Vous êtes sur la page 1sur 2

ILC - DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

PARTICIPE! No Deixe A Democracia Cair

Iniciativa Legislativa de Cidados


(projecto lei de alterao)

Lei 17/2003, de 4 de Junho

Uma Iniciativa Legislativa de Cidados (ILC) um projecto de lei redigido e submetido apreciao parlamentar por parte de um grupo de cidados. Para que a ILC seja admitida para discusso e votao pelo plenrio da Assembleia da Repblica necessrio que o texto da ILC seja subscrito por um mnimo de 35 000 cidados eleitores. Embora totalmente distintos, quer a ILC quer a PETIO, so instrumentos de cidadania: enquanto na petio so admissveis assinaturas electrnicas, na ILC elas s podem existir em papel; na petio, basta indicar o nome e ttulo de identificao, na ILC necessrio a sua assinatura por escrito indicando tambm os dados de recenseamento individuais; uma petio serve no mximo, se aprovada para pressionar rgos de soberania, podendo resultar numa aco recomendada aos prprios, enquanto uma ILC no mnimo, se aprovada ser uma verdadeira Lei da Repblica, para vigorar na ordem jurdica nacional.

Porque urge avanar com um projecto de Lei de alterao lei 17/2003? 1 Porque o processo de recolha das 35 000 assinaturas de cidados eleitores obriga a um investimento de tempo e meios que no so fceis de conseguir mobilizar na sociedade portuguesa pouco habituada a acreditar que a sua participao cvica e poltica pode ser consequente, nesse sentido propomos a reduo deste limite mnimo para as 7 500 assinaturas, nmero mnimo de assinaturas necessrias para a apresentao de uma candidatura presidencial, constituio de um partido ou candidatura de um movimento cvico s eleies autrquicas. 2 Porque as assinaturas tm que ser recolhidas fsica e presencialmente, propomos que as mesmas possam ser obtidas por recolha electrnica de assinaturas utilizando meios de certificao como os que o carto de cidado j permite.

3 - Porque o nmero de eleitor no consta do Carto de Cidado e raramente as pessoas o sabem ou se fazem acompanhar do mesmo, inviabilizando assim a respectiva certificao como eleitor recenseado, propomos que seja suficiente a prova de maioridade do cidado, logo da respectiva capacidade eleitoral, atravs da sua data de nascimento. 4 Porque o mbito de aplicao da prpria lei das ILC demasiado restrito e por isso desincentivador das mesmas, propomos o alargamento deste mbito a todas as leis de exclusiva competncia da Assembleia da Repblica constantes do art. 164. da Constituio.
Ningum comete pior erro que aquele que nada fez s porque poderia fazer pouco. Edmund Burke

ILC - DEMOCRACIA PARTICIPATIVA


Nome Completo (Legvel)
1

Assinatura (Conforme Doc. Identificao)

N. BI/CC

N. Eleitor

Data Nascimento

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Ningum comete pior erro que aquele que nada fez s porque poderia fazer pouco. Edmund Burke

Vous aimerez peut-être aussi