Vous êtes sur la page 1sur 4

10 dicas para incentivar o seu filho a ler

Texto Marina Azaredo

Foto: Dreamstime

Leitura desde cedo: incentive seu filho a ter amor pelos livros

"Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em p, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia l dentro pra brincar de morar em livro." O relato de Lygia Bojunga. Quando criana, ela fazia do livro um brinquedo. J adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A histria de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo importante para incentivar o gosto pela literatura. Os benefcios da leitura so amplamente conhecidos. Quem l adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crtico, amplia o vocabulrio e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, importante ler e ter contato com obras literrias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianas em fase de alfabetizao se interessem pelos livros? verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais ldicos e cheios de recursos tecnolgicos, essa no uma tarefa fcil. Mas pequenas aes podem fazer a diferena. "O comportamento da famlia influencia diretamente os hbitos da criana. Se os pais leem muito, a tendncia natural que a criana tambm adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A famlia tem o papel, portanto de mostrar para a criana que a leitura

uma atividade prazerosa, e no apenas uma obrigao, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianas precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educao e tambm professora da UEL. Para seduzir pela leitura, h diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prtica com a criana e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No perodo da alfabetizao - antes dela e um pouco depois tambm -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representaes da histria lida, incentivando a criana a criar os prprios livros e pedindo que a criana ilustre uma histria. "Para encantar as crianas pequenas, essencial brincar com o livro", recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina tambm d uma dica: nunca reclame dos preos dos livros diante do seu filho. "O livro precisa ser valorizado", diz ela. Leia a seguir dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetizao em um pequeno grande leitor: Para ler, clique nos itens abaixo:

1. Respeite o ritmo do seu filho No se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer infantil demais. Cada criana tem um ritmo diferente. O importante que o livro esteja sempre presente. A criana costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um prximo nvel de leitura. " preciso estudar o outro, entender o que ele gosta e respeitar as preferncias", afirma Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Uesb.

2. Siga o gosto do seu filho Talvez o que o seu filho gosta de ler no seja exatamente o que voc gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hbito a leitura, preciso sentir prazer. Ento, se o seu filho prefere ler livros de super-heris aos clssicos contos de fada, por exemplo, no se preocupe (e nem pense em proibi-lo!). " importante entender a criana e lhe proporcionar leituras que atendam aos seus desejos", diz Rosane Lunardelli, da UEL.

3. Faa passeios que tragam a leitura para o cotidiano "Os pais precisam dar possibilidades para que as crianas se sintam envolvidas pela leitura", recomenda Lucinea Rezende, da UEL. Por isso, no seu tempo livre, procure fazer atividades com o seu filho que voc possa relacionar com um

livro. Uma ida ao zoolgico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criana leu um livro sobre o reino animal. E vice-versa: uma leitura sobre animais mais bacana depois que a criana teve a oportunidade de ver de perto os bichinhos. E, assim como essa, h muitas outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livro de experincias + visita a museu de cincias, livro de histria + passeio em local histrico, visita a museu de arte + livro infantil sobre arte... As possibilidades so inmera

. Incentive a leitura antes de dormir Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda no for alfabetizado, conte histrias para ele antes de dormir. Por isso, importante que ele tenha uma fonte de iluminao direta ao lado da cama, como um abajur. Uma ideia bacana dar um presente para a criana nos fins de semana: permita que ela fique acordada at um pouco mais tarde para ler na antes de dormir. A professora Maria Afonsina Matos, da Uesb, relata que costumava contar histrias para os seus filhos todas as noites. "Hoje eles so adultos que leem muito", conta.

5. Improvise representaes dos livros "Concluda a leitura de um livro, os pais podem organizar peas de teatro baseadas na obra", sugere Lucinea Rezende, da UEL. Uma boa ideia convidar outras crianas para participar da atividade. Os adultos podem ajud-las a elaborar uma espcie de roteiro e pensar nas vestimentas e nos cenrios a serem criados. Depois dos ensaios, a pea pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a famlia. Tambm interessante gravar com o celular ou uma filmadora a encenao da pea, para que depois a criana possa ver o prprio desempenho. 6. "Publique" o livro do seu filho Proponha para o seu filho que ele faa o prprio livro. "As crianas gostam de criar histrias, viver personagens, imaginar paisagens", diz Maria Afonsina Matos, da Uesb. Primeiro, pea que ele tire fotos (e imprima-as) ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, pea que ele escreva uma histria. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por fim, coloque-o na estante, junto com outros livros. Que criana no adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa? 8. Ajude-o a ler melhor Muitas crianas ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se o caso do seu filho, voc pode ajud-lo fazendo exerccios, como cronometrar o tempo

que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. A atividade pode ser repetida vrias vezes em dias diferentes e, assim, a criana vai poder comprovar o prprio desenvolvimento. Para aprimorar a atividade, pea que ele faa vozes diferentes para cara personagem da histria. "A sonoridade fascina as crianas", explica Lucinea Rezende, da UEL.

9. No pare de ler para ele Aps a alfabetizao, importante incentivar que a criana leia sozinha, mas isso no significa que voc deva parar de ler para ela. Quando um adulto l em voz alta um livro um pouco mais difcil, a criana capaz de compreend-lo, o que provavelmente no aconteceria se ela estivesse lendo sozinha. Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonaes. Assim, a histria fica muito mais emocionante. Parlendas e msicas, por exemplo, so ideais para serem lidas em voz alta. "Histrias lidas em voz alta e com emoo deixam as crianas mais leves, mais soltas", afirma Maria Afonsina Matos, da Uesb.

10. Frequente livrarias e bibliotecas "Para adquirir o gosto pela leitura, a criana precisa se familiarizar com o ambiente de leitura", diz Rosane Lunardelli, da UEL. E, enquanto o acervo literrio de casa limitado, nas livrarias e nas bibliotecas a criana pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas pblicas oferecem atividades especficas para as crianas. E esse programa ainda de graa. Algumas livrarias, inclusive, tm espaos para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!).

Vous aimerez peut-être aussi