Vous êtes sur la page 1sur 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.

br

Formatando um pc e instalando Windows XP


Veja passo a passo como formatar um computador e instalar o Windows XP atravs do MS-DOS para deix-lo novinho em folha. 1) Primeiro passo ao formatar Voc deve ter em mente que este comando far com que obtenha perca total dos arquivos aplicativos e tudo que esta dentro d um hd. Somente ficar no HD os arquivos necessrios da inicializao do mesmo. Salve seus arquivos em cds ou at mesmo disquetes dependendo do arquivo e tal. Agora o prximo passo ter certeza d que o CD d Windows XP com boot porque se no for, no faa a formatao. IMPORTANTE: Nunca perca nem estrague os CDs quem vem com os driver do seu pc. Pois sem eles principalmente o da placa-me voc ter muitos e muitos problemas. Ento guarde os CDs em lugar arejado, fresco, evite lugares midos e quentes, pois isso prejudica os cds. Tendo em mos todos os drivers, o CD do Windows bootable e sua CD-Key estamos prontos para comear. 2) Primeiro passo. Coloque o CD bootable do Windows e reinicie a maquina. Assim quando ela ligar novamente fique apertando DEL varias vezes at aparecer essa tela:

Escolha a opo ADVANCED SETUP (no meu caso no era advanced setup, se o seu tambm no for escolha mesmo assim a segunda opo). Aparecer a seguinte tela:

Pgina 1 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br

Em 1ST BOOT DEVICE voc colocar a opo CD-ROM (se essa opo no estiver disponvel continue tentando modificar. Tente sair e entrar do advanced setup e veja se mudou). Feito isso saia do setup do Windows, mas no esquea de salvar as modificaes (lembrando que esse tutorial para quem tem o CD do Windows no disquetes). Repita aquele processo de apertar, s que ao invs de DEL voc aperta F8. Depois voc escolhe a opo CD-ROM para que o computador inicie com o CD d instalao do Windows XP. Logo aps aparecer a seguinte tela:

Aperte qualquer tecla, mas no demore muito tempo porque voc perde o que salvou e o Windows inicia sozinho. Depois de apertar qualquer tecla aparecera a seguinte tela:

Pgina 2 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br

Eu peo que voc no mude nenhuma configurao, pois as configuraes contidas tem em 99% dos CDs do Windows XP. S mexa se voc tem certeza do que esta fazendo ou de que voc tenha um tcnico experiente ao seu lado. Prxima tela :

Apenas espere. Prxima tela :

Pgina 3 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br

ENTER inicia-se o processo de formatao. R ela faz reparos para eventuais erros do sistema. F3 voc cancela tudo.

Suponho que voc queira formatar ento vamos prxima tela:

Nesta tela aparece onde ser salvo o Windows. ESC voc prossegue com a formatao. R voc repara o Windows que j esta instalado no seu PC.

Prxima tela :

Pgina 4 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br

Aqui voc deve ter cuidado e prestar ateno! Se voc quiser fazer uma partio no seu pc (o que altamente recomendvel) voc aperta C. Um HD particionado tem menos risco de vrus e caso voc no tenha CDs para eventuais back-ups voc no precisa formatar as duas parties. Se o seu PC j estiver particionado apenas exclua a partio onde se encontra o sistema operacional, que provavelmente deve ser C: Para excluir apenas aperte D na partio selecionada. Por que isso? Excluindo a partio voc remove possveis erros e defeitos que o HD criou com o passar do tempo. Se o seu HD for particionado aperte D para excluir a partio desejada (se o seu HD no for particionado pule esta parte). Prxima tela :

Pgina 5 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br


Aperte ENTER para excluir a partio selecionada. Prxima tela :

Pressione L para continuar com o processo de excluso da partio. O Windows XP o pergunta duas vezes se voc deseja excluir mesmo a partio porque depois da excluso tudo ser perdido. Prxima tela :

Aperte C para criar uma nova partio, e aumente a quantidade de MB nela de acordo com sua necessidade. Apertando D voc exclui outra partio o que no vem ao caso. Caso voc queira somente uma partio no seu HD no faa nada somente v para prxima tela.

Pgina 6 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br


Prxima tela:

Aqui que a formatao se inicia preste bastante ateno! altamente recomendvel que voc use NTFS normal pois mais seguro, no use NTFS rpido (quick). Prxima tela :

Deixe carregar at o 100% e ela comeara a carregar novamente, deixe-a carregar at o final. Parabns O Windows est formatadoO sistema de instalao iniciara sozinho Apenas acompanhe o Windows e responda todas as perguntas. Ps:NO REMOVA O CD DO WINDOWS! Pgina 7 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br


Prxima tela :

Antes do sistema reiniciar automaticamente ele pede pra voc retirar os disquetes (se algum estiver dentro da maquina) !CUIDADO S DISQUETE O CD TEM QUE CONTINUAR L SE NO VOC PERDE TUDO QUE FEZ! Prxima tela :

A instalao do Windows se inicia Apenas acompanhe Prxima tela :

Pgina 8 de 9

Formatando um PC e instalando Windows XP www.psorelizio.com.br

O Windows vai reiniciar o sistema, e voc ter que colocar cd key, etc, etc AINDA NAO RETIRE O CDS TIRE QUANDO TUDO ESTIVER PRONTO E VOC ESTIVER NA AREA DE TRABALHO DO WINDOWS. Pronto sua formatao esta pronta.

Pgina 9 de 9

Vous aimerez peut-être aussi