Vous êtes sur la page 1sur 2

Ol professora Dineia Anzileiro.

Inicialmente, gangue uma expresso usada normalmente para designar um grupo de adolescentes ou jovens que se comportam de modo anormal, podendo chegar violncia e ao crime. (livro "Educar para a amizade", Gerardo Castillo, Quadrante, So Paulo, 1999. Os Pais diante dos "desafios" da amizade - pp. 205-210). Albert Cohen tambm a define como um conjunto, um sistema de valores e crenas que nasce a partir de um processo interativo, em que os rapazes, ocupantes de uma mesma camada social, de posies sociais iguais, identificam-se entre si. (BARATTA, Alessandro. Criminologia critica e critica do direito penal: introduo sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007, p.73.). Apesar de a grande maioria de gangues serem compostas por homens do sexo masculino, h estudos de que cerca de 3 a 5% das gangues so de mulheres, e apesar de no ultrapassarem essa porcentagem, podem ser to perigosas quanto as gangues masculinas. Bom, so muitos os motivos que levam jovens a entrar em gangues. Um deles a excluso da cultura dominante pela prpria sociedade, que os enxerga como diferentes e os deixam de lado. Por serem deixados margem, esses jovens terminam por se encontrar em conflitos com os pais, com outras pessoas como adultos em geral e at em conflito com outras gangues tambm. Outros motivos que influenciam tambm a existncia de gangues a pobreza, pois os jovens as veem como uma empresa de fazer muito dinheiro como, por exemplo, vendendo drogas, roubando e traficando. Porm, vale lembrar, que nem toda gangue formada por membros pobres e sem condio. A presso dos amigos tambm conta muito para a entrada de um jovem em uma gangue, pelo fato de eles serem muito fceis a cederem a uma presso de um amigo, por achar que se no participarem, podem chegar a perder todos os amigos. E so mais fceis ainda se morarem ou estudarem em um local onde h a presena forte de uma gangue. Outro importante motivo poder ser o tdio, pois o jovem que j mais suscetvel e que no tem nada para ocupar seu tempo acaba escolhendo a maldade como entretenimento. Enfim, os jovens em sua maioria tendem a se juntar em gangues para obterem reconhecimento, aceitao, amizade, companheirismo e para reforar tambm sua autoestima.

O Estado quando se afronta com este tipo de subcultura para manter a ordem, normalmente usa a violncia ou a priso. Ao meu ponto de vista, esta reao no adequada, pois o uso de violncia podem revolta-los ainda mais pelo fato de eles j se sentirem excludos. Podem-se usar mtodos diferentes da violncia e da priso como introduzir na vida de um cidado que se encontra neste estado e na prpria comunidade em que ele convive, atividades que se voltem para o seu acompanhamento visando obter um melhor desenvolvimento da juventude, evitando assim a entrada de jovens em gangues. A exemplo, temos atividades fsicas como dana, esportes, bibliotecas, palestras de profissionais. Alm da violncia, o meio carcerrio no apropriado, pois, este ao abrigar diferentes integrantes de faces e gangues, e normalmente so muitos em uma cela, que infelizmente nossa verdadeira realidade, acaba por misturar diferentes tipos de pessoas com pensamentos e motivaes diferentes, podendo assim, desenvolver uma tendncia ao crescimento da marginalidade.

Dineia Anzileiro, lio AMBRA, Psicologia Forense, Unidade I


Acesso em 16/01/12 disponvel http://www.mwangole.net/portal/index.php? option=com_content&view=article&id=309:historia-dasgangues&catid=50:diversas&Itemid=59. Acesso em 16/01/12 disponvel http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo310.shtml em:

em:

Vous aimerez peut-être aussi