Vous êtes sur la page 1sur 11

POR MARCOS BARNAH

Chord Melody (Harmonia em Bloco)


Tocar harmonia em bloco, quer dizer que voc vai tocar a melodia e a harmonia simultaneamente, ou seja, voc far os dois, a base (acordes) e a melodia (tema-canto), para isso necessrio um conhecimento grande de acordes, suas inverses e possibilidades de alteraes. Se por acaso houver uma dificuldade grande nesses assuntos, consulte o meu livro Harmonia Funcional & Improvisao. Tendo isso em mos basta pesquisa e esforo, j que o principio bsico o de tocar acordes que a ponta, ou seja, a nota mais aguda seja a melodia da msica, quero esclarecer que no necessrio harmonizar (tocar com acordes) todas as notas meldicas, ai entra o seu bom senso e tambm a questo se ser executvel ou no. * Gostaria de salientar que ao p da letra na harmonia em bloco deve-se tocar todas as notas com acordes (em bloco), mas no caso do violo e da guitarra por vezes isso fica praticamente impossvel, sem falar que pode soar duro demais. Outra questo importante que nem sempre ns faremos ttrades, ou seja, acordes de 4 notas, mesmo nos temas mais sofisticados, as vezes as situaes nos obrigam a montar acordes de apenas 3 sons, que no so necessariamente trades, pode ser por exemplo um A7 com as seguintes notas: A - C# - G observe este shape no acorde abaixo:

www.marcosbarnah.com

CHORD MELODY

Relembrando alguns princpios bsicos de harmonia


Antes de comearmos a anlise dos arranjos, vamos relembrar alguns princpios bsicos de harmonia:

As principais notas de um acorde so 3 e 7, e no a Tonica como se imagina, j que a 3 define o tipo do acorde (maior se a 3 for maior e menor se ela for menor), e a 7 define a funo do acorde, ou seja, se for 7+ o acorde tem a funo de repouso, j se for 7 (dominante) tem a funo de preparao ou tenso, portanto se ns tocarmos apenas essas duas notas (3 e 7), teremos o som do acorde preservado. ( por vezes a 7 maior trocada pela 6 )

As dissonncias que podem ser acrescentadas aos acordes modos, exemplos: drico (7, 2/9, 4/11, 6/13), mixoldio (7, 2/9, 13), jnio (7+, 2/9, 6/13), porm tem a questo da anlise escolha pessoal de cada um, por exemplo: uma cifra A7, eu posso pensar em mixo, e ento teremos as possibilidades de dissonncias citadas acima ou posso por exemplo pensar em alt 7, o que me daria outras possibilidades de dissonncia para este acorde, ento veja que temos inmeras possibilidades de montagem de acordes, depende da sua anlise e, principalmente, do que o tema prope.

Para que voc v se familiarizando com as mltiplas possibilidades de harmonizao para a mesma nota meldica, veja no exemplo a seguir vrios acordes aleatrios com a nota meldica A. Obviamente no est escrito todas as possibilidades de acordes que podemos ter, e tambm quando se tratar do arranjo de uma msica, voc deve observar o acorde real da msica e sempre que possvel ou desejado faze-lo.

www.marcosbarnah.com

POR MARCOS BARNAH

Exemplos de harmonizao para a nota meldica A.

Perceba como todas as pontas dos acordes esto na nota A.

www.marcosbarnah.com

CHORD MELODY

www.marcosbarnah.com

POR MARCOS BARNAH

www.marcosbarnah.com

CHORD MELODY

www.marcosbarnah.com

POR MARCOS BARNAH

Analisando o arranjo Giant Steps


* A melodia foi executada uma oitava acima para facilitar o arranjo, essa pratica muito
comum, devemos achar um tom, ou uma maneira que facilite a execuo.

O incio do chord melody se d com um acorde D#m47, que obviamente tem a sua ponta ou nota meldica em F#, se analisarmos este acorde com o acorde da harmonia real o Bmaj7 teremos as seguintes notas: Bmaj7 = B, D#, F#, A# D#m47 = D#, G#, C#, F#

Veja que as notas do D#m47 so em relao ao Bmaj7 os seguintes intervalos: 3, 6, 9, 5, mesmo sem conter a tnica, o som do acorde est preservado porque ele contm 3 e 5 que so notas que fazem parte do acorde da harmonia real, e as outras duas notas 6 e 9 so dissonncias que podem ser acrescentadas ao acorde da harmonia real. interessante voc se habituar com esse tipo de substituio porque ela ser muito comum nos arranjos solo.
www.marcosbarnah.com

CHORD MELODY

J o segundo acorde, uma inverso D7/13, com baixo em C e a nota meldica a prpria tnica do acorde, o terceiro (Gmaj7) e o quarto (Bb7/13) so acordes comuns com as pontas dentro da melodia da msica. O quinto acorde que est cifrado na harmonia real como Ebmaj7, eu harmonizei como Eb69, lembrando que eu poderia harmonizar a mesma nota meldica, ou seja, Bb com um Ebmaj7/G, veja o desenho deste acorde abaixo:

www.marcosbarnah.com

10

POR MARCOS BARNAH

No inicio do quarto compasso temos o acorde Cmaj7/G, que pode ser chamado tambm de Am79, que eu discordo, pelo menos neste caso onde no teremos a nota A no acorde, j se pensarmos em Cmaj7/G, teremos as quatro notas do acorde T 3 5 7+. O prximo acorde desse mesmo compasso um F#m7/b5, que um acorde que substitui o D7 da harmonia real. Continuando no quinto compasso, temos Gmaj7/B, repare a utilizao de inverso para montar o acorde cifrado com a melodia na nota desejada, o outro acorde desse compasso tem a mesma lgica do segundo acorde do nosso arranjo. No sexto compasso no temos nada de extraordinrio, apenas montamos os acordes com as pontas nas notas desejadas, sem inverso alguma, exceto pelo ltimo acorde, que na verdade uma antecipao do compasso seguinte, o qual uma repetio oitavada do primeiro acorde do arranjo.

www.marcosbarnah.com

CHORD MELODY

No compasso oito, temos um Fm79 e um Dm7/b5, e o acorde seguinte que antecipao do prximo compasso o mesmo acorde feito no

compasso trs. O compasso dez, apresenta as mesmas notas meldicas do compasso quatro, e por isso eu harmonizei da mesma forma, mudando apenas a antecipao do prximo compasso, que tambm uma nota D, tal qual no compasso cinco, porm dessa vez harmonizei como Bm47, que se analisarmos as suas notas em relao harmonia real teremos os seguintes intervalos: 3, 5, 6 e 9, mais uma vez, mesmo sem a tnica mantemos o som do acorde pela presena da 3 e da 6, que um intervalo pelo qual podemos substituir a 7+.

No compasso doze, no encontramos nenhuma novidade, pois, estes shapes e substituies de acordes j foram usados antes no nosso arranjo, que segue sem maiores diferenas do que j foi feito.

www.marcosbarnah.com

12

Vous aimerez peut-être aussi