Vous êtes sur la page 1sur 3

COLGIO LA SALLE

ATIVIDADES ESCOLARES PARA ALUNOS FALTANTES COM JUSTIFICATIVA AOS REPRESENTANTES DO COLGIO PERODO SOB RECOMENDAO DO MINISTRIO PBLICO 17 A 28/08 SRIE: QUMICA 2 TURMA: TURNO: DATA: / / Ana Maria Battisti 2009 VALOR: N.
EDUCAO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MDIO

DISCIPLINA: PROFESSOR (A): ALUNO (A):

ASSINATURA DO ALUNO Observao: Caro estudante permitido somente o uso individual da calculadora. 1) A reao da hematita com o monxido de carbono para a obteno de ferro metlico e gs carbnico ocorre pela reao qumica: Fe2O3(s) + 3CO(g) 2Fe(s) + 3CO2(g). Dados os valores de entalpia de formao de reagentes e produtos abaixo. Hf Fe2O3(s) = - 196,5 Kcal/mol Hf CO(g) = - 26,4 Kcal/mol Hf CO2(g) = - 94,1 Kcal/mol (1,0) Utilizando a frmula qumica H = HP - HR, calcule a variao da entalpia (H) da reao acima citada.

2) A variao de entalpia para a reao dada pela equao: 4HCl(g) + O2(g) 2H2O(g) + 2Cl2(g). Dados os valores da energia de ligao de reagentes e produtos abaixo. H Cl = 103,1 Kcal/mol H O = 110,6 Kcal/mol O = O = 119,1 Kcal/mol Cl Cl = 57,9 Kcal/mol (1,0) Utilizando a frmula qumica H = HR + HP, calcule a variao da entalpia (H) da reao acima citada. 3) Sobre o contedo estudado de energia livre e entropia, indique (F) para as afirmativas falsas e (V) paras as afirmativas verdadeiras: (1,0) ( ) A entropia mede o grau de desordem molecular de um sistema. ( ) Um aumento na temperatura de um sistema, diminui a entropia. ( ) Aumento da ordem molecular de um sistema, corresponde a uma diminuio da entropia. ( ) A evaporao do lcool diminui a entropia do sistema. ( ) Quanto mais desorganizado for o sistema, maior ser a sua entropia. 4) Seja a reao qumica: X Y + Z. A variao na concentrao de X em funo do tempo : (1,0) X (mol/L) 1,0 0,7 0,4 0,3 0,1 Tempo (s) 0 120 300 540 600 Calcule a velocidade mdia da reao no intervalo de 5 a 10 minutos :

5) Cite quais so as condies para a ocorrncia de uma reao qumica: (1,0) _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6) (UFRGS-RS) Em nosso cotidiano ocorrem processos que podem ser endotrmicos (absorvem energia) ou exotrmicos (liberam energia). (1,0) Assinale a alternativa que contm apenas fenmenos exotrmicos ou apenas fenmenos endotrmicos. a) exploso de fogos de artifcio - combusto em motores de automveis - formao de geada. b) secagem de roupas - formao de nuvens - queima de carvo. c) combusto em motores de automveis - formao de geada - evaporao dos lagos. d) evaporao de gua dos lagos - secagem de roupas - exploso de fogos de artifcio. e) queima de carvo - formao de geada - derretimento de gelo. 7) (Unitau-SP) Observe as seguintes equaes termoqumicas: (1,0)

De acordo com a variao de entalpia, podemos afirmar: a) I endotrmica e II e III, exotrmicas. b) I e III so endotrmicas e II, exotrmica. c) II e III so endotrmicas e I, exotrmica. d) I e II so endotrmicas e III, exotrmica. e) II endotrmica e I e III, exotrmicas. 8) (Fuvest-SP) Para remover uma mancha de um prato de porcelana fez-se o seguinte: cobriu-se a mancha com meio copo de gua fria, adicionaram-se algumas gotas de vinagre e deixou-se por uma noite. No dia seguinte a mancha havia clareado levemente. (1,0) Usando apenas gua e vinagre, sugira duas alteraes no procedimento, de tal modo que a remoo da mancha possa ocorrer em menor tempo. Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 9) Cite no mnimo cinco fatores que podem alterar a velocidade de uma reao qumica: (1,0) _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 10) No laboratrio, o hidrognio pode ser preparado pela reao de zinco com soluo de cido clordrico. Observe as condies especificadas nas experincias abaixo: (1,0)

A respeito da produo do hidrognio acima descrito, indique a experincia que ocorre em maior velocidade e a experincia que ocorre em menor velocidade: _______________________________

Vous aimerez peut-être aussi