Vous êtes sur la page 1sur 38

FUZIL AUTOMTICO LEVE M964 - FAL

NDICE NR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 21 Apresentao Caractersticas Medidas preliminares Desmontagem de 1o escalo Desmontagem de 2o escalo Desmontagem de 3o escalo Montagem Funcionamento Segurana Seguranas adicionais Manejo Quadro de incidentes de tiro Incidente de tiro Acidente de tiro Ao imediata Acessrios Regulagem do escape de gases Regulagem do Aparelho de Pontaria Instrues para substituio do Apoio do ferrolho Emprego de caliradores Resumo do emprego de calibradores Vista explodida Legenda da vista explodida Pgina

Assunto

FUZIL AUTOMTICO LEVE M964 - FAL

1-APRESENTAO O fuzil 7,62 M964, uma arma adotada no exrcito brasileiro em substituio aos antigos fuzis e mosquetes de repetio de calibres 7mm e .30. Foi adotado como arma porttil do combatente de qualquer arma, atendendo as necessidades de uniformizao da munio, bem como da modernizao do equipamento. uma arma de aceitao internacional, tendo sido muito utilizada desde 1960 na frica quando de lutas internas. Suas excepcionais caractersticas j foram comprovadas nas mais diversas situaes e condies de emprego. Esta arma foi projetada e executada com objetivo de colocar nas mos do soldado, uma arma que tenha em grau at agora no igualado as mais importantes qualidades a saber: perfeita maneabilidade; possibilidade de iniciar instantaneamente tiro intenso e apontado; facilidade de manuteno em campanha; segurana absoluta de funcionamento.

2 -CARACTERSTICAS

2.1 -DESIGNAO NEE.................................................................1005-1062-443-5 Indicativo militar ............................................Fz 7,62 M964 Nomenclatura .................................................Fuzil 7,62 M964 FAL NEE................................................................1005-1062-414-6 Indicativo militar ............................................Fz 7,62 M964 Br1 Nomenclatura .................................................Fuzil 7,62 M964 FAL/FI

2.2 -CLASSIFICAO Quanto ao tipo ................................................Porttil Quanto ao emprego ........................................Individual Quanto ao funcionamento ..............................Semi-automtico Princpio de funcionamento............................Tomada de gases (em um ponto do cano)

Quanto a refrigerao .....................................A ar

2.3 -ALIMENTAO Carregador .....................................................Metlico, tipo cofre Capacidade .................................................... 20 cartuchos Sentido ...........................................................De baixo para cima

2.4-RAIAMENTO Nmeros de raias ...........................................04 (quatro) Sentido ...........................................................A direita

2.5-APARELHO DE PONTARIA Ala de mira ...................................................Tipo lmina graduada e visor com cursor Massa de mira ................................................Tipo ponto com protetores

2.6-DADOS NUMRICOS Calibre ............................................................7,62 mm Comprimento .................................................1,10 m Peso do carregador vazio ...............................250 g Peso da arma com carregador vazio ..............4,200 Kg Peso da presso do gatilho ............................3,5 a 4,5 Kg Velocidade inicial do projetil ........................840 m/s Velocidade do tiro .........................................Automtico: 120 tiros por minuto Semi-automtico: 60 tiros por minuto Velocidade terica de tiro ..............................650 / 750 tiros por minuto Alcance mximo ............................................3.800 m Alcance til sem luneta .600 m Vida til da arma ............................................Superior a 16.000 tiros

2.7-MUNIES UTILIZADAS Ordinrio .......................................................7,62 M1 Perfurante ......................................................7,62 Pf Traante .........................................................7,62 Tr Festim ............................................................7,62 Ft Manejo ...........................................................7,62 Mnj

Lana-granada ...............................................7,62 L-NATO

2.8-TIPOS DE GRANADAS Anti-pessoal ...................................................Cor havana / cinta vermelha Anti-carro .......................................................Cor amarela / vo / cinta branca Incendiria .....................................................Cor cinza Exerccio ........................................................Cor preta ou azul

3-DESMONTAGEM

3.1-MEDIDAS PRELIMINARES Antes de iniciar a desmontagem da arma, deve-se tomar as seguintes precaues: Retirar o carregador. Dar dois golpes de segurana. Retirar o reforador para tiro de festim. Retirar a bandoleira. Abrir a arma, agindo na chaveta do trinco da armao. (Ateno: Manter o cano voltado para BAIXO)

3.2-DESMONTAGEM DE 1o ESCALO 3.2.1-Retirar o Conjunto Ferrolho-Impulsor do Ferrolho Puxar para trs, a haste do impulsor do ferrolho. 3.2.2-Retirar a Tampa da Caixa da Culatra Puxando para trs, a tampa deslizar em suas corredias. 3.2.3-Separar o Ferrolho do Impulsor do Ferrolho Deixe o ferrolho cair normalmente e, ao mesmo tempo, exercer presso na cauda do percussor, utilizando a face de uma mesa de madeira.

3.2.4-Retirar o Percussor Fazendo presso sobre sua cauda e por meio de um toca-pino, retirar o pino do percussor. Retirado o pino do percussor, o mesmo sair do seu alojamento por fora de sua mola. 3.2.5-Desmontar o Obturador do Cilindro de Gases Fazendo presso sobre o retm do obturador, girar de volta no sentido horrio e retir-

lo.

3.2.6-Retirar o mbolo do Cilindro de Gases Puxar o mbolo do seu alojamento e separ-lo da sua mola. A ltima espira da mola a mais apertada para mant-la junto ao mbolo.

3.3-DESMONTAGEM DE 2o ESCALO

3.3.1-Retirar o Guarda-Mo Afrouxar o parafuso do guarda-mo e retir-lo

3.3.2-Desmontar o Extrator A desmontagem do extrator feita com auxlio de uma ferramenta especial. Retirando o extrator, retira-se com cuidado, o impulsor do extrator de seu alojamento e sua mola.

3.3.3-Separar o Conjunto Cano-Caixa da Culatra do Conjunto Armao-Coronha Aps girar a armao at o limite mximo, desaparafusar a cavilha do eixo da armao, com uma chave de fenda. Retirar a cavilha do eixo da armao. Com auxlio de um toca-pino, fazer com que o eixo da armao saia de seu alojamento, pelo lado direito da arma, por cerca de um centmetro. Retirar o eixo da armao. Retirado o eixo da armao, separa-se o conjunto cano-caixa da culatra, do conjunto armao-coronha.

3.3.4-Retirar o Disparador Girar o disparador de 90o efetuando leve presso para trs Continuar o movimento para a retaguarda, at liber-lo da caixa da culatra. A mola do disparador cravada e no deve ser desmontada, a no ser para substituio, em rgo de 3o escalo.

3.3.5-Desmontar o Mecanismo da Armao Colocar o registro de tiro e segurana na posio R e liberar o martelo agindo no gatilho. Com auxlio de uma chave de fenda, introduzir sua fenda por baixo do estojo da mola do

martelo e fazer sair o estojo de seu apoio na armao e retirar o conjunto estojo-hasteguia e mola do martelo. Girar o registro de tiro e segurana para cima, at que fique em posio vertical e retirlo. Girar a placa suporte dos eixos para sua posio mais elevada e pux-la para trs. Com auxlio de um toca-pino, empurrar o eixo do martelo para fora e retirar o eixo e o martelo. Com auxlio de um toca-pino, empurrar o eixo do gatilho intermedirio para fora e retirar o eixo e o gatilho intermedirio, segurando-o para no saltar. Retirar o gatilho, separando-o do impulsor do gatilho. Como a ltima espira da mola do gatilho intermedirio aberta, esta no deve ser retirada a no ser para substituio.

3.3.6-Retirar a Chapa da Soleira Retirar o parafuso da chapa da soleira e separ-los. 3.3.7-Retirar as Molas Recuperadoras Com auxlio de uma ferramenta especial, retirar o parafuso das molas recuperadoras e as molas. Separar o parafuso, a arruela, as duas molas (interna e externa) e a haste das molas.

3.3.8-Retirar a Massa de Mira Verificar a sua posio. Atarrax-la completamente, contando o nmero de cliques. Desatarrax-la por meio de uma ferramenta especial. Retirar o engrazador e a mola da massa de mira. 3.3.9-Desmontar o Carregador Fazer deslizar, em seu encaixe, o fundo do carregador at ficar um centmetro para fora. Puxar o fundo do carregador. Retirar a mola do transportador, at o fim. Girar o transportador cerca de 45o, no interior do carregador. Separar a mola do transportador.

3.4-DESMONTAGEM DE 3o ESCALO A desmontagem de 3o escalo dever ser realizada somente em nveis mais elevados de instruendos. No utiliz-la para conscritos.

3.4.1-Desmontar o Anel Regulador de Escape de Gases Com auxlio de uma ferramenta especial, desaparafusar o anel regulador de escape de gases e retir-lo. Por meio de uma chave de fenda, retirar a extremidade da mola de travamento, de seus alojamentos, e retir-la. 3.4.2-Retirar o Cilindro de Gases Com auxlio de uma ferramenta especial, desaparafusar a luva do cilindro de gases e puxar a mesma em direo a boca da arma. Retirar o pino do cilindro de gases. Desatarraxar o cilindro de gases e pux-lo para trs. Separar do cilindro de gases, o anel regulador de escape de gases e a luva do cilindro de gases.

3.4.3-Retirar a Ala de Transporte Retirada a luva do cilindro de gases, a ala de transporte est solta. 3.4.4-Desmontar a Alavanca de Manejo Com auxlio de um toca-pino, tirar o pino da chaveta da alavanca de manejo. Retirar o mergulhador e mola de seu alojamento.

3.4.5-Retirar o Retm do Carregador Com uma chave de fenda, desaparafusar o parafuso-eixo do retm do carregador e retirlo. Comprimir a mola do retm do carregador e segurar o retm, quando a mola ficar solta, retirar o retm.

3.4.6-Retirar o Retm do Ferrolho Retirado o retm do carregador, o retm do ferrolho est solto. 3.4.7-Desmontar o Punho Com auxlio de uma chave de fenda, desaparafusar a porca de fixao do punho e retir-la junto com o punho.

3.4.8-Desmontar o Guarda-Mato Aps retirar o punho, basta gir-lo para frente e para baixo, que o mesmo est solto.

3.4.9-Desmontar o Impulsor do Gatilho Fazer presso para trs, sobre o impulsor do gatilho, para comprimir sua mola e gir-lo para baixo. Separar o impulsor e sua mola. 3.4.10-Desmontar a Armao da Coronha Retirar o parafuso da coronha, que liga a armao. Separar a armao da coronha. 3.4.11-Desmontar o Trinco da Armao Retirar o parafuso-suporte da chaveta do trinco da armao. Com auxlio de um toca-pino, retirar o pino-guia do trinco da armao, mantendo o tocapino no alojamento do pino, para que a mola do trinco no seja distendida violentamente. Com o dedo fazendo presso sobre o trinco da armao, retirar o toca-pino. Retirar a mola e o mergulhador do trinco da armao. Fazer presso sobre a extremidade do eixo da chaveta do trinco e retirar a chaveta. Retirar o trinco da armao de seu alojamento. 3.4.12-Desmontar a Ala de Mira Desaparafusar e retirar um dos parafusos de correo do desvio da ala de mira. Fazer deslizar a ala de mira para o mesmo lado de onde foi retirada o parafuso de correo (no mexer no outro parafuso). Retirar o pino-limitador do cursor da ala de mira e por meio de uma presso do boto serrilhado daquele cursor, retirar o mesmo. Separar o cursor, o boto serrilhado, a mola do boto serrilhado, o cursor da ala de mira e a mola de travamento dos parafusos de correo de desvio da ala de mira.

3.4.13-Desmontar os Zarelhos Zarelho Anterior Retirar o parafuso do zarelho e afastar a braadeira, retirando-a do cano. Zarelho Posterior Desaparafusar os dois parafusos e retir-lo.

3.4.14-Desmontar a Haste do Impulsor do Ferrolho

Com auxlio de um toca-pino, retirar o pino da haste. Esta operao, somente ser realizada em caso de substituio. Retirar a haste, o mergulhador e a mola do mergulhador. 3.4.15-Desmontar a Alavanca de Manejo Com auxlio de um toca-pino, impelir o retm do punho da alavanca de manejo para fora e separar o punho, o retm e o corpo da alavanca. Esta operao, somente ser realizada em caso de substituio.

3.4.16-Desmontar o Ejetor Com auxlio de um toca-pino, empurrar o pino do ejetor somente at a metade, para facilitar a desmontagem. Retirar o ejetor, puxando-o na direo da boca da arma. Caso no saia facilmente, empurr-lo com um toca-pino de bronze. Esta operao, somente ser realizada em caso de substituio.

3.4.17-Desmontar o Apoio do Ferrolho Com auxlio de um toca-pino, empurrar o apoio do ferrolho da esquerda para a direita e retir-lo. Esta operao, somente ser realizada em caso de substituio.

3.4.18-Desmontar o Registro de Tiro e Segurana Retirar o pino do registro de tiro e segurana. Separar as partes componentes, que so: o registro, o mergulhador, a mola e o pino.

4 MONTAGEM

A montagem executada na ordem inversa da desmontagem, com exceo do trinco da armao, que procede-se da seguinte maneira: Colocar o trinco da armao com o mergulhador e mola; Colocar o pino-guia do trinco; Pressionar o trinco, dando posio para a chaveta; Colocar a chaveta do trinco da armao; Colocar o parafuso-suporte da chaveta do trinco da armao.

5 - FUNCIONAMENTO Para facilidade de estudo, o funcionamento ser apresentado nos seguintes tpicos: Ao dos gases; Recuo das peas mveis e Avano das peas mveis. A arma ser considerada, neste estudo, em uma posio inicial assim definida: Um cartucho encontra-se na cmara; A arma est trancada e D-se a percusso.

5.1 -Fases de Funcionamento

Durante o Recuo das Peas Mveis: 1-Destrancamento e Abertura 2-Extrao 2a Fase 3-Ejeo 4-Apresentao

Durante o Avano das Peas Mveis: 5-Ao das Molas Recuperadoras 6-Carregamento e Fechamento 7-Extrao 1a Fase 8-Trancamento

5.2 - Ao dos Gases O projetil percorre o cano e ultrapassa o evento de admisso de gases (F-Fig. 1). Os gases atravessam o evento de admisso de gases e atingem o obturador do cilindro de gases (A), que est ligado ao bloco do cilindro de gases (B). Caso o obturador esteja fechado, (letras Gr para cima), os gases no penetram no cilindro de gases e a arma funciona como arma de repetio. Com o obturador aberto, (letra A para cima), os gases atravessam o evento de admisso e entram em contato com a cabea do mbolo (D). Sob a presso dos gases, o mbolo retrocede e deixa livre o evento de escape de gases

(E). O evento de escape de gases tem abertura varivel, segundo a graduao em que se ache o anel regulador de escape de gases (C). O anel regulador, destina-se a fazer aumentar ou diminuir a sada dos gases e assim controlar a presso destes, na cabea do mbolo. O mbolo (P-Fig. 2), em seu recuo, obriga o impulsor do ferrolho (B), a retroceder. A mola do mbolo, que foi comprimida, distende-se e torna a levar o mbolo para a sua posio avanada.

5.3 -Recuo das Peas Mveis

1-Destrancamento e Abertura Quando o impulsor do ferrolho recua, as suas rampas de destrancamento (B1-Fig. 3), entram em contato com os ressaltos de destrancamento do ferrolho (C1) e faz com que a parte posterior do ferrolho, erga-se e abandone o seu apoio (D-Figs. 3 e 4), na caixa da culatra (E-Fig. 4).

5.3.1-Extrao 2a Fase O batente do ferrolho no impulsor do ferrolho (B2-Fig.5), entra em contato com o ferrolho (C2) e este levado para a retaguarda.

Nesse momento, a garra do extrator retira o estojo da cmara, conservando-o preso ao ferrolho.

5.3.2-Ejeo Quando a face anterior do ferrolho se acha prxima ao defletor da janela de ejeo, o estojo choca-se com o ejetor (Fig. 6) que obriga-o a girar e sair para cima e para a direita. Depois desta fase, o movimento das peas mveis continua at que o conjunto ferrolhoimpulsor do ferrolho vem parar junto da parte posterior da armao. Durante o recuo, houve a compresso das molas recuperadoras, por intermdio da haste do impulsor do ferrolho.

5.3..3 -Apresentao Durante a ltima parte do movimento das peas mveis para trs, os cartuchos existentes no carregador, sob o impulso da mola do transportador, sobem, e o mais acima, apresenta seu culote de maneira a ser empurrado pelo ferrolho, quando este avanar.

5.3..4 -Avano das Peas Mveis

1-Ao das Molas Recuperadoras As molas recuperadoras em certo momento de sua compresso, impedem que o conjunto ferrolho-impulsor do ferrolho, prossiga em seu recuo. A seguir, impelem tal conjunto para frente, por intermdio da haste do impulsor do ferrolho. As rampas de impulso (B3-Fig. 7), existentes no impulsor do ferrolho, entram em contato com as rampas de impulso do ferrolho (C3) e este impelido para frente.

5.3.5 - Carregamento e Fechamento

O ferrolho avanando mais, liberta o cartucho das abas do carregador e o introduz completamente na cmara. Est realizado o carregamento. O ferrolho terminou seu avano e a arma est fechada, embora ainda no esteja trancada. Quando o ferrolho avanar, a parte inferior de sua face anterior, entra em contato com o culote do cartucho e leva-o para frente. A ponta do projetil ao avanar, encontra a rampa de acesso, que eleva e orienta aquela ponta, para que haja a introduo na cmara de carregamento. Nesse momento, o cartucho est liberado parcialmente das abas do carregador.

5.3.6 - Extrao 1a Fase No momento em que termina o carregamento, d-se a 1a fase da extrao, pois o ferrolho procurando avanar mais, obriga o extrator a empolgar por sua garra, o culote do estojo.

5.3.7-Trancamento Como o ferrolho no pode avanar mais, o impulsor do ferrolho, por intermdio de sua rampa de impulso (B3-Fig. 7) que age sobre a rampa de impulso do ferrolho (C3), obriga este a baixar. As rampas de trancamento do impulsor do ferrolho (B4-Fig. 7) e do ferrolho (C4), entram em contato e impelem este ltimo para baixo. O ferrolho, coloca-se ento, diante do apoio do ferrolho (D-Fig. 8). Deu-se o trancamento da arma.

6-SEGURANA

O fuzil possui uma segurana. O registro de tiro e segurana na posio S, seu eixo apresenta cauda do gatilho, sua parte arredondada, no permitindo que este suba e atue no gatilho

intermedirio.

7-SEGURANAS ADICIONAIS

7.1 -Pela Posio do Impulsor do Ferrolho Como o impulsor do ferrolho continua o seu movimento para frente, aps o ferrolho parar, a face inferior da mortagem do impulsor do ferrolho (B5-Fig. 8), coloca-se sobre a parte superior do ferrolho (C5) e impede que este se levante e destranque a arma.

7.2 -Pela Posio do Percussor

Durante o movimento das peas mveis, a cauda do percussor est oculta pelo impulsor do ferrolho (Fig. 9). Somente quando se d o trancamento completo, pela chegada do impulsor do ferrolho sua posio mais avanada, que a cauda do percussor fica descoberta. A ento, que pode ser realizada a ao do martelo sobre o percussor, para que haja a percusso.

7.3 -Pelo Retm do Ferrolho Depois de ter sado o ltimo cartucho do carregador, o gancho do transportador entra em contato com o retm do ferrolho (Fig. 10), e, sob a presso da mola do transportador, levanta o referido retm. Quando o ferrolho procura avanar, encontra em seu caminho, o retm do ferrolho (Fig.10) e fica preso. A arma fica aberta e o atirador avisado de que o carregador est vazio.

7.4 -Pela Posio do Disparador Durante o seu movimento para trs, o impulsor do ferrolho, obriga o martelo a girar para trs. Logo que a face posterior do impulsor do ferrolho, ao avanar, ultrapassa o martelo, este se levanta e entra em contato pelo entalhe (F2-Fig. 9) com a cauda do disparador (K2), que o mantm em posio de ENGATILHADO (Fig.9). Nos ltimos milmetros do seu avano, o impulsor do ferrolho entra em contato com o dente do disparador (K1), por intermdio de seu ressalto posterior inferior esquerdo (B6). O disparador sob a presso do impulsor do ferrolho, gira e libera o martelo (Fig. 12), o qual em seguida detido no seu entalhe (F1-Fig. 12), pelo dente do gatilho intermedirio (G1-Fig. 12).

7.5 -Pelo Mecanismo de Disparo

7.5.1-Posio Inicial Suponha-se a seguinte posio inicial: A arma est engatilhada; A arma est travada. 7.5.2-Posio Travada O registro de tiro e segurana, acha-se na posio S, que indica que a arma est travada. O eixo do registro de tiro e segurana (J1 e J2-Fig. 11), apresenta cauda do gatilho o seu arredondamento (J1). Nesta posio, a cauda do gatilho no pode subir e no pode atuar no gatilho intermedirio.

7.5.3 - Posio Tiro Semi-Automtico O registro de tiro e segurana, acha-se na posio R, indicando que a arma est preparada para o tiro semi-automtico. O eixo do registro de tiro e segurana, apresenta cauda do gatilho, o seu entalhe menor (J2-Figs. 11 e 12).

7.5.3.1-AVANO DO MARTELO A presso do dedo na tecla do gatilho, faz a cauda do gatilho (H2-Fig. 12), entrar em contato com a cauda do gatilho intermedirio (G2). O gatilho, que continua o seu movimento sob o efeito da presso do dedo, impele a cauda do gatilho intermedirio (G2), para cima. Em conseqncia, o dente do gatilho intermedirio (G1), baixa e desprende-se do entalhe do martelo (F1), este liberado, avana sob a presso de sua mola e provoca a percusso, por choque do encontro da cauda do percussor. Durante o avano do martelo, o gatilho intermedirio, que j no est pressionado pelo martelo, e que tem o olhal de seu eixo de forma oval, vem para frente (Fig. 13), sob a ao de sua mola. Nesta posio, a cauda do gatilho intermedirio (G2), perde contato com a cauda do gatilho (H2). O dente do gatilho intermedirio (G1) eleva-se, ento, e fica em posio de prender o martelo na prxima vez.

7.5.3.2 - POSIO ENGATILHADO As peas mveis recuam e fazem girar o martelo para a sua posio recuada. No avano, o disparador mantm o martelo preso, durante o tempo de segurana (Ver D-Pela Posio do Disparador) . No fim do curso das peas mveis, o disparador liberta o martelo. O martelo gira ligeiramente em torno de seu eixo e o seu entalhe (F1), vem prender-se no dente do gatilho intermedirio (G1), e obriga a este ltimo recuar um pouco, para ir colocar-se contra o seu apoio na cauda do gatilho (H2-Fig.12). Quando a presso do dedo sobre a tecla do gatilho cessa, este volta sua posio normal, sob a presso de sua mola, fazendo baixar sua cauda, o que permite ao gatilho

intermedirio, recuar o pouco que necessita para estar em condies de prender novamente o martelo.

7.5.4 - Posio Tiro Automtico O registro de tiro e segurana, acha-se na posio A, que indica que arma est preparada para o tiro automtico. O eixo do registro de tiro e segurana, apresenta cauda do gatilho, o seu entalhe maior (J3-Fig. 13). No momento em que se d a presso do dedo sobre a tecla do gatilho, o ciclo dos movimentos do gatilho e do gatilho intermedirio, o mesmo que no caso do tiro semiautomtico. No entanto, como o curso do gatilho agora maior, o dente do gatilho intermedirio (G1), permanece abaixado e no mais prende o martelo quando este avanar. O martelo, ento, acionado somente pelo disparador. O disparador, impedindo que a queda do martelo seja antes do fim do curso do impulsor do ferrolho, torna-se possvel o tiro automtico, pois, se o martelo estivesse mantido at o fim do avano daquele impulsor, seguiria este ltimo e assim, empurraria o percussor para frente, ao invs de chocar-se contra ele. Ao cessar a presso do dedo sobre a tecla do gatilho, as operaes repetem-se da mesma forma que no tiro semi-automtico.

7.5.5 - Posio Tiro de Repetio Para o lanamento de granadas, emprega-se o tiro de repetio, para o que, alm do registro de tiro e segurana ser colocado na posio R, deve-se girar o obturador do cilindro de gases, at que as letras Gr, fiquem para cima. usado ento, um cartucho de lanamento (que no possui projetil), para fazer o papel de carga de projeo da granada.

8- MANEJO

As operaes de manejo aqui apresentadas, so apenas aquelas que tenham ligaes diretas com a utilizao do armamento. 8.1 - Municiar o Carregador Consiste em introduzir o cartucho no carregador. 8.2 - Alimentar a Arma Colocar o carregador municiado na arma. 8.3 -Engatilhar Trazer a alavanca de manejo completamente a retaguarda, e, logo aps, deixar que a mesma v frente. 8.4 -Travar Colocar o registro de tiro e segurana na posio S. 8.5 -Destravar Colocar o registro de tiro segurana na posio R ou A. 8.6 -Desngatilhar Pressionar a tecla do gatilho.

9-QUADRO DE INCIDENTES DE TIRO TIPOS DE INCIDENTES 1-Garra do quebrada. FALHA NA EXTRAO CAUSAS extrator gasta CORREES ou 1-Substituir o extrator. 2-Substituir a mola.

2-Mola do extrator quebrada ou fraca. 3-Sacar o estojo da cmara. 3-Virola do estojo quebrada. 4-Regular o escape de gases. 4-Recuo incompleto do ferrolho por insuficincia de gases.

FALHA NA PERCUSSO FALHA NA EJEO

1-Ponta do quebrada.

percussor

gasta

ou 1-Substituir o percussor.

1-Ejetor quebrado. 2-Insuficincia de gases. FALHA NA ALIMENTAO 1-Corpo do carregador amas-sado. 2-Retm do carregador gasto.

1-Substituir o ejetor. 2-Reduzir o escape de gases. 1-Substituir o carregador. 2-Substituir o retm do

3-Mola do quebrada.

retm

do

carregador carregador. 3- Substituir a mola. 1-Reduzir o escape de gases. o gatilho

1-Insuficincia de gases.

FALHA NO ENGATILHAMENTO

2-Dente do gatilho intermedirio gasto 2-Substituir (tiro semi-automtico). intermedirio.

3-Cauda do disparador gasta (tiro 3-Substituir o disparador. automtico). 4-Substituir a mola. 4-Mola do disparador fraca ou quebrada (tiro automtico). 1-Insuficincia de gases. 2-Estojo cmara. rompido no interior 1-Reduzir o escape de gases. da 2-Sacar o estojo da cmara. 3-Substituir a munio. 4-Substituir o car-regador. 5-Substituir as molas. ou fracas

FALHA NO CARREGAMENTO 3-Munio defeituosa. 4-Abas do carregador amassadas. 5-Molas recuperadoras quebradas.

FALHA NO DISPARO 1-Mola do martelo quebrada ou fraca. 1-Substituir a mola. 1-Mola do quebrada. carregador fraca ou 1-Substituir a mola. 2-Substituir o transportador. 3- Substituir o carregador. 1-Substituir o disparador.

FALHA NA APRESENTAO

2-Transportador amassado. 3-Corpo do carregador amassado.

FALHA NO DESENGATILHA MENTO NEGA

1-Dente do disparador quebrado.

1-Munio defeituosa.

1-Substituir a munio.

10 - INCIDENTE DE TIRO H um incidente de tiro quando se produz uma interrupo de tiro, sem danos para o material e/ou pessoal, por motivo independente da vontade do atirador. A causa do incidente , normalmente, eliminada por um conjunto de operaes chamado ao imediata, a ser realizado prontamente pelo atirador. Ao Fz 7,62 M964, aplicam-se com a devida adaptao, as prescries do captulo 4 do T 9-210.

11 - ACIDENTE DE TIRO

H um acidente de tiro quando se produz uma interrupo do tiro, com danos, de qualquer natureza, para o material e/ou pessoal. As causas, efeitos e responsabilidades devem ser apuradas e imputadas na forma da legislao vigente, em todos os casos de acidente de tiro ou de dano, de qualquer natureza, que resulte em inservibilidade, ou no, do material.

- AO IMEDIATA

constituda pelas seguintes operaes: 12.1- Travar a arma. 12.2- Retirar o carregador. 12.3- Executar 2 (dois) golpes de segurana, para extrair, se possvel, e ejetar um cartucho ou estojo que esteja na arma. 12.4- Examinar, cuidadosamente, a caixa da culatra, a cmara e a alma, para ver se existe qualquer anormalidade. 12.5- Deixar o conjunto ferrolho-impulsor do ferrolho ir para sua posio mais avanada. 12.6- Recolocar o carregador. 12.7- Acionar a alavanca de manejo para carregar a arma. 12.8- Destravar e recomear o tiro. 12.9- Caso a arma no reinicie seu funcionamento normal, repetir as 4 (quatro) primeiras operaes, e, dentro dos exatos limites de cada escalo de manuteno, pesquisar as causas do que est ocorrendo.

ACESSRIOS

O Fz 7,62 M964 dotado de acessrios para aumentar de eficincia e flexibilidade de emprego, bem como para possibilitar a execuo do tiro de modo correto. Dentre os acessrios desta arma, destacam-se os mencionados a seguir:

13.1 -Bocal para Lanamento de Granadas-Ala para Lanamento de Granadas-Quebra Chamas O bocal para lanamento de granadas e quebra-chamas, como se v na Fig.14-A, uma pea cilndrica, perfurada simtrica e obliquamente em sua periferia e fixada fortemente por atarraxamento boca do cano. Sua desmontagem e substituio, s permitida em 4o escalo. Existe, como dotao para um certo nmero de armas, uma ala para lanamento de granadas, que articulada com o obturador do cilindro de gases Fig. 14-B.

13.2 - Reforador para o Tiro de Festim Possui um reforador para o tiro de festim, do tipo que se v na Fig. 15, que colocado para o uso de munio de festim.

13.3 - Baioneta A baioneta igual a que est na Fig. 16, para transformar este fuzil como arma de choque. 13.4 - Luneta para Tiro Especial (LUN PNT FZ OIP 3,6X / FZ 7,62 M964) A luneta para tiro especial Fig.17, fixada a uma tampa da caixa da culatra de forma especial, prprio para receber esta luneta, um acessrio a ser montado, em substituio tampa da caixa da culatra normal, num fuzil escolhido para tiro de preciso. O fuzil deve ser escolhido pela sua preciso e regularidade no tiro normal, e, aps a regulagem da luneta do fuzil, deve ser considerado como fuzil para tiro especial, ficando a luneta como seu acessrio normal.

13.5 - BANDOLEIRA Utilizada para dar mais comodidade para o transporte do armamento Fig.18.

14 - REGULAGEM DO ESCAPE DE GASES A regulagem do escape de gases, tem por objetivo assegurar o funcionamento correto da arma por intermdio de uma variao da presso que os gases podem exercer sobre a cabea do mbolo do cilindro de gases. Como processo para regulagem do escape de gases, fica estabelecida a seqncia de operaes abaixo: 1a) Colocar na arma, um carregador vazio; 2a) Girar o anel regulador de escape de gases, at que chegue sua posio mais avanada, como na Fig.19; 3a) Girar, em sentido contrrio (desaparafusando), o anel regulador de escape de gases, at que o algarismo 7 fique sobre o eixo longitudinal da arma, Fig.20, o que d a abertura mxima para o escape de gases, ou seja, a situao em que ocorre a falta de retrocesso;

4a) Girar (aparafusando), o anel regulador de escape de gases, entalhe por entalhe, e disparar (aps introduzir cada cartucho na cmara de carregamento, com a mo), um tiro depois de cada manobra, at verificar que, aps determinado disparo, de que o ferrolho ficou preso retaguarda pelo seu retm, Fig.10; 5a) Confirmar tal reteno do ferrolho retaguarda, fazendo o disparo de alguns tiros (cada cartucho deve ser introduzido na cmara, com a mo, um por um); 6a) Recomear, se necessrio, a 5a operao, at que em cinco (5) disparos, haja cinco (5) retenes do ferrolho pelo seu retm;

7a) Fechar um entalhe no anel regulador, para ter certeza plena de que o recuo do ferrolho est correto. A arma est regulada. Na falta da chave do anel regulador Fig.21, o anel pode ser girado por meio da ponta de um cartucho Fig.22, ou, em ltimo caso, mo.

15 - REGULAGEM DO APARELHO DE PONTARIA A regulagem do aparelho de pontaria do Fuzil 7,62 M964 FAL e FAP, somente ser realizada nos seguintes casos: 1o) Quando a arma estiver sido desregulada, por motivo de reparao; 2o) Quando se deseja que a preciso da arma seja ajustada ou posta em ponto 0 para um determinado atirador ou um emprego bem definido. Nesse caso, preciso estar seguro de: Que o atirador seja capaz de obter agrupamentos corretos, isto , que no ultrapasse para um agrupamento de cinco (5) tiros a uma distncia de cem (100) metros, um crculo de dimetro de quinze (15) centmetros; Que o atirador, disparando nas mesmas condies e com o mesmo fuzil, obtenha sistematicamente um mesmo desvio do ponto mdio de impacto. Tal desvio deve ser comprovado com vrias sries de tiros; As correes em altura, so efetuadas deslocando-se a massa de mira para cima ou para baixo, ou substituindo-a; As correes em direo, so efetuadas deslocando-se lateralmente o corpo da ala de mira; Tais correes, somente devem ser efetuadas por elemento especializado, pertencente, no mnimo, ao 2o escalo de manuteno, ou ainda, pelo oficial instrutor.

15.1 - CORREO EM ELEVAO

15.1.1 FERRAMENTAS Deve ser usada somente a chave para massa de mira Fig.23, destinada a regular esta pea, pois, do contrrio, ela seria danificada pelo uso de ferramenta imprpria. 15.1.2 - MASSAS DE MIRA Existem quatro (4) tipos de massas de mira de alturas diferentes, como na Fig.24.

As massas de miras identificam-se pelo nmero de pontos brancos que aparecem sobre a parte superior da base circular das mesmas. Na parte inferior da base circular da massa de mira, existem 16 (dezesseis) entalhes que servem para fixar a massa de mira, por meio do engrazador da massa de mira. Na parte superior, encontram-se os nmeros: 0, 4, 8 e 12. Servem para localizar a posio da massa de mira com relao linha de referncia que se encontra sobre o bloco do cilindro de gases, Fig.25. As massa de mira, possuem as seguintes medidas: No 1 = 3,65mm; No 2 = 4,30mm; No 3 = 4,95mm e No 4 = 5,60mm.

15.1.3 - CORREO A correo dos erros de pontaria em elevao (altura), efetua-se seja atarraxando, seja desatarraxando, ou ainda trocando a massa de mira. Linha de referncia 1- Nmero da massa de mira (No 1) 2- Orifcios para a chave da massa de mira 3- Nmero de referncia

15.1.4 - PARA BAIXAR O PONTO MDIO (PM) Para fazer baixar o ponto mdio dos impactos, preciso desatarraxar a massa de mira, ou seja, faz-la subir. A colocao de uma outra massa de mira mais alta, localizada da mesma maneira que a anterior, far baixar igualmente o PM.

15.1.5 - PARA SUBIR O PONTO MDIO (PM) Para fazer subir o ponto mdio dos impactos, preciso atarraxar a massa de mira, ou seja, faz-la baixar. A colocao de uma outra massa de mira mais alta, localizada da mesma maneira que a anterior, far subir igualmente o PM.

15.1.6 - DESLOCAMENTO DO PM (Em Altura) Atarraxando ou desatarraxando em n entalhes a massa de mira, ser obtido um deslocamento do PM de x centmetros a y metros, conforme se verifica no quadro abaixo: Nmeros de Entalhes 1 3 6 8 12 16 = 1volta completa Colocao de outra massa de mira, localizada da mesma maneira que a substituda. Distncias 50 m 0,5 cm 1,5 cm 3 cm 4 cm 6 cm 8 cm 6 cm 100 m 1 cm 3 cm 6 cm 8 cm 12 cm 16 cm 12 cm 200 m 2 cm 6 cm 12 cm 16 cm 24 cm 32 cm 24 cm

15.1.7 - COLOCAO EM PONTO 0

Considerado os elementos da trajetria e da paralaxe linha de mira-eixo do cano, necessrio regular um Fuzil 7,62 M964. A ala de mira, dever estar colocada na distncia mnima, ou seja, duzentos (200) metros, o atirador dever ocupar a posio normal de tiro (arma apoiada sobre os sacos de areia, na altura do guarda-mo), visando a base do espelho no alvo. A largura da base do espelho, igual projeo da largura da massa de mira na distncia correspondente, como na Fig.26.

Para o Tiro a Distncia de: 50 m 100 m 150 m 200 m

Altura do PM + 2,5 cm do ponto de pontaria + 6 cm do ponto de pontaria + 5 cm do ponto de pontaria 0 = ponto de pontaria

15.2 - TROCA DA MASSA DE MIRA H necessidade de trocar a massa de mira, nos seguintes casos:

15.2.1-QUANDO A MASSA DE MIRA FOR DANIFICADA Substituir a massa de mira danificada, por outra da mesma altura, procedendo-se como segue: Atarraxar a fundo a massa de mira que se vai substituir, tendo o cuidado de contar o nmero de clicks (clicks, o rudo que se ouve quando girada a massa de mira); Logo aps, desatarrax-la totalmente; Atarraxar a fundo a nova massa de mira (de mesmo nmero e mesmo modelo);

Desatarraxar a nova massa de mira, do mesmo nmero de clicks que foi contado na primeira destas operaes; A nova massa de mira, estar localizada, ento, com a mesma altura da que foi

substituda.

15.2.2 - QUANDO SE PROCEDE A REGULAGEM DA ARMA Se a massa de mira encontra-se atarraxada a fundo e se deseja fazer subir o PM dos impactos; Se a massa de mira encontra-se desatarraxada a tal ponto que sua base circular comea a sair de seu alojamento no bloco do cilindro de gases e se deseja baixar ainda o PM dos impactos Figs. 27 e 28.

15.2.3 - CORREO EM DIREO

15.2.3.1 -FERRAMENTAS Uma chave de fenda de dimenses apropriadas necessria.

15.2.3.2 - PARAFUSOS DE CORREO DO DESVIO DA ALA Existem dois (2) parafusos de correo do desvio da ala de mira. Um est direita, o outro esquerda. A parte inferior da cabea do parafuso possui doze (12) entalhes. Nestes entalhes, alojam-se as extremidades da mola de travamento dos parafusos de correo do desvio da ala de mira. Cada vez que um parafuso gira, a extremidade da mola passa de um entalhe a outro e produz um (1) click. Uma volta completa corresponde a doze (12) entalhes, pelo que se pode ouvir doze (12) clicks.

15.2.3.3 - DESLOCAMENTO DA BASE DA ALA A base (corpo) da ala pode ser deslocada de mais ou menos 2mm para a direita ou para a esquerda, ou seja, trs (3) voltas completas dos parafusos de correo do desvio da ala de mira.

15.2.3.4 - CORREO

A correo dos erros em direo, se faz deslocando a base da ala para a esquerda ou para a direita, conforme o caso.

15.2.3.4 .1-Deslocar o PM para a direita Desatarraxar de uma volta ou duas, o parafuso da direita;

Atarraxar o parafuso da esquerda (que far deslocar a base da ala para a direita), de tantos entalhes quantos forem exigidos para a correo, e cujos valores aparecem no quadro abaixo; Atarraxar a fundo o parafuso da direita.

15.2.3.4 2-Deslocar o PM para a esquerda Desatarraxar de uma volta ou duas, o parafuso da esquerda;

Atarraxar o parafuso da direita (que far deslocar a base da ala para a esquerda), de tantos entalhes quantos forem exigidos para a correo, e cujos valores aparecem no quadro abaixo; Atarraxar a fundo o parafuso da esquerda.

15.2.3.4 3-Deslocamento do PM em direo Atarraxando de n entalhes o parafuso de correo do desvio da ala de mira, como nas segundas operaes indicadas em 1 e 2 acima, ser obtido um deslocamento lateral do PM de x cm a y metros, conforme se l no quadro abaixo: DESLOCAMENTO DO PM EM DIREO Nmero de entalhes 1 3 6 = volta 12 = 1 volta completa 24 = 2 voltas completas 50 m 0,5 cm 1,5 cm 3 cm 6 cm 12 cm 100 m 1 cm 3 cm 6 cm 12 cm 24 cm 200 m 2 cm 6 cm 12 cm 24 cm 48 cm

16 - INSTRUES PARA SUBSTITUIO DO APOIO DO FERROLHO

16.1 - SUBSTITUIO NO 3o E 4o ESCALO 1o) Retirar da arma o apoio do ferrolho a ser substitudo; 2o) Medir a cota b do apoio do ferrolho, com auxlio de um micrmetro de preciso de 0,01 mm; 3o) Escolher, com auxlio de um micrmetro, um apoio do ferrolho de mesma medida, ou

ligeiramente superior (no mximo 0,02mm); 4o) Colocar o apoio do ferrolho com o puno especial F-11091 e martelo de pena; 5o) Controlar a seleo do apoio do ferrolho: o controle ser feito com o conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho, de modo que haja trancamento quando, atuando sobre o calibrador E-8007 (previamente introduzido na cmara), se fizer pequena presso sobre o impulsor do ferrolho e que no seja possvel o trancamento quando o conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho atuar sobre o calibrador E-8002, previamente introduzido na cmara; 6o) Aps o controle, trs casos podem ocorrer: 1o caso: O conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho, tranca com o calibrador E-8007 e no tranca com o calibrador E-8002: a seleo ser correta; 2o caso: O conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho, no tranca com o calibrador E-8007: escolher um apoio do ferrolho de cota b ligeiramente menor, substituir e fazer novo controle; 3o caso: O conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho, tranca com o calibrador E-8002: escolher um apoio do ferrolho de cota b ligeiramente maior, substituir e fazer novo controle. 7o) Quando no for possvel encontrar um apoio do ferrolho que satisfaa s condies de controle, a arma necessitar substituio de outras peas como cano, caixa da culatra, ferrolho e impulsor do ferrolho.

16.2 - SUBSTITUIO NO 5o ESCALO

16.2.1 - SELEO DA PEA A pea ser selecionada com auxlio do aparelho verificador B-6502 e dos calibradores auxiliares B-6502/8 e B-6502/9. O aparelho verificador dever ser calibrado periodicamente pelo contra-calibrador D7513.

16.2.2 - COLOCAO DA PEA A pea ser colocada com o puno especial F11091 e o martelo de pena.

16.2.3 - CONTROLE DA SELEO (Controle da Folga de Carregamento) O controle ser feito com o conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho, de modo que haja trancamento quando, atuando sobre o calibrador E-8007, previamente introduzido na cmara, se fizer pequena presso sobre o impulsor do ferrolho e que no seja possvel o trancamento quando o conjunto impulsor do ferrolho-ferrolho atuar sobre o calibrador E-8002, previamente introduzido na cmara.

17 - EMPREGO DE CALIRADORES

17.1-CALIBRADORES DE CANO

a medida do dimetro interno do cano, entre os cheios opostos. verificada medindo-se suas penetraes pela boca e pela cmara. Os calibradores so: 17.1.1 - Calibrador 7,57 mm - CB 134 - (Dimetro Mnimo) Serve para verificar o cobreamento e a dilatao irregular do cano, que dever penetrar no interior do cano sem nenhum foramento ou mesmo atrito em ambos os sentidos, isto , da cmara para a boca e da boca para a cmara, Fig.29.

17.1.2 - Calibrador 7,67 mm - CB 32 - (Dimetro de Usura) o calibrador que vai verificar a usura do cano da arma, Fig.29. O seu emprego deve ser auxiliado por uma rgua milimetrada. utilizado da seguinte forma: 1o) Introduzir o calibrador pela boca e medir a penetrao; 2o) Introduzir o calibrador pela cmara e medir a penetrao, incluindo o comprimento desta; 3o) Somar as penetraes da 1a e 2a medida; 4o) Limites: Se a soma for menor que 300 mm = BOA; Se a soma for maior que 300 mm = ADVERTNCIA; Se o calibrador passar em todo cano = REFUGADA.

17.1.3 -Calibrador 7,80 mm - CB 33 - (Avano de Raiamento) Este calibrador empregado para confirmao do calibrador 7,67 mm, Fig.29. Se der refugo com o 7,67 mm ou com o 7,80 mm indistintamente, a arma estar refugada (recolhida ao 4o escalo para a troca do cano). Este calibrador introduzido somente pela cmara, incluindo o comprimento desta e utilizado com os seguintes limites: Se a penetrao for menor que 80 mm = BOA; Se a penetrao for entre 80 a 120 mm = ADVERTNCIA; Se o penetrao for maior que 120 mm = REFUGADA.

17.2 - CALIBRADORES DE CMARA a medida a partir do dimetro 10,16 cm, do cone de encosto do cartucho na cmara, at a face anterior do ferrolho (apoio do culote do cartucho), estando este, em uma posio de trancamento, em contato com o seu apoio, na caixa da culatra. verificada utilizando-se os seguintes calibradores:

17.2.1 - Calibrador de folga de carregamento 41,423 mm - U 110 43 Co - (Mnimo) Este calibrador deve sempre permitir o trancamento da arma, significando que a arma est BOA, Fig.29.

17.2.2 - Calibrador de folga de carregamento 41,503 mm - U 110 44 Co - (Mximo) Este calibrador no deve permitir o trancamento de uma arma nova, ou de armas reparadas pelo ltimo escalo. Em armas usadas, quando trancar, significa que a mesma est BOA, Fig.29.

17.2.3 - Calibrador de folga de carregamento 41,723 mm - CB 6 - (Advertncia) Quando a arma aceita este calibrador, permitindo o trancamento, significa que a folga de carregamento est prxima do limite mximo, ADVERTNCIA, devendo ser utilizada com cuidado e calibrada com mais freqncia, Fig.29.

17.2.4 - Calibrador de folga de carregamento 41,773 mm - CB 5 - (Refugada)

Quando a arma aceita este calibrador, permitindo o trancamento, deve ser recolhida para manuteno de 3o ou 4o escalo, significando que a arma est REFUGADA, Fig.29.

17.3 - CALIBRADOR DE AFLORAMENTO DA PONTA DO PERCUSSOR

a medida da salincia da ponta do percussor sobre a face anterior do ferrolho (apoio do culote do cartucho). A sua posio de percusso, verificada pelo calibrador de afloramento da ponta do percussor E 8015 = U 3997, Fig.30, que apresenta as seguintes dimenses: MNIMA: Salincia de 1,33 mm: o afloramento da ponta do percussor deve ser maior do que esta dimenso. MXIMA: Salincia de 1,53 mm: o afloramento da ponta do percussor deve ser menor do que esta dimenso.

17.4 - CALIBRADOR DE FOLGA DO EXTRATOR a medida da folga mnima que deve existir entre a garra do extrator e a face anterior do ferrolho (apoio do culote do cartucho). A sua posio de extrao, verificada pelo calibrador de folga do extrator E 8000 = U 10865 Co, Fig.31, que colocado como se fosse a virola de um cartucho, entre a face do ferrolho e a garra do extrator, deve passar livremente, sem movimentar o extrator (sem forar o culote). A espessura deste calibrador de 1,37 mm.

18 - RESUMO DO EMPREGO DE CALIBRADORES DO FAL

CALIBRADORES C CB 134 BOM

FAL / FAP 7,57 mm 7,67 mm

OBSERVAES Deve penetrar em todo o comprimento do cano. Soma das penetraes pela boca + cmara. A penetrao pela cmara, tambm inclui o comprimento desta.

A CB 32

< 300 mm

Soma das ADVERTNCI No usar a arma em tiros de preciso a mais de > 300 mm A 200 m. Recalibrar aps novos tiros. Npenetraes pela boca + Penetra em todo cmara. 4o ESCALO o comprimento R E F U G A D O O do cano CB 33 BOM 7,80 mm < 80 mm Penetrao pela cmara. A penetrao pela cmara, tambm inclui o comprimento desta.

Penetrao ADVERTNCI De 80 a 120 mm No usar a arma em tiros de preciso a mais de A 200 m. Recalibrar aps novos tiros. pela cmara. 4o ESCALO > 120 mm R E FU GAD O C U11043Co U11044Co BOM BOM ADVERTNCI A 3o OU 4o ESCALO 41,423 mm 41,503 mm 41,723 mm 41,773 mm CB 5 Se trancar, trocar R E F U G A D O o apoio do ferrolho Sempre tranca. S no tranca em armas novas. Se trancar, porque a folga est no limite. Recalibrar aps novos tiros com o CB 5.

M CB 6 A R A

18.1 - CALIBRADORES DE CANO CB 134 (7,57 mm) - Dimetro mnimo - Verifica o cobreamento e a dilatao irregular do cano. CB 32 (7,67 mm) - Dimetro de usura - Verifica a usura do cano.

CB 33 (7,80 mm) - Avano de raiamento - Confirma a usura do cano.

18.2 - CALIBRADORES DE CMARA U 110 43 Co (41,423 mm) - Deve trancar, BOA. U 110 44 Co (41,503 mm) - Tranca com restrio, BOA. CB 6 (41,723 mm) - Se trancar, ADVERTNCIA. CB 5 (41,773 mm) - Se trancar, REFUGADO.

APOIO DO FERROLHO DO FAL/FAP R- 6,53 a 6,55 mm Y- 6,67 a 6,69 mm S- 6,55 a 6,57 mm Z- 6,69 a 6,71 mm T- 6,57 a 6,59 mm A- 6,71 a 6,73 mm U- 6,59 a 6,61 mm B- 6,73 a 6,75 mm V- 6,61 a 6,63 mm C- 6,75 a 6,77 mm W- 6,63 a 6,65 mm D- 6,77 a 6,79 mm X- 6.65 a 6,67 mm E- 6,79 a 6,81 mm

19 -VISTA EXPLODIDA DO FUZIL 7,62 M964 FAL

20 -LEGENDA DA VISTA EXPLODIDA DO FUZIL 7,62 M964 FAL

04-Cilindro de gases 05-Pino do cilindro de gases 06-Anel regulador de escape de gases 07-Luva do cilindro de gases 08-Quebra-chamas 09-Mola-retm da granada

75-Gatilho 76-Mola do gatilho 77-Impulsor do gatilho 78-Gatilho intermedirio 79-Apoio da mola do gatilho intermedirio 80-Mola do gatilho intermedirio

10-Mola de travamento do anel regulador de 81-Eixo da gatilho e do gatilho intermedirio escape de gases 84-Mola do registro de tiro e segurana 11-Massa de mira 85-Mergulhador do registro do registro de tiro e 12-Braadeira do zarelho anterior da segurana bandoleira 86-Pino do registro de tiro e segurana 14A-Zarelho anterior da bandoleira 19-Parafuso do zarelho anterior da bandoleira 20-Mola do retm da massa de mira 21-mbolo do cilindro de gases 22-Mola do mbolo do cilindro de gases 23-Engrazador da massa de mira 25-Apoio do ferrolho 28-Ejetor 29-Pino do ejetor 30-Corpo da alavanca de manejo 31-Chaveta da alavanca de manejo 32-Mergulhador do punho da alavanca de manejo 87-Trinco da armao 88-Mola do trinco da armao 89-Mergulhador do trinco da armao 90-Pino-guia do trinco da armao 95-Parafuso da chaveta do trinco da armao 96-Guarda-mato 97-Punho 98-Porca de fixao do punho 101-Transportador do carregador 102-Mola do transportador do carregador 103-Fundo do carregador 104-Tampa da caixa da culatra 105-Mola recuperadora exterior

33-Mola do mergulhador do punho da 106-Mola recuperadora interior alavanca de manejo 107-Haste das molas recuperadoras 34-Pino da chaveta e do mergulhador da 108-Disparador alavanca de manejo 109-Mola do disparador 35-Punho da alavanca de manejo 36-Retm do punho da alavanca de manejo 39-Apoio da mola do retm do ferrolho 40-Mola do retm do ferrolho 41-Tecla do retm do ferrolho 42-Pino da tecla do retm do ferrolho 43-Retm do carregador 110-Eixo da armao 111-Cavilha do eixo da armao 112-Corpo da ala de mira 113-Parafuso de correo do desvio da ala de mira 114-Cursor da ala de mira 115-Boto serrilhado do cursor da ala de mira

44-Mola do retm do carregador

116-Mola do boto serrilhado do cursor da ala de 45-Parafuso-eixo do retm do carregador e do mira retm do ferrolho 117-Pino-limitador do cursor da ala de mira 46-Ferrolho 47-Extrator 48-Mola do extrator 118-Mola de travamento dos parafusos de correo do desvio da ala de mira 119-Base do zarelho posterior da bandoleira

49-Amortecedor de vibrao da mola do 122-Pino do zarelho posterior da bandoleira extrator 125-Parafuso da coronha 50-Percussor 51-Mola do percussor 52-Pino do percussor 53-Corpo do impulsor do ferrolho 54-Haste do impulsor do ferrolho 55-Mola da haste do impulsor do ferrolho 126-Arruela do parafuso da coronha 128-Parafuso da chapa da soleira 129-Parafuso da cauda de fixao da coronha e do zarelho posterior da bandoleira 138-Parafuso de fixao do guarda-mo 139-Gola do guarda-mo

56-Mergulhador da haste do impulsor do 140-Corpo da ala de transporte ferrolho 141-Punho da ala de transporte 57-Eixo da haste do impulsor do ferrolho 58-Impulsor do extrator 142-Arruela da ala de transporte 143-Anel de presso da ala de transporte

62-Placa-suporte dos eixos do martelo e do 144-Arruela de presso para o parafuso do guardagatilho mo 67-Tubo alojamento das molas recuperadoras 70-Martelo 71-Eixo do martelo 72-Haste-guia da mola do martelo 73-Mola do martelo 74-Estojo da mola do martelo 147-Lmina da baioneta com punho 150A-Retm da baioneta 151-Mola do retm da baioneta 152-Eixo do retm da baioneta 153-Corpo da bainha 159-Parafuso de fixao do bocal da bainha 162-Correia de lona 163-Ponteira da bandoleira 164-Presilha da bandoleira 170-Tampa do depsito de leo Sc 4/1-Corpo do retm do ferrolho com pino C6-Armao Sc 7/1-Registro de tiro e segurana C8-Chaveta do trinco da armao Sc 9/1-Corpo do carregador Sc 10/1-Corpo do zarelho posterior da bandoleira C11-Coronha C12-Chapa da soleira C13/14-Guarda-mo Sc 16/1-Bocal da bainha 145-Arruela cnica dentada da chapa da soleira 146-Anel de presso do parafuso do guarda-mo

171-Haste de lubrificao 172-Junta da tampa do depsito de leo 174-Tampa do estojo de limpeza do cano 175-Ala do estojo de limpeza 178-Extremidade porta-pano 179-Extremidade roscada 180-Cordel do dispositivo de limpeza C2-Obturador do cilindro de gases C3-Caixa da culatra

Sc 16/4-Suporte da bainha C17-Aparelho municiador C19-Reforador para tiro de festim Sc 20/1-Corpo do estojo de limpeza com fundo do depsito C21-Escova de lubrificao do cano C23-Cano com bloco do cilindro de gases Std 13-Rebite oco Std 14-Rebite oco

FIM

Vous aimerez peut-être aussi