Vous êtes sur la page 1sur 19

A INOVAO NA FIRMA MODERNA

rea 3 - Microeconomia, economia industrial, economia agrria e ambiental.

RESUMO

O progresso tcnico, segundo Joseph Alois Schumpeter, rompe o processo de estagnao levando ao desenvolvimento econmico via evoluo do capitalismo. Partindo de uma economia relativamente estvel - de fluxo circular. Esta dinmica pode ser perturbada por duas circunstncias: a frico e as alteraes espontneas nas expectativas. A mudana tcnica fundamental para o desenvolvimento, isto , a concorrncia inovativa impulsionadora das transformaes nos processos tende a romper o estado de equilbrio no fluxo circular. Impondo uma destruio que gera uma nova atmosfera intra-sistema, por meio da destruio criativa. Os neo-schumpeterianos americanos observam a tecnologia dentro de um ambiente inovativo, evolucionista e tecnolgico e para os ingleses, a tecnologia tem o poder de mudar a estrutura de mercado, resultante de: pesquisas, estratgias tecnolgicas, rotinas, conhecimento cotidiano, de como a tecnologia constituise em vantagem competitiva. A inovao pode vir das firmas, ou pode ser institucional. Os neo-schumpeterianos partem de trs categorias de inovao tecnolgica: Inveno, Inovao e Difuso. Este texto apresenta a importncia das inovaes para o avano das firmas e seu impacto com vistas a promoo do desenvolvimento econmico.

Palavras-chave: Inovao, Tecnologia, Conhecimento.

Abstract: The technical progress, according to Joseph Alois Schumpeter, breaks the process leading to stagnation of economic development through development of capitalism. Starting from a relatively stable economy - the circular flow. This dynamic can be disrupted by two facts: the friction and the spontaneous changes in expectations. The technical change is crucial for development, this is, competition driving innovative changes in the process tends to break the equilibrium state in the circular flow. Imposing a destruction that generates a
1

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

new intra-atmosphere system, through "creative wreck." The neo-Schumpeterian Americans observe the technology within an innovative environment, evolutionary and technological to the English, technology has the power to change the market structure, resulting from: research, technology strategies, routines, everyday knowledge of how to technology constitutes a competitive advantage. Innovation can come from firms, or may be institutional. The neo-Schumpeterian based on three categories of technological innovation: Invention, Innovation and Diffusion. This text shows the importance of innovations for the advancement of firms and its impact with a view to promoting economic development.

KEY-WORDS: Inovation, Tecnology, Knowledge.

1. INTRODUO

Com o aprofundamento da globalizao dos mercados as firmas se conscientizaram da necessidade da diferenciao do produto e agregao de maior valor para solidificar sua vantagem competitiva. No se pode mais usar estratgias que, apenas, garantam a sobrevivncia imediata da firma. No mdio e longo prazo, o escopo deve ser o crescimento da carteira de consumidores, conquista de novas fatias de mercado; e, ainda novos mercados. Desafio que, para ser vencido, exige esforo adicional de ganho de conhecimento, interno e externo firma, pois o nvel dos consumidores tende a estar cada vez mais exigente, quanto aos produtos e aos servios das firmas com a condio basilar da deflao. A essncia do texto evidenciar a teoria evolucionista de Schumpeter e dos Neoschumpeterianos destacando o comportamento inovativo que auxilia a construir um arcabouo competitivo duradouro mediante constante ganho de conhecimento. A idia bsica de Schumpeter destaca que os estgios para o desenvolvimento econmico podem ser explicados pelas inovaes tecnolgicas. A partir da o enfoque neoshumpeteriano incorpora a anlise dos impactos da inovao tecnolgica no processo de desenvolvimento econmico como um todo, ou seja, uma perspectiva macro, micro; e, em especial a perspectiva regional, incluindo, tambm, os fenmenos internos firma. Considerando que a inovao parcialmente endgena a concorrncia, o avano tecnolgico tende a ser um elemento configurador da estrutura da indstria, bem como das estratgias competitivas das firmas. Para se entender a dinmica tecnolgica necessria identificao da direo e do sentido do progresso tcnico com destaque s caractersticas nas dimenses tecnolgicas e econmicas. Essa mudana ocorre de forma acelerada, num contexto em que o combustvel o ganho de conhecimento e conhecimento conquistado, tendo como principal motor a inovao e a tecnologia. Os responsveis so os atores que de forma geral esto frente, na direo dos diversos segmentos de firmas e de planejamento das polticas pblicas institucionais de desenvolvimento.
2

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

Este paper possui trs partes alm desta. Na prxima seo, procura-se caracterizar as principais contribuies de Schumpeter mediante discusso da natureza e direo do progresso tcnico; a seo seguinte trata do processo evolucionista inovativo mediante a discusso complementar dos neo-schumpeterianos para a inovao e tecnologia no interior das firmas, bem como a questo da diversidade tecnolgica; na terceira seo analisa-se a importncia do processo de ganho de conhecimento. Por fim, so apresentadas algumas concluses.

2. INOVAO

2.1 Schumpeter

Dentro da Histria Econmica Contempornea o desenvolvimento econmico um dos assuntos que mais tem suscitado debates. O precursor mais destacado nesse campo foi Joseph Alois Schumpeter. Segundo ele o progresso tcnico causa ruptura no processo de desenvolvimento levando ao desenvolvimento econmico pela evoluo do capitalismo. Ele d destaque ao progresso tcnico, partindo de uma economia relativamente estvel, desprovida de variveis que lhe permitam alavancar o processo de desenvolvimento, chamado por ele - de forma ilustrativa - de fluxo circular quando, para SCHUMPETER (1988, p. 13), neste estado, o sistema econmico sem foras necessrias para alterao de seu quadro autonomamente, influenciado pelo ambiente de negcios - caracterizando um estado estacionrio, por fora de funes de produo rgidas, limitando o deslocamento ao longo dessas funes de produo, porm, sem o deslocamento das mesmas. Descrevendo um sistema imutvel, Schumpeter est fazendo uma abstrao ilustrativa, o que ele mesmo destaca, objetivando expor a essncia do que efetivamente pode ocorrer na realidade. Devido dinmica econmica, porm, esta no pode ser compreendida por meio da anlise do fluxo circular. Esta dinmica pode ser perturbada por duas circunstncias: i) A frico, onde a eficincia econmica pode ser afetada por fatores como: o erro, o contratempo, a indolncia, imprevistos como catstrofes naturais ou coisas semelhantes com o poder de modificar o fluxo circular; e, ii) Alteraes espontneas e/ou aleatrias nas informaes com as quais os agentes que, via de regra, pode levar em conta para suas tomadas de decises. Alteraes que ocasionam mudanas e necessitam de tempo para readequao e/ou adaptao. Alm do que, nesses perodos que aparecem os desequilbrios e, por conseqncia, as quase rendas destacadas em Marshall. Schumpeter entende os lucros como algo confuso no fluxo circular. A este respeito, POSSAS (1987, p. 172-73), destaca somente a existncia de terra e trabalho, como fatores de meios de produo com suas remuneraes respectivas, renda e salrio. O que passar disso, so fatores desequilibrantes do fluxo. Adicionando a essa hiptese: os
3

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

ganhos temporrios, as quase-rendas marshallianas, os lucros derivados de monoplios, os ganhos com especulao financeira e, mesmo, os juros. O capitalismo visto como um processo evolutivo, onde o centro do desenvolvimento econmico o empresrio inovador - no necessariamente o capitalista - pode at ser o burocrtico com viso de inovao, o que traz novos produtos para o mercado por meio de combinaes mais eficientes dos fatores de produo, diferentes materiais e foras produtivas, e/ou por meio da aplicao prtica de alguma inveno ou inovao tecnolgica. A mudana inerente ao sistema capitalista. As combinaes tendem a aparecer em fluxos descontnuos, o que induz o desenvolvimento a ser definido a partir de novas combinaes que geram um desequilbrio temporrio no sistema econmico, que pode acontecer por meio de duas formas: i) Por novas firmas geralmente independentes - que no surgiram da antiga porm esto instaladas ao lado destas; e, ii) Pelo emprego recursos diferenciados e por novos processos de produo. Assim, os novos processos produo tendero a prosperar se estiverem sendo usados pelos agentes econmicos. O desenvolvimento produzir diferentes produtos, empregando diferentes recursos de modo diferente (SCHUMPETER, 1988 e 1997). A mudana tcnica fundamental para o desenvolvimento econmico que induz a uma dinmica capitalista inexorvel. A concorrncia inovativa a principal impulsionadora das transformaes nos processos de produo e reproduo capitalista. A partir da evoluo, impulsionada pelo processo de concorrncia, rompe-se o estado de equilbrio destacado no fluxo circular. Cujas principais fontes so: novos produtos, novos mercados, novas fontes de matrias-primas, novos mtodos de produo e, novas atividades, ou novas formas de organizao criadas pela firma inovadora. So novas combinaes que impactariam no sistema econmico, dariam uma resposta e jogariam a competitividade da economia em outro patamar. Assim, SCHUMPETER (1988, p. 48; apud CAMPOS, 2004, p. 15), destaca os novos fronts da mudana tcnica com poder de impactar diretamente na dinmica capitalista e por sua vez no processo concorrencial: 1) Introduo de um novo bem - ou seja, um bem com que os consumidores ainda no estejam familiarizados - ou de uma nova qualidade de um bem; 2) Introduo de um novo mtodo de produo, ou seja, um mtodo que ainda no tenha sido testado pela experincia no ramo prprio da indstria de transformao, que de modo algum precisa ser baseada numa descoberta cientificamente nova, e pode consistir tambm em nova maneira de manejar comercialmente uma mercadoria; 3) Abertura de um novo mercado, ou seja, de um mercado em que o ramo particular da indstria de transformao do pas em questo no tenha ainda entrado, quer este mercado tenha existido antes ou no; 4) Conquista de uma nova fonte de oferta de matrias-primas, ou de bens semimanufaturados, mais uma vez independentemente do fato de que essa fonte j existia, ou teve que ser criada;
4

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

5) Estabelecimento de uma nova organizao de qualquer indstria, como a criao de uma posio de monoplio (por exemplo, pela trustificao), ou a fragmentao de uma posio de monoplio. Os apontamentos de Schumpeter determinam o novo modus operandi do processo de concorrncia entre firmas refletindo nos demais agentes econmicos. So novas formas de organizao do processo capitalista causadas pelas mudanas tcnicas que impactantes no processo de mutao industrial entre firmas. So as novas formas, impondo uma destruio sobre a forma antiga e gerando uma nova, intra-sistema. A este processo, SCHUMPETER (1984, pp. 112-113), chamou de destruio criativa. Quem o agente econmico responsvel pelas mudanas tcnicas geram inovao impactando na concorrncia do sistema econmico e impondo uma nova dinmica ao processo capitalista dando, e neste, novas configuraes? Para SCHUMPETER (1988, p. 56), as mudanas tcnicas que redundam em inovao derivam das novas formas de combinao de fatores de produo, viso inovadora, capaz de realizar novas combinaes, no necessariamente vinculadas a uma firma individual. A funo de empresrio no herdada, este definido a partir de suas aes com capacidade de levar a cabo novas combinaes e de influenciar no processo de competio capitalista. Para SCHUMPETER (1988 e 1997), cabe ao capitalista, ou banqueiro, ofertar capitais para incentivar o empresrio a fim de que este promova criativamente o fomento da atividade econmica. So os donos do capital os maiores credores do processo capitalista, enquanto os empresrios assumem a tpica posio de devedores com a incumbncia de desenvolver uma atividade produtiva, por meio da transformao criativa dos meios de produo, com poder de gerar lucro e reembolsar o capitalista. Uma combinao que tem o poder de decidir o destino das novas combinaes dos fatores de produo. Assim o capital e o crdito so o cerne da questo, como elementos indispensveis promoo do desenvolvimento econmico. O crdito que interessa a Schumpeter o associado "criao de direitos sobre frutos da produo futura, mediante a transferncia de poder aquisitivo prvio existncia dos bens e se supem lastre-lo" (POSSAS, 1987, p. 175). Fatores determinantes da inovao, direo e determinantes do progresso tcnico, difuso da inovao e conhecimento no ficaram suficientemente esclarecidos. Pela importncia dos trabalhos de Schumpeter. Com isso, vrios pesquisadores aprofundaram seus estudos em torno das idias iniciais de Schumpeter, usando e, at certo ponto, adaptando seus pressupostos, dando corpo chamada corrente neo-schumpeteriana, a qual ser abordada a seguir.

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

3. OS NEO-SCHUMPETERIANOS

3.1. O Progresso Tcnico

Os neo-schumpeterianos - especialmente estudiosos americanos - observam a tecnologia dentro de um ambiente inovativo, dentro de um processo evolucionista, as espcies mais adaptadas ao meio tornam-se dominantes devido ao aperfeioamento dos genes, sob a tica do processo tecnolgico, onde as firmas entram em processo de seleo onde dominam as melhores, dentro da competio no mercado. A tecnologia regular, o estado das artes contribuindo com a biotecnologia, a engenharia e a qumica (DOSI, 1982 e 1988; NELSON e WINTER, 1982; SOUZA E SILVA, 2000). Em contrapartida, para os estudiosos ingleses, a tecnologia tem o poder de mudar a estrutura de mercado, no como algo dado, mas pesquisado, esse novo, ou as novas combinaes que surgem propiciam obter maior renda por mais tempo. As firmas aumentam cada vez mais seu marketing, elas ainda modificam o ambiente como objeto estratgico: algumas firmas so mais ofensivas em inovao do que outras tradicionais, ou, de outras que identificam e agarram nichos de mercado. Duas importantes questes envolvem inovao e economia: i) ii) Quanto ao entendimento econmico para as inovaes; e, Especificidade tcnica para o lado econmico.

Trata-se de estratgias tecnolgicas, rotinas, conhecimento cotidiano, de como a tecnologia constitui vantagem competitiva, desenvolvendo um conhecimento comportamental para resolver as questes no dia-a-dia. Ou, por meio do relacionamento dentro da firma e no fluxo tecnolgico de uma firma com as outras, ou por meio da formao de mo-de-obra conjunta etc. Atravs do conhecimento no uso, o empregado aprende o segredo da mquina, que lhe permite sair de um estgio e chegar a outro. Para DOSI (1988), inovao o conhecimento e a utilizao deste conhecimento evoluir. A partir do entendimento iniciado por Joseph Alois Schumpeter, um processo se desdobra na busca de entender as novas combinaes, inovaes que impactariam no sistema. Daria uma resposta e jogaria a economia em outro patamar competitivo. Tornando forte a figura do agente imitador quando, maior a intensidade, menor poder ser a possibilidade de grandes saltos sociais, embora autores mais recentes, como ROSEMBERG, (1979 e 1994); POSSAS, (1987) e BRITTO (2002), destaca que a inovao incremental, por meio da imitao, possa ser mais comum e mais importante manuteno do mercado pelas firmas. A tecnologia d sobre-lucro. Quando a firma tem tecnologia, sua margem de lucro tende a ser maior. medida, porm, que surgem os imitadores reduz-se o sobre-lucro. A inovao pode vir das firmas, ou pode ser institucional, o novo que impacta e modifica as estruturas concorrenciais de mercado. Os neo-schumpeterianos partem de
6

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

trs categorias de inovao tecnolgica: Inveno, Inovao e Difuso. Na inveno acontece o esboo para um novo, ou melhor, produto, processo e dispositivo. A inovao acontece somente pela primeira transao comercial envolvendo um produto novo, processo sistema ou dispositivo. J a difuso a propagao das inovaes pelas firmas e pases. Portanto, a inveno transformada em inovao quando levada pela primeira vez ao mercado e o ato de reproduzir e imitar explica como esta inovao se difunde. De acordo com os neo-schumpeterianos (FREEMAN, 1975 e 2000; ROSEMBERG, 1979, DOSI, 1988; POSSAS, 1989; DEZA, 1995 e BRITTO, 2002), da inveno deriva inovao , pari passu, cria os ciclos econmicos. No seguindo Schumpeter, a inovao no exgena ao sistema econmico. Os neo-schumpeterianos defendem uma relao simbitica com o sistema econmico. Nas crises, no significa que no haja invenes. H um armazenamento de recursos inovadores. No lanamento de uma nova idia, outros agentes a seguiro e a firma no momento adequado lana mo da inveno ainda em projeto. Nas trs ltimas dcadas os neo-schumpeterianos estudaram a questo da inovao tecnolgica, discutindo, em termos de crtica e novos modelos, avanando em questes novas. Duas modalidades so destacadas: i) Tecnology Pusch: normalmente esta modalidade de inovao tecnolgica est colada liderana tecnolgica, impulsionando a economia mediante forte P&D e tende a determinar o caminhar das inovaes; e, ii) Demand Pull: Esta modalidade tende a seguir os lideres do mercado, seguindo de perto seu desenvolvimento, para determinar onde e quando inovar. A demanda tende a empurrar as firmas a promover inovaes (DOSI, 1982 e 1988). Para os neo-schumpeterianos, a crtica a efemeridade tecnolgica, o que demanda o desenvolvimento contnuo de inovaes tecnolgicas. Existe um corpo terico s da tecnologia: tecnologia, cincia e economia, tm coisa que a tecnologia por si s no explica. As oportunidades tecnolgicas esto limitadas ao conhecimento cientfico acumulado; a tecnologia depende da cincia, em cima de um conhecimento acumulado. Reafirma-se a simbiose tecnologia/economia/cincia. Para os neo-schumpeterianos a cincia impe o que tem que ser desenvolvido em conjunto com o sistema econmico, sinalizador das reas afins. O mercado importante enquanto papel de seletividade, mas no tudo, porque a tecnologia tambm tem especificidades prprias, efmera, do acmulo do conhecimento e da sinergia e sincronia das inter-relaes entre agentes partes (FREEMAN, 2000; TIGRE, 1998). As interaes do mercado fazem parte do objetivo a considerar utilizando um corpo analtico.

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

3.2. A Tecnologia

Todo o movimento da inovao para melhoria tecnolgica est relacionado soluo de problemas, quando a soluo s se d amparada por especificidades tcnicas. O padro tecnolgico predominante seleciona as vrias alternativas prontas, considerando elementos tecnolgicos e econmicos prprios. O paradigma passa a ser o padro de soluo para os problemas e, em cima disto, vo surgindo novos focos de inovaes, sempre entre trade offs - caminho tecnolgico e caminho econmico -. Para FREEMAN (1995, p. 07): Um novo paradigma tcnico-econmico emerge apenas gradualmente como um novo tipo ideal de organizao produtiva, conduz plena vantagem do fator chave, ou fatores que se esto tornando mais e mais visveis na estrutura de custo relativo. O novo paradigma cria o potencial para um salto quantitativo no fator total de produtividade e abre sem precedente escala de novas oportunidades de investimentos. por estas razes que traz acerca de um radical nvel no senso de engenharia e administrao e que tende a difundir como radicalmente condies permitidas, deslocando o padro de investimentos do velho paradigma. Analisando-se as consideraes entre as partes, dentro de um ambiente aleatrio, so vrias as possibilidades, para a firma, tomar sua deciso de inovao. Ser sobre uma delas que o mercado selecionar os agentes que esto certos, ou no. Exemplo: Mercado de notebooks. A via do paradigma tcnico fruto das solues dos problemas cotidianos. Esta trajetria tecnolgica depende do contexto onde se desenvolve essa via. A conformao desta trajetria tecnolgica est fundada em: i) Estrutura tecnolgica laboratrios - pessoal tcnico qualificado buscando vrias respostas para a firma; ii) Disponibilidade dos processos de produo, em termos de habilidade, experincias, conhecimentos tcito - no codificado -, capacidade das pessoas de fazerem as coisas, construda no decorrer do tempo. De tanto fazer pode-se criar uma pea que vai reduzir o custo de produo; iii) Competncia tecnolgica da firma: A prpria firma cria sua inovao tecnolgica, ela a pioneira, naquilo que faz - learning by interacting, aprender por interao. O aprender cotidiano, deve ser buscado e incentivado, i.e, a formao da capacidade de inovar; iv) Complementaridade tecnolgica entre firmas: Como produzir uma tecnologia se no se tem complementaridade entre produtor/ consumidor? Deve haver compatibilidade das tecnologias e conformidade com a base instalada; e, v) Contexto institucional: o apoio institucional fundamental para estimular, ou desestimular, trajetrias tecnolgicas, como por meio de uma poltica cientfica e tecnolgica instalada no pas. Depende de escolas tcnicas, programas, incentivos, e da interao entre agentes pblicos e privados (FREEMAN, 1975, 1997 e TIGRE, 1998).

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

O paradigma passa pela seleo de rentabilidade: O prprio trade off vai sinalizar firma essas caractersticas, se esta ou aquela soluo frente pode lhe abrir novas oportunidades. A seleo pode ter incio internamente, onde a firma pode querer queimar etapas. A firma, porm, no tem certeza se o mercado vai aceitar, vai depender da rentabilidade que est posta no momento ex-ante. A rentabilidade potencial torna-se um instrumento sinalizador de seleo decisria de inovao da firma. Mediante a concorrncia entre firmas pela preferncia do mercado consumidor, pode haver uma seleo do produto que foi resultado de um conjunto de respostas finais para determinado problema. As inovaes ocorrem em ambiente de incerteza de sucesso ou no, as inovaes ocorrem neste contexto. Em certo um momento, cujos acrscimos no produto marginal chegam ao seu nadir, sinal de tecnologia madura, que chegou a sua fronteira. E a seleo da inovao no momento ex-post, vai para o mercado, e vai vingar aquele paradigma que melhor satisfaz s necessidades do mercado consumidor (BRITTO, 1999 e 2002; MASTROSTEFANO e PIANTA, 2004).

3.3 Determinantes da Inovao Tecnolgica

A firma o fundamento do desenvolvimento, a causa da evoluo do capitalismo, da renda e da qualidade de vida em si. Ela busca incessantemente uma forma de melhorar seus ganhos oferecendo condies para que o desenvolvimento econmico e social se processe. Sabe-se que seu ambiente permanentemente dinmico e dentro desse dinamismo ela precisa se ajustar a fim de sobreviver. A inovao ocorre em busca do lucro, ele o estimulante. O principal insumo cientfico para a inovao pode estar na estrutura de ensino e conhecimento dentro e fora da firma. Numa palavra: conhecimento. Deve haver estmulo permanente ao desenvolvimento tecnolgico, onde a engenharia reversa uma das bases da inovao, por meio da qual se desmonta o produto, e, remonta-se com melhorias demandadas pelo mercado consumidor. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) so fundamentais, onde a firma mantm um investimento anual de monta em relao ao seu faturamento direcionado a P&D. As firmas inovadoras utilizam a P&D como estratgia de longo prazo estimulando cada vez mais processos inovativos. Existe forte correlao entre inovao e P&D. Quanto maior a inovao, pari passu, aumenta o retorno e a participao no mercado (NELSON e WINTER 1982; ALBAGLI e BRITTO, 2002). Por meio das selees tecnolgicas, o sistema econmico e o mercado onde a firma atua, fazem as firmas buscarem o processo inovativo. A inovao tecnolgica no dada, construda, a inovao tecnolgica passa a ter uma regularidade, um processo inovativo onde constante a busca de outras possibilidades. Para desenvolver um novo, ou melhor, produto, ou novo processo produtivo, deve-se ter elementos acumulados para a busca da resposta. A tecnologia estimulada pelas selees do mercado e se desenvolve sob trade offs econmicos.

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

A tecnologia tem uma conexo intrnseca com as rotinas intra-firmariais que no dia-a-dia inovam, mesmo que na maioria das vezes no consciente. Os conhecimentos envolvidos podem ser codificados ou no. Ao longo do tempo h a criao de prottipos resultantes dos testes do dia-a-dia. A todo o momento, estamos em trade offs, com rotinas que, codificadas, podem ser ajustadas obtendo a inovao com novos procedimentos, novas rotinas e um novo produto, podendo surgir novas relaes com novos fornecedores diversos. H uma estrutura complexa de inter-relaes entre os agentes (DOSI, 1982 e 1988; ALBAGLI e BRITTO, 2002).

4. INOVAO E GANHO DE CONHECIMENTO

Toda tecnologia fundamentada na ganho de conhecimento. A interao gera ganho de conhecimento que repercutir em novos conhecimentos, i.e., novo padro tecnolgico. As firmas, como supracitado, promovem essa interao. O conhecimento tcito importa de maneira significativa para a inovao. Nas indstrias limtrofes a fronteira do conhecimento de suma importncia esse tipo de conhecimento. Ao conhecimento tcito inerente a dicotomia inovao/estagnao tecnolgica. Pode parecer um raciocnio confuso. Mas, uma reflexo um pouco mais profunda esclarece a questo. H conhecimentos que por fazerem parte do capital humano de difcil transferncia o que limita, quando no impede a inovao tecnolgica. Esse conhecimento ampara a necessidade dos agentes onde o conhecimento gera processo inovativo. Dentro da formalidade propicia a infra-estrutura tecnolgica intrafirma. O cientista com recursos disponveis obtm novos conhecimentos com relao a seus ensaios e testes. Alicerando isto, existe uma estrutura formal onde se desenvolvem prticas inovativas diversas. Isso favorece ao fluxo de informaes, que informa a engenharia, e qumica, e administrao e assim por diante (BRITTO, 2002; MASTROSTEFANO e PIANTA, 2004). H limites, porque um manual, por mais que ensine o caminho, depende do conhecimento tcito, da experincia. A inovao tecnolgica tem uma parte - non corporis - manifestada por meio da experincia e habilidades. A firma tem a capacidade de explorar estes conhecimentos, impulsionada pela capacidade de aumentar o potencial do trabalhador em desenvolver suas habilidades. O conhecimento fundamenta processo inovativo, encorajar a explorao do conhecimento existente. Isto faz parte do ativo intangvel que s conseguido a longoprazo. Firmas com grande rotatividade de mo-de-obra tendem a ficar para trs no futuro, porque mediante oportunidade mercadolgica, ficam sem o conjunto de conhecimento necessrio para voltar a operar na fronteira novamente. Para se formar capacitao tecnolgica, do lado da firma, esta pode criar capacitao. A firma inovadora deve seguir o padro do seu setor, um conhecimento diferenciado no mbito da firma, o que pode ser fundamental para ela fazer parte do novo
10

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

processo inovativo dentro do seu respectivo setor. Pode ser possvel a firma transformar seu conhecimento em inovao acompanhando o estado das artes quando ela pode fazer parte do novo processo inovador e com diferencial (FREEMAN, 1997; SOUZA E SILVA, 2000). Dentro do processo de inovao, pode haver uma interao ao fazer as coisas. O fornecedor pode ser um aliado para desenvolver produtos em conjunto com o consumidor, podendo haver uma forte simbiose entre fornecedor. - O processo inovativo tecnolgico tem forte presena no processo cooperativo inter-firmas e institucional. O conhecimento pode se manifestar pelo conhecimento universal fortemente inter-relacionado com a experincia que produz uma inovao melhor - sem manual - do que o concorrente, com manual. O conhecimento, por meio de manuais, assim como na rotina pode ser detalhado e explcito; o conhecimento tcito, tambm, por meio da experincia e habilidades em constante aperfeioamento; o conhecimento pblico, ainda, por meio de melhorias do sistema pblico de ensino, ou de outra forma, programas de televiso especializados; e tambm, o conhecimento privado, individual da firma, quando esta busca que outros conheam o processo, por meio de patentes, onde s seus funcionrios conhecem os segredos e quem de fora desejar, remunerar por meio de royalties. Esse fantstico dinamismo em busca da inovao resulta na concorrncia. O processo inovativo gera ainda a assimetria tecnolgica, como pode ser visto na FIGURA 1. No mercado e na busca do processo por inovao e tecnologia, h uma hierarquia: os que esto frente e os que esto atrs. assimtrica, devido busca da reduo do hiato com a fronteira tecnolgica. Existe um conjunto de tarefas a cumprir para reduo das disparidades inovativas, porque a tecnologia define a concorrncia, pois propicia maior aprofundamento do hiato em relao aos demais. A ineficincia econmica o resultado para os menos adiantados tecnologicamente. Maiores custos e menores ganhos. A Assimetria resulta das diferentes capacitaes tecnolgicas e deve ser vista no mbito da concorrncia que mantm a firma na concorrncia. A assimetria se revela em relao ao padro de determinado setor. Assim, pois, como seria o caso do processo produtivo desatualizado de determinada indstria, qual seria preciso um novo processo produtivo, com mo-de-obra e capital melhor estruturados, para buscar manter-se o mais perto possvel da linha laranja. Seguindo os neoschumpeterianos: inovao tecnolgica um processo de continuidade e persistncia. Demanda investimentos de longo prazo, inter-relao e cooperao de firmas e instituies, quando, por meio do processo de busca e rotina, se cria uma memria que constitui conhecimento. So os ativos intangveis, ou seja, as informaes e conhecimentos que circulam no interior das firmas e entre elas (POSSAS, 1989; TIGRE, 1998). No processo inovativo informal no se envolvem recursos especficos para inovaes especficas. Normalmente no planejado, mas pode ser estimulado, quando h manifestao do conhecimento. Pode haver inovao tanto nas relaes verticais quanto horizontais. Os funcionrios maduros devido ao conhecimento do processo de produo
11

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

oferecem sugestes de produtos e de processos, assim como o usurio pode sugerir melhorias na qualidade, no design etc. Por meio de sugestes, reclamaes ou ainda por usos no aventados pelo produtor. O importante disso que se tem um forte conhecimento tcito presente, pois, s vezes, o consumidor mais simples pode oferecer firma uma sugesto lucrativa. FIGURA 1- Assimetria tecnolgica

Fonte: Aula do professor Antonio Carlos de Campos, dia 01/12/2009. O processo inovativo formal possibilita dois tipos de inovaes: i) Radical ou Formal: esta uma inovao que ocorre esporadicamente. Normalmente, destri o velho e faz surgir o novo paradigma, impe uma revoluo no estado das artes e nas relaes do processo produtivo; e, ii) Incremental: feito por mudanas marginais e acumulativas ao longo do processo de pesquisa. Depende do conhecimento tcito. Dentro desses parmetros, pequenas mudanas, no longo prazo, podem provocar fortes modificaes sem modificar o paradigma geral (TIGRE, 1998; BAPTISTA, 2000). Os conhecimentos so especficos s firmas e significam obstinao reduo das assimetrias tecnolgicas. O conhecimento formal hierarquizado. Algumas firmas desenvolvem seus funcionrios, reciclam-nos; outras no, da a hierarquia. Isso encorpa heterogeneidade tecnolgica resultando competies distintas no mercado. O processo de informaes condio necessria ao conhecimento por uso o que exige canais especficos. Isso gera distino entre os tipos de produtos, como a indstria aeronutica por suas relaes fortemente estruturadas com seus usurios. Na indstria automobilstica, por exemplo, a relao que se tem forte, no processo de ganho de conhecimento. No fundo, essa interao de complementaridade e interdependncia, que refora a confiabilidade, faz com que a relao entre produtor e cliente passe por essas variveis. A voltam questo do paradigma, trajetrias, rotinas etc. Alguns setores com inovaes mais dinmicas tendem a evoluir cada vez mais as relaes de obteno de conhecimento, como no setor mundial de informtica, onde a diferenciao a diferena entre estar ou no no mercado, assim como as relaes no sistema bancrio. O que desperta interesse que mesmo com produtos diferenciados existem tendncias
12

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

tecnolgicas calcadas no conhecimento massificado. E, se a diferenciao fugir dessa tendncia poder no vingar. Outro fato foi os bancos financiarem as indstrias de software para aprimoramento e desenvolvimento de novos sistemas, j que estes puderam juntos, alterar suas rotinas por meio de novas inovaes. O aprender fazendo, leva a inovao, cada vez mais no cho de fbrica. Estar perto da fronteira de produo nesta etapa do processo de produo, permite s firmas construir competncias. Inexoravelmente, h mais automao e, assim, menos pessoas vo estar no cho de fbrica, onde eles prprios facilmente podero resolver os problemas surgidos. Uma mudana radical na relao capital/trabalho. Extrair do trabalhador a capacidade inovativa e, permanentemente, aprimorar sua capacitao nos setores mais tecnolgico-intensivos requer altos investimentos nas estruturas, formal e informal. possvel inovar na relao com o cliente, na relao com a produo, o learning by learning aprender a aprender. Por meio do learning by interacting conhecimento por interao - O processo inovativo se d por interao social, fundamentado nas interaes e sinergias dos agentes. Da os vnculos produtor/fornecedor - de capital, trabalho e conhecimento. H retroalimentao das informaes tecnolgicas. Esses mecanismos dependem da natureza das informaes tecnolgicas baseados em cdigos de conduta de informaes, estas tendem a levar ao melhoramento continuo, ou distino e aparecimento de um novo produto/processo. O mercado no o nico juiz da inovao. A relao de cooperao, tambm tem esse papel. O mercado de informaes busca constantemente uma auto-organizao. Um exemplo so as indstrias txteis exportadoras de mquinas e equipamentos (M&E) que oferecem cursos e aprimoramentos tcnicos constantes. As dimenses do processo inovativo vo desde o fluxo de informaes at acordos para o desenvolvimento de processos conjuntos com complementaridade de informaes e conhecimento (BAPTISTA, 2000; CAMPOS, 2004). As vantagens desse mecanismo esto na apropriao do conhecimento do usurio, podendo dar um fim comercial a este saber que est sendo passado, quando informaes do produtor podem ser vitais para o fornecedor. O produtor pode criar um campo frtil para o usurio que continuamente vai mostrar de novas possibilidades de inovaes. A vantagem uma causao circular: o usurio vai estar sempre prximo na obteno da soluo do problema. Em sntese: o processo inovativo submete-se as externalidades em ambiente formado pelas firmas de mquinas e equipamentos e de usurios. A inovao ocorre, pari passu, a intensidade das relaes produtor-fornecedor, instituies de apoio, ou coordenao, e, por fim, dos clientes. A interao importante, porque possibilita, pela cooperao, o nivelamento do padro tecnolgico. Esse conjunto propicia desenvolver um aparato de capacitao, e quanto maior a sinergia e mais avanadas e fortes forem s relaes de informao, maior o conhecimento e a vantagem competitiva das firmas na inovao (TIGRE, 1998; BAPTISTA, 2000).

13

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

4.1 Diversidade

A diversidade tecnolgica no se vincula a hierarquia em termos de estgio tecnolgico; ela ocorre no uso de insumos, dadas vrias firmas, elas podem usar sua capacidade inovativa em testes e ensaios em algumas partes em detrimento de outras. Um exemplo o carro 1000, sem grandes diferenas, a ateno das firmas nesses produtos fica em boa medida por conta do design e da aerodinmica. Os produtos esto no mesmo padro tecnolgico de competio, mas as firmas usam diferentemente seus insumos. Na Diversidade comportamental, as firmas podem adotar estratgias tecnolgicas diferentes que podem ser: i) ofensiva, com constante busca de liderana; ou, ainda, ii) defensiva, quando esta firma segue a ofensiva. Esta tem menores custos de oportunidade devido a quantidade maior de informao que a lder do mercado. A firma defensiva permite lder ir frente e tenta acompanhar sua inovao, sem distanciamento. Esta estratgia intrnseca ao processo decisrio. Conforme se busca solues, encontram-se respostas abrindo novas oportunidades, uma nova janela de possibilidades e oportunidades de negcios. Sem problema, sem resposta. medida que se solucionam os problemas do uso de conhecimento e inovao, criam-se condies para novas diversificaes a partir de sua base. S h oportunidade tecnolgica s firmas que buscam respostas. A firma vai diversificando em cima daquilo que ela pode resolver. Buscar significa construir conhecimento por meio de investimentos em P&D e codificao de rotinas e interao entre agentes (BAPTISTA, 2000; MASTROSTEFANO e PIANTA, 2004). Por meio da cumulatividade tecnolgica que se traduz no conhecimento acumulado, permite que a tecnologia faa seu caminho, regulando a temporalidade, faz com que estes elementos fiquem expostos usando a cincia e a tcnica a servio da firma. A tecnologia tem forte relao com a rotina da firma. Isso d condies a firma solucionar problemas e inovar. Isso est fortemente presente nas firmas antigas do incio do sculo XX. Pela apropriabilidade tecnolgica, a tecnologia passa a ser expressa em produtos, pelo processo produtivo, refletida no potencial do produto, do insumo onde a tecnologia gerada extra setor. A dinmica capitalista procura defender-se a fim de garantir renda por um perodo de tempo mais distendido possvel, originado no diferencial concorrencial atravs do avano tecnolgico. A firma busca apropriar-se dos ganhos dessa tecnologia, por meio de patentes aperfeioando-se constantemente - seu leptime - a fim de se produzir com menor tempo possvel. A firma inovadora busca manter seus tcnicos, para que estes no levem seu conhecimento para as concorrentes. O exemplo recente vem do setor de farmcias onde a lei de propriedade industrial para acabar com as cpias de medicamentos. A sociedade capitalista cria mecanismo de defesa para a apropriao do lucro pelo maior tempo possvel.
14

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

A tacitividade do conhecimento, o conhecimento no transmissvel, que est na conscincia e experincia, modus operandi, o que conta com elemento do mundo externo e interno das firmas. O conhecimento deve quotidianamente renovado, um modo se da pela proximidade e interao com universidades, centros de pesquisa nacionais e internacionais. Estes so os principais atores fomentadores de conhecimento (FREEMAN, 1997 e 2000). A tacitividade tecnolgica fundamentada no conhecimento formal que busca acesso s informaes, atualizaes, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), conforme o conhecimento tcito acumulado. Estes so elementos de difcil compra. Isto pode resultar na apropriabilidade tecnolgica. A firma que inova, apropria-se dos resultados esforandose para proteger os resultados e, medida que fortalece este mecanismo, aproxima-se cada vez mais das firmas lderes, reduzindo assimetrias e impactando sempre mais no mercado (DEZA, 1995; FREEMAN, 1997 e BAPTISTA, 2000). Para POSSAS (1989, pp. 158-161), alguns pressupostos so condies sine qua non busca da melhoria competitiva pela inovao tecnolgica: A inovao assume um carter com destaque evolucionista; o mecanismo o processo inovativo, de conhecimento dinmico inexorvel. O objeto a busca da tecnologia pelas firmas, para aumentar a competncia. As rotinas so a formalizao para buscar processos inovativos de produtos e processos. A inovao cotidiana, processo de busca se intensifica aperfeioando a rotina. Cria-se uma regularidade de procedimentos tendendo a gerar inovaes, por um processo de seleo via testes e ensaios pelo mercado. o darwinismo das espcies presentes num ambiente econmico de seleo milieu innovateur, ambiente inovador. O ambiente incerto, as decises so tomadas, pelas firmas, dentro de uma racionalidade limitada dos agentes, nesse contexto de informao imperfeita as firmas vo determinar suas estratgias. H forte destaque para P&D, que tende a gerar o novo processo, ou produto, que selecionado. A seleo darwinismo determinante no processo inovativo; o paradigma padro, a trajetria tecnolgica, vai mostrar que o desenvolvimento do esforo inovativo segue determinados procedimentos de tentativas e erro e, codificao e constante aperfeioamento de rotinas. H duas vertentes: uma do lado da demanda, outra esperando pela tecnologia, onde a cincia diz que a tecnologia tem que ser ou no ser, avaliada por um processo de seleo de mercado. Quando o paradigma e a trajetria ocupam papis importantes: existem procedimentos pautados em procedimentos cientficos e tcnicos cuja varivel econmica vai definindo trade offs entre economia e cincia. As solues vo gerando uma trajetria de resultados e, para se chegar a estes resultados, preciso investir em P&D, direcionando os esforos para o aumento do conhecimento e criao de massa crtica. Quanto tecnologia e estrutura de mercado, as inovaes e tecnologias melhores vo vingando, como a tecnologia que tem forte poder de modificar as estruturas de mercado como o passar de oligoplio concentrado, para uma modalidade diferenciada ou nem concentrado nem diferenciado.
15

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

Para DOSI (1982 e 1988), A tecnologia modifica fortemente as estruturas de mercado, como uma disputa onde todos comeam juntos e poucos chegam. A assimetria tecnolgica a forma para existir uma hierarquia onde certas firmas esto na ponta e outras no meio e outras atrs. Dentro do mesmo setor, a tendncia que um nmero menor de firmas tenha maior participao no mercado, isto decorre em funo de que cada vez mais um nmero menor de firmas pode se distanciar da fronteira tecnolgica. Nada melhor do que a tecnologia para explicar o sucesso de certas firmas. Com isto, cria-se cumulativamente maior capacitao tecnolgica, estrutura tecnolgica com o incremento de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), convnios, laboratrios e centros de pesquisa. Com aumento de capacidade, novas oportunidades tecnolgicas afloram. a possibilidade de introduzir novos produtos e processos produtivos diferenciados. As oportunidades se concentram no centro do paradigma dominante, amparado na tecnologia. medida que se inova, novas possibilidades aparecem para agregar valor ao produto com possibilidades da firma alavancar seus ganhos. Isto est ainda fortemente vinculado vulnerabilidade tecnolgica, pois quem j est com competncia formada tem muito mais possibilidade inovar, do que quem est no ponto de partida. Isso tudo est num conjunto de variveis que impactam no momento real dos agentes econmicos (DEZA, 1995; FREEMAN, 1997; CAMPOS, 2004).

5. CONCLUSO

As estratgias de alavancagem da C&T (Cincia e Tecnologia) como meio eficaz de desenvolvimento nacional, regional e das firmas em particular, passa, pelo investimento na participao do setor privado na pesquisa e na inovao e, por outro lado, na valorizao da interao participativa do empreendedor com outros agentes em nveis nacionais e regionais. As aes de governo tm papel fundamental, interaes com universidades, centros de pesquisa e entidades de representao de classes. O conhecimento, o processo de ganho de conhecimento e a inovao so basilares para que haja mudanas que equilibrem os padres tecnolgicos, econmicos e sociais entre os pases, regies e firmas. O ganho de conhecimento e da inovao e tecnologia so basilares, para a ampliao da competncia das firmas, com vistas sua capacitao para novos empreendimentos. As discusses tericas apontaram caminhos, que a firma atual precisa percorrer para alcanar altos nveis de competncia e, que uma ao pr-ativa em ganho de conhecimento, inovao e tecnologia so instrumentos necessrios e determinantes neste objetivo. demonstrada a importncia da inter-relao setorial, a buscar da melhoria contnua, do aperfeioamento da comunicao intra-firma. E, que a realidade um movimento continuo, numa busca do ajuste competitivo entre as firmas, inexorvel. Contextualizando, a eficincia coletiva inter-setorial alcanada de uma firma consegue coisas que a uma firma individual com baixa relao de comunicao no alcana, e.g., espao competitivo local, regional, nacional e internacional. Alm disso, este paper apontou-se que centros tecnolgicos e Universidades no podem ser esquecidos na interatividade do processo inovativo, com o crescimento constante, onde a grande evoluo ir da capacidade produtiva para a inovativa.
16

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBAGLI, S., BRITTO, J. Glossrio de arranjos produtivos locais. Relatrio de Pesquisa s/n. Rio de Janeiro: UFRJ, ago. 2002. Disponvel em: <http://www.ie.ufrj.br/redesist> Acesso em: 23 jun. 2003.

BAPTISTA, M. A. C. Poltica Industrial - uma interpretao heterodoxa. Campinas: Instituto de Economia - UNICAMP, (Coleo Teses), 2000, p. 59-199.

BRITTO, J. N. P. (1999) Caractersticas Estruturais e modus-operandi das redes de firmas em condies de diversidades tecnolgicas RJ: IE/UFRJ, (349 P. Tese de Doutorado em Cincias Econmicas).

___________. Cooperao interindustrial e redes de firmas. In: KUPFER, D.; HESENCLEVER. L.; (org.) Economia industrial: fundamentos tericos e prticos no Brasil, RJ, Campus, 2002.

CAMPOS, A.C. (2004) Arranjos Produtivos no Estado do Paran: o caso do municpio de Cianorte. Curitiba/UFPR, (218 p. Tese de Doutorado em Cincias Econmicas).

DEZA, X. V. (1995) Economa de la Innovacin y del cambio tecnolgico. Mxico: Siglo Veintiuno. Editores SA, 1995. Cap. 07 p.104-125.

DOSI, G. (1982). Technological Paradigms and Technological Trajectories: a suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Research policy, vol. 11 n. 3, p.147-162.

__________. (1988). Sources, Procedures and Microeconomics Effects of Innovation. Jornal of Economic Literature, XXVI, set. p. 1121-1171.
17

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

FREEMAN, C. The economics of industrial innovation. Penguen: Hardmondwoth, 1974.

_________. The National System of innovation in historical perspective. Cambridge Journal of Economics, vol. 19, no. 1, pp. 5-24, 1995.

_________. La teora econmica de la innovacin industrial. Madrid: Alianza Editorial, 1975.

_________. Innovation systems: City-state, national, continental and sub-national, mimeo. Paper presented at the Montevideo conference, University of Sussex, SPRU, 1997.

_________. A Hard Landing for the new economy? Information Technology and the United States National Systems of Innovation. Texto apresentado no Seminrio Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Polticas de Desenvolvimento Industrial Tecnolgico. UFRJ/BNDES, 2000.

MASTROSTEFANO, V. e PIANTA, M. The Dynamics of Innovation and its Emplyment Effects. An analysis of innovation surveys in European Industries; artigo apresentado conferncia da 10a International J. A. Schumpeter Society , Milo, 9-12 de junho de 2004. NELSON, R. R.; WINTER, S. G. An evolutionary theory of economic change. Cambridge: Harvard University Press, 1982.

POSSAS M. L. Dinmica da economia capitalista: uma abordagem terica. So Paulo: brasilense, 1987.

____________. (1989). Em direo a um paradigma microdinmico: a abordagem neoschumpeteriana. In: AMADEO, E. (org.) Ensaios sobre economia poltica moderna. SP, Marco Zero, p. 157-177.

18

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

ROSENBERG, N. (1979), Tecnologa y Economa. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.

_____________. (1994), Exploring the black Box: Technology economics and history. Cambridge University Press.

SOUZA E SILVA, C. M. Inovao e Cooperao: o estado das artes no Brasil. Rio de Janeiro, Revista do BNDES, v. 7, n. 13, p.65-88, jun. 2000.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1984, p. 110-116.

____________. A Teoria do Desenvolvimento Econmico. So Paulo: Nova Cultural (Os Economistas), 1988.

____________. Teoria do Desenvolvimento Econmico. So Paulo: Nova Cultural (Os Economistas), 1997.

TIGRE, P. B. Inovao e teoria da firma em trs paradigmas. Revista de Economia Contempornea, Rio de Janeiro: UFRJ, n. 3, jan./jun. p. 67-111, 1998.

19

XXVI SEMANA DO ECONOMISTA. Departamento de Economia. Universidade Estadual de Maring. Maring, 12 a 14 de setembro de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi