Vous êtes sur la page 1sur 4

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituies de Ensino Superior ANDES-SN Data: 22/11/2011 Produtivismo acadmico est acabando

com a sade dos docentes A quarta mesa do Seminrio Cincia e Tecnologia no Sculo XXI, promovido pelo ANDES-SN de 17 a 18 de novembro, em Braslia, debateu o Trabalho docente na produo do conhecimento. As anlises abrangeram tanto a produo do conhecimento dentro da lgica do capitalismo dependente brasileiro, at o efeito do produtivismo acadmico na sade dos docentes. Participaram dessa mesa, o ex-presidente do ANDES-SN e professor do departamento de educao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher; a assistente social e tambm professora da UFRJ Janete Luzia Leite; e a professora visitante do curso de ps-graduao em servio social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Maria Ciavatta. Leher iniciou sua fala lembrando que a universidade brasileira, implantada tardiamente, tem sua gnese na natureza do capitalismo dependente brasileiro. E essa matriz que vai determinar o conhecimento gerado academicamente. Tambm no podemos esquecer que a produo do conhecimento tem sido re-significada. Hoje, no h mais a busca da verdade, mas, sim, a sua utilidade. Sem contar que o conhecimento uma forma de domnio, como j disseram Kissinger, Fukuyama e Mcnamara, argumentou. Diante disso, est fora de lugar a perspectiva de que a universidade tem um carter iluminista. quela aura do professor universitrio intelectual no mais se sustenta, constatou. Para Leher, antes havia a valorizao da cultura geral, em que era comum encontrar um fsico escrevendo sobre arte. Essa ideia, no entanto, no ocorre mais na universidade submetida lgica utilitarista e pragmtica. a expropriao do trabalho acadmico, criticou. No Brasil, esse processo foi iniciado com a ditadura militar, que centralizou no Ministrio do Planejamento os programas de apoio cientfico e tecnolgico. Como o governo precisava direcionar a inteligncia na perspectiva desenvolvimentistas do pas, mas queria silenciar a universidade, passou a utilizar-se dos editais para direcionar as pesquisas. Desde ento, mas, principalmente, a partir de 2000, a maioria dos recursos destinados pesquisa foram se deslocando para o que passou a ser chamado de inovao. A hiptese de Leher de que como Brasil dependente e como os doutores formados nas universidades no conseguem empregos na iniciativa privada, a universidade est sendo re-funcionalizada para fazer o servio que as empresas no querem fazer.Isso se d nas cincias duras, mas tambm nas cincias sociais. o que explica, por exemplo, o tanto de editais para formar professores distncia, ou para fazer trabalho nas favelas. a universidade

oferecendo servios, exemplificou. Diante dessa presso em oferecer servios, em produzir, o professor que levar dois anos para concluir um livro expulso da ps-graduao, denunciou Leher. A sada para essa situao est na aliana do movimento docente com os movimentos populares. Ao contrrio do que ocorreu em pocas anteriores, em que parcelas da burguesia apoiaram projetos de uma universidade mais comprometida com os povos, hoje eles esto preocupados em inserir cada vez mais a instituio na lgica do mercado, constatou. Temos, portanto, de construir um arco de foras polticas no movimento anti-sistmico, ou seja, com movimentos como a Conae e o MST, defendeu. Esse dilogo vai exigir da academia, no entanto, um esforo epistemolgico e epistmico. Se queremos o MST como aliado, por exemplo, temos de produzir conhecimento que trate, por exemplo, da agricultura familiar, argumentou. Qualidade no ensino A professora Maria Ciavatta tambm criticou o produtivismo acadmico ao qual esto submetidos os docentes universitrios. Numa recente publicao do ANDESSN, li a seguinte frase, que reflete muito bem o atual estado em que nos encontramos: antes, ramos pagos para pensar, agora, somos pagos para produzir. Achei essa definio tima, afirmou. Ciavatta argumentou que a baixa qualidade do ensino decorre, diretamente, da insuficincia de recursos, responsvel pelos baixos salrios pagos aos professores. Disse, tambm, que o Brasil no tem polticas pblicas para educao, mas programas de governo. Ela criticou veementemente o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico) do governo federal. O discurso o mesmo dos anos 90, de que precisamos treinar os jovens pobres porque eles precisam de trabalho. Ocorre que esses jovens, por no saberem o bsico, tambm no aprendero nada nos cursos tcnicos, previu. O que temos de defender a universalizao do ensino mdio pblico, gratuito, de qualidade e obrigatrio. Temos de responsabilizar o Estado nessa questo, defendeu. Ciavatta criticou a banalizao do termo pesquisa. Todos os professores tm de ser pesquisadores, quando, na realidade, a pesquisa cientfica exige um tempo para pensar, argumentou. A pesquisa encarada como toda E qualquer busca de informao, constatou. Aps citar os artigos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que tratam da pesquisa, ela apontou a baixa qualidade do ensino como um empecilho. A sofisticada proposta da LDB no se faz com alunos semi-analfabetos. No basta a alfabetizao funcional de muitos e a especializao de poucos. A inovao requer a generalizao da cultura cientfica, diagnosticou.

Para Ciavatta, a privatizao das universidades pblicas, com a criao de cursos pagos, se deu a partir do achatamento salarial dos anos 90, o que acarretou maior carga horria dos professores, precarizao das relaes de trabalho, produtivismo induzido e individualismo. Sou de uma poca em que lamos os trabalhos dos colegas. Hoje no temos mais tempo, lamentou. A eficincia prescrita e o produtivismo induzido limitaram, segundo ela, a democracia e a autonomia da universidade. Para a pesquisadora, o vis positivista e mercantilista que est pautando a produo do conhecimento. O direito educao est sendo substitudo pelo avano do mercado sobre a educao, que est sendo vista como um servio, afirmou. Sade dos docentes O produtivismo acadmico est tirando a sade dos docentes das universidades pblicas brasileiras. Essa a principal constatao feita por estudo da professora do curso de Servio Social da UFRJ Janete Luzia Leite. Antes, a docncia era vista como uma atividade leve. Agora, est todo mundo comprimido, afirmou. A causa dessa angstia est na reforma, feita em 2004, na Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). Aliada ao Reuni, as mudanas na Capes foram um verdadeiro ataque autonomia universitria, denunciou. O resultado foi a instituio de dois tipos de professores: o pesquisador, que ensina na ps e recebe recursos das agncias de fomento para fazer suas pesquisas e o que recebe a pecha de desqualificado, que ficou prioritariamente na docncia de graduao e extenso. Esses, em sua maioria, so recm-contratados e tero suas carreiras truncadas e sem acesso a financiamentos. Para Janete, os atuais docentes esto formando em seus alunos um novo ethos, em que valorizado o individualismo, ocultada a dimenso da coletividade e naturalizada a velocidade e a produtividade. H, tambm, um assdio moral subliminar muito forte, que ocorre, principalmente, quando o docente no consegue publicar um artigo, ou quando seus orientandos atrasam na concluso do curso. Com isso, estamos nos aproximando de profisses que trabalham no limite do estresse, como os mdicos e motoristas, afirmou. O resultado que os docentes esto consumindo mais lcool, tonificantes e drogas e esto propensos depresso e ao suicdio. um quadro parecido com a Sndrome de Burnout, em que a pessoa se consome pelo trabalho. Ocorre como uma reao a fontes de estresses ocupacionais contnuas, que se acumulam, explicou Janete Leite. O problema, segundo ela, que as pessoas acham que seu problema individual, quando coletivo, alm de terem vergonha de procurar o servio mdico. Com isso, elas vo entrando em suas conchas, temendo demonstrar fragilidades.

Como forma de mensurar o nvel de estresse dos docentes, a pesquisadora da UFRJ comeou a fazer uma pesquisa nesse campo. Junto com um grupo de aluno, ela entrevista professores dispostos a falar de seus problemas. A primeira constatao que fiz que as pessoas esto ansiosas para falar sobre seus problemas. Nossas entrevistas no duram menos do que uma hora e meia, contou. J foi possvel concluir que a atual realidade tem provocado sintomas psicopatolgicos, como depresso e irritabilidade; psicosomticos, como hipertenso arterial, ataques de asma, lceras estomacais, enxaquecas e perda de equilbrio; e sintomas comportamentais, como reaes agressivas, transtornos alimentares, aumento de consumo de lcool e tabaco, disfuno sexual e isolamento. Tudo isso, para Janete Leite, decorre da presso atualmente feita sobre o docente. O nosso final de semana desapareceu, pois temos de dar conta do que no conseguimos na semana, como responder e-mails de orientandos, ou escrever artigos, afirmou. Para ela, preciso que haja uma reao dos docentes a esse processo. Caso contrrio, seremos uma gerao que j est com a obsolescncia programada, previu.

Vous aimerez peut-être aussi