Vous êtes sur la page 1sur 26

1

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

ARTIGO

A Idia de Democracia em Perspectiva Crise, avanos e desafios


Por Francisco Paulo Jamil Almeida Marques * Sabemos por experincia prpria que no momento mesmo em que a democracia se expande ela corre o risco de se corromper, j que se encontra continuamente diante de obstculos no previstos que precisam ser superados sem que se altere a sua prpria natureza, e est obrigada a se adaptar continuamente inveno de novos meios de comunicao e de formao da opinio pblica, que podem ser usados tanto para infundir-lhe nova vida quanto para entorpec-la (BOBBIO, 2000, p. 17).

Resumo: Este trabalho procura estabelecer uma polmica com a idia, defendida por um conjunto de autores, de que as democracias contemporneas estariam em crise, sobretudo devido a problemas como corrupo; falta de confiana nos partidos polticos e na eficcia das instituies do estado; apatia e cinismo da esfera civil, dentre outras questes. Tomando a perspectiva de que as prticas democrticas no podem ser vistas de forma unitria - isto , ao falar de democracia, deve-se ter em mente aspectos to diversos como a busca pelo aperfeioamento de liberdades, direitos, transparncia e, inclusive, dos mecanismos de participao -, o argumento construdo no sentido de se reconhecer os mritos e as conquistas polticas obtidas nas ltimas dcadas em reas como, por exemplo, a proteo a minorias ou o fortalecimento dos dispositivos de accountability. Refora-se, em outras palavras, a premissa de que democracia deve ser vista como um projeto em construo; que enfrenta dificuldades peculiares em determinadas sociedades ( o caso de nosso Pas, marcado por uma tradio patrimonialista); e que tais dificuldades, muito embora

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

necessitem ser enfrentadas, no so motivos suficientes para se apontar uma crise. Ao mesmo tempo, o ensaio alega que um dos princpios caros idia de democracia, a saber, a participao poltica dos cidados, no obstante ser visto com reserva por determinadas tendncias tericas, tambm precisa ser considerado um componente essencial para se afirmar a consistncia de um regime de governo fundamentado na idia de soberania popular.

Palavras-chave: Democracia - Liberalismo - Participao

Introduo

No se pode negar que a democracia foi o regime de governo mais privilegiado ao longo do sculo XX. Durante este perodo, a maioria das sociedades que passaram por transies polticas de conseqncias marcantes acabou por optar pela adoo de instituies democrticas na inteno de promover mecanismos mais estveis e legtimos de produo da deciso poltica (DRYZEK e TORGERSON, 1993; LIJPHART, 2000; HUNTINGTON, 1991).

Nesse sentido, ainda que se possa apontar, por um lado, um conjunto de autores para quem o destino da democracia seria o fracasso (idia defendida notadamente por parte dos estudiosos de tendncia marxista, a ressaltarem que o Liberalismo econmico e sua traduo poltica, a democracia liberal burguesa, estariam trilhando um caminho de auto-supresso 1 ), por outro lado, Norberto Bobbio (2000) ressalta que, na verdade, durante as ltimas dcadas, vrios dos estados totalitrios foram caindo um a um, dando lugar a democracias.

O fato que a idia de democracia se expandiu, conforme argumenta um conjunto de estudiosos da teoria social contempornea, inclusive para aqueles domnios que se encontram alm do campo poltico, a exemplo da esfera

Cf. Claus Offe (1984).

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

familiar, do trabalho e da escola (WARREN, 2002). E este fenmeno aparenta ser vlido ainda que se esteja tratando de pases to diferentes nas dimenses econmica, social e cultural. Dito de outro modo, mesmo que a profundidade e o enraizamento das estruturas democrticas em cada uma das naes, bem como os traos de suas culturas polticas, sejam distintos, comum encontrar anlises nas quais se defende que as democracias contemporneas tanto compartilham valores tpicos apregoados pelo ideal deste regime de governo (o voto universal, o parlamento deliberativo, a prestao de contas etc.), quanto enfrentam problemas semelhantes (BOBBIO, 2000).

Sob tal cenrio, s congratulaes feitas difuso da democracia contraposta certa dose de pessimismo concernente ao funcionamento prtico deste regime de governo. Uma das idias mais aceitas por uma parcela dos estudiosos da teoria poltica a de que, no obstante sua tendncia de generalizao, a democracia pouco teria se aprofundado desde que assumiu sua forma moderna (HELD, 1987; MANIN, 1997). Argumenta-se, em outras palavras, sobre a timidez das prticas democrticas em eliminar antigos problemas do sistema poltico com os quais tal regime houvera prometido lidar quando de sua batalha contra o Absolutismo.

Norberto Bobbio (2000) arrola, nesse sentido, um conjunto de grandes problemas comuns enfrentados pelas democracias contemporneas que permanecem sem uma resoluo satisfatria, contrariando o que se havia compromissado quando das revolues que marcaram o incio da Era Moderna. O autor aponta, por exemplo: a sobrevivncia de determinadas oligarquias; a persistncia de poderes invisveis (tais como os da inteligncia a servio de estados, que pouco contribui para a democratizao do sistema internacional, conforme apregoado por Kant no Ensaio sobre a paz perptua); e, de modo adicional, o filsofo italiano sugere que os cidados ainda no atingiram um

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

patamar razovel no que se refere aquisio de repertrio cognitivo para uma atuao poltica adequada 2 .

Alm das dificuldades apontadas por Bobbio, diversas outras questes pautam a discusso sobre os problemas das democracias contemporneas, como, por exemplo, o diagnstico de que h uma dissociao entre justia poltica e justia social (THOMPSON, 1998); mencione-se, tambm, o emprego recorrente de estratgias que visam beneficiar perspectivas particularistas por meio de recursos do estado, em detrimento do interesse pblico, concretizando o que se chama de advocacia administrativa (FUNG e WRIGHT, 2003); e, ainda, preciso fazer aluso aos ndices decrescentes de confiana dos cidados no sistema poltico (WARREN, 1999; GASTIL, 2000).

Pode-se pensar que estes problemas sejam mais intensos em democracias que, historicamente, mostram certa instabilidade ou naquelas de sedimentao mais recente, como o caso dos pases latino-americanos e de alguns do leste europeu. O fato, contudo, que o mal-estar quanto ao desempenho das instituies democrticas provoca preocupaes mesmo em democracias maduras, tal como a norte-americana. John Gastil, por exemplo, inicia seu livro By Popular Demand com a seguinte afirmao: Existem dois problemas fundamentais na poltica norte-americana. O primeiro que a maioria dos americanos no acredita que os mandatrios eleitos representem seus interesses. O segundo que os cidados esto corretos. A confiana pblica no governo se encontra alarmantemente baixa 3 (GASTIL, 2000, p. 1).

No final das contas, as exigncias crescentes quanto consolidao dos mecanismos democrticos e quanto busca por solues para os embaraos acima mencionados acabam por fazer emergir a indicao, suficientemente difundida e aceita hoje em dia (alcanando-se, mesmo, autores de escolas

Mark Warren se junta a Bobbio para asseverar a idia de que a democracia no foi aprofundada da maneira devida ao citar, por exemplo, o fenmeno relativo influncia decisiva de grupos de presso e a escassez de oportunidades institucionais de participao poltica voltadas para os cidados (WARREN, 2002).

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

divergentes em teoria poltica), acerca de uma crise da democracia (ARTERTON, 1987; COHEN e ARATO, 1992; GALBRAITH, 1992; GIDDENS, 1994; MANIN, 1997; CASTELLS, 1997).

*** Esta idia de crise no necessariamente nova, contudo 4 . Dentre os autores de maior relevncia a tratarem de modo pioneiro a questo da crise da democracia, ainda nos anos 60 do sculo XX, esto, de um lado, aqueles que indicavam uma sobrecarga do estado (HUNTINGTON, 1975), cujo argumento d conta de que o conjunto de instituies polticas no tem condies de atender a todas as demandas de grupos organizados e de cidados acerca, por exemplo, de aspectos atinentes ao bem-estar social. Tais requisies, de acordo com os estudiosos citados logo acima, tornam as democracias cada vez mais difceis de serem governadas, gerando-se, assim, uma sensao de descontrole e, conseqentemente, de crise.

De outro lado, Jrgen Habermas (1975) e Claus Offe (1984) consideravam que a sensao de crise se encontrava, em verdade, na permanente tenso carregada pela economia capitalista, cuja iminncia de corroso seria cada vez mais visvel. Um dos pontos desta crise consistiria, dizem os autores, na atuao

Traduo prpria. Alm de crise da democracia, pode-se encontrar na literatura recorrente pelo menos dois outros termos relacionados a este: o primeiro crise da representao e o segundo crise da democracia representativa. Apesar de representao e democracia representativa serem conceitualmente diferentes (MANIN, 1997; PITKIN, 1987), estas duas expresses so encontradas em parte das referncias em teoria poltica contempornea de modo praticamente intercambivel. Por crise da representao, parte dos estudiosos compreende um leque de problemas encontrados na relao entre representantes polticos e esfera civil: os partidos polticos no estariam desempenhando um papel de defesa dos interesses dos cidados uma vez que seus quadros chegam ao poder; os cidados desconfiam de seus representantes; o estado no mais possui a capacidade de dar conta das demandas dos cidados em um cenrio no qual os players do jogo econmico internacional exercem influncia poltica crescente sobre domnios de difcil controle por parte das instituies polticas (HARDT e NEGRI, 1994; RIBEIRO, 1995). Mas h quem exponha receios quanto admisso da existncia de uma crise da representao. A tenso entre representao poltica e exerccio direto do poder poltico exposta, por exemplo, em Bobbio, que rechaa a idia de que a democracia moderna (por ser representativa) esteja em crise por receio de que sua contraparte (a democracia direta) ganhe espao (BOBBIO, 2000, p. 22-23). Considerando que alguns destes fenmenos merecem uma investigao mais dedicada, este trabalho opta por empregar o termo crise da democracia (e no da representao ou da democracia representativa) por avaliar que os problemas e dificuldades que se pode apontar em relao s prticas democrticas
4 3

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

das instituies do estado, brao poltico do sistema capitalista, que tentavam controlar, por meio do estabelecimento de polticas de bem-estar social, as tenses que caracterizariam a luta de classes.

Se as reformas liberalizantes que marcaram a dcada de 80 em vrios pases democrticos e de capitalismo avanado ofereceram, em alguma medida, respostas a problemas fiscais e de finanas do estado, por outro lado, as demandas relativas s reformas de cunho poltico (seja para se ajustar o lugar dos partidos polticos em um novo cenrio ou para se atender a demandas crescentes de promoo de justia social) pouco foram contempladas, o que continuou a estimular renovados diagnsticos de crise da democracia.

Assim sendo, a concluso de alguns dos especialistas referenciados anteriormente acerca de um regime de governo que sofre de deficincias em sua dimenso institucional (pois apresenta problemas persistentes em se desvencilhar de dificuldades tais como o combate s oligarquias e a representao de interesses particulares) e em sua dimenso social (uma vez que h afirmaes, como a de John Gastil, de que os cidados no mais confiam em seus representantes) s poderia indicar falhas 5 .

nesse contexto que, de acordo com o argumento de Wilson Gomes (2007), a afirmao de que o regime democrtico de governo est em crise encontra eco em praticamente todas as linhas e tradies de estudos que se dedicam Teoria Democrtica, ainda que a turbulncia seja creditada a razes diferentes (a depender da escola de cada autor). Participacionistas, republicanos, comunitaristas, liberais, libertrios, deliberacionistas: determinados estudiosos vinculados a cada uma destas vertentes esto prontos a inventariar, a seu prprio gosto, os problemas e dificuldades do regime em questo; a diagnosticar

de governo no se limitam a uma representao problemtica e nem sero resolvidos com o apelo a alternativas representao poltica, como, por exemplo, a democracia direta. 5 Outros autores vo apresentar uma viso mais pessimista acerca dos prognsticos relativos manuteno ou aperfeioamento das democracias, como Sader (2001).

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

incompetncias da democracia em dar ateno a demandas especficas; a propor reformas fundamentais que levem a democracia a uma nova era (BARBER, 2004). Para Gomes: No h quem no arrole dficits. Todos querem democracia, todos querem mais democracia, todos acham que as democracias reais distam de algum ponto aonde deveriam estar. A democracia um sistema de insatisfeitos (GOMES, 2007) 6 .

Para aqueles que ressaltam as dificuldades atuais da democracia a partir da comparao entre aquilo traado como projeto e as prticas polticas, no houve (no obstante a hegemonia conquistada no ltimo sculo por este regime) a criao de novos mecanismos institucionais a permitirem sua maior consolidao e legitimidade, deixando-se de atender, assim, s vrias expectativas do iderio moderno. Bernard Manin sumariza a constatao da existncia de uma crise no seguinte trecho:

A impresso corrente e predominante de crise reflete a frustrao de expectativas anteriores acerca da direo da histria. Uma vez que sua base se expandiu vigorosamente, o governo representativo tem, desde seu estabelecimento, tornado-se, sem dvidas, mais

democrtico. [...] Entretanto, a democratizao da representao, o estreitamento do hiato entre

representantes e representados e a crescente influncia dos desejos dos governados sobre as decises daqueles que esto no governo tm se mostrado menos consistente do que o esperado. Enquanto certamente possvel dizer que

James Bohman refora esta idia de que quase todos tm alguma queixa quanto s prticas democrticas contemporneas (bem como prescrevem solues diferentes). Os crticos das atuais instituies democrticas, dos comunitaristas at os democratas radicais, compartilham uma consistente e notvel pauta de temas. Eles argumentam que os arranjos correntes minam os princpios mais importantes da democracia: as prticas polticas contemporneas so baseadas em uma poltica de interesse prprio a produzir fragmentao social, permitindo uma distribuio desigual do poder econmico e social que, de maneira persistente, desfavorece os pobres e aqueles desprovidos de poder, pressupondo, ainda, instituies que dependem quase que inteiramente de formas de produo da deciso poltica episdicas, meramente agregativas e inflexveis, sem levar em conta e deixando sem resoluo problemas de estrutura social e econmica (BOHMAN, 1996, p. 1). Traduo prpria.

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

a democracia se expandiu, no se pode dizer, com a mesma certeza, que ela se tem aprofundado 7 (MANIN, 1997, p. 234).

Este diagnstico, todavia, est longe de ser consenso. No por esmiuar um conjunto de problemas que impem srias dificuldades consecuo do ideal democrtico, ou porque reconhece que a democracia deve ser aprofundada, que Norberto Bobbio (2000) concorda com a afirmao que a democracia agoniza ou enfrenta uma crise de remediao dificultosa. O filsofo italiano admite que certas promessas feitas pela democracia no foram cumpridas, de fato na verdade, para o autor em questo, determinados compromissos nunca poderiam ser plenamente concretizados (principalmente em sociedades to complexas, multiculturais, numerosas e com tantas demandas como as democracias contemporneas); outros compromissos, ele diz, no passavam de esperanas e aspiraes, carentes de elementos que oferecessem qualquer plausibilidade de efetivao; e, por fim, algumas outras promessas teriam encontrado, em seu caminho, obstculos dificilmente superveis (a exemplo da especializao dos temas e da necessidade de competncias tcnicas para uma lide adequada com a res publica; do aumento do aparato burocrtico; do peso, lentido e baixo rendimento dos processos regidos democraticamente). Mesmo testemunhando a manifestao pragmtica de tais estorvos, Bobbio no considera justo dizer que a democracia fracassou ou que se encontra em crise comprometedora (BOBBIO, 2000).

O autor de O Futuro da Democracia prefere falar em transformaes da democracia, em vez de crise, por entender que no se pode argumentar que um regime de governo que se tornou to amplamente adotado e que fez avanar de forma vigorosa determinados princpios polticos esteja moribundo. Conforme o autor, A democracia no goza no mundo de tima sade, como de resto jamais gozou no passado, mas no est beira do tmulo (BOBBIO, 2000, p. 19). Tal

Traduo prpria.

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

filsofo ressalta, ento, a idia de que a democracia est em constante processo de transformao, dadas sua dinmica prpria e suas tentativas de procurar dar respostas a novas demandas que se colocam na pauta de preocupaes de agentes do estado e de atores sociais. O despotismo, ao contrrio, seria esttico, cuidando apenas da preservao deste seu carter, ainda que precise suprimir dissidncias.

Outro estudioso que tambm no demonstra comoo com as concluses pessimistas que criticam o regime democrtico Robert Dahl. O autor de Poliarquia enumera uma srie de aspectos que, em sua conta, caracteriza uma democracia em grande escala: Representantes eleitos; Eleies livres, justas e freqentes; Liberdade de expresso; Fontes de informao diversificadas; Autonomia para associaes; e Cidadania inclusiva (defesa de direitos polticos) (DAHL, 2001, p. 99-100). Em outras palavras, para Dahl, uma democracia que cumpra, em medida razovel, estes requisitos - e boa parte das democracias contemporneas se enquadra neste perfil - pode ser tida como adequada. Segundo o autor:

Por todo o sculo XX, os pases democrticos jamais faltaram para os crticos, que anunciavam confiantes que a democracia estava em crise, em srio perigo ou mesmo condenada. Muito bem, provavelmente algumas vezes correu um srio perigo mas no esteve condenada. Acontece que os pessimistas estavam prontos para renunciar democracia. Destruindo suas funestas previses, a experincia revelou que, uma vez firmemente estabelecidas num pas, as instituies democrticas se mostrariam notavelmente vigorosas e exuberantes. As democracias revelaram uma inesperada capacidade para tratar dos problemas que tiveram de enfrentar sem muita elegncia e sem grande perfeio, mas de modo satisfatrio (DAHL, 2001, p. 208).

10

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

Pippa Norris (2000; 2001), por sua vez, argumenta que este elevado ndice de exigncias e demandas endereadas aos regimes democrticos expe, na verdade, no uma crise, mas, sim, um estmulo ao desenvolvimento progressivo no sentido de se fortalecer as instituies e os valores da democracia. Norris, ento, acompanha Bobbio e Dahl ao defender que a suposio de crise da democracia , no mnimo, um exagero. A autora atesta a expanso das liberdades civis e de oportunidades de expresso de pontos de vista; assevera, igualmente, a ampliao das salvaguardas a protegerem minorias contra o abuso de poder (notadamente aquele poder exercido pelo estado); das ocasies em que se do eleies limpas e universais; e da consolidao, ainda que no se tenha chegado a um ponto ideal, das instituies representativas. Em suma, em vez de crise, Norris afirma que as democracias seguem progredindo na medida em que se avana na garantia de direitos e liberdades de cada cidado.

Um parmetro bastante empregado, sobretudo por certas tendncias de estudiosos de tradio liberal anglo-sax, para refutar a idia de que a democracia enfrenta uma crise aguda consiste na avaliao, feita por determinadas entidades, acerca do funcionamento de regimes polticos em todo o mundo. Neste cenrio, possvel destacar os indicadores da Freedom House, que ressaltam, fundamentalmente, dois valores, a saber, os direitos polticos e as liberdades civis, para certificar, a seu modo, a qualidade e a profundidade da democracia em perspectiva comparada. Os indicadores desta entidade apontam, por exemplo, que, em 1975, 25% dos pases do mundo poderiam ser considerados livres, totalizando 40 estados quela poca. Em 2005, ou seja, 20 anos depois, o nmero de pases livres chegou a 46%, o que representa 89 naes. Neste mesmo intervalo de tempo, o nmero de pases considerados no-livres diminuiu de 65 (41%) para 45 (24%), ainda que se tenha registrado um aumento no nmero de estados graas ao fim do bloco sovitico e independncia de outras naes (FREEDOM HOUSE, 2006).

11

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

Tendncias Globais em Liberdade Ano Sob Avaliao 1975 1985 1995 2005 Pases Livres 40 (25%) 56 (34%) 76 (40%) 89 (46%) Pases Parcialmente Livres 53 (34%) 56 (34%) 62 (32%) 58 (30%) Pases No-Livres 65 (41%) 55 (33%) 53 (28%) 45 (24%)

Tabela 1. Fonte: FREEDOM HOUSE, 2006, p. 3. Traduo prpria.

O Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tambm possui um ndice voltado para aferir o grau de efetividade de determinados princpios democrticos em todos os pases do mundo, chamado de ndice de Democracia Eleitoral (IDE). So basicamente quatro fatores considerados em tal avaliao: grau de participao eleitoral dos cidados (direito universal ao voto); liberdades nas eleies (variedade de candidaturas); promoo de eleies limpas (combate a intimidaes e fraudes); o voto como uma das principais ferramentas de acesso a cargos pblicos. O ndice pode variar de zero a 1 e, quanto mais prximo de 1, maior a qualidade do regime em questo. O Brasil atingiu a pontuao mxima, de acordo com o relatrio que mede o desempenho de 1990 a 2002. J a Amrica Latina apresenta como mdia para o mesmo perodo o ndice de 0,89. O relatrio que revela estes dados demonstra que, do ponto de vista eleitoral, o sistema poltico das democracias vem funcionando bem, mas pouco questiona ou prope ferramentas concernentes ao aperfeioamento de outros valores atinentes idia de democracia, como a transparncia ou a participao dos cidados nos governos (PNUD, 2004).

Deve-se citar, de modo adicional, a atuao e a crtica advinda de outras instituies, como a Reprteres Sem Fronteiras ou a Transparncia Internacional, que acabam por reforar a concluso de que h uma elevao nos padres de responsabilizao e de respeito s liberdades individuais e de

12

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

expresso em diferentes pases (TRANSPARENCY INTERNATIONAL, 2007; REPORTERS WITHOUT BORDERS, 2007).

Particularmente no que se refere promoo de polticas governamentais mais transparentes, ressalte-se a aprovao ou o aperfeioamento de dispositivos legislativos que obrigam os agentes e instituies do estado a darem visibilidade s suas expensas 8 (QUEIROZ, 2001; BRASIL, 2000). De mais a mais, como as democracias de instaurao mais recente acabam por aderir economia de mercado, o combate corrupo e a transparncia nas contas pblicas constituem mecanismos essenciais para a atrao de investimentos e, conseqentemente, para o progresso econmico (PRZEWORSKI, 1991) 9 .

O avano, em maior ou menor medida, em todos estes quesitos pode ser tomado como um indcio de que certos elementos que compem a idia geral de democracia vm se consolidando, no obstante as persistentes dificuldades apontadas anteriormente 10 . Isto , estes fenmenos permitem afirmar que determinados valores democrticos vm sendo continuamente incrementados, afastando-se, assim, a idia de que o regime democrtico in toto se encontra em crise.

***

8 9

Veja-se o prprio caso da aprovao da Lei de Responsabilidade Fiscal, no Brasil, em 2000. A associao entre valores da democracia liberal e o progresso econmico no um fenmeno recente, e menos ainda ponto pacfico no que se refere ao debate poltico e econmico (DRYZEK e TORGERSON, 1993, p. 130).

Pippa Norris admite que determinados obstculos enfrentados por algumas democracias so motivo de preocupao para especialistas e agentes polticos preocupados em consolidar este regime de governo, apesar de considerar que a democracia no se encontra comprometida em suas estruturas fundamentais, Esta concluso no diminui a gravidade de muitos dos maiores problemas a depreciarem a vitalidade da democracia em sociedades psindustriais, sejam os baixos nveis de comparecimento eleitoral nos Estados Unidos ou na Sua, conflitos violentos na Irlanda do Norte e na regio Basca, o cinismo poltico difundido na Itlia e no Japo, e a corrupo endmica no Mxico e na Turquia. [...] Mas estes problemas podem ser melhor compreendidos como enraizados em vcios amalgamados no sistema poltico e nos arranjos institucionais em cada uma destas sociedades, em vez de representar problemas comuns s diversas democracias (NORRIS, 2000). Traduo prpria.

10

13

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

No se pode, assim, deixar de reconhecer mritos na perspectiva de autores como Norberto Bobbio e Pippa Norris no que concerne ao balano acerca das carncias e dos mritos colhidos pela democracia at agora. Ao mesmo tempo, porm, de se duvidar sobre at que ponto plausvel, por completo, o argumento de Bobbio e de Norris. A fim de compreender determinadas reservas concepo de democracia por eles delineada, necessrio examinar o lugar de fala destes estudiosos para, ento, ser possvel uma avaliao mais sofisticada de seus argumentos.

Norberto

Bobbio

defende

uma

concepo

fundamentalmente

procedimentalista de democracia, considerando a caracterstica principal deste regime de governo a obedincia s regras do jogo. Em outras palavras, este filsofo confere privilgio retido do processo a partir do qual as decises so tomadas (devendo-se ter estabelecido um conjunto consistente de leis a reger tais mtodos) e aos rituais (sobretudo aqueles eleitorais) que consagram o estatuto da representao poltica 11 . De acordo com Bobbio:

... o que distingue um sistema democrtico dos sistemas no-democrticos um conjunto de regras do jogo. Mais precisamente, o que distingue um sistema democrtico no apenas o fato de possuir as suas regras do jogo (todo sistema as tem, mais ou menos claras, mais ou menos complexas), mas sobretudo o fato de que estas regras, amadurecidas ao longo de sculos de provas e contraprovas, so muito mais elaboradas do que as regras de outros sistemas e encontram-se hoje, quase por toda parte (BOBBIO, 2000, p. 77-78).

11 A inteno, aqui, no dar um tratamento aprofundado ao conceito de representao poltica em suas mais diferentes faces, mas apenas oferecer uma panormica sobre as consideraes feitas por parte de alguns autores no que concerne interface entre participao e representao poltica. Para um exame mais detalhado da idia de representao, geralmente so indicadas as obras de estudiosos como Pitkin (1987), Manin (1997) e Urbinati (2006).

14

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

J Pippa Norris expressa, claramente, que sua concepo de democracia reside nos princpios defendidos pelo elitismo competitivo clssico de Joseph Schumpeter. A tradio elitista de democracia envolve, essencialmente, trs elementos interligados: a competio entre grupos e indivduos pelo poder governamental; a defesa de liberdades civis e polticas; e a participao dos cidados atravs do voto (NORRIS, 2000 e 2001; SCHUMPETER, 1942). Estes mesmos requisitos constituem os traos fundamentais das democracias de acordo com a Freedom House, cuja definio deste regime de governo se resume a Sistemas polticos cujos lderes so eleitos em processos competitivos multipartidrios, com a presena de vrios candidatos e nos quais os partidos de oposio tm uma chance legtima de chegar ao poder ou de participar no poder... 12 (FREEDOM HOUSE, 2000).

Bobbio, Norris e os experts que compem a linha poltico-ideolgica de instituies como a Freedom House possuem em comum o fato de, em graus semelhantes, tomarem como fonte de inspirao autores clssicos do Liberalismo, como o norte-americano James Madison (2003) e os ingleses James Mill (1992) e Jeremy Bentham (2001). Estes clssicos tendem a conferir valor superior (1) aos princpios de prestao de contas e de publicidade por parte dos governantes 13 e (2) defesa de uma circunscrio modesta da participao dos cidados, limitando-se tais eventos s ocasies eleitorais 14 .

Para Madison, Mill e Bentham, a publicidade e a transparncia dos agentes polticos possibilitariam que os cidados avaliassem o modo pelo qual se estaria conduzindo a coisa pblica, sendo a liberdade de escolher dentre os

Traduo prpria. Jeremy Bentham foi um dos precursores da defesa do princpio da publicidade dos atos governamentais. Este filsofo arrola uma srie de funes da publicidade no que se refere ao escrutnio pblico das atitudes e decises dos representantes: compelir os membros da assemblia a exercerem seu dever de ofcio; assegurar a confiana do povo e seu consentimento s medidas da legislatura; possibilitar aos governantes conhecer os desejos dos governados; possibilitar aos eleitores agirem a partir da compreenso dos temas em pauta; e prover a assemblia com os recursos de benefcios obtidos a partir da informao do pblico (BENTHAM, 2001).
13 14 12

De acordo com Russell Hanson, ao criticar os Federalistas: Ao limitar a participao popular seleo de lderes, os Federalistas destinaram populao um estado de letargia cvica, no qual os cidados falharam em desenvolver um senso de moral e responsabilidade poltica que, de acordo com a teoria republicana clssica, acompanharam o envolvimento cvico... (HANSON, 1985, p. 76). Traduo prpria.

15

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

competidores polticos, atravs de eleies peridicas e honestas, o artifcio empregado, por excelncia, para possibilitar a correio de possveis malversaes. Estes autores consideram, assim, que, ao mesmo tempo em que o estado for conduzido de forma especializada, por homens dedicados e responsveis, selecionados pela capacidade soberana da esfera civil, os cidados sero deixados livres para terem condies de cuidar de seus negcios particulares. Busca-se justificar, assim, uma separao entre o trabalho poltico dos representantes e o trabalho poltico da esfera civil.

***

Ao passo que concorda com a idia de Bobbio e Norris de que no h, verdadeiramente, uma crise da democracia a ponto de comprometer sua hegemonia, pois se faz notvel o avano dos estados democrticos contemporneos em quesitos como o aperfeioamento na garantia de liberdades polticas e civis e no combate malversao do dinheiro pblico, o argumento aqui delineado parte da hiptese de que alguns dos princpios atinentes idia de democracia vm enfrentando, de fato, dificuldades para sua adequada realizao. Mais particularmente, o ensaio faz referncia questo da participao poltica da esfera civil, um dos valores ligados idia de democracia, to importante para o exerccio da soberania popular quanto a transparncia ou a garantia de liberdades.

Bobbio no parece se incomodar com a ausncia de espaos de participao institucional dos cidados, preferindo, ao longo do livro O Futuro da Democracia (publicado originalmente em 1984), dar destaque s dificuldades que uma maior capacidade de interveno poltica da esfera civil acarretaria caso fosse adotada (este filsofo fala do direito do cidado de ser deixado em paz, de

16

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

no ser forado a atuar politicamente e aponta dvidas quanto ao interesse ou competncia administrativa dos cidados naquilo atinente gesto pblica) 15 .

Em oposio a esta perspectiva, David Held afirma que os autores de sedimentao liberal tenderam a se preocupar, acima de tudo, com os princpios e procedimentos corretos do governo democrtico e, motivados por tal concepo, no teriam sido capazes de refletir, por exemplo, acerca das condies para a possibilidade de participao poltica por parte de todos os cidados, por um lado, e o conjunto de instituies governamentais capazes de regular as foras que realmente moldam a vida diria, por outro (HELD, 1987, p. 253-254).

A inquietao concernente participao se refere, mais especificamente, impresso de que o ideal de soberania popular estaria sendo violado uma vez que, aps delegar os mandatos a seus representantes em pocas eleitorais, a esfera civil teria sua atuao poltica limitada, fundamentalmente, a renovar ou no este contrato com os deputados pelo voto (SENNETT, 1989; HELD, 1987; BARBER, 2004; BLUMLER e GUREVICH, 1995). Isto , sob a interpretao feita a partir de tal ngulo, a efetividade dos cidados naquilo atinente a uma interveno mais diligente nas discusses e no firmamento de polticas pblicas no estaria ocorrendo de acordo com os preceitos estabelecidos pelos ideais de democracia que ressaltam a perspectiva da soberania popular.

O argumento de autores como Bernard Manin (1997) sugere que, no arranjo institucional das democracias modernas, no foi previsto um espao para a participao atuante dos cidados ou do povo reunido em assemblia, com exceo dos perodos eleitorais. Manin ressalta, inclusive, que este papel limitado

Norberto Bobbio, em crtica s concepes de democracia direta, afirma o seguinte: evidente que, se por democracia direta se entende literalmente a participao de todos os cidados em todas as decises a eles pertinentes, a proposta insensata. Que todos decidam sobre tudo em sociedades sempre mais complexas como so as modernas sociedades industriais algo materialmente impossvel. E tambm no desejvel humanamente, isto , do ponto de vista do desenvolvimento tico e intelectual da humanidade. [...] o cidado total nada mais que a outra face igualmente ameaadora do Estado total. No por acaso a democracia rousseauniana foi freqentemente interpretada como democracia totalitria em polmica com a democracia liberal (BOBBIO, 2004, p. 54-55).
15

17

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

do povo em assemblia a principal caracterstica a diferenciar a democracia moderna de sua contraparte antiga 16 . E participar apenas de eleies, para este pesquisador, pouco 17 . Em outras palavras, argumenta-se que, dado o contexto histrico e poltico das sociedades modernas, uma das ferramentas mais importantes no intuito de se manter um arranjo que permitisse alguma participao e controle civil nos negcios pblicos (ARATO, 2002), sem a exigncia de uma interveno direta e constante dos cidados, foi a representao democrtica 18 .

A apologia ao artifcio da representao encontrou abrigo em autores tais como Edmund Burke (1774) e James Mill (1992), que perceberam, com empolgao, conforme descrito por Robert Dahl, a possibilidade de criar uma nova espcie de democracia, enxertando a prtica medieval da representao na rvore da democracia antiga (DAHL, 2001, p. 120). A eleio de representantes por parte dos cidados foi considerada, enfim, o mtodo por excelncia para se conciliar uma das verses acerca da idia de soberania popular com os constrangimentos que marcam a vida poltica moderna 19 .

Por outro lado, de acordo com os crticos desta concepo a separar, de forma rgida, as atribuies polticas da esfera civil e da esfera dos representantes, a idia de soberania forte, que pressupe um governo do povo e pelo povo, foi sendo substituda por uma perspectiva de soberania que privilegia

importante ressaltar, entretanto, que nem sempre se testemunhou esta separao to ntida entre cidados e instituies da administrao pblica (HELD, 1987; FINLEY, 1988; MANIN, 1997). No se pode perder de vista, a este ponto, a contribuio clssica de Benjamin Constant (1985) acerca das diferenas entre a democracia dos antigos e dos modernos. 17 Alguns estudiosos vo preferir empregar o termo democracia eleitoral para descrever o regime democrtico de governo cujo episdio mais candente de input dos cidados se subsume indicao de representantes (MIGUEL, 2003). 18 Em verdade, alguns dos defensores clssicos da representao poltica no necessariamente a viram enquanto um artifcio para se fomentar a democratizao das sociedades modernas (MANIN, 1997; VITALE, 2007). Durante muito tempo, a escolha de representantes ficou restrita a determinadas castas, afastando-se qualquer semelhana com configuraes democrticas pelo menos do ponto de vista eleitoral. Assim, at o sculo 20, no se verificou o estabelecimento de democracias representativas, mas, mais precisamente, de governos representativos (VITALE, 2007, p. 144). 19 Outros autores clssicos ligados conformao das democracias liberais modernas, a exemplo de Montesquieu, compartilham a noo de que a representao poltica indispensvel. A grande vantagem dos representantes sua capacidade de discutir as coisas de concernncia pblica. Por isso, o povo em coletividade algo extremamente inadequado, o que consiste em uma das maiores inconvenincias de uma democracia (MONTESQUIEU, 1748). Traduo prpria.
16

18

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

o poder dos cidados de indicar seus representantes polticos. No lugar de exercer o poder poltico diretamente, a esfera civil apenas consente e se torna sujeita s decises e polticas impetradas pelo corpo de representantes (MANIN, 1997, p. 84-85). As eleies foram a maneira mais indicada para se manter alguma forma de soberania e algum trao de legitimidade e consentimento dos cidados quanto produo de polticas pblicas.

Uma configurao poltica desta natureza tem como conseqncia o fato de que, no que concerne administrao do Estado, cabe aos mandatrios o papel principal quanto proposio, discusso, planejamento e execuo de polticas pblicas. Tal fenmeno acaba por gerar, conforme Habermas (1997), uma autonomia demasiada do sistema poltico20 .

Nesse contexto, as ltimas dcadas permitiram verificar, mesmo em obras de autores identificados com a tendncia liberal, a exemplo de Robert Dahl, um incmodo com este papel privilegiado atribudo aos representantes polticos. Dahl admite que um lado sombrio do governo representativo consiste na delegao ao corpo poltico-institucional de decises de importncia relevante para a vida poltica das sociedades democrticas (DAHL, 2001, p. 128).

Poder-se-ia, ento, argumentar haver uma crise da participao? Este trabalho evita empregar tal expresso por considerar que falar de crise pressupe que determinada instituio, agente, princpio ou conceito esteja passando por um momento difcil, anormal, diferindo-se de uma situao anterior, que j foi caracterizada por maior estabilidade ou tranqilidade. Ora, no se pode afirmar que a participao dos cidados j tenha encontrado um momento precedente nas democracias modernas no qual tenha sido privilegiada.

De acordo com Wilson Gomes: A consolidao da experincia democrtica moderna, principalmente atravs dos modelos de democracia representativa, findou [...] por configurar uma esfera da deciso poltica apartada da sociedade ou esfera civil. O mbito da deciso poltica se constitui, ento, por agentes em dedicao profissional e por membros de corporaes de controle e distribuio do capital circulante nesta esfera - os partidos -, dotando-se de altssimo grau de autonomia em face da esfera civil. Constitucionalmente, as duas esferas precisam interagir apenas no momento da renovao dos mandatos, restringindo-se o papel dos mandantes civis deciso, de tempos em tempos, sobre quem integrar a esfera que toma as decises propriamente polticas (GOMES, 2005, p. 216).
20

19

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

Logo, no seria plausvel falar, necessariamente, de crise neste valor caro idia de democracia, mas, sim, de dificuldades encontradas para sua consecuo. O que fazer para dar cabo de tal inquietao?

No se pretende desenvolver uma proposta para a concepo de mecanismos participativos neste texto. Na verdade, a idia chamar a ateno para os desafios indicados no horizonte das prticas democrticas

contemporneas e, tambm, esclarecer que a apologia ao princpio da participao no se d apenas por conta da tentativa de se recuperar a consistncia da idia de soberania popular. O argumento defende que a oferta de mecanismos institucionais de input, quando desenhada em medida adequada (AVRITZER, 2008), traz consigo no apenas uma maior legitimidade das decises s quais os cidados so submetidos (BENHABIB, 1996; BOHMAN, 1996), mas, tambm agrega eficcia prpria implementao das polticas de governo (CREIGHTON, 2005; COELHO, 2007).

H de se apontar, contudo, a ressalva relativa idia de que a demanda pelo aprimoramento dos recursos de interveno poltica dos cidados no implica reivindicao por democracia direta, como quer Benjamin Barber 21 (2004). Sobretudo em sociedades de massa complexas e especializadas, nas quais mesmo a estrutura burocrtica do Estado parece insuficiente, ou at grande demais, a depender do caso, para lidar com determinados problemas, a demanda por maior participao precisa ser examinada com cautela, a fim de no se comprometer, por exemplo, a agilidade e a qualidade que certas decises polticas exigem.

21

Ao que consta historicamente, nem mesmo a democracia ateniense dispensou a existncia de instituies representativas. H estudiosos que se recusam a reforar a idia de que, mesmo na democracia ateniense, o povo era o nico ator poltico do qual emanavam as decises sobre os rumos dos negcios pblicos. Isto significa que, quando se vislumbra a possibilidade de volta ao sistema de democracia direta nos moldes da Atenas clssica, parece haver um engano no que se refere histria do funcionamento dos regimes de governo daquela cidade-estado. Bernard Manin (1997), esclarece, baseado em historiadores como Moses Finley, que, mesmo na Atenas clssica, a assemblia de cidados era apenas mais uma das instituies polticas componentes do Estado, e que a configurao poltica, j quela poca, previa um forte espao para organizaes estatais representativas. Algumas destas organizaes, inclusive, possuam, mesmo, a capacidade de reverter as decises tomadas pela assemblia soberana de cidados.

20

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

Isso significa que, alm de se reconhecer os mritos das democracias no que se refere consecuo de outros valores, preciso tomar cuidado com a elaborao de novas demandas voltadas para a consolidao deste regime de governo. No final das contas, o argumento de Ian Shapiro se mostra convincente a fim de se interpretar as transformaes da democracia em perspectiva histrica, quando este autor afirma que a readequao das instituies democrticas se d em um processo de tenso que se aproxima de metforas tais como aquela de se construir um barco no mar (SHAPIRO, 2003, p. 54).

Referncias

ARATO, Andrew. Representao, soberania popular e accountability.Lua Nova: revista. de Cultura e Poltica, CEDEC, n. 55/56, 2002. ARTERTON, Christopher. (1987). Teledemocracy: Can Technology Protect Democracy? Newbury Park, CA: Sage. AVRITZER, L. 2008. Instituies participativas e desenho institucional: algumas consideraes sobre a variao da participao no Brasil democrtico. Opinio Pblica, Campinas, vol. 14, n. 1, Junho, p.43-64. BARBER, Benjamin. (2004). Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age. Berkeley: University of California Press. BENHABIB, Seyla. (1996). Toward a Deliberative Model of Democratic Legitimacy. In: BENHABIB, S. (ed.). Democracy and difference: contesting the boundaries of the political. Princeton: Princeton University Press, p. 67-94. BENTHAM, Jeremy. (2001). The Works of Jeremy Bentham: Published under the Superintendence of His Executor, John Bowring. Volume 1.

21

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

BLUMLER, Jay e GUREVITCH, Michael. (1995). The Crisis of Public Communication. London: Routledge. BOBBIO, Norberto. (2000). O futuro da democracia. Trad. Marco Aurlio Nogueira. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. BOHMAN, James. (1996). Public Deliberation: Pluralism, Complexity and Democracy. Cambridge, MIT Press. BRASIL. (2000). Lei Complementar n 101, de 04.05.2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Braslia, Senado Federal, Centro Grfico, 2000. BURKE, Edmund. (1774). Speech to the Electors of Bristol at the Conclusion of the Poll. Disponvel em: <http://www.ourcivilisation.com/smartboard/shop/burkee/extracts/chap4.htm>. Acesso em 25 de janeiro de 2008. CASTELLS, Manuel. (1997). The power of identity, the information age: economy, society and culture. Cambridge and Oxford: Blackwell. COELHO, Vera S. P. (2007). A democratizao dos Conselhos de Sade: o paradoxo de atrair no aliados. Novos estud. - CEBRAP , So Paulo, n. 78, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010133002007000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 Jan 2008. COHEN, Jean e ARATO Andrew. (1992). Civil Society and political theory. Massachusetts: MIT. CONSTANT, Benjamin. (1985). Da Liberdade dos Antigos Comparada dos Modernos. Revista de Filosofia Poltica, n 2, 1985, pp. 9-25. CREIGHTON, J. L. (2005). The Public Participation Handbook: Making Better Decisions Through Citizen Involvement. San Fransisco: Jossey-Bass. DAHL, Rrobert. (2001). Sobre a democracia. Braslia: Universidade de Braslia.

22

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

DRYZEK, John.; TORGERSON, D. (1993) "Democracy and the Policy Sciences: A Progress Report" (introduction to special issue). Policy Sciences, 26: 127-37. FINLEY, Moses I. (1988). Democracia Antiga e Moderna. Rio de Janeiro: Graal. FREEDOM HOUSE. (2006). Freedom in the World 2006: Selected Data from Freedom Houses Annual Global Survey of Political Rights and Civil Liberties, at www.freedomhouse.org/uploads/pdf/Charts2006.pdf (September 1, 2006). FUNG, Archon; WRIGHT, Eric Olin. (2003). Thinking about Empowered Participatory Governance. In: FUNG, Archon; WRIGHT, Eric Olin (Eds.), Deepening Democracy: Institutional Innovation in Empowered Participatory Governance. London: Verso. GALBRAITH, J. K. (1992). The culture of contentment. London: Penguin. GASTIL, John. (2000). By Popular Demand: Revitalizing Representative Democracy Through Deliberative Elections. Berkeley, CA: University of California Press. GIDDENS, Anthony. (1994). Beyond left and right: The future of radical politics. Cambridge: Polity Press. GOMES, Wilson. (2005). A democracia digital e o problema da participao civil na deciso poltica.. Revista Fronteiras, So Leopoldo, v. VIII, n. 3, p. 214-222. GOMES, Wilson. (2007). Uma agenda de pesquisa sobre Democracia Digital. Texto apresentado na IV Jornadas de Comunicao e Democracia entre grupos de pesquisa da UFBa e UFMG, Belo Horizonte.

23

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

GOMES, Wilson. (2007b). Democracia digital: Que democracia? In: II Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Comunicao e Poltica. UFMG, Belo Horizonte, 05 a 07/12/2007. HABERMAS, Jrgen. (1975). Legitimation Crisis. Boston: Beacon Press. HABERMAS, J. (1997). Direito e Democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. HANSON, Russell. (1985). The Democratic Imagination in America: Conversations With Our Past. Princeton, NJ: Princeton University Press. HARDT, M.; A. NEGRI (1994) Labor of Dionysus: A Critique of the State-Form. University of Minnesota Press. HELD, David. (1987). Models of democracy. Stanford, CA: Stanford University Press. HUNTINGTON, Samuel P. (1975). Post-industrial politics: how benign will it be? Comparative Politics 6. HUNTINGTON, Samuel P. (1991). The Third Wave: Democratization in the Late Twentieth Century, University of Oklahoma Press, Norman, Oklahoma. LIJPHART, Arend. (2000). The Future of Democracy: Reasons for Pessimism but also Some Optimism, Scandinavian Political Studies (23) 265-72. MADISON J. (2003). The Federalist, No. 10. In A. Hamilton, J. Madison e J. Jay. The Federalist. Cambridge. MANIN, B. (1997). Principles of Representative Government. Cambridge: Cambridge University Press. MIGUEL, Luis Felipe. (2003). Representao poltica em 3-D: elementos para uma teoria ampliada da representao poltica. Rev. bras. Ci. Soc., Feb. 2003, vol.18, no.51, p.123-140.

24

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

MILL, James. (1992). James Mill: Political Writings. Cambridge: Cambridge University Press. MONTESQUIEU. (1748). The Spirit of Laws. In: The Founders' Constitution. Volume 1, Chapter 17, Document 9. Disponvel em : <http://presspubs. uchicago.edu/founders/documents/v1ch17s9.html>. Acesso em 15 de janeiro de 2008. NORRIS, Pippa. (2000). A virtuous circle: political communications in postindustrial societies. New York: Cambridge University Press. NORRIS, Pippa. (2001). Digital Divide: Civic Engagement, Information: Poverty and the Internet in Democratic Societies. New York: Cambridge University Press. OFFE, Claus. (1984). Contradictions of the Welfare State. Cambridge, MA: MIT Press. PITKIN, H. (1987). The Concept of Representation. Berkeley, University of California Press. PNUD. (2004). Brasil atinge valor mximo no ndice de Democracia Eleitoral (IDE). Disponvel em: <http://www.pnud.org.br/democracia/doc_outros.php>. Acesso em 20 de janeiro de 2008. PRZEWORSKI, Adam. (1991). Democracy and the Market: Political and Economic Reforms in Eastern Europe and Latin America. Cambridge, Cambridge University Press. QUEIROZ, Cid Heraclito de. (2001). A Lei de Responsabilidade Fiscal no contexto da reforma do Estado. Braslia: Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto/BNDES. REPORTERS WITHOUT BORDERS. (2007). Freedom of the Press Worldwide in 2007. Disponvel em:

25

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

<http://www.rsf.org/IMG/pdf/rapport_en_bd-4.pdf>. Acesso em 17 de Janeiro de 2008. RIBEIRO, Renato Janine (1995). Um adeus democracia. Caderno Mais! - Folha de So Paulo, So Paulo, 15 out. 1995. SADER, Emir. (2001). Capitalismo contra democracia. Braslia: CORREIO BRAZILIENSE. Disponvel em: <http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-08-12/mat_49460.htm>. Acesso em 07 de junho de 2007. SCHUMPETER, J. A. (1942). Capitalism, Socialism, and Democracy. New York: Harper and Brothers. SENNETT, Richard. (1989). O declnio do homem pblico: As tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras. SHAPIRO, Ian. (2003). The State of Democratic Theory. Princeton: Princeton University Press. THOMPSON, John B. (1998). A Mdia e a Modernidade. Petrpolis, RJ: Vozes. TRANSPARENCY INTERNATIONAL. (2007). Corruption Perception Report. Disponvel em: <http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi>. Acesso em 07 de fevereiro de 2008. URBINATI, N. (2006). Representative Democracy: Principles and Genealogy. Chicago: ChicagoUniversity Press. VITALE, Denise. (2007). Representao poltica e participao: reflexes sobre o dficit democrtico. Rev. katlysis , Florianpolis, v. 10, n. 2. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141449802007000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 Jan. 2008.

26

RevistaLIBERDADEeCIDADANIA Ano2 n.5 julho /setembro,2009www.flc.org.br

WARREN, Mark (ed.). (1999). Democracy and trust. Cambridge: Cambridge University Press. WARREN, Mark. (2002). What can democratic participation mean today? In: Political Theory, Vol. 30 No. 5, pp. 677-701.

* Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Doutor em Comunicao e Cultura Contemporneas (Universidade Federal da Bahia, 2008). Pesquisador em Estgio Ps-Doutoral (CAPES/PRODOC) vinculado ao

Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social da Universidade Federal de Minas Gerais (2008/2009). Em 2006, realizou estgio de doutorando no exterior na Saint Louis University, Estados Unidos.

Fonte Revista LIBERDADE e CIDADANIA Senado Federal Anexo I 26 andar 70 165 900 - Braslia DF Telefone: (55) xx 61 - 3311 4273 E-mail flc@flc.org.br www.flc.org.br

Vous aimerez peut-être aussi