Vous êtes sur la page 1sur 11

CONSTRUMETAL CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUO METLICA So Paulo Brasil 31 de agosto a 02 de setembro 2010

ESTUDO DE TRELIAS METLICAS PARA COBERTURAS EM DUAS GUAS ATRAVS DE OTIMIZAO TOPOLGICA

1. Guilherme Di Domenico Tisot, Acadmico de Eng. Civil (Bolsista Pibic/UPF) 2. Guilherme Fleith de Medeiros, Acadmico de Eng. Civil (Bolsista Pibic/CNPq) 3. Moacir Kripka, Professor, Dr (FEAR UPF)

Resumo: Trelias metlicas de duas guas so largamente utilizadas em estruturas para coberturas de pavilhes, aliando leveza e resistncia. Visando a elaborao de projetos que propiciem a obteno de estruturas com melhor relao custo-benefcio, diversos estudos foram efetuados utilizando uma tcnica conhecida como otimizao topolgica, que consiste em permitir a retirada ou incluso de elementos na estrutura. Partindo de um modelo composto pela sobreposio de modelos usuais, aps a anlise da estrutura, foram retiradas gradativamente as barras menos solicitadas at resultar em uma trelia isosttica. O estudo foi realizado para pavilhes com dimenses e inclinao da cobertura variveis. Os elementos foram dimensionados obedecendo a NBR 8800, utilizando perfis laminados em forma de dupla cantoneira de abas iguais e opostas. Quanto aos resultados, o processo de otimizao de topologia foi efetivo, na maioria dos casos, em reduzir o peso da estrutura inicial, tornando os modelos obtidos competitivos em relao s configuraes usuais.

Palavras-chave: Otimizao topolgica, Trelias metlicas, Galpo, Pavilho, Cobertura em duas guas, Tesouras em ao.

1 INTRODUO

Trelias so estruturas constitudas, basicamente, por barras retas unidas apenas pelas extremidades, atravs de ns articulados. Como os esforos so aplicados apenas nesses ns, somente esforos axiais de trao e compresso atuam nas barras. Na prtica, os ns raramente so rotulados, sendo as barras conectadas atravs de rebites, parafusos ou soldas. Entretanto, essa simplificao pode ser feita, pois a esbeltez das barras impede que haja transferncia de binrios significantes.

Segundo Pereira (2007), nos dias atuais muito comum utilizar estruturas treliadas em projetos de grandes construes. Estas estruturas so bastante utilizadas em situaes onde deseja-se obter uma estrutura leve, mas com elevada resistncia. Para uma mesma situao de vo e carregamento, h inmeras formas de se dispor as barras na trelia de forma eficaz, e o projetista o far baseado em sua habilidade, experincia e intuio. Contudo, como ressalta Ribeiro (2008), esse processo nem sempre o mais satisfatrio. Primeiramente, devido s falhas humanas e, conseqentemente, por no apresentar garantias de que a soluo encontrada seja a melhor do ponto de vista econmico. Fonseca (2007) refora essa ideia, afirmando que encontrar a melhor soluo pelo mtodo da tentativa e do erro praticamente impossvel. O cenrio atual da engenharia de extrema competitividade e, para um profissional obter vantagem no mercado, necessrio que seus projetos cumpram os requisitos de desempenho e segurana com um custo menor que os concorrentes, buscando-se uma maior eficincia das estruturas. No caso das trelias, que so estruturas de execuo fcil e rpida, o custo mais baixo ser em funo do menor peso da estrutura, proporcionado por um menor consumo de material. Uma maneira prtica e relativamente rpida de se obter esse importante grau de economia lanar mo de tcnicas de otimizao estrutural, uma ferramenta matemtica e computacional que pode ser bastante til para identificar as melhores solues para um determinado problema. O objetivo do presente trabalho foi definir, atravs de mtodos de otimizao, configuraes alternativas de trelias para tesouras em ao de pavilhes com diferentes comprimentos, vos e inclinaes de cobertura e compar-los com alguns modelos tradicionais, fornecendo parmetros para o engenheiro durante o pr-dimensionamento, visando o projeto e execuo de estruturas mais econmicas. Tal fato no benfico apenas ao projetista, mas tambm na caminhada para uma sociedade mais sustentvel, visto que o menor consumo de material pode significar uma reduo na extrao de matria prima do meio-ambiente.

2 METODOLOGIA

A otimizao estrutural , basicamente, a busca pela soluo de desempenho mximo da estrutura, envolvendo um processo de integrao de vrias reas do conhecimento. Entre

elas a Engenharia, Matemtica e a Computao, procurando-se maximizar ou minimizar uma funo objetivo e satisfazendo, ao mesmo tempo, diversas restries.

Existem trs tipos de otimizao que podem ser realizadas em estruturas: Otimizao de sees, quando as variveis so as caractersticas das sees transversais dos elementos; Otimizao geomtrica, onde as coordenadas dos ns podem ser alteradas; Otimizao topolgica, quando elementos desnecessrios so retirados da estrutura.

Na Tabela 1, so apresentados modelos iniciais e finais para cada um destes trs tipos de otimizao estrutural. Pode haver tambm a otimizao simultnea, onde se trabalha com todas as variveis ao mesmo tempo. Porm, raramente esta otimizao, devido ao grande consumo de tempo e necessidade de computadores muito rpidos.
Tabela 1: Tipos de otimizao estrutural: Otimizao de sees, geometria ou topologia. Tipo de Otimizao Sees Modelo Inicial Modelo Final

Geometria

Topologia

No presente trabalho, foi realizada a otimizao topolgica das estruturas, permitindose a retirada dos elementos de pouca importncia para a estrutura como um todo. Para isso, se fez necessria tambm a otimizao de sees das trelias de duas guas, utilizando-se um programa computacional desenvolvido pelo professor Moacir Kripka, baseado na tcnica de otimizao Simulated Annealing (Recozimento Simulado). Para uma descrio mais detalhada desta tcnica, possvel consultar os trabalhos de Kripka (2004), Drehmer (2005) e Kripka e Pravia (2008). Como ponto de partida, selecionou-se trs dos modelos mais tradicionais de trelias com banzos inclinados, muito otilizados na confeco de estruturas para cobertura de pavilhes: Howe, Pratt e Warren (Figura 1).

Howe

Pratt

Warren Figura 1: Trelias planas de duas guas que fizeram parte do estudo.

As trelias foram analisadas como partes da cobertura em ao de um galpo. Optou-se por trabalhar com vos de 10 e 20m, sendo o comprimento ora o dobro do vo, ora quatro vezes o valor do mesmo, com inclinaes da cobertura de 5, 10 e 15. O p direito foi considerado de 6 metros, o afastamento entre prticos foi fixado em 10 metros e a distncia entre teras no eixo x de 1,25 metro, em todos os modelos. Na Figura 2, tem-se um desenho esquemtico de um galpo com cobertura em duas guas.

Figura 2: Esquema de um galpo com cobertura em duas guas.

Como material, foi empregado ao ASTM A36, que apresenta tenso de ruptura Fu = 400 MPa e tenso de escoamento Fy = 250 MPa. O mdulo de elasticidade (E) foi adotado em 205 GPa e o peso especfico () em 77 KN/m. O dimensionamento seguiu a normatizao brasileira para o dimensionamento de estruturas de ao, atravs da utilizao da NBR 8800. O

clculo da carga de vento foi efetuado a partir da NBR 6123, resultando em 7 combinaes possveis de carregamento. Os elementos foram dimensionados com perfis laminados de ao em forma de dupla cantoneira de abas iguais e opostas (Figura 4).

Figura 4: Perfil em forma de dupla cantoneira com abas iguais e opostas.

Aps a definio dos parmetros de projeto, deu-se a obteno de modelos genricos hiperestticos para cada um dos vos e inclinaes consideradas, os quais serviriam de ponto de partida no processo de otimizao topolgica. Os mesmos foram obtidos atravs da sobreposio dos trs modelos usuais j citados (Howe, Pratt e Warren). Na Figura 5, tem-se o modelo genrico para o vo de 10 m, composto por 53 elementos.

Figura 5: Modelo genrico para vo de 10 m.

A primeira etapa desenvolvida foi a otimizao de sees, que constituiu-se em verificar quais seriam as sees transversais das barras das trelias para o modelo inicial que resultariam no menor peso prprio da estrutura, devendo sempre ser suficientes para resistir ao carregamento. Essas sees foram retiradas de um grupo pr-estabelecido de 45 perfis comerciais. A anlise da estrutura foi feita atravs do software de otimizao, onde cada elemento poderia ter sua seo transversal variando de forma independente durante o processo. Aps a anlise e otimizao de sees, verificou-se a estaticidade da estrutura. Se a mesma apresentasse-se como hiperesttica, a otimizao topolgica deveria ser realizada.

A otimizao topolgica foi realizada de duas maneiras distintas: Retirada gradativa das barras menos solicitadas; Retirada gradativa dos elementos com a menor seo transversal.

Para ambos os casos, o processo de otimizao de sees e de topologia foi repetido at resultar em uma trelia isosttica, que foi considerada a topologia tima para cada situao. O nmero de barras eliminadas corresponde a 10% do nmero total de barras restantes em cada etapa. Um fluxograma do processo de otimizao efetuado apresentado na Figura 6, para melhor compreenso.
Modelo Genrico Otimizao de Sees Sim Estrutura Otimizada

Isosttica?

Otimizao Topolgica

No

Figura 6: Fluxograma do processo de otimizao topolgica efetuado

Foi realizado, de forma independente, a otimizao de sees dos modelos Howe, Pratt e Warren para cada situao, obtendo-se o peso otimizado dessas trelias, para fins de comparao com as novas configuraes geradas a partir do processo de otimizao topolgica.

3 RESULTADOS

As trelias resultantes do processo de otimizao variaram entre modelos Warren ou modelos compostos, ou seja, com elementos originrios de diversos modelos tradicionais ao mesmo tempo, formando uma configurao diferente das tradicionais. Na Tabela 2, observase a evoluo do modelo inicial ao modelo otimizado para o galpo 10m x 20m, com inclinao de 15, tanto para o processo que descartou os elementos menos solicitados, como para o mtodo que retirou as barras que obtiveram menor seo transversal. possvel

observar, atravs dessa comparao, que os elementos retirados, em uma mesma etapa, no so os mesmos, dependendo do critrio utilizado.

Tabela 2: Evoluo da topologia para galpo 10 m x 20 m e inclinao da cobertura de 15 Etapa Redirada dos elementos menos solicitados Retirada dos elementos de menor seo transversal

A
Modelo Inicial (53 elementos) Modelo Inicial (53 elementos)

B
Modelo Intermedirio (47 elementos) Modelo Intermedirio (47 elementos)

C
Modelo Intermedirio (41 elementos) Modelo Intermedirio (41 elementos)

D
Modelo Intermedirio (35 elementos) Modelo Intermedirio (39 elementos)

E
Modelo Intermedirio (29 elementos) Modelo Intermedirio (33 elementos)

F
Modelo Final (27 elementos) Modelo Final (25 elementos)

Na Tabela 3, apresentada a evoluo do modelo durante o processo de otimizao topolgica para o galpo 20m x 40m e inclinao de cobertura de 15, para o mtodo que descartou os elementos menos solicitados.
Tabela 3: Evoluo da topologia para galpo 20 m x 40 m e inclinao da cobertura de 15 Etapa Retirada dos elementos menos solicitados

A
Modelo Inicial (117 elementos)

B
Modelo Intermedirio (103 elementos)

C
Modelo Intermedirio (93 elementos)

D
Modelo Intermedirio (75 elementos)

E
Modelo Intermedirio (65 elementos)

F
Modelo Final (61 elementos)

Na maioria dos casos, o processo de otimizao topolgica foi efetivo em reduzir o peso da estrutura inicial, principalmente nas estruturas com inclinao superior a 5, como pode ser observado no grfico da Figuras 7, para um galpo com vo de 10m e 40m de comprimento. Entretanto, em algumas situaes, as trelias obtidas apresentaram um peso maior que aquelas baseadas em modelos tradicionais apresentados pela bibliografia, porm, com valores ainda prximos. Isso se deve, principalmente, ao fato de elementos pouco solicitados e de seo reduzida servirem como travamento de elementos mais longos. Com a retirada desses contraventamentos, determinados elementos assumem sees com maior rea, elevando o peso total da estrutura.

Galpo de 10 m x 40 m
5,0 Peso da Trelia (kN) 4,5 4,0 3,5 3,0 2,5 2,0 A B C D E F 5 10 15

Etapa da otimizao

Figura 7: Reduo no peso timo para cada etapa de otimizao do galpo 10m x 40m.

Na Figura 8, tem-se um grfico comparativo entre os pesos timos obtidos para os novos modelos gerados e as configuraes clssicas, tambm para o galpo de 10m x 40m.

Galpo de 10 m x 40 m
5,0 4,5 4,0 3,5 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 5 10 Inclinao da cobertura 15

Peso da Trelia (kN)

Otimizao Warren Howe Pratt

Figura 8: Comparativo entre trelia resultante e modelos tradicionais para galpo 10 m x 40 m.

Os dois critrios utilizados para retirada de elementos mostraram-se pouco eficientes frente ao esperado. Apesar de ter-se obtido reduo de peso em relao estrutura inicial, esta no foi significativa se comparado o peso final aos j consagrados modelos Howe, Pratt e Warren. Uma vez que os desempenho do modelo otimizado ficou muito prximo das demais configuraes, no foi possvel definir um modelo ideal de tesoura para cada dimenso de galpo.

4 CONCLUSES

Comprovou-se de que as tcnicas de otimizao so uma ferramenta poderosa para a engenharia, neste caso no, dimensionamento de estruturas. As tcnicas utilizadas permitiram a reduo do peso prprio das trelias, resultando em maior economia de material e, consequentemente, menor custo, sem afetar a segurana da obra. Na otimizao topolgica dos modelos de tesouras para galpes com cobertura em duas guas, verificou-se que nem sempre os elementos menos solicitados so os mais passveis de retirada, pois, mesmo estando submetidos a um esforo menor, so importantes

para o travamento de elementos longos, o que se reflete em menores sees para os mesmos, graas diminuio do comprimento de flambagem, e consequente reduo no peso total da estrutura. Na maioria dos casos, o processo foi efetivo ao reduzir o peso da estrutura inicial, mas no o bastante para que se pudesse encontrar um modelo ideal, visto que os valores finais ficaram muito prximos, situao que se observou tanto para o vo de 10, quanto para o de 20 metros Porm, pode-se afirmar que os modelos obtidos so competitivos em relao s configuraes usuais. Em relao aos trs modelos tradicionais analisados, a trelia tipo Howe apresentou-se com uma certa vantagem em relao aos modelos Warren e Pratt na grande maioria dos casos, sendo a Pratt a que obteve o pior desempenho geral. Tambm foi possvel verificar que a inclinao da cobertura influencia tambm no peso das estruturas. Trelias com inclinaes de 15 obtiveram peso prprio menor em relao s de 10 e15. Inclinaes menores resultam em esforos axiais maiores e, desse forma, em perfis com maior rea transversal, aumentando o peso da tesoura.

5 BIBLIOGRAFIA BELLEI, I. H. Edifcios industriais em ao: projeto e clculo. 2. ed. So Paulo: Pini, 1998. DREHMER, G. A. Otimizao de estruturas metlicas formadas por perfis I soldados. 2005. Dissertao (Mestrado) Programa de Prs-Graduao em Engenharia, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2005. FONSECA, M. da. Otimizao de estruturas treliadas planas e espaciais sob carregamentos estticos e dinmicos, usando Algoritmos Genticos e Redes Neurais. 2007. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007. GERDAU. Catlogo Barras e Perfis Gerdau. Disponvel em: <http://www.gerdau.com.br/produtos-catalogo-e-manuais/5023.global.pt-BR.force.axd>. Acesso em: 15 jan. 2010. KIRKPATRICK, S.; GELATT, C. D.; VECCHI M.P. Optimization by Simulated Annealing. Science, v. 220, n. 4598, p. 671-680, 1983. KRIPKA, M. Discrete optimization of trusses by Simulated Annealing. J. Braz. Soc. Mech. Sci & Eng., v. 26, n. 2, p. 170-173, abr./jun. 2004. KRIPKA, M.; PRAVIA, Z. M. C. Dimensionamento timo de perfis U conformados a frio. In: KRIPKA, M.; PRAVIA, Z. M. C. Novos estudos e pesquisas em construo metlica. Passo Fundo: UPF Editora, 2008. p. 30-51.

NBR 6123. Foras devidas ao vento em edificaes. Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1988. NBR 8800. Projeto e Execuo de estruturas de ao em edifcios (mtodo dos estados limites). Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1986. PEREIRA, J. P. G. Heursticas computacionais aplicadas otimizao estrutural de trelias bidimensionais. 2007. Dissertao (Mestrado) Diretoria de Pesquisa e Ps-Graduao, Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. RIBEIRO, L. M. P. Otimizao e dimensionamento de trelias planas de madeira empregando o mtodo dos algoritmos genticos. 2008. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi