Vous êtes sur la page 1sur 18

1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO IFMA CAMPUS BURITICUPU CURSO TCNICO CONTROLE AMBIENTAL INTEGRADO AO ENSINO MDIO

ANTONIO SILVA FERREIRA JLIA OLIVEIRA ORLEANS DA ROCHA ALVES

O ESGOTO A CU ABERTO NO MUNICPIO DE BURITICUPU: um estudo de caso.

Buriticupu 2011 ANTONIO SILVA FERREIRA

JLIA OLIVEIRA ORLEANS DA ROCHA ALVES

O ESGOTO A CU ABERTO NO MUNICPIO DE BURITICUPU: um estudo de caso.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho IFMA Campus Buriticupu, como requisito para obteno do ttulo de Tcnico em Controle Ambiental.

Orientadora:

Buriticupu 2011

SUMRIO

1. 2. 2.1 2.2 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

HIPTESE................................................................................................... OBJETIVOS................................................................................................. Objetivo Geral.............................................................................................. Objetivos Especficos................................................................................... JUSTIFICATIVA........................................................................................... METODOLOGIA........................................................................................... INTRODUO............................................................................................. DESENVOLVIMENTO................................................................................. CONCLUSO............................................................................................... REFERNCIAS............................................................................................ APNDICE................................................................................................... ANEXOS......................................................................................................

4 5 5 5 6 7 8 9 13 15 16 17

RESUMO: Este trabalho vem analisar e descrever o trajeto, o destino e os perigos do esgoto a cu aberto, quando este est em contato direto com as espcies que sobrevivem ao seu redor e que, concomitantemente, o produzem. PALAVRAS-CHAVE: esgoto; destino; espcies.

1. HIPTESE

A falta de redes de tratamento do esgoto acarreta a disperso e o acmulo do mesmo em locais inadequados, trazendo periculosidade sade e sobrevivncia das comunidades de espcies que residem e/ou dependem deste local. Em Buriticupu, o escoamento do esgoto pela superfcie das ruas e avenidas ocorre pela inexistncia de redes de transporte, resultado de aes pblicas despreocupadas com a estruturao de redes de saneamento bsico e aes individuais que negligenciam os efeitos nocivos do esgoto a cu aberto. Temos, ainda, famlias que vivem em condies precrias muitas at sem abastecimento de gua as quais tentam, provavelmente, reutiliz-la de todas as formas, mas seu esgoto (no-tratado) sempre ir de encontro ao meio aqutico mais prximo. O fim da linha para o esgoto, tratado ou no, o ambiente, que pode ser um corpo receptor (crrego ou rio) ou, ento, o solo. Quando lanado ao solo, o esgoto atinge os lenis subterrneos.

2. 2.1

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Evidenciar a grande despreocupao poltica com o meio ambiente e a

comunidade, e a enorme periculosidade oferecida pelos objetos lanados abertamente ao meio. 2.2

OBJETIVOS ESPECFICOS

Apontar a despreocupao do poder pblico municipal em relao s leis que visam preservao ambiental e o bem-estar populacional; Informar os possveis malefcios causados ao meio quando este recebe os dejetos lanados livremente; Apontar os danos e malefcios acarretados quando do lanamento de esgoto notratado no rio Buritizinho, visto que esse no possui vazo necessria para eliminar a grande carga de poluentes lanada em suas guas;

Mobilizar a comunidade para a realizao de aes que visam sanidade.

3.

JUSTIFICATIVA Tomou-se o fenmeno do descuido com o destino dos resduos liberados

pelos domiclios de Buriticupu como tema, devido sua imensa relevncia e pela grande necessidade de ateno s consequncias humanas e ecolgicas trazidas pelos mesmos, quando jogados, sem nenhum tratamento prvio, em rios, crregos ou mesmo no solo. A inadvertncia governamental com a elaborao de cidades acarreta a falta de implantao de uma rede de esgotos adequada e, consequentemente, a poluio de colees de guas naturais, trazendo, obviamente, a doena aos olhos humanos, que mesmo assim parece no ser percebida. Atualmente, no h nenhuma rede de tratamento de esgoto no municpio de Buriticupu, o que torna suas ruas alagadas por restos de utilidades alimentcias e at fisiologias e, porconseguinte, odores insuportveis exalam-se nas avenidas. No este apenas mais um caso de desleixo poltico ou risco sanidade humana, tratase de uma insanidade mental, quando moradores apontam os canos de escoamento de suas sobras aos ps dos pedestres dessa cidade.

4.

METODOLOGIA

Diante da flagrante inexistncia de redes de escoamento de esgoto adequadas, foi registrada, nos pontos mais crticos, a exposio de moradores a esgotos clandestinos, que podem trazer de forma direta, a contaminao destes. Todas as informaes foram coletadas e adaptadas atravs de:
Entrevistas a moradores que residem prximo a locais de grande

escoamento superficial de esgotos; Registro de imagens dos locais da cidade em que h esgotos clandestinos e fluxo intenso de dejetos domiciliares; Visita aos pontos mais crticos de poluio causada por meio dos dejetos domiciliares lanados abertamente s ruas;
Anlise e leitura exaustiva de livros em bibliotecas pblicas, privadas e

virtuais;
Pesquisas na Internet relacionadas ao tema.

5.

INTRODUO O esgoto lanado a cu aberto constitui uma fonte contnua de

transmisso de doenas de veiculao hdrica. De acordo com a LEI n 6.938, de 31 de agosto de 1981, entende-se por poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao e afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente. Portanto, quem despeja guas residurias em locais inadequados estar sujeito a aplicaes penais. O Cdigo Penal Brasileiro, em seu art. 271, refere-se poluio da gua, e afirma que para a configurao de crime, necessria se faz a prova da potabilidade da gua e indicao de sua utilizao, por parte da comunidade, antes de poluda ou corrompida. Mas como no desobedecer a uma lei como essa, se precisaremos sempre nos desfazer da gua j utilizada em nossas casas, e no possumos nenhum acesso uma rede de esgotos? O presente trabalho traz luz a negligncia do poder pblico municipal no que diz respeito ao descarte correto do esgoto domiciliar da cidade de Buriticupu. Os dejetos so despejados diretamente nas ruas, e por elas circulam ou se acumulam procurando os locais mais baixos da cidade, onde provavelmente estar situado um meio aqutico. Atravs de outros trabalhos j realizados, da anlise de legislaes ambientais e de publicaes como as de Ariovaldo Nuvolari (Esgoto sanitrio: Coleta, transporte, tratamento e reuso agrcola) e Edelcy Arajo Ferreira (Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentvel de Buriticupu-MA), pode-se compreender melhor o assunto, o que nos permitiu utiliz-las como base para nosso estudo.

6.

DESENVOLVIMENTO

A cidade de Buriticupu no conta com sistema de coleta e tratamento de esgotos. Segundo informaes da CAEMA, no existe projeto e nem previso para implantao. So poucas as residncias que fazem uso da fossa sptica e sumidouro para o destino de efluentes, sendo que a maioria utiliza fossas rsticas. Percebe-se, ao trafegar pela cidade, que vrias construes laam seu esgoto diretamente nas ruas, ocasionando srios problemas ambientais, de sade pblica, dentre outros. Segundo o Censo de 2000, 55,76% dos domiclios tm banheiro ou sanitrio, mas 47,80% utilizam a fossa rudimentar como forma de esgotamento. H 3.717 domiclios, correspondentes a 44,24% do total, sem banheiro ou sanitrio.
Tabela 9 Domiclios Permanentes Segundo Tipo de Esgotamento Sanitrio no ano de 2000

IBGE Censo Demogrfico 2000. A drenagem pluvial superficial, mesmo nas avenidas pavimentadas. Existem apenas dois ou trs pontos de captao nos lugares mais crticos. A rede funciona precariamente, devido falta de manuteno do sistema, e no existe nenhum sistema de dissipao de energia ou quebra de velocidade da gua, o que vem provocando eroses. As poucas galerias pluviais existentes esto recebendo dejetos de fossas e guas servidas das construes que vo direto para o rio Buritizinho. Os lavajatos, na sua maioria, tambm lanam as guas a cu aberto, sem que se faa qualquer tipo de tratamento,o que obrigatrio pelas resolues do CONAMA, contribuindo para a poluio urbana e do rio.
(Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentvel de Buriticupu-MA, pg. 35 e 36)

Conforme escrito no plano de desenvolvimento sustentvel de Buriticupu, que determina objetivos a serem alcanados em um prazo de dez anos, ou seja, at 2016, pretende-se eliminar o lanamento de dejetos e esgotos nas ruas e no Rio

10

Buriticupu. flagrante, no entanto, a inrcia do poder pblico municipal no sentido de promover projetos e aes que concorram para este desenvolvimento. At, ento, nenhuma rede de esgoto foi instalada, esgotos ainda escorrem ao ar livre pelas avenidas da cidade, palafitas continuam com banheiros sobre o rio Buritizinho, leos e graxas de automveis so liberados nas guas pluviais. Outra meta descrita a promoo de educao ambiental em todos os nveis, e, at o momento, nenhuma ao, nesse sentido, tem sido tomada. O esgoto um lquido cuja composio, quando no contm resduos industriais, de aproximadamente: -99,87% de gua; -0,04% de slidos sedimentares; -0,02% de slidos no-sedimentares e -0,07% de substncias dissolvidas.
(Esgoto Sanitrio; coleta, transporte, tratamento, e reuso agrcola/ Coordenao Ariovaldo Nuvolari, pg.21, 2003)

Dada a forte prevalncia de gua na composio do esgoto, observa-se a grande possibilidade de reutilizao da gua concentrada do mesmo, sendo ela empregada nas irrigaes, lavagem de ruas, servios domsticos, etc. A reutilizao de gua no tratamento do esgoto nos daria uma grande taxa bnus de gua disponvel no planeta, alm de preservar a sade pblica e o ecossistema.
Tabela 7.1 Composies do esgoto domstico Tipos de substncias Origem Observaes Lavagens de louas e Sabo roupas A maioria dos detergentes Detergentes (podem ser ou no Lavagens de louas e contm o nutriente fsforo biodegradveis) roupas na forma de polifosfato Cada ser humano elimina Cozinhas e na urina Cloreto de sdio pela urina de7 a 10 humana gramas/dia. Cada ser humano elimina, Fosfato Detergente e urina humana em mdia, pela urina, 1,5 gramas/dia. Sulfato Urina humana Carbonatos Urina humana Cada ser humano elimina Uria, amonaco e cido rico Urina humana de 14 a 42 gramas de uria por dia. Gorduras Cozinhas e fezes humanas Substncias crneas, ligamento da Fezes humanas Vo se constituir na poro carne e fibras vegetais no de matria orgnica em

11

digeridas Pores de amido (glicognio, glicose,) e de proticos (aminocidos, protenas, albumina) Urobilina, pigmentos hepticos, etc. Mucos, clulas de descamao Vermes bactrias, vrus, leveduras, etc. Fezes humanas Urina humana Fezes humanas Fezes humanas

decomposio, encontradas no esgoto. Idem Idem Idem Idem Areias: produes nas ETEs:(S.Paulo) Pinheiros: de 0,013 a 0,073 L/m (mdia: 0,041 L/m) Leopoldina: 0,003 a 0,022L/m (mdia: 0,012 L/m Fonte: Jordo e Pessoa(1995) Barueri: 0,00424 L/m (Fonte: Pegoraro s/d) 99,9%

Outros materiais e substncias: areia, plsticos, cabelos, sementes, fetos, madeira, absorventes femininos, etc.

Areia: infiltraes nas redes de coleta, banhos em cidades litorneas, parcela de guas pluviais, etc. Demais substncias so indevidamente lanadas nos vasos sanitrios

gua Fonte: NUVOLARI, Ariovaldo. So Paulo : Edgard Blcher, 2003.

Inconvenientes do lanamento de esgoto in natura nos corpos dgua Matria orgnica solvel Provoca a diminuio ou mesmo a extino do oxignio dissolvido na gua. Ex.: fenis. Apresentam problemas de toxidade tanto as plantas quanto aos animais e ao homem, podendo ser transferidos atravs da cadeia alimentar. Interferem na fotossntese das algas nos lagos. So indesejveis esteticamente e interferem com a decomposio biolgica.

Elementos potencialmente txicos

Cor e turbidez leos e graxas

Fonte: adaptado de NUVOLARI, Ariovaldo. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

Analisando as tabelas acima, observam-se algumas das substncias que so lanadas no meio quando esgotos no-tratados so liberados neste. A maioria dessas substncias so potencialmente txicas e oferecem grande risco de eliminao de vida no ambiente aqutico e, consequentemente, das outras espcies atravs das cadeias alimentares.

12

Praticamente, todos os tipos de materiais citados so liberados no municpio de Buriticupu. No Rio Buritizinho, por exemplo, carros so lavados sua margem, liberando uma enorme quantidade de leos e graxas em suas guas. Alm disso, h a populao ribeirinha que lana diariamente fezes e urina diretamente nas correntes do rio.

7.

CONCLUSO

13

Frente s situaes apresentadas, torna-se mais que evidente a necessidade de implantao de redes de escoamento e tratamento do esgoto de Buriticupu, visto que estas melhorariam substancialmente as condies de vida da populao e, protegeriam nossos rios, sustentando a vida nesse ambiente e, consequentemente, garantindo a sobrevivncia antrpica atravs desse recurso. Possumos, hoje, vrias formas de livrar-nos desses dejetos de maneira a no agredir o meio ambiente. Uma dessas formas (e talvez a mais vivel ao nosso municpio, em razo do baixo custo e de nossas condies climticas) seriam os sistemas de lagoas de estabilizao. Esses sistemas aproveitam fenmenos naturais, sendo mais indicados para regies de clima tropical. Nele, a estabilizao da matria orgnica realizada pela oxidao bacteriolgica e/ou reduo fotossinttica das algas. Os sistemas possuem diversas variantes, com diferentes nveis de simplicidade operacional e requisitos de rea. As lagoas podem ser classificadas em trs tipos: lagoas anaerbias, lagoas facultativas e lagoas de maturao. Lagoas anaerbias: So lagoas de grandes profundidades (da ordem de 3 a 5 metros), cujo objetivo minimizar ao mximo a presena de oxignio para que a estabilizao da matria orgnica ocorra estritamente em condies anaerbias. A eficincia nesse tipo de sistema poder atingir at 60% na remoo de DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio) dependendo da temperatura. Lagoas facultativas: Lagoas com profundidade de profundidade mdia (1,5 a 3 metros). Neste tipo de lagoa ocorrem dois processos distintos: aerbios e anaerbios. Na regio superficial, ocorrem os processos fotossintticos realizados pelas algas onde h liberao de oxignio no meio, favorecendo o processo aerbio; e, no fundo, quando a matria orgnica tende a sedimentar, ocorrem os processos anaerbios. Lagoas de maturao: Lagoas com profundidade de 0,8 a 1,5 m. Sua principal funo remover patognicos, devido boa penetrao de radiao solar, elevado ph e elevada concentrao de oxignio dissolvido. Com a construo dessas lagoas, combinadas com uma boa rede de esgotos e a sensibilizao das comunidades, Buriticupu seria uma cidade limpa, de ambiente agradvel. Eliminaramos o terrvel odor que infesta nossas ruas e preservaramos a integridade de nossos rios e solos. Olhando pelo ponto de vista econmico, economizaramos enormemente, visto que, segundo a Funasa

14

(Fundao Nacional de Sade), a cada R$ 1,00 aplicado na rea de saneamento, outros R$ 5,00 so economizados com internaes hospitalares e aes curativas de sade.

8. REFERNCIAS Edelcy Arajo Ferreira _Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentvel de Buriticupu Ma, 2006

15

__ NUVOLARI, Ariovaldo; TELLES, Dirceu Dalkmin; RIBEIRO, Jos Tarcisio; MIYASHITA, Nelson Junior; RODRIGUES, Roberta Batista e ARAUJO, Roberto de. Esgoto sanitrio: Coleta, transporte, tratamento e reuso agrcola-- 1edio-So Paulo : Edgard Blcher, 2003. __ FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio Sculo XXI Escolar: O minidicionrio da Lngua portuguesa / Aurlio Buarque de Holanda Ferreira --Rio de Janeiro: Noura Fronteira, 2001. __ MEDEIROS, Jo Bosco. Redao Cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas 8. Ed So Paulo: Atlas, 2006. __ Google.com.br
http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=313 http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=10 IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. <http://www.ibge.gov.br> GOOGLE. < http://www.google.com.br> web.observatoriodasmetropoles.net http://www.o2engenharia.com.br/esgoto4.html http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm? infoid=29&sid=34&tpl=printerview http://www.fastindustria.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=16 http://www.caer.com.br/index.php? option=com_content&task=view&id=35&Itemid=29 http://www.casan.com.br/index.php?sys=138

http://www.funasa.gov.br 9. APNDICE

16

1. Esgoto a cu aberto na rua da Secretaria de Educao da cidade (Rua Dr. Ferreira)

17

2. Esgoto lanado s margens da BR-222.

10. ANEXOS1

Imagens cedidas por Gean Carlos, co-autor do artigo Diagnstico Ambiental no Rio Buriti no Municpio de Buriticupu Estado do Maranho

18

1. Lixo depositado no rio Buritizinho

2. Carros sendo lavados beira do rio Buritizinho

3. Mulheres lavando roupas e louas no rio Buritizinho

Vous aimerez peut-être aussi