Vous êtes sur la page 1sur 2

Co nt ex t ualiza o his t rica: Ant e ce de nt e s do de s cob rime nt o d o Bras il Org anizad o r: Franc ima r de Arajo Galvo ( Bachare l e m H is t ria)

HISTRIA DO RIO GRANDE DO NORTE EM RESUMO

A DEFINIO
E

FRONTEIRAS EUROPIAS A AFIRMAO DE PORTUGAL COMO PAS AUTNOMO


DAS

A partir do sculo XIII, foram-se definindo por uma srie de batalhas algumas fronteiras da Europa que, no caso da Frana, da Inglaterra e da Espanha, permanecem aproximadamente as mesmas at hoje. Dentro das fronteiras foi nascendo o Estado como uma organizao poltica centralizada, cuja figura dominante -o prncipe -e a burocracia em que se apoiava tomaram contornos prprios que no se confundiam com os grupos sociais mesmo os mais privilegiados, como a nobreza. Esse processo durou sculos e alcanou seu ponto decisivo entre 1450 e 1550. Portugal se afirmava no conjunto da Europa como um pas autnomo, com tendncia a voltar-se para fora. Os portugueses j tinham experincia, acumulada ao longo dos sculos XIII e XIV, no comrcio de longa distncia, embora no se comparassem ainda a venezianos e genoveses, a quem iriam ultrapassar durante os sculos XV e XVI. Alis, antes de os portugueses assumirem o controle de seu comrcio internacional, os genoveses investiram na sua expanso, transformando Lisboa em um grande centro mercantil sob sua hegemonia. A experincia comercial foi facilitada tambm pelo envolvimento econmico de Portugal com o mundo islmico do Mediterrneo, onde o avano das trocas pode ser medido pela crescente utilizao da moeda como meio de pagamento. Sem dvida, a atrao para o mar foi incentivada pela posio geogrfica do pas, prximo s ilhas do Atlntico e costa africana. Dada a tecnologia da poca, era importante contar com correntes martimas favorveis, e elas comeavam exatamente nos portos portugueses ou nos situados no sudoeste da Espanha. (FAUSTO, 1998. p. 20-22).

O MARCO FINAL

DA

IDADE MDIA

Apontada como marco de ruptura entre a Idade Mdia e a Idade Moderna, a Tomada de Constantinopla em 1453 pelos Turco-Otomanos provocou mudanas significativas nas relaes de poder no Mediterrneo. O bloqueio das rotas comerciais entre a Europa e sia pelos turcos gerou grandes prejuzos econmicos, levando os europeus a buscar novas rotas comerciais atravs do Atlntico. a partir desse marco que se inicia o perodo de predomnio do sistema econmico mercantilista caracterizado pela interferncia dos governos na economia, na acumulao de metais preciosos e, na explorao das colnias por parte das metrpoles.

A produo do acar e as origens das economias coloniais americanas estiveram intimamente ligadas. O cultivo da cana-de-acar vinha se deslocando em direo ao oeste por sculos antes de ser introduzido no Novo Mundo pelos portugueses e espanhis e sua chegada s Antilhas e ao Brasil foi uma extenso lgica do longo processo histrico. Originria das baixadas de Bengala ou do Sudeste asitico, a manufatura do acar de cana alcanou a Prsia e dali foi levada pelos conquistadores rabes costa oriental do Mediterrneo. A introduo do acar no sul da pennsula ibrica estimulou o ressurgimento de uma instituio que j se integrara vida cotidiana na regio. A escravido no era naturalmente peculiar aos pases ibricos. Aps a queda do Imprio Romano do Ocidente, por toda a Europa medieval persistiram vrias formas de escravido, entretanto, elas foram substitudas por outros tipos de servido ou trabalho forado em grande parte do continente por volta do sculo XIII. A produo aucareira em escala de mercado obrigou a adoo do trabalho escravo como opo pouco onerosa de mo-deobra. Foi a partir de ento que os africanos passaram a ser explorados como elemento humano escravizado. Durante os sculos XV e XVI quase todas as ilhas do Atlntico exportaram acar para os mercados europeus; mesmo atualmente a maioria delas produz pequenas quantidades para consumo local. Aores, Canrias, Cabo Verde, So Tom e Madeira passaram, todas, por perodos de intensa atividade da indstria aucareira, em maior ou menor grau ao longo daqueles sculos. Foi nas dcadas de 1530 e 1540 que a produo estabeleceu-se em bases slidas no Brasil. A expedio de Martim Afonso de Sousa, enviada ao pas em 1532 para livrar a costa dos navios franceses e tambm com fins colonizadores, trouxe mudas de cana. Entre os colonos havia um perito na manufatura do acar, bem como vrios portugueses, italianos e flamengos com experincia na atividade aucareira da ilha da Madeira. A vitalidade do mercantilismo portugus comeou a vacilar j durante a realizao da misso de Martim Afonso. Em 1533, o rei dom Joo III deu incio ao sistema das capitanias hereditrias. Ele dividiu a costa brasileira em quinze parcelas e doou-as a doze fidalgos portugueses para que as administrassem. A esses capites-donatrios foram outorgados certos direitos e privilgios de autoridade soberana, condicionados obrigao de colonizar, povoar e desenvolver a economia de seus territrios.

POVOS GERMINAIS
O processo civilizatrio, acionado pela revoluo tecnolgica que possibilitou a navegao ocenica, transfigurou as naes ibricas, estruturando-as como imprios mercantis salvacionistas. Assim que se explica a vitalizao extraordinria dessas naes, que de repente ganharam uma energia expansiva inexplicvel numa formao meramente feudal e tambm numa formao capitalista. (RIBEIRO, 1997. p. 64).

A GRANDE LAVOURA AUCAREIRA: DO VELHO PARA O NOVO MUNDO

Fim

Vous aimerez peut-être aussi