Vous êtes sur la page 1sur 67

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR

Jacupiranga - SP.

MATRIMNIO

&

DIVRCIO

SUBSDIO PARA ESTUDO DO CAPTULO XXII DO LIVRO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO DE ALLAN KARDEC
- DISTRIBUIO GRATUITA -

NDICE
Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 1

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

. Mensagens pelo Mdium Francisco Cndido Xavier


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Casamento Matrimnio Casar-se Vida Conjugal Em Casa Em Casa Educao no Lar Em Famlia No Perturbeis Quanto Puderes No Caminho da Elevao Teus Filhos Conflitos Domsticos Familiares Problemas Unies Enfermas Unies de Prova Unio Infeliz Desvinculaes Familiares Divrcio Divrcio Divrcio Ante o Divrcio Divorcio e Lar Casamento e Divrcio Matrimnio e Divrcio Divrcio No Reino Domstico Amor Casamento Divrcio Compromisso e Unio Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Emmanuel Andr Luiz Andr Luiz Andr Luiz Irmo X Esp. Diversos Cornlio Pires 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 22 23 24 25 27 28 29 30 32 33 35 36

. Mensagens pelo Mdium Divaldo Pereira Franco


30 31 32 33 34 35 No Lar Casamento e Famlia Responsabilidade no Matrimnio Problemas no Matrimnio Desquite e Divrcio Dentro do Lar Marco Prisco Benedita Fernandes Joanna de ngelis Joanna de ngelis Joanna de ngelis Joanna de ngelis 37 38 40 42 44 46

. Escritores Espritas
36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 O Altar Domstico Nossa Dvida para com o Sexo Matrimnio e Sexo Desquite, Divrcio, Separao, --- Como Queiram Espiritismo e Lar A Famlia como Instrumento de Redeno Humana O Divrcio Abandono do Lar O Problema do Divrcio O Divrcio Face a Moral Crist Eliseo Rigonatti Eliseo Rigonatti Eliseo Rigonatti Eliseo Rigonatti Martins Peralva Deolindo Amorim Helena M. Craveiro Carvalho Celso Martins Richard Simonetti Rodolfo Calligaris 48 49 50 51 55 58 60 62 65 67

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 2

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

AOS EXPOSITORES DO EVANGELHO

... Os que ensinam, com excees louvveis, quase sempre se caracterizam por dois modos diferentes de agir. Exibem certas atitudes quando pregam, e adotam outras quando em atividade diria. Da resulta a perturbao geral, porque os ouvintes se sentem vontade para mudar a roupa do carter.

Esprito : Emmanuel.
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Caminho, Verdade e Vida - Cap. 38

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 3

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

CASAMENTO
Pergunta --- Ser contrrio lei da Natureza o casamento, isto , a unio permanente de dois seres? Resposta --- um progresso na marcha da Humanidade. Item n. 695, de O Livro dos Espritos.

O casamento ou a unio permanente de dois seres, como bvio, implica o regime de vivncia pelo qual duas criaturas se confiam uma outra, no campo da assistncia mtua. Essa unio reflete as Leis Divinas que permitem seja dado um esposo para uma esposa, um companheiro para uma companheira, um corao para outro corao ou vice-versa, na criao e desenvolvimento de valores para a vida. Imperioso, porm, que a ligao se baseie na responsabilidade recproca, de vez que na comunho sexual um ser humano se entrega a outro ser humano e, por isso mesmo, no deve haver qualquer desconsiderao, entre si. Quando as obrigaes mtuas no so respeitadas no ajuste, a comunho sexual injuriada ou perfidamente interrompida costuma gerar dolorosas repercusses na conscincia, estabelecendo problemas crmicos de soluo, por vezes, muito difcil, porquanto ningum fere algum sem ferir a si mesmo. Indiscutivelmente, nos Planos Superiores, o liame entre dois seres espontneo, composto em vnculos de afinidade inelutvel. Na Terra do futuro, as ligaes afetivas obedecero a idntico princpio e, por antecipao, milhares de criaturas j desfrutam no prprio estgio da encarnao dessas unies ideais, em que se jungem psiquicamente uma outra, sem necessidade da permuta sexual, mais profundamente considerada, a fim de se apoiarem mutuamente, na formao de obras preciosas, na esfera do esprito. Acontece, no entanto, que milhes de almas, detidas na evoluo primria, jazem no Planeta, arraigadas a dbitos escabrosos, perante a lei de causa e efeito e, inclinadas que ainda so ao desequilbrio e ao abuso, exigem severos estatutos dos homens para a regulao das trocas sexuais que lhes dizem respeito, de modo a que no se faam salteadores impunes na construo do mundo moral. Os dbitos contrados por legies de companheiros da Humanidade, portadores de entendimento verte para os temas do amor, determinam a existncia de milhes de unies supostamente infelizes, nas quais a reparao de faltas passadas confere a numerosos ajustes sexuais, sejam eles ou no acobertados pelo beneplcito das leis humanas, o aspecto de ligaes francamente expiatrias, com base no sofrimento purificador. De qualquer modo, foroso reconhecer que no existem no mundo conjugaes afetivas, sejam elas quais forem, sem razes nos princpios crmicos, nos quais as nossas responsabilidades so esposadas em comum.

Esp.: Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Vida e Sexo Cap. 7 Pg. 33

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 4

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

MATRIMNIO

Venerado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; porm, aos que se do prostituio e aos adlteros, Deus os julgar. - Hebreus : 13 - 4

Ningum naturalmente ser compelido a compromissos obrigatrios, diante das leis que nos regem a evoluo, mas quando algum se fixe num acordo sagrado, perante a vida, deve estar preparado a ment-lo, at a renovao de suas experincias, no quadro dos Desgnios de Deus. Entre esses compromissos da Terra, permanece o do matrimnio como um dos laos mais santos. Essa venervel instituio a raiz de todas as nobres organizaes que dignificam o planeta. Nos dias que passam, certa situao de desequilbrio ameaa o caminho de numerosos cnjuges, nas estradas do mundo. Porque muitos homens ho desdenhados os seus ttulos de paternidade, muitas mulheres vo desprezando os seus valores benditos de mes. Os lares so tambm os lugares santos que vo padecendo transformaes. Entretanto, a soluo essencial dos problemas humanos deve proceder do leito sem mcula, pilar da organizao sociolgica que desejais para os vossos dias. Numerosas criaturas acusam o matrimnio e alegam que no encontraram em sua instituio a ventura que lhes devida. Todavia, se no colheram a felicidade que necessitavam do trabalho obtido e toda oportunidade de trabalho caminho para os jbilos do porvir. Lares infelizes significam cnjuges inconscientes de seus deveres, com as excesses justas. Tarde ou cedo, os homens e as mulheres, desviados das obrigaes divinas, voltaro simplicidade inicial para tornarem a apreender no livro da abnegao o do respeito a Deus, porque a existncia no um feriado para indisciplinas, mas um dia de trabalho santo em que o esprito deve entrar na posse de sua herana eterna, entre as bnos de luz e paz da alegria de viver.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Levantar e Seguir - Pg. 41

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 5

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

CASAR - SE

No basta casar-se. Imperioso saber para qu. Dirs provavelmente que a resposta bvia, que as criaturas abraam o matrimnio por amor. O amor, porm, reclama cultivo. E a felicidade na comunho afetiva no prato feito e sim construo do dia-a-dia. As leis humanas casam as pessoas para que as pessoas se unam segundo as Leis Divinas.
-*-

Se desposaste algum que te constitua o mais belo dos sonhos e se encontras nesse algum o fracasso do ideal que acalentaste, chegado o tempo de trabalhares mais intensivamente na edificao dos planos que ideaste de incio.
-*-

Ergueste o lar por amor e to-s pelo amor conseguirs conserv-lo. No ser exigindo tiranicamente isso ou aquilo de quem te compartilha o teto e a existncia que te desincumbirs dos compromissos a que te empenhaste.
-*-

Unicamente doando a ti mesmo em apoio da esposa ou do esposo que assegurars a estabilidade da unio em que investiste os melhores sentimentos. Se sabes que a tolerncia e a bondade resolvem os problemas em pauta, a ti cabe o primeiro passo a fim de patente-las na vivncia comum, garantindo a harmonia domstica.
-*-

Inegavelmente no se te nega o direito de adiar realizaes ou dilatar o prazo destinado ao resgate de certos dbitos, de vez que ningum pode aceitar a criminalidade em nome do amor. Entretanto, nos dias difceis do lar recorda que o divrcio justo, mas na condio de medida articulada em ltima instncia. E nem te esqueas de que casar-se tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunho espiritual gradativa e profunda que surgir a integrao dos cnjuges na vida permutada, de corao para corao, na qual o casamento se lana sempre para Mais Alto, em plenitude de amor eterno.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Na Era do Esprito - Cap. 11

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 6

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

VIDA CONJUGAL
Assim tambm vs, cada um em particular, ame a sua prpria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o seu marido. Paulo. (Efsios, 5:33.)

As tragdias da vida conjugal costumam povoar a senda comum. Explicando o desequilbrio, invoca-se a incompatibilidade dos temperamentos, os desencantos da vida ntima ou as excessivas aflies domsticas. O marido disputa companhias novas ou entretenimentos prejudiciais, ao passo que, em muitos casos, abre-se a mente feminina ao imprio das tentaes, entrando em falso rumo. Semelhante situao, porm, ser sempre estranhvel nos lares formados sobre as escolas da f, nos crculos do Cristianismo. Os cnjuges, com o Cristo, acolhem, acima de tudo, as doces exortaes da fraternidade. possvel que os sonhos, muita vez, se desfaam ao toque de provas salvadoras, dentro dos ninhos afetivos, construdos na rvore da fantasia. Muitos homens e mulheres exigem, por tempo vasto, flores celestes sobre espinhos terrenos, reclamando dos outros atitudes e diretrizes que eles so, por enquanto, incapazes de adotar, e o matrimnio se lhes converte em instituio detestvel. O cristo, contudo, no pode ignorar a transitoriedade das experincias humanas. Com Jesus, impossvel destruir os divinos fundamentos da amizade real. Busque-se o lado til e santo da tarefa e que a esperana seja a lmpada acesa no caminho... Tua esposa mantm-se em nvel inferior tua expectativa ? Lembra-te de que ela me de teus filhinhos e serva de tuas necessidades. Teu esposo ignorante e cruel ? No olvides que ele o companheiro que Deus te concedeu...

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Vinha de Luz - Cap. 137

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 7

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

EM CASA
O templo domstico uma beno do Cu na Terra, porque dentro dele possvel realizar o verdadeiro trabalho da santificao.
--*--

A temos o valioso passadio da alma, em trnsito para as Esferas Superiores.


--*--

Nesse divino corredor para a Vida Celestial, a criatura encontra todos os processos de regenerao, de modo a aperfeioar-se devidamente.
--*--

na consanginidade, quase sempre, que o homem recebe as mais puras afeies, mas igualmente nela que reencontra as suas averses mais profundas.
--*--

Nossa alma arrojada organizao familiar, no mundo, assim como o metal inferior precipitado ao cadinho fervente.
--*--

Precisamos suportar a tenso elevada do clima em que estagiamos, a fim de apurar as nossas qualidades mais nobres.
--*--

No vale fugir ou rebelar-se.


--*--

Retroceder seria retornar s sombras do passado e indisciplinar-se eqivaleria relegar ao amanh abenoadas realizaes que o Senhor espera de nossa boa vontade ainda hoje.
--*--

Saibamos, assim, usar a prece e a serenidade, a compreenso e a tolerncia, se desejamos reduzir o tempo do nosso curso educativo na recuperao espiritual.
--*--

Como alguns, aprendemos a servir valorosamente a muitos.


--*--

Redimindo-nos perante o adversrio de ontem, nosso corao vitorioso circular no grande entendimento da humanidade.
--*--

Se encontraste, em casa, o campo de batalha, em que sentes compelido a graves indenizaes do pretrito, no te detenhas na hesitao ou na dvida!
--*--

Suporta os conflitos indispensveis prpria redeno, com o valor moral do soldado que carrega o fardo da prpria responsabilidade, enquanto se desenvolve a guerra a que foi trazido.
--*--

No te esqueas de que o lar o espelho, onde o mundo contempla o teu perfil e, por isso mesmo, intrpidos e tranqilos nos compromissos esposados, saibamos enobrec-lo e santific-lo. Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : F, Paz e Amor - Pg. 92

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 8

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

EM CASA
Ningum foge lei da reencarnao.
--*--

Ontem, atraioamos a confiana de um companheiro, induzindo-o derrocada moral.. Hoje, guardamo-lo na condio do parente difcil, que nos pede sacrifcio incessante.
--*--

Ontem, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vcio. Hoje, tmo-la de volta por filha incompreensiva, necessitada do nosso amor.
--*--

Ontem, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmo que nos seguia os exemplos menos felizes. Hoje, partilhamos com ele, feio de esposo desptico ou de filho problema, o clice amargo da redeno.
--*--

Ontem, esquecemos compromissos venerveis, arrastando algum ao suicdio. Hoje, reencontramos esse mesmo algum na pessoa de um filhinho, portador de molstia irreversvel, tutelando-lhe, custa de lgrimas, o trabalho de reajuste.
--*--

Ontem, abandonamos a companheira inexperiente, mngua de todo auxlio, situando-a nas garras da delinqncia. Hoje, achmo-la ao nosso lado, na presena da esposa conturbada e doente, a exigir-nos a permanncia no curso infatigvel da tolerncia.
--*--

Ontem, dilaceramos a alma sensvel de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhes o esprito, a punhaladas de ingratido. Hoje, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angstia, a fim de aprender a plantar carinhos e fidelidade. A frente de toda dificuldade e de toda prova, abenoa sempre e faze o melhor que possas. Ajuda aos que te partilham a experincia, ora pelos que te perseguem, sorria para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam... A humildade chave de nossa libertao. E, sejam quais sejam os teus obstculos na famlia, preciso reconhecer que toda construo moral do Reino de Deus, perante o mundo, comea nos alicerces invisveis da luta em casa.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro: Ideal Esprita - Pg. 132 - Cap. 53

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 9

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

EDUCAO NO LAR

Vs fazeis o que tambm vistes junto de vosso pai. Jesus. (Joo, 8:38.)

Preconiza-se na atualidade do mundo uma educao pela liberdade plena dos instintos do homem, olvidando-se, pouca a pouco, os antigos ensinamentos quanto a formao do carter no lar; a coletividade, porm, cedo ou tarde, ser compelida a reajustar seus propsitos. Os pais humanos tm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua misso amorosa, decorre a organizao do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifcios, conseguem manter, na invigilncia coletiva, a segurana possvel contra a desordem ameaadora. A tarefa domstica nunca ser uma vlvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperao com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, esto cegos e terminaro seus loucos esforos, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade. Debalde se improvisaro socilogos para substituir a educao no lar por sucedneos abstrusos que envenenam a alma. S um esprito que haja compreendido a paternidade de Deus, acima de tudo, consegue escapar lei pela qual os filhos sempre imitaro os pais, ainda quando estes sejam perversos. Ouamos a palavra do Cristo e, se tendes filhos na Terra, guardai a declarao do Mestre, com advertncia.

Esprito : Emmanuel.
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Caminho, Verdade e Vida - Cap. 12

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 10

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

EM FAMLIA
Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua prpria famlia e a recompensar seus pais, porque isto bom e agradvel diante de Deus. Paulo. (I Timteo, 5:4.)

A luta em famlia problema fundamental da redeno do homem na Terra. Como seremos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda no aprendemos a servir cinco ou dez criaturas ? Esta indagao lgica que se estende a todos os discpulos sinceros do Cristianismo. Bom pregador e mau servidor so dois ttulos que se no coadunam. O apstolo aconselha o exerccio da piedade no centro das atividades domsticas, entretanto, no alude piedade que chora sem coragem ante os enigmas aflitivos, mas quela que conhece as zonas nevrlgicas da casa e se esfora por elimin-las, aguardando a deciso divina a seu tempo. Conhecemos numerosos irmos que se sentem sozinhos, espiritualmente, entre os que se lhes agregaram ao crculo pessoal, atravs dos laos consangneos, entregando-se, por isso, a lamentvel desnimo. imprescindvel, contudo, examinar a transitoriedade das ligaes corpreas, ponderando que no existem unies casuais no lar terreno. Preponderam a, por enquanto, as provas salvadoras ou regenerativas. Ningum despreze, portanto, esse campo sagrado de servio por mais se sinta acabrunhado na incompreenso. Constituiria falta grave esquecer-lhe as infinitas possibilidades de trabalho iluminativo. impossvel auxiliar o mundo, quando ainda no conseguimos ser teis nem mesmo a uma casa pequena --- aquela em que a Vontade do Pai nos situou, a ttulo precrio. Antes da grande projeo pessoal na obra coletiva, aprenda o discpulo a cooperar, em favor dos familiares, no dia de hoje, convicto de que semelhante esforo representa realizao essencial.

Esprito : Emmanuel Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Po Nosso - Cap. 117

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 11

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

NO PERTUBEIS

Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. (Mateus, 19:6.)

A palavra divina no se refere apenas aos casos do corao. Os laos afetivos caracterizam-se por alicerces sagrados e os compromissos conjugais ou domsticos sempre atendem a superiores desgnios. O homem no ludibriar os impositivos da lei, abusando de facilidades materiais para lisonjear os sentidos. Quebrando a ordem que lhe rege os caminhos, desorganizar a prpria existncia. Os princpios equilibrantes da vida surgiro sempre, corrigindo e restaurando... A advertncia de Jesus, porm, apresenta para ns significao mais vasta. No separeis o que Deus ajuntou corresponde tambm ao no perturbeis o que Deus harmonizou. Ningum alegue desconhecimento do propsito divino. O dever, por mais duro, constitui sempre a Vontade do Senhor. E a conscincia, sentinela vigilante do Eterno, a menos que esteja o homem dormindo no nvel do bruto, permanece apta a discernir o que constitui obrigao e o que representa fuga. O Pai criou seres e reuniu-os. Criou igualmente situaes e coisas, ajustando-as para o bem comum. Quem desarmoniza as obras divinas, prepare-se para a recomposio. Quem lesa o Pai, algema o prprio eu aos resultados de sua ao infeliz e, por vezes, gasta sculos, desatando grilhes... Na atualidade terrestre, esmagadora percentagem dos homens constitui-se de milhes em servio reparador, depois de haverem separado o que Deus ajuntou, perturbando, com o mal, o que a Providncia estabelecera para o bem. Prestigiemos as organizaes do Justo Juiz que a noo do dever identifica para ns em todos os quadros do mundo. s vezes, possvel perturbar-lhe as obras com sorrisos, mas seremos invariavelmente forados a repar-las com suor e lgrimas.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Caminho, Verdade e Vida - Cap. 164

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 12

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

QUANTO PUDERES

Quanto puderes, no te afastes do lar, ainda mesmo quando o lar te parea inquietante fornalha de fogo e aflio. Quanto te seja possvel, suporta a esposa incompreensiva e exigente, ainda mesmo quando surja aos teus olhos por empecilho felicidade. Quanto estiver ao teu alcance, tolera o companheiro spero ou indiferente, ainda mesmo quando comparea ao teu lado, por adversrio de tuas melhores esperanas. Quanto puderes, no abandones o filho impermevel aos teus bons exemplos e aos teus sadios conselhos, ainda mesmo quando se te afigure acabado modelo de ingratido. Quanto te seja possvel, suporta o irmo que se fez cego e surdo aos teus mais elevados testemunhos no bem, ainda mesmo quando se destaque por inexcedvel representante do egosmo e da vaidade. Quanto estiver ao teu alcance, tolera o chefe atrabilirio, o colega leviano, o parente desagradvel, ou o amigo menos simptico, ainda mesmo quando escarneam de tuas melhores aspiraes. *-*-* Apaga a fogueira da impulsividade que nos impele aos atos impensados ou queixa descabida e avancemos para diante arrimados tolerncia porque se hoje no conseguimos realizar a tarefa que o senhor nos confiou, a ela tornaremos amanh com maiores dificuldades para a necessria recapitulao. *-*-* No vale a fuga que complica os problemas, ao invs de simplific-los. Aceitemos o combate em ns mesmos, reconhecendo que a disciplina antecede a espontaneidade. No h purificao sem burilamento, como no h metal acrisolado sem cadinho esfogueante. *-*-* A educao obra de sacrifcio no espao e no tempo, e atendendo Divina Sabedoria, --- que jamais nos situa uns frente dos outros sem finalidade de servio e reajustamento para a vitria do amor ---, amemos nossas cruzes por mais pesadas e espinhosas que sejam, nelas recebendo as nossas mais altas e mais belas lies.

Esp.: Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Coragem Cap. 22 - Pg. 73

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 13

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

NO CAMINHO DA ELEVAO
Tomai sobre vs o meu jugo... Jesus - Mateus : 11 - 29 Mas na unio dos sexos a par da lei divina material, comum a todos os seres vivos, h outra lei divina, imutvel como todas as leis de Deus, exclusivamente moral: a lei de amor. ESE. Cap. XXII - 3

Abenoa os conflitos que, tantas vezes, te amarfanham o corao no carreiro domstico, sempre que o lar aparea por ninho de problemas e inquietaes. a, entre as quatros paredes do reduto familiar, que reencontras a instrumentao do sofrimento reparador... Amigos transfigurados em desafios pacincia... Pais incompreensivos a te requisitarem entendimento... Filhos convertidos em speros inquisidores da alma... Parentes que se revelam por adversrios ferrenhos sob o disfarce da consanginidade... Lutas inesperadas e amargas que dilapidam as melhores foras da existncia pelo seu contedo de aflio... Aceita as intimaes do calvrio domstico, na feio com que se mostrem, como que acolhe o remdio indispensvel prpria cura. Desertar ser retardar a equao que a contabilidade da vida exigir sempre, na matemtica das causas e dos efeitos. Nesse sentido, vale recordar que Jesus no afirmou que se algum desejasse encontra-lo necessitaria proclamar-lhe as virtudes, entretecer-lhe lauris, homenagear-lhe o nome ou consagrar-se s atitudes de adorao, mas, sim, foi peremptrio, asseverando que os candidatos integrao com ele precisariam carregar a prpria cruz e seguir-lhe os passos, isto , suportarem com serenidade e amor, entendimento e servio os deveres de cada dia. Bem-aventurado, pois, todo aquele que, apesar dos entraves e das lgrimas do caminho sustentar nos ombros, ainda mesmo desconjuntados e doloridos, a bendita carga das prprias obrigaes.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Livro da Esperana - Cap. 75

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 14

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

TEUS FILHOS
Se conflitos inquietantes te envenenam a alma, obstando-te a harmonia conjugal, as leis da vida no te impedem a separao do companheiro ou da companheira, com quem a convivncia se te fez impraticvel, embora, com isso, estejas debitando ao futuro a soluo de graves compromissos em tua vida de esprito... Entretanto, pensa nos filhos. Almas queridas que viajaram das estncias do passado, pelas vias da reencarnao, desembarcaram no presente, atravs dos teus braos, suplicando-te auxlio e renovao. Quem so eles? Habitualmente, so aqueles mesmos companheiros de alegria e sofrimento, culpa e resgate, nas existncias passadas, em cujo clima resvalaste em problemas difceis de resolver. Ontem, associados de trabalho e ideal, so hoje os continuadores de tua ao ou intrpretes de tuas obras. Quase sempre, renascemos na Terra maneira das vergnteas de uma raiz, e, em nosso caso, a raiz o conjunto de dbitos e aspiraes em que se nos desdobram os dias terrestres, objetivando nossa ascenso espiritual. Os filhos no te pedem apenas dinheiro ou reconforto no plano fsico, Solicitam-te igualmente assistncia e rumo, apoio e orientao. Se te uniste com algum no tlamo domstico, semelhante comunho encerra tambm todos aqueles que acolhes na condio de herdeiros do teu nome, a te rogarem proteo e entendimento, a fim de que no lhes faleam o dom de servir e a alegria de viver. Em verdade, repetimos, as leis da vida no te impedem o divrcio, porque situaes calamitosas existem no mundo nas quais a alma encarnada se v sob a ameaa de naufrgio nas pesadas correntes do suicdio ou da criminalidade e o Senhor no faz a apologia da violncia. Apesar disso, considera a extenso dos teus compromissos, porquanto no te reunirias com algum no mago do recinto caseiro para a criao da famlia ou para a sustentao de tarefas especficas, sem razes justas nos princpios de causa e efeito, evoluo e aperfeioamento. Sejam, pois, quais forem as circunstncias constrangedoras que te afligem o lar, reflete, acima de tudo, em teus filhos, que precisam de ti. A tua unio inclui particularmente cada um deles; e eles, que necessitam hoje de tua bno, se buscas esquecer-te a fim de abeno-los, amanh tambm te abenoaro.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro: Vida em Vida - Pg. 92 - Cap. 31

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 15

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

CONFLITOS DOMSTICOS
No nos reportamos ao divrcio para te dizer que essa medida impraticvel. Existem problemas to profundos, nas resolues de carter extremamente particular, que s o entendimento entre a criatura e o Criador, atravs da reflexo e da prece, consegue resolver. Todavia, se conflitos caseiros te atormentam a vida, faze o possvel por salvar a nave domstica de soobro e perturbao. --*-Talvez a companheira te haja desconsiderado ou ferido... Provvel que o companheiro te haja imposto agravo ou desapreo. Tudo ter comeado num pequeno gesto de intolerncia. A migalha de amargura imitou a bola de neve, convertendo-se em muralha de fel. Antes, porm, que a rstia de sombra se transforme em nevoeiro, compadece-te e procura compreender o outro corao que se te associa no lar. Quem sabe se a intransigncia, a infidelidade, a irritao ou a secura com que te defrontas sero frutos de tua prpria frieza, menosprezo, violncia ou ingratido?
--*--

Pra e pensa. Medita na ternura e no apoio que esperas receber em casa, a fim de que te no faltem foras na execuo dos prprios deveres, no dia-a-dia. Percebers que a indulgncia e a bondade criam bondade e indulgncia, onde surjam. Mudemos a ns mesmos para melhor e aqueles que nos compartilham a estrada no se detero insensveis. Planta de novo a alegria e o bem, para que obtenhas o bem e a alegria novamente.
--*--

D e recebers. Ningum se agrega com algum, nas tarefas de burilamento e de amor, sem motivos justos. E ns que aprendemos a salvar o trigo e a batata, os campos e as fontes, saibamos preservar a nossa unio tambm. Nesse sentido, entretanto, no exija dos outros a iniciativa para as realizaes da harmonia e da segurana. D o primeiro passo e os outros te seguiro.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro: Chico Xavier Pede Licena - Pg. 71 - Cap. 13

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 16

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

FAMILIARES PROBLEMAS

Desposaste algum que no mais te parece a criatura ideal que conheceste. A convivncia te arrancou aos olhos as cores diferentes com que o noivado te resguardava o futuro que hoje se fez presente. Em torno, provaes, encargos renascentes, familiares que te pedem apoio, obstculos por vencer. E sofres. Entretanto, recorda que antes da unio falavas de amor e te mostravas na firme disposio em que assumiste os deveres que te assinalam agora os dias, e no recues da frente de trabalho a que o mundo te conduziu. Se a criatura que te compartilha transitoriamente o destino no aquela que imaginaste e sim algum que te impe difcil tarefa a realizar, observa que a unio de ambos no se efetuaria sem fins justos e d de ti quanto possvel para que essa mesma criatura venha a ser como desejas. Diante de filhos ou parentes outros que se valem de ttulos domsticos para menosprezarte ou ferir-te, nem por isso deixes de am-los. So eles, presentemente na Terra, quais os fizemos em outras pocas, e os defeitos que mostrem no passam de resultados das leses espirituais causadas por ns mesmos, em tempos outros, quando lhes orientvamos a existncia nas trilhas da evoluo. provvel tenhamos dado um passo frente. Talvez o contato deles agora nos desagrade pela tisna de sombra que j deixamos de ter ou de ser. Isso, porm, motivao para auxlio, no para fuga. Atentos ao princpio de livre arbtrio que nos rege a vida espiritual, claro que ningum te impede de cortar laos, sustar realizaes, agravar dvidas ou delongar compromissos. Divrcio medida perfeitamente compreensvel e humana, toda vez que os cnjuges se confessam beira da delinqncia, conquanto se erija em moratria de dbito para resgate em novo nvel. E o afastamento de certas ligaes recurso necessrio em determinadas circunstncias, a fim de que possamos voltar a elas, algum dia, com o proveito preciso. Reflete, porm, que a existncia na Terra um estgio educativo ou reeducativo e to s pelo amor com que amamos, mas no pelo amor com que esperamos ser amados, ser-nos- possvel trabalhar para redimir e, por vezes, saber perder para realmente vencer.

Esprito : Emmanuel.
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Na Era do Esprito - Cap. 2

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 17

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

UNIES ENFERMAS
Se te encontras nas tarefas da unio conjugal, recorda que ora a execuo dos encargos em dupla garantia de tua prpria sustentao. Dois associados no condomnio de responsabilidade na mesma construo. Dois companheiros partilhando um s investimento.
--*--

s vezes, depois dos votos de ternura e fidelidade, quando as promessas se encaminham para as realizaes objetivas, os scios de base da empresa familiar encontram obstculos pela frente. Um deles ter adoecido e falta no outro a tolerncia necessria. Surge a irritao e aparece a ressentimento. Em outras ocasies, o trabalho se amplia em casa e um deles foge cooperao. Surge o cansao e aparece o desapreo. Hoje --- queixas. Adiante --- desatenes e lgrimas. Amanh --- rixas. Adiante ainda --- amarguras e acusaes recprocas. Se um dos responsveis no se dispe a compreender a validade do sacrifcio, aceitando-o por medida de salvao do instituto domstico, eis a unio enferma ameaando ruptura.
--*--

Nesse passo, costumam repontar do caminho laos e afinidades de existncias do pretrito convidando esse ou aquele dos parceiros para unies diferentes. E ser indispensvel muita abnegao para que os chefes da comunho familiar no venham a desfazer, de todo, a unio j enferma, partindo no rumo de novos ajustes afetivos.
--*--

Entende-se claro que o divrcio lei humana que vem unicamente confirmar uma situao que j existe e que, se calamidades da alma pendem sobre a casa, no se dispe de outra providncia mais razovel para recomendar, alm dessa. Entretanto, se te vs nos problemas de unio enferma e, principalmente se tens crianas a proteger, tanto quanto se te faa possvel, mantm o lar que edificaste com as melhores foras do esprito. Realmente, os casamentos de amor jamais adoecem, mas nos enlaces de provao redentora, os cnjuges solicitaram, antes do bero terrestre, determinadas tarefas em regime de compromisso perante a Vida Infinita. E ante a Vida Infinita convm lembrar sempre que os nossos dbitos no precisam de resgate, a longo prazo, pela contabilidade dos sculos, desde que nos empenhamos a solv-los em tempo curto, pelo credirio da pacincia, a servio do amor.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Caminhos de Volta - Pg. 62

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 18

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

UNIES DE PROVA
... No separe o homem o que Deus ajuntou. Jesus - Mateus : 19 - 6 ... Quando Jesus disse: No separe o homem o que Deus ajuntou, essas palavras se devem entender com referncia unio, segundo a lei imutvel de Deus e no segundo a lei mutvel dos homens. ESE. Cap. XXII - 3

Aspiras a convivncia dos espritos de eleio com os quais te harmonizas agora, no entanto, trazes ainda na vida social e domstica, o vnculo das unies menos agradveis que te compelem a frenar impulsos e a sufocar os mais belos sonhos. No violentes, contudo, a lei que te preceitua semelhantes deveres. Arrastamos, do passado ao presente, os dbitos que as circunstncias de hoje nos constrangem a revisar. O esposo arbitrrio e rude que te pede herosmo constante o mesmo homem de outras existncias, de cuja lealdade escarneceste, acentuando-lhe a feio agressiva e cruel. Os filhinhos doentes que te desfalecem nos braos, cancerosos ou insanos, idiotizados ou paralticos so as almas confiantes e ingnuas de anteriores experincias terrestres, que impeliste friamente s pavorosas quedas morais. A companheira intransigente e obsediada, a envolver-te em farpas magnticas de cime, no outra seno a jovem que outrora embaste com falsos juramentos de amor, enredando-lhe os ps em degradao e loucura. Os pais e chefes tirnicos, sempre dispostos a te ferirem o corao, revelam a presena daqueles que te foram filhos em outras pocas, nos quais plantaste o espinheiral do despotismo e do orgulho, hoje contigo para que lhes renoves o sentimento, ao preo de bondade e perdo sem limites. --*-Espritos enfermos, passamos pelo educandrio da reencarnao, qual se o mundo, transfigurado em sbio anestesista, nos retivesse no lar para que o tempo, feio de professor devotado, de prova em prova, efetue a cirurgia das leses psquicas de egosmo e vaidade, viciao e intolerncia que nos comprometem a alma. frente, pois, das unies menos simpticas, saibamos suporta-las, de nimo firme. Divrcio, retirada, rejeio e demisso, s vezes, constituem medidas justificveis nas convenes humanas, mas quase sempre no passam de moratrias para resgate em condies mais difceis, com juros de escorchar. Ouamos o ntimo de ns mesmos. Enquanto a conscincia se nos aflige, na expectativa de afastar-nos da obrigao, perante algum, vibra em ns o sinal de que a dvida permanece.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Livro da Esperana - Cap. 76

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 19

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

UNIO INFELIZ

Pergunta --- Qual o fim objetivado com a reencarnao? Resposta --- Expiao, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justia? Item n. 167, de O Livro dos Espritos.

Dolorosa, sem dvida, a unio considerada menos feliz. E, claro, que no existe obrigatoriedade para que algum suporte, a contragosto, a truculncia ou o peso de algum, ponderando-se que todo esprito livre no pensamento para definir-se, quanto s prprias resolues. Que haja, porm, equilbrio suficiente nos casais jungidos pelo compromisso afetivo, para que no percam a oportunidade de construir a verdadeira libertao. Indiscutivelmente, os dbitos que abraamos so anotados na Contabilidade da Vida; todavia, antes que a vida os registre por fora, grava em ns mesmos, em toda extenso, o montante e os caractersticos de nossas faltas. A pedra que atiramos no prximo talvez no volte sobre ns em forma de pedra, mas permanece conosco na figura de sofrimento. E, enquanto no se remove a causa da angstia, os efeitos dela perduram sempre, tanto quanto no se extingue a molstia, em definitivo, se no a eliminamos na origem do mal. Nas ligaes terrenas, encontramos as grandes alegrias; no entanto, tambm dentro delas que somos habitualmente defrontados pelas mais duras provaes. Isso porque, embora no percebamos de imediato, recebemos, quase sempre, no companheiro ou na companheira da vida ntima, os reflexos de ns prprios. natural que todas as conjugaes afetivas no mundo se nos figurem como sendo encantados jardins, enaltecidos de beleza e perfume, lembrando livros de educao, cujo prefcio nos enleva com a exaltao dos objetivos por atingir. A existncia fsica, entretanto, processo especfico de evoluo, nas reas do tempo, e assim como o aluno nenhuma vantagem obter da escola se no passa dos ornamentos exteriores do educandrio em que se matricula, o esprito encarnado nenhum proveito recolheria do casamento, caso pretendesse imobilizar-se no xtase do noivado. Os princpios crmicos desenovelam-se com as horas. Provas, tentaes, crises salvadoras ou situaes expiatrias surgem na ocasio exata, na ordem em que se nos recapitulam oportunidades e experincias, qual ocorre semente que, devidamente plantada, oferece o fruto em tempo certo. O matrimnio pode ser precedido de doura e esperana, mas isso no impede de que os dias subsequentes, em sua marcha incessante, tragam aos cnjuges os resultados das prprias criaes que deixaram para trs.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 20

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

A mudana espera todas as criaturas nos caminhos do Universo, a fim de que a renovao nos aprimore. A jovem suave que hoje nos fascina, para a ligao afetiva, em muitos casos ser talvez amanh a mulher transformada, capaz de impor-nos dificuldades enormes para a consecuo da felicidade; no entanto, essa mesma jovem suave foi, no passado --- em existncias j transcorridas ---, a vtima de ns mesmos, quando lhe infligimos os golpes de nossa prpria deslealdade ou inconseqncia , convertendo-a na mulher temperamental ou infiel que nos cabe agora revelar e retificar. O rapaz distinto que atrai presentemente a companheira, para os laos da comunho mais profunda, bastas vezes ser provavelmente depois o homem cruel e desorientado, suscetvel de constrang-la a carregar todo um calvrio de aflies, incompatveis com os anseios de ventura que lhe palpitam na alma. Esse mesmo rapaz distinto, porm, foi no pretrito --- em existncias que j se foram --- a vtima dela prpria, quando, desregrada ou caprichosa, lhe desfigurou o carter, metamorfoseando-o no homem vicioso ou fingido que lhe compete tolerar e reeducar. Toda vez que amamos algum e nos entregamos a esse algum, no ajuste sexual, ansiando por no nos desligarmos desse algum, para depois --- somente depois --- surpreender nesse algum defeitos e ndoas que antes no vamos, estamos frente de criatura anteriormente dilapidada por ns, a ferirnos justamente nos pontos em que a prejudicamos, no passado, no s a cobrar-nos o pagamento de contas certas, mas, sobretudo, a esmolar-nos compreenso e assistncia, tolerncia e misericrdia, para que se refaa ante as leis do destino. A unio suposta infeliz deixa de ser, portanto, um crcere de lgrimas para ser um educandrio bendito, onde o esprito equilibrado e afetuoso, longe de abraar a desero, aceita, sempre que possvel, o companheiro ou a companheira que mereceu ou de que necessita, a fim de quitar-se com os princpios de causa e efeito, liberando-se das sombras de ontem para elevar-se, em silenciosa vitria sobre si mesmo, para os domnios da luz.

Esp.: Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Vida e Sexo Cap. 9 Pg. 41

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 21

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DESVINCULAES FAMILIARES

Momentos surgem nas reas da famlia terrestre em que a vida nos pede compreenso e serenidade, sempre mais amplas, a fim de que o desequilbrio no se estabelea, criando problemas desnecessrios. Referimo-nos ao instante no qual um dos componentes do grupo domstico altera conscientemente as prprias diretrizes, com a indiferena diante dos compromissos assumidos. Certamente, em ocasies quais essas em que notamos uma pessoa querida a se afastar da execuo do plano de paz correspondente ao dever que traou a si prpria, no se lhe negaro os avisos afetuosos, nos dilogos de corao para corao. Entretanto, se essa criatura que se nos faz sumamente estimvel nos recusa os alvitres e ponderaes, isso no motivo para sofrimentos inteis. No se compreende porque devamos cercear os passos dos entes amados que no nos prezem a intimidade, subestimando os encargos que abraaram conosco. preciso entender que o caminho de muitas das criaturas que mais amamos, ainda no se vincula senda que a Sabedoria da Vida nos deu a trilhar. Possivelmente, estaremos observando com o enfoque de nossas prprias experincias, determinados perigos futuros a que se expem; no entanto, isso assunto que se refere aos companheiros a que nos reportamos e no a ns, compreendendo-se que em nossa prpria estrada no mundo, sobram riscos a facear. Quando existam crianas nesses processos de desvinculao, justo nos voltemos para elas, estendendo-lhes a proteo que se nos torne possvel, ainda mesmo quando estejam, por fora das circunstncias, junto ao parente indireto, com o qual os familiares que amamos estejam em oposio. Os pequeninos so as vtimas, quase sempre indefesas, de nossos desajustes e, em qualquer caso, imperioso permanecermos acordados para a responsabilidade de auxili-los, considerando o futuro, de modo a que se sobreponham aos nossos desastres afetivos e s nossas indecises. Quanto aos adultos, nas opes a que se inclinem, saibamos respeit-los nas situaes que prefiram, mesmo porque todos ns - os espritos ainda ligados evoluo da Terra - temos problemas e dbitos, ideais irrealizados e numerosa reparaes a fazer, perante a Contabilidade da Vida sobre o qual se baseiam as Leis de Deus.

Esprito : Emmanuel.
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Urgncia - Pg. 114

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 22

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DIVRCIO
1. Compreendendo-se que muitos casamentos resultam em unies infelizes e, s vezes, at mesmo

profundamente antipticas, induzindo os cnjuges ao divrcio, como interpretar a fase de atrao recproca, repleta de alegria e esperana, que caracterizou o namoro e o noivado? Resp. : Qualquer pessoa que aspire a um ttulo elevado passa pela fase de encantamento. Esfalfa-se o professor pela ascenso ctedra. Conseguindo o certificado de competncia, imperioso entregar-se ao estudo incessante para atender s exigncias do magistrio. Esfora-se o acadmico pela conquista do diploma que lhe autorize o exerccio da profisso liberal. Laureado pela distino, sente-se compelido a trabalho infatigvel, de modo a sustentar-se na respeitabilidade em que anela viver. --- Assim tambm o matrimnio. 2. Como interpretar as contrariedades e desgostos domsticos? Resp. : O homem e a mulher aguardam o casamento, embalados na melodia do sonho, entretanto, atingida a convivncia no lar, surgem as obrigaes, decorrentes do pretrito, atravs do programa de servio traado para cada um de ns pela reencarnao, que nos compele a retomar, na intimidade, todos os nossos erros e desacertos. Fcil, dessa forma, reconhecer que todas as dificuldades domsticas so empeos, trazidos por ns prprios, das existncias passadas.
3. De modo geral, que , nas leis do destino, o marido faltoso?

Resp. : Marido faltoso aquele mesmo homem que, um dia, inclinamos crueldade e mentira.
4. E a esposa desequilibrada?

Resp. : Esposa desequilibrada aquela mulher que, certa feita, relegamos necessidade e viciao.
5. Quem so os filhos problemas?

Resp. : Filhos problemas so aqueles mesmos espritos que prejudicamos, desfigurando-lhes o carter e envenenando-lhes os sentimentos.
6. Qual a funo essencial do lar e da famlia?

Resp. : No caminho familiar, purificam-se impulsos e renovam-se decises. Nele encontramos os estmulos ao trabalho e as tentaes que nos comprovam as qualidades adquiridas, as alegrias que nos alentam e as dores que nos corrigem.
7. Como encarado o divrcio nos planos superiores de esprito?

Resp. : O divrcio conquanto s vezes necessrio, no caminho salvador quando lutas se agravem. Ningum colhe flores do plantio de pedras. S o tempo consegue dissipar as sombras que amontoamos com o tempo. S o perdo incondicional apaga as ofensas; apenas o bem extingue o mal.
8. Existem casos francamente insolvveis nos casamentos desventurados; no ser o divrcio o mal

menor para evitar maiores males? Resp. : Muitos dizem que o divrcio vlvula de escape para evitar o crime e no ousamos contestar. Casos surgem nos quais ele funciona, por medida lamentvel, afastando males maiores, qual amputao que evita a morte, mas ser sempre quitao adiada, maneira de reforma no dbito contrado.
9. Por mais rspidas se faam as lutas, no casamento, melhor permanecer dentro delas?

Resp. : Pagar libertar-se, aprender assimilar a lio. Esprito : Emmanuel


Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Leis de Amor - Cap. IV

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 23

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DIVRCIO

E Jesus, respondendo, disse-lhes: pela dureza dos vossos coraes vos deixou ele escrito esse mandamento. Marcos : 10 - 5

Comentando o dispositivo aprovado por Moiss, com referncia ao divrcio, Jesus tem uma luminosa definio, dentro do assunto. O Mestre explica sabiamente que a instituio no procedia da esfera de influenciao divina, mas sim, da dureza dos coraes humanos. Quer isso dizer que o divrcio uma providncia oriunda da maldade, a fim de que a maldade no destrua, de todo. Por melhor defendida pelos argumentos de juizes e socilogos, a medida, cristmente considerada, no pode passar disso. Esse ou aquele cnjuge movimenta o processo separacionista justificando a atitude, com a alegao de que procura evitar o pior; entretanto, isso no constitui seno trama individual, quando no representa insaciedade criminosa. O casal que procura semelhante recurso no faz mais que adiar o resgate de um dbito, agravando os esforos do pagamento, pelas suas noes de irresponsabilidade. Desdenha-se a possibilidade de hoje, mas no se poder fugir s imposies de amanh. O marido grosseiro ou a esposa ignorante so tambm campos de trabalho do Senhor, alm dos laos poderosos do pretrito que a unio conjugal evidencia. Muita gente busca essa vlvula para escapar da experincia til, entregando-se variedade viciosa, mas vale-se de uma medida nascida da dureza dos coraes humanos e no faz mais que caminhar ao encontro de seus efeitos perniciosos. Os que se encontram em trnsito, da animalidade para a espiritualidade, devem meditar a lio de Jesus, abandonando a preocupao de meros caadores de prazer.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Levantar e Seguir - Pg. 45

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 24

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DIVRCIO

O divrcio lei humana que tem por objeto separar legalmente o que j, est separado. No contrrio lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens ho feito e s aplicvel nos casos em que no levou em conta a lei divina. Do item 5, do Cap. XXII, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Partindo do princpio de que no existem unies conjugais ao acaso, o divrcio, a rigor, no deve ser facilitado entre as criaturas. a, nos laos matrimoniais definidos nas leis do mundo, que se operam burilamentos e reconciliaes endereados precisa sublimao da alma. O casamento ser sempre um instituto benemrito, acolhendo, no limiar, em flores de alegria e esperana, aqueles que a vida aguarda para o trabalho do seu prprio aperfeioamento e perpetuao. Com ele, o progresso ganha novos horizontes e a lei do renascimento atinge os fins para os quais se encaminha. Ocorre, entretanto, que a Sabedoria Divina jamais institui princpios de violncia, e o Esprito, conquanto em muitas situaes agrave os prprios dbitos, dispe da faculdade de interromper, recusar, modificar, discutir ou adiar, transitoriamente, o desempenho dos compromissos que abraa. Em muitos lances da experincia, a prpria individualidade, na vida do Esprito, antes da reencarnao, que assinala a si mesma o casamento difcil que facear na estncia fsica, chamando a si o parceiro ou a parceira de existncias pretritas para os ajustes que lhe pacificaro a conscincia, vista de erros perpetrados em outras pocas. Reconduzida, porm, ribalta terrestre e assumida a unio esponsalcia que atraiu a si mesma, ei-la desencorajada face dos empeos que lhe desdobram frente. Por vezes, o companheiro ou a companheira voltam ao exerccio da crueldade de outro tempo, seja atravs de menosprezo, desrespeito, violncia ou deslealdade, e o cnjuge prejudicado nem sempre encontra recursos em si para se sobrepor aos processos de dilapidao moral de que vtima. Compelidos, muita vez, s ltimas fronteiras da resistncia, natural que o esposo ou a esposa, relegado a sofrimento indbito, se valha do divrcio por medida extrema contra o suicdio, o homicdio ou calamidades outras que lhes complicariam ainda mais o destino. Nesses lances da experincia, surge a separao maneira de bno necessria e o cnjuge prejudicado encontra no tribunal da prpria conscincia o apoio moral da auto-aprovao para renovar o caminho que lhe diga respeito, acolhendo ou no nova companhia para a jornada humana.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 25

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

bvio que no nos lcito estimular o divrcio em tempo algum, competindo-nos to-somente, nesse sentido, reconfortar e reanimar os irmos em lide, nos casamentos de provao, a fim de que se sobreponham s prprias suscetibilidades e aflies, vencendo as duras etapas de regenerao ou expiao que rogaram antes do renascimento no Plano Fsico, em auxlio a si mesmos; ainda assim, justo reconhecer que a escravido no vem de Deus e ningum possui o direito de torturar ningum, face das leis eternas. O divrcio, pois, baseado em razes justas, providncia humana e claramente compreensvel nos processos de evoluo pacfica. Efetivamente, ensinou Jesus: no separeis o que Deus ajuntou, e no nos cabe interferir na vida de cnjuge algum, no intuito de arred-lo da obrigao a que se confiou. Ocorre, porm, que se no nos cabe separar aqueles que as Leis de Deus reuniu para determinados fins, so eles mesmos, os amigos que se enlaaram pelos vnculos do casamento, que desejam a separao entre si, tocando-nos unicamente a obrigao de respeitar-lhes a livre escolha sem ferir-lhes a deciso.

Esp.: Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Vida e Sexo Cap. 8 Pg. 37

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 26

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

ANTE O DIVRCIO
Tema : Lar e Divrcio

Toda perturbao no lar, frustando-lhe a viagem no tempo, tem causa especfica. Qual acontece ao comboio, quando estaca indebitamente ou descarrila, imperioso angariar a proteo devida para que o carro domstico prossiga adiante. No transporte caseiro, aparentemente ancorado na estao do cotidiano ( e dizemos aparentemente, porque a mquina familiar est em movimento e transformao incessantes ), quase todos os acidentes se verificam pela evidncia de falhas diminutas que, em se repetindo indefinidamente, estabelecem, por fim, o desastre espetacular. Essas falhas, no entanto, nascem do comportamento dos mais interessados na sustentao do veculo ou, propriamente, do marido e da mulher, chamados pela ao da vida a regenerar o passado ou a construir o futuro pelas possibilidades da reencarnao no presente, falhas essas que se manifestam de pequeno desequilbrio, at que se desencadeie o desequilbrio maior. Nesse sentido, vemos cnjuges que transfiguram conforto em pletora de luxo e dinheiro, desfazendo o matrimnio em facilidades loucas, como se afoga uma planta por excesso de adubo, e observamos aqueles outros que o sufocam por abuso de sovinice; notamos os que arrasam a unio conjugal em festas sociais permanentes e assinalamos os que a destroem por demasia de solido; encontramos os campees da teimosia que acabam com a paz em famlia, manejando atitudes do contra sistemtico, diante de tudo e de todos, e identificamos os que a exterminam pelo silncio culposo, frente do mal; surpreendemos os fanticos da limpeza, principalmente muitas de nossas irms, as mulheres, quando se fazem mrtires de vassoura e enceradeira, dispostas a arruinar o acordo geral em razo de leve cisco nos mveis, e somos defrontados pelos que primam no vcio de enlamear a casa, desprezando a higiene. Equilbrio e respeito mtuo so as bases do trabalho de quantos se propem garantir a felicidade conjugal, de vez que, repitamos, o lar semelhante ao comboio em que filhos, parentes, tutores e afeioados so passageiros. Algum perguntar como situaremos o divrcio nestas comparaes. Divorciar, a nosso ver, deixar a locomotiva e seus anexos. Quem responde pela iniciativa da separao decerto que larga todo esse instrumental de servio prpria sorte e cada conscincia responsvel por si. No ignoramos que o trem caseiro corre nos trilhos da existncia terrestre, com autorizao e administrao das Leis Orgnicas da Providncia Divina e, sendo assim, o divrcio, expressando desistncia ou abandono de compromisso, deciso lastimvel, conquanto s vezes necessria, com razes na responsabilidade do esposo ou da esposa que, a rigor, no caso, exercem as funes de chefe e maquinista. Esprito : Emmanuel.
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Encontro Marcado - Cap. 51

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 27

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DIVRCIO e LAR

Indubitavelmente o divrcio compreensvel e humano, sempre que o casal se encontre beira da loucura ou da delinqncia . Quando algum se aproxima, reconhecidamente, da segregao no crcere ou no sanatrio especializado em terapias da mente, atravs de irreflexes com que assinala a prpria insegurana, imperioso se lhe estenda recurso adequado ao reequilbrio. Feita a ressalva, e atentos que devemos estar aos princpios de causa e efeito que nos orientam nas engrenagens da vida, razovel se pea aos cnjuges o mximo esforo para que no venham a interromper os compromissos a que se confiaram no tempo. Para que se atenda a isso justo anotar que, muitas vezes, o matrimnio, feio de organismo vivo e atuante, adoece por desdia de uma das partes. Dois seres, em se unindo no casamento, no esto unicamente chamados ao rendimento possvel da famlia humana e ao progresso das boas obras a que se dediquem, mas tambm e principalmente --- e muito principalmente --- ao amparo mtuo. Considerado o problema na formulao exata, que dizer do homem que, a pretexto de negcio e administrao, lutas e questes de natureza superficial, deixasse a mulher sem o apoio afetivo em que se comprometeu com ela ao busc-la, a fim de que lhe compartilhasse a existncia?. E que pensar da mulher que, sob a desculpa de obrigaes religiosas e encargos sociais, votos de amparo a causas pblicas e contrariedades da parentela, recusasse o apoio sentimental que deve ao companheiro, desde que se decidiu a partilhar-lhe o caminho ?. Dois coraes que se entregam um ao outro, desde que se fundem nas mesmas promessas e realizaes recprocas, passam a responder, de maneira profunda, aos impositivos de causa e efeito, dos quais no podem efetivamente escapar. Todos sabemos que no equilbrio emocional, entre os parceiros que se responsabilizam pela organizao domstica, depende invariavelmente a felicidade caseira. Por isso mesmo, no dilogo a que somos habitualmente impelidos, no intercmbio com os amigos encarnados na Terra, acerca do relacionamento de que carecemos na sustentao da tranqilidade de uns para com os outros, divrcio e lar constituem temas que no nos ser lcito esquecer.
-*-

Se te encontras nas ondas pesadas da desarmonia conjugal, evoluindo para o divrcio ou qualquer outra espcie de separao, no menosprezes buscar alguma ilha de silncio a fim de pensar. Considera as prprias atitudes e, atravs de criterioso auto-exame, indague por teu prprio comportamento na rea afetiva em que te comprometeste, na garantia da paz e da segurana emotiva da companheira ou do companheiro que elegeste para a jornada humana. E talvez descubras que a causa das perturbaes existentes reside em ti mesmo. Feito isso, se trazes a conscincia vinculada ao dever, acabars doando ao corao que espera por teu apoio, a fim de trabalhar e ser feliz, a quota de assistncia que se lhe faz naturalmente devida em matria de alegria e tranqilidade, amor e compreenso.

Esprito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Na Era do Esprito - Cap. 20

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 28

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

CASAMENTO E DIVRCIO
Divrcio, edificao adiada, resto a pagar no balano do esprito devedor. Isso geralmente porque um dos cnjuges, scio na firma do casamento, veio a esquecer que os direitos na instituio domstica somam deveres iguais. A Doutrina Esprita elucida claramente o problema do lar, definindo responsabilidades e entremostrando os remanescentes do trabalho a fazer, segundo os compromissos anteriores em que marido e mulher assinaram contrato de servio, antes da reencarnao. Dois espritos sob o aguilho do remorso ou tangidos pelas exigncias da evoluo, ambos portando necessidades e dbitos, combinam encontro ou reencontro no matrimnio, convencidos de que unio esponsalcia , sobretudo, programa de obrigaes regenerativas. Reincorporados, porm, na veste fsica, se deixam embair pelas iluses de antigos preconceitos da conveno social humana ou pelas hipnoses do desejo e passam ao territrio da responsabilidade matrimonial, quais sonmbulos sorridentes, acreditando em felicidade de fantasia como as crianas admitem a solidez dos pequeninos castelos de papelo. Surgem, no entanto, as realidades que sacodem a conscincia. Esposo e esposa reconhecem para logo que no so os donos exclusivos da empresa. Sogro e sogra, cunhados e tutores consangneos so tambm scios comanditrios, cobrando os juros do capital afetivo que emprestaram, e os filhos vo aparecendo na feio de interessados no ajuste, reclamando cotas de sacrifcio. O tempo que durante o noivado era todo empregado no montante dos sonhos, passa a ser rigorosamente dividido entre deveres e pagamentos, previses e apreenses, lutas e disciplinas e os cnjuges desprevenidos de conhecimento elevado, comeam a experimentar fadiga e desnimo, quanto mais se lhes torna necessria a confiana recproca para que o estabelecimento domstico produza rendimento de valores substanciais em favor do mundo e da vida do esprito. Descobrem, por fim, que amar no apenas fantasiar, mas acima de tudo, construir. E construir pede no somente plano e esperana, mas tambm suor e por vezes aflio e lgrimas. Auxiliemos, na Terra, a compreenso do casamento como sendo um consrcio de realizaes e concesses mtuas, cuja falncia preciso evitar. Divulguemos o princpio da reencarnao e da responsabilidade individual para que os lares formados atendam misso a que se destinam. Compreendamos os irmos que no puderem evitar o divrcio porquanto ignoramos qual seria a nossa conduta em lugar deles, nos obstculos e sofrimentos com que foram defrontados, mas interpretemos o matrimnio por sociedade venervel de interesses da alma perante Deus.

Esp.: Andr Luiz


Psicografia : Waldo Vieira Livro : Sol nas Almas Cap. 10 - Pg. 38

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 29

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

MATRIMNIO E DIVRCIO
--- Poderiamos receber algumas noes acerca do matrimnio, bem como do divrcio no Plano Fsico, examinados espiritualmente?

--- Nas esferas elevadas, as almas superiores identificam motivo de honra no servio de amparo aos companheiros menos evolvidos que estagiam nos planos inferiores. No podemos olvidar que, na Terra, o matrimnio pode assumir aspectos variados, objetivando mltiplos fins. Em razo disso, acidentalmente, o homem ou a mulher encarnados podem experimentar o casamento terrestre diversas vezes, sem encontrar a companhia das almas afins com as quais realizariam a unio ideal. Isso porque, comumente, preciso resgatar essa ou aquela dvida que contramos com a energia sexual, aplicada de maneira infeliz ante os princpios de causa e efeito. Entretanto, se o matrimnio expiatrio ocorre em npcias secundrias, o cnjuge liberado da veste fsica, quando se ajuste afeio nobre, freqentemente se coloca a servio da companheira ou do companheiro na retaguarda, no que exercita a compreenso e o amor puro. Quanto reunio no Plano Espiritual, razovel se mantenha aquela em que prevalea a conjuno dos semelhantes, no grau mais elevado da escala de afinidades eletivas. Se os vivos e as vivas das npcias efetuadas em grau menor de afinidade demonstram sadia condio de entendimento, so habitualmente conduzidos, depois da morte, ao convvio do casal restitudo comunho, desfrutando posio anloga dos filhos queridos junto dos pais terrenos, que por eles se submetem aos mais eloqentes e multifrios testemunhos de carinho e sacrifcio pessoal para que atendam, dignamente, articulao dos prprios destinos. Contudo, se a desesperao do cime ou a nuvem do despeito enceguecem esse ou aquele membro da equipe fraterna, os cnjuges reassociados no plano superior, amparam-lhe a reencarnao, maneira de benfeitores ocultos, interpretando-lhes a rebelio por sintoma enfermio, sem lhes retirar o apoio amigo, at que se reajustem no tempo. Ningum veja nisso inovao ou desrespeito ao sentimento alheio, porquanto o lar terrestre enobrecido, se analisado sem preconceitos, permanece estruturado nessas mesmas bases essenciais, de vez que os pais humanos recebem, muitas vezes, no instituto domstico, por filhos e filhas, aqueles mesmos laos do passado, com os quais atendem ao resgate de antigas contas, purificando emoes, renovando impulsos, partilhando compromissos ou aprimorando relaes afetivas de alma para alma. nessa condio que em muitas circunstncias surgem nas entidades renascentes, sem que o vu da reencarnao lhes esconda de todo a memria, as psiconeuroses e fixaes infanto-juvenis, cuja importncia na conduta sexual da personalidade exagerada em excesso pelos sexlogos e psicanalistas da atualidade, carentes de mais amplo contacto com as realidades do Esprito e da reencarnao, que lhes permitiriam ministrar aos seus pacientes mais efetivo socorro de ordem moral. Quanto ao divrcio, segundo os nossos conhecimentos no Plano Espiritual, somos de parecer no deva ser facilitado ou estimulado entre os homens, porque no existem na Terra unies conjugais legalizadas ou no, sem vnculos graves no princpio da responsabilidade assumida em comum.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 30

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Mal sados do regime poligmico, os homens e as mulheres sofrem-lhe ainda as sugestes animalizantes e, por isso mesmo, nas primeiras dificuldades da tarefa a que foram chamados, costumam desertar dos postos de servio em que a vida os situa, alegando imaginrias incompatibilidades e supostos embaraos, quase sempre simplesmente atribuveis ao desregrado narcisismo de que so portadores. E com isso exercem viciosa tirania sobre o sistema psquico do companheiro ou da companheira mutilados ou doentes, necessitados ou ignorantes, aps explorar-lhes o mundo emotivo, quando no se internam pelas aventuras do homicdio ou do suicdio espetaculares, com a fuga voluntria de obrigaes preciosas. imperioso, assim, que a sociedade humana estabelea regulamentos severos a benefcio dos nossos irmos contumazes na infidelidade aos compromissos assumidos consigo prprios, a benefcio deles, para que se no agreguem a maior desgoverno, e a benefcio de si mesma, a fim de que no regresse promiscuidade aviltante das tabas obscuras, em que o princpio e a dignidade da famlia ainda so plenamente desconhecidos. Entretanto, imprescindvel que o sentimento de humanidade interfira nos casos especiais, em que o divrcio o mal menor que possa surgir entre os grandes males pendentes sobre a fronte do casal, sabendo-se porm, que os devedores de hoje voltaro amanh ao acerto das prprias contas

Esprito.: Andr Luiz


Psicografia : Francisco Cndido Xavier e Waldo Vieira Livro : Evoluo em Dois Mundos Cap. VIII - Pg. 185

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 31

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DIVRCIO
... Aproveitei o assunto e indaguei sobre o divrcio. O juiz atendeu. Em se reconhecendo que todos os matrimnios terrestres, entre as pessoas de evoluo respeitvel, se efetuam na base dos programas de trabalho, previamente estabelecidos, seja em questes de benefcio geral ou de provas legtimas, o divrcio dificultado, nas esferas superiores, por todos os meios lcitos; contudo, em muitos casos, permitido ou prestigiado, sob pena de transformarse a justia em prepotncia contra vtimas de crueldades sociais que a legislao na Terra, por enquanto, no consegue remediar, nem prever. Surgido o problema, o companheiro ou a companheira, responsvel pela ruptura da confiana e da estabilidade da unio conjugal, passa condio de julgado. A vtima induzida generosidade e benevolncia, atravs dos recursos que a Espiritualidade Superior consiga veicular, a fim de que no frustem planos de servio, sempre importantes para a comunidade, compreendendo-se dentro dela os Espritos encarnados e os desencarnados, cujas vantagens so recprocas com a humildade e a benemerncia de qualquer dos seus membros. Em razo disso, alcanam a Ptria Espiritual, na condio de enobrecidos filhos de Deus, as grandes mulheres e os grandes homens, justificadamente considerados grandes, diante da Providncia, quando suportam, sem queixa, as infidelidades e as violncias do parceiro ou da parceira de reduto domstico, esquecendo incompreenses e ultrajes recebidos, por amor s tarefas que os Desgnios do Senhor lhes colocaram nos coraes e nas mos, seja no amparo moral famlia consangnea ou na sustentao das boas obras. Os que possuem semelhante comportamento dignificam todos os grupos espirituais a que se entrosam e venham dessa ou daquela religio, desse ou daquele clima do mundo, so acolhidos sob galardes de heris verdadeiros, por haverem abraado sem revolta os que lhes espancavam a alma, sem repelir-lhes a afeio e a presena. No entanto, os que patenteiam incapacidade de perdoar as afrontas, conquanto se lhes lastime a ausncia de grandeza ntima, so igualmente amparados, no desejo de separao conjugal que revelem, adiando-se-lhes os dbitos para resgates futuros e concedendo-se-lhes as modificaes que requeiram. Chegados a esse ponto, o homem ou a mulher continuam recolhendo o apoio espiritual que lhes seja preciso, segundo o merecimento e a necessidade de cada um, atribuindo-se tanta liberdade e tanto respeito ao homem quanto mulher, no que tange renovao de companhia e caminho, com as responsabilidades naturais que lhes decorram das decises. Assim acontece, porque a Divina Providncia manda exaltar as virtudes dos que amam sem egosmo, sem desconsiderar o acatamento que se deve s criaturas de vida reta espoliadas no patrimnio afetivo. Os Executores das Leis Universais, agindo em nome de Deus, no aprovam a escravido de ningum e, em qualquer stio csmico, se propem levantar conscincias livres e responsveis que se elevem para a Suprema Sabedoria e para o Amor Supremo, veneradas e dignas, ainda mesmo que para isso escolham multimilenrias experincias de iluso e dor.

Esprito.: Andr Luiz


Psicografia : Francisco Cndido Xavier e Waldo Vieira Livro : Sexo e Destino Cap. X - Pg. 281

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 32

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

NO REINO DOMSTICO
Voc, meu amigo, pergunta que papel desempenhar o Espiritismo, na cincia das relaes sociais, e, muito simplesmente, responderei que, aliado ao Cristo, o nosso movimento renovador a chave da paz, entre as criaturas. J ter refletido, porventura, na importncia da compreenso generalizada, com respeito justia que nos rege a vida, e fraternidade que nos cabe construir na Terra? A sociologia no a realizao de gabinete. obra viva que interessa o cerne do homem, de modo a plasmar-lhe o clima de progresso substancial. Reporta-se voc ao amargo problema dos casamentos infelizes, como se o matrimnio fosse o nico enigma na peregrinao humana, mas se esquece de que a alma encarnada surpreendida, a cada passo, por escuros labirintos na vida de associao. Habitualmente, renascem juntos, sob os elos da consanginidade, aqueles que ainda no acertaram as rodas do entendimento, no carro da evoluo, a fim de trabalharem com o abenoado buril da dificuldade sobre as arestas que lhes impedem a harmonia. Jungidos mquina das convenes respeitveis, no instituto familiar, caminham, lado a lado, sob os aguilhes da responsabilidade e da traio, sorvendo o remdio amargoso da convivncia compulsria para sanarem velhas feridas imanifestas. E nesse vastssimo roteiro de Espritos em desajuste, no identificaremos to somente os cnjuges infortunados. Alm deles, h fenmenos sentimentais mais complexos. Existem pais que no toleram os filhos e mes que se voltam, impassveis, contra os prprios descendentes. H filhos que se revelam inimigos dos progenitores e irmos que se exterminam dentro do magnetismo degenerado da antipatia congnita, dilacerando-se uns aos outros, com raios mortferos e invisveis do dio e do cime, da inveja e do despeito, apaixonadamente cultivados no solo mental. Os hospitais e principalmente os manicmios apresentam significativo nmero de enfermos, que no passam de mutilados espirituais dessa guerra terrvel e incruenta na trincheira mascarada sob o nome de lar. Batizam-nos os mdicos com rotulagens diversas, na esfera da diagnose complicada; entretanto, na profundez das causas, reside a influncia maligna da parentela consangnea que, no raro, copia as atitudes da tribo selvagem e enfurecida. Todos os dias, semelhantes farrapos humanos atravessam os prticos das casas de sade ou da caridade, maneira de restos indefinveis de nufragos, perdidos em mar tormentoso, procurando a terra firme da costa, atravs da onda mvel. No tenha dvida. O homicdio, nas mais variadas formas, intensamente praticado sem armas visveis, em todos os quadrantes do Planeta. Em quase toda a parte, vemos pais e mes que expressam ternura, ante os filhos desventurados, e que se revoltam contra eles toda vez que se mostrem prsperos e felizes. H irmos que no suportam a superioridade daqueles que lhes partilham o nome e a experincia, e companheiros que apenas se alegram com a camaradagem nas horas de necessidade e infortnio. Ningum pode negar a existncia do amor no fundo das multiformes unies a que nos referimos. Mas esse amor ainda se encontra, maneira do ouro inculto, incrustado no cascalho duro e contundente do egosmo e da ignorncia que s vezes, matam sem a inteno de destruir e ferem sem perceber a inocncia ou a grandeza de suas vtimas.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 33

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Por isso mesmo, o Espiritismo com Jesus, convidando-nos ao sacrifcio e bondade, ao conhecimento e ao perdo, aclarando a origem de nossos antagonismos e reportando-nos aos dramas por ns todos j vividos no pretrito, acender um facho de luz em cada corao, inclinando as almas rebeldes ou enfermias justa compreenso do programa sublime de melhoria individual, em favor da tranqilidade coletiva e da ascenso de todos. Desvelando os horizontes largos da vida, a Nova Revelao dilatar a esperana, o estmulo virtude e a educao em todas as inteligncias amadurecidas na boa vontade, que passaro a entender nas piores situaes familiares pequenos cursos regenerativos, dando-se pressa em aceit-los com serenidade e pacincia, de vez que a dor e a morte so invariavelmente os oficiais da Divina Justia, funcionando com absoluto equilbrio, em todas as direes, unindo ou separando almas, com vistas prosperidade do Infinito Bem. Assim, pois, meu caro, dispense-me da obrigao de maiores comentrios, que se fariam tediosos em nossa poca de esclarecimento rpido, atravs da condensao dos assuntos que dizem respeito ao soerguimento da Terra. Observe e medite. E, quando perceber a imensa fora iluminativa do Espiritismo Cristo, voc identificar Jesus como sendo o Socilogo Divino do Mundo, e ver no Evangelho o Cdigo de Ouro e Luz, em cuja aplicao pura e simples reside a verdadeira redeno da Humanidade.

Esprito.: Irmo X
Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro : Cartas e Crnicas Cap. 32 - Pg. 143

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 34

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

AMOR - CASAMENTO - DIVRCIO

O amor a tudo resiste: Treva, espinho, pedra e lama. O divrcio no existe. No corao de quem ama. Lvio Barreto Felicidade no amor? No me perguntes qual . Quando fiel a si mesmo Todo amor merece f. Casimiro Cunha Casamento um cu a dois Por entre sombras contrrias. Laos, que venham depois, So provaes voluntrias. Irene de Souza Pinto Bendita a mo que escreveu Essa sentena que dou: Quem amou nunca esqueceu, Quem esqueceu nunca amou. Augusto Coelho O amor aos outros, no fundo, a luz que encontro por fim, Com que me livre no mundo Da sombra que trago em mim. Eugnio Rubio Divrcio no tem censura, Mas se o fazes... Desde agora, Atrasas conta madura Pagando juros de mora. Deraldo Neville

Casamento, muitas vezes, um rol de penas sofridas Em que os cnjuges se pagam Por dbitos de outras vidas. Ulysses Bezerra O divrcio nunca erra No par em distncia inglria, Certas dvidas na Terra Precisam de moratria. Jos Albano Amor que vive no lar Nunca lida ou sofre em vo. Todo amor de sacrifcio luz de sublimao Antnio de Castro Caridade lembra um mar, Imenso, renovador, Que acolhe sem transbordar Todas as fontes do amor. Auta de Souza

Espritos Diversos
Psicografia :.Francisco Cndido Xavier Livro: Chico Xavier Pede Licena - Pg. 163 - Cap. 36

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 35

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

COMPROMISSO E UNIO
Quer voc, prezada Zina, Dar-se ao desquite comum, No entanto, voc deseja Agir sem remorso algum. E afirma: Diga, Cornlio, Diga o que posso fazer, Tenho a mente atribulada Entre a vontade e o dever. Alm de esposa, sou me... Tenho dois filhos em casa... Mas o marido infiel a provao que me arrasa!... Dos ensinos de outro mundo, D-me alguma diretriz, Acolha fraternalmente O apelo desta infeliz!... No se sinta, minha irm, Desditosa ou desprezada; Lembre: o Sol abraa a todos, Do monte s pedras da estrada. Na essncia, prezada Zina, O caso assim, qual se v: Qualquer deliberao Pertence, em tudo, a voc. Sociedades e grupos So destinados, ao Bem, Deus no cria mal nenhum, Nem cativeiro a ningum. Mas Deus nos fez de tal modo Que a Lei, por todos os lados, Emancipa as decises, E analisa os resultados. Se possvel, entretanto, Estude esta simples nota: Quase sempre o esposo um filho Que a esposa protege e adota. Muita vez antes do bero, Pedimos no Grande Alm, Enlace em luta na Terra Em favor da paz de algum. O Cu nos ouve o pedido, Tornamos vida nova, Querendo agir por servir, Nosso amor posto prova. Com atender tarefa Sem o sacrifcio no lar? Amor somente amor, Nada tem a reclamar. De outras vezes, ligao Em fogo, martrio e chaga, o resgate progressivo Do dbito que se paga. Em toda prova, no entanto, O amor uma luz sublime, No trabalho, faz-se escola, No sofrimento, redime. Querida irm, pense nisso: Amor abnegao, Insista no amor. No Fuja Aos laos do corao.

Esp.: Cornlio Pires


Psicografia : Francisco Cndido Xavier Livro: Conversa Firme - Pg.80 - Cap. 11

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 36

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

NO LAR

Espelho vivo do nosso pretrito, a famlia convida ao dever que no pode ser adiado. Caldeira de refinamento do leo bruto do esprito dilui, em temperatura elevada de tenso irresistvel, as paixes rudes fixadas nas peas sensveis da mquina psquica. Cruzam no lar verdugos que o tempo despertar em reencontros inevitveis e amores angelicais em esfera de compaixo socorrista, atendendo s engrenagens da evoluo. Cada rebento carnal carrega vnculos do pretrito em relao aos ncleos donde procede. Cada conjugao de esforo na unio matrimonial repete experincias em que se foi infeliz anteriormente. Por isso, matrimnio e divrcio so termos difceis de ser conciliveis. O companheiro cruel deixado margem no insucesso conjugal, ressurgir depois em complexo mecanismo, para a compreenso que se adia. O filho rebelado ou o genitor errascvel de quem se foge, reaparecer mais alm, mais infeliz, mais exigente. Famlia --- escola. Sociedade --- academia Entre os que esto jugulados pelo sangue e pelo dever voc aprende a lio inicial da sublimao. Acenda a luz da bondade em casa e deixe-a brilhar nas sombras da famlia-provao onde voc se encontra, cultivando de agora a libertao que anseia, atravs do auxlio que oferece aos que esto escravizados pelos muitos dbitos a voc.

Esp. : Marco Prisco Mdium : Divaldo Pereira Franco Livro : Ementrio Esprita Pg. 13

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 37

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

CASAMENTO E FAMLIA
Diante das contestaes que se avolumam, na atualidade, pregando a reforma dos hbitos e costumes, surgem os demolidores de mitos e de Instituies, assinalando a necessidade de uma nova ordem que parece assentar as suas bases na anarquia. A onda cresce e o tresvario domina, avassalador, ameaando os mais nobres patrimnios da cultura, da tica e da civilizao, conquistados sob nus pesados, no largo processo histrico da evoluo do homem. Os aficionados de revoluo destruidora afirmam que os valores ora considerados, so falsos, quando no falidos, e que os mesmos vm comprimindo o indivduo, a sociedade e as massas, que permanecem jungidos ao servilismo e hipocrisia, gerando fenmenos alucinatrios e mantendo, na misria de vrios matizes, grande parte da humanidade. Entre as Instituies que, para eles, se apresentam ultrapassadas, destacam o matrimnio e a famlia, propondo a promiscuidade sexual, que disfaram com o nome de amor livre, e a independncia do jovem, imaturo e inconseqente, sob a justificativa de liberdade pessoal, que no pode nem deve ser asfixiada sob os impositivos da ordem, da disciplina, da educao... Excedendo-se, na arbitrariedade das propostas ideolgicas ainda no confirmadas pela experincia social nem pela convivncia na comunidade, afirmam que a criana e o jovem no so dependentes quanto parecem, podendo defender-se e realizar-se, sem a necessidade da estrutura familiar, o que libera os pais negligentes de manterem os vnculos conjugais, separando-se to logo enfrentam insatisfaes e desajustes, sem que se preocupem com a prole. No necessrio que analisemos os problemas existenciais destes dias, nem que faamos uma avaliao dos comportamentos alienados, que parecem resultar da insatisfao, da rebeldia e do desequilbrio, que grassam em larga escala. A monogamia conquista de alto valor moral da criatura humana, que se dignifica pelo amor e respeito ao ser elegido, com ele compartindo alegrias e dificuldades, bem-estar e sofrimentos, dando margem s expresses da afeio profunda, que se manifesta sem a dependncia dos condimentos sexuais, nem dos impulsos mais primrios da posse, do desejo insano. Utilizando-se da razo, o homem compreende que a vida biolgica uma experincia muito rpida, que ainda no alcanou bitipos de perfeio, graas ao que, frgil, susceptvel de dores, enfermidades, limitaes, sendo, os estgios da infncia como o da juventude, preparatrios para os perodos do adulto e da velhice. Assim, o desgaste e o abuso de agora tornam-se carncia e infortnio mais tarde, na maquinaria que deve ser preservada e conduzida com morigerao. Aprofundando o conceito sobre a vida, se lhe constata a anterioridade ao bero e a continuidade aps o tmulo, numa realidade de interao espiritual com objetivos definidos e inamovveis, que so os mecanismos inalienveis do progresso, em cujo contexto tudo se encontra sob impositivos divinos expressos nas leis universais. Desse modo, baratear, pela vulgaridade, a vida e atir-la a situaes vexatrias, destrutivas, constitui crime, mesmo quando no catalogado pelas leis da justia, exaradas nos transitrios cdigos humanos.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 38

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O matrimnio uma experincia emocional que propicia comunho afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cnjuges, que se nutrem de estmulos vitais, intercambiando hormnios preservadores do bem estar fsico e psicolgico. No , nem poderia ser, uma incurso ao pas da felicidade, feita de sonhos e de iluses. Representa um tentame, na rea da educao do sexo, exercitando a fraternidade e o entendimento, que capacitam as criaturas para mais largas incurses na rea do relacionamento social. Ao mesmo tempo, a famlia constitui a clula experimental, na qual se forjam valores elevados e se preparam os indivduos para uma convivncia salutar no organismo universal, onde todos nos encontramos fixados. A nica falncia, no momento, a do homem, que se perturba, e, insubmisso, deseja subverter a ordem estabelecida, a seu talante, em vs tentativas de mudar a linha do equilbrio, dando margem s alienaes em que mergulha. Certamente, muitos fatores sociolgicos, psicolgicos, religiosos e econmicos contriburam para este fenmeno. No obstante, so injustificveis os comportamentos que investem contra as Instituies objetivando demoli-las, ao invs de auxiliar de forma edificante em favor da renovao do que pode ser recuperado, bem como da transformao daquilo que se encontre ultrapassado. O processo da evoluo inevitvel. Todavia, a agresso, pela violncia, contra as conquistas que devem ser alteradas, gera danos mais graves do que aqueles que se buscam corrigir. O lar, estruturado no amor e no respeito aos direitos dos seus membros, a mola propulsionadora do progresso geral e da felicidade de cada um, como de todos em conjunto. Para esse desiderato, so fixados compromissos de unio antes do bero, estabelecendo-se diretrizes para a famlia, cujos membros se voltam a reunir com finalidades especficas de recuperao espiritual e de crescimento intelecto-moral, no rumo da perfeio relativa que todos alcanaro. Esta a finalidade primeira da reencarnao. A precipitao e desgoverno das emoes respondem pela ruptura da responsabilidade assumida, levando muitos indivduos ao naufrgio conjugal e falncia familiar por exclusiva responsabilidade deles mesmos. Enquanto houver o sentimento de amor no corao do homem --- e ele sempre existir, por ser manifestao de Deus nsita na vida --- o matrimnio permanecer, e a famlia continuar sendo a clula fundamental da sociedade. Envidar esforos para a preservao dos valores morais, estabelecidos pela necessidade do progresso espiritual, dever de todos que, unidos, contribuiro para uma vida melhor e uma humanidade mais feliz, na qual o bem ser a resposta primeira de todas as aspiraes.

Esp.: Benedita Fernandes


Psicografia : Divaldo Pereira Franco Livro : Antologia Espiritual Cap. 9 Pg. 37

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 39

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

RESPONSABILIDADE NO MATRIMNIO

Interrogam, muitos discpulos de Evangelho: no mais lcito o desquite ou o divrcio, em considerando os graves problemas conjugais, manuteno de um matrimnio que culmine em tragdia? No ser mais conveniente ema separao, desde que a desinteligncia se instalou, ao prosseguimento de uma vida impossvel? No tm direito, ambos os cnjuges, a diversa tentativa de felicidade, ao lado de outrem, j que se no entendem? E muitas outras inquiries surgem, procurando respostas honestas para o problema que dia-a-dia mais se agrava e avulta. Inicialmente, deve ser examinado que o matrimnio em linhas gerais uma experincia de reequilbrio das almas no oramento familiar. Oportunidade de edificao sob a bno da prole --- e, quando fatores naturais coercitivos a impedem, justo se faz abrir os braos do amor espiritual s crianas que gravitavam ao abandono --- para amadurecer emoes, corrigindo sensaes e aprendendo fraternidade. No poucas vezes os nubentes, mal preparados para o consrcio matrimonial, dele esperam tudo, guindados ao paraso da fantasia, esquecidos de que esse um srio compromisso, e todo compromisso exige responsabilidades recprocas a benefcio dos resultados que se deseja colimar. A lua de mel imagem rica de iluso, porquanto, no perodo primeiro do matrimnio, nascem traumas e desajustes, inquietaes e receios, frustraes e revoltas, que despercebidos, quase a princpio, espocam mais tarde em surdas guerrilhas ou batalhas lamentveis no lar, em que o dio e o cime explodem, descontrolados, impondo solues, sem dvida, que sejam menos danosas do que as trgicas. Todavia, h que meditar, no que concerne aos compromissos de qualquer natureza, que a sua interrupo, somente adia a data da justa quitao. No casamento, no raro, o adiamento promove o ressurgir do pagamento em circunstncias mais dolorosas no futuro em que, a pesadas renncias e a fortes lgrimas, somente, se consegue a soluo. *-*Indispensvel que para o xito matrimonial sejam exercitadas singelas diretrizes de comportamento amoroso. H alguns sinais de alarme que podem informar a situao de dificuldade antes de agravar a unio conjugal: . silncios injustificveis quando os esposos esto juntos; . tdio inexplicvel ante a presena do companheiro ou da companheira; . ira disfarada quando o consorte ou a consorte emite uma opinio; . saturao dos temas habituais, versados em casa, fugindo para intrminas leituras de jornais ou inacabveis novelas de televiso; . irritabilidade contumaz sempre que se avizinha do lar; . desinteresse pelos problemas do outro; . falta de intercmbio de opinies;

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 40

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

. atritos contnuos que ateiam fagulhas de irascibilidade, capazes de provocar incndios em forma de agresso desta ou daquela maneira... E muitos outros mais. *-*-* Antes que as dificuldades abram distncias e os espinhos da incompreenso produzam feridas, justo que se assumam atitudes de lealdade, fazendo um exame das ocorrncias e tomando-se providncias para sanar os males em pauta. Assim, a honestidade lavrada na sensatez, que manda abrir-se o corao um para com o outro, consegue corrigir as deficincias e reorganizar o panorama afetivo. natural que ocorram desacertos. Ao invs, porm, de separao, reajustamento. A questo no de uma nova busca mas de redescobrimento do que j possui. Antes da deciso precipitada, ceder cada um, no que lhe concerne, a benefcio dos dois. Se o companheiro se desloca, lentamente, da famlia, refaa a esposa o lar, tentando nova frmula de reconquista e tranqilidade. Se a companheira se afasta, afetuosamente, pela irritao ou pelo cime, tolere o esposo, conferindolhe confiana e renovao de idias. O cansao, o cotidiano, a apatia so elementos constritivos da felicidade. Nesse sentido, o cultivo dos ideais nobilitastes consegue estreitar os laos do afeto e os objetivos superiores unem os coraes, penetrando-os de tal forma, que os dois se fazem um, a servio do bem. E em tal particular, o Espiritismo --- a Doutrina do Amor e da Caridade por excelncia --- consegue renovar o entusiasmo das criaturas, j que desloca o indivduo de si mesmo, ajuda-o na luta contra o egosmo e concita-o responsabilidade ante as leis da vida, impulsionando-o ao labor incessante em prol do prximo. E esse prximo mais prximo dele o esposo ou a esposa, junto a quem assumiu espontaneamente o dever de amar, respeitar e servir. Assim, considerando, o Espiritismo, mediante o seu programa de ideal cristo, senda redentora para os desajustados e ponte de unio para os cnjuges, em rduas lutas, mas que no encontraram a paz.

Esp.: Joanna de ngelis


Psicografia : Divaldo Pereira Franco Livro : Sol de Esperana Cap. 35 Pg. 140

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 41

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

PROBLEMAS NO MATRIMNIO
exceo dos casos de relevantes compromissos morais, o matrimnio, na Terra, constitui abenoada oportunidade redentora a dois, que no se pode desconsiderar sem gravames complicados. Em toda unio conjugal as responsabilidades so recprocas, exigindo de cada nubente uma expressiva contribuio, a benefcio do xito de ambos, no tentame encetado. Pedra angular da famlia --- o culto dos deveres morais ---, a construo do lar nele se faz mediante as linhas seguras do enobrecimento dos cnjuges, objetivando o equilbrio da prole. Somente reduzido nmero de pessoas, se prepara convenientemente, antes de intentar o consrcio matrimonial; a ausncia desse cuidado, quase sempre, ocasiona desastre imediato de conseqncias lamentveis. Aulados por paixes de vria ordem, que se estendem desde a atribuio sexual aos jogos dos interesses monetrios, deixam-se colher por afligentes desvarios, que redundam maior dbito entre os consorciados e em relao progenitura... Iludidos, face aos recursos da atual situao tecnolgica, adiam, de incio, o dever da paternidade sob justificativas indbitas, convertendo o tlamo conjugal em recurso para o prazer como para a leviandade, com que estiolam os melhores planos por momento acalentados. Logo despertam, espicaados por antipatias e desajustes que lhes parecem irreversveis, supem que somente a separao constitui frmula solucionadora quando no derrapam nas escabrosidades que conduzem aos lgubres crimes passionais. Com a alma estiolada, quando a experincia se lhes converteu em sofrimento, partem para novos conbios amorosos, carregando lembranas tormentosas, que se transformam em pesadas cargas emocionais desequilibrantes. Alguns, dentre os que jazem vitimados por acerbas incompreenses e anseiam refazer o caminho, se identificam com outros espritos aos quais se apegam, sfregos, explicando tratar-se de almas gmeas ou afins, no receando desfazer um ou dois lares para constituir outro, por certo, de efmera durao. Outros, saturados, debandam na direo de aventuras vis, envenenando-se vagarosamente. Enquanto a juventude lhes acena oportunidades, usufruem-nas, sem fixaes de afeto, nem intensidade de abnegao. Surpreendidos pela velhice prematura, que o desgaste lhes impe, ou chegados idade do cansao natural, inconformam-se, acalentando pessimismo e cultivando os resduos das paixes e mgoas que os enlouquecem, a pouco e pouco. *-*-* O amor de origem divina. Quanto mais se doa, mais se multiplica sem jamais exaurir-se. Partidrios da libertinagem, porm, empenham-se em insensata cruzada para torn-lo livre, como se jamais no o houvera sido. Confundem-no com sensualidade e pensam convert-lo apenas em instinto primitivo, padronizado pelos impulsos da sexualidade atribulada. Liberdade para amar, sem dvida, disciplina para o sexo, tambm. Amor emoo, sexo sensao. Compreensivelmente, mesmo nas unies mais ajustadas, irrompem desentendimentos, incompreenses, discrdias que o amor suplanta.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 42

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O matrimnio, desse modo, uma sociedade de ajuda mtua, cujos bens so os filhos --- Espritos com os quais nos encontramos vinculados pelos processos e necessidades de evoluo. Pensa, portanto, refletindo antes de casar. Reflexiona, porm, muito antes de debandar, aps assumidos os compromissos. As dvidas projetadas para o futuro sempre surgem em horas inesperadas com juros capitalizados. O que puderes reparar agora no transfiras para amanh. Enquanto luz tua ensancha, produze bens valiosos e no te arrependers. *-*-* Tendo em vista a elevao do casamento, Jesus abenoou-o em Can com a Sua presena, tomando-o como parte inicial do Seu ministrio entre os homens. E Paulo, o discpulo por excelncia, pensando nos deveres de incorruptibilidade matrimonial, escreveu, conforme epstola nmero 5, aos Efsios, nos versculos 22 e 25: as mulheres sejam sujeitas a seus maridos, como ao Senhor... Assim tambm devem os maridos amar a suas mulheres como a seus prprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Em to nobre conceito no h subservincia feminina nem pequenez masculina, antes, ajustamento dos dois para a felicidade no matrimnio.

Esp.: Joanna de ngelis


Psicografia : Divaldo Pereira Franco Livro : Celeiro de Bnos Cap. 34 Pg. 105

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 43

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DESQUITE E DIVRCIO
Na sua generalidade o matrimnio laboratrio de reajustamentos emocionais e oficina de reparao moral, atravs dos quais Espritos comprometidos se unem para elevados cometimentos no ministrio familiar. Sem dvida, reencontros de Espritos afins produzem vida conjugal equilibrada, em clima de contnua ventura, atravs da qual missionrios do saber e da bondade estabelecem a unio, objetivando nobres desideratos, em que empenham todas as foras. Outras vezes, programando a elaborao de uma tarefa relevante para o futuro deles mesmos, se penhoram numa unio conjugal que lhes enseje reparao junto aos desafetos e s vtimas indefesas do passado, para cuja necessidade de socorrer e elevar compreendem ser inadivel. Fundamental, entretanto, em tais conjunturas, a vitria dos cnjuges sobre o egosmo, granjeando recursos que os credenciem a passos mais largos, na esfera das experincias em comum. Normalmente, porm, atravs do consrcio matrimonial, exercitam-se melhor as virtudes morais, que devem ser trabalhadas a beneficio do lar e da compreenso de ambos os comprometidos na empresa redentora. Nessas circunstncias a prole, quase sempre vinculada por desajustes pretritos, igualmente convocada ao buril da lapidao, na oficina domstica, de cujos resultados surgem compromissos vrios em relao ao futuro individual de cada membro do cl, como do grupo em si mesmo. Atrados por necessidades redentoras, mas despreparados para elas, os membros do programa afetivo, no poucas vezes, descobrem, de imediato a impossibilidade de continuarem juntos. De certo modo, a precipitao resultante do imediatismo materialista que turba o discernimento, quase sempre pelo desequilbrio no comportamento sexual, responsvel pelas alianas de sofrimento, cuja harmonia difcil, quase sempre, culmina em dios ominosos ou tragdias lamentveis. Indispensvel, no matrimnio, no se confundir paixo com amor, interesse sexual com afeio legtima. Causa preponderante nos desajustes conjugais o egosmo, que se concede valores e mritos superlativos em detrimento do parceiro a quem se est vinculado. Mais fascinados pelas sensaes brutalizantes do que pelas emoes enobrecidas, fogem os nubentes desavisados um do outro a princpio pela imaginao e depois pela atitude, abandonando a tolerncia e a compreenso, de pronto iniciando o comrcio da animosidade ou dando corpo s frustraes, que degeneram em atritos graves e enfermidades perturbadoras. Comprometessem-se, realmente, a ajudar-se com lealdade, estruturassem-se nos elementos das lies evanglicas, compreendessem e aceitassem como legtimas a transitoriedade do corpo e o valor da experincia provacional, e se evitariam incontveis dramas, inumerveis desastres do lar, que ora desarticulam as famlias e infelicitam a sociedade. O casamento contrato de deveres recprocos, em que se devem empenhar os contratantes a fim de lograrem o xito do cometimento. A sociedade materialista, embora disfarada de religiosa, facilita o rompimento dos liames que legalizam o desposrio por questes de somenos importncia, facultando grande maioria dos comprometidos perseguirem sensaes novas, com que desbordam pela via de alucinaes decorrentes de sutis como vigorosas obsesses resultantes do comportamento passado e do desassisamento do presente.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 44

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O divrcio como o desquite so, em conseqncia, solues legais para o que moralmente j se encontra separado. Evidente, que, tal soluo sempre meritria, por evitar atitudes mais infelizes que culminam em agravamento de conduta para os implicados na trama dos reajustamentos de que no se evadiro. Volvero a encontrar-se, sem dvida, qui em posio menos afortunada, oportunamente. Imprescindvel que, antes da atitude definitiva para o desquite ou o divrcio, tudo se envide em prol da reconciliao, inda mais considerando quanto os filhos merecem que os pais se imponham uma unio respeitvel, de cujo esforo muito depender a felicidade deles. Perodos difceis ocorrem em todo e qualquer empreendimento humano. Na dissoluo dos vnculos matrimoniais, o que padea a prole, ser considerado como responsabilidade dos genitores, que se somassem esforos poderiam Ter contribudo com proficincia, atravs da renncia pessoal, para a dita dos filhos. *-*-* Se te encontras na difcil conjuntura de uma deciso que implique em problema para os teus filhos, pra e medita. Necessitam de ti, mas, tambm do outro membro-base da famlia. No te precipites, atravs de solues que s vezes complicam as situaes. D tempo a que a outra parte desperte, concedendo-lhe ensancha para o reajustamento. De tua parte permanece no posto. No sejas tu quem tome a deciso. A humildade e a perseverana no dever conseguem modificar comportamentos, reacendendo a chama do entendimento e do amor, momentaneamente apagada. No te apegues ao outro, porm, at a consumao da desgraa. Se algum no mais deseja, espontaneamente, seguir contigo, no te transformes em algema ou priso. Cada ser ruma pela rota que melhor lhe apraz e vive conforme lhe convm. Estar, porm, onde quer que v, sob o clima que merece. Tem pacincia e confia em Deus. Quando se modifica uma circunstncia ou muda uma situao, no infiras disso que a vida, a felicidade, se acabaram. Prossegue animado de que aquilo que hoje no tens ser fortuna amanh em tua vida. Se estiveres a ss e no dispuseres de foras, concede-te outra oportunidade, que enobrecers pelo amor e pela dedicao. Se te encontrares ao lado de um cnjuge difcil ama-o, assim mesmo, sem desero, fazendo dele a alma amiga com quem ests incurso pelo pretrito, para a construo de um porvir ditoso que a ambos dar a paz, facultando, desse modo, a outros Espritos que se revincularo pela carne, a ocasio excelente para a redeno.

Esp.: Joanna de ngelis


Psicografia : Divaldo Pereira Franco Livro : Aps a Tempestade Cap. 13 Pag. 71.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 45

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DENTRO DO LAR
Famlias-problemas!... Irmos que se antagonizam... Cnjuges em lamentveis litgios... Animosidades entre filho e pai, farpas de dios entre filha e mo... Afetos conjugais que se desmantelam em caudais de torvas acrimnias... Sorrisos filiais que se transfiguram em rictos de idiossincrasias e vinditas... Tempestades verbais em discusses extemporneas... Agresses infelizes de conseqncias fatais... Tragdias nas paredes estreitas da famlia... Enfermidades rigorosas sob ltegos de impiedosa maldade... Mos encanecidas sob tormentos de filhos dominados por dios inominveis. Pais enfermos aoitados por filhas obsidiadas, em conbios satnicos de reaes violentas em cadeia de ira... Irmos dependentes sofrendo agresses e recebendo amargos pes, fabricados com vinagre e fel de queixas e recriminaes... Famlias em guerras tiranizantes, famlias-problemas!... *-*-* da Lei Divina que o infrator renasa ligado infrao que o caracteriza. A justia celeste estabeleceu que a sementeira tem carter espontnea, mas a colheita tem impositivo de obrigatoriedade. O esposo negligente de ontem hoje recebe no lar a antiga companheira nas vestes de filha ingrata e maldizente. A nubente atormentada, que no passado desrespeitou o lar, acolhe nos braos, no presente, o esposo trado vestindo as roupas de filho insidioso e cruel. O companheiro do pretrito culposo se reivincula pela consanginidade vtima, desesperada, reencontrando-a em casa como irmo impenitente e odioso. O brao aoitador se imobiliza sob vergastadas da loucura encarcerada nos trajos da famlia. Desconsiderao doutrora, desrespeito da atualidade. Insnia gerando sandice e criminalidade alimentando averses. Chacais produzindo chacais. Lobos tombando em armadilhas para lobos. Cobradores reencarnados junto s dvidas, na provncia do instituto da famlia, dentro do lar.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 46

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

*-*-* Acende a claridade do Evangelho no lar e ama a tua famlia-problema, exercitando humildade e resignao. Preserva a pacincia, elaborando o curso de amor nos exerccios dirios do silncio entre os panos da piedade para os que te compartem o ninho domstico, revivendo os dias idos com execrandas carantonhas, sorvendo azedume e miasmas. No renasceste ali por circunstncia anacrnica ou casual. No resides com uma famlia-problema por fator fortuito nem por engano dos Espritos Egrgios. Escolheste, antes do retorno ao veculo fsico, aqueles que dividiriam contigo as aflies superlativas e os prprios desenganos. Solicitaste a bno da presena dos que te cercam em casa, para librares com segurana nos cimos para onde rumas. Sem eles faltariam bases para os teus ps jornaleiros. Sem a exigncia deles, no serias digno de compartilhar a vilegiatura espiritual com os Amorosos Guias que te esperam. So eles, os parentes severos nos trajos de verdugos inclementes, a lio de pacincia que necessitas viver, aprendendo a amar os difceis de amor para que te candidatares ao Amor que a todos ama. A mensagem esprita, que agora rutila no teu esprito transformado em farol de vivo amor e sabedoria, o remdio-consolo para tuas dores no lar, o antdoto e o tratado de armistcio para o campo de batalha onde esgrimas com as armas da f e da bondade, apaziguando, compreendendo, desculpando, confiando em horas e dias melhores para o futuro... Apoia-te ao basto da certeza reencarnacionista, aproveita o padecimento ultriz, ajuda os verdugos da tua harmonia, mas d-lhes a luz do conhecimento esprita para que, tambm eles, os problemas em si mesmos, elucidem os prprios enigmas e dramas, rumando para experincias novas com o corao afervorado e o esprito tranqilo.

Esp.: Joanna de ngelis


Psicografia : Divaldo Pereira Franco Livro : Dimenses da Verdade Pg. 164

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 47

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O ALTAR DOMSTICO

no lar legitimamente constitudo pelo casamento, que dignificamos nossas funes sexuais; desempenhando-as, o homem e a mulher alcanam o sublime estado de serem pai e me; a paternidade e a maternidade gloriosa. Lembrando-se o homem que seu primeiro bero e tambm o primeiro bero de seus filhos, foram os rgos geradores da mulher, ver ele o quanto de respeito lhe deve merecer a funo sexual, porque foi atravs dela que ele penetrou na vida e cercou-se de seus entes queridos. No s a paternidade e a maternidade so gloriosas, como tambm representam encargos sublimes, por permitirem ao homem e mulher terrenos cooperarem diretamente com o Altssimo na manuteno da vida na face da Terra. Entretanto, manter a chama sagrada do amor e do respeito a brilhar perenemente no altar domstico, no coisa fcil; dificilmente se encontram reunidos pelos sacrossantos laos domsticos, almas da mesma esfera; da nascem as lutas ntimas e morais que, por vezes, ameaam a estabilidade do lar e freqentemente o transformam em crculos infernais. Quando o casal no mantm hbitos respeitveis, ou quando no h paz domstica e perfeito entendimento, entre os cnjuges, instalam-se conflitos vibratrios que dificultam sobremaneira a reencarnao dos espritos chamados a povoarem aquele lar; porque os constantes desentendimentos entre os esposos geram ondas magnticas destrutivas que no s afetam o corpo que se forma, como causam srias perturbaes no esprito cuja reencarnao se esta processando. Para evitarem-se desastres de conseqncias imprevisveis, o homem e a mulher, unidos pelo matrimnio, devero recordar-se constantemente que o lar um templo em cujo altar necessrio que se sacrifiquem reciprocamente.

Autor: Eliseu Rigonatti Livro: O Espiritismo Aplicado Pg. 75

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 48

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

NOSSA DVIDA PARA COM O SEXO


Em nossa ignorncia temos menosprezado as faculdades criadoras do sexo, desviando-as para as viciaes. Com raras excees, os atos sexuais tm sido fontes de abuso e no venerveis como deveriam ser. Durante nossas incontveis reencarnaes, temos vivido em constante desequilbrio sexual, donde se originam conflitos e paixes que se projetaram nas reencarnaes sucessivas. Muitos desajustes e muitos sofrimentos de hoje tm como causa principal o abuso do sexo nas reencarnaes passadas. Todas as vezes em que usamos o sexo fora do sagrado instituto da famlia, ligamo-nos a entidades estranha ao nosso crculo evolutivo. Quando o homem ou a mulher se esquecem de seus compromissos matrimoniais e buscam alhures as emoes do sexo, ligam-se a seus parceiros de aventuras; ao desencarnarem, sentem-se atrados uns aos outros e s ento vm o desequilbrio em que se precipitaram; e lutam por reequilibrarem-se, o que s lhes ser possvel atravs de reencarnaes retificadoras. Por um sem nmero de comunicaes de espritos desencarnados, cujas experincias sexuais nem sempre foram dignas, o Espiritismo nos demostra a responsabilidade que pesa nos ombros do homem e nos da mulher, no tocante s relaes sexuais; qualquer desvio produz conseqncias funestas. No se brinca impunemente com os rgos geradores da vida; o mau uso deles nos arroja em perturbaes de cura difcil e, freqentemente, demorada. O quererem o homem e a mulher gozar clandestinamente das emoes do sexo, origina conflitos e tragdias conjugais. Esses conflitos e essas tragdias, com o desencarne de seus protagonistas, transferem-se para o mundo espiritual, onde fecham num crculo de sofrimentos aqueles que as viveram na terra. Por isso, infelizes daqueles que se no esforam a tempo no combate s baixas paixes sexuais; o troco do prazer de alguns momentos, recebem sculos de dores. Eis que aos pais se lhes antolha uma elevada obrigao: a de esclarecerem seus filhos sobre as questes sexuais, to logo chegue a idade propcia. preciso que os que se iniciam na vida, estejam de olhos abertos para com as coisas nobres atinentes ao sexo, a fim de no resvalarem pela ladeira escorregadia do abuso e da imoralidade. Os pais que no souberem bem orientar seus filhos nos problemas fundamentais do sexo, tornam-se, perante as leis divinas, co-responsveis com eles pelos desregramentos que cometerem.

Autor: Eliseu Rigonatti


Livro: O Espiritismo Aplicado Pg. 75

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 49

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

MATRIMNIO E SEXO
portas a dentro de um lar legalmente constitudo que o homem e a mulher podem, legitimamente, desempenhar as funes sexuais. No recesso sagrado do lar, os atos sexuais so naturais e chegam a ser santificados sempre que permitirem a formao de novos corpos, para a reencarnao de espritos necessitados dela. A infidelidade conjugal, tanto por parte do homem como da mulher, uma falta grave, de penosas conseqncias espirituais. Durante o tempo de encarnados, o homem e a mulher adlteros conseguem esconder suas ligaes ilcitas; so os homens e as mulheres de duas vidas: uma respeitvel perante a famlia; e outra secreta que vivem longe dos olhos de todos, pelo menos de seus familiares. Contudo, do Altssimo no se pode esconder nada; o desencarne chega inexorvel, compelindo o esprito mudana para o mundo espiritual; e l ento os espritos adlteros se renem, distanciados de seus entes queridos e comeam os difceis trabalhos de reabilitao. Mais tarde, ou por mritos prprios ou por intercesso de amigos espirituais influentes, ou compulsoriamente, conseguem a bno de uma nova reencarnao e os espritos que juntos adulteraram no passado, novamente se encontram na Terra para a correo do erro. Reencarnam-se compulsoriamente, conforme explicamos pginas atrs, os espritos que, diante da realidade dos graves compromissos assumidos, amedrontam-se; e tudo fazem para protelar o reajuste a que so compelidos pelos deslizes cometidos. Ento uma vontade superior limita-lhes o livre arbtrio, levando-os ao trabalho redentor. Tudo se passa como quando uma criana no quer tomar o remdio salutar por meio de agrados; ento os pais recorrem energia. por isso que os cnjuges precisam resistir a todas as tentaes que o sexo lhes apresentar fora do recinto do lar; sempre que trarem seus compromissos matrimoniais de absoluta fidelidade um ao outro, sintonizam-se com as regies tenebrosas, de onde nada de bom podem esperar, alm de contrarem dvidas de custoso resgate no futuro. No tocante fidelidade conjugal assume carter gravssimo, quando levada a ponto de destruir um lar. Um lar tem razes profundas no mundo espiritual e abrange os interesses de uma poro de espritos ligados a ele, quer encarnados, quer desencarnados. Para cada determinado grupo de espritos, cada lar um ponto de apoio em vista das tarefas de reabilitao e de elevao a planos mais altos do Universo. Antes de se formar um lar terreno, traamse planos no mundo espiritual e depois, paulatinamente, esses planos concretizam-se na terra, constituindo-se ento o lar. Por a vemos as pesadas responsabilidades que recaem nos ombros de ambos os cnjuges e as conseqncias imprevisveis que acarreta para si, quem atenta contra a integridade de um lar. Por conseguinte, no procurem jamais os cnjuges satisfaes sexuais clandestinas, nem ningum, homem ou mulher, ataque um lar, desencaminhando um dos cnjuges. Quando os infelizes que assim procederem, encontrarem-se na realidade do mundo espiritual, choraro lgrimas amargas ante o caminho doloroso que lhes desdobra frente para a reabilitao.

Autor: Eliseu Rigonatti


Livro: O Espiritismo Aplicado Pg. 76

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 50

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

DESQUITE, DIVRCIO, SEPARAO, COMO QUEIRAM


Ento, disse, Ado: Eis aqui o osso de meus ossos, e a carne de minha carne. Por isso deixar o homem a seu pai e a sua me, e se unir sua mulher; e sero dois numa s carne. Gnesis, 2:24-25. Assim j no so dois, mas uma s carne. No separe logo o homem o que Deus ajuntou. Mateus, 19:6

Procurvamos o assunto que poramos em pauta para o estudo do ms e, de modo prprio, um Esprito se manifestou, e narrou-nos o seguinte: Vou contar-lhes uma histria muito verdadeira, pois a histria de um amargurado trecho de minha vida, e que dura at hoje, e no sei em que poca ter fim. Sabemos o ano, o ms, o dia, a hora, o minuto em que cometemos o erro, mas jamais saberemos quando terminaremos de corrigi-lo; e, at l, o remorso nos crucia. Reencarnei-me em famlia abastada na Capital de um dos Estados do Brasil. Minha infncia decorreu tranqila; e minha adolescncia, no estudo e nas iluses prprias dessa idade. Aos vinte e dois anos, casei-me por amor, no que era correspondida. Depois de nosso terceiro filho, j tnhamos duas meninas, notei mudanas em meu marido: j no era o companheiro gentil de outros tempos; nossos passeios domingueiros rareavam; no mais nos levou ao clube, apesar dos pedidos insistentes das crianas; sempre havia um pretexto para ausentar-se do lar; mesmo em nosso leito conjugal, evitava-me. Um dia, descobri a verdade, e meu corao doeu como se um punho de ferro o apertasse: meu esposo j no me era fiel; tornara-se um adltero. Comearam ento as rusgas, os atritos, as discusses, at que a discrdia total se instalou em nosso lar. Aconteceu que no auge de uma altercao, em que lhe atirei no rosto o que eu sabia, respondeu-me: Pois faa o que quiser; eu estou por tudo. Da em diante um dio surdo roa-me: queria que ele sofresse a mesma dor que me consumia; humilh-lo como ele me humilhara. E maquinei uma vingana. Louca, louca que fui! Em vez de manter-me pura, guardi de meu lar, do lar de meus filhos, que eu no tinha, que ns no tnhamos o direito de destruir; de proteg-los, orient-los, encaminh-los, agir enfim como uma verdadeira me, e lutar para recuperar-lhes o pai desencaminhado, nada disso fiz; s dei azo ao meu egosmo, ao egosmo feroz. Eu era bonita e bem conservada; ainda provocava olhares admirativos em nosso meio social. Torneime, por minha vez, uma adltera. A princpio com um primo afastado, que me cortejara em solteira; logo depois com um amigo de meu marido, que sempre me lanara olhares gulosos. E eu pensava: Ele no me disse que eu fizesse o que quisesse? Pois fiz, e ele h de descobrir!

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 51

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

E ele descobriu. Com o rosto cor de cera, perguntou-me: `Voc fez isso? Ora, respondi-lhe altaneira. Voc no me disse que estava por tudo e que eu fizesse o que quisesse? Pois a est! O processo de desquite correu clere. Separamo-nos. Meus filhos foram para a casa dos avs paternos. No tinham mais o lar deles, que fora destrudo por ns. Meses depois meu ex-esposo suicidou-se. E meus filhos voltaram a viver comigo, desorientados, no mais me respeitaram; fizeram-se rebeldes, meus alunos, no me obedeciam. Seus pais... ramos para eles dois dolos estilhaados. Mal passaram a puberdade e meu filho era um alcolatra, uma filha freqentadora assdua de boates, e a mais velha, amante do diretor da empresa onde trabalhava como secretria. Ao se aproximarem dos trinta anos, desencarnei. Conheci imediatamente o meu estado, e ralada de vergonha permaneci ao lado do atade. Meu filho chegou alcoolizado, e abraado por dois Espritos horrveis, tambm alcolatras; debruou-se sobre o caixo, quase derrubando-o, no que foi impedido pelos circunstantes. E minhas filhas intimamente se lamentavam por no poder comparecer a compromissos noturnos. Acompanhei o enterro de meu corpo. Parentes e conhecidos cumpriram aquele dever indiferentes. No recebi uma prece sequer. Contudo, comentavam vivamente o meu desquite, suas causas e suas conseqncias, o que aumentava minha vergonha, e acendia meus remorsos. Fiquei s no cemitrio. Sentei-me no tmulo e pus-me a chorar. Aproximou-se de mim uma quadrilha de manacos sexuais, tentando agarrar-me. No sabendo como livrar-me deles, clamei por meu marido. --- Teu marido?! Pois hs de v-lo! --- exclamaram rindo e afastando-se. E chorando, recordei os nossos belos sonhos de noivado; por onde andaria ele? E percebi que me movia; era como se eu deslizasse, como se eu escorregasse por uma ladeira, sempre para baixo, posto que suavemente. Penetrei num vale sombrio, nevoento, donde partiam gemidos, gritos estentricos, imprecaes, gargalhadas de loucura. E parei diante de um Esprito vestido de trapos apodrecidos, de barba e cabelos hirsutos, tendo no lado esquerdo do peito uma ferida sanguinolenta. Era meu marido. No me reconheceu. A mesma fora que me fizera descer, segurava-me ali junto dele, embora eu trabalhasse por fugir. E no meu desespero, uma voz irnica falou em meu ouvido: Divrcio aqui no vale! Consumida de remorsos e de dor, sentei-me ao seu lado, apoiando-lhe a cabea em meu regao. Ele tinha vises ante as quais esbravejava. Quanto tempo assim permanecemos: ele a bracejar e a urrar, e eu a chorar perdidamente? No o sei. Algum murmurou ao meu lado: Recorra a prece. Uma ocasio, parecendo reconhecer-me, bradou enlouquecido: Que fizemos de nosso lar? Onde anda nossos filhos? E recaiu em seus delrios. Um grupo socorrista passou e recolheu-me.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 52

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Hoje habito uma esfera espiritual bem prxima Crosta Terrena, qual aportam os nufragos do casamento. uma colnia educacional. Dentre seus vrios departamentos sobressai o Departamento de Educao para o Casamento. um edifcio de rara beleza, construdo de uma substncia translcida, que aos raios vigorosos do sol, ou suavidade da lua e das estrelas, produz deslumbrantes efeitos de luz. Resumirei, dando-lhes uma plida idia do que l aprendemos. Submeti-me a um treinamento para participar de um grupo que ampara os casais terrenos cujo casamento ameaa malograr-se, conquanto respeitemo-lhes o livre arbtrio, no qual no podemos interferir. O tempo que me sobra, quase todo ele consagrado ao trabalho e ao estudo, posso dedic-lo aos meus filhos encarnados e ao meu marido, que permanecer no Vale ainda alguns anos. O mentor de nossa colnia, um Esprito bonssimo, mostrou-me a necessidade de voltarmos Crosta de mos dadas novamente para corrigirmos os erros de nossa ltima encarnao, bem como retificarmos os cometidos em encarnaes anteriores, que praticamos juntos, e que nossa separao no permitiu, fazendo com que perdssemos essa oportunidade, e, principalmente, para recebermos em nosso seio trs aleijes morais, produtos de nosso divrcio. E ento trilharemos o longo e penosssimo caminho da reparao. Ns, que poderamos ter desencarnado como pais e avs abenoados, eis o que ganhamos, eis o prmio de nossa separao! Continuando, digo-lhes que: Dentre as instituies respeitveis que existem na terra, a mais sagrada a do casamento; nenhuma outra lhe avantaja. As iluses passageiras do mundo nos fazem relegar o lar, que um lugar santo, para um segundo ou terceiro plano, esquecidos de que os cnjuges entre si devem dar-se apoio total, os quais o daro aos filhos. E lembrarem-se de que um lar sem marido como um navio sem capito. Quando o lar bem administrado e abriga o amor, merece o auxlio do Alto, e assemelha-se a um altar onde Espritos amigos de outras vidas se acolhem, porque o lar puro. O lar onde a discrdia reina vira refgio de Espritos pouco evoludos, que do vazo a seus instintos baixos, viciosos e perversos, diminuindo-lhe sensivelmente o padro vibratrio; e da para o fim o passo curto. Quantas vezes um dos cnjuges se esfora para agradar o outro, o qual como que no nota, no procura aproximar-se, criando assim problemas de compreenso, que facilmente seriam evitados com um pouco mais de carinho, de ateno de parte a parte. Uma boa palavra para o ser amado, um sorriso, um pequenino gesto de amor valem mais, muito mais para a felicidade do lar do que uma jia de alto preo. de fazer pena, do lado de c, assistir s aflies dos maus maridos e das ms esposas responsveis pela destruio dos lares, impedindo que se desenvolvessem Espritos programados para eles. Quando aqui abrem os olhos, tarde, muito tarde... Cuidem os cnjuges de que seu lar seja uma fortaleza contra os maus; cuidem de seus atos e de suas palavras para que haja o respeito e a compreenso mtuos, base essencial de um bom casamento. Quem com o Cristo quer viver, no pode falir na instituio sacrossanta do matrimnio. Engrandeam-se os cnjuges no santurio do lar, e os que falharam corrijam-se que ainda tempo.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 53

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Futilidades, rusgas, incompatibilidade de gnios, desavenas que podem ser evitadas, e sem custo perdoadas; orgulho, vaidade e outras causas que comumente se apresentam ao casal, e so citadas para justificarem a separao, so tidas no plano espiritual como motivos destruidores de oportunidades de os cnjuges se redimirem entre si, queimando um carma comum aos dois. O desquite em si (ou divrcio, ou separao, como queiram) pelas leis terrenas nada mais do que um distrato, uma tentativa de romper antes do tempo os elos espirituais, o lao divino do casamento. Tal qual o suicida que tenta rebentar o lao perispirtico que o liga ao corpo, e que s a morte natural romperia. A exemplo dos suicidas, os Espritos desquitados perdem todos os seus direitos na Espiritualidade. Barreiras intransponveis se lhes formam pela frente, interceptando-lhes as ocasies de progresso. E o motivo que os separou continua no alm-tmulo, alimentando o dio entre os cnjuges; porque o desquite no est no carma de ningum. E quando tomam conscincia do ato praticado, e da oportunidade de redeno perdida, entregam-se a desesperos inconcebveis. Porque se houve unio dos dois foi para que juntos lapidassem seus Espritos, manchados pelos erros do passado e cometidos de parceria; para que se respeitassem mutuamente, partilhando o mais possvel dos mesmos ideais. E na seqncia do casamento, os filhos tivessem carinho e proteo, amor e orientao, enfim, braos amigos que os acalentassem, o lar de seus pais, o verdadeiro lar deles, filhos, o sentimento de me, que tudo para eles, realizando assim o planejamento reencarnatrio. No alm-tmulo no h distratos, nem desquites, nem divrcios, nem separao. As leis terrenas no vigem no plano espiritual. L os laos do matrimnio se desatam naturalmente, liberando os cnjuges, uma vez que bem cumpriram com seus deveres at o fim. E os desquitados um dia (quando, s o Altssimo o sabe) tero de, noutra etapa reencarnatria, reconstrurem o lar que destruram, trazendo para ele os filhos que se transviaram como conseqncia da separao dos pais, que so responsveis pelo desencaminhamento deles, e co-rus nos erros que praticaram. E agora uma ltima advertncia: no sagrado instituto do casamento, os cnjuges que no se entreguem ao adultrio, nem ele nem ela. O adltero ou a adltera, ao desencarnarem, caem nas mos de Espritos inferiores, obstinados no sexo, os quais os envolvem de tal maneira que os levam a terem uma vida vampiresca em espeluncas imundas terrenas. E s com o perpassar do tempo, e com extrema dificuldade, que conseguem libertar-se de seus captores. O que me livrou deles foram as lgrimas de amargo arrependimento que derramei aos ps de meu marido. casais que estais trilhando a ilusria estrada da separao, parai! Voltai! Reconciliai-vos! Ela enganosa! No fim dela h um despenhadeiro escuro.

Esprito : Clarinda, uma irm de vocs.


Autor: Eliseu Rigonatti Livro: O Evangelho das Recordaes Memrias Pg. 157

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 54

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

ESPIRITISMO E LAR
O Captulo Em servio espiritual, apresentando-nos as figuras de Celina e Abelardo, sugeriu-nos, inicialmente, o estudo do problema do lar. O fato de o esposo desencarnado continuar ao lado da mdium, confirmando, assim, alguns casos em que o matrimnio constitui alguma coisa alm da unio dos corpos, levou-nos tentativa de classificlo em cinco tipos principais, assim compreendidos. CASSIFICAO DOS CASAMENTOS : . Acidentais . Provacionais . Sacrificiais . Afins (Afinidade superior) . Transcendentes Acidentais : Encontro de almas inferiorizadas, por efeito de atrao momentnea, sem qualquer ascendente espiritual. Provacionais : Reencontro de almas, para reajustes necessrios evoluo de ambos. Sacrificiais : Reencontro de alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimi-la. Afins : Reencontro de coraes amigos, para consolidao de afetos. Transcendentes : Almas engrandecidas no Bem e que se buscam para realizaes imortais. Evidentemente, o instituto do matrimnio, sagrado em suas origens, tem reunido no mesmo teto os mais variados tipos evolutivos, o que vem demonstrar que a unio, na Terra, funciona, s vezes como meio de consolidao de laos de pura afinidade espiritual, e, noutros casos, em sua maioria, como instrumento de reajuste. Algumas vezes o lar um santurio, um templo, onde almas engrandecidas pela legtima compreenso exaltam a glria suprema do amor sublimado. Em sua maioria, porm, os lares so cadinhos purificadores, onde, sob o calor de rudes provas e dolorosos testemunhos, Espritos frgeis caminham, vagarosamente, na direo do Mais Alto. Nos casamentos acidentais teremos aquelas pessoas que, defrontando-se um dia, se vem, se conhecem, se aproximam, surgindo, da, o enlace acidental, sem qualquer ascendente espiritual. Funcionou, apenas, o livre arbtrio, uma vez que por ele construmos cotidianamente o nosso destino. Num mundo como o nosso, tais casamentos so comuns. Nem laos de simpatia, nem de desagrado. Simplesmente almas que se encontraram, na confluncia do caminho, e que, perante as leis humanas, uniram apenas os corpos. Esses casamentos podem determinar o incio de futuros encontros, noutras reencarnaes.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 55

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Quanto aos casamentos provacionais, em que duas almas se reencontram em processo de reajustamento, necessrio ao crescimento espiritual, esses so os mais freqentes. A maioria dos casamentos obedece, sem nenhuma dvida, a esse desiderato. Por isso existem tantos lares onde reina a desarmonia, onde impera a desconfiana, onde os conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragdias. Deus uniu-os, atravs das leis do Mundo, a fim de que, pelo convvio dirio, a Lei Maior, da fraternidade, fosse por eles exercida nas lutas comuns. A compreenso evanglica, a boa vontade, a tolerncia e a humildade so virtudes que funcionam maneira de suaves amortecedores. O Espiritismo, pela soma de conhecimentos que espalha, tem sido meio eficiente para que muitos lares, construdos na base da provao, se reajustem e se consolidem, dando, assim, os primeiros passos na direo do Infinito Bem. O Esprita esclarecido sabe que somente ele pagar as suas prprias dvidas. Nenhum amigo espiritual modificar o curso das leis divinas, embora lhe seja possvel estender os braos generosos aos que se curvam ante o peso de duras provas, entre as quatro silenciosas paredes de um lar. O esprita esclarecido, homem ou mulher, aprende a renunciar, a benefcio de sua paz e do seu reajuste. E o faz, ainda, porque tem a inabalvel certeza de que, se fugir hoje ao resgate, voltar, amanh, na companhia daquele ou daquela de quem procura, agora, afastar-se. A humildade, especialmente, tem um poder extraordinrio de harmonizao dos lares, convertendo-os, dentro da relatividade que assinala todas as manifestaes da vida humana, em legtimos santurios onde o destino dos filhos possa plasmar-se nas exemplificaes edificantes. Agora os casamentos sacrificiais. Esses renem almas possuidoras de virtude e sentimentos opostos. uma alma esclarecida, ou iluminada, que se prope ajudar a que se atrasou na jornada ascensional. Como a prpria palavra indica, casamento de sacrifcio, para um dos cnjuges. E o sacrificado tanto pode ser a mulher como o homem. No h regra para isso. Temos visto senhores delicadssimas, ternas e virtuosas, que se casam com homens speros e grosseires, de sentimentos abjetos, do mesmo modo que existem homens, que so verdadeiras jias de bondade e compreenso, consorciados com mulheres de sentimentos inferiorizados. A isso se d, com inteira propriedade, d denominao de casamentos sacrificiais. Quem ama no pode ser feliz se deixou na retaguarda, torturado e sofrendo, o objeto de sua afeio. Volta, ento, e, na qualidade de esposo ou esposa, recebe o viajor retardado, a fim de, com o seu carinho e com a sua luz, estimular-lhe a caminhada. o vanguardeiro, compassivo, que renuncia aos jbilos cabveis ao vencedor, e retorna retaguarda de sofrimento para ajudar e servir. O casamento sacrificial , pois, em resumo, aquele em que um dos cnjuges se caracteriza pela elevao espiritual, e o outro pela condio evolutiva deficitria. O mais elevado concorda sempre em amparar o desajustado.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 56

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Assim sendo, a mulher ou o homem que escolhe companhia menos elevada deve levar a cruz ao calvrio, como se diz geralmente, porque, sem dvida, se comprometeu na Espiritualidade a ser o cireneu de todas as horas. O recuo, no caso, seria desero a compromisso assumido. Mais uma vez se evidencia o valor do Evangelho nos lares, como em toda a parte, funcionando maneira de estimulante da harmonia e construtor do entendimento. Os casamentos denominados afins, no sentido superior, so os que renem almas esclarecidas e que muito se amam. So Espritos que, pelo matrimnio, no doce reduto do lar, consolidam velhos laos de afeio. Por fim, temos os casamentos que denominamos de transcendentes. So constitudos por almas engrandecidas no amor fraterno e que se reencontram, no plano fsico, para as grandes realizaes de interesse geral. A vida desses casais encerra uma finalidade superior. O ideal do Bem enche-lhes as horas e os minutos. O anseio de Belo repleta-lhes as almas de doce ventura, pairando, acima de quaisquer vulgaridades terrestres, acima do campo das emoes inferiores, o amor puro e santo. Todos ns passamos, ou passaremos ainda, segundo for o caso, por toda essa seqncia de casamentos: acidentais, provacionais e sacrificiais, at alcanarmos no futuro, sob o sol de um novo dia, a condio de construirmos um lar terreno na base do idealismo transcendental ou da afinidade superior. Enquanto no atingirmos tal situao, o Senhor, pelo seu Evangelho, ir enchendo de paz a nossa vida. E o Espiritismo, abenoada Doutrina, repletar os nossos dias das mais sacrossantas esperanas...

Autor: Martins Peralva


Livro : Estudando a Mediunidade - cap. XVIII - Pg. 101

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 57

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

A Famlia como instrumento de redeno espiritual


... O casamento compromisso espiritual previamente negociado e acertado, ainda que nem sempre aceito de bom grado pelas partes envolvidas. So muitos, seno maioria, os que se unem na expectativa de muitos anos de turbulncia e mal-entendidos porque esto em dbito com o parceiro que acolhem, precisamente para que se conciliem, se ajustem, se pacifiquem e se amem ou, pelo menos, se respeitem e estimem. Mergulhados, porm, na carne, os bons propsitos do devedor, que programou para si mesmo um regime de tolerncia e autocontrole, podem falhar. Como tambm pode exorbitar da sua desejvel moderao o parceiro que vem para receber a reparao, em lugar de recolher com serenidade o que lhe devido (e outrora lhe foi negado) em ateno, apoio, segurana e afeto, assume a atitude do tirano arbitrrio que, alm de exigir com intransigncia o devido, humilha, oprime e odeia o parceiro que, afinal de contas, est fazendo o possvel, dentro das suas limitaes, para cumprir seu compromisso. Nesses casos, o processo de ajuste --- que ser sempre algo difcil mas poder desenrolar-se em clima de mtua compreenso --- converte-se em vingana irracional. Numa situao dessas, mais freqentes do que poderamos supor, a indissolubilidade absoluta a que se refere a Codificao seria, de fato, uma lei antinatural. Se um dos parceiros da unio, programada com o objetivo de promover uma retificao de comportamento, utilizou-se insensatamente da sua faculdade de livre escolha, optando pelo dio e a vingana, quando poderia simplesmente recolher o que lhe devido por um devedor disposto a pagar, seria injusto que a lei recusasse a este o direito de recuar do compromisso assumido, modificar seus termos, ou adiar a execuo, assumindo, claro, todas as responsabilidades decorrentes de seus atos, como sempre, alis. A lei divina no conteste a violncia que um parceiro se disponha a praticar sobre o outro. Alm do mais, a dvida no tanto com o indivduo prejudicado quanto com a prpria lei divina desrespeitada. No momento em que arruinamos ou assassinamos algum, cometemos, claro, um delito pessoal da maior gravidade. preciso lembrar, contudo, que a vtima tambm se encontra envolvida com a lei, que, paradoxalmente, ir exigir a reparao da falta cometida, no para ving-la, mas para desestimular o faltoso, mostrando-lhe que cada gesto negativo cria sua matriz de reparao. O Cristo foi enftico e preciso ao ligar sempre o erro dor do resgate. Vai e no peques mais, para que no te acontea coisa pior, disse ele. No h sofrimento inocente, nem cobrana injusta ou indevida. O que deve paga e o que est sendo cobrado porque deve. Assim a prpria vtima de um gesto criminoso tambm um ser endividado perante a lei, por alguma razo concreta anterior, ainda que ignorada. Se, em lugar de reconciliar-se, ela se vingar, estar reabrindo sua conta com novo dbito em vez de sald-la. A lei natural, portanto no prescreve a indissolubilidade mandatria e absoluta do casamento, como a caracterizou Kardec na sua pergunta. Consequentemente, a lei humana no deve ser mais realista do que a outra, que lhe superior; deve ser flexvel, abrindo espao para as opes individuais do livre arbtrio. Isso, contudo, est longe de significar uma atitude de complacncia ou de estmulo separao dos casais em dificuldades. O divorcio admissvel, em situaes de grave conflito, nas quais a separao legal assume a condio de mal menor, em confronto com opes potencialmente mais graves que projetam ameaadoras tragdias e aflies imprevisveis: suicdios, assassinatos, e conflitos outros que destrem famlias e acarretam novos e pesados compromissos, em vez de resolver os que j vieram do passado por auto-herana.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 58

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Convm, portanto, atentar para todos os aspectos da questo e no ceder precipitadamente ao primeiro impulso passional ou solicitao do comodismo ou do egosmo. Dificuldades de relacionamento so mesmo de esperarse na grande maioria das unies que se processam em nosso mundo ainda imperfeito. No deve ser desprezado o importante aspecto de que o casamento foi combinado e aceito com a necessria antecipao, precisamente para neutralizar diferenas e dificuldades que persistem entre dois ou mais espritos. O que a lei divina prescreve para o casamento o amor, na sua mais ampla e abrangente conotao, no qual e sexo apenas a expresso fsica de uma profunda e serena sintonia espiritual. Estas unies, contudo, so ainda a exceo e no a norma. Ocorre entre aqueles que, na expresso de Jesus, Deus juntou, na imutvel perfeio de suas leis. Que ningum os separe, mesmo porque, atingida essa fase de sabedoria, entendimento e serenidade, os Espritos pouco se importam de que os vnculos matrimoniais sejam indissolveis ou no em termos humanos, dado que, para eles vige a lei divina que j os uniu pelo vnculo supremo do amor. Em suma, recuar ante uma situao de desarmonia no casamento, de um cnjuge difcil ou de problemas aparentemente insolveis gesto de fraqueza e covardia de graves implicaes. Somos colocados em situaes dessas precisamente para resolver conflitos emocionais que nos barram os passos no caminho evolutivo. Estaremos recusando exatamente o remdio prescrito para curar mazelas persistentes que se arrastam, s vezes, por sculos ou milnios aderidas nossa estrutura espiritual. A separao e o divrcio constituem, assim, atitudes que no devem ser assumidas antes de profunda anlise e demorada meditao que nos levem plena conscincia das responsabilidades envolvidas. Como escreveu Paulo com admirvel lucidez e poder de sntese.

--- Tudo me licito, mas nem tudo me convm.


O Espiritismo no doutrina do no e sim da responsabilidade, Viver escolher, optar, decidir. E a escolha sempre livre dentro de um leque relativamente amplo de alternativas. A semeadura, costumamos dizer, voluntria; a colheita que sempre obrigatria. no contexto da famlia que vem desaguar um volume incalculvel de conseqncias mais ou menos penosas resultantes de desacertos anteriores, de decises tomadas ao arrepio das leis flexveis e, ao mesmo tempo, severas, que regulam o universo tico em que nos movimentamos. Para que um dia possamos desfrutar o privilgio de viver em comunidades felizes e harmoniosas, aqui ou no mundo pstumo, temos de aceitar, ainda que relutantemente, as regras do jogo da vida. O trabalho da reconciliao com espritos que prejudicamos com o descontrole de nossas paixes, nunca fcil e, por isso, o comodismo nos empurra para o adiamento das lutas e renncias por onde passa o caminho da vitria. Como foro natural de complexos problemas humanos e ncleo inevitvel das experincias retificadoras que nos incumbe levar a bom termo, a famlia instrumento da redeno individual e, por extenso, do equilbrio social. No precisaria de nenhuma outra razo para ser estudada com seriedade e preservada com firmeza nas suas estruturas e nos seus propsitos educativos.

Autor : Deolindo Amorim


Livro : O Espiritismo e os Problemas Humanos - Cap. XI Pg. 147

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 59

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O DIVRCIO
O assunto movimenta as rodas de conversa, polariza as atenes. Optar, ou no, pela implantao do divrcio, no Brasil? Para ns, de qualquer forma, parece-nos que a incluso da lei do divrcio no nosso Cdigo Civil, conquanto possa considerar-se sob o aspecto social como um significativo passo avante, muito pouco representar, frente atitude declaradamente esprita dos que assim se definem. Quando Allan Kardec comentou sobre a possibilidade divorcista, ele procurou situar muito bem os dois tipos de unies. Aquelas ditadas pelos laos do afeto e em que se envolveriam criaturas verdadeiramente unidas por Deus porque submissas Sua Lei, e as outras, fruto do interesse e nada mais, muito prprias da sociedade insincera e alicerada em poderes aquisitivos ou de mera representao social. Dessarte, se ao primeiro tipo de casamento ficava implcita a desnecessidade da separao legal porque baseada no amor legtimo, ao segundo certamente poderia ser concedida essa desvinculao, se desejada, porque inserida num outro contexto de intenes imediatas e mundanas. Colocar o problema em termos de divrcio ser estril aos comentrios que se faam luz da Doutrina Esprita. Uma vez que separado, o casal poder tomar rumos independentes, desde que a moral da coletividade o sancione, incluindo-o na lei dos homens. Contudo, o que estar sempre em pauta para o autntico esprita, no ser o enfoque da nova unio mas sim, e principalmente, o da separao do casal. Tem sido uma das constantes lies exaradas pelo Evangelho e interpretadas luz do Espiritismo esta da necessidade da tolerncia, do perdo e do amor, acima de tudo. Discutirmos o problema do divrcio sem examinarmos antes o do abandono da famlia, por um dos cnjuges, exorbitar as metas, saltar por um terreno ainda precisado de cultivo, querer chegar prxima estao sem haver o trem correr sobre os trilhos no trecho que a antecede. O que nos deve preocupar, como j foi dito, essa extrema responsabilidade que precisa animar os cnjuges equilibrados, cientes de que o verdadeiro casamento um pacto selado nos Planos Espirituais e encerra compromissos inmeros, que envolvem ngulos de grande diversidade, tais como vnculos reencarnatrios, problemas crmicos, de resgates e tarefas missionrias. Desistir ex abrupto de tantas responsabilidades ser como passar um atestado de total desconhecimento delas, apesar de credenciar-se cada criatura como portadora de uma conscincia, alm de dever Misericrdia Divina inmeras oportunidades redentoras em companhia de todos aqueles que lhe formam a famlia constituda.
Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 60

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Lembramo-nos, ainda, de que, em face da premncia do tempo, da exiguidade do prazo que nos resta para as grandes transformaes que presenciaremos no planeta, muitas delas j em pleno desenrolar, uma porcentagem altssima de unies, na atual conjuntura, promovida por efeitos crmicos. Necessitados que somos todos de muitos resgates pelas faltas pretritas e mais necessitados ainda de prover estas ltimas encarnaes de todos os recursos que nos permitam atingir os mritos imprescindveis para continuar no planeta, prestando colaborao coletividade em regenerao, do Terceiro Milnio, quando estaremos promovidos a um mundo mais elevado em perspectivas de Espiritualidade, eis ai, nas unies de efeito crmico , um caminho seguro para fazer-nos atingir, conforme nosso comportamento em face das dificuldades, aquele ponto crtico e redentor responsvel pelos ltimos itens exigveis para a obteno do nvel adequado e libertador para a nossa permanncia e aproveitamento. em vista desse objetivo maior que ns, espritas, embora favorveis adoo do divrcio como Lei -- enfim, legtima como possibilidade para o prprio equacionamento consciencial to necessrio aos que se dizem verdadeiramente livres (usado este termo na sua mais completa e alta acepo) --- nunca endossamos, nem o poderamos, com a mesma facilidade, a opo do desquite que importa, ele sim, um verdadeiro abandono (porque ato fundamental) de prerrogativas fornecidas pela Misericrdia Divina as quais, em face do aceleramento evolutivo a que est submetido nosso processo existencial deste fim de milnio, dificilmente nos podero ser de novo concedidas.

Autora : Helena M. Craveiro Carvalho


Livro : Espiritismo : Medo ou Preconceito? - Pg. 43

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 61

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

ABANDONO DO LAR

Vrias so as causas que levam um dos cnjuges a abandonar o lar, com isso desagregando perigosamente a estrutura da famlia, que deveria permanecer unida. Dentre elas, podemos citar, de escantilho, as seguintes: ausncia de responsabilidade; fraqueza de carter, tornando o indivduo leviano e presa fcil de paixes passageiras, mormente em ambientes onde haja certa facilidades de ordem sexual; desarmonias conjugais, provocadas e alimentadas pelo cime ou pela falta de compreenso recproca; agressividade constante; violncias fsicas e / ou morais; processos obsessivos; etc... Na realidade, as maiores vtimas so os filhos que, alm de perderem a assistncia do pai, ou da me, sofrem a sua ausncia e escutam, permanentemente, acusaes contra aquele que os abandonou. Amigos, preciso que entendamos que acima dos direitos individuais esto os direitos familiares, sobretudo os direitos dos filhos, para cuja educao h necessidade imperiosa da presena atuante de ambos os dois cnjuges. Meditamos nos dizeres desta carta que uma adolescente escreveu: No se zangue, mame! Desculpe. Desculpe porque eu preciso desabafar. Sei que voc est hiperpreocupada, supercansada. Que voc se mata por ns. Ningum sabe agradecer. Mas todos ns lhe somos gratos. Mame, no se zangue! Ns queremos voc e no os seus servios. Quem consegue conversar a ss com voc? Voc ralha comigo. o vestido sujo e rasgado, so as mos imundas, os cabelos despenteados, os objetos esquecidos, o quarto desarrumado. Sempre as mesmas reclamaes... inteis! Nem mais as ouo: j sei tudo de cor... Sabe o que esta faltando nesta casa? Est faltando tempo para conversar. Quando eu volto do colgio, morro de vontade de chegar perto de voc e contar tudo: as coisas misteriosas que me disseram, meus namoros, meus sonhos para o futuro. Voc est na cozinha, mexendo as malditas panelas. Eu sei que seus quitutes no podem queimar. Mas voc sabe que me queima a alma sua frase sempre fervendo de impacincia: Agora, no! No posso ouvir nada! Daqui a pouco, espere! Faz anos que voc me diz isso, mame. O seu daqui a pouco nunca chegou. Estou farta de esperar. noite, quando os pequenos j pegaram no sono, se eu pudesse ficar a ss com voc, eu diria tudo: --- o livro que me impressionou... --- os segredos de minha nica amiga... --- at os meus pecados. Eu lhe diria tudo, mame...

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 62

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Voc nunca se sentou beira de minha cama para conversar. Ah! Se voc soubesse a desordem que reina em meu corao! Se eu pudesse um dia verificar que meus problemas interessam a voc, eu me sentiria crescer. Eu seria boa, juro, eu me tornaria algum. No se zangue, minha mezinha! Mas... fale comigo. Amigos, eis a a carta da adolescente, pedindo a ateno da me. Em outro trecho deste mesmo livro vocs encontraro a carta de um filho, endereada a seu pai, tambm pedindo ateno para seus problemas, para seus conflitos ntimos. Tudo isso confirma a nossa assertiva: para a educao dos filhos h imperiosa necessidade da presena atuante de ambos os dois cnjuges. Tanto o pai como a me devem servir de modelo na formao da personalidade dos filhos. Como explica bem O Evangelho Segundo o Espiritismo, o corpo procedo do corpo, mas o Esprito no provm do Esprito, porque preexiste formao do corpo. No o pai quem cria assim o Esprito de seu filho --- apenas d-lhe o invlucro corporal; mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, a fim de faz-lo progredir. Ao que completa O Livro dos Espritos: A paternidade chega a ser mesmo uma espcie de delicada misso. Pai e me no representam to-somente o esteio econmico da manuteno da prole --- mas tambm (e principalmente) aquela retaguarda moral, aquele suporte espiritual extremamente necessrio ao filho durante a infncia e ainda mais na adolescncia. Por detrs de um aluno-problema em nossas escolas de 1 e 2 graus, que cria terrveis casos de disciplinares, no raro, est exatamente uma criana carente de afeto familiar... Por detrs de um jovem, s voltas com a Policia e a Justia, por questes de txicos e atos de violncia, est, de um modo geral, um lar desfeito, onde reinou a incompreenso, o desrespeito, a discrdia permanente. Tal estado de coisas pode, inclusive, ser responsvel pelo adulto desajustado no contexto social, cheio de graves traumas e complexos estranhos, infernizado em seu ntimo e infernizando tantos quantos dele se aproximem. Em uma palavra, sofrimento, revolta, infelicidade geral. luz do Espiritismo, todavia, tudo tem a sua profunda razo de ser. Nada acontece por simples acaso; existe uma explicao para tanto infortnio no seio dos prprios lares. No se sofre sem uma causa justa e necessria. Tanto quanto no mera casualidade que une Fulano a Sicrano ou a Beltrano na condio de pai ou de filho; de me ou de filha; de marido e mulher, nas naturais e necessrias relaes domsticas de nossa vida terrena. H todo um planejamento prvio, antes do processo encarnatrio, como que fixando as diretrizes gerais, as linhas mestras do gnero de vivncia que haveremos de ter nos prximos anos imersos na carne. Assim que, o j citado Evangelho Segundo o Espiritismo, explica que: Os Espritos que encarnam numa mesma famlia, sobretudo entre parentes prximos, so muitas vezes Espritos simpticos, unidos por ligaes anteriores, manifestadas por seu afeto durante a vida terrestre; mas pode tambm acontecer que estes Espritos sejam completamente estranhos entre si, divididos por antipatias tambm anteriores e que igualmente se traduzem por seu antagonismo na Terra, para lhes servir de provao.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 63

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Dentre os problemas que angustiam o homem moderno, evidenciam-se os familiares. Muita gente tenta resolv-los desertando do lar. Muito comum esta pseudo-soluo em nossa sociedade. Todavia, amigos, no h e no pode haver, de modo algum, felicidade ou prazer que possa ser conquistado por um pai, ou por uma me, s expensas de seus filhos menores abandonados... Terminando nossas consideraes sobre o abandono do lar, evidentemente no se pede de ningum a anulao total de sua personalidade diante dos problemas conjugais. No se lhe exige o entorpecimento, a negao de sua sensibilidade no terreno afetivo. Somos humanos. Temos as nossas aspiraes e os nossos ideais, bem como as nossas limitaes, os nossos condicionamentos, que a vida material nos impe. No entanto, graas a todo este conhecimento doutrinrio-evanglico, de certa forma resumido neste artigo, tem-se motivo para um pouco mais de resignao e tolerncia. Um pouco mais de devotamento e de pacincia. Tem-se ainda motivo para a f e persistncia naquele firme propsito de tentar --- ainda uma vez --- o dilogo fraterno e franco com o cnjuge difcil, experimentando o entendimento com serenidade, ao invs da exasperao, da irritao, do desespero, da agresso verbal, que, em verdade, como todos sabemos, no solvem os problemas, no diminuem os abismos, no reduzem as desinteligncias, enfim, no trazem soluo alguma. Ao contrrio, prejudicam os pais, e muito mais ainda, os filhos, que sofrem com os atritos dos progenitores bem como o abandono de seus responsveis mais imediatos --- o pai e a me!

Autor : Celso Martins


Livro: Por Um Mundo Melhor - Cap. 9 - Pg. 38

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 64

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O PROBLEMA DO DIVRCIO
Ouvistes o que foi dito aos antigos : Quem abandonar sua mulher, d-lhe carta de divrcio. Eu, porm, vos digo que quem repudiar sua mulher, a no ser por causa de infidelidade, a torna adltera; e qualquer que casar com a repudiada comete adultrio. ( Mateus, 5:31-32 )

Nos primrdios do judasmo os vnculos matrimoniais eram bastante frgeis. Se o homem chegasse concluso de que sua esposa no lhe convinha, at pelo fato de cometer uma falha no preparo da comida, bastava dar-lhe carta de divrcio, uma espcie de demisso ou resciso do contrato matrimonial. Isto bem de acordo com a mentalidade da poca, situada a mulher em regime de escravido. Por incrvel que parea, a carta de divrcio, instituda por Moiss, representava um progresso, pois regulamentava a separao e dava repudiada o direito de constituir nova famlia. No captulo 19, do Evangelho de Mateus, Jesus diz, categrico, que semelhante instituio deveu-se dureza do corao humano. Ao referir-se ao assunto, no Sermo da Montanha, o Mestre explica que o casamento deve ser indissolvel, admitindo a separao apenas num caso --- a infidelidade ---, porque esta destri as bases fundamentais da unio matrimonial: a confiana, a integridade, o respeito, o amor, a dignidade. A Doutrina Esprita bastante clara quanto seriedade do vnculo matrimonial, demostrando que ele , geralmente, fruto de planejamento espiritual, e que, ao se ligarem, os cnjuges assumem compromissos muito srios, no to-somente em relao ao prprio ajuste, mas, particularmente, no concernente aos filhos. Todo casamento dissolvido representa fracasso dos cnjuges. A separao no faz parte do destino de ambos --- simplesmente uma alternativa, quando a unio entra em crise insupervel. O divrcio, nesta circunstncia, defendido por Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo, captulo 22, limita-se to-s a reconhecer uma separao j existente. o mal menor, oferecendo ao casal divorciado a oportunidade de recompor suas vidas e de legalizar sua nova situao perante a sociedade. Imperioso reconhecer --- e nisso reside a seriedade do problema --- que a separao representa uma transferncia de compromissos para o futuro, em regime de dbito agravado, sempre que os filhos ou os prprios cnjuges venham a comprometer-se em desajustes e desequilbrios diretamente relacionados com a desintegrao do lar. Intil, entretanto, considerar-se os prejuzos advindos da separao, diante daqueles que chegaram a extremos tais de desentendimento que tornam impossvel a vida em comum. Nesta circunstncia, nem toda a sabedoria do Mundo os convencer a permanecerem juntos, superando suas desavenas.

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 65

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

Por isso, mais importante do que tentar ajustar peas demasiadamente comprometidas pela ferrugem da discrdia, cuidar de recursos que garantam a estabilidade matrimonial, a sade do casamento. Para tanto, a primeira providncia superar o velho engano cometido pelo homem e pela mulher, que se julgam casados apenas porque assinaram o livro do registro civil, submetendo-se s demais disposies legais. Socialmente falando o casamento isso, mas, sob o ponto de vista moral e espiritual, trata-se de um compromisso a ser renovado todos os dias. Deve representar o empenho dirio de dois seres, de estrutura biolgica e psicolgica totalmente diferentes, no sentido de se ajustarem. Crebro e corao, razo e sentimento, fora e sensibilidade, o homem e a mulher, realmente, so duas partes que se completam --- mas somente com a fora do amor. No o amor paixo, que se esvai aps a embriagues dos primeiros tempos, mas o amor convivncia, que se consolida com o perpassar dos anos, desde que sustentado pelos valores da compreenso, do respeito mtuo, da tolerncia e da boa-vontade. Emmanuel tem uma imagem muito feliz a respeito do casamento, quando diz que a euforia dos noivos, no grande dia, semelhante do estudante que recebe o diploma do curso superior. o coroamento de seus esforos, de seus anseios... Mas, depois vem o trabalho de cada dia, a dedicao, o esforo, o sacrifcio, para que seu diploma represente para ele a base de uma vida melhor, econmica e socialmente. Assim acontece com o casamento. Muita alegria no incio, muito empenho depois, porque nenhuma casa ser um lar autntico, osis de bnos e ternura, se no for primeiro uma oficina de boa-vontade e de esforo em favor da paz. Para tanto, lembrando ainda Jesus, preciso que combatemos a dureza de nossos coraes, pois, se bem analisarmos, verificaremos que todo problema de relacionamento humano, em qualquer lugar, principalmente no lar, nasce justamente porque nosso corao se fecha com muita facilidade ante as manifestaes do egosmo, que nos leva a exigir demais dos outros e to pouco de ns mesmos.

Autor : Richard Simonetti


Livro : A Voz do Monte Pg. 91

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 66

CENTRO ESPRITA NOSSO LAR


Jacupiranga - SP.

O DIVRCIO FACE A MORAL CRIST


Tambm foi dito (aos antigos): Qualquer que desquitar de sua mulher, d-lhe carta de repdio. Mas eu vos digo: Todo o que repudiar sua mulher, a no ser por causa da prostituio, a faz ser adltera, e o que tomar a repudiada, comete adultrio. (Mateus, 5:31-32)

Naquele tempo, entre os judeus, era permitido ao homem repudiar sua mulher sob os mais fteis pretextos. Eis, na ntegra, o texto do Velho Testamento que regulava o assunto: Se um homem tomar uma mulher, e a tiver consigo, e ela no for agradvel a seus olhos por causa de alguma fealdade, far um escrito de repdio, lho dar na mo, e a despedir de sua casa. E se ele, depois de Ter sado, casar-se com outro e este tambm a aborrecer, e lhe der escrito de repdio, e a despedir de sua casa, ou se ele veio a morrer, no poder o primeiro marido tornar a tomla por mulher, porque ela ficou poluta e fez-se abominvel diante do Senhor. (Deuteronmio, 24:1-4.) Como se v, o que se exigia do homem, a esse respeito, era apenas que desse esposa repudiada carta de divrcio, para que pudesse casar-se com outro marido, ou enviuvasse. Em virtude de tais facilidades, os divrcios ocorriam com muita freqncia, tornando assaz precria a estabilidade da famlia, enquanto o grande nmero de mulheres repudiadas fazia que o meretrcio proliferasse em larga escala, originando-se desse estado de coisas um gravssimo problema social. Jesus, modificando os preceitos da Lei mosaica, s admite um motivo justo para a quebra dos vnculos matrimoniais: a prostituio. Nega, assim, tanto ao homem como mulher, o direito ao divrcio, por incompatibilidade de gnios ou outras causas de menor peso, comumente invocadas para justific-lo, causas que mal encobrem o desejo impuro de experimentar novas sensaes, atravs de diferentes unies, ou evidenciam ausncia completa de pacincia e boa-vontade para suportar as falhas do outro cnjuge. Sendo o casamento uma instituio divina, destinada, no s conservao da Humanidade, como tambm a oferecer aos espritos, que se unem no grupo familiar, apoio recproco para suportarem as provas da existncia, deve ser resguardado e protegido contra os germes da dissoluo, quais os desquites e divrcios que, ainda hoje, so obtidos por qualquer razo, ou mesmo sem razo nenhuma. A Doutrina Esprita esclarece-nos, a respeito dessa serssima questo, que, no raro, espritos inimizados em encarnaes pregressas so ligados pelos laos do matrimnio para que, nesta nova relao, mediante as vicissitudes e as lutas a serem enfrentadas lado a lado, possam vencer o dio que os separava, reconciliem-se e tornem-se, afinal, bons amigos. Isto posto, a separao de cnjuges desajustados s serve para interromper o processo de harmonizao entre ambos (que precisar ser reiniciado em existncia prxima), retardando o aperfeioamento de suas almas e, consequentemente, sua felicidade futura. No separe, pois, o homem o que Deus ajuntou. (Mateus, 19:6.)

Autor : Rodolfo Calligaris


Livro : O Sermo da Montanha Pg. 81

Rua Augusto Jos de Macedo, 372 - Centro - 11.940-000 Jacupiranga SP. - DAM - 09/04/01 Pg. : 67

Vous aimerez peut-être aussi