Vous êtes sur la page 1sur 14

Adjutorium me

- apostila -

auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

2012

INTRODUO

ste subsdio tem por objetivo auxiliar a todos no amor Sagrada Liturgia. um documento aberto que foi compilado de diversas fontes tambm abertas e que buscou mesclar de forma ampla e geral (e talvez por isso falha) tudo o que pode auxiliar as pessoas que buscam conhecer mais sobre Liturgia. Dado o seu objetivo, esta instruo um material que auxiliar aclitos (institudos ou no), coroinhas, cerimonirios, seminaristas e etc , em suas devidas obrigaes na Sagrada Liturgia. Nosso material apresenta desde orientaes que devem ser observadas pelos que assumem uma funo na Liturgia, at algumas oraes para a prtica diria que podem ser feitas por qualquer um. Desfrute deste subsdio naquilo que ele lhe for til e suficiente em seu contedo, e no deixe de rezar por nossos trabalhos.

So Tarcsio, Patrono dos Aclitos

o se sabe muito sobre a vida de So Tarcsio pelo fato dele ser um mrtir dos primeiros sculos do cristianismo. Tarcsio era coroinha e nutria grande amor pela Eucaristia, isto , atuava na Igreja de Roma, no sculo III. Por vezes auxiliava o Papa Sisto II na Santa Missa. Como estamos falando de um perodo em que os cristos ainda eram perseguidos e presos, havia o costume de designar pessoas para levar a comunho s escondidas, aos irmos reclusos na priso, para que no desanimassem nem perdessem a f. Certa vez, s vsperas do martrio de um grande grupo de cristos, o Papa Sisto II no tendo a quem mandar para levar a comunho na priso, visto que seus diconos tambm estavam presos, deparou-se com a disponibilidade do coroinha Tarcsio, que com apenas 12 anos, se ofereceu. Em meio ao medo e desconfiana dos cristos por enviar algum to jovem, Tarcsio corajosamente afirmou que preferiria morrer a entregar a Eucaristia aos pagos. Diante disso, foi aceito. Tarcsio foi morto na Via pia, apedrejado por garotos romanos. Levava ele a Eucaristia sob a roupa, o que gerou desconfiana entre os jovens pagos, j que Tarcsio caminhava cuidadosa. Abordado e pressionado, mas no entregue, Tarcsio foi martirizado. Um soldado cristo levou o menino s catacumbas, onde foi sepultado. Desde o incio, Tarcsio foi venerado como exemplo de santidade.

So Domingos Svio

asceu em Riva de Chier, perto de Turim, na Itlia, no dia 2 de abril de 1842. Na pscoa de 1849, com apenas 7 anos de idade, fez a 1 comunho e neste dia fez 4 propsitos, entre os quais os seguintes: "Meus amigos sero Jesus e Maria, e antes morrer do que pecar". Tornando-se aluno de So Joo Bosco, disse-lhe certa vez: "Quero ser santo". E Dom Bosco lhe deu um programa: "Cumprir bem seus deveres de estudo e piedade e fazer bem a todos". Participava da Missa e recebia a comunho todos os dias. Teve tambm uma devoo filial a Nossa Senhora. Sentindo-se doente, foi para sua casa, onde veio a falecer no dia 9 de maro de 1857, com 15 anos incompletos. O Papa Pio XII o canonizou no dia 12 de junho de 1954.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

Esquema bsico da Santa Missa


Ritos Iniciais Procisso de Entrada. Saudao. Ato Penitencial. Glria (Exceto no Tempo do Advento e da Quaresma). Orao do dia ou coleta. Liturgia da palavra 1leitura Salmo Responsorial 2leitura (Missas dominicais e solenidades) Evangelho Homilia Credo (Nas Missa dominicais e solenidades) Orao dos fiis ou Universal (Nas Missa dominicais e solenidades) Liturgia Eucarstica Preparao das ofertas (Ofertrio) Orao sobre as oferendas Sanctus Orao Eucarstica Rito da Comunho Pai Nosso Abrao da paz Agnus Dei Cordeiro de Deus Momento da Comunho Ritos finais Orao ps-Comunho Beno final Despedida Procisso Final

que a Missa? a lembrana dos ltimos fatos da vida de Jesus e muito mais que uma simples lembrana, verdadeira renovao do sacrifcio do Calvrio, oferecidos sobre os nossos altares, debaixo das aparncias do po e do vinho. O sacrifcio da Missa foi institudo pelo prprio Jesus Cristo, quando instituiu o sacramento da Eucaristia, na ltima ceia. Jesus se torna presente nas aparncias do po e do vinho, quando o sacerdote pronuncia as palavras da consagrao, na Missa. Palavras que o prprio Jesus Cristo deu tanto poder, quando as pronunciou na ltima Ceia, e mandou os apstolos fazerem o mesmo. Depois da consagrao nada fica de po nem de vinho a no ser as aparncias. Em ambas, est Jesus Cristo todo inteiro, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Quando se partem as hstias, no se parte o corpo de Jesus Cristo; partem-se somente as aparncias do po, por isso Jesus est todo inteiro em cada uma das partes em que se divide a hstia. Havendo a promessa de Deus de que enviaria a este mundo Seu Filho para redeno, a

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

4
Missa nos lembra que continua havendo ofensa a Deus, isto , pecado, e que a reparao trazida por Jesus continua sendo feita. 1. Na Missa temos ao de graas: agradecemos a Deus todas as graas que Ele no cessa de derramar sobre ns. 2. A Missa tambm um aprendizado da palavra de Deus, pois em cada Missa so lidos e comentados dois ou trs trechos da Bblia. 3. A Missa um ato que nos une a nossos irmos. Como? Nas respostas ao padre, nos cnticos, na orao em comum, nos gestos, etc. 4. E no respeitoso silncio que envolve os momentos culminantes da Missa, como a consagrao e a ao de graas que se segue comunho, quando o padre reserva no sacrrio o cibrio com as hstias consagradas, ns nos recolhemos em profundo silncio em ntima unio com o Deus vivo e verdadeiro. A PRESENA DE CRISTO

transubstanciao, isto , a transformao do po e do vinho no prprio Jesus a grande maravilha que acontece na Missa. Sim, porque na ltima Ceia Jesus disse: Isto o meu corpo, este o meu sangue, que so dados por vs. Reflita um pouco sobre elas e ver que no existe problema, no existe angstia que no possam ser solucionados por meio da Eucaristia. Portanto, participe com frequncia da Missa. A Missa neste mundo o perfeito encontro com Deus. Duplo encontro: atravs de sua palavra, ouvida e explicada, e atravs da comunho eucarstica. No h motivos para a pessoa ficar do lado de fora da Igreja, enquanto acontece a Santa Missa; como ir ao Estdio Olmpico e ficar nos corredores, sem ver o espetculo que acontece l no campo. Para que foi ao Olmpico, ento? Seria melhor ter ficado em casa assistindo TV, ouvindo rdio, etc. A Missa um culto sagrado e infinitamente mais importante, e deve ser realmente o centro das atenes de todos. Sempre que formos Igreja devemos fazer o melhor que estiver a nosso alcance para agradar a Deus. s vezes parece cansativo ouvir a homilia. Procure assistir a Missa num horrio adequado para voc, assim sua Missa dominical ser proveitosa, ser realmente um encontro com Deus e com os outros. Assim voc sair desse encontro fortalecido, renovado, disposto a dar mais testemunho. Ao entrar na Igreja, procure benzer-se com gua benta, que normalmente existe logo na entrada do templo. A gua benta um sacramental, isto , mais um recurso para nossa santificao. Antes de comear a Missa, faa uma breve preparao, rezando um pouco, quando o padre chegar, fique de p, em sinal de respeito. Durante a Missa obedea aos momentos de sentar, ajoelhar e ficar de p. No porque seja uma obrigao, no porque os outros inventaram este costume, mas porque so as atitudes adequadas para as diferentes partes da Missa. No se distraia nem distraia aos outros, no d risadas. Se tiver de dizer alguma coisa aos seus pais ou a outra pessoa, fale baixinho, discretamente. Quando passar diante do sacrrio, onde se guardam as hstias consagradas, ou diante da capela do Santssimo, faa uma genuflexo. Afinal prprio Deus vivo e verdadeiro que l est. Adote dentro da Igreja uma atitude de respeito, venerao e amor filial, pois voc est na casa do Pai.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

5
Ao sair, j perto da porta, no deixe de fazer uma ltima reverncia em direo ao altarmor. Deus quer sinceridade em nossos coraes e no apenas um ritual exterior. Mas, os gestos de respeito indiscutivelmente fazem parte da religio e edificam aos que o veem. Frequentar a Missa, comportar-se bem na Igreja, no so, por si s, religio. Mas no se entende o catlico verdadeiro sem estas atitudes.

O SIGNIFICADO DOS GESTOS

A religio assume o homem todo, como ele : corpo e alma. A Graa no destri a natureza humana, mas a completa e aperfeioa. Por isso, rezamos com o corpo tambm, dizendo palavras e fazendo gestos. A Missa o louvor visvel do Povo de Deus. Vejamos o significado dos gestos.

Sentados: uma posio cmoda que favorece a catequese, boa para ouvirmos as Leituras, a homilia e meditar. a atitude de quem fica vontade e ouve com satisfao, sem pressa de sair. Em celebraes especiais, o sacerdote, s vezes, faz a homilia sentado. De p: uma posio de quem ouve com ateno e respeito, tendo muita considerao pela pessoa que fala. Indica prontido e disposio para obedecer. Foi, desde o incio da Igreja, a posio do orante. A Bblia diz: Quando vos puserdes em p para orar, se tendes alguma coisa contra algum, perdoai-lhe, para que tambm o vosso Pai que est nos cus vos perdoe as vossas ofensas( Mc 11,25). Falando dos bem-aventurados, Joo v uma multido, de vestes brancas, de p, diante do Cordeiro, que Jesus (Ap 7,9). De joelhos: De incio, o cristo ajoelhava-se somente nas oraes particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em Tempo de penitncia. Agora essa posio comum diante do Santssimo Sacramento, durante a Orao Eucarstica e durante bnos. Ajoelhar-se perante algum era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adorao a Deus. So Paulo diz: Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no cu, na terra e debaixo da terra (Fl 2, 10). Rezar de joelhos mais comum nas oraes individuais. Pedro, tendo mandado sair todos, ps-se de joelhos a orar(Cf. At 9,40). Genuflexo: um gesto de adorao a Jesus na Eucaristia. Consiste em tocarmos brevemente o cho com o joelho direito. Fazemos quando entramos na Igreja e dela samos, se ali existe o sacrrio com as Hstias. Tambm fazemos genuflexo diante do crucifixo na Sexta-feira Santa, em sinal de adorao. ( No adorao cruz, mas a Jesus que nela foi pregado). Inclinao: Inclinar-se diante de algum sinal de grande respeito. sinal venerao e respeito, diante do altar. Os fiis podem inclinar a cabea para receber a beno solene.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

6
Procisso: Na Missa podemos fazer diversas procisses, se forem convenientes: na Entrada do Sacerdote, no Evangelho, e na Comunho. Consiste em mover-se caminhando de um lugar a outro. Tambm temos as processes fora da Missa, como a do Senhor morto, Cristo Rei, Corpus Christi, romarias e etc. Mos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, f, splica, confiana e entrega da vida. atitude de profunda piedade. Como orientao tradicional, esta a posio padro para as celebraes, sempre que as mos estiverem desocupadas. Prostrao: Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude prpria de quem se consagra a Deus, como na ordenao sacerdotal, e na Sexta Feira da Paixo. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova misso. Silncio: O silncio tem seu valor na orao. Ajuda o aprofundamento nos mistrios da f. oportuno fazer silncio depois das Leituras, da homilia e da Comunho, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar tambm uma forma de participar. Uma Missa que no tivesse nenhum momento de silncio, seria como chuva forte e rpida que no penetra na terra.

ANO LITRGICO

o decorrer do ano, a Santa Igreja comemora em dias determinados a obra salvfica de Cristo. Cada semana, no dia chamado Domingo (dia do Senhor), ela recorda a ressurreio do Senhor, que celebra tambm, uma vez por ano, com a bem-aventurada Paixo na solenidade mxima da Pscoa. Durante o ciclo anual desenvolve-se todo o mistrio de Cristo e comemoram-se os aniversrios dos Santos. Ao centro de uma grande mesa com doze pes e um clice. Lembra a ltima Ceia de Jesus com os o doze Apstolos. Ao fundo sobressai uma cruz. Mesa e cruz: a Missa renovao da Ceia e do mistrio da cruz que nos trouxe a nova vida pela morte e ressurreio do Senhor. O Altar por excelncia o lugar onde se renova o mistrio da presena de Cristo no Tempo, e esta se manifesta progressivamente. Sua entrada no mundo preparada durante sculos de ansiosa expectativa: o Advento, realizando-se no Natal e manifestando-se na Epifania e no Batismo do Senhor. Segue-se um perodo de vivncia dos mistrios celebrados no ciclo do Natal (Tempo Comum) e entramos no perodo de quarenta dias - a Quaresma vividos em penitncia em orao como preparao como maior evento da histria da salvao. Como Cristo realizou a obra da Redeno humana e da perfeita glorificao de Deus, principalmente pelo seu mistrio pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida, o sagrado Trduo Pascal (Ceia, Paixo e Morte, Viglia Pascal) resplandece como pice de todo o ano litrgico (Sacrosanctum Concilium n5), culminando na maior de todas as solenidades: a Pscoa da Ressurreio. Os Cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreio e o de Pentecostes so celebrados com alegria e exultao como se fossem um s dia de festa com seis oitavas, ou melhor, como um nico longo Domingo. Alm do Ciclo do Natal e do Ciclo da Pscoa, sobram trinta e trs ou trinta e quatro

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

7
semanas no ciclo anual em que no se celebra nenhum aspecto peculiar do mistrio de Cristo; antes se comemora, na sua plenitude, esse mesmo mistrio de Cristo, de modo especial aos Domingos. Este mesmo perodo designa-se Tempo Comum ou Ordinrio. Assim cada dia do ano est enquadrado no plano divino, um instante da eternidade que deixa um sinal (o dia ) no Tempo, o que permite dizer-se que cada Domingo (dies Domini = Dia do Senhor) uma Pscoa Semanal. Na periferia do ciclo litrgico, as festas dos santos proclamam as maravilhas de Cristo nos seus servos e oferecem aos fiis oportunos exemplos a serem ilimitados (SC n11), sobressaindo as festas da Virgem Me de Deus, e a seguir , as dos Apstolos e Evangelistas, dos Mrtires, Pastores, Doutores, Virgens, Santos e Santas.

Objetos Litrgicos

ltar - Mesa onde se realiza o sacrifcio Eucarstico; ela representa o prprio Jesus na liturgia O altar o prprio cordeiro crucificado. o smbolo mais importante do edifcio cristo. Preferencialmente deve ser de pedra. Ambo - Estante onde proclamada a palavra de Deus. mbula - um clice maior onde se colocam as hstias pequenas para serem consagradas. Aps a Missa guardada no sacrrio. Aspersrio - Objeto para aspergir gua benta sobre o que vai se benzer. Bculo - uma das insgnias do Bispo. Longo basto curvado na extremidade, trazendo ou no, um smbolo. Caldeira - Pequeno recipiente para receber gua benta, usada juntamente com o aspersrio. Clice - a taa onde se coloca o vinho que vai ser consagrado. Castial - a base para uma vela ou mais. Deve fazer conjunto com as demais peas usadas. Ctedra - o lugar da presidncia. Nas catedrais ocupada pelo Bispo, nas Igrejas pelo celebrante. Cibrio - O mesmo que mbula. Crio Pascal - Uma grande vela com cerca de 1m. de altura , que recebe o fogo virgem. Nele so assinalados o sinal-da-cruz, o alfa , e o mega, os nmeros do ano em questo e colocados cinco gros de incenso, smbolo das chagas divino-humanas de Jesus. Cores litrgicas : As coisas tm um significado e variam de acordo com o tempo litrgico e as circunstncia da liturgia: Branco, amarelo ou ouro - cor pascal, dos batizados, usadas na Pscoa, Natal , festas do senhor, da Me de Deus e dos santos, exceto os mrtires. Preto Nas Missas dos fiis defuntos. Rseo - usada no III Domingo do advento e no IV Domingo da Quaresma, indicando expectativa alegre. Roxo - Para penitncia e mortificao. a cor do Advento, da Quaresma, das rogaes nas viglias das festas e, assim como o preto, nas Missas de defuntos. Verde - Como a natureza que sempre reverdeja, usado nos Domingos e dias feriais do Tempo comum. Vermelho - Est ligado ao fogo e ao sangue, fora e realeza. Usado nas festas de Pentecostes, Apstolos e Mrtires.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

8
Corporal - Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele colocado o clice, a patena, e a mbula para consagrao. Credncia - uma mesinha de apoio colocada discretamente do lado do Altar. No deve ser enfeitada. Nela se colocam as galhetas, clice, patena, Missal...o que for necessrio celebrao. Crucifixo - Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor. inseparvel do seu Sacrifcio Redentor. Na Ceia, Jesus deu aos discpulos o Sangue da aliana, que ia ser derramado por muitos, para o perdo dos pecados. Cruz processional - Usada nas procisses, frente de qualquer cortejo, e deve permanecer em lugar nobre no santurio ou presbitrio. Custdia - O mesmo que ostensrio. Estola - Assim como o vu umeral, tm suas razes no sagrado, cobrir-se quando estiver em presena do totalmente outro. Bispos e sacerdotes levam-na pendurada ao pescoo at abaixo do joelhos, de maneira paralela sobre a alva. O dicono a coloca de revs sobre o ombro esquerdo. Evangelirio - Uma bela capa ou estojo de madeira, couro ou metal, pintado, esculpido ou em esmalte com figura de Cristo, os smbolos dos apstolos ou algo concernente. Nele se coloca o Evangelho que lido na celebrao. carregado solenemente na procisso de entrada e de sada. Permanece sobre o altar at a hora em que levado para o ambo. Faldistrio - Cadeira mvel, sem encosto, recoberta com um tecido da Cor litrgica do dia e usada pelo Bispo onde falta a ctedra. Pode ser usada em qualquer lugar e cerimnia, desde que retirada logo aps o uso. Flores - Simples, poucas e discretas, so apenas um sinal de reverncia e embelezamento. No devem abafar o Mistrio celebrado ou se impor. No se devem ser colocadas sobre o Altar. Galhetas - So os recipientes onde se coloca a gua e o vinho para serem usados na Celebrao Eucarstica. Hissopo - O mesmo que aspersrio. Hstia Po (partcula ou forma), consagrado(a) na Santa Missa. Imagens - So obras de arte dentro do esquema eclesial. A longa tradio da Igreja sempre nos legou cultura e arte com fins litrgico religiosos. Incenso - Smbolo das nossas preces e oraes a Deus. Resina de aroma suave. Produz uma fumaa que sobe aos cus. Lmpada - A lmpada do santssimo a lmpada acesa junto ao sacrrio, alimentada pelo azeite e significa a presena do sagrado e divino. Corresponde de certo modo vigilncia crist. A lmpada eltrica pe por terra tudo isso. *Lecionrios - Livros que contm as leituras da Missa. Lecionrio ferial: contm as leituras da semana; lecionrio dominical: contm as leituras do Domingo. Manustrgio - pequena toalha usada para enxugar os dedos do celebrante no ofertrio. Menor - o castial de origem hebraica, usado sempre na Igreja. Deve ser usado no presbitrio substituindo as velas do altar ou na frente do ambo. Missal - um livro grosso que contm o ritual da Missa, menos as leituras. Mitra - Corresponde no pontifical romano ao capacete de defesa do soldado da verdade. O Bispo a pe na cabea todas as vezes em que muda de lugar na celebrao, quando est sentado, ao dar a beno solene, quando incensado ou lava as mos. Naveta - Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queim-lo no turbulo. Ostensrio - Objeto utilizado para expor o Santssimo, ou para lev-lo em procisso.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

9
Pala - Como uma tampa branca de linho, rgida, de forma quadrangular. Serve para ser colocada sobre o clice e a patena. Partcula ou Forma - Delgado disco de farinha e gua que o sacerdote consagra durante a Missa. Corresponde aos pes zimos da Pscoa. Aps consagrado chama-se Hstia consagrada. Patena(1) - Um tipo de pratinho redondo, dourado ou prateado, onde colocada a hstia grande para a consagrao. Patena(2) - Um tipo de pratinho oval, dourada ou prateada, utilizada, obrigatoriamente, quando se distribui a Eucaristia aos fiis, principalmente se forem dadas diretamente na boca. Sua finalidade impedir que caiam ao cho fragmentos do Corpo de Cristo. Aps seu uso deve ser purificada juntamente com os demais objetos do altar. Pedra d ara - Pequena pedra contendo a relquia de um mrtir. colocada no meio do altar onde se celebrava a Missa. Hoje optativa e pode ser relquia de um santo no mrtir. Pxide - O mesmo que mbula. Presbitrio - o espao mais importante do edifcio sagrado. A ocorre, propriamente a funo litrgica. o local onde fica o celebrante (o presbtero) e seus auxiliares (ministros e aclitos). Convm que se distinga da nave da Igreja por elevao, ou por especial ornamentao. Seja bastante amplo para que os ritos sagrados se desenrole comodamente. Purificador - O mesmo que sanguneo. Purificatrio - Pequeno vaso com gua, colocado sobre um canto do altar para ser usado na purificao dos dedos dos ministros que distriburam a Eucaristia. Sacrrio - Local onde so guardadas as espcies consagradas durante a Missa. Deve ser feito de bom material e ficar fixo. Sanguneo - Pequeno linho mais estreito que um guardanapo, reservado exclusivamente para o clice e a patena aps a comunho e para o sacerdote enxugar os lbios, os dedos e o clice por respeito ao Corpo e Sangue de Cristo. Sdia - O mesmo que ctedra . Tabernculo - o mesmo que sacrrio. Teca - Recipiente utilizado para guarda e transporte da Eucaristia. utilizado para se levar a comunho para os enfermos. Pode ser pequena ou grande. Toalha - A toalha do altar deve reduzir-se ao tamanho da mesa, parte superior, ou cair dos lados , para no decapar o altar, fazendo, assim, que ignoremos o smbolo mais importante do edifcio cristo. Turbulo - Vaso de metal usado para queimar o incenso. Vu umeral - o pano com o qual se cobre os ombros do sacerdote enquanto concede a Beno Eucarstica ou translada o Santssimo Sacramento.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

10

Paramentos e Outros
ALVA Veste branca e longa usada pelo celebrante, abaixo da casula, durante a Santa Missa. AMITO Pequeno pano de linho colocado sobre as costas amarrado no pescoo, cobrindo a camisa clerical. BATINA E SOBREPELIZ A sobrepeliz uma veste branca, comprida at a altura dos joelhos utilizada sobre a batina preta pelos seminaristas e sacerdotes. Pode ser utilizada pelos aclitos, quando a batina vermelha. CASULA Veste Sacerdotal usada sobre a alva ou tnica, cobrindo todas as outras vestimentas com a cor litrgica do dia. CNGULO Cinto ou cordo que amarrado na cintura sobre a tnica. O sacerdote o utiliza para prender a estola sobre a alva ou tnica. ESTOLA DIACONAL O dicono a coloca de revs sobre o ombro esquerdo, sua cor varia com o tempo litrgico. ESTOLA SACERDOTAL Bispos e sacerdotes levam-na pendurada ao pescoo at abaixo dos joelhos, de maneira paralela sobre a alva ou tnica. Sua cor varia com o tempo litrgico e indispensvel na Santa Missa. Representa o poder e a dignidade que devem estar a servio. TNICA Veste branca e longa, semelhante alva, usada pelo celebrante e pelos ministros (aclitos), indispensavelmente durante a Santa Missa. VU UMERAL (OU DE OMBROS) o pano com o qual se cobre os ombros do sacerdote enquanto concede a Beno Eucarstica ou translada o Santssimo Sacramento. PLUVIAL (OU CAPA DE ASPERGES) Capa ampla com um feixe frente, usado pelos clrigos em procisses e ocasies litrgicas fora da

missa.

DALMTICA Paramento diaconal usado sobre alva e estola. Ou insgnia episcopal que o bispo usa em ocasies solenes sob a casula.

Insgnias Episcopais
BCULO uma das insgnias do Bispo. Longo basto curvado na extremidade, trazendo ou no, um smbolo. Representa seu servio como pastor do povo de Deus MITRA Corresponde no pontifical romano ao capacete de defesa do soldado da verdade. O Bispo a pe na cabea todas as vezes que muda de lugar na celebrao, quando est sentado, ao dar a beno solene, quando incensado ou lava as mos.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

11
SOLIDU Barretinho vermelho com que os bispos cobrem a cabea; assim chamado por ser retirado somente diante do Santssimo Sacramento. CRUZ PEITORAL A cruz peitoral usa-se por baixo da casula ou da dalmtica, ou por baixo do pluvial. De haste simples para bispos, podendo os arcebispos usares de haste dupla, no territrio da arquidiocese. ANEL Simboliza o compromisso que o bispo tem de guiar a Igreja, esposa de Jesus Cristo.

Livros Litrgicos

issal Romano: Livro que usado pelo sacerdote para a celebrao eucarstica. Encontramos no Missal Romano: Rito da Missa (partes que so fixas); Prprio do tempo - Advento, Natal, Quaresma, Tempo Comum, etc.; Prprio dos Santos; Coleo de Prefcios; Vrias oraes eucarsticas; Missas rituais - batismo, crisma, profisso religiosa, etc.; Missas e oraes para diversas circunstncias (ou necessidades): pelo papa, pelos bispos, pelos governantes, pela conservao da paz e da justia, etc.; Missas votivas: Santssima Trindade, Esprito Santo, Nossa Senhora e inmeras outras; Missas dos fiis defuntos.

Em seu incio, o Missal apresenta longa e preciosa introduo contendo a Instruo Geral sobre o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litrgico e o Calendrio. Evangelirio: Livro dos evangelhos, usado na missa para a proclamao ou canto do evangelho. Liturgia das Horas ou Ofcio Divino: Designao dada orao de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender s diversas horas do dia a glorificao de Deus, que encontra seu pice na orao eucarstica. Est compreendida em quatro volumes: Volume I - Tempo do advento, natal e epifania. Volume II - Tempo da quaresma, trduo pascal, e tempo pascal. Volume III - Tempo comum (da 1 a 17 semana). Volume IV - Tempo comum (da 18 a 34 semana).

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

12 Rituais: So livros que contm a celebrao dos sacramentos. Em seu incio, trs uma Introduo, que resume a teologia, a espiritualidade, a pastoral e as normas prticas. Em seguida, vem a celebrao do respectivo sacramento, e no final esto as leituras correspondentes. Ritual do Batismo de crianas Ritual da Confirmao Ritual da iniciao crist dos adultos Ritual da penitncia Ritual da uno dos enfermos e sua assistncia pastoral Ritual de Exquias Ritual de dedicao de igreja e de altar Ritual de ordenao de bispos, presbteros e diconos Ritual do matrimnio Pontifical Romano
LECIONRIO DOMINICAL:

le consta de trs partes, que correspondem a um ciclo de leituras de trs anos. Isto quer dizer que a cada trs anos voltam as mesmas leituras. O ano A percorre o Evangelho de So Mateus. O ano B percorre o Evangelho de So Marcos e o captulo 6 de So Joo. O ano C percorre o Evangelho de So Lucas. Nas grandes festas e nos Tempos litrgicos do advento, natal, quaresma, Tempo pascal, o Evangelho geralmente tirado de So Joo. A primeira leitura tirada do Antigo testamento e acompanha o sentido do Evangelho daquele dia. (No Tempo pascal, a primeira leitura dos Atos dos Apstolos). O Salmo responsorial (salmo de resposta) tambm consta do lecionrio. Ele acompanha o sentido da primeira leitura. A segunda leitura independente. No tem ligao nem com o Evangelho, nem com a primeira leitura. (A no ser nas festas e nos Tempos litrgicos fortes). uma leitura semicontnua das cartas do Novo Testamento ou do Apocalipse. Tambm a aclamao ao Evangelho faz parte do lecionrio, porque, em geral, acompanha o sentido do Evangelho.

LECIONRIO FERIAL(semanal) o livro com as leituras selecionadas para os dias da semana. Para cada dia temos a primeira leitura, o salmo, a aclamao ao Evangelho e o Evangelho. A primeira leitura e o salmo percorrem um ciclo de dois anos: ano par (1984, 86, 88...), ano mpar (1987, 89...). O Evangelho o mesmo para os dois anos. LECIONRIO SANTORAL o lecionrio que contm as leituras prprias para os dedicados aos santos (festas,

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

13
memrias e solenidades)

Orientaes Bsicas
Basicamente, um aclito deve estar atento para os seguintes fatores: de fundamental importncia tanto a boa preparao para o servio do Altar e o conhecimento dos principais objetos a serem utilizados durante a celebrao, como principalmente uma boa preparao espiritual, antes da celebrao. A orao ajuda muito a nos prepararmos para o Servio do Senhor. O aclito dever certificar-se, de que todo o material necessrio para a celebrao est providenciado, de acordo com os costumes da comunidade. Normalmente o aclito deve acompanhar o sacerdote em direo ao presbitrio, para o incio da celebrao. Especialmente quando forem dois ou mais aclitos, necessrio que se faa um bom "treinamento" anterior, para que no ocorram "desencontros" durante a celebrao. Desde a entrada, as funes e a disposies de cada aclito, durante a celebrao, at o seu final, devem ser de forma ordenada. Cada aclito deve estar preparado e bastante consciente das funes que lhe forem atribudas para a celebrao.

Observaes Importantes

ique bastante atento quanto aos objetos que o rodeiam: vasos, estantes, pedestais, arranjos, cabos de microfone e outros, para evitar acidentes que, certamente, podero at tirar a ateno de toda a assembleia. Durante as celebraes procure fazer todos os movimentos (sentar-se, levantar-se, locomover-se, genuflexo) de maneira bastante natural: no muito lento, nem apressadamente. Ao manusear os objetos litrgicos, faa-o com bastante ateno: os objetos de vidro, como, geralmente, so as galhetas, podem quebrar em qualquer acidente ou queda; os objetos de metal, como o clice, a mbula etc. podem provocar barulho numa eventual queda e tirar a concentrao de todos. Manuseie cuidadosamente tambm os livros, folhetos, etc. Quando tiver qualquer dvida com relao s suas funes, principalmente por ocasio de celebraes especiais, procure conversar, antes, com o seu dirigente, o sacerdote, o seminarista, o cerimonirio, ou o coordenador para que, durante a celebrao, voc no tenha qualquer dvida sobre o que fazer e como fazer. Faa sempre apenas a sua funo. A sineta usada para "chamar a ateno" da assembleia para os momentos mais importantes da celebrao. Por isso, saiba us-la corretamente. Durante os intervalos, segure firmemente a sineta, evitando que ela faa barulho durante a consagrao. No caso do uso de tnica, tome muito cuidado quanto ao comprimento da mesma, pois, quando muito comprida, poder "enroscar" em seu calcanhar quando estiver ajoelhado e, ao levantar-se, poder provocar-lhe uma queda. O uso de vestimentas especiais (tnicas) pelos aclitos durante as celebraes tambm contribui para externar os sentimentos de alegria. Durante a celebrao, evite qualquer tipo de conversa com o seu colega. Fale apenas o necessrio e tambm nunca se dirija ao sacerdote ou a outra pessoa sem necessidade. Nunca acene

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

14
para as pessoas da assembleia. Concentre-se e fique sempre atento. Mantenha uma postura discreta: quando sentado, no cruzar as pernas; quando de p, no cruzar os braos. Tambm nunca mascar chicletes ou bala no exerccio das suas funes. Nunca fique muito prximo do seu colega e, principalmente, do sacerdote que durante toda a celebrao est sempre fazendo movimentos (manuseando livros, gesticulando com os braos etc.) quando muito prximo, o aclito pode atrapalhar. Sempre que houver a procisso solene do ofertrio (quando po e vinho, eventuais objetos simblicos e tambm o "ofertrio vivo", com as contribuies dos fieis so trazidos em procisso para o Altar) fique preparado para receber das mos do sacerdote tudo aquilo que trazido para colocar no seu devido lugar. Quando se dirigir celebrao com algum objeto nas mos (cruz, livro, clice, turbulo ou outro objeto) no necessrio fazer genuflexo ou reverncia.

Auxiliando jovens e crianas no amor Sagrada Liturgia

Vous aimerez peut-être aussi