Vous êtes sur la page 1sur 6

A escolha do ponto comercial

O empresrio Josaf Constantino um especialista em pontos comerciais. O trabalho dele encontrar o melhor lugar para montar uma empresa. H seis anos nesse mercado, ele garante: a escolha do ponto a parte mais importante de um negcio. Ns costumamos dizer que ponto comercial como voc ter uma bala na cartucheira e uma ona na sua frente. Se voc errar, no tem como corrigir mais. No s seu prejuzo financeiro, mas o emocional, todo o seu sonho vai pelo ralo. Ento fundamental. Voc pode ter preo, produto, mas no ter ponto, no adianta nada, afirma o empresrio Josaf Constantino. Regras bsicas para quem vai montar um negcio: evitar extremidades de rua, subidas, caladas com muito sol, e tomar cuidado com algumas armadilhas. Nem sempre uma rua muito cheia sinnimo de boas vendas. um local de circulao. s vezes so duas pontas de metr, e eles esto em direo a um foco que o metr, no esto preocupados em fazer compras agora, explica Josaf.
Como escolher o melhor ponto comercial?

Segundo pesquisas realizadas, a escolha do ponto no varejo responde por 70% do resultado do negcio. Os cuidados na seleo do local, exigem do empreendedor um bom conhecimento do empreendimento escolhido; a localizao no pode ser analisada isoladamente. Existem vrios fatores que contribuem na anlise, um deles o conhecimento do cliente, onde ele est o que quer, como e quando compra. Desde a II Guerra Mundial existe a preocupao com a pesquisa tcnica para a localizao de pontos comerciais. No entanto, no existe uma tcnica aplicvel a todos os tipos de empreendimentos, necessrio manter-se atento s peculiaridades de cada empreendimento. Procuraremos citar aspectos comuns aos empreendimentos de modo geral.
1- OBJETIVOS DA EMPRESA

Os objetivos da empresa podem facilitar ou dificultar entrada da empresa em determinados bairros ou cidades. Existem locais onde a concorrncia pode impedir entrada de novos negcios atravs da ocupao de espaos. A caracterizao de um bairro tambm pode se chocar com os objetivos da empresa.
2- RECURSOS DISPONVEIS

Uma das caractersticas do empreendedor a sua capacidade de assumir riscos.Os recursos disponveis so orientadores da localizao.Compra, aluguel? Reformas expressivas? Localizao em bairros ou Shoppings Centers? Franquias? Inicialmente estas questes so respondidas pela disponibilidade de caixa, passando depois pelas demais anlises. No momento de realizar a pesquisa necessrio que o empreendedor tenha claro suas disponibilidades e limitaes. fundamental conhecer a estimativa de retorno do investimento.

Outro aspecto relacionado a este item a necessidade de contratao de pessoal e a relao dos valores pagos no mercado de trabalho, e, verificar a necessidade de qualificao tcnica especfica e sua oferta no local escolhido.
3- TIPO DE MERCADORIA E SISTEMA DE TRABALHO

As cidades e os bairros tm suas necessidades, verifique se o tipo de mercadoria e o sistema de trabalho oferecidos vo ao encontro dos anseios.
4- CONCORRNCIA Analisar a concorrncia pode fornecer dois subsdios especiais: 1) Indicao de saturao do mercado 2) Indicao de atrao cumulativa A indicao de saturao do mercado, lgico, um sinal vermelho. J a indicao de atrao cumulativa, um bom indicativo desde que o empreendedor tenha claro a importncia do seu diferencial de mercado. Estabelecer-se para oferecer o mesmo no uma estratgia de marketing brilhante. Logo, necessrio pensar como sobressair-se no mercado. 5- A POTENCIALIDADE DO MERCADO A potencialidade do mercado deve considerar os itens: renda, nmero de carros por habitante, recolhimento do ICMS, estilos residenciais e comerciais, consumidor potencial, localizao dos investimentos e peculiaridades locais. 6- A TENDNCIA DA POPULAO A populao uma referncia muito especial, respondendo pelo consumo e por conseqncia pelo comrcio. A tendncia populacional muito importante, no bastando analisar o presente, mas verificar os ndices de crescimento e as expectativas gerais. Os investimentos precisam considerar estes aspectos. Situaes momentneas so de risco para o empreendedor, pois muitas vezes o investimento ainda no retornou e as mudanas j esto ocorrendo e o custo para tentar acompanh-las pode ser comparado ao investimento inicial, o que inviabiliza grande parte dos negcios. 7- HBITOS E ATITUDES DO CONSUMIDOR TPICO A partir da anlise da populao chega-se ao ponto especfico: o consumidor. fundamental para o empreendedor saber se o seu consumidor ali est. Conhecer estes aspectos moldar sua empresa: na esttica, nos produtos, nos servios bsicos e no valor agregado. Empresas de grande porte podem localizar-se em locais diversos, por outros interesses, no entanto, podem investir pesado na imagem e busca de clientes, j as empresas menores no podero desperdiar valores, por no possuir poder de fogo para tanto. 8- CARACTERSTICAS AMBIENTAIS E ECONMICAS A cultura da regio, tambm deve ser considerada, o que sustenta a populao? A populao de localidades caracterizadas pela monocultura oscila juntamente com esta. Neste caso, est presente a infra-estrutura: facilidade de acesso, energia, telefone, gua, esgoto, existncia de obras pblicas demoradas, urbanidade do local e em alguns casos at a vontade poltica. 9- DISPONIBILIDADE DE LOCAIS PARA ABERTURA DE LOJAS

Antes de comear o estudo verifique se h lojas ou espaos para venda ou locao. Existindo, se est dentro da sua disponibilidade. De nada adiantar toda a anlise e definio como localizao ideal se no houver disponibilidade ou capital. Tempo perdido. A disponibilidade de locais um problema das grandes cidades, so inexistentes na localizao ideal ou quando existem os valores referentes ao ponto so altssimos (embora a cobrana da venda do ponto no tenha amparo legal, uma prtica do mercado). Neste caso a soluo a ida para bairros, pequenos centros comerciais, shoppings centers regionais, onde a anlise, mais uma vez, dever ser criteriosa. ACERTE NO PONTO Para o pequeno empreendedor acertar na escolha do ponto torna-se imprescindvel, grandes empreendedores conseguem tornar atrativos qualquer local. Hoje, agregar valor bsico, at mesmo na localizao, a proximidade a outros servios como chaveiros, ponto de txi, correio, banco 24 horas e at mesmo supermercados, poder ser uma associao interessante, este um dos chamamentos dos shoppings. Em galerias e shoppings, fuja dos finais de corredor, ltimo andar e outros locais de pouca movimentao. Localizar-se perto das escadas rolantes, das praas de alimentao e das lojas ncoras mais interessante. Antes de sonhar com a localizao em shoppings, informe-se bem das condies com a administrao, normalmente h exigncia de currculo ou marca conhecida. Um empreendimento composto somente por marcas no conhecidas tem como tendncia a no circulao de pblico.

DE OLHO NA RUA Existem duas opes: ou contrata-se uma pesquisa de localizao ou faz-se. Sem pesquisa amadorismo. Dizer que a rua movimentada o melhor local, pode ser precipitado. Para alguns empreendimentos certamente, para outros nem tanto. Se o seu potencial cliente de alto poder aquisitivo, certamente no ser interessante circular em ruas muito movimentadas. Saiba ler o movimento. Muitas vezes a exigncia do seu empreendimento um local movimentado, e o movimento considerado na observao apressada como intenso pode ser falso, caso dos corredores de nibus, avenidas de escoamento, onde o movimento se d em velocidade alta e estressante, no havendo tempo para a observao. A anlise do movimento deve ser feito em dias e horrios diversos, no poder haver precipitaes, verifique os hbitos de quem transita, e se os horrios de movimento coincidem com a utilizao de sua loja ou servio. Evite entradas rebaixadas em relao calada, os degraus normalmente dificultam o acesso. Mantenha-se afastado de parques e praas mal iluminadas, a segurana do cliente muito importante. NO LADO DIREITO DA RUA To importante quanto a rua, o lado onde, as caladas com sombra a tarde so de maior movimentao. Alguns tipos de negcios devem preferir o sentido centro-bairro, como no caso das padarias, mais fcil o que est na mo, preocupao com estacionamento, pelo menos prximo, no pode faltar. SEU VIZINHO Sempre possvel, escolher a vizinhana um ponto positivo. Instalar-se em locais onde impossvel a colocao de outras lojas ou servios, deve ser visto com muito cuidado, o isolamento pode causar problemas. Mesmo em locais concorridos, analise quem vai ser o seu vizinho, a incompatibilidade com alguns servios notvel e afasta o cliente. Imagine uma loja de perfumes ao lado de uma peixaria. Na comercializao de produtos ou servios para crianas ou adolescentes, verifique se o ambiente na volta saudvel, caso contrrio poder causar inquietao aos pais de seus clientes.

Os pontos de nibus tm um carter especial. Para lojas que vendem produtos de alta circulao e baixos valores, os terminais so recomendados; j um ponto de nibus em frente loja que vende produtos e servios de maior valor aquisitivo poder ser prejudicial, desvalorizando o empreendimento. ATRS DA PORTA... Escolhido o ponto, como sempre pense no cliente. A criatividade e a capacidade de surpreender o cliente so fatores que devero sempre estar presentes no planejamento do empreendedor. A surpresa no poder afastar o cliente, as pesquisas indicam que clientes de menor poder aquisitivo so receosos a portas fechadas, por acharem que os preos so altos, produtos caros, a prpria sofisticao de um empreendimento dever ser vista com cuidado, o que no significa descuido do visual ou da comodidade, basta sensibilidade e a pergunta chave: como meu cliente se sentiria neste local? J as classes mdia e mdia alta, exigem mais conforto e segurana, at mesmo no estacionamento. Prepare-se para encantar o seu cliente. NA HORA "H", BOM LEMBRAR: * Defina o perfil do pblico que deseja atingir; * Verifique todos os locais possveis, no se precipite aos primeiros aspectos positivos; * Observe o movimento dos provveis locais, em dias e horrios diferentes; * Tente conversar com a vizinhana comercial, com sutileza pesquise; * Fique longe de locais inseguros, ou que passem esta imagem; * Avalie a infra-estrutura oferecida; * Prefira pontos com estacionamento prprio ou prximo; * Escolha o lado da rua onde h sombra tarde; * D preferncia s lojas no mesmo nvel da rua; * Analise a tradio da rea em estudo; * Observe a vizinhana; * Avalie a existncia de outras lojas ou servios nas proximidades ou a capacidade de instalao destes; * Analise a instalao mesmo em shoppings, nem todos os locais so movimentados; * Avalie com calma a compra do local, mais fcil desfazer-se de um aluguel do que de uma compra; * Consulte um bom analista, se necessrio, para uma boa avaliao dos contratos; * Pese preo, sua capacidade de investimento, necessidades de retiradas, prazo de retorno e movimento esperado; * No se precipite, mas lembre-se de agir.

EMPRESA, DOCE EMPRESA - O PONTO EM CASA O trabalho realizado em casa uma tendncia, vinte milhes de lares norte-americanos so pequenas empresas, o que eles chamam de SOHO (Small Office Home Office). No Brasil, um grande nmero de profissionais liberais e outros prestadores de servios esto estabelecidos em suas casas. Utilizar um cmodo da casa ou parte dela, para um empreendimento pode representar economia com aluguel, deslocamento e outros. Mesmo em casa alguns investimentos so necessrios, telefone, fax, computador e um local para receber clientes, quando necessrio. Alguns aspectos so importantes, se o empreendedor mora com a famlia importante uma reunio prvia, onde devero ser estabelecidos critrios e discutidas as vantagens e as desvantagens do tal "Home Office", que por certo alterar toda a rotina do doce lar. Sempre que possvel, recomendvel que a linha telefnica da casa seja mantida e o empreendimento tenha a sua(s) exclusiva(s). No sendo possvel, o atendimento ao telefone precisar se feito de forma profissional, independentemente de quem o atenda. Hoje, se perde muitos clientes por telefone, este um cuidado muito especial. A empresa em casa requer o "animus", de toda a famlia, pode-se at dizer que toda a famlia precisar passar por um treinamento. Existem muitas vantagens no trabalho em casa: qualidade de vida, proximidade com a famlia e a possibilidade de trabalho em horrios alternativos. No entanto, so necessrios alguns cuidados: manter-se sempre atualizado, no desculpar-se com o cliente por estar atendendo-o em casa (esta foi sua opo), estar em constante contato com o mercado de trabalho e com o meio externo. Embora com horrios mais flexveis importante no exagerar, lembre do tempo para as suas coisas pessoais. Arrume-se como se fosse para o trabalho, voc no est em casa, a localizao do seu trabalho que em casa. O fato de estar em casa, no pode descaracterizar sua empresa, invista no produto ou servio oferecido, mantenha-se atualizado com que h de mais moderno na sua rea e nunca descuide no horrio de atendimento aos seus clientes. No clculo do preo de seus produtos ou servios compute valores de aluguel, telefone e outros, uma forma de manter-se dentro da realidade, desconsider-los pode oferecer vrios riscos para o empreendedor.

TEMA PARA CASA Horrios so importantes, mesmo morando sozinho; Capriche nos produtos e servios (invista em tecnologia). A casa passar a ter caracterstica de empresa e no a empresa a ter caracterstica de casa, esta precisa ser a conscincia coletiva da famlia; No se envolva, em demasia, com a as atividades da casa, no transforme seu trabalho numa atividade para as horas vagas; Fique atento ao seu visual; Tenha tempo para voc e sua famlia, embora inicialmente isto seja complicado; O lazer saudvel, ache tempo.Fora da sua casa, tambm a vida continua.

y y y y y y y y y

As seis dicas 1- No tenha pressa para fazer a escolha do ponto comercial 2- Faa um bom planejamento do futuro negcio para identificar o tipo de imvel mais apropriado. Ele deve servir, por exemplo, para determinar qual o seu pblico-alvo e se a localidade desejada atende esse pblico. O planejamento do negcio serve para identificar as demandas do negcio quanto localizao. Outras questes importantes: o local favorece o transporte de mercadorias e a circulao de pessoas? 3- Selecionado um local em potencial, negocie o valor do aluguel, data de pagamento, prazo de locao e demais clusulas com o locador, visando s condies mais compatveis com o empreendimento, levando em conta o tempo de retorno do investimento.

y y y y y y

4- Faa um estudo do local para saber se h servios de transporte pblico para clientes e empregados, facilidade de acesso para quem vem de carro, estacionamentos e local para carga e descarga de mercadorias. Tambm preciso verificar se a energia eltrica e as demais instalaes do edifcio atendem s demandas do negcio. Tambm certifique-se de que o local no afetado por enchentes. 5- Depois desses primeiros passos, antes de assinar o contrato necesssrio certificarse das seguintes questes com a Prefeitura: - se o imvel est regularizado, se possui o Habite-se; - se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a lei de zoneamento do municpio; - se os impostos que recaem sobre o imvel esto em dia (IPTU, ITR); - qual a legislao municipal que trata da instalao de anncios 6- preciso verificar ainda, junto aos rgos Estadual e Municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes, a possibilidade de estabelecer a sua empresa no local. importante ressaltar que as atividades relacionadas sade, tais como bares, restaurantes e farmcias, dependem de alvar da Vigilncia Sanitria Estadual e Municipal. Verifique tambm quais so as exigncias do Corpo de Bombeiros.

Vous aimerez peut-être aussi