Vous êtes sur la page 1sur 6

5986

Artigo 29.
Dever de informao ao INAC, I. P.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 e) A falta de notificao ao INAC, I. P., por parte dos aeroportos, outros aerdromos e redes aeroporturias abertos ao trfego comercial, no sujeitos a regulao sobre o regime de taxas, eventuais isenes ou redues que se propem praticar. 3 Para efeitos de aplicao do regime das contra-ordenaes aeronuticas civis, aprovado pelo Decreto-Lei n. 10/2004, de 9 de Janeiro, constituem contra-ordenaes leves: a) A violao dos prazos previstos nas alneas a), b), c), d), e), f) e g) do artigo 26. que no ultrapasse os 30 dias seguidos aps o termo daqueles prazos; b) O incumprimento do prazo de 60 dias seguidos previsto no n. 1 do artigo 28.; c) A fixao de taxas aeroporturias sem a emisso de parecer prvio do INAC, I. P., em violao do disposto no n. 2 do artigo 28. Artigo 32.
Processamento das contra-ordenaes

1 Os aeroportos ou outros aerdromos no sujeitos a regulao econmica devem remeter ao INAC, I. P., toda a informao de natureza financeira, operacional ou outra que este considere necessria para o desempenho das suas funes, no prazo mximo de 30 dias seguidos. 2 A situao referida no nmero anterior suspende a contagem do prazo previsto no n. 2 do artigo anterior, pelo perodo que decorre at data da entrega da informao requerida. CAPTULO IV Superviso, fiscalizao e regime sancionatrio Artigo 30.
Superviso e fiscalizao

Compete ao INAC, I. P., supervisionar e fiscalizar o cumprimento do presente decreto-lei. Artigo 31.
Contra-ordenaes

1 Para efeitos de aplicao do regime das contra-ordenaes aeronuticas civis, aprovado pelo Decreto-Lei n. 10/2004, de 9 de Janeiro, constituem contra-ordenaes muito graves: a) O no cumprimento ou o incumprimento parcial dos limites de regulao impostos s entidades gestoras aeroporturias, ao abrigo do presente decreto-lei; b) A falta de envio aos utilizadores dos elementos previstos no n. 2 do artigo 25.; c) A falta de envio ao INAC, I. P., por parte das entidades gestoras aeroporturias de qualquer um dos elementos previstos no n. 3 do artigo 25.; d) A falta de envio ao INAC, I. P., por parte das entidades gestoras aeroporturias de qualquer um dos elementos previstos no artigo 26., considerando-se haver incumprimento com o decurso de mais de 30 dias seguidos aps o termo daqueles prazos; e) Qualquer tipo de obstruo que impea o exerccio dos poderes do INAC, I. P., previstos no artigo 27.; f) A falta de envio ao INAC, I. P., de toda a informao de natureza financeira, operacional ou outra, por parte dos aeroportos ou outros aerdromos no sujeitos a regulao econmica, em violao do disposto no artigo 29. 2 Para efeitos de aplicao do regime das contra-ordenaes aeronuticas civis, aprovado pelo Decreto-Lei n. 10/2004, de 9 de Janeiro, constituem contra-ordenaes graves: a) A falta de consulta prvia a promover pela entidade gestora aeroporturia para efeitos de fixao de taxas sujeitas a regulao e respectivas alteraes, s transportadoras areas e aos agentes de assistncia em escala, em violao do disposto no n. 1 do artigo 25.; b) A violao do prazo mnimo de 30 dias seguidos, para efeitos de consulta prvia aos utilizadores do aeroporto, em violao do disposto no n. 1 do artigo 25.; c) A violao do prazo mnimo de 90 dias seguidos previsto no n. 4 do artigo 25.; d) A violao do prazo mnimo de 60 dias seguidos previsto no n. 4 do artigo 25.;

Compete ao INAC, I. P., nos termos do Decreto-Lei n. 145/2007, de 27 de Abril, instaurar e instruir os processos de contra-ordenao relativos s infraces previstas no presente decreto-lei, bem como proceder aplicao das respectivas coimas. CAPTULO V Disposies finais Artigo 33.
Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 25 de Junho de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Joo Antnio da Costa Mira Gomes Jos Manuel Vieira Conde Rodrigues Fernando Teixeira dos Santos Mrio Lino Soares Correia. Promulgado em 22 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 25 de Agosto de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. Decreto Regulamentar n. 24/2009
de 4 de Setembro

O Decreto Regulamentar n. 12/99, de 30 de Julho, veio, em desenvolvimento do quadro legal previsto no Decreto-Lei n. 102/90, de 21 de Maro, com a redaco do Decreto-Lei n. 280/99, de 26 de Julho, definir as taxas aeroporturias exigveis no mbito do exerccio das actividades no sector aeroporturio e relativas ao uso privado dos bens do domnio pblico neste sector. No perodo desde ento decorrido, e no obstante o Decreto-Lei n. 102/90,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 de 21 de Maro, ter sofrido significativas alteraes, mormente a que foi publicada pelo Decreto-Lei n. 268/2007, de 26 de Julho, manteve-se quase inaltervel o regime de definio do conjunto das taxas devidas pelo exerccio de diferentes actividades na rea dos aeroportos e aerdromos pblicos, pela utilizao dos seus servios e equipamentos, bem como pela ocupao de terrenos, edifcios e outras instalaes. Contudo, a experincia adquirida, a que se aliam as novas e diferentes condies de mercado, bem como dos respectivos regimes jurdicos enquadradores, aconselham uma reformulao do regime jurdico actualmente previsto no Decreto Regulamentar n. 12/99, de 30 de Julho, simplificando-o, eliminando algumas das taxas ali previstas e procedendo a ajustamentos na definio e nas condies de aplicao de outras taxas j existentes e que se mantm, o que agora se materializa com a publicao do presente decreto regulamentar e a consequente revogao do Decreto Regulamentar n. 12/99, de 30 de Julho. Importa, ainda, salientar a necessidade desta reformulao de todo o regime jurdico contido no Decreto Regulamentar n. 12/99, de 30 de Julho, tendo em conta as alteraes produzidas no Decreto-Lei n. 102/90, de 21 de Maro, com a redaco dos Decretos-Leis n.os 280/99, de 26 de Julho, e 268/2007, de 26 de Julho, por via da entrada em vigor do Decreto-Lei n. 216/2009, de 4 de Setembro, num quadro global, que se pretende coerente com a maior flexibilidade e capacidade de ajustamento s diferentes condies de mercado que deve ser garantido s entidades gestores de aeroportos e aerdromos. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das Regies Autnomas e a Associao Nacional de Municpios Portugueses. Assim: Ao abrigo do disposto no artigo 30. do Decreto-Lei n. 102/90, de 21 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 280/99, de 26 de Julho, 268/2007, de 26 de Julho, e 216/2009, de 4 de Setembro, e nos termos da alnea c) do artigo 199. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto e mbito

5987

1 O presente decreto regulamentar define as taxas devidas pela ocupao de terrenos, edificaes e outras instalaes ou locais, bem como pelo exerccio de quaisquer actividades, na rea dos aeroportos e aerdromos pblicos ou pela sua utilizao ou dos respectivos servios e equipamentos. 2 A iseno do pagamento das taxas previstas no presente decreto regulamentar aplica-se ao conjunto dos aeroportos indicados no n. 2 do artigo 16. do Decreto-Lei n. 102/90, de 21 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 280/99, de 26 de Julho, 268/2007, de 26 de Julho, e 216/2009, de 4 de Setembro. Artigo 2.
Definies

b) reas de trfego as reas de movimento onde se processam operaes de assistncia s aeronaves, como sejam o respectivo descarregamento e carregamento, embarque ou desembarque de passageiros e outras inerentes a estas; c) Bagagens os objectos de uso ou consumo pessoal dos passageiros e tripulantes, ainda que no acompanhados; d) Carga area os bens transportados a bordo das aeronaves, com excepo do equipamento necessrio realizao do voo, dos aprovisionamentos, do correio e das bagagens; e) Escala tcnica a utilizao de um aeroporto por uma aeronave para fins que no sejam o embarque ou desembarque de passageiros, carga ou correio; f) Passageiro qualquer pessoa transportada ou a transportar numa aeronave com o consentimento do transportador, estando excludos os membros da tripulao; g) Passageiros em transferncia os passageiros que chegam ao aeroporto ou aerdromo, numa aeronave com um determinado nmero de voo, e partem, num lapso de tempo determinado, nessa mesma aeronave ou noutra, mas com diferente nmero de voo, ou noutra aeronave com o mesmo nmero de voo, salvo se a mudana de aeronave for devida a problemas tcnicos; h) Passageiros em trnsito directo os passageiros que, aps uma breve escala num determinado aeroporto ou aerdromo, continuam a sua viagem na mesma aeronave com o mesmo nmero de voo daquele em que chegaram, ou ainda noutra aeronave com o mesmo nmero de voo, aps mudana devida a problemas tcnicos; i) Prestador de servios de assistncia em escala a entidade, licenciada para o efeito nos termos da lei, que preste a terceiros uma ou mais categorias de servios ou modalidades de assistncia em escala; j) Unidade de trfego a unidade de referncia da actividade aeroporturia que indiferenciadamente pode significar um passageiro embarcado ou um passageiro desembarcado, excluindo-se os passageiros em trnsito directo, ou 100 kg de carga embarcada ou 100 kg de carga desembarcada; l) Utilizador de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia a pessoa singular ou colectiva que exera nesse aerdromo ou aeroporto uma actividade de transporte areo de passageiros, carga ou correio e que preste a si prprio directamente, sem recurso contratao de terceiros, um ou mais servios ou categorias de assistncia em escala, no se considerando, para efeitos desta definio, terceiros entre si, os utilizadores relativamente aos quais um detm uma participao maioritria sobre o outro, ou cuja participao em cada um deles seja maioritariamente detida pela mesma entidade. Artigo 3.
Classificao

Para os efeitos do presente decreto regulamentar, considera-se: a) reas de manuteno as reas de movimento onde se processam operaes de manuteno de aeronaves;

Nos termos do artigo 17. do Decreto-Lei n. 102/90, de 21 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 280/99, de 26 de Julho, 268/2007, de 26 de Julho, e 216/2009, de 4 de Setembro, e para os efeitos do artigo 18.-A do mesmo decreto-lei, as taxas naquele previstas agrupam-se, em funo da natureza dos servios e actividades desenvolvidas, em: a) Taxas de trfego; b) Taxas de assistncia em escala (handling); c) Taxas de ocupao;

5988
d) Outras taxas de natureza comercial. CAPTULO II Taxas de trfego Artigo 4.
Taxa de aterragem e descolagem

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 de exame beneficiam de uma reduo de taxa de, pelo menos, 50 %. 6 Os voos referidos no nmero anterior que sejam realizados em aeroportos coordenados, em perodos de congestionamento de trfego, declarados pela entidade gestora aeroporturia, aps prvia aprovao do Instituto Nacional de Aviao Civil, I. P. (INAC, I. P.), podem no beneficiar de qualquer reduo. 7 Os servios competentes dos aeroportos ou aerdromos podem exigir prova das condies justificativas do direito s redues e isenes referidas no presente artigo. Artigo 5.
Taxa de estacionamento

1 A taxa de aterragem e descolagem constitui a contrapartida da utilizao das ajudas visuais aterragem e descolagem, bem como da utilizao das infra-estruturas inerentes circulao de aeronaves no solo aps a aterragem e para efeitos de descolagem. 2 A taxa de aterragem e descolagem devida por cada operao de aterragem e descolagem e definida por unidade de tonelagem mtrica da massa mxima descolagem indicada no certificado de navegabilidade de cada aeronave, ou em documento para o efeito considerado equivalente, podendo, ainda, ser modulada, sem prejuzo da fixao de valores mnimos por operao: a) Em funo do perodo de utilizao ou da taxa de ocupao da aeronave, por forma a contribuir para a optimizao da infra-estrutura; b) Por razes de proteco ambiental; c) Para os voos locais de experincia, de ensaio de material, de instruo, de treino ou de exame; d) Para os voos em situao de escala tcnica; e) Para outros voos no comerciais. 3 Para efeitos do disposto no nmero anterior, a massa mxima descolagem de cada aeronave deve ser arredondada, por excesso, para a tonelada, correspondendo 1 libra a 0,4536 kg. 4 Esto isentas de pagamento de taxa de aterragem e descolagem: a) As operaes efectuadas em servio exclusivo de transporte de chefes de Estado ou de Governo, bem como de ministros, em deslocao oficial, sempre que, em qualquer destes casos, seja indicado no plano de voo o respectivo estatuto, bem como as operaes que se encontrem ao abrigo de acordos de reciprocidade de tratamento, confirmados pelos servios do Ministrio dos Negcios Estrangeiros; b) As operaes efectuadas por aeronaves militares ou outras, em misso oficial militar no remunerada ou ao abrigo de acordos especiais que vinculem o Estado Portugus, confirmados pelas competentes entidades diplomticas ou militares; c) As operaes de busca e salvamento, de resgate, de emergncia mdica, de segurana interna, de proteco civil, e misses humanitrias, mediante apresentao de documento comprovativo da misso em causa, o qual pode, no entanto, ser apresentado, nas situaes de emergncia declarada, at vinte e quatro horas aps a realizao do voo; d) As aeronaves que efectuem aterragens por motivos de retorno forado ao aeroporto, justificado por deficincias tcnicas das mesmas, por razes meteorolgicas ou por outras razes de fora maior, devidamente comprovadas, quando no tenham utilizado outro aeroporto ou aerdromo. 5 As aeronaves que realizem voos locais de experincia, de ensaio de material, de instruo, de treino ou

1 A taxa de estacionamento devida por cada aeronave estacionada, podendo ser definida por perodos de tempo, em funo da massa referida no n. 2 do artigo 4., ou da rea ocupada pela mesma, bem como de acordo com a rea de localizao do estacionamento, designadamente em rea de trfego, de manuteno ou outras, e do tipo de equipamento utilizado. 2 Podem no ser sujeitos a taxa de estacionamento os perodos de tempo imediatamente posteriores aterragem e anteriores descolagem, definidos pelas entidades previstas no artigo 19. do Decreto-Lei n. 216/2009, de 4 de Setembro. 3 As aeronaves estacionam nos locais designados pelos servios competentes do aeroporto ou aerdromo, ficando a sua remoo para esses locais a cargo dos seus proprietrios, representantes ou respectivos utilizadores. 4 taxa prevista no presente artigo acresce uma sobretaxa por cada perodo ou fraco de quinze minutos, cuja contagem se inicia dez minutos aps a hora marcada para a remoo da aeronave pelo servio de operaes aeroporturias, devendo a ordem de remoo ser dada com uma antecedncia no inferior a vinte minutos. 5 A taxa de estacionamento no confere o direito prestao de qualquer servio nem constitui os aeroportos ou aerdromos em qualquer responsabilidade quanto segurana das aeronaves estacionadas. 6 As operaes mencionadas nas alneas a), b) e c) do n. 4 do artigo 4. ficam isentas do pagamento da taxa de estacionamento at ao mximo de 48 horas aps a aterragem da aeronave desde que o aeroporto ou aerdromo no seja a sua base. Artigo 6.
Taxa de abrigo

1 A taxa de abrigo devida por cada aeronave estacionada em locais abrigados, em funo da massa referida no n. 2 do artigo 4., por perodos de tempo, definidos pelas entidades previstas no artigo 19. do Decreto-Lei n. 216/2009, de 4 de Setembro. 2 A taxa de abrigo apenas confere direito iluminao necessria s operaes de entrada e sada no abrigo, devendo qualquer outra iluminao suplementar ser fornecida mediante preo a fixar pelo aeroporto ou aerdromo. 3 A taxa prevista no presente artigo no confere o direito prestao de qualquer servio nem constitui os aeroportos ou aerdromos em qualquer responsabilidade quanto segurana das aeronaves.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 Artigo 7.


Taxa de servio a passageiros

5989
CAPTULO III Taxas de assistncia em escala Artigo 9.
Taxas de assistncia em escala

1 A taxa de servio a passageiros devida por cada passageiro embarcado em voo comercial ou no comercial, podendo ser diferenciada em funo dos critrios do destino do passageiro, do servio prestado e do tipo de infra-estrutura utilizada para o efeito, critrios esses aplicveis de forma alternativa ou cumulativa. 2 A taxa de servio a passageiros debitada nos voos comerciais ao transportador, que a pode cobrar aos passageiros, e nos voos no comerciais ao operador da aeronave. 3 Esto isentos do pagamento da taxa de servio a passageiros: a) As crianas com menos de 2 anos; b) Os passageiros em trnsito directo; c) Os passageiros de aeronaves que, por motivo de ordem tcnica, meteorolgica ou contingncia similar, sejam forados a regressar ao aeroporto ou aerdromo; d) Os passageiros que embarquem nas aeronaves a que se referem as alneas a), b) e c) do n. 4 e o n. 5 do artigo 4. 4 Os servios competentes dos aeroportos ou aerdromos podem exigir prova das condies justificativas do direito s isenes referidas no nmero anterior. 5 Sem prejuzo do disposto no n. 1, pode ser cobrada uma taxa diferente para os passageiros em transferncia. 6 O transportador e o operador devem assegurar o correcto preenchimento e entrega dos formulrios de trfego dos respectivos voos, podendo os servios competentes dos aeroportos ou aerdromos solicitar documentao adicional que comprove o nmero efectivo de passageiros embarcados, com vista ao apuramento do montante da taxa. Artigo 8.
Taxa de abertura de aerdromo

1 So devidas taxas de assistncia em escala pelo exerccio de quaisquer das modalidades que integram os servios referenciados na lista constante do anexo I do Decreto-Lei n. 275/99, de 23 de Julho, nos termos seguintes: a) A taxa de assistncia administrativa em terra e superviso devida pelos prestadores de servios e definida por tipo de aeronave assistida; b) A taxa de assistncia a passageiros devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por: i) Perodos de horas, fraco de dias ou ms; ii) Balco fsico ou electrnico de admisso; iii) Registo de passageiros (check-in) ou passageiro embarcado; c) A taxa de assistncia a bagagem devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por unidade de bagagem processada ou por passageiro embarcado; d) A taxa de assistncia a carga e correio devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por unidade de trfego; e) A taxa de assistncia de operaes em pista devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por tipo de aeronave assistida ou unidade de trfego; f) A taxa de assistncia de limpeza e servio do avio devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por tipo de aeronave assistida; g) A taxa de assistncia a combustvel e leo devida pelos prestadores de servios e definida por hectolitro de combustvel e por litro de leo fornecidos, sendo, neste caso, as suas fraces arredondadas por excesso para a unidade superior; h) A taxa de assistncia de manuteno em linha devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por tipo de aeronave assistida; i) A taxa de assistncia de operaes areas e gesto das tripulaes devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia e ser definida por tipo de aeronave assistida; j) A taxa de assistncia de transporte em terra devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia, sendo definida por tipo de aeronave assistida; l) A taxa de assistncia de restaurao (catering) devida pelos prestadores de servios e pelos utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia e ser definida por tipo de aeronave assistida ou por passageiro embarcado.

1 Sempre que, excepcionalmente, seja requerida a abertura de um aeroporto ou aerdromo fora do perodo de funcionamento, ou a prorrogao do seu funcionamento para alm do perodo estabelecido para uma operao de aterragem ou descolagem de qualquer aeronave, civil ou militar, devida uma taxa a determinar por tipo de operao, perodo horrio e tipo de aeronave. 2 A abertura do aerdromo, referida no nmero anterior, deve ser requerida com uma antecedncia no inferior a trs horas. 3 A taxa prevista no presente artigo no confere direito a quaisquer servios adicionais, mas apenas abertura ou prorrogao do perodo de funcionamento do aeroporto ou aerdromo, para uma pontual operao de qualquer aeronave. 4 Finda a operao, o director do aeroporto ou aerdromo decide, consoante as circunstncias, se o mantm aberto ou se cumpre o perodo de funcionamento estabelecido. 5 Esto isentas do pagamento da taxa de abertura de aerdromo as operaes de busca e salvamento, as misses de segurana interna ou proteco civil urgentes e inadiveis e as misses humanitrias urgentes e inadiveis, devidamente comprovadas.

5990

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 previstos motivo para aplicao do disposto no artigo 7. do Decreto-Lei n. 10/2004, de 9 de Janeiro. CAPTULO V Outras taxas de natureza comercial Artigo 13.
Taxa de equipamento

2 Os critrios de definio das taxas previstos no nmero anterior no podem ser aplicados conjuntamente e devem ser previamente definidos e notificados ao INAC, I. P., no mbito do processo de aprovao das respectivas taxas. Artigo 10.
Infra-estruturas centralizadas

Pela utilizao de quaisquer infra-estruturas de aeroportos ou aerdromos declaradas centralizadas para o exerccio de actividades de assistncia em escala cobrada uma taxa, que pode ser diferenciada por perodo de utilizao, unidade de servio ou unidade fsica processada. Artigo 11.
Liquidao das taxas

1 Para a adequada liquidao e cobrana das taxas previstas no artigo 9., os prestadores de servios ou os utilizadores de um aeroporto ou aerdromo em regime de auto-assistncia devem enviar aos aeroportos ou aerdromos, relativamente ao conjunto de operaes neles efectuadas no ms imediatamente anterior, cpias dos documentos comprovativos dos servios efectuados, assinadas pelo assistido ou seu representante, contendo os elementos necessrios liquidao das taxas exigveis. 2 Compete aos aeroportos e aerdromos fixar a periodicidade do envio dos documentos referidos no nmero antecedente, que no ser, no entanto, inferior a uma semana no caso de facturao regular por servio continuado. 3 A omisso e a inobservncia destas obrigaes, bem como a falsidade de quaisquer declaraes ou documentos apresentados, constituem fundamento para a revogao da licena, nos termos da lei. CAPTULO IV Taxa de ocupao de espaos, reas e subsolo Artigo 12.
Taxa de ocupao

1 A taxa de equipamento devida pela utilizao de quaisquer equipamentos dos aeroportos ou aerdromos, em servios distintos dos que constituem contrapartida da cobrana de taxas de trfego ou de infra-estrutura centralizada, e definida por unidade ou tempo de operao, podendo fixar-se um valor unitrio ou perodos mnimos de utilizao. 2 As operaes previstas nas alneas a), b) e c) do n. 4 do artigo 4. ficam isentas do pagamento da presente taxa relativamente utilizao dos equipamentos estritamente necessrios sua operao e como tal reconhecidos pela entidade gestora do aeroporto ou aerdromo. Artigo 14.
Taxa de prestao de servios

1 A taxa de prestao de servios devida pelos servios prestados pelo pessoal dos aeroportos ou aerdromos e definida por perodo de tempo ou tipo de servio. 2 As operaes previstas nas alneas a), b) e c) do n. 4 do artigo 4. ficam isentas do pagamento da presente taxa relativamente utilizao dos servios estritamente necessrios sua operao e como tal reconhecidos pela entidade gestora do aeroporto ou aerdromo. 3 Para efeitos do disposto no n. 1, so considerados os seguintes servios: a) Os servios realizados no cumprimento de obrigaes estabelecidas na lei ou em regulamento; b) Os servios prestados quando solicitados por quaisquer utentes dos aeroportos ou aerdromos; c) Os servios prestados pelo pessoal referido no n. 1, em substituio dos titulares das licenas, sempre que estes incumpram as suas obrigaes legais, designadamente em matria de ambiente, e sempre que tais servios se revelem necessrios. 4 Nas situaes referidas na alnea c) do nmero anterior, a liquidao e cobrana da taxa so efectuadas sem prejuzo das penalidades adicionais ou suplementares a que haja lugar nos termos da respectiva licena. Artigo 15.
Taxa de consumo

1 A taxa de ocupao devida pela utilizao privativa, para qualquer fim, de terrenos, incluindo o subsolo, espaos, locais, edifcios, gabinetes, hangares e outras reas dos aeroportos ou aerdromos, podendo ser definida por unidade mtrica, localizao ou perodo horrio, dirio ou mensal de utilizao, e diferenciada em funo da zona, finalidade ou prazo da ocupao, ou sujeita a valores mximos por tipo de ocupao ou utilizao. 2 Esto isentos de taxas de ocupao, em relao s reas mnimas necessrias para o exerccio das suas atribuies, o INAC, I. P., a Navegao Area de Portugal NAV Portugal, E. P. E., as autoridades responsveis pelo controlo de fronteira e as entidades oficiais de informao turstica. 3 Para efeitos do disposto na alnea a) do n. 1 do artigo 24. da Lei Orgnica do INAC, I. P., aprovada pelo Decreto-Lei n. 145/2007, de 27 de Abril, em matria de informao pblica aos passageiros, as entidades gestoras dos aeroportos esto obrigadas a disponibilizar autoridade reguladora um local adequado, constituindo a recusa ou a obstruo ao cumprimento daquela norma nos termos aqui

1 A taxa de consumo devida pelo fornecimento, por parte dos aeroportos ou aerdromos, de quaisquer produtos ou bens, tais como gua, telefones, energia, no cumprimento de obrigaes legais ou regulamentares ou ainda quando solicitados por quaisquer entidades. 2 A taxa de consumo consiste numa percentagem, que pode variar conforme os produtos ou bens, sobre o respectivo custo suportado pelos aeroportos e aerdromos e cobrada em conjunto com o valor deste.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 172 4 de Setembro de 2009 Artigo 16.


Taxa de explorao

5991
Artigo 20.
Norma revogatria

1 A taxa de explorao devida pelo exerccio de quaisquer actividades relativamente s quais no haja lugar cobrana de taxas de trfego ou de assistncia em escala, podendo ser definida segundo um dos seguintes critrios: a) Por aplicao de um valor percentual sobre o volume de negcios realizado; b) Por montante fixo, que pode ser diferenciado em funo do tipo de actividade ou por unidade de tempo do exerccio respectivo; c) Por aplicao conjugada dos critrios referidos nas alneas anteriores. 2 Aplica-se liquidao desta taxa o disposto no artigo 11., com as devidas adaptaes. Artigo 17.
Taxa de estacionamento de viaturas

revogado o Decreto Regulamentar n. 12/99, de 30 de Julho, alterado pelos Decretos Regulamentares n.os 5-A/2002, de 8 de Fevereiro, e 2/2004, de 21 de Janeiro, com excepo do seu artigo 5., que se mantm em vigor at publicao de legislao especfica nessa matria. Artigo 21.
Disposio transitria

Os quantitativos das taxas actualmente praticadas mantm-se em vigor at sua substituio, nos termos previstos nas disposies aplicveis. Artigo 22.
Entrada em vigor

1 Pelo estacionamento de viaturas nas reas dos aeroportos e aerdromos devida uma taxa especfica definida diferenciadamente por localizao, tipo de parques, durao do estacionamento, dia da semana e tipo de viaturas. 2 Sempre que as circunstncias o justifiquem, podem estabelecer-se regimes especiais de estacionamento nas reas de estacionamento dos aeroportos ou aerdromos, sendo a taxa de estacionamento fixada atravs de regimes de avena ou similar, com preos mximos por viatura, dia, semana ou ms. 3 Nas situaes em que se verifique o estacionamento de viatura nos parques de estacionamento por um perodo de tempo no inferior a 30 dias, as entidades que exploram os aeroportos e aerdromos podem determinar a remoo da viatura para local alternativo a definir pela entidade gestora do aeroporto ou aerdromo. 4 As entidades gestoras dos aeroportos ou aerdromos podem exercer o direito de reteno das viaturas estacionadas nos parques de estacionamento at integral pagamento das quantias em dvida. Artigo 18.
Taxa de publicidade

O presente decreto regulamentar entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 25 de Junho de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Lus Filipe Marques Amado Fernando Teixeira dos Santos Joo Antnio da Costa Mira Gomes Rui Carlos Pereira Mrio Lino Soares Correia. Promulgado em 22 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 25 de Agosto de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

MINISTRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL


Portaria n. 985/2009
de 4 de Setembro

1 A taxa de publicidade devida pelo exerccio ou explorao de actividades publicitrias na rea de jurisdio dos aeroportos e aerdromos pblicos, podendo ser definida por aplicao de um volume percentual sobre o volume de negcios realizado. 2 A taxa de publicidade tambm devida nos casos de um exerccio pontual de acto ou de actividade publicitria nos aeroportos e aerdromos pblicos, podendo ser definida nestes casos mediante um valor unitrio, que pode ser diferenciado em funo do local, da rea ocupada e ainda do prazo de exerccio desse acto ou actividade publicitrios. CAPTULO VI Disposies finais e transitrias Artigo 19.
Facturao

O valor das taxas previstas neste decreto regulamentar no pode ser facturado nem cobrado separadamente aos clientes das entidades sujeitas ao seu pagamento.

Os apoios criao de novas empresas por parte de desempregados, jovens procura do primeiro emprego e outros pblicos em situao de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, bem como o apoio criao do prprio emprego por beneficirios de prestaes de desemprego, so essenciais criao de emprego e ao crescimento econmico, nomeadamente por via do investimento. Nos termos do n. 3 do artigo 21. do Decreto-Lei n. 132/99, de 21 de Abril, os apoios financeiros poltica de emprego, compreendendo a anlise tcnico-financeira das empresas a apoiar, podem ser concedidos por instituies de crdito, nos termos e condies a acordar entre aquelas instituies e o Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social. importante o apoio pblico, tendo em vista criar condies para que os promotores das novas empresas possam aceder ao crdito bancrio em condies mais favorveis para fazer face ao investimento inicial subjacente aos projectos.

Vous aimerez peut-être aussi