Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

Com base no livro Evoluo da Educao Brasileira de Maria Rita Kaminski Ledesma e dos artigos Origens da Escola Moderna no Brasil: a contribuio jesutica de Gilberto Luiz Alves e Ensino Jesutico no perodo Colonial Brasileiro: algumas discusses de Alexandre Shigunov Neto Elizete S. Bomura Maciel organize um texto para o item a e um texto para o item b, expostos abaixo, de no mnimo 25 (vinte e cinco) e no mximo 30 (trinta) linhas para cada item: a. Qual a intencionalidade da Companhia de Jesus ao vir para o Brasil, um local inspito na poca de 1.500, b. Em que estava baseada e como era efetivada a organizao e a diviso do trabalho didtico no colgio jesutico. 2.com base no livro Evoluo da Educao Maria Rita Kaminski Ledesma e no material bibliogrfico disponvel nesta unidade, organize um texto de no mnimo 25 (vinte cinco) e no mximo 30 (trinta) linhas, explicando como a educao brasileira evoluiu ou no evoluiu no perodo ps jesutico.

1.a) Os jesutas ao virem para o Brasil na poca de 1500 tinham como objetivo ensinar e catequizar os povos nativos juntamente com os portugueses que na poca tinham a inteno de retirar a riqueza da colnia brasileira. Assim os dois tiveram papel importante na formao da estrutura social, administrativa e produtiva da sociedade que estava sendo formada. Levando em conta que a formao da estrutura social daquele povo, na poca do Brasil colnia, os jesutas com seu projeto educacional no estavam desvinculados a idia de formar um modelo de homem no qual era de interesse dos colonizadores portugueses. Os portugueses contaram com a colaborao da Companhia de Jesus para converter os ndios f catlica atravs da catequese (evangelizao) e do ensino do ler e escrever. Era de interesse de Portugal e do papado (igreja) expandir no mundo, atravs da palavra de Deus e incutir nas pessoas a obedincia absoluta, sem limite ao superior e a disciplina severa e rgida. Nas primeiras dcadas tiveram uma grande expanso, sendo que a educao ocupou papel importante, pois eram eles que preparavam e educavam os grupos sociais menos favorecidos da populao. A Companhia de Jesus tambm foi fundamental na contra-reforma contendo assim o grande avano protestante, atravs da expanso da f catlica entre os povos colonizadores. Os jesutas tambm se dedicam ao ensino dos filhos de colonos e demais membro da colnia, atingindo o estagia da formao da

burguesia urbana, constituda por filhos de donos de engenhos. Os jovens partem com o intuito de continuar seus estudos em Coimbra. Assim notamos que com o ensino jesuta havia grande influncia a toda a sociedade brasileira da poca.

b)O ensino jesutico estava baseado na transformao social e tinha como objetivo propor e implantar mudanas radicais na cultura indigina brasileira. A Companhia de Jesus surgiu em Portugal e trazida ao Brasil para fazer alteraes profundas a cultura indigina, convertendo-os ao cristianismo e destinava-se transformao em homem civilizado e produtivo atravs do trabalho forado. Como eles iriam ensinar os ndios se no conseguiam se comunicar com os mesmos. O plano foi organizado em primeiro ensinar a lngua portuguesa para depois ensinar ler e escrever. Com o passar do tempo surgiu o mtodo de ensino que estabelecia no currculo a orientao e administrao do sistema educacional a ser seguido, institudo por Incio de Loyola para direcionar todas as aes educacionais, tanto na colnia, tanto na metrpole, ou seja, em qualquer localidade da colnia brasileira. O Ratio studiorum era uma coletnea de regras e prescries praticas e minuciosas a serem seguidas pelos padres jesutas em suas aulas. Era um manual pratico e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas. Esse mtodo foi fortemente influenciado pelo a orientao filosfica de Aristteles, So Toms de Aquino e da cultura europia. Os cursos era constitudos por disciplinas tambm chamadas classes correspondentes ao perodo de um ano de ensino. Assim sua proposta curricular dividia-se em duas partes distintas: *Os estudos inferiores (secundrios). *Os estudos superiores. Eles tinham como objetivo o ensino da diversidade, isto , para atender as necessidades e especificidades da colnia ensinando a ler e escrever, e a doutrina crist.

2. O ensino jesutico comeou a ser criticado seus mtodos insuficientes e que os mesmos precisavam ser modificados conforme necessidades educacionais e suas estruturas sendo elas ultrapassado. Com a criao de uma nova organizao criada por Pombal teve um retrocesso no processo ensino aprendizagem. No processo pombalino professores leigos comearam a serem contratados para lecionar chamadas aulas regias. Aps a expanso do caf surge um novo modelo econmico de agrrio para o comercial. O Brasil inicia seu perodo de iluminismo. A reforma Benjamin Constant acontece aps vintes anos de iluminismo e veio a proibir o ensino religioso nas escolar sob a influncia do positivismo. Com desenvolvimento da sociedade burguesa, retorna o capitalismo e cria-se a aula de comercio destinada burguesia mercantil, visando tirar o nobre do cio e integr-lo s novas funes pela qual o pas estava se ajustando. Alguns problemas dificultaram as aes pombalinas no Brasil, tais como : *Demora na nomeao de contratao de professores. *Falta de livros e matrias didticos para as aulas. *Rivalidades entres os professores rgios de Portugal e do Brasil. *Baixo salrios dos professores. *Demora na remessa do dinheiro, chegando atrasado. *Distancia dificultava a ao eficaz do diretor de estudos. As idias e ideais da reforma de Pombal chegaram ao Brasil de dois modos: Diretamente por meio das leis e disposies rgia; Indiretamente pelos livros que aqui chegavam, pela cultura e literatura francesa que se expandia pelo mundo.

Vous aimerez peut-être aussi