Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO SUL DO ONTRIO

Segunda -Feira,16 de Janeiro 2012 | Ano II N.83 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

Naufrgio na Toscnia
pg 17

Aldeia Olmpica d nova face cidade

DISTRIBUIO GRATUITA

8e9

fez lembrar Titanic A Igreja de Santa Maria vai fazendo Histria...

Foi a primeira Igreja dos Portugueses nesta parte do Mundo. Hoje entrou no futuro com maior pgs 6 e 7 dinmica e mais entusiasmo talvez.

Liberais elegem novo Presidente


O Partido esteve, no fimde-semana, em Conveno. Otava foi o local escolhido para a reunio que, no fim, elegeu um novo Presidente e traou linhas de orientao para o futuro. Linhas de orientao que agora vo comear a ser estudadas e implementadas. Falase que o Partido pretende olhar o futuro de uma outra forma.

pg 21

Tornamos Sonhos em Realidade ...


Ajudamo-lo a escolher melhor a forma de comprar e pagar a sua casa. Se aplicar bem as suas poupanas o seu dinheiro ira trabalhar para si

Ontem, em Braga, o Sporting foi derrotado por 2-1 pelo Sporting de Braga, que lhe roubou o terceiro lugar. O Braga subiu, assim, ao pdio. 13 Mike Crawley, o novo Presidente do partido, saudado por Sheila Copps, que foi a segunda classificada.

Sporting v Campeonato por um canudo...

Especialista em Seguros e Investimentos

Protegemos o presente com destino ao futuro

2 . Nossa Gente As Primrias e a escolha


Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com

Bom senso precisa-se!


De Lisboa chega-nos a indicao de que a actual situao social se pode tornar explosiva. H muitos sinais dessa possibilidade. Muitos motivos, tambm. O chavo de que Portugal um pas de brandos costumes j conheceu melhores dias. Navegando na mesma onda de reciocnio, o Dirio de Notcias, de Lisboa, dizia que exactamente por tudo isso que o Governo est a avanar com cuidado no acordo de concertao social, cuja assinatura est prevista para as prximas horas. Acentua, ainda, aquele jornal, que o papel dos sindicatos, e dos seus atuais lderes, tem sido determinante para manter sob controlo os muitos protestos contra a austeridade. O ministro da Economia, por exemplo, parece ter estado ocupado, no fim de semana, a negociar um entendimento com os parceiros sociais. J adiou o acordo final por duas ocasies. J recuou em absoluto sobre a meia hora a mais de trabalho nos privados. Sobretudo ao perceber que os sindicatos seriam intransigentes perante essa imposio em concreto, e sobre a eficcia da qual os prprios patres tambm tinham muitas dvidas. S que Santos Pereira ter de dar algo em troca... troika e precisa do OK ao corte nos dias de frias. Mas mesmo que obtenha o apoio da UGT, h quem esteja convencido de que no dever conseguir calar a CGTP em transio de um lder mais conciliador, Carvalho da Silva, para algum que vir da ala mais conservadora do PCP. S que... todos vo sabendo que muito dificilmente o Governo evitar novas medidas de austeridade - talvez mais subsdios nos privados face derrapagem oramental e recesso econmica.

16 Janeiro 2012

Como tinha prometido na coluna anterior, irei falar periodicamente sobre os trs temas que, este ano, vo interessar. Comeo, hoje, a falar das primarias do partido republicano. As primrias esto a desenrolar-se, agora vao passar a tornar-se interessantes pois em breve vamos falar do estado da Florida. Este Estado mesmo muito importante, no s para se saber qual o melhor dos candidatos, mas porque falamos de um Estado que representa 29 votos no colegio eleitoral dos EUA. S atras do Estado da California e do Texas. Por agora quem vai frente Mitt Romney. Tudo indica que essa vantagem ira manter-se, pois ao nivel nacional isso transmitido, sendo ele o favorito para disputar a eleio geral com Barack Obama. O debate lentamente vai-se tornando interessante: Newt Gingrich, Jon Huntsman, Ron Paul, Rick Perry, Mitt Romney, Rick Santorum, so todos os candidatos que esto na corrida. Todos eles so republicanos, nem todos so conservadores ao mesmo nivel, mas todos eles representam o oposto de Barack Obama. Esta eleio fundamental, apesar de muitas pessoas se aperceberem, o mundo est a prestar ateno, a economia est atenta e os estudiosos esto atentos. Mas deixo aos leitores uma nota: prestem ateno ao candidato Ron Paul. Voltaremos a falar sobre isto. ATE PARA A SEMANA

Este cenrio propcio agitao social e ao crime. Percebeu isso o Executivo, que desde setembro se tem precavido. Os ministrios ligados segurana foram os que perderam menos no oramento. Agora a prpria procuradora-geral distrital de Lisboa que faz novo alerta: o aumento da criminalidade violenta, com o grau de agressividade desajustado do objeto do crime, est a comear a tornar-se assustador. Tudo visto, o controlo de todos os sinais de alarme fundamental quando se atingem os limites. A preocupao boa conselheira. Esperemos que seja suficiente. E que haja sobretudo bom senso.

Cambios

1.3212243 1.3412243 1.3412243 1.2572243 13/01/2012

1.034.2 1.0412 1.0022 0.9952

Clubes e Associaes
AMOR DA PTRIA Sbado, 21 de Janeiro, Abertura e Apresentao da nova Direco. Animao a cargo de Tony Silveira Band. 4 de Fevereiro, 41. Aniversrio, com The Ritz Musical Group. Os nossos eventos so todos com jantar, servido pelas 19:00 horas e para mais informaes podem contactar 905-274-9488 ou 416-5352696, e todos os eventos sero na Casa dos Aores. ARSENAL DO MINHO Sbado, 11 de Fevereiro, Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio, com jantar maneira Minhota, no salo da Local 183. Presenas de Rosa Maria e Manuel da Silva, Ponte da Barca, e Ricardo Jorge, P. Ferreira, e Henrique do Lindoso, vindo de Frana. Todos os Tocadores de Concertina da Comunidade, incluindo uma Jovem Revelao Luso-Canadiano, sero chamados a actuar. Podem levantar os bilhetes na sede do Arsenal. Informaes pelos telefs. 416)618-9443, (416)9372395. ASAS DO ATLNTICO Sbado, 21 de Janeiro, Baile do Scio e Patrocinador. Incio s 7.00 da noite. Actuao do cantor Luiz Bonanza. CASA DO ALENTEJO Sbado, dia 21, Salo Nobre, Matana do Porco, apresentada pela Irmandade do Esprito Santo. Jantar com iguarias tradicionais e Baile com o Conjunto Alem Mar - Para mais informaes contactar Jos Gomes (416) 676 3222 ou Joe Ferreira 416 889 3334. Sbado, dia 28, Salo Azul, HOMENAGEM AO FADO PATRIMNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE E RECONHECIMENTO AOS TALENTOSOS /FADISTAS LOCAIS . Participao (j garantida) de Paulo Filipe, Soraya Mejdoubi, Armando Costa (Rilhas), Crmen Moscatel, Nancy Costa, Luciana Machado, Sandra Silva, Joo Catalarana, Sara Tavares, Manuel Silva, Lidia Sousa, Floriano e alguns outros ainda a confirmar. Acompanhados por Manuel Moscatel, Valdemar Mejdoubi e Srgio Santos e ainda servio de jantar tpico com: Chourio assado, caldo verde, bacalhau assado com batatas a murro, arroz doce e ainda o tradicional cacau quentinho meia-noite. Faa j as suas reservas junto ao bar da Casa do Alentejo , ou telefonando para 416 537 7766 CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 21 de Janeiro, baile do Socio, com o conjunto Jovem Imperio. Sbado, 11 de Fevereiro, jantar dos Namorados, com a famosa artista Agata e Sergio Rossi vindos de Portugal. Faa a sua reserva com antecedncia. COMISSO DE FESTAS DE NOSSA SENHORA DA LUZ Sbado, 21 de Janeiro, Festa do 18. aniversrio, com jantar e baile, com a actuao do

Envie-nos a sua lista de eventos semanais


conjunto Tropical 2000. Haver bolo comemorativo e champanhe para todos. Informaes, Jos Manuel, 416 457 2196, Jos Avelino Cunha, 416 653 1297, ou David Miranda, 416 588 4506. CASA DAS BEIRAS - Sbado, 28 de Janeiro: 11 Aniversrio, com incio s 19h00. Informaes: 647-261-7155 OS AMIGOS DE SANTA BRBARA - Sbado, 21 de Janeiro, convvio com os amigos de Santa Barbara, no salo paroquial da igreja de Nossa Senhora de Ftima em Brampton, s 19h00. Informaes: 905453-2808 ou 416-455-2800. FESTA DAS AMIGAS - Sbado, 21 de Janeiro, Festa das Amigas no salo da Local 183. As portas abrem s 17h00. Animao por Fernando Correia Marques vindo de Portugal, Mrio Marinho e Unique Touch. Reservas: Maria Andrade: 416-536-5036 ou Betsy Andrade: 647-308-5036. FIRST PORTUGUESE - Sbado, 28 de Janeiro, Festa das Amigas. Jantar e entretenimento com o DJ Eduardo Ferreira, s 19h00. ORFEO STELLA MARIS Domingo, 29 de Janeiro, Assembleia Geral Extraordinria, no Humber College, cottage H, sala 105, s 16h00. Apresentao, discusso, votao e posterior aprovao do relatrio e contas do ano 2010/2011. SPORT CLUBE LUSITNIA - Sbado, 28 de Janeiro, tradicional matana do porco. Espectculo de Jos Ficher, actuao do grupo Folclore do S.C.L, Alma da Terceira e Ranchinho porta. SPORTING C PORTUGUS DE TORONTO - Sbado, 21 de Janeiro, Noite de concertinas com petiscos.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

16 Janeiro 2012 EDITORIAL

Material editorial . 3
Social, entre os 570 milhes de euros de prestaes sociais pagas indevidamente esto verbas atribudas, nomeadamente, como subsdio de desemprego e Rendimento Social de Insero, valores que em alguns casos esto por regularizar desde 2004. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado, os beneficirios em causa j foram notificados em determinado momento, no tendo ainda devolvido as verbas recebidas. Caso no respondam agora, a Segurana Social pode deduzir um valor nas prestaes que eventualmente recebam, ou avana para a cobrana coerciva. um facto que no deixa de ser uma boa medida, mas agora pergunto: o Oliveira e Costa, Dias Loureiro e todos os (suspeitos) criminosos do BPN j devolveram o que roubaram, assim como os polticos que se aproveitaram do errio pblico j foi algum detido e obrigado a devolver o dinheiro? Ento e o caso da verdadeira vergonha do Isaltino Morais, que goza com a justia deste pas? Como que o Governo quer que algum lhe d alguma credibilidade enquanto se continua a verificar que isto uma democracia de interesses? Como se no bastasse esta impunidade, arrepia-me a linguagem utilizada. que o termo usado pagamento de prestaes indevidas e a nica forma de socialmente se aceitar aquilo que o ministro pede se as respetivas prestaes tivessem sido pagas sob falsas declaraes, ou seja, se o Estado tivesse sido vtima de fraude. Ora em nenhum momento a linguagem usada alude a isso e 117 mil notificaes tambm parece um nmero demasiado grande para estarmos a falar de vigarices conscientes. Vou usar o principio da presuno da inocncia e assumir que, quando o Estado diz que pagou indevidamente, o contribuinte no tem culpa daquele no ter feito bem o trabalho de casa. O que nos leva seguinte constatao: este Governo est a inquirir 117 mil contribuintes (provavelmente pessoas pouco abonadas) para pagarem de repente voluntariamente uma mdia de 4900 euros (cerca de CA$ 6.362) cada um, por prestaes que estes se calhar at pensavam que lhes eram devidas, j que as recebiam. triste constatar que Portugal esteve sempre a saque com total impunidade. O PSD/PS foram os partidos que mais tempo estiveram no poder e o resultado est vista. O povo est saturado e a nica coisa que pedimos JUSTIA... igual para todos. A bem da Nao!

Boicote a Portugal?
O secretrio de Estado da Solidariedade e Segurana Social anunciou a semana passada que o Estado tem acumulado ao longo dos anos o pagamento de prestaes sociais pagas indevidamente isto , que no eram devidas e foram pagas de mais de 570 milhes de euros (o equivalente a mais de CA$ 740 milhes) que no conseguiu recuperar, adiantando que foram emitidas recentemente mais de 117 mil notificaes para que as pessoas reponham esse dinheiro. Marco Antnio Costa afirmou mesmo que a primeira das justias sociais obrigar quem recebeu indevidamente a devolver o dinheiro ao Estado, para que este o possa canalizar e entregar a quem precisa efetivamente. Quem foi notificado pela Segurana Social para devolver o valor recebido indevidamente tem agora 30 dias para regularizar a situao e dez para reclamar. Segundo a Secretaria de Estado da Solidariedade e Segurana

Fernando Cruz Gomes fgomes@rogers.com

Helder Freire Jornalista(Lisboa) Se dvidas ainda existissem sobre a natureza da crise do Euro e da zona Euro, os recentes cortes da agncia de notao financeira norte americana Standard & Poors, em catorze pases europeus, vieram salientar evidncia que o dlar est metido nisto. No somente uma crise das dvidas soberanas, mas uma luta fratricida pelo controlo da moeda padro, que estava aceleradamente a resvalar do dlar e do ouro, para o Euro, e isso os norte-americanos, no podiam permitir. Provavelmente, para a semana, o meu companheiro da pgina acima, que costuma analisar a realidade dos Estados Unidos, explicar istro melhor que eu. E, se eu tiver razo, ento a senhora Merkel e o senhor Sarkozy, esto metidos numa camisa de onze varas. Andaram mais de um ano a enganar os seus parceiros europeus, fazendo aprovar medidas decididas a dois, que ainda no deram em nada. Deixaram que a Grcia se afundasse na mais vil tristeza, ao ponto de os pais andarem a dar os filhos a instituies religiosas e outras, por no os poderem sustentar, o que significa a maior das degradaes humanas; permitiram que os juros que os pases da assistncia financeira, Grcia, Portugal e Irlanda, subissem loucamente e todos sabiam e sabem que esses pases no os podero pagar, sem sacrifcios inumanos pedidos aos seus cidados; agitaram todos os espantalhos de recesso e criaram mais recesso e pobreza em toda a Europa, sabe-se hoje, porque, at aqui essas duas locomotivas da Europa, acreditaram que a coisa no era com eles. Era sim. tambm com eles. Com eleies porta, Merkel e Sarkozy devem agora provar do seu prprio veneno, e j esto em pnico. Mas pode ser que esta investida da S&P, por conta da guerra do dlar, que j valorizou face ao Euro, dando assim uma enorme ajuda a Obama nas sondagens, com estas notcias, acabe por agitar as conscincias anestesiadas dos lderes europeus, que tm assistido, atnitos, s deliberaes do eixo franco/alemo e se apressado a cumprir sem refilar, a no ser o povo nas ruas em alguns pases ou nas redes sociais. Percebe-se agora que, das duas uma, ou a Europa d passos decisivos em frente, na via do federalismo, ou est condenada insolvncia e ao regresso s moedas nacionais. E no h muito tempo para resolver este assunto. A continuarem as coisas como esto, os principais responsveis pela situao, Alemanha e Frana, vero os seus lderes perderem as prximas eleies. E no ser por medidas de poltica interna que ambos iro recuperar da paulada que a S&P nos deu na cabea. Merkel e Sarkozy j no tm tempo para mudar o rumo das suas polticas internas, como forma de se manterem no poder em 2012. Resta-lhes, portanto, um brilharete no espetro europeu e esse, s poder ser feito na prxima cimeira onde tudo deve ficar decidido: o aumento substancial do FEEF, uma harmonizao fiscal europeia, uma poltica econmica e financeira que d Comisso poderes de fiscalizao prvia sobre os Oramentos de Estado, uma poltica comum de desenvolvimento, para criar emprego, e a garantia de que o BCE passar a poder emitir moeda e comprar a dvida soberana dos estados-membros. Tudo medidas que at hoje, Merkel recusou tomar e sobre as quais Sarkozy sempre se fechou em copas. Mas, agora, a tempestade desabou tambm sobre eles. E quem anda chuva molha-se!

Toma l, d c!
O secretrio de Estado da Solidariedade e Segurana Social anunciou a semana passada que o Estado tem acumulado ao longo dos anos o pagamento de prestaes sociais pagas indevidamente isto , que no eram devidas e foram pagas de mais de 570 milhes de euros (o equivalente a mais de CA$ 740 milhes) que no conseguiu recuperar, adiantando que foram emitidas recentemente mais de 117 mil notificaes para que as pessoas reponham esse dinheiro. Marco Antnio Costa afirmou mesmo que a primeira das justias sociais obrigar quem recebeu indevidamente a devolver o dinheiro ao Estado, para que este o possa canalizar e entregar a quem precisa efetivamente. Quem foi notificado pela Segurana Social para devolver o valor recebido indevidamente tem agora 30 dias para regularizar a situao e dez para reclamar. Segundo a Secretaria de Estado da Solidariedade e Segurana Social, entre os 570 milhes de euros de prestaes sociais pagas indevidamente esto verbas atribudas, nomeadamente, como subsdio de desemprego e Rendimento Social de Insero, valores que em alguns casos esto por regularizar desde 2004. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado, os beneficirios em causa j foram notificados em determinado momento, no tendo ainda devolvido as verbas recebidas. Caso no respondam agora, a Segurana Social pode deduzir um valor nas prestaes que eventualmente recebam, ou avana para a cobrana coerciva. um facto que no deixa de ser uma boa medida, mas agora pergunto: o Oliveira e Costa, Dias Loureiro e todos os (suspeitos) criminosos do BPN j devolveram o que roubaram, assim como os

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

polticos que se aproveitaram do errio pblico j foi algum detido e obrigado a devolver o dinheiro? Ento e o caso da verdadeira vergonha do Isaltino Morais, que goza com a justia deste pas? Como que o Governo quer que algum lhe d alguma credibilidade enquanto se continua a verificar que isto uma democracia de interesses? Como se no bastasse esta impunidade, arrepia-me a linguagem utilizada. que o termo usado pagamento de prestaes indevidas e a nica forma de socialmente se aceitar aquilo que o ministro pede se as respetivas prestaes tivessem sido pagas sob falsas declaraes, ou seja, se o Estado tivesse sido vtima de fraude. Ora em nenhum momento a linguagem usada alude a isso e 117 mil notificaes tambm parece um nmero demasiado grande para estarmos a falar de vigarices conscientes. Vou usar o principio da presuno da inocncia e assumir que, quando o Estado diz que pagou indevidamente, o contribuinte no tem culpa daquele no ter feito bem o trabalho de casa. O que nos leva seguinte constatao: este Governo est a inquirir 117 mil contribuintes (provavelmente pessoas pouco abonadas) para pagarem de repente voluntariamente uma mdia de 4900 euros (cerca de CA$ 6.362) cada um, por prestaes que estes se calhar at pensavam que lhes eram devidas, j que as recebiam. triste constatar que Portugal esteve sempre a saque com total impunidade. O PSD/PS foram os partidos que mais tempo estiveram no poder e o resultado est vista. O povo est saturado e a nica coisa que pedimos JUSTIA... igual para todos. A bem da Nao!

Ou vai, ou racha!

Crescimento azul
A Unio Europeia est a enfrentar um desafio que se coloca a toda uma gerao. Um desafio econmico, que afeta as famlias, as empresas e as comunidades em toda a Europa, mas igualmente um desafio poltico para a Unio Europeia, que deve demonstrar que est altura do mesmo. A Unio Europeia pode e deve contribuir de forma decisiva para a resposta que ser dada pelos europeus crise atual - palavras de Duro Barroso no discurso sobre o estado da Unio. Este discurso e o debate que se gerou no Parlamento Europeu confirmaram a existncia de um consenso alargado quanto ao facto de a UE dever atribuir prioridade absoluta promoo de uma retoma econmica sustentvel e geradora de emprego. Mas ser que os investidores e os cidados europeus confiam que a Comisso seja capaz de contribuir para a criao de uma Europa prspera e sustentvel a longo prazo, com base num programa com inmeras medidas, a maioria delas com efeitos prticos a muito longo prazo? A experincia diz-nos que a decises europeias demoram muito tempo a serem levadas a cabo, devido extensa teia burocrtica que em tempo de crise correm o risco de serem ineficazes. Por isso, impe-se dar maior prioridade, nomeadamente, s propostas suscetveis de terem um impacto rpido sobre o crescimento e o emprego e assim contriburem para a to ansiada retoma econmica, o que implica procedimentos acelerados to pouco comuns na Unio Europeia. Realo no Programa de Trabalho da Comisso Europeia para 2012 a criao de um quadro para o ordenamento do espao martimo, pois constitui um dos pilares absolutamente fundamentais para a viabilidade e desenvolvimento dos Aores. O mar que banha a nossa Regio possui uma dimenso de perto de Antnio Pedro Costa Deputado Regional dos Aores trs milhes de quilmetros quadrados, possuindo uma riqueza biolgica e geolgica que constitui um valor acrescentado importante, no apenas com recursos haliuticos, mas sobretudo com recursos minerais e energticos, podero potenciar o desenvolvimento das nossas ilhas. Neste contexto pressente-se que surge um enorme interesse pelo conhecimento dos valores marinhos do mar dos Aores para a cincia e para a economia. Por isso, a Comisso Europeia pretende garantir que os Estados-Membros apresentem um quadro integrado, estvel, fivel e orientado para o futuro, de maneira a otimizar a utilizao do espao martimo em prol do desenvolvimento econmico e do ambiente martimo. Contudo, e a est o buslis da questo, a Unio Europeia apropria-se da vasta extenso do nosso mar para que se faa uma abordagem tendo em vista facilitar o ordenamento do espao martimo a nvel transfronteirio. Se assim for, os poderosos interesses de alguns pases europeus delapidaro o que nosso e se transforma num bem comum a toda a Europa Comunitria. Aquilo que a Comisso Europeia chama de crescimento azul, ou seja o crescimento sustentvel dos oceanos, dos mares e das costas, no sirva para nos extorquir aquilo que, no s nos identifica e molda a alma aoriana, como poder ser uma fonte de viabilidade econmica destas ilhas.

Se no vejamos

4 . Canad/Comunidades

16 Janeiro 2012

Pensa-se j no fim do nosso Sistema Nacional de Sade?


. A ministra federal da sade, Leona Aglukkaq, falou aos reprteres numa reunio inter-provincial.E o tema foi mesmo a pergunta sobre se a abordagem interventiva de Stephen Harper no tocante aos cuidados de sade poderia ser o princpio do fim do sistema de sade no Canada. Certos crticos argumentaram que este pegar ou largarpoderia motivar algumas provncias a andar ainda mais longe das normas estabelecidas na lei de sade do Canad. O antigo premier da Saskatchewan, Roy Romanow, veio agora juntar a sua voz ao coro dos que abordam o tema. Numa entrevista exclusiva com PostMedia News, Romanow diz que est preocupado com o governo Harper, j que adoptou uma estratgia deliberada para deixar os cuidados de sade para as provncias possivelmente para fomentar o desenvolvimento de sociedades mdicas mais privadas, sem fins lucrativos. Para Romanov, tudo isto poderia ser o adeus e boa sorte. Seria o comeo do fim de um reformado e moderno e funcional sistema de sade, como disse Romanow que foi quem liderou a Comisso federal de 2002 sobre o futuro dos cuidados de sade no Canad. Se esse argumento avanado, temos uma receita para uma srie de manta de retalhos de programas pelos governos provinciais com base na sua capacidade fiscal. Isso significar mais privatizao em provncias mais ricas, ou alguma combinao de pblico e privado. um tecido muito enfraquecido da unidade nacional sem envolvimento direto do Governo Federal. Romanov deixou estas crticas face reunio dos ministros provinciais de Sade, em Victoria - uma cimeira que Harper no esperado. Para Romanov, h aqui como que uma pergunta de federalismo e cidadania canadianas. Ns queremos ter a possibilidade de haver diferentes regies do pas, tambm no aspecto da Sade? Esta seria, assim, uma questo de como construir o pas. Seu federalismo. Sua unidade canadiana. E programas como o Medicare definem o que significa ser um canadiano.

No ms passado, o governo Harper introduziu um novo modelo de financiamento atravs do qual os aumentos de financiamento da sade seriam eventualmente ligados ao nosso PIB nominal.

A obesidade entre os jovens

As empresas de sondagens opinio pblica multiplicam-se em trabalhos do gnero. E tentam justificar a sua existncia com estudos que tm, ou podem ter, o seu impacto na vida do dia-a-dia. Uma das ltimas a que tivemos acesso do-nos a entender que os canadianos querem que o governo federal ajude no combate obesidade nas crianas. Um novo estudo da empresa Ipsos Reid conclui, assim, algo que pode ter a ver com o futuro da nossa gente mais jovem. O questionrio, realizado via telefone, foi feito a 1200 pessoas. Como tema central, a pergunta sobre qual o papel que devem ter os governos no combate obesidade em jovens com menos de 18 anos. 61 % dos inquiridos admitem que o governo nada faz para ajudar. 70 % revelam que apoiam totalmente as iniciativas governamentais que levem educao das crianas, por forma a ter hbitos de vida e de alimentao saudveis.

A acompanhar o dia-a-dia das comunidades

16 Janeiro 2012 Agora que o Ensino recomeou...

Comunidades/ . 5

Pais e encarregados de Educao queriam ter mais tempo

Incndio na Dupont e Dundas


Segundo noticia a City News, um incendio de grandes propores num prdio comercial, na area da Dupont Street e Dundas Street West, forou alguns residentes a sair das suas casas, vrias ruas foram encerradas circulao automvel e ainda houve alteraes quanto s rotas dos transportes pblicos. O primeiro alerta para os bombeiros foi dado por volta das 6.15 da manha de segunda feira. Testemunhas oculares, que telefonaram, diziam ver muito fumo a sair do prdio que serve para armazenamento de bens de pessoas particulares, e que se situa exactamente na Osler Street e Pelham Avenue. Os bombeiros combateram o incndio em posio defensiva no exterior do prdio por recearem que o prdio viesse a cair! Foram montadas varias escadas para que os bombeiros pudessem espalhar gua pelas chamas. Como resultado deste incndio, um bombeiro ficou ferido ligeiramente aps ter caido do terceiro para o segundo andar! Para evitar problemas futuros, os bombeiros permaneceram toda a noite no local do incidente.

certo e sabido que, entre ns, e de uma forma geral, em todo o mundo, os pais no tm muito tempo para ensinar os seus filhos ou, no mnimo, para acompanhar o ensino dos seus filhos. Este, de resto, o resultado de um inqurito realizado por duas empresas que estudam a sociedade em que estamos inseridos. A Ipsos Reid e a ABC Life Literary Canada levaram a cabo o inqurito que, ainda h dias, foi abordado num dos programas de opinio da CIRV Radio. De facto, a maior parte dos pais (ou encarregados de educao) admitem que querem ter mais tempo livre para ensinar e educar as suas crianas... mas nem sempre fcil, devido, sobretudo, ao azfama do dia-a-dia. O inqurito a que nos estamos a referir envolveu mais de mil pais (pai ou me), cujas idades variam entre os 18 e os 55 anos. Os resultados revelam que 62% dos pais inquiridos admitem que no tm o tempo livre que gostariam para ajudar os seus filhos at em trabalhos escolares. H um aspecto bem curioso no estudo. que 70 % dos pais concordam que eles mesmos seriam o melhor professor (ou professora) para os seus filhos. E ainda 63 % dos pais discordam que a escola seja o nico lugar onde as crianas aprendem algo. Os progenitores alegam mesmo que em casa que os filhos do os primeiros passos em vrios campos. Mas enquanto alguns pais reclamam por mais tempo para estar com os filhos, h pais que fazem das actividades dirias, momentos de ensino, e consequente aprendizagem, para os mais novos! Por exemplo: lavar a roupa faz que os filhos aprendam a separar as cores da roupa; pagar as contas poder servir de tarefa para que os mais novos aprendam o que significa o dinheiro e como poupar! Ler, ajudar nos trabalhos de casa, utilizar o computador, escrever historias ou visitar uma biblioteca... so as principais tarefas que os pais gostariam de acompanhar. A verdade que a nossa gente nem sempre ajuda os filhos nas suas tarefas escolares. E mesmo entendendo que o o ensino o verdadeiro ensino - comea em casa e complementarizado (ou institucionalizado, se quiserem) na escola, acham que no h tempo, no dia-a-dia agitado da vida para cumprirem aquilo que , efectivamente, uma obrigao dos Pais. Estudos do gnero ajudam, afinal, a entender melhor a forma de actuar dos pais e encarregados de Educao.

Osler em aco

Incndio no afectou o entusiasmo da nossa gente

Canadianos gastaram... mas menos!


Pelos vistos, o Canadiano mdio sabe que no vive em terreno frtil, no que toca arendimentos. Bem ao contrrio. Vai da, a maioria dos canadianos gastou menos do que se esperava, na poca festiva que terminou recentemente. Isto parece siginificar que uma grande parte das contas bancarias dos canadianos entraram... em boa forma no novo ano. Um inquerito realizado pelo BMO conclui que, no Natal e na Passagem

de Ano, os canadianos gastaram em media 1.000 dlares em presentes, Entusiasmo a despeito de tudo viagens e actividades fazer normalmente ldicas (entretenimento, Quando entramos, como costumamosdas caras bonitas de aos Sbados (rotina de famlia), alm diverso, etc)... Como estava planeado que gastassem 1.300... significa que pouparam, em mdia, cerca de 300 dolares. Nada mau! No mesmo inqurito, os canadianos revelaram que, para 2012, tm dois objectivos bastante importantes: reduzir as dividas e poupar para a idade da reforma!

Durante a semana anterior talvez haja pouca gente na cidade de Toronto que no ouvisse falar do fogo que chegou a ser considerado de nvel five alarm status que em linguagem de bombeiros Norte Americanos dos mais perigosos em termos de segurana. Bombeiros responderam ao fogo por volta das 6:13 a.m. na segunda-feira. Um dos bombeiros envolvidos no combate foi levado para o hospital depois de ter cado durante o colapso do cho do terceiro andar. O prdio de 4 andares estava a ser usada como um armazenamento de bens privados localizada na 97 Pelham Ave.(Pelham e Osler, perto da Dundas Street West e Dupont Street) Demorou 2 dias e meio para combate ao fogo principalmente por causa dos diferentes artigos como vrios plsticos, pneus e eletrodomsticos encontrados dentro do prdio. Como o local do fogo encontrar-se perto de onde muitos Portugueses moram e milhares fazem compras todos as semanas, estamos a falar mais concretamente de Osler Fish Warehouse - O Mercado do Peixe claro, quisemos saber como afetou o normal ambiente semanal.

todos os funcionrios da Osler encontramos tambm a cara conhecida de Martinho Silva que estava aos microfones da CHIN em direto do local. Martinho Silva, se a memoria no engana quem escreve este artigo foi o Primeiro Vereador Portugus na Cmara Municipal de Toronto, este mesmo Martinho Silva estava no Local a tirar um Caf Delta para quem quisesse provar, ns no resistimos ao delicioso Caf Portugus. ABC falou com vrios clientes incluindo Joo e Gracimilde Silveira (raro e bonito nome) que nos contaram que costumam fazer compras no Osler por causa da frescura do peixe, mas que nem se lembraram do fogo. J passamos frente do prdio, e vimos como est mas no afetou a vinda at aqui, e ainda bem disse-nos Joo Silveira. Para Odete Silva, Gerente da Osler Fish Warehouse, o fogo no afetou quase em nada porque muitas pessoas ate telefonaram durante a semana para ver se estvamos abertos, se a rua estava fechada, que no estava, e vinham ter aqui na mesma, foi at uma semana boa, sempre bom saber que os clientes pensam em ns. Para quem normalmente faz as compras no local, podem ficar descansados ABC foi at l... Est aprovado, est tudo operacional. A loja mais completa de Peixe da comunidade continua intacta.

A primeira Igreja dos Portugueses


* Quem o Padre Fernando?
No dia em que celebrou o seu 60. aniversrio, Padre Fernando abriu as portas a ABC e concedeu-nos uma entrevista. O senhor que lidera a Parquia de Santa Maria em Toronto, para alguns pode ser considerado uma figura controversa, para outros at considerado um Santo, e para ns que acabamos de o conhecer melhor, pensamos ser um trabalhador puro, um historiador, um Padre que sabe o que quer para os destinos de Santa Maria. Este artigo escrito nas duas lnguas, completamente bilingue uma espcie de ponta p de sada, uma amostra do que est para vir, o futuro que abrange no s os mais velhos como tambm a juventude e para todos. Vamos abraar o futuro. Todos nos somos Luso Canadianos, todos ns fazemos parte da mesma comunidade. Leitores do ABC... Bem vindos. Depois de nos receber e de dar umas boas lies de historia baseados principalmente na cidade de Toronto, Padre Fernando comea mais concretamente por falar do seu projeto favorito, aquele que lhe tira o sono s noites... a preservao, e remodelao da Igreja de Santa Maria. ABC comeou a entrevista com a pergunta O que v no futuro para Santa Maria? PF - Theres no question about the future of St Marys. St Marys has survived the changes of one immigration wave after another. It started with the Irish... then the Irish with the Ukrainians, then Irish with Polish, Irish with Italians, and then Irish to Portuguese, from there the Portuguese took over and thats where we are. St Marys reinvents itself all the time, mostly because of its location which is tremendously important. There are very few Churches or even buildings in Toronto that have the exposure that St Marys has. If you come on Adelaide and look back from University Avenue, or Spadina youll see what I mean. When it was built it was built with the same type of impact that the building on College and Spadina, which is Queens Park has, where the traffic goes around the building, it was the same here, the traffic went right around the church. ABC - Quem e o Senhor Padre Fernando? PF - Padre Fernando Portugus, nascido nos Aores, So Miguel (sorriso) por vezes engano alguns por ter ficado com a pronuncia mudada por ter estado em Coimbra e estudado em Ftima vrios anos.

6 6 .Comunidades . Comunidades

20 de Junho 2011 16 Janeiro 2012

Sonia e Carlo Cruz Gomes / ABC


PF - I like to relax and follow the crowd as long as the crowd knows where its going. If the crowd does not know where its going then, I take charge, I take command, like a Captain. Im not the type of Chief that would give an order that I could not fulfill myself. If I were an Officer, I would be on the front line, I would not ask anyone else to do what I could not. In any church if I could not do something, I would not ask people to do it. Someone great once said, Love everybody, trust a few, and youre lucky if you can but always paddle your own canoe so you know where youre heading. I like to be responsible for my own actions, you cannot blame others for the decisions you yourself make. ABC- Quais foram as Igrejas onde o Senhor Padre Fernando esteve ate chegar a Santa Maria? PF - J passei por muitas nestes 30 anos... Our Lady of Victory was my first Church as a Deacon for 2 years, for 1 year I was at Transfiguration by Kipling and Dixon Road, close to the airport, eram s Italianos e Ingleses l, depois fui para Santa Helena de emergncia com o Padre Liborio a estava dentro da comunidade e fiquei l 4 anos, quando acabamos de construir o salo l, depois de muito trabalho para ter direito a um grant, fui chamado para o All Saints no Royal York e depois fui para So Mateus, fui para l com a ideia de estar la 12 anos e ficava como Proco. Ao fim de um ano, e com a Igreja cheia de Portugueses mudaram-me para So Sebastio onde estive 7 anos. What a great Parish, so cozy, quando passo l por causa do trabalho que fiz l, eu consigo dizer onde esto os pregos, e onde passam os ferros. Depois fui para Santa Helena, depois da morte do meu Pai. Foram 12 anos de trabalho continuo, gostavam que ficasse bem claro que todas as obras que fiz em Santa Helena ficaram todas pagas. E agora... estou em Santa Maria que agora a minha casa. Santa Maria, na minha opinio, para a pr boa, e restaurada, deve custar 8 milhes de dlares. Se acharem muito pensem que na cidade de Woodbridge por exemplo qualquer Igreja que basicamente 4 paredes e um teto e tirando o altar e mais parecido como um simples salo do que outra coisa... custa mais do que isso para construir. Santa Maria antiga, tem historia, j no se fazem igrejas como esta. O seguro da Igreja est avaliado em 45 milhes de dlares, para tirar 8 para restaurao, no nada, e vale a pena. Gostava de ter um ano ou dois s de Padre sem ter de pensar em construo, e trabalho extra.

Vim para o Canada onde trabalhei com meu Pai em construes de casas em Mississauga, Bramalea, durante o vero. Meu Pai no era da opinio que fosse Padre, no era bem esse o gosto dele, era o nico filho da casa. Varias vezes ele me dizia, quando sares de Padre (sorriso) o que vais fazer? Tens de aprender um oficio, uma outra profisso, e eu acompanhava-o, e tenho que dizer que fiquei com imenso respeito aos calos da mos do meu Pai. Foi com ele que aprendi muita coisa. Fui o Primeiro Padre Portugus a ser ordenado c, no Canada. De todos os Padres Portugueses ordenados c, eu sou o mais velho de todos. Ordenei-me em 77, pelo Arcebispo Peter Pocock, um senhor que admirei bastante, e depois fui ordenado Padre em 79 pelo Cardinal Ambrosic. O primeiro casamento que celebrei foi a de Tom e Carol Byron, nunca me esqueo do nome (mais sorrisos) acho que estava mais nervoso do que o prprio noivo. Nunca pedi para ir trabalhar para Igreja nenhuma, a Diocese que me mandou sempre. Trabalhei em 8 paroquias com 7 Parocos. Aprendi imenso com eles. ABC - You have a sort of reputation of being the Priest that seems to be always at the helm of the boat when a boat is traveling through rapids, the one that brings about change, why?

rumo ao Futuro
Meu Pai ensinou me a fazer o trabalho bem feito, para ter orgulho do meu trabalho. ABC - Nesse caso qual e sua viso para Santa Maria? PF - Quando cheguei a Santa Maria eu sabia que igreja estava numa quase crise. Sabia que a Igreja precisava de obras e sabia que a populao portuguesa estava a decrescer e ainda no havia populao Inglesa que ocupasse o espao que os Portugueses iam deixando atrs. A paroquia precisava de maquinas de construo e carpintaria a volta do quarto que cheirava a madeira e Padre Fernando sorria. Sorria parecia uma criana numa loja de rebuados. Ficamos com a noo que Padre Fernando esta em Santa Maria para trabalhar pois nunca se habituou a outra coisa. Obrigado por nos ter recebido, Padre Fernando, se seu Pai estivesse c, nao ficava desapontado de maneira alguma. ABC vai acompanhar a evolucao da Igreja de Santa Maria com todo prazer.

16 Janeiro 2012

Comunidades . 7

Casa dos Poveiros em festa

Ainda... Cantar dos Reis


Apesar da televiso, de cada um viver mais fechado no seu canto, ainda h quem abra as portas s boas festas e aos desejos de um bom ano. Cantar os Reis, evocando a adorao ao Menino Jesus, uma tradio antiga, em todo o Portugal, uma tradio que ainda se mantm, talvez ate em nova forma. No norte do continente por exemplo era frequente, em muitas localidades, a partir do dia 26 at ao final do ms de Janeiro (razo pela qual tambm se chama a este cantar As Janeiras) constiturem-se grupos improvisados de cantadores que, noite, percorriam aldeias, cidades e vilas, de porta em porta, cantado aos senhores de cada casa, desejando sade, sorte ou prosperidade, para o mudar de rumo aos poucos. A paroquia ainda Portuguesa, mas no a paroquia portuguesa como era noutros tempos, tanto que a bandeira Portuguesa j no est pendurada frente da igreja. No est pendurada, no porque eu no tenho honra das minhas origens mas no est porque a bandeira portuguesa impedia muitos que passava a entrar, se calhar no entravam porque pensavam que era uma igreja para portugueses e no para eles. Cristo de todos. Santa Maria quer todos. Santa Maria est dentro de uma rea enorme que vai desde a Dome Stadium, Peters Street, e do Queens Quay ate a Dundas Street. Se a pergunta for porque eu aqui, talvez devia ser porque no eu? Uma coisa que talvez as pessoas no se aperceberam era o facto de que a Igreja estava degredada, estava em m condio e precisava de ser ajudada. Quando entrei na Igreja na primeira semana parece que ela falava para mim. Eu ouvia certos sons das paredes, parece que ela pedia me ajuda como uma pessoa idosa. A igreja estava a sofrer de osteoporose estrutural, esta e a terceira igreja mais velha de Toronto. Como edifcio em si, Santa Maria construida em 1885 mais velha do que Casa Loma, do que o Parlamento do Ontrio, e ate mais velha do que a Cmara Velha Municipal de Toronto, Santa Maria merece respeito e precisa de mim e de ns, ela foi edificada numa era onde Fort York estava ao seu lado, mesmo ao p de Stanley Barracks, o terreno foi feito com a promessa dos soldados de Garrison tinham os servios de graa, nos primeiros registos de batismo da Igreja de Santa Maria est escrito, Saint Marys the Garrison Church, foi a primeira Igreja dedicada a Nossa Senhora em Toronto, era como um santurio da Nossa Senhora. Diz se contente por o apoio que tem recebido em Santa Maria, e diz Im grateful for the support I have received in Saint Marys, if 95% are behind me, and there is only the 5% that are not, than I am a lucky man. Any politician would love those figures. Antes de sairmos, Padre Fernando abriu uma porta que dava acesso a umas escadas que desciam para o Basement da sua residncia. Convidou nos a descer com ele, mostrou nos o seu quarto talvez favorito... Um quarto iluminado, com ferramenta pendurada no seu lugar direitinho, e algumas

da Assembleia Geral Laurentino Esteves, que nos contou um pouco da historia desta linda tradio que muito Portuguesa mas acima de tudo muito nortenha como nos disse. Digo muito nortenha porque em boa verdade, fomos nos pela primeira vez em 1989 que trouxemos esta tradio comunidade. Faz 23 anos este ano que pela primeira vez fomos a rua, de casa em casa como se diz, cantar os Reis. Hoje em dia a tradio como nos lembrou Laurentino Esteves mantida viva por muitos outros clubes a associaes que tornaram o Cantar o Reis em tambm uma tradio sua. Para Laurentino isto no deixa de ser bom e ate prestigiante. ABC no local, teve oportunidade de assistir a ainda outra tradio que era este jantar que j se faz h 22 anos. Um jantar ano que se inicia, e abenoando o nascimento do Menino onde curiosamente tambm por tradio, so os Senhores quem cozinham, e as Senhoras fazem as sobremesas que Jesus. tambm so tpicas da terra. Depois do jantar houve Cantos Cantar os Reis embora seja uma tradio de l, tambm uma Dos Reis, claro, e uns passos de dana em famlia. Com tradio que j mora entre ns, deste lado, a caminhar para todos dirigentes a quem falamos a desejar um bom ano a os 25 anos principalmente por causa da Casa dos Poveiros. No Sbado, dia 14 de Janeiro, na sede da Casa dos Poveiros houve festa da famlia Poveira com scios, os principais intervenientes dos Cantar dos Reis e familiares a comemorar mais um ano deste acontecimento entre nos. ABC no podia deixar de l estar e festejar com um ilustre membro da comunidade que a Casa dos Poveiros, claro. Para um dos Diretores da Casa Dos Poveiros, Vtor Caramujo, este jantar significava, outra tradio de reunirmos todos para festejar mais um ano de Cantar os Reis. Esta vez fomos ate as padarias Caldense cantar como tambm ao Jacks Bakery. Para a Presidente Paula Alto (a primeira Presidente natural da Povoa de Varzim) isto para mim quer dizer festejar o manter viva uma tradio da Povoa, da nossa cultura e agradeo todos os Poveiros estarem c esta noite. Um pioneiro destas andanas Antes do jantar e com a sala cheia, houve tempo de falar com um Pioneiro se nos permitirem chamar assim, o Presidente toda comunidade, no podemos deixar de tambm fazer nossas as suas palavras.

8 . Comunidades/Canad
As obras comeam a tempo

Os Jogos Pan-Americanos
As chamadas West Don Lands esto a comear a movimentar-se rumo ao progresso. Para j, o Governo est a revitalizar terras e a gerar cerca de 5.200 empregos. Uma nova e as primeiras residncias estudantis da George Brown. Os jogos esto assim a ser preparados, dentro do prazo e do oramento. Vo criar mais de 15.000 empregos e sero o motor vila de atletas vai fornecer uma experincia excepcional para os atletas e trazer benefcios econmicos e sociais de longa durao para a Comunidade.

16 Janeiro 2012

Uma comunidade vibrante


Um programa enorme que vai acontecer, agora, no Ontario... e que nunca aconteceu nos ltimos 80 anos, como diz Charles Sousa, que acrescenta que por causa de fazer e manter os Jogos aqui, vamos ter possibilidade de fazer muitas outras coisas. Uma delas , no fundo, beneficar a economia, investindo em coisas como o link para o aeroporto, uma comunidade de muitos apartamentos e estamos a investir em estdios at noutras regies volta do Ontario. O ministro Charles Sousa falava com paixo nesta obra que vai mudar a face da cidade. De facto, este projeto representa um investimento importante que ir criar postos de trabalho, fornecer oportunidades econmicas e transformar um pedao de terra at aqui no usada numa comunidade vibrante e ambientalmente sustentvel, como disse Bob Chiarelli, ministro das infra-estruturas. Os Jogos Pan-Americanos de 2015 so o primeiro evento internacional multi-desportivo a realizar no Ontrio, em mais de 80 anos. So esperados mais de 250.000 visitantes. Mais de 1.150 ontarianos tero acesso a habitao acessvel e os estudantes tero residncias, depois da converso da chamada aldeia olmpica. Por sua vez, o YMCA ter um novo espao para actividades comunitrias, ajudando os residentes a levar uma vida activa saudvel com acesso a um ginsio, uma piscina e uma rea de fitness e exerccio.

Nova face da Cidade


comunidade poder surgir frente para a gua a tempo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. Para j, prev-se a criao de 5.200 empregos directos e indirectos. A nova Comunidade ser como que o lar temporrio para mais de 10.000 atletas e funcionrios participando nos jogos Pan/ Parapan americanos de 2015. Aps os jogos, os terrenos de Don West, revitalizados, iro beneficiar a Comunidade com novos condomnios, habitao acessvel, um centro de recreao YMCA econmico maior na regio nos prximos quatro anos. Investir em novas instalaes desportivas, trnsito e comunidades parte do plano de governos McGuinty para criar e proteger os empregos para os Ontarianos, ao mesmo tempo que fortalece a economia local. Para o Ministro responsvel pelos Jogos, Charles Sousa, o incio da construo da Comunidade o primeiro passo importante para levar a cabo os jogos de 2015 dentro do prazo e do oramento. A

A new waterfront community


Ontario is starting construction on a new waterfront community in the West Don Lands in time for the Toronto 2015 Pan/Parapan American Games creating 5,200 direct and indirect jobs. The new community will become the temporary home to more than 10,000 athletes and officials participating in the 2015 Pan/Parapan American Games. Following the Games, the newly revitalized West Don Lands will benefit the community with new condominiums, affordable housing, a YMCA recreation centre and George Brown Colleges first-ever student residences. The Games are moving ahead, on-time and on-budget. They will create more than 15,000 jobs and will be the single largest economic driver in the region in the next four years.

Mais alvo que a neve


Na semana passada tive o privilgio de ter na nossa casa um casal que veio de Portugal para visitar o nosso pas adoptado. Ora, eles nunca tinham visto a neve a cair embora j tivessem visto a neve na Serra da Estrela em Portugal. E, visitar o Canada no ms de Janeiro, no inverno, e no ter a experincia de ver a neve seria um grande desapontamento para este casal. O aquecimento global est tendo efeitos em muitas partes do mundo e ns estamos vendo os resultados aqui na provncia de Ontario, especialmente na regio de Toronto. Quem que diria que no mses de Dezembro e Janeiro tivessemos temperaturas acima de zero e sem neve? Isto no normal! Eu reparei que o casal estava mesmo desapontado ao ouvir que nos outros anos tivemos tempestades de neve durante esta poca e que este ano praticamente pouca neve caiu em Toronto. Para ns que estamos habituados e cansados de ver tanta neve, especialmente quando temos o trabalho de limpar a neve que cai nos passeios e nos estacionamentos de carros at um alvio. Todavia, para quem nunca viu uma tempestade de neve um desapontamento, especialmente quando o ms de Janeiro o ms da neve aqui em Toronto. Por acaso li no jornal que havia uma tempestade de neve que havia de cair na regio da cidade de Owen Sound, a uns 200 quilmetros a norte de Toronto, e decidi levar o casal ao encontro desta tempestade. Esta vez no ficaram desapontados. A tempestade de neve cobriu tudo com um manto branquinho.Eles ficaram maravilhados vendo a neve a cair, os pinheiros cobertos da neve, os ramos das outras rvores branquinhos e uma cobertura branquinha ficou sobre os campos, as ervas, os arbustos, os rios e os lagos. O casal parecia ser duas crianas ao verem tal espectculo da natureza. A mquina fotogrfica deles foi bem usada naquele dia pois eles queriam levar este panorama maravilhoso da natureza para as suas filhas que ficaram em Portugal. Mas, o que mais os encantou foi como a neve era to pura e branca. Nunca tinham visto tal coisa. A alegria que o casal manifestou ao verem a brancura da neve me fez lembrar das palavras que Deus nos diz na

Religio e F

Rev. Joo Duarte


Bblia: Vinde, ento, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve;... (Isaas 1:18). Estas palavras foram ditas nao de Israel. Deus olhou dos cus para os pecados que as pessoas desta nao estavam cometendo e ficou triste, revoltado e indignado com a conduta deles. A nao de Israel metia nojo aos olhos de Deus porque estava espiritualmente suja. O profeta Isaas descreveu os sentimentos de Deus dizendo que Deus no pode suportar a iniquidade (Isaas 1:13). As festas religiosas em vez de agradarem a Deus se tornaram pesadas; j estou cansado de as sofrer (Isaas 1:14). E, Deus no ouvia as oraes porque as mos das pessoas estavam cheias de sangue (Isaas 1:15). O que Deus disse da nao de Israel tambm diria a mesma coisa quando Deus olha dos cus e v os pecados feios que as pessoas cometem nos nossos dias. Todavia, Deus aconselhou a nao de Israel a arrependerem-se dos seus pecados e a praticarem o bem e a fazer o que justo (Isaas 1:16-17). E, se eles tivesem um arrependimento verdadeiro, Deus prometeu que ainda que os seus pecados estivessem escuros como a cor de escarlata, Deus faria com que as pessoas ficassem espiritualmente brancos como a neve (Isaas 1:18). Provavelmente algum est lendo este artigo e sentese espiritualmente sujo e tem vergonha da maneira como tem vivido. Deus tem boas notcias para curar esse estado miservel. Arrepende-se dos seus pecados e creia que Cristo morreu na cruz para o salvar dos pecados e Deus promete o seguinte: ...e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (I Joo 1:7). Noutras palavras, aos olhos de Deus voc ficar espiritualmente branco como a neve (Isaas 1:18).

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt
T.L.DUTRA Professional Legal Services
Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Dra. Ema Secca

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

vo ser alavanca de progresso

16 Janeiro 2012

Comunidades/Canad . 9

Investing in new sporting facilities, transit and communities is part of the McGuinty governments plan to create and protect jobs for Ontarians while strengthening local economies. The start of construction on the West Don Lands waterfront community is the first major step towards delivering the 2015 Games on-time and on-budget. The Athletes Village will provide an exceptional experience for athletes and bring long-lasting economic and social benefits to the community. Charles Sousa, Minister responsible for the Pan/Parapan Am Games This project represents an important investment that will create jobs, provide economic opportunities and transform an unusable piece of land into a vibrant and environmentally-sustainable community. Bob Chiarelli, Minister of Infrastructure

be reserved for affordable ownership; 253 units of affordable rental housing, representing 24 per cent of the total residential units being built in time for the Games, which will be used temporarily for Games accommodation, then converted for permanent occupancy following the Games;

Additional accommodations and facilities required for use during the Games, including offices, administrative and ancillary facilities; and Site preparation work necessary to support temporary Games facilities.

Treviso
Phase I & ii

ALL SUITES
EXCLUSIVE PROMOTION

$15,000 CASH DISCOUNT


$2000 towards upgrades, $0 Assignment fee regular $5000, Deposit due in 270 days extended to 365 days

valid only until Jan. 15 , 2012

The next phase


In time for the Pan/Parapan American Games in 2015, Dundee Kilmer Developments has committed to complete: The next phase of West Don Lands infrastructure, roads and public spaces, including new municipal services, Front Street promenade, local streets, and the reconstruction of Eastern Avenue and Cherry Street, which will include a new streetcar route;

A new 82,000 square-foot YMCA recreational facility, which will function as training facility during the Games, then serve the West Don Lands and surrounding communities following the Games; George Brown Colleges first ever student residence, which will be used during the Games to support athletes and officials, and will subsequently provide housing for 500 students; 787 units of market housing, which will be used temporarily for Games accommodation, then converted for permanent occupancy following the Games. Once converted, up to 100 units representing five per cent of the total residential units will

GROUP

Sutton Group Associates Realty Inc. Brokerage


Independently Owned and Operated
FIABCI

Carlos Sousa
Sales Representative
csousa@sutton.com

416-200-0257
www.sousarealestate.com

Not intended to solicit properties already on the market.

10 . Comunidades Casa das Beiras em festa

16 Janeiro 2012
Srgio Alexandre/F.Cruz Gomes

23 anos de bons servios... em 11 anos de actividade


*Est a ser passado o testemunho aos mais jovens
No prximo dia 28 a comemorao do 11. aniversrio da Casa das Beiras Community Cultural Centre of Toronto. So, de facto, onze anos de bons servios. Onze anos que no se transformaram em 23... porque os dirigentes (de ontem) entenderam que, a despeito da Casa das Beiras sair da existncia do Acadmico de Viseu , mesmo assim, uma outra associao. Talvez at porque h ainda o Rancho Folclrico do Acadmico de Viseu. A verdade, porm, que sero mesmo os 23 anos em termos de entendimento da vivncia da comunidade e de apoio a essa mesma comunidade. Ao todo... so 23 anos. Os registos oficiais so capazes de falar em 11 anos, mas tudo o resto, especialmente a vivncia em prol da Cultura e da Tradio, falam em muitos mais anos. Como ho-de falar mais tarde, quando os meninos e meninas que hoje enxameiam os Ranchos Folclricos e se sentam nos bancos da Escola de Portugus souberem entender toda a plenitude das suas prprias razes. Olga Rodrigues, a jovem presidente da Casa das Beiras, em rpida conversa com o ABC, disse esperar, no dia 28, grande aderncia de scios e simpatizantes. Vamos ter aqui o artista Carlos Santos, que de Viseu. Espero, portanto, que o pessoal das Beiras venha apoiar os nossos artistas. Insiste que a Casa das Beiras est mesmo a andar em gfrente. Meio a rir meio a srio, ainda lhe perguntmos se a sua beb que quase nasceu na Casa... j era scia da Casa das Beiras. Que sim, diz-nos, com o pai a confirmar. Muita gente na Casa das Beiras. Uma casa cheia. Entusiasmo. A certeza de que a Casa das Beiras agora a prepararse para a celebrao de mais um aniversrio est no bom caminho.

Uma maravilha, sim


As Beiras... as Beiras so, de facto, uma maravilha. No apenas na sua geografia e histria, mas especialmente na sua populao, na sua geografia humana, se quisermos. Habituada a sofrer as agruras do interior mais ontem do que hoje as pessoas das Beiras, com o Mar por perto, mas com as serranias a fazer fitar o alm, habituaram-se a nivelar a vida pelo sacrifcio que faz grandes os povos mais pequenos. So estas Beiras que esto representadas na Casa das Beiras de Toronto, agora em festa. No sbado, quando por l passmos, era a Festa do Scio e do Caador. Jantar. Baile. Animao a cargo do conjunto Folhas Negras. Bernardino Nascimento, o director para as relaes pblicas, no tinha mos a medir.

A menina, ao colo, ainda no pesca. Mas l chegar. J scia da Casa das Beiras...

Um Concurso de Pesca que teve lugar no aceso do Vero. Agora so os prmios.

Era como que director da sala e estava, de facto, em todas. Metido em todas estas andanas, ainda lhe perguntmos o que que o faz andar. Olhe ele a responder h quem diga que correr por gosto no cansa e eu, ao ver toda esta gente, interessada em manter vivas estas tradies portuguesas... faz-me fazer os possveis para apoiar este entusiasmo. Era, portanto, uma festa dedicada aos scios da casa e... ao caador. Na Festa do Caador que estamos a celebrar, hoje, fazemos entrega dos prmios aos vencedores do Concurso de Pesca, explica-nos Bernardino Nascimento. Na Festa do Caador... homenageiam-se tambm os pescadores. capaz de fazer sentido, ...

Curiosidades no concurso de pesca


Na Classificao Geral, Manuel Costa foi o primeiro. Seguiram-se: Armando Costa, Manuel Vieira, Luis Flores, Jorge Moreira, Ramiro Corela, Pandurro, Flavio Ferreira, Mathew Maia e Michael Luis. Na Classificao de Crianas: Flavio Ferreira, Mathew Maia e Luis Filipe. Peixe Maior: Pandurro; Maior quantidade, Manuel Costa. Na categoria de senhoras, Olga Rodrigues venceu. Na Classificao por Equipas, Nortanhas, em 1. e Maple Sta3, em segundo.

As Tricanas na luta contra o cancro

So vrias as iniciativas levadas a cabo na comunidade, no sentido de apoiar a investigao contra o cancro. O Rancho Folclorico As Tricanas acaba de nos informar que angariou $808.00 dlares a cantar as Janeiras, montante esse que foi oferecido Canadian Cancer Association. Registamos.

A gente mais jovem tambm se interessa pela Casa das Beiras. Mesmo em ternas de Pesca.

Relaes Pblicas tambm isto. Divulgar as coisas relacionadas com a colectividade.

16 Janeiro 2012 Bola de Ouro FIFA 2011

Desporto . 11 Prmios FIFA Queiroz ignorou Mourinho e Villas-Boas

Messi e Guardiola eleitos melhores do mundo


O craque argentino venceu Cristiano Ronaldo pela terceira vez consecutiva e o treinador catalo sucede a Jos Mourinho.

Ex-seleccionar portugus no votou nos compatriotas para a eleio de melhor treinador do ano. Escolheu Del Bosque, Guardiola e Alex Ferguson. Polmica na votao, com jogadores a dizerem que algum escolheu por eles. Carlos Queiroz, antigo seleccionador nacional, ignorou, por completo, os compatriotas Jos Mourinho e Andr VillasBoas na votao efetuada para melhor treinador do mundo. O actual seleccionador do Iro elegeu Vicente Del Bosque como o melhor tcnico, tendo dado os restantes votos, respetivamente, a Pep Guardiola e a Alex Ferguson, com quem trabalhou em Manchester. Mas no se ficam por aqui as curiosidades. Cesare Prandelli, seleccionador italiano, deixou de fora Mourinho tendo eleito Pep Guardiola, Villas-Boas e Oscar Tabarez. A eleio da FIFA fica ainda marcada por alguma polmica. Por exemplo, o capito de Macau, Geofredo, ter, oficialmente, eleito em Messi, Casillas e Ronaldo. O problema que o jogador negou ter votado. Se aparece, oficialmente, a minha votao no documento que a FIFA disponibiliza isso quer dizer que algum votou por mim, disse o jogador. O mesmo acusa a capit da Espanha, sendo que aqui o caso ainda mais polmico pois o cargo no est institucionalizado e rotativo por quatro jogadoras. E todas elas garantiram que no votaram em ningum.

O espanhol Pep Guardiola, do FC Barcelona, foi eleito o melhor treinador do Mundo, na Gala FIFA, que se realizou em Zurique, sucedendo ao portugus Jos Mourinho. O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquistou pela terceira vez o trofu para melhor jogador do Mundo, que desde 2010 passou a chamar-se Bola de Ouro FIFA. O prmio, que foi atribudo pela primeira vez no ltimo ano, foi desta vez entregue a Guardiola, que levou o FC Barcelona conquista da Liga espanhola, da Liga dos Campees, da Supertaa europeia e do Mundial de clubes.

O portugus Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o espanhol Xavi, do FC Barcelona, eram os O catalo bateu Mourinho, do Real Madrid, e o outros nomeados ao galardo, que foi entregue em escocs Alex Ferguson, do Manchester United, que recebeu o Prmio do Presidente, pela sua carreira. Zurique, na Sua, na Gala da FIFA.

Mrio Figueiredo eleito novo presidente da Liga


Est encontrado o sucessor de Fernando Gomes na presidncia a Liga de Clubes. O advogado de 45 anos, Mrio Figueiredo, venceu Antnio Laranjo nas eleies com um parcial de 27 votos a favor e 21 contra. Pelo mesmo parcial, Andr Dinis de Carvalho e Jlio Gomes foram eleitos presidentes da Mesa da Assembleia Geral e da Comisso Disciplinar, respetivamente. Candidato eleito sem o apoio conhecido dos trs grandes Benfica, FC Porto e Sporting -, cuja inteno pblica de voto sempre foi direcionada para Antnio Laranjo, Mrio Figueiredo recolheu o apoio de nove clubes da I Liga, sendo que os restantes sete votaram em Laranjo.

Um tempo novo
O advogado Mrio Figueiredo tomou posse, quinta-feira, como novo presidente da Liga de Clubes. No discurso de posse falou em tempo novo e das medidas quer implementar no futebol portugus.

Estou consciente das responsabilidades. Este um tempo novo. Estou empenhado na unio dos clubes em torno do que essencial. Esta uma oportunidade para implementar um modelo novo, afirmou o novo presidente da Liga. No seu discurso de posse Mrio Figueiredo enunciou algumas das medidas que pretende implementar: Vamos procurar alargar a Liga Zon Sagres para 18 clubes; Criar um mecanismo de negociao colectiva dos direitos televisivos procurando

aumentar as receitas; Criar um fundo transitriio de apoio descida de diviso; atribuir aos clubes as receitas da publicidade e das apostas online. Mrio Figueiredo prometeu ainda aumentar a competitividade do futebol portugus mas que para isso precisa do envolvimento de todos os clubes. O sucessor de Fernando Gomes diz ainda querer tornar a Liga de Clubes mais sustentvel, autnoma e livre de qualquer amarra.

12 . Desporto Beneditense tenta a contratao de Mrio Jardel


O Beneditense e Mrio Jardel vo entrar em negociaes este fimde-semana, isto caso o ex-internacional brasileiro aceitar o convite do clube da III Diviso para passar alguns dias na Benedita: Falei esta manh com Mrio Jardel e ainda esta tarde ele me confirmar se aceita vir para a Benedita na sexta-feira noite ou no sbado para discutirmos a proposta de contratao, disse o presidente do Beneditense, Lus Lopes, Agncia Lusa. O clube da Benedita actual 6 classificado da srie D da III Diviso. Jardel j sabe a nossa inteno e falta agora sentarmo-nos a discutir questes concretas, acrescentou o presidente do clube, que garante ter j, atravs de um grupo de scios e de empresas locais, disponibilizadas as verbas necessrias para a contratao do brasileiro. Mrio Jardel teve passagem pelo futebol portugus onde representou o FC Porto, Sporting e Beira-Mar. Actualmente encontra-se sem clube

16 Janeiro 2012

Benfica vence V. Setbal e termina a 1. volta como lder invicto


Apesar do susto inicial, uma vez que o V. Setbal marcou primeiro, num lance infeliz para Luiso, o Benfica cumpriu o objetivo e venceu por 4-1. Golos de Nolito, Cardozo (2) e Matic valeram a reviravolta, que deixa os encarnados como lderes invictos no final da primeira volta do campeonato. Pode dizer-se que a equipa de Jorge Jesus passou com distino no primeiro teste ps-liderana isolada, mesmo no podendo contar com Javi Garca (castigado), Garay e Aimar (ambos lesionados). Porm, o V. Setbal ainda assustou, inaugurando o marcador logo aos sete minutos, num lance infeliz de Luiso, desviando para a prpria baliza remate entrada da rea desferido por Neca. Os encarnados, porm, no demoraram a reagir, enquanto o V. Setbal logo se encolheu. O golo do empate, no entanto, s chegaria aos 25 minutos, por intermdio de Nolito, num remate rasteiro, de primeira, sobre a esquerda. Foi o desmoronamento da formao sadina... Cardozo ainda faria mais dois golos antes do intervalo, isolandose na frente da lista de melhores marcadores do campeonato, com 11 remates certeiros. O paraguaio, no entanto, no viria a terminar a partida, recebendo ordem de expulso, por acumulao de amarelos, aos 85 minutos, depois de ter tentado simular uma grande penalidade. Ainda assim, Takuara deixou o relvado debaixo de fortes aplausos do pblico que se deslocou em muito bom nmero ao Estdio da Luz (assistncia de 56.155 espetatores). Por essa altura j Matic tinha feito o 4-1, correspondendo de cabea a cruzamento da direita.

Conhea os melhores goleadores mundiais


Ronaldo, portugus do Real Madrid, foi, segundo a Federao Internacional de Histria e Estatstica do Futebol (IFFHS), o segundo melhor marcador das ligas nacionais em 2010/2011. Com um total de 40 golos marcados no campeonato espanhol com a camisola do Real Madrid, na poca 2010/2011, Cristiano Ronaldo s foi superado, de acordo com a Federao Internacional de Histria e Estatstica do Futebol (IFFHS), pelo leto Aleksandrs Cekulajevs. Este ltimo, futebolista do JK Trans Narva, contabilizou 46 golos na temporada 2010/2011, tendo sido por isso o melhor marcador mundial em todos os campeonatos nacionais na temporada 2010/2011. Este mesmo ranking abrange os campeonatos nacionais das primeiras divises de todo o mundo e integra, no total, 64 goleadores. No entanto, so apenas considerados, para efeitos de ranking, os jogadores que apontaram um mnimo estabelecido em 20 golos. Hulk, atacante brasileiro do FC Porto, aparece na 20. posio deste ranking, uma vez que foi autor, em 2010/2011, de 23 golos na Liga portuguesa de futebol. Os cinco primeiros goleadores do ranking da IFFHS so: 1- Aleksandrs Cekulajevs (Letnia, JK Trans Narva) - 46 golos Mede 1,80 metros, tem 26 anos e veia goleadora, como mostram os 46 golos obtidos no campeonato da Estnia. Em 2007, j tinha marcado 51 golos em 30 jogos pelo FK Auda, da Letnia, o seu pas de origem. Tambm j jogou na Islndia e na Repblica Checa. 2- Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid) - 40 golos Internacional portugus, foi ele o vencedor da Bota de Ouro da FIFA, que premeia o melhor marcador do Mundo. O facto de ter menos golos que Cekulajevs e, ainda assim, ser o detentor do trofu, deve-se aos ndices de dificuldade que a FIFA estabelece por campeonatos: os golos marcados em ligas consideradas mais competitivas so valorizados. Neste momento, tambm j o melhor marcador da Liga espanhola, com 21 golos pelo Real Madrid. 3- Lionel Messi (Argentina, Barcelona) - 31 golos Argentino e eleito o melhor jogador do Mundo esta segunda-feira, pelo terceiro ano consecutivo. Est a apenas uma Bola de Ouro de ser o jogador mais premiado de sempre. 4- Mario Gmez (Alemanha, Bayern Munique) - 28 golos Este internacional alemo, de ascendncia espanhola, comeou por brilhar ao servio do Estugarda, onde alinhou ao lado do portugus Fernando Meira e conquistou um ttulo de campeo da Alemanha. Em 2009/10 assinou pelo Bayern de Munique. Aos 26 anos, est a viver nova poca muito produtiva: soma 16 golos na Bundesliga e lidera a tabela dos melhores marcadores. Tem um clusula de resciso de 50 milhes de euros. 5- Alex de Sousa (Brasil, Fenerbahce) - 28 golos Brasileiro do Fenerbahce, 34 anos, um esquerdino que contabiliza 68 internacionalizaes pela seleco do Brasil. Em 325 jogos pela equipa turca, que representa h oito anos, fez 164 golos. Formado no Coritiba, teve uma primeira passagem (mal sucedida) pela Europa em 2001/02, quando jogou em Itlia pelo Parma.

James resolve na vitria do FC Porto frente ao Rio Ave (2-0)

Num jogo quase todo dominado pela equipa da casa, o FC Porto teve alguma dificuldade em lidar com um adversrio muito fechado atrs. O Rio Ave s fez o primeiro remate aos 34 minutos, ainda teve uma boa ocasio por Kelvin mas foi o FC Porto a marcar por James Rodrguez a trs minutos do intervalo. No incio da segunda parte o Rio Ave teve a sua melhor oportunidade na partida quando Yazalde surgiu isolado perante Helton e desperdiou com um remate figura. A partir da foi um domnio completo dos drages que criaram oportunidades suficientes para dilatar a vantagem, o que acabou mesmo por acontecer aos 80 minutos de novo por James Rodrguez. A vitria do FC Porto nunca esteve em causa e por isso justa. Os drages continuam na perseguio ao Benfica. J o Rio Ave foi ultrapassado pelo Feirense devido ao empate deste com o Gil Vicente.

Feirense e Gil Vicente ficam a zero


Feirense e Gil Vicente no foram sbado tarde alm do nulo, em partida da 15. jornada da Liga. Os galos ainda dispuseram de uma grande penalidade, mas Cludio desperdiou. A equipa da casa, que vinha tendo maior ascendente na partida, acabou por ficar limitada a partir da expulso do guarda-redes Paulo Lopes, no lance que deu origem j referida grande penalidade. O suplente Douglas assumiu, ento, papel de heri ao defender o remate de Cludio. A partir de ento houve mais equilbrio, com o Gil Vicente, em vantagem numrica, a tentar chegar-se frente, porm a grande oportunidade viria a acontecer para o Feirense, j dentro dos descontos, por intermdio de Andr Fontes.

O FC Porto recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0. A vitria permite aos drages continuar a dois pontos do Benfica.

No marcou e o resultado ficou em branco, mantendo as equipas separadas por um ponto na tabela classificativa (o Gil soma agora 16, contra 15 do Feirense).

16 Janeiro 2012

Sporting v campeonato por um canudo


Os lees perderam em Braga (2-1) e ficam agora a 11 pontos do lder Benfica na viragem para a segunda volta. Os arsenalistas entraram melhor e falharam duas boas oportunidades no primeiro tempo. O Sporting reagiu a partir dos 20 minutos e tambm criou perigo, mas ningum marcou na primeira parte. No segundo tempo, o Braga continuou melhor e fez dois golos muito por culpa de Lima que fez um golo e deu outro a marcar. A segunda parte comeou com uma bola ao poste de Matias Fernandez depois de boa jogada individual. No marcou o Sporting marcou o Braga, aos 51 minutos, por Hlder Barbosa depois de desentendimento fatal entre Onyewu e Joo Pereira. Aos 64 minutos novo golo do Braga depois de novo erro defensivo dos lees. Rodrguez, regressado titularidade, entregou inexplicavelmente a bola a Custdio, Mossor isolou Lima e o avanado brasileiro fez o segundo na cara de Rui Patrcio. Os erros no foram exclusivos do Sporting. Aos 74 minutos Quim tem uma m sada a canto de Matias Fernandez e permite o golo a Carrillo que relanou os lees no jogo. O Sporting tentou o empate mas at ao fim a melhor oportunidade pertenceu ao Braga, num livre indireto no interior da rea, depois de Patrcio ter segurado um atraso de Evaldo. O terceiro lugar do campeonato agora pertena do Braga. J o Sporting desceu para quarto e est a 11 pontos do lder Benfica. Nos ltimos sete jogos os lees venceram apenas um. Nos lees trs baixas: Wolfswinkel, Izmailov e Rinaudo. Domingos apostou na estreia de Ribas e fez avanar Insua para o meio campo. No Sp. Braga jogam os melhores disponveis e falta Djamal que foi para a CAN. Sp. BRAGA: Quim; Salino, Douglo, Ewerton e Elderson; Custdio e Hugo Viana; Alan, Mossor e Hlder Barbosa; Lima. Suplentes: Berni, Vinicius, Paulo Csar, Rivera, Nuno Gomes, Carlo e Lus Alberto. SPORTING: Rui Patrcio; Joo Pereira, Onyewu, Rodrguez e Evaldo; Schaars, Elias e Matas; Insa, Capel e Ribas. Suplentes: Marcelo Boeck, Daniel Carrio, Polga, Bojinov, Carrillo, Pereirinha e Andr Martins

Desporto . 13

FABRICANTES DE ENCHIDOS
Resultados
Sexta-feira, 13 jan: Paos de Ferreira Martimo, 1-1 Sbado, 14 jan: Feirense - Gil Vicente, 0-0 Benfica - Vitria de Setbal, 4-1 FC Porto - Rio Ave, 2-0 Domingo, 15 jan: Nacional - Unio de Leiria, 2-2 Olhanense - Beira-Mar, 2-1 Acadmica Vit. de Guimares, 0-2 Sporting de Braga Sporting, 2-1 Programa da 16. jornada: - Sexta-feira (20 jan): Acadmica Unio de Leiria, 3:15 (SportTV) - Sbado (21 jan): Beira-Mar Martimo, 3:30 (SportTV) - Domingo (22 jan): Nacional Feirense, 11:00 Sporting de Braga Rio Ave, 11:15 (SportTV) Paos de Ferreira Vitria de Setbal, 11:00 Benfica Gil Vicente, 3:15 (SportTV) FC Porto Vitria de Guimares, 13:15 (TVI) - Segunda-feira (23 jan): Olhanense Sporting, 3:15 (SportTV)

Domingos critica o treinador Na hora da derrota,


do Sporting dirigiu crticas explcitas sua equipa, referindo que vrios jogadores tm de dar mais. Questionado sobre as possibilidades do Sporting no que diz respeito ao ttulo, Domingos Pacincia atirou: H mais 15 jogos para fazer e para ganhar temos de fazer muito mais. Vamos pensar jogo a jogo e ver o que conseguimos. H muito trabalho para fazer, h muita gente que tem de fazer mais e melhor. Isso notou-se esta noite, a equipa entrou mal, com vrios jogadores em dificuldades. Vamos rever tudo isto, de forma a que no volte a acontecer.

FABRICANTES DE ENCHIDOS PARA TODO O CANAD 1831 Mattawa Ave., Mississauga www.borgesfoods.com 905 277 0677 SEMPRE SUA MESA

BORGES

UD Leiria deixa escapar vitria na Madeira

O conjunto leiriense esteve por duas vezes na frente do marcador, mas acabou por empatar na deslocao ao terreno do Nacional (2-2), em jogo da 15. jornada da Liga portuguesa.O UD Leiria chegou vantagem na primeira parte, com Schaffer a apontar o canto e John Ogu (19) a finalizar. Na segunda parte, aos 50 minutos, aps uma rpida jogada de contra-ataque, Olivier cruzou para Candeias e o extremo empatou a partida. Depois, o Nacional ficou reduzido a 10 unidades com a expulso do guardaredes Vladan, tendo o rbitro apontado a respetiva grande penalidade, que foi apontado por Elvis. O treinador Manuel Cajuda viu Shaffer, aos 79 minutos receber ordem de expulso, com o Nacional, a aproveitar a nova igualdade nmerica para empatar por Skolnik (83).

14 . Desporto Ainda a Taa de Portugal

16 Janeiro 2012

Nacional quase surpreende Sporting


Sporting e Nacional adiaram para a segunda mo, no dia 8 de Fevereiro, na Choupana, a deciso quanto ao finalista da Taa de Portugal. Os lees acordaram a tempo de evitar o descalabro de uma derrota que esteve perto, com Elias e Schaars a marcarem nos ltimos 15, anulando a vantagem conseguida pelos insulares no primeiro tempo, com golos de Rondn e Candeias. O Nacional foi a Alvalade lanar um grande balde de gua fria na 1 parte. Foi uma febre amarela que tomou conta do jogo, com o Sporting a ser contagiado negativamente, com Rondn e Candeias a deixarem os madeirenses numa confortvel vantagem, que teve tanto de surpreendente para quem no viu o jogo, como justa. O leo do primeiro tempo teve mesmo uma exibio para esquecer, com Polga em plano particularmente negativo, ao estender a passadeira a Candeias paro o 0-2. Mrito tambm muito boa organizao do Nacional, o que levou Domingos a tirar antes do intervalo Renato Neto Wolfswinkel saiu bem mais cedo, mas por leso. O Sporting da segunda parte teve mais atitude, muito mais velocidade o resultado a isso obrigava , mas a desinspirao era geral e Carrillo falhou um golo de encostar. J era o corao a mandar mais do que a cabea e foi na garra que Elias fez o 1-2. A equipa leonina partiu para o sufoco e Onyewu teve um golo bem invalidado. Nessa fase, valeu ao Nacional um fantstico Vladan, com trs enormes defesas, mas o guarda--redes do Nacional cedeu a livre de Schaars, nos descontos. Foram intensos os derradeiros minutos e o que se seguiu ao apito final, com Domingos pegado com Pedro Caixinha.

DOMINGOS IRRITOU-SE COM CAIXINHA

No admito que nenhum treinador fale como ele falou com o Joo Pereira. Eu defendo os meus jogadores, foi desta forma que Domingos explicou a acesa troca de palavras com Pedro Caixinha no final. Sobre o jogo, mostrou-se triste com a equipa na 1 parte. A jogar assim no ganhamos a ningum, disse, acrescentando: Demos a volta na segunda parte e acredito que vamos vencer a eliminatria [2 mo no dia 8 de Fevereiro].

Ainda vivo o sonho da Acadmica


Acadmica que se mostrou ento muito aptica, sem capacidade organizativa e sempre muito longe da baliza, isto apesar de contar com forte apoio dos seus adeptos. Na segunda parte, contudo, tudo se alterou. A Oliveirense durou pouco mais de 10 minutos e foi encolhendo cada vez mais o seu jogo, em sentido completamente inverso ao da Acadmica. O cerco baliza de Bruno Sousa foi sufocante nos ltimos minutos e o esforo acabou recompensado com o golo de Pape Sow, dando a melhor sequncia de cabea a canto batido da esquerda. O balnerio est revoltado Um golo na ltima jogada do encontro acabou por ditar a derrota da Oliveirense frente Acadmica, na 1. mo das meias-finais da Taa de Portugal. Apesar do resultado, Pedro Miguel continua a acalentar o sonho de chegar final do Jamor. Antes, porm, no deixou de criticar a arbitragem de Carlos Xistra. Estamos tristes. O balnerio est revoltado. O rbitro disse que ia acabar com o jogo, deu quatro minutos e no se passou nada, depois foi pontap de canto atrs de pontap de canto... no sou anjinho, no ando aqui h dois dias e no gostei do que vi em Coimbra, disse, revoltado, Pedro Miguel aos microfones da Sport Tv. Apesar de tudo, o sonho do Jamor continua intacto. Temos hipteses, faltam 90 minutos e quando chegar o jogo vamos arriscar. Esta noite honrmos a nossa camisola, culminou.

Um golo de Pape Sow, em cima do apito final da partida, valeu a vitria da Acadmica sobre a Oliveirense (1-0), em partida da primeira mo das meiasfinais da Taa de Portugal. A Briosa partir assim em vantagem para o encontro da segunda mo, a 8 de Fevereiro, agora na casa da equipa que milita na Liga de Honra (em princpio o jogo

ser disputado em Santa Maria da Feira). No entanto, o magro triunfo da equipa de Coimbra deixa bem expostas as dificuldades que a Oliveirense poder criar, principalmente pela (boa) primeira parte que realizou no Cidade de Coimbra. Com efeito, a equipa de Oliveira de Azemis disps sempre das melhores iniciativas, perante

16 Janeiro 2012 Fogo posto

Grande negcio

Ainda a tempo . 15

Helder Freire

Prometi, na semana passada que talvez pudesse levantar um pouco o vu do negcio da distribuio em grandes superfcies, a propsito da deciso da Jernimo Martins, fixar parte dos seus negcios na Holanda. Fiz a defesa desse direito, mas deixei o aviso de que ningum tem asinhas nas costas e que a grande distribuio um pau de dois bicos. Por um lado, oferece ao consumidor um leque de escolha muito maior e a preos competitivos, num ambiente agradvel, moderno e bem decorado. Por outro, utiliza tcnicas de marketing que levam o consumidor a comprar o que no precisa. Mas no s isto. Relativamente aos produtores e aos pequenos distribuidores, os dois na mesma fileira, so os principais prejudicados pelo advento das grandes superfcies. Porque compram em grandes quantidades, escoando assim a produo nacional, as grandes cadeias de hipermercados impem as suas regras aos produtores, basicamente pequenos agricultores que ficam sujeitos s regras que lhes so impostas e, se querem vender os seus produtos, tm de faturar o que os distribuidores querem pagar, atitude a que no tem acesso os pequenos comerciantes de rua, que tm de comprar a preo justo negociado e depois no conseguem competir em preos, com as grandes distribuidoras.

assim que o negcio fica ao contrrio logo partida. Ou seja, no o produtor que fixa o preo mas o comprador intermdio. Isso significa que, muitas vezes, o preo no cobre as despesas e as pequenas exploraes agrcolas e leiteiras, acabam por ir falncia. Quando isso acontece, as grandes superfcies vo comprar ao estrangeiro, onde h excedentes e, portanto, mais baratos e colocam os produtos nas prateleiras a preo mais baixo do que pagam ao produtor nacional. A isto chama-se Dumping e proibido por lei. Mas esta s parte do negcio. O grosso do lucro dos hipermercados, no est em comprar a preos esmagados para vender a baixo custo, mas vender muito. O verdadeiro negcio, que as grandes superfcies funcionam como se fossem autnticos bancos, recebendo a pronto as mercadorias que disponibilizam ao pblico e pagando aos seus fornecedores a noventa e mais dias. Enquanto isso, o dinheiro est a render nos bancos, autnticas fortunas dirias, sem encargos, sem pagar taxas por isso mesmo, antes pelo contrrio, negociando com as instituies de crdito juros mais favorveis para os capitais diariamente depositados. Portanto, se por um lado, organizaes como a Jernimo Martins, tm todo o direito de se instalarem onde quiserem, em qualquer pas que tenha livre circulao de capitais, como o cado da Holanda, por outro, tambm no temos que ter pena deles e encerremos o assunto por aqui, no gastando mais vela com tais defuntos

S&P corta rating a nove pases e Portugal fica no lixo


A a agncia Standard & Poors (S&P) cortou, na sexta-feira, o rating de nove pases, deixando Portugal com uma nota j considerada lixo financeiro, enquanto retirou Frana e ustria a nota mxima de avaliao (AAA). A Itlia ficou pela primeira vez abaixo do patamar A. O ratings de Portugal, Itlia, Espanha e Chipre baixaram em dois nveis, enquanto os de Frana, da ustria e de mais trs pases (Eslovquia, Eslovnia e Malta) foram cortados em um nvel. Portugal viu o seu rating descer de BBB- para BB, passando agora a estar classificado pelas trs grandes agncias de notao norte-americanas com o nvel lixo, depois dos cortes de rating verificados tambm pela Fitch e Moodys no final do ano passado. A confirmao foi dada oficialmente pela S&P ao incio da noite, j depois de fechar a bolsa de Nova Iorque, e de a agncia Reuters ter avanado a informao durante a tarde.

Comisso Europeia lamenta


A Comisso Europeia lamentou a deciso da agncia de notao Standard & Poors (S&P) de baixar o rating de vrios pases da zona euro que considera ter sido um deciso inconsciente. Aps verificar que desta feita no acidental, lamento a deciso inconsistente tomada hoje pela Standard & Poors relativamente ao rating de muitos Estados-membros da Zona Euro, numa altura em que a Zona Euro est a tomar aces decisivas em todas as frentes da sua resposta crise disse o comissrio europeu dos Assuntos Econmicos, Olli Rehn, numa declarao em Bruxelas. De acordo com Olli Rehn, que por norma no comenta os cortes de rating, as iniciativas que tm vindo a ser tomadas so as apropriadas, pois conduzem necessria consolidao oramental e reformas estruturais nos Estados-membros, respondem s fragilidades do setor bancrio e reforam a governao econmica. O comissrio considera ainda que as recentes decises da Unio Europeia, juntamente com a ao do Banco Central Europeu, tm sido fundamentais para aliviar as tenses nos mercados de obrigaes soberanas.

S Fernandes vai pedir adiamento do julgamento do recurso


O advogado de defesa de Carlos Cruz anunciou que vai pedir o adiamento do julgamento do recurso do processo Casa Pia. O Tribunal da Relao de Lisboa marcou o julgamento para dia 26 de janeiro, mas Ricardo S Fernandes vai pedir adiamento para 9 ou 16 de fevereiro, uma vez que est a braos com mais processos mediticos, nomeadamente o do caso Rui Pedro, avana a TVI24. O julgamento, que dever ter poucas sesses, servir para os advogados de defesa dos vrios arguidos e o Ministrio Pblico apresentarem ao coletivo de juzes as suas alegaes. O coletivo de juzes desembargadores ser presidido por Rui Rangel, coadjuvado por Guilhermina Freitas e Calheiros da Gama. A 12 de dezembro, o Tribunal da Relao de Lisboa rejeitou vrios requerimentos da defesa de Carlos Cruz, que pedia a juno aos autos de entrevistas de jovens casapianos a desdizer a acusao. Os juzes recusaram ouvir novas testemunhas, juntar documentos e renovar provas, pedidos feitos por Carlos Cruz e outros arguidos. O antigo apresentador de televiso pretendia juntar aos autos entrevistas recentes de antigos alunos casapianos que diziam ter sido forados a mentir no sentido de o incriminar. Os recursos - dos arguidos e do Ministrio Pblico que agora sero julgados, foram entregues no final de 2010.

Sindicato dos Jornalistas contesta encerramento da Focus


Uma nota do Sindicato dos Jornalistas diz que o grupo Impala pretende encerrar a revista Focus e levar a cabo um despedimento colectivo que pode abranger uma dezena de jornalistas e oito outros trabalhadores. O Sindicato contesta a deciso e manifesta a sua disponibilidade para negociar condies que viabilizem a manuteno das publicaes e dos postos de trabalho. Em comunicado divulgado na sexta-feira, o SJ, solidariza-se com os profissionais atingidos pelas medidas anunciadas pela Empresa e reafirma a sua convico de que, mesmo num caso extremo de encerramento, um grupo como a Impala pode e deve recolocar os trabalhadores afectados nas suas restantes publicaes.

O julgamento do processo Casa Pia, relativo a abusos sexuais de menores da instituio, terminou, ao fim de quase seis anos, com um acrdo que condenou seis dos sete arguidos a penas de priso e ao pagamento de indemnizaes. Carlos Cruz foi condenado a sete anos de priso, igual pena foi aplicada ao mdico Joo Ferreira Diniz. O embaixador Jorge Ritto foi condenado a seis anos e oito meses, Hugo Maral a seis anos e dois meses, Carlos Silvino foi condenado 18 anos de priso e Manuel Abrantes, ex-provedor adjunto da Casa Pia, a cinco anos e nove meses. Segundo tambm o acrdo deste processo, proferido a 03 de setembro de 2010, Gertrudes Nunes, dona da casa de Elvas, foi absolvida do crime de lenocnio.

Alm da defesa dos postos de trabalho, o Sindicato considera essencial que as empresas de comunicao social preservem o mais possvel as publicaes, contribuindo para a manuteno e mesmo alargamento da diversidade da oferta informativa, fundamental defesa do pluralismo. Nesta conformidade, o SJ apela Impala para que encete um verdadeiro processo de negociao, com o objectivo de manter a publicao da revista Focus e os postos de trabalho agora ameaados, renunciado soluo mais fcil do encerramento e do despedimento. Alm do apoio directo que est a prestar aos seus associados, o SJ diz-se disponvel para cooperar na negociao de condies que visem viabilizar a manuteno das publicaes e dos postos de trabalho. J a finalizar, na nota agora divulgada, a Direco do SJ apela unidade dos jornalistas ao servio da Impala em torno do seu Sindicato, a fim de que aqueles objectivos possam ser mais facilmente atingidos.

16 . Economia e mercados
Comentrio Semanal de Economia e Mercados

16 Janeiro 2012
mercados financeiros, conduzindo a condies financeiras mais restritivas para os agentes econmicos, no s nos pases mais afetados, mas tambm com efeitos de contgio sobre o sistema financeiro internacional, com impacto ao nvel das decises de consumo e de investimento. O alastrar da mira dos mercados a Espanha e Itlia colocou a crise noutro patamar: o dos efeitos econmicos sobre a economia mundial das medidas de austeridade nestes pases, sendo que a prpria Frana tambm comeou a ver ameaado o seu rating triple A, conduzindo o Governo a anunciar medidas que visam uma consolidao oramental mais tempestiva. Nem mesmo a economia chinesa parece estar imune a estes desenvolvimentos, levando as autoridades a inverter o teor restritivo das polticas pblicas, algo que no Brasil se iniciou logo no final de agosto com uma inesperada descida de taxas, mas que a estagnao do PIB do 3T2011 posteriormente conhecida veio dar mais do que razo aos receios dos responsveis daquela autoridade monetria. Fraco mpeto de crescimento A economia global fechou o ano com um fraco mpeto de crescimento, apenas com os EUA a registarem crescimentos minimamente decentes entre as principais economias desenvolvidas, na medida em que a Zona Euro como um todo ter contrado e o Reino Unido e o Japo tero grosso modo estagnado. Como acelerar o crescimento? Pela poltica econmica. Mais precisamente, pela resoluo da crise da dvida soberana na Zona Euro, pela inverso da poltica monetria nas economias emergentes e por novos estmulos monetrios nas economias desenvolvidas, num contexto em que o endividamento pblico da generalidade destas ltimas constitui um forte constrangimento poltica oramental. Entre as economias desenvolvidas, se para os EUA, Japo e Reino Unido esperamos novos estmulos monetrios, j do lado da Zona Euro consideramos que o essencial das medidas de estmulo j tero sido anunciadas pela respetiva autoridade monetria. Com efeito, na reunio da passada quinta-feira, como esperado, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalterada em 1.00% a taxa de juro aplicvel s operaes principais de refinanciamento da Zona Euro, a refi rate, depois de a ter descido nas duas ltimas reunies mensais de 2011, em 0.25 p.p. cada, revertendo em apenas dois meses as subidas que havia efetuado nos passados meses de julho e abril e voltando a colocar esta taxa em nveis mnimos histricos. Em termos prospetivos e ao nvel das medidas de carter convencional, consideramos que a autoridade monetria ir manter a refi rate no atual mnimo histrico durante os prximos meses. Do nosso ponto de vista, s um manifesto agravamento das perspetivas de crescimento para regio atualmente, continuamos a esperar o retomar da recuperao na Zona Euro no 2 trimestre deste ano poder levar o BCE a descer as taxas abaixo do atual nvel. Saliente-se, por um lado, que o prprio BCE referiu que se comearam a vislumbrar alguns sinais de estabilizao da atividade e, por outro lado, que as medidas de cedncia de liquidez adotadas pela autoridade tm permitido manter as taxas de juro overnight confortavelmente abaixo da refi rate, o que na prtica seria equivalente a que a refi rate j estivesse num nvel inferior (recorde-se que antes de Grande Recesso, as taxas de juro overnight eram normalmente superiores refi rate). No foram anunciadas quaisquer medidas adicionais no-convencionais de poltica monetria, depois de na anterior reunio, e numa tentativa de responder aos sinais de deteriorao das condies financeiras na regio, o BCE ter anunciado um reforo das medidas de apoio ao setor bancrio europeu, como forma de aliviar presses de liquidez e procurando garantir que o sistema financeiro conceda crdito economia durante 2012, entre as quais a indita cedncia de liquidez a linhas de 3 anos, objetivos que o BCE considera que j esto a comear a ser cumpridos. Por ltimo, ao nvel da crise da dvida soberana e, em concreto, aos rumores que anteriormente j se haviam levantado sobre a possibilidade de o BCE poder intervir de forma mais ativa no apoio aos pases em dificuldades, a autoridade voltou a demarcar-se, reforando no ser esse o seu mandato e que se dever manter focalizada em assegurar da estabilidade de preos e o correto funcionamento da poltica monetria na regio. Rui Bernardes Serra (RBSerra@Montepio.pt)

Parceria ABC/Montepio

Semana de 9 a 13 de janeiro

Olhar sobre o ano de 2011 e a necessidade de mais estmulos monetrios


A conjuntura macroeconmica no ano de 2011 ficou marcada pela continuao da recuperao econmica global, iniciada na segunda metade de 2009. Todavia o ritmo de recuperao abrandou e os riscos descendentes acentuaram-se, no quadro de diversos choques a que as economias foram sujeitas. Primeiro choque: a incerteza geopoltica resultante da Primavera rabe conduziu a subidas nos preos das commodities, que j vinham a ser suportadas pelo forte crescimento das economias emergentes, tendo aquelas subidas se refletido numa acelerao da inflao que acabou por penalizar o rendimento real das famlias e condicionar o crescimento do consumo privado. Segundo choque: o sismo do Japo. A rea afetada no foi particularmente importante no seio do tecido empresarial japons, mas os efeitos sobre a economia mundial foram bem superiores ao inicialmente esperados, evidenciando a capilaridade da indstria e da logstica mundiais, com os atrasos nos fornecimentos de componentes eletrnicas e de automveis a conduzirem a paragens de fbricas por todo o Mundo e a refletirem-se num abrandamento do consumo privado nos meses contguos ao sismo, interrompendo tambm o processo de melhoria no mercado laboral que se vinha a observar nos EUA, algo que no despiciente atendendo importncia que o consumidor americano tem para toda a economia mundial. Terceiro choque: a contnua irresoluo da crise da dvida soberana da Zona Euro, que teve efeitos no aumento dos prmios de risco nos

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes
109 Elgin St- $149,900 Charme e beleza, tetos bem altos, 3 quartos de dormir, 2 quartos de banho. Perto do centro da cidade. Um prazer ver.

1423 Upper Ottawa St.

20-1750 King st. - $39,900 Sim, o preo verdade. Alm disso os custos mensais so de apenas $195.00 por ms, incluindo praticamente tudo.

101 Steven St-$129,900 Perfeito lar para se aposentar. Cave completamente acabada, jardim enorme, Furnace e AC praticamente novos. Um mimo

HAMILTON

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

10 St. Matthews $ 172,900

Lar em excelente estado. bem no meio da zona Portuguesa. Sala de jantar e sala de estar enormes. Estacionamento para 2 carros. Um mimo

337 James St N.- $114,900 Seja proprierrio de um dos cafs mais ocupados da comunidade portuguesa. Licensas de liquor e de alimento em bom estado. Clientela estabelecida. Paz e segurana...

3 Janet Crt- $ 289,900 Ideal para duas famlias. 4 quartos de dormir, 2 casas de banho. Impecvel de cima a baixo. Veja para crer.

61 Barton St E $129,900 Bar com respectivas licensas. Estacionamento para 6 carros. Dono est pronto a ajudar com o financiamento.

16 Janeiro 2012 Navio de cruzeiro encalha na Toscnia

A semana em foco . 17

Cenas dignas do Titanic... no Costa Concordia que encalhou


*Duas pessoas foram encontradas vivas a bordo do Costa Concordia. *O comandante do navio foi detido pelas autoridades italianas.
Um homem e uma mulher foram encontrados vivos esta noite a bordo do navio de cruzeiro, anunciaram os bombeiros. Estas duas pessoas foram encontradas num camarote depois de os seus gritos e pedido de ajuda terem sido ouvidos por bombeiros, segundo os quais ambos se encontram bem, apesar de as equipas de socorro ainda no terem conseguido chegar a eles. O comandante Francesco Schettino foi detido depois de ser interrogado durante vrias horas pelo procurador de Grosseto, a provncia da regio onde se deu o acidente, Francesco Verusio. suspeito de negligncia e fuga, diz o El Mundo. As autoridades italianas fizeram novo balano do acidente do

navio cruzeiro Costa Concordia e reduziram o nmero de mortos de oito para trs. O nmero de feridos tambm foi reduzido. A AFP avanou que as nicas trs vtimas mortais, at ao momento, so dois turistas franceses e um membro da tripulao peruano. Trs pessoas (e no oito como chegou a ser avanado) morreram esta noite e vrias esto desaparecidas (41, segundo disse AFP o prefeito de Grosseto, Giuseppe Linardi) na sequncia da evacuao de um navio de cruzeiro, com mais de quatro mil ocupantes, que encalhou numa rochedo na ilha de Giglio, no sul da regio italiana da Toscnia.

Temos referenciados 11 passageiros portugueses nesta viagem, disse a mesma fonte sem adiantar mais pormenores. Segundo fonte do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, entre esses portugueses um casal sofreu ferimentos ligeiros no acidente. A mesma fonte disse ainda que no h informao de qualquer vtima mortal portuguesa e a embaixada de Portugal em Roma tem estado a acompanhar a situao desde manh. At ao momento, j foram recuperados trs corpos do mar e 69 pessoas continuam desaparecidas depois de o cruzeiro Costa Concrdia ter encalhado junto da pequena ilha de Giglio na costa da Toscnia. A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulao.

passageiros e tripulao. Cerca das 20:00 (19:00 em Lisboa), o Costa Concordia, com 290 metros de comprimento, comeou a tombar sobre a gua e inclinouse cerca de 20 graus, informou a guarda-costeira. Alguns dos passageiros, citados pela ANSA, referiram cenas dignas do Titanic a bordo, aps a ordem de evacuao do navio, que causou disputas entre as pessoas, choros e gritos, com alguns dos passageiros que tentavam entrar nos botes salva-vidas a carem para o mar.

Casal portugus com ferimentos ligeiros


Um casal de portugueses residentes na Sua sofreu ferimentos ligeiros no acidente de sexta-feira noite com um navio de cruzeiro em Itlia, disse Lusa fonte do Ministrio dos Negcios Estrangeiros. De acordo com a mesma fonte, no h informao de qualquer vtima mortal portuguesa e a embaixada de Portugal em Roma tem estado a acompanhar a situao desde manh. At ao momento, j foram recuperados trs corpos do mar e 69 pessoas continuam desaparecidas depois de o cruzeiro Costa Concrdia ter encalhado junto da pequena ilha de Giglio na costa da Toscnia, na noite de sexta-feira. A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo

Sobe o nmero de vtimas

Pelo menos 11 portugueses a bordo


Pelo menos 11 portugueses estavam a bordo do navio de cruzeiro Costa Concrdia que encalhou sexta-feira junto a uma pequena ilha italiana, disse hoje Lusa fonte da empresa de viagens Costa Cruzeiros.

As autoridades italianas acabam de divulgar que foram encontrados dois cadveres no interior do navio cruzeiro Costa Concrdia, naufragado na sexta-feira ao largo da ilha de Giglio. Segundo fontes da Guarda Costeira, citada pela AP, os corpos sem vida foram encontrados na popa do navio, submergida nas guas do Mar Tirreno. Desta forma, sobe para cinco o nmero de mortos confirmados neste acidente.

Indignados concentrados na praa de So Pedro


Algumas dezenas de indignados de vrios pases europeus, como Espanha e Frana, manifestaram-se, sbado, na praa de So Pedro, no Vaticano, gritando frases contra a Igreja catlica e o Papa, como testemunhou um fotojornalista da agncia noticiosa France Press. Igreja corrupta, Papa criminoso, Liberdade e No violncia foram algumas das frases entoadas pelos manifestantes, que se concentraram numa zona da praa que fica em frente das janelas dos aposentos de Bento XVI. O Vaticano deve pagar os impostos como todo o mundo gritaram ainda os manifestantes, numa referncia s excees fiscais que beneficiam os imveis da Santa S em redor do Vaticano. Alguns dos ativistas chegaram a montar tendas na praa de So Pedro e um dos manifestantes subiu rvore de Natal que est no centro do recinto. Elementos da polcia acabaram por controlar a ao de protesto, com registo de alguns momentos de tenso, e trs jovens foram detidos para identificao. Esta manifestao ocorreu algumas horas depois do primeiroministro italiano, Mario Monti, ter sido recebido pelo Papa Bento XVI no Vaticano. Durante o encontro, o pontfice afirmou que a situao social difcil e quase insolvel de Itlia torna necessrio um compromisso para a recuperao da economia do pas.

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296 EUROPA DUCT CLEANING
Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net (Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING)

Esta foi a primeira vez, desde que assumiu o novo governo italiano em novembro, que Mario Monti, um catlico praticante, foi recebido em audincia pelo sumo pontfice.

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

Pontap de sada

18 . Ler e contar

Jornalista francs morto na Sria


Um ataque de morteiros das foras governamentais na cidade que um dos smbolo da resistncia ao regime de Assad matou um jornalista francs e seis srios. O jornalista francs Gilles Jacquier foi morto em Homs durante um ataque de morteiros a um bairro onde se encontrava em reportagem. Ao servio da France 2 desde 1999, Jacquier realizava uma reportagem naquele que um dos centros da resistncia ao regime de Bachar al-Assad, quando foras fiis a Damasco lanaram uma barreira de morteiros sobre um ponto onde confluem os bairros de Akrama e de Al-Nouzha. Tambm perderam a vida seis srios. O francs estava integrado num grupo de jornalistas que viajara com autorizao do regime srio. o primeiro jornalista ocidental a morrer nos dez meses da revolta contra o regime de Damasco, iniciada a 15 de maro de 2011. O Governo francs j pediu explicaes, exigindo que se esclaream todas as circunstncias em que sucedeu o incidente, disse o ministro dos Negcios Estrangeiros Alain Jupp.

16 Janeiro 2012

Carlo Miguel Cruz Gomes ABC Para voc que l os meus artigos - j agora, obrigado... aqui vai uma historia curta, verdadeira, e que por gostar dela tenho o maior gosto em compartilhar consigo. Um dos stios que gosto muito de visitar e onde por acaso passo alguns dias de ferias quase todos os anos a Florida. Aquele Estado bonito e quente, no sul do pas vizinho, no sei bem porqu mas diz-me qualquer coisa. Sinto segurana e sinto-me sempre bem quando l estou. Porque? Perguntar para que?! Mais vale s aceitar que assim . Verdade, gosto mesmo de l estar. A histria que lhe vou contar vem de l, vem de um artigo escrito sobre um senhor chamado Carlos Arboleya, um bancrio Americano de origem Cubana. Quando Fidel Castro e o regime comunista tomaram conta de Cuba, o sistema socialista imposto mudou drasticamente o pais, como todos ns sabemos. Muitos dos mais bem sucedidos, pessoas de grande sucesso ficaram devastados por causa da mudana. Carlos Arboleya, um oficial de operaes bancarias de um dos maiores bancos de Cuba foi um dos que foram afetados. Em 1960, depois de ter entrado Fidel Castro para o poder, Carlos chegou cedo de manha ao trabalho como fazia sempre e descobriu que todos os bancos estavam agora sob controlo comunista. Trs semanas depois conseguiu com algum esforo ser uma das famlias que fugia de Cuba para os Estados Unidos, mais concretamente para Miami, Florida. Alem dos problemas habituais de emigrao que maior parte de ns conhecemos, tambm havia o problema de ter chegado Amrica s com $42 em cash. Sem trabalho, sem casa, com a sua mulher e um filho ainda muito novo com ele e sem conhecer nem sequer uma pessoa em Miami, como podem imaginar Carlos tinha bastantes preocupaes. Como sempre viveu no mundo bancrio procurou trabalho de banco mas nenhum o aceitava. Depois de algum tempo finalmente conseguiu emprego numa fabrica de sapatos. Carlos trabalhava bem sempre com entusiasmo, cheio de energia, tentava sempre fazer mais do que lhe pediam, incluindo fazer o mximo de horas extras possveis. O resultado foi espetacular! Depois de 16 meses de trabalho Carlos chegou a gerente dessa mesmo companhia de sapatos. Mais adiante na historia, um pouco depois o banco onde a companhia de sapatos tinha contas ofereceulhe trabalho. Desde ento a historia continua, eu disse que era uma historia curta, e hoje o Carlos atualmente o Presidente de uma das maiores cadeias bancarias nos Estados Unidos de Amrica. Carlos Arboleya fez o que tinha de fazer (cuidar da sua famlia) e aceitou um trabalho que era mais do que qualificado para fazer mas com tempo chegou onde queria chegar. Ele provou um facto simples que por vezes esquecido. Ele provou que no importante onde se comea mas sim tomar a deciso de se comear! preciso dar o pontap de sada para comear qualquer jogo de futebol, e assim mesmo na vida. Sem comear no se chega a marcar golos. Apresentador Americano Joe Sabah diz assim: You dont have to be great to start, but you have to start to be great. Que quer dizer no e preciso ser grande para comear, mas preciso comear para ser grande. Por acaso sabia que em toda a Amrica do Norte 80% dos milionrios so imigrantes de primeira gerao? Se tem alguma ideia em mente algum tempo porque no comea-la j? Se no souber por onde comear ou precisar de ajuda, d-me um telefonema e vamos ver o que podemos fazer juntos. preciso comear para chegar onde queremos chegar, o importante comear! Ate para semana se DEUS Quiser.

Gilles Jacquier cobria a atualidade internacional desde os anos 90, tendo acompanhado os conflitos do Kosovo, RDCongo, Iraque, Haiti, Costa do Marfim e a questo israelo-palestiniana. Recentemente, acompanhara o desenvolvimento da Primavera rabe.

Chvez sublinha apoio do Governo portugus


Segundo o chefe de Estado venezuelano, que fazia o balano de 2011 no parlamento, foram entregues 107.593 computadores portteis a crianas em 2009, 721.810 em 2010 e 934.688 em 2011. Nas velhas instalaes da Fora Area est a nascer um centro cientfico e tecnolgico que se chama Simn Rodrguez, para serem montados os Canaima, com transferncia tecnolgica de Portugal, do seu Governo, atravs das empresas, revelou.

Ahmadinejad afirma apoio para sempre a Chvez


O presidente do Iro, Mahmoud Ahmadinejad, disse segundafeira que, apesar dos arrogantes que fazem oposio, ele estar para sempre junto de seu colega venezuelano, Hugo Chvez. Apesar dos arrogantes que no querem nos ver juntos, estaremos juntos para sempre, disse Ahmadinejad aps ser recebido por Chvez no palcio de Miraflores, sede de Governo, na primeira paragem de uma viagem que tambm o levar Nicargua, Cuba e Equador. Ahmadinejad, que visita a regio enquanto a comunidade internacional aumenta a presso contra Teero devido ao seu programa nuclear, classificou Chvez como irmo e o smbolo da revoluo na Amrica Latina.

O presidente venezuelano abordou, sbado, a cooperao de Portugal no projeto de distribuio de portteis Magalhes e revelou que vai continuar a trabalhar nesse sentido. Vo ver as escolas bolivarianas com computadores, os meninos do primeiro ao sexto grau com computadores Canaima [nome local para Magalhes]. No ano de 2009 comeou o plano, graas ao apoio do Governo de Portugal e, ainda que tenha havido mudana de Governo, recebemos as melhores mensagens do novo Governo de Portugal, um Governo de direita, mas com o qual vamos continuar a trabalhar, afirmou Hugo Chvez.

Menina de trs anos resiste a ataque de leo


Sofia Walker, uma menina com apenas trs anos, resistiu com coragem tentativa de ataque de um leo, no Wellington Zoo, na Nova Zelndia... ainda que com um vidro a separ-los. A menina de trs anos tinha ido ao jardim zoolgico com os pais e mirava o leo quando o animal demonstrou irritao. A pequena Sofia no se importou com a agressividade do bicho e continuou a observ-lo. Ento, o leo decidiu atacar a menina que no sofreu nenhum dano porque foi protegida pela parede de vidro que os separava. O incidente foi filmado pelo pai da criana e espantou todos os que viram o vdeo porque Sofia ao ser atacada permaneceu calma e sem medo do leo. Em entrevista ao jornal britnico Daily Mail, os pais de Sofia contaram que a menina sempre teve confiana nos animais, embora nunca imaginassem que agiria assim com um leo.

16 Janeiro 2012 Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimo e Anbal F

Ler e contar . 19

O poder do Amor
Fernando Cruz Gomes
Se tiver receio das emoes fortes... se preferir a piada forte ou o dichote de fazer rir... v-se embora. Eu fico szinho. Com a minha dor feita... saudade. Com a minha dor enovelada em sentimentos que se entrechocam. Caracol-sobre-mim-mesmo enrolado, vou contando... o que li, no h muito no Womans Daily Magazine.S tenho que deixar cair as palavras. Talvez at as lgrimas, a despeito de me dizerem que feio um homem chorar... e que o jornalista no deve contar as suas mgoas. De lgrimas... s as dos outros. Um dia, como qualquer mulher, Karen (pode chamarlhe outro nome...) percebeu que ia ser me. Que estava a caminho um novo rebento. E, ao preparar-se, entendeu que importante... importante, era preparar o filho mais velho, Michael, j com trs anos, quase quatro. Dizerlhe, com as palavras mais ternurentas, que ia ter uma irmzinha. Que era preciso am-la... Da a uns tempos j Michael se encostava ao ventre materno e j cantava canes carregadas de amor para o novo beb... que iria vir. As anlises j tinham dito que era uma menina. E nas canes do Michael meio entarameladas pela emoo de criana j a palavra amor rimava com sol e esteve era sinnimo da nova irm. Gravidez normal. No parto... algumas complicaes. Horas de complicaes. De tal forma que chegaram a falar em cesariana. S que... o milagre do amor nasceu. Nasceu para logo a seguir ser levada para uma incumbadora especial de uma unidade especial. Os dias passaram. A menina piorava. E o Michael, que j adivinhara tudo, pedia para ir ver a irmzinha. Que a queria ver. Que queria cantar para ela. Os pais, no mesmo quarto onde j havia brinquedos que ela nunca veria como eles o sabiam! j preparavam outra cerimnia, porque os mdicos lhes disseram que a menina no durava muito. Duas semanas passaram. Era o fim. E Michael queria ir ver... queria cantar para a sua irm... Karen achou que tinha de fazer tudo para que ele visse a irm. Que a visse nem que fosse pela ltima vez. Vestiulhe o melhor fato... maior do que seria para a sua idade, para no dar nas vistas. Uma enfermeira no deixou que Michael entrasse. E Karen insistiu. Quase a forou a deixar entrar o menino. A deix-lo ver a irmzinha nem que fosse pela ltima vez. A enfermeira, impotente para manter o no, ficou por ali. Na incumbadora especial da unidade especial de esperar a morte... Michael viu o corpozito tenro da irm. Adivinhou tudo. E lembrou-se das canes que lhe cantava nos tempos em que ela ainda no era gente. E comeou a cantar. -No quero que te vs embora... s o meu sol... o meu nico sol. Acho at que uma lgrima molhou o rostozinho da menina, enquanto o irmo insistia. Tu j me fazes feliz... No sei se a cincia explica, mas a beb pareceu reagir. A pulsao recomeou a sua dana. E o menino no parava. s o meu sol... eu preciso de ti... s o meu sol. Ele j nem sabia o que dizer, at porque as lgrimas lhe turvavam a face e o olhar. s o meu nico sol... E mais e mais. Voc nem sabe quanto eu te amo... Dizem-me que eu no vi que a respirao difcil da menina se comeou a suavizar. E a era a Karen que pedia. Anda, filho, canta para ela... canta. Que ela est a ouvir-te. Michael j no sabia que mais dizer. Eu j sonho contigo... j sonhei que te abraava... que tu vinhas para o meu colo... eu j te quero muito... As palavras eram j gritos... gritos na cerrao da noite que entretanto se fizera. E ele a continuar: Tu... s tudo para mim... Karen queria mais. Pedia mais canes. que a menina j se mexera. A enfermeira assistente j s chorava. E o Michael no podia mais. J se repetia. Tu s o meu sol... sem ti vai ser sempre noite... E pedia-lhe para ela dormir. Faz -o, meu beb... porque eu velo por ti... Da a uns dias, a menina despertou em absoluto. Foi mesmo para casa. No Womans Daily Magazine, os mdicos acharam que era o milagre da cano do irmo. Os que souberam da histria chamaramlhe apenas milagre. Para ns, que acreditamos no milagre. Para ns que acreditamos que uma cano pode fazer o milagre... achamos mesmo que o amor , de facto, poderoso.

In Jornal de Noticias

Associaes de crticos distinguem Mistrios de Lisboa


Depois de ter sido distinguido com o galardo de Melhor Filme Estrangeiro nos Satellite Awards, Mistrios de Lisboa, o ltimo filme de Ral Ruiz, foi agora premiado na mesma categoria pela Associao de Crticos de Cinema de Toronto. Alm deste prmio, na segunda-feira, a Associao de Crticos de Cinema de Nova Iorque atribuiu postumamente ao realizador chileno a distino Special Award, pelo seu contributo stima arte. Na cerimnia de entrega dos prmios desta associao o produtor portugus Paulo Branco recebeu o galardo em nome de Ral Ruiz, que morreu a 19 de agosto de 2011. Em anos anteriores este prmio foi entregue a nomes como Walt Disney (1940), Jean-Luc Godard (1994) ou Jacques Demy (2001). Este ano a Associao de Crticos de Cinema de Nova Iorque distinguiu ainda figuras como Meryl Streep ou Brad Pitt. O Crculo de Crticos de Cinema de Londres nomeou tambm Mistrios de Lisboa na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os prmios desta associao sero entregues no prximo dia 19 de janeiro.

Chimpanz de Lagos esteve pela primeira vez ao ar livre


O Dirio de Notcias conta que Lucas estava num parque da localidade Telde, nas ilhas Canrias, Espanha e antes disso tinha sido apreendido a um traficante. O chimpanz tinha umas instalaes muito precrias e devido aos maus tratos de que fora vtima no passado revelava comportamentos agressivos.O animal foi resgatado e esteve em Madrid, no Centro de Conservao de Primatas Rainfer. Lucas est agora a ser acompanhado por um tratador espanhol, que se deslocou ao Algarve para acompanhar as suas primeiras horas no exterior e em convvio direto com os outros dois elementos. Kika e Loulou so as duas fmeas que lhe vo fazer companhia, revela o zoo de Lagos em comunicado. Kika e Loulou, estavam na rouloute de um circo, quase ao abandono, onde viviam num espao muito reduzido e sem condies. Desde que vivem nas instalaes do zoo j recuperaram os comportamentos normais para a espcie, onde voltaram a ter contacto com a natureza. Para que tudo ficasse perfeito s lhes faltava a companhia de um macho, que fica agora colmatada com a companhia de Lucas, refere a instituio. Aps cinco meses em adaptao, Lucas, o chimpanz macho, que o zoo de Lagos recebeu em Agosto depois de ter sido resgatado a um traficante, vai passar a estar no exterior e conviver com as duas fmeas. O processo de familiarizao deve ficar concludo em breve e Lucas deve comear a desenvolver comportamentos de reproduo com as fmeas.

20 . Automobilismo

16 Janeiro 2012

Novo Porsche Boxster chega a 14 de Abril por 64 800 euros

Sei que posso ser mais rpido do que o Alonso


Colocado sob presso no seio da Ferrari nos ltimos dois anos, Felipe Massa acredita que ainda pode voltar a vencer na Frmula 1 e, sobretudo, voltar a bater o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso. No evento anual da Ferrari em Madonna di Campiglio, o piloto brasileiro demonstrou toda a sua confiana na temporada de 2012. claro que ser um ano extremamente importante mas ser assim para todo o mundo. Esta uma temporada durante a qual queremos fazer mais e, no que me diz respeito, ser extremamente importante porque eu quero fazer mais do que fiz no ano passado e em 2010. Quero ser competitivo e tenho muita motivao. Estou positivo acerca do meu trabalho e isso que eu quero. bvio que estou sempre sob presso, o que verdade ainda para mais a pilotar pela Ferrari, mas melhor ter a presso para lutar pelo campeonato do que ter a presso para conseguir o primeiro lugar na grelha, referiu o piloto da Ferrari imprensa em Madonna di Campiglio. Quero ser o mais competitivo possvel, vencer o mximo de corridas e lutar pelo campeonato como fiz no passado, adiantando ainda estar convencido de que poder bater Alonso: Em pistas onde no havia uma degradao

Felipe Massa:

Paulo Alves Carlos Moreira

Mais potente, mais leve e mais moderno, o novo Porsche Boxster totalmente novo em relao ao anterior. Estreia um chassis moderno e mais leve, exibindo tambm motores mais potentes. A marca afirma que nunca antes o Porsche Boxster recebeu tantas alteraes. A nova gerao do descapotvel de dois lugares e motor central da Porsche recebeu, com efeito, uma plataforma completamente nova e bastante mais leve. A distncia entre eixos cresceu, assim como as vias e as jantes. O aspeto geral tornouse tambm mais desportivo, com o avano do pra-brisas e uma silhueta mais plana. A capota tem funcionamento completamente eltrico e recolhe para um novo compartimento, enquanto o habitculo est alegadamente mais espaoso, sendo o envolvimento estilstico dominado pela nova consola central inclinada, inspirada no exclusivo Carrera GT. As novidades mecnicas do Porsche Boxster so tambm numerosas, incluindo uma nova direo eletromecnica, enquanto os motores evoluram no rendimento, tanto por via do aumento da potncia como por via da reduo dos consumos e das emisses poluentes. A nova gama Porsche Boxster continua a compor-se de dois modelos, o Boxster e o Boxster S, em ambos os casos equipados com o motor de seis cilindros opostos e injeo direta de gasolina. Agora com um sistema de recuperao de energia, gesto trmica e Start-Stop automtico, o novo Porsche Boxster debita, na verso de acesso, com 2,7 litros de capacidade, uma potncia de 265 CV, ou seja mais dez que o antecessor correspondente. No caso do Boxster S a cilindrada de 3,4 litros e a potncia sobe 5 CV, para os 315 CV. O novo Porsche Boxster utiliza, em ambas as verses, a caixa manual de seis velocidades, estando disponvel, em opo, a transmisso automtica de sete relaes PDK, com dupla embraiagem, que proporciona melhor performance e consumos inferiores, j que com esta caixa o Boxster faz o sprint dos zero aos 100 km/h em 5,7 segundos e tem um consumo mdio de 7,7 litros aos 100 km. A verso Porsche Boxster S faz o mesmo exerccio em cinco segundos certos, declarando uma mdia de consumo de 5,7 litros aos 100 km. Tal como nas restantes gamas, tambm no Porsche Boxster est disponvel opcionalmente o pacote de equipamento Sport Chrono, pela primeira vez a incluir apoios dinmicos da transmisso. Outra estreia no equipamento opcional do Porsche Boxster o diferencial autoblocante mecnico do tipo Torque Vectoring. Gama e preos do Porsche Boxster 2012 ( lanado a 14 de Abril de 2012): Porsche Boxster: 64 800 euros Porsche Boxster S: 82 711 euros

lvaro Parente renova com a McLaren

acentuada dos pneus, a diferena esteve principalmente no meu estilo de pilotagem. Assim, se tivermos um carro competitivo essa diferena no existe. Tenho a certeza de que posso lutar com o Fernando, no s para fazer o mesmo tempo, mas para ser mais rpido, concluiu.

Martin Withmarsh, que me tem vindo a acarinhar desde o incio deste projeto, foi a melhor deciso que eu podia tomar e 2011 foi fantstico, uma vez que pude conhecer a forma de trabalhar de uma estrutura desta envergadura e dar o meu contributo para que, em equipa, possamos evoluir, comeou por dizer lvaro Parente, que acrescentou com entusiasmo: Trabalhar na McLaren GT um privilgio e a renovao do meu contrato a prova cabal de que o meu trabalho no desenvolvimento do nosso carro foi reconhecido. 2012 perfila-se como outro ano cheio de desafios, estando garantido que irei disputar uma competio com as cores de uma formao que utilizar o nosso carro, no estando, para j, definida qual. Para alm disso, estarei envolvido no programa de testes e ao servio da McLaren para todas as situaes que possam surgir.

lvaro Parente renovou o seu contrato com a McLaren GT, estando escalado pela estrutura de Woking para tomar parte num campeonato de alto nvel - ainda no nomeado - numa das equipas que utilizaro o carro que ajudou a desenvolver ao longo de 2011, o MP4-12C GT3. O jovem portugus foi uma das pedras basilares da evoluo do mais recente Grand Turismo de competio oriundo de Woking, tendo assumido, juntamente com os seus colegas de equipa, um longo e proveitoso trabalho de afinao do McLaren que permitir aos clientes do construtor britnico ter nas suas mos um poderoso argumento para se baterem pelas vitrias nos grandes palcos mundiais O seu desempenho ao longo de 2011 foi o suficiente para que o seu contrato com a McLaren GT fosse renovado, o que lhe permitir este ano disputar um campeonato de alto nvel ao servio de uma das equipas que tero sua disposio o MP4-12C GT3. Ter aceite o ano passado o convite do

Com o incio da temporada ainda a alguns meses de distncia, o piloto do Porto ter uma pr-poca bastante ocupada, com uma rigorosa preparao que visa alcanar a primeira corrida na melhor forma possvel. Sabemos que teremos uma forte oposio, seja qual for a competio em que entraremos, portanto, estamos a trabalhar arduamente para que possamos explanar o nosso potencial assim que entrarmos em pista. O McLaren MP4-12C GT3 est cada vez mais competitivo e estou confiante de que bater-nos-emos pelos primeiros lugares em qualquer campeonato, conclui com confiana lvaro Parente. Para alm do piloto portugus, a McLaren GT garantiu igualmente a contratao Alexander Sims - colega de equipa de Antnio Flix da Costa em 2011, ano em que lutou pelo ttulo de GP3 - e Rob Bell - protagonista nas provas de GT ao longo dos ltimos anos - o que demonstra bem o cuidado que os homens de Woking esto a colocar no futuro deste projeto.

Liberais elegeram Crawley como Presidente


Os Liberais Federais elegeram, ontem, o ex-chefe da ala de Ontrio, Mike Crawley, como seu novo Presidente do partido. H quem diga que se pretendeu abandonar a era de Chrtien, que tinha como figura emblemtica, Sheila Copps. Vou tentar revitalizar o Partido. Farei tudo... por todos, disse Crawley, no seu discurso de aceitao. Nas suas palavras, o grupo partidrio concentra-se claramente sobre o futuro. Falando aos reprteres, depois da contagem ser anunciada, Sheila Copps disse ter total confiana em Crawley. Por sua vez, no seu discurso de encerramento, o lder interino do

16 Janeiro 2012

Ainda a tempo . 21

claro que todos ns queremos o Partido com paixo e corao... que se comprometeu a democracia interna e a um elevado nvel de integridade, disse o novo presidente. Recorde-se que Crawley tem sido muito ativo com os liberais federais desde 1985 servindo numa variedade de lugares, incluindo o Presidente da ala de Ontrio e com lugar no Conselho Nacional do Partido.

Copps, por sua vez, representou provincial e federalmente, durante 23 anos. O trabalho de Presidente do partido principalmente de gerncia, lidando com as associaes de todo o pas. Um voto de liderana est previsto para 2013, para substituir o lder interino Bob Rae.

partido, Bob Rae, disse que era claro que esta Conveno era sobre mudana e abertura. Ns, liberais, adoptamos a mudana... como alavanca para podemos reconstruir este grande partido nacional, disse Rae, falando a uma pequena multido de apoiantes. Concorreram, tambm, para alm de Crawley e Sheilla Copps, os liberais Alexandra Mendes, Ron Hartling e Charles Ward.

Resolues de prioridade
Anteriormente, os Liberais tinham votado a favor da legalizao da marijuana, contra o corte de laos com a monarquia e a favor de um sistema de votao preferencial. Uma tentativa de adotar um sistema de eleies primrias, ao estilo dos Estados Unidos da Amrica, para escolher que o prximo lder do partido, no obteve a maioria de dois teros necessria para passar, embora os liberais tivessem votado com 52 por cento a favor

de utilizar um sistema de dias de votao regionais escalonados. Os Liberais votaram tambm, numa proporo de 67 por cento, para rejeitar uma proposta que faria com que o Canad rompesse os seus laos com a monarquia. O deputado liberal federal, Marc Garneau, discordou. Falou a favor de cortar os laos com a monarquia, dizendo que era importante comear este debate. Finalmente, os liberais tambm votaram a 73 por cento em favor de um sistema de votao preferencial. O movimento afirma que o partido deve implementar um voto preferencial para todas as futuras eleies nacionais.

Mike Crawley ganhou a Presidncia do Partido


Crawley derrotou a antiga vice-primeiro-ministro Sheila Copps e outros dois para assumir o trabalho executivo superior na votao anunciada domingo tarde. A corrida entre Crawley e Copps foi mesmo muito cerrada. Uma fonte de alto nvel disse CTV que apenas 26 votos separaram os dois. Havia cerca de 3.000 delegados na Conveno Bienal em Ottawa.

22 . Passatempos

16 Janeiro 2012

Gossip
Neozelandesa faz leilo para escolher tatuagem para o seu rabiosque.
A neozelandesa Tina Beznec est a realizar um leilo na internet no qual o vencedor poder escolher a tatuagem que ela colocar no rabiosque. O leilo est a decorrer no site Trade Me, segundo reportagem do jornal local NZ Herald. Ela destaca que o vencedor poder escolher qualquer desenho, no tamanho de 9 x 9 centmetros. Podem achar que sou louca para fazer isso. Mas isso mesmo, o vencedor do leilo poder escolher o que devo tatuar no meu rabiosque, disse Tina. At agora, ela j recebeu uma proposta de mais de dez mil dlares neozelandeses (cerca de CA$ 8.100). Tina afirmou que ir doar 20 por cento do prmio para entidades de caridade.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Tem maior capacidade de remodelar uma situao ou criar um plano mais conciso, para transformar uma situao passada. Aproveite e resolva uma situao familiar passada. Os relacionamentos com mulheres podem ter um papel importante.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Nesta fase, conversas que partida poderiam parecer casuais, podero ter uma maior importncia e profundidade emocional.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Os relacionamentos tendem a ganhar maior intensidade. O seu lado apaixonado e mesmo ertico, poder ganhar relevncia.

Fortalea todos os seus laos afectivos antes que eles possam ser cortados para sempre. Preste mais ateno queles que ama.

Sudoku
6 4 9 7 7 1 6 5 4 2 4 8

Palavras Cruzadas
1 1 2 3 4 5 6 3 9 1 2 3 7 8 9 10 11
Horizontais
7 1 8 3 5

Virgem - 21-8 A 20-9

Pode ansiar por conhecer pessoas novas e excitantes, correndo o risco de abandonar aqueles que j conhece bem.

8 9 10 11

Balana - 21-9 A 20-10

As relaes com aqueles que ama sero inundadas por pequenas alteraes subtis mas por maior possessividade.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

As suas emoes e a paixo pelo cnjuge estaro intensificadas. Podero tambm surgir algumas interrogaes sobre o oculto.

Tente corrigir ou mudar uma situao, pois a sua capacidade de estratgia e o seu sentido crtico estaro mais desenvolvidos.

4 5 2 8

7 6

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2


Verticais

Aproveite para fazer os seus prprios projectos para uma eventual remodelao da sua vida, sem o divulgar a ningum.

4
2

A clarividncia estar destacada, o que lhe permitir ler nas entrelinhas. Perodo favorvel a trabalhos de investigao.

1-Permanece/Instrumento musical de forma triangular, cujas cordas desiguais se tangem com os dedos; 2-Bens (ant.)/Prefixo (negao)/Outra coisa (ant.); 3-Plantio de bananeiras/ Acreditei; 4-Afectuosa/Metade de um batalho; 5-Memria de computador/ Cercar com fios de arame; 6-Que tem grande declive; 7-Que canta com harmonia/ Latim (abrev.); 8-Nome masculino/Licor de anis; 9-Altar gentlico onde se faziam os sacrifcios/Diz-se do vento que sopra no mar; 10-Cento e um em numerao romana/Contraco dos pronomes me e a/ Inaugurar; 11-Estar em chama/Que no imaginrio;

1-Guarnecer com abas/ Molusco que vive nos rochedos ou no costado dos navios; 2-Chama/Fugir alucinadamente (prov.); 3-Afronta pblica; 4-Filtrar/Contraco de em com o/A mim; 5-Burro/Suportar (pop.); 6-Substncia cristalizvel extrada da raiz seca do saro; 7-Que tem alegria/Irritar; 8-Prefixo que exprime a ideia de privao/Antes do meio-dia (abrev.)/Vedao constituda por ramos ou varas entrelaadas; 9-Gnero de arbustos ou pequenas rvores de origem asitica da famlia das Cameliceas; 10-Conversa (pop.)/Estante para suporte de livros ou pautas de msica abertos para leitura; 11-Agrupar/Texto ou contedo de um escrito;

Peixes - 21-2 A 20-3

Pode estar a tecer um projecto secreto de transformao da sua vida, podendo sentir vontade de acabar um processo pendente.

Sudoku

leia e divulgue o abc

HORIZONTAIS 1- Fica; Harpa 2- Algos; In; Al 3- Bananal; Cri 4- Amorosa; Ala 5- RAM; Aramar 6- ngreme 7- Canoro; Lat 8- Rui; Anisete 9- Ara; Mareiro 10- CI; Ma; Abrir 11- Arder; Real

3 5 6 4 2 9 8 1

9 2 5 8 7 3 4

6 4 9 1 3 2 7 5

VERTICAIS 1- Abar; Craca 2- Flama; Aurir 3- Ignomnia 4- Coar; No; Me 5- Hilare; Gramar 6- Asarona 7- Hilare; Irar 8- An; AM; Sebe 9- Cameleira 10- Parla; Atril 11- Aliar; Teor

8 1 4 9 5 7 6 2

4 6 7 2 1 8 9 3

7 9 8 3 6 1 5 4

9 2 7 1 5 4 6 3

4 1 8 3 6 9 2
5

6 5 3 2 7 8 4 1 9

Receita

Camares Novo Ano Ingredientes: -800 grs. de camares grand. -1/2 chvena de ch de natas -1 chv. de ch de vinho bran. -1 colher de sopa de manteiga -1 colher de sopa de farinha -2 colh. de de sum. de limo -1/4 chv. ch de pur tomate manteiga numa frigideira. -1/2 colher de ch de sal Polvilhe com farinha e coza, -1/2 colh. ch de pimenta br. durante 2 minutos, em lume -1 colh. ch de casca limo brando. Junte, batendo, ao vinho. Acrescente as natas Confeco: e coza 5min. Junte sumo Limpe os camares e de limo, os temperos, o coloque-os numa panela, pur de tomate e as raspas deitando vinho. Coza de limo. Coza, em lume em lume brando durante brando, durante 3min. Deite 6 a 8 minutos. Retire e sobre os camares. Sirva ponha-os numa travessa, acompanhado de Arroz de reservando-os. Aquea a Laranja.

Palavras Cruzadas

A Canela

16 Janeiro 2012

Coisas e loisas . 23

- Benefcios e utilizaes na Medicina Natural


Antnio Custdio Barros
A canela conhecida e usada pelo Homem, h mais de 4500 anos. Empregue pelos Egpcios, em rituais religiosos nomeadamente em cerimnias de embalsamamento dos mortos e noutras cerimnias de louvor, conhecidas desde 2500 A.C, usada e apreciada pelo povo Hebraico, principalmente depois de Moiss ter recebido uma mensagem de Deus, para que regularmente fosse usada sob a forma de leo extrado quer da canela doce como de uma outra espcie, chamada Cassia, originria da China, ambos os produtos eram usados, para limpar e ungir objectos de culto e sacerdotes antes dos rituais a Deus. Tambm era usada na forma slida para defumar ambientes e dar-lhes um toque espiritual. Os gregos e os Romanos usavam-na para cerimnias de culto e como aromatizador de vinhos, sumos e outras delcias gastronmicas e essencialmente gabavam-na como digestivo e como estimulante sexual. E era de tal forma cara e requintada que costumava ser uma ddiva para reis e para Deus ou outras Divindades. Na altura dos Descobrimentos Martimos, e at muito outrora, esta especiaria, era considerada um produto de grande valor, quer no plano alimentar, como na sade, sendo muito cobiada, como objecto de comrcio lucrativo a par de outras especiarias e at de riquezas minerais, tendo sido trazido de Ceilo para a Europa, primeiro pelos Portugueses e depois pelos Holandeses, que controlaram este comrcio. A canela obtida do interior da casca de vrias espcies vegetais, tal como o caso da caneleira (Cinnamomun Zeylanicum ou C. Verum), uma rvore com cerca de 10 a 15 metros de altura, nativa do Sri Lanka, no Sul da sia, conhecida por ser de qualidade ptima, pode igualmente ser cultivada noutros pases, tais como Java, Sumatra, Madagscar, Vietname, Egipto e at no Brasil, entre muitos outros pases. Muitas espcies, so vendidas como canela tal como o caso da Cassia ou C. aromaticus ou canela chinesa; a canela indonsia ou C. Burmanni; e a C. Loureirus ou canela vietnamita, mas de todas a mais segura e eficaz de facto a C. Verum que atrs apontei. A canela possui na sua composio um produto que um leo essencial numa percentagem que varia entre 0,5 e 1% que responsvel pelo seu delicioso aroma. O leo extrado atravs duma operao rigorosa e exigente que consiste num complexo processo de macerao e destilao. A canela age ajudando a preservar os alimentos, inibindo o crescimento das bactrias, o que ajuda a conservar os alimentos, contra a sua rpida deteriorao. Por outro lado existe uma substncia, que aps ser ingerida, se transforma num aldeido: aldeido cinamico, que leva a uma resposta do epitlio do clon protegendo-o contra os processos oxidativos a que muitas vezes estamos sujeitos, fazendo uma natural preveno contra o cancro do clon e recto. A canela vera, pode ser usada no tratamento de lceras, devido ao seu contedo em tanino tem efeito adstringente, igualmente pode ser usada, como elixir e pasta dentfrica, contra o desenvolvimento da placa bacteriana nos dentes e boca. Muitos usos a que nos referiremos na prxima semana.

Ervanria Lagoa Azul Flora Universal Inc.

Temos e aconselhamos

Recommended doses: Apply Onypen Nail Solution once daily to afected nails; covering each nail with a thin layer of the solution.

ONYPEN is an effective new treatment for infected, discoloured or damaged finger nails and toe nails. It was created and first sold in Sweden but has now been brought to Canada by Medical Futures Inc.

Two clinical trials with ONYPEN indicate that you should begin to see visible improvements in your nails in two to four weeks. Look around the edges of your cuticles as this is where new growth will first appear. It may take a number of months to grow a complete new nail and may take up to a year. Prescription topical and oral preparations may take 6 months to a year to show improvement. ONYPEN may be used along with oral prescription medications however, two topical solutions are not recommended as they may interfere with each other.

ONYPEN comes as a 10 ml tube with a roll-on tip (like a pen). It is applied as a topical solution to the nails. The most common use is for nail fungus which is called Onychomycosis (the Ony part of ONYPEN is derived from this condition).

1227 Dundas St. W. Toronto 416 533 8907

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregados de limpeza. Contactar Lucia. 416618-2179. -Empregados de balco de padaria e pastelaria. 416-536-1522. -Empregados de limpeza para Mississauga e Toronto. 416-726-1675. -Padeiro para padaria em Toronto. 416-806-2154. -Condutor com carta AZ ou DZ. 416-658-8300.
-Senhora portuguesa (fala Francs e pouco Ingls) procura emprego na costura ou em limpeza. Precisa com urgncia. Contactos: 4167329869.

-Empregada de balco para loja de roupa, fluente em portugus e ingls. 416-536-0744. -Condutor com carta Z, para companhia de jardinagem. 905-2087227.

-Casal para limpeza de uma escola, no turno da tarde. 416-948-4494. -Empregados para fbrica de confeces. Com conhecimento de costura. Contactar Madalena. 416-7809850. Ext. 230.

OFERECE-SE

com 1 quarto, na Saint Clair/St. Clarence. Bom preo. Informaes: 416 418 1706

ALUGA-SE APARTAMENTO

Ateno! Procura-se!
Conhecida Ervanria procura Cartomante/Leitora de Cartas Espiritual com alguma experincia para trabalhar. Se estiver interessada tel (416) 892-9135

Precisa-se empregado/a para tabalhar no escritrio. Favor ir a 44 Atomic Ave. Etobicoke preencher aplicao entre as 8am - 4:30pm

J deve haver poucas pessoas que no conheam. Mas, de facto, a nossa Peixaria mesmo a MELHOR e MAIS completa. s experimentar...

Vous aimerez peut-être aussi