Vous êtes sur la page 1sur 115

C

Automao e Instrumentao Industrial

Oswaldo Fernandes Junior


Setembro/2004

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 01 DE 0115

ndice

Captulo 01 Introduo Captulo 02 Histrico Captulo 03 Fundamentos bsicos Captulo 04 Simbologias Captulo 05 Sensores de posicionamento Captulo 06 Varivel temperatura Captulo 07 Varivel presso Captulo 08 Varivel nvel Captulo 09 Varivel vazo Captulo 10 Varivel Peso/Carga Captulo 11 Variveis analticas Captulo 12 Atuadores Eletromagnticos Captulo 13 Vlvulas de controle Captulo 14 Posicionadores Captulo 15 Sistemas de Controle Captulo 16 Aes de controle Captulo 17 Modelos de malhas de controles Captulo 18 Controlador Lgico Programvel Captulo 19 Interface Homem Mquina Captulo 20 Sistema de Superviso Captulo 21 Redes Industriais Captulo 22 Sistema de comunicao Fieldbus Captulo 23 Sistema de comunicao Profibus Captulo 24 Tabela de protocolos de comunicao

Captulo 01 - Introduo
Curso de Instrumentao Industrial PG. 02 DE 0115

O segmento denominado AUTOMAO E INSTRUMENTAO por demais heterogneo em termos dos produtos nele englobados e que, muitas vezes se complementam. Por razes de um melhor entendimento deste segmento, cabe dividi-lo: - Instrumentao; - Automao de Processos Industriais e No Industriais ( Controle de Processos); - Automao da Manufatura. A seguir, daremos uma idia da abrangncia de cada uma destas reas: Instrumentao: Instrumentao a cincia da adaptao de dispositivos e tcnicas de medio, de indicao, de ajuste e controle nos equipamentos e processos de fabricao . A instrumentao e os sistemas de controle visam a otimizao na eficincia dos processos de fabricao e a obteno de um produto de melhor qualidade a um custo mais baixo e em menor tempo. A instrumentao indispensvel para: 1. Incrementar e controlar a qualidade do produto; 2. Aumentar a produo e o rendimento; 3. Fornecer dados a respeito da matria-prima, a quantidade produzida e dados relativos a economia dos processos; 4. A execuo de funes de inspeo e ensaios, com maior rapidez e confiabilidade; 5. Simplificar projetos de pesquisa, desenvolvimento e sistemas de obteno de dados complexos e ; 6. Fornecer sistemas de segurana para os operrios, as fbricas e os processos. Esta rea pode ser dividida em grandes subgrupos; - Instrumentos de teste e medio - abrangem a gerao e a medio de grandezas eletrnicas; - Instrumentos para controle de processos - abrangem os instrumentos para painel e campo, teis na medida e no controle de grandezas fsicas nos processos da Indstria de transformao; - Instrumentos para anlises fsicas, qumicas e ensaios mecnicos - ( Analtica ) abrangem os instrumentos utilizados em laboratrios de pesquisas e controle de qualidade , - Instrumentos de aplicao odonto-mdico-hospitalar. Automao de Processo Industrial e No Industrial ( Controle de Processo ): A Automao de Processos subdivide-se em dois setores: - Processos Industriais: * Siderrgica; * Qumica e petroqumica; * Gerao de energia, etc. - Processos no Industriais: * Sistemas de transporte; * Distribuio de energia; * Sistemas de servios urbanos, etc. Automao da Manufatura: Este segmento, evidenciam-se as seguintes sub-reas: - Comando numrico por computador; - Projetos assistidos por computador ( CAD-CAM); - Robtica.

Captulo 02 - Histrico
Curso de Instrumentao Industrial PG. 03 DE 0115

Como sabemos, os instrumentos de hoje utilizados so frutos de pesquisas e desenvolvimento de longas datas. A ttulo de curiosidade, vamos analisar um instrumento utilizado na China Antiga ( Sculo XII D.C.). Trata-se de um regulador de canudo de palha para, beber. O relato histrico o seguinte: Eles bebem o vinho atravs de um tubo de bambu de dois ou mais ps de comprimento, em cujo interior h um obturador mvel, parecido com um peixinho feito de prata. Conviva e anfitrio compartilham o mesmo tubo. Se a bia em formato de peixe se aproxima do furo, o vinho no vir. Assim, se algum sugar muito lento ou muito rpido, os furos fechar-se-o e no se poder beber. Em outras palavras, o dispositivo tem a funo de manter uma vazo de vinho pelos participantes de uma bebedeira. Aps esse perodo, outros inventos foram surgindo, at chegarmos na Revoluo Industrial. Foi apenas mediante uma passagem pelo campo da mquina a vapor que, no fins do sculo XIX, o concito alcanou a conscincia do mundo da engenharia. A mquina de BOULTON-WATT, admirada como sensao, rapidamente disseminou-se pela Europa. Nela a ateno focalizou-se no Governador Centrfugo com seus volantes giratrios, a demonstrar impressionante, a ao da realimentao. Por meio de elementos mecnicos adequados, este movimento transmitido para a vlvula de admisso de modo que, ao estrangular o fluxo de vapor, a velocidade reduzida. Como nosso o estudo da Instrumentao, vamos dar um salto histrico para o sculo XX, na dcada de 40, onde a Instrumentao Pneumtica teve seu grande desenvolvimento, surgindo pela primeira vez a filosofia dos sistemas de transmisso e sala de controle centralizado. J na dcada de 50, sugiram os primeiros sinais da Instrumentao Eletrnica, paralelamente a processos e sistemas de controle cada dia mais complexos. Durante a dcada de 60, surgem os primeiros sistemas de controle automtico por computador, no meio a uma tecnologia de circuitos integrados.
In tru e ta s mn o

C n le d p c s o o tro e ro e s s in u tria d s is

E u a e to d q ip m n s e p c s o in u tria ro e s s d s is

A 15 t 9 0 mn a aul

A to o u m tic

V ri e a v is fs a ic s

In tru e to s mn s

E tr ic s le n o D ita ig l

P e m tic s nu o

Aa g o n l ic

Revoluo industrial - Sc. XVIII - Artesanato. Todas as fases da produo eram feitas pela mesma pessoa. - Manufatura. Especializao do trabalho. - Maquinofatura. Transformao da matria-prima pelas mquinas em substituio as ferramentas usadas pelo homem.. Estamos na era da automao.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 04 DE 0115

A primeira revoluo industrial, no fim do sculo passado, foi caracterizada pela substituio do trabalho muscular do homem por mquinas motrizes, ou seja, a mecanizao. A automao a introduo da mecanizao no s desses trabalhos, mas tambm dos trabalhos mentais. Na automao, o dispositivo automtico observa sempre o resultado do seu trabalho e d essa informao ao dispositivo principal ( essa ao reflexiva chama-se realimentao ou feedback). Este ltimo compara a informao com um objetivo desejado, e, se existir diferena entre os dois, atua no sentido de diminu-la para o mnimo valor possvel. Pode-se dizer, portanto, que a noo fundamental da automao radicada no feedback. Automao Conceito: um conjunto de tcnicas atravs das quais se constrem sistemas ativos capazes de atuar com uma eficincia tima pelo uso de informaes recebidas do meio sobre o qual atuam, com base nas informaes o sistema calcula a ao corretiva mais apropriada. Um sistema de automao comporta-se exatamente como um operador humano o qual, utilizando as informaes sensorias, pensa e executa a ao mais apropriada. As grandes funes da automao podem se resumir como se v na tabela abaixo: As analogias com as funes de um operador humano podem esquematizar-se assim: Sistema de Automao Informao ou comunicao Computao Controle Operador Humano Impresso sensorial Raciocnio Ao

No campo industrial e, em particular, nas indstrias petroqumicas, o operrio, operador de processo, tinha por funo, vigiar leituras de um grande nmero de instrumentos de medida. As presses, as temperaturas, as vazes, os nveis, as composies qumicas, deveriam ser conhecidas a todos os instantes pelo operador, o qual deveria detectar, de entre essa grande massa de dados, as variveis que se desviavam de certos valores prefixados e atuar sobre o complexo fabril de modo a reconduzi-lo a um funcionamento mais estvel ou mais econmico. Porm as limitaes intrnsecas do homem oferecem a este processo de integrao uma lentido incompatvel com as grandes produes das unidades fabris modernas. A ateno a dois fatores simultneos praticamente impossvel. Um esforo no sentido de uma maior rapidez acarreta um aumento dos erros e falsas manobras. Nas ltimas dcadas, as tcnicas do controle automtico permitiram liberar os operadores fabris de funes enfadonhas e que exigiam grande esforo nervoso permitindo, simultaneamente, que essas funes fossem cumpridas com maior preciso, rapidez e segurana. O controle automtico verdadeiramente a primeira fase da automao. Trata-se porem de uma automao no integrada e ao nvel de subsistemas fabris relativamente simples. Ao passo que primitivamente era o operrio quem, guiando-se, pr exemplo, pela leitura de um manmetro, tentava regular uma presso, abrindo ou fechando vlvulas, agora uma cadeia de controle ( ou malha de controle ) que faz a mesma coisa com muitas vantagens. Encontraram-se numa cadeia de controle, as funes bsicas de medida, computao e controle que j referimos serem caractersticas da automao. O clculo da ao de controle est a cargo de pequenos computadores pneumticos e eletrnicos: Os controladores. Isto no quer dizer, diga-se de passagem, que o homem se torna intil. Pelo contrrio, como supervisor do autmato e sem estar agora sujeito enorme tenso nervosa e muscular de mltiplas tarefas, isto , liberto dos meios, o piloto humano tem sempre a possibilidade de alterar as ordens dadas ao sistema e poda dedicar-se aos verdadeiros fins a atingir: A investigao, a procura de novos aspectos do real, a superviso geral.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 05 DE 0115

Captulo 03 Fundamentos bsicos


INSTRUMENTAO INDUSTRIAL FUNES DE INSTRUMENTOS atravs da instrumentao, principalmente, que um operador faz o acompanhamento do processo. Definies: Instrumento: equipamento industrial responsvel em controlar, medir, registrar ou indicar as variveis de um processo produtivo. Controle: verificao de uma varivel para possveis correes fazendo com que a mesma permanea dentro de uma tolerncia de trabalho pr-determinada. Medir: determinar ou verificar a extenso de uma grandeza ou varivel. Registrar: escrever ou lanar uma informao em papel (grfico) ou em forma de arquivo eletrnico. Indicar: apontar, mostrar, sinalizar o valor de uma varivel. Sinalizar: na qual o instrumento somente indica se a grandeza medida se encontra acima ou abaixo de certos valores pr-fixados. Transmitir: o instrumento transforma o sinal medido em outro, que passa ser transmitido distncia. Os transmissores mais comuns so: 1. Pneumticos: que convertem a medio da varivel em um sinal proporcional de presso de ar comprimido. No sistema americano, os limites da faixa de medio correspondem a 3 e 15 psi. No sistema europeu, os limites so de 0,2 e 0,1 Kgf/cm2. 2. Eletrnicos: que convertem a medio da varivel em um sinal proporcional eltrico, de 4 20 mA, ou 10 50 mA. Os sinais so transmitidos, no caso de transmisso pneumtica, atravs de tubos de cobre ou plstico de cerca de 6 mm do dimetro externo, enquanto que no caso de transmisso eletrnica usa-se em geral 2 fios. 3. Digitais: Fieldbus um sistema de comunicao digital bidirecional que interliga equipamentos inteligentes de campo com sistema de controle ou equipamentos localizados na sala de controle. A recepo se faz por medidores de presso (receptores pneumticos) ou miliampermetros. Nota-se que, uma vezes colhido o tipo de transmisso e o sinal, os receptores sero iguais entre si, diferenciando-se somente uns dos outros pela escala. INSTRUMENTAO INDUSTRIAL DEFINIES GERAIS Varivel: so condies ou situaes que ocorrem durante um processo produtivo, que podem ou no interferir no processo ou no produto, alterando a qualidade, a produtividade ou deixando o processo inseguro. As principais variveis so: temperatura, presso, vazo e nvel. VARIVEL CONTROLADA: valores pr-determinados. a grandeza que desejamos manter dentro de certos parmetros ou

VARIVEL MANIPULADA: a grandeza que efetivamente manuseamos a fim de manter a varivel controlada, dentro dos valores desejados. Estas grandezas nem sempre so coincidentes.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 06 DE 0115

Processo: seqncia de operaes em um conjunto de mquinas e/ou equipamentos necessrios para a manufatura de um produto. Os instrumentos podem estar localizados em painis na sala de controle e/ou no campo. Os instrumentos que medem, indicam ou controlam essas variveis no processo possuem sensibilidade e grau de aperfeioamento extremamente apurados requerendo, por isto, cuidados especiais de manuseio. Alm disso, deve o operador ter sempre em mente que os instrumentos tambm representam a segurana da unidade e do pessoal e que deles dependem a qualidade e a correta especificao na elaborao dos produtos. INSTRUMENTAO INDUSTRIAL CARACTERSTICAS DE INSTRUMENTOS a) Faixa de medida (RANGE): conjunto de valores da varivel medida que esto compreendidos dentro dos limites inferior e superior da capacidade de medida ou de transmisso do instrumento. Expressa-se determinando os valores extremos;

b) Alcance (SPAN): a diferena algbrica entre os valores superior e inferior da faixa de medida do instrumento. Por exemplo, um instrumento com faixa de medida de 100C a 250C, possui um alcance de 150C. c) Erro: a diferena entre o valor medido ou transmitido pelo instrumento, em relao ao valor real da varivel medida. Se tivermos o processo em regime permanente, estvel, chamaremos de "erro esttico" que ser positivo ou negativo, dependendo da indicao do instrumento que poder estar indicando a mais ou a menos. Quando tivermos a varivel se alterando, teremos um atraso na transferncia de energia do meio para o medidor, onde o valor medido estar geralmente atrasado em relao ao valor real da varivel. Esta diferena chamada de "erro dinmico";

d) Preciso: define-se como sendo o maior valor de erro esttico que um instrumento pode ter ao longo de sua faixa de trabalho. Pode ser expressa de diversas maneiras como: porcentagem do alcance, unidade da varivel e porcentagem do valor medido; e) Zona morta: a no alterao na indicao ou no sinal de sada de um instrumento ou em valores absolutos da faixa de medida do mesmo, apesar de ter ocorrido uma sensvel variao da varivel. Por exemplo, um instrumento com faixa de medida entre 0C a 200C possui uma zona morta de 0,1% do alcance, ou seja 0,2C. Portanto, para variaes inferiores a este valor, o instrumento no apresentar alterao da medida; Sensibilidade (linearity): a razo entre a variao do valor medido ou transmitido para um instrumento e a variao da varivel que o acionou, aps ter alcanado o estado de repouso. Pode ser expressa em unidades de medida de sada e de entrada. Por exemplo, um termmetro de vidro com faixa de medida de 0C a 500C possui uma escala de leitura de 50cm, portanto, a sua sensibilidade de 0,1cm/C;

f)

g) Histerese: a diferena mxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a varivel percorre toda a escala nos sentidos ascendente e descendente; h) Repetibilidade: a mxima diferena entre diversas medidas de um mesmo valor da varivel, adotando sempre o mesmo sentido de variao. Expressa-se em porcentagem do alcance; i) Resoluo: a menor variao que se pode detectar. A resoluo est relacionada com o nmero de "bit" do instrumento: quanto maior o nmero de "bit" melhor a resoluo. O clculo da resoluo de um instrumento dado pelo quociente da faixa de medida por 2 nmero de "bit" do mesmo. Por exemplo, para um transdutor linear de 100mm e 12 bit, tem-se uma resoluo de 0,024mm. Valor desejado (ou set-point ou set-value): controlada.
Curso de Instrumentao Industrial

j)

o valor no qual desejamos manter a varivel

PG. 07 DE 0115

k) Desvio (Off-set); a diferena porventura existente entre o valor desejado e o valor da varivel controlada. Classificao dos instrumentos Sob o ponto de vista do operador, os instrumentos podem classificar-se em: Segundo sua localizao a) Instrumentos de painel, localizados na sala de controle; b) Instrumentos de campo, localizados na rea das unidades. Segundo suas funes a) Instrumentos de medio da varivel; b) Instrumentos de controle da varivel, segundo informaes obtidas pelos instrumentos de medio; c) Instrumentos de alarme, que alertam o operador sobre condies anormais das variveis, dentro da margem de segurana que o processo e a unidade exigem. Segundo suas caractersticas a) Instrumentos indicadores, nos quais a varivel indicada por meio de um ponteiro em uma escala, ou digital; b) Instrumentos registradores, nos quais a varivel registrada em uma carta por meio de uma pena; c) Instrumentos controladores, que mantm a varivel num valor pr-determinado. Naturalmente, os instrumentos podem desempenhar, simultaneamente, uma ou mais das funes citadas. Por exemplo: pode ser simplesmente indicador; Por exemplo: pode ser simplesmente registrador; Por exemplo: pode ser simplesmente controlador; Por exemplo: pode ser indicador controlador; Por exemplo: pode ser registrador controlador. Sistemas de transmisso (leitura remota) Em geral, a medio de uma varivel feita no campo e o instrumento pelo qual se acompanha o valor dessa varivel est na Casa de Controle. Isto possvel devido ao que chamamos de transmisso. Instrumentos que incorporam dispositivos para efetuar a transmisso so chamados instrumentos transmissores. Esses dispositivos de transmisso empregam uma fonte de energia auxiliar. Assim, conforme a natureza dessa energia auxiliar, os transmissores se classificam em: pneumticos, hidrulicos e eltricos. Os transmissores pneumticos poderiam usar como fonte de energia qualquer gs seco pressurizado, entretanto, geralmente, usado ar comprimido seco. Os transmissores hidrulicos poderiam usar qualquer lquido, sendo comum o leo. Os transmissores eltricos usam, naturalmente, a energia eltrica. Existem elementos medidores que por natureza geram energia eltrica e no precisam de dispositivo adicional para transmisso, apenas meio para transmitir (fios condutores). Se admitirmos que uma varivel quando medida varia de 0 a 100, existem convenes que relacionam esse intervalo de medio com uma faixa de transmisso. Assim, por exemplo, so comuns as faixas de 3 a 15 psi (libras por polegada quadrada), ou 0,2 a 1 kgf/cm2 (quilogramas por centmetro quadrado) na transmisso pneumtica. Ou 4 a 20 mA (mili amperes) na transmisso eltrica analgica ou 20 mV (milivolts) na transmisso eltrica digital.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 08 DE 0115

CONTROLE AUTOMTICO Nos processos industriais antigos ou de pequeno porte as variveis eram controladas pelo elemento humano; o controle manual. Atualmente, devido a complexidade dos processos, seja por questes de segurana ou de economia, o elemento humano foi substitudo por instrumentos capazes de executar essas tarefas: so os controladores automticos. A mo de obra pode ser extremamente reduzida, uma vez que restaram poucas operaes manuais e a fiscalizao ou superviso geral da instrumentao de fcil execuo. Como vantagens de controle automtico sobre o elemento humano, temos: Reduo de custos atravs da diminuio de mo de obra; Garantia de uniformidade de produtos acabados; Garantia maior de segurana pessoal e do equipamento. Conceito de controle automtico Entende-se por controle automtico um conjunto de operaes que consistem em: Medir uma varivel; Comparar esta medida com um valor desejado; Corrigir o desvio observado. A figura abaixo mostra, sob a forma de notao de blocos, o conceito de controle automtico.

Os componentes principais do controle automtico so: o processo e o controlador automtico. O processo ou sistema controlado compreende uma operao ou uma srie de operaes realizadas no, ou pelo equipamento, no qual uma varivel controlada. O controlador automtico um instrumento que recebe o valor da varivel medida e atua para corrigir ou limitar o desvio dessa varivel em relao a um ponto de controle (valor constante pr-estabelecido para a varivel) ou ento limitar o desvio da varivel em relao a uma lei pr-estabelecida (valor varivel da prpria varivel). O controlador atua sobre o elemento final de controle. O elemento final de controle o dispositivo que varia diretamente o valor da varivel manipulada. Varivel controlada a quantidade ou condio que medida e controlada. Varivel manipulada a quantidade ou condio que variada pelo elemento final de controle, de modo a efetuar o valor da varivel controlada.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 09 DE 0115

Meio controlado a energia ou material do processo no qual a varivel medida e controlada. Agenda de controle a energia ou material do processo, do qual a varivel manipulada uma condio ou caracterstica.

Funes do Controle Automtico Muitos Controles, sejam eles controlados manualmente ou automaticamente, iro se comportar de maneira satisfatria apenas quando os valores de certas variveis do processo forem mantidas dentro de limites determinados. Ento, a funo do controle do processo manipular a relao entrada e sada de energia, de maneira que as variveis do processo sejam mantidas dentro dos limites desejveis. Um controlador automtico pode ser definido como um mecanismo o que mede o valor da varivel do processo e opera de maneira a limitar o desvio desta varivel, em volta do valor desejado. A varivel do processo, que mantida dentro de limites, chamada de varivel controlada.

Elementos de Controle Automtico Os elementos funcionais de um sistema de controle automtico e sua interao numa cadeia de controle fechada, so mostrados na figura abaixo. Uma comparao mostra que o controlador automtico desempenha as mesmas funes bsicas (e na mesma ordem), que o operador humano no processo. Relao das quatro funes de controle e dos elementos bsicos de um controlador automtico, para um controle em cadeia fechada. Os elementos de medio efetuam de medir, sentem a avaliam a varivel de sada do processo. A funo de comparao de valor medido da varivel de sada com seu valor desejado, feita pelo detetor de erro, que produz um sinal quando existe um desvio entre o valor mantido e o desejado. Este final de atuao muitas vezes chamado de erro. Este sinal tem uma certa relao com o desvio, que pode ser chamada: funo de computao.

Vantagens de Controle Automtico na Indstria: No demais nas vantagens que a automao com controladores individuais ou com computador central indstria. Eis uma lista de alguns desses aspectos favorveis: 1 - Eliminao de trabalhos montonos ou exigindo ateno concentrada. 2 - Eliminao do erro humano. 3 - Diminuio das horas-homem para a mesma produo. 4 - Aumento na quantidade do produto ou no nmero de unidades fabricadas. 5 - Melhoria na qualidade dos produtos. 6 - Melhor aproveitamento de matrias-primas. 7 - Melhor aproveitamento de energia. 8 - Menor desgaste do equipamento fabril. 9 - Melhoria na uniformidade dos produtos. 10 - Em resumo: aumentos de produtividade podendo ir de alguns % at valores muito altos.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 010 DE 0115

Diagrama de Blocos de um Sistema de Controle A automao de processos tem recebido de estudiosos de todos os assuntos a maior ateno, dada a sua influncia tanto no campo tecnolgico como humano, onde a mo de obra no especializada vem sendo substituda, sendo esta substituio, acelerada ou retardada de acordo com os interesses econmicos em jogo. A bem da verdade j nos dias de hoje a mo de obra no automatizada, histrica nos pases desenvolvidos, pouco importante naqueles em desenvolvimento e fator de atraso nos subdesenvolvidos. Destes fatos surge a preocupao de dotar o tcnico brasileiro de um conhecimento amplo sobre sistemas de controles automticos e instrumentos capazes de realizar este controle. A dedicao na anlise de instrumentos capazes de detectar, manipular, registrar e atuar sobre grandezas fsicas envolvidas em processos automticos; tambm objetos deste nosso trabalho. Basicamente, um sistema de controle automtico opera segundo o diagrama de blocos da figura 1, onde adicionado ao processo uma malha de realimentao capaz de atuar sobre a entrada do sistema.

Nosso objetivo prende-se mais malha de realimentao que ao processo propriamente dito. Assim, na figura 2 temos a malha de realimentao mais detalhada.

Classificao dos Controles A utilizao de controles automticos se d quando desejamos alta confiabilidade, muita rapidez e grande economia podendo ser estes trs fatores, considerados individualmente ou em conjunto. Baseado ainda nestes trs fatores podemos dividir os sistemas de controle segundo a sua operao em: a) Sistemas de Malha Aberta b) Sistemas de Malha Fechada Nos sistemas de malha aberta temos operao discreta do atuador, sendo que aps o comando o sistema de controle perde sua ao sobre o processo, ficando a espera de uma nova ordem. A figura 3 mostra o esquema de um sistema de malha aberta.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 011 DE 0115

Nos sistemas de malha temos uma operao contnua, e a cada instante a varivel de sada comparada com um padro. Dependendo da informao resultante temos um comando do atuador sobre a varivel a ser controlada. Na figura 4 mostramos um sistema de malha fechada.

Captulo 04 Simbologias
A simbologia de instrumentao analgica e digital, compartilhada e integral, distribuda e centralizada se baseia nas seguintes normas americanas (geralmente traduzidas para o portugus) : 1. ISA S5.1, Instrumentation Symbols and Identification, 1984 2. ISA S5.3, Graphic Symbols for Distributed Control/Shared Display Instrumentation, Logic and Computer Systems, 1983 Aplicaes Os smbolos de instrumentao so encontrados principalmente em 1. fluxogramas de processo e de engenharia, 2. desenhos de detalhamento de instrumentao instalao, diagramas de ligao, plantas de localizao, diagramas lgicos de controle, listagem de instrumentos, 3. painis sinpticos e semigrficos na sala de controle, 4. diagramas de telas de vdeo de estaes de controle. Geral Cada instrumento ou funo a ser identificada designado por um conjunto alfanumrico ou nmero de tag. A parte de identificao da malha correspondente ao nmero comum a todos os instrumentos da mesma malha. O tag pode ainda ter sufixo para completar a identificao. Nmero de tag tpico TIC 103 T TIC T IC 103 Identificao do instrumento ou tag do instrumento Identificao da malha (malha de temperatura, nmero 103) Identificao funcional Controlador Indicador de temperatura Primeira letra (varivel da malha) Letras subsequentes (funo do instrumento na malha

O nmero da malha do instrumento pode incluir o cdigo da informao da rea . Por exemplo, o TIC 500-103, TIC 500-104, aos dois controladores indicadores de temperatura, ambos da rea 500 e os nmeros seqenciais so 103 e 104. Identificao funcional A identificao funcional do instrumento ou seu equivalente funcional consiste de letras da Tab. 1 e inclui uma primeira letra, que a varivel do processo medida ou de inicializao. A primeira letra pode ter um modificador opcional. Por exemplo, PT o transmissor de presso e PDT o transmissor de presso diferencial. A identificao funcional do instrumento feita de acordo com sua funo e no de sua construo.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 012 DE 0115

Identificao da malha A identificao da malha geralmente feita por um nmero, colocado ao final da identificao funcional do instrumento associado a uma varivel de processo. A numerao pode ser serial ou paralela. Numerao paralela comea de 0 ou para cada varivel, TIC-100, FIC-100, LIC-100 e AI-100. Numerao serial usa uma nica seqncia de nmeros, de modo que se tem TIC-100, FIC-101, LIC102 e AI-103. A numerao pode comear de 1 ou qualquer outro nmero conveniente, como 101, 1001, 1201. Linhas entre os Instrumentos As linhas de ligaes entre os instrumentos devem ser mais finas que as linhas de processo e so simbolizadas como mostrado a seguir. Sinal indefinido: conexo com processo, elo mecnico ou alimentao do instrumento Sinal pneumtico, tpico de 20 a 100 kPa (3 a 15 psi) Sinal eletrnico, tpico de 4 a 20 mA cc Sinal de ligao por programao ou elo de comunicao Sinal eletromagntico ou snico (guiado) Sinal eletromagntico ou snico (no guiado) Sinal hidrulico Tubo capilar Linha de processo

~ ~ ~ ~ ~ ~ L L L

Exemplo para simbologia de malha de controle:

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 013 DE 0115

Letras para simbologias

Primeira letra Varivel A B C D E F G H I J K L


M

Letras subsequentes Funo display Alarme Escolha (1) Funo sada Escolha (1) Controle (13) Modificad or Escolha (1)

Modificador

Anlise (5,19) Queimador Escolha (1) Escolha (1) Tenso (f.e.m.) Vazo (flow) Escolha (1) Manual (hand) Corrente Potncia Tempo Nvel (level) Escolha (1) Escolha (1) Escolha (1) Presso, Vcuo Quantidade Radiao Velocidade ou Freqncia Temperatura Multivarivel (6) Vibrao, Anlise mecnica Peso, Fora No classificado (2) Varivel a definir Evento, Estado Funo a definir Eixo X Segurana (8) Integral, Total (4) Momentneo Varredura (scan) (7) Tempo de mudana (4, 21) Frao ou relao (4) Diferencial

Elemento sensor Visor (9) ou indicador local Indicao (10)

Alto (high) (7, 15, 16)

Estao controle (22) Lmpada (11) Baixo (low) (7, 15, 16) Mdio (7, 15) Escolha (1)

N O P Q R S T U V
W

Escolha (1) Orifcio ou Restrio Ponto de teste

Escolha (1)

Registro (17) Chave (13) Transmisso (18) Multifuno (12) Vlvula, damper (13)

Multifuno (12)

Multifuno (12)

Poo (well) No classificado (2) No classificado (2) Rel, computao (13, 14, 18)
PG. 014 DE 0115

No classificado (2)

Eixo Y

Curso de Instrumentao Industrial

Posio ou Dimenso

Eixo Z

Elemento final

Balo do Instrumento O instrumento completo simbolizado por um pequeno balo circular, com dimetro aproximado de 12 mm. Porem, os avanos nos sistemas de controle com instrumentao aplicando microprocessador, computador digital, que permitem funes compartilhadas em um nico instrumento e que utilizam ligaes por programao ou por elo de comunicao, fizeram surgir outros smbolos de instrumentos e de interligaes. Representao dos instrumentos em Diagramas P&I Sala de Controle Central Acessvel ao Atras do painel operador ou inacessvel ao operador Equipamento Instrumento discreto Equipamento compartilhado Instrumento compartilhado Software Funo de computador Lgica compartilhada Controle Lgico Programvel Instrumentos compartilhando o mesmo invlucro. No mandatrio mostrar uma caixa comum. Local Auxiliar Acessvel ao operador Atras do painel ou inacessvel ao operador Campo Montado no campo

Captulo 05 Sensores de posicionamento


So sensores que se destinam a detectar a aproximao de um corpo, podendo este ser metlico, no metlico, magntico, etc. O sinal produzido binrio, onde pode ser aplicado em controle on-off, intertravamento, alarme, seqncia de acionamentos, etc. Abaixo relacionados temos os tipos de detetores por aproximao: - Detetor de limite mecnico; (Micro Swich); - Detetor de limite magntico ("Reed Switch"); - Detetor de limite indutivo; - Detetor de limite capacitivo; - Detetor de limite ptico; - Detetor de limite magntico-indutivo.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 015 DE 0115

Neste captulo sero vistos os elementos emissor de sinais por aproximao, isto , sem o contato das partes mveis a serem detectadas. - Indutivo Esse tipo de sensor detecta qualquer tipo de objeto metlico, podendo realizar, entre outras aplicaes, contagem e medies de velocidade. Atuam geralmente numa faixa de distncia de 0,6 mm a 75 mm. So encontrados principalmente na indstria automobilstica, txtil, papel e celulose e plstico. Esse tipo representa 60% dos sensores utilizados. O principio de funcionamento se d atravs da gerao de um campo eletromagntico na face. No tipo indutivo o objeto que se aproxima deve ser metlico, pois far parte do ncleo de um indutor, e a indutncia s ser modificada com a introduo de metais no campo magntico do indutor. Os sensores indutivos podem ser de corrente alternada ou contnua e este ltimo a dois ou a quatro fios. No tipo para corrente alternada o sensor aciona diretamente a carga (rels, cargas resistivas, pequenos motores ) atravs de um triac interno. Ver diagrama e dados.

Distncia de deteco tenses de operao carga mxima carga mnima

10mm 42 a 130Vca 120 a 240Vca (42Vca) - 12VA - 0,28 A (220Vca) - 80VA - 0,36 A 8VA

Os tipos de corrente contnua s acionam cargas de corrente contnua de baixa potncia. Isso exige a utilizao de um rel para o acionamento indireto de cargas maiores e de corrente alternada. O tipo a dois fios deve deve ser ligado em srie, como no de corrente alternada. No tipo a quatro fios dois desses fios so conectados fonte e os outros dois so as sadas, uma NA e outra NF sendo comum o terminal positivo ou o negativo desta fonte, dependendo do tipo. A sada do sensor a transistor e de acordo com seu tipo, NPN ou PNP, apresenta dois tipos de ligao diferentes: No tipo NPN, ao ser acionada, a sada apresenta potencial nagativo, logo, a carga dever ser ligada entre o positivo da fonte e a sada.

NA sada simples sada tipo inversor

NF

No tipo PNP, ao ser acionada, a sada apresenta potencial positivo, logo a carga dever ser ligada entre o negativo da fonte e a sada.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 016 DE 0115

NA sada simples sada tipo inversor

NF

- Capacitivo Esses sensores detectam qualquer tipo de objeto, tipos de material em detrimento de outros (como vidro e no plstico) e at a presena de determinados materiais dentro de recipientes (como a presena de lquidos dentro de garrafas). O tipo capacitivo tem como elemento sensor o dieltrico de um capacitor, podendo assim o objeto ser de qualquer natureza material exceto gasosa. Os sensores capacitivos tambm podem ser de alimentao do tipo a dois fios de corrente contnua e de corrente alternada, e a quatro fios de corrente contnua todos com ligaes idnticas aos indutivos. A forma de ligao do sensor em geral, mostrada no corpo do prprio sensor devendo ser em seguida com muita ateno principalmente quanto a corrente mxima, a faixa de tenso e polaridade nos tipos de alimentao contnua -Sensor ptico Sensores capazes de detectar qualquer tipo de objeto que reflete luz. Alguns sensores especiais detectam at objetos pretos ou transparentes (cada objeto ir gerar um fator de reduo para o sensor). Nessa linha esto os sensores com fibra ptica e laser, que permitem maior preciso e aplicaes de difcil acesso. Esto divididos em trs segmentos: difuso (possui o emissor e o receptor em um nico corpo e o acionamento acontece quando um objeto entra na regio de atuao do sensor e reflete o feixe de luz), retro-reflexivo (tambm possui o emissor e o receptor no mesmo corpo, tem um espelho prismtico, e acionado quando um objeto interrompe o feixe de luz refletido pelo espelho) e barreira (quando o sensor e o receptor esto em corpos separados, e o acionamento acontece quando o objeto interrompe o feixe de luz). So encontrados nas reas de empacotamento, paletizadoras, processamento de papel e plstico, industria txtil e deteco de cor e de marca. Tambm no ptico qualquer objeto percebido desde que no seja translcido. O sensor ptico tem a vantagem de no precisar de grande proximidade do objeto. O sensor se apresenta em dois tipos: *Barreira: h um transmissor de luz e um receptor de luz, e este acionar contatos internos em quanto o feixe atingir o receptor, estando necessariamente o transmissor e o receptor separados. *Reflexivo: O transmissor e o receptor so montados em um mesmo corpo e a luz emitida em sentido contrrio ao do receptor ( que est ao lado do receptor ), o feixe luminoso s atinge o sensor quando reflete em algum objeto e volta ao mesmo, por isso este tipo recebe a denominao de reflexivo. Em geral, utiliza-se um espelho para a reflexo, e o objeto detectado interrompe o retorno do feixe luminoso. Neste caso o objeto no deve refletir a luz e por isso no deve passar muito prximo ao sensor. TIPO BARREIRA OBJETO DETECTADO

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 017 DE 0115

FONTE DE LUZ

SENSOR

TIPO REFLEXIVO

ELEMENTO TRANSMISSOR

ESPELHO

ELEMENTO TRANSMISSOR

- Magntico (Reed switch) Lminas flexveis encapsulada num invlucro de vidro, formam um dos mais versteis dispositivos eletrnicos com aplicaes que vo desde simples interruptor at a de sensveis sensores para as mais diversas modalidades de acionamento. Neste captulo veremos o princpio de funcionamento dos reed switches e apresentaremos algumas aplicaes. Como o prprio nome sugere, o reed switch uma chave de lmina sendo formado por duas ou mais lminas de metal encapsuladas numa ampola de vidro.

Como no h possibilidade de termos um acesso direto s lminas, para que possamos acionar o dispositivo fazemos uso de um campo magntico externo. Este campo magntico atua sobre as lminas que se magnetizam por induo e com isso se flexionam para fechar o circuito encostando uma na outra ou ento fazendo uma comutao num sistemas de trs lminas. Para que obtenhamos uma operao deste dispositivo com caracterstica que permitam sua utilizao com o mximo de confiabilidade, todas as partes devem obedecer a certos requisitos. Partimos ento das lminas. As lminas Evidentemente o material com que so fabricadas as lminas devem ter propriedades ferromagnticas, para que possam sofrer uma magnetizao sob a ao de um campo externo. O material usado o ferro-nquel, uma liga de alta permeabilidade para que no haja perda do fluxo magntico. A reteno magntica deve ser o menor possvel para evitar que o magnetismo remanescente prejudique o funcionamento do dispositivo quando o campo externo desaparece. A presena desta reteno fariam com que os contatos "grudassem" permanecendo o dispositivo ligado mesmo depois de retirado o campo externo de acionamento. O coeficiente de dilatao da lminas deve ser equivalente ao do vidro do encapsulamento para evitar problemas durante o processo de soldagem. Uma dilatao desigual com o aquecimento poderia
Curso de Instrumentao Industrial PG. 018 DE 0115

resultar em micro-trincas no vidro que causariam a fuga do gs interno do dispositivo que, conforme veremos de grande importncia tanto no desempenho do dispositivo como na determinao de sua vida til. A superfcie das lminas deve ser totalmente limpa, isenta de gases que possam causar problemas de funcionamento. Finalmente, a dureza da liga de ferro-nquel deve ser rigorosamente controlada. O vidro O vidro usado na construo dos reeds switches deve apresentar caractersticas especiais. Uma delas a alta resistividade, pois as lminas fazem contato internamente a ampola e portanto este deve funcionar como um perfeito isolante. Nas ampolas que possuem sistemas reversveis, existe uma pequena pastilha de quartzo entre as lminas NA e NF, para garantir a isolao neste ponto em que existe uma grande proximidade fsica entre eles. conforme a figura que segue.

obvio que, pelas mesmas razes expostas, ao falarmos das lminas o vidro deve ter um determinado coeficiente de dilatao. Para aumentar a capacidade de dissipao de calor do dispositivo, xido de fero acrescentado ao vidro, o que lhe d a colorao esverdeada o que caracteriza este tipo de componente. Contatos Mnima resistncia hmica, capacidade de resistir ao faiscamento, so algumas das exigncias para estes elementos dos reed switches. Estas caractersticas so resultantes de banhos eletrolticos rigorosamente controlados. O material mais usado a liga de Rdio/rutnio que tem um ponto de fuso de aproximadamente de 2000 oC e apresenta uma resistncia de contato inicial que pode variar entre 50 e 200 miliohms dependendo do tipo de ampola. As ampolas com contato NA de Rdio/rutnio, comutam, dependendo de seu tamanho potncias de 10 a 15 watts. Para comutao de potncia mais elevadas, at 100 W com contatos NA, existem ampolas com contatos de tungstnio, que tem um ponto de fuso bem mais alto, de 3387 oC, mas com resistncias de contato mais elevadas, da ordem de 500

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 019 DE 0115

Sensores sonares (ou ultrassnicos) Esses sensores utilizam o princpio da emisso de ondas sonoras em altssima freqncia e a medio do tempo levado para recepo da onda sonora chocar-se contra o objeto e voltar, usando o princpio V=s/t.. So capazes de detectar praticamente qualquer tipo de objeto exceto aqueles que no refletem som. Esto divididos em seis princpios de atuao: difuso (a onda sonora se choca com o objeto e comuta a sada. aplicado para detectar a presena ou contagem de peas), reflexivo (emite a onda sonora para um anteparo, e quando um objeto entra na rea de atuao, a sada comutada. aplicado para detectar a presena de objetos com superfcies irregulares), difuso com supresso de fundo (com operao semelhante ao difuso, sendo possvel delimitar a distncia detectando o objeto em determinado ponto), difuso com supresso de frente (tambm semelhante ao difuso, determinando a partir de qual distncia mnima em que o objeto a ser detectado deve estar posicionado para redefinir a sada), difuso com supresso de frente e fundo (determina-se o intervalo de espao no qual o objeto deve estar posicionado para que a sada se estabelea), e sada analgica (podem medir distncia e apresentar valores equivalentes de tenso e corrente). Os sensores sonares podem ainda ser ligados a uma interface de comunicao e alguns parmetros serem programados via computador. So encontrados, por exemplo, na medio de nveis de tanques.

Sensor de deslocamento Transdutores lineares de deslocamento so sensores projetados para medir deslocamentos, pelo princpio da fita plstica condutiva (filme espesso), para cursos de 10mm a 2.000mm. A mxima velocidade de deslocamento de 10m/s, com vida til de 25x106 metros de deslocamento percorrido, ou 100x106 operaes, vlido para aquele que ocorrer primeiro. Um tipo de transdutor linear de deslocamento o Doc 074, modelo PZ 34F da Gefran Brasil, com fixao atravs de flange. A FIG. 3 apresenta a fotografia deste transdutor linear de deslocamento. Algumas de suas especificaes tcnicas: Curso eltrico til (mm): 25 a 250; Linearidade independente: 0,2% / 25mm 0,1% / 50mm a 100mm 0,05% / 125mm a 250mm Faixa de temperatura permissvel: -30C a 100C; Velocidade mxima de deslocamento: 10m/s; Fora de acionamento: <0,5N; Grau de proteo (DIN 40050): IP60; Ligaes eltricas: cabo blindado 3x0,25 / 1m; Dimenso do corpo: 83,5 a 308,5 mm.

Captulo 06 Varivel Temperatura


O objetivo de se medir e controlar as diversas variveis fsicas em processos industriais obter produtos de alta qualidade, com melhores condies de rendimento e segurana, a custos compatveis com as necessidades do mercado consumidor.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 020 DE 0115

Nos diversos segmentos de mercado seja, eles qumico, petroqumico, siderrgico, cermico, farmacutico, vidreiro, alimentcio, papel e celulose, hidreltrico, nuclear entre outros, a monitorao da varivel temperatura fundamental para a obteno do produto final especificado. Termometria significa "Medio de Temperatura". Eventualmente o termo Pirometria tambm aplicado com o mesmo significado, porm, baseando-se na etimologia das palavras, podemos definir: PIROMETRIA - Medio de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiao trmica passam a se manifestar. CRIOMETRIA - Medio de baixas temperaturas, ou seja, aquelas prximas ao zero absoluto de temperatura. TERMOMETRIA - Termo mais abrangente que incluiria tanto a Pirometria, como a Criometria que seriam casos particulares de medio. TEMPERATURA E CALOR Todas as substncias so constitudas de pequenas partculas, as molculas que se encontram em contnuo movimento. Quanto mais rpido o movimento das molculas mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo. Ento define-se temperatura como o grau de agitao trmica das molculas. Na prtica a temperatura representada em uma escala numrica, onde, quanto maior o seu valor, maior a energia cintica mdia dos tomos do corpo em questo. Outros conceitos que se confundem s vezes com o de temperatura so: . Energia Trmica. . Calor. A Energia Trmica de um corpo a somatria das energias cinticas, dos seus tomos, e alm de depender da temperatura, depende tambm da massa e do tipo de substncia. Calor energia em trnsito ou a forma de energia que transferida atravs da fronteira de um sistema em virtude da diferena de temperatura. At o final do sculo XVI, quando foi desenvolvido o primeiro dispositivo para avaliar temperatura, os sentidos do nosso corpo foram os nicos elementos de que dispunham os homens para dizer se um certo corpo estava mais quente ou frio do que um outro, apesar da inadequao destes sentidos sob ponto de vista cientfico. A literatura geralmente reconhece trs meios distintos de transmisso de calor: conduo, radiao e conveco. Conduo A conduo um processo pelo qual o calor flui de uma regio de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa, dentro de um meio slido, lquido ou gasoso ou entre meios diferentes em contato fsico direto.

Radiao A radiao um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um de baixa, quando os mesmos esto separados no espao, ainda que exista um vcuo entre eles. Conveco A conveco um processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento da mistura. A conveco mais importante como mecanismo de transferncia de energia ( calor ) entre uma superfcie slida e um lqido ou gs. ESCALAS DE TEMPERATURA Desde o incio da termometria, os cientistas, pesquisadores e fabricantes de termmetro, sentiam a dificuldade para atribuir valores de forma padronizada temperatura por meio de escalas reproduzveis, como existia na poca, para Peso, Distncia, Tempo. As escalas que ficaram consagradas pelo uso foram Fahrenheit e a Celsius. A escala Fahrenheit definida atualmente com o valor 32 no ponto de fuso do gelo e 212 no ponto de ebulio
Curso de Instrumentao Industrial PG. 021 DE 0115

da gua. O intervalo entre estes dois pontos dividido em 180 partes iguais, e cada parte um grau Fahrenheit. A escala Celsius definida atualmente com o valor zero no ponto de fuso do gelo e 100 no ponto de ebulio da gua. O intervalo entre os dois pontos est dividido em 100 partes iguais, e cada parte um grau Celsius. A denominao "grau centgrado" utilizada anteriormente no lugar de "Grau Celsius", no mais recomendada, devendo ser evitado o seu uso. Tanto a escala Celsius como a Fahrenheit, so relativas, ou seja, os seus valores numricos de referncia so totalmente arbitrrios. Se abaixarmos a temperatura continuamente de uma substncia, atingimos um ponto limite alm do qual impossvel ultrapassar, pela prpria definio de temperatura. Este ponto, onde cessa praticamente todo movimento atmico, o zero absoluto de temperatura. Atravs da extrapolao das leituras do termmetro gs, pois os gases se liqefazem antes de atingir o zero absoluto, calculou-se a temperatura deste ponto na escala Celsius em -273,15C. Existem escalas absolutas de temperatura, assim chamadas porque o zero delas fixado no zero absoluto de temperatura. Existem duas escalas absolutas atualmente em uso: a Escala Kelvin e a Rankine. A Escala Kelvin possui a mesma diviso da Celsius, isto , um grau Kelvin igual um grau Celsius, porm o seu zero se inicia no ponto de temperatura mais baixa possvel, 273,15 graus abaixo do zero da Escala Celsius. A Escala Rankine possui obviamente o mesmo zero da escala Kelvin, porm sua diviso idntica da Escala Fahrenheit. A representao das escalas absolutas anloga s escalas relativas:Kelvin ==> 400K (sem o smbolo de grau " "). Rankine ==> 785R. A Escala Fahrenheit usada principalmente na Inglaterra e Estados Unidos da Amrica, porm seu uso tem declinado a favor da Escala Celsius de aceitao universal. A Escala Kelvin utilizada nos meios cientficos no mundo inteiro e deve substituir no futuro a escala Rankine quando estiver em desuso a Fahrenheit. Existe uma outra escala relativa a Reamur, hoje j praticamente em desuso. Esta escala adota como zero o ponto de fuso do gelo e 80 o ponto de ebulio da gua. O intervalo dividido em oitenta partes iguais. (Representao - Re). Converso de escalas A figura seguir, compara as escalas de temperaturas existentes

Desta comparao podemos retirar algumas relaes bsicas entre as escalas: C = F 32 = K 273 = R - 491 5 9 5 9 Outras relaes podem ser obtidas combinando as apresentadas entre si. Exemplo: O ponto de ebulio do oxignio -182,86C. Exprimir esta temperatura a) C p/ K : K = 273 + (-182,86) = 90,14 K
Curso de Instrumentao Industrial PG. 022 DE 0115

em:

b) C p/ F : - 182,86 = F-32 = - 297,14 F 5 9 c) C p/ R : - 182,86 = R 491 = 161,85 R 5 9

Escala Internacional de Temperatura

Para melhor expressar as leis da termodinmica, foi criada uma escala baseada em fenmenos de mudana de estado fsico de substncias puras, que ocorrem em condies nicas de temperatura e presso. So chamados de pontos fixos de temperatura. Chama-se esta escala de IPTS - Escala Prtica Internacional de Temperatura. A primeira escala prtica internacional de temperatura surgiu em 1927 modificada em 1948 (IPTS-48). Em 1960 mais modificaes foram feitas e em 1968 uma nova Escala Prtica Internacional de Temperatura foi publicada (IPTS-68). A mudana de estado de substncias puras (fuso, ebulio) normalmente desenvolvida sem alterao na temperatura. Todo calor recebido ou cedido pela substncia utilizado pelo mecanismo de mudana de estado.

Os pontos fixos utilizados pela IPTS-68 so dados na tabela abaixo: ESTADO DE EQUILBRIO Ponto triplo do hidrognio Ponto de ebulio do hidrognio Ponto de ebulio do nenio Ponto triplo do oxignio Ponto de ebulio do oxignio Ponto triplo da gua Ponto de ebulio da gua Ponto de solidificao do zinco Ponto de solidificao da prata Ponto de solidificao do ouro TEMPERATURA (C) -259,34 -252,87 -246,048 -218,789 -182,962 0,01 100,00 419,58 916,93 1064,43

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 023 DE 0115

Observao: Ponto triplo o ponto em que as fases slida, lquida e gasosa encontram-se em equilbrio. A ainda atual IPTS-68 cobre uma faixa de -259,34 a 1064,34C, baseada em pontos de fuso, ebulio e pontos triplos de certas substncias puras como por exemplo o ponto de fuso de alguns metais puros. Hoje j existe a ITS-90 Escala Internacional de Temperatura, definida em fenmenos determinsticos de temperatura e que definiu alguns pontos fixos de temperatura.

PONTOS FIXOS Ebulio do Oxignio Ponto triplo da gua Solidificao do estanho Solidificao do zinco Solidificao da prata Solidificao do ouro Normas

IPTS-68 -182,962C +0,010C +231,968C +419,580C +961,930C +1064,430C

ITS-90 -182,954C +0,010C +231,928C +419,527C +961,780C +1064,180C

Com o desenvolvimento tecnolgico diferente em diversos pases, criou-se uma srie de normas e padronizaes, cada uma atendendo uma dada regio. As mais importantes so: ANSI - AMERICANA DIN - ALEM JIS - JAPONESA BS - INGLESA UNI - ITALIANA Para atender as diferentes especificaes tcnicas na rea da termometria, cada vez mais se somam os esforos com o objetivo de unificar estas normas. Para tanto, a Comisso Internacional Eletrotcnica - IEC, vem desenvolvendo um trabalho junto aos pases envolvidos neste processo normativo, no somente para obter normas mais completas e aperfeioadas mas tambm de prover meios para a internacionalizao do mercado de instrumentao relativo a termopares. Como um dos participantes desta comisso, o Brasil atravs da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, est tambm diretamente interessado no desdobramento deste assunto e vem adotando tais especificaes como Normas Tcnicas Brasileiras.

MEDIDORES DE TEMPERATURA POR DILATAO/EXPANSO TERMMETRO A DILATAO DE LQUIDO Caractersticas Os termmetros de dilatao de lquidos, baseiam-se na lei de expanso volumtrica de um lquido com a temperatura dentro de um recipiente fechado. A equao que rege esta relao : Vt = Vo.[ 1 + 1.( t) + 2.( t)2 + 3.( t)3 ] onde: t = Temperatura do lquido em OC Vo = Volume do lquido temperatura inicial de referncia to Vt = Volume do lquido temperatura t 1, 2, 3 = Coeficiente de expanso do lquido oC-1 t = t - to
Curso de Instrumentao Industrial PG. 024 DE 0115

Teoricamente esta relao no linear, porm como os termos de segunda e terceira ordem so desprezveis, na prtica consideramos linear. E da: Vt = Vo.( 1 + . t) Os tipos podem variar conforme sua construo: - Recipiente de vidro transparente - Recipiente metlico Termmetros de dilatao de lquido em recipiente de vidro constitudo de um reservatrio, cujo tamanho depende da sensibilidade desejada, soldada a um tubo capilar de seo , mais uniforme possvel fechado na parte superior. O reservatrio e parte do capilar so preenchidos de um lquido. Na parte superior do capilar existe um alargamento que protege o termmetro no caso da temperatura ultrapassar seu limite mximo. Aps a calibrao, a parede do tubo capilar graduada em graus ou fraes deste. A medio de temperatura se faz pela leitura da escala no ponto em que se tem o topo da coluna lquida. Os lquidos mais usados so: Mercrio, Tolueno, lcool e Acetona Nos termmetros industriais, o bulbo de vidro protegido por um poo metlico e o tubo capilar por um invlucro metlico.

LQUIDO Mercrio lcool Etlico Tolueno

PONTO DE SOLIDIFICAO(oC) -39 -115 -92

PONTO DE EBULIO(oC) +357 +78 +110

FAIXA DE USO(oC) -38 550 -100 70 -80 100

No termmetro de mercrio, pode-se elevar o limite mximo at 550 OC injetando-se gs inerte sob presso, evitando a vaporizao do mercrio. Por ser frgil e impossvel registrar sua indicao ou transmiti-la distncia, o uso deste termmetro mais comum em laboratrios ou em indstrias, com a utilizao de uma proteo metlica.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 025 DE 0115

Termmetro de dilatao de lquido em recipiente metlico. Neste termmetro, o lquido preenche todo o recipiente e sob o efeito de um aumento de temperatura se dilata, deformando um elemento extensvel (sensor volumtrico).

Caractersticas dos elementos bsicos deste termmetro: Bulbo Suas dimenses variam de acordo com o tipo de lquido e principalmente com a sensibilidade desejada. A tabela abaixo, mostra os lquidos mais usados e sua faixa de utilizao: LQUIDO Mercrio Xileno Tolueno lcool Capilar Suas dimenses so variveis, sendo que o dimetro interno deve ser o menor possvel, a fim de evitar a influencia da temperatura ambiente, porm no deve oferecer resistncia a passagem do lquido em expanso. Elemento de Medio O elemento usado o Tubo de Bourdon, podendo ser : FAIXA DE UTILIZAO (oC) -35 +550 -40 +400 -80 +100 50 +150

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 026 DE 0115

Os materiais mais usados so: bronze fosforoso, cobre - berlio , ao - inox e ao carbono. Pelo fato deste sistema utilizar lquido inserido num recipiente e da distncia entre o elemento sensor e o bulbo ser considervel, as variaes na temperatura ambiente afetam no somente o lquido no bulbo, mas em todo o sistema (bulbo, capilar e sensor) causando erro de indicao ou registro. Este efeito da temperatura ambiente compensado de duas maneiras que so denominadas classe 1A e classe 1B. Na classe 1B a compensao feita somente no sensor, atravs de uma lamina bimetlica. Este sistema normalmente preferido por ser mais simples, porm o comprimento mximo do capilar para este sistema de compensao de aproximadamente 6 metros. Quando esta distncia for maior o instrumento deve possuir sistema de compensao classe 1A, onde a compensao feita no sensor e no capilar, por meio de um segundo capilar ligado a um elemento de compensao idntico ao de medio, sendo os dois ligados em oposio. O segundo capilar tem comprimento idntico ao capilar de medio, porm no est ligado a um bulbo. A aplicao destes termmetros, se encontra na indstria em geral para indicao e registro, pois permite leituras remotas e por ser o mais preciso dos sistemas mecnicos de medio de temperatura, porm no recomendvel para controle por causa de seu tempo de resposta ser relativamente grande (mesmo usando fluido trocador de calor entre bulbo e poo de proteo para diminuir este atraso conforme figura abaixo). O poo de proteo, permite manuteno do termmetro com o processo em operao. Recomenda-se no dobrar o capilar com curvatura acentuada para que no se forme restries que prejudicariam o movimento do lquido em seu interior, causando problemas de medio. TERMMETROS PRESSO DE GS Princpio de funcionamento

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 027 DE 0115

Fisicamente idntico ao termmetro de dilatao de lquido, consta de um bulbo, elemento de medio e capilar de ligao entre estes dois elementos. O volume do conjunto constante e preenchido com um gs a alta presso. Com a variao da temperatura, o gs varia sua presso conforme, aproximadamente a lei dos gases perfeitos, com o elemento de medio operando como medidor de presso. A Lei de Gay-Lussac, expressa matematicamente este conceito:

P1 = P2 = . . . = Pn T1 T2 Tn Observa-se que as variaes de presso so linearmente dependentes da temperatura, sendo o volume constante. Caractersticas O gs mais utilizado o N 2 e geralmente pressurizado com uma presso de 20 a 50 atm., na temperatura mnima a medir. Sua faixa de medio vai de -100 a 600 oC, sendo o limite inferior devido a prpria temperatura crtica do gs e o superior proveniente do recipiente apresentar maior permeabilidade ao gs nesta temperatura , o que acarretaria sua perda inutilizando o termmetro. Tipos de gs de enchimento: Gs Hlio ( He ) Hidrognio ( H2 ) Nitrognio ( N2 ) Dixido de Carbono ( CO2 ) TERMMETRO PRESSO DE VAPOR Principio de funcionamento Sua construo bastante semelhante ao de dilatao de lquidos, baseando o seu funcionamento na Lei de Dalton: "A presso de vapor saturado depende somente de sua temperatura e no de seu volume"
Curso de Instrumentao Industrial PG. 028 DE 0115

Temperatura Crtica - 267,8 oC - 239,9 oC - 147,1 oC - 31,1 oC

Portanto para qualquer variao de temperatura haver uma variao na tenso de vapor do gs liqefeito colocado no bulbo do termmetro e, em conseqncia disto, uma variao na presso dentro do capilar. A relao existente entre tenso de vapor de um lquido e sua temperatura do tipo logartmica e pode ser simplificada para pequenos intervalos de temperatura em: P1 /P 2 = H e . ( 1/T 1 - 1/T2 ) / 4,58 onde: P1 e P 2 = Presses absolutas relativas as temperaturas T1 e T2 = Temperaturas absolutas H e = Representa o calor latente de evaporao do lquido em questo

A tabela a seguir, mostra os lquidos mais utilizados e seus pontos de fuso e ebulio: Lquido Cloreto de Metila Butano ter Etlico Tolueno Dixido de enxofre Propano Ponto de Fuso ( oC ) - 139 - 135 - 119 - 95 - 73 - 190 Ponto de ebulio ( oC ) - 24 - 0,5 34 110 - 10 - 42

TERMMETROS DILATAO DE SLIDOS (TERMMETROS BIMETLICOS) Princpio de funcionamento Baseia-se no fenmeno da dilatao linear dos metais com a temperatura. Sendo: Lt = Lo. ( 1 + . t) onde: t= temperatura do metal em oC Lo = comprimento do metal temperatura inicial de referncia t o Lt = comprimento do metal temperatura final t = coeficiente de dilatao linear t= t - t o Caractersticas de construo O termmetro bimetlico consiste em duas laminas de metais com coeficientes de dilatao diferentes sobrepostas, formando uma s pea. Variando-se a temperatura do conjunto, observa-se um encurvamento que proporcional a temperatura.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 029 DE 0115

Na prtica a lamina bimetlica enrolada em forma de espiral ou hlice, o que aumenta bastante a sensibilidade.

HLICE

O termmetro mais usado o de lamina helicoidal, e consiste em um tubo bom condutor de calor, no interior do qual fixado um eixo que por sua vez recebe um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Normalmente usa - se o invar (ao com 64% Fe e 36% Ni) com baixo coeficiente de dilatao e o lato como metal de alto coeficiente de dilatao. A faixa de trabalho dos termmetros bimetlicos vai aproximadamente de -50 a 800 oC, sendo sua escala bastante linear. Possui exatido na ordem de +/- 1%.

Medio de temperatura com Termopar Um termopar consiste de dois condutores metlicos, de natureza distinta, na forma de metais puros ou de ligas homogneas. Os fios so soldados em um extremo ao qual se d o nome de junta quente ou junta de medio. A outra extremidade dos fios levada ao instrumento de medio de f.e.m. ( fora eletromotriz ), fechando um circuito eltrico por onde flui a corrente. O ponto onde os fios que formam o termopar se conectam ao instrumento de medio chamado de junta fria ou de referncia.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 030 DE 0115

O aquecimento da juno de dois metais gera o aparecimento de uma f.e.m.. Este princpio conhecido por efeito Seebeck propiciou a utilizao de termopares para a medio de temperatura. Nas aplicaes prticas o termopar apresenta-se normalmente conforme a figura acima . O sinal de f.e.m. gerado pelo gradiente de temperatura ( T ) existente entre as juntas quente e fria, ser de um modo geral indicado, registrado ou transmitido. Efeitos Termoeltricos Quando dois metais ou semicondutores dissimilares so conectados e as junes mantidas a diferentes temperaturas, quatro fenmenos ocorrem simultaneamente: o efeito Seebeck, o efeito Peltier, o efeito Thomson e o efeito Volta. A aplicao cientfica e tecnolgica dos efeitos termoeltricos muito importante e sua utilizao no futuro cada vez mais promissora. Os estudos das propriedades termoeltricas dos semicondutores e dos metais levam, na prtica, aplicao dos processo de medies na gerao de energia eltrica ( bateria solar ) e na produo de calor e frio. O controle de temperatura feito por pares termoeltricos uma das importantes aplicaes do efeito Seebeck. Atualmente, busca-se o aproveitamento industrial do efeito Peltier, em grande escala, para obteno de calor ou frio no processo de climatizao ambiente. Efeito termoeltrico de Seebeck O fenmeno da termoeletricidade foi descoberto em 1821 por T.J. Seebeck quando ele notou que em um circuito fechado, formado por dois condutores diferentes A e B, ocorre uma circulao de corrente enquanto existir um diferena de temperatura T entre as suas junes. Denominamos a junta de medio de Tm , e a outra, junta de referncia de Tr. A existncia de uma f.e.m. trmica AB no circuito conhecida como efeito Seebeck. Quando a temperatura da junta de referncia mantida constante, verifica-se que a f.e.m. trmica uma funo da temperatura Tm da juno de teste. Este fato permite utilizar um par termoeltrico como um termmetro.

O efeito Seebeck se produz pelo fato de que os eltrons livres de um metal difere de um condutor para outro e depende da temperatura. Quando dois condutores diferentes so conectados para formar duas junes e estas so mantidas a diferentes temperaturas, a difuso dos eltrons nas junes se produz a ritmos diferentes.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 031 DE 0115

Efeito termoeltrico de Peltier Em 1834, Peltier descobriu que, dado um par termoeltrico com ambas as junes mesma temperatura, se, mediante uma bateria exterior, produz-se uma corrente no termopar, as temperaturas da junes variam em uma quantidade no inteiramente devida ao efeito Joule. Esta variao adicional de temperatura o efeito Peltier. O efeito Peltier produz-se tanto pela corrente proporcionada por uma bateria exterior como pelo prprio par termoeltrico.

O coeficiente Peltier depende da temperatura e dos metais que formam uma juno, sendo independente da temperatura da outra juno .O calor Peltier reversvel. Quando se inverte o sentido da corrente, permanecendo constante o seu valor, o calor Peltier o mesmo, porm em sentido oposto. Efeito termoeltrico de Thomson Em 1854, Thomson conclui, atravs das leis da termodinmica, que a conduo de calor, ao longo dos fios metlicos de um par termoeltrico, que no transporta corrente, origina uma distribuio uniforme de temperatura em cada fio. Quando existe corrente, modifica-se em cada fio a distribuio de temperatura em uma quantidade no inteiramente devida ao efeito Joule. Essa variao adicional na distribuio da temperatura denomina-se efeito Thomson. O efeito Thomson depende do metal de que feito o fio e da temperatura mdia da pequena regio considerada. Em certos metais h absoro de calor, quando uma corrente eltrica flui da parte fria para a parte quente do metal e que h gerao de calor quando se inverte o sentido da corrente. Em outros metais ocorre o oposto deste efeito, isto , h liberao de calor quando uma corrente eltrica flui da parte quente para a parte fria do metal . Conclui-se que, com a circulao de corrente ao longo de um fio condutor, a distribuio de temperatura neste condutor se modificar, tanto pelo calor dissipado por efeito Joule, como pelo efeito Thomson. Efeito termoeltrico de Volta A experincia de Peltier pode ser explicada atravs do efeito Volta enunciado a seguir: " Quando dois metais esto em contato a um equilbrio trmico e eltrico, existe entre eles uma diferena de potencial que pode ser da ordem de Volts ". Esta diferena de potencial depende da temperatura e no pode ser medida diretamente. Leis Termoeltricas Da descoberta dos efeitos termoeltricos partiu-se atravs da aplicao dos princpios da termodinmica, a enunciao das trs leis que constituem a base da teoria termoeltrica nas medies de temperatura com termopares, portanto, fundamentados nestes efeitos e nestas leis, podemos compreender todos os fenmenos que ocorrem na medida de temperatura com estes sensores. Lei do circuito homogneo " A f.e.m. termal, desenvolvida em um circuito termoeltrico de dois metais diferentes, com suas junes as temperaturas T1 e T2, independente do gradiente de temperatura e de sua distribuio ao longo dos fios". Em outras palavras, a f.e.m. medida depende nica e exclusivamente da composio qumica dos dois metais e das temperaturas existentes nas junes.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 032 DE 0115

Um exemplo de aplicao prtica desta lei que podemos ter uma grande variao de temperatura em um ponto qualquer, ao longo dos fios dos termopares, que esta no influir na f.e.m. produzida pela diferena de temperatura entre as juntas, portanto, pode-se fazer medidas de temperaturas em pontos bem definidos com os termopares, pois o importante a diferena de temperatura entre as juntas. Lei dos metais intermedirios " A soma algbrica das f.e.m. termais em um circuito composto de um nmero qualquer de metais diferentes zero, se todo o circuito estiver a mesma temperatura". Deduz-se da que um circuito termoeltrico, composto de dois metais diferentes, a f.e.m. produzida no ser alterada ao inserirmos, em qualquer ponto do circuito, um metal genrico, desde que as novas junes sejam mantidas a temperaturas iguais.

Onde se conclui que: T3 = T4 --> E1 = E2 T3 = T4 --> E1 = E2 Um exemplo de aplicao prtica desta lei a utilizao de contatos de lato ou cobre, para interligao do termopar ao cabo de extenso no cabeote. Lei das temperaturas intermedirias

" A f.e.m. produzida em um circuito termoeltrico de dois metais homogneos e diferentes entre si, com as suas junes as temperaturas T1 e T3 respectivamente, a soma algbrica da f.e.m. deste circuito, com as junes as temperaturas T1 e T2 e a f.e.m. deste mesmo circuito com as junes as temperaturas T2 e T3. Um exemplo prtico da aplicao desta lei, a compensao ou correo da temperatura ambiente pelo instrumento receptor de milivoltagem.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 033 DE 0115

Correlao da F.E.M. em Funo da Temperatura Visto que a f.e.m. gerada em um termopar depende da composio qumica dos condutores e da diferena de temperatura entre as juntas, isto , a cada grau de variao de temperatura, podemos observar uma variao da f.e.m. gerada pelo termopar, podemos, portanto, construir uma tabela de correlao entre temperatura e a f.e.m., por uma questo prtica padronizou- se o levantamento destas curvas com a junta de referncia temperatura de 0C.

Essas tabelas foram padronizadas por diversas normas internacionais e levantadas de acordo com a Escala Prtica Internacional de Temperatura de 1968 ( IPTS-68 ), recentemente atualizada pela ITS-90, para os termopares mais utilizados. A partir dessas tabelas podemos construir um grfico conforme a figura a seguir ,onde est relacionado a milivoltagem gerada em funo da temperatura, para os termopares segundo a norma ANSI, com a junta de referncia a 0C. Tipos e Caractersticas dos Termopares Existem vrias combinaes de 2 metais condutores operando como termopares. As combinaes de fios devem possuir uma relao razoavelmente linear entre temperatura e f.e.m.; devem desenvolver uma f.e.m. por grau de mudana de temperatura, que seja detectvel pelos equipamentos normais de medio. Foram desenvolvidas diversas combinaes de pares de Ligas Metlicas, desde os mais corriqueiros de uso industrial, at os mais sofisticados para uso especial ou restrito a laboratrio. Essas combinaes foram feitas de modo a se obter uma alta potncia termoeltrica, aliando-se ainda as melhores caractersticas como homogeneidade dos fios e resistncia a corroso, na faixa de utilizao, assim cada tipo de termopar tem uma faixa de temperatura ideal de trabalho, que deve ser respeitada, para que se tenha a maior vida til do mesmo. Podemos dividir os termopares em trs grupos, a saber: - Termopares Bsicos - Termopares Nobres - Termopares Especiais Termopares bsicos So assim chamados os termopares de maior uso industrial, em que os fios so de custo relativamente baixo e sua aplicao admite um limite de erro maior . TIPO T Nomenclaturas: T - Adotado pela Norma ANSI CC - Adotado pela Norma JIS Cu - Co Cobre - Constantan Liga: ( + ) Cobre - ( 99,9 % )
Curso de Instrumentao Industrial PG. 034 DE 0115

( - ) Constantan - So as ligas de Cu-Ni compreendidos no intervalo entre Cu ( 50 % ) e Cu ( 65 % ) Ni ( 35 % ). A composio mais utilizada para este tipo de termopar de Cu ( 58 % ) e Ni ( 42 % ). Caractersticas: Faixa de utilizao: - 200 C a 370 C F.e.m. produzida: - 5,603 mVMa 19,027 mV Aplicaes: Criometria ( baixas temperaturas ), Indstrias de refrigerao, Pesquisas agronmicas e ambientais, Qumica e Petroqumica. TIPO J Nomenclaturas: J - Adotada pela Norma ANSI IC - Adotada pela Norma JIS Fe-Co Ferro - Constantan Liga: ( + ) Ferro - ( 99,5 % ) ( - ) Constantan - Cu ( 58 % ) e Ni ( 42 % ), normalmente se produz o ferro a partir de sua caracterstica casa-se o constantan adequado. Caractersticas: Faixa de utilizao: -40 C a 760 C f.e.m. produzida: - 1,960 mV a 42,922 mV Aplicaes: Centrais de energia, Metalrgica, Qumica, Petroqumica, indstrias em geral. TIPO E Nomenclatura: E - Adotada pela Norma ANSI CE - Adotada pela Norma JIS NiCr-Co Liga: ( + ) Chromel - Ni ( 90 % ) e Cr ( 10 % ) ( - ) Constantan - Cu ( 58 % ) e Ni ( 42 % ) Caractersticas: Faixa de utilizao: -200 C a 870 C f.e.m. produzida: - 8,824 mV a 66,473 mV Aplicaes: Qumica e Petroqumica TIPO K Nomenclaturas: K - Adotada pela Norma ANSI CA - Adotada pela Norma JIS Liga: ( + ) Chromel - Ni ( 90 % ) e Cr ( 10 % ) ( - ) Alumel - Ni( 95,4 % ), Mn( 1,8 % ), Si( 1,6 % ), Al( 1,2 % ) Caractersticas: Faixa de utilizao: - 200 C a 1260 C f.e.m. produzida: - 5,891 mV a 50,99 mV Aplicaes: Metalrgicas, Siderrgicas, Fundio, Usina de Cimento e Cal, Vidros, Cermica, Indstrias em geral. Termopares nobres So aqueles que os pares so constitudos de platina. Embora possuam custo elevado e exijam instrumentos receptores de alta sensibilidade, devido baixa potncia termoeltrica, apresentam uma altssima preciso, dada a homogeneidade e pureza dos fios dos termopares. TIPO S Nomenclaturas: S - Adotada pela Norma ANSI Pt Rh 10 % - Pt Liga: ( + ) Platina 90% Rhodio 10 % ( - ) Platina 100 % Caractersticas: Faixa de utilizao: 0 C a 1600 C f.e.m. produzida: 0 mV a 16,771 mV
Curso de Instrumentao Industrial PG. 035 DE 0115

Aplicaes: Siderrgica, Fundio, Metalrgica, Usina de Cimento, Cermica, Vidro e Pesquisa Cientfica. Observao: utilizado em sensores descartveis na faixa de 1200 a 1768 C, para medio de metais lquidos em Siderrgicas e Fundies TIPO R Nomenclaturas: R - Adotada pela Norma ANSI PtRh 13 % - Pt Liga: ( + ) Platina 87 % Rhodio 13 % ( - ) Platina 100 % Caractersticas: Faixa de utilizao: 0 C a 1600 C f.e.m. produzida: 0 mV a 18,842 mV Aplicaes: As mesmas do tipo S TIPO B Nomenclaturas: B - Adotada pela Norma ANSI PtRh 30 % - PtRh 6 % Liga: ( + ) Platina 70 % Rhodio 30 % ( - ) Platina 94 % Rhodio 6 % Caractersticas: Faixa de utilizao: 600 a 1700 C f.e.m. produzida: 1,791 mV a 12,426 mV Aplicaes: Vidro, Siderrgica, alta temperatura em geral. Termopares especiais Ao longo do anos, os tipos de termopares produzidos oferecem, cada qual, uma caracterstica especial porm, apresentam restries de aplicao , que devem ser consideradas. Novos tipos de termopares foram desenvolvidos para atender as condies de processo onde os termopares bsicos no podem ser utilizados. Tungstnio Rhnio Esses termopares podem ser usados continuamente at 2300 C e por curto perodo at 2750 C. Irdio 4 0 % - Rhodio / Irdio Esses termopares podem ser utilizados por perodos limitados at 2000 C. Platina - 4 0% Rhodio / Platina - 2 0 % Rhodio Esses termopares so utilizados em substituio ao tipo B onde temperaturas um pouco mais elevadas so requeridas. Podem ser usado continuamente at 1600 C e por curto perodo at 1800 C ou 1850 C. Ouro- Ferro / Chromel Esses termopares so desenvolvidos para trabalhar em temperaturas criognicas. Nicrosil / Nisil Basicamente, este novo par termoeltrico um substituto para o par tipo K, apresentando uma fora eletromotriz um pouco menor em relao ao tipo K. Correo da Junta de Referncia As tabelas existentes da f.e.m. gerada em funo da temperatura para os termopares, tm fixado a junta de referncia a 0 C ( ponto de solidificao da gua ), porm nas aplicaes prticas dos termopares junta de referncia considerada nos terminais do instrumento receptor e esta se
Curso de Instrumentao Industrial PG. 036 DE 0115

encontra a temperatura ambiente que normalmente diferente de 0 C e varivel com o tempo, tornando assim necessrio que se faa uma correo da junta de referncia, podendo esta ser automtica ou manual Os instrumentos utilizados para medio de temperatura com termopares costumam fazer a correo da junta de referncia automaticamente, sendo um dos mtodos utilizados, a medio da temperatura nos terminais do instrumento, atravs de circuito eletrnico, sendo que este circuito adiciona a milivoltagem que chega aos terminais, uma milivoltagem correspondente a diferena de temperatura de 0 C temperatura ambiente. Existem tambm alguns instrumentos em que a compensao da temperatura fixa em 20 C ou 25 C. Neste caso, se a temperatura ambiente for diferente do valor fixo, o instrumento indicar a temperatura com um erro que ser tanto maior quanto maior for a diferena de temperatura ambiente e do valor fixo.

importante no esquecer que o termopar mede realmente a diferena entre as temperaturas das junes. Ento para medirmos a temperatura do ponto desejado precisamos manter a temperatura da juno de referncia invarivel.

FEM = JM - JR FEM = 2,25 - 1,22 FEM = 1,03 mV 20 C Esta temperatura obtida pelo clculo est errada pois o valor da temperatura correta que o meu termmetro tem que medir de 50 C. FEM = JM - JR FEM = 2,25 - 1,22 FEM = 1,03 mV + a mV correspondente a temperatura ambiente para fazer a compensao automtica, portanto: FEM= mV JM mV JR + mV CA (Compensao automtica) FEM = 2,25 - 1,22 + 1,22 FEM = 2,25 mV 50 C A leitura agora est correta, pois 2,25 mV corresponde a 50 C que a temperatura do processo. Hoje em dia a maioria dos instrumentos fazem a compensao da junta de referncia automaticamente. A compensao da junta de referncia pode ser feita manualmente. Pega-se o valor da mV na tabela correspondente a temperatura ambiente e acrescenta-se ao valor de mV lido por um milivoltmetro. Fios de Compensao e Extenso Na maioria das aplicaes industriais de medio de temperatura, atravs de termopares, o elemento sensor no se encontra junto ao instrumento receptor.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 037 DE 0115

Nestas condies torna-se necessrio que o instrumento seja ligado ao termopar, atravs de fios que possuam uma curva de fora eletromotriz em funo da temperatura similar aquela do termopar, afim de que no instrumento possa ser efetuada a correo na junta de referncia. Definies: 1- Convenciona-se chamar de fios aqueles condutores constitudos por um eixo slido e de cabos aqueles formados por um feixe de condutores de bitola menor, formando um condutor flexvel. 2- Chama-se de fios ou cabos de extenso aqueles fabricados com as mesmas ligas dos termopares a que se destinam. Exemplo: Tipo TX, JX, EX e KX. 3- Chama-se de fios ou cabos de compensao aqueles fabricados com ligas diferentes das dos termopares a que se destinam, porm que forneam, na faixa de utilizao recomendada, uma curva da fora eletromotriz em funo da temperatura equivalente desses termopares. Exemplo : Tipo SX e BX. Os fios e cabos de extenso e compensao so recomendados na maioria dos casos para utilizao desde a temperatura ambiente at um limite mximo de 200 C. Erros De Ligao Usando fios de cobre Geralmente na aplicao industrial, necessrio que o termopar e o instrumento encontrem-se relativamente afastados, por no convir que o aparelho esteja demasiadamente prximo ao local onde se mede a temperatura .Nestas circunstncias deve-se, processar a ligao entre os terminais do cabeote e o aparelho, atravs de fios de extenso ou compensao. Tal, procedimento executado sem problemas desde que, o cabeote onde esto os terminais do termopar e o registrador, estejam a mesma temperatura de medio. Vejamos o que acontece quando esta norma no obedecida.

Uma soluo simples que normalmente usada na prtica, ser a insero de fios de compensao entre o cabeote e o registrador . Estes fios de compensao em sntese, nada mais so que outros termopares cuja funo compensar a queda da FEM que aconteceu no caso estudado, ocasionada pela diferena de temperatura entre o cabeote e o registrador. Vejamos o que acontece se, no exemplo anterior, ao invs de cobre usamos um fio compensado. A figura mostra de que maneira se processa a instalao.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 038 DE 0115

Como no caso acima, a FEM efetiva no cabeote de 20,74 mV. Dela , at o registrador, so utilizados fios de extenso compensados, os quais adicionam FEM uma parcela igual a 0,57 mV, fazendo assim com que chegue ao registrador uma FEM efetiva de 22,26 mV. Este valor corresponder a temperatura real dentro do forno ( 538 C ). A vantagem desta tcnica provm do fato de que os fios de compensao, alm de terem custo menor que os fios do termopar propriamente dito, tambm so mais resistentes. Inverso simples Conforme o esquema a seguir, os fios de compensao foram invertidos. Assume-se que o forno esteja a 538 C, o cabeote a 38 C e o registrador a 24 C. Devido a diferena de temperatura entre o cabeote e o registrador, ser gerada uma FEM de 0,57 mV. Porm em virtude da simples inverso, o fio positivo est ligado no borne negativo do registrador e vice- versa. Isto far com que a FEM produzida ao longo do circuito se oponha quela do circuito de compensao automtica do registrador. Isto far com que o registrador indique uma temperatura negativa.

Inverso dupla No caso a seguir, consideramos o caso da existncia de uma dupla inverso, isto acontece com freqncia pois, quando uma simples inverso constatada, comum pensar-se que uma nova troca de ligao dos terminais compensar o erro. Porm isto no acontece, e a nica maneira de solucionar o problema ser efetuar uma ligao correta.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 039 DE 0115

Termopar De Isolao Mineral

O termopar de isolao mineral constitudo de um ou dois pares termoeltricos, envolvidos por um p isolante de xido de magnsio, altamente compactado em uma bainha externa metlica. Devido a esta construo, os condutores do par termoeltrico ficam totalmente protegidos contra a atmosfera exterior, consequentemente a durabilidade do termopar depende da resistncia a corroso da sua bainha e no da resistncia a corroso dos condutores. Em funo desta caracterstica, a escolha do material da bainha fator importante na especificao destes. Vantagens dos termopares de isolao mineral

A. Estabilidade Na Fora Eletromotriz A estabilidade da FEM do termopar caracterizada em funo dos condutores estarem completamente protegidos contra a ao de gases e outras condies ambientais, que normalmente causam oxidao e consequentemente perda da FEM gerada. B. Resistncia Mecnica O p muito bem compactado, contido dentro da bainha metlica, mantm os condutores uniformemente posicionados, permitindo que o cabo seja dobrado achatado, torcido ou estirado, suporte presses externas e choque trmico , sem qualquer perda das propriedades termoeltricas. C. Dimenso Reduzida O processo de fabricao permite a produo de termopares de isolao mineral, com bainhas de dimetro externo at 1,0 mm, permitindo a medida de temperatura em locais que no eram anteriormente possveis com termopares convencionais. D. Imperpeabilidade A gua , leo E Gs A bainha metlica assegura a impermeabilidade do termopar a gua, leo e gs. E. Facilidade De Instalao A maleabilidade do cabo, a sua pequena dimenso, longo comprimento grande resistncia mecnica, asseguram facilidade de instalao, mesmo nas situaes mais difceis. F. Adaptabilidade A construo do termopar de isolao mineral permite que o mesmo seja tratado como se fosse um condutor slido. Em sua capa metlica podem ser montados acessrios, por soldagem ou brasagem e quando necessrio, sua seo pode ser reduzida ou alterada em sua configurao.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 040 DE 0115

G. Resposta Mais Rpida A pequena massa e a alta condutividade trmica do p de xido de magnsio, proporcionam ao termopar de isolao mineral um tempo de resposta que virtualmente igual ao de um termopar descoberto de dimenso equivalente. H. Resistncia A Corroso As bainhas podem ser selecionadas adequadamente para resistir ao ambiente corrosivo. I. Resistncia De Isolao Elevada O termopar de isolao mineral tem uma resistncia de isolao elevada, numa vasta gama de temperaturas, a qual pode ser mantida sob condies mais midas. J. Blindagem Eletrosttica A bainha do termopar de isolao mineral, devidamente aterrada, oferece uma perfeita blindagem eletrosttica ao par termoeltrico. Associao De Termopares Associao srie Podemos ligar os termopares em srie simples para obter a soma das mV individuais. a chamada termopilha. Este tipo de ligao muito utilizada em pirmetros de radiao total, ou seja, para soma de pequenas mV.

O instrumento de medio pode ou no compensar a mV da junta de referncia. Se compensar dever compensar uma mV correspondente ao no. de termopares aplicados na associao. Exemplo.: 3 termopares mVJR = 1 mV compensa 3 mV Associao srie oposta Para medir a diferena de temperatura entre 2 pontos ligamos os termopares em srie oposta. O que mede maior temperatura vai ligado ao positivo do instrumento. Os termopares sempre so do mesmo tipo. Exemplo: Os termopares esto medindo 56 C e 50 C respectivamente, e a diferena ser medida pelo milivoltmetro.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 041 DE 0115

FEM T = FEM2 FEM1 FEM T = 2,27 - 2,022 FEM T = 0,248 mV = 6 C

56 C = 2,27 mV 50 C = 2,022 mV

No necessrio compensar a temperatura ambiente desde que as juntas de referncia estejam a mesma temperatura. Associao em paralelo Ligando 2 ou mais termopares em paralelo a um mesmo instrumento, teremos a mdia das mV geradas nos diversos termopares se as resistncias internas foram iguais.

Medio de Temperatura por termoresistncia Os mtodos de utilizao de resistncias para medio de temperatura iniciaram-se ao redor de 1835, com Faraday, porm s houve condies de se elaborar as mesmas para utilizao em processos industriais a partir de 1925. Esses sensores adquiriram espao nos processos industriais por suas condies de alta estabilidade mecnica e trmica, resistncia contaminao, baixo ndice de desvio pelo envelhecimento e tempo de uso. Devido a estas caractersticas, esse sensor padro internacional para a medio de temperatura na faixa de -270 C a 660 C. em seu modelo de laboratrio. Princpio De Funcionamento Os bulbos de resistncia so sensores que se baseiam no princpio de variao da resistncia em funo da temperatura. Os materiais mais utilizados para a fabricao destes tipos de sensores so a platina, cobre ou nquel, que so metais que apresentam caractersticas de: a) Alta resistividade, permitindo assim um melhor sensibilidade do sensor. b) Ter alto coeficiente de variao de resistncia com a temperatura. c) Ter rigidez e ductilidade para ser transformado em fios finos. A equao que rege o fenmeno a seguinte: Para faixa de -200 a 0 oC: Rt = R0 . [ 1+ A. T + B . T2 + C . T3 . ( T 100 ) ] Para faixa de 0 a 850 oC: Rt = R0 . [ 1+ A. T + B . T2 ] onde: Rt = resistncia na temperatura T ( ) R0= resistncia a 0 oC ( ) T = temperatura (oC )
Curso de Instrumentao Industrial PG. 042 DE 0115

A , B , C = coeficientes inerentes do material empregado A = 3,90802 . 10-3 B = -5,802 . 10-7 C = -4,2735 . 10-12 O nmero que expressa a variao de resistncia em funo da temperatura chamado de alfa ( ) e se relaciona da seguinte forma:
= R1oo R 0 100. R 0

Um valor tpico de alfa para R100 = 138,50 de 3,850.10-3 . -1 . oC-1 segundo a DIN-IEC 751/85. Construo Fsica Do Sensor O bulbo de resistncia se compe de um filamento, ou resistncia de Pt, Cu ou Ni, com diversos revestimentos, de acordo com cada tipo e utilizao. As termorresistncias de Ni e Cu tm sua isolao normalmente em esmalte, seda, algodo ou fibra de vidro. No existe necessidade de protees mais resistentes a temperatura, pois acima de 300 C o nquel perde suas propriedades caractersticas de funcionamento como termorresistncia e o cobre sofre problemas de oxidao em temperaturas acima de 310 C. Os sensores de platina, devido a suas caractersticas, permitem um funcionamento at temperaturas mais elevadas, tm seu encapsulamento normalmente em cermica ou vidro. A este sensor so dispensados maiores cuidados de fabricao pois, apesar da Pt no restringir o limite de temperatura de utilizao, quando a mesma utilizada em temperaturas elevadas, existe o risco de contaminao dos fios. Para utilizao como termmetro padro, os sensores de platina so completamente desapoiados do corpo de proteo. A separao feita por isoladores, espaadores de mica, conforme desenho abaixo. Esta montagem no tem problemas relativos a dilatao, porm extremamente frgil. Os medidores parcialmente apoiados tm seus fios introduzidos numa pea de alumina de alta pureza com fixador vtreo. um meio termo entre resistncia a vibrao e dilatao trmica. A verso completamente apoiada pode suportar vibraes muito mais fortes, porm sua faixa de utilizao fica limitada a temperaturas mais baixas, devido a dilatao dos componentes.

Caractersticas Da Termoresistncia De Platina As termoresistncias Pt - 100 so as mais utilizadas industrialmente, devido a sua grande estabilidade, larga faixa de utilizao e alta preciso. Devido a alta estabilidade das termorresistncias de platina, as mesmas so utilizadas como padro de temperatura na faixa de -270 C a 660 C. A estabilidade um fator de grande importncia na indstria, pois a capacidade do sensor manter e reproduzir suas caractersticas ( resistncia - temperatura ) dentro da faixa especificada de operao. Outro fator importante num sensor Pt 100 a repetibilidade, que a caracterstica de confiabilidade da termorresistncia. Repetibilidade deve ser medida com leitura de temperaturas consecutivas, verificando-se a variao encontrada quando de medio novamente na mesma temperatura. O tempo de resposta importante em aplicaes onde a temperatura do meio em que se realiza a medio est sujeito a mudanas bruscas.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 043 DE 0115

Considera-se constante de tempo como tempo necessrio para o sensor reagir a uma mudana de temperatura e atingir 63,2 % da variao da temperatura.

Na montagem tipo isolao mineral, tem-se o sensor montado em um tubo metlico com uma extremidade fechada e preenchido todos os espaos com xido de magnsio, permitindo uma boa troca trmica e protegendo o sensor de choques mecnicos. A ligao do bulbo feita com fios de cobre, prata ou nquel isolados entre si, sendo a extremidade aberta ,selada com resina epoxi, vedando o sensor do ambiente em que vai atuar. Este tipo de montagem permite a reduo do dimetro e apresenta rpida velocidade de resposta. Vantagens: a) Possuem maior preciso dentro da faixa de utilizao do que outros tipo de sensores. b) Com ligao adequada no existe limitao para distncia de operao. c) Dispensa utilizao de fiao especial para ligao. d) Se adequadamente protegido, permite utilizao em qualquer ambiente. e) Tm boas caractersticas de reprodutibilidade. f) Em alguns casos substitui o termopar com grande vantagem. Desvantagens: a) So mais caras do que os sensores utilizados nessa mesma faixa. b) Deterioram-se com mais facilidade, caso haja excesso na sua temperatura mxima de utilizao. c) Temperatura mxima de utilizao 630 C. d) necessrio que todo o corpo do bulbo esteja com a temperatura equilibrada para indicar corretamente. e) Alto tempo de resposta. Princpio De Medio As termorresistncias so normalmente ligadas a um circuito de medio tipo Ponte de Wheatstone, sendo que o circuito encontra-se balanceado quando respeitada a relao R4.R2 = R3.R1 e desta forma no circula corrente pelo detetor de nulo, pois se esta relao verdadeira, os potenciais nos pontos A e B so idnticos. Para utilizao deste circuito como instrumento de medida de Termorresistncia, teremos as seguintes configuraes:

Ligao 2 fios Como se v na figura, dois condutores de resistncia relativamente baixa RL1 e RL2 so usados para ligar o sensor Pt-100 (R4) ponte do instrumento de medio.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 044 DE 0115

Nesta disposio, a resistncia R4 compreende a resistncia da Pt-100 mais a resistncia dos condutores RL1 e RL2. Isto significa que os fios RL1 e RL2 a menos que sejam de muito baixa resistncia, podem aumentar apreciavelmente a resistncia do sensor.

Tal disposio, resultar em erro na leitura da temperatura, a menos que algum tipo de compensao ou ajuste dos fios do sensor de modo a equilibrar esta diferena de resistncia. Deve-se notar que, embora a resistncia dos fios no se altere em funo do tamanho dos fios uma vez j instalado, os mesmos esto sujeitos s variaes da temperatura ambiente, o que introduz uma outra possvel fonte de erro na medio. O mtodo de ligao a dois fios, somente deve ser usado quando o sensor estiver uma distncia de aproximadamente 3 metros. Concluindo, neste tipo de medio a 2 fios, sempre que a temperatura ambiente ao longo dos fios de ligao variar, a leitura de temperatura do medidor introduzir um erro, devido a variao da resistncia de linha . Ligao 3 fios Este o mtodo mais utilizado para termorresistncias na indstria. Neste circuito a configurao eltrica um pouco diferente, fazendo com que a alimentao fique o mais prximo possvel do sensor, permitindo que a RL1 passe para o outro brao da ponte, balanceando o circuito. Na ligao a 2 fios, as resistncias de linha estavam em srie com o sensor, agora na ligao a 3 fios elas esto separadas.

Nesta situao, tem-se a tenso EAB, variando linearmente em funo da temperatura da PT-100 e independente da variao da temperatura ambiente ao longo dos fios de ligao . Este tipo de ligao, garante relativa preciso mesmo com grandes distncias entre elemento sensor e circuito de medio MEDIO DE TEMPERATURA POR RADIAO Ao se medirem temperaturas em que o contato fsico com o meio impossvel ou impraticvel, faz-se uso da pirometria ptica ou de radiao trmica. Um corpo aquecido emite energia mesmo que esteja no vcuo. Esta energia, a radiao trmica, transportada por ondas eletromagnticas, como a energia luminosa, mas com predominncia de freqncias bem menores que as do espectro visvel, enquanto o corpo est temperatura no muito elevada. medida que se aquece um corpo, a partir de temperaturas da ordem de 500 C, o corpo comea a ficar visvel porque comea a emitir radiaes que tem uma frao aprecivel com freqncia de luz : o espectro visvel. Ainda assim a maior parte da intensidade da radiao tem freqncia localizada na regio do infravermelho.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 045 DE 0115

Se pudssemos aquecer indefinidamente o corpo, ele passaria do rubro para o branco e para o azul, Isto indica que a predominncia da intensidade de radiao emitida dentro do espectro visvel corresponde a freqncias crescentes medida que a temperatura do corpo elevada. Radiao Eletromagntica Hipteses de Maxwell Os trabalhos cientficos de Coulomb, Ampre, Faraday e outros estabeleceram os princpios da Eletricidade. Na dcada de 1860, o fsico escocs Maxwell desenvolveu uma teoria matemtica, na qual generalizou estes princpios. Considerando que na induo eletromagntica um campo magntico varivel induz uma fora eletromotriz, o que caracterstico de um campo eltrico, Maxwell apresentou as seguintes hipteses: 1 Um campo magntico varivel equivalente, nos seus efeitos, a um campo eltrico e inversamente, 2 Um campo eltrico varivel equivalente, nos seus efeitos, a um campo magntico. Com essas hipteses, Maxwell generalizou, matematicamente, os princpios da Eletricidade. A verificao experimental de sua teoria s foi possvel quando se considerou um novo tipo de onda, as chamadas ondas eletromagnticas. Essas ondas surgem como conseqncia de dois efeitos: um campo magntico varivel produz um campo eltrico, e um campo eltrico varivel produz um campo magntico. Esses dois campos em constantes e recprocas indues propagam-se pelo espao. Ondas eletromagnticas As ondas ocorrem quando uma perturbao originada em uma regio pode ser reproduzida nas regies adjacentes em um instante posterior. De acordo com Maxwell, se em um ponto P produzirmos um campo eltrico varivel E, ele induzir um campo magntico B varivel com o tempo e com a distncia ao ponto P. Alm disso, o vetor B varivel induzir um vetor E, que tambm varia com o tempo e com a distncia do campo magntico varivel. Esta induo recproca de campos magnticos e eltricos, variveis com o tempo e com a distncia, torna possvel a propagao desta seqncia de indues atravs do espao.

Propagao das Ondas Eletromagnticas no espao Portanto, uma perturbao eltrica no ponto P, devida oscilao de cargas eltricas por exemplo, se propaga a pontos distantes atravs da mtua formao de campos eltricos e magnticos variveis. Maxwell estabeleceu equaes para a propagao desta perturbao, mostrando que ela apresentava todas as caractersticas de uma onda: refletindo, refratando, difratando e interferindo. Por isto, denominou-a ondas ou radiaes eletromagnticas. Espectro eletromagntico Hoje, sabemos que existe uma variao ampla e contnua nos comprimentos de onda e freqncia das ondas eletromagnticas. No quadro abaixo, temos um resumo dos diversos tipos de ondas eletromagnticas, chamado espectro eletromagntico; as freqncias esto em hertz e os comprimentos de onda, em metros.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 046 DE 0115

Espectro eletromagntico Analisando esse quadro, observamos que luz, ondas de rdio e raios X so nomes dados a certas faixas de freqncia e comprimentos de onda do espectro eletromagntico. Cada nome caracteriza uma faixa, na qual as ondas so emitidas e recebidas de um modo determinado. Por exemplo, a luz, de comprimentos de onda em torno de 10-6 m, pode ser percebida atravs de seu efeito sobre a retina, provocando a sensao de viso; mas, para detectar ondas de rdio, cujo comprimento de onda varia em torno de 105 m a 10-1 m, precisamos de equipamentos eletrnicos. Teoria da Medio de Radiao Em 1860, Gustav Kirchoff demonstrou a lei que estabelecia a igualdade entre a capacidade de um corpo em absorver e emitir energia radiante. Essa lei fundamental na teoria da transferncia de calor por radiao. Kirchoff tambm props o termo "corpo negro" para designar um objeto que absorve toda a energia radiante que sobre ele incide. Tal objeto, em conseqncia, seria um excelente emissor.

Em 1879, Joel Stefan enunciou, a partir de resultados experimentais, a lei que relaciona a radincia de um corpo com a sua temperatura. A radincia, W, a potncia da radiao trmica emitida, por unidade de rea da superfcie do corpo emissor. Ludwig Boltzmann chegou, em 1884, s mesmas concluses atravs da termodinmica clssica , o que resultou na chamada Lei de StefanBoltzmann: W= . .T4 Onde: W = energia radiante ( Watts/m2) = Constante de Stefan-Boltzmann ( 5,7 .10 -8 .W.K4) m2 T = Temperatura absoluta = Emissividade Para o corpo negro a mxima emissividade igual a um. Portanto:
Curso de Instrumentao Industrial PG. 047 DE 0115

W = .T4 Embora o corpo negro seja uma idealizao, existem certos corpos como laca preta, placas speras de ao, placas de asbesto, com poder de absoro e de emisso de radiao trmica to altos que podem ser considerado idnticos ao corpo negro. O corpo negro considerado, portanto, um padro com o qual so comparadas as emisses dos corpos reais. Quando, sobre um corpo qualquer ocorrer a incidncia de irradiao, teremos uma diviso dessa energia em trs parcelas:

W = WA + WR + WT Onde: W = energia Incidente WA = energia absorvida WR = energia refletida WT = energia transmitida Sendo: - Absorvidade : = WA W - Refletividade : = WR W - Transmissividade : = WT W Somando-se os trs coeficientes para um mesmo comprimento de onda temos: + + =1 para materiais opacos, = 0. Normalmente a absorvidade denominada "emissividade" que simbolizaremos por , e influenciada por vrios fatores. Os principais so: a) Acabamento superficial: as superfcies polidas tm uma baixa absorvidade porque a refletividade alta. b) Natureza do material. c) Temperatura da superfcie: quando esta aumenta a emissividade tambm aumenta. De acordo com Lei de Kirchoff existe uma igualdade entre a capacidade de um corpo em absorver a energia incidente e sua capacidade de reemiti-la. Chama-se a esta ltima de " emissividade ", a qual pode ser assim definida: " A emissividade a relao entre a energia irradiada, em um dado comprimento de onda, por um corpo qualquer e um corpo negro mesma temperatura ". = W (corpo qualquer) W ( corpo negro ) Assim definida , a emissividade assume sempre valores entre 0 e 1, sendo numericamente iguais frao de radiao absorvida pelo corpo . Considerando a radiao trmica emitida pelo corpo negro , como composta de ondas eletromagnticas e obtido experimentalmente o seu espectro em funo da temperatura, estava constitudo o desafio aos fsicos tericos : explicar este espectro a partir de sua causa microscpica. Uma onda eletromagntica de rdio ou televiso emitida por uma antena que essencialmente se constitui de cargas oscilantes , isto , um oscilador eletromagntico. No caso da radiao emitida por um corpo " as antenas " eram consideradas os osciladores microscpios
Curso de Instrumentao Industrial PG. 048 DE 0115

provenientes da oscilao de cargas moleculares devido vibrao trmica no interior do corpo. Num slido, a uma determinada temperatura , as diversas molculas oscilariam nas diversas freqncias , emitindo a radiao com o espectro estudado. Em 1901, o fsico alemo Max PlancK publicou os resultados do seu estudo da radiao trmica, onde satisfazia todos os requisitos conceituais experimentais da radiao do corpo negro. Pirmetros pticos O pirmetro ptico o dispositivo oficial reconhecido internacionalmente para medir temperaturas acima de 1064,43 C. usado para estabelecer a Escala Internacional Prtica de Temperatura acima de 1064,43 C. O pirmetro ptico mede a intensidade de energia radiante emitida numa faixa estreita do comprimento de onda do espectro visvel . A intensidade da luz no espectro visvel emitida por um objeto quente varia rapidamente com sua temperatura. Assim, com uma pequena variao da temperatura h uma variao muito maior na luminosidade , o que fornece um meio natural para a determinao de temperaturas com boa preciso. O pirmetro ptico um instrumento com o qual a luminosidade desconhecida de um objeto medida comparando-a com a luminosidade conhecida de uma fonte padro. Os pirmetros utilizam dois mtodos para comparao: - Variando a intensidade da luz emitida por uma lmpada padro ( corrente que passa atravs do filamento ) at atingir o mesmo brilho da fonte. - Variando a luminosidade aparente do corpo quente atravs de dispositivos pticos enquanto uma corrente constante atravessa o filamento da lmpada padro que permanece com brilho constante. A comparao do brilho entre a fonte a ser medida e o filamento da lmpada feita por um observador, o que faz com que essa medida dependa, portanto, da sensibilidade do olho humano s diferenas no brilho entre duas fontes da mesma cor .

Ao considerar-se uma aplicao deve-se levar em consta os seguintes dados: - Os limites normais de utilizao esto entre 750 C e 2850 C. Com filtros de absoro especiais, podese estender sua calibrao at 5500 C. - As medidas efetuadas com pirmetros pticos so independentes da distncia entre a fonte e o aparelho, alm de que so providos de um conjunto de lentes que aproxima o objetivo a ser medido. - Em uso industrial, consegue-se uma preciso de at 2%. - Devido medida de temperatura ser baseada na emissividade da luz ( brilho ), erros significativos podem ser criados, devido reflexo de luz ambiente pela fonte a ser medida. - Quando o meio onde se executa a medida possui partculas em suspenso, causando assim uma diminuio da intensidade da luz proveniente da fonte, diminuindo a preciso da medio. Radimetro Ou Pirmetros De Radiao Os radimetros ( ou pirmetros de radiao ) operam essencialmente segundo a lei de StefanBoltzmann. So os sistemas mais simples, neles a radiao coletada por um arranjo ptico fixo e dirigida a um detetor do tipo termopilha ( associao em srie - ver figura abaixo ) ou do tipo semicondutor nos mais modernos, onde gera um sinal eltrico no caso da termopilha ou altera o sinal eltrico no caso do semicondutor.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 049 DE 0115

Como no possuem mecanismo de varredura prprio, o deslocamento do campo de viso instantneo realizado pela movimentao do instrumento como um todo. Os radimetros so em geral portteis, mas podem ser empregados tambm no controle de processos a partir de montagens mecnicas fixas ou mveis. Graas utilizao de microprocessadores, os resultados das medies podem ser memorizadas para o clculo de temperaturas e seleo de valores. A apresentao dos resultados normalmente feita atravs de mostradores analgicos e digitais, podendo ainda ser impressa em papel ou gravada em fita magntica para posterior anlise. Alguns radimetros so diretamente conectados com unidades de controle ou registradores atravs de interface analgica/digital.

Os radimetros so usados industrialmente onde: - As temperaturas esto acima da faixa de operao prtica dos termopares. - A atmosfera do processo for prejudicial aos pares termoeltricos, causando medidas falsas e pequena durabilidade ao par . - No interior de fornalhas a vcuo ou presso, onde os sensores de temperatura danificam o produto. - O objeto cuja temperatura se vai medir est em movimento. - Em locais onde os termopares no podem ser instalados, por causa de vibraes, choques mecnicos ou impossibilidade de montagem. Ao considerar-se uma aplicao deve-se levar em conta os seguintes dados: - A temperatura do alvo e a temperatura normal de operao. - O sinal de sada independente da distncia do alvo, desde que o campo de viso do sistema ptico esteja preenchido totalmente pelo mesmo. - O material da fonte e sua emitncia. - ngulos de visada com aplicaes em corpo no negro ( deve-se restringir o ngulo para uma visada de 45, ou menos, da perpendicular ). - As condies do ambiente, temperatura e poeira. - Velocidade do alvo. Os radimetros operam numa faixa entre -30 C a 4000 C, respondendo em 0,1 ou 0,2 segundos a 98% da mudana de temperatura com preciso de 1% da faixa medida.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 050 DE 0115

Captulo 07 Varivel Presso


Medio de presso o mais importante padro de medida, pois as medidas de vazo, nvel, etc. podem ser feitas utilizando-se esse princpio. Presso definida como uma fora atuando em uma unidade de rea. P= F A onde P = Presso F = Fora A = rea

presso atmosfrica a presso exercida pela atmosfera terrestre medida em um barmetro. Ao nvel do mar esta presso aproximadamente de 760 mmHg. presso relativa a presso medida em relao presso atmosfrica, tomada como unidade de referncia. presso absoluta a soma da presso relativa e atmosfrica, tambm se diz que medida a partir do vcuo absoluto. Importante: Ao se exprimir um valor de presso, determinar se a presso relativa ou absoluta. Exemplo : 3 Kgf/cm2 ABS 4 Kgf/cm2 Presso Absoluta Presso Relativa

O fato de se omitir esta informao na indstria significa que a maior parte dos instrumentos medem presso relativa. presso negativa ou vcuo quando um sistema tem presso relativa menor que a presso atmosfrica. diagrama comparativo das escalas Presso Absoluta Presso Relativa Presso Atmosfrica

Vcuo

Vcuo Absoluto

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 051 DE 0115

presso diferencial a diferena entre 2 presses, sendo representada pelo smbolo P (delta P). Essa diferena de presso normalmente utilizada para medir vazo, nvel, presso, etc. presso esttica o peso exercido por um lquido em repouso ou que esteja fluindo perpendicularmente a tomada de impulso, por unidade de rea exercida presso dinmica ou cintica a presso exercida por um fludo em movimento. medida fazendo a tomada de impulso de tal forma que recebe o impacto do fluxo. unidades de presso Como existem muitas unidades de Presso necessrio saber a correspondncia entre elas, pois nem sempre na indstria temos instrumentos padres com todas as unidades e para isto necessrio saber fazer a converso . Exemplo: 10 PSI = ______?______ Kgf/cm2 1 PSI = 0,0703 Kgf/cm2 De acordo com a tabela 10 x 0,0703 = 0,703 Kgf/cm2 Dispositivos para medio de presso O instrumento mais simples para se medir presso o manmetro, que pode ter vrios elementos sensveis e que podem ser utilizados tambm por transmissores e controladores. Vamos ento ao estudo de alguns tipos de elementos sensveis. Tubo de Bourdon Consiste geralmente de um tubo com seo oval, disposto na forma de arco de circunferncia tendo uma extremidade fechada, estando a outra aberta presso a ser medida. Com a presso agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seo circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento atravs da engrenagem transmitido a um ponteiro que vai indicar uma medida de presso. Quanto forma, o tubo de Bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: tipo C, espiral e helicoidal. Tipos de Tubos Bourdon

a) Tipo C

b) Tipo Espiral

C) Tipo Helicoidal

Membrana ou Diafragma constitudo por um disco de material elstico (metlico ou no), fixo pela borda. Uma haste fixa ao centro do disco est ligada a um mecanismo de indicao.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 052 DE 0115

Quando uma presso aplicada, a membrana se desloca e esse deslocamento proporcional presso aplicada.

O diafragma geralmente ondulado ou corrugado para aumentar sua rea efetiva. Fole O fole tambm muito empregado na medio de presso. Ele basicamente um cilindro metlico, corrugado ou sanfonado. Quando uma presso aplicada no interior do fole, provoca sua distenso, e como ela tem que vencer a flexibilidade do material e a fora de oposio da mola, o deslocamento proporcional presso aplicada parte interna.

Coluna de Lquido Consiste, basicamente, num tubo de vidro, contendo certa quantidade de lquido, fixado a uma base com uma escala graduada. As colunas podem ser basicamente de trs tipos: coluna reta vertical, reta inclinada e em forma de U. Os lquidos mais utilizados nas colunas so: gua (normalmente com um corante ) e mercrio. Quando se aplica uma presso na coluna o lquido deslocado, sendo que este deslocamento proporcional a presso aplicada. Sendo a frmula : P1 P2 = h . dr

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 053 DE 0115

Manmetro de tubo em U

Manmetro de tubo inclinado

Manmetro de Reservatrio

Tipo Capacitivo A principal caracterstica dos sensores capacitivos a completa eliminao dos sistemas de alavancas na transferncia da fora / deslocamento entre o processo e o sensor . Este tipo de sensor resume-se na deformao , diretamente pelo processo de uma das armaduras do capacitor . Tal deformao altera o valor da capacitncia total que medida por um circuito eletrnico . Esta montagem , se por um lado , elimina os problemas mecnicos das partes mveis , expe a clula capacitiva s rudes condies do processo , principalmente a temperatura do processo . Este inconveniente pode ser superado atravs de circuitos sensveis a temperatura montados juntos ao sensor . Outra caracterstica inerente a montagem , a falta de linearidade entre a capacitncia e a distncia das armaduras devido deformao no linear , sendo necessrio portanto , uma compensao ( linearizao ) cargo do circuito eletrnico .

Curso de Instrumentao Industrial

O sensor formado plos seguintes componentes : Armaduras fixas metalizadas sobre um isolante de vidro fundido Dieltrico formado pelo leo de enchimento ( silicone ou fluorube )

PG. 054 DE 0115

Armadura mvel ( Diafragma sensor ) Uma diferena de presso entre as cmaras de alta (High) e de baixa (Low) produz uma fora no diafragma isolador que transmitida pelo lquido de enchimento . A fora atinge a armadura flexvel ( diafragma sensor ) provocando sua deformao , alterando portanto , o valor das capacitncias formadas pelas armaduras fixas e a armadura mvel . Esta alterao medida pelo circuito eletrnico que gera um sinal proporcional variao de presso aplicada cmara da cpsula de presso diferencial capacitiva . Tipo Strain Gauge Baseia-se no princpio de variao da resistncia de um fio, mudando-se as suas dimenses. Para variarmos a resistncia de um condutor devemos analisar a equao geral da resistncia : R= .L R : Resistncia do condutor : Resistividade do material L : Comprimento do condutor S : rea da seo transversal A equao nos explica que a resistncia eltrica de um condutor diretamente proporcional a resistividade e ao comprimento e inversamente proporcional a rea da seo transversal . A maneira mais prtica de alterarmos as dimenses de um condutor tracionarmos o mesmo no sentido axial como mostrado a seguir :

Seguindo esta linha de raciocnio , conclumos que para um comprimento L obtivemos L , ento para um comprimento 10 x L teramos 10 x L , ou seja , quanto maior o comprimento do fio , maior ser a variao da resistncia obtida e maior a sensibilidade do sensor para uma mesma presso ( fora ) aplicada . O sensor consiste de um fio firmemente colado sobre uma lmina de base , dobrando-se to compacto quanto possvel . Esta montagem denomina-se tira extensiomtrica como vemos na figura a seguir :

Observa-se que o fio , apesar de solidamente ligado a lmina de base , precisa estar eletricamente isolado da mesma . Uma das extremidades da lmina fixada em um ponto de apoio rgido enquanto a outra extremidade ser o ponto de aplicao de fora .

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 055 DE 0115

Da fsica tradicional sabemos que um material ao sofrer uma flexo , suas fibras internas sero submetidas dois tipos de deformao : trao e compresso . As fibras mais externas sofrem um alongamento com a trao pois pertencem ao permetro de maior raio de curvatura , enquanto as fibras internas sofrem uma reduo de comprimento ( menor raio de curvatura ) .

Como o fio solidrio lmina , tambm sofrer o alongamento , acompanhando a superfcie externa , variando a resistncia total . Visando aumentar a sensibilidade do sensor , usaremos um circuito sensvel a variao de resistncia e uma configurao conforme esquema a seguir :

Notamos que a ligao ideal para um Strain Gauge com quatro tiras extensiomtricas o circuito em ponte de Wheatstone , como mostrado a seguir , que tem a vantagem adicional de compensar as variaes de temperatura ambiente , pois todos os elementos esto montados em um nico bloco .

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 056 DE 0115

Sensor pOr Silcio Ressonante O sensor consiste de uma cpsula de silcio colocada estrategicamente em um diafragma , utilizando do diferencial de presso para vibrar em maior ou menor intensidade, afim de que essa freqncia seja proporcional a presso aplicada.

Na seqncia ser exibido maiores detalhes sobre esse tipo de clula, sua construo e seu funcionamento. Construo do sensor

Todo o conjunto pode ser visto atravs da figura acima, porm, para uma melhor compreenso de funcionamento deste transmissor de presso, faz-se necessrio desmembr-lo em algumas partes vitais. Na figura a seguir podemos ver o conjunto do sensor. Ele possui um im permanente e o sensor de silcio propriamente dito .

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 057 DE 0115

Dois fatores que iro influenciar na ressonncia do sensor de silcio so: o campo magntico gerado por um im permanente posicionado sobre o sensor; o segundo ser o campo eltrico gerado por uma corrente em AC (alm das presses exercidas sobre o sensor, obviamente).

Portanto, a combinao do fator campo magntico/campo eltrico responsvel pela vibrao do sensor . Um dos sensores ficar localizado ao centro do diafragma (FC), enquanto que o outro ter a sua disposio fsica mais borda do diafragma (FR) Por estarem localizadas em locais diferente, porm, no mesmo encapsulamento, uma sofrer uma compresso e a outra sofrer uma trao conforme a aplicao de presso sentida pelo diafragma. Desta maneira, os sensores possuiro uma diferena de freqncia entre si. Esta diferena pode ser sentida por um circuito eletrnico , tal diferena de freqncia ser proporcional ao P aplicado. Na figura a seguir exibido o circuito eletrnico equivalente.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 058 DE 0115

Atravs dessas informaes possvel criar um grfico referente aos pontos de operao da freqncia x presso.

Tipo Piezoeltrico Os elementos piezoeltricos so cristais, como o quartzo , a turmalina e o titanato que acumulam cargas eltricas em certas reas da estrutura cristalina, quando sofrem uma deformao fsica, por ao de uma presso. So elementos pequenos e de construo robusta. Seu sinal de resposta linear com a variao de presso, so capazes de fornecer sinais de altssimas freqncias de milhes de ciclos por segundo. O efeito piezoeltrico um fenmeno reversvel . Se for conectado a um potencial eltrico , resultar em uma correspondente alterao da forma cristalina . Este efeito altamente estvel e exato , por isso utilizado em relgios de preciso . A carga devida alterao da forma gerada sem energia auxiliar , uma vez que o quartzo um elemento transmissor ativo . Esta carga conectada entrada de um amplificador , sendo indicada ou convertida em um sinal de sada , para tratamento posterior .

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 059 DE 0115

Captulo 08 Varivel Nvel


Nvel a altura do contedo de um reservatrio que pode ser slido ou lquido. Trata-se de uma das principais variveis utilizadas em controle de processos contnuos, pois atravs de sua medio torna-se possvel: a) Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento. b) Balano de materiais de processos contnuos onde existam volumes lquidos ou slidos de acumulao temporria, reaes, mistura, etc. c) Segurana e controle de alguns processos onde o nvel do produto no pode ultrapassar determinados limites. mtodos de medio de nvel de lquido Os trs tipos bsicos de medio de nvel so: a) direto b) indireto c) descontnuo MEDIO DIRETA a medio que tomamos como referncia a posio do plano superior da substncia medida. Neste tipo de medio podemos utilizar rguas ou gabaritos, visores de nvel, bia ou flutuador. Rgua ou Gabarito Consiste em uma rgua graduada a qual tem um comprimento conveniente para ser introduzida dentro do reservatrio a ser medido.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 060 DE 0115

A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento molhado na rgua pelo lquido. Visores de Nvel Este medidor usa o princpio dos vasos comunicantes, o nvel observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando o visor.

Bia ou Flutuador Consiste numa bia presa a um cabo que tem sua extremidade ligada a um contrapeso. No contrapeso est fixo um ponteiro que indicar diretamente o nvel em uma escala. Esta medio normalmente encontrada em tanques abertos.

Medio de nivel indireta Neste tipo de medio o nvel medido indiretamente em funo de grandezas fsicas como : presso, empuxo , radiao e propriedades eltricas. Medio de Nvel por Presso Hidrosttica (presso diferencial) Neste tipo de medio usamos a presso exercida pela altura da coluna lquida, para medirmos indiretamente o nvel, como mostra abaixo o Teorema de Stevin:

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 061 DE 0115

P=H. Onde: P = Presso em mm H2O ou polegada H2O h = nvel em mm ou em polegadas = densidade relativa do lquido na temperatura ambiente.

Essa tcnica permite que a medio seja feita independente do formato do tanque seja ele aberto ou pressurizado. Medio por Presso Diferencial em Tanques Pressurizados. Neste tipo de medio, a tubulao de impulso da parte de baixo do tanque conectada cmara de alta presso do transmissor de nvel. A presso atuante na cmara de alta a soma da presso exercida sob a superfcie do lquido e a presso exercida pela coluna de lquido no fundo do reservatrio. A cmara de baixa presso do transmissor de nvel, conectada na tubulao de impulso da parte de cima do tanque onde mede somente a presso exercida sob a superfcie do lqido.

Supresso de Zero Para maior facilidade de manuteno e acesso ao instrumento, muitas vezes o transmissor instalado abaixo do tanque. Outras vezes a falta de plataforma fixadora em torno de um tanque elevado resulta na instalao de um instrumento em um plano situado em nvel inferior tomada de alta presso. Em ambos os casos, uma coluna lquida se formar com a altura do lquido dentro da tomada de impulso, se o problema no for contornado, o transmissor indicaria um nvel superior ao real.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 062 DE 0115

Elevao de Zero Quando o fludo do processo possuir alta viscosidade, ou quando o fludo se condensa nas tubulaes de impulso, ou ainda no caso do fludo ser corrosivo, devemos utilizar um sistema de selagem nas tubulaes de impulso, das cmaras de baixa e alta presso do transmissor de nvel. Selam-se ento ambas as tubulaes de impulso, bem como as cmaras do instrumento. Na figura abaixo, apresenta-se um sistema de medio de nvel com selagem, no qual deve ser feita a elevao, que consiste em anular-se a presso da coluna lquida na tubulao de impulso da cmara de baixa presso do transmissor de nvel.

Medio de Nvel com Borbulhador Com o sistema de borbulhador podemos detectar o nvel de lquidos viscosos, corrosivos, bem como de quaisquer lquidos distncia. Neste sistema necessitamos de um suprimento de ar ou gs e uma presso ligeiramente superior mxima presso hidrosttica exercida pelo lquido. Este valor normalmente ajustado para aproximadamente 20% a mais que a mxima presso hidrosttica exercida pelo lquido. O sistema borbulhador engloba uma vlvula agulha, um recipiente com lquido na qual o ar ou gs passar pelo mesmo e um indicador de presso. Ajustamos a vazo de ar ou gs at que se observe a formao de bolhas em pequenas quantidades. Um tubo levar esta vazo de ar ou gs at o fundo do vaso a qual queremos medir seu nvel, teremos ento um borbulhamento bem sensvel de ar ou gs no lquido o qual queremos medir o nvel .Na tubulao pela qual fluir o ar ou gs, instalamos um indicador de presso que indicar um valor equivalente a presso devido ao peso da coluna lquida . Nota-se que teremos condies de instalar o medidor a distncia.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 063 DE 0115

Medio de Nvel por Empuxo Baseia-se no princpio de Arquimedes: Todo o corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do fludo deslocado. A esta fora exercida pelo fludo do corpo nele submerso ou flutuante chamamos de empuxo. E=V . onde: E = empuxo V = volume deslocado = densidade ou peso especfico do lquido Baseado no princpio de Arquimedes usa-se um deslocador (displacer) que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque. O medidor deve ter um dispositivo de ajuste para densidade do lquido cujo nvel estamos medindo, pois o empuxo varia com a densidade.

Atravs dessa tcnica podemos medir nivel de interface entre dois lquidos no miscveis. Na indstria muitas vezes temos que medir o nvel da interface em um tanque contendo 2 lquidos diferentes. Este fato ocorre em torres de destilao, torres de lavagem, decantadores etc. Um dos mtodos mais utilizados para a medio da interface atravs da variao do empuxo conforme citaremos a seguir. Consideremos um flutuador de forma cilndrica mergulhado em 2 lquidos com pesos especficos diferentes 1 e 2. Desta forma, podemos considerar que o empuxo aplicado no flutuador, ser a soma dos empuxos E1 e E2 aplicados no cilindro, pelos lquidos de pesos especficos 1 e 2, respectivamente. O empuxo ser dado pr: Et = E1 + E2 E1 = V1 . empuxo.
1

onde: e E2 = V2 .
2

Assim para diferentes valores de altura de interface, teremos diferentes variaes de

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 064 DE 0115

Medio de Nvel por Radiao Os medidores que utilizam radiaes nucleares se distinguem pelo fato de serem completamente isentos do contato com os produtos que esto sendo medidos. Alm disso, dispensando sondas ou outras tcnicas que mantm contato com slidos ou lquidos tornando-se possvel, em qualquer momento, realizar a manuteno desses medidores, sem a interferncia ou mesmo a paralisao do processo. Dessa forma os medidores que utilizam radiaes podem ser usados para indicao e controle de materiais de manuseio extremamente difcil e corrosivos, abrasivos, muito quentes, sob presses elevadas ou de alta viscosidade. O sistema de medio por raios gamas consiste em uma emisso de raios gamas montado verticalmente na lateral do tanque do outro lado do tanque teremos um cmara de ionizao que transforma a radiao Gama recebida em um sinal eltrico de corrente contnua. Como a transmisso dos raios inversamente proporcional a altura do lquido do tanque, a radiao captada pelo receptor inversamente proporcional ao nvel do lquido do tanque, j que o material bloquearia parte da energia emitida.

Medio de Nvel por Capacitncia A capacitncia uma grandeza eltrica que existe entre 2 superfcies condutoras isoladas entre si. O medidor de nvel capacitivo mede as capacidades do capacitor formado pelo eletrodo submergido no lquido em relao as paredes do tanque. A capacidade do conjunto depende do nvel do lquido. O elemento sensor, geralmente uma haste ou cabo flexvel de metal. Em lquidos no condutores se empregam um eletrodo normal, em fludos condutores o eletrodo isolado normalmente com teflon. A medida que o nvel do tanque for aumentando o valor da capacitncia aumenta progressivamente a medida que o dieltrico ar substitudo pelo dieltrico lquido a medir.

A capacitncia convertida por um circuito eletrnico numa corrente eltrica sendo este sinal indicado em um medidor. A medio de nvel por capacitncia tambm pode ser feita sem contato , atravs de sondas de proximidade . A sonda consiste de um disco compondo uma das placas do capacitor . A outra placa a prpria superfcie do produto ou a base do tanque.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 065 DE 0115

. MEDIO DE NVEL POR ULTRA SOM O ultra-som uma onda sonora, cuja freqncia de oscilao maior que aquela sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 Khz. A gerao ocorre quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico, esta excitao transferida de molcula a molcula do meio, com uma velocidade que depende da elasticidade e inrcia das molculas. A propagao do ultra-som depende portanto, do meio (slido, lquido ou gasoso). Assim sendo, a velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de eco, usada nos dispositivos ultra-snicos. As ondas de ultra-som so geradas e captadas pela excitao eltrica de materiais piezoeltricos. A caracterstica marcante dos materiais piezoeltricos produo de um freqncia quando aplicamos uma tenso eltrica. Assim sendo, eles podem ser usados como gerador de ultra-som, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma fora em uma material piezoeltrico, ou seja quando ele recebe um sinal de freqncia, resulta o aparecimento de uma tenso eltrica no seu terminal. Nesta modalidade, o material piezoeltrico usado como receptor do ultra-som.

Os dispositivos do tipo ultra-snico podem ser usados tanto na deteco contnua de nvel como na descontnua. Os dispositivos destinados a deteco contnua de nvel caracterizam-se, principalmente, pelo tipo de instalao, ou seja, os transdutores podem encontrar-se totalmente submersos no produto, ou instalados no topo do equipamento sem contato com o produto.

MEDIO DE NVEL POR RADAR Possue uma antena cnica que emite impulsos eletromagnticos de alta frequencia superfcie a ser detectada. A distncia entre a antena e a superfcie a ser medida ser ento calculada em funo do tempo de atraso entre a emisso e a recepo do sinal. Essa tcnica pode ser aplicada com sucesso na medio de nvel de lquidos e slidos em geral. A grande vantagem deste tipo de medidor em relao ao ultrassnico a imunidade efeitos provocados por gases, p, e espuma entre a superfcie e o detetor, porm possue um custo relativo alto. medio de nvel Descontnua
Curso de Instrumentao Industrial PG. 066 DE 0115

Estes medidores so empregados para fornecer indicao apenas quando o nvel atinge certos pontos desejados como por exemplo em sistemas de alarme e segurana de nvel alto ou baixo. Nos lquidos que conduzem eletricidade, podemos mergulhar eletrodos metlicos de comprimento diferente. Quando houver conduo entre os eletrodos teremos a indicao de que o nvel atingiu a altura do ltimo eletrodo alcanado pelo lquido. Medio de nvel descontnua por condutividade

Medio de nivel descontnua por bia Diversas tcnicas podem ser utilizadas para medio descontnua, desde simples bia acoplada a contatos eltricos a sensores eletrnicos do tipo capacitivo ou ultra-snico, onde diferenciam-se entre si pela sensibilidade, tipo de fluido, caractersticas operacionais instalao e custo. medio de nvel de slidos necessrio medir o nvel dos slidos, geralmente em forma de p ou gros, em silos, altofornos etc., pelos mesmos motivos da medio de nvel dos lquidos. Esta medio comumente feita por dispositivos eletromecnicos, onde colocada uma sonda sobre a carga ou contedo. O cabo da sonda movimenta um transdutor eletromecnico, que envia um sinal para um indicador, cuja a escala graduada para nvel. Essa tcnica apesar de simples tem como desvantagem a grande incidncia de manuteno tornando-a invivel em muitos casos. Outros medidores como os radioativos, capacitivos, ultrassnicos, radares e sistemas de pesagem com clulas de carga podem ser utilizados com bastante eficiencia e preciso apesar de possuirem em alguns casos o custo elevado.

Captulo 09 Varivel Vazo


Introduo e simbologia A importncia da varivel vazo-quantidade do fluido escoado atravs de tubulaes e equipamentos, na unidade de tempo pode ser avaliada pelas suas aplicaes industriais: a) Controla o processo nas quantidades totais ou parciais que se acham em transformao no processo, em perodo de tempo; b) Permite o balano de material de um sistema ou da unidade toda. A importncia da varivel vazo-quantidade de fluido escoado, pode ser pesada pelo seguinte: a) Permite um controle do balano da unidade, desde que existam medidores volumtricos na carga da unidade e nos seus diversos produtos derivados finais; b) Permite a contabilizao mais exata na venda (ou transferncia) dos produtos. Os instrumentos de vazo e volume tem a seguinte simbologia: a) Formas simples FI Indicador de vazo (flow indicator); FR Registrador de vazo (flow recorder); FC Controlador de vazo (flow controler); FQ Integrador ou totalizador volumtrico (T = totalizer). b) Formas compostas FIC Indicador e controlador de vazo;
Curso de Instrumentao Industrial PG. 067 DE 0115

FRC Registrador e controlador de vazo. c) Formas especiais FE Elemento primrio de vazo (flow element); FG Visores de vazo (flow-glass); FCV Vlvula auto-operada por vazo. Tipos de medidores de vazo e volume Segundo seu princpio de funcionamento, os medidores de vazo e volume so classificados nos seguintes tipos principais: a) Tipo presso diferencial varivel Tipo rea varivel Tipo de deslocamento positivo b) Medidores de vazo tipo presso diferencial varivel Quando introduzimos uma restrio em uma tubulao atravs da qual escoa um fluido, ocorre como conseqncia, uma perda ou queda de presso. Esta perda de presso tanto maior quanto maior for a vazo do fluido que estiver escoando pela tubulao. A perda de presso introduzida no a mesma para todos os fluidos, dependendo da viscosidade, temperatura e densidade do fluido em questo. evidente que tambm depende do tamanho de restrio e do dimetro da tubulao em que esta se situa. Conclui-se, portanto, que a partir da medida da perda ou queda de presso atravs de uma restrio colocada em uma tubulao j podemos determinar a vazo. Na primeira figura abaixo, temos representado uma restrio na tubulao e na segunda figura, um grfico representativo de como a presso varia na regio em torno da restrio (orifcio).

A queda da presso introduzida : P1 - P2 =

P.

Nota-se pelo grfico, que esta diferena varia conforme as posies das tomadas de presses P1 e P2. Para medir a vazo por diferena das presses usam-se instalaes que se compem: a) De um elemento primrio: dispositivo de restrio que produz a diferena (queda) das presses; b) De um elemento secundrio: dispositivo que mede a diferena de presses produzida pela restrio; c) De um elemento tercirio, que usado para indicar, registrar e/ou controlar a vazo. Os elementos primrios mais usados so; Placa de orifcio;
Curso de Instrumentao Industrial PG. 068 DE 0115

Bocal de vazo; Tubo Venturi; Tubo Pitot.

O tubo Pitot um dispositivo que serve para medir a velocidade do fluido em um ponto qualquer na seco de escoamento. Consta, em geral, de dois tubos justapostos, que so inseridos na tubulao, um deles colocado de modo a medir a presso esttica existente e mais a presso cintica devido velocidade do fluido: P 1 = Pe + Pv ; o outro mede apenas a presso esttica: P2 = Pe . A diferena das duas tomadas d a medio da velocidade do fluido: P1 - P2 = Pe + Pv - Pe = Pv A figura abaixo d uma idia de um tubo Pitot.

O tubo Venturi recomendado para medio de vazo de fluido que contenham grandes quantidades de slidos em suspenso e para fluidos altamente viscosos. O bocal de vazo de uso semelhante ao tubo Venturi porm sendo um elemento mais econmico. A placa de orifcio , geralmente, o elemento primrio mais simples na fabricao, na instalao e de baixo custo. Consiste de uma placa metlica com um orifcio centrico ou excntrico, de dimetro menor que o da tubulao onde se acha instalada, de seco circular elptica, segmental, etc., com suas bordas vivas (ortogonais) ou boleadas. A figura ao lado mostra uma placa de orifcio.

s vezes, a placa provida de um pequeno furo adicional para a passagem de gases ou de condensado. Quando um fluido um gs, o furo adicional deve ficar na parte inferior da tubulao, de forma a deixar escoar os gases que se condensam e no caso do fluido ser lquido, o orifcio deve ficar na parte superior da tubulao, a fim de dar passagem parte vaporizada, porventura existente, e assim no adicionar erro maior na vazo medida. A placa de orifcio inserida na tubulao entre flanges e as tomadas de presso so a montante e a jusante da mesma. So denominadas, respectivamente, de alta presso e de baixa presso. A diferencial de presso, ou seja, as duas tomadas de presso so ligadas a um medidor diferencial de presso (elemento secundrio), como mostrado na figura a seguir.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 069 DE 0115

Outro medidor de presso diferencial o tipo foles com enchimento de lquido. Consta, essencialmente, de dois foles, cheios de lquidos, o que confere proteo de sobrecarga e possibilita amortecimento ajustvel entre os dois foles. Quando h uma diferena de presso, os dois foles procuram uma posio de equilbrio, posio esta transmitida mecanicamente a um dispositivo provido de ponteiro ou pena, em uma escala apropriada de vazo. A figura abaixo mostra esquematicamente tal medidor.

O tipo mais freqente de medidor de vazo por presso diferencial o chamado conversor de presso. um medidor tipo seco, cujo princpio o de equilbrio de foras. As presses produzidas no elemento primrio so aplicadas no elemento detector (medidor) no conversor diferencial. Por meios mecnicos e pneumticos ou eletro-magnticos a fora equilibrada de tal modo que a sada (presso pneumtica ou corrente eltrica) proporcional presso diferencial medida. A vazo, nesses medidores tipo diferencial de presso varivel, relaciona-se com a presso diferencial. c) Medidores de vazo tipo rea varivel Este tipo tambm conhecido pelo nome de rotmetro.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 070 DE 0115

Consta de um tubo cnico, contendo no seu interior um flutuador. A posio do flutuador vai depender da diferena entre o peso prprio e a fora de empuxo causada pela vazo, que passa pela coroa circular compreendida entre o dimetro interno do tubo e o dimetro do flutuador. Sendo o peso do flutuador constante, a altura atingida depender, portanto, da vazo atravs do medidor.

A figura ao lado mostra um rotmetro. Uma das vantagens deste medidor que a escala do mesmo linear.

d) Medidores de volume tipo deslocamento Estes instrumentos medem o volume escoado e tem uma preciso muito boa, sendo indicados para medio com efeito comercial ou contbil, principalmente, porque atravs de dispositivos mecnicos e/ou mecnico-eltricos podem fazer a integrao do volume escoado.

Instrumentos receptores e controladores de vazo Tanto os receptores como os controladores para a varivel vazo, so similares aos usados para as demais variveis. Eles podem ser: pneumticos ou eletrnicos (eltricos). a) Medidores de vazo tipo Eletromagntico O princpio de funcionamento do Medidor Eletromagntico de Vazo baseado na Lei de FARADAY, segundo a qual um objeto condutor que se move em um campo magntico, gera uma fora eletromotriz.

A relao entre o campo magntico, movimento do fluido e fem (fora eletromotriz) induzida, pode facilmente ser determinada atravs da regra da mo direita. No medidor Eletromagntico, o condutor o fluido que passa atravs do tubo detetor. Desta forma, a direo do campo magntico, a vazo e a fem esto posicionadas uma em relao a outra de um ngulo de 90.

LEI DE INDUO DE FARADAY A voltagem induzida em um condutor que se move perpendicularmente atravs de um campo magntico ser proporcional a velocidade do condutor atravs do campo.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 071 DE 0115

Neste caso, o lquido o condutor, e nele ser induzida uma voltagem diretamente proporcional a sua velocidade de escoamento. Mede vazo volumtrica, independente da viscosidade, densidade, turbulncia, slidos em suspenso, condutividade (> 200 - 100ppm de sal em gua pura)pois a voltagem gerada proporcional a velocidade mdia. Possui sinal de sada linear, no introduz perda de carga no sistema, sendo adequado para lquidos com grande quantidade de slidos em suspenso, cidos corrosivos, gua. Infelizmente, a maioria dos produtos de petrleo no possuem condutividade suficiente para medio satisfatria com este instrumento. leo cr, por exemplo, contendo gua salgada poder apresentar condutividade suficiente, porm, a distribuio no uniforme da gua poder prejudicar a leitura.

Embora o medidor possa ser montado em qualquer posio, recomendvel, que a disposio da tubulao mantenha o medidor sempre cheio de lquido com os eletrodos na horizontal garantindo a preciso da medio. PRECISO: 1% (MEDIDOR-CONVERSOR-INDICADOR OU REGISTRADOR) MATERIAIS: Eletrodo- Ao inox, Platina, Hastelloy Isolante- Neoprene, Teflon, Epox fiber glass.

Medidor Magntico

Turbina
Curso de Instrumentao Industrial PG. 072 DE 0115

Neste tipo de medidor a ao da velocidade linear do lquido, sobre as palhetas do rotor, provoca sua rotao. Como a velocidade angular proporcional a velocidade linear tem-se uma medida da vazo volumtrica. O rotor possui em sua periferia diversos pontos magnticos, igualmente espaados, que ao passarem pelo campo produzido pelo im permanente, induzem na bobina captadora, uma onda senoidal, de freqncia proporcional a vazo volumtrica. O sinal captado pela bobina poder ser amplificado, convertido em um instrumento receptor, obtendo-se a vazo instantnea e totalizada.

Medidor Turbina O sinal de sada praticamente linear pois a cada pulso corresponde a um determinado volume. O nmero de pulsos por unidade de vazo chamado fator K da turbina. Este fator varia com a vazo, presso e com a temperatura de operao. No h preciso no incio da faixa, devido ao atrito do rotor e inrcia inicial.

Efeito Coriolis H mais de vinte anos, numa busca pelo aprimoramento tecnolgico, foram iniciados os primeiros trabalhos para medio direta de vazo mssica por meio do efeito Coriolis, que pela lei de Newton diretamente proporcional massa. Aps 10 anos de pesquisas foi lanado o primeiro medidor Coriolis, para uso laboratorial. Resumidamente, um medidor Coriolis possui dois componentes: Tubos de sensores de medio e transmissor. Um sistema magntico faz com que o tubo sensor vibre em sua freqncia natural, quase imperceptvel a olho nu. A vibrao se assemelha um diapaso, cobrindo menos do que 2,5 mm e completando 80 ciclos a cada segundo ( Figura A ). O fluido que passa atravs do tubo forado a seguir seu movimento vertical. Quando, durante o correspondente semi-ciclo, o tubo se move para cima ( Figura B ), o fluxo que entra resiste ao movimento e fora o tubo para baixo. Tendo sido forado do para cima, o fluido que sai do tubo resiste, com seu impulso, neste sentido, reduzido, tendendo a deslocar o tubo para cima. Com isto, o tubo sofre uma toro ( Figura C ). No outro semi-ciclo ( para baixo ), a toro se dar em sentido oposto. De acordo com a segunda lei de Newton, a magnitude da toro proporcional taxa de vazo da massa atravs do tubo sensor. So instalados em cada lado do tubo, transdutores que enviaro as informaes unidade eletrnica, onde sero processadas e transformadas em sinal eltrico proporcional vazo-de-massa. Adicionalmente, pela medio da freqncia natural de vibrao do tubo, poder ser determinada a densidade do fluido.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 073 DE 0115

C
Um RTD montado no tubo, monitorando a temperatura deste, a fim de compensar as variaes das deformaes elsticas sofridas com a oscilao da temperatura. Basicamente, o sensor mais o transmissor apresenta: Preciso: 0,2% mais instabilidade zero; Dimetro: de 1/16 at 6,0; Range: de 0,05 Kg/min ou L/min at 11 mil Kg/min ou L/min; Presso: at 200 bar ( existem modelos at 400 bar ); Repetibilidade: 0,1% Temperatura: de -240oC a +240oC faixa standard e at 456oC faixa de alta temperatura; Rangeabilidade: de 10/1 at 100/1. O medidor no exige cuidados especiais de montagem no tendo restries de trechos retos mnimos e apenas recomenda-se que o medidor esteja sempre cheio e, na prtica, observa-se os seguintes tipos de montagem orientados aos diferentes tipos de fluidos:

Lquidos

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 074 DE 0115

Gases

Lquidos com slidos

Captulo 10 Varivel Peso/Carga


As clulas de carga so sensores projetados para medir cargas estticas e dinmicas de trao e compresso, princpio extensomtrico e cargas de 0 a 300t. As clulas so totalmente estanques (proteo IP67) e podem ser utilizadas em atmosferas agressivas. Externamente o transdutor usinado a partir de um nico bloco de ao inoxidvel sem qualquer parte soldada. As clulas de carga so, ainda, resistentes vibrao e impacto. O seu tamanho compacto permite sua aplicao em pequenos espaos e em locais de difcil acesso. Um tipo de clula de carga a Doc 438, modelo TU-K5C, para cargas de trao e compresso da Gefran Brasil, com flange para a aplicao de cargas suspensas, FLA703, e articulao esfrica, SND022. A FIG. 2 apresenta as dimenses mecnicas da clula de carga Doc 438 e sua montagem com junta esfrica dupla e flange para cargas suspensas. Algumas especificaes tcnicas desta clula: Preciso: 0,2%; Faixa de medio: 0 a 500Kg; Sensibilidade: 2mV/V; Erro combinado - no linearidade/histerese/repetibilidade: 0,2% do fundo de escala; Tenso nominal de alimentao: 10V;

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 075 DE 0115

Captulo 11 Variveis Analticas


Introduo A ocorrncia da necessidade de um controle rigoroso constante da qualidade final (ou intermediria) de um processo industrial cada vez acentuada. O controle de qualidade exercido nestes processos, em grande parte, por anlises qumicas ou fsicas e existe uma quantidade variada de instrumentos especiais para execut-las. Existem os mais variados tipos de instrumentos especiais, dependendo do que se pretende medir e, entre os de mesma finalidade, diversos princpios de funcionamento: pH metro; Condutivmetro; Densmetro; Viscosmetro; Analisador de percentagem de oxignio; Silicmetro. PH metro Simbologia pH1 pHR pHIC pHRC Varivel pH

Indicador de pH; Registrador de pH; Controlador-indicador de pH; Controlador-registrador de pH. Potencial hidrogeninico.

Unidade de medida Valor pH o co-logartimo ou concentrao de ions hidrognio H+ de uma soluo; indica o grau de alcalinidade, neutralidade ou acidez da soluo.

Valor pH CH+

Princpio de funcionamento Detector (elemento primrio) O dispositivo de deteco de pH consiste de dois eletrodos, um de medio (eletrodo de vidro) imerso na soluo testada e outro de referncia imerso em uma soluo de concentrao hidrogeninica constante e conhecida. Estes eletrodos esto separados por uma membrana, qual permite a passagem da corrente eletro-qumica. A diferena de potencial entre os dois eletrodos indica o valor pH da soluo testada, d.d.p. esta que varia linearmente com o valor pH. Estes eletrodos esto em uma cmara de fluxo, cuja finalidade mant-los constantemente imersos na soluo testada. Normalmente includo um terceiro eletrodo (resistncia) na cmara de fluxo, cuja finalidade compensao da variao de temperatura. A figura abaixo d uma viso em corte dos eletrodos supracitados.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 076 DE 0115

Receptor O sinal emitido pelo conjunto de eletrodos muito dbil para movimentao de qualquer dispositivo de indicao, registro ou controle. O sistema utilizado para deteco deste sinal, de modo a amplific-lo sem deformaes, conhecido como sistema de balano contnuo. O sistema de balano contnuo baseia-se no princpio de potencimetro, onde se efetua a comparao de tenses sem fluxo de corrente. O potencimetro pode ser definido como um dispositivo para medida de d.d.p. ou de f.e.m. de valor desconhecido, pela comparao desta f.e.m. desconhecida, com uma f.e.m. conhecida, fornecida por uma pilha padro ou outra fonte de potencial padro. O circuito fundamental do potencimetro simples (vide figura abaixo), consiste de uma resistncia varivel (slide wire) AB com um contacto-central C que se move livremente ao longo desta resistncia. A bateria (Bat) supre um pequeno potencial constante ao longo do slide wire. A f.e.m. desconhecida (no nosso caso a d.d.p. entre os eletrodos de vidro e referncia) ligada a um amplificador em srie com o contato C, de modo que forme um potencial oposto ao da bateria. Se este pequeno potencial constante na parte AC do slide wire for diferente da f.e.m. desconhecida, haver um fluxo de corrente entre os terminais do amplificador e consequentemente uma amplificao de corrente de modo a acionar o servomotor M, que movimenta o contacto C no sentido de igualar os dois potenciais, anulando a corrente de alimentao do amplificador, estabilizando-o no ponto de corrente nula. Uma escala locada ao longo do slide wire e um ponteiro acoplado no contacto C nos indicar o valor da leitura efetuada.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 077 DE 0115

Condutivimetro Simbologia CI CR CIC CRC Indicador de condutividade; Registrador de condutividade; Controlador indicador de condutividade; Controlador registrador de condutividade.

Varivel Condutividade eltrica. Unidade de medida Micro Mho por centmetro ou us/cm micro siemens por centmetro. Princpio de funcionamento Detector (elemento primrio) A clula de medio de condutividade composta de dois eletrodos cilndricos concntricos que medem a resistncia eltrica da soluo em que est imersa. Como a condutividade relacionada com a resistncia, visto que C = K/R, onde C = condutividade eltrica (em /cm) R = resistncia eltrica (em ) e K = constante da clula; a leitura pode ser feita diretamente em condutividade. Para efetuar a compensao da variao de temperatura da soluo testada acoplado clula, um termistor (resistor de coeficiente negativo). A figura a seguir mostra o desenho tpico de uma clula de condutividade.

Densmetro Simbologia Sgl SgR SglC SgRC Indicador de densidade; Registrador de densidade; Controlador indicador de densidade; Controlador registrador de densidade.

Varivel Densidade relativa (specific gravity) de um lquido e o peso de um determinado volume deste fludo comparado com o peso do mesmo volume de gua, ambos medidos nas mesmas condies de presso e temperatura (usualmente presso atmosfrica a 20C). Unidade de medida A densidade relativa, por ser resultado de uma comparao, adimensional. Para produtos de petrleo, dotado, para simplificao de expresso, a unidade API (graus API American Petroleum Institut). A correspondncia entre a unidade API e a densidade relativa dada na tabela abaixo, notando-se que a escala API corre em sentido inverso da densidade relativa. API d a 60F
PG. 078 DE 0115

Curso de Instrumentao Industrial

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

1,0760 1,0000 0,9340 0,8762 0,8251 0,7796 0,7389 0,7022 0,6690 0,6388 0,6112

Princpio de Funcionamento Detector (elemento primrio) Mtodo de pesagem com volume fixo. O detentor compe-se de uma esfera de volume fixo conhecido, atravs da qual o lquido flue continuamente. O lquido ento pesado por um mecanismo de balano de foras com ou sem um sistema de transmisso.

Receptor Como o sistema de transmisso o usual (seja pneumtico ou eletrnico) o receptor (controle do registro) do mesmo tipo dos j citados anteriormente para as variveis bsicas (vazo, presso, nvel, temperatura). Viscosmetro Simbologia VI VR VIC VRC

Indicador de viscosidade; Registrador de viscosidade; Controlador indicador de viscosidade; Controlador registrador da viscosidade.

Varivel Viscosidade cinmtica. Unidade de medida Stokes = 10-4 m2/s. No nosso caso especfico: CS. Princpio de funcionamento O lquido analisado bombeado, a uma vazo, constante atravs de um tubo de frico. A queda de presso atravs deste tubo medido em termos de viscosidade por um sistema normal de medio de presso diferencial.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 079 DE 0115

Analisador % de oxignio Simbologia O2I Indicador % de O2 ; O2R Registrador % de O2 ; O2RC Controlador registrador % de O2 ; O2IC Controlador indicador % de O2 . Varivel Analisa a concentrao de oxignio em gases, no nosso caso, nos gases de combusto das caldeiras para verificar sua eficincia. Unidade de medida % de O2 (por volume). Princpio de funcionamento Detector tipo susceptibilidade-magntica-campo magntico no uniforme: O oxignio se destaca entre os gases pelo seu comportamento para-magntico, isto , a sua atrao por um campo magntico. Um pequeno corpo de prova, imerso em um campo magntico no uniforme tende a ser expelido se o O2 presente. Este deslocamento aumenta com o aumento da concentrao de O 2 e pode ser medido pela reflexo de raios luminosos. Vemos na figura abaixo o esquema representativo de funcionamento. O corpo de prova C, contrabalanceado pelo seu corpo de prova C1 esto imersos em um campo magntico no uniforme, atravs do qual flue o gs analisado, recebe uma carga da placa P que tem um potencial DC fixo, tendendo a traz-lo posio zero.

Como dito, a presena do oxignio no gs analisado tende a expelir o corpo de prova, expulso esta que modifica a posio do espelho R (locado no eixo de susteno C-C variando a intensidade de raios luminosos refletidos nas fotoclulas F1 e F2. Esta variao alimenta sistema de balano contnuo que indica diretamente a % do O2.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 080 DE 0115

Captulo 12 Atuadores Eletromagnticos


O movimento das cargas eltricas, e em particular a corrente eltrica, responsvel por um fenmeno de atrao ou repulso designado por fora magntica. Dois condutores percorridos por uma corrente eltrica atraem-se um ao outro se os sentidos dos respectivos fluxos forem concordantes, e repelem-se no caso contrrio. A fora magntica, encontram-se associados o campo magntico, o fluxo e a densidade de fluxo magntico, a permeabilidade magntica, a indutncia ou coeficiente de auto-induo, e o coeficiente de induo mtua. Considerem-se os dois fios condutores paralelos e imersos no espao vazio representados na FIG. 7, e admita-se que o comprimento, l, muito superior distncia respectiva (l>>d), que a seco infinitesimal (r<<d) e que ambos so percorridos por correntes eltricas, i1 e i2, lentamente variveis no tempo.

Fora magntica exercida entre dois fluxos de corrente eltrica

Nestas condies, entre os dois fios condutores estabelece-se uma fora de ndole magntica cuja intensidade dada pela Equao , onde o=4 -7[Wb/A.m] - define a constante universal designada 10 por permeabilidade magntica do vazio.

[N] A fora tanto maior quanto mais longos e prximos se encontrarem os condutores ou, em alternativa, quanto mais elevadas forem as correntes que os percorrem. A direo da fora magntica e da corrente eltrica so perpendiculares entre si, sendo de repulso o sentido da fora no caso de fluxos discordantes , e de atrao no caso inverso . Convm lembrar que a ausncia de corrente em qualquer dos dois fios condutores determina a ausncia da fora magntica. Por conseguinte, cargas eltricas em repouso so transparentes do ponto de vista do campo magntico, isto , no geram nem so afetadas pelo campo magntico. Se se considerar a ao exercida pela corrente i1 sobre o condutor-2, por exemplo por unidade de comprimento e normalizada relativamente corrente i2, obtm-se a intensidade do campo magntico, H1, criado pelo condutor-1

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 081 DE 0115

[A/m]

Neste caso, a intensidade da fora magntica, F [N], pode ser expressar em funo do campo magntico, H1 [A/m]:

A anlise de um circuito com bobinas exige a obteno e a resoluo de uma ou vrias equaes diferenciais. As condies iniciais da corrente, do fluxo magntico e da energia armazenada, em conjunto com a imposio da sua continuidade, constituem a informao necessria para determinar os valores das constantes da soluo da equao diferencial. A FIG. 8 ilustra os diversos caminhos fechados de corrente vulgarmente utilizados na realizao de bobinas: a espira (a), a bobina com N espiras e ncleo cilndrico (b) e a bobina com N espiras e ncleo toroidal (c).

Caminhos fechados de corrente utilizados na realizao de bobinas (a) Espira (b) Bobinas com ncleo cilndrico (c) Toroidal

Vlvulas Solenides. So equipamentos que em funcionamento nos processos industriais, auxiliam em geral os mais variados dispositivos, nas suas sequncias de comando a distncia. - Funcionamento: A vlvula aberta ou fechada pelo movimento do ncleo, que trabalha em oposio a uma mola, atrado pela bobina quando a mesma energizada.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 082 DE 0115

- Tipos de vlvulas (Solenides utilizadas para controle automtico). -Valvulas de duas vias; -Vlvulas de trs vias; -Vlvulas de quatro vias e -Vlvula de rearme normal. -Vlvulas de Duas Vias. Tem uma conexo de entrada e uma de sada. Proporcionam vedao total, abrem e fecham um orifcio em funo do comando eltrico.

- Vlvulas de Trs Vias. Tm trs conexes e dois orifcios, um estar sempre fechado enquanto o outro estiver aberto e vice-versa.Estas vlvulas podem ser usadas para aplicar ou exaurir presso de uma vlvula operada por motor a diafrgma ou operada por cilindros de simples efeito, com retorno mola.Tm aplicaes para selecionar ou dirigir fluxos atravs de suas conexes. - Vlvulas de Quatro Vias. So geralmente utilizadas para comando de cilindros de duplo efeito. Estas vlvulas tm quatro conexes: uma de presso, duas para cilindro e uma de exausto. Em uma posio da vlvula, sempre em funo do comando eltrico, a presso aplicada a um lado do cilindro e do outro lado conectado a exausto. Na outra posio da vlvula a presso e exausto, se invertem. As vlvulas-solenides de quatro vias so construdas com bobina nica ou dupla, para atender a diferentes requisitos de comando e segurana.. - Vlvulas de Rearme Manual.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 083 DE 0115

A vlvula de rearme deve ser operada manualmente.Ela retornar posio original quando o solenide for energizado ou desenergizado, dependendo da construo da vlvula.

Captulo 13 Vlvulas de Controle


Introduo O elemento final de controle um mecanismo que atua no processo comandado pelo sinal emitido pelo instrumento controlador, com a finalidade de corrigir ou reduzir ao mnimo o desvio acusado no valor da varivel controlada. Na maioria dos casos, esse elemento final de controle uma vlvula de diafragma ou vlvula automtica de regulao, geralmente conhecida por vlvula de controle. Quer nos sistemas pneumticos, quer nos sistemas eletrnicos de controle a vlvula de controle (pneumtica) usada. Isso se deve ao fato de que ela pode controlar vazes com muita preciso, de modo contnuo. Descrio e princpio de funcionamento Uma vlvula de controle, de um modo geral, constituda de dois conjuntos: a) Parte motora ou atuador; b) Corpo. Conforme a figura ao lado, o atuador consta de uma cmara metlica contendo um diafragma flexvel, de uma mola alcance ajustvel, de uma haste de acionamento presa ao diafragma de um indicador de posio de abertura da vlvula. O corpo a parte colocada na tubulao para variar o agente de controle. Internamente possui uma ou duas restries passagem do produto, chamadas sedes ou assentos da vlvula.

Um ou dois obturadores (plugues e tampes) colocados numa das extremidades da haste operam na sede ou sedes da vlvula.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 084 DE 0115

O funcionamento da vlvula de controle o seguinte: o sinal de ar modulado enviado pelo controlador pressiona o diafragma, vencendo a contra-presso exercida pela mola, at atingir uma condio de equilbrio. Assim, a vlvula tem seu curso variando desde a posio aberta at a posio fechada quando o plug toca a sede. Externamente, o indicador preso haste indica a posio da vlvula na escala presa ao atuador. Ao das vlvulas de controle As vlvulas de controle podem ter duas diferentes aes: a) Ar abre; b) Ar fecha. Uma das razes importantes dessas aes o fator segurana quando a vlvula est colocada num determinado sistema processual. Explicando: Consideramos a falta de ar (por exemplo, falha no suprimento) como uma condio possvel e em tal caso a posio tomada automaticamente pela vlvula de controle dever ser escolhida de modo que seja a mais segura para o processamento ou equipamento. Essas aes dependem, em resumo, da disposio relativa entre sede, plug e atuao pneumtica por cima ou por baixo do diafragma. Muitas vlvulas podem ter a sua ao invertida apenas trocando-se de posio a sede e o plug. Dessa necessidade das aes da vlvula decorreu a existncia das aes do instrumento controlador, as quais so as seguintes: a) Ao direta; b) Ao inversa. Define-se como sendo de ao direta um controlador cujo sinal de sada (correo) aumenta ou diminui quando o sinal de entrada (varivel medida), aumenta ou diminui, respectivamente. Um controlador tem ao inversa quando o sinal de sada aumenta ou diminui quando a varivel medida diminui ou aumenta, respectivamente.

Tipos de vlvulas de controle As vlvulas de controle tm vrias classificaes quanto ao tipo. Vejamos algumas. Vlvulas de sede simples e de sede dupla A de sede simples tem a vantagem de maior vedao passagem do fluxo na posio fechada, em presses relativamente pequenas. Como desvantagem apresenta a possibilidade de no fechar completamente quando o fluido do processo tem altas presses. A vlvula de dupla sede na qual a presso do produto do processo, praticamente, atua em sentidos opostos sobre a haste, no tem dificuldades para atingir a posio fechada. A desvantagem deste tipo aparece apenas em caso de diferena na sincronizao de fechamento (passagem por uma das sedes). As figuras abaixo mostram esses tipos de vlvulas de controle.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 085 DE 0115

Vlvula de controle Vlvulas quanto s curvas caractersticas

Vlvula de controle com 2 plugues

Definimos a curva caracterstica de uma vlvula como sendo a relao entre a vazo que ela deixa passar e a abertura da mesma. A mais simples de todas chamada tipo abertura rpida (on-off). Estas vlvulas so adequadas para sistemas de controle de duas posies, sistemas de controle de nvel de um processo de grande capacitncia. A vlvula de caracterstica igual porcentagem uma das mais usadas no controle automtico dos processos. Seu nome deriva do fato de que para iguais incrementos na abertura, a vlvula deixa passar iguais incrementos de vazo. A justificativa da grande aplicao deste tipo de vlvula se deve ao fato de que o processo sensivelmente afetado por uma mesma variao de vazo em relao a vazo inicial, quer isto se verifique com a vlvula no incio ou no fim do seu curso. Esta vlvula adequada para: a) Controlador proporcional com F.P., larga; b) Processos de pequena capacitncia; c) Processos, onde a carga muito varivel; d) Controle de vazo, de temperatura e de nvel, em geral; e) Controle de razo de vazes. Como desvantagens apenas por ser de confeco cara e no ser adequada para fluidos sujos, pois o acmulo de resduos altera sensivelmente a sua caracterstica. Vlvula agulha usada para regular vazes pequenas ou de alta presso. Vlvula de caracterstica linear Nestas vlvulas a vazo praticamente varia proporcionalmente com a abertura da mesma. So adequadas para controladores proporcionais com ganho 1 indo at 4 (F.P.= 25%), ou para processos com capacitncia mdia onde as condies de operao no variam muito. Vlvulas Saunders e borboleta Tm aplicaes especficas, bem como as vlvulas de 3 vias.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 086 DE 0115

Captulo 14 Posicionadores
Certos sistemas de controle exigem das vlvulas um comportamento mais crtico e da o emprego de posicionadores. Posicionadores so dispositivos capazes de receber o sinal de sada do controlador e enviar para a cabea da vlvula um sinal equivalente ou diferente, porm guardando alguma relao com o mesmo. Seu emprego justifica-se: a) Para vencer o atrito na haste da vlvula, por exemplo quando a gaxeta apertada para evitar vazamento; b) Para diminuir o atraso de resposta do atuador de grande capacidade ou distante do controlador; c) Para inverter a ao do controlador; d) Para alterar a faixa do sinal do controlador. Os posicionadores em geral, consistem de um fole que recebeu o sinal do controlador, uma alavanca que transmite a posio da haste ao fole e um sistema de rel piloto com conjunto bico-palheta.

Acessrios de uma Vlvula de Controle Como acessrios podemos definir, determinados dispositivos que so ligados s vlvula, para obter determinadas adaptaes com o sistema de controle ou sofisticaes quanto operao da controlabilidade. Os principais tipos de acessrios utilizados so os posicionadores, vlvulas solenides, reguladores de ar, transdutores eletropneumticos, volantes auxiliares manuais, etc. Dentre todos, sem dvida alguma o posicionador o mais comumente utilizado, sendo que em alguns tipos de vlvulas, realmente deixa de ser considerado como acessrios, passando a ser parte integrante da prpria vlvula. O posicionador pode ser pneumtico ou eletropneumtico. - Posicionador Pneumtico Define-se como posicionador a um dispositivo que transmite a presso de carga ao atuador, permitindo posicionar a haste de vlvula no valor exato determinado pelo sinal de controle.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 087 DE 0115

POSICIONADOR PNEUMTICO MONTADO NUMA VLVULA DE CONTROLE TIPO GLOBO. Um dos maiores enganos o de julgar, precipitadamente que uma vlvula de controle com posicionador venha a desempenhar a sua funo de melhor forma. Isto pode, talvez acontecer porm a afirmao duvidosa. A sua utilizao nas vlvulas, que no precisam obrigatriamente de seu uso, deve ser criteriosa, pois s vezes o controle torna-se mais estvel e com melhor desempenho sem a utilizao do posicionador na vlvula. Isto se deve ao fato de que, sendo o posicionado um elemento que contribui com uma constante de tempo adicional malha de controle, torna-se um pouco mais difcil o ajuste global para um desempenho dinamicamente estvel. Um posicionador opera adequadamente quando o seu tempo de resposta junto com a vlvula muito mais rpido que o do processo. Em outras palavras, a freqncia oscilatria do circuito de controle, respondendo a um distrbio no processo, deve ser no mnimo 5 a 10 vezes menor que a largura da banda do controlador. Certos sistemas lentos necessitam do uso de posicionadores nas vlvulas. Tais sistemas seriam o controle da temperatura, controle de nvel lquido, controle de vazo de gs e mistura. Em outros sistemas mais rpidos, tais como o controle de presso de um lquido ou de vazo de lquido, um "booster" amplificador normalmente utilizado com sensveis vantagens.

ESQUEMA DE UMA VLVULA OPERANDO: (A) SEM POSIONADOR E (B) COM POSICIONADOR.

* Aplicaes Recomendadas da Utilizao do Posicionador. So, basicamente os seguinte motivos da necessidade da utilizao de um posicionador numa vlvula de controle. * Para compensar a fora gerada pelo atrito: Nas aplicaes em processos de alta presso ou aplicaes outras onde a gaxeta seja bastante apertada para evitar vazamentos, h o surgimento de um atrito considervel contra a haste, produzindose um histerese e tempo morto maior que o limite normalmente aceito. Nesses casos, aconselha-se a
Curso de Instrumentao Industrial PG. 088 DE 0115

utilizao de um posicionador para enviar maior volume de ar, compensado de atraso na resposta da vlvula devido s excessivas foras de atrito nas gaxetas. * Para aumentar a velocidade de resposta da vlvula: Se uma vlvula de controle for operada diretamente por um controlador pneumtico, a velocidade de operao da vlvula depende de: a) distncia entre controlador e vlvula, e dimetro da tubulao dos sinal do controlador vlvula; b) volume do atuador , c) capacidade do rel do controlador. Ao utilizarmos um posicionador na vlvula, o sinal do controlador indo diretamente ao posicionador, e este no requer um volume da ar muito grande, evitaremos o transporte de grandes quantidades de ar entre o controlador e o posicionador. Isso faz aumentar a velocidade de resposta da vlvula. Geralmente, o rel piloto do posicionador possui uma rea de passagem maior que a do controlador e, portanto, o ar do posicionador para a vlvula desloca-se mais rapidamente e em maior volume obtendo-se, assim, tambm, maior velocidade na resposta da vlvula. * Para permitir uma operao de faixa dividida ( "splitrange "): As vezes desejvel operar uma vlvula de controle, utilizando-se apenas de uma parte da faixa do sinal de sada do controlador. Isto pode ser realizado se especificarmos um posicionador para esta utilizao particular. Um arranjo comum o de ter uma vlvula e um posicionador operando sobre 3 a 9 psig de sinal de sada do controlador, enquanto que outra vlvula e posicionador opera sobre 9 a 15 psig de sada do mesmo controlador. * Para inverter a ao da vlvula: Um posicionador cuja presso de ar de sada aumenta conforme aumenta o sinal de entrada, denominado de posicionador de ao direta. Um posicionador cujo o sinal de sada diminui conforme aumenta o sinal de entrada, denominado de posicionador de ao inversa. A mudana de ao do posicionador facilmente realizado no prprio campo. * Para modificar a caracterstica de vazo da vlvula: A maioria dos posicionador so lineares, isto , eles mudam a posio da haste da vlvula linearmente em relao ao sinal de sada do controlador. Contudo, alguns posicionadores possuem meios geralmente um excntrico de mudar essa relao linear, e portanto, alteram caracterstica de vazo da vlvula. Natureza do meio fludo: Se o fludo do processo tende a grudar ou aglomerar-se nas partes da vlvula, provocando um aumento do atrito entre as partes mveis o uso do posicionador recomendado para proporcionar fora adicional necessria para vencer esses atritos. Podemos concluir, do acima exposto que, basicamente, a utilizao de um posicionador acoplado vlvula de controle nos assegura que, a posio do obturador de vlvula seja sempre proporcional ao valor e presso de sada do controlador, independente das foras de atrito na gaxeta,, histerese do atuador a diafragma ou foras de desequilbrio do fludo sobre o obturador da vlvula. Um posicionador contudo no pode corrigir um mau desempenho, quando: I - A vlvula de controle super ou subdimensionada. II - O controlador possui uma excessiva banda morta e histerese: III - A resposta dinmica do sistema completo de um controle muito lenta para satisfazer os desejados requisitos do processo que est sendo controlado.

- Limitaes no Uso do Posicionador As alteraes e uso recomendados que foram mencionados so considerados tradicionais. Contudo, recentes estudos e pesquisas tm indicado que, o uso de um posicionador pode prejudicar a qualidade do controle em processo rpidos, tais como: presso e vazo de lquidos. Onde, necessita-se, por exemplo, de maiores presses de ar, para efeito de fechamento da vlvula ou de maior rapidez de operao, est recomendando-se a utilizao do "booster"no lugar do posicionador.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 089 DE 0115

Para processos lentos, como a maioria dos sistemas trmicos, (nvel de lquido e alguns processos de presso de grande volume de gs), o posicionador deve melhorar a qualidade do control.

Captulo 15 Sistemas de Controle Automtico


Geralmente, existem vrias condies internas e externas que afetam o desempenho de um processo. Estas condies so denominadas de variveis de processo, tais como: temperatura, presso, nvel, vazo, volume, etc. Um processo pode ser controlado atravs de um sistema de controle medindo-se variveis, parmetros que representam o estado deste processo, ajustando-as automaticamente de maneira a se conseguir um valor que representa o estado desejado para este processo. As condies de ambiente devem sempre ser includas na relao de variveis do processo.

DEFINIES A) Varivel controlada: a grandeza ou condio que medida ou controlada. Normalmente a sada do sistema; B) Varivel manipulada: a grandeza ou condio que variada pelo controlador de modo a afetar o valor da varivel controlada; C) Controle: medio do valor da varivel controlada do sistema e aplicao da varivel manipulada ao sistema para corrigir ou limitar o desvio do valor medido de um valor desejado; D) Plantas: uma parte do equipamento ou um conjunto de itens de uma mquina que funcionam juntos, cuja finalidade desempenhar uma dada operao (qualquer objeto fsico a ser controlado); E) Processo: qualquer operao a ser controlada; F) Sistema: uma combinao de componentes que atuam conjuntamente e realizam um certo objetivo; G) Perturbao ou distrbio: um sinal que tende a afetar adversamente o valor da sada do sistema. Uma perturbao considerada externa quando gerada fora do sistema e constitui uma entrada; H) Sistema de controle de processos: um sistema regulador automtico no qual a sada uma varivel controlada; I) Sistema regulador automtico: um sistema de controle em que a entrada de referncia ou a sada desejada, ou constante ou varia lentamente com o tempo. Alm disso, a tarefa principal consiste em manter a sada real no valor desejado na presena de perturbaes; J) Servossistema ou servomecanismo: um controle em que a sada uma posio mecnica, velocidade ou acelerao; K) Sistema de controle em malha fechada: muitas vezes tambm chamado de sistema de controle realimentado, est intimamente relacionado com o erro do sistema. O sinal de erro atuante, que a diferena entre o sinal de entrada e o sinal realimentado (que pode ser o prprio sinal de sada ou uma funo do sinal de sada e suas derivadas), introduzido no controlador de modo a reduzir o erro, trazendo a sada do sistema a um valor desejado; L) Sistema de controle em malha aberta: o sistema em que a sada no tem nenhum efeito sobre a ao de controle, ou seja, a sada no medida nem realimentada para comparao com a entrada; M) Sistema de controle adaptativo: o sistema que possui a capacidade de detectar variaes nos parmetros da planta, fazendo os ajustes necessrios nos parmetros do controlador a fim de manter um desempenho timo. Adaptao significa auto-ajustar, uma vez que em muitos sistemas, as caractersticas dinmicas no so constantes devido a vrias razes (deteriorao de componentes ao longo do tempo ou variaes nos parmetros e no ambiente). Portanto, so sistemas que levam em conta as suas caractersticas dinmicas, desde modo, aumentando a sua confiabilidade; N) Sistema de controle de aprendizado: so sistemas de controle que possuem uma habilidade para aprender;

PRINCPIOS BSICOS DE PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE Qualquer sistema de controle deve ser estvel. Esta uma exigncia primordial. Alm da estabilidade absoluta, um sistema de controle deve Ter uma estabilidade relativamente razovel; assim, a resposta
Curso de Instrumentao Industrial PG. 090 DE 0115

deve apresentar amortecimento razovel. Alm disso, a velocidade de resposta deve ser razoavelmente rpida e o sistema de controle deve ser capaz de reduzir erros a zero ou a algum valor pequeno tolervel. A exigncia da estabilidade relativa razovel est relacionada a exigncia de preciso no estado estacionrio, razo de incompatibilidade entre esses dois fatores. Portanto, no projeto de sistemas de controle, necessrio fazer o compromisso mais efetivo entre estas duas exigncias. Existem duas teorias de controle: clssica e moderna. A primeira teoria utiliza o conceito de funo de transferncia. A anlise e projeto so feitos no domnio "s" e/ou no domnio de freqncia, entretanto, no pode manipular sistemas de controle com entradas e sadas mltiplas. A Segunda, baseia-se no conceito de espao de estados, utilizando-se a anlise vetorial-matricial. A anlise e o projeto so feitos no domnio do tempo Os componentes envolvidos nos sistemas de controle so amplamente diferentes. Eles podem ser eletromecnicos, hidrulicos, pneumticos, eletrnicos, etc. Em engenharia de controle, em vez de tratar os dispositivos de "hardware", substitui-se os tais dispositivos ou componentes pelos seus modelos matemticos. Obter um modelo matemtico razoavelmente preciso de um componente fsico um dos problemas mais importantes em engenharia de controle. Um modelo matemtico no deve ser nem muito complicado nem muito simplificado. Um modelo matemtico deve representar os aspectos essenciais de um componente fsico. As previses do comportamento do sistema baseadas no modelo matemtico devem ser razoavelmente precisas. Embora as relaes entre entrada-sada de muitos componentes sejam no-lineares, normalmente lineariza-se tais relaes em torno de pontos de operao, limitando a faixa de variveis para ser pequena - facilitando o tratamento analtico e computacional. A anlise de um sistema de controle corresponde a investigao, sob condies especficas, do desempenho do sistema cujo modelo matemtico conhecido. Visto que qualquer sistema constitudo de componente, a anlise deve comear por uma descrio matemtica de cada componente. Uma vez que o modelo matemtico do sistema completo tenha sido deduzido, a maneira pela qual a anlise executada independe do fato do sistema fsico ser pneumtico, eltrico, mecnico, etc. Por anlise da resposta transitria geralmente determina-se as respostas de uma planta para comandar entradas e entradas de perturbaes. Por anlise no estado estacionrio determina-se a resposta depois da resposta transitria ter desaparecido. Projetar um sistema significa achar um sistema que realize uma dada tarefa. Se as caractersticas da resposta dinmica e/ou as caractersticas no estado estacionrio no forem satisfatrias, deve-se adicionar um compensador ao sistema. Em geral, um projeto de um compensador adequado no direto, mas exigir mtodos experimentais. Nos ltimos anos, os computadores digitais tm representado um papel importante na anlise, no projeto e na operao de sistemas de controle. O computador pode ser usado para executar computaes necessrias, para simular uma planta ou componentes de sistema, ou para controlar um sistema. O controle por computador tem se tornado cada vez mais comum, e muitos sistemas de controle industriais, sistemas de aviao e sistemas de controle de robs utilizam controladores digitais. O mtodo bsico para o projeto de qualquer sistema de controle prtico necessariamente envolver procedimentos experimentais. A sntese de sistemas de controle linear teoricamente possvel, e o engenheiro de controle pode determinar sistematicamente os componentes necessrios para desempenhar o objetivo dado. Na prtica, no entanto, o sistema pode ser submetido a muitas restries ou pode ser no-linear, e em tais casos nenhum dos mtodos de sntese est disponvel atualmente. Alm disso, as caractersticas dos componentes podem no ser precisamente conhecidas. Assim, procedimentos experimentais so sempre necessrios. O engenheiro de controle deve satisfazer as especificaes dadas na realizao de uma tarefa. Estas especificaes podem incluir fatores tais como a velocidade de resposta, amortecimento razovel, preciso do estado estacionrio, confiabilidade e custos. Todos os requisitos devem ser interpretados em termos matemticos, no se esquecendo de certificar de que o sistema de malha fechada estvel e tem caractersticas aceitveis na resposta transitria (velocidade e amortecimento razovel) e preciso aceitvel no estado estacionrio.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 091 DE 0115

A especificao do sinal de controle sobre o intervalo de tempo de operao chamado lei de controle. Matematicamente, o problema bsico de controle determinar a lei do controle timo, sujeita a vrias restries de engenharia e de economia, o que minimiza (ou maximiza, conforme possa ser o caso) um dado ndice de desempenho. Este ndice de desempenho pode ser uma integral de uma funo varivel de erro que deve ser minimizada. ETAPAS DO PROJETO DE UM SISTEMA DE CONTROLE Dada uma planta, deve-se primeiro escolher sensores e atuadores apropriados. Deve-se obter modelos matemticos da planta, dos atuadores e dos sensores. Ento, usando o modelo matemtico obtido, projeta-se um controlador tal que o sistema em malha fechada satisfaa as especificaes dadas. O controlador projetado a soluo para a verso matemtica do problema de projeto. Neste estgio, a teoria de controle timo muito til porque fornece o limite superior de desempenho do sistema para um dado ndice de desempenho. Depois do projeto matemtico ter sido concludo, o engenheiro de controle simula o modelo em um computador para testar o comportamento do sistema resultante em resposta a vrios sinais e perturbaes. Usualmente, a configurao inicial do sistema no satisfatria. Ento o sistema deve ser reprojetado e a anlise correspondente concluda. Este processo de projeto e anlise repetido at que um sistema satisfatrio seja obtido. Ento, pode-se concluir o sistema fsico do prottipo. Este processo de construo de um prottipo o inverso daquele de modelamento. O prottipo um sistema fsico que representa o modelo matemtico com razovel preciso. Uma vez que o prottipo tenha sido construdo, o engenheiro o testa para ver se ele ou no satisfatrio. Se for, o projeto est concludo. Se no, o prottipo deve ser modificado e testado novamente. Este processo continua at que o prottipo seja completamente satisfatrio. No caso de alguns sistemas de controle de processo, formas padronizadas de controladores, tais como controladores PD (proporcional-mais-derivativo), PI (proporcional-mais-integral) e PID (proporcionalmais-integral-mais-derivativo) podem ser usados. Os parmetros do controlador so determinados experimentalmente seguindo um procedimento padro estabelecido. Neste caso, no so necessrios modelos matemticos. No entanto, este um caso tanto especial..

Captulo 16 Aes de Controle


Os controladores analgicos industriais podem ser classificados, de acordo com a ao de controle, como: Controladores de duas posies ou liga-desliga (on-off); Controladores proporcionais; Controladores do tipo integral; Controladores do tipo proporcional-mais-integral; Controladores do tipo proporcional-mais-derivativo; Controladores do tipo proporcional-mais-integral-mais derivativo;

Em um sistema de controle de duas posies, o elemento atuante possui apenas duas posies fixas que so, em muitos casos, simplesmente ligado e desligado (do ingls, on-off). O controle de duas posies relativamente simples e barato e, por esta razo, extremamente utilizado, tanto em sistemas de controle industriais, como domsticos. So geralmente dispositivos eltricos, e uma vlvula operada por solenide eltrico extensivamente usada nestes controladores. O tamanho do intervalo diferencial deve ser determinado a partir de consideraes relativas preciso exigida e vida do componente. Para um controlador com ao de controle proporcional, a relao entre a sada do controlador, u(t), e o sinal de erro atuante, e(t), igual a uma constante, K p, denominada sensibilidade proporcional ou ganho. Independentemente do mecanismo real, ou da forma da potncia de operao, o controlador proporcional essencialmente um amplificador com um ganho ajustvel.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 092 DE 0115

Em um controlador com ao de controle integral, o valor da sada do controlador, u(t) variado em uma taxa proporcional ao sinal de erro atuante, e(t). A Eq. 1 apresenta esta taxa de variao, onde Ki a constante ajustvel do controlador integral. A ao de controle integral muitas vezes denominada controle de restabelecimento (reset).

du (t ) = Ki e(t ) d ou u (t ) = K e(t ) dt i
0 t

(1)

A ao de controle de um controlador proporcional-mais-integral definida pela Eq. 2, onde Ti chamado tempo integral. Tanto Kp como Ti so ajustveis. O tempo integral ajusta a ao de controle integral, enquanto uma mudana no valor de Kp afeta tanto a parte proporcional, como a parte integral da ao de controle. O inverso do tempo integral Ti denominado taxa de restabelecimento (reset), que o nmero de vezes, por minuto, que a parte proporcional da ao de controle duplicada. Esta taxa medida em termos de repeties por minuto.

u (t ) = Kp e(t ) +

Kp e(t ) dt Ti 0

(2)

A ao de controle de um controlador proporcional-mais-derivativo definida pela Eq. 3, onde Td chamado tempo derivativo. Tanto Kp como Td so ajustveis. O tempo derivativo o intervalo de tempo pelo qual a ao de taxa avana o efeito da ao de controle proporcional. A ao de controle derivativa, algumas vezes denominada controle de taxa, onde a magnitude da sada do controlador proporcional taxa de variao do sinal de erro atuante. Sua ao tem o carter antecipatrio, entretanto, a ao de controle derivativo nunca pode antecipar uma ao que ainda no ocorreu. Porm, possui a desvantagem de amplificar os sinais de rudo e causar efeito de saturao no atuador. Logo, nunca se usa este controle sozinho porque somente efetivo durante os perodos transitrios.

u (t ) = Kp e(t ) + Kp Td

de (t ) dt

(3)

A ao de controle de um controlador proporcional-mais-integral-mais-derivativa uma combinao da ao de controle proporcional, ao de controle integral e ao de controle derivativa, definida pela Eq. 4. Esta ao combinada possui as vantagens de cada uma das trs aes de controle individuais.

Kp de (t ) u (t ) = Kp e(t ) + e(t ) dt + Kp Td Ti 0 dt

(4)

EFEITOS DAS AES DE CONTROLE INTEGRAL E DERIVATIVA SOBRE O DESEMPENHO DO SISTEMA No controle proporcional de um processo cuja funo de transferncia no possui um integrador, 1/s, h um erro em regime estacionrio, ou desajuste, na resposta entrada ao degrau. Este desajuste pode ser eliminado se for includa no controlador uma ao de controle integral. No controle integral de um processo, o sinal de sada do controlador, em qualquer instante igual rea sob a curva sinal de erro atuante at aquele instante. A FIG. 4 mostra os efeitos de um controlador integral e de um controlador proporcional em um sistema. Observa-se que a ao de controle integral, embora remova o desajuste ou erro em regime estacionrio, pode resultar em uma resposta oscilatria
Curso de Instrumentao Industrial PG. 093 DE 0115

com amplitude lentamente decrescente ou mesmo com amplitude crescente, ambas usualmente indesejveis.

Curvas de erro, e(t), e sinal de sada, u(t), de controlador (A) Controle integral (B) Controle proporcional FONTE: Ogata, 1993, p.175 O erro em regime estacionrio pode ser reduzido pelo aumento do valor do ganho Kp. O aumento deste valor, entretanto, resultar em uma resposta mais oscilatria do sistema. J que o valor do ganho no pode ser demasiadamente aumentado, desejvel modificar o controle proporcional para um controle proporcional-mais-integral. Curvas de respostas tpicas para um pequeno e um grande valor de Kp so mostrados:

Curvas de resposta tpicas para o distrbio de torque em degrau FONTE: Ogata, 1993, p.176

Se for adicionado ao controlador uma ao de controle integral, ento, enquanto houver um sinal de erro, haver um sinal desenvolvido pelo controlador para reduzir este erro, desde que o sistema de controle seja estvel. Logo, a ao de controle proporcional tende a estabilizar o sistema, enquanto a ao de controle integral tende a eliminar ou reduzir o erro em regime estacionrio em resposta a vrias entradas. A ao de controle derivativa, quando adicionada a um controlador proporcional, possibilita um meio de obter um controlador com alta sensibilidade. Uma vantagem em usar ao de controle derivativa que ela responde taxa de variao do erro atuante e pode produzir uma correo significativa antes de o valor do erro atuante tornar-se demasiadamente grande. O controle derivativo, portanto, antecipa o erro atuante e inicia uma ao corretiva mais cedo, tendendo a aumentar a estabilidade do sistema.
Curso de Instrumentao Industrial PG. 094 DE 0115

Embora o controle derivativo no afete diretamente o erro em regime estacionrio, ele produz amortecimento no sistema e portanto, permite o usos de um valor maior de ganho do sistema, o que resulta em uma melhora na preciso em regime estacionrio. Devido ao fato de o controle derivativo operar sobre a taxa de variao do erro atuante e no sobre o prprio erro atuante, este modo nunca usado sozinho. sempre utilizado em combinao com ao proporcional ou ao proporcional-mais-integral.

CONTROLADOR AUTOMTICO, ATUADOR E SENSOR A FIG. A um diagrama de blocos de um sistema de controle industrial, que consiste em um controlador automtico, um atuador, uma planta e um sensor (elemento de medio). O controlador detecta o sinal de erro atuante, que usualmente est em um nvel de potncia muito baixo, e o amplifica at um nvel suficientemente alto. Junto com o amplificador, pode-se alterar o sinal de erro atuante amplificando-o e s vezes diferenciando e/ou integrando-o para produzir um melhor sinal de controle.

Figura A - Diagrama de blocos de um sistema de controle automtico FONTE: Ogata, 1993, p.147 O atuador um dispositivo de potncia que produz a entrada para a planta de acordo com o sinal de controle, de modo que o sinal de realimentao corresponder ao sinal de entrada de referncia. A sada de um controlador automtico introduzida em um atuador, tal como um motor hidrulico ou vlvula pneumtica ou motor eltrico. O sensor ou elemento de medio um que converte a varivel de sada em uma outra varivel adequada, tal como um deslocamento, uma presso ou uma tenso (voltagem), que pode ser usada para comparar a sada ao sistema de entrada de referncia. Este elemento est no caminho de realimentao do sistema de malha-fechada. O ponto de ajuste do controlador deve ser convertido a uma entrada de referncia com as mesmas unidades que o sinal de realimentao proveniente do sensor ou elemento de medio.

Captulo 17 Modelos de malhas de controles


Controle Cascata* Uma das tcnicas para melhorar a estabilidade de um circuito complexo o emprego do controle tipo cascata. Sua utilizao muito conveniente quando a varivel controlada no pode manter-se no valor desejado, pr melhores que sejam os ajustes do controlador, devido`as perturbaes que se produzem em virtude das condies do processo. Quando a temperatura media se desvia do set-pont, o
Curso de Instrumentao Industrial PG. 095 DE 0115

controlador varia a posio da vlvula de vapor; e se todas as caractersticas do vapor permanecerem constantes, o controle ser satisfatrio. Entretanto, se uma das caractersticas (pr exemplo, a presso da linha) variar, a vazo atravs da vlvula tambm variar, embora tivssemos a vlvula fixa. Teremos uma mudana da temperatura do trocador de calor, e aps um certo tempo (dependendo das capacitncia, resistncia e tempo de transporte do processo), a variao da temperatura chegar ao controlador, o qual reajustar a posio da vlvula de acordo com a aes de que dispusermos)

Controle Razo* Como o prprio nome indica, temos neste tipo de controle uma razo entre duas variveis. No controle de razo ou relao, uma varivel controlada em relao a uma segunda varivel. Controle Razo ( uma aplicao tpica do controle de relao de duas vazes de ar / leo na malha de combusto em uma caldeira ou forno)

O controle de cascata somente um mtodo que melhora o controle de uma varivel, e que o controle de relao ou razo satisfaz uma necessidade especifica no processo entre duas grandezas. O sinal do Transmissor de Vazo multiplicado pr um fator manual ou automaticamente. O sinal de Sada do multiplicador ser o set-pont do controlador de vazo do fluido secundrio, o qual atuara diretamente no controlador, onde teramos ento uma razo fixa.

Controle razo com set-pont remoto (fator)*

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 096 DE 0115

A malha apresenta a seguir uma associao do controle cascata com o controle razo, sendo que a razo determinada atravs do sinal de um analisador.O nvel afetado pela vazo A e por B indiretamente. O lic atuar na vazo A a qual ir atuar no Fic B em proporo determinada pelo AIC.

Controle Override* Empregamos este tipo de controle para limitar a varivel do processo entre dois valores, com o objetivo de evitar danos ao processo ou produto.Entre as aplicaes tpicas encontramos a do bombeamento em oleoduto.

Neste tipo de controle temos dois controladores de presso: um na suco da bomba e o outro na descarga da bomba, cujos sinais de sada so selecionados por um rele seletor ( passa baixa) , o qual atuar na vlvula de controle. Empregamos este sistema quando estivermos diante de duas ou mais condies de anormalidade. O controle na vlvula ser feito pela condio anormal que existir.

Controle Split-range*

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 097 DE 0115

No controle split-range ou ranger dividido normalmente se envolvem duas vlvulas de controle operadas por um mesmo controlador.Neste tipo de controle teremos basicamente quase sempre uma das duas condies a seguir. A primeira, quando temos uma malha de controle com uma varivel atuando dentro de uma faixa prefixada, a sada da varivel desta faixa provocando a interveno de uma segunda varivel. Pode-se este tipo de controle aplicado a dois trocadores de calor ligados em serie. O processo se utiliza para aquecer um produto cuja vazo sofre muita variao. Quando houver vazo baixa, basta apenas um trocador de calor para aquecer o produto, e quando houver vazo alta, teremos necessidade de utilizar os dois trocadores de calor. Suponhamos que, do ponto de vista de segurana, as vlvula devam fechar em caso de falta de ar; teremos ento o controlador de ao reversa ( ao se aumentar a temperatura, diminui-se o sinal de sada). Se a vazo do produto baixa , atuara a vlvula de vapor V-1 porque teremos o sinal de sada do controlador compreendido entre 50 e 100% ( 9 - 15 PSI ). A medida que aumenta a vazo, o controlador de temperatura diminui o seu sinal de sada, at que, quando tivermos o sinal menor que 50% ( 9 PSI ), a vlvula V-1 permanecera

totalmente aberta; teremos, ento o primeiro trocador trabalhando no maximo de seu rendimento, e teremos a vlvula V-2 comeando a se abrir e iniciando o funcionamento do segundo trocador. Quando tivermos o maximo de vazo determinada, teremos duas vlvulas totalmente abertas e os dois trocadores trabalhando no maximo de sua potencia.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 098 DE 0115

Vejamos o exemplo de um tanque que tivesse sua presso controlada atravs de uma injeco de N. Caso tivssemos necessidade de reduzir a presso no tanque e o simples fechamento total da vlvula de N no fosse suficiente para baixa-la, o controlador de presso atuaria em uma vlvula de purga para a atmosfera, baixando conseqentemente a presso do vaso. Normalmente na passagem de uma condio limite para a entrada da 2 vlvula, temos uma faixa morta de aproximadamente 5%, sendo que o valor desta faixa varia com a sua aplicao

Controle de limites Cruzados* Utilizamos o controle de limite cruzados quando ha uma certa seqncia na manipulao de variveis, sendo prioritrio o comprimento desta seqncia. Este tipo de Controle bastante utilizado em malhas de controle de combusto em caldeiras e fornos em geral. Utilizamos este tipo de controle quando temos duas variveis atuando em paralelo, sendo que exigido que uma delas atue sempre em antecipao a segunda varivel; poderamos citar como exemplo uma aplicao tpica no controle de combusto em uma caldeira. A varivel principal a presso de vapor que deve ser mantida em um valor constante prederteminada. O sinal de sada do controlador de presso atuar como set-pont remoto para as vazes de combustvel e ar de combusto. Quando tivermos baixa presso na caldeira, teremos, por parte do controlador de presso, uma solicitao de combustvel e ar. Entretanto, a admisso destes deve obedecer a uma certa seqncia, ou seja, primeiramente teremos a entrada do ar de combusto para posterior entrada do combustvel. Em condies opostas, poderamos provocar avarias na caldeira ou forno, caso a entrada do ar sofresse um atraso pondervel. Na solicitao de diminuio das vazes ( combustvel e ar ) por parte do controlador, teramos ento condies inversa: primeiramente sairia o combustvel para posterior sada do comburente

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 099 DE 0115

Controle de combusto em Paralelo com Duplo Limite Cruzado. A tcnica de controle em paralelo em duplo limite cruzado, hoje a mais inovadora aplicao em termos de controle de combusto. Neste tipo de controle, o controlador de temperatura atua em cascata e em paralelo nos controladores de ar e combusto. Em operao normal, a malha funciona como um tpico controle em cascata paralelo. Mais, nos transientes que suas vantagens so sentidas. Este controle permite determinar o excesso maximo de ar e de gs quando ocorrer um incremento ou decremento das vazes, isto : -K1 = Determina o excesso maximo de gs para desaquecer. +K2 = Determina o excesso maximo de ar para aquecer. -K3 = Determina o excesso maximo de ar para desaquecer. +K4 = Determina o excesso maximo de gs para aquecer.

Neste caso, como exemplo, imaginaremos a situao de falha de ar e de falta de gs. Consideramos que estamos em aquecimento, que a sada do controlador de temperatura TIC de 80% ,que FK igual a um (1) e que as funes de K se~rao ajustadas com os seguintes valores: -K1 = 5% +K2 = 1% -K3 = 5% +K4 =1%

a) Situao: Falha do Ar de Combusto.

1 - O sinal T de 80% 2 - O sinal A ser de 0% 3 - O sinal A1 ser de 0%


Curso de Instrumentao Industrial PG. 0100 DE 0115

4 - O sinal A2 ser de 0% 5 - O sinal na saida do seletor 3 ser de 80% 6 - O sinal na sada do seletor 4 ser de 0% Cortando a vazo de gs

B) Situao: Falha no Gs

1 - O sinal T de 80% 2 - O sinal G ser de 80% 3 - O sinal G1 ser de 0% 4 - O sinal G2 ser de 0% 5 - O sinal na sada do seletor 1 ser de 80% 6 - O sinal na sada do seletor 2 ser de 0% Cortando a vazo de ar

Como podemos ver, no ocorre excesso de gs na falta de ar nem excesso de ar na falta de gs.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0101 DE 0115

Captulo 18 Controladores Lgicos Programveis


Os Controladores Lgicos Programveis - CLP - so um microcomputador de propsito especfico dedicado para o controle de processos. Os CLP's foram desenvolvidos para o controle de sistemas com entradas e sadas binrias (de dois estados apenas: ligado - desligado, alto - baixo, etc.); porm, hoje tm adquirido muitas outras funes com alta confiabilidade, como o caso de tratamento de sinais analgicos, controle contnuo multi-variveis, controle de posio de alta preciso, etc. Os CLP's nasceram para substituir reles na implementao de intertravamentos e controle seqencial se especializando no tratamento de variveis digitais. Algumas caractersticas mais relevantes dos CLP's so: Carter modular dos CLP's: permite adequar o controlador para qualquer aplicao, j que o projetista especifica s o nmero e tipos de mdulos que precisa de acordo com o nmero de entradas, sadas e outras funes, que requer o processo a ser controlado, se adequando o controlador aplicao; Flexibilidade dada pela programao: pode ser aplicado a qualquer tipo de processo e facilmente mudadas as funes atravs do programa, sem mexer na instalao; Comunicao: cada fabricante possui redes de comunicao proprietrias e possibilidades para comunicao com outros CLP's ou componentes como inversores de freqncia, o que possibilita a distribuio de tarefas de controle e a centralizao das informaes atravs de computadores onde rodam aplicativos de superviso. Diversos meios fsicos so possveis: fios tranados, fibras pticas ou ondas de rdio; Redundncia: quando o sistema assim o requer, so fornecidos mdulos e CPU's (Unidade Central de Processamento) redundantes (com mais de uma CPU) que garantem uma altssima confiabilidade de operao at nos processos mais exigentes.

As linguagens de programao desenvolvidos para eles so fundamentalmente representados de trs formas: Redes de contatos: similar aos esquemas eltricos de rels e contatores; Blocos funcionais: similares aos esquemas eltricos de circuitos digitais (AND, OR, XOR, etc.); Lista de instruo mnemnicas: similares aos programas escritos em assembler.

Os CLP's nasceram para substituir rels na implementao de intertravamentos e controle seqencial, se especializando no tratamento de variveis digitais. caracterizado por: Fornecimento via projeto de integrao; Sistema divido em diversas CPU's de CLP's a fim de obter melhor performance em aplicaes crticas. Redundncia proporcionada pela duplicao de cartes de I/O (entrada / sada), fontes e CPU's; Redes de comunicao antes proprietrias, agora buscam obedecer a padres internacionais. Uso recente de fibras ticas; Total liberdade de escolha de parceiros de equipamentos e engenharia; Programao do supervisrio independente da programao do CLP; As variveis devem ser definidas duas vezes: na base de dados do SCADA e no programa do CLP; Tecnologia em geral aberta; Muito eficiente no tratamento de variveis discretas com poder e flexibilidade crescentes no tratamento de variveis analgicas; Hardware e software padres de mercado; Custos globais baixos quando comparado a SDCD - Sistemas Distribudos para Controle Digital.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0102 DE 0115

Captulo 19 Interface Homem Mquina


Embora existam diversas tecnologias de controle, deve existir o interfaceamento entre o controle com o comando, proporcionando uma melhor integrao do homem com a maquina. Para esta finalidade, utilizou-se com freqncia anunciadores de alarmes, sinaleiros chaves seletoras botoeiras, etc..., que nos permitiam comandar ou visualizar estados definidos com ligado e desligado, alto ou baixo, temperatura elevada ou normal, mas no nos permitia visualizar os valores de alto, quanto alto, ou normal quo normal. Surgiram ento os displays e chaves digitais ("thumbweel switchs"). Os displays nos permitiam visualizar os valores das variveis do processo, bem como mudar parmetros pr definidos, como por exemplo, temporizaes atravs das chaves digitais. No entanto, este tipo de interface trazia dois problemas claros, o primeiro a dimenso da superfcie do painel, que por muitas vezes necessitava de ser ampliada, somente para alojar tantos botes, ou informaes que eram necessrias. Com o desenvolvimento das interfaces homem-mquina IHM com visores alfanumricos, teclados de funes e comunicao via serial com o dispositivo de controle, o qual muitas vezes era um computador pessoal PC - estas traziam consigo os seguintes benefcios: Economia de fiao e acessrios, pois a comunicao com o CP seria serial com um ou dois pares de fio transados, economizando vrios pontos de entrada ou sada do CP, e a fiao deste com os sinaleiros e botes. Reduo da mo-de-obra para montagem, pois ao invs de vrios dispositivos, agora seria montado apenas a IHM. Diminuio das dimenses fsicas do painel Aumento da capacidade de comando e controle, pois a IHM pode ajudar em algumas funes o CP, com por exemplo massa de memria para armazenar dados, etc. Maior flexibilidade frente a alteraes no campo. Operao amigvel Fcil programao e manuteno.

A evoluo seguinte foi a utilizao de interfaces grficas ao invs de alfanumricas. Quando utilizadas, as interfaces grficas, em alguns casos mais simples substituem os sistemas supervisrios, ou quando usadas em sistemas de controle, integradas a sistemas supervisrios, estas alm das funes das IHMs alfanumricas j citadas, executam tambm funes de visualizao que aliviam o sistema supervisrio para que a performance das funes de superviso, alarme, tendncias, controle estatstico de processo entre outras possa ser elevada. Logo, os softwares que tem a finalidade de servir como uma Interface Homem Maquina, no tem a finalidade de controlar nenhuma parte da maquina ou processo, ou seja, se ocorrer qualquer problema durante a sua execuo, no prejudicar a automao da mquina ou processo. Normalmente estes softwares apresentam facilidades de configurao, mas esto limitados em segurana de dados, comunicao em rede, comunicao remota, controles de processo, etc. Os softwares que possuem as mesmas funes dos softwares IHM, alm de poderem efetuar controle, distribuir informaes entres estaes via rede com performance e segurana, etc., so os softwares do tipo sistema de controle e aquisio de dados- SCADA. Estes softwares normalmente so mais robustos e confiveis para aplicaes de grandes porte e para aplicaes distribudas em varias estaes.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0103 DE 0115

Captulo 20 Sistema de superviso


O software de superviso, localizado no nvel de controle do processo das redes de comunicao, o responsvel pela aquisio de dados diretamente dos controladores lgico programveis - CLP para o computador, pela sua organizao, utilizao e gerenciamento dos dados. Poder ser configurado para taxas de varredura diferentes entre CLP's e inclusive, entre pontos de um mesmo CLP. Os dados adquiridos devem ser condicionados e convertidos em unidades de engenharia adequadas, em formato simples ou de ponto flutuante, armazenando-os em um banco de dados operacional. A configurao individual de cada ponto supervisionado ou controlado, permite ao usurio definir limites para alarmes, condies e textos para cada estado diferente de um ponto, valores para converso em unidade de engenharia, etc.. O software deve permitir que estratgias de controle possam ser desenvolvidas utilizando-se de funes avanadas, atravs de mdulos dedicados para implementao de funes matemticas e booleanas, por exemplo. Atravs destes mdulos, poder ser feito no software aplicativo de superviso, o controle das funes do processo. Os dados adquiridos podem ser manipulados de modo a gerar valores para parmetros de controle como "set-point's". Os dados so armazenados em arquivos de dados padronizados. Estes arquivos podero ser acessados por programas de usurios para realizao de clculos, alterao de parmetros e dos seus prprios valores. O software supervisrio visto como o conjunto de programas gerado e configurado no software bsico de superviso, implementando as estratgias de controle e superviso, as telas grficas de interfaceamento homem-mquina, a aquisio e tratamento de dados do processo, a gerncia de relatrios e alarmes. Este software deve ter entrada de dados manual, atravs de teclado. Os dados sero requisitados atravs de telas com campos pr-formatados que o operador dever preencher. Estes dados devero ser auto-explicativos e possurem limites para as faixas vlidas. A entrada dos dados deve ser realizada por telas individuais, seqencialmente, com seleo automtica da prxima entrada. Aps todos os dados de um grupo ser inserido, esses podero ser alterados ou adicionados pelo operador, que ser o responsvel pela validao das alteraes. A estratgia de superviso e controle desenvolvida com o software bsico de superviso que cria um banco de dados operacional com todos os dados de configurao do sistema. Os dados podem ser referentes a configurao da prpria estratgia ou referentes aos pontos supervisionados (ou controlados). Em ambos os casos, o mtodo e recursos utilizados para entrada de dados deve ser composta por ferramentas do tipo "Windows", com menus dirigidos, preenchimento de campos prformatados e mltiplas janelas. Os dados da estratgia so gerais, afetando todo o banco, como por exemplo, a configurao de impressoras, os tipos de equipamentos conectados, as senhas, etc.. Os dados referentes aos pontos so individuais e abrangem os "TAG" (variveis de entrada/sada - I/O - ou internas), as descries, os limites de alarme, a taxa de varredura, etc.. Alteraes podem ser realizadas com o sistema "on-line" (ligado ou quente). Aps a estratgia configurada, o software bsico deve executar, gerenciar e armazenar o resultado de clculos e operaes realizadas, o estado dos pontos e todas as informaes necessrias neste banco de dados. O conjunto de telas do software de superviso deve permitir os operadores, controlar e supervisionar completamente toda a planta. As telas devero ser organizadas em estrutura hierrquica do tipo rvore, permitindo um acesso seqencial e rpido. A seguir, descrito as principais telas que o aplicativo deve conter: Telas de viso geral: so telas que apresentaro ao operador uma viso global de um processo, sob visualizao imediata na operao da planta. Nestas telas so apresentados os dados mais significantes operao e objetos que representam o processo. Os objetivos devem ser dotados de caractersticas dinmicas, representando o estado de grupos de equipamentos e reas do processos apresentado. Os dados devem procurar resumir de forma significativa os principais parmetros a serem controlados (ou monitorados) do processo especfico;
PG. 0104 DE 0115

Curso de Instrumentao Industrial

Telas de grupo: so telas representativas de cada processo ou unidade, apresentando objetos e dados de uma determinada rea de modo a relacionar funes estanques dos processos. Os objetos devem ser dotados de caractersticas dinmicas representado o estado e/ou condio dos equipamentos da rea apresentada. Os dados apresentados devem representar valores quantitativos dos parmetros supervisionados (ou controlados). As telas de grupo tambm possibilita ao operador, acionar os equipamentos da rea atravs de comandos do tipo abrir/fechar ou ligar/desligar. Alm disso, o operador poder alterar os parmetros de controle ou superviso, tais como "set-point's", limites de alarme, modos de controle, etc.; Telas de detalhe: so telas que atendem a pontos e equipamentos controlados (ou monitorados) individualmente. Sero compostas, quando possvel, por objetos com caractersticas dinmicas, representando o estado do equipamento. Os dados apresentam todos os parmetros do ponto supervisionado (ou monitorado). As telas devem possibilitar ao operador alterar os parmetros do equipamento, seus limites, os seus dados de configurao, etc.; Telas de malhas: so telas que apresentam o estado das malhas de controle. Todas as telas devem apresentar os dados das variveis controladas exibidas, como "set-point's", limites e condio dos alarmes, valor atual e valor calculado, etc., em forma de grfico de barras e em valores numricos; Telas de tendncia - histrica e real: so telas normalmente padro do software bsico de superviso. Estas telas apresentam vrias ( em mdia seis) variveis simultaneamente, na forma grfica, com valores coletados em tempo real ("on-line"), na forma de tendncia real e na forma histrica "off-line" - valores de arquivos pr-armazenados em disco. Estas tendncias podem ser apresentadas em forma de grficos ou em forma tabular, com os ltimos valores coletados para cada varivel; Telas de manuteno: so compostas por informaes de problemas, alarmes, defeitos e dados de manuteno das diversas reas referentes ao processo e equipamentos destes, incluindo o prprio sistema de controle. As informaes so do tipo histrico de falhas, programa de manuteno dos equipamentos (corretiva e preventiva), e informaes gerais dos equipamentos (comerciais, assistncias tcnica, etc.). O histrico de falhas por equipamento ou rea fica armazenado em arquivos no banco de dados do software de superviso, possibilitando o tratamento destas informaes atravs de telas orientativas manuteno, ou atravs de programas de usurio para estatsticas de utilizao e defeitos.

O software bsico de superviso possui um mdulo para desenvolvimento de relatrios. Criados em formatos padro, para os relatrios do tipo histricos, permitem ao operador a escolha de quais variveis deseja visualizar. Os dados podem ser apresentados nas telas das estaes com campos de identificao para "TAG", data, hora e descrio do ponto. Os relatrios podero ser solicitados manualmente pelo operador e destinados para impressoras ou terminais de vdeo. Os dados histricos so armazenados em arquivos de modo que podem ser acessados pelos programas de relatrios, para serem trabalhados e apresentados operao. Deste modo, os arquivos podem ser armazenados em meios magnticos para utilizao futura. Estes aplicativos oferecem sofisticados recursos que otimizam o tempo de desenvolvimento e a manuteno dos sistemas: Interface clara, lgica e intuitiva; Conectividade com a maioria dos equipamentos disponveis no mercado ou mesmo com outros aplicativos Windows; Biblioteca grfica para criao de telas; Suporte rede e arquitetura cliente/servidor; Configurao e reconhecimento de alarmes; Relatrios formatados, graficamente customizados pelo usurio; Registro de dados em disco e anlise histrica; Receitas que permitem a programao de valores para o envio ao processo; Scripts que permitem a criao de rotinas exclusivas, definindo lgicas e criando seqncias de atitudes atravs de uma linguagem de programao interativa, personalizando ao mximo o aplicativo; Suporte a banco de dados via ODBC (Open Data Base Connectivity) - Access, SQL Server, Oracle, dBase, etc.; CEP (Controle Estatstico de Processos); Mdulo matemtico para a formulao de equaes; Controle de acesso por nvel de usurio; Acesso remoto via Internet; Captura, registro e transmisso digital de imagens;
PG. 0105 DE 0115

Curso de Instrumentao Industrial

Aquisio de eventos com preciso de 1ms; Criao de instrumentos virtuais.

Captulo 21 Redes de Comunicao Industrial


Os sistemas de automao e controle tem se apoiado cada vez mais em redes de comunicao industriais, seja pela crescente complexibilidade dos processos industriais, seja pela distribuio geogrfica que se tem acentuado nas novas instalaes industriais. Assim, praticamente no tem sido implementados sistemas que no incluam alguma forma de comunicao de dados, seja local, atravs de redes industriais, seja remota, implementadas em sistemas SCADA - sistema para aquisio, superviso e controle de processos. Embora essa disseminao de aplicao de comunicao seja recente, j de h muito que tem sido desenvolvidos diferentes esquemas de comunicao de dados em ambientes industriais, buscando sempre estruturas que garantam a segurana na transmisso dos dados, bem como a velocidade de comunicao. Um modelo bastante abrangente para os vrios requisitos de comunicao no ambiente industrial o de trs nveis diferentes de requisito: Nvel de informao: caracterizado por grandes volumes de troca de dados com constantes de tempo da ordem de grandeza de segundos (tempo no crtico). Essencialmente de domnio da informtica; Nvel de automao e controle: caracterizado por volumes moderados de dados com constantes de tempo da ordem de grandeza de centenas de milisegundos. Orientado para integrao entre unidades inteligentes, de natureza diversa. Aplicaes de caracterstica contnua, de baixa velocidade e alta segurana. Mensagens complexas, com razovel nvel de informaes de diferentes propsitos; Nvel de dispositivos de campo: caracterizado por volumes menores de dados com constantes de tempo da ordem de grandeza de dezenas de milisegundos (tempos de resposta muito curtos). Orientada a sensores e atuadores, tipicamente de natureza discreta. Aes executadas no nvel dos dispositivos, sem necessidade de interao com nveis superiores;

Dificilmente uma nica rede de comunicao local poder atender todos os trs nveis, havendo em geral, uma implementao de diferentes redes para atender cada caracterstica especfica. De forma geral, quando se est analisando o desempenho da rede, usual colocar-se como primeira questo, qual a taxa de transmisso de bits, para depois inquirir sobre o protocolo usado, e finalmente, sobre o mecanismo de troca de dados. Entretanto, o impacto sobre o desempenho de uma rede nesse aspecto exatamente oposto a essa considerao: o efeito maior sobre o desempenho dado pelo modelo, seguido pelo protocolo e finalmente pela taxa de transmisso. Concludo-se, no adianta comunicar a altas velocidades, com informaes mal dispostas ou redundantes. A camada de enlace, responsvel pelo mecanismo de entrega de pacotes, tem sido implementada tradicionalmente em redes industrias com a estrutura origem/destino. Essa implementao agrega a cada mensagem enviada o endereo da estao de destino. Observe-se que esta implementao, em determinadas circunstncias, pode ser ineficiente: suponha-se que um mesmo dado deve ser transmitido a vrios ns de uma mesma rede. O dispositivo que est transmitindo este dado dever emitir uma mensagem com ambos endereos origem/destino para cada n que deva receber tal mensagem. Portanto, aumentando o trfego da rede e constituindo um operao repetitiva em conter sempre o endereo do dispositivo a ser enviado tal mensagem. Alm disso, caso haja necessidade de sincronizar vrios dispositivos pertencentes a uma mesma rede, havendo alguma dificuldade em fazer tal sincronismo, uma vez que ao ser necessrio mandar mensagens consecutivas a todos os dispositivos a serem sincronizados, ocorre um deslocamento desse instante de sincronismo. Redes industriais mais recentes usam um modelo diferente para implementar a camada de enlace, chamado produtor/consumidor. Esta implementao est baseada no conceito de que alguns dispositivos so produtores de informaes e outros so consumidores dessas. Nessa implementao, quando um produtor disponibiliza sua informao, esta colocada na rede disponvel para todos os dispositivos que sejam seus consumidores ao mesmo tempo, reduzindo o nmero de mensagens a serem emitidas, bem como reduzindo o prprio comprimento da mensagem, uma vez que no ser
Curso de Instrumentao Industrial PG. 0106 DE 0115

necessrio incluir ambos endereos de remetente e destinatrio, sendo necessrio to somente identificar a informao a ser transmitida. Logo, o modelo produtor/consumidor, empregado nas redes de mercado mais recentes como Foundation Fieldbus, WorldFIP, ControlNet e DeviceNet, apresentam um modelo de rede eficiente, quanto a maximizao de troca de dados, alm de se ter um aumento da flexibilidade da rede. Glossrio TCP/IP - Transmission Control Protocol - Internet Protocol uma famlia de protocolos, algumas vezes chamado de Conjunto DoD, desenvolvido pelo Departamento de Defesa norte-americano, muito utilizado para conectar computadores/equipamento com "Sistema Operacional" diferentes. Control Networks Rede de controle com inteligncia descentralizada. Normalmente utilizada para comunicao entre CLP's ou IHM's.
ex. Ethernet | Profibus FMS | Data Highway | ControlNet | Modbus Plus | CAN | LONWorks | alguns Fieldbus |etc...

Device Networks Rede de controle com inteligncia centralizada. Normalmente utilizada para comunicao com Entradas e Sadas remotas ou dispositivos e atuadores em campo.
ex. Profibus DP/PA | FieldBus | Remote I/O | DeviceNet | Genius | Seriplex | CC Links | etc...

Profibus FMS - Process Field Bus - Field Message Specification Rede de comunicao orientada a objetos, torna a integrao de vrios objetos transparentes, MultiMestre /Slave, Token passing/polling, mximo de 32 ns por segmento, velocidade mxima de 12Mbit/s depende da distancia/meio fsico. Profibus DP - Process Field Bus - Decentralized Periphery Rede de troca de dados entre estaes mestre-escravo, torna a integrao de vrios I/O remotos transparentes. Profibus PA - Process Field Bus - Process Automation Rede para conexo de instrumentos na area de processo, utiliza padro IEC 1158-2. Interbus Rede de troca de dados entre I/O Remotos e Processadores, Master/Slave, mximo 256 ns, velocidade mxima de 500Kbits/s DeviceNet Rede de troca de dados entre estaes mestre-escravo, para conexo de I/O Remotos, sensores e atuadores, Master/Slave, baseado no CAN (Control Area Network) ControlNet Rede de troca de dados entre estaes CLP's e/ou MMI, velocidade mxima de 5 M bit/s - Rede Proprietria da Allen-Bradley. Remote I/O Rede de troca de dados entre estaes mestre-escravo, para conexo de I/O Remotos, sensores e atuadores, Master/Slave, velocidade mxima de 230.4Kbits/s (762 metros) - Proprietria da AllenBradley DH+ Data Highway Plus Rede de troca de dados entre estaes CLP's e/ou MMI, velocidade mxima de 57.6Kbits/s (utilizando KT/KTX Card) - Rede Proprietria da Allen-Bradley (Rockwell Automation)

ASPCTO DA EVOLUO TELEMTRICA Houve um tempo em que a discusso era a cerca do padro telemtrico pneumtico que deveria ser utilizado nos instrumentos, 3 a 15 PSIG ou 6 a 30 PSIG. O tempo passou e hoje enfrentamos uma realidade tecnolgica totalmente diferente daquele tempos. Venda de instrumentos
Telemetria eletrnica analgica.

Telemetria pneumtica

Telemetria eletrnica Hibrida.

Telemetria puramente digital.

S o tempo nos dir.

Curso de Instrumentao Industrial

Tempo. Hoje

PG. 0107 DE 0115

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0108 DE 0115

Captulo 22 Sistema de comunicao Fieldbus


Fieldbus um sistema de comunicao digital bidirecional que interliga equipamentos inteligentes de campo com sistema de controle ou equipamentos localizados na sala de controle. O Fieldbus no apenas uma substituio do sinal de transmisso analgico de 4 a 20 mA por um digital, interligando os instrumentos de campo a sala de controle. Algumas vantagens desta nova tecnologia so: Reduo no custo de fiao, instalao, operao e manuteno de plantas industriais; Informao imediata sobre diagnstico de falhas nos equipamentos de campo. Os problemas podem ser detectados antes deles se tornarem srios, reduzindo assim o tempo de inatividade da planta; Distribuio das funes de controle nos equipamentos de campo - instrumentos de medio e elementos de controle final. Sero dispensados os equipamentos dedicados para tarefas de controle; Aumento da robustez do sistema, visto que dados digitais so mais confiveis que analgicos; Melhoria na preciso do sistema de controle, visto que converses D/A e A/D no so mais necessrias. Consequentemente a eficincia da planta ser aperfeioada.

O Fieldbus no representa uma paixo tpicas por novas tecnologias e sim a reduo de aproximadamente 40 % nos custos de projeto, instalao, operao e manuteno de um processo industrial. Impacto nos novos sistemas de controle: Reduo de custo de engenharia; Reduo de cabos, bandejas, borneiras, etc; Melhoria na qualidade das informaes; Os transmissores transmitem muito mais informaes; Os equipamentos indicam falha em tempo real; Facilidade na manuteno; entre outros.

AS VERTENTES MUNDIAIS Por se tratar de uma comunicao puramente digital necessrio que se estabeleam regras para que seja possvel a interoperabilidade entre instrumentos de fabricantes diferentes. Inicialmente cada fabricante procurou desenvolver sua prpria tecnologia, ficando o usurio final subordinado aquela rede proprietria. A partir da unio de grandes empresas sujem duas vertentes mundiais, a FIELDBUS FUNDATION formada basicamente por empresas americanas e a FIELDBUS PROFIBUS formada por empresas europias. A FIELDBUS PROFIBUS sai na frente e estabelece seus padres, tendo hoje mais de 1400 instrumentos de diversos fabricantes aprovados nos testes de conformidade e com o certificado da fundao. J a FIELDBUS FUNDATION completou o seu processo de padronizao no final do ano de 1997. A seguir temos a traduo do jornal de divulgao mundial da Fundation que pode ser encontrado em www.fieldbus.org Trs fornecedores recebem registro de dispositivo AUSTIN, Texas, 12 de junho de 1998 - A Fieldbus Fundation hoje anunciou que sete dispositivos fieldbus completaram seu processo de registro de dispositivo prosperamente, passando nos testes de interoperabilidade entre outras exigncias e agora esto autorizados a receber a marca de registro da Fundao. O registro dos primeiros produtos Fieldbus Fundation que foram antecipado por usurios de equipamento de automatizao, esperada para ter um impacto significante no mercado de controles industrial. A Fieldbus Fundation emitiu certificados registro para os seguintes produtos: Rosemount Inc., Modelo 3244 Transmissor de Temperatura e Modelo 3051 Transmissor de Presso; Smar International Co., LD Modelo 302 Transmissor de Presso, Modelo TT302 Transmissor de Temperatura e Modelo
Curso de Instrumentao Industrial PG. 0109 DE 0115

IF302 conversor de 4-20 mA para Fieldbus; e Yokogawa Eletric Corporation, Modelo EJA Transmissor de Presso e Modelo YF Flowmeter. De acordo com o Presidente da Fieldbus Fundation John Pittman, o registro do produto Fieldbus " significa o comeo de uma era nova, dinmica em automatizao de planta. " Testes de interoperabilidade entre dispositivo so administrados pela Fundao de Fieldbus em seu laboratrio independente em Austin, Texas. A Fieldbus Fundation uma corporao sem fins lucrativos que consiste em mais de 120 fabricantes e companhias de automatizao industrial mundial, com o propsito principal de prover um ambiente aberto e neutro para o desenvolvimento de um nico, internacional, fieldbus interopervel. Neste ambiente, usurios finais, fabricantes, universidades e organizaes de pesquisa esto trabalhando para desenvolver a tecnologia juntos. O termo " fieldbus " se refere a um protocolo de comunicaes digital, bidirecional usado para comunicaes entre instrumentos de campo e sistemas de controle em processo, manufatura, batelada e contnuo. intencional, com a substituio do 4-20 mA analgico, uma oferta de benefcios, inclusive a habilidade para migrar o controle ao cho de planta; acesso para uma riqueza sem precedente de dados do campo; custos reduzido de telemetria; e aumentou capacidades de manuteno avanada, sem falar na brusca reduo de custos de instalao. A seguir temos a arquitetura de uma rede Fielbus, onde podemos observar a estao de superviso, uma placa de interface com mltiplos canais, o barramento linear, terminador do barramento ( BT-302 ), fonte de alimentao (PS-302), impedncia ( PSI-302 ) e diversos instrumentos, inclusive um CLP com placa de interface para o barramento.

Na figura seguinte podemos observar com mais detalhes a instalao de um barramento linear Fieldbus, tambm observamos a redundncia das placas de interface.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0110 DE 0115

Captulo 23 Sistema de comunicao Profibus

PROFIBUS rea de aplicao. PROFIBUS um padro de fieldbus aberto manufatura, eltrica, entre outras. Independncia dos padro PROFIBUS EN 50 170. Com o PROFIBUS, comunicar entre si sem a necessidade de interface
Curso de Instrumentao Industrial

para largas aplicaes, processos contnuo, vendedores e abertura esto garantidas pelo dispositivos de diferentes fabricantes podem especiais. PROFIBUS pode ser usado onde
PG. 0111 DE 0115

necessitamos de alta velocidade transmisso de dados e tarefas de comunicao complexas e extensas. Veja figura 1. A famlia de PROFIBUS consiste em trs verses compatveis. PROFIBUS-DP

Aperfeioado para velocidade alta e montagem barata, esta verso de PROFIBUS especialmente projetada para comunicao entre sistemas de controle de automatizao e I/O distribudo ao nvel de dispositivo. PROFIBUS-DP pode ser usado para substituir transmisso paralela em 24 V - 0 a 20 mA. ou 4 a 20 mA. PROFIBUS-PA

PROFIBUS-PA especialmente projetado para automatizao de processo. Permite conectar sensor e atuadores at mesmo em um barramento comum em reas intrinsecamente seguras. PROFIBUS-PA permite comunicao de dados e pode ser usado com tecnologia 2 fios de acordo com o padro internacional IEC 1158-2. PROFIBUS-FMS

PROFIBUS-FMS a soluo de propsito geral para comunicao de tarefa ao nvel de clula. Servios de FMS poderosos abrem um amplo alcance de aplicaes e provem grandes flexibilidades. PROFIBUS-FMS tambm pode ser usado para tarefas de comunicao extensas e complexas.

Figure 2: A famlia de PROFIBUS PROTOCOLO DE ACESSO AO MEIO. PROFIBUS especifica as caractersticas tcnicas e funcionais de um sistema de fieldbus serial, descentralizando os controladores digitais, agora trabalhando a nvel de clula. H uma distino entre dispositivos mestre e dispositivos de escravo. Dispositivos mestres determinam a comunicao de dados no barramento. Um mestre pode enviar mensagens sem um pedido externo quando segura os direitos de acesso do barramento (o token). Tambm so chamados os mestres estaes ativas. Dispositivos escravos so dispositivos perifricos. Dispositivos escravos tpicos incluem dispositivos de I/O, vlvulas, drivers e transmissores. Eles no tm direitos de acesso ao barramento e s podem reconhecer mensagens ou podem enviar mensagens ao mestre quando requisitados. Tambm so chamados os escravos estaes passivas. Eles s requerem uma poro pequena do protocolo do barramento, o implementao deles particularmente econmica

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0112 DE 0115

PROBIB US protocolo de acesso ao meio.

Observamos que a interao com o CLP totalmente possvel, desde que tenhamos um carto que promova a interface. Muitos fabricantes j possuem cartes de interface com certificado de conformidade, entre eles GEFANUC, ALLEN BRADLEY, entre outros. Ao lado temos a figura do carto de interface para PROFIBUS-DP do fabricante Allen Bradley.

A forma de configurao e programao do CLP no se altera, porm existem uma outra interface onde se faz a configurao e a programao dos demais dispositivos da rede. No caso do PROFIBUS as verses que mais nos interessa a DP e a PA, a seguir temos uma listagem das funes bsicas do PROFIBUS-DP que foram extradas do catlogo eletrnico disponvel para download em www.profibus.com. O trecho no foi traduzido para no perder a legitimidade das funes. Basic PROFIBUS-DP functions
Curso de Instrumentao Industrial PG. 0113 DE 0115

Transmission Technology RS-485, twisted pair, two wire cable or fibre optics Baud rates from 9.6 kbit/sec to 12 Mbit/sec Bus access Token passing procedure between masters and master-slave procedure for slaves Mono-master or multi-master systems possible Master and slave devices, maximum of 126 stations on one bus Communication Peer-to-peer (user data transmission) or Multicast (control commands) Cyclic master-slave user data transmission and acyclic master-master data transmission Operating modes Operate: Cyclic transmission of input and output data Clear: Inputs are read, and outputs are held in fail-safe status Stop: Only master-master data transmission is possible Synchronization Control commands permit synchronization of the inputs and outputs Sync mode: Outputs are synchronized Freeze mode: Inputs are synchronized Functionallity Cyclic user data transmission between DP master and DP slave(s) Dynamic activation or deactivation of individual DP slaves Check of DP slave configuration Powerful diagnostic functions, 3 hierarchical levels of diagnosticmessages Synchronization of the inputs and/or the outputs Address assignment for the DP slaves over the bus Configuration of the DP master (DPM1) over the bus Maximum of 246 bytes of input and output data per DP slave Security and protection functions All messages are transmitted with Hamming distance HD = 4 Watchdog timer at the DP slave Access protection for the inputs/outputs of the DP slaves Monitoring of user data transmission with configurable monitoring timer at the master Types of devices Class-2 DP master (DPM2): programming/configuration/diagnostic devices Class-1 DP master (DPM1): central programmable controllers such as PLCs, PCs, etc. DP slave: device with binary or analog inputs/outputs, drives, valves, etc.

Documentation / Version 14 A princpio no podemos afirmar se um dos padres Fieldbus ser extinto ou se os dois vo perdurar de forma harmnica. Talvez, assim como o Windows prevaleceu como Sistema Operacional sobre os demais, o mesmo possa vir a ocorrer com um dos padres. Porm isto no significa que seja o melhor, pois no caso do Windows sabemos da atual realidade.

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0114 DE 0115

Captulo 24 Tabela de protocolos de comunicao

Curso de Instrumentao Industrial

PG. 0115 DE 0115

Vous aimerez peut-être aussi