Vous êtes sur la page 1sur 6

1

SUMRIO: CORPO DO ARTIGO Resumo (Pgina 2) 1. Introduo (Pgina 2) 2. Desenvolvimento/ Fundamentao Terica (Pginas 3 e 4) 3. Consideraes Finais (Pgina 5) Referncias bibliogrficas (Pgina 5)

A RELAO DA MODA COM A SOCIEDADE NO DECORRER DA HISTRIA

Resumo: Este artigo trata da relao da moda com a sociedade, desde a pr-histria onde ainda no existia conceito de moda, em que moda tem como referencial constantes mudanas e a busca pela diferenciao, criando ciclos, passando pelo processo de imitao e diferenciao, at a ps-modernidade, onde a moda passa a ter um papel importante de individualizao de cada pessoa, deixando visvel a posio desta perante a sociedade. J que marcas so impressas no corpo individualizando e expondo a subjetividade de cada um. Palavras-chave: [sociedade, status, industrializao, consumo e individualizao]

1. Introduo No estudo desenvolvido, pretendeu-se analisar como ao longo da histria da humanidade algumas sociedades vm agindo em relao moda segundo as proposies de Gilles Lipovetsky (2010), Valria Brandini (2007), Gabriel de Tarde () dentro da linha de anlise de pesquisas tericas. A metodologia bsica do artigo consistiu em: leitura prvia e compreenso dos contedos tericos necessrios aos estudos, escolhas dos textos, em que as palavras-chave pudessem ser entendidas; elaborao efetiva do estudo e discusso subseqente e enfim consideraes finais. O artigo tem por objetivo relatar um estudo realizado nas disciplinas de psicossociologia da moda e teoria da moda ministradas pela Prof. M Iara Braga. Tal estudo, cujo tema moda e sociedade, visa apresentar as aplicaes de conceitos tericos em uma anlise social.

2. Desenvolvimento Na pr-histria a ideia de moda no existia, pois o homem primitivo cobria o corpo apenas para a proteo do mesmo, que sofria com as mudanas climticas, no sendo levada em conta uma ideia de individualizao. O corpo era coberto com peles de animais, onde o homem passou a desenvolver tcnicas para aprimorar o tratamento dessas peles. A partir da o vesturio comeou a ser sinal de diferena de poder. Na idade mdia, havia uma diferena ntida de status, no havendo uma importncia a diferena de gnero. A classe mais alta tinha condies de mandar confeccionar as peas que eram feitas mo e com tecido de fibras naturais, e as classes inferiores eram impedidas de usarem trajes que no fossem especficos da sua classe. A burguesia que emergiu nessa poca, disputando poder com a aristocracia feudal, usava as roupas para indicar seu status social (SVENDSEN, 2010, p.25). O sculo XIX considerado o sculo da moda pelo progresso da indstria txtil e isso ocorreu devido melhoria do nvel de vida da populao. Com a revoluo industrial, surgiram as mquinas que possibilitaram que fosse produzido um grande nmero de peas em um curto intervalo de tempo e com preos mais acessveis, onde a populao passa a ter uma interao maior com a moda. Com isso a moda passou a mudar com freqncia, onde as novas tendncias so acessveis apenas para os que podem pagar pelas novidades, ainda mantendo uma diferena de classe social. Com essa diferena de classe social surge o processo de imitao e diferenciao, onde pessoas passam a se vestir de forma que o torne diferente da sua prpria classe e imitando as pessoas de uma classe mais alta. Mesmo com a realidade de que a moda surge nas classes mais altas e s depois respingadas nas classes mais baixas, como defende a teoria do gotejamento. Onde as classes mais baixas adquirem a moda com certo tempo de atraso, com materiais de menor qualidade e reformadas para adicionar uma funcionalidade roupa. "Ainda que as classes burguesas tenham efetivamente escolhido seus modelos na nobreza, no os copiaram em tudo [...]" (LIPOVETSKY, 2010, p. 46).

A expanso social da moda no atingiu imediatamente as classes subalternas (LIPOVETSKY, 2010, p.44) No incio do Sc. XX, as pessoas sofreram grande influncia cultural de Nova York, devido o surgimento dos filmes e msicas, que levavam sua cultura de um lugar para o outro com muita intensidade, influenciando no vesturio de diferentes locais independendo da cultura. Segundo Gabriel Tarde, moda essencialmente uma relao entre os seres, um lao social caracterizado pela imitao dos contemporneos e pelo amor das novidades estrangeiras. Ela deve ser entendida como uma forma geral da sociabilidade, presente em todas as pocas e em todas as civilizaes. Na modernidade, a sociedade deixa de lado as tradies para desejar o novo. As tradies perdem o valor, pois passam a serem substitudas pelo que a moda dita como a novidade. Esse processo de substituio intensifica o consumo, predominando o capitalismo; passando a ocorrer uma produo para diferentes grupos da sociedade. A moda tem um papel fundamental de individualizao de cada um, mesmo dentro de um grupo, atravs do vesturio. A moda cclica e na modernidade as mudanas so mais frequentes, devido s sucesses dos novos. Na modernidade ocorre uma maior flexibilidade de imitao, onde a teoria do gotejamento perde a fora, pois no s a classe mais baixa introduz no seu vesturio peas das classes mais altas, como tambm ocorre uma inverso desse processo. Segundo Valria Brandini, essa mistificao em torno da imagem como reveladora da personalidade, cria um novo estatuto do corpo, a crena na subjetividade revelada na corporeidade. Na ps-modernidade a sociedade passa a ornamentar-se expressando sua individualidade atravs dos artifcios da moda. Marcas de uma cultura so expressas no corpo, deixando evidente caractersticas culturais e individuais de cada pessoa, onde conceitos de ideologias so feitos e desfeitos com mais flexibilidade perante a sociedade, em questo de valor e moral ditada pela parte dominante da sociedade.

3. Consideraes finais Inicialmente a indumentria era feita apenas para cobrir o corpo, como forma de proteo dos efeitos naturais. Passando de uma forma de proteo a uma forma de classificar pelo poder e diferenciar um grupo do outro, surgindo uma diferena de status, de gneros e hierarquias. Evoluindo para um momento em que a moda utilizada para demonstrar uma identidade e subjetividade de uma pessoa ou um grupo perante a sociedade. Ocorrendo o processo de imitao e diferenciao, onde a classe mais baixa imita a classe mais alta, na tentativa de se diferenciar da sua prpria classe. Tentamos superar os demais membros da nossa classe social e tentamos alcanar o nvel que est acima da nossa, imitando-a (SVENDSEN, 2010, p.45) A sociedade passa a individualizar-se, a transparecer sua identidade atravs do vesturio. A moda um fenmeno de responsabilidade social, que interfere no s no desenvolvimento comercial como tambm sofre interferncias dos momentos histricos, atingindo todas as idades em diferentes grupos e culturas. Percebendo que moda interfere em aspectos culturais, econmicos, sociais e comerciais.

Referncias Bibliogrficas

LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia da Letras, 1989. BRANDINI, Valria. Bela De Morrer, Chic De Doer, Do Corpo Fabricado Pela Moda: O Corpo Como Comunicao, Cultura E Consumo Na Moderna Urbe, Contempornea - Revista De Comunicao E Cultura,v. 5, n. 1, 2, 2007 LAVER, James, 1899 A roupa e a moda: uma histria concisa. So Paulo: Companhia da Letras, 1989. SVENDSEN, Lars, 1970 Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

.A moda na sociedade - Fornecedor Txtil. Disponvel na internet via: www.fornecedortextil.com.br Arquivo capturado em 20.11.2011

Vous aimerez peut-être aussi