Vous êtes sur la page 1sur 10

LITERATURA ALOE VERA P

ALOE VERA P 200:1


Nome Cientfico: Aloe vera, Aloe barbadensis, Aloe ferox. Famlia: Liliaceae. Parte Utilizada: Folhas. Nome Popular: Babosa, Savila (espanhol),

Ghrita-Kumari (snscrito), Jadam (malsia) e LuHui (chins). INCI name: Aloe vera Freeze Dried Extract. CAS number: 85507-69-3.

Introduo O gnero Aloe pertence famlia do lrio, abrange mais de duzentas espcies que crescem no deserto e em regies subtropicais da frica, Amrica, sia e Europa. Aloe vera um dos vegetais mais nutritivos do mundo. uma planta semi-tropical, com uma histria longa e ilustrada desde os tempos bblicos. Este superalimento foi descoberto pelos antigos egpcios e estes cultivaram a maioria das variedades de Aloe que vemos hoje.

Descrio Estudos mostram que a Aloe vera uma mistura heterognea de mais de 200 componentes individuais, contm vitaminas A, C e E; minerais, enxofre, clcio, magnsio, zinco, selnio e cromo; tambm antioxidantes, aminocidos, enzimas, esteris, lignina e, o mais importante, polissacardeos. O concentrado de Aloe vera um p granulado, na concentrao de 200 para 1, obtido atravs de secagem a frio, procedente do Brasil, para aplicaes nas indstrias de produtos alimentcios, cosmticos e farmacuticos.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Propriedades Aloe vera possui inmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Por ser um tnico que mantm os rgos vitais saudveis, a Aloe vera ajuda a equilibrar a glicemia, intensifica o funcionamento heptico e digestivo, e reala a pele. Os polissacardeos da Aloe vera tm um efeito especial lubrificante das articulaes, crebro, sistema nervoso e pele. Tambm so imunorreguladores e permitem que o sistema imunolgico humano combata infeces crnicas virais, por nanobactrias e infeces por fungos. Os polissacardeos so carboidratos capazes de fornecer energia por muito tempo, portanto a Aloe vera essencial no processo de perda de peso e no condicionamento fsico, porque ela faz perder peso e ganhar massa muscular magra.

Inmeras e renomadas instituies cientficas e docentes ao redor do mundo, como o Instituto de Cincias e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califrnia; Instituto Weisman de Israel; Universidade de Oklahoma; e outros, tm efetuado estudos formais sobre a Aloe vera. Apoiados por provas de laboratrio e experincias qumicas mencionam as diversas propriedades da planta.

Benefcios para o sistema digestivo A Aloe vera auxilia a recuperao de diversas doenas digestivas, como colite, lceras e sndrome do clon irritvel. Pesquisas sugerem que os seus polissacardeos geram efeitos calmantes na digesto. Tambm combatem fungos, como a cndida e os polissacardeos quando convertidos em oligossacardeos, protegem a mucosa do trato digestivo, sendo efetivos contra a
Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Bordetella pertussis (patgeno da Coqueluche), E. coli, Heliobacter pylori e Streptococcus pneumoniae. Em pesquisas clnicas humanas as cadeias de manose da Aloe vera melhoraram a digesto e a absoro de alimentos, e aumentaram a presena de bactrias boas (probiticos como L. acidophilus) que reduzem a fermentao. A Aloe vera tambm auxilia a reproduo de clulas epiteliais (clulas que forram a parede do trato digestivo interno) saudveis, alm de cortar e dissolver o muco dos intestinos, o que ajuda a aumentar a absoro dos nutrientes.

Auxilio ao cncer, diabetes e outras doenas Estudos realizados com roedores demonstrou que a Aloe vera apresenta notria capacidade de inibir artrite, edema e inflamao (reduo de 50%, os mastcitos diminuram 48%). E estimulou a produo de fibroblastos em roedores, indicando a cura de tecido danificado. Em outros estudos a Aloe vera reduziu a nusea causada pela radiao em animais e os ajudou a ganhar peso e a se recuperar mais rpido aps exposio radiao. Alguns tratamentos tpicos com extrato de Aloe vera com cadeias de manose reduziram significativamente as reaes na pele de animais expostos radiao. 26 pacientes em Milo, na Itlia, com tumores slidos avanados, incluindo cncer de mama, de trato digestivo, de crebro e de pulmo, foram tratados diariamente com 20mg do neurotransmissor melanina triptaminada, e 24 pacientes tratados duas vezes ao dia com 20mg de melatonina por mililitro de tintura alcolica de Aloe vera constatou que dois dos 24 pacientes melhoraram e catorze pacientes ficaram estveis e no apresentaram piora nos sintomas. Dos 26 pacientes tratados s com melatonina, apenas sete ficaram estveis. Um outro estudo que durou 5 anos, foi realizado com 5000 pacientes com angina causada por doena coronariana. Foi dado aos indivduos a opo de
Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

consumir Aloe vera e uma fibra de psylium que continha polissacardeos. Os indivduos que consumiram a Aloe vera com psylium, o colesterol total, os triglicrides e os lipdios totais no soro sanguneo foram notoriamente reduzidos, e o colesterol HDL (saudvel) aumentou. Os pacientes que mais se beneficiaram foram os diabticos.

Aloe vera e o sistema imunolgico O polissacardeo encontrado na Aloe vera o maior dos gliconutrientes ( uma manose) e acares de cadeia longa necessrios para manter um sistema imunolgico forte e uma tima sade. A Aloe vera tem uma grande afinidade com os minerais Ormus concentrados (uma partcula de alta energia), e concentra minerais Ormus na sua parte polissacardica. Os polissacardeos transportam estes minerais que tm afinidade com a superfcie das articulaes, do sistema nervoso e imunolgico, da pele de do cabelo, assim como pncreas e fgado. O Ormus age como uma grande fora biolgica unificadora, que modula as energias de todos os componentes biologicamente ativos e de clulas vivas com os quais entram em contato, acelerando a cura e levando a um equilbrio homeosttico profundo e adequado. O enxofre contido na Aloe vera, presente nas formas similares ao DMSO (dimetilsulfxido) e MSM (metilsulfonilmetano), ajudam o sistema imunolgico a destruir nanobactrias (organismos calcificados, do tamanho de vrus, que causam artrite, doenas autoimunes, doenas cardacas, catarata, pedra nos rins, pedras na vescula biliar, psorase e etc), que causam o endurecimento de tecido desidratado. E por conter vitamina A, a Aloe vera excelente para viso, cabelo e pele. Suas vitaminas B1, B5, B6 e B12, so indicadas para o sistema nervoso central e perifrico. J a vitamina C, responsvel pelo fortalecimento do sistema imunolgico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatrio.
Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Hidratao Ao penetrar profundamente nas trs camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graas presena de ligninas e polissacardeos a Aloe vera restitui os lquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficincias de equilbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras (sol e fogo), fissuras, cortes, ralados, esfolados e perdas de tecidos. Os polissacardeos da Aloe vera contm hidrognio e Ormus concentrados, que aumentam a hidratao das clulas epiteliais. O hidrognio cria a hidratao. E os compostos de Ormus aceleram a cura, diminuem o envelhecimento e ajudam no rejuvenescimento as articulaes. Os

polissacardeos tambm podem estimular a produo de colgeno, que retm a umidade, resultando em uma pele de aparncia mais jovem. O enxofre contido na Aloe vera apresenta-se em formas similares ao DMSO (dimetilsulfxido) e a seu parente qumico importante, o MSM (metilsulfonilmetano). Essas duas formas de enxofre so eficientes para hidratar tecidos secos e rgidos (com perda de colgeno, com rugas, endurecimento dos rgos, etc), restaurando assim a irrigao, elasticidade e flexibilidade.

Inibio da dor Os princpios ativos da Aloe vera tm uma notvel capacidade de penetrao at os planos mais profundos da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas perifricas - receptores da dor - interrompendo de modo reversvel a conduo dos impulsos. Alm disso, reduz a dor por possuir uma poderosa fora anti-inflamatria.

Ao anti-inflamatria A Aloe Vera tem uma ao similar a dos esterides, como a Cortisona, mas sem seus efeitos colaterais, por isso til em problemas como bursites,

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

artrites, leses, golpes, mordida de insetos e outros. E um timo produto para combater infeces crnicas da bexiga.

Ao no fgado A Aloe vera um ativador potente do fgado para que produza mais glutationa, um antioxidante fundamental para a produo de clulas brancas no sangue. Altas quantidades de glutationa no sangue com elevada ingesto de vitaminas B6, B9 e B12, podem diminuir os nveis perigosos de homocistena, um subproduto da infeco por nanobactrias, associado a uma centena de patologias. E por conter cido urnico, elemento que facilita a eliminao de toxinas a nvel celular e a nvel geral, a Aloe vera estimula as funes heptica, primordiais na desintoxicao do organismo.

Ao nos rins O cido urnico contido na Aloe vera, estimula as funes renais, primordiais na desintoxicao do nosso organismo. A complementao da dieta com Aloe vera, com extratos (500mg por dia) e com suplementos de arabinogalactana (polissacardeo de uma resina, 500mg por dia) ajudou a diminuir a necessidade de dilise, como mencionado no livro de Emil Mondoa e Mindy Kitei, Sugars That Heal (acares que curam).

Coagulao Por conter clcio, potssio e celulose, a Aloe vera provoca nas leses a formao de uma rede de fibras que seguram as plaquetas do sangue, ajudando na coagulao e cicatrizao. O clcio parte do sistema nervoso, o potssio da atividade muscular e a celulose da coagulao.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Capacidade antibitica As capacidades bacteriosttica, bactericida e fungitstica (antiviral) da Aloe vera eliminam bactrias que causam infeces, inclusive Salmonela e Estafilococos, inibindo sua ao prejudicial.

Aloe vera e a pele Aloe vera auxilia o restabelecimento do equilbrio fisiolgico, com ao regeneradora, tnica e emoliente, age diretamente nas diferentes camadas da pele. Devido sua ao enzimtica, proporciona grande poder de penetrao, nutrio, ideal para o crescimento e reproduo celular, auxiliando o organismo no constante processo de desintoxicao. Atravs desta ao, o processo de penetrao nas clulas aumenta, contribuindo para a remoo de clulas mortas. Consequentemente, os poros ficam limpos, permitindo uma absoro maior de oxignio vital regenerao celular. Trabalhos divulgados recentemente apresentam o extrato de Aloe vera 200:1 como potencializador da absoro da vitamina C pela pele, melhorando assim sua biodisponibilidade e concentrao nas camadas mais profundas, com melhores resultados teraputicos. Aloe vera estimula a circulao sangunea, aumentando a tonicidade da pele. Os nutrientes contribuem para manter a elasticidade dos msculos, produzindo flexibilidade, tonificao, hidratao e proteo pele. Sua ao adstringente torna a pele firme, mantm a umidade natural, pH balanceado e melhor tonicidade.

Energtica e nutritiva Uma das propriedades mais importncia da Aloe vera que contm 19 aminocidos essenciais, necessrios para a formao e estruturao das protenas que so base das clulas e tecidos, e tambm minerais como clcio, fsforo, cobre, ferro, mangans, magnsio, potssio e sdio, todos os elementos indispensveis para o metabolismo e atividade celular.
Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Indicaes Aloe vera P tem sido usada topicamente para tratar: Acne; alergias da pele; artrite (pode ser observado alvio da dor apenas com aplicao tpica; cncer de pele; cicatrizes; eczemas; escoriaes; estrias; feridas causadas por urtiga; hemorrida; infeces causadas por

estafilococos; infeces da pele; rugas, manchas; manchas marrons; p de atleta; picadas de insetos; pruridos; psorase; queimadura por gua-viva; queimadura de sol; toxicodendro; varizes e ferimentos. utilizado em formulas de cremes e loes, filtros solares e produtos ps-sol, loes aps barba, produtos antienvelhecimento, sabonetes, shampoos, condicionadores, tinturas e tnicos capilares.

Usos orais da Aloe vera P: Produtos farmacuticos, encapsulados, bebidas, alimentos, alimentos funcionais, suplementos nutracuticos e dietticos.

Indicaes Home Care da Aloe vera P: Formulaes para o cuidado da casa, como sabes, sabonetes, detergentes e sabes em p. Formulaes para a limpeza de automotivos. Formulaes para tratamento de fibras de tecido e de papel.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Concentrao Recomendada Uso tpico, de 0,5 a 3% em cremes, gis e loes. Uso oral, de 750 a 1.500mg ao dia.

*No se aplica fator de correo.

Recomendao Farmacotcnica Hidrossolvel. Aloe vera exige um sistema aquoso para sua diluio e um meio cido para sua estabilizao (produto final ligeiramente cido para a total estabilizao). Recomenda-se a adio de um sequestrante e tambm de um antioxidante.

Referncias Bibliogrficas Informaes do fornecedor 9134. B. de Oliveira. Jos Antonio; I. Masayuki; E. Yukiko. Formulrio Mdico Farmacutico, 3 edio, 2006. Pg. 509. W. David. Superalimentos - A alimentao e os remdios do futuro. 1 edio, 2010. Pg. 175-184.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA ALOE VERA P

Via Farma Importadora Rua Labatut, 403 Ipiranga S.P (11) 2067-5724

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 16/11/2010 Conferido por: Lasa C. O. Costa

Vous aimerez peut-être aussi