi. Como se observa, essa troca parece apresentar traos da lngua falada: Baum, precisandu, dinovu, entre outros. Poderamos refletir que essas substituies podem ocorrer em uma tentativa

4 Esse tipo de linguagem vem sendo denominado como linguagem dos jovens, por alguns segmentos, como a imprensa, por exemplo, mas no se restringe somente aos jovens, usurios da Internet de diferentes idades tambm se utilizam de maneiras de escrever semelhantes a essa.

148

de aproximao entre os interlocutores, facilitada pela lngua falada. 3. Contrariando o que alguns especialistas tm indicado, essa forma de escrita no espontnea, como se pode conferir nos posts de Alexandre: (05/06 22:36) Alexandre: Ola preiscila, tdo bom?...no liga pra foto feia no, q nem assim vc consegue ficar feiiia....fika na Paz,,,,,bjo (05/06 22:38) Alexandre: Desculpe por ter escrito seu nome errado ta...seu nome lindo .....PRISCILA....... O garoto digita o nome da criadora do flog errado e, como no pode reescrev-lo no mesmo post, coloca um novo post, desculpando-se por ter escrito seu nome errado ta...seu nome lindo .....PRISCILA........ Dessa forma, a reescrita, prtica letrada de produtores de textos eficazes e requerida como uma das prticas escolares que se deveria desenvolver nos alunos, utilizada com naturalidade nesse contexto pelo menino. 4. Outro aspecto que se pode notar que os posts se apresentam, em sua maioria, em ciberescrita, todavia, os blogueiros colocam diferentes textos em seus sites, como poesias, pensamentos de grandes autores, nesses casos, o que predomina a norma culta. Uma explicao para isso o fato de que se pode recortar de outras pginas da Internet e colar nas pginas os textos como se apresentam no original. Observa-se, portanto, que, em vez de procurarem adaptar a citao linguagem usual do meio h uma espcie de respeito autoria: assim, no se encontram textos citados em ciberescrita. O que chama ateno nesse caso, o fato de que os adolescentes, ao acessarem a Internet, ainda que em um contexto de produo especfico como os blogs e fotlogs de amigos, entram em contato com a norma padro e ainda comentam o contedo dos textos, como se pode observar no excerto a seguir:

149

11/06/2005 20:38 Euu..divolta....depois di uma semanha...rsrsrs!! Ahh......eu nem tava com vontadi di posta.....e esses dias eu tbm nem estava mtu bem..!!! Mais faze oq nh..... a vida!!! Nem sempre ela cmo queremos!! ________________________________ >Rir correr o risco de parecer tolo. >Chorar correr o risco de parecer sentimental. >Estender a mo correr o risco de se envolver. >Expor seus sentimentos correr o risco de mostrar seu verdadeiro >eu. >Defender seus sonhos e idias diante da multido correr o risco de >perder as pessoas. >Amar correr o risco de no ser correspondido. >Viver correr o risco de morrer. >Confiar correr o risco de se decepcionar. >Tentar correr o risco de fracassar. >Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo no >arriscar nada. >H pessoas que no correm nenhum risco, no fazem nada, no tm >nada, e no so nada. >Elas podem at evitar sofrimentos e desiluses, mas elas no >conseguem nada, no sentem nada, no mudam, no crescem, no amam, >no vivem. >Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de >sua liberdade. >Somente a pessoa que corre riscos livre! >" OS NAVIOS NO ALCANAM AS ESTRELAS, MAS ATRAVS DELAS QUE SE >LANAM AO MAR." ________________________________

150

Axo mtu lindu issu... h issu.....ate mais...comentem preu ai.. (11/06 21:54) *_mimi_*: oi flor baum ta dindu seu flog adolei...rsrsrs...baum te curtu mtu...bjuksss e ate+++!!! 5. Algumas meninas, ao escreverem, procuram reproduzir na escrita uma fala meio infantilizada, manhosa, lembrando um tatibitati marcada por substituies dos grafemas /S/ por /X/: moxa (moa), miguxa (amiga), alm de outros exemplos como te adolu (te adoro), binita (bonita), dindu (lindo). Alm disso, alguns fatos lingsticos nos levam a concluir que a espontaneidade, apontada por alguns especialistas como marca principal dessa linguagem, no , na verdade, uma de suas caractersticas, nem a rebeldia ou a economia somente: se observarmos, por exemplo, as marcas de tonicidade de alguns vocbulos (sinalizadas por acentos na norma padro) no so absolutamente abolidas, mas assinaladas graficamente de um modo particular: como o caso do uso de /h/ no final de oxtonas ateh/ por /at/ e dos monosslabos tnicos /eh/ por //, /lah/ por /l/. Finalmente, no porque o assunto se esgote, mas para abrir novas reflexes sobre essa forma de grafia, o uso das abreviaes marcado pela presena de consoantes e omisso de vogais, obedecendo a uma lgica lingstica de abreviaes que parte fortemente do discurso escrito e no do oral: um exemplo a escrita de vc por voc, que na linguagem oral, em boa parte do pas, substituda por /c/ em frases como ce sabe?, ce foi l?, etc. Em seu surgimento, essa forma de escrita parecia estar restrita aos chats, blogs, comunidades virtuais e ICQs. Todavia, a ciberlinguagem, que j vem sendo denominada popularmente de Internets, tem ampliado seus limites exclusivamente virtuais e penetrado em outros contextos discursivos. Um exemplo a sesso Cybermovie de um canal pago de televiso, cujas legendas so todas escritas dessa forma. Quando a sesso passou a ser

151

transmitida, alguns segmentos da sociedade reagiram contrariamente exibio de filmes com legendas escritas na ciberlinguagem. Apesar disso, o canal de televiso afirma ter aumentado a sua audincia em 30% no horrio em que a sesso transmitida. De acordo com Lajolo5 a capacidade de inventar e alterar linguagens talvez a mais humana das capacidades, convencionar abreviaes to antigo quanto a inveno da escrita e, posteriormente, da imprensa. No h razo, portanto, para estranheza do fenmeno lingstico que ocorre na escrita dos jovens na Internet. Para ns, o que se poderia considerar como as prticas de letramento ocasionadas pelas novas tecnologias podem colaborar com o letramento dos alunos em contextos escolares. No ignoramos o fato de que uma parcela muito grande da populao brasileira em idade escolar no tem acesso tecnologia digital e ao ciberespao. Conforme apontam os dados de pesquisa realizada pelo INAF6, apenas 57% dos jovens das classes A/B; 19% dos jovens da classe C e 5% dos jovens das classes D utilizam computadores, ainda que eventualmente. Tal realidade refora a necessidade de implementao de polticas pblicas que promovam o acesso dessa grande parcela da populao s prticas letradas aqui descritas. Alm disso, h que se refletir que o status que a leitura e a escrita alcanaram na vida dos jovens nos meios virtuais no corresponde quele realizado em ambiente escolar, ou seja, nos ambientes virtuais, esses jovens tm um contato muito maior com a leitura e a escrita, um contato que no se origina em exigncias escolares, mas parte de interesses especficos de comunicao, informao, relacionamento, diverso etc. Essa breve anlise das prticas letradas que esto sendo produzidas no ciberespao encaminha para a necessidade de
Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, em 24/04/2005. INAF Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional , uma iniciativa do Instituo Paulo Montenegro Ao Social do IBOPE e da ONG Ao Educativa. O objetivo do INAF oferecer sociedade brasileira um conjunto de informaes sobre habilidades e prticas relacionadas leitura, escrita e matemtica da populao brasileira, de modo a fomentar o debate pblico e subsidiar a formulao de polticas de educao e cultura. (RIBEIRO, 2003, p. 9)
5 6

152

mudanas das prticas letradas desenvolvidas nos espaos educacionais, no somente para a necessidade de continuidade de apropriao de capacidades de leitura e escrita mais sofisticadas, por parte dos alunos, como tambm para a premente exigncia de mudana nas prticas de leitura e escrita no mbito escolar, tanto no Ensino Fundamental como no Mdio. Tambm aponta para um trabalho integrado com linguagens, suportes, textos, discursos e lnguas, variados e inter-relacionados. Os contextos virtuais de que os alunos participam tm lhes oferecido diferentes alternativas de leitura e escrita bastante significativas, que parecem estar sendo ignoradas pela escola. Ao que parece, ocorre uma desarticulao entre o que a escola prope como prticas de leitura e escrita e as prticas realizadas, em funo dos interesses, das vivncias e experincias das crianas e adolescentes em ambientes virtuais. Em uma poca em que as diferentes linguagens se apresentam de maneira simultnea: em textos e discursos multimodais nos jornais impressos, nas revistas, nos livros didticos, nos textos publicitrios ou nos ambientes digitais , compreender e produzir textos no se restringe mais somente ao verbal (oral ou escrito), mas capacidade de relacionar as diversas modalidades de linguagem oral, escrita, imagem, imagem em movimento para, a partir delas, construir sentidos. Assim, cabe questionar de que modo a leitura hipertextual e a ciberescrita podem contribuir no letramento escolar, quais mudanas o letramento digital pode promover no currculo escolar, na construo do conhecimento na escola e nas prticas de leitura e escrita que se realizam nesse espao. Rojo (2001, p. 67) aponta para o fato de que comea-se a reconhecer processos e prticas diferenciados entre diversas agncias de letramento (famlia, igreja, escola, sindicatos etc.) [...] Comea-se a pensar em letramentos. Portanto, podemos pensar em diferentes nveis e tipos de letramento, que variam de acordo com a sciohistria de cada sujeito. Admitida essa idia, a escola exerce um papel significativo na constituio dos letramentos de seus alunos, j que a principal responsvel por essa constituio. Mas, como vimos observando, no a nica.

153

A partir dessas consideraes, pode-se concluir com Santaella (2005, s/p), citada na epgrafe deste texto: Fora e alm do livro h uma multiplicidade de modalidade de leitores. H o leitor de imagem, figura, gravura, desenho, fotografia. H o leitor de jornal, revistas. [...] A essa multiplicidade mais recentemente veio se somar o leitor das imagens evanescentes da computao grfica, o leitor da escritura que, do papel, saltou para a superfcie das telas eletrnicas, [...], navegando no ciberespao. Poderamos arriscar uma parfrase: fora e alm da escola, h uma multiplicidade de leitores e escritores esperando para avanar para alm das prticas escolares de escrita, em situaes efetivas de construo da linguagem. Para que isso ocorra, preciso que haja aes concretas de polticas pblicas que visem capacitao dos docentes para o ambiente virtual, aes que ampliem o letramento digital desses docentes e sua viso acerca do ensino de lngua materna, de modo que no haja espantos ou preconceitos quanto s linguagens sociais que seus alunos trazem, mas que as variedades lingsticas de sua linguagem oral e escrita possibilitem a reflexo sobre os usos da linguagem em diferentes esferas e a ampliao de suas prticas letradas dentro e fora da escola.

Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M./Volochinov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6a edio. So Paulo: Editora Hucitec, 1992. BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: M. M. BAKHTIN. Questes de Literatura e de Esttica A teoria do romance. So Paulo: Edunesp/Hucitec, 1979. p. 71-210. ______. Os gneros do discurso. In M. M. Bakhtin. Esttica da criao verbal, So Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 277-326. CHARTIER, R. Textos, impressos, leituras. In: A histria cultural: entre prticas e representaes. Trad. de M. Galhardo. Lisboa: Difel/Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. p.121-139. ______. (ed.). The culture of print. Princeton: Princeton University Press, 1989.

154

______. (org.). Prticas da leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1996. ______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. So Paulo: Editora da Unesp, 1997. ______. Lnguas e Leituras no Mundo digital. In: Chartier, R. Os desafios da escrita. So Paulo: Editora da Unesp, 2002. p. 1132. GIS, A. Pq jovens tc axim? Artigo publicado no Jornal Folha de So Paulo, disponvel em http:/ /www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404200529%2ehtm. Acesso em 02/ 05/2005, 2005. KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61. LANDOW, G. Hypertext: The convergence of Hypertext and Critical Theory. Verso on line do livro editado pela John Hopkins University PressSingapura, disponvel em http://www.cyberartsweb.org/cpace/ht/jhup/history.html#1> acesso em 02/11/2003, 1992. LVY, P. As tecnologias da inteligncia O futuro do pensamento na era da informtica. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______. O que o virtual? Trad. De Paulo Neves. 3 ed. So Paulo: Editora 34, 1996. ______. A inteligncia coletiva: para uma antropologia do ciberespao. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. ______. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. 3 ed.So Paulo, Editora 34, 1999. MARCUSCHI, L. A. & Xavier, A. C. S. Hipertexto e gneros digitais: novas formas de construo do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. PAES DE BARROS, C. G. Compreenso ativa e criadora: uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso. Tese de Doutorado, 2005. POSSENTI, S. Os limites do discurso ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Criar Edies, 2002.

155

QUAU, P. O tempo do virtual, In: Andr Parente (org.). Imagemmquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 91-92. RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003. ROJO, R.H.R. Modelizao didtica e planejamento: Duas prticas esquecidas pelo professor? In A.B.KLEIMAN (org) (2001) A Formao do professor: Perspectivas da Lingstica Aplicada, p. 313-335. Campinas: Mercado de Letras, 2001. ______. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgao cientfica elaborado para o Programa Ensino Mdio em Rede, Rede do Saber/Fundao Vanzolini/SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, circulao restrita, 2004. SOARES, M. B. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998. SANTAELLA, L. A leitura fora do livro (disponvel em http://wellplural.vilabol.uol.com.br/leitura02.htm - acesso em 12/04/2005)http://www.pucsp.br/pos/cos/epe/mostra/santaell. htm, 2005. XAVIER, A C. Leitura, texto e hipertexto. In Marcuschi, Luiz Antonio & Xavier, Antonio Carlos dos Santos. Hipertexto e gneros digitais: novas formas de construo do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. Sites visitados: http://priscilab.brasilflog.com.br/ http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966 http://www.oi.com.br/data/Pages/ http://www.brasilflog.com.br/contato.php?tipo=4#4

156

Vous aimerez peut-être aussi