Vous êtes sur la page 1sur 3

20 de janeiro

SO FABIANO, PAPA E MRTIR

Foi eleito bispo da Igreja de Roma em 236. Recebeu a coroa do martrio em 250, no incio da perseguio de Dcio, segundo afirma So Cipriano. Foi sepultado no cemitrio de Calisto.

20 de janeiro
Segunda leitura Das Cartas de So Cipriano, bispo e mrtir e da Igreja de Roma sobre o martrio de So Fabiano, papa (Ep. 9,1.8,2-3: CSEL 3,488-489.487-488) (Sc. III) Fabiano para ns um exemplo de f e fortaleza Ao tomar conhecimento da morte do Papa Fabiano, So Cipriano enviou aos presbteros e diconos de Roma a seguinte carta: Quando era ainda incerta entre ns a notcia da morte desse homem justo, meu companheiro no episcopado, recebi de vs, carssimos irmos, a carta que me enviastes pelo subdicono Cremncio; por ela fiquei completamente a par da sua gloriosa morte. Muito me alegrei, porque a integridade do seu governo foi coroada com um fim to nobre. Por isso, quero congratular-me convosco, por terdes honrado a sua memria com um testemunho to esplndido e to ilustre. Destes-nos a conhecer a lembrana gloriosa que conservais de vosso pastor, que para ns um exemplo de f e fortaleza. Realmente, assim como um precedente pernicioso para os seguidores a queda daquele que os preside, pelo contrrio, til e salutar o testemunho de um bispo que d aos irmos o exemplo de firmeza na f. Mas, parece que, antes de receber esta carta, a Igreja de Roma dera Igreja de Cartago testemunho da sua fidelidade na perseguio: A Igreja permanece firme na f, embora alguns tenham cado, seja porque impressionados com a repercusso suscitada por serem pessoas ilustres, seja porque vencidos pelo medo dos homens. Todavia, ns no os abandonamos, embora tenham se separado de ns. Antes, os encorajamos e aconselhamos a fazerem penitncia, para que obtenham o perdo daquele que pode conced-lo. Pois se perceberem que foram abandonados por ns, talvez se tornem piores. Vede, portanto, irmos, como deveis proceder tambm vs: se corrigirdes com vossas exortaes aqueles que caram, e eles forem novamente presos, proclamaro a f para reparar o erro anterior. Igualmente vos lembramos outros deveres que haveis de levar em conta: se aqueles que caram nesta tentao comearem a tomar

20 de janeiro
conscincia de sua fraqueza, se se arrependerem do que fizeram e desejam voltar comunho da Igreja, devem ser ajudados. As vivas e os indigentes que no podem valer-se a si mesmos, os encarcerados ou os que foram afastados para longe de suas casas, devem ter quem os ajude. Do mesmo modo, os catecmenos que esto presos no devem se sentir desiludidos na sua esperana de ajuda. Sadam-vos os irmos que esto presos, os presbteros e toda a Igreja de Roma que, com a maior solicitude, vela sobre todos os que invocam o nome do Senhor. E tambm pedimos que vos lembreis de ns. Responsrio Fl 1,23b; 3,8b; 1,21; 2,17 R. Meu desejo partir e estar com Jesus Cristo; por ele perdi tudo e tenho tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo. * Para mim viver Cristo, e morrer uma vantagem. V. Se meu sangue eu derramar por todos vs, em sacrifcio e em favor de vossa f, terei muita alegria e regozijo-me convosco. * Para mim viver Cristo, e morrer uma vantagem. Orao Deus, que sois a glria de vossos sacerdotes, concedei-nos, pelas preces de vosso mrtir So Fabiano, progredir sem cessar na comunho da f e na dedicao em vos servir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graas a Deus.

Vous aimerez peut-être aussi