Vous êtes sur la page 1sur 2

MINISTRIO DA EDUCAO

SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE RONDNIA

CONTEDOS PROGRAMTICOS PARA OS CARGOS DE NVEL D e E REA DE CONHECIMENTO COMUM A TODOS OS CARGOS DE NVEL D e E
LNGUA PORTUGUESA Elementos de Gramtica; Anlise Sinttica - Termos Essenciais, Termos Integrantes e Termos Acessrios; Perodo Composto por Coordenao e por Subordinao; Concordncia Verbal e Nominal; Regncia Verbal e Nominal; Pontuao; Colocao Pronominal; Interpretao de Textos; Redao Oficial: A Impessoalidade, Conciso e Clareza, Pronomes de Tratamento: concordncia e emprego, Memorando: Forma e Estrutura, Correio Eletrnico e Ofcio; Semntica; Coeso e Coerncia textual Novo Acordo Ortogrfico. MATEMTICA Operaes com nmeros inteiros, fracionrios e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Permetro, rea e volume das principais figuras geomtricas. Regra de trs simples e composta. Razo e Proporo. Porcentagem e juros simples. Equao de 1 e 2 graus. Sistema de equaes. Relaes mtricas e trigonomtricas no tringulo retngulo. Anlise e interpretao de grficos e tabelas. Raciocnio lgico. Resoluo de situaes-problema. INFORMTICA Sistema Operacional Windows 2000/XP e GNU/LINUX. Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office 2000, XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vrus. LEGISLAO 1. CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPTULO III Da Educao, da Cultura e do Desporto (art. 205 a art. 217), CAPTULO IV Da Cincia e Tecnologia (art. 218 a art. 219) e CAPTULO VII - Da administrao pblica (arts. 37 a art. 43). 2. Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008. - Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, e d outras providncias. 3. Lei n 11.741, de 16 de julho de 2008. - Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as aes da educao profissional tcnica de nvel mdio, da educao de jovens e adultos e da educao profissional e tecnolgica. 4. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. 5. Lei n 8.112, de 11 dezembro de 1990 - Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais.
Av. Gov. Jorge Teixeira, 3.500 Setor Industrial Fone: (69) 2182-9610/9611 CEP: 76.821-064 - Porto Velho-RO Site: www.ifro.edu.br

MINISTRIO DA EDUCAO
SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE RONDNIA

6. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. 7. Lei n 11.091, de 12 de janeiro de 2005, Do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao. 8. Decreto n 1.171, de 22 de julho de 1994 - Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Observao: Considerar-se- a legislao vigente at a data da publicao do Edital de Abertura das Inscries.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS PARA CADA CARGO NVLE D e E


ASSISTENTE EM ADMINISTRAO: Noes de Administrao Geral: principais teorias e modelos:

concepes clssica, neoclssica e tendncias modernas; tipos de organizaes; estruturas organizacionais; organogramas e fluxogramas. Funes administrativas: planejamento, organizao, direo e controle. Noes de Administrao Oramentria e Financeira: Oramento pblico: conceitos, princpios, liquidao, empenho. Noes de gesto e desenvolvimento de pessoas: capacitao, gesto de desempenho, gesto por competncias. Noes de administrao de material e logstica. tica e responsabilidade social. Noes de organizao e mtodos. Noes de comportamento e comunicao organizacional. Noes de Arquivologia: Conceitos fundamentais de arquivologia. O gerenciamento da informao e a gesto de documentos: diagnsticos, arquivos correntes e intermedirios, protocolos, avaliao de documentos, arquivos permanentes.Tipologias documentais e suportes fsicos: microfilmagem; automao; preservao, conservao e restaurao de documentos. Noes de Direito Administrativo: Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificao e espcies. Agentes pblicos: espcies e classificao, cargo, emprego e funo pblicos. Poderes administrativos: poder hierrquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polcia, uso e abuso do poder. Licitao (Lei 8.666/93) e suas alteraes: princpios, modalidades, dispensa e inexigibilidade. Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n. 8.112/90) e suas alteraes. Noes de Administrao Pblica: Conceito, objetivos e princpios. Modelos e reformas administrativas. Controle da Administrao Pblica: tipos e formas. Controle interno externo.

Av. Gov. Jorge Teixeira, 3.500 Setor Industrial Fone: (69) 2182-9610/9611 CEP: 76.821-064 - Porto Velho-RO Site: www.ifro.edu.br

Vous aimerez peut-être aussi