Vous êtes sur la page 1sur 28

ANEXO II

A NORMATIZAO DOS SERVIOS DE ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR MVEL

O Ministrio da Sade considera como nvel pr-hospitalar mvel na rea de urgncia o atendimento que procura chegar precocemente vtima, aps ter ocorrido um agravo sua sade (de natureza traumtica ou no-traumtica ou, ainda, psiquitrica), que possa levar sofrimento, seqelas ou mesmo morte, sendo necessrio, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um servio de sade devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema nico de Sade.

O Servio de atendimento pr-hospitalar mvel deve ser entendido como uma atribuio da rea da sade, sendo constitudo de uma central reguladora, com equipe e frota de veculos compatveis com as necessidades de sade da populao de uma regio (podendo, portanto, extrapolar os limites municipais), previamente estabelecida como referncia, a considerados aspectos demogrficos, populacionais, territoriais, indicadores de sade, oferta de servios e fluxos habitualmente utilizados pela clientela. O servio deve contar com a retaguarda da rede de servios de sade, disponibilizada conforme critrios de hierarquizao e regionalizao formalmente pactuados entre os gestores do sistema loco-regional.

Os servios de atendimento pr-hospitalar mvel devem ter uma equipe de sade, composta por:

Coordenador do servio d rea de sade, com experincia e conhecimento comprovados na atividade de atendimento pr-hospitalar s urgncias e de gerenciamento de servios e sistemas;

Mdico responsvel tcnico pelas atividades mdicas do servio;

Enfermeiro responsvel tcnico pelas atividades de enfermagem ;

Mdicos reguladores que, com base nas informaes colhidas dos usurios, quando estes acionam a central de regulao, so os responsveis pelo gerenciamento, definio e operacionalizao dos meios disponveis e necessrios para responder a tais solicitaes, utilizando-se de protocolos tcnicos e da faculdade de arbitrar sobre os equipamentos de sade do sistema necessrios ao adequado atendimento do paciente;

Mdicos intervencionistas, responsveis pelo atendimento necessrio para a reanimao e estabilizao do paciente, no local do evento e durante o transporte;

Auxiliares e tcnicos de enfermagem sob superviso imediata do profissional enfermeiro;

Enfermeiros assistenciais.

OBS: As responsabilidades tcnicas podero ser assumidas por profissionais da equipe de interveno, sempre que a demanda ou o porte do servio assim o permitirem.

Alm desta equipe de sade, em situaes de atendimento s urgncias relacionadas s causas externas ou de pacientes em locais de difcil acesso, dever haver uma ao pactuada, complementar e integrada de outros profissionais no oriundos da sade bombeiros militares, policiais militares e rodovirios e outros, formalmente reconhecidos pelo gestor pblico para o desempenho das aes de segurana, socorro pblico e salvamento, tais como: sinalizao do local, estabilizao de veculos acidentados, reconhecimento e gerenciamento de riscos potenciais (incndio, materiais energizados, produtos perigosos) obteno de acesso ao paciente e suporte bsico de vida.

Todos os profissionais que atuam no pr-hospitalar mvel, inclusive os no oriundos da rea da sade, devem ser capacitados e certificados nos Ncleos ou Centros de Educao em Urgncias (conforme definidos em Portaria especfica), para fins de sua integrao tcnica e operativa ao SUS, na ateno pr-hospitalar.

Devem existir Centrais de Regulao Mdica das urgncias, com fcil acesso ao pblico, por via telefnica, em sistema gratuito (192 como nmero nacional de urgncias mdicas ou outro nmero exclusivo da sade, se o 192 no for tecnicamente possvel), onde o mdico regulador, aps julgar cada caso, define a resposta mais adequada, seja um conselho mdico, o envio de

uma equipe de atendimento ao local da ocorrncia ou ainda o acionamento de mltiplos meios. O atendimento no local monitorado via rdio pelo mdico regulador que orienta a equipe de interveno quanto aos procedimentos necessrios conduo do caso. Deve existir uma rede de comunicao entre a Central, as ambulncias e todos os servios que recebem os pacientes.

O nmero de acesso da sade para socorros de urgncia deve ser amplamente divulgado junto comunidade. Todos os pedidos de socorro mdico que derem entrada por meio de outras centrais, como a da polcia militar (190), do corpo de bombeiros (193) e quaisquer outras existentes, devem ser, imediatamente retransmitidos Central de Regulao Mdica das Urgncias, por intermdio do sistema de comunicao, para que possam ser adequadamente regulados e atendidos.

Os servios de segurana e salvamento, sempre que houver demanda de atendimento de eventos com vtimas ou doentes, devem orientar-se pela deciso do mdico regulador de urgncias. Podem ser estabelecidos protocolos de despacho imediato de seus recursos de ateno s urgncias em situaes excepcionais, mas, em nenhum caso, estes despachos podem ser feitos sem comunicao simultnea com o regulador e transferncia do chamado de socorro para exerccio da regulao mdica.

I - DEFINIO DOS PROFISSIONAIS A) PROFISSIONAIS NO ORIUNDOS DA REA DE SADE: 1. TELEFONISTA AUXILIAR DE REGULAO Profissional de nvel bsico, habilitado a prestar atendimento telefnico s solicitaes de auxlio provenientes da populao, nas centrais de regulao mdica, devendo anotar dados bsicos sobre o chamado (localizao, identificao do solicitante, natureza da ocorrncia) e prestar informaes gerais. Sua atuao supervisionada diretamente e permanentemente pelo mdico regulador. Sua capacitao e atuao seguem os padres previstos nesta Portaria.

2. RDIO OPERADOR

Profissional de nvel bsico habilitado a operar sistemas de radiocomunicao e realizar o controle operacional de uma frota de veculos de emergncia, obedecendo aos padres de capacitao previstos nesta Portaria.

3. CONDUTORES DE VECULOS DE URGNCIA Profissional de nvel bsico, habilitado a conduzir veculos de urgncia padronizados pelo cdigo sanitrio e pela presente portaria do Ministrio da Sade como ambulncia , obedecendo aos padres de capacitao e atuao previstos nesta Portaria. OBS: as especificidades de cada categoria de condutores (areo, aqutico e outros) esto definidas em legislao especfica.

4. PROFISSIONAIS RESPONSVEIS PELA SEGURANA: Policiais militares, rodovirios ou outros profissionais reconhecidos pelo gestor pblico da sade para o desempenho destas atividades, em servios normatizados pelo SUS, regulados e orientados pelas Centrais Pblicas de Regulao Mdica das Urgncias. Atuam na identificao de situaes de risco, exercendo a proteo das vtimas e dos profissionais envolvidos no atendimento. Fazem resgate de vtimas de locais ou situaes que impossibilitam o acesso da equipe de sade. Podem realizar suporte bsico de vida, com aes no invasivas, sob superviso mdica direta ou distncia, sempre que a vtima esteja em situao que impossibilite o acesso e manuseio pela equipe de sade, obedecendo aos padres de capacitao e atuao previstos nesta Portaria.

5. BOMBEIROS MILITARES

Profissionais Bombeiros Militares reconhecidos pelo gestor pblico da sade para o desempenho destas atividades, em servios normatizados pelo SUS, regulados e orientados pelas Centrais Pblicas de Regulao Mdica das Urgncias. Atuam na identificao de situaes de risco e comando das aes de proteo ambiental, da vtima e dos profissionais envolvidos no seu atendimento, fazem o resgate de vtimas de locais ou situaes que impossibilitam o acesso da equipe de sade. Podem realizar suporte bsico de vida, com aes no invasivas, sob superviso mdica direta ou distncia, obedecendo aos padres de capacitao e atuao previstos nesta Portaria.

B) PROFISSIONAIS DA REA DE SADE: 1. ENFERMEIRO Profissional titular do diploma de Enfermeiro, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdio, e habilitado para aes de enfermagem no Atendimento Pr-Hospitalar Mvel, conforme os termos desta Portaria, devendo alm das aes assistenciais, prestar servios administrativos e operacionais em sistemas de atendimento prhospitalar.

2. TCNICO DE ENFERMAGEM EM EMERGNCIAS MDICAS

Profissional titular do certificado ou diploma de Tcnico de Enfermagem, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdio. Exerce atividades auxiliares, de nvel tcnico, sendo habilitado para o atendimento Pr-Hospitalar Mvel, integrando sua equipe, conforme os termos desta Portaria. Alm da interveno conservadora no atendimento do paciente, habilitado a realizar procedimentos a ele delegados, sob superviso do profissional Enfermeiro, dentro do mbito de sua qualificao profissional.

3. AUXILIAR DE ENFERMAGEM EM EMERGNCIAS MDICAS

Profissional titular do certificado de Auxiliar de Enfermagem com especializao em urgncias, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdio. Exerce atividades auxiliares bsicas, de nvel mdio, habilitado a realizar procedimentos a ele delegados, sob superviso do profissional Enfermeiro, dentro do mbito de sua qualificao profissional e conforme os termos desta Portaria.

4. MDICO Profissional de nvel superior, habilitado ao exerccio da medicina pr-hospitalar, atuando nas reas de regulao mdica, suporte avanado de vida, em todos os cenrios de atuao do pr-hospitalar e nas ambulncias, assim como na gerncia do sistema, habilitado conforme os termos desta Portaria.

PERFIL PROFISSIONAL E COMPETNCIAS

A ) PROFISSIONAIS NO ORIUNDOS DA REA DA SADE 1. TELEFONISTA AUXILIAR DE REGULAO

Requisitos gerais:

- maior de dezoito anos;

- disposio pessoal para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- capacidade de manter sigilo profissional;

- capacidade de trabalhar em equipe.

Escolaridade: ensino fundamental

Competncias:

- atender solicitaes telefnicas da populao;

- anotar informaes colhidas do solicitante, segundo questionrio prprio;

- prestar informaes gerais ao solicitante;

- estabelecer contato radiofnico com ambulncias e/ou veculos de atendimento prhospitalar;

- estabelecer contato com hospitais e servios de sade de referncia a fim de colher dados e trocar informaes;

- anotar dados e preencher planilhas e formulrios especficos do servio;

- obedecer aos protocolos de servio;

- atender s determinaes do mdico regulador.

2. RDIO-OPERADOR

Requisitos gerais:

- maior de dezoito anos;

- disposio pessoal para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- disponibilidade para recertificao peridica;

- capacidade de trabalhar em equipe.

Escolaridade: Ensino Fundamental

Competncias:

- operar o sistema de radiocomunicao e telefonia nas Centrais de Regulao;

- exercer o controle operacional da frota de veculos do sistema de atendimento pr-hospitalar mvel;

- manter a equipe de regulao atualizada a respeito da situao operacional de cada veculo da frota;

- conhecer a malha viria e as principais vias de acesso de todo o territrio abrangido pelo servio de atendimento pr-hospitalar mvel.

3. CONDUTOR DE VECULOS DE URGNCIA

Requisitos gerais:

- maior de vinte e um anos;

- disposio pessoal para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- habilitao profissional como motorista de veculos de transporte de pacientes, de acordo com a legislao em vigor (Cdigo Nacional de Trnsito);

- capacidade de trabalhar em equipe;

- noes de biossegurana;

- capacitao em direo defensiva.

Escolaridade: Ensino fundamental

Competncias:

- conduzir veculo de urgncia destinadas ao atendimento e transporte de pacientes;

- conhecer integralmente o veculo e seus equipamentos,

- realizar manuteno bsica do veculo;

- estabelecer contato radiofnico (ou telefnico) com a central de regulao mdica e seguir suas orientaes;

- conhecer a malha viria local;

- conhecer a localizao de todos os estabelecimentos de sade integrados ao sistema assistencial local.

4. PROFISSIONAIS RESPONSVEIS PELA SEGURANA

Requisitos gerais:

- maior de dezoito anos;

- disposio pessoal e capacidade fsica e mental para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- capacitao especfica por meio dos Ncleos de Educao em Urgncias, conforme contedo estabelecido por esta portaria;

- capacidade de trabalhar em equipe;

- disponibilidade para recertificao peridica.

Escolaridade: Ensino Mdio

Competncias:

- comunicar imediatamente a existncia da ocorrncia central reguladora;

- avaliar a cena do evento, identificando as circunstncias da ocorrncia e reportando-as ao mdico regulador ou equipe de sade por ele designada;

- identificar e gerenciar situaes de risco na cena do acidente, estabelecer a segurana da rea de operao e orientar a movimentao da equipe de sade;

- realizar manobras de suporte bsico de vida sob orientao do mdico regulador;

- remover as vtimas para local seguro onde possa receber o atendimento da equipe de sade;

- estabilizar veculos acidentados;

- realizar manobras de desencarceramento e extrao manual ou com emprego de equipamentos prprios;

- avaliar as condies da vtima, observando e comunicando ao mdico regulador as condies de respirao, pulso e conscincia;

- transmitir, via rdio, ao mdico regulador, a correta descrio da vtima e da cena;

- conhecer as tcnicas de transporte do paciente traumatizado;

- manter vias areas prveas com manobras manuais e no invasivas, administrar oxignio e realizar ventilao artificial;

- realizar circulao artificial pela tcnica de compresso torcica externa;

- controlar sangramento externo por presso direta, elevao do membro e ponto de presso, utilizando curativos e bandagens;

- mobilizar e remover pacientes com proteo da coluna vertebral, utilizando pranchas e outros equipamentos de imobilizao e transporte;

- aplicar curativos e bandagens;

- imobilizar fraturas, utilizando os equipamentos disponveis em seus veculos;

- dar assistncia ao parto normal em perodo expulsivo e realizar manobras bsicas ao recm nato e parturiente;

- prestar primeiro atendimento intoxicaes, sob orientao do mdico regulador;

- conhecer e saber operar todos os equipamentos e materiais pertencentes ao veculo de atendimento;

- conhecer e usar os equipamentos de bioproteo individual;

- preencher os formulrios e registros obrigatrios do sistema de ateno s urgncia e do servio;

- manter-se em contato com a Central de Regulao Mdica, repassando os informes sobre a situao da cena e do paciente ao mdico regulador, para deciso e monitoramento do atendimento pelo mesmo;

- repassar as informaes do atendimento equipe de sade designada pelo mdico regulador para atuar no local do evento.

5. PROFISSIONAIS BOMBEIROS MILITARES

Requisitos gerais:

- Maior de dezoito anos;

- Disposio pessoal e capacidade fsica e mental para a atividade;

- Equilbrio emocional e autocontrole;

- Disposio para cumprir aes orientadas;

- Capacitao especfica por meio dos Centros Pblicos de Capacitao, conforme contedo estabelecido por esta portaria;

- Capacidade de trabalhar em equipe;

- Disponibilidade para recertificao peridica.

Escolaridade: Ensino mdio

Competncias:

- Comunicar imediatamente a existncia de ocorrncia com potencial de vtimas ou demandas de sade central reguladora;

- Avaliar a cena do evento, identificando as circunstncias da ocorrncia e reportando-as ao mdico regulador ou equipe de sade por ele designada;

- Identificar e gerenciar situaes de risco na cena do acidente, estabelecer a rea de operao e orientar a movimentao da equipe de sade;

- Realizar manobras de suporte bsico de vida, sob orientao do mdico regulador;

- Obter acesso e remover a/s vtima/s para local seguro onde possam receber o atendimento adequado pela equipe de sade e se solicitado pela mesma ou designado pelo mdico regulador, transportar as vtimas ao servio de sade determinado pela regulao mdica;

- Estabilizar veculos acidentados;

- Realizar manobras de desencarceramento e extrao manual ou com emprego de equipamentos especializados de bombeiro;

- Avaliar as condies da vtima, identificando e informando ao mdico regulador as condies de respirao, pulso e conscincia, assim como uma descrio geral da sua situao e das circunstncias da ocorrncia, incluindo informaes de testemunhas;

- Transmitir, ao mdico regulador, a correta descrio da cena da urgncia e do paciente;

- Conhecer as tcnicas de transporte do paciente traumatizado;

- Manter vias areas prveas com manobras manuais e no invasivas, administrar oxignio e realizar ventilao artificial;

- Realizar circulao artificial por meio da tcnica de compresso torcica externa;

- Controlar sangramento externo, por presso direta, elevao do membro e ponto de presso, utilizando curativos e bandagens;

- Mobilizar e remover pacientes com proteo da coluna vertebral, utilizando colares cervicais, pranchas e outros equipamentos de imobilizao e transporte;

- Aplicar curativos e bandagens;

- Imobilizar fraturas utilizando os equipamentos disponveis;

- Prestar o primeiro atendimento intoxicaes, de acordo com protocolos acordados ou por orientao do mdico regulador;

- Dar assistncia ao parto normal em perodo expulsivo e realizar manobras bsicas ao recm nato e parturiente;

- Manter-se em contato com a central de regulao mdica repassando os informes iniciais e subsequentes sobre a situao da cena e do(s) paciente(s) para deciso e monitoramento do atendimento pelo mdico regulador;

- Conhecer e saber operar todos os equipamentos e materiais pertencentes a veculo de atendimento;

- Repassar as informaes do atendimento equipe de sade designada pelo mdico regulador para atuar no local do evento;

- Conhecer e usar equipamentos de bioproteo individual;

- Preencher os formulrios e registros obrigatrios do sistema de ateno s urgncias e do servio;

- Realizar triagem de mltiplas vtimas, quando necessrio ou quando solicitado pela equipe de sade;

- Participar dos programas de treinamento e educao continuada, conforme os termos desta Portaria.

B. PROFISSIONAIS DA SADE:

6. ENFERMEIRO

Requisitos gerais:

- disposio pessoal para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- capacidade fsica e mental para a atividade;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- experincia profissional prvia em servio de sade voltado ao atendimento de urgncias e emergncias;

- iniciativa e facilidade de comunicao;

- condicionamento fsico para trabalhar em unidades mveis;

- capacidade de trabalhar em equipe;

- disponibilidade para recertificao peridica.

Escolaridade: Curso superior com registro profissional em rgo de classe respectivo.

Competncias:

- supervisionar e avaliar as aes de enfermagem da equipe no Atendimento Pr-Hospitalar Mvel;

- executar prescries mdicas por telemedicina;

- prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade tcnica a pacientes graves e com risco de vida, que exijam conhecimentos cientficos adequados e capacidade de tomar decises imediatas;

- prestar a assistncia de enfermagem gestante, a parturiente e ao recm nato;

- realizar partos sem distcia;

- participar nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de sade em urgncias, particularmente nos programas de educao continuada;

- fazer controle de qualidade do servio nos aspectos inerentes sua profisso;

- subsidiar os responsveis pelo desenvolvimento de recursos humanos para as necessidades de educao continuada da equipe;

- obedecer a Lei do Exerccio Profissional e o Cdigo de tica de Enfermagem;

- conhecer equipamentos e realizar manobras de extrao manual de vtimas.

7.TCNICO DE ENFERMAGEM EM EMERGNCIAS MDICAS

Requisitos gerais:

- maior de dezoito anos;

- disposio pessoal para a atividade;

- capacidade fsica e mental para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- disponibilidade para recertificao peridica;

- experincia profissional prvia em servio de sade voltado ao atendimento de urgncias e emergncias;

- capacidade de trabalhar em equipe.

Escolaridade: Ensino Mdio completo e curso regular de tcnico de enfermagem

Competncias:

- assistir ao enfermeiro no planejamento, programao, orientao e superviso das atividades de assistncia de enfermagem;

- prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob superviso direta ou distncia do profissional enfermeiro;

- participar de programas de treinamento e aprimoramento profissional especialmente em urgncias/emergncias;

- realizar manobras de extrao manual de vtimas.

8. AUXILIAR DE ENFERMAGEM EM EMERGNCIAS MDICAS

Requisitos gerais:

- maior de dezoito anos;

- disposio pessoal para a atividade;

capacidade fsica e mental para a atividade;

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

- disponibilidade para recertificao peridica;

- experincia profissional prvia em servio de sade voltado ao atendimento de urgncias e emergncias;

- capacidade de trabalhar em equipe.

Escolaridade: Ensino Mdio completo e curso regular de Auxiliar de enfermagem e curso de especializao de nvel mdio em urgncias, com registro profissional competente.

Competncias:

- auxiliar o enfermeiro na assistncia de enfermagem;

- prestar cuidados de enfermagem a pacientes sob superviso direta ou distncia do profissional enfermeiro;

- observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nvel de sua qualificao;

- ministrar medicamentos por via oral e parenteral mediante prescrio do mdico regulador por telemedicina;

- fazer curativos;

- prestar cuidados de conforto ao paciente e zelar por sua segurana;

- realizar manobras de extrao manual de vtimas.

8. MDICO

Requisitos gerais:

- equilbrio emocional e autocontrole;

- disposio para cumprir aes orientadas;

capacidade fsica e mental para a atividade;

- iniciativa e facilidade de comunicao;

- destreza manual e fsica para trabalhar em unidades mveis;

- disponibilidade para recertificao peridica;

- capacidade de trabalhar em equipe.

Escolaridade: Curso superior com registro profissional em rgo de classe respectivo.

Competncias:

- exercer a regulao mdica do sistema;

- conhecer a rede de servios da regio;

- manter uma viso global e permanentemente atualizada dos meios disponveis para o atendimento pr-hospitalar e das portas de urgncia, checando periodicamente sua capacidade operacional;

- recepo dos chamados de auxlio, anlise da demanda, classificao em prioridades de atendimento, seleo de meios para atendimento (melhor resposta), acompanhamento do atendimento local, determinao do local de destino do paciente, orientao telefnica;

- manter contato dirio com os servios mdicos de emergncia integrados ao sistema;

- prestar assistncia direta aos pacientes nas ambulncias, quando indicado, realizando os atos mdicos possveis e necessrio ao nvel pr-hospitalar;

- exercer o controle operacional da equipe assistencial;

- fazer controle de qualidade do servio nos aspectos inerentes sua profisso;

- avaliar o desempenho da equipe e subsidiar os responsveis pelo programa de educao continuada do servio ;

- obedecer s normas tcnicas vigentes no servio;

- preencher os documentos inerentes atividade do mdico regulador e de assistncia prhospitalar;

- garantir a continuidade da ateno mdica ao paciente grave, at a sua recepo por outro mdico nos servios de urgncia;

- obedecer ao cdigo de tica mdica.

II DEFINIO DOS VECULOS DE ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR

1.1- AMBULNCIAS

Define-se ambulncia como um veculo (terrestre, areo ou hidrovirio) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos.

As dimenses e outras especificaes do veculo terrestre devero obedecer s normas da ABNT NBR 14561/2000, de julho de 2000.

As ambulncias so classificadas em :

TIPO A Ambulncia de Transporte: veculo destinado ao transporte em decbito horizontal de pacientes que no apresentam risco de vida, para remoes simples e de carter eletivo.

TIPO B Ambulncia de Suporte Bsico: veculo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pr-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, no classificado com potencial de necessitar de interveno mdica no local e/ou durante transporte at o servio de destino.

Quando utilizado no atendimento pr-hospitalar de vtimas de acidentes, dever conter todos os materiais e equipamentos necessrios a imobilizao de pacientes.

TIPO C - Ambulncia de Resgate: veculo de atendimento de emergncias pr-hospitalares de pacientes vtimas de acidentes ou pacientes em locais de difcil acesso, com equipamentos especficos de imobilizao e suporte bsico, alm de equipamentos de salvamento (terrestre, aqutico e em alturas). Essas ambulncias mistas devero ter uma configurao que garanta um salo de atendimento s vtimas de no mnimo 8m, alm do compartimento isolado para a guarda de equipamentos de salvamento.

OBS.: Os servios de atendimento pr-hospitalar que utilizarem somente veculos do tipo B para atendimento de acidentados ou de pacientes em local de difcil acesso, devero possuir um outro veculo contendo todo material mnimo necessrio para a realizao de resgate terrestre, aqutico e em altura.

TIPO D Ambulncia de Suporte Avanado: veculo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergncias pr-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados mdicos intensivos. Deve contar com os equipamentos mdicos necessrios para esta funo.

TIPO E Aeronave de Transporte Mdico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para aes de resgate, dotada de equipamentos mdicos homologados pelo Departamento de Aviao Civil - DAC.

TIPO F - Nave de Transporte Mdico: veculo motorizado hidrovirio, destinado ao transporte por via martima ou fluvial. Deve possuir os equipamentos mdicos necessrios ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.

1.2 - VECULOS DE INTERVENO RPIDA (tambm chamados de veculos leves, veculos rpidos ou veculos de ligao mdica):

Para transporte de mdicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avanado de vida nas ambulncias do Tipo A, B, C e F

1.3 - OUTROS VECULOS:

Veculos habituais adaptados para transporte de pacientes de baixo risco, sentados (ex. pacientes crnicos) que no se caracterizem como veculos tipo lotao (nibus, peruas, etc.). Este transporte s pode ser realizado com anuncia mdica.

III DEFINIO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DAS AMBULNCIAS

As ambulncias devero dispor, no mnimo, dos seguintes materiais e equipamentos ou similares com eficcia equivalente:

2.1 - Ambulncia de Transporte (Tipo A): sinalizador ptico e acstico; equipamento de rdiocomunicao em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxignio medicinal.

2.2 - Ambulncia de Suporte Bsico (Tipo B): sinalizador ptico e acstico; equipamento de rdio-comunicao fixo e mvel; maca articulada e com rodas; suporte para soro; instalao de rede de oxignio com cilindro, vlvula, manmetro em local de fcil visualizao e rgua com dupla sada; oxignio com rgua tripla (a- alimentao do respirador; b- fluxmetro e umidificador de oxignio e c - aspirador tipo Venturi); manmetro e fluxmetro com mscara e chicote para oxigenao; cilindro de oxignio porttil com vlvula; maleta de emergncia contendo: estetoscpio adulto e infantil; ressuscitador manual adulto/infantil, cnulas orofarngeas de tamanhos variados; luvas descartveis; tesoura reta com ponta romba; esparadrapo; esfigmomanmetro adulto/infantil; ataduras de 15 cm; compressas cirrgicas estreis; pacotes de gaze estril; protetores para queimados ou eviscerados; cateteres para oxigenao e aspirao de vrios tamanhos; maleta de parto contendo: luvas cirrgicas; clamps umbilicais; estilete estril para corte do cordo; saco plstico para placenta; cobertor; compressas cirrgicas e gazes estreis; braceletes de identificao. Os veculos que atuam no atendimento de acidentados e os veculos de suporte bsico misto devero conter tambm os seguintes equipamentos: prancha curta e longa para imobilizao de coluna; talas para imobilizao de membros e conjunto de colares cervicais; colete imobilizador dorsal; frascos de soro fisiolgico e ringer lactato; bandagens triangulares; cobertores; coletes refletivos para a tripulao; lanterna de mo; culos, mscaras e aventais de proteo; material mnimo para salvamento terrestre, aqutico e em alturas; maleta de ferramentas e extintor de p qumico seco de 0,8 Kg; fitas e cones sinalizadores para isolamento de reas. Maletas com medicaes a serem definidas em protocolos, pelos servios.

2.3 Ambulncia de Resgate (suporte bsico mista) (Tipo C): sinalizador ptico e acstico; equipamento de rdio-comunicao fixo e mvel; maca articulada e com rodas; suporte para soro; instalao de rede de oxignio com cilindro, vlvula, manmetro em local de fcil

visualizao e rgua com dupla sada; oxignio com rgua tripla (a- alimentao do respirador; b- fluxmetro e umidificador de oxignio e c - aspirador tipo Venturi); manmetro e fluxmetro com mscara e chicote para oxigenao; cilindro de oxignio porttil com vlvula; maleta de emergncia contendo: estetoscpio adulto e infantil; ressuscitador manual adulto/infantil, cnulas oro-farngeas de tamanhos variados; luvas descartveis; tesoura reta com ponta romba; esparadrapo; esfigmomanmetro adulto/infantil; ataduras de 15 cm; compressas cirrgicas estreis; pacotes de gaze estril; protetores para queimados ou eviscerados; cateteres para oxigenao e aspirao de vrios tamanhos; maleta de parto contendo: luvas cirrgicas; clamps umbilicais; estilete estril para corte do cordo; saco plstico para placenta; cobertor; compressas cirrgicas e gazes estreis; braceletes de identificao; prancha curta e longa para imobilizao de coluna; talas para imobilizao de membros e conjunto de colares cervicais; colete imobilizador dorsal; frascos de soro fisiolgico (e ringer lactato excluir); bandagens triangulares; cobertores; coletes refletivos para a tripulao; lanterna de mo; culos, mscaras e aventais de proteo; material mnimo para salvamento terrestre, aqutico e em alturas; maleta de ferramentas e extintor de p qumico seco de 0,8 Kg; fitas e cones sinalizadores para isolamento de reas.

2.4 - Ambulncia de Suporte Avanado (Tipo D): sinalizador ptico e acstico; equipamento de rdio-comunicao fixo e mvel; maca com rodas e articulada; dois suportes de soro; cadeira de rodas dobrvel; instalao de rede porttil de oxignio como descrito no item anterior ( obrigatrio que a quantidade de oxignio permita ventilao mecnica por no mnimo duas horas); respirador mecnico de transporte; oxmetro no-invasivo porttil; monitor cardioversor com bateria e instalao eltrica disponvel (em caso de frota dever haver disponibilidade de um monitor cardioversor com marca-passo externo no-invasivo); bomba de infuso com bateria e equipo; maleta de vias areas contendo: mscaras larngeas e cnulas endotraqueais de vrios tamanhos; cateteres de aspirao; adaptadores para cnulas; cateteres nasais; seringa de 20ml; ressuscitador manual adulto/infantil com reservatrio; sondas para aspirao traqueal de vrios tamanhos; luvas de procedimentos; mscara para ressuscitador adulto/infantil; lidocana gelia e spray ; cadaros para fixao de cnula; laringoscpio infantil/adulto com conjunto de lminas; estetoscpio; esfigmomanmetro adulto/infantil; cnulas oro-farngeas adulto/infantil; fios-guia para intubao; pina de Magyll; bisturi descartvel; cnulas para traqueostomia; material para cricotiroidostomia; conjunto de drenagem torcica; maleta de acesso venoso contendo: tala para fixao de brao; luvas estreis; recipiente de algodo com anti-sptico; pacotes de gaze estril; esparadrapo; material para puno de vrios tamanhos incluindo agulhas metlicas, plsticas e agulhas especiais para puno ssea; garrote; equipos de macro e microgotas; cateteres especficos para disseco de veias, tamanho adulto/infantil; tesoura, pina de Kocher; cortadores de soro; lminas de bisturi; seringas de vrios tamanhos; torneiras de 3 vias; equipo de infuso de 3 vias; frascos de soro fisiolgico, ringer lactato e soro glicosado; caixa completa de pequena cirurgia; maleta de parto como descrito nos itens anteriores; sondas vesicais; coletores de urina; protetores para eviscerados ou queimados; esptulas de madeira; sondas nasogstricas; eletrodos descartveis; equipos para drogas fotossensveis; equipo para bombas de infuso; circuito de respirador estril de reserva; equipamentos de proteo equipe de atendimento: culos, mscaras e aventais; cobertor ou filme metlico para conservao do calor do corpo;

campo cirrgico fenestrado; almotolias com anti-sptico; conjunto de colares cervicais; prancha longa para imobilizao da coluna. Nos casos de frota, em que existe demanda para transporte de paciente neonatal dever haver pelo menos uma Incubadora de transporte de recm-nascido com bateria e ligao tomada do veculo (12 volts). A incubadora deve estar apoiada sobre carros com rodas devidamente fixadas quando dentro da ambulncia; respirador e equipamentos adequados para recm natos.

2.4 - Aeronave de Transporte Mdico (Tipo E): dever conter os mesmos equipamentos descritos para as ambulncias de suporte avanado, tanto adulto como infantil, homologados pelos rgos competentes.

2.5 - Nave de Transporte (Tipo F): poder ser equipada como descrito nas ambulncias de classes A,B, ou D, dependendo da finalidade de emprego.

2.6 Unidade de Transporte Neonatal, considerada como de suporte avanado vida neonatal, ser definida em ato de regulamentao complementar.

III DEFINIO DOS MEDICAMENTOS DAS AMBULNCIAS

3.1 - Medicamentos obrigatrios que devero constar em toda ambulncia de suporte avanado, aeronaves e naves de transporte mdico (Classes D, E e F).

Lidocana sem vasoconstritor; adrenalina, epinefrina, atropina; dopamina; aminofilina; dobutamina; hidrocortisona; glicose 50%;

Soros: glicosado 5%; fisiolgico 0,9%; ringer lactato

Psicotrpicos: hidantona; meperidina; diazepan; midazolan;

Medicamentos para analgesia e anestesia: Fentanil, ketalar, quelecin

Outros: gua destilada; metoclopramida; dipirona; hioscina; dinitrato de isossorbitol; furosemide; amiodarona; lanatosideo C.

4 TRIPULAO: todos os profissionais devero ter capacitao especfica para a funo com certificao emitida pelo Ncleo de Educao em Urgncias.

4.1. Ambulncia do tipo A: 2 profissionais, sendo um o motorista e o outro um Tcnico ou Auxiliar de enfermagem.

4.2. Ambulncia do tipo B: 2 profissionais, sendo um o motorista e um tcnico ou auxiliar de enfermagem.

4.3. Ambulncia do tipo C: 3 profissionais militares, policiais rodovirios, bombeiros militares, e outros profissionais reconhecidos pelo gestor pblico, sendo um motorista e os outros dois profissionais com capacitao e certificao em suporte bsico de vida e salvamento

4.4. Ambulncia do tipo D: 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um mdico.

4.5. Aeronaves e embarcaes: alm do piloto ou condutor da embarcao devem ter mdico e enfermeiro.

IV - NORMAS PARA O TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR complementar.

objeto de ato de regulamentao

V - DEFINIO DO CONTEDO CURRICULAR DOS TRABALHADORES DO PR-HOSPITALAR MVEL objeto de ato de regulamentao complementar

Imagens - http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ii

http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2001/GM/anexoii-GM-814.htm

Vous aimerez peut-être aussi