Vous êtes sur la page 1sur 6

TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA

Movimento de Terra e Pavimentao

NOTAS DE AULA MECNICA DOS SOLOS Prof. Edson de Moura

Aula 04 Granulometria de Solos

2009

Granulometria de Solos
A finalidade da realizao do ensaio de granulometria a de conhecer a distribuio granulomtrica dos gros do solo. Pode-se atribuir algumas propriedades e tambm obter parmetros dos solos atravs do ensaio de granulometria, o que ajuda a escolha do material apropriado. Conforme a presena de material mais granular no solo pode-se esperar que esse material apresente maior resistncia quando utilizado como camada de um dado pavimento. comum tambm esperar que materiais com elevada porcentagem de areia apresente densidades maiores e por fim solos com essas caractersticas apresentam baixa expansibilidade. Por outro lado, solos com presena pronunciada de argila, normalmente apresentam baixa capacidade de suporte, elevada plasticidade, o que dificulta sua trabalhabilidade e, em solos com silte as densidades so ainda mais baixas associadas a elevado ndice de expanso. raro encontrarmos apenas um solo com apenas um nico tipo de frao, normalmente encontram-se diversos tipos de minerais o que implica em vrias fraes. Podendo conter ainda vrios tamanhos de silte dentro da frao silte, valendo tambm para as fraes argila e areia.

Carter latertico. Com referncia s resistncias esperadas associadas as fraes constituintes de um determinado solo, podem ocorrer incompatibilidades. Um solo argiloso apresenta certa quantidade de argila, no necessariamente a maior parte em massa, mas, sim quantidade suficiente para imprimir ao solo caractersticas argilosas (plasticidade). Se o argilo-minerais contidos nesse solo contm elevada porcentagem de xidos e hidrxidos de F e Al, espera-se para esse solo, quando compactado, baixssima expanso e valores de resistncia relativamente elevados, a argila normalmente encontrada nesse tipo de solo a caulinita. Em contrapartida, um solo argiloso que possua argil0-minerais constituintes da famlia da smectita e da ilita pode-se esperar certa expanso e tambm baixa resistncia. Observe-se que, os dois materiais podem apresentar as mesmas porcentagens de areia e tambm de argila e que, entretanto so solos de diferentes comportamentos, estando esse comportamento associado somente ao carter que os argilo-minerias imprimem a frao argilosa do solo. Assim, somente o ensaio para a obteno da distribuio granulomtrica no suficiente para a obteno de parmetros que propicie escolher o material adequado para a utilizao.

Procedimento de ensaio

Sero apresentados a seguir de maneira sucinta os procedimentos para a realizao do ensaio de distribuio granulomtrica de solos. Esses procedimentos esto baseados nas normas: ABNT-NBR-6457 (86) Amostras d e Solo Preparao Para Ensaios de Compactao e Ensaios de Caracterizao ABNT-NBR-7181 (84) Solo Anlise Granulomtrica O ensaio dividido em trs partes: peneiramento grosso frao > 2,0mm, peneiramento fino 2,0mm > frao > 0,075mm e ensaio de sedimentao frao inferior a 0,075mm

Preparo da amostra

A amostra devidamente identificada dever ser seca ao ar at atingir uma umidade bastante baixa denominada de umidade higroscpica; Destorroar a amostra em almofariz com mo-de-gral recoberta com borracha, de maneira a no quebrar os gros do solo (somente os torres); Separar uma poro de aproximadamente 1kg para o ensaio de granulometria, medindo essa massa;

Peneiramento grosso

Dessa poro passa-se este material pela #(peneira) n.10 abertura de 2,0mm, destorroando os torres ainda existentes; Lavar a parte retida do item anterior na # n.10 abertura de 2,0mm em seguida secar em estufa 105a 110C at constncia de peso; Pesar o material retido e lavado (Mg); Passar esse material pelas #s com as seguintes aberturas: 50, 38, 25, 19, 9,5, 4,8 e 2,0, anotando as massas retidas acumuladas em cada peneira.

Peneiramento fino

Da frao passada na # n.10 abertura de 2,0mm, Determina-se em trs cpsulas o teor de umidade do solo; Toma-se um poro de 120g de massa (Mh) e lavar-se na # n.200 (abertura de 0,075mm) essa frao, vertendo-se gua potvel baixa presso, em seguida secar em estufa 105a 110C at constncia de peso; Passar esse material pelas #s com as seguintes aberturas: 1,2, 0,6, 0,42, 0,25, 0,15 e 0,075, anotando as massas retidas acumuladas em cada peneira.

Sedimentao

Do material passado na # n.10 abertura de 2,0mm toma-se um poro de 120g para solos arenosos e 70g para solos argilosos ou siltosos; Transferir esse material para um bquer e adicionar 125ml de defloculante (soluo de hexametafosfato de sdio) por 12 horas; Colocar a amostra de solo + a soluo no dispersor por 15 minutos; Transferir a disperso para uma proveta de 1000 ml e completar a marca de 1000 ml com gua destilada; Tampando a boca da proveta com uma das mos aplicar movimentos enrgicos de rotao, durante 1 minuto, pelos quais a boca da proveta passe de cima para baixo e vice-versa; Imediatamente aps a agitao, colocar a proveta sobre a mesa, anotar a hora exata do incio da sedimentao e mergulhar cuidadosamente o densmetro na disperso; Efetuar leituras no densmetro correspondentes as tempos 0,5, 1,0, e 2,0 minutos, com o densmetro dentro da disperso; Retirar cuidadosamente o densmetro; Fazer leituras nos tempos 4, 8, 15, e 30 minutos, 1, 2, 4, 8 e 24 horas, a contar do incio da sedimentao. Efetuar a leitura da temperatura da disperso em cada leitura. Aps o trmino das leituras verter todo o material aderido s paredes da proveta com gua a baixa presso.

Clculos Os clculos pertinentes s trs etapas do ensaio de granulometria esto apresentados nas normas. Ensaio exemplo Traar o grfico da distribuio granulomtrica referente ao ensaio abaixo

DISTRIBUIO GRANULOMTRICA
100

90

80

70

60 % que passa

50

40

30

20

10

0 0,01

0,1

1 Peneiras aberturas (mm)

10

100

Vous aimerez peut-être aussi