Vous êtes sur la page 1sur 8

Anlise Combinatria e Probabilidades

Teoria Axiomtica
1. Introduo histrica

A Matemtica utilizada pelo homem desde as primeiras civilizaes. Nas civilizaes antigas, a Matemtica era utilizada nos clculos relativos ao calendrio, na astronomia, na cobrana de impostos, na organizao das obras pblicas, na medio de reas de terrenos agrcolas, etc. Porm, durante milnios, os conhecimentos matemticos foram de natureza emprica. Por exemplo, sabia-se que, num tringulo, a soma das amplitudes dos seus ngulos internos era 180 graus, porque, sempre que se somavam tais amplitudes, o resultado era sempre 180 graus. Nunca ningum tinha demonstrado tal facto. Alis, no existia sequer a preocupao de demonstrar. As coisas funcionavam bem, e era o que interessava. At que, na Grcia, surgiu uma civilizao que comeou a preocupar-se com o porqu das coisas, em todos os domnios do saber. Apareceram ento os primeiros grandes filsofos e matemticos da histria: Thales de Mileto, Pitgoras, Arquimedes, etc. O expoente mximo foi, contudo, Euclides (cerca de 300 anos A.C.), considerado, justamente, um dos maiores matemticos que a humanidade j conheceu. Ainda hoje se utilizam expresses como geometria euclidiana, distncia euclidiana, etc. (em homenagem a Euclides). A maior obra de Euclides foi Os Elementos, obra em treze volumes, na qual consta a primeira teoria axiomtica da histria da Matemtica. Euclides considerou um conjunto de termos, que no definiu, a que chamou termos primitivos (como ponto, recta, etc.) e um conjunto de cinco afirmaes, que no demonstrou, a que chamou axiomas. Considerou essas cinco afirmaes suficientemente evidentes para serem aceites sem demonstrao. A partir desses termos primitivos e desses cinco axiomas, ele definiu novos termos e demonstrou vrios teoremas (muitos dos quais eram as tais propriedades j conhecidas, mas que ningum tinha demonstrado). Registe-se ainda, como curiosidade, que, durante muito tempo houve uma polmica a propsito de um dos axiomas, o quinto, conhecido por Axioma das Paralelas, que diz: Por um ponto exterior a uma recta podemos traar uma recta paralela a essa recta, e uma s. Havia quem dissesse que este axioma podia ser demonstrado custa dos outros quatro e portanto no era um axioma, mas sim um teorema. Chegaram mesmo a existir vrias "demonstraes" deste axioma. Provou-se que estavam todas erradas. A polmica continuou at ao sculo XIX, quando dois matemticos, Riemann e Lobachevsky, estabeleceram definitivamente que o quinto axioma no podia ser provado custa dos outros quatro, e portanto era mesmo um axioma.

12 Ano

2005/06

Pgina 1 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Riemann e Lobachevsky foram os criadores de duas novas geometrias, chamadas geometrias no euclidianas, que tm por base a negao do Axioma das Paralelas. Estas novas geometrias vieram a revelar-se muito teis na Teoria da Relatividade, no estudo dos Buracos Negros e da curvatura do espao-tempo. Para saber mais sobre este assunto, aconselha-se a leitura de dois livros da srie "As Aventuras de Anselmo Curioso", que so: Os Mistrios da Geometria e Os Buracos Negros. So livros de fcil leitura e que esto em banda desenhada.

2.

O que uma teoria axiomtica

Tal como se depreende do que se disse atrs, uma teoria axiomtica tem como ponto de partida um conjunto de termos que no se definem (os termos primitivos) e um conjunto de afirmaes que no se demonstram (os axiomas). custa dos termos primitivos definem-se novos termos e custa dos axiomas demonstram-se os teoremas. claro que teoremas j demonstrados podem ser utilizados, em conjunto com os axiomas, na demonstrao de novos teoremas. espectacular como, a partir de um nmero reduzido de axiomas se consegue demonstrar centenas, ou mesmo milhares de teoremas. Como disse algum, s puxar o fiozinho... Podemos comparar uma teoria axiomtica com o jogo de Xadrez. Aqui, os termos primitivos so as peas e o tabuleiro (ponto de partida de qualquer jogo de Xadrez). Os axiomas so as regras do jogo (finalidade do jogo, movimentos das peas, etc.). Os teoremas so afirmaes que se podem fazer em certas circunstncias. Por exemplo, em certas posies, possvel demonstrar que, de acordo com as regras do jogo, se consegue dar mate ao adversrio em dois lances, qualquer que seja a jogada deste.

3.

A teoria axiomtica das probabilidades

Desde o sculo XVII que a Teoria das Probabilidades utilizada intensivamente. Contudo, muitas das regras em que essa utilizao se baseava, nomeadamente a Regra de Laplace, tinham um carcter mais ou menos emprico, isto , no tinham sido demonstradas. No sculo XX, um matemtico russo, Kolmogorov, fez, em relao s Probabilidades, o mesmo trabalho que Euclides fez relativamente Geometria. Tomou como ponto de partida um conjunto de axiomas e, custa deles, demonstrou vrios teoremas, muitos dos quais eram as tais regras utilizadas empiricamente.

12 Ano

2005/06

Pgina 2 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

A axiomtica de Kolmogorov
1. Os axiomas

A teoria axiomtica de Kolmogorov tem como ponto de partida trs axiomas. Seja H o espao de resultados associado a uma experincia aleatria. Axioma 1: T E ! , qualquer que seja o acontecimento E Axioma 2: T H " Axioma 3: T E F T E T F , desde que os acontecimentos E e F sejam incompatveis, isto , desde que E F g E H

2.

Alguns teoremas

Teorema 1 T E " T E Demonstrao Tem-se que E E H, pelo que T E E " (Axioma 2). Por outro lado, como E E g, vem T E E T E T E Portanto, T E T E ", donde T E " T E.

(Axioma 3).

Teorema 2 T g ! Demonstrao Tem-se que: T g T H " T H " " !

(Teorema 1 e Axioma 2).

Teorema 3 T E T E F T E F Demonstrao Tem-se que: E E H E F F E F E F, E F E F E E F F E g g Portanto, T E T E F T E F (Axioma 3).

sendo

12 Ano

2005/06

Pgina 3 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Nota: O conjunto E F (formado pelos elementos de E que no esto em F ) representa-se usualmente por EF ( l-se E excepto F ou E menos F ). Em esquema:

O teorema 3 pode, ento, enunciar-se do seguinte modo: T E T E F T EF

Teorema 4 F E T EF T E T F Demonstrao Se F E ento E F F . Portanto, T EF T E T E F T E T F

(Teorema 3).

Teorema 5 F E T F T E Demonstrao Se F E ento T EF T E T F (Teorema 4). Por outro lado, tem-se T EF 0 (Axioma 1). Logo, T E T F 0, pelo que T F T E.

Teorema 6 T E ! " Demonstrao Por um lado, tem-se T E 0 (Axioma 1). Por outro lado, como E H, tem-se T E T H Como T H " (Axioma 2), vem T E " . Logo, ! T E ".

(Teorema 5).

12 Ano

2005/06

Pgina 4 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Teorema 7 T E F T E T F T E F Demonstrao Tem-se que EF F E F F E F F F E F H E F EF F E F F E F F A g g Portanto T E F T EF F T EF T F (Axioma 3) T E T E F T F (Teorema 3) T E T F T E F

Teorema 8 T E T F T E F " T E F Demonstrao T E T F T E F T E T F T E F (Leis de De Morgan) T E T F " T E F (Teorema 1) T E T F " T E T F T E F (Teorema 3) T E T F " T E T F T E F " T E F

Nota: De todos estas propriedades, as mais importantes so: T E ! " T g 0 T E " T E T E T E F T E F T E F T E T F T E F

12 Ano

2005/06

Pgina 5 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Exerccios
1.
Seja W o conjunto de resultados associado a uma certa experincia aleatria. Sejam E, F e G trs acontecimentos (E, F e G so, portanto, subconjuntos de W . Prova que:

1.1. T E F T E F T E T F 1.2. T E F G T E G T F G T E F G

2.

Seja W o conjunto de resultados associado a uma experincia aleatria. Sejam E e F dois acontecimentos (E e F so, portanto, subconjuntos de W . Prove que

T E T F T E F " T E F (T designa probabilidade e E e F designam os acontecimentos contrrios de E e de F ).

3.

Seja W o conjunto de resultados (com um nmero finito de elementos) associado a uma certa experincia aleatria. Sejam E e F dois acontecimentos (E e F so, portanto, subconjuntos de W . Sabe-se que:

T E # T F T E F $ T F (T designa probabilidade). Prove que os acontecimentos E e F so incompatveis.

4.

Num saco existem quinze bolas, indistinguveis ao tacto. Cinco bolas so amarelas, cinco so verdes e cinco so brancas. Para cada uma das cores, as bolas esto numeradas de 1 a 5.

a)

Retirando todas as bolas do saco e dispondo-as, ao acaso, numa fila, qual a probabilidade de as bolas da mesma cor ficarem todas juntas? Apresente o resultado na forma de dzima, com sete casas decimais. Suponha agora que, no saco, esto apenas algumas das quinze bolas. Nestas novas condies, admita que, ao retirarmos, ao acaso, uma bola do saco, se tem: a probabilidade de essa bola ser amarela &! % a probabilidade de essa bola ter o nmero 1 #& % a probabilidade de essa bola ser amarela ou ter o nmero 1 '#,& % Prove que a bola amarela nmero 1 est no saco.

b)

12 Ano

2005/06

Pgina 6 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

5.

Seja H um espao de resultados associado a uma determinada experincia aleatria e E e F dois acontecimentos (E H e F H)

a) b)
paus.

Prova que T E F T E F T E T F Um baralho de cartas completo constitudo por cinquenta e duas cartas repartidas por quatro naipes de treze cartas cada: espadas, copas, ouros e De um baralho completo extraem-se, sucessivamente e sem reposio, duas cartas. Sejam os acontecimentos

E:"a primeira carta extrada do naipe de copas" F :"a segunda carta extrada do naipe de copas"
b1 ) Justifica que a probabilidade de ambas as cartas extradas serem de " copas "(
" Justifica que T F %

b2 )

b3 )

Calcula, usando a igualdade da alnea alnea a ), a probabilidade de nenhuma carta extrada ser de copas.

As questes seguintes so de escolha mltipla. Para cada uma delas, so indicadas quatro alternativas, das quais s uma est correcta.

6.

Lanam-se simultaneamente dois dados equilibrados com as faces numeradas de 1 a 6 e multiplicam-se os dois nmeros sados. A probabilidade do acontecimento "o produto dos nmeros sados 21" :

(A) !

" (B) $'

" (C) ")

(D) #" $'

7.

Lana-se um dado com as faces numeradas de 1 a 6. Considere os acontecimentos: E: sair face mpar; F : sair face de nmero maior ou igual a 4. Qual o acontecimento contrrio de E F ?

(A) sair a face 1 ou a face 5 (C) sair a face 2

(B) sair a face 4 ou a face 6 (D) sair a face 5

12 Ano

2005/06

Pgina 7 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

8.

Abre-se, ao acaso, um livro, ficando vista duas pginas numeradas. A probabilidade de a soma dos nmeros dessas duas pginas ser mpar

(A) !

(B) " $

(C) " #

(D) "

9.

Seja W o conjunto de resultados (com um nmero finito de elementos) associado a uma certa experincia aleatria. Sejam E e F dois acontecimentos, contidos em W , nenhum deles impossvel, nem certo. Sabe-se que E F . Indique qual das afirmaes seguintes verdadeira (T designa probabilidade e E e

F designam os acontecimentos contrrios de E e de F , respectivamente). (A) T E T F (C) T E F " (B) T E F ! (D) T E T F

10.

Lana-se um dado at sair face 6. A probabilidade de serem necessrios pelo menos dois lanamentos

(A) " '

(B) " $

(C) # $

(D) & '

11.

Nos jogos de futebol entre a equipa X e a equipa Y, a estatstica revela que: em 20% dos jogos, a equipa X a primeira a marcar; em 50% dos jogos, a equipa Y a primeira a marcar. Qual a probabilidade de, num jogo entre a equipa X e a equipa Y, no se marcarem golos?

(A) "!%

(B) #&%

(C) $!%

(D) $&%

12 Ano

2005/06

Pgina 8 de 8 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Vous aimerez peut-être aussi