Vous êtes sur la page 1sur 8

A Agonia de Jesus Pelo Santo Padre Pio Esprito Divino iluminai a minha inteligncia, inflamai o meu corao, enquanto

medito na Paixo de Jesus. Ajudai-me a penetrar nesse mistrio de amor e sofrimento do meu Deus, que, feito homem sofre, agoniza, morre por mim. Eterno, Imortal, descei at ns para sofrer um martrio inaudito, a morte infame sobre a cruz no meio dos insultos, de improprios e ignomnias, a fim de salvar a criatura que o ultrajou e continua a atolar-se na lama do pecado. O homem saboreia o pecado e, por causa do pecado, Deus est mortalmente triste; os tormentos duma agonia cruel fazem-no suar sangue!... No, no posso penetrar neste oceano de amor e de dor sem a ajuda da vossa graa, meu Deus. Abri-me o acesso mais ntima profundidade do corao de Jesus, para que eu possa participar da amargura que o conduziu ao Jardim das Oliveiras, at s portas da morte para que me seja dado consol-lo no seu extremo abandono. Ah! Pudesse eu unir-me a Cristo, abandonado pelo Pai e por Si prprio, a fim de expirar com Ele! Maria, Me das Dores, permiti que eu siga Jesus e participe intimamente da sua Paixo e do seu sofrimento! Meu Anjo da guarda velai para que as minhas faculdades se concentrem todas na agonia de Jesus e nunca mais se desprendam... No termo da sua vida terrestre, depois de se nos ter inteiramente entregue no Sacramento do seu amor, o Senhor dirige-se ao Jardim das Oliveiras, conhecido dos discpulos, mas de Judas tambm. Pelo caminho ensina-os e prepara-os para a sua Paixo iminente convida-os, por Seu amor, a sofrer calnias, perseguies at morte, para os transfigurar semelhana dele, modelo divino. No momento de comear a sua Paixo amarssima, no nele que pensa; pensa em ti. Que abismos de amor no contm o seu Corao! A sua Santa Face toda tristeza, toda ternura. As suas palavras jorram da profundidade mais ntima do seu corao, e so todas palpitao de amor. Jesus, o meu corao perturba-se quando penso no amor que vos obriga a correr ao encontro da vossa Paixo. Ensinastes-nos que no h amor maior que dar a vida por aqueles a quem se ama. Eis que estis prestes a selar estas palavras com o vosso exemplo. No Jardim da Oliveiras, o Mestre afasta-se dos discpulos e s leva trs testemunhas da sua Agonia: Pedro, Tiago e Joo. Eles, que o viram transfigurado sobre o Tabor, tero fora para reconhecer o Homem-Deus neste ser, esmagado pela angstia da morte?

Ao entrar no Jardim disse-lhes: Ficai aqui! Velai e rezai para no cairdes em tentao. Acautelai-vos, porque o inimigo no dorme. Armai-vos antecipadamente com as armas da orao para no serdes surpreendidos e arrastados para o pecado. a hora das trevas. Tendo-os exortado, afastou-se distncia de uma pedrada e prostrou-se com a face em terra. A sua alma est mergulhada num mar de amargura e extrema aflio. tarde. Na lividez da noite agitam-se sombras sinistras. A Lua parece injetada de sangue. O vento agita as rvores e penetra at aos ossos. Toda a natureza como que estremece de secreto pavor! noite, como nunca houve outra semelhante. Eis o lugar onde Jesus vem orar. Ele despoja a sua santa Humanidade da fora qual tem direito pela sua unio com a Divina Pessoa, e mergulha-a num abismo de tristeza, de angstia, de abjeo. O seu esprito parece submergir-se... Via antecipadamente toda a sua Paixo. V Judas, seu apstolo to amado, que o vende por alguns dinheiros. Ei-lo a caminho de Getsmani, para o trair e entregar! Todavia, ainda h pouco no o alimentou com a sua carne, no lhe deu a beber o seu sangue? Prostrado diante dele, lavou-lhe os ps, apertou-os contra o corao, beijou-os com os seus lbios. Que no fez ele para o reter beira do sacrilgio, ou pelo menos para o levar a arrepender-se! No! Ei-lo que corre para a perdio... Jesus chora. V-se arrastado pelas ruas de Jerusalm onde ainda h alguns dias o aclamavam como Messias. V-se esbofeteado diante do sumosacerdote. Ouve os gritos: morte! Ele, o autor da vida, arrastado como um farrapo de um para outro tribunal. O povo, o seu povo to amado, to cumulado de bnos, vocifera contra Ele, insulta-o, reclama aos gritos a sua morte, e que morte, a morte sobre a cruz. Ouve as suas falsa acusaes. V-se flagelado, coroado de espinhos, escarnecido, apupado como falso rei. V-se condenado cruz, subindo ao Calvrio, sucumbindo ao peso do madeiro, trmulo, exausto... Ei-lo chegado ao Calvrio, despojado das roupas, estendido sobre a cruz, impiedosamente trespassado pelos pregos, ofegante entre indizveis torturas... Meu Deus! Que longa agonia de trs horas, at sucumbir no meio dos apupos da gentalha, bria de clera! Ei-lo com a garganta e as entranhas, devoradas por sede ardente. Para estancar essa sede, do-lhe vinagre e fel. V o Pai que o abandona, e a Me, aniquilada pela dor. Para acabar, a morte ignominiosa no meio de dois ladres. Um reconhece-o, e pde salvar-se; o outro blasfema e morre rprobo. V Longuinhos, que se aproxima para lhe trespassar o corao.

Ei-la, consumada, a extrema humilhao do corpo e da alma, que separam... Tudo isto, cena aps cena, passa diante dos seus olhos, apavora-o, acabrunha-o Recusar? Desde o primeiro instante tudo avaliou, tudo aceitou. Porque, pois, este terror extremo? que exps a sua santa humanidade como escudo, captando os ataques da Justia, ultrajada pelo pecado. Sente vivamente no esprito, mergulhado na maior solido, tudo o que vai sofrer. Para tal pecado, tal pena... Est aniquilado, porque se entregou, ele prprio, ao pavor, fraqueza, angstia. Parece ter chegado ao auge da dor. Est de rastos, com a face em terra, diante da Majestade do Pai. Jaz no p, irreconhecvel, a santa Face do Homem-Deus, que goza da viso beatfica. Meu Jesus! No sois Deus? No sois o Senhor do Cu e da Terra, igual ao Pai? Para que haveis de abaixar-vos at perder todo o aspecto humano? Ah, sim... Compreendo! Quereis ensinar-me, a mim, orgulhoso, que para entender o Cu devo abismar-me at ao fundo da Terra. para expiar a minha arrogncia que vos deixais afundar no mar da agonia. para reconciliar o Cu com a Terra que vos abaixais at terra como se quisesseis dar-lhe o beijo da paz... Jesus ergue-se, volve para o cu um olhar suplicante, ergue os braos, reza. Cobre-lhe o rosto mortal palidez! Implora o Pai que se desviou dele. Reza com confiana filial, mas sabe bem qual o lugar que lhe foi marcado. Sabe-se vtima a favor de toda a raa humana, exposta clera de Deus ultrajado. Sabe que s ele pode satisfazer a Justia infinita e conciliar o Criador com a criatura. Quer, reclama que seja assim. A sua natureza, porm, est literalmente esmagada. Insurge-se contra tal sacrifcio. Todavia, o seu esprito est pronto imolao e o duro combate continua. Jesus, como podemos pedir-vos para sermos fortes, quando vos vemos to fraco e acabrunhado? Sim, compreendo! Tomastes sobre vs a nossa fraqueza. Para nos dardes a vossa fora, vos tornastes a vtima expiatria. Quereis ensinar-nos como s em vs devemos depositar confiana, at quando o cu nos parece de bronze. Na sua Agonia, Jesus clama ao Pai: Se possvel, afasta de mim este clix. o grito da natureza que, prostrada, recorre cheia de confiana ao Cu. Embora saiba que no ser atendido, porque no deseja s-lo, contudo ora. Meu Jesus, por que pedis o que no podeis obter? Que mistrio vertiginoso! A mgoa que vos dilacera vos faz mendigar a ajuda e conforto, mas o vosso amor por ns e o desejo de nos levar a Deus vos faz dizer: No se faa a minha vontade, mas a tua. O seu corao desolado tem sede de ser confortado, tem sede de consolao. Docemente, Ele levanta-se, d alguns passos vacilantes; aproxima-se dos discpulos; eles, pelo menos, os amigos de confiana, ho de compreender e partilhar da sua mgoa... Encontra-os mergulhados no sono. De sbito sente-se s, abandonado! Simo, dormes?

pergunta docemente a Pedro. Tu, que h pouco me dizias que querias seguir-me at morte! Vira-se para os outros. No podeis velar uma hora comigo?. Uma vez mais, esquece os sofrimentos, no pensa seno nos discpulos: Velai e orai para no cairdes em tentao!. Parece dizer Se me esquecestes to depressa, a mim, que luto e sofro, pelo menos no vosso prprio interesse, velai e orai!. Mas eles, tontos de sono, mal o ouvem. meu Jesus, quantas almas generosas, tocadas pelos vossos lamentos, vos fazem companhia no Jardim da Oliveiras, compartilhando da vossa amargura e da vossa angstia moral. Quantos coraes tm respondido generosamente ao vosso apelo atravs dos sculos! Possam eles vos consolar e, comparticipando do vosso sofrimento, possam eles cooperar na obra da salvao! Possa eu prprio ser desse nmero e vos consolar um pouco, meu Jesus! Jesus volta ao local da orao e apresenta-se-lhe diante dos olhos um outro quadro bem mais terrvel. Desfilam diante dele todos os nossos pecados, nos seus mais nfimos pormenores. V a extrema vulgaridade dos que os cometem. Sabe a que ponto ultrajam a divina Majestade. V todas as infmias, todas as obscenidades, todas as blasfmias que mancham os coraes e os lbios, criados para cantar a glria de Deus. V os sacrilgios que desonram Pais e fiis. V o abuso monstruoso dos sacramentos, institudos por Ele para nossa salvao, e que facilmente podem ser causa de nos perdermos. Tem de cobrir-se com toda a lama ftida da corrupo humana. Tem de expiar cada pecado parte, e restituir ao Pai toda a glria roubada. Para salvar o pecador, tem de descer a esta cloaca. Mas, isto no o detm. Vaga monstruosa, essa lama rodeia-o, submerge-o, oprime-o. Ei-lo em frente do Pai, Deus da Justia, Ele, Santo dos Santos, vergado ao peso dos nossos pecados, tornando-se igual aos pecadores. Quem poder sondar o seu horror e a sua extrema repugnncia? Quem compreender a extenso da horrvel nusea, do soluo de desgosto? Tendo tomado todo o peso sobre ele, sem exceo alguma sente-se esmagado por monstruoso fardo, e geme sob o peso da Justia divina, em face do Pai que permitiu ao Seu filho se oferecesse como vtima pelos pecados do mundo, e se transformasse numa espcie de maldito. A sua pureza estremece diante desta massa infame mas ao mesmo tempo v a Justia ultrajada, o pecador condenado... No seu corao defrontam-se duas foras, dois amores. Vence a Justia ultrajada. Mas, que espetculo infinitamente lamentvel! Este homem, carregado com todos os nossos crimes. Ele, essencialmente Santidade, confundido, embora exteriormente, com os criminosos... Treme como um folha. Para poder afrontar esta terrvel agonia abisma-se na orao. Prostrado diante da Majestade do Pai, diz: Pai, afasta de mim este clice. como se dissesse: Pai, quero a tua glria! Quero o cumprimento da tua justia. Quero a reconciliao do gnero humano. Mas no por este preo! Que eu, santidade essencial, seja assim salpicado pelo pecado, ah! no... isso no! pai, a quem tudo possvel, afasta de mim este clice e encontra outro meio de salvao nos tesouros insondveis da tua sabedoria. Porm, se no quiseres, que a tua vontade, e no aminha, se faa!

Desta vez ainda, fica sem efeito a prece do Salvador. Sente a angstia mortal, ergue-se a custo em busca de consolao. Sente como as foras o abandonam. Arrasta-se penosamente at junto dos discpulos. Uma vez mais, encontra-os a dormir. A sua tristeza torna-se mais profunda. E contenta-se simplesmente em os acordar. Sentiram-se confusos? Sobre isto nada sabemos. S vemos Jesus indizivelmente triste. Guarda para ele toda a amargura deste abandono. Mas Jesus, como grande a dor que leio no teu corao, transbordante de tristeza. Vos vejo afastando-vos dos vossos discpulos, ferido, todo magoado! Pudesse eu dar-vos algum reconforto, consolar-vos um pouco... mas, incapaz de mais nada, choro aos vossos ps. Unemse s vossas as lgrimas do meu amor e da minha compuno. E elevam-se at ao trono do Pai, suplicando que tenha piedade de ns, que tenha piedade de tantas almas, mergulhadas no sono do pecado e da morte. Jesus volta ao lugar onde rezara, extenuado e em extrema aflio. Cai, sim, mas no se prostra. Cai sobre a terra. Sente-se despedaado por angstia mortal e a sua prece torna-se mais intensa. O Pai desvia o olhar, como se Ele fosse o mais abjeto dos homens. Parece-me ouvir os lamentos do Salvador: Se, ao menos as criaturas por causa de quem eu tanto sofro quisessem aproveitar-se das graas obtidas atravs de tantas dores! Se, ao menos reconhecessem pelo seu justo valor, o preo pago por mim para resgatar e dar-lhes a vida de filhos de Deus! Ah! este amor despedaa-me o corao, bem mais cruelmente do que os carrascos que iro, em breve, despedaar-me a carne... V o homem que no sabe, porque no quer saber; e blasfema do Sangue Divino e, o que bem mais irreparvel, serve-se desse Sangue para sua condenao. Quo poucos o ho de aproveitar, quantos outros correro ao encontro do prprio extermnio! Na grande amargura do Seu corao, continua a repetir: Qu utilitas im sanguine meo? Quo poucos aproveitaram o meu Sangue! O pensamento, porm, deste pequeno nmero basta para afrontar a Paixo e morte. Nada existe, no h ningum que possa dar-lhe sombra de consolao. O Cu fechou-se para Ele. O homem, embora esmagado ao peso dos pecados, ingrato e ignora o seu amor. Sentese submerso num mar de dor e grita no estertor da agonia: A minha alma est triste at a morte. Sangue Divino, que jorras, irresistivelmente do Corao de Jesus, corres por todos os seus poros para lavar a pobre Terra ingrata. Permite-me que eu te recolha, Sangue to precioso, sobretudo estas primeiras gotas. Quero guardar-te no clice do meu corao. s prova irrefutvel deste Amor, nica causa de teres sido vertido. Quero purificar-me atravs de ti, Sangue preciosssimo! Quero com ele purificar todas as almas, manchadas pelo pecado. Quero oferecer-te ao Pai.

o sangue do seu Filho Bem-Amado que caiu sobre a Terra para a purificar. o Sangue do seu Filho que ascende ao Seu trono para reconciliar a Justia ultrajada. A alegria na verdade muito mais veemente do que a dor. Jesus chegou ento ao fim do caminho doloroso? No. Ele no quer limitar a torrente do seu amor! preciso que o homem saiba quanto ama o Homem-Deus. preciso que o homem saiba at que abismos de abjeo pode levar amor to completo. Embora a Justia do Pai esteja satisfeita com o suor do Sangue preciosssimo, o homem carece de provas palpveis deste amor. Jesus seguir pois at ao fim: at morte ignominiosa sobre a cruz. O contemplativo conseguir talvez intuir um reflexo desse amor que o reduz aos tormentos da santa agonia no Jardim das Oliveiras. Aquele, porm, que vive, entorpecido pelos negcios materiais, procurando muito mais o mundo do que o Cu, deve v-lo tambm pelo aspecto externo, pregado cruz, para que, ao menos, o comova a viso do seu Sangue e a Sua cruel agonia. No. O Seu corao, transbordante de amor, no est ainda contente! Domina-o a aflio, e ora de novo: Pai, se este clice no pode ser afastado, sem que eu bebe, faa-se a Tua vontade. A partir deste instante, Jesus responde do fundo do seu corao abrasado de amor, ao grito da humanidade que reclama a sua morte como preo da Redeno. sentena de morte que seu Pai pronuncia no Cu, responde a Terra reclamando a sua morte. Jesus inclina a sua adorvel cabea: Pai, se este clice no pode ser afastado, sem que eu o beba, faa-se a Tua vontade. E eis que o Pai lhe envia um anjo de consolao. Que alvio pode um anjo oferecer ao Deus da fora, ao Deus invencvel, ao Deus Todo-Poderoso? Mas este Deus quis tornar-se inerme. Tomou sobre os ombros toda a nossa fraqueza. o Homem das Dores, em luta com a agonia. Ora ao Pai por Si e por ns. O Pai recusa atend-lo, pois deve morrer por ns. Penso que o anjo se prostra profundamente diante da Beleza eterna, manchada de p e sangue, e com indizvel respeito suplica a Jesus que beba o clice, pela glria do Pai e pelo resgate dos pecadores. Rezou assim, para nos ensinar a recorrer ao Cu, unicamente quando as nossas almas esto desoladas como a Sua. Ele, a nossa fora, vir ajudar-nos, pois que consentiu em tomar sobre os ombros todas as nossas angstias. Sim, meu Jesus, preciso que bebais o clice at ao fundo! Estais votado morte mais cruel. Jesus, que nada possa separar-me de vs, nem a vida nem a morte! Se, ao longo da vida, s desejo unir-me ao vosso sofrimento, com infinito amor, ser-me- dado morrer convosco

no Calvrio e convosco subir Glria. Se vos sigo nos tormentos e nas perseguies tornarme-eis digno de vos amar um dia, no Cu, face a face, convosco, cantando eternamente o vosso louvor em ao de graas pela cruel Paixo. Vede! Forte, invencvel, Jesus ergue-se do p! No desejou Ele o banquete de sangue com o mais forte desejo? Sacode a perturbao que o invadira, enxuga o suor sangrento da face, e, em passo firme dirige-se para a entrada do Jardim. Onde ides, Jesus? Ainda h instantes, no estavas empolgado pela angstia e pela dor? No vos vi eu, trmulo, e como que esmagado sob o peso cruel das provaes que vo tombar sobre vs? Aonde ides nesse passo intrpido e ousado? A quem vais entregar-vos? Escuta, meu filho. As armas da orao ajudaram-me a vencer; o esprito dominou a fraqueza da carne. A fora foi-me transmitida, enquanto orava, e agora eis-me pronto a tudo desafiar. Segue o meu exemplo e arranja-te com o Cu, como eu fiz. Jesus aproxima-se dos apstolos. Continuam a dormir! A emoo, a hora tardia, o pressentimento de alguma coisa horrvel e irreparvel, a fadiga e ei-los mergulhados em sono de chumbo. Jesus tem piedade de tanta fraqueza. O esprito est pronto, mas a carne fraca. Jesus exclama. Dormi agora e repousai. Detm-se por instante. Ouvem que Jesus se vai aproximando, e entreabrem os olhos... Jesus continua a falar: Basta. chegada a hora; eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mos dos pecadores. Levantai-vos, vamos; eis que se aproxima o que me h de entregar. Jesus v todas as coisas com os seus olhos divinos. Parece dizer: Meus amigos e discpulos, vs dormis, enquanto que os meus inimigos velam e se aproximam para virem prender-me! Tu, Pedro, que h pouco te julgavas bastante forte para me seguir at na morte, tambm tu dormes agora! Desde o princpio tens-me dado provas da tua fraqueza! Est, porm, tranqilo. Aceitei sobre mim a tua fraqueza e rezei por ti. Depois de confessares a tua falta, serei a tua fora e apascentar os meus rebanhos... E tu, Joo, tambm tu dormes? Tu, que acabavas de sentir as pulsaes do meu corao, no pudeste velar uma hora comigo! Levantai-vos, vamos partir, j no h tempo para dormir. O inimigo est porta! a hora do poder das trevas! Partamos. De livre vontade, vou ao encontro da morte. Judas acorre para trair-me, e eu vou ao seu encontro. No impedirei que se cumpram risca as profecias. Chegou a minha hora: a hora da misericrdia infinita. Ressoam os passos; archotes acesos enchem o jardim de sombras e prpura. Intrpido e calmo, Jesus avana seguido pelos discpulos. meu Jesus, dai-me a vossa fora quando a minha pobre natureza se revolta diante dos males que a ameaam, para que possa aceitar com amor as penas e aflies desta vida de exlio. Uno-me com toda a veemncia aos vossos mritos, s vossas dores, vossa expiao, s vossas lgrimas, para poder trabalhar convosco na obra da salvao. Possa eu ter a fora de fugir ao pecado, causa nica da vossa agonia, do vosso suor de sangue, e da vossa morte. Afasteis de mim o que vos desagrada, e imprimi no meu corao com o fogo do vosso santo

amor todos os vossos sofrimentos. Abraai-me to intimamente, em abrao to forte e to doce, que nunca eu possa deixar-vos sozinho no meio dos vossos cruis sofrimentos. S desejo um nico alvio: repousar sobre o vosso corao. S desejo uma nica coisa: partilhar da vossa Santa Agonia. Possa a minha alma inebriar-se com o vosso Sangue e alimentar-se com o po da vossa dor! Amm. Pio de Pietrelcina

Vous aimerez peut-être aussi