Vous êtes sur la page 1sur 4

O que a Avaliao de Impacto?

Este breve documento dene o papel e o valor da Avaliao de Impacto (AI), incluindo todas as disciplinas, e explica como a AI se relaciona com o processo de deciso. Ele foi escrito para uma audincia tcnica no familiarizada com a AI, para decisores nas franjas da AI e para pessoas novas neste campo.

A Avaliao de Impacto (AI), simplesmente denida, o processo de identicao das futuras consequncias de uma ao em curso ou proposta. Impacto a diferena entre o que aconteceria sem a ao e o que aconteceria com a ao. Os termos impacto e efeito so frequentemente usados como sinnimos (tal como nos Regulamentos 1508.8 da Lei Nacional de Poltica Ambiental dos Estados Unidos). O conceito de ambiente em Avaliao de Impacto evoluiu de um foco inicial nas componentes biofsicas para uma denio ampla, incluindo as componentes fsico-qumicas, biolgicas, visuais, culturais e socioeconmicas do ambiente global. A denio de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) adotada pela IAIA o processo de identicao, previso, avaliao e mitigao dos efeitos relevantes - biofsicos, sociais e outros - de propostas de desenvolvimento antes de decises fundamentais serem tomadas e de compromissos serem assumidos. A AI tem uma natureza dual, cada uma com as suas prprias abordagens metodolgicas:

como um instrumento tcnico para a anlise das consequncias de uma interveno planeada (politica, plano, programa, projeto), fornecendo informao s partes interessadas e aos decisores, e de intervenes no planeadas, tais como desastres naturais, guerras e conitos; como um procedimento legal e institucional ligado ao processo de deciso de uma interveno planeada.

A AI tem como nalidades: fornecer informao para o processo de deciso relativamente s consequncias biofsicas, sociais, econmicas e institucionais de aes propostas; promover a transparncia e a participao do pblico nos processos de deciso; identicar procedimentos e mtodos para o seguimento (monitorizao e mitigao das consequncias adversa) ao longo dos ciclos de poltica, planeamento e projeto; contribuir para um desenvolvimento ambientalmente seguro e sustentvel.

A prtica da AI conta com uma famlia de instrumentos e ferramentas, tipicamente baseados nas cincias naturais e fsicas e nas cincias sociais, de previso das consequncias futuras expectveis de possveis decises. Dependendo do grau de esforo e da seriedade com que o processo realizado, atingem-se diferentes graus de sucesso. A produo de um relatrio apenas para cumprir o requisito legal da avaliao de impacto no tipicamente uma forma efetiva da prtica da AI. Em alguns pases, como os EUA, a anlise de alternativas considerada o corao ( a exacta palavra utilizada na regulamentao) do processo. Tambm importante para o sucesso da AI o processo de seguimento que assegura que as recomendaes da AI so implementadas e efetivas.

International Association for Impact Assessment International Headquarters 1330 23rd Street South, Suite C Fargo, ND 58103-3705 USA Phone +1.701.297.7908 Fax +1.701.297.7917 info@iaia.org www.iaia.org

A mais antiga e mais bem estabelecida forma de AI a Avaliao do Impacto Ambiental (AIA). Preocupaes crescentes nas economias desenvolvidas sobre o impacto das actividades humanas na sade pblica e no ambiente biofsico levaram ao desenvolvimento do conceito de AIA nos anos 1960 e sua adoo, mais tarde nessa dcada, como um instrumento de apoio deciso com base legal para avaliar as implicaes ambientais de propostas de desenvolvimento. A Lei Nacional de Poltica Ambiental dos EUA, que se tornou efetiva a 1 de Janeiro de 1970, foi a primeira de muitas legislaes e procedimentos de AIA em pases do mundo inteiro. A Unio Europeia aprovou uma Diretiva sobre AIA em 1985. Atualmente, a AIA um requisito em muitos pases do mundo. Nalguns pases existem frequentemente sistemas e regulamentaes nacionais ou federais e regionais ou estaduais. Alguns sistemas ou jurisdies de AIA restringem a AIA anlise dos impactos no ambiente biofsico enquanto que outros incluem os impactos sociais e econmicos das propostas de desenvolvimento. Alguns sistemas (e.g. o Banco Africano de Desenvolvimento) usam a expresso Avaliao de Impacto Ambiental e Social para enfatizar a incluso (e a importncia) dos impactos sociais. Outras formas de AI focam-se em tipos especcos de impactos (e.g. AI Social, AI na Sade, AI Ecolgico ou na Biodiversidade). Estas avaliaes podem ser efetuadas independentemente, mas tambm como um exerccio conjunto com outras AI. Para enfatizar esta integrao das diferentes formas de impactos, alguns prossionais e instituies usam a expresso AI Integrada. Para outros, a integrao das dimenses ambiental, social e econmica da avaliao justica a adoo de um termo distinto: Avaliao da Sustentabilidade. Os tipos de AI como a AI Social e a AI na Sade no esto em geral embebidos num quadro legal como o caso da AIA na maioria dos pases. Algumas vezes existe um foco no contexto dos impactos, e.g. AI Transfronteiria ou AI Cumulativos. Dependendo do quadro regulamentar de determinado pas ou regio, todas as questes substantivas mencionadas aqui bem como as questes dos impactes cumulativos e transfronteirios, podem ser requisitos para um documento designado como Estudo de Impacto Ambiental.

A necessidade de aplicar a AI a nveis estratgicos de deciso (e.g. polticas, legislao, planos, programas) levou ao desenvolvimento da Avaliao Ambiental Estratgica (AAE). A AAE geralmente entendida como um processo de avaliao de impacto que visa incluir as questes ambientais, sociais, econmicas e de sade e assegurar a sustentabilidade das decises estratgicas. Requisitos legais para a AAE esto emergindo, em muitos casos associados com as instituies e a legislao ligada AIA. A Unio Europeia aprovou em 2001 uma diretiva sobre a avaliao ambiental de planos e programas. A AAE est a ganhar uma crescente aceitao como uma ferramenta que usada em fases iniciais do processo de deciso para ajudar a informar decises aos nveis sectorial e regional e para estabelecer os parmetros para a anlise de alternativas.

A AI na arena internacional
A nvel internacional, a AI foi cabalmente reconhecida em 1992 na Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. O Princpio 17 da Declarao Final dedicado AIA: A avaliao de impacto ambiental, como instrumento nacional, deve ser efectuada em relao a determinadas atividades que possam vir a ter um impacto adverso signicativo sobre o ambiente e estejam dependentes de uma deciso de uma autoridade nacional competente. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, adotados por 189 pases e assinados por 147 chefes de estado e de governo durante a Cimeira do Milnio das Naes Unidas em 2000, estabelecem um quadro para a integrao dos princpios do desenvolvimento sustentvel nas polticas e programas nacionais, o que constitui uma das nalidades da AAE. Diversas convenes internacionais tm requisitos especcos para a AIA ou a AAE: a Conveno das Naes Unidas sobre a Diversidade Biolgica (Rio de Janeiro, 1992), a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (Montego Bay, 1982), a Conveno regional sobre a AIA num Contexto Transfronteirio (Espoo, 1991), que tem um

PGINA 2

Protocolo especco sobre AAE (Kiev, 2003), e o Tratado da Antrtida (Washington, 1959), que tem um Protocolo Ambiental (Madrid, 1991) que institui um sistema internacional de AIA para a Antrtida. Outras convenes globais e regionais incluem disposies sobre AIA ou AAE. Estas incluem a Conveno sobre a Conservao das Espcies Migratrias (Bona, 1979), a Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Arquitectnico na Europa (Granada, 1985), a Conveno Europeia sobre a Proteo do Patrimnio Arqueolgico (Revista) (La Valletta, 1992), a Conveno Europeia da Paisagem (Florena, 2000) e a Conveno Europeia sobre Acesso Informao, Participao do Pblico no Processo de Tomada de Deciso e Acesso Justia em Matria de Ambiente (Aarhus, 1998). Muitos dos bancos de desenvolvimento multilaterais desenvolveram sistemas de AIA. A primeira diretiva operacional do Banco Mundial data de 1989. Muitas instituies multilaterais desenvolveram procedimentos internos de AIA robustos, e, mais recentemente, procedimentos de AAE. Em Junho de 2009, sessenta e seis instituies nanceiras, incluindo muitos bancos comerciais, com operaes em mais de 100 pases, adotaram os Princpios do Equador, tornando-os o padro para a considerao das questes ambientais e sociais no nanciamento global de projetos. Os Princpios do Equador baseiam-se nos padres de desempenho ambiental e social da Corporao Financeira Internacional para assegurar que os maiores projetos nanciados so desenvolvidos de um modo socialmente responsvel e reetindo prticas seguras de gesto ambiental. A AI uma importante ferramenta utilizada pelas instituies nacionais de assistncia ao desenvolvimento para integrar as questes ambientais e sociais na cooperao para o desenvolvimento, bem como para considerar as questes da participao pblica e da boa governana. A OCDE (Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico) tem sido ativa no trabalho de coordenao em AI e assistncia ao desenvolvimento.

A AI como domnio prossional e disciplina cientca


A AI uma disciplina chave em cursos universitrios de pr-graduao, graduao e ps-graduao. Estes cursos so importantes no apenas no domnio do ambiente e recursos naturais, mas tambm em geograa, planeamento, engenharia, direito, economia, gesto, sade pblica e outros domnios de ensino. A AI tem constitudo continuadamente um tema de investigao acadmica, gerando um grande nmero de teses de doutoramento e de mestrado nos mltiplos domnios da AI. Publicam-se trs revistas internacionais chave sobre AI, nomeadamente Impact Assessment and Project Appraisal (a revista da IAIA), EIA Review (Elsevier) e o Journal of Environmental Assessment, Planning and Management (Imperial College Press). Muitos consultores e administradores, com formaes de base cientcas, incluindo cincias sociais, de planeamento, de arquitectura, de arquitectura paisagista e empresariais, so prossionais de AI. Outros prossionais que esto envolvidos em fases especcas ou em partes dos processos de AI vem a AI como um instrumento de planeamento e gesto mais do que como uma disciplina prossional separada. Em alguns pases h sistemas de certicao e acreditao de prossionais de AI.

Referncias
A IAIA tem publicado no seu site Key Citations in Impact Assessment, para diferentes reas de AI, que constituem pontos de partida para pessoas novas nesse domnio (www.iaia.org/resources-networking/key-citations.aspx). A IAIA tambm tem publicado diretrizes de melhores prticas nos maiores domnios da AI (www.iaia.org/publications/). Estas diretrizes encontram-se traduzidas em lngua portuguesa em www.redeimpactos.org.

PGINA 3

Sobre a Associao Internacional de Avaliao de Impacto (IAIA)


A Avaliao de Impacto (AI) tornou-se o foco da Associao Internacional de Avaliao de Impacto (IAIA), fundada em 1980 com o objetivo de constituir uma associao tcnica e prossional para todos os que trabalhavam neste domnio emergente. Desde a sua fundao, a IAIA tornou-se a principal rede global dos prossionais de AI. Cada ano, a IAIA organiza uma conferncia internacional com a participao de delegados de governos, organizaes internacionais, indstria, consultores universidades e ONG. Associaes prossionais de AI, regionais, nacionais e subnacionais, esto ativas nos cinco continentes, muitas delas liadas da IAIA. A IAIA um frum para o avano da inovao, desenvolvimento e comunicao da melhor prtica em avaliao de impacto. A IAIA considera a avaliao de todos os tipos de impactos como sendo o meio mais apropriado de levar a cabo a avaliao de impacto. Os membros da IAIA promovem o desenvolvimento da capacidade global e local para a aplicao da avaliao de impacto ambiental, social, na sade e de outras formas de avaliao de impacto, nas quais uma cincia sria e uma participao pblica plena constituam a base para um desenvolvimento sustentvel e equitativo. A IAIA aprovou um cdigo de conduta e um cdigo de tica (www.iaia.org) e publica princpios da melhor prtica em temas relacionados com a AI. A IAIA publicou e est a desenvolver normas para prossionais de AI para serem usadas por organismos nacionais de certicao.

Sites na Web
Associao Internacional de Avaliao de Impacto www.iaia.org Os Princpios do Equador www.equator-principles.com/index.shtml. Neste site existe uma traduo (no ocial) em lngua portuguesa: www.equator-principles.com/documents/ep_translations/EP_Portuguese Objetivos de Desenvolvimento do Milnio www.un.org/millenniumgoals/

Preparao do documento coordenada por Jlio de Jesus, ECOSSISTEMA, Portugal TRADUO EM LNGUA PORTUGUESA A presente traduo em lngua portuguesa foi efetuada por Jlio de Jesus, no mbito da Rede de Lngua Portuguesa de Avaliao de Impactos (www.redeimpactos.org), um projeto da APAI Associao

www.iaia.org
PGINA 4

Portuguesa de Avaliao de Impactes (www.apai.org.pt). A verso ocial a publicada em lngua inglesa no site da IAIA.
IAIA\Publications\What Is IA_pt.indd (December 2009)

Vous aimerez peut-être aussi