Vous êtes sur la page 1sur 14

Licores - Ervas Destilao (Histria)

By: J. A. Barbosa

18 de Janeiro de 2012

Licores - Breve histria Licor uma bebida alcolica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, razes, cascas de rvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere s misturas que se empregam na fabricao da bebida. Os licores no costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando at que atinjam o sabor ideal. A descrio mais comum de licor a de uma bebida doce, de alto teor alcolico. Servido em pequenas taas, ideal

aps as refeies. Sua composio leva acar, xarope, lcool, alm de frutas, plantas e ervas, que do o sabor caracterstico de cada bebida.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 1

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

H, porm, outras definies da bebida. Para os franceses, o licor simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, um drinque especfico, feito base de um destilado ao qual se adicionou, por infuso, macerao ou redestilao, razes, cascas de rvores, flores, frutas ou sementes.

J para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confuso ao chamar licores de cordials, xarope aromatizado com teor alcolico baixo ou inexistente. Histria A destilao da gua com lquidos aromticos conhecida desde a Antiguidade. Pensadores como Hipcrates, Galeno e Plnio escreveram sobre o assunto. Mas somente em 900 a.C. os rabes inventaram a produo do lcool por meio da
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 2

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

fermentao. improvvel, entretanto, que isto tenha ocorrido com cereais fermentados no Norte da Europa,

pouco depois dos rabes.

A produo de licores aconteceu depois. No incio, s adocicavam lcoois aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropes e ervas (estas, tanto para dar gosto quanto para fins teraputicos).

Na Idade Mdia, o vinho (e mais tarde o lcool) era o principal anti-sptico. Mas as plantas, razes e ervas eram pesquisadas pelos monges para a cura de vrias doenas. Os alquimistas levaram tais pesquisas adiante.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 3

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

Registos apontam Arnaldo de Vilanova, sbio catalo nascido em 1240, aproximadamente, como o inventor das tinturas modernas nas quais as virtudes das ervas so extradas pelo lcool. Com seu discpulo Ray Lulle, foi o primeiro a escrever o tratado sobre o lcool e divulgar receitas de licores curativos. Ao lcool aucarado eram misturados limo, rosa e flor-de-laranjeira. H indcios da adio de pepitas de ouro s misturas, consideradas panaceias (remdios para todos os males). Villeneuve enfrentou problemas com a Inquisio por suas ideias avanadas. Mas, ao salvar a vida do Papa com uma poo de vinho, ervas e ouro, livrou-se da morte.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 4

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

Quando a Peste Negra espalhou-se pela Europa, no sculo XV, os licores associados a blsamos vegetais e tnicos tornaram-se medicamentos preciosos.

Alm da aguardente de vinho, outros lcoois eram utilizados para fazer licores, tais como o rum. Era comum a fabricao domstica de licores e a utilizao na cozinha e confeitaria. Durante o sculo 19, a indstria da destilao cresceu. Surgiram no mercado muitas variedades de licores, e os caseiros comearam a desaparecer. Os italianos sofisticaram a produo de licores. A rainha Catarina de Medicis, em visita Itlia, levou algumas receitas para a Frana. Lus XIV, apreciador da bebida,
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 5

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

deliciava-se com um licor de mbar e grais de anis, canela e almscar. O Uso de Plantas aromticas nos Licores Desde os primrdios Desde sempre que o homem utiliza plantas no alvio da dor.

Atribui-lhes poderes mgicos e foi aprendendo a identificar as suas propriedades. Hoje em dia, podemos disfrutar dos benefcios da fitoterapia graas aos antepassados que, ao longo de milhares de anos, descobriram as plantas que possuam medicinais e identificaram as perigosamente txicas.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 6

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

Os paleobotnicos que estudam as sepulturas antigas tm vindo a confirmar uma grande parte da sabedoria popular sobre plantas medicinais transmitida ao longo dos sculos, de gerao em gerao. Recentemente, este saber emprico tem sido apoiado por estudos cientficos que confirmam a segurana destas plantas. Tradio e empirismo. H milhares de anos, os Egpcios descobriram modos simples de extrair e usar os ingredientes activos das plantas. Manuscritos em pairo, datados de 2.000 a.c., descrevem o uso de perfumes e leos finos, e sabe-se que os leos aromticos e as resinas eram fundamentais no embalsamento.

Na Grcia dos sculos V e IV a.c., Hipcrates, o pai da medicina, recomendava j o alho e o espargo devido as suas propriedades diurticas, a papoila como soporfero e as folhas de salgueiro para aliviar as dores e a febre. No sculo I d.c. Dioscrides, outro mdico grego, criou a
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 7

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

primeira recolha de plantas medicinais. O seu tratado sobre plantas medicinais foi traduzido para rabe e persa.

Alguns sculos mais tarde, o seu trabalho foi aproveitado pelos sbios muulmanos que influenciaram algumas das grandes universidades da poca, em particular a de Montpellier, o mais famoso centro de estudos botnicos da Europa.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 8

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

Graas ao comrcio com a sia e a frica, o suprimento europeu de plantas medicinais foi enriquecido com a incluso da cnfora, da canela, do gengibre, da nozmoscada, do sndalo, do aafro e do sene-da-ndia. Contudo durante muito tempo a utilizao quer das plantas locais, quer das de origem mais longnqua, baseou-se em crenas mais ou menos fantasiosas .

Durante a Idade Mdia, o uso de plantas medicinais constitui uma mistura de magia, superstio e observao emprica.

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 9

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

A partir da Renascena os cientistas impusera as suas ideias, rejeitando os elixires dos alquimistas e outras poes mgicas. As plantas locais colhidas e usadas em infuses, decoces e ungentos o que constitui a maior parte dos usos tradicionais das plantas que usamos.

Histria da Destilao de Bebidas Alcolicas O processo de destilao (do Latim 'de-stillare' que significa 'gotejar") consiste na separao de um lquido atravs da sua evaporao e condensao. O exemplo mais simples deste processo pode observar-se quando o vapor de uma caldeira se deposita em gotas de gua destilada numa superfcie fria. A destilao empregue para separar lquidos de slidos no volteis, assim como na separao
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 10

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

de licores alcolicos de matrias fermentadas, na separao de dois ou mais lquidos com diferentes pontos de ebulio, na separao de gasolina, petrleo e leos lubrificantes extrados a partir do crude. Outras aplicaes industriais incluem a dessalinizao da gua do mar (extrair a salinidade da gua para a tornar potvel). No sculo IV a.C., Aristteles sugeriu a possibilidade de se efectuarem destilaes, tendo escrito que: "Atravs da destilao podemos tornar a gua do mar potvel e o vinho, assim como outros lquidos podem ser submetidos a este mesmo processo. Com efeito, a destilao um processo antigo, remontando ao ano 2000 a.C. Considera-se que as primeiras destilaes se fizeram na China, Egipto e na Mesopotmia e tinham, sobretudo, propsitos medicinais, mas tambm visavam a criao de blsamos, essncias e perfumes. Na Mesopotmia, por volta do ano 1810 a.C. a perfumaria do rei Zimrilim empregou este mtodo para todos os meses fazer centenas de litros de blsamos, essncias e incensos de cedro, cipreste, gengibre e mirra. As destilaes efectuadas visavam a produo de cosmticos, substncias medicinais e substncias utilizadas no embalsamamento de mortos e na realizao de rituais espirituais. A rainha Clepatra conhecia a arte da destilao e pensa-se que fez um relatrio deste processo, texto esse que se perdeu. No sculo I, o fsico grego Pedanius Dioscurides fez uma meno a este processo aps ter observado a condensao na tampa de um recipiente, no qual tinha sido aquecido algum mercrio. Os historiadores afirmam que o alambique foi, muito provavelmente, inventado por volta dos anos 200 ou 300 d.C., por Maria, a Judia ou por Zsimo de Panplia, um alquimista egpcio cuja irm, Theosebeia, inventou muitos modelos de alambiques e condensadores de refluxo. Outros afirmam que durante os sculos VIII ou IX, os alquimistas rabes planearam utilizar o alambique para obterem essncias mais refinadas utilizadas nos perfumes, enquanto que outros alquimistas rabes o utilizaram para tentar converter metal em ouro. "Ambix uma palavra grega utilizada para designar um vaso com uma pequena
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 11

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

abertura. Este vaso fazia parte do equipamento de destilao. Inicialmente os rabes mudaram a palavra Ambix para Ambic e chamaram Al Ambic ao equipamento de destilao. Mais tarde, na Europa, a palavra foi alterada para Alambique. Destilao dos Vinhos As civilizaes de quase todas as partes do mundo cedo desenvolveram algumas bebidas alcolicas. No ano 800 a.C., os chineses destilaram uma bebida do arroz. Aparentemente, os romanos produziram uma bebida destilada, apesar de no se encontrarem referncias escritas anteriores ao ano 100 d.C. A produo de bebidas espirituosas atravs de destilao remonta Gr-Bretanha, no perodo anterior conquista romana. Portugal, Espanha, Frana e o resto dos pases do oeste europeu muito provavelmente produziram bebidas espirituosas, mas de forma limitada, aps terem contactado com os rabes. Atribui-se a Ibn Yasid a utilizao do alambique com vista obteno de lcool. Esta descoberta foi, presumivelmente, feito aps o sculo X. Inicialmente, o lcool foi utilizado para fins medicinais e para prolongar a esperana de vida (a chamada gua milagrosa ou elixir da vida). As primeiras bebidas alcolicas destiladas eram feitas de substncias base de acar, originalmente utilizaram-se as uvas e o mel para fazer brandy de uvas e hidromel. No sculo XI, a inveno do tubo de arrefecimento em espiral operou a principal mudana na destilao. Avicenna inventou um tubo de arrefecimento que permitiu que o vapor das plantas arrefecesse mais depressa, ao contrrio do que sucedia anteriormente quando os destiladores utilizavam um tubo de arrefecimento recto. Nos sculos XIV e XV, ao longo das invases turcas na Europa, empreendidas em nome de Al, foram deixados pelos turcos muitos costumes, tradies e segredos nos pases por eles cruzados. Entre estes segredos
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 12

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

estava a destilao. O al-ambiq ou alambique, e o fabrico de al-koh`l ou lcool em breve se tornaram bem conhecidos no mundo cristo. Com a difuso do conhecimento da destilao por toda a Europa, este processo desenvolveu-se, incluindo os seus efeitos no lquido, e enquanto o sonho dos alquimistas de fazer ouro com o alambique continuou um sonho, foram descobertas bebidas espirituosas, que foram chamadas de acqua vitae ou elixir da vida. As bebidas espirituosas ou elixir da vida eram usadas em virtude das suas qualidades teraputicas. As observaes farmacuticas efectuadas cedo atriburam poderes curativos s bebidas espirituosas, uma vez que estas provocavam um sentimento de relaxamento e bem-estar. Desde ento tornou-se habitual o consumo de bebidas alcolicas espirituosas em ocasies sociais, o que originou uma variedade sem fim de bebidas comercializadas actualmente como o Palinka da Hungria, o Schnapps da Alemanha, a Grappa da Itlia, o Cognac e Eau de Vie da Frana, o Whisky da Esccia e da Irlanda, Aguardente de Portugal, a Tequila do Mxico, o Rum dos Barbados e das Carabas ou a Vodka da Polnia e da Rssia, todas elas consideradas Aqua Vitae' ou elixir da vida". Gradualmente, o alambique foi sendo melhorado. Em 1526, Paracelsus utilizou pela primeira vez o banho-maria, ento apelidado de balneum Mariae pelos alquimistas. Este mtodo evitava que se abrisse uma fenda no recipiente enquanto este aquecia e estabilizava a temperatura dos lquidos. O sistema de arrefecimento do vapor tambm foi melhorado. O tubo funcionava atravs de recipientes que continham gua fria. Em 1771, o qumico alemo Christian Ehrenfried Weigel inventou um instrumento que mais tarde foi erradamente chamado de condensador de Liebig, o percursor do equipamento de condensao da actualidade, no qual o tubo que conduz o destilado para fora do alambique estava dentro de um outro cheio de gua. Muitos dos alambiques mudaram as suas formas e evoluram de acordo com o pas que usava o equipamento de destilao e, claro, da capacidade do alambique (dependente do produto que se pretenda destilar). O
www.licorenigma.com Excellence Through Passion! Pgina 13

Licores - Ervas Destilao (Histria)

18 de Janeiro de 2012

alambique tradicional portugus tem uma forma arredondada, semelhante a uma cebola, isto porque os destiladores cedo acreditaram que quanto mais arredondada fosse a sua forma, mais se favorecia o retorno dos vapores de gua para o pote, possibilitando a obteno de uma aguardente de grande qualidade. A manufactura de alambiques de cobre portugueses to antiga quanto a produo de aguardente. Com efeito, a aguardente um ingrediente essencial do mundialmente conhecido Vinho do Porto. A histria do Vinho do Porto longa e antiga. Acredita-se que as primeiras vinhas tenham sido plantadas pelos fencios na regio da Rgua, ao longo do vale do Douro. No h carncia de provas arqueolgicas. O esplio arqueolgico inclui tanques de pedra onde se pisavam as uvas, que datam, no mnimo, dos sculos III e IV. No entanto, este vinho apenas foi apelidado de Vinho do Porto durante a segunda metade do sculo XVII, altura em que se adicionou aguardente aos vinhos provenientes desta regio. Ao longo desta poca, as vinhas da regio do Douro expandiram-se, verificando-se um extraordinrio aumento na exportao de Vinho do Porto. A comercializao do Vinho do Porto expandiu-se ao longo dos sculos XVIII e XIX, competindo com a conhecida indstria de vinhos francesa. J. A. Barbosa www.licorenigma.com

www.licorenigma.com

Excellence Through Passion!

Pgina 14

Vous aimerez peut-être aussi