Vous êtes sur la page 1sur 20

Discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil: reflexes a partir da metodologia europia Water 21

Ana Lcia Britto Bernard Barraqu

Resumo Este trabalho se situa na interface entre a gesto de recursos hdricos e a gesto de servios de saneamento ambiental. Em regies densamente urbanizadas, esses dois sistemas de gesto so estreitamente inter-relacionados: o principal uso de recursos hdricos o abastecimento urbano e, ao mesmo tempo, constitui o seu principal problema (lanamento de efluentes sem tratamento nos corpos hdricos). A questo da sustentabilidade da gesto das guas em reas urbanas implica conciliar duas perspectivas: universalizar o acesso gua em quantidade e qualidade para os diferentes usos; e conservar a qualidade dos rios urbanos. Para discutir essa questo, partimos dos estudos feitos pelo grupo de pesquisa Eurowater/Water21, que definem sustentabilidade a partir de trs dimenses: ambiental, econmica e tica. Palavras-chave: regies metropolitanas; saneamento ambiental; recursos hdricos; meio ambiente urbano; gesto integrada da gua; sustentabilidade ambiental urbana.

Abstract This study is located in the interface between water resources management and sanitation services management (water distribution, wastewater sewage, rainwater sewage, garbage collection). The matter of water management sustainability in urban areas implies reconciling two perspectives: to improve the quality of environmental sanitation services and to conserve water resources, preserving urban rivers. This study is based on a review of the notion of sustainability present in the studies of the Eurowater/Water21 research group, which define sustainability from three dimensions: environmental, economic, and ethical, granting users the possibility of participating in the elaboration of public policies. Keywords: metropolitan regions; environmental sanitation; water resources; urban environment; integrate water management; urban environmental sustainability.

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

10 sem. 2008

ana lcia britto e bernard barraqu

Introduo
Nossa proposta de discusso da Gesto Sustentvel da gua em reas Urbanas se situa na interface entre a denominada gesto de recursos hdricos e a gesto de servios de saneamento ambiental; enquanto a primeira se refere s atividades de aproveitamento, conservao, proteo e recuperao da gua bruta, em quantidade e qualidade, a segunda concerne aos servios de abastecimento de gua potvel, coleta e tratamento de esgotos e drenagem pluvial.1 Trata-se de dois sistemas distintos em termos legais, polticos e institucionais, sendo o setor de saneamento ambiental um usurio da gua bruta. No entanto, quando se trata de regies densamente urbanizadas, esses dois sistemas de gesto passam a ser estreitamente inter-relacionados, pois o principal uso de recursos hdricos o abastecimento urbano, que passa a demandar cada vez mais gua em quantidade e qualidade e, ao mesmo tempo, constitui o seu principal problema (lanamento de efluentes sem tratamento nos corpos hdricos e ocupao de rea de proteo dos mananciais). A questo da sustentabilidade da gesto das guas em reas urbanas implica conciliar duas perspectivas que at muito recentemente eram vistas como opostas: melhorar a qualidade dos servios de saneamento ambiental universalizando o acesso gua em quantidade e qualidade para os diferentes usos; e conservar os recursos hdricos preservando a qualidade dos rios urbanos. Partimos da hiptese de que a gesto da gua em reas metropolitanas no Brasil enfrenta impasses relativos preservao dos recursos hdricos e universalizao do

124

acesso aos servios de saneamento. A superao dos impasses s ocorrer quando forem efetivamente adotados, nas prticas de gesto dos servios e dos recursos, os novos paradigmas de sustentabilidade que vm sendo aplicados internacionalmente. Nesse sentido, os indicadores de sustentabilidade se tornam instrumentos fundamentais para monitorar e avaliar se as prticas de gesto esto, de fato, adotando os novos paradigmas. Entendemos os indicadores como informaes pontuais no tempo e no espao, cuja integrao e evoluo permitem o acompanhamento dinmico da realidade, sendo instrumentos bsicos de planejamento, monitoramento de tendncias e medio no alcance de metas. Eles permitem a avaliao de aes de gesto das guas em reas urbanas e servem de subsdio para um sistema de governana da gua A noo de governana da gua em reas metropolitanas est ligada a um processo de complexificao da ao pblica, isto , a busca de um novo modo de ao pblica capaz de coordenar diferentes atores para atingir objetivos definidos coletivamente. Essa governana pressupe que sejam superados conflitos e estabelecidos compromissos; ela deve superar a fragmentao das instituies e uma tendncia a desenvolver polticas setoriais com baixo grau de integrao. A governana da gua repousa, portanto, sobre um quadro regulamentar e legislativo bem estruturado e sobre um modo de gesto participativo e integrado, envolvendo diretamente a cooperao entre atores pblicos e a sociedade civil, de maneira a ampliar a eficcia da ao pblica (Britto e Formiga-Johnosson, 2008).

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

10 sem. 2008

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

O trabalho visa, assim, discutir indicadores que permitam avaliar a questo da sustentabilidade da gesto da gua em reas metropolitanas, entendendo que a gesto sustentvel dos servios implica conciliar duas perspectivas que at muito recentemente eram vistas como opostas: melhorar a qualidade dos servios e universalizar o acesso gua em quantidade e qualidade para os diferentes usos, alm de conservar os recursos hdricos, preservando a qualidade dos rios urbanos. Partimos de uma reviso da noo de sustentabilidade e da aplicao dessa noo gesto dos servios de saneamento e dos dos recursos hdricos. Tomamos como referncia os estudos feitos pelo grupo de pesquisa Eurowater/Water21. A metodologia foi inicialmente desenvolvida para avaliar a gesto de recursos hdricos, sendo, posteriormente, adaptada por um grupo de pesquisadores franceses para avaliar a sustentabilidade da gesto de servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio em alguns municpios franceses.

O desenvolvimento sustentvel procura atender s necessidades e aspiraes do presente sem comprometer a possibilidade de atend-las no futuro. Longe de querer que cesse o crescimento econmico, reconhece que os problemas ligados pobreza e ao subdesenvolvimento s podem ser resolvidos se houver uma nova era de crescimento no qual os pases em desenvolvimento desempenhem um papel importante e colham grandes benefcios. (CMMAD, 1984, p. 44)

A noo de sustentabilidade e sua aplicao gesto urbana da gua


Desde a Conferncia de Estocolmo, de 1972, e do Relatrio Brudtland, publicado em 1987, o tema do desenvolvimento sustentvel vem orientando estratgias e polticas internacionais e nacionais voltadas para a compatibilizao entre desenvolvimento econmico e preservao ambiental. Segundo o Relatrio Brudtland:

A noo estabelecida no Relatrio passa a polarizar o debate ambiental, estabelecendo-se um campo de conflito de idias sobre a definio do que ou deve ser o desenvolvimento sustentvel e a sustentabilidade. Segundo Hogan, a noo de sustentabilidade implica uma necessria inter-relao entre justia social, qualidade de vida, equilbrio ambiental e a necessidade de desenvolvimento com respeito capacidade de suporte (1995). J segundo Jollivet, mais que um conceito bem definido, o desenvolvimento sustentvel pode ser melhor caracterizado como um campo discursivo controverso, que permite a articulao de diferenas polticas entre o Norte e o Sul, e oferece a possibilidade de estabelecer relaes entre os debates sobre eqidade social e equilbrio ecolgico (1998, p. 50). De toda forma, independentemente da interpretao dada, a noo de sustentabilidade torna-se um paradigma de desenvolvimento ao longo da dcada de 1990. A grande diversidade de definies dada aos conceitos de desenvolvimento sustentvel e de sustentabilidade faz com que, cada vez que fazemos referncia a eles, seja necessrio nos situarmos dentro desse campo discursivo.
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

125

ana lcia britto e bernard barraqu

126

Reconhecendo a perspectiva do campo discursivo e a dificuldade de construo de uma definio consensual, consideramos que a noo de sustentabilidade implica uma idia de justia: justia entre os membros da mesma gerao (intrageracional), entre geraes (intergeracional) e justia com relao natureza. A essa idia de justia agrega-se a discusso de padres de consumo, que se orienta em uma dupla perspectiva: a universalizao do atendimento de necessidades bsicas e a reduo do desperdcio, o que implica, necessariamente, uma reflexo sobre padres de demanda e modalidades de oferta de bens e servios. De fato, a partir dessa idia de justia que se constri, na Europa, uma estratgia voltada para a construo da sustentabilidade baseada em trs termos: eficcia (relao custo-benefcio adequada), eqidade (justa distribuio de recursos a todos os segmentos da populao) e integridade ecossistmica (a preservao de processos ecolgicos) (Vlachos e Braga, 2001). Essa estratgia deu origem a uma srie de estudos voltados para a produo de indicadores que permitissem avaliar as dimenses da sustentabilidade, onde dois conceitos-chave aparecem: o conceito de necessidade e o conceito de limites. Vale lembrar que o estabelecimento de limites para o uso dos recursos naturais requer o conhecimento aprofundado desses recursos e o seu monitoramento, o que implica uma bem organizada ao pblica; s assim pode-se avaliar de forma conseqente a sua disponibilidade (Pereira e Baltar, 2000). Alm disso, se faz necessria tambm a pactuao de uma estratgia da sociedade com relao ao binmio necessidade/limites. Essa estratgia vai se refletir no padro de desenvolvimento
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

socioeconmico adotado e mais especificamente no padro de urbanizao. No caso do uso da gua, esses dois conceitos, necessidades e limites so particularmente pertinentes. Delineiam-se, a partir da noo de sustentabilidade e dos dois conceitos, os temas mundialmente discutidos de uma poltica de uso sustentvel da gua: eficcia econmica, preservao ambiental e eqidade social. Esses temas passam a constituir, ento, setores interdependentes da poltica de uso sustentvel da gua. Recomendaes so feitas pelos agentes formuladores de diretivas e de polticas no sentido de que as aes sejam realizadas simultaneamente nesses trs setores. Na dcada de 1990, a Agenda 21, produzida pela Conferncia sobre Desenvolvimento e Ambiente do Rio de Janeiro de 1992, chama a ateno para a questo do acesso gua potvel e ao saneamento como componentes fundamentais do desenvolvimento sustentvel. A Agenda 21 um texto de cerca de 900 pginas, contendo um sumrio detalhado das aes concretas a serem adotadas por governos, agncias de fomento, instituies da ONU e setores independentes em grandes reas que afetam a economia e o meio ambiente, pautada em uma articulao entre preservao, preveno, correo de desequilbrios e crescimento econmico. A Agenda 21 prope, entre outras, as seguintes atividades visando a melhoria do atendimento populao e a proteo da sade pblica: c estabelecer reas de proteo de mananciais de gua utilizadas para abastecimento pblico; c coletar, tratar e dispor excretas e esgotos atravs de sistemas adequados, tanto em reas urbanas como em reas rurais;

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

construir, onde necessrio, sistemas de tratamento de esgoto e sistemas de drenagem; c dar maior ateno s reas rurais e periurbanas. A Agenda 21 chama a ateno tambm para a necessidade do uso sustentvel dos recursos hdricos. A gua foi considerada por muito tempo um recurso natural infinito, de pouco ou nenhum valor econmico, e teve no seu uso perdulrio um dos principais motivos geradores da reduo em sua oferta (Hespanhol, 2002). No caso do Brasil, somente na dcada de 1990, com o aumento da demanda em funo do crescimento populacional e da reduo da quantidade e da qualidade dos mananciais, o tema da racionalidade na utilizao desse recurso entra na pauta das polticas, passando a ser considerado mais seriamente, para que as necessidades desta e das futuras geraes possam ser satisfeitas. A partir da dcada de 1990, o setor de saneamento passou a questionar uma lgica de ao pautada na inesgotabilidade de recursos hdricos e orientada pelo aumento da quantidade de gua ofertada. A Lei das guas, que orienta a gesto de recursos hdricos, baseada nesses princpios, de 1992. Outro referencial importante voltado para o desenvolvimento sustentvel, que traz diretivas com relao gesto das guas, so as Metas do Milnio para Reduo da Pobreza da ONU. Essas metas foram consolidadas na Conferncia de Johanesburgo e discutidas em diferentes fruns, como a Conferncia Mundial da gua em Kioto, em 2003. As metas esto focadas no combate pobreza e visam incorporar os princpios do desenvolvimento sustentvel nas polticas e programas nacionais e inverter a perda
c

de recursos do meio-ambiente. Dentre as metas destacam-se: a reduo metade do percentual de pessoas que carecem de acesso gua potvel at 2015 e a melhoria das condies de vida de pelo menos 100 milhes de habitantes de bairros precrios como as favelas at o ano 2020. Para que os objetivos anteriormente citados sejam atingidos, novos referenciais, novas tecnologias, novas formas de operao e manuteno dos sistemas de gesto urbana da gua passam a ser discutidos e colocados em prtica com base em uma concepo de gesto integrada de recursos hdricos, que surge a partir da necessidade de preservao das reas de proteo de mananciais de abastecimento. Essa concepo envolve uma abordagem multissetorial, compreendendo os diferentes setores relacionados direta e indiretamente ao uso da gua (como abastecimento para uso pblico, captao para uso industrial, esgotamento sanitrio e drenagem pluvial) e gesto do uso e ocupao do solo. Dentre os novos referenciais, a perspectiva de aumento continuado da oferta de gua, que orientava a gesto dos servios de abastecimento, vem sendo substituda por uma perspectiva de gesto da demanda. Alm disso, a questo da conservao dos recursos hdricos vem ganhando novas dimenses, sendo reforada a necessidade de preservao das reas de proteo de mananciais e das faixas marginais, o que implica a necessidade de construo de aes intersetoriais. Aos poucos, foi se construindo uma viso do que seria uma gesto sustentvel das guas, que implica conciliar duas perspectivas at muito recentemente vistas como opostas: fornecer gua em quantidade adequada para o consumo da populao e
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

127

ana lcia britto e bernard barraqu

para a realizao de atividades econmicas e preservar os recursos hdricos, evitando desperdcio e a degradao dos mesmos.

Discutindo a sustentabilidade da gesto da gua com base na metodologia 3Es do grupo de pesquisa Eurowater/Water21
Para discutir a aplicao da noo de sustentabilidade gesto dos servios de saneamento, partiremos dos estudos feitos pelo grupo de pesquisa Eurowater/Water21. A metodologia foi desenvolvida com base em definies da sustentabilidade das Naes Unidas, por um grupo de pesquisadores europeus, para avaliar a gesto de recursos hdricos assim como a sustentabilidade da gesto de servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio em municpios. Essa metodologia parte de uma definio mais geral de sustentabilidade, construda a partir de trs dimenses, caracterizadas como 3Es: Environment, Economics, Ethics (Barraqu, 1998). A primeira dimenso (ambiental) envolve questes de salubridade e de preservao dos recursos hdricos, elementos centrais dentro de uma viso da qualidade ambiental. A questo da salubridade implica que a gua deve ser distribuda em condies adequadas de potabilidade e que os sistemas de esgotamento sanitrio devem permitir a coleta e o tratamento adequado dos efluentes. Alm disso, o uso dos recursos hdricos deve se fazer sem comprometer sua disponibilicadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

128

dade para uso das geraes futuras, tanto em termos de quantidade como em termos da qualidade da gua. No caso dos pases da Unio Europia, as normas so definidas pela Unio, atravs da Diretiva Quadro Europia, estabelecida em outubro de 2000. Essa diretiva estabelece um arcabouo regulamentar para a poltica de gesto das guas dos pases da Comunidade Europia. A segunda dimenso (econmica) se refere ao financiamento dos servios. Partese do princpio que a gesto financeira dos servios deve garantir a manuteno do patrimnio de infra-estruturas existentes, garantindo a prestao de servios adequados para os usurios atuais, mas tambm antecipando sua extenso e renovao para responder s necessidades dos usurios futuros. No caso da metodologia proposta, formulada para pases onde os sistemas j esto universalizados, mas so relativamente antigos, os investimentos visam, sobretudo, a renovao das infra-estruturas e a sua adaptao s novas normas da Unio Europia. Supe-se que os recursos que viriam a financiar essas aes seriam provenientes de duas fontes: as tarifas pagas pelos usurios e os impostos pagos pelo conjunto dos contribuintes, que comporiam os fundos pblicos para investimentos. No caso das tarifas, uma questo que se coloca se o seu aumento, necessrio para atingir as metas da Diretiva Quadro, sobretudo no que concerne ao tratamento de esgotos, no implicaria a reduo do consumo de gua, comprometendo a lgica de sustentabilidade econmica dos sistema. De fato, nada obriga os prestadores de servios a ter, nos usurios, a fonte nica de financiamento dos servios, porm, essa a tendncia que estaria se

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

definindo, tendo como limite, porm, uma perspectiva tica que envolve a definio de tarifas de acordo com a capacidade de pagamento dos usurios. Essa dimenso tica seria, segundo a metodologia proposta, a terceira dimenso da sustentabilidade, definida pelo estudo da equipe francesa como o estabelecimento de tarifas que devem ser eqitativas e aceitas pelos usurios, que devem ser capazes e estar dispostos a pagar essas tarifas. Mesmo considerando a essencialidade do acesso ao abastecimento de gua, existe uma dificuldade de estimar o valor que os usurios esto dispostos a pagar pelos servios, ou o valor que seria socialmente justo. Em estudo onde discute a metodologia Eurowater/Water21, Pezon faz referncia a uma pesquisa realizada na Inglaterra que mostra que as tarifas pagas no deveriam exceder 3% da renda familiar/domiciliar, sob pena de tornar o pagamento das mesmas invivel. A metodologia mostra que a disposio dos usurios em pagar os servios est diretamente ligada a uma boa governana dos servios, que se traduz por transparncia da gesto (2006). A metodologia dos estudos Eurowater/Water21 aponta, a nosso ver, as trs dimenses centrais que deveriam orientar uma anlise da sustentabilidade da gesto da gua em reas metropolitanas. Todavia, preciso considerar que a realidade brasileira bastante diferente da europia. No Brasil, mesmo em grandes metrpoles como Rio de Janeiro e So Paulo, o dficit em saneamento ainda muito significativo nos municpios da periferia, onde verificam-se as taxas mais elevadas do crescimento demogrfico metropolitano. Segundo o Ministrio das Cidades, embora o acesso ao saneamento nessas regies seja de

quase 90%, h um alto ndice de ineficincia da coleta de esgotos, um importante meio de transmisso de doenas infecciosas e parasitrias. Alm disso, os servios de abastecimento de gua nas periferias metropolitanas, muitas vezes, tambm inadequado, sobretudo no que concerne freqncia da distribuio e qualidade da gua distribuda. Alm disso, as presses sobre os mananciais disponveis so cada vez maiores. Uma outra pesquisa recente do IBGE, a Perfil dos Municpios Brasileiros Meio Ambiente 2002, revelou altos ndices de poluio e contaminao dos recursos hdricos em reas metropolitanas do Sudeste, o que compromete a disponibilidade de gua para abastecimento e a qualidade do meio ambiente nas metrpoles. Corroborando essa informao, os dados do SNIS, Sistema Nacional de Informaes em Saneamento, mostram que o percentual de tratamento de esgotos nas regies metropolitanas ainda baixo. Nas metrpoles da Europa, e particularmente no caso da Frana, o grande problema a gesto a longo prazo de uma infra-estrutura que se encontra amplamente generalizada e completa, porm em processo de desgaste e envelhecimento e que deve ser adaptada novas exigncias de qualidade de servios e qualidade dos recursos hdricos impostas pela Diretiva Quadro Europia. Essa diretiva determina, entre outros aspectos, o horizonte de 2015 para que os rios cheguem a um bom estado de qualidade das guas. Uma das questes que se coloca o que significa esse bom estado; quais os indicadores para avali-lo? De toda forma, essa determinao implica ampliar e modernizar as estruturas de tratamento de esgotos e controlar e reduzir a poluio difusa, isto , a poluio dos corpos hdricos
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

129

ana lcia britto e bernard barraqu

130

gerada pelo escoamento superficial da gua em zonas urbanas,2 o que coloca diferentes questes para gesto das guas nas regies metropolitanas europias. A realidade brasileira faz com que nos parea necessrio explicitar e aprofundar alguns aspectos das trs dimenses da sustentabilidade da gesto das guas urbanas, para que possamos posteriormente selecionar indicadores que nos permitam avaliar essa sustentabilidade no mbito das regies metropolitanas. Para a definio dos indicadores, tomamos como ponto de partida os dados do Censo do IBGE; da PNSB (Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico) de 2000; dados do SNIS (Sistema Nacional de Informaes em Saneamento) 2005 e da Pesquisa Perfil dos Municpios Brasileiros Meio Ambiente 2002. Consideramos, porm, que, para uma anlise mais aprofundada da sustentabilidade da gesto da gua, esses dados devem ser complementados com informaes obtidas junto a rgos pblicos estaduais e municipais envolvidos nas diferentes instncias e setores da gesto urbana da gua.

O primeiro E: a sustentabilidade ambiental


Na perspectiva da metodologia 3Es, a primeira dimenso envolve questes de salubridade e de preservao dos recursos hdricos, elementos centrais dentro de uma viso da qualidade ambiental. O uso dos recursos hdricos deve se fazer, portanto, de forma a garantir sua disponibilidade para uso das geraes futuras, tanto em termos de quantidade como em termos da qualidade da

gua. A dimenso ambiental da sustentabilidade est assim diretamente relacionada ao uso racional da gua em reas urbanas, para a produo e para consumo humano, entendendo como uso racional a preservao e a economia de um recurso que, hoje, muitos afirmam como esgotvel. Tomando-se por base a economia de gua, a idia imediata a de que a promoo dessa economia em reas urbanas deve se fazer nos sistemas de distribuio, isto , nas redes de distribuio de gua e em outras partes do sistema, e ainda nos domiclios e em outras unidades de consumo da gua, que a usam para fins produtivos. Considerando que, para os usos produtivos, a gua um insumo que tem um custo, e que a economia desse insumo poder trazer reduo dos custos de produo, parece-nos que poderia haver uma tendncia realizao de economias nesses casos. Alm disso, em termos de critrios de utilizao da gua em reas urbanas, diferentes estudos mostram que os maiores potenciais de economia nos usos urbanos se encontram na reduo dos consumos nas descargas sanitrias e nos chuveiros, e nas perdas nos sistemas pblicos de aduo e distribuio.3 A difuso dessa racionalidade do uso, orientada pela economia, permite, no longo prazo, a reduo da necessidade de captao de novos mananciais e, tambm, a produo de um volume de guas residurias potencialmente menos poluentes. Se, por um lado, nas reas urbanas, h uma possibilidade de maior controle dos sistemas de distribuio de gua, visando a economia e o uso racional, o aumento das dimenses dessas aglomeraes urbanas tem provocado impactos extremamente negativos sobre os recursos hdricos, em

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

10 sem. 2008

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

conseqncia dos despejos domsticos e industriais de guas residurias no tratadas nos rios e tambm devido impermeabilizao do solo e ocupao irregular das faixas marginais, que acarreta um aumento de vazo mxima dos rios. Assim, alm da questo do uso racional da gua, a dimenso ambiental da sustentabilidade, em reas urbanas, envolve ainda a proteo e a conservao dos mananciais atravs da criao de reas de preservao, de polticas adequadas para o uso e ocupao do solo nessas reas e nas faixas marginais de rios, do combate poluio na origem e ao desmatamento. Essas duas dimenses, uso racional da gua e proteo e conservao dos mananciais, so objeto de polticas e aes diferenciadas que envolvem mltiplos atores, tanto da esfera pblica como da esfera privada. Todavia, apesar do carter multifacetado dessa dimenso, consideramos possvel levantar alguns indicadores que devem ser considerados na busca de uma gesto ambientalmente sustentvel da gua. Com relao ao uso racional, um primeiro indicador a ser considerado a questo das perdas no sistema de abastecimento. Esse indicador est relacionado s aes dos prestadores de servios de saneamento, sejam eles empresas pblicas estaduais, servios municipais ou empresas privadas. Ele pode ser avaliado atravs do SNIS, que levanta informaes junto a esses prestadores, onde so apresentados quatro indicadores que representam uma composio de perdas reais (fsicas) e aparentes (no fsicas), j que, no Brasil, com raras excees, os prestadores de servios no costumam separar as perdas de gua nos dois componentes. Os quatro indicadores permitem avaliar as

perdas dos sistemas que comprometeriam o uso racional da gua. Os indicadores so os seguintes: o ndice de Perdas de Faturamento, que calculado pela relao entre os volumes faturados e os disponibilizados para distribuio; e os indicadores de perdas na distribuio, que relacionam o volume consumido e o disponibilizado para distribuio, que so: o ndice de Perdas na Distribuio, ndice Bruto de Perdas Lineares e o ndice de Perdas Por Ligao. Outros indicadores do SNIS tambm contribuem para uma melhor avaliao do uso racional da gua nos sistemas. O primeiro deles o ndice de Hidrometrao, que estabelece a relao entre quantidade de ligaes ativas de gua rede pblica e a quantidade dessas ligaes que se encontra hidrometrada, revelando a capacidade de micromedio dos sistemas. Vale lembrar que o hidrmetro, mais do que um instrumento de cobrana, tambm um instrumento que permite ao prestador do servio conhecer efetivamente a demanda e, ao usu rio, conhecer e controlar o seu consumo, sendo, portanto, um importante mecanismo para a racionalizao e a transparncia da gesto. Idealmente, todas as ligaes ativas deveriam ser hidrometradas, mesmo aquelas dos consumidores de baixa renda, como moradores de favelas. Deveria tambm haver substituio e/ou reparo de medidores antigos ou de capacidade inadequada, e, o que parece bvio, mas nem sempre ocorre: deve haver leitura sistemtica dos hidrmetros com emisso automtica de contas. Outro indicador importante o ndice de Macromedio, que permite avaliar se existe macromedio adequada da entrada e sada de gua nas unidades de produo e reservao, evitando perdas e desperdcio.
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

131

ana lcia britto e bernard barraqu

132

Os dados do SNIS so atualizados a cada ano, sendo, portanto, os mais interessantes de serem trabalhados. Porm, importante lembrar que a PNSB, realizada em 2000, dever ser realizada novamente em breve. Essa pesquisa, com questionrios tambm aplicados junto aos prestadores de servios, traz informaes que podem ser complementares no que se refere questo das perdas e ao uso racional para Grandes Regies, Unidades da Federao, Regies Metropolitanas e municpios das capitais como: (i) distritos dos municpios das regies metropolitanas cujas entidades prestadoras de servio de abastecimento de gua realizam programa de controle de perdas de gua, por tipo de controle realizado; (ii) distritos cujas entidades prestadoras de servio de abastecimento de gua realizam programa de controle de perdas de faturamento; (iii) distritos abastecidos por existncia e localizao dos macromedidores. Existem outras aes que seriam necessrias, relacionadas ao uso racional da gua, a serem adotadas pelos prestadores de servio, que esto diretamente ligadas operao dos sistemas, tais como: deteco e reparo sistemtico de vazamentos na rede, controle de presso na rede e reduo de consumo operacional. Outras aes no diretamente ligadas operao dos sistemas, mas relacionadas s prticas de gesto da demanda, a serem utilizadas pelos operadores, para as quais no dispomos de indicadores nos sistemas de informao nacionais, tambm so necessrias em uma perspectiva de uso racional e gesto sustentvel das guas. Dentre essas prticas, destacamos: contas explicativas do consumo, campanhas de esclarecimento junto populao diretamente beneficiria de
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

medidas ativas de conservao e incentivo conservao, autogerida, dos grandes consumidores. Essas informaes podem ser levantadas junto aos prestadores de servios. Com relao ao uso de aparelhos poupadores, os dados relativos ao consumo mdio de gua podem indicar uma maior ou menor existncia desses aparelhos. Relacionamos tambm duas outras aes de uso racional da gua que so importantes, mas que esto fora da responsabilidade direta dos prestadores dos servios: adoo de aparelhos poupadores em novas instalaes prediais e paisagismo poupador de gua para parques e jardins. Com relao proteo e conservao dos mananciais, existem aes realizadas no mbito da prestao de servios de saneamento que so essenciais, dentre as quais esto aquelas relacionadas coleta, tratamento e disposio adequada das guas residurias. A universalizao e o funcionamento adequado desses sistemas de esgotamento sanitrio, tanto da coleta como do tratamento, so condio necessria para preservar a qualidade dos corpos hdricos em reas urbanas. A referncia bsica para avaliar a universalizao dos servios de guas residurias seria a dos dados do Censo Demogrfico do IBGE de populao atendida por sistemas adequados de esgotamento sanitrio. Vale lembrar, porm, que essas informaes so baseadas nas respostas dadas pelos moradores, que nem sempre sabem caracterizar corretamente o sistema de esgotamento que existe em seu domiclio e na sua rua. Freqentemente, os moradores no sabem informar se os esgotos de seu domiclio esto ligados rede de esgotamento ou rede de drenagem de guas de chuva. Com

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

isso, muitas vezes, os dados do IBGE indiciam uma qualidade de servios melhor do que a existente. Faz-se necessria, portanto, a comparao dos dados do IBGE com os dados fornecidos pelos prestadores de servios e com os dados do SNIS, que traz os seguintes indicadores que permitem avaliar a qualidade desses sistemas: o ndice de Coleta de Esgotos e o ndice de Atendimento Urbano de Esgoto Referido aos Municpios com Atendimento de gua. Outro indicador importante o que permite avaliar quanto do esgoto produzido tratado, isto , o ndice Mdio de Tratamento de Esgotos Gerados. O SNIS considera, para efeito de simplificao, o volume de esgotos gerados como o volume total de gua consumida. A PNSB tambm fornece indicadores que contribuem para construir um quadro da situao dos servios de esgotamento, dentre os quais relacionamos: os dados referentes aos distritos com coleta de esgoto sanitrio, por tipo de rede coletora; distritos com coleta de esgoto sanitrio, com tratamento de esgoto sanitrio e sem tratamento de esgoto sanitrio, por tipo de corpos receptores; distritos com tratamento de esgoto sanitrio, por tipo de sistema de tratamento. As informaes sobre o tipo de tratamento, destino do lodo das ETEs, sobre utilizao de emissrio para lanamento de esgoto sanitrio e sobre o tipo de corpos receptores dos esgotos permitem que se construa um quadro da qualidade dos servios, avaliando suas conseqncias na qualidade dos corpos hdricos. A Pesquisa Perfil dos Municpios Brasileiros Meio Ambiente de 2002 tambm fornece informaes que permitem qualificar a situao de proteo e conservao dos recursos hdricos. Destacamos as seguintes:

ocorrncia de poluio do recurso gua, por causas apontadas; ocorrncia de assoreamento em algum corpo d'gua, por causas apontadas; degradao de reas legalmente protegidas (como Unidades de Conservao da Natureza e reas de Preservao Permanente), por causas apontadas; reduo da quantidade/diversidade ou perda de pescado por causa de degradao de recursos hdricos. importante considerar, porm, que, em alguns casos, as informaes fornecidas pelas prefeituras a esta pesquisa, quando confrontadas com a realidade emprica, se mostram inverdicas. Atribumos esse problema a diferentes fatores, como o despreparo de tcnicos que respondem ao questionrio do IBGE; a um desconhecimento da realidade do municpio; ou mesmo vontade de mascarar as condies ambientais e de gesto pblica desfavorveis. Na perspectiva da conservao de recursos hdricos, preciso tambm investir em mtodos e sistemas de deteco e controle da poluio difusa. No Brasil, os diferentes atores envolvidos na gesto das guas em reas urbanas no tm dado a devida importncia a esse tipo de poluio, e existem poucos indicadores que permitam avali-la. Todavia, como mostra Prodanoff, o tratamento dos esgotos domstico e industrial no basta para despoluir as reas contaminadas. Durante as enxurradas, carregado pela chuva, todo o acmulo de resduos relacionado poluio difusa vai para o sistema de drenagem, cujo destino final so os corpos hdricos. A poluio difusa est diretamente relacionada ao escoamento superficial de gua sobre reas impermeveis. A impermeabilizao leva a um aumento do escoamento superficial e tambm das velocidades de escoamento e da capacidade de arrasto de carga poluidora
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

133

ana lcia britto e bernard barraqu

134

para os corpos hdricos (Prodanoff, 2005). Esse aspecto um exemplo da complexidade da construo de um processo de gesto sustvel da gua em reas urbanas em funo de seu carter sistmico e da multiplicidade de atores envolvidos. Ainda com relao proteo e conservao dos mananciais, fundamental a existncia de um quadro institucional favorvel proteo desses recursos, assim como o funcionamento adequado dos instrumentos da poltica de gesto de recursos hdricos. Devem ser formulados e servir como diretiva para a gesto dos recursos hdricos os seguintes instrumentos tcnicos: Plano Estadual de Recursos Hdricos (PERHI); o Programa Estadual de Conservao e Revitalizao de Recursos Hdricos (PROHIDRO); os Planos de Bacia Hidrogrfica (PBH'S); o enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes dos mesmos; o Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos (SEIRHI). Por ltimo, fundamental, nas reas urbanas, que as polticas de uso e ocupao do solo incorporem a questo da proteo das faixas marginais aos rios e lagoas. A preservao da vrzea natural, sem grandes alteraes da morfologia dos cursos d'gua e da vegetao ribeirinha, e sem impermeabilizao, representa uma forma de controle de enchentes e tambm da qualidade da gua, por permitir a manuteno da capacidade de assimilao natural do ecossistema. Preservam-se assim o habitat natural das espcies e, ao mesmo tempo, a capacidade de amortecimento dos picos de cheia Porm, apesar da existncia da legislao federal estadual e municipal, a maior parte dos rios urbanos que correm a cu aberto tem sua faixa marginal
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

irregularmente ocupada. Como mostra Maricato, a invaso de terras no adequadas ocupao uma regra e no uma exceo, sendo esta ditada pela falta de alternativas de habitao para as camadas de baixa renda (2003). O problema grave e de difcil soluo, pois est diretamente ligado situao de pobreza crnica em que vive parte importante da populao que no consegue aceder moradia dentro do mercado formal de habitao e inexistncia de polticas de proviso de habitao popular para a populao de baixa renda. Recoloca-se aqui a questo da estratgia da sociedade com relao ao binmio necessidade/limites. Uma estratgia claramente definida o primeiro passo para encontrar uma soluo para o conflito entre a proteo de mananciais e a necessidade de morar dos grupos excludos do mercado formal da habitao. Com relao questo da proteo das faixas marginais aos rios e lagoas, consideramos importantes alguns aspectos: c revisar os parmetros estabelecidos na legislao federal e estadual relativa s faixas marginais de forma que esta se adeqe a uma nova realidade marcada pelo crescimento urbano intenso e pelo aumento da demanda por habitao. Nesse sentido, deve-se pensar na possibilidade de reduo das faixas de proteo determinadas na lei federal e estadual com base em critrios de vazo de cursos de gua. c desenvolver propostas para o uso racional desses espaos que conciliem a formas de uso urbano com as funes de preservao da qualidade ambiental, tais como amenizao de temperatura, proteo contra enchentes e secas, abrigo para a fauna silvestre, assim como promoo da melhoria da sade mental e fsica da populao que as

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

freqenta, atravs de funes recreacionais, culturais e estticas.

O segundo E: a sustentabilidade econmica


Na perspectiva da metodologia Eurowater/ Water21 a sustentabilidade econmica significa, dentro de um contexto de servios de saneamento universalizados, que a gesto dos servios deve assegurar a manuteno das infra-estruturas existentes, garantindo a prestao dos servios aos usurios atuais e, ainda, antecipando a renovao dessas infra-estruturas para poder responder s necessidades dos futuros usurios. Para isso, preciso que as receitas geradas pelos servios cubram os custos operacionais e de manuteno e produzam recursos financeiros para a renovao das infra-estruturas, dentro da perspectiva do full supply cost pricing. Para que os sistemas gerem receita, necessrio que haja consumo de gua, tanto domiciliar como industrial e comercial, e que esses usurios sejam capazes de pagar os volumes consumidos. Ora, na Europa, o que se observa, desde o incio da dcada de 1990 uma reduo dos consumos. Diferentes fatores explicariam essa baixa no consumo. Para os economistas, ela estaria ligada ao aumento das tarifas. Todavia, as estatsticas que apontam essa correlao so pouco substanciadas. As altas de preo levam a uma diminuio do consumo durante alguns meses; mais tarde, os usurios retomam seus padres de consumo. Uma diminuio de consumo mais estrutural pode ser atribuda utilizao de equipamentos domsticos poupadores de gua, substituindo antigos equipamentos. Um outro fator um

controle mais apurado de vazamentos e perdas nos diferentes setores dos sistemas de abastecimento, assim como os impasses da crise econmica sobre atividades produtivas fortemente consumidoras de gua, que tendem a se retrair (Barraqu, 2006). Vale lembrar que essa discusso pertinente no contexto da Europa, onde os servios se encontram universalizados, e onde essa universalizao se fez com base em importantes investimentos pblicos a fundo perdido. No caso das metrpoles brasileiras, onde os dficits no acesso aos servios ainda so importantes, a situao mais complexa. A perspectiva de universalizao dos servios e extenso dos sistemas depende dos financiamentos pblicos, o que coloca em questo uma lgica de gesto baseada exclusivamente no princpio de que as receitas devem cobrir os investimentos necessrios extenso dos sistemas. No contexto das nossas metrpoles, as maiores demandas por investimentos em sistemas de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio encontram-se nas reas perifricas de expanso urbana, que apresentam as maiores taxas de crescimento demogrfico, com uma populao pobre e com capacidade de pagamento de tarifas limitada, o que inviabiliza uma estratgia de full cost recovery. Nesses casos, fundamental a mobilizao de recursos externos ao sistema de prestao de servios, sejam eles originados de impostos ou de formatos de subveno cruzada inter-setorial. Todavia, em uma perspectiva de gesto sustentvel, permanece a necessidade de se conhecerem os custos necessrios para cobrirem os servios prestados atualmente. A base do mtodo Eurowater/Water21 para a avaliao da sustentabilidade
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

135

ana lcia britto e bernard barraqu

136

econmica est na reconstituio dos custos dos servios que so comparados s receitas recebidas. No caso do Brasil, os dados do SNIS possibilitam-nos inicialmente comparar receitas totais e despesas totais por prestadores de servios, avaliando, desse modo, a sustentabilidade no nvel desses prestadores. Outros indicadores fornecidos pelo SNIS complementam essas informaes, permitindo construir um quadro da situao financeira dos prestadores de servios: Indicador de Desempenho Financeiro, que relaciona receita operacional direta com despesas totais com os servios, e o ndice de Evaso de Receitas. A sustentabilidade econmica est diretamente ligada possibilidade de os servios serem prestados com qualidade, particularmente no que tange ao bom funcionamento das infra-estruturas. Quando os servios so sustentveis do ponto de vista econmico, o prestador tem capacidade financeira para operar e manter adequadamente os sistemas, evitando, por exemplo, desperdcio de gua, extravasamento de esgotos e funcionamento inadequado das estaes de tratamento desses esgotos.4 Alm disso, importante assinalar os riscos de uma diminuio muito rpida do consumo, avaliada pelos ecologistas como uma virtude e uma condio para a sustentabilidade ambiental. Nesses casos, o operador dever aumentar as tarifas, pois ele no ser capaz de, um dia para outro, reduzir seus custos fixos. Coloca-se ento a questo da aceitabilidade social das tarifas, dimenso importante da sustentabilidade tica que discutiremos a seguir. Revela-se, assim, a estreita interface entre as diferentes dimenses da sustentabilidade, pois a sustentabilidade econmica condio para a sustentabilidade ambiental
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

e a sustentabilidade tica condio da sustentabilidade econmica. Essa interface mostra a dificuldade de compatibilizar as trs dimenses de uma gesto sustentvel da gua.

O terceiro E: sustentabilidade tica


A sustentabilidade tica envolve a relao com os usurios, que deve ser privilegiada pelos atores pblicos e pelos responsveis pela prestao dos servios, como afirmam os marcos legais que orientam a gesto das guas e a prestao dos servios de saneamento A metodologia Eurowater/Water21 avalia a sustentabilidade tica com base na percepo dos usurios em relao aos servios e na aceitabilidade social dos servios. O foco da metodologia est na tarifa cobrada, que deve ser considerada justa e aceita pelos usurios, e na avaliao que estes fazem dos servios prestados. A questo do valor da tarifa bastante complexa e, como vimos anteriormente, no caso dos pases europeus, em funo das metas estabelecidas pela Diretiva Quadro, elas tendem a aumentar. A cobrana pelos servios deve compatibilizar a viabilidade econmica da empresa com os aspectos sociais do saneamento, sendo, portanto, necessria a definio de tarifas sociais e normas relativas inadimplncia que garantam a continuidade da prestao dos servios devido a sua essencialidade. Como o valor das tarifas progressivo, variando conforme o consumo, pode-se equacionar um volume mnimo essencial de gua a ser distribudo totalidade dos usurios servidos pelo sistema, mesmo queles que estejam inadimplentes quanto ao pagamen-

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

to. Essa uma questo central quando se entende que o acesso gua um direito social e que um sistema sustentvel economicamente deve construir solidariedades entre os usurios, que se organizam para garantir este direito. No Brasil, a questo da inadimplncia tema mais profundo e merece uma anlise meticulosa. Todavia, vale lembrar que, em diferentes situaes, pode-se comprovar que quanto maior a aceitabilidade social dos servios, menor a inadimplncia, mesmo junto aos usurios de baixa renda. Para avaliar a aceitabilidade social preciso conhecer a estrutura tarifria do prestador de servios e avaliar o peso que ela exerce sobre as despesas mensais de uma famlia. As informaes sobre a estrutura tarifria existentes no SNIS envolvem apenas as tarifas mdias praticadas. No existem informaes sobre as tarifas sociais, fundamentais para a avaliao da dimenso tica da sustentabilidade. A principal questo que se coloca quem pode se beneficiar da tarifa social, isto , como os prestadores definem o perfil do usurio de baixa renda e como um usurio nessas condies pode reivindicar esse direito. Cada empresa define essas condies de forma diferenciada; os documen tos exigidos para se cadastrar nessa categoria nem sempre so facilmente obtidos pelos usurios; e a falta de informao faz com que muitos moradores de baixa renda da cidade no reivindiquem seus direitos. Com relao ao tipo de tarificao, importante evitar uma confuso entre justia consumerista e justia social. Em diferentes pases europeus, a experincia de tarificao por blocos crescentes teve como efeito imprevisto a agravao das desigualdades

sociais no acesso aos servios, penalizando com tarifas maiores as famlias com vrios filhos, que, evidentemente, consomem mais gua, mas que nesses pases no so necessariamente aquelas de maior renda. Alm da questo da dimenso de aceitabilidade social da sustentabilidade tica, consideramos importante agregar outras dimenses, que no so tratadas pela metodologia Eurowater-Water21. A primeira delas diz respeito generalizao do acesso aos servios, tema que no se coloca no contexto europeu, onde, nas reas urbanas, os servios j esto universalizados h dcadas. Assim, sustentabilidade tica deve ter como princpio servios prestados totalidade da populao urbana, o que significa 100% de domiclios atendidos com gua e com esgoto. Uma outra dimenso que deve ser levada em conta refere-se ao controle social da gesto dos servios, que pode ser avaliado atravs da existncia de instncias de participao social na gesto dos servios. Estas devem ser organizadas pelos atores pblicos, isto , governos estaduais ou municipais, na forma de Conselhos Municipais e/ou Estaduais. No Brasil, segundo a Lei das guas (Lei n 9.433/1997), que define a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, o gerenciamento do uso desse recurso deve basear-se em abordagens participativas que envolvam instncias de governo, usurios e cidados. De fato, a questo da participao um elemento central. A nova Lei Nacional do Saneamento (Lei n 11.445/2007), aprovada em janeiro de 2007, tambm refora esse aspecto, apontando como princpios a universalizao do acesso, o controle social e a transparncia na gesto.
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

137

ana lcia britto e bernard barraqu

Existem, porm, grandes diferenas na questo da participao social na gesto dos recursos hdricos e dos servios. Na gesto dos recursos, existe um formato consolidado e definido pela legislao: os Comits de Bacia. Na gesto dos servios, a questo do controle social dever ser tratada com maior preciso na regulamentao da Lei n 11.445. Ainda so poucos os municpios onde as instncias de controle social da prestao de servios e da discusso da poltica de saneamento existem e funcionam efetivamente. Na Europa, se desenvolvem, cada vez mais, as comisses consultivas de servios pblicos, os observatrios da gua, que envolvem a participao da sociedade civil e entidades representativas de cidados.

138

Consideraes finais
Neste trabalho, procuramos discutir parmetros e indicadores de sustentabilidade de gesto das guas urbanas, situando-nos na interface entre a denominada gesto de recursos hdricos e a gesto de servios de saneamento ambiental. Nas metrpoles europias, a Diretiva Quadro de 2000 imps a obrigao de resultados, mtodos e um cronograma com metas a serem atingidas com relao a uma gesto sustentvel das guas. Para isso, os pases-membros da Comunidade Europia devem desenvolver planos e aes, e os governos nacionais, regionais e locais devem se mobilizar nesse sentido, colocando em prtica os novos paradigmas de gesto sustentvel das guas. A tarefa no simples. No caso da Frana, foram aprovadas, em 2004 e 2006, duas leis nacionais de gesto das guas que procuram traduzir
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 10 sem. 2008

os princpios da Diretiva Quadro, restabelecendo uma coerncia na gesto das guas. O objetivo central para atingir as metas da Diretiva Quadro de associar a ampliao dos servios de saneamento (que envolvem a qualidade da rede de coleta de esgotos, a adaptao e reforma das estaes de tratamento, a melhoria dos sistemas de drenagem pluvial e o controle da poluio difusa) a processos de recuperao de recursos hdricos e de proteo dos mananciais de abastecimento. No entanto, se as novas leis demonstram um avano, para viabilizar aes e atingir metas preciso enfrentar um contexto ainda marcado pela disperso de atores e por um conjunto de abordagens segmentadas. No caso das metrpoles brasileiras, onde as estruturas regulamentares so recentes (Lei das guas, de 1992 e Lei de Saneamento, de 2007) e onde algumas estruturas de planejamento e gesto ainda esto em fase de implantao, como os Comits de Bacia, a adoo de paradigmas de gesto sustentvel das guas bastante diversificada. Nossas primeiras avaliaes, dentro de um exerccio de aplicar os indicadores aqui apresentados s Regies Metropolitanas do Rio de Janeiro e So Paulo, mostram situaes extremamente diferentes. Enquanto que em So Paulo a gesto integrada da gua se encontra mais avanada, no Rio de Janeiro, ainda se encontra em forma embrionria. Os processos so diferenciados. Em So Paulo, a necessidade de preservao da qualidade das guas para garantia do abastecimento da populao se coloca desde a dcada de 1970. A legislao de proteo de mananciais, trabalhada no mbito da Emplasa, representou um passo fundamental na integrao do sistema de

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

gerenciamento de recursos hdricos e de planejamento urbano/metropolitano. Essa legislao estabeleceu as bases para uma cooperao intergovernamental que, a partir da aprovao da legislao de recursos hdricos de So Paulo em 1991, assumiu o formato institucional dos comits de bacia, sendo criado o Comit do Alto Tiet, em novembro de 1994. No Rio de Janeiro prevaleceu, at muito recentemente, uma cultura de abundncia da gua. O principal manancial de abastecimento de gua metropolitano, o Guandu, s teve seu Comit criado em maro de 2002 e sua rea de proteo regulamentada apenas em 2007. Alm disso, em termos das diferentes dimenses de uma gesto sustentvel das guas (ambiental, econmica e tica), verificamos que a Companhia de Saneamento de So Paulo, a Sabesp, apresenta um desempenho bastante superior ao da Cedae, companhia do Rio de Janeiro. Os indicadores examinados at agora mostram que a principal ameaa qualidade dos recursos hdricos a incompletude dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, sobretudo, nas reas de faixa marginal. Observando, particularmente, o caso da Regio Metropolitana de So Paulo, verificamos que a rigidez da Lei de Proteo de Mananciais, de 1975, que restringe os assentamentos nas bacias, no obteve o efeito desejado devido ocupao ilegal das reas protegidas, o que tem gerado, conseqentemente, um grande volume de despejo de esgoto nos corpos hdricos. A crescente contaminao encarece a gua, que precisa ser buscada cada vez mais longe ou passar por tratamento cada vez mais sofisticado. A Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, mesmo ainda no enfrentando esse problema, po-

de ter que lidar com ele em futuro prximo, caso no sejam concretizadas aes para a proteo do Sistema Guandu e caso no sejam adotadas medidas efetivas para um uso racional da gua. Tanto nas metrpoles dos pases europeus, particularmente no caso da Frana, como no caso das metrpoles brasileiras, um passo importante para construir uma gesto sustentvel da gua, pautada em novos paradigmas, a superao da fragmentao institucional e a construo de formato de governana baseado na cooperao entre atores pblicos. Essa foi uma questo subestimada no trabalho inicial do grupo Eurowater/Water21: a necessidade de cooperao entre os diferentes nveis de governo para assegurar servios pblicos eficazes nas regies metropolitanas. Essa cooperao necessria no somente porque certas solues tcnicas exigem uma escala territorial mais ampla, mas tambm porque, na fase inicial de extenso dos sistemas e de conexo de novos usurios, so indispensveis os financiamentos pblicos e as subvenes. Em diferentes pases europeus, formatos de cooperao como sindicatos e consrcios intermunicipais so bastante difundidos, permitindo o estabelecimento de formas de subsdios interterritoriais e intersetoriais Finalizando, neste texto, buscamos abordar o conjunto de relaes intricadas que constituem uma gesto sustentvel e integrada da gua em reas metropolitanas. A explicitao da metodologia dos trs Es e os indicadores aqui apresentados nos mostra o quanto as trs dimenses sustentabilidade econmica, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade tica esto imbricadas, sendo, portanto, invivel orientar e avaliar
cadernos metrpole 19 pp. 123-142 1 sem. 2008

139

ana lcia britto e bernard barraqu

a gesto das guas privilegiando apenas uma dessas dimenses. Os indicadores aqui apresentados ajudam, sem dvida, a des-

vendar essas relaes complexas e discutir escolhas e caminhos para a construo dessa gesto sustentvel e integrada.

Ana Lcia Britto Gegrafa, doutora em urbanismo, professora do Programa de Ps-Graduao em Urbanismo PROURB, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil). anabritto@rionet.com.br Bernard Barraqu Engenheiro, doutor em socioeconomia urbana, diretor de pesquisa junto ao Centre International de Recherches sur l'Environnement et le Dveloppement CIRED, da cole Nationale du Gnie Rural, des Eaux et des Forts ENGREF (Paris, Frana). barraque@engref.fr

Notas
140
(1) Este trabalho se insere em um projeto de cooperao bilateral CNPq-CNRS sobre Gesto Sustentvel da gua em reas Urbanas. (2) A poluio qualificada de difusa em funo da sua origem: ela provm de atividades que depositam poluentes de forma esparsa sobre a rea de contribuio da bacia hidrogrfica. A origem da poluio difusa bastante diversificada e de difcil controle: a abraso e o desgaste das ruas pelos veculos, lixo, resduos orgnicos de pssaros e animais domsticos, atividades de construo, resduos de combustvel, leos e graxas deixados por veculos, poluentes do ar, etc. (3) Destacamos os trabalhos elaborados no mbito do Programa Nacional de Combate ao Desperdcio de gua PNCDA disponveis na pgina do Ministrio das Cidades (http://www. cidades.gov.br/pncda/). (4) Na Europa, a cobertura crescente dos custos pelas tarifas pagas pelos usurios que fornece as condies de durabilidade, pois ela permite o aumento da capacidade de autofinanciamento dos servios pblicos.

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

10 sem. 2008

discutindo gesto sustentvel da gua em reas metropolitanas no Brasil

Referncias
BARRAQU, B. (2003). Past and future sustentability of water policies in Europe. Natural Ressources Frum 27, pp. 200-211. ________ (2006). La consommation ne cesse de baisser. Entretien avec Bernard Barraqu par Corinne Bensimon (Journal Libration). Dossier spcial du samedi, 13 mai. ________ (1998). Les services publics deau et dassainissement face au dveloppement durable. Annales des Ponts et Chausses, nouvelle srie n. 87, aot. BRITTO, A. L e BESSA, E. S (2007). Sustentabilidade na gesto da gua em reas metropolitanas: perspectivas de avaliao. Anais do Seminrio Nacional sobre o Tratamento de reas de Preservao Permanente em Meio Urbano e Restries Ambientais ao Parcelamento do Solo-APPURBANA 2007. So Paulo, FAU/USP. BRITTO, A. L. e SILVA, R. T. (2006). Water management in the cities of Brasil/Conflicts and new opportunities in regulation. In: Urban Water Conflicts : an analysis on the origins and nature of water-related unrest and conflicts in the urban setting. Unesco Working series SC 2006/WS/19, IHP/Unesco, pp. 39-52. BRITTO, A. L. e FORMIGA-JOHNOSSON, R. M. (2008). Gouvernance de leau dans les mtropoles brsiliennes: une nouvelle perspective pour la coopration interinstitutionnelle. Papier prpar pour le colloque NORD SUD: Regards croiss Sur le Dveloppement Urbain durable. PIDUD CNRS/ D2RT MEDAD, Janvier . CMMAD COMISSO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (1988). Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro, Ed. Fundao Getulio Vargas. HESPANHOL, I. (2002). gua e saneamento bsico: uma viso realista. In: REBOUAS, A. C.; BRAGA, B. e TUNDIDI, J. G. (orgs.). guas Doces no Brasil: capital ecolgico, uso e conservao. So Paulo, Escrituras. HOGAN, D. J. (1995). A qualidade ambiental urbana, oportunidades para um novo salto. Revista So Paulo em Perspectiva, v. 9, n. 3, jul.-set., pp. 17-23. JOLLIVET, M. (1998). Elments pour une reflxion interdisciplinaire sur le concept de dvellopment durable. Un point de vue de sciences sociales. Natures Sciences Societs, v. 6, n. 4, pp. 50-52. MARICATO, E. (2003). Conhecer para resolver a cidade ilegal. In: CASTRIOTA, L. B. (org.) Urbanizao brasileira/redescobertas. Belo Horizonte, C/Arte, pp. 78-96. PEREIRA, D. S. P. e BALTAR, L. A. A. (2000). Saneamento e recursos hdricos: os desafios da integrao e a urgncia da prioridade. In: MUNOZ, H. R. Interfaces da gesto de recursos hdricos. Desafios da Lei das guas em 1997. Ministrio do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hdricos, maio. PEZON, C. (2006). Intercommunalit et durabilit des services deau et dassainissement en France et en Europe. Programme Politique Territoriale et Dveloppement Durable 20032006. Ministere de L'Ecologie et du Developpement Durable et Ministere de L'Equipement. Rapport Final, dcembre.

141

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

1 sem. 2008

ana lcia britto e bernard barraqu

PRODANOFF, J. H. A. (2005). Avaliao da poluio difusa gerada por enxurradas em meio urbano. (Tese de Doutorado) Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenao dos Programas de Ps-Graduao de Engenharia, Rio de Janeiro. SHUBO, T. (2003). Sustentabilidade do abastecimento e da qualidade da gua potvel urbana. (Dissertao de Mestrado). Departamento de Saneamento e Sade Ambiental, Escola Nacional de Sade Pblica da Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. SILVA, R. T. e P. M. F. A.( 2003). Gesto urbana e gesto das guas: caminhos da integrao. Estudos Avanados, v. 17, n. 47, jan-abril, pp. 129-145. SILVA, R. T. (2004). Infra-estrutura urbana, necessidades sociais e regulao pblica. Avanos institucionais e metodolgicos a partir da Gesto Integrada de Bacias. In: RIBEIRO, L. C. Q. (org.). Metrpoles entre a coeso e a fragmentao, a cooperao e o conflito. So Paulo/ Rio de Janeiro, Editora Fundao Perseu Abramo/FASE. VLACHOS, E. e BRAGA, B. (2001). Les dfis de la gestion de leau urbaine. In: MAKSIMOVIC, C., TEJADA-GUIBERT, J. A. e ROCHE, P-A. (orgs.). Les nouvelles frontires de la gestion urbaine de leau: impasse ou espoir? Paris, Presses de L cole Nationale de Ponts et Chausses, pp. 23-57.

142

Recebido em mar/2008 Aprovado em maio/2008

cadernos metrpole 19

pp. 123-142

10 sem. 2008

Vous aimerez peut-être aussi