Vous êtes sur la page 1sur 28

Aparelho Locomotor

Tr a b a l h o d e An a t o m i a Professora: Elaine Escola Comendador Geraldo Freire da Silva Boa Esperana - MG

Coordenao

Josiele Pereira Juliana A. Oliveira Laianne M. Borges Tas S. Bento 1 mdulo do Curso Tcnico em Enfermagem / 2OO9

Introduo

Apresentaremos aqui uma sutil resoluo sobre todo o Aparelho Locomotor, descrevendo as suas vrias funes exercidas desde o bsico movimento de andar at mesmo como as vitais batidas de um corao. Todo o Aparelho Locomotor resume-se praticamente em dois sistemas, so eles os sseo e Muscular. Portando explicaremos a sua formao e funo, alm de alertarmos a cada um sobre as diversas anomalias e enfermidades que so ligadas aos mesmos e que podem causar algum tipo de dano a esses sistemas. Assim tambm orientaremos sobre os meios de cuidados e preveno para com os mesmo.

Definio
O sistema locomotor feito para as funes do movimento, locomoo e deslocamento dos seres vivos. O conjunto de ossos, msculos e elementos das articulaes compreende a locomoo na espcie humana.
O esqueleto sustenta, protege os rgos internos, armazena minerais e ons e produz clulas sanguneas. Os msculos so constitudos pelas fibras musculares, clulas alongadas ricas em miofibrilas de protenas, responsveis pela contrao muscular. Ao se contrair, o msculo ocasiona o movimento do corpo ou de rgos internos.

Juntos os msculos, tendes e ossos produzem diversos tipos de movimentos atravs do trabalho que realizam em conjunto nos pontos onde existem articulaes.

Sistema sseo
Alm de dar sustentao ao corpo, o esqueleto protege os rgos internos e fornece pontos de apoio para a fixao dos msculos. Ele constitui-se de peas sseas (ao todo 208 ossos no indivduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos msculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:

Esqueleto axial: Formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torcica.

Esqueleto apendicular: Compreende a cintura escapular, formada pelas escpulas e clavculas; cintura plvica, formada pelos ossos ilacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Esqueleto Axial
Caixa craniana: Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenide, nasal, lacrimais, malares (ou zigomtico), maxilar superior e mandbula.

Coluna vertebral: uma coluna de vrtebras que apresentam cada uma um buraco que se sobre pem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; dividida em 4 regies: cervical, dorsal, lombar e sacro-coccigeana. A coluna cervical possui 7 vrtebras. A coluna dorsal 12 vrtebras, sendo que cada uma se prende a um par de costelas. A coluna lombar possui 5 vrtebras bem desenvolvidas. As outras, vo dar suporte aos ossos que formam a bacia

Caixa torcica: formada pela regio torcica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que so em nmero de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se renem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, no se fixando ao esterno).

Esqueleto Axial

J Caixa Craniana Coluna Vertebral Caixa Torcica

Esqueleto Apendicular

Membros e cinturas articulares

Cada membro superior composto de brao, antebrao, pulso e mo. O osso do brao mero articula-se no cotovelo com os ossos do antebrao: rdio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e macios, os carpos. A palma da mo formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges. Cada membro inferior compe-se de coxa, perna, tornozelo e p. O osso da coxa o fmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tbia e a fbula. A regio frontal do joelho est protegida por um pequeno osso circular: a rtula. Ossos pequenos e macios, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do p constituda pelos metatarsos e os dedos dos ps (artelhos), pelas falanges. Os membros esto unidos ao corpo mediante um sistema sseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torcica ou escapular (formada pela clavcula e pela escpula ou omoplata); a inferior se chama cintura plvica, popularmente conhecida como bacia (constituda pelo sacro - osso volumoso resultante da fuso de cinco vrtebras, por um par de ossos ilacos e pelo cccix, formado por quatro a seis vrtebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o mero e com ele todo o brao; a segunda d apoio ao fmur e a toda a perna.

Esqueleto Apendicular

Classificao dos ossos


Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em:
Curtos: tm as trs extremidades praticamente equivalentes e so encontrados nas mos e nos ps. So constitudos por tecido sseo esponjoso. Exemplos: calcneo, tarsos, carpos.

Planos ou Chatos: so formados por duas camadas de tecido sseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido sseo esponjoso e de medula ssea Exemplos: esterno, ossos do crnio, ossos da bacia, escpula.

Longos: tm duas extremidades ou epfises; o corpo do osso a difise; entre a difise e cada epfise fica a metfise. A difise formada por tecido sseo compacto, enquanto a epfise e a metfise, por tecido sseo esponjoso. Exemplos: fmur, mero.

Estrutura de um osso Longo


Difise : cilndrica, formada por osso compacto e denso (cortical), que cerca a cavidade medular (medula ssea)

Epfise : extremidade caracterizada por osso esponjoso, trabeculado, tec. hematopoitico coberta por osso compacto e cartilagem articular (trabculas finas ).

Metfise : rea de tecido esponjoso ao lado da linha epifisria (pouco calcificada).

Placa de crescimento (placa epifisria) - rea na qual termina o osso esponjoso e na qual a epfise remodelada a medida que se processa o crescimento sseo, condensando-se e transformando-se em crtex ssea, prolongao da difise, desaparecendo assim no animal adulto, quando a epfise se funde com a metfise.

Articulaes
So pontos de contato entre os ossos. Antigamente este contato era conhecido como juntura, da a expresso dor nas juntas. Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulaes: algumas que so bastante fortes e imveis (conhecidas como sinartrose) e outras que permitem movimentos por serem flexveis (anfiartrose e diartrose).

Estrutura

Com relao a sua estrutura, as articulaes podem ser classificadas em fibrosa (os ossos so unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosa (os ossos so unidos pela cartilagem) e sinovial (possui um espao entre os ossos). Nosso corpo capaz de realizar muitos movimentos, contudo, estes movimentos ocasionam atrito. Para amenizar este atrito, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais. Estas bolsas agem como amortecedores do impacto entre as articulaes. Elas esto localizadas entre a pele e o osso (nas regies onde ocorre atrito entre estas partes), entre os tendes e os ossos, entre os msculos e os ossos e tambm entre os ligamentos e os ossos.

Os Ossos e seu problemas


Os ossos, ou o prprio esqueleto humano, podem apresentar diversas patologias e esto suscetveis a leses. As mais comuns so os traumas e as doenas degenerativas como:
Escoliose: um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S".

Lordose: um termo anatmico usado para designar as curvaturas lombar e cervical normais da coluna vertebral. Uma acentuao da lordose lombar ou cervical chamada hiperlordose.Os msculos abdominais fracos e um abdome protuberante so fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extenso da coluna lombar, tal como ficar em p por muito tempo.

Os Ossos e seu problemas


Cifose: Vulgarmente chamada de corcundez definida como um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a m postura e o condicionamento fsico insuficiente.

Osteoporose: a desordem caracterizada por perda de massa ssea. Atinge, principalmente as mulheres aps a menopausa. Os ossos ficam porosos, menos densos e menos resistentes. Isso porque o organismo feminino perde a proteo do hormnio estrgeno que, justamente, estimula a calcificao.

Osteoartrite: uma degenerao dolorosa da cartilagem das articulaes que suportam peso e so mais utilizadas. Os ossos atritam entre si, causando dor e dificuldade de movimentos.

Artrite reumatide: uma inflamao crnica dos dedos, punhos, tornozelos, cotovelos ou joelho que causa inchao e dor. freqente a rigidez matinal por aproximadamente uma hora.

Meios de Preveno

Fazer exerccios fsicos regularmente Manter uma boa postura, tanto dormindo como acordado.(Uma almofada entre as pernas e travesseiro baixo garantem uma boa posio durante o sono). Se possvel realizar uma dieta com alimentos ricos em clcio (como leite e derivados), verduras (como brcolis e repolho), camaro, salmo e ostras. A reposio hormonal de estrgeno em mulheres durante e aps o climatrio consegue evitar a osteoporose. Aprender a levantar peso com movimentos adequados do corpo, dobrando os joelhos e, no, as costas. Evitar o estresse e a obesidade. Usar sapatos confortveis.

Sistema Muscular
O tecido muscular de origem mesodrmica, sendo caracterizado pela propriedade de contrao e distenso de suas clulas, o que determina a movimentao dos membros e das vsceras. H basicamente trs tipos de tecido muscular.
Os Msculos podem ser divididos do seguinte modo:

Msculo estriado esqueltico: inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se msculo voluntrio. As contraes do msculo esqueltico permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Msculo liso: O msculo involuntrio localiza-se na pele, rgos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangneos e aparelho excretor. O estmulo para a contrao dos msculos lisos mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Msculo cardaco: Este tipo de tecido muscular forma a maior parte do corao dos vertebrados. O msculo cardaco carece de controle voluntrio. inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Msculos
Forma dos msculos

Msculos Estriados

Os msculos Estriados ou Esquelticos constituem a maior parte da musculatura do corpo formando o que se chama popularmente de carne. formado por fibras musculares cilndricas, finas e que podem medir vrios centmetros de comprimento, possuem uma colorao mais avermelhada e apresentam estriaes em suas fibras (fibroclulas estriadas). So os responsveis pelos movimentos voluntrios; estes msculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invlucro exterior do corpo.

Msculos Estriados

Msculos Estriados

Msculos Lisos

Possui colorao esbranquiada e so os tambm chamados msculos viscerais que entram na constituio dos rgos profundos ou vsceras, para assegurar-lhes determinados movimentos (contraes). Estes msculos tm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade, ou seja, seus movimentos so involuntrios. A maneira com que se dispem suas fibras bem diferente da musculatura estriada. So involuntrios e em geral so longos e lentos. Os msculos lisos no apresentam estrias. Suas clulas tm o formato de fuso e constituem a parede de rgos internos, como o estmago e o intestino. Um dos trabalhos que realizam so os movimentos do tubo digestivo - movimentos peristlticos - e o aumento e a diminuio da pupila.

Msculos Lisos

Msculo Cardaco

o mais nobre de todos os msculos, se analisado histologicamente tem caracterstica de msculo esqueltico, mas funcionalmente tem caracterstica de msculo liso assim como o esqueltico, apresenta fibroclulas bastante compridas. tambm chamado de miocrdio, o que constitui a parede do corao. Apesar de ser estriado,possui movimentos involuntrios. Este msculo se contrai e relaxa sem parar. Entretanto, elas so mononucleadas ou binucleadas, com ncleos localizados mais para o centro da clula. Tambm possuem discos intercalares, que so linhas de juno entre uma clula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias transversais. No tecido cardaco, tm bastante importncia as fibras de Purkinje, clulas responsveis pela distribuio do impulso eltrico que gera a contrao muscular s diversas fibroclulas cardacas.

Msculo Cardaco

Os Msculos e seus problemas

Dentre os mais comuns problemas musculares destacamos:


Cibras: So o que conhecemos como contraes involuntrias dos msculos devido ao acumulo de cido ltico durante algo tipo de esforo.

Cansao muscular: Ocorre quando o cido ltico fica depositado nas fibras musculares acabando por impedir renovao de energia necessria contrao dos msculos.

Distenso Muscular: a contrao prolongada dos msculos ou a dilatao excessiva , o que provoca intensa dor na regio afetada.

Os Msculos e seus problemas

Fibromialgia: Doena de origem desconhecida, provavelmente causada por baixo nvel de serotonina no crebro. Essa substncia controla o sono e a percepo da dor, e sua falta predispe a dores nos msculos, articulaes, ligamentos e tendes. Todas as medidas para combater o estresse ajudam a preveni-la.

LER: Leses por Esforos Repetitivos so resultantes de esforos excessivos de determinados msculos, que causam dores e limitaes de movimentos devido perda de elasticidade. A doena est-se tornando comum aps o advento dos computadores.

Meios de Preveno
Relaxar, ou seja, afrouxar os msculos o melhor remdio para evitar doenas provocadas pela fadiga e pela tenso muscular ou nervosa. Em nossos dias atuais a maioria das pessoas vivem em ponto de bala, isto , tensas o tempo todo. A tenso fatalmente traz a fadiga. A melhor maneira de se livrar de tudo isso exercitar-se fisicamente, praticar esportes. Toda vez que se exercita os msculos esto beneficiando todo o organismo, pois os exerccios contribuem muito, como em: Aumentam os movimentos peristlticos Ativa a circulao sangunea Fortalece a musculatura Aumenta o apetite Libera o sistema nervoso das tenses, aumentando assim a disposio de esprito. Alm de trazer disposio par ao trabalho e estudos.

Fontes

http://www.auladeanatomia.com http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp http://pt.wikipedia.org

Tratado de Fisiologia Mdica ARTHUR C. GUYTON & JOHN E. HALL Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenas ARTHUR C. GUYTON & JOHN E. HALL Fisiologia Humana ARTHUR C. GUYTON Atlas de Fisiologia Humana de Netter JOHN T. HANSEN & BRUCE M. KOEPPEN Anatomia e Fisiologia Humana STANLEY W. JACOB & CLARICE ASHWORTH FRANCONE & WALTER J. LOSSOW

Vous aimerez peut-être aussi