Vous êtes sur la page 1sur 7

USO DO CAROO DE AA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DO MEIO RURAL, DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE ELETRIFICAO RURAL NO ESTADO DO PAR

IVETE TEIXEIRA DA SILVA Universidade Federal do Par PPGEE Doutoranda. pjulio@ufpa.br ARTHUR DA COSTA ALMEIDA Universidade Federal do Par PPGEE Doutorando. JOS HUMBERTO ARAJO MONTEIRO Universidade Federal do Par DEEC Graduando. ISA MARIA OLIVEIRA DA SILVA Universidade Federal do Par Dept de Meteorologia Prof Dr. BRGIDA RAMATI PEREIRA DA ROCHA Universidade Federal do Par Prof Dr.
Resumo: Denomina-se caroo de aa o fruto despolpado. O caroo do aa proveniente de uma palmeira de origem amaznica, que se desenvolve em touceiras. composta por vrias estipes, chegando a formar at 25 ps em cada touceira. Do seu fruto obtida uma bebida (suco), sendo consumida diariamente pela populao do Estado do Par, especialmente a Capital, Belm e comunidades ribeirinhas. O Estado do Par o maior produtor nacional de aa com 112.676 ton/ano do fruto. Deste total 93.521 ton/ano de resduo (caroo), ou seja, cerca de 83%. A comunidade quilombola que vive s margens do rio Genipaba, em Abaetetuba, no Estado do Par, no possui energia eltrica e grande produtora de aa, o qual comercializado no perodo da safra, em forma in natura. Neste trabalho visa-se o aproveitamento sustentvel dos caroos, subproduto do beneficiamento dos frutos de aa. O poder calorfico do caroo, obtido em laboratrio, foi em mdia 4.505 kcal/kg e o potencial energtico em torno de 40.800 MWh/ms. Com metodologia apropriada, foram obtidos peletes naturais, sem compactao, os biocombustveis de aa. Este trabalho mostra a inovao tecnolgica que este tipo de pelete promove no Estado do Par, com possibilidades de exportao, devido sua utilizao, podendo ser utilizado em gaseificadores, caldeiras para gerao de energia eltrica, mecnica e gs, em fornos de padarias, foges a biomassa, substituindo antigos ferros a carvo etc. Palavras-chave: Pelete, biomassa, inovao, desenvolvimento rural, modelagem com redes neurais. Abstract: Called core of aa the fruit without pulp. The core of aa is originated from an Amazonian palm tree, which grows in touceiras, composed by several stems, forming up to 25 plants in each touceira. aas fruit it is used to obtain a juice consumed daily by the population of the State of Par, especially the Capital, Belm and iverine communities. The State of Par is the largest national producer of aa with 112.676 ton/year of the fruit. Of this total, 93.521 ton/year is made of residue (core), in other words, about 83%. The community remainder of race black and indian that lives to the margins of river Genipaba, in Abaetetuba, in State of Par, doesn't possess electric power and is big producing of Aa, which is marketed in the period of the harvest, in form in natura. In this work , sustainable exploitation core, by-product of the improvement of the fruits of aa is sought. The calorific power of the core, obtained in our laboratory, was 4.505 kcal/kg average and the energy potential is

40.800 MWh/month. This work shows the technological innovation that this pellet type promotes in Par, with export possibilities, due to its use, could be used in bakeries ovens, kettles etc. Keywords: Pellet, biomass, innovation, agricultural development, modeling with neural nets.

1. Introduo
Uma das grandes dificuldades da populao das reas rurais do Estado do Par proporcionada pela falta de eletricidade e insero social. Este fato soma aos demais indicadores da impossibilidade do desenvolvimento local das reas isoladas do Estado. fato notrio em nossa regio a grande distncia de progresso e melhoria de qualidade de vida em que estas comunidades se encontram, apesar do inegvel potencial de biodiversidade, entre os quais se encontra o aa (Euterpe oleracea, Mart), grandemente cultivado e consumido, principalmente nas comunidades ribeirinhas do nosso Estado. O aa consumido pela populao paraense em forma de suco, acompanhado pela farinha de mandioca e de tapioca, ou mesmo no acompanhamento das principais refeies, como camaro, peixe, carnes etc. Constitui-se a base da alimentao cotidiana, e oferece disponibilidade de resduos, sendo estes ainda sem destinao econmica adequada. Do seu fruto obtida uma bebida (suco), sendo consumida diariamente pela populao do Estado do Par, especialmente a capital, Belm. O Estado do Par o maior produtor nacional de aa com 112.676 t/ano do fruto (IBGE, 2003). Deste total 93.521 t/ano de resduo (caroo), ou seja, cerca de 83%. O poder calorfico do caroo, obtido em laboratrio, foi em mdia 4.505 kcal/kg e o potencial energtico em torno de 40.800 MWh/ms. Este potencial pode ser explorado de forma sustentada, atendendo aos pressupostos do desenvolvimento sustentvel. Isto garantir a melhoria da qualidade de vida das populaes citadas acima, assim como permitir a equidade de gnero, e a garantia de ser estendido s geraes futuras, alm de promover o equilbrio ambiental. Este resduo pode ser transformado em combustvel de biomassa verde, na forma de peletes, para ser utilizado em diversas formas, tais como gerao de energia eltrica, mecnica e gs combustvel; padarias, caldeiras, coco em foges biomassa; substituindo o carvo dos antigos ferro de passar roupa etc. A comunidade quilombola que vive s margens do rio Genipaba (Figura 1), em Abaetetuba, no Estado do Par, no possui energia eltrica e grande produtora de aa, o qual comercializado no perodo da safra, em forma in natura. A eletrificao rural, assim como as necessidades de outras formas de energia, so visveis e os caroos de aa podero ser utilizados para ajudar a supri-las. Com a eletrificao rural, a comunidade poder utilizar uma pequena agroindstria, onde os caroos, subprodutos do beneficiamento, em forma de peletes, podero ser utilizados para alimentar um gaseificador e, dependendo da produtividade, aumentada atravs de um manejo sustentado, servir como fonte de renda a essa comunidade, atravs da comercializao dos peletes para outras reas do Estado do Par.

Figura 1- Comunidade do rio Genipaba. Podero ainda ser utilizados juntamente com outro tipo de biocombustvel, os resduos de mandioca (SILVA et al., 2002), tambm presentes na regio, na micro agroindstria de beneficiamento de farinha de mandioca, produzida ainda de forma artesanal e rudimentar. Outros cultivos da rea de produo dos agricultores familiares de Genipaba podero igualmente ser utilizados (SILVA et al., 2002; CARDOSO et al., 2002). Outra forma de aproveitamento da diversidade de biomassa existente na localidade, a produo de briquetes compostos dos resduos (DANTAS et al., 2002; REIS et al., 2002). Pela necessidade da utilizao de um banco de dados para essa biomassa diversificada, ser criado um sistema de bancos de dados dinmicos (LIMA et al., 2002). Hoje, as pesquisas vm proporcionando uma utilizao cada vez mais generalizada dos frutos de aa, como as alunas do Curso de Odontologia da UFPA, que vm utilizando um marcador natural de placas bacterianas, feito de corantes contidos na polpa dos frutos, desenvolvido por pesquisadora da EMBRAPA (SALVADOR, 2004). Isto demonstra que a larga utilizao desses frutos em setores diversos questo de muito pouco tempo e com isso, os resduos em forma de caroo estaro em disponibilidade crescente, para serem utilizados como peletes para gerao de energia eltrica, mecnica e gs, atravs dos processos de converso da biomassa. Este trabalho objetiva sensibilizar os consumidores de biocombustvel a essa forma inovadora de utilizao, ainda possibilitar a insero social e o desenvolvimento sustentvel das comunidades ribeirinhas do Estado do Par, atravs de mecanismos socioeconmicos e ambientais.

2. Metodologia
Os caroos do aa foram coletados nas barracas de venda existentes na cidade de Belm do Par e nas reas de produo das comunidades ribeirinhas de Genipaba, aleatoriamente. A coleta foi realizada no perodo da manh, logo aps o beneficiamento dos frutos (despolpamento para obteno de suco), garantindo matria prima de alta qualidade. Este procedimento evita fermentao dos resduos da polpa remanescente do beneficiamento dos frutos e ainda o aproveitamento de material com qualidades devidas. Aps a coleta, os caroos foram lavados em gua corrente, em uma bacia, para eliminar os resduos de polpa, com a finalidade de no interferncia nas medidas de poder calorfico. Em seguida foram submetidos a uma reduo prvia de excesso de umidade utilizando-se papel reciclado absorvente, pois ficam submetidos, para o processo de extrao a polpa a um demolhamento, para amolec-la. Em seguida foram submetidos ao processo de secagem em estufa a 105 C, por 2 dias, at atingir peso constante. Aps esta fase, foi medido o poder calorfico dos caroos, atravs do mtodo da bomba calorimtrica, PMB-454/IBP - ABNT, 1968. A umidade considerada foi de 11,43%. Foram feitos testes preliminares experimentais em um pequeno gaseificador de 2 kW para gerao de energia eltrica e coco, em nvel experimental de laboratrio, atravs da alimentao do reator do equipamento com os caroos de aa transformados em peletes (mantendo sempre em torno de 60% da capacidade do reator). Para anlise dos resultados do tempo de secagem em estufa, foi desenvolvida uma rede neural, do tipo backpropagation, para modelagem dos dados obtidos. Aps o treinamento da rede, obteve-se os grficos de secagem.

3. Resultados e Discusso
Ao observarmos o processo de secagem, viu-se que o mesmo ocorreu naturalmente. O esquema da rede neural, pelas suas prprias caractersticas, apresentou a principal aplicabilidade o problema da curva de secagem, envolvendo o reconhecimento e a classificao do padro da mesma.

A Figura 2 mostra o esquema da rede neural utilizada para o ajuste dos dados. uma rede neural do tipo backpropagation, usando funo sigmide nos neurnios. As entradas utilizadas foram os tempos e as massas dos caroos de aa. A sada uma curva ajustada aos pontos de dados. As sadas produzidas pelos nodos da ltima camada, quando comparadas s desejadas, foram viveis e atenderam s expectativas.

E N T R A D A

S A D A

Figura 2- Rede neural do tipo backpropagation. Aps 20 pocas de treinamento da rede, obtivemos o resultado em forma de curva representando o processo de secagem mostrado na Figura 3.

Figura 3- Curva de secagem do caroo de aa. No primeiro dia de secagem os caroos j apresentaram uma estabilidade no teor de umidade. A perda de umidade se deu mais rapidamente nas primeiras 4 horas. Isto ocorre devido o caroo apresentar uma umidade acentuada em sua parte exterior.

Este resultado demonstra a possibilidade de se reduzir o tempo de permanncia dos caroos em estufa. A umidade mdia obtida dos peletes foi de 11,43 %. O poder calorfico dos peletes foi de 4.505 kcal/kg. A Figura 4 mostra as etapas de transformaes para obteno do pellet do caroo do aa.

(1) Frutos

Figura 3 Estgios de transformao para obteno dos peletes do aa.

(2) Caroos

(3) Peletes

Figura 4- Etapas de transformao dos frutos de aa para obteno dos peletes (1) Frutos in natura. (2) os caroos ainda midos. (3) peletes. Com a metodologia apropriada, foram obtidos peletes naturais, sem compactao, os biocombustveis de aa. Este trabalho mostra a inovao tecnolgica que este tipo de pelete poder promover no Estada do Par, com possibilidades de exportao, devido sua utilizao, podendo ser utilizado em gaseificadores, caldeiras para gerao de energia eltrica, mecnica e gs, em fornos de padarias, foges a biomassa, substituindo antigos ferros a carvo etc. Os peletes foram obtidos aps um perodo de 24 horas em estufa de secagem. O processo de secagem poder ser realizado ao natural, nas reas dos produtores familiares, em estufa para secagem de biomassa com 5 m x 3 m, contendo paredes como mata-vento de aproximadamente 3 m de altura ou com outras medidas apropriadas produo local. Essas estufas tero controladores de temperatura e sero confeccionadas com matria prima vegetal local, de forma sustentvel. Os testes esto em andamento. Este procedimento evitar perdas de caroos por processo de germinao. Os peletes apresentaram um bom desempenho, quando levados ao gaseificador de 2kW, atendendo necessidade de alimentar 12 lmpadas incandescentes de 60 W em todo o perodo de experimentao (trs horas) e alimentar de gs um fogo para coco, onde foram cozidos arroz, feijo e carne, em um tempo mdio considerado de 15 min, 30 min, e 45 min., respectivamente. O consumo mdio dos caroos de aa foi de 4,04 kg/h. Estes so resultados preliminares e testes em laboratrio e nas reas de produo esto em andamento para anlise destes e de outros parmetros.

3.1. Aspectos inovadores


Como aspectos inovadores considera-se: Nas cidades, o aproveitamento til de resduos de biomassa que ficavam sem destinao em grandes propores acondicionados em sacos, espera de recolhimento pela prefeitura local. Nas comunidades quilombolas, ficavam jogados aos montes nas reas, sem destinao especficas. A inovao de confeco de peletes naturais, utilizando os caroos de aa como matria prima, os biocombustveis de biomassa, j que sua utilizao era destinada apenas produo de adubo orgnico e preenchimento de vasos de jardinagem.

Diminuio do custo de coleta da prefeitura ou agentes terceirizados. Aproveitamento como biocombustveis para uso domstico em ferros de passar roupa, em foges biomassa, inclusive em padarias e similares. Substituio da lenha na coco de alimentos, podendo promover economia de tempo no preparo de alimentos e sustentabilidade ambiental. Aproveitamento em gaseificadores caldeiras e para gerao vapor, eletricidade e gs combustvel. um biocombustvel produzido no Estado do Par. No necessita de compactao na industrializao dos peletes. Reduo nos custos de produo dos peletes, j que no necessita de compactao para sua confeco. Com a necessidade da verticalizao da cadeia produtiva do aa na rea de produo da comunidade, haver, certamente, oportunidade de negcios. Com isso, a comunidade poder ter mais uma opo de obteno de capital, atravs da comercializao dos peletes, quando houver excedentes desse biocombustvel. , portanto, mais uma forma de gerao de renda e criao de postos de trabalho para a comunidade.

5. Concluses
A utilizao dos biocombustveis em forma de peletes energticos (caroos de aa), como fonte energtica na Amaznia e particularmente no Estado do Par, apresenta-se com viabilidade de utilizao, promovendo uma soluo aos problemas de falta ou escassez de energia eltrica, inclusive nas atividades domsticas; de panificadores industriais e demais indstrias que utilizam lenha. Pode promover, portanto a insero social da populao local e aumentar a gerao de emprego e renda nos elos de sua cadeia produtiva, promovendo tambm a equidade de gnero; pode garantir a sustentabilidade das geraes futuras. A fcil aquisio do resduo um dos pontos favorveis. Apresenta caractersticas vantajosas na queima primria como: baixa emisso de gases, poder calorfico elevado, entre outros. A peletizao natural poder ser boa alternativa tecnolgica para se produzir energia de forma mais econmica, devido reduo de custos na sua produo e conseqentemente na gerao de energia eltrica, vapor e gs combustvel.

6. Agradecimentos
Aos Departamentos de Engenharia Eltrica e Engenharia Mecnica da UPFA e CAPES.

7. Referncias Bibliogrficas
[1] IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Produo da extrao vegetal e da silvicultura, Rio de Janeiro RJ, Brasil, 2003.

[2] SILVA, I. T.; ROCHA, B.R.P.; Energia de biomassa, agricultura familiar e insero social em contribuio ao desenvolvimento sustentvel nas comunidades isoladas do Estado do Par. ANAIS DO SIMPSIO AMAZNIA, CIDADES E GEOPOLTICAS DAS GUAS, 2003. Projeto MEGAM. v. nico. p. 172-173. [3] SILVA, I. T.; SILVA, I. M. O.; ROCHA, B. R. P. Gerao de Energia a Partir de Resduos de Mandioca para Agricultura Familiar no Estado do Par. AGRENER 2002 4o Encontro de Energia no Meio Rural, outubro de 2002, Campinas-SP.CD. [4] RODIGUES, L. D.; SILVA, I. T.; ROCHA, B. R. P., SILVA, I. M. O. Uso de briquetes compostos para produo de energia no Estado do Par. AGRENER 2002 4o Encontro de Energia no Meio Rural, outubro de 2002, Campinas-SP.CD [5] REIS, B. O.; SILVA, I. T.; SILVA, I. M. O.; ROCHA, B. R. P. Produo de briquetes energticos a partir de caroos de aa. Trabalho AGRENER 2002 4o Encontro de Energia no Meio Rural, outubro de 2002, Campinas-SP.CD [6] LIMA, V. D.; J. H. A. Monteiro, B. R. P. da Rocha, I. T. da Silva, I. M. O. da Silva. Sistema de banco de dados dinmicos. AGRENER 2002 4o Encontro de Energia no Meio Rural, outubro de 2002, Campinas-SP.CD [7] CARDOSO, S. A.; SILVA, I. T.; ROCHA, B. R. P., SILVA, I. M. O. Utilizao de resduos de cacau para produo de energia no Estado do Par. AGRENER 2002 4o Encontro de Energia no Meio Rural, outubro de 2002, Campinas-SP.CD [8] SALVADOR, F. Corante de aa ganha uso em soluo odontolgica. Disponvel em http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2004/mai/21/14.htm. Acesso em 13 jun. 2004.

Vous aimerez peut-être aussi