Vous êtes sur la page 1sur 85

Brasil, 2011

S u m r i o

Histrias Mil do Mulheres Mil

C ad a v i d a te m s u as h i s t r i as

Esta publicao rene trechos das histrias de alunas que participaram do projeto Mulheres Mil. A idia surgiu em 2008, quando foi estruturado o portal, com o objetivo de dar voz e conhecer as trajetrias das cidads beneficiadas pela ao pblica. As entrevistas eram publicadas no site e divulgadas na editoria Histrias Mil das Mulheres Mil do boletim eletrnico, que era enviado semanalmente. Por meio dos textos, vdeos e udios, possvel conhecer as expectativas, dificuldades, superaes e conquistas das mulheres que foram beneficiadas pela ao nos 13 Institutos Federais do Norte e Nordeste. possvel ainda perceber o papel e a importncia da educao para promover o resgate da autoestima e da cidadania. Resultados como a insero das alunas no mundo do trabalho, um dos objetivos do projeto, se misturam com as mudanas que foram ocasionadas tanto na vida das alunas como nas de suas famlias. Em processo, a meta da Secretaria do Ministrio da Educao expandir o Mulheres Mil para todos os Institutos Federais do pas, possibilitando que outras brasileiras tenham instrumentos para mudar o rumo das suas vidas e que possam tambm contar suas histrias de transformao. Boa leitura!

Histrias Mil do Mulheres Mil

S e d e d e a p r e nd e r

Adejalma Ribeiro sempre teve uma vida difcil. Aos 14 anos, seus pais se separaram. Afastada dos dois, passou a morar com uma pretensa amiga tida por ela, na poca, como me em Saubara, municpio prximo a Santo Amaro. Trabalhando na rea da pesca, era, dia aps dia, explorada: no tinha fins de semana e no via o salrio que ganhava. Hoje, os tempos so outros. Aluna do projeto Um Tour e Novos Horizontes, em Salvador, Adejalma abraou os estudos. A estrada, porm, foi rdua. Minha vida foi um pouco melhor quando meus pais estavam juntos, declara. Quando falei a essa mulher, com quem morava, que no trabalharia mais aos sbados e domingos para ir igreja, fui expulsa de casa. Aos 20 anos, foi morar com Francisco, seu primeiro marido. Aos 21, tiveram uma filha. A relao, contudo, era das mais desgastantes: Ele me humilhava muito na frente dos seus pais, mesmo durante a gravidez. Quando minha filha tinha um ms, fui novamente expulsa de casa. Dessa vez, por ele, da casa dos pais dele. Quando sua filha fez 4 meses, ela e Francisco se reconciliaram. Adejalma conta que o retorno, no entanto, se deu muito mais pela necessidade da estabilidade do que por apego. Ns brigvamos muito, no havia respeito. Ela se emociona ao lembrar de um episdio em especial: Um dia, sem que eu tivesse feito nada, ele me bateu. Me deu vrios socos. Eu no tinha feito nada, nada mesmo. A situao havia chegado ao limite. Pouco tempo depois, se separaram. Quando voltou a Salvador, as mudanas comearam. Conheci uma pessoa que me respeita e estamos juntos h um tempo. Aqui, dei incio construo de minha casa, afirma. A inscrio no projeto Um Tour e Novos Horizontes no qual est tendo curso de Cuidador Domiciliar, que comeou no dia 23 julho e termina em 21 de dezembro foi feita pela filha. Adejalma aponta a experincia do convvio com outras mulheres e a volta aos estudos como os maiores ganhos trazidos pelo projeto: Quase no saio de casa; esses momentos aqui so uma excelente oportunidade para estar com outras pessoas.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Voltar aos estudos levou Adejalma a, muito mais do que sonhar, agir: h poucas semanas, ela se inscreveu no vestibular do curso superior de Administrao do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia (IFBA). Esse , hoje, seu maior sonho junto com o de aprender a costurar: Estou tomando um curso de costura e, somado a esse do Mulheres Mil e ao de Administrao, espero conseguir um emprego com carteira assinada, o que nunca tive antes. S assim vou concluir a construo de minha casa com meu marido. Ele pescador, no ganha muito, e estamos construindo juntos, aos poucos, diz. Mas sei que vou conseguir.

C o nq u i s t a d a c a r t e i r a a s s i na d a
Adriana Coelho Silva, 21, mais uma aluna do Mulheres Mil que ingressou no mercado de trabalho. Moradora da Vila 2 de Julho, em Salvador, Adriana fez curso de telemarketing, informtica,aprendeu a fazer coquetis no Senac e trabalhou em alguns lugares, mas sem carteira assinada, direito que agora est garantido. Atualmente, ela est trabalhando na transnacional Atento, terceirizada que presta servio empresa de telefonia Vivo. As aulas sobre qualidade de vida, relacionamento interpessoal e as dinmicas de grupo me ajudaram nas entrevistas, destaca Adriana. O primeiro contato com o projeto foi como voluntria. Ela ajudou a fazer matrcula das mulheres da comunidade e depois resolveu participar do curso. Meu interesse pelo curso foi mais pelo objetivo do projeto que resgatar mulheres para educao e despertar seus sonhos antigos, destaca. Na capacitao, aprendeu informtica bsica, conceitos sobre qualidade de vida, meio ambiente, sade e direito das mulheres, empreendedorismo, noes bsicas de governana, direitos e deveres da camareira, tcnicas de hotelaria, visitou hotis e fez passeio em pontos tursticos de Salvador. Hoje, com o novo trabalho, que lhe assegura os direitos trabalhistas, Adriana est realizada e tem planos para o futuro. Penso em estudar peda-

Histrias Mil do Mulheres Mil

gogia e fazer curso de ingls. Pretendo me especializar em educao para jovens e adultos, relata.

A m p l i a r o s h o r i z o nt e s
Adriana da Silva Alves tem 26 anos e quatro filhos. Com uma renda que no chega a R$ 200 por ms, ela assume sozinha a responsabilidade pelo sustento da famlia. Sua meta aprender a costura para colocar um negcio com as amigas. O meu dia-a-dia difcil. Moro em uma casa de taipa, cozinho em fogareiro de lata e dividido um espao pequeno com os meus filhos. Eu sou sozinha, o pai deles no me ajuda em nada. Meu sustento vem de 112 reais do Bolsa Famlia e do trabalho de domstica, mas o que eu ganho muito pouco. Somando tudo, no chega a 200 reais. Espero com o curso aprender e botar um negcio com as colegas do projeto.

O d i a a d i a na p e ni t e nc i r i a
Alessandra Teles da Silva, 31, est presa h cinco meses por crime de trfico. Confinada e sem contato com os parentes e os filhos, ela relata que a realidade no nada fcil, e o tempo parece no passar. Estamos aqui pagando por nossos erros e no temos como voltar atrs, mas digo a todos que esto l fora que jamais queiram viver aqui. No me sinto presa porque conheci a Deus, tenho f e pacincia, desabafou. Aos 12 anos, ela desligou-se da famlia e se envolveu com drogas na iluso de abrir possibilidades de um futuro melhor. Hoje, no tem contato

Histrias Mil do Mulheres Mil

10

com os familiares e nem com os filhos. Envolvi-me com o trfico para no me prostituir. Tenho uma amiga que conheo h vinte e ela me convidou para entrar em sociedade com ela. Passamos trs anos vendendo drogas e hoje ela tambm est aqui. No tenho contato com a minha famlia h quase 17 anos e eles no sabem que eu estou presa. Tenho trs filhos, o mais velho mora em Manaus, o segundo vive na Venezuela com o pai e o mais novo com o meu compadre, conta Alessandra. Alessandra vai cursar a 5 srie e diz que o Mulheres Mil veio em boa hora. O projeto preenche nosso tempo e serve para entreter e para aprendermos um pouco mais. Sou cozinheira e pretendo montar meu prprio negcio quando sair daqui. O estudo representa a garantia desse progresso, destacou.

Investimento no futuro melhor


Andra Lcia Nascimento, 35 anos, casada e tem trs filhos. J trabalhou em servios gerais, como recepcionista, telefonista, secretria, balconista, auxiliar de cozinha, operadora de caixa e recreadora em escola infantil. Aposta que o Mulheres Mil vai ajudla a voltar ao mercado do trabalho e dar um bom futuro para as filhas. O que me levou a participar do projeto foi a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho fazendo algo melhor. Os cursos oferecidos vo me dar oportunidade de trabalho. Tenho o ensino mdio completo e ainda quero trabalhar na rea de sade, fazer um curso tcnico em enfermagem. Trabalhando, eu vou ter a oportunidade de dar uma estrutura melhor para minhas filhas, para que elas possam estudar e fazer um vestibular no futuro.

Histrias Mil do Mulheres Mil

S a i r d a f a x i na p a r a m e l h o r a r d e v i d a

11

Antnia Maria nasceu em Fortaleza. casada e denunciou o companheiro na tentativa de acabar com as agresses. Viu no projeto uma oportunidade de melhorar de vida. O alcoolismo, segundo ela, faz parte do seu dia-a-dia. "Sempre cuidei de casa e dos filhos. J sofri bastante, pois meu marido alcolatra e j me espancou. Ele me bateu trs vezes, na terceira, denunciei. Depois disso, nunca mais me agrediu, mas a bebida continua presente na vida dele. Nos finais de semana, fico praticamente sozinha. Apesar de todos esses problemas, gostamos demais um do outro e sei que ele uma pessoa boa. Com o Mulheres Mil, sei que posso aprender muito, conseguir um trabalho legal e quem sabe, at mudar de vida".

E d u c a o r e s g a t a s o nh o s
Berzilene Pereira Pires foi uma das alunas da primeira turma do Cidadania pela Arte, em Tocantins. Com 32 anos, casada e uma filha, ela relata que participar do Mulheres Mil foi um divisor de gua , pois, alm da formao, o curso lhe trouxe a capacidade de lutar pelos seus sonhos. Portal Mulheres Mil Qual foi a importncia de ter acesso ao Instituto Federal? Berzilene Eu nunca imaginei ter a oportunidade de estudar em um Instituto Federal. Isso foi muito importante, porque o ensino diferente, muito mais completo. Foi um incentivo para eu continuar meus estudos. Graas ao incentivo que recebi, hoje estou em uma escola militar terminando um curso de instrutora de trnsito. L que eu dei os primeiros passos pa-

Histrias Mil do Mulheres Mil

12

ra voltar a estudar e procurar um futuro melhor. Portal Mulheres Mil O que voc aprendeu durante a capacitao? Berzilene Aprendi muita coisa que, com certeza, ajuda muito a minha vida. As aulas de boas maneiras, por exemplo, melhoraram a convivncia com a minha famlia e me tornaram uma pessoa muito melhor. O que eu aprendi nas oficinas, futuramente, pode me ajudar a melhorar a minha renda, beneficiando a mim e a minha famlia. Portal Mulheres Mil O que voc achou do curso? Berzilene Foi muito bom. Eu tive oportunidade de ter um aprendizado melhor, consegui voltar para a escola e agora j estou terminando meus estudos.

M u l t i p l i c a nd o c o nh e c i m e nt o s
Besi Martins Ferreira, aluna do Alimento da Incluso Campus Monte Castelo tem o nome da deusa da enfermagem. A justificativa se deve aos pais que atuam na rea. Casada e me de um casal de filhos, trabalha como digitadora em um laboratrio de anlises clnicas, mas tambm atua na organizao de festas, ajudando a encher bales. Lidar com a sade e com o atendimento ao pblico sempre fez parte de sua vida. Portal Mulheres Mil O que levou voc a procurar o projeto Mulheres Mil? Besi O desejo de aprender outras coisas, inclusive melhorar minha vida, minha alimentao e de minha famlia. Portal Mulheres Mil Como seu trabalho nos eventos? Besi uma atuao em equipe, cada um cuida de uma parte. Como tive aulas de empreendedorismo aqui no curso, ento ajudo tambm no oramento e segurana do trabalho. Portal Mulheres Mil Como voc aplica o que aprendeu sobre segurana do trabalho?

Histrias Mil do Mulheres Mil

13

Besi Aprendi que o balo solta um p prejudicial sade e que o compressor pode prejudicar a audio por causa do barulho, ento utilizo equipamentos de segurana como mscara e protetor de ouvidos. Quanto s aulas de empreendedorismo, hoje sei muito bem como me dirigir ao cliente. Portal Mulheres Mil E quanto manipulao dos alimentos? Besi Renovei meus conhecimentos aprendendo mais sobre a melhor utilizao dos utenslios de cozinha, receitas e higienizao dos alimentos. Portal Mulheres Mil O que voc espera do projeto? Besi Gosto de descobrir coisas novas, de lidar com o pblico, sei tambm que lidar com a sade das pessoas coisa sria, por isso preciso ter cuidado com tudo, at mesmo saber falar, se expressar. Estou aqui porque posso aprender sobre tudo isso.

Do s o n h o a o p e s a d e l o
Cheila dos Santos, 28 anos, natural do Maranho. Sua histria se assemelha a de muitas companheiras de cela que esto participando do Mulheres Mil em Roraima. O sonho de ter uma vida melhor se transformou em pesadelo. Ela tentou embarcar para Barcelona, Espanha, com 80 cpsulas de cocana no organismo, foi presa em flagrante e pegou 14 anos de priso. Agora a meta profissionalizar-se para garantir renda para a sua famlia e se formar em Direito. Portal Mulheres Mil Qual sua expectativa em relao ao Mulheres Mil? Cheila Santos Acredito que esse curso pode ser uma porta para a gente mostrar que pode mudar de vida, que queremos e precisamos trabalhar para sustentar nossos filhos. Essa situao muito ruim, porque voc perde a liberdade e fica malvista na sociedade. As pessoas no querem te dar emprego. a maior discriminao. As colegas que esto cumprindo pena em sistema semi-aberto relatam que difcil conseguir trabalho. Portal Mulheres Mil Voc natural do Maranho. Por que veio pa-

Histrias Mil do Mulheres Mil

14

ra Boa Vista? Cheila Santos Fui criada pela minha tia desde os primeiros dias de nascida. Vim para Boa Vista com 14 anos para conhecer minha me. Sonhava em conhecer minha famlia, minha me e meus irmos, mesmo que eles no quisessem me ver. Depois fui ficando, casei e tive duas filhas. Portal Mulheres Mil Por que voc se envolveu com trfico de drogas? Cheila Santos Fiz pelas minhas filhas, porque eu queria comprar uma casa. Por elas, eu seria capaz de tudo. Trabalhei de empregada domstica e na prefeitura como inspetora da creche, l no bairro Unio, mas ganhava pouco e no tinha tempo para cuid-las. Como sou separada, a responsabilidade ficava toda comigo. Achei que poderia ganhar dinheiro rpido e fcil. Portal Mulheres Mil Voc foi procurar um sonho e encontrou um pesadelo. Como se sentiu? Cheila Santos Quando eu cheguei aqui no presdio e vi aquele corredozo no fundo, pensei: olha aonde eu vim parar, olha a situao em que estou me encontrando agora. Passei doze dias trancada no confinamento. horrvel, com 24 horas ali voc se arrepende de tudo o que fez. Sa no 13 dia e passei para o outro lado, junto ao convvio com as outras. Achei que ia entrar em depresso. Portal Mulheres Mil Qual o seu sonho de vida? Cheila Santos No terminei o ensino mdio e quero concluir os meus estudos para me formar em direito, na rea criminal. Esse o meu sonho desde criana. Sempre falava para a minha me que ainda iria me formar em advogada criminalista. A nica coisa que eu quero estar l fora, quero trabalhar.Estamos aqui consertando o erro e eu no quero mais voltar para c.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Filha influencia me a voltar escola

15

Creusenir Freitas do Carmo, moradora da Vila Palmeira, chegou em So Luis h trs anos, vinda de Bacabal, a 230 km da capital maranhense, no intuito de melhorar de vida. Participante da segunda turma do Alimento da Incluso, no Maranho, ela diz depositar essa expectativa no projeto, de onde viu sua filha, Flaviana Freitas, aluna da primeira turma, partir para o mercado de trabalho. Atualmente Flaviana funcionria da lanchonete Bomdiboca, conhecida rede de fast food em So Luis e parceira do Mulheres Mil. Ela sempre me falou muito bem do projeto. Fiquei feliz com o desempenho dela, pois sei que sem trabalho no possvel seguir na vida, relata Creusenir, acrescentando que cada aula uma novidade. Como exemplo, ela cita a disciplina Direitos e Deveres, tica e Cidadania, ministrada atualmente pelas professoras Ceclia Borges e Eveline Sousa. Aqui compreendi que moral e bons costumes so coisas que a gente comea a aprender em casa e que preciso correr atrs de nossos sonhos, pois no somos inferiores a ningum, diz a aluna sem deixar de agradecer a Deus a oportunidade de voltar sala de aula. No todo dia que temos a chance de fazer um curso bom e de graa, conclui Creusenir.

O p o r t u ni d a d e d e m u d a n a
Dalvanie Vieira de Sousa, 36 anos me solteira e tem seis filhos. O sustento da famlia vem do Bolsa Famlia e dos trabalhos artesanais. Acredita que o Mulheres Mil uma oportunidade de mudana. Neste ano, decidi voltar a estudar, pois quando eu era criana no tive

Histrias Mil do Mulheres Mil

16

oportunidade. Comecei a trabalhar como domstica muito cedo para ajudar meus pais. Sustento meus filhos com menos de 150 reais, mas fao o possvel para que todos eles permaneam apenas estudando. Iniciei minha vida sexual muito cedo e com isso acabei engravidando. Ser me ainda jovem acaba atrapalhando a continuao dos estudos. Agora tenho a oportunidade de fazer esse curso e com isso espero poder proporcionar uma vida melhor para meus filhos para que eles no passem pelo que eu passei. Esse projeto uma das melhores oportunidades que a nossa comunidade j teve.

O p o r t u ni d a d e d e f o r m a o e c e r t i f i c a o
Dayani Brito Dias, aluna de Manaus, avalia que, alm da oportunidade de profissionalizao, a sua autoestima melhorou. sorrir dos erros e acertos cometidos durante as aulas, junto com as demais colegas, ajudo a confiar em si mesma. A expectativa terminar a capacitao e conseguir uma colocao no mercado. Portal Mulheres Mil Por que voc decidiu participar do projeto? Dayani Brito Como um projeto voltado para mulheres, achei que seria interessante, tanto no que diz respeito ao aprendizado como prtica. Eu sabia que era um curso para formao de camareira e foi isso que me fez participar, porque eu sairia daqui com uma formao e um diploma. Portal Mulheres Mil Quais as disciplinas que voc mais gostou e quais os planos para o futuro? Dayani Brito Eu gostei muito da parte prtica, considero a mais importante do curso. Foi uma etapa muito boa, porque tivemos acompanhamento durante o estgio. As camareiras do hotel ajudaram, quando errvamos, elas corrigiam e ensinavam o correto. Vou correr atrs de um emprego, independente de ser na rea de camareira ou no. Portal Mulheres Mil Que mensagem voc deixa para as prximas mulheres que forem participar do projeto?

Histrias Mil do Mulheres Mil

17

Dayani Brito Espero que todas comecem e terminem porque esse projeto muito bom, e no vale a pena ser deixado de lado. Temos que aproveitar oportunidades como essa.

Da s a l a d e a u l a p a r a o m e r c a d o d e t r a b a l h o
Meu atual sonho concluir o curso Culinria Solidria e abrir um negcio prprio atravs de um financiamento do Banco do Nordeste. Quero terminar de criar meus filhos, ver meus netos, conta Edilene Lima Silva, 38 anos, que teve uma trajetria marcada pela violncia domstica, fome e desemprego. Com apenas 13 anos, Edilene foi obrigada a casar e sair da casa dos pais. O motivo do casamento precoce foi to doloroso que ela prefere no falar sobre o assunto. Casei com meu primeiro namorado, um policial que bebia muito. No gosto nem de lembrar o que me levou a tomar tal atitude, desabafa. A jovem sofria com a violncia do marido. A coragem para se separar s veio quando Edilene encarou a morte. A gota dgua foi o dia em que ele colocou uma arma na minha cabea e disparou vrias vezes. A sorte que eu havia retirado, escondida, as balas do revolver, revela. Abalada com a noite de terror, a jovem esperou a madrugada e voltou para a casa dos pais com a filha de dois anos e um filho de seis meses. Ela sabia que precisava de muita garra para tomar conta da famlia sozinha. Por isso, resolveu viajar para So Paulo em busca de melhores oportunidades. Fui para So Paulo sozinha. Aps dois anos, voltei ao Recife para buscar minha filha, diz. A vida na capital paulista no era fcil. Edilene passava fome e procurava as feiras livres para catar alimentos para comer. As dificuldades obrigaram a mulher a retornar ao Recife. Com a filha, que casada e est concluindo o curso superior de Administrao, Edilene aprendeu uma grande lio. Ela sempre me diz que a nica maneira de vencer na vida atravs da educao, conta. O exemplo foi seguido pela me, que no perdeu tempo em se inscrever no Mulheres

Histrias Mil do Mulheres Mil

18

Mil assim que tomou conhecimento do projeto. Foi a primeira oportunidade que surgiu para voltar a uma sala de aula, diz.

Ap r e nd i z a g e m d a c o nv i v nc i a
Timidez, vida caseira, poucos amigos e quase nenhum convvio social com a comunidade. Assim era a vida de Erika Oliveira, 19 anos, antes de participar do Mulheres Mil, na Paraba. Com a convivncia com as colegas e os professores, ela est conseguindo vencer a timidez. Nas aulas, fui me acostumando a ter contato constante com as pessoas, e a minha timidez foi diminuindo. Agora eu converso e as colegas at dizem que sou uma tagarela, brinca. Ela nasceu em Joo Pessoa, mas ainda criana foi morar na comunidade de So Loureno, em Bayeux. O pai largou a famlia quando ela tinha 12 anos, e a partir da a relao entre eles quase no existe. Eu no tenho muitas notcias. Ele ausente, vive sumido, nem sei se tenho outros irmos ou irms. No sei quase nada dele, revela. Alm de vencer a timidez, Erika est descobrindo seus talentos. Estou aprimorando minhas habilidades manuais nas aulas de papel reciclado, que abre vrias possibilidades para produzir peas diferentes. Acho que herdei esse gosto pela arte da minha me. Gosto de danar e fazer artesanato, relata. Para Erika, o Mulheres Mil abre perspectiva de um futuro melhor. Ns temos muita expectativa em torno da criao da cooperativa de marisqueiras e artess. Queremos que isso acontea logo, porm sabemos que devemos primeiro ter competncia, e isso a gente est adquirindo com a qualificao, destaca.

Histrias Mil do Mulheres Mil

C i d a d a ni a na h o r a c e r t a
O Mulheres Mil chegou no momento em que eu mais precisava, mudando completamente a minha vida. Assim Flaviana Freitas, 26, refere-se ao Alimento da Incluso, que lhe garantiu o primeiro emprego com carteira assinada na rede de lanchonetes Bom de Boca, parceira do projeto, que tambm j contratou as alunas Adriana Passos e Cristina Cerqueira.

19

Mais do que a to sonhada incluso no mercado, as idas dirias ao Instituto Federal do Maranho para assistir s aulas despertaram na aluna a vocao para ser nutricionista. Agora tenho esse objetivo, diz acrescentando que o projeto tomou uma grande dimenso em sua casa, antes mantida somente com o Bolsa Famlia. Era muita coisa para comprar e o dinheiro nem sempre rendia. Hoje, minha me e irm tambm querem participar e meus filhos me do total apoio, revela emocionada. Flaviana tem trs filhos, mora com a me e diz que vai lutar para um dia ter sua casa prpria. No trabalho, onde lida diretamente com alimentos, pe em prtica o que aprendeu em sala de aula, tomando os devidos cuidados para evitar que o cliente se contamine. Hoje estou feliz, quero continuar lutando pelos meus objetivos. Sei que no fcil, mas com vontade a gente chega l, ressalta.

E s p e r a n a d e c o nq u i s t a r u m a f o nt e d e r e nd a
Francisca Maria Maciel de Oliveira tem 38 anos, trs filhos e atualmente est desempregada. Sustenta a famlia com a venda bombons caseiros e peas de biscuit. Ao terminar o curso, espera conquistar uma fonte de renda mais segura. Eu estou desempregada e para

Histrias Mil do Mulheres Mil

20

conseguir sustentar meus filhos eu vendo bombons caseiros, algumas peas de biscuit e ainda conto com uma pequena ajuda financeira da minha me. Mesmo com as muitas dificuldades financeiras, meus dois filhos mais novos continuam estudando. Esse projeto veio em boa hora para as mulheres da nossa comunidade. Minha grande esperana que com o curso eu possa ter uma fonte de renda.

E d u c a o c o nt r i b u i u p a r a i nd e p e nd nc i a
Separada h mais de um ano, Hilda Maria Maia (29) moradora do bairro Pirambu, em Fortaleza CE e est participando do Mulheres Mil. Tem uma filha e mora com a ex-sogra. Sua expectativa se qualificar profissionalmente e conseguir um emprego. Para Hilda, o estudo pode ser instrumento para conquista da independncia. Portal Mulheres Mil Como est sendo a experincia de voltar sala de aula? Hilda Eu nem pensava em voltar a estudar, mas apareceu essa oportunidade e voltei. Est sendo maravilhoso conhecer pessoas novas e adquirir novos conhecimentos. Antes, s ficava em casa, assistindo televiso e cuidando da casa. O curso uma oportunidade de vivenciar novas experincias. Portal Mulheres Mil Como est sendo esse incio de curso? Hilda Apesar de ainda estar muito no comeo, j estou bem ambientada e motivada. Ainda estou me readaptando rotina de estudo, e as pessoas novas que conheci esto me ajudando nesse processo. Por enquanto, estamos somente nas aulas tericas, que so cansativas, mas, quando vier a prtica, espero aprender muito, sobretudo na rea de culinria. Portal Mulheres Mil Quais as suas expectativas para o futuro? Hilda Espero conseguir terminar meu curso, me qualificar e garantir uma vaga no mercado de trabalho. No sou muito boa na cozinha, apesar de gostar muito. Por isso, quero me especializar, aprender a fazer comidas

Histrias Mil do Mulheres Mil

21

gostosas e, com isso, ter uma profisso digna. Portal Mulheres Mil Que mensagem voc deixaria para as mulheres que pretendem participar do programa? Hilda Quero dizer para minhas amigas que procurem essa oportunidade, que muito boa e interessante. Estou tendo a oportunidade de vivenciar tudo isso e posso constatar que realmente algo bastante gratificante e atraente. O estudo , sem dvida, o meio para conseguirmos nossa independncia.

C o nq u i s t a r u m l u g a r no m e r c a d o
Isa Nildes Silva tem 25 anos casada. J trabalhou como empregada domstica e professora auxiliar e hoje faz artesanato para ajudar nas despesas. Mesmo com o ensino mdio completo, enfrenta dificuldades para realizar o sonho de fazer um curso de tcnica de enfermagem. Com o Mulheres Mil, ela credita que encontrar caminhos para seguir em frente. Atualmente, estou desempregada, mas fao arranjo de flores artificiais para vender. J fiz vrios cursos e ainda no consegui trabalho, mas tenho que perseverar. O projeto est nos ajudado a crescer. Estamos Participando de oficinas sobre auto-estima e depois disso eu passei a rever o conceito que eu tinha das coisas e consegui encarar as dificuldades.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Em busca de crescimento profissional


Jocinete Silva tem 28 anos e divide com o companheiro a responsabilidade pela criao dos trs filhos, de 6, 8 e 10 anos. J atuou em servios gerais e como telefonista. Com o Mulheres Mil, ela pretende concluir o ensino mdio e voltar a trabalhar.

22

Eu quero crescer profissionalmente e pessoalmente. Meu sonho fazer um curso para ser tcnica em enfermagem ou trabalhar com telemarketing, mas acho que o que aparecer na vida a gente tem que correr atrs. Acredito que o projeto ainda vai me ajudar em muita coisa.

Retorno ao mercado
H pouco mais de um ano, Leilane Lima, 24, foi demitida de um hotel albergue internacional, localizado no Centro de Manaus. No Mulheres Mil, ela encontrou a oportunidade de estudar para obter uma qualificao profissional, e a expectativa de voltar ao mercado. Ela uma das cinco alunas que est fazendo estgio no hotel Caesar, o mais novo empreendimento da cidade. Portal Mulheres Mil O que mais chamou sua ateno no projeto? Leiliane Lima Cada professor ensinou algo importante. Coisas que nunca vou esquecer, porque isso vai ser para minha vida inteira. Gostei da aula de portugus com a professora Nancy, porque ela ensinou assuntos que nas escolas do governo no se aprende, e tambm das aulas de ingls. Uma coisa que entrou na minha mente e que no vai sair to cedo foi o que todos os professores ensinaram: a realidade. Foi o que eu aprendi neste curso. s vezes, pensamos que sabemos tudo, mas, no fundo, sabemos na-

Histrias Mil do Mulheres Mil

23

da. Por isso, a importncia de sempre estudar e conhecer novas pessoas. Portal Mulheres Mil Sua participao no projeto ajudou a enfrentar o desemprego? Leiliane Lima Fiquei sabendo do projeto e me inscrevi para participar da seleo. Ainda bem que fui selecionada, porque isso me ajudou e tem me ajudado desde que fiquei sem emprego. Sem contar que a hotelaria uma rea que gosto bastante. E o projeto uma forma de eu criar expectativas. Portal Mulheres Mil Quais so suas expectativas? Leiliane Lima Acredito que um dia ainda vou chegar a terminar uma faculdade e quero seguir na rea de hotelaria. Quando acabar a qualificao e me chamarem para ficar no hotel, eu fico sem problema. Portal Mulheres Mil Caso o estgio termine e no exista vaga para contratar camareiras, o que voc ir fazer? Leiliane Lima Acredito que quando terminar a prtica e no tiver vaga naquele estabelecimento. No irei desistir. H outros hotis que sero inaugurados e que precisaro de pessoas qualificadas para atuar. Acho tambm que preciso sempre se atualizar nessa rea para ficar atenta s novidades e exigncias do mercado.

Resgate da autonomia
Luciana Oliveira casada, tem 31 anos e trs filhos. Comeou a trabalhar cedo como auxiliar de cozinha. Foi costureira em fbrica de roupa, recepcionista, ajudante geral e empregada domstica. O desemprego acabou abalando sua autoestima. Com o Mulheres Mil, ela est resgatando a vontade de buscar seus sonhos. Quando entrei no projeto, estava passando por uma crise no casamento, porque desde pequena eu sempre trabalhei. Depois que casei, cheguei a ter depresso por ficar muito tempo dentro de casa. Agora, voltei a estudar. Estou cursando o 1 e o 2 ano do Ensino Mdio e quero trabalhar, no importa em qu. Quero arrumar algo melhor.

Histrias Mil do Mulheres Mil

E x e m pl o d e l u ta

24

Mrcia Dionato, 32, no conheceu os pais. Essa a grande marca que carrega. Apesar disso, sempre soube correr atrs do que queria. Criou-se em orfanato at a adolescncia, quando comeou a trabalhar como agente de limpeza. Foi esse emprego que, ao longo do tempo, lhe permitiu a construo do que muitos no tm: a to sonhada casa prpria. Aluna do curso de Cuidador Domiciliar, ofertado pelo Um Tour e Novos Horizontes, em Salvador, ela exala, nas palavras e no olhar determinado, confiana. Portal Mulheres Mil Que mudanas o curso j trouxe pra voc? Mrcia Dionato Esse curso representa muito pra mim. Estou aprendendo coisas que no sabia antes e terei a chance de conquistar um emprego, pois, hoje, estou desempregada. As aulas de informtica so um pouco complicadas, j que nunca tive acesso o computador. Mas sei que vou aprender. Quando recebi a notcia de que iria participar do curso, mal pude acreditar o IFBA sempre foi uma grande referncia. Portal Mulheres Mil Quem fez a sua inscrio? Mrcia Dionato Uma amiga minha. Ela viu o anncio, falou comigo, e, a princpio, no me interessei muito. Mas ela fez a inscrio e acabei me animando bastante quando soube que ia participar. Portal Mulheres Mil Mrcia, como foi sua infncia? Mrcia Dionato muito difcil no ter conhecido minha me. duro lidar com a rejeio e se sentir sozinha. Passei a infncia no orfanato, onde aprendi a conviver com outras pessoas. Esse foi um aprendizado que trago, inclusive, aqui para o curso o do respeito ao limite na relao com o outro. Portal Mulheres Mil Voc casada? Tem filhos? Mrcia Dionato Moro h oito anos com uma pessoa que me valoriza muito em todos os aspectos como amiga, como mulher. Ele muito, muito importante para mim. Tive um filho quando era jovem, com apenas 21 anos, e criei-o praticamente sozinha, no cheguei a me relacionar com o pai dele. Hoje, meu maior objetivo dar a ele a melhor criao possvel. Quero que ele seja algum, que estude para isso.

Histrias Mil do Mulheres Mil

25

Portal Mulheres Mil Voc tem sonhos? Mrcia Dionato Meu maior sonho conhecer minha me. Nunca nos encontramos, mas tenho certeza que um dia vamos nos ver. Queria que ela soubesse a filha maravilhosa que ela tem, a pessoa que me tornei. O outro sonho me casar de verdade. Nem me importo muito em casar na igreja, mas quero me casar no papel, ser oficialmente casada. Sonho muito com isso.

L i e s d e s o l i d ar i e d ad e
A artes paraibana, Maria Aparecida Clementino, avalia que a sua participao no Mulheres Mil tem sido para l de boa. Ela se emociona ao enfatizar que no dispe de recursos para investir no aperfeioamento profissional. Segundo Maria Aparecida, alm de obter novos conhecimentos, o projeto tem despertando o sentimento de solidariedade entre as alunas. Portal Mulheres Mil Qual a importncia do projeto para a sua comunidade? Aparecida Aqui no Mulheres Mil estamos tendo a oportunidade de estudar e aprender o que podemos fazer pelo bem da nossa comunidade. Ento, a solidariedade tanto pode ser assumida pela escola como por ns, alunas, para que os nossos projetos tenham sucesso. Portal Mulheres Mil Qual foi a lio mais importante que voc aprendeu at hoje? Aparecida difcil falar tudo, mas acho que as aulas esto contribuindo com a nossa criatividade. Eu, por exemplo, que sou do artesanato descobri nas aulas de reciclagem que existem muitos campos dentro da minha atividade profissional que podem ser explorados. Portal Mulheres Mil Quais os planos para o futuro? Aparecida Que este projeto mude o rumo da minha vida. Quero mais renda nos meus negcios e ajudar na construo de um mundo melhor, onde reinem a paz e o amor.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Trfico seduz pela dificuldade de conseguir emprego

26

Maria Aurineide Alves, 45 anos, nasceu em Roraima. ndia da tribo Macuxi, ela est presa h cerca de dois anos, esperando sentena. Com cinco filhos e oito netos, ela achou que poderia melhorar de vida se envolvendo com trfico. Portal Mulheres Mil Qual sua expectativa em relao ao projeto? Maria Aurineide bom poder estudar, uma oportunidade que a gente tem. Muitas das que esto aqui querem uma chance de trabalhar e estudar. Para quem quer mudar de vida uma oportunidade muito boa. s vezes, a gente cai no negcio (trfico), como muitas que tm aqui, porque est difcil emprego. A a gente acha que vai ganhar dinheiro fcil. Fcil cair aqui dentro. H muitas coisas que podemos fazer para ganhar dinheiro: bolo, caf, tapete, porque tudo vende. Portal Mulheres Mil Em que voc trabalhava? Maria Aurineide Sempre trabalhei em casa de famlia, no gosto nem de falar que d um n na garganta. Fiz concurso na prefeitura e no passei. Portal Mulheres Mil Por que voc se envolveu com o trfico? Maria Aurineide Eu tenho um filho viciado. Ele no vendia, mas usava. A gente conhece muita gente e aconteceu de me convidarem. Por isso, estou aqui. Ainda no fui sentenciada, mas j estou aqui h mais de dois anos (choro). Portal Mulheres Mil E com a famlia, tem contato? Maria Aurineide Eles no vm me visitar. A minha me no quer me ver, meu pai tambm no. A nica pessoa que tenho contato com o meu outro filho que est preso por homicdio. Vou ao presdio visit-lo todos os domingos. Tenho enfrentando tudo sozinha.

Histrias Mil do Mulheres Mil

O s o nh o d e d i a s m e l h o r e s
Maria Bernadete de Melo Cosme, 53 anos, presidente da Associao Comunitria de Amigos e Moradores de So Loureno, em Bayeux, municpio da Paraba. Como a maior parte das mulheres do local, ela teve o destino traado no nascimento. Filha de pescadores, ela herdou da famlia a atividade de marisqueira e enfrenta uma jornada longa. Para ela, o Mulheres Mil significa oportunidade de mudana. Portal Mulheres Mil O que a senhora espera do Mulheres Mil?

27

Maria Bernadete Muito. uma mo que se estende, no s para mim, mas para as mulheres que tm os mesmos problemas e dificuldades. Esse projeto abre as portas de um outro mundo. Com ele, vejo nossas mulheres partindo para um caminho mais curto, seguro e com chances de alcanar os objetivos pessoais, familiares e comunitrios. Por isso, acredito que dias melhores viro. Queremos ampliar nossos negcios e aumentar a nossa renda. Ter mais qualidade de vida. Portal Mulheres Mil Como a rotina das mulheres que trabalham com marisco? Maria Bernadete rdua e cansativa e, s vezes, at desgastante, porque temos a sensao de que todos os dias fazemos e refazemos tudo. Acordamos cedo, samos para o trabalho nas primeiras horas da manh e retornamos no meio da tarde. E a cuidamos dos filhos e arrumamos a casa. Cuidamos mais dos outros do que ns mesmas. Portal Mulheres Mil Muitas mulheres no Brasil enfrentam problemas como a violncia domstica. Vocs tambm passam por isso? Maria Bernadete Eu mesma j sofri agresses, tanto fsica quanto moral, vrias vezes. Meu marido j chegou at atirar em mim por causa de cimes. As mulheres de So Loureno so simples e pacatas e, alm de enfrentar os obstculos da vida, como a falta de trabalho, educao, sade, precisam vencer o preconceito e o assdio dentro do prprio lar. Portal Mulheres Mil Qual o seu sonho? Maria Bernadete criar meu filho de 14 anos em um ambiente tran-

Histrias Mil do Mulheres Mil

28

quilo, sossegado, longe das drogas e da violncia. Quero dar condies para que ele cresa com equilbrio e muita sabedoria. Esta minha misso de mulher e me. Para isso, preciso sonhar tambm com o meu prprio negcio para que eu possa multiplicar meus rendimentos e garantir uma vida digna para todos ns de casa.

Novo trabalho e renda em dobro


Maria das Graas uma das alunas do Mulheres Mil que j est dando Um Tour em Novos Horizontes, nome do projeto em Salvador. Ela conseguiu emprego antes de estar formada, ainda sem o certificado nas mos e aumentou sua renda em 140%. Uma proeza que trouxe orgulho para professores e serviu de estmulo para as demais alunas. Me de trs filhos, com 50 anos, ela participou, junto com outras 24 mulheres, da qualificao profissional na rea de cuidador domiciliar, ofertada pelo Instituto Federal da Bahia, atravs do Mulheres Mil. Antes do curso, Maria das Graas trabalhava como domstica, fazia faxina, lavava roupa, fazia comida por trs dias na semana e ganhava R$250. Hoje ganha R$600 atuando na profisso de cuidadora e trabalhando em dias alternados. Tomo conta de uma idosa de 70 anos, relata. Eu trabalhava mais e ganhava menos. Depois do curso, mudou muita coisa, fiquei mais inteligente, aprendi a lidar com as pessoas e, principalmente, com os idosos. Foi bom, trabalho nenhum pra mim ruim, mas esse muito bom, diz realizada com a nova atividade. Hoje, Maria sente-se preparada para a tarefa. Entre as atividades dirias que desempenha esto dar os medicamentos nos horrios corretos, aplicar insulina, verificar presso, fazer teste de glicemia e dar o banho. Achei o curso timo, aprendi a lidar com as pessoas. Eu sabia pouco sobre cuidador de idosos, e o pouco que sabia era quando cuidava da minha me, afirma. Alm dos cuidados concretos, Maria ainda explica algumas peculiari-

Histrias Mil do Mulheres Mil

29

dades necessrias para cuidar de um idoso. ter pacincia, ter cuidado para no deixar a pessoa cair, escutar o que eles falam, no ser grosseira e no maltratar, afirma. Maria das Graas se formou com mais 25 mulheres. No momento em que recebeu o certificado, agradeceu a todos os professores pelo conhecimento adquirido e por estar empregada. Para o futuro, ela pretende fazer mais cursos para se aperfeioar ainda mais na profisso. Para as prximas alunas, ela deixa uma mensagem: preciso ter pacincia no trabalho e cuidar bem das pessoas, alm de superar as dificuldades, aconselha.

O f i c i na s e s t i m u l a m s o nh o s d a s m a r i s q u e i r a s
Da venda do marisco e dos biscates como pedreiro, Maria das Graas da Silva e o esposo garantem uma pequena renda para o sustento dos filhos. Com 36 anos e o ensino fundamental incompleto, a dificuldade financeira um dos principais obstculos para garantir uma melhor qualidade de vida. Alm da luta diria, ele enfrenta o alcoolismo do marido. Mesmo com as dificuldades, ela sonha em ter uma pequena propriedade rural e acredita que o Mulheres Mil pode ajud-la a realizar o seu projeto de vida. Portal Mulheres Mil Que dificuldades a senhora enfrenta no seu cotidiano? Maria das Graas A falta de dinheiro e o alcoolismo atrapalham muito a nossa vida. Meu esposo alcolatra e gasta parte do que ganha com bebida. Tem mais de 20 anos que enfrento essa situao e isso est influenciando nossos filhos, que j so adolescentes. Enfrento tambm tabus, preconceitos, analfabetismo, insegurana e certas tradies nocivas sade e ao bem-estar. Trabalho o dia inteiro e, s vezes, cumpro uma jornada de trabalho excessiva como marisqueira e dona de casa. Cuido mais da casa, dos filhos e do esposo do que de mim mesma. Portal Mulheres Mil O que a atraiu para o Mulheres Mil? Maria das Graas A promessa de dias melhores para a nossa comu-

Histrias Mil do Mulheres Mil

30

nidade e a chance de realizar o meu projeto de vida h muito tempo esperava uma oportunidade para retomar os meus estudos, parei na 2 srie, e superar as limitaes do dia-a-dia. Sem vencer esses obstculos, jamais vou conseguir sair de onde estou. Vou continuar patinando, ou seja, remando. Portal Mulheres Mil Qual o seu sonho? Maria das Graas Eu sonho em ser dona do meu prprio negcio. Ter uma granja e trabalhar nela com a minha famlia, garantindo a nossa autonomia financeira atravs do plantio de uma horta. Sonho com um mundo bem diferente. Moramos s margens do rio Paraba e no queremos continuar nesta situao de risco. Portal Mulheres Mil A senhora acha que esse projeto pode ajudla? Maria das Graas O Mulheres Mil chegou na nossa comunidade e apresentou sua proposta de trabalho. A idia me agradou e estou cumprindo todas as etapas sugeridas pelo programa como suporte para alcanar meus objetivos. s sextas-feiras, participo das oficinas no Cefet e tenho me sentido renovada. Portal Mulheres Mil O que aprendeu nas oficinas? Maria das Graas Tive o privilgio de aprender na oficina sobre drogas, que possvel superar o principal motivo do estresse familiar atravs das relaes sociais que podem ser estabelecidas dentro da prpria comunidade onde residimos. Quando lidamos com o alcoolismo na famlia, enfrentamos uma luta sem trgua. Aprendi tambm uma lio importante para a economia domstica: com pequenos investimentos podemos garantir dinheiro extra. A fabricao do sabo ecolgico pode ser uma sada para muitas mulheres desempregadas em So Loureno. Os direitos e deveres da mulher, tambm, somados a outros contedos das oficinas esto embalando os meus sonhos. E estamos apenas comeando. Por isso, acredito que algo est mudando na minha vida para melhor.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Fome de conhecimento

31

A aluna mais velha da primeira turma do Culinria Solidria, tem uma histria marcada pela luta em busca da felicidade. Com 67 anos, Maria Helena dos Santos, relembra sua trajetria at chegar ao Cefet-PE, onde em 2008 voltou a estudar. Casou com 17 anos e logo formou uma famlia com trs filhos, uma menina e dois meninos. Seu marido, ajudante de pedreiro, se esforava para garantir o sustento de todos enquanto ela cuidava do lar. Tudo parecia perfeito at que em 1970, a dona de casa perdeu sua filha de sete anos. A ausncia da criana modificou profundamente a vida da famlia. A dor da saudade era tanta que Maria Helena j no conseguia morar no Recife. Tudo lembrava a menina que acabara de falecer. Inconformada, ela - junta com o marido - decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, Maria Helena teve que trabalhar para garantir o sustento de seus filhos. Enquanto atuava como domstica, seu marido continuava no ramo da construo civil como pedreiro. A situao no era fcil, e o casal foi viver como caseiros em uma casa de praia de uma influente famlia carioca. Com saudades de sua terra natal, ela resolveu voltar para o Recife. Sua deciso no era compartilhada com o marido, que resolveu permanecer no Rio. Tivemos que nos separar. Eu j no suportava o Rio e ele no queria voltar para c. A separao foi difcil. Tive que voltar a ser empregada domstica para poder me sustentar, conta. Segundo Maria Helena, aps a separao sua vida s ganhou novo sentido aps conhecer o Mulheres Mil. Antes eu vivia desconfiada e abatida. Hoje, tenho outras expectativas. Tenho fome pelo conhecimento. Quero aprender mais e mais, desabafa. A senhora no esquece as aulas de portugus, matemtica e etiqueta social. Deixei de estudar muito nova e s agora tenho a oportunidade de voltar a uma sala de aula. Esses dias tm sido muito importantes para mim. Quando entro no nibus escolar para ir ao Cefet-PE, me sinto uma criana diz emocionada.

Histrias Mil do Mulheres Mil

O s o nh o d e c o l o c a o no m e r c a d o
Criada no interior de Pernambuco, na cidade Ch de Alegria, Maria Jos da Silva, 36 anos, teve uma infncia cheia de dificuldades. Com cinco anos, Maria Jos perdeu o pai, e teve que trocar os estudos pelo trabalho. Minha me j era doente. Lembro que com 12 anos fui ser camareira em um hotel, onde trabalhava os trs turnos. No havia como estudar, conta.

32

Aos 24 anos, a jovem engravidou e teve uma filha. Fui me solteira. Quando minha filha era pequena no podia trabalhar. S havia eu para cuidar dela e de minha me, que ainda sofre distrbios mentais, e toma remdio controlado, explica. At hoje, Maria Jos mora com sua me, pensionista de 76 anos, e sua filha de 12 anos que tambm recebe uma penso. com esses benefcios que a famlia consegue se sustentar. O rendimento pouco. Vivo procurando emprego, mas no consigo encontrar. J fiz cursos de auxiliar de escritrio, arte decorativa e atendente administrativo, diz. Atravs do Mulheres Mil, Maria espera conseguir o to sonhado emprego. Vou terminar esse curso e se Deus quiser vou conseguir uma renda certa todos os meses, deseja.

Q u a nd o a c i d a d a ni a b a t e a p o r t a
Maria Rosilda Costa, 37 anos, aluna do Alimento da Incluso, em So Lus. Atravs do mapa da vida, metodologia aplicada com as alunas para que elas possam rever sua trajetria e pensar no futuro, ela redescobriu a vontade de vencer os obstculos. Rosilda chegou a atuar como auxiliar de dentista, mas, segundo ela, era um mundo fecha-

Histrias Mil do Mulheres Mil

33

do, onde no aprendia nada de novo. Preferiu pedir demisso e aguardar outras oportunidades. Foi quando o pessoal do Mulheres Mil foi em minha casa. A sim, era tudo o que eu queria, relata. Portal Mulheres Mil O que voc achou da construo do Mapa da Vida (Ferramenta aplicada, a partir de desenhos, para desenvolver a Avaliao e Reconhecimento de Aprendizagem Prvia (Arap))? Rosilda Achei interessante. Paramos para ver a vida da gente no passado. No temos esse hbito de olhar para trs. Foi quando comecei a voltar no tempo, a partir da construo de meu mapa. Ento, para mim foi muito interessante rever tudo o que deixei para trs, o que pude melhorar at hoje e o que posso fazer de melhor no futuro. Portal Mulheres Mil De que forma voc expressou isso? Rosilda Eu desenhei minha sada de casa, passei pela minha adolescncia, chegando at os dias de hoje com o meu conhecimento. Com pegadas, representei minha chegada ao final do curso, numa fbrica de congelamento, que o nosso projeto, o nosso objetivo. Portal Mulheres Mil O que voc descobriu de voc mesma nessa dinmica? Rosilda Descobri que tenho vontade de vencer. Porque, no momento em que fui trilhando aquele espao e cheguei ao topo, pensei que era ali que eu queria ficar. Os professores do Mulheres Mil so meu incentivo, por isso me esforo para estar aqui, porque quero ter minha liberdade financeira, meu prprio negcio e tempo para meus filhos. Portal Mulheres Mil De que forma voc acredita que essa capacitao vai ajud-la? Rosilda Em conhecimento, obrigaes e determinaes. Os professores nos botam pra cima, nos estimulam a vencer. So pessoas que nos do muito exemplo de vida. Hoje chego na cozinha de minha me e aponto erros, peo, por exemplo, para eliminar as colheres de pau. Estou ensinando as pessoas que convivem comigo. Meu marido lavar as mos antes das refeies, hbito que ele no tinha. Estamos tentando levar uma vida mais saudvel.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Redescobrindo a vida
Maria Selma da Silva tem dois filhos, um de nove anos e outro de 13, esse ltimo com paralisia cerebral. Concluiu o ensino fundamental e acredita que atravs do Mulheres Mil conseguir qualificao para entrar no mercado de trabalho.

34

"Quando era casada, a violncia que eu sofria por parte do meu marido era absolutamente velada. Ele praticamente me obrigava a passar os dias inteiros em casa cuidando das crianas. Nunca me bateu, mesmo assim, chegou uma hora que eu resolvi dar um basta em tudo isso, no agentava mais, e cuidar um pouco mais de mim. Separei-me e resolvi olhar para mim mesma: decidi voltar a estudar. Atualmente freqento as aulas de Educao de Jovens e Adultos (EJA) oferecidas pelo CEFET-CE. Com o Mulheres Mil, pretendo me qualificar para conseguir um bom emprego e melhorar um pouco de vida".

S o nh o d e u m a v i d a m e l h o r
A histria de vida de Maria Socorro,como a maioria das alunas do Mulheres Mil, largou a escola na adolescncia. Ela uma jovem me solteira de 25 anos, com dois filhos, e que deseja morar no Rio de Janeiro. Meu pai suicidou-se quando eu tinha oito anos, e isso abala a vida de qualquer pessoa. Da, aos 14 anos, eu sa da escola porque eu no tive uma famlia que me incentivasse a estudar e acabei me perdendo na vida. Comecei a namorar, ir s festas, sem responsabilidades e, no meu segundo namoro, eu engravidei, com apenas 16 anos, conta Maria. No demorou muito para que ela engravidasse novamente e no inter-

Histrias Mil do Mulheres Mil

35

valo de um ano Maria teve o segundo filho. Atualmente, mora na casa da me, com os filhos e um irmo. Ela conta que voltou a estudar aos 21 anos, quando comeou a fazer supletivo. Hoje estou fazendo o ensino mdio e estou decidida a terminar os estudos para trabalhar na rea de informtica. A minha meta me capacitar e morar no Rio de Janeiro, porque penso que l terei melhores oportunidades. Maria diz que depois que comeou a participar das aulas do Projeto Mulheres Mil o seu conceito pelos estudos melhorou. Hoje eu me sinto incentivada, frequento a escola noite e com o Mulheres Mil eu tenho um reforo importante nos meus estudos, revela. Com esse pensamento, Maria Socorro d um passo importante na sua vida, que aponta para um destino melhor do que h alguns anos. Espero poder sair de casa, ganhar meu prprio dinheiro e criar meus filhos, conclui.

De v o l t a e s c o l a
Maria Vanessa Lopes de Oliveira tem 29 anos, cearense e h um ano est na penitenciria pelo crime de trfico. Aos 16 anos, ela veio de Juazeiro do Norte e em Boa Vista conheceu o marido que tambm est preso. Meu marido foi preso, acusado de homicdio, e para ajud-lo a sair da cadeia me envolvi com drogas. Paguei dois advogados, mas nenhum conseguiu tirar ele daqui, disse Vanessa. A escola nunca a atraiu, mas agora ela acredita que a educao pode ajud-la a mudar a realidade. Vou fazer a 5 srie e desta vez no vou desistir. Eu nunca tive vontade de estudar, mas agora diferente, me sinto motivada a mudar de vida, pontua. Para a reeducanda, as aulas da Educao de Jovens e Adultos representam a possibilidade de progredir e ter um futuro melhor. E o projeto como um todo muito bom porque ocupamos nosso tempo. Quando estamos presas pensamos muita besteira. importante tambm para a nossa formao profissional, destacou a reeducanda. Sobre a famlia, Vanessa fala emocionada que tem quatro filhos e que,

Histrias Mil do Mulheres Mil

36

antes da irm assumir a guarda das crianas maiores, eles viviam no abrigo. O filho mais novo tem dois anos e vive com uma senhora que pretende adot-la. Vanessa conta ainda que tem uma outra irm que tambm est presa por trfico. Vanessa fez um apelo ao Sistema Penitencirio e a Justia como forma de protesto pela situao em que se encontram a maioria das reeducandas. A justia deveria estudar o caso de cada uma de ns. Estamos aqui praticamente esquecidas. O Estado paga para que os advogados nos defendam e eles no trabalham da forma como deveriam, desabafou Vanessa.

A p o s t a no no v o e m p r e g o
Aos 40 anos de idade, Marialda Dias um exemplo de persistncia. Aluna durante seis meses do curso de Cuidador Domiciliar, em Salvador, ela j havia buscado outras vias de ingresso no mercado de trabalho. Antes da formao no Instituto Federal da Bahia, chegou a frequentar aulas de copeira e de camareira. Alm disso, trabalhou durante um tempo em um hotel emprego que conquistou graas s duas formaes. Ao ficar desempregada, passou por uma fase difcil. A informao do curso de cuidador chegou de uma forma inusitada, quando ela estava no salo de beleza, cortando o cabelo e ouviu algum comentando a respeito do Mulheres Mil. Imediatamente, me inscrevi. Falaram que haveria uma seleo; fui selecionada e fiquei muito alegre, porque um curso que est abrindo portas no mercado. Cursei e estou muito satisfeita, lembra. Marialda conta que, para seguir na profisso, preciso, alm do conhecimento, amor. No adianta voc ir tomar conta do idoso e no ter carinho e ateno. Isso o mais importante. Quando tivermos problemas e formos tomar conta dos idosos, temos que deixar os problemas em casa. Precisamos chegar alegre, pois isso que eles querem carinho, amor e alegria, pontua. Ao ser questionada sobre um emprego futuro, Marialda diz que, com

Histrias Mil do Mulheres Mil

37

o diploma em mos, passar a procurar. Vou fazer inscries em uns hospitais que sei que precisam de cuidadores, e eles exigem o certificado. Ela fala tambm do impacto que o curso causou em sua vida. Mudou tudo, para melhor. Passei a enxergar o dia-a-dia de outra forma, principalmente no que se refere preocupao com o prximo e ao auxlio s pessoas, relata. Ela faz questo de ressaltar que o aprendizado trazido pela capacitao extrapola em muito a formao profissional. A gente percebe a realidade da vida, mais do que nunca, ao fazer um curso como esse. Quando visitamos os idosos, vemos que, em muitos casos, os parentes simplesmente no ligam para eles. Pensam que ficaro jovens a vida toda, o que um engano. Todos precisam de todos, alerta.

O sonho do primeiro emprego


Marinete Frana Vieira no concluiu o ensino mdio e nunca trabalhou. Dedicou seu tempo para cuidar da casa e dos trs filhos, de 8, 12 e 14 anos. Tem a expectativa de conseguir um trabalho que lhe garanta renda e independncia financeira quando terminar o curso. "Nunca trabalhei, sempre fui dependente do meu marido. No Mulheres Mil, vi a oportunidade de ter meu prprio dinheiro, minha prpria independncia. A mulher no deve ficar somente em casa, tem que procurar seu espao. Meu marido bebia muito e tivemos vrias discusses. No tenho famlia aqui, sou apenas eu, meu marido e minhas filhas. Penso no futuro, principalmente porque sei que eu estando bem, minhas filhas tambm estaro. E para mim, isso a nica coisa que realmente interessa".

Histrias Mil do Mulheres Mil

M a r i s q u e i r a s o nh a e m s e r a d v o g a d a

38

Marta de Lima Carvalho, 36 anos, tem trs filhos, casada e pescadora de mariscos. No concluiu os estudos, mas ela sonha em ser advogada. Um dia quero representar as minhas colegas marisqueiras e lutar pelos nossos direitos trabalhistas na justia, diz. Nascida no municpio de Lucena, Marta foi morar em Santa Rita aos 15 anos e, aos 22 , foi para a comunidade Casa Branca, em Bayeux, onde comeou a trabalhar na pesca. Eu comecei a trabalhar no comrcio de Joo Pessoa, como camel, quando me mudei para Santa Rita com meus pais. Aos 18 anos, tive que largar os estudos, por causa do trabalho. Quando fui morar em Bayeux, eu casei, onde estou at hoje, tirando do marisco o sustento da minha casa, conta. Em relao ao Mulheres Mil, Marta comenta que, no incio, no recebeu o apoio do marido, que ele a desestimulava por causa do cime. Eu tive umas conversas srias com o meu esposo, ameacei deix-lo caso ele no parasse com as discusses sobre o Mulheres Mil. Foi a partir disso que consegui o respeito dele e atualmente ele no questiona mais a minha participao no projeto, destaca Marta. Com o Mulheres Mil, ela espera poder concluir os estudos e ter a oportunidade de melhorar de vida. Quem sabe eu consigo fazer um curso de Direito e me tornar uma advogada. muito difcil, mas esse o meu sonho e vou lutar por isso. A pesca de marisco um trabalho duro e cansativo, mas eu gosto de fazer, pois eu sou a minha prpria patroa, trabalhando em um ambiente bonito, ao ar livre, perto da natureza, completa.

Histrias Mil do Mulheres Mil

E d u c a o r e s g a t a e s p e r a n a na v i d a
Nadja Sandra Corte de Arajo, uma exgaronete e ex-secretria de hotel, quase no abre a boca para pronunciar uma s palavra. Ouve mais do que fala. A meta perder a timidez. Ela avalia que a participao no curso est ajudando a provocar mudanas na convivncia em famlia, no romance com o namorado e na comunidade. Portal Mulheres Mil Como foi sua chegada no Mulheres Mil?

39

Nadja Foi por acidente, minha me desistiu e me empurrou para o lugar dela. A minha chegada tambm foi mal intencionada, pensava que ia rolar dinheiro. Estava desempregada e sem grana. Eu cheguei na etapa inicial, e o pessoal foi falando, falando e nada de entrar no assunto que me interessava no momento. J estava querendo ir embora quando vi uma luz no fim do tnel. Portal Mulheres Mil O que era essa luz? Nadja Os relatos daquela tarde me levaram a uma profunda reflexo e percebi que a minha alternativa financeira estava distante, mas ao meu alcance. Sempre sonhei com um curso profissionalizante na rea de recepo e de informtica para retornar ao mercado de trabalho. Este curso a porta de sada para o meu futuro. Com ele vou aumentar as minhas chances de vencer os problemas do dia a dia. Isso no tem dinheiro no mundo que pague. Ganhar dinheiro continua sendo meu grande alvo (risos). Mas, aprendi a ser feliz em meio s limitaes. Creio que com o pouco dinheiro que ganho, suficiente para viver, eu sou feliz. Mas com esse pouco dinheiro e um curso profissionalizante posso ser ainda mais feliz. Portal Mulheres Mil Que contribuies o Mulheres Mil vem promovendo na sua vida? Nadja Eu era muito orgulhosa e pensava que sabia de tudo. Muitos assuntos que no conseguia aprender no passado e agora estou conseguindo fixar. O curso de reciclagem, por exemplo, ministrado pela professora Lcia Ribeiro me despertou para um outro campo de trabalho. Posso fazer

Histrias Mil do Mulheres Mil

40

cartes postais com papel reciclado e vender. Eu era muito fechada. Tenho me relacionado melhor com o namorado. Ele est me incentivando nessa mudana toda. Pagou recentemente um curso de informtica. Em famlia e com os amigos, consigo tolerar mais os erros dos outros e reconhecer as minhas falhas. Portal Mulheres Mil Se pudesse d uma palavra de incentivo s demais alunas do Projeto, qual seria a mensagem? Nadja Que as mulheres continuem firmes e no desistam. Aqui na Paraba j conseguimos muito. Algumas colegas que nem sabiam assinar o nome e outras que eram apenas alfabetizadas voltaram a estudar para melhorar sua condio social. Lutem unidas, umas ajudando as outras. Pacincia e perseverana para que a nossa alegria transborde e marque o resto de nossas vidas.

Reconquista da independncia financeira


Pauliene Lima da Silva Cedo teve que abandonar os estudos para ajudar nas despesas casa. Concluiu o ensino mdio e por necessidade no conseguiu continuar e realizar o sonho de ser jornalista. Desempregada h dez anos, ela sonha em ganhar seu prprio dinheiro. "Sempre gostei muito de estudar. Gosto bastante de ler e acredito que tenho facilidade para escrever tambm. No continuei os estudos, porque muito cedo tive de trabalhar para ajudar meus pais com o sustento da famlia, que era numerosa. Depois que casei, passei a ser dependente do meu marido e a viver em funo dele e do meu filho. Por conta de algumas brigas, muitas delas mais srias, chegamos a nos separar algumas vezes. No entanto, sempre voltamos. No tenho como me sustentar sozinha. Com o Mulheres Mil, vi a oportunidade de ter meu prprio dinheiro, j que posso participar de aulas. Acredito que elas vo me auxiliar na preparao para o mercado de trabalho. Na verdade, sinto que aqui me descubro a cada dia, pois, a cada dia, aprendo mais e mais".

Histrias Mil do Mulheres Mil

O p o pe l o s e s tu d o s
Rayane da Silva, 22 anos, ex-operadora de mquina do Distrito Industrial de Manaus (Dim), chegou no projeto Transformao Cidadania e Renda depois que sua me perdeu o prazo para seleo. At aos 18 anos, ela sempre iniciava um curso e nunca o conclua porque precisava trabalhar. No ano passado, com a crise mundial, todos os membros de sua famlia ficaram desempregados. Aps a demisso, Rayane decidiu iniciar o e afirma que no ir mais parar de estudar.

41

curso

conclu-lo

Portal Mulheres Mil Como voc tomou conhecimento do projeto? Rayane da Silva Fiquei sabendo por meio dos moradores da comunidade onde moro. Agora, minha entrada no projeto uma histria engraada. No dia da inscrio para participar da seleo, eu fui para insncrever minha me, s que esqueci os documentos dela, e como s tinha os meus, aproveitei e me inscrevi. Portal Mulheresu Mil O que dificultava continuar estudando? Rayane da Silva Antes de entrar para o projeto, passei anos da minha vida querendo estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas quando voc vai pro Distrito Industrial complicado conciliar os dois, ainda mais na funo que eu atuava, operadora de mquina. Essas empresas no investem em qualificao, e eu precisava disso. Portal Mulheres Mil Voc ficou sem emprego e optou por estudar. Foi difcil? Rayane da Silva Falei logo para minha me que iria somente estudar, porque as aulas eram no turno da tarde e no tinha como trabalhar ao mesmo tempo. De inicio, ela no gostou muito, mas no final compreendeu. Meu pai, preocupado com o meu desemprego e com o dos meus irmos, distribua nossos currculos por diversas empresas. Cheguei a receber propostas de empregos quando faltava uma semana para iniciar as aulas do projeto, mas no aceitei, j tinha decidido o que queria fazer. Portal Mulheres Mil Foi vlida a opo? Rayane da Silva Pela primeira vez termino um curso que iniciei. An-

Histrias Mil do Mulheres Mil

42

tes, eu s iniciava e no terminava por falta de tempo. Descobri que gosto de estudar e quero aprimorar tudo que aprendi dentro da sala de aula. No quero parar. Hoje estou aqui finalizando mais essa etapa da minha vida. Portal Mulheres Mil De que forma o Mulheres Mil contribuiu na sua vida? Rayane da Silva O projeto oferece muitas oportunidades, principalmente, o conhecimento. Gosto de aprender a parte de hotelaria, essas aulas me incentivam a buscar mais informaes sobre o assunto. Foi por meio desse projeto que tive noes em ingls e informtica que considero assuntos importantes. Se voc perguntar qual o curso superior que quero fazer, ainda no sei te dizer por que me descubro a cada dia. Portal Mulheres Mil Com o final do curso, quais so seus planos? Rayane da Silva Quero arrumar um emprego para pagar o curso de ingls em que me inscrevi. Isso foi um dos incentivos que recebi do Mulheres Mil. Vou aumentar o vocabulrio que aprendi nas aulas do projeto.

I nf nc i a m a r c a d a p e l o t r a b a l h o
Responsabilidade uma palavra que logo cedo foi incorporada ao vocabulrio de Risomar da Silva Vicente, 48 anos, aluna do Culinria Solidria, em Recife. Criada sem pai, ela teve que ajudar a me a cuidar de cinco irmos. Nunca tive oportunidade de estudar. Na infncia, trabalhava em casa de famlia. Meu pai nos abandonou quando ainda ramos pequenos. S depois de adulta que consegui fazer um curso, diz. Apesar da qualificao como auxiliar em enfermagem, ela no obteve sucesso no mercado de trabalho. No h empregos. s vezes, aparecem algumas oportunidades para cuidar de idoso, conta. Entre uma frase e outra, ela demonstra que sente revolta pelo fato de o pai ter abandonado a famlia. At hoje ele vivo. Sei que mora em So Paulo, mas no tenho contato. Ele nunca nos ajudou. Se eu no tivesse que trabalhar aos 12 anos, no teria abandonado a escola, desabafa.

Histrias Mil do Mulheres Mil

43

Aos 15 anos, Risomar decidiu sair de casa. Casou e teve trs filhos. O dinheiro que conseguia servia para sustent-los e ajudar a me. O relacionamento no deu certo. Ele bebia muito e chegava em casa quebrando tudo. H 14 anos, quando as crianas cresceram, me separei. No tinha coragem de deix-lo antes, pois no queria que meus filhos passassem pelo o que eu passei, relata. Com o fim do casamento, voltou a morar com a me. Dois de seus filhos casaram, o outro, que tem um tipo de deficincia mental, requer cuidados especiais e recebe um benefcio da seguridade social. com a ajuda desse recurso que a famlia consegue se sustentar. Desempregada, a expectativa que o Mulheres Mil abra as portas do mercado de trabalho. Quero trabalhar na cooperativa que vamos montar no final do curso. Caso no seja possvel, vou ser cozinheira em algum restaurante. J tenho experincia na rea, pois fui ajudante de cozinha em um self-service. Meu maior sonho conseguir terminar o ensino mdio e comprar uma casa prpria, pois a que eu tinha foi destruda pelo meu marido, lamenta.

I r m s c o m v i d a s e s o nh o s p a r e c i d o s
A marisqueira Rosineide Maria Gomes da Silva, 41 anos, divide o seu tempo entre a criao dos dois filhos adolescentes, o trabalho na pesca de mariscos e as aulas do Muheres Mil, na Paraba, que participa acompanhada de sua irm, a tambm marisqueira Ftima Gomes da Silva, de 36 anos, casada e me de dois filhos pr-adolescentes. Ambas nasceram na cidade ribeirinha de Ponta de Pedra, em Pernambuco, mas foram morar ainda criana com seus pais em Bayeux (PB), em busca de uma vida melhor para a famlia. As duas irms tm trajetrias de vidas similares: tiveram de largar os estudos na adolescncia para se dedicar pesca. Rosineide parou de estudar aos 14 anos pelo mesmo motivo de Ftima, que parou aos 16 anos. Larguei os estudos porque naquela poca, no local onde morvamos, tinham poucas escolas pblicas, e minha famlia no tinha condio de pagar

Histrias Mil do Mulheres Mil

44

um estudo particular, conta Ftima. Rosineide casou aos 27 anos, mas hoje viva e cria sozinha os filhos. Ela sonha em ter uma boa renda para sustent-los, uma vida sossegada e reformar a sua casa. Meu marido morreu e fiquei sozinha para dar uma vida boa aos meus filhos. Eu quero que eles no precisem trabalhar antes de conclurem os estudos, desabafa. A dificuldade maior que Rosineide tem para frequentar as aulas do Mulheres Mil conciliar o trabalho com o horrio das aulas. Eu pesco desde criana e nessa atividade no h problema com horrio, mas, de vez em quando, eu consigo um trabalho como domstica para aumentar a minha renda. A sim, h problemas de horrios e dias das aulas do Mulheres Mil, comenta. Uma perspectiva que Rosineide v para o futuro a cooperativa que o Mulheres Mil pretende criar. Eu estou ansiosa, esperando que a cooperativa de pescadoras e artess seja criada o mais rpido possvel, pois vai ajudar todas as alunas a terem uma oportunidade melhor de trabalho e sustento, nos deixando despreocupadas, sem motivo para no dar continuidade aos estudos, afirma Rosineide. J Ftima no tem o mesmo grau de dificuldade que o da irm para continuar no projeto, pois conta com o apoio do marido e filhos, porm tambm est com pressa na criao da cooperativa. No sempre que a mar est boa, com isso a renda fica comprometida. Assim como a minha irm, eu quero melhorar de vida e dar uma condio melhor aos meus filhos. Quero ter a minha casa, no meu nome, pra no depender de ningum. Devagarzinho, a gente alcana nossos sonhos, tenho muita f nisso, pontua Ftima.

Do c o r t e d e c a n a p a r a a s a l a d e a u l a
A responsabilidade chegou cedo para Sandra da Conceio Xavier da Silva, 39 anos, aluna do projeto pernambucano Culinria Solidria. Ainda criana, ela teve que encarar o mundo do trabalho. Comeou como bab e aos 13 anos trocou as fraldas dos bebs que cuidava por uma foice. Era com essa ferramenta que ela cortava cana-de-

Histrias Mil do Mulheres Mil

45

acar nas plantaes de Carpina, interior de Pernambuco. Acordava s 4h da madrugada e trabalhava at as 5h da tarde relembra Sandra de sua dura jornada que marcou para sempre sua vida. O primeiro dia de aula s foi ocorrer em sua juventude, quanto tinha 17 anos de idade. Nunca tive oportunidade de estudar, desabafa. Em 2009, Sandra realizou um grande sonho. A dona de casa que tem dois filhos conseguiu concluir o ensino mdio atravs do Travessia, um programa do Governo de Pernambuco e da Fundao Roberto Marinho que combate a defasagem escolar. Sandra agora sonha em concluir o curso Culinria Solidria para ajudar sua famlia. Meu marido autnomo. s vezes tem trabalho, s vezes, no. Espero conseguir um emprego para ajud-lo. Penso na nossa velhice, explica. A renda familiar atualmente reforada pelo Bolsa Famlia. Seu marido est solicitando aposentadoria. Por motivo de sade, ele j no est agentando trabalhar.

Futuro melhor
Sandra Maria Almeida Gaudnia tem 32 anos, trs filhos e me solteira. Desempregada, sustenta os filhos com a renda do Bolsa Famlia e a ajuda da me. Quando concluir o curso, pretende a arrumar emprego para melhorar de vida. Estou desempregada e a nica fonte de renda 112 reais do Bolsa Famlia. Para que o pai das crianas ajude, tenho que ficar correndo atrs e nem sempre consigo. Aqui na vila a vida difcil, falta calamento, energia, trabalho, uma creche para as crianas, um colgio mais prximo, porque os meninos tm de se deslocar para outros bairros. Acho que esse projeto vai melhorar muito a vida da gente. Preciso mesmo de um trabalho. Quando terminar o curso, eu espero seguir em frente e arrumar um emprego para v se melhora a vida.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Q u e b r a d e pad r o

46

Mais do que sair de casa, em busca de novos conhecimentos, o Mulheres Mil proporcionou a Sara Silva Gomes, 30 anos, quebrar o padro de que o papel da mulher somente cuidar dos filhos e casa. Para frequentar as aulas, a rotina da famlia mudou. noite, em vez de providenciar o jantar, Sara est no Instituto Federal do Maranho, aprendendo no s esquentar pratos, a congelar e descongelar alimentos, portugus, matemtica, ingls, informtica, e, acima de tudo, a olhar para o futuro e gostar de si mesma, o que a leva a afirmar com nfase: aqui a gente vai alm dessas matrias. Portal Mulheres Mil Como era sua rotina antes do projeto? Sara Minha vida era sedentria. Ficava s em casa, cuidando de meu marido e de minhas filhas. No me valorizava. Vim para o projeto depois que aceitei o convite de minha cunhada. Gostei muito. Comeou uma nova vida. Aprendi mais sobre bactrias, a cuidar de minha geladeira e at matrias que nunca havia estudado como o ingls. Alis, a que acho mais difcil, mas com jeitinho e a ajuda da professora, a gente vai conseguindo dominar. Portal Mulheres Mil Qual foi a reao da famlia? Sara Nos trs primeiros meses foi difcil, meu marido no queria que eu participasse. Achava que eu deveria ficar com as minhas filhas, ento eu passei a educ-las para me ajudarem. Se o problema era o jantar, j deixo pronto e elas esquentam. assim que vou enfrentando as barreiras at terminar o curso. Portal Mulheres Mil E suas filhas, o que esto achando? Sara Minhas filhas esto amando e me do muita fora. No acreditavam que um dia eu pudesse voltar a estudar. Converso com as duas e peo que fiquem comportadas porque preciso ir para o Instituto. Elas obedecem, ajudam o pai e vo me ajudando. Quero que um dia elas tambm sejam alunas do Instituto. Portal Mulheres Mil O que voc pretende fazer quando terminar a qualificao?

Histrias Mil do Mulheres Mil

47

Sara Como no terminei os estudos, agora quero terminar e praticar o que aprendi na rea de alimentao. Conclui s o fundamental, agora quero comear o ensino mdio e depois fazer faculdade de nutrio. O Mulheres Mil me despertou para essa vocao. Ento, essa minha meta. Agora sei que o futuro est nos estudos e que ainda sou nova.

O p o r t u ni d a d e d e v o l t a r a s o nh a r
Sheilane Alves aluna do Cidadania pela Arte, Mulheres Mil de Tocantins. Aos 35 anos, tem quatro filhos e esteve por 17 anos longe da sala de aula. Liderana comunitria feminina do distrito de Taquaruu, cenrio do programa, Sheilane descreve o projeto em uma s palavra: oportunidade. No prximo dia 14 de abril, ela estar em Braslia para participar do encontro entre as alunas do projeto. Portal Mulheres Mil Pra voc, o que o projeto Mulheres Mil? Sheilane Alves uma oportunidade muito especial. Eu voltei a estudar e voltei a acreditar na minha capacidade. Aumentei minha autoestima e agora eu estou cheia de sonhos de novo. bom demais. Portal Mulheres Mil Porque e com que idade voc parou de estudar? Sheilane Alves Eu parei muito nova, com 17 anos, quando me casei. Eu trabalhava, mas meu marido no me deixava estudar. Naquela poca, no era muito comum a mulher deixar o marido para estudar. Mas, graas a Deus, me livrei dele. E ainda hoje eu fico pensando em como seria se eu no tivesse parado. Portal Mulheres Mil E hoje, como o marido, os filhos e a famlia lidam com a sua participao no projeto? Sheilane Alves Meu atual esposo sempre me incentivou. s vezes, quando eu falo do cansao e dificuldade, ele no me deixa desanimar. Meu pai e minha me tambm me estimulam, sempre que nos encontramos, eles perguntam como vai, o que eu tenho aprendido, se estou gostando. Quando a gente aparece na TV ento, ele fica todo orgulhoso. Porm, o

Histrias Mil do Mulheres Mil

48

maior apoio vem dos filhos. E olha, muitas vezes, tenho que deix-los um pouco de lado por causa das aulas. Mas, mesmo assim, eles me incentivam muito. Portal Mulheres Mil Do que voc mais gosta nesse projeto? Sheilane Alves Eu gosto de tudo, mas duas coisas eu nunca pensei que ia ter. Primeiro, conhecer informtica. Eu fico muito orgulhosa pelo pouco que eu j sei. Depois, as oficinas do Sebrae. Eu sempre soube o quanto era bom, mas nunca tinha conseguido participar, e o projeto me abriu essa porta. Eu j aprendi muito e quero aprender muito mais. Portal Mulheres Mil O que voc espera fazer ao concluir o curso? Sheilane Alves Eu espero montar essa cooperativa com as meninas, para que a gente siga em frente trabalhando firme pra chegar longe e levar o nome do projeto bem longe tambm.

E d u c a o r e s g a t a e s p e r a n a
A educao foi o caminho encontrado por Simone Santos da Silva, 25 anos, aluna do projeto Culinria Solidria, Mulheres Mil de Pernambuco, para tentar mudar a realidade econmica de sua vida. A jovem quer garantir o futuro do filho, que tem dois anos de idade. A gravidez na juventude pegou Simone de surpresa, aos 23 anos de idade. Ela, juntamente com o filho, mora na casa dos pais, que so responsveis pelo sustento de toda a famlia. O pai do meu filho no oferece qualquer tipo de ajuda. Preciso conseguir um emprego para puder ajudar em casa, diz. A busca por um emprego um sonho antigo. Simone concluiu o Ensino Mdio no ano 2000, mas descobriu que o diploma do antigo Segundo Grau por si s no abriria as portas do mercado de trabalho. J entreguei currculo em muitos lugares. Procurei muitos empregos, mas todos exigem experincia, relata. Ela ocasionalmente faz faxina para conseguir algum dinheiro.

Histrias Mil do Mulheres Mil

49

Com o Mulheres Mil, a esperana de um emprego foi reacesa. Sei que um dia minha carteira de trabalho vai ser assinada. Vou comear como auxiliar de cozinha e depois cozinheira, sonha a jovem.

Paraibana aponta receita para construir uma vida melhor


Alegre e otimista, a artes Valdeci Lima, aluna da Paraba, casada, tem trs filhos e avalia que, desde que comeou a participar do Mulheres Mil, a vida mudou para melhor. As aulas e o convvio com as colegas de curso contriburam para reavaliar a trajetria e traar novos planos. Esse contato que temos durante trs dias da semana, em que a gente pode conversar sobre o que gosta e rir muito, faz sentir que podemos realizar nossos sonhos, destaca. A meta de Valdeci conquistar sua autonomia financeira para criar os filhos sem depender de ningum. Ela acredita que, com a qualificao profissional e o bom humor, chegar l. A idia de querer uma vida melhor vem da unio entre melhorar o nvel escolar e aproveitar tudo de bom que oferecido, sem pensar apenas em ter uma renda melhor. Tem que dar risada, brincar e ser alegre, conclui. Entre as atividades que mais gosta no curso destaca as oficinas de reciclagem de papel, pois, segundo Valdeci, possibilita qualificar os seus trabalhos e ajuda a vislumbrar alternativas de incremento da renda. Estamos nos preparando para criar uma cooperativa para melhorar nossas condies de trabalho no artesanato e na pesca, planeja. As atividades ldicas, como oficina de dana, as visitas aos pontos tursticos e a construo do mapa da vida, so as preferidas. Eu gosto muito das aulas mais dinmicas, como de dana, pois a gente pde danar ciranda, cco, dana de roda e nos divertimos muito. Seria timo ter mais vezes. Queria tambm que tivesse aula de natao, pois seria importante para a sade e para se divertir, reivindica.

Histrias Mil do Mulheres Mil

Profissional do turismo

50

Walmira de Aguiar de Souza tem 38 anos, casada e dois filhos. Tem ensino mdio completo e foi aluna aplicada do Transformao, Cidadania e Renda. Conclui a formao de camareira e j recebeu uma proposta de trabalho. Segundo ela, participar do Mulheres Mil est abrindo as portas do mercado de trabalho. Portal Mulheres Mil Voc acha que o curso proporcionou crescimento em sua vida pessoal? Walmira Aguiar Beneficiou muito, as coisas ficaram mais claras. Agora posso dizer que sei fazer um trabalho. Sei detectar as coisas erradas na rea de camareira e procurar fazer o perfeito, seguindo o padro que exigi o hotel. Portal Mulheres Mil Que oportunidades surgiram depois da qualificao? Walmira Aguiar As oportunidades esto aparecendo de forma que eu no esperava. Primeiro fui chamada pelo Aria Tower, mas no pude aceitar por causa de minha famlia. Tenho um filho pequeno, e o hotel fica no meio do Rio Negro, duas horas de barco de Manaus at l. S poderia ir para casa de 15 em 15 dias. Agora me convidaram para trabalhar no Adrianpolis, estou esperando o resultado da entrevista, estou confiante. Portal Mulheres Mil Voc recomenda o projeto para outras mulheres de sua comunidade? Walmira Aguiar Sim, sem sombra de dvida. Tenho outra viso da profisso de camareira. uma porta que se abre, vai ser minha integrao na sociedade, no mercado de trabalho. O trabalho de camareira to importante quanto qualquer outro trabalho. Alm disso, todas as outras disciplinas do curso ajudaram na minha formao como pessoa e cidad.

Histrias Mil do Mulheres Mil

O v al o r d as m ar i s q u e i r as
PARABA

52

Cardineuza Soares dos Santos, 31 anos, separada e assume sozinha o sustento do filho e da me. Como os bisavs, avs e pais, ela vive da pesca e enfrenta uma rotina dura de trabalho. Com Mulheres Mil, ela espera aprender mais e realizar os seus sonhos. Quer ter o prprio negcio e uma canoa motorizada para no ter que remar todos os dias. Acesse o link youtu.be/Qcr_3QmCsyM

I ng r e s s o na f a c u l d a d e
PERNAMBUCO Edilene Maria de Lima, 37 anos, tem trs filhos e sonha em entrar numa faculdade. Sem emprego, ela sustenta a casa com ajuda da bolsa famlia. A renda familiar no chega a um salrio mnimo. Acesse o link youtu.be/DFkrVJJdm68

Histrias Mil do Mulheres Mil

Portas abertas
AMAZNIA

53

Ivone Rodrigues de Lima, aluna do Mulheres Mil do Amazonas, fez o curso de camareira e j est no mercado de trabalho. Para Ivone, a capacitao vai alm da profissionalizao, porque d oportunidade para as mulheres recuperarem a autoestima e abrir perspectiva de futuro. Acesse o link youtu.be/GcGjjUUfK8U

Domnio dos nmeros


PERNAMBUCO Maria Cristina de Lima tem 34 anos, dona de casa, casada, me de dois filhos e atualmente desempregada. Com o sonho de ajudar a famlia, ela se dedica s aulas do curso. Conseguiu at aprender regra de trs, uma matria que detestava. Acesse o link youtu.be/0a4YygwJr78

Histrias Mil do Mulheres Mil

Profissionalizao no foco
PARABA

54

Com 66 anos, Maria Helena dos Santos a mais velha das mulheres que compem a primeira turma. Apesar da idade, ainda trabalha com vendas. Sempre sonhou em ter uma profisso definida, mas nunca teve a oportunidade de realizar um curso. Acesse o link youtu.be/drKuGL07SH8

N o v o c a m i nh o
SERGIPE Maria Madalena dos Santos, de Sergipe, morou 15 anos na rua. Hoje, ela aluna do Mulheres Mil e est reestruturando a vida. A meta continuar estudando. Acesse o link youtu.be/2rSLhRLcxoY

Histrias Mil do Mulheres Mil

M a r l e ne d a S i l v a
PERNAMBUCO

55

Marlene da Silva presidente da Associao dos Moradores de Chico Mendes, comunidade localizada no Recife, onde moram as mulheres atendidas pelo projeto. Com 56 anos de idade, ela sempre sonhou com algo que transformasse a vida de suas colegas. Atravs do Mulheres Mil, ela acredita que seu sonho se tornar realidade. Acesse o link youtu.be/yWV9sajNGUY

N o v as pe r s pe c ti v as
SERGIPE Minia Costa Teles, aluna de Sergipe,nunca imaginou estudar no instituto federal. Nem imaginava, nem passava pela minha cabea, diz Minia,declarando que fica emocionada ao participar das aulas. Acesse o link youtu.be/lzGG5PqPg5g

Histrias Mil do Mulheres Mil

N d i a M ar i a d a S i l v a
PERNAMBUCO

56

Ndia Maria da Silva faz faxina e lava roupas para sustentar a famlia. Me e dona de casa, ela teve uma infncia cheia de dificuldades. No primeiro casamento, enfrentou violncia domstica. Hoje, aos 37 anos, encontrou um novo amor com quem formou uma famlia. Acesse o link youtu.be/lJekFK75kGo

I nc l u s o no m e r c a d o d e t r a b a l h o
PERNAMBUCO Aos 25 anos, Poliana Duarte j me, dona de casa e no tem emprego. Alm dessas atribuies, ainda estuda numa escola pblica do Recife e participa do Culinria Solidria. Acesse o link youtu.be/Xh9ojGuZJeE

Histrias Mil do Mulheres Mil

A m i l no M u l h e r e s M i l
PARABA

57

Rita de Cssia e Maria de Ftima Silva tiram do marisco o sustento. Aprender mais, aumentar renda e ter mais qualidade de vida so as metas que elas pretendem realizar com o Mulheres Mil. Acesse o link youtu.be/j5OR8w81bPs

M u l h e r e s De z M i l
SERGIPE Vaneide Santos nunca pensou em ser aluna de um Instituto Federal. Tesoureira da Cooperativa de Catadores autnomos de Aracaju (Care), ela lutou Pela a organizao da cooperativa, que hoje emprega diversos moradores do bairro Santa Marta. A participao das ex-catadoras no Mulheres Mil, segundo Vaneide, foi mais um sonho realizado. Sobre o programa, ela discorda do nome, acha que deve ser Mulheres Dez Mil. Acesse o link youtu.be/NGUtv1Qp4XM

Histrias Mil do Mulheres Mil

L u ta pe l a m o r ad i a
PERNAMBUCO

58

As alunas do Culinria Solidria, em Pernambuco, lutaram para garantir a moradia. A maior parte integrou o primeiro grupo de famlias que ocupou um terreno que hoje denominado Vila Chico Mendes. Hoje, elas batalham pela qualificao profissional, como o caso de Vera Lcia. Acesse o link youtu.be/kdeO7fdu3BQ

Histrias Mil do Mulheres Mil

61

Conceio uma das beneficiadas com a ampliao do Mulheres Mil para o campus Centro Histrico.

A histria de Conceio de Maria Dutra, 51, me a av, mais uma dentre tantas das mulheres no Brasil, que, por uma srie de fatores socioeconmicos e culturais, no conseguiu estudar. Teve filho sem condies de cri-lo e ainda sentiu na pele a violncia masculina sobre seu corpo. Em comum, essas mulheres guardam as marcas na alma, mas sem abrir mo continuar lutando por dias melhores. No caso de Conceio, a me faleceu quando ela tinha trs anos de idade, e o pai no conheceu Com isso, teve que ir morar com uma das tias. Me solteira, com a chegada do filho, ela parou de estudar para garantir o sustento da criana. Meu primeiro grau ficou incompleto, porque tive que trabalhar para cuidar de meu filho, o Tiago. O pai dele tem outra famlia, nunca me ajudou em nada. Quem me deu assistncia na criao foram minhas tias, relata. Atualmente, ela moradora do Centro Histrico de So Lus e divide com um gato um casaro na rua da Palma. Localizado no Centro de So Luis, o bairro faz parte do ncleo inicial da cidade, formado pelo conjunto urbano dos bairros Praia Grande e Desterro.

Histrias Mil do Mulheres Mil

62

Com a mudana do eixo comercial para as proximidades do bairro do Anil, o Centro Histrico se esvaziou. Hoje, apenas seis por cento dos imveis constituem-se residenciais. O Desterro ainda resiste com 54%. Apesar do estado precrio de conservao do patrimnio arquitetnico, antigos casares foram transformados em cortios, muitos insalubres. Ainda faz parte deste contexto, a prostituio, o trfico e a violncia, atitudes vistas como aes rotineiras, seja dia ou noite. Para garantir o sustento, ela vive de pequenos bicos. Ajuda a fazer refeies para os funcionrios que trabalham em um jornal prximo ao Instituto Federal do Maranho E enfrenta filas para marcar consultas e se dispe a cuidar de pessoas doentes. Sempre na luta por dias melhores, ela no desiste de buscar oportunidades. Ao saber da oferta da qualificao profissional na rea de artesanato, ela resolveu comparecer s reunies na Igreja do Desterro e em seguida foi visitada pelas coordenadoras do Mulheres Mil. Sempre trabalhei com artesanato, desde pequena minha tia me ensiConceio espera aperfeioar sua produo de artesanato. nou. Por isso, quis fazer parte porque vi ali a possibilidade de aperfeioar meu artesanato, vender e trabalhar para me manter, conta a aluna, acrescentando que as aulas correspondem s suas expectativas. Em sala de aula, diz que aprendeu a tratar as pessoas e a lutar pelos seus direitos. Se nos agridem, nunca devemos revidar e sim conversar para evitar que a agresso se repita, ensina. Segundo Conceio, o projeto instrumento que ir auxili-la a aperfeioar os talentos, levando-a a por em prtica o que aprender, ou seja, confeccionar bijuterias de forma mais arrojada, uma arte que poder levla ganhar dinheiro, ter uma renda e sobreviver a partir disso. Acredito que vai d certo, certifica-se, acrescentando que a amizade entre pai e filho e a chegada do neto so sonhos materializadas. Ele at ficou contente por saber que tem um neto. Tiago pai e eu j sou av, complementa cheia de vaidade.

Histrias Mil do Mulheres Mil

64

Acesso escola s chegou aos 36 anos

A histria da paraibana Maria Aparecida, 37, tem duas faces. Uma comum para milhares de crianas brasileiras, que enfrentam a infncia e a adolescncia desenhando o destino no corte da cana-de-acar em usinas do Nordeste, sem acesso escola, ao posto de sade e s brincadeiras. A outra face mais rara: a de uma mulher que tem a oportunidade de abraar um futuro digno, que volta para a sala de aula e aprende a acreditar em si mesma. Na sala de aula e nas oficinas de que participa, Maria Aparecida comea a entender a prpria histria e resgata antigos sonhos. Antes, foi s explorao e eu no conseguia desvendar a relao entre o sofrimento e a conscincia daqueles tristes dias vividos no corte da cana. Hoje sei que naquele tempo o trabalho era clandestino, no tinha carteira assinada. A convivncia no programa nos proporcionou uma leitura do passado, onde encontramos nossa vida associada destruio do meio ambiente, super explorao do trabalho, vulnerabilidade e falta de organizao em famlia e no ambiente de trabalho, destaca. Filha de Joo Batista Raimundo e Severina Franco da Silva Maria, Apa-

Histrias Mil do Mulheres Mil

65

recida nasceu na cidade Cruz do Esprito Santo, interior da Paraba. Do casamento, nasceram 12 filhos, mas apenas cinco sobreviveram. Para garantir o sustento, a famlia forjou-se no corte da cana, vivendo em pssimas condies de moradia, higiene e alimentao. O trabalho era pesado e exigia das crianas e dos adultos habilidades no uso do faco e com outros instrumentos de corte afiados para derrubar e cortar o olho da cana, tarefa que era executada em cerca de nove horas por dia sob um sol abrasador. Era terrvel. A gente se cortava na palha da cana e tenho marcas no rosto e nas pernas at hoje. Em alguns momentos, vivamos debaixo de lonas. Mame cozinhava ao sol e no havia nenhuma infraestrutura para a higiene, nem gua tratada, lembra Aparecida Marcada pelo cheiro azedo da cana, a infncia ficou perdida, e a escola passou longe. As poucas letras que aprendeu foi com o pai, que , quando sobrava tempo e o cansao deixava, desenhava, com um pedao de cana na areia, as letras do alfabeto para ensinar os filhos. Mas entre a sobrevivncia e o ensinar, vencia a primeira, mais urgente. Era preciso comer. E, assim, ela no conseguiu aprender nem a ler, nem escrever.

S e i s po r m e i a d z i a
Com o envelhecimento dos pais, Maria Aparecida passou a trabalhar em casa de famlia na capital Joo Pessoa. Foi o jogo da troca de seis por meia dzia, como ela descreve. Aos 13 anos, sa da explorao do campo e fui ser explorada da cidade. A patroa nunca assinou minha carteira, dos 13 aos 17 anos, trabalhava em mdia 13 horas por dia. Para a pessoa que no sabe ler e nem escrever, fica difcil trabalhar e arranjar um bom emprego., pontua.

Participao no curso ajudou Maria Aparecida a entender a prpria histria

Quando casou pela primeira vez, ela voltou para o corte da cana, onde trabalhou at os nove meses de gravidez da sua primeira filha. Abandonada pelo marido, foi tentar a vida em Bayeux, onde aprendeu a coletar marisco. A atividade requeria a mesma disposio dos tempos de menina. Por volta

Histrias Mil do Mulheres Mil

66

das trs da madrugada, ela coloca o barco no mar. Rema duas horas para chegar ao lugar onde os mariscos so coletados e mais duas horas para voltar. Depois, tem que limpar o produto para a venda, uma rotina que chegava a oito horas por dia, sem contar os afazeres domsticos.

Do c o r t e d e c a n a a o e m p r e e n d e d o r i s m o
O contato com a escola s veio aos 36 anos, quando, em 2008, Maria Aparecida ingressou no Mulheres Mil. Devagar, com pacincia e f, ela foi ligando as letras e, enfim, resgatando o direito roubado na infncia. Eu cheguei ao programa desacreditada, mas, quando recebi a farda, me senti importante e valorizada. Desde aquele momento, passei a olhar o projeto coCida explora o mundo dos livros. mo uma oportunidade de vida. Aqui tenho aprendido muito sobre os meus direitos e deveres como cidad, relata. No programa, ela tambm aprendeu mais um ofcio: fazer sabo com o reaproveitamento de leo excedente da cozinha. Com um filho recmnascido, no d para conciliar a criao do beb com as atividades no mar. Hoje, contribui para o sustento da famlia produzindo e vendendo sabo e detergente, junto com mais quatro colegas de curso que se uniram na iniciativa. Um conquista da qual se orgulha que a produo atualmente feita na Associao dos Pescadores da comunidade. O grupo assume todas as etapas: produo, embalagem e comercializao, que feita nas ruas da grande Joo Pessoa. Atualmente, o trabalho rende, em mdia, R$ 15 por dia. Repartimos os recursos arrecadados e fazemos novos investimentos. O trabalho est mostrando que somos teis e capazes de produzir e contribuir com o crescimento da nossa cidade., relata. A meta das marisquerias e artess atendidas no programa organizar uma cooperativa. As oficinas de sabo, reciclagem, artesanato, empreededorismo e cooperativismo deram-lhes a viso de que a organizao comunitria, por meio de uma cooperativa, pode ser uma sada para os seus

Histrias Mil do Mulheres Mil

67

dilemas de produo, beneficiamento e distribuio de seus produtos. O projeto est em fase de elaborao e ser incrementado quando elas conclurem o curso tcnico em Recursos Pesqueiro na modalidade de Educao de Jovens e Adultos, implementado no Instituto Federal da Paraba para atender a essas mulheres. Cada dia que passo neste projeto eu vejo que o povo da nossa comunidade sofre por desconhecer as oportunidades que surgem como alternativa para sairmos desse mundo velho. Eu e minhas colegas sonhamos com a organizao plena de nossas atividades. Pensamos todos os dias no funcionamento de uma cooperativa, ressalta, acrescentado que alguns s enxergam a pesca numa perspectiva individualizada, sem compromisso com o meio ambiente. Muitos ficam com raiva quando eu falo na coletividade e outros valores que aprendi na sala de aula, destaca a marisqueira.

Histrias Mil do Mulheres Mil

69

Aluna do bairro Santa Brbara, Maura participa de oficinas de artesanato.

A histria da dona de casa Maura um exemplo para aqueles que acreditam que podem vencer os obstculos e realizar seus objetivos. Aos 40 anos, ela teve a oportunidade de assistir a uma aula e mostra que com determinao todo sonho possvel. Quadro, carteira, cadernos, lpis, colegas de aula e professor. Cenrio at ento distante na vida da dona de casa, Maria Jos Pacheco da Silva, tambm conhecida como Maura. Para essa maranhense de So Francisco, me de um filho, antes do ingresso no Mulheres Mil, a escola pertencia ao mundo da imaginao. Tanto ela como seus 13 irmos no estudaram, pois tiveram que trabalhar desde cedo. Sempre morei na roa, no conhecia a escola, tinha que trabalhar e ajudar em casa. Capinava, plantava, trabalhava pesado, como se fosse homem mesmo. S tive a oportunidade agora. Maura lembra que no primeiro dia de aula pensou que no daria conta, porque era uma realidade que nunca tinha vivido. S que hoje estudar uma alegria constante, at na hora do dever de casa, momento em que con-

Histrias Mil do Mulheres Mil

70

ta com uma ajuda mais do que especial, o apoio do filho Marcos Vincius, de 8 anos.Ele ri de mim, porque ele j sabe ler e escrever. E eu ainda no aprendi direito, da ele me chama e ensina a tarefa. Ele diz que quer me ver aprender. E no que ele ensina direitinho? O meu filho a coisa mais importante na minha vida. Em 2000, ela e o marido vieram para Palmas em busca de oportunidades de emprego. Logo comeou a trabalhar, mas pouco depois sentiu fortes dores nos braos e teve que parar. Para complementar a renda familiar, ela olhava crianas, coisa que at hoje faz. Tenho que ajudar em casa, pois meu marido s ganha um salrio mnimo, no d para sustentar a gente.

Produtos confeccionados na oficina de produo de caixas.

Alm de aprender a ler e escrever o projeto tem proporcionado novas experincias a Maura, como a confeco de artesanato. Minha maior vontade aprender, a gente no aprende tudo de uma vez. Estou gostando muito do projeto, a gente aprende muita coisa, novos conhecimentos, a interao com as colegas e professores. bom demais. Moradora do Jardim Santa Brbara, uma das regies mais carentes da capital, Maura ressalta a importncia do projeto. Em tudo o Mulheres Mil tem me ajudado, com a bolsa posso comprar algumas coisinhas que faltam em casa. Com o conhecimento, posso crescer e at ganhar um dinheirinho, para mim que no posso fazer fora uma oportunidade e tanto. Ela no esquece de reforar a importncia da ajuda dentro de casa, para ela o apoio do filho e do marido so essenciais para continuar os estudos. s vezes penso em desistir, porque muito difcil deixar meu filho sozinho, mas meu marido no deixa, diz que eu tenho que seguir em frente, na busca pelo meu sonho. Mesmo com todas as dificuldades Maura continua com um sorriso contagiante e revela seu grande sonho. Com certeza, sou uma pessoa feO sonho ir para a faculdade.

Histrias Mil do Mulheres Mil

71

liz, para quem nunca tinha ido escola, agora com 40 tive essa oportunidade. No quero ficar s nessa, depois que terminar o projeto, quero continuar. Sempre falei para minha me que queria ser atriz, mas como no pude, quero fazer faculdade e me formar. Esse meu sonho. Agora hora de olhar pra frente.

Histrias Mil do Mulheres Mil

73

No forno artesanal, Luiza produz os pes e biscoitos para garantir o sustento da famlia.

Com o corpo sempre curvado, ao p do forno, Maria Luzia Castro, 40, enfrenta o calor escaldante da capital Teresina, terra querida, filha do sol do equador. Aps anos a fio, essa uma tarefa diria obrigatria, pois sobrevivem ela e a filha, Cleticiane Castro, 20, dos pes e biscoitos que fazem no forno de barro, construdo no quintal de sua casa. Para Luzia, no tem sido fcil manter as despesas da casa ao longo desses anos. Antes, dividia com o marido, que, mesmo sem emprego fixo, algumas vezes, fazia uns bicos para garantir uns trocados. Aps a separao, a situao se complicou. Ela confessa que ficou com medo de enfrentar tudo sozinha. Foi quando comeou a fazer de tudo um pouco: bolos, biscoitos, pes, e resolveu oferecer, tambm, para a comunidade da vila Verde Lar, bairro em que reside, o servio de pequenos reparos em roupas. A tarefa era executada em uma velha mquina de costura que herdara de sua me. A Vila, com verde no nome, mas muito cinza no dia-a-dia, muito pobre. O comrcio quase no existe e vender seus produtos torna-se tarefa difcil. Com a entrada no Mulheres Mil, Luzia e a filha passaram a vislumbrar

Histrias Mil do Mulheres Mil

74

novas perspectivas de futuro. A certificao profissional na rea de corte e costura pode ser o passaporte para a entrada no mercado da moda, que gera, em Teresina, cerca de 17 mil novos empregos por ano.

A a l e g r i a na e s p e r a d o ni b u s
Entre uma tarefa domstica e outra, Luzia relata sua experincia como aluna do projeto. Nesse instante, seus olhos brotam um brilho especial, daqueles quando se volta ao passado para reviver emoes de bons momentos guardados na memria. Lembro com alegria dos primeiros dias de aula. Cedo da tarde, as mulheres da vila comeavam a se aglomerar em frente casa de dona Ivoneide, onde funcionava a Associao de Moradores. Era uma algazarra s. A alegria estava no corao de cada uma de ns. Era engraado ver aquelas mulheres arrumadas, algumas com os lbios pintados com batom de Batom, perfumes e cantorias embalavam o trajeto da Vila Verde para a sala de aula. vermelho carmim, cor forte e chamativa. O perfume de alfazema exalava por todo o nibus e, em todo o trajeto, essas mulheres cantavam e conversavam alto com muito entusiasmo, relata. Luzia conta que, quando o nibus do CEFET-PI passava pelas ruas estreitas e acidentadas da vila, chamava a ateno. Do interior das casas de taipa, algumas cobertas com telhas, outras com palha de coco, material tpico das moradias da regio, os moradores saam para admirar o veculo, enquanto as crianas, que jogavam bola num campinho prximo, saiam correndo atrs do nibus.

Histrias Mil do Mulheres Mil

M a t e m t i c a e t i c a na v i d a
Com a expectativa de chegar sala de aula e ir direito para a mquina de costura, as alunas foram surpreendidas com uma proposta educacional ampla. Na parte terica da capacitao, elas tiveram aulas como portugus, matemtica, tica, direito e sade da mulher, entre outras. Quando iniciei, pensei que a gente fosse aprender somente a cortar e costurar, mas comearam as aulas e foi tudo diferente. Tivemos aula de diversas matrias. As que mais me chamaram a ateno foram as de matemtica e de tica, com professores que ensinaram como a gente pode usar cada uma dessas matrias na nossa vida pessoal e profissional. A cada dia a gente aprendia algo novo e isso vai fazer diferena agora, avalia.

75

Na sala de aula, Luzia aprendeu a aplicar matemtica e tica na vida.

A produo de uma coleo para apresentar no Frum Mundial de Educao Profissional e Tecnolgico, que aconteceu em 2009, em Braslia, foi outra surpresa e desafio encaradas pelas aprendizes. Inspiradas nas cermicas produzidas do Piau, as alunas produziram peas com apliques retos e pedras, que chamaram a ateno dos participantes do evento. Sentimos muito orgulho, era o nosso primeiro trabalho. Algumas de nossas colegas participaram, foram at Braslia. Quem ia imaginar que alguma de ns teria uma oportunidade dessas?, comemora.

E s p e r a n a d e m u d a r o d e s t i no
Para Luzia, muita coisa mudou desde que entrou no projeto, e a principal a perspectiva de novas oportunidades profissionais. Aps um ano e dois meses de capacitao, ela avalia que o Mulheres Mil foi fundamental na sua vida. Agora, se sente segura para procurar um emprego fixo na rea.

Histrias Mil do Mulheres Mil

76

Fazendo a capacitao na rea de corte e costura, vi que posso dar um rumo diferente para minha vida. Aqui em Teresina, a gente sabe que existem muitas fbricas de roupas, grandes e pequenas. Sinto coragem, agora, de procurar uma oportunidade de trabalho nessas empresas. Antes, eu costurava sem saber fazer direito os acabamentos e os cortes, j com essa capacitao posso fazer muita coisa, pois est sendo um curso maravilhoso e estamos aprendendo muito, avalia Luzia.

Roupas produzidas pelas alunas so mostradas em evento mundial, em Braslia.

Histrias Mil do Mulheres Mil

78

Certificao contribuiu para reinsero no mercado do trabalho

A maranhense Ruth Sheila Pereira da Silva, 32, mais uma daquelas mulheres que precisam lutar muito para sobreviver, com muitas histrias pra contar sobre amor, dor e superao. H 11 anos, ela foi a Boa Vista para visitar a me e decidiu ficar. Logo conseguiu emprego e tambm comeou a namorar. L Ruth casou com o pai de dois dos seus trs filhos. A unio, alm de muitas alegrias, trouxe tambm uma das maiores tristezas da sua vida. Foi por causa do marido que ela foi presa pelo crime de trfico de drogas. Na maioria das vezes, somos envolvidas por nossos companheiros e por causa do amor acabamos pagando um preo muito caro. Eu no sabia de nada, mas mesmo assim fui presa e passei cinco meses longe de meus filhos. Graas a Deus, e tambm com a ajuda dele (marido), que pagou o advogado, fui logo ouvida pelo juiz e consegui sair, relata. De acordo com Sandra Regina Santos, diretora da penitenciria, a maioria das mulheres que est cumprindo pena se evolveu com o trafico de drogas. Alm disso, elas tm o grau de escolaridade baixa e faixa etria entre 20 a 50 anos. A maior parte delas j tem uma histria familiar contur-

Histrias Mil do Mulheres Mil

79

bada. Algumas no recebem visitas de familiares. Sabemos que fundamental a famlia na vida de qualquer ser humano. No porque erraram que devem ser abandonadas, destaca Sandra.

N o v a s r e s p o ns a b i l i d a d e s
Com o marido preso, Ruth precisa sustentar os filhos praticamente sozinha. Ela afirma que no nada fcil. Foi graas participao no Mulheres Mil que conseguiu um emprego 15 dias depois de sair do sistema prisional. A qualificao em cozinha regional serviu para o aperfeioamento profissional, oportunidade que lhe garantiu o acesso ao mercado de trabalho. Esse curso abriu as portas para que eu conseguisse um novo emprego e assim vai ser com muitas das colegas que ainda esto na Cadeia Pblica. uma oportunidade para mudarem de vida e se firmarem na sociedade novamente. No meu caso, foi um pouco mais fcil porque sou tcnica em Nutrio e j havia feito outros cursos na rea de culinria. Com isso, pude me qualificar um pouco mais, adquirir novas tcnicas de manipulao e preparo de alimentos, principalmente os pratos regionais. Para aquelas que no tm profisso o projeto uma oportunidade nica, avalia.

B a s t a u m a o p o r t u ni d a d e
Ruth assume com dedicao a funo de auxiliar de cozinha do restaurante Yakaxi, que em lngua indgena quer dizer pimenta. Todos os dias, s 18h30, ela j est a postos e preparada para atender com presteza a clientela de dona Tereza de Jesus de Matos, proprietria do restaurante. Normalmente, o restaurante visitado por pessoas da alta sociedade, Dedicao e criatividade marcam atuao de Ruth por polticos em reunies de negcios e tambm por turistas e, por isso, temos que fazer um bom trabalho. Sou responsvel pelos pratos de entrada e saladas. Nas horas vagas, ainda fao doces, bolos e vendo queijos, tudo para sustentar minha famlia, relata.

Histrias Mil do Mulheres Mil

80

O bom desempenho da funcionria e a importncia do projeto so destacados pela scia-proprietria do restaurante, Karina de Oliveira Paiva, que fez a opo de superar o preconceito e dar uma chance para Ruth. O fato de ser ex-reeducanda no interferiu na deciso de contrat-la, conversamos e resolvemos dar uma oportunidade e no nos arrependemos, relata. Ela destaca que Ruth uma funcionria extremamente dedicada, competente, solidria e aceita os desafios. O mais interessante de tudo que, alm de qualificada, ela cooperativa e ensina s colegas a preparem novas receitas. O Mulheres Mil de extrema importncia, no s por capacitar, mas por dar oportunidade para que estas mulheres possam mudar de vida e reconquistem sua cidadania, porque s atravs do trabalho isso ser possvel, afirma Karina.

L i o d e s o l i d ar i e d ad e
Mesmo fora do sistema prisional, nos dias de visita, Ruth tambm retorna Cadeia Pblica para rever algumas amigas. No esquece os dias que ali passou e diz que tenta ajudlas para que no percam a vontade de viver. Tive muita sorte porque fiz amizades l dentro e tambm logo consegui sair, mas sei que para muitas tudo bem mais difcil e, por isso, procuro incentiv-las para que no desistam do curso e possam aprender uma profisso, pontua.

Karina supera o preconceito e abre portas do trabalho para ex-reeducanda

O marido, reincidente pelo crime de trfico, ainda est na Penitenciria Agrcola de Monte Cristo a espera da audincia. A incerteza da sentena atormenta a famlia, mas Ruth diz confiar que tudo dar certo. Enquanto isso, pelo menos uma vez por ms, Ruth leva os filhos para visitarem o pai, um passeio nada divertido, mas que precisa ser realizado. Para as mulheres que continuam presas e para a sociedade Ruth deixa uma mensagem de otimismo. No desistam de lutar por seus sonhos, porque, apesar das dificuldades, temos condies de superar os desafios, basta que saibamos aproveitar as oportunidades, incentiva.

Histrias Mil do Mulheres Mil

E x p e d i e nt e

81

Concepo e implantao do projeto Ministrio da Educao - Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (MEC/Setec) Conselho Nacional das Instituies da Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica (Conif) Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica (Redenet) Agncia Brasileira de Cooperao (ABC/MRE) Agncia Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) Associao dos Colleges Comunitrios Canadenses (ACCC) Execuo Institutos Federais de Alagoas, Amazonas, Bahia, Cear, Maranho, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondnia, Sergipe e Tocantins. Ficha Tcnica Coordenao editorial e organizao Stela Rosa Redao, edio e fotos Assessoria de imprensa dos Institutos Federias de Alagoas, Amazonas, Bahia, Cear, Maranho, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondnia, Sergipe e Tocantins. Projeto grfico, diagramao e capa Fbio Rocha Mike Job

Histrias Mil do Mulheres Mil

Projetos por Estados


Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Alagoas O Doce Sabor de Ser rea de Formao: Alimentos

82

Parcerias Brasileiras: Secretaria de Estado de Educao de Alagoas, ECAPEL (papelaria), Projeto Razes de frica ONG Maria Mari, Cooperativa de Funcionrios do Banco do Brasil, Pastoral da Barra Nova Freiras Canadenses, Aeroturismo. Colleges Parceiros: Red River College e Cgep Rgional de Lanaudire Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Amazonas Transformao, Cidadania e Renda rea de Formao: Turismo Parcerias Brasileiras: Governo do Estado do Amazonas/Programa Social e Ambiental dos Igaraps de Manaus e Servio Nacional de Aprendizagem (Senac-AM) Colleges Parceiros: Niagara College, George Brown College e Collge Montmorency Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia Um Tour em Novos Horizontes reas de Formao: Turismo e Cuidador Domicilar Parcerias Brasileiras: Terreiro Mokambo, Centro de Meditao Raja Yoga Brahma Kumaris, Associao de Moradores da Comunidade Vila Dois de Julho (Amovila), Igreja Batista Betesda, Parquia de So Lzaro, Incubadora Tecnolgica de Cooperativas Populares do IFBA. Colleges Parceiros: Niagara College, George Brown College e Collge Montmorency Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Mulheres de Fortaleza reas de Formao: Turismo, Manipulao de alimentos e Governana Parcerias Brasileiras: ONG Emas, Associaes de Bairro do Pirambu, Centro de Pesquisa e Qualificao Tecnolgica (CPQT) e Associao Brasileira da Indstria de Hotis Cear Colleges Parceiros: Niagara College, George Brown College e Collge Montmorency Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho Alimento da Incluso Social rea de Formao: Tcnicas de conservao e manipulao de alimentos Parcerias Brasileiras: Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MA), Fundao de Apoio Educao e ao Desenvolvimento Tecnolgico do Maranho (Funcema), Associao Comercial do Maranho (Ascom), Olvio J. Fonseca, Bondiboca, Panificadora Po Nosso, Panificadora e Confeitaria Sabor e Qualidade, Fundao Jos Sarney Colleges Parceiros: Red River College e Cgep Rgional de Lanaudire Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Paraba Desenvolvimento Comunitrio Impacto na Qualidade de Vida e Ambiental reas de Formao: Pesca, Artesanato e Meio ambiente

Histrias Mil do Mulheres Mil


Colleges Parceiros: Cgep de la Gaspsie et des les e Nova Scotia Community College Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Culinria Solidria rea de Formao: Culinria

83

Parcerias Brasileiras: Servio Nacional do Comrcio (Senac-PE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Colleges Parceiros: Red River College e Cgep Rgional de Lanaudire Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau Vestindo a Cidadania rea de Formao: Moda e confeco Parcerias Brasileiras: Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PI), Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico e Turismo e Casa de Zabel (Ao Social Arquidiocesana ASA) Colleges Parceiros: New Brunswick College of Craft and Design e Cgep Marie-Victorin Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte Casa da Tilpia reas de Formao: Beneficiamento do couro do peixe, Alimentos e Artesanato Parcerias Brasileiras: Fundao de Apoio Educao e ao Desenvolvimento Tecnolgico do Rio Grande do Norte (Funcern), Servio Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Prefeituras Municipais de Cear-Mirim, Joo Cmara, Pureza e Touros Colleges Parceiros: Cgep de la Gaspsie et des les e Nova Scotia Community College Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Rondnia Biojoias Rede de Vida Parcerias Brasileiras: Secretaria Municipal de Educao de Ji-Paran e Secretaria Estadual de Educao de Rondnia rea de Formao: Artesanato Colleges Parceiros: New Brunswick College of Craft e Design e Cgep Marie-Victorin Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Roraima Incluso com Educao rea de Formao: Alimentos Parcerias Brasileiras: Secretaria de Educao do Estado de Roraima, Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), Servio Nacional da Indstria (Sesi-RR), Servio Nacional de Aprendizagem (Senac-RR) , Frum da Educao de Jovens e Adultos (EJA), Secretaria de Justia do Estado, Universidade Federal de Roraima (UFR), Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB), Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) Colleges Parceiros: Red River College e Cgep Rgional de Lanaudire Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Sergipe Do lixo Cidadania/Pescando Cidadania e Arte reas de Formao: Artesanato com Reaproveitamento de Resduos Slidos e Arte na Culinria Parcerias Brasileiras: Ministrio Pblico Estadual, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE), Secretaria Estadual de Incluso Social, Grupo de Sade e Preveno nas

Histrias Mil do Mulheres Mil

84

Escolas, Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Cooperativa de Agentes Autnomos de Reciclagem de Aracaju (Care), Fundao de Apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico de Sergipe (FUNCEFETSE), Instituto de Beleza Cida Duarte e educadores voluntrios. Colleges Parceiros: New Brunswick College of Craft e Design e Cgep Marie-Victorin Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Tocantins Cidadania pela Arte reas de Formao: Artesanato e Bioarte Parcerias Brasileiras: Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Prefeitura de Palmas, Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-TO), Instituto Ecolgica Colleges Parceiros: New Brunswick College of Craft and Design e Cgep Marie-Victorin

Vous aimerez peut-être aussi