Vous êtes sur la page 1sur 15

Cientistas Produzem Esperma em Laboratrio

Um grupo de cientistas japoneses da Universidade de Yokohama conseguiu criar, a partir de um milmetro de tecido do testculo de um ratinho, esperma em laboratrio. A investigao abre portas a futuras terapias para preservar a fertilidade masculina. O mecanismo de produo de espermatozides a partir de clulas reprodutivas masculinas um dos processos mais complexos do organismo humano e que pode chegar a demorar um ms no interior dos testculos. Da que, at agora, tenha sido to difcil reproduzir este processo em laboratrio. Uma barreira que um grupo de investigadores japoneses conseguiu ultrapassar, tendo agora publicado um estudo com as concluses na revista Nature. A descoberta veio demonstrar que possvel obter espermatozides a partir de um cultivo de clulas testiculares e, mais difcil ainda, a partir de ratinhos recmnascidos e que ainda no se conseguem reproduzir. Mas, mais importante, o grupo conseguiu utilizar o esperma para fecundar um vulo, dando incio a uma longa descendncia de ratinhos saudveis e frteis.
               

Colhendo um fragmento de tecido dos testculos de ratinhos recm-nascidos e cultivando-o num gel de agarose durante dois meses conseguimos obter esperma capaz de fecundar normalmente um vulo , explicou ao jornal espanhol El Mundo o responsvel pela equipa de investigao da Universidade de Yokohama, Takehiko

Ogawa. O investigador esclareceu, ainda, que o trabalho foi aplicado em ratinhos pelo que prematuro estabelecer um paralelismo com os humanos. Contudo, salientou que natural pensar nas aplicaes em termos de fertilidade que uma descoberta destas pode permitir. Uma ideia que tambm foi avanada por Marco Seandel e Shahin Rafii, do Colgio Mdico Weill Cornell, nos Estados Unidos. Citados pelo mesmo jornal, os mdicos destacaram que a descoberta pode abrir caminho a futuras terapias para preservar a fertilidade masculina, nomeadamente em crianas com cancro, onde tratamentos como a quimioterapia ou a radioterapia podem condenar os doentes a problemas de reproduo e onde ainda no possvel preservar esperma, ao contrrio do que acontece nos doentes adultos.

Encontrada nova explicao para infertilidade masculina


Cientistas descobriram mutao de protena presente no esperma

Brilho azul fluorescente representa protenas (enzimas) que revestem os espermatozides.

A mutao de um gene que codifica a protena que reveste os espermatozides pode ser a causa para a maior parte dos casos da infertilidade masculina, revela um artigo publicado na Science Translational Medicine e que, inclusivamente, faz a capa da revista. Este trabalho que foi realizado por uma equipa internacional de investigadores liderada por Gary Cherr, da Universidade da Califrnia, poder ser fulcral para abrir novos caminhos que resolvam os problemas de infertilidade de alguns casais, destacaram os cientistas. Para este estudo, foram recolhidas amostras de DNA nos Estados Unidos, Reino Unido, China, Japo e frica. Os investigadores descobriram que um quarto dos homens tem um gene defeituoso que afecta a protena DEFB126, que por sua vez, se encarrega de revestir a superfcie do esperma e o ajuda a penetrar na mucosa do colo do tero da mulher. Os homens que tm esta variante da protena DEFB126, no apresentam o Beta Defensina 126, o que dificulta que o esperma passe atravs da mucosa e eventualmente se una a um vulo, indicam os cientistas, acrescentando que esta

variao gentica "possivelmente responsvel por vrios casos de infertilidade sem explicao at o momento". Ao examinar 500 casais chineses recm-casados, os investigadores descobriram que a falta do Beta Defensina 126 em homens com a mutao DEFB126 diminuiu a fertilidade em 30 por cento. Ted Tollner, primeiro autor do estudo e professor de Urologia da Universidade da Califrnia, indicou que esta descoberta poder dar azo a outras investigaes mais amplas sobre o papel desta mutao na infertilidade. O mesmo assinalou que, em comparao com o esperma dos macacos e outros mamferos, os espermatozides humanos so em geral de m qualidade. Segundo Gary Cherr, esta questo pode estar relacionada com o facto de nos seres humanos, ao contrrio da maioria dos mamferos, a perpetuao da raa se sustentar numa relao monogmica, pelo que "a qualidade do esperma simplesmente no tem grande importncia".

Enjoos excessivos na gravidez provocam distrbios nos bebs


Primeiro estudo sobre efeitos a longo prazo da hiperemese gravdica

Hiperemese gravdica pode levar interrupo da gravidez

Os vmitos e nuseas excessivos e persistentes durante a gravidez e que, por vezes, podem conduzir hospitalizao do origem a uma condio designada por hiperemese gravdica (HG) que no afecta apenas as grvidas, mas tambm os bebs, revelou um estudo publicado no Journal of Developmental Origins of Health and Disease . De acordo com este trabalho, as crianas cujas mes sofreram de HG foram 3,6 vezes mais propensas a sofrer de ansiedade, distrbio bipolar e depresso na vida adulta do que os bebs cujas progenitoras no sofreram dessa condio. Estudos anteriores j tinham constatado que as crianas nascidas de mulheres que tiveram nuseas persistentes nos trs primeiros meses da gravidez tinham mais problemas de ateno e de aprendizagem aos 12 anos. Outras apontavam ainda que a m nutrio fetal, uma consequncia frequente da HG, pode conduzir a uma fraca sade quando adulto. "Apesar da hiperemese gravdica poder causar fome e desidratao na gravidez, nenhum estudo tinha determinado os seus efeitos a longo prazo nas crianas nascidas de mes com este problema", referiu Marlena Fejzo, co-autora do estudo.

Depois de entrevistarem 155 pessoas, das quais algumas tinham sofrido com a condio da me e outras no tinham passado por este problema, os investigadores verificaram que 16 por cento dos voluntrios que foram expostos ao HG tinham depresso, contra trs por cento do grupo de controlo (aqueles que no nasceram de mes com HG). Alm disso, oito por cento do grupo exposto foram diagnosticados com perturbao bipolar, face a dois por cento do grupo de controlo.

Esta diferena tambm se revelou no que respeita ansiedade, pois sete por cento dos expostos a HG sofriam de ansiedade na vida adulta, comparados a dois por cento do grupo de controlo. "Ao todo, 38 por cento dos casos do grupo exposto relataram distrbio psicolgico ou comportamental, em comparao a 15 por cento do grupo de controlo", afirmaram os cientistas. Estas taxas mais elevadas podem ser causadas pela desnutrio e desidratao prolongadas das mes durante o desenvolvimento do crebro do feto. A ansiedade e o stress, comuns durante e aps a HG, tambm poderiam desempenhar um papel importante nos problemas fsicos e psicolgicos. Anlises anteriores tambm j tinham verificado que mulheres com histrico familiar desta condio foram at 17 vezes mais propensas a sofrer do mesmo problema.

Curiosidades sobre a reproduo masculina


Segundo a Sociedade Americana de Andrologia, uma ejaculao humana contm de 40 milhes a 300 milhes de espermatozides. O nmero bem parecido com o dos coelhos (100 milhes a 300 milhes) e bem menor do que o dos cachorros (0,2 bilho a 2 bilies) e de cavalos (5 a 25 bilies).

Todos os dias acontecem, em mdia, cerca de 114 milhes de relaes sexuais no mundo, ou seja, 79.166 por minuto. Se cada ejaculao tem uma mdia de 3 ml de smen, so 14,25 mil litros em uma hora. Em uma piscina olmpica cabe 1,89 milho de litros. Portanto, para ench-la de smen seriam necessrios 5 dias, 12 horas e 38 minutos. Em 5 ml de smen h menos de 2 calorias, 0,115 g de protenas (0,01% da recomendao diria) e 0,96 a 2,4 mg de zinco, um antioxidante poderoso, que evita o envelhecimento precoce. Dependendo do tipo de alimentao da pessoa, o smen pode ficar mais ou menos amargo.

Estudo sugere que ossos regulam fertilidade masculina


Protena da matriz ssea incrementa produo de testosterona

O esqueleto pode controlar a reproduo humana, actuando como um regulador da fertilidade masculina. Quem o afirma Gerard Karsenty, da Universidade Columbia, em Nova Iorque, que encontrou recentemente uma ligao entre uma protena desenvolvida nos ossos e a produo de hormonas masculinas. De acordo com os resultados de um estudo publicado na revista "Cell", a osteocalcina - uma protena sintetizada por osteoblastos, clulas da matriz ssea - induz o desenvolvimento de mais testosterona nos machos, mas no influencia a produo de estrognio nas fmeas. Os investigadores americanos misturaram osteoblastos na criao de outras clulas retiradas dos testculos e dos ovrios de roedores e verificaram que, nos ratos machos, a produo de testosterona triplicou, enquanto nas fmeas, no houve mudanas. Noutra experincia, foram injectadas osteocalcinas nos testculos dos ratos e o efeito foi identico ao anterior, visto que quanto mais osteocalcina recebiam, mais testosterona produziam. Por outro lado, quando a quantidade de osteocalcina foi diminuda noutras cobaias, estas produziram menos esperma.

O estudo permitiu assim constatar que esta sobredosagem de testosterona no corpo do animal poderia alterar os seus nveis de fertilidade. Embora os investigadores ainda no saibam explicar por que este efeito se verifica apenas nos machos, acreditam que a descoberta pode ajudar homens com baixas taxas de fertilidade. Neste sentido, j esto a fazer experincias para testar at que ponto a osteocalcina pode ser usada no tratamento da infertilidade para homens.

Cancro do Colo do tero


O cancro pode surgir no colo do tero tal como poder surgir noutras partes do corpo. O cancro do colo do tero pode ter origem em 15 tipos de vrus do papiloma humano ou HPV de alto risco. As clulas cervicais podem tornar-se anormais, em consequncia da presena do HPV e, lentamente, darem origem a um cancro. No incio, estas alteraes so ligeiras e muitas acabam por desaparecer

espontaneamente, sem tratamento.

Por vezes, as clulas anormais no desaparecem e podem progredir para cancro do colo do tero, se no forem detectadas e removidas. As clulas cervicais anormais so muito fceis de remover e previnem a evoluo para cancro do colo do tero. Contudo, estas clulas anormais no do sinais ou sintomas bvios pelo que a nica forma de as detectar atravs do rastreio cervical.

A Causa do Cancro do Colo do tero

Vrus do Papiloma Humano (HPV)

O cancro do colo do tero provocado pelo vrus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais cerca de 40 podem infectar os rgos genitais, quer do homem, quer da mulher. Alguns destes HPV genitais podem dar origem a verrugas genitais, enquanto que outros, os 15 tipos de HPV de alto risco, podem originar clulas anormais do colo do tero e progredir para cancro do colo do tero, ao longo de um perodo de aproximadamente 10 ou 15 anos. O HPV genital transmite-se por contacto sexual e passa facilmente de pessoa para pessoa, atravs do contacto directo da pele dos genitais, no s atravs das relaes sexuais. O HPV muito frequente e a maioria dos adultos ter uma infeco por HPV nalguma fase da sua vida. Porm como as infeces por HPV no causam sintomas bvios, a maioria das pessoas nunca ir saber que a teve. No existem tratamentos para o HPV de alto risco mas, felizmente, a maioria destas infeces desaparece espontaneamente, bem como qualquer clula anormal que a infeco possa ter causado. Apenas as infeces que no desaparecem apresentam riscos de cancro do colo do tero.

Sintomas

O cancro do colo do tero pode levar muitos anos a desenvolver-se. O processo comea com uma infeco por HPV de alto risco, que vai provocar alteraes nas clulas cervicais (clulas cervicais anormais). Se a infeco por HPV no desaparecer espontaneamente, as clulas anormais podem alterar-se ainda mais ao longo do tempo at que, finalmente, do origem a um cancro do colo do tero. Pensa-se que este processo leva cerca de 10 a 15 anos.

Os estdios iniciais

Nem a infeco por HPV, nem as clulas cervicais anormais do sintomas bvios: no do dor, no provocam hemorragias, nada que possa indicar que algo est errado. O rastreio a nica forma de detectar estes estdios iniciais, numa altura em que ainda so facilmente tratados, com um elevado grau de sucesso.
Nos estdios avanados

Quando as clulas cervicais anormais progridem para cancro do colo do tero, comeam a surgir sintomas como: y y y hemorragia vaginal aps as relaes sexuais corrimento vaginal no habitual dor na regio genital

Estes sintomas podem ser provocados por cancro do colo do tero, mas tambm podem ser provocados por outras doenas. Seja qual for a causa, procure imediatamente o mdico.

Chama-se gmeos a

dois

ou

mais

irmos

que

nascem

de

uma

mesma gestao da me, podendo ser idnticos ou no. Apesar de no haver uma estatstica precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezes gemelar. Existem trs formas de nascerem irmos gmeos.

Gmeos bivitelinos
Os gmeos bivitelinos so dizigticos ou multivitelinos, ou seja, so formados a partir de dois vulos. Nesse caso so produzidos dois ocitos II e esses so fecundados por dois espermatozides, formando assim, dois embries. Quase sempre so formados em placentas diferentes e no dividem o saco amnitico. Os gmeos fraternos no se assemelham muito entre si, podem ter, ou no, o mesmo tipo sanguneo e podem ser do mesmo sexo ou no. Tambm so conhecidos como gmeos falsos. Na verdade so dois irmos comuns que tiveram gestao coincidente. Representam 66% de todas as gestaes gemelares, e neste tipo de gestao, um tero tem sexos diferentes. Um em cada um milho de gmeos deste tipo tm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. possvel gmeos falsos terem pais completamente diferentes. A frequncia dos gmeos dizigticos varia de acordo com a origem tnica (mxima incidncia na raa negra, mnima na asitica e intermediria na branca), a idade materna (mxima quando a me tem de 35 a 39 anos) e a gentica, com uma maior incidncia da linha gentica materna que da paterna, ainda que os pais possam transmitir a predisposio dupla ovulao s suas filhas. Em geral, a proporo global de dois teros de gmeos dizigticos para um de monozigticos (gmeos idnticos).

Gmeos Univitelinos
Quando um vulo produzido e fecundado por um s espermatozide e se divide em duas culturas de clulas completas, d origem aos gmeos verdadeiros, ou monozigticos, ou univitelinos. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gmeos verdadeiros tm o mesmo genoma, e so clones um do outro. Apesar de serem considerados clones, gmeos verdadeiros no possuem as mesmas impresses digitais. Isso deve-se ao facto de que, mesmo num pequeno espao dentro do tero materno, os indivduos tem contacto com partes diferentes desse ambiente, o que confere pequenas variaes nas impresses digitais dos mesmos, tornando-os nicos.

Gmeos Siameses
Os gmeos xifpagos, ou siameses, so monozigticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto. Porm, nesse caso, o disco embrionrio no se chega a dividir por completo, produzindo gmeos que estaro ligados por uma parte do corpo, ou tm uma parte do corpo comum aos dois. O embrio de gmeos xifpagos , ento, constitudo de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco aminitico. Estima-se que dentre 40 gestaes gemelares monozigticas, uma resulta em gmeos interligados por no separao completa. Num outro tipo de gmeos xifpagos (hoje sabidamente mais comum) a unio acontece depois, ou seja, so gmeos idnticos separados que se unem numa fase da gestao por partes semelhantes: cabea com cabea; abdmen com abdmen; ndegas com ndegas, etc. Quando vemos alguma notcia de gmeos que foram "separados" por cirurgia, trata-se, quase sempre, de um caso destes. O termo "siameses" originou-se de uma famosa ocorrncia registada desse fenmeno: os gmeos Chang e Eng, que nasceram no Sio, actual Tailndia, em 1811, colados pelo ombro. Eles casaram (com mulheres diferentes), tiveram 22 filhos e permaneceram unidos at o fim de seus dias, tendo falecido com um intervalo de 3 horas um do outro.

Vous aimerez peut-être aussi