Vous êtes sur la page 1sur 29

O

Texto de Vladimir Capella Baseado na vida e obra de Hans Christian Andersen

HOMEM

DAS

GALOCHAS

Se me perguntarem J leste um poeta que, com o poder das palavras, te tocasse bem fundo o corao? Responderei sem hesitar: - Sim. Hans Christian Andersen!
Black-out. No escuro ouve-se apenas o som de um sapateado. Um foco mvel vai se abrindo sobre um menino franzino, mais ou menos 12 anos, calas curtas e suspensrio. A luz acompanha sua dana pelo palco inteiro, escuro e vazio. Som em off - com eco suficiente para parecer distante - de uma voz de mulher que chama vrias e espaadas vezes: Hans! Hans! Hans! Num determinado momento o menino pra, olha fixamente para um ponto e caminha em direo a ele, para a frente do palco. Entra msica: uma melodia estranha, triste. Comea a nevar. O menino senta-se no cho e, chorando, cobre o rosto com as mos. Uma luz azul, soturna e difana ao mesmo tempo, vai se abrindo lentamente at descortinar, vindos do fundo do palco, dois soldadinhos de chumbo carregando um catre sobre rodinhas. Trazem-no at a frente do palco, cobrindo totalmente o menino (que fica embaixo do catre), eliminando-o assim da cena. No leito jaz o corpo de um velho escritor: Hans Christian Andersen. Em torno do corpo, guirlandas e flores do campo. Em seu leito de morte o Autor traz no rosto o esboo de um ligeiro sorriso, como quem viaja em seu derradeiro sonho. No fundo do palco, vrios personagens de suas histrias caminham coreograficamente, feito sombras do passado, sob uma luz onrica que sugira estranhamento e mistrio. Msica e movimentos tm uma evoluo todos sarem do palco at o ltimo acorde. - com o objetivo de

Ficam em cena apenas uma mulher carregando o filhinho num bero, e um velho andrajoso de longas barbas brancas embrulhado num casaco de grandes abas. A mulher, de feies abatidas, no desgruda os olhos do menino que, febril, dorme no bero beira da morte. O velho se aproxima. Me Velho Me Velho Me sequer... Velho Me Velho Me (percebendo a aproximao do velho, sem tirar os olhos do menino) Trs dias e trs noites sem poder dormir... ... Velando sem descanso uma agonia lenta e cruel... ... Longas e interminveis horas a fio sem fechar os olhos por um instante ... Medo de ao abri-los novamente, amaldioar o instante seguinte... ... Ai! Medo dos minutos... Medo dos segundos... Medo de me! Chora e depois dirige o olhar ao velho. Me No acreditas que ficarei sem ele, no ...? O Velho meneia a cabea. No diz sim nem no. Me adormece. suspense. Dize-me! No o roubaro de mim, no mesmo...? Dize-me! Silncio. A Me volta a chorar. Depois, vencida pelo cansao, Entra msica. Mais propriamente um som criando tenso e

O Velho aproxima-se do bero, apanha o menino e sai. Msica termina. A Me acorda e percebe a tragdia. Corre desesperada pelo palco gritando pelo filho, at deparar-se com uma mulher - de longas vestes pretas cheia de luzes - sentada no meio da neve. (Cabe Direo criar cenograficamente o espetculo conforme sua necessidade e concepo.)

Mulher Me Mulher Me Mulher Me Mulher trilhas... Me Mulher passar! Me Mulher Me Mulher Me Mulher Me Mulher Me

A Morte esteve em teu quarto. carregando teu filhinho nos braos. Sabes pra onde foi...?

Eu bem a vi.

Saiu sorrateira

Correu to veloz quanto o pensamento... E que caminho tomou? Ela nunca traz de volta o que leva. Dize-me apenas o caminho. Saberei convenc-La! Conheo bem o lugar onde pretendes ir. Todos os atalhos, todas as Ento dize-me! Tenho pressa! Conheo tambm a mgoa, o pranto e todas as dores que hs de (desesperada) No importa, dize-me que rumo tomar?! Ters primeiro que cantar s pra mim a bela cano com que embalavas o sono do teu pequeno filho. Quem s...? Que pedido estranho me fazes em to difcil momento?! Sou a Noite. Por muitas vezes vi tuas lgrimas correrem enquanto cantavas solitria. Ah! que bela cano cantavas... Cantarei cem vezes, se desejares. Mas agora no! No me detenhas... preciso alcanar a Morte para reaver meu adorado filho! ... Dize-me o caminho, Senhora dona das estrelas! Por piedade! ... Cantarei mil vezes! A Noite permanece em silncio. Tempo. A Me, compreendendo a irredutibilidade do pedido, cede. Limpa as lgrimas do rosto e lentamente comea a cantar.

Me

(cantando)

A noite brilha em cu lils enquanto dormes em santa paz Em qual estrela ests? que sonhos sonhars? Tenta dizer-me

para que saibas regressar. A brisa embala o teu ninar a lua amansa o teu sonhar Por que caminhos vais? aonde andars? Tenta dizer-me para que eu possa te acordar. A me termina a cano e, cabea baixa, chora num canto. Mulher Toma a tua direita, doce me. Segue a direo do vento e vers a escurido de um perigoso espinheiral. Foi pra l que a Morte correu levando a tua cria. A msica, agora em off, entra orquestrada e grandiosa. Solo da mesma cantiga cantada pela Me. A Noite desaparece. A Me, novamente, corre desesperada pelo palco at encontrar-se com um arbusto espinhoso. Me colo? Arb. Me Arb. Me Arv. Me Arb. Acaso no viste a Morte passar por aqui, carregando uma criana no Sim. Eu bem a vi. Passou apressada feito um instante de alegria! E que rumo tomou? Ah! sinto tanto frio... Responde-me com urgncia, por caridade! Sou a me... Tenho o tronco gelado, os galhos secos e to fria a alma... S tu podes me ajudar! Dir-te-ei se em troca me aqueceres com o calor do teu corao magoado. (Conforme soluo de Direo, a voz do arbusto poder ser microfonada ou com eco ou coisa semelhante.) A Me aperta o Arbusto Espinhoso contra o peito com toda a fora, ferindo-se. Fica alguns segundos assim, abraada a ele. Depois afasta-se, sangrando em vrias partes do corpo. Entra msica muito suave, apenas dois violes que podem ser executados ao vivo, preferencialmente. Arb. Ainda hoje, nesta noite fria de inverno, cobrir-me-ei de folhas verdes. Nascero em meus ramos lindas flores vermelhas como o sangue que derramaste. Tal foi o calor do teu generoso abrao. (dolorida) Podes me dizer agora que caminho devo seguir?

Me

Arb.

Toma a tua esquerda, jovem me. Caminha sete lguas e meia e mais um pouco ainda e irs deparar-te com o tortuoso rio das sombras. Foi pra l que a Morte correu carregando teu amado menino. A Me caminha em crculos pelo palco novamente, at encontrar-se com um estranho e sinistro barqueiro. O Arbusto Espinhoso desaparece. (Luz e detalhes cenogrficos devem caracterizar cada encontro da Me, conforme o clima proposto pelas cenas.)

Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq. Me Barq.

Sabes dizer-me, barqueiro das trevas, se a Morte andou por aqui com a minha criana nos braos...? Digo-te mais ainda: to rpida como a felicidade! Ah! ento sabes pra onde Ela foi...? Atravessou este mesmo rio, neste mesmo velho barco que agora vs diante de teus brilhantes olhos. E poderias me levar at Ela? Fazer comigo a mesma viagem? Desejas o proibido! No. Apenas o que me foi roubado! Queres, acaso, chegar at a outra margem do rio...?! Quero meu filho de volta! Pretendes conhecer a sagrada morada da Morte...?! l que Ela mora...? Numa grande estufa onde cuida de muitas rvores e muitas flores. Plantas que so, na verdade, o destino de todas as vidas humanas. Oh! apressa-te, ento! Leva-me! Fars uma intil travessia... Dar-te-ei o que me pedires! Pagars preo muito caro por isso... Leva de mim o que quiseres! Quero o brilho dos teus olhos! Arranque-os! Tenho pressa! ...

Me da Me. Barq.

Que esperas? tua a minha viso: toma-a! Entra msica. Gesto simblico do Barqueiro arrancando os olhos Sobe, obstinada me. Carregar-te-ei! A Me entra no barco e o Barqueiro parte, levando-a.

Barq.

(rindo de felicidade e gritando, durante o trajeto, para a imensido do rio) Ah! s minha a luz brilhante de to lindos olhos!!! Msica cresce enquanto o barco d algumas voltas pelo palco carregando o Barqueiro e a Me. Chegam at uma pequena casa, ou apenas uma parede de tbuas, onde se encontra a Velha que cuida da estufa da morte. Essa personagem deve ser uma alegoria da velhice enquanto decadncia da vida: curva, maltrapilha, enrugada, feia, mal cheirosa e doente. O Barqueiro larga a Me e sai. Ela, agora cega, caminha a esmo pelo local sem saber ao certo onde se encontra. Caminha alguns passos e pra ao pressentir a presena da Velha.

Velha Me Velha Me Velha Me Velha Me

Que fazes, bela jovem-de-longos-cabelos, perdida nestas paragens proibidas? Procuro pela Morte que me tirou o filho dos braos... Tens nvoa nos olhos. Como achaste o caminho? O amor de me me guiou. Admirvel esse amor que, mesmo sabendo-te uma pobre cega, te trouxe at estes confins! Misericordioso como tu, boa senhora, que me ajudars a encontrar o que me foi fora tomado. Por que pensas que o farei? Atravessei fronteiras intransponveis para chegar at aqui. Tenho o corpo ferido, os ps cansados, a alma aflita. No irs agora me indicar o caminho de volta. (Tempo) O que me dars em troca...? S tenho desespero para oferecer-te!

Velha Me

Velha Me Velha Me Velha Me Velha Me trocas. Velha Me Velha

Tens lindos cabelos. Terias coragem de troc-los por minha velha cabeleira opaca e branca? ... Tua capa de seda pelo meu esfarrapado manto? ... O frescor da tua pele alva pela rude aspereza da minha? Dar-te-ei tudo o que me pedires. Quero a tua juventude! (Tempo) Que seja feita a tua vontade! Msica. As duas mulheres, numa espcie de ritual, fazem as

( rodando pelo espao, feliz) Ah! j me sinto jovem e bela... Podes me dizer agora como encontrar meu pequenino!? Acompanha-me... Porm, sem muitas perguntas! A Velha (agora jovem) sai andando na frente e a Me (agora velha) atrs. Msica. Entram vrios atores - que podem ser ainda os soldadinhos de chumbo de Andersen carregando uma infinidade de plantas em vasos de diferentes formas e tamanhos; ramalhetes, pequenas rvores, flores e plantas de todo tipo. Do teto podem descer cips e trepadeiras, assim como uma chuva de ptalas ou folhas. O cenrio todo se transforma numa grande estufa.

Velha

Deves primeiro saber que aqui, na grande estufa da Morte, cada planta, cada rvore, cada pequena flor que seja, representa o destino de uma vida humana. O velho barqueiro j me disse... A humanidade inteira aqui se encontra representada por estes velhos arbustos, plantas aquticas, frutos selvagens, orqudeas, palmeiras, rosas, cactos... Enquanto a Velha fala, vai como que mostrando-as com profundo respeito e mstica admirao. De repente ela pra e diz num tom grave, quase proftico:

Me Velha

Velha Me Velha Me Velha

Todos os destinos, aqui so decididos! E quem os decide...? No me perguntes coisas que no poderei responder. Agora, vai! A Morte em breve estar por aqui... E como poderei encontrar meu menino? Quantas perguntas! Se no enxergas, deixa-te guiar pelo corao. Talvez reconheas o teu filho! Dizendo isso a Velha sai. D alguns passos, pra e volta-se

para a Me. Velha

Se no conseguires teu intento... (num outro tom: mais de cumplicidade) Ameaces destroar algumas plantas. A, vers! Ela te ouvir com mais ateno... (e sai) A Me caminha por entre as plantas daquela pequena floresta, como se ouvisse o bater dos coraes humanos e, entre os milhes deles, pra diante de um plido aafro azul que pende triste e murcho. Silncio. A Me pega delicadamente o pequeno vaso e, comovida, acarinha-o. Nesse momento, vindo do fundo do palco, entra a Morte: o velho andrajoso da primeira cena. Aproxima-se lentamente dela.

Velho

No toques na flor! A Me recolhe a mo, assustada. Coloca a flor no cho. A Morte traz nas mos um outro vaso, com um pequeno e igual aafro azul.

Velho Me Velho Me Velho Me Velho Me Velho

Como vieste at aqui...? Sou a Me! Como pudeste chegar to depressa? No tenho outra resposta pra dar-te. E o que esperas encontrar...? Minha inocente criana! s a mais corajosa das criaturas... No. Sou a Me! Fizeste uma v travessia. Uma viagem sem prstimo.

Me Velho Me

No me roubes tambm a esperana! Nada podes fazer contra o destino. (implorando) Devolve-me meu filho! Tempo. O Velho, piedoso, abaixa-se perto dela.

Velho

Primeiro te devolvo os olhos que perdeste no rio... ( sopra sobre o seu rosto, devolvendo-lhe a viso.) Vais precisar deles... A primeira coisa que a Me percebe, de posse da viso novamente, a flor semelhante que a Morte traz nas mos.

Velho

Sou apenas um velho jardineiro... (e coloca o vaso perto do outro que est na frente da Me) A Me olha para um, depois para o outro, fica confusa. Percebendo isso, e enquanto fala, ele embaralha os vasos por vrias vezes, confundindo-a mais ainda.

Velho

Cuido das flores e das rvores desta estufa... e quando chega o momento determinado, transplanto-as para o grande Jardim do Paraso, na terra desconhecida. No ouso, porm, dizer-te como crescem ali e o que l se passa... Quero meu filho de volta! Tenha misericrdia! Chora por um tempo e depois, num repente, enlouquecida, levanta-se e agarra algumas plantas atrs deles e ameaa joglas no cho.

Me

Me Velho

(gritando) Vou arrancar tuas flores! Destruir teu jardim inteiro! NO AS TOQUES !!! A Me estanca o movimento. Tempo.

Velho

Dizes que s infeliz, desgraada... e queres, com teu gesto insano, tornar outras boas mes, to infelizes e desgraadas como tu?! Ela cai em si, larga as plantas e, sem saber o que fazer, chorando, aproxima-se e abaixa-se perto dele novamente.

Velho

Acalma-te e olha em torno de ti. Vs quantas histrias...!? Por vezes muito belas, por vezes muito tristes... (Tempo) Ora, acreditas ento que podes mudar, assim to simplesmente, o curso de uma vida? Torn-la mais breve ou mais longa conforme o teu desejo?

Me Velho

Sou uma pobre me cansada, perdoa-me! A dor dilacerante, que me foi imposta, tornou-me cega, velha e amarga! Ah! bondosa me... Mereces recompensa por to herico trajeto. Vou presentear-te com uma ddiva, nunca antes a algum ofertada: ters o direito da escolha! Ela olha-o atentamente procurando compreender. Sabes me dizer, com certeza, qual destas duas flores representa o destino do filho que vieste resgatar? (olhando-as) So iguais... Aparentemente... Ela olha novamente para os dois vasos e balana a cabea negativamente.

Velho Me Velho

Velho

Vs este pequeno aafro azul...?(pega um dos vasos a sua frente e entrega a ela) Toma-o. Segura-o nas mos e ento poders observar o futuro desta criana... Quando a Me pega o vaso, entra msica, a luz altera-se e no fundo do palco desenrola-se uma pequena e breve histria sem palavras. Um menino, 10 anos mais ou menos, entra correndo e, sempre rindo, esconde-se entre os arbustos, fugindo de uma menina, como quem brinca de esconde-esconde. Num determinado momento encontram-se e tocam-se. Trocam ento um leve beijo. Essa cena, cheia de muitos risos, sentimentos intensos de vida e alegria. Msica termina. Luz volta ao normal. deve transbordar

Me

Era meu pequeno filhinho...? O velho no diz sim nem no.

Me Velho

Ah! me pareceu t-lo visto to feliz na plenitude da vida... (Tomando o vaso de suas mos e entregando o outro a ela) Agora segure este outro aafro azul... Quando a Me segura o vaso, novamente a luz altera-se e entra msica. Desta vez, porm, uma msica muito triste, enquanto no fundo do palco desenrola-se outra pequena e breve histria sem palavras.

10

Vrios transeuntes caminham pelo palco. Logo aps entra um menino - que pode ser o mesmo da cena anterior - de muletas, roupas sujas e rasgadas. Ele pede esmolas em meio multido indiferente que passeia pelas caladas. Aps vrias tentativas fracassadas, morto de fome e frio, senta-se num canto e chora. piedade. Opostamente, essa cena deve provocar uma profunda tristeza e Msica termina. Luz volta ao normal. Me Velho Poderia ser essa vida miservel, a do meu amado filho...? Uma e outra so possibilidades do destino... Responder-te-ei apenas que uma delas a vida do teu filho! Dizendo isso a Morte recomea a embaralhar os vasos diante do espanto da pobre Me. Me Velho Me Velho Mostras-me a ventura e a desgraa e no me dizes qual delas reserva ao meu menino?! No ser minha a resoluo desse problema... No compreendo o que dizes...! Compreenders! Dizendo isso, ele se levanta com as duas flores nas mos e, enquanto fala calmamente, caminha em torno da Me. Velho Uma destas flores a bem-aventurana, a felicidade... A outra, a misria e a dor... Qual destas duas sortes ser a do teu amado filho? Termina na frente dela e estende os dois vasos na sua direo. Velho Escolha... Tu s a Me! Entra msica. Me a ele. Velho Oh! no !!! Num grito de horror a Me levanta-se, afasta-se e d as costas No te entendo... No querias teu filho de volta, a qualquer custo? Sem ao menos te importares com o destino que o esperava? No o querias com todas as foras? se

11

A Me, ainda de costas, rosto coberto com as mos, nada diz. Velho Me (depois de um tempo) Mudaste de idia, ento...? Queres que eu o leve para aquele lugar que nem tu, nem ningum conhece...? (voltando-se lentamente pra ele) Esquece minhas lgrimas, minhas splicas, tudo quanto disse ou fiz! (Tempo) Leva-o !!! Msica cresce. A Morte pega os dois vasos nas mos e vai se afastando vagarosamente. O cenrio todo vai se transformando. Entram em cena mais uma vez vrios personagens de Andersen, caminhando pelo palco todo. Princesas, jovens heris, reis, rainhas, sereias, imperadores, bailarinas, pobres e nobres. A Me, que ficou inerte por alguns instantes, vai saindo misturando-se entre os muitos personagens que passam. Entre eles uma mulher humilde - trouxa de roupas nas mos e leno amarrando os longos cabelos - procura pelo filho, sempre chamando: Hans! Hans! Hans! Um grupo de moas - que podem ser lavadeiras, pastoras, gente do campo, enfim - se junta numa rodinha na frente do palco. Elas brincam de fazer sombra com as mos. Do outro lado, um grupo de rapazes faz o mesmo. Estabelece-se entre eles uma brincadeira. Explo: As moas fazem a sombra de uma borboleta; os rapazes, a sombra de uma rede para ca-la. As moas, um pssaro; os rapazes, um estilingue. Riem e se divertem muito. Um casal, vindo dos fundos, aproxima-se deles. Moa I Moa II Rapaz I Rapaz II Moa I Rapazes (chegando perto das mulheres, indignada) O que fazeis...?! Brincamos, apenas. Vem, senta-te conosco! (se aproximando dos rapazes) Atentais o demnio...!? No! Por ora, atentamos as moas, somente. Brincais com as almas assim... inocentemente?! Oh !!!!! (Todos riem)

12

Rapaz I Moa I Rapaz II Rapazes Moas Moa III Moa IV Todos Rapaz II Todos Moa II Rapaz I afora. Moa I Rapaz I

Calai-vos! Bem se v que no sabeis que foras poderosas provocais... No conheceis acaso a histria que contam os velhos...? A bem da verdade... no! (olha para os amigos) No conhecemos... (olham para as moas) Tambm no. Quem sabe tu no nos possa cont-la...? Ah! que venha l, ento, uma bela histria de amor... Hum... No, no... uma aventura seria de melhor proveito! Hum... Ento...? Deixa-nos esperando...?! Contam os velhos que, certa vez, um jovem poeta saiu pelo mundo Foi conhecer as terras quentes. ... pois de onde vinha, as terras eram muito frias. Sempre em clima de zombaria, coisa de grupo de jovens, os rapazes tremem de frio e as moas se abanam de calor.

Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I

Nas terras quentes, fazia de fato um calor insuportvel. durante o dia as ruas ficavam vazias de gente. O jovem poeta era um sbio. Um homem letrado... sensvel e inteligente. Escrevia sobre a verdade, a beleza e a bondade. Um dia, ao entardecer... Quando andava pelas ruas desertas das terras quentes... O jovem estrangeiro percebeu que nunca estava s... Tinha a seu lado uma eterna companhia: sua sombra.

Tanto, que

Entra msica, provocando um clima de estranhamento. O poeta aparece caminhando no fundo do palco seguido de um outro ator que faz a sua sombra.

13

A sombra pode estar com o rosto maquiado de branco e vestir uma larga capa preta. Repete, feito um espelho, todos os movimentos do amo. Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I (retomando) Mas as noites nas terras quentes... ah! as noites eram uma grande festa: todos saiam de suas casas, as crianas brincavam nas caladas... Os homens bebiam e cantavam... As mulheres bebiam e danavam... E o ar exalava um doce perfume de fruta e vinho. As casas todas se iluminavam no frescor da noite. A cidade inteira resplandecia... Durante essas falas o poeta caminha at a frente do palco olhando fixamente para um ponto. No fundo, alguns atores (talvez os soldadinhos de chumbo cumprindo o papel de contra-regras) trazem para a cena um painel com uma sacada sobre rodinhas. Uma espcie de alpendre: janelas abertas, floreira e cortinas esvoaantes. Poeta Rapaz I Moa I Poeta abertas... Rapaz I Moa I S essa casa em frente minha permanece na escurido... Nenhuma rstia de luz. Mas havia gente morando nela, sim... H flores na sacada e as cortinas esvoaam atravs das janelas E da casa soturna vinha o som de uma triste melodia... Uma indescritvel cano... Entra o som leve de um piano. Poeta Moa I Rapaz I Moa I Ah! que fascnio me inspira esse mistrio! Quem h de nela morar..? Nesse momento, ao acender um lampio atrs de si, o jovem poeta notou que sua sombra prontamente apareceu. E por causa da posio em que se encontrava, a sombra projetava-se exatamente na varanda da casa vigiada... O poeta mexe-se e a sombra tambm. Faz alguns gestos brincando com a sombra, que est agora onde ele gostaria de

14

estar, e ela repete os gestos como se respondesse sim, estou aqui! Poeta Moa I Poeta Rapaz I Poeta Moa I Todos Avante, sombra camarada! Vamos... torna-te til uma vez na vida. Pra que serve uma sombra...? Penetra nos aposentos do mistrio... Ah! bem que podias me fazer esse favor...! Mas depois voltes para revelar-me seus segredos. Vamos... Avante, sombra camarada! (brincando, alternadamente) Avante! Avante! Avante! O som do piano termina, a sombra desaparece pela janela do painel ao fundo e o jovem poeta senta-se numa cadeira e adormece. Outra luz. Rapaz I Na manh seguinte, nem bem o sol era nascido, o poeta partiu... Um soldadindo de chumbo traz algumas malas, guarda-chuva e etc. e entrega ao poeta. Outro recolhe a cadeira. Outro, ainda, retira o painel de cena. O moo caminha com as bagagens, dando uma volta pelo palco todo. Moa I terra natal. Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Arrumou as malas, despediu-se das terras quentes e voltou para sua Mas sua sombra no o acompanhava mais... Abandonara-o pra sempre naquela misteriosa noite. No segredo daquela casa misteriosa. E ento passaram-se os anos. Muitos e muitos anos anos se passaram... At que um dia... Um homem, elegante e ricamente vestido, bate palmas. Homem Poeta de casa...! (palmas novamente) (sem se voltar) Entra! Entra msica, criando um pequeno suspense. aproxima-se lentamente. O estranho

15

Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta

Vejo que j no me reconhece mais... ... Devia t-lo previsto. Afinal, foi h tanto tempo... ... No imaginou sequer que um dia eu pudesse voltar...? ... (Compreendendo, aos poucos, com muito espanto)

Sim... sou eu mesma. Sua velha sombra, senhor! (faz reverncia) Como ests bonita... Pareces... Um homem...? Pois o que sou! Progredi muito nesses anos todos; fiz fortuna e voltei para saldar minha dvida. Quanto lhe devo? Ento de fato s tu...? Em carne-e-osso, jias e roupas caras! Estou espantado... (tirando um saco de moedas do bolso) Diga-me quanto tenho que lhe pagar pela minha liberdade. No me deves nada, ests livre! Tua felicidade s pode me fazer feliz tambm. Agora senta-te, velho amigo, e conta-me tudo o que se passou.... Primeiro prometa no dizer a quem quer que seja, nunca, em lugar algum, que j fui sua sombra. Palavra de homem! (estende a mo ) Palavra de sombra! (do-se as mos e riem) Diga-me: o que viste na casa misteriosa das terras quentes? A mais linda de todas as criaturas. A Poesia...?! (faz que sim com a cabea) Ah! suponho que brilhava como brilha a aurora boreal! Mais ainda. Oh! a poesia...

Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta

16

Homem

Enquanto l estive, foi como se eu tivesse vivido, num instante apenas, trs mil anos. Como se tivesse lido todos os livros j escritos, em prosa ou verso. Por isso lhe digo que tudo vi e tudo sei! E depois...? Conte-me mais! Conheci profundamente minha prpria natureza. Mas quando de l sa, o senhor j no se encontrava mais nas terras quentes. Fiquei ento perambulando pelas ruas feito sombra sem dono. Espiei atravs das janelas, para dentro das casas, por sobre os telhados. E vi coisas que ningum podia ver. Coisas terrveis que ningum gostaria de ver. Descobri a hipocrisia, a inveja, a ganncia: todo o mal que habita o homem. Ah! como repugnante a humanidade! Por que te tornaste homem, ento...? Diga-me com toda a sinceridade: ser homem no , como dizem, realmente algo muito importante? o que h de mais importante! Pois, ento...?! Chocam-me tuas palavras... As palavras pertencem ao meu ofcio. Tornei-me um escritor. Fruto de nossa longa convivncia, talvez... Escrevi, porm, somente sobre as coisas feias, a mentira e a maldade. E, por i sso, tornei-me respeitado. Rico. E temido! ... Bem... agora me despeo. Aqui est o meu carto. (entrega o carto, faz uma pequena reverncia e vai saindo) Ah! (voltando-se) Se porventura tornarmos a nos ver um dia... lembre-se, sou hoje um homem de posses, famoso, recebido com honras por toda a aristocracia... preferia ser tratado por senhor. A sombra faz uma nova reverncia e, mantendo sempre um sorriso irnico, sai caminhando para o fundo do palco.

Poeta Homem

Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem

Moa I Rapaz I Homem Poeta Homem

Passaram-se meses... e o poeta adoeceu. Passaram-se anos e a sombra voltou... Ol! Como vai...? Nada bem. J no sou o mesmo. Ningum mais se interessa pelas coisas que escrevo. Estou pobre e deprimido. Pareces uma sombra...

17

Poeta Homem Poeta Homem

Sou mesmo sombra do que j fui um dia. Pois tenho uma proposta a te fazer. (olhando-o desconfiado) Trata-me por tu agora, o senhor...?! Ests muito doente. Diria... um trapo! Nesse estado no deverias te importar com detalhes to pequenos. Precisas mesmo de uma boa viagem. Por que no vens comigo a uma estao de guas? Pago todas as despesas, j que ests tambm pobre como um velho coitado. Se aceitares... eu serei o senhor e tu, minha sombra! Dizendo isso a sombra oferece ao poeta a velha capa larga que antes usara e um pote de maquiagem branca.

Poeta Homem

No posso concordar com tamanha humilhao. Ora, quanto orgulho! No creio que tenhas alternativa melhor. Assim o mundo, poeta! Ainda no percebeste...?! Entra msica. Tempo. O poeta pega a maquiagem e, humilhado, vai pintando o rosto.

Moa I Rapaz I

E partiram ento os dois para uma longa viagem... A sombra era o amo. E o amo era a sombra.

Moa I Por terra, por mar, por todos os lugares que passaram, assim se apresentavam: Rapaz I A sombra era o amo. E o amo era a sombra. Os dois do uma volta pelo palco. A sombra na frente e o poeta atrs, refletindo todos os seus movimentos. Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Chegaram finalmente a uma estao de guas onde, entre muitos hspedes, encontrava-se uma princesa. E, feito um conto-de-fadas ou... coisas do destino, a moa, no mesmo instante, apaixonou-se pela sombra. Julgou estar diante de um homem magnfico, capaz de lhe inspirar confiana e governar com sabedoria seu reino. Afinal, que outro homem, alm de nobre e bem vestido, pensou a princesa, teria o privilgio de carregar atrs de si uma sombra to encantadora que sabia falar, como somente os poetas, sobre a lua, as estrelas e a solido? E assim... ficou acertado o casamento!

Moa I

18

Durante essas falas, ao fundo, encena-se sem palavras o encontro da sombra (sempre seguida de perto pelo poeta) com a jovem princesa. Homem casamento! Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem (despedindo-se da moa, vindo para a frente) Ficou acertado o No posso concordar com tamanho disparate! Sou livre, no preciso do teu consentimento. Trata-se de um gesto insano... Pagar-te-ei valorosa quantia para estares sempre ao meu lado. No estou venda! E, nas ocasies em que estivermos na sacada do palcio acenando para o povo, bastar que te deites no cho, aos meus ps, como faz uma humilde sombra! Podes iludir uma princesa, mas no tens o direito de enganar o povo de um reino inteiro! Teus valores esto ultrapassados... Direi a todos que s um impostor! No te acreditaro! Contarei que no passas de uma sombra vestida de gente! s mesmo um homem: tens inveja! Revelarei que tu s uma mentira! Riro de tudo que disseres... Provarei que no tens alma! GUARDAS!!! GUARDAS!!! Entram dois guardas do palcio. Homem Prendam-no!!! Os guardas levam o poeta. Logo em seguida, atraida pelo barulho, entra a jovem princesa. Princesa Que houve...?! Ests plido.... assustado! Que houve, dize-me!?

Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem Poeta Homem

19

Homem Princesa Homem Princesa Homem Princesa Homem Princesa Homem

Aconteceu uma coisa horrivel, senhora. Que coisa poderia ter havido, a poucas horas de nossas bodas, para tlo perturbado tanto...? Imagine que minha pobre sombra enlouqueceu. Cismou que gente e ameaou tomar o meu lugar. Oh! pobre sombra infeliz...! Queria impedir a todo custo nosso casamento. Devias mandar prend-la! J o fiz! Pois, ento... ?! Temo que no seja o suficiente. Continuar gritando palavras de dio e inveja por detrs das grades. Amaldioando-me. Est alucinada, compreendes...? Talvez seja mais generoso dar um fim a to angustiada existncia... Mas... de que forma, senhora? Durante as npcias. Secretamente... Que triste desenlace para quem sempre foi to boa companheira! Tens mesmo um nobre carter, meu amado senhor! A sombra sorri e faz uma reverncia. Depois toma a mo da princesa e a beija. Congelam como numa fotografia.

Princesa Homem Princesa Homem Princesa

Rapaz I Moa I Rapaz I Moa I Rapaz I Rapaz II Moa II Todos Moa

noite a cidade inteira se enfeitou... Foi um casamento sem igual! Os canhes dispararam. Os soldados apresentaram armas. A cidade inteira se iluminou! E o poeta...? ..., e o poeta? (alternadamente) E o poeta...? E o poeta...? O poeta nada viu...

20

Rapaz I

Nada escutou. Entra msica: uma eletrizante valsa clssica. A filha do rei e a Sombra danam. Aos poucos, os camponeses envolvidos pelo som da valsa, comeam a danar tambm. Um de cada vez vai tirando uma moa, at todos estarem rodopiando pelo palco todo. Tudo vira um grande baile. Nesse momento a valsa vai fundindo-se com um som assustador e dissonante, que vai crescendo at transformar-se numa sinistra distoro sonora. No fundo do palco, descortina-se aos olhos horrorizados de todos, um pattico espetculo: o corpo do poeta balanando numa forca. Nesse clima de horror entram em cena novamente vrios personagens de Andersen, misturando-se entre os j presentes. Alguns recolhem o corpo do poeta e carregam-no para fora. A mesma mulher humilde, descrita na transio de cena anterior , continua procurando aflita pelo filho: Hans! Hans! Hans! O menino (Hans) tambm caminha entre eles. Carrega um par de galochas nas mos.

se vem.

Num determinado momento os dois, em extremidades opostas, Correm e se encontram no meio palco - enquanto alguns dos personagens (os que no sairam) ficam estticos nos lugares onde se encontram, isto , espalhados pelo fundo do palco. O menino e a mulher se abraam.

Me de Hans Por onde andavas, criana...? Procurei-te por toda parte. Hans Brincava nos campos, mezinha...

Me de Hans Sumiste por muitas horas, no faas mais isso! Hans Me entreti com as histrias das plantas. O enterro foi longo, cheio de cerimnias e despedidas...

Me de Hans Enterro?!

21

Hans

Morreram as margaridas que beiravam o rio... Inda ontem estavam to bonitas, precisavas ver! Mas hoje cedo acordaram pendentes e murchas...

Me de Hans Ah! que susto me destes... Hans Todas as flores da redondeza vieram ao velrio. Fizeram um cortejo sem fim! Chi! foram tantas as visitas...! (noutro tom, como em segredo, sussurando) Elas pediram para serem enterradas ao lado do canrio que perdeu as asas...

Me de Hans (idem, entrando na fantasia dele) E ficaste muito triste? Hans belas! No... porque no Vero elas nascero de novo e sero ainda mais

Me de Hans Ah! ? E como sabes...? Hans O estranho visitante falou. Disse que a morte apenas uma passagem. Depois a gente torna a nascer numa outra vida ainda melhor...

Me de Hans Quem disse isso, Hans...? Hans O homem das galochas... (pega as galochas ao seu lado e ergue-as, mostrando-as me) A Me de Hans olha para as galochas estranhando o objeto real nas mos do menino. Me de Hans E onde est ele, agora...? Hans No sei...

Me de Hans E de onde veio, ento? Hans Tambm no sei... Apareceu assim de repente, disse que fazia questo de participar do funeral porque gostava muito das margaridinhas do campo, e que vinha de um futuro muito distante, em nome dos loucos, das crianas e dos poetas!

Me de Hans (meio que investigando a veracidade das palavras do menino e, ao mesmo tempo, instigando a sua criao) E... como era ele? Entra msica muito suave. Hans Vestia umas roupas estranhas como eu nunca vi. Usava uma bengala com uma ponta dourada e calava estas galochas. Contava histrias muito interessantes e me olhava de um jeito profundo como se fosse meu... (pensa) av!

22

Durante essa fala de Hans, pela lateral do fundo do palco entra a personagem por ele descrita. o mesmo Hans Christian Andersen, com a mesma idade e roupa, que apareceu no incio do texto em seu leito de morte. Caminha pelo palco como que admirando suas personagens (os atores que permaneceram no fundo em fotografia). Uma passagem breve que dura somente o tempo da fala do menino. E assim como ele entra, sai. Msica termina. Me de Hans Hans...! (como que tirando-o do devaneio) Tens descuidado demais dos teus estudos... Dizendo isso abre a trouxa que traz consigo, tira algumas peas de roupa e comea a lav-las. Me de Hans Histrias no enchem a barriga de ningum! Hans Mas alimentam o pensamento da gente... A me pra um instante, olha incrdula e admirada pro filho, d um gole de bebida que traz num pequeno cantil, e depois cai em si. Me de Hans Bobagens...! (retoma a tarefa) Hans Ele contou a histria da vendedora de fsforos...

Me de Hans No quero saber! Hans linda... oua, minha me!

Me de Hans No tenho tempo a perder... Hans (sem ouvi-la) Era uma menina muito pequena... de longos cabelos louros, roupas rasgadas e ps no cho. Entra msica muito suave. Pode ser a mesma da cena anterior. Hans To pobrezinha era ela que fazia d... Numa noite gelada de Inverno, a neve caia e ela no tinha onde se abrigar; nem casa tinha pra voltar...! Encostou-se no canto de uma rica parede toda envidraada e, tremendo de fome e de frio, comeou a riscar os fsforos para se aquecer. Um por um, foi acendendo, acendendo... at amanhecer. E era como se cada luzinha daquelas pudesse iluminar, por um breve momento, seus doces sonhos de menina. Durante a histria que o menino conta, a personagem vendedora de fsforos sai da pose e do lugar onde se

23

encontrava e caminha por entre os acendendo um fsforo atrs do outro.

outros

personagens,

No final da msica e da histria ela pra e fica onde estiver. Me de Hans Terminou...? Hans No. Na manh seguinte encontraram-na morta na calada, com um pedacinho de fsforo queimado na mo.

Me de Hans Que histria mais triste.... Hans! Hans Melhor a morte do que uma vida to infeliz... Me de Hans Tens cada idia na cabea...! Hans Ele contou a dos sapatinhos vermelhos, tambm...

Me de Hans (j um pouco irritada) Ele, quem, Hans?! Hans O homem das galochas, j te disse...

Me de Hans Sei... E onde ele est agora...? Hans No sei... Tambm j te disse!

Me de Hans Talvez seja melhor explicares direitinho esse caso... Hans No tenho explicaes... Ele contou vrias histrias, depois disse que estava cansado, queria voltar pra casa. Sentou-se numa pedra, arrancou as galochas dos ps e... sumiu! J basta, filho! Ests me enlouquecendo com tuas histrias... (D outro gole de bebida) Deveras cuidar mais dos estudos! (e volta tarefa) (Depois de um tempo) Mezinha.... No quero mais ir escola!

Me

Hans

Me de Hans Tens que estudar, precisas! Ou pensas que vivers de histrias? Hans Quero danar... viver num teatro! Ser bailarino ou cantor!

Me de Hans Sonhos...! Pelo jeito percebo que terminars mesmo um pobre sapateiro. To pobre como teu pobre pai... Hans No. Serei muito importante! Viajarei pelo mundo todo. Almoarei com o rei da Dinamarca um dia, com a rainha da Inglaterra no outro, e serei sempre amado como uma criana... (pra de falar ao perceber o riso da me) Ris...? Ora, do que te ris, senhora?

Me de Hans (divertindo-se muito) Sujo como ests, dizendo isso assim... pareces um patinho feio sonhando sonhos de cisne...

24

Hans

Ah! ? Pois vers! Nesse momento soam vrios sinos a distncia. Um som muito especial: melodioso e mgico. Todos, a Me de Hans, o menino e os personagens do fundo movimentam-se ouvindo aquele som encantado como que hipnotizados, embevecidos, inebriados... Reagem como quem procura saber de onde vem som to misterioso e fascinante. Os sinos tocam por alguns instantes e depois param.

Hans

Os sinos, me! Os sinos, novamente...

Me de Hans (arrumando e recolhendo suas roupas) Me mete medo esse mistrio... Hans A mim, no. Me provoca uma sensao fascinante...

Me de Hans Me causam arrepios esses malditos sinos! (Tapa os ouvidos) Hans Uma bno, me!

Me de Hans Um enigma...! Hans Me Hans Estimulam minha imaginao... Ah! de quem onde viro...? Deus, de onde viro?! (gritando para o universo) DE ONDE VIRO...?! Todos no fundo, sempre procurando pelo ar, repetem a pergunta do menino, vrias vezes, como uma espcie de eco: De onde viro? De onde viro?... Em resposta, os sinos atacam novamente. Todos vo se movimentando e, sempre procurando de onde viro?, vo se misturando e saindo de cena. Inclusive a Me de Hans. Em cena sobra apenas o menino. Vem para a frente do palco e, sempre olhando fixamente para um ponto, como quem procura uma resposta no futuro, senta-se no cho. Os sinos terminam. Comea a nevar. Hans (falando consigo mesmo) O homem das galochas saberia a resposta! Ah! se eu pudesse encontr-lo outra vez... (dizendo isso veste as galochas e levanta-se, experimentando-as)

25

Entra msica grandiosa. Pelo fundo entram dois soldadinhos de chumbo trazendo o catre com Hans Christian Andersen no leito. Agora, porm, semi-deitado, antes de morrer. O menino, extasiado, v com espanto o velho amigo chegar. Msica termina. Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen (quando o catre se aproxima dele) Vieste buscar as galochas que esqueceste, no ...? No. Vim atender o teu desejo... Sabes ento por que os sinos tocam? Em comemorao... E o que comemoram..? A felicidade. E quando eles tocam? Em raros e breves momentos, somente. Mas, onde?! A cidade inteira procura por toda parte, ningum consegue descobrir onde que eles tocam...?! Tens razo... Todos os Homens de todas as cidades do mundo procuram pela felicidade. Porm, poucos chegam a conhec-la, de fato. No me respondeste! Nem todas as perguntas tm respostas... Ento tambm no sabes onde os sinos tocam... Todo mundo sabe e ningum sabe, ao mesmo tempo! Que queres dizer...? J viste um pr-do-sol do alto de uma montanha, onde o mar e o cu se fundem e toda a Natureza se harmoniza numa encantadora poesia tecida de brilho e cores...? No... J leste um poeta que, com o poder das palavras, te tocasse bem fundo o corao? No... J conheceste o Amor...? (envergonhado, balana a cabea negativamente)

Hans Andersen Hans Andersen Hans

26

Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen

No te preocupes, criana... Um dia compreenders o que digo. (sorri um sorriso de paz) Vou devolver-te as galochas... (abaixa-se e faz gesto de tir-las) No. No as tire... Um de ns poder desaparecer! Por que...? So encantadas essas galochas. Realizam o nosso desejo no momento em que as calamos... Foi por isso ento que vieste...? Deves t-lo pedido quando as botaste nos ps... E de onde vens...? Do futuro, j te disse. Nesse momento entra um som muito leve e, novamente, vrios personagens entram em cena. Desta vez trazem flores, guirlandas e archotes nas mos. Dirigem-se para o catre e param um pouco antes de chegar at ele. Andersen olha-os e compreende que deve partir.

Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen

Acho que chegou a minha hora... Ests doente? Vais morrer...? (balana a cabea afirmativamente) Ento vou te devolver as galochas para que faas um ltimo pedido... No uma m idia. Podes pedir para que no morras..! Sabes muito bem o que penso a respeito da morte, no sabes, Hans...? Ou j te esqueceste...? No... no me esqueci. Mas tenho um ltimo desejo a fazer, sim...! Podes vesti-las em mim, rapidamente...? O menino, afoitamente, se livra das botinas. Quando vai callas no velho, ele o detm com um gesto.

Andersen

Espera! (concentra-se e faz o pedido) Gostaria que tu continuasses ao meu lado, at meu derradeiro suspiro! Agora vista-as em mim. Rpido...rpido...

27

O menino, estabanadamente, o faz. Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Pronto! Agora poderemos conversar ainda umas ltimas palavras... Por que pediste isso...? Gosto dos encontros impossveis. Poderias pedir tanta coisa...! Lembras das histrias que te contei...? Hum-hum... A histria de uma me, fsforos, Os sapatinhos vermelhos ... (cortando-o) E sabes por que te contei...? Porque so bonitas... Sim, so bonitas... Mas no foi por isso que as contei. Por que, ento...? Para que tu continues contando-as por mim... Entra msica. O menino emociona-se por sentir-se incumbido de uma importante misso. Andersen Hans Andersen Hans Andersen Hans Andersen Fars isso por mim...? (quase chorando, balana a cabea afirmativamente) Ento j posso partir... Podes me responder ainda uma pergunta...? (faz um gesto afirmativo com a cabea) Quem s...? Como te chamas? Hans Christian Andersen. A msica cresce um pouco e o velho poeta morre. Todos se aproximam cobrindo-o de flores. O menino vai se afastando, profundamente impressionado, olhos arregalados. palco. Todos voltam aos seus lugares, espalhando-se pelo fundo do A sombra, A menina dos

28

Hans

Mas... eu sou Hans Christian Andersen !!! Eu sou Hans Christian Andersen !!! (abrindo os braos, gritando, como que compreendendo o incompreensvel encontro) EU SOU HANS CHRISTIAN ANDERSEN !!! intensidade, fora e

Os sinos voltam a soar com toda encantamento.

A msica cresce ao mximo, junto com o som dos sinos, e a luz vai caindo lentamente at o black-out final.

29

Vous aimerez peut-être aussi