Vous êtes sur la page 1sur 5

Italo Romano Eduardo Parte 01 Tpicos: DECRETO N 6.

214

DO BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA E DO BENEFICIRIO

O Benefcio de Prestao Continuada previsto no art. 20 da Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a garantia de um salrio mnimo mensal pessoa com deficincia e ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, que comprovem no possuir meios para prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia.

Art. 20. O benefcio de prestao continuada a garantia de um salriomnimo mensal pessoa com deficincia e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno nem de t-la provida por sua famlia.

O Benefcio de Prestao Continuada integra a proteo social bsica no mbito do Sistema nico de Assistncia Social - SUAS, institudo pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, em consonncia com o estabelecido pela Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS.

O Benefcio de Prestao Continuada constitutivo da PNAS e integrado s demais polticas setoriais, e visa:

ao enfrentamento da pobreza, garantia da proteo social, ao provimento de condies para atender contingncias sociais e universalizao dos direitos sociais.

A plena ateno pessoa com deficincia e ao idoso beneficirio do Benefcio de Prestao Continuada exige que os gestores da assistncia

social mantenham ao integrada s demais aes das polticas setoriais nacional, estaduais, municipais e do Distrito Federal, principalmente no campo da:

sade, segurana alimentar, habitao e educao. Compete ao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, por intermdio da Secretaria Nacional de Assistncia Social, a implementao, a coordenao-geral, a regulao, financiamento, o monitoramento e a avaliao da prestao do beneficio, sem prejuzo das iniciativas compartilhadas com Estados, Distrito Federal e Municpios, em consonncia com as diretrizes do SUAS e da descentralizao poltico-administrativa, prevista no inciso I do art. 204 da Constituio e no inciso I do art. 5o da Lei no 8.742, de 1993.

Art. 204. As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social;

Art. 5 A organizao da assistncia social tem como base as seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, e comando nico das aes em cada esfera de governo; II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis; III - primazia da responsabilidade do Estado na conduo da poltica de assistncia social em cada esfera de governo.

O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS o responsvel pela operacionalizao do Benefcio de Prestao Continuada, nos termos deste Regulamento.

Para os fins do reconhecimento do direito ao benefcio, considera-se:

1. idoso: aquele com idade de sessenta e cinco anos ou mais; 2. pessoa com deficincia: aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas; 3. incapacidade: fenmeno multidimensional que abrange limitao do desempenho de atividade e restrio da participao, com reduo efetiva e acentuada da capacidade de incluso social, em correspondncia interao entre a pessoa com deficincia e seu ambiente fsico e social; 4. famlia incapaz de prover a manuteno da pessoa com deficincia ou do idoso: aquela cuja renda mensal bruta familiar dividida pelo nmero de seus integrantes seja inferior a um quarto do salrio mnimo; 5. famlia para clculo da renda per capita: conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto; e 6. renda mensal bruta familiar: a soma dos rendimentos brutos auferidos mensalmente pelos membros da famlia composta por salrios, proventos, penses, penses alimentcias, benefcios de previdncia pblica ou privada, seguro-desemprego, comisses, pro-labore, outros rendimentos do trabalho no assalariado, rendimentos do mercado informal ou autnomo, rendimentos auferidos do patrimnio, Renda Mensal Vitalcia e Benefcio de Prestao Continuada, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 19. Art. 19. O Benefcio de Prestao Continuada ser devido a mais de um membro da mesma famlia enquanto atendidos os requisitos exigidos neste Regulamento. Pargrafo nico. O valor do Benefcio de Prestao Continuada concedido a idoso no ser computado no clculo da renda mensal bruta familiar a que se refere o inciso VI do art. 4o, para fins de concesso do Benefcio de Prestao

Continuada a outro idoso da mesma famlia. Para fins de reconhecimento do direito ao Benefcio de Prestao Continuada s crianas e adolescentes menores de 16 anos de idade, deve ser avaliada a existncia da deficincia e o seu impacto na limitao do desempenho de atividade e restrio da participao social, compatvel com a idade.

Para fins do disposto no item 6 acima, no sero computados como renda mensal bruta familiar:

1. benefcios e auxlios assistenciais de natureza eventual e temporria; 2. valores oriundos de programas sociais de transferncia de renda; 3. bolsas de estgio curricular; 4. penso especial de natureza indenizatria e benefcios de assistncia mdica, conforme disposto no art. 5o; 5. rendas de natureza eventual ou sazonal, a serem regulamentadas em ato conjunto do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e do INSS; e 6. remunerao da pessoa com deficincia na condio de aprendiz.

Considera-se impedimento de longo prazo aquele que produza efeitos pelo prazo mnimo de dois anos.

O beneficirio no pode acumular o Benefcio de Prestao Continuada com qualquer outro benefcio no mbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, ressalvados o de assistncia mdica e a penso especial de natureza indenizatria, bem como a remunerao advinda de contrato de aprendizagem no caso da pessoa com deficincia.

A acumulao do benefcio com a remunerao advinda do contrato de aprendizagem pela pessoa com deficincia est limitada ao prazo mximo de dois anos.

A condio de acolhimento em instituies de longa permanncia, como abrigo, hospital ou instituio congnere no prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficincia ao Benefcio de Prestao Continuada.

devido o Benefcio de Prestao Continuada ao brasileiro, naturalizado ou nato, que comprove domiclio e residncia no Brasil e atenda a todos os demais critrios estabelecidos neste Regulamento.

Vous aimerez peut-être aussi