Vous êtes sur la page 1sur 15

Monitoramento geofsico de desmonte de rocha com utilizao de explosivos em condies de risco elevado em zona urbana

Jair Carlos Koppe Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal do R. G. do Sul, Brasil E-mail: jkoppe@ufrgs.br Paulo Salvadoretti Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal do R. G. do Sul, Brasil Enrique Munaretti Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal do R. G. do Sul, Brasil E-mail: enrique@umr.edu Joo Felipe C. L. Costa Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal do R. G. do Sul, Brasil E-mail: jfelipe@ufrgs.br

Resumo
Esse trabalho introduz uma metodologia baseada na aplicao de mtodos geofsicos para avaliao do risco associado ao desmonte de rochas com utilizao de explosivos em reas urbanas com alta densidade demogrfica e situao de risco elevada. A utilizao de GPR (ground penetrating radar) forneceu informaes relacionadas com as condies geomecnicas do terreno, tais como densidade de fraturas, enquanto que o monitoramento sismogrfico auxiliou no controle de vibraes geradas pelo desmonte, mantendo-se essas vibraes abaixo dos limites estabelecidos na legislao brasileira. Resultados de caracterizao geomecnica do subsolo e do monitoramento de vibraes so descritos e discutidos. A metodologia proposta ilustrada em um estudo de caso. Palavras-chave: desmonte de rocha, monitoramento geofsico, anlise de risco, vibraes.

Abstract
This paper presents an application of geophysical methods to evaluate the risk associated with blasting used during rock excavation at highly populated and risky urban areas. Ground penetration radar provided information related to rock mechanics such as fracture density, whilst seismographic readings helped in maintaining vibration levels below maximum limits. Results of in situ soil and rock characterization and

vibration control are reported and discussed. The methodology proposed is illustrated in case study. Keywords: blasting, geophysical survey, risk analysis, vibrations. Minerao

Introduo
O desmonte de rochas com emprego de explosivos em reas urbanas gera como efeito indesejvel rudos e vibraes no solo, os quais podem causar desconforto s populaes vizinhas e danos s estruturas construdas. O controle e a minimizao desses efeitos uma prtica importante que deve acompanhar o planejamento e a execuo dos trabalhos de desmonte de rocha em reas habitadas (Djordjevic, 1997; Sanchez, 1987). Em muitos pases existem normas limitando os nveis de vibrao e rudo como forma de proteo s propriedades vizinhas. No Brasil, o monitoramento de vibraes ainda no prtica freqente em detonaes prximas aos aglomerados urbanos, embora a necessidade e os benefcios originados por esse acompanhamento sejam facilmente perceptveis (Anon., 1987; Reil, 1998; Munaretti et al., 2000). A prtica comum no pas ainda deixar que o tcnico responsvel defina os parmetros do desmonte com base na sua habilidade profissional e aguardar as reclamaes posteriores sobre danos ambientais, quando houverem. Considerando esse contexto, apresenta-se um estudo de caso no qual o desmonte de rocha com utilizao de explosivos para abertura de valas em zona urbana, em condies de risco elevado, devido obra localizar-se prxima a um posto de combustvel, foi acompanhado de intenso estudo geofsico. Esses estudos envolveram levantamento das condies do terreno com GPR (ground penetrating radar) e monitoramento sismogrfico para registrar vibraes e rudos. A metodologia empregada permitiu o fornecimento de dados aos tcnicos responsveis pelo desmonte de rocha, fazendo com que os nveis de vibrao atingidos durante as detonaes fossem controlados e atenuados.

Localizao da rea e caracterizao do problema


A rea estudada localiza-se na zona sul da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Em uma obra de complementao da infra-estrutura hdrica/sanitria da cidade, foi necessria a abertura de uma trincheira de aproximadamente 60 metros de comprimento, 1 metro de largura e profundidade variando entre 1,5 e 2,5 metros para a colocao de canalizaes de esgoto. A presena de rocha grantica muito prxima superfcie obrigou o uso de explosivos para a abertura da vala. Devido proximidade da obra a um posto de combustvel e habitaes (ver Figura 1), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAM exigiu, para autorizar a execuo da

obra, um laudo que evidenciasse no haver risco de exploso ou danos aos tanques de combustvel, o que poderia provocar a contaminao do terreno e lenol fretico, ou mesmo danos s construes residenciais. Alm desse aspecto de proximidade, foi constatado nas imediaes do local um vazamento de combustvel provindo do posto de abastecimento. O grupo de pesquisa do Laboratrio de Pesquisa Mineral e Planejamento Mineiro-LPM do Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS foi contatado para realizar o estudo que permitisse a elaborao do laudo de liberao da obra.

Figura 1 - Planta de localizao da trincheira a ser aberta e do posto de abastecimento de combustveis. O posicionamento dos sismgrafos para o monitoramento do desmonte est indicado pelos pontos S1, S2 e S3.

Com base nas informaes disponveis e particularidades do caso, estabeleceu-se uma metodologia para coletar os dados necessrios elaborao do laudo de liberao da obra e planejar a execuo das detonaes.

Metodologia adotada
Definido o problema, constatou-se que o Departamento Municipal de gua e Esgotos DMAE tinha disponvel apenas alguns poucos dados de sondagem percusso nas imediaes da obra. Esses dados no eram conclusivos para a compreenso das condies do subsolo, tais como profundidade da rocha, presena de descontinuidades e

direo do fluxo de gua subterrnea. Para obter informaes sobre esses aspectos, estabeleceu-se a seguinte metodologia: (i) Levantamento plani-altimtrico do local. (ii) Levantamento geofsico com utilizao de GPR (Ground Penetrating Radar) para obteno de informaes sobre a profundidade do macio rochoso e presena de descontinuidades. (iii) Modelamento 3D do terreno e subsolo, construo de sees geolgicas e topogrficas, definio do sentido de fluxo de gua subterrnea. (iv) Anlise e interpretao dos dados. (v) Elaborao de laudo tcnico informando as condies para o desmonte de rocha com utilizao de explosivos. (vi) Anlise do plano de fogo apresentado pela empresa executora da obra. (vii) Modificao do plano de fogo considerando os aspectos de proximidade de construes e dos tanques de combustvel. (viii) Planejamento do monitoramento sismogrfico nos pontos crticos para determinao do nvel mximo de vibrao no solo. (ix) Monitoramento do desmonte de rochas com utilizao de microssismgrafos. (x) Orientao para mudanas das cargas de explosivos com base no monitoramento das detonaes - quando os valores de velocidade de partcula se aproximavam dos limites definidos pela legislao vigente, no caso a NBR-9653, reduzia-se o valor da carga de explosivo por espera. (xi) Avaliao visual das estruturas aps a execuo do desmonte para verificar se foram provocados danos estruturais.

Aspectos geolgicos
Localmente, o terreno na rea do Auto Posto Assuno constitudo por granitos cobertos por depsitos de material inconsolidado e/ou solo. O sistema aqufero local ocorre em fraturas de granitos com porosidade secundria, sem cobertura de elvio e/ou colvios (Kirschheim & Menegat, 1998). O fluxo de gua ocorre em direes divergentes ao longo da cobertura de material inconsolidado. Sondagens realizadas apresentaram espessuras variveis de aterro (silte com areia fina e mdia e pedregulhos) e areia (siltosa e argilosa, com granulometria, textura e colorao diversas) sobre o embasamento. O conjunto aterro/sedimentos atinge espessuras que variam entre 1 e 7 m, de acordo com o ponto amostrado. A Figura 2 apresenta um perfil

geolgico caracterstico da rea. O levantamento topogrfico permitiu a definio das curvas de nvel do terreno (Figura 3).

Figura 2 - Perfil geolgico caracterstico observado em sondagens na rea do posto de combustvel. O limite do impenetrvel percusso corresponde ao contato com a rocha grantica.

Figura 3 - Curvas de nvel do terreno nas proximidades da rea de detonao.

Em furos de sondagem em torno do Auto Posto Assuno, o lenol fretico exibiu, no perodo de realizao das medidas, nveis entre 1 e 1,6 metros (Annimo, 1999).

Avaliao do subsolo com geo-radar


A forma convencional de se obterem estimativas de caractersticas de materiais em subsolo, tais como espessura do pacote de sedimentos/solo, grau de fraturamento, textura, nvel dgua e outras informaes por meio de sondagens. O aspecto puntual (no se tem informao a respeito do que ocorre entre os furos de sondagem) nesse tipo de investigao e os custos associados, normalmente altos para se realizar uma campanha de sondagens adequada, acabam limitando a sua utilizao. O geo-radar (GPR - Ground - penetrating radar) tem-se mostrado muitas vezes adequado para a soluo desse tipo de problema, constituindo-se numa forma alternativa de avaliao do subsolo (Davis & Annan, 1989; Sauck, 1997). A tcnica de investigao geofsica por geo-radar, quando adequadamente aplicada, permite maior rapidez na aquisio de dados, medidas praticamente contnuas nas sees coletadas e, como conseqncia, menores custos.

O funcionamento do geo-radar est baseado nos princpios da propagao de ondas eletromagnticas. Breves pulsos de energia eletromagntica so emitidos e captados por meio de antenas que operam em altas freqncias. A onda transmitida penetra no subsolo e refletida nas interfaces entre estruturas com diferentes propriedades eltricas. Assim, os pulsos emitidos percorrem as estruturas at encontrarem descontinuidades eltricas, como ocorre quando h mudana de constituio dos materiais. A deteco e a interpretao dos pulsos refletidos nas descontinuidades (interfaces) fornecem os subsdios para um diagnstico a respeito da estrutura em subsuperfcie (Casper & Kung, 1996; Xiong & Tripp, 1997).

Descrio do levantamento com geo-radar


Os dados foram colhidos com o equipamento RAMAC (fabricado por MALA GeoScience) e analisados no software que acompanha o equipamento (Verso 2.28). Foram usadas freqncias de emisso de 200 MHz (antena convencional) e 250 MHz (antena blindada). Ao serem escolhidas as freqncias de operao, procurou-se minimizar a influncia do pavimento (cobertura de asfalto e paraleleppedos, com espesura aproximada de 0.3 m) sobre o sinal do geo-radar. O levantamento foi conduzido realizando-se perfis com afastamento constante a partir de uma malha de investigao estabelecida por topografia com dimenses aproximadas de 5 x 6,5 metros.

Anlise e interpretao dos perfis de geo-radar


A partir das informaes da estratigrafia local, esperou-se que houvesse contraste significativo entre as propriedades eletromagnticas do material de cobertura e da rocha s, suficiente para provocar reflexes de onda que permitissem detectar essa interface. Uma vez coletados e processados, os perfis de geo-radar mostraram um refletor pronunciado, que foi interpretado como sendo a interface material de cobertura/rocha s. A determinao da velocidade de propagao de onda eletromagntica no aterro/solo foi feita com ensaios do tipo CMP (Fruhwirth et al, 1996). Os resultados obtidos revelaram uma velocidade de propagao em torno de 0,93x108 m/s. Esse valor foi utilizado nos perfis para a transformao da escala vertical de tempo de propagao de onda em escala de profundidade. Na rea de interesse foram coletadas em torno de 40 sees de geo-radar que serviram de base para a confeco do mapa especificando as estimativas para as cotas do embasamento (Figura 4). Observando-se a Figura 4, possvel concluir que a direo do fluxo d'gua e de contaminantes varia de E para W e SE a NW, a partir dos possveis pontos de vazamento de combustvel (tanques de armazenamento). Alm disso, a zona com rocha a ser desmontada com explosivos apresenta cotas do embasamento mais altas do que os tanques de armazenamento de combustvel.

Figura 4 - Cotas do embasamento estimadas a partir dos perfis de geo-radar e de informaes de sondagens.

Um exemplo de seo de geo-radar com espaamento constante realizada prxima ao ponto PV7182A mostrado na Figura 5. A imagem, coletada com antena blindada de 250 MHz, apresenta um forte refletor oscilando entre 1,5 e 3,0 metros de profundidade, que representa a interface mencionada. Uma feio significativa revelada no perfil a variao relativamente abrupta de profundidade do refletor (embasamento), o que concorda com as sondagens da rea.

Figura 5 - Seo de geo-radar com 20 m de comprimento, apresentando interface sedimentos/rocha s (pontilhada). Eixo horizontal: distncia percorrida sobre o terreno (m); eixo vertical: profundidade (m).

Escavao e monitoramento
Com base nos dados obtidos nas etapas iniciais, foi possvel emitir o laudo de liberao da obra. O risco decorrente da escavao foi considerado como pequeno, desde que o desmonte fosse feito de forma controlada atendendo as modificaes sugeridas. A trincheira foi aberta inicialmente com auxlio de escavadeira que removia a camada superficial de solo e aterro da base do pavimento. Na rocha foi executada uma malha de furao de pequeno dimetro (1") e profundidade varivel entre 0,8 m e 1,6 m. Foi utilizado explosivo do tipo emulso (BRASPEX ), iniciado por tubo de choque (BRINEL ). A carga mxima por espera variou entre 0,3 e 1,1 kg. As precaues recomendadas para execuo da obra consistiram, basicamente, na aplicao de baixas razes de carga, detonando-se apenas trs ou quatro furos de cada vez, cobertura da trincheira com areia (para evitar ultralanamento), isolamento da rea at o limite das habitaes, esvaziamento dos tanques de combustvel do posto e monitoramento com microssismgrafos. Para os locais onde no se conhece o comportamento ssmico da rocha devido inexistncia de medida ssmica, a norma brasileira NBR 9653 recomenda que se utilize, para clculo da carga mxima por espera, o critrio de Distncia Escalonada (DE), ou seja, o valor algbrico calculado pela frmula abaixo.

DE = d / Q 0,5 Onde: d a distncia em metros entre o ponto de medio e o ponto de detonao; Q a carga mxima por espera de explosivo em kg. DE deve ser maior ou igual a 40 para se minimizar o risco de dano por vibrao nas estruturas vizinhas. Tomando-se a distncia mnima de 15 m, chega-se a uma carga mxima por espera de 0,140 kg. Os valores das cargas por espera iniciais foram estimados dessa forma. medida que dados de velocidade de partcula eram obtidos, procedia-se o clculo da VR (soma resultante das componentes mximas de velocidade de partcula) e ajustavam-se as cargas de explosivos por espera quando a VR aproximava-se dos valores estabelecidos pela legislao, no caso 15 mm/s. Para a utilizao dos microssismgrafos, foram escolhidos trs pontos crticos em termos de presso acstica e rudo (pontos S1, S2 e S3 da Figura 1), identificados pela proximidade s detonaes. Os pontos S1 e S3 localizaram-se junto habitaes e S2 foi posicionado prximo aos tanques de combustvel.

Coleta de dados: VR e rudo


No Brasil, a norma NBR 9653 estabelece que, para anlise dos efeitos provocados por detonaes, dois parmetros devem ser monitorados: a velocidade mxima de partcula e a sobrepresso acstica ou rudo. A velocidade mxima de partcula, referida como PPV (Peak Particle Velocity), reconhecida como um parmetro bastante significativo no que concerne avaliao de danos causados s estruturas. A PPV utilizada para avaliao do dano provocado nas estruturas naturais (rocha macia) ou nas criadas pelo homem adjacentes detonao. Reil (1998) indica que os trs principais fatores relacionados vibrao no solo que determinam o quanto as estruturas construdas vibraro e, por conseqncia, podero sofrer danos e a incidncia de reclamaes dos moradores vizinhos so (Reil, 1998): i. velocidade mxima de partcula (PPV), ii. a durao da vibrao no solo (que diferente da durao da detonao), iii. a freqncia de vibrao. A norma brasileira NBR 9653 recomenda o uso do valor obtido pela soma resultante (VR) das trs componentes mximas de PPV: velocidade mxima de partcula no eixo longitudinal (VL), vertical (VV) e transversal (VT), independentemente do tempo aps a detonao em que cada um desses eventos possa ter ocorrido. Esse valor algbrico calculado segundo a frmula: VR = [ (VL)2 + (VV)2 + (VT)2 ]0.5 , sendo que a VR medida no solo no deve ultrapassar 15 mm/s. A presso acstica tolerada de at 100 Pa.

A norma brasileira, ao contrrio do que ocorre em outros pases (Anon., 1987, Sanchez, 1987), ainda no incorpora uma associao entre PPV e freqncia no controle das vibraes no solo. Estimativas das distncias da trincheira aos pontos de monitoramento so apresentadas na Figura 1. Registros obtidos simultaneamente em uma das detonaes para os sismgrafos em S1 e S2 so apresentados na Figura 6.

Figura 6 - Registros de vibrao no solo obtidos nos pontos S1 e S2 em uma das detonaes. O eixo vertical representa a velocidade de partcula em mm/s e o eixo horizontal, o tempo em segundos.

O acoplamento dos sismgrafos foi feito, nos pontos S1 e S3, removendo-se os primeiros 10 cm de solo da superfcie e cravando as ponteiras metlicas de fixao dos geofones no terreno. Conforme Armstrong e Sen (1999), esse pode ser considerado um bom modo de acoplamento para VR menores que 100 mm/s. No ponto S2 (posto de combustvel), o sismgrafo foi fixado diretamente s placas de concreto do piso e imediatamente acima do tanque de combustvel T4. As detonaes foram executadas em dois dias de trabalho, tendo sido registrados 36 eventos ssmicos. Uma sntese dos dados de vibrao no solo coletados nas estaes de

monitoramento encontra-se no histograma da Figura 7. As distncias estimadas entre as estaes de monitoramento e as detonaes variaram durante a coleta: de 50 m a 20 m para S1; 40 m a 10 m para S2; 60 m a 20 m para S3. A mxima presso acstica registrada foi de 41 Pa, abaixo do limite de 100 Pa estabelecido para reas urbanas.

Figura 7 - Sntese dos resultados obtidos quanto vibrao no solo para os trs pontos de monitoramento.

Espectros de freqncia dos eventos


A estimativa das freqncias dominantes na vibrao do solo pode ser feita calculandose o espectro de freqncia de Fourier (Djordjevic et al., 1990; Diaz & Balbs, 1997). A Figura 8 apresenta os espectros de amplitude da componente radial obtidos a partir dos registros em S1 e S2 para uma mesma detonao. A tendncia dos espectros de potncia nos pontos S1 e S3 foi apresentar freqncias predominantes mais baixas que em S2 nas trs componentes de registro, do mesmo modo como se observa no exemplo da Figura 8. Para o conjunto total de registros, a quantidade de energia, na faixa de freqncia entre 5 e 15 Hz (faixa que coincide com a freqncia natural de vibrao de muitas construes), no muito significativa.

Figura 8 - Espectros de amplitude da componente radial em (a) S1 e (b) S2.

Anlise dos resultados


Os valores obtidos de VR durante o acompanhamento das detonaes apresentaram-se, na maior parte dos casos, nos limites exigidos pela legislao brasileira. Em vrios momentos, no entanto, foi necessria a interveno dos tcnicos responsveis pelo acompanhamento sismgrafico, alertando sobre a magnitude das vibraes. A Tabela 1 apresenta, a ttulo de ilustrao, uma seqncia de detonaes realizadas no segundo dia de acompanhamento. Em dois momentos (assinalados com asterisco), aps o registro elevado de VR no sismgrafo em S2, houve a interveno dos tcnicos alertando sobre a necessidade de reduo das cargas por espera. Nesses casos, foi feita inspeo nas estruturas para verificao de possveis danos. No foi constatado nenhum dano nas estruturas, quando nos poucos casos a VR ultrapassou o limite permitido. De modo geral, o ponto S2 esteve sujeito s maiores vibraes no solo, como j se esperava, pela sua maior proximidade s detonaes. A Tabela 2 mostra valores mdios de VS em S1, S2 e S3, calculados sobre o conjunto total de detonaes. Embora alguns valores elevados tenham sido registrados, no foi constatado nenhum dano aparente s estruturas do posto de combustvel ou das habitaes vizinhas. Testes de estanqueidade, realizados aps as detonaes, revelaram no ter havido dano nos tanques de armazenamento de combustveis. Tambm, no foram verificadas reclamaes de qualquer natureza por parte dos moradores prximos, de forma que o acompanhamento sismogrfico foi aparentemente efetivo.

Tabela 2 - VR mdio do conjunto de dados de monitoramento.

Concluses
O controle e a minimizao da gerao de rudos e de vibrao no solo, provocados por detonaes em reas urbanas, uma prtica importante e essa prtica deve ser, tambm, considerada, tanto quanto a adequada fragmentao da rocha, uma meta a ser atingida no emprego de explosivos em reas habitadas. O presente trabalho mostrou, por meio de uma aplicao prtica, a importncia do acompanhamento de detonaes por registros sismogrficos e o sucesso da metodologia e procedimentos empregados na soluo do problema. O monitoramento em geral de fcil implementao e previne tanto os danos s estruturas construdas quanto as reclamaes de moradores em reas prximas aos trabalhos de desmonte de rocha.

Referncias bibliogrficas
Annimo. Relatrio: Ensaios de solo e gua para avaliao ambiental, PROJECONSULT ENGENHARIA LTDA, Setembro/1999. ABNT NBR 9653, 1986. Guia para avaliao dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas mineraes em reas urbanas (Procedimento). Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 8 p. Anon., 1987. Explosives and rock blasting. Dallas, Texas, USA; Atlas Powder Company, ISBN 0-9616284-0-5. ARMSTRONG, L.W., SEN, G.C. The measurement of blast induced vibrations in soil. Explo'99, Kalgoorlie, WA, November, 99-104, 1999. DIAZ, J.I., BALBS, M. Frequency domain processing of mechanical blasting vibrations for environment protection. Int. J. Surf. Min. Recl. Envir., v. 11, p. 155-158, 1997. DJORDJEVIC, N., KAVESTKY, A., Scott, A. Blast design optimization to minimize induced vibrations of structures. FRAGBLAST'90, Brisbane, August 26-31, p. 373-380, 1990.

DJORDJEVIC, N. Minimizing the environmental impact of blast vibrations. Mining Engineering, April, p. 57-61, 1997. MUNARETTI, E., KOPPE, J.C., COSTA, J.F.C.L. Desenvolvimento de agente explosivo a base de nitrato de amnio para mina a cu aberto. In: CONGRESSO BRASILEIRODE MINA A C;EU ABERTO & 1 CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA SUBTERRNEA. Belo Horizonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Minerao e Departamento de Engenharia de Minas da UFMG, v. CD, p.1-9, 2000. REIL, J.P. Why people complain about blasting. Rock Products, July, p. 40-46, 1998. SANCHEZ, L.E. Incidncia ambiental das vibraes. Brasil Mineral, Jan, v. 38, p.5261, 1987. SAUCK, W.A. Radar applied to Environmental Problems and Groundwater Prospection, In: INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY- CISBGf. So Paulo, September 1997. DAVIS, J.L., ANNAN, A. P. Ground-penetrating radar for high resolution mapping of soil and rock stratigraphy, Geophysical Prospecting, v. 37, p. 531 - 551, 1989. XIONG, Z., TRIPP, A.C. Ground Penetrating radar responses of dispersive models. Geophysics, v. 62, n. 4, p. 1127-1131, july/august 1997). CASPER, D.A., KUNG, K. J. S. Simulation of ground penetrating radar waves in a 2-D soil model. Geophysics, v. 61, n. 4, p. 1034-1049, july/august 1996. KIRSCHHEIM, MENEGAT; Atlas Ambientalde Porto Alegre. 1998. FRUHWIRTH, R.K., SCHMLLER, R., OBERAIGNER, E.R. Some aspects on the estimation of electromagnetic wave velocities. In: INT. CONF. ON GROUND PENETRATING RADAR, 6. Sendai, Japan, 1996.

Artigo recebido em 30/07/2001 e aprovado em 12/11/2001

Vous aimerez peut-être aussi