Vous êtes sur la page 1sur 23

Introduo ao 66 Livro Bblico: Apocalipse

http://geocities.yahoo.com.br/aguazul2001br/Biblia/ O Apocalipse desperta interesse em quase todas as pessoas, principalmente nos ltimos anos, por ocasio da mudana de milnio. Cristos ou no, religiosos ou no, muitos so os que tm grande curiosidade em relao ao livro. Entretanto, o medo e a falta de compreenso acabam por afastar o interessado. O que resta, normalmente, so informaes obscuras e bastante distorcidas. Apocalipse, Armagedom, Anticristo, Juzo Final e fim do mundo so temas reincidentes nos filmes de Hollywood, que vo dando sentido lendrio e fantasioso aos assuntos extrados das Escrituras. Neste estudo, temos o objetivo de conhecer o livro sem a pretenso de desvend-lo completamente. Trata-se de uma introduo ao estudo do Apocalipse. Apresentaremos, porm, algumas hipteses de interpretao em linhas gerais. Quando mencionarmos teorias a respeito de determinado ponto, no significa que adotamos esta ou aquela posio, exceto quando declararmos nossa postura. O Apocalipse contm, logo no incio, uma mensagem de bno para os seus leitores. "Bem-aventurado aquele que l, e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela esto escritas, porque o tempo est prximo." (1:3). O texto nada diz sobre a compreenso, mas sobre o conhecimento. desejvel que entendamos o Apocalipse. Se, porm, no entendermos, este no deve ser o motivo para que o abandonemos. Precisamos ler ouvir, estudar, guardar o seu contedo. Pode ser que muitas de suas profecias no possam ser compreendidas antes de se cumprirem. Contudo, se as conhecemos, poderemos reconhec-las quando se cumprirem e, reconhecendo, poderemos tomar as atitudes certas no momento certo. Jesus disse: "... quando virdes... a abominao da desolao... ento, os que estiverem na Judia fujam para os montes." (Mt 24:15). Portanto, quando certos fatos ocorrerem, ns poderemos identific-los, caso estejamos munidos do conhecimento proftico.

O GNERO APOCALPTICO
Esse foi um estilo literrio que se destacou principalmente entre os anos 210 a.C. e 200 d.C. Seu ambiente de origem era uma poca de tribulao para povo de Deus. Diante de circunstncias que incluam opresso, perseguio, exlio ou domnio estrangeiro, os escritos apocalpticos traziam uma mensagem de esperana atravs de uma linguagem enigmtica. Seu objetivo era reanimar judeus ou cristos, trazendo-lhes profecias a respeito da futura interveno divina para libertar o seu povo, restituindo-lhe a glria usurpada. Muitos "apocalipses" surgiram, tendo como principal modelo o livro de Daniel. Este foi escrito durante o exlio Babilnico e trazia uma mensagem sobre o Reino de Deus que viria destruindo todos os reinos opressores. Da em diante, muitos livros apocalpticos foram produzidos. Um dos momentos de opresso vividos por Israel foi o domnio romano, produzindo assim mais uma ocasio propcia a esse tipo de literatura, que muitas vezes inclua profecias messinicas. Diversos escritos desse tipo no foram reconhecidos como 1

cannicos. Como exemplos podemos citar o Apocalipse de Baruque, Apocalipse de Pedro, O Pastor de Hermas, A Assuno de Moiss, A Ascenso de Isaas, O livro de Jubileus, Os Salmos de Salomo, Os Testamentos dos Doze Patriarcas, I Livro de Enoque, II Livro de Enoque, II Esdras e IV Esdras. O Apocalipse de Joo se encaixa perfeitamente nessa corrente literria. Contudo, seu messianismo no se encontra vago como em outros escritos. Nele, o Messias claramente identificado como sendo o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Este o nico livro desse gnero no Novo Testamento. Contudo, existem blocos apocalpticos em outras partes da bblia. Por exemplo: Daniel 7 a 12, Isaas 13, 14, 24, 25, Ezequiel 1, 28 a 39, Zacarias 9 a 14, Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21, I Tessalonicenses 5 e II Tessalonicenses 2.

CARACTERSTICAS, CONTEDO E AUTORIA DOS LIVROS APOCALPTICOS


Caractersticas e contedo: Mensagem de esperana, escatologia, interveno divina, vises, smbolos, criaturas estranhas, mensagem oculta, uso de pseudnimos, profecias e apelo imaginao. O Apocalipse de Joo s no se encaixa no quesito pseudnimo. Os escritores apocalpticos normalmente no assinavam suas obras. Muitos colocavam algum outro nome famoso e reconhecido, como Enoque, Salomo, etc., para darem mais credibilidade ao livro. Joo, porm, colocou seu prprio nome, conforme vemos no livro (1:1, 4, 9-11). Tal autoria reconhecida pela maior parte dos crticos e comentaristas. H quem diga que algum usou o nome de Joo, mas essa hiptese no tem muitos adeptos. Alguns detalhes do livro reforam a crena na autoria joanina. Jesus apresentado como o Verbo de Deus e o Cordeiro (19:7, 13), exatamente como acontece no evangelho de Joo (1:1, 29). A palavra "testemunho" se destaca assim como acontece no evangelho e na primeira e terceira epstolas. Notamos assim "a mo" de Joo no Apocalipse.

O QUE APOCALIPSE?
Esta palavra, de origem grega, significa "revelao". Revelar mostrar, tirar o vu, desvendar. Falamos do Apocalipse como algo oculto. Porm, trata-se de uma revelao. O livro revela que Deus tem um plano, cujo desfecho a vitria de Cristo. Podemos no saber o que a besta, mas sabemos que ela ser vencida pelo poder de Deus. Esta revelao est clara e evidente no Apocalipse.

DADOS GERAIS
Autor: o apstolo Joo - 1:1,4,9-11;

Destinatrios: as 7 igrejas da sia (em geral, fundadas por Paulo). Data: 95 ou 96 d.C. Local: Patmos - ilha vulcnica, rochosa e estril, localizada a 56 km da costa da sia Menor (Turquia). Para l eram enviados os prisioneiros na poca do imperador romano Domiciano (81 a 96). Outra hiptese defendida por alguns a de que Joo tenha estado l em algum momento do governo de Nero (54-68). Idioma: grego (1:8; 21:6; 22:13). Tema: conflito entre o bem e o mal. A vitria de Cristo e a implantao do seu Reino. Versculo-chave: 1:7. Versculo-esboo: 1:19. Caractersticas particulares: nico livro bblico com bno e maldio relacionadas ao seu uso (1:3 e 22:18-19). Classificao: livro proftico. (nico do NT embora haja blocos profticos em outros livros como em Mt 24, Mc 13, Lc 21, etc.). Personagem central: o Cordeiro.

Destaques:
Verbo vencer (2 e 3; 12:11; 15:2; 17:4; 21:7); Testemunho (1:2,9; 6:9; 12:11,17; 19:10; 20:4; 22:18,20). Verbo vir (referente vinda de Cristo) (1:4,7,8; 2:5,16; 3:3,11; 4:8; 22:20).

GNESIS X APOCALIPSE
Existe um paralelo evidente entre Gnesis e Apocalipse, conforme se observa pelos itens a seguir:

GNESIS Incio Criao da terra Criao do cu

APOCALIPSE Fim Nova terra Novo cu

Criao do sol Vitria de satans Ado Eva Entrada do pecado Maldio Bloqueado caminho rvore da vida.

A Nova Jerusalm no precisa do sol Derrota de satans Cristo Igreja (noiva) Fim do pecado Fim da maldio Acesso rvore da vida.

CIRCUNSTNCIAS E OBJETIVO
Na poca em que o Apocalipse foi escrito, a igreja estava sofrendo muito por causa da perseguio do Imprio Romano. Joo estava preso em Patmos e todos os outros apstolos do primeiro grupo haviam morrido. Seria natural que muitos comeassem a questionar se aquele no seria o fim do cristianismo. Ser que a igreja resistiria quela fria das foras do mal? O livro de Joo vem mostrar o futuro: o castigo dos mpios, a volta de Cristo, seu triunfo juntamente com a igreja e o estabelecimento do Reino de Deus. O Imprio Romano no prevaleceria contra os desgnios divinos.

A LINGUAGEM SIMBLICA
A linguagem direta tem suas limitaes. A transmisso de uma mensagem complexa pode exigir uma infinidade de palavras e ainda assim ficar obscura. Alguns fenmenos, experincias e elementos naturais no podem sequer ser explicados de modo compreensvel. Como podemos explicar a um cego de nascena o que seja cor? Qualquer explicao, por mais correta e cientfica que seja, no lhe dar nenhuma idia a respeito do assunto. Como explicar um sabor, um cheiro ou um som? Nenhuma informao substituir a experincia. As palavras sero inteis. Nesses momentos de dificuldade, sempre procuramos um elemento de comparao. Buscamos algo que j seja do conhecimento do ouvinte e usamos para dar uma idia a respeito do que queremos dizer sem ter encontrado palavras adequadas. Se temos esse problema em relao a elementos naturais, o que dizer dos espirituais, cuja essncia nem sabemos definir? O esprito uma realidade bblica. Contudo, sua definio ou identificao de "substncia" algo fora do nosso alcance. O que dizer ento de Deus, da trindade, do cu e das realidades celestiais? Por isso, a bblia usa tanto a linguagem simblica. Por outro lado, como se diz, "uma imagem vale mais que mil palavras". Ento, at mesmo lies relativamente simples so transmitidas atravs de 4

figuras, propiciando assim um recurso poderoso que leva a mensagem de forma concentrada, fixando-a na mente do receptor. Por exemplo, quando Jesus disse que era o "po da vida" (Jo 6:35), ele buscou um elemento do cotidiano dos seus ouvintes para mostrar que ele vinha suprir a necessidade espiritual do homem. Quando a bblia fala em "reino de Deus", est buscando na monarquia, sistema de governo comum naquela poca, uma srie de princpios existentes na relao rei-sdito que deveriam existir na nossa relao com Deus. A linguagem simblica traz muito contedo em poucas palavras. Assim, se usamos o leo como smbolo, logo nos vem mente sua ferocidade, sua coragem, sua fora, sua fome, sua beleza, sua "majestade", etc. Se falamos em cordeiro, estamos destacando sua cor e sua ndole como smbolos de pureza, inocncia, docilidade, submisso, etc. Todos ns estamos bastante acostumados linguagem simblica. Utilizamos diariamente tais recursos para enriquecer nossa fala. Estamos sempre fazendo comparaes implcitas ou explcitas de modo automtico. Os escritos apocalpticos tm ainda um motivo a mais para usar a linguagem simblica: era a necessidade de criptografar a mensagem, de modo que os inimigos nada compreendessem a respeito da mesma. S os destinatrios poderiam decifr-la.

QUESTES DE INTERPRETAO:TEXTO SIMBLICO OU LITERAL?


Este um dos maiores dilemas que envolvem o estudo bblico. O que literal e o que simblico? Encontramos ambos os casos dentro das Escrituras. Ento o problema se torna maior: como discernir o literal do simblico? Tal tarefa nem sempre fcil. Muitas vezes difcil e, em algumas situaes, parece impossvel, a no ser que tenhamos uma iluminao divina. A histria de Ado e Eva literal ou simblica? Tais personagens so reais ou fictcios? O profeta Jonas foi mesmo engolido por um peixe ou trata-se de uma parbola? Entendemos como literais ambos os casos, uma vez que o prprio Jesus citou a histria de Jonas como fato e Paulo citou Ado e Eva da mesma forma. Contudo, isso no convence queles que vem toda a bblia como algo figurativo. Se todo o contedo bblico for simblico, ento anula-se o seu aspecto concreto. A bblia seria ento comparvel a qualquer obra de fico e o cristianismo seria lendrio. Por outro lado, se todo o seu contedo for considerado literal, ento muitas passagens se tornaro inexplicveis ou absurdas. Por exemplo: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna." (Jo 6:54). Logicamente, Jesus estava utilizando linguagem simblica. Muitos dos seus ouvintes o interpretaram literalmente e o resultado foi o escndalo (Jo 6:52). Da mesma forma, quando Jesus disse que Nicodemos precisava nascer de novo, aquele doutor da lei tomou suas palavras de modo literal. O mesmo entendimento foi aplicado sobre "derrubar o templo e reconstru-lo em trs dias". Precisamos de discernimento para no cairmos no mesmo erro.

Muitas vezes, a falta de f que faz com que algumas pessoas considerem como simblico um texto literal. Por exemplo, a ressurreio de Cristo pode ser to inacreditvel para alguns, que podem acabar considerando-a um smbolo. Encontramos na bblia diversas situaes que envolvem o literalismo e o simbolismo: Texto literal: aquele que se refere a fatos. So histrias ou profecias. Se desconsiderarmos seu carter literal, estaremos anulando as palavras de Deus. Por exemplo, a crucificao de Jesus est relatada em um texto literal (Mt 27). Texto simblico aquele que utiliza linguagem figurada. Por exemplo, a parbola do filho prdigo (Lc:15). Termo literal e simblico alternadamente Uma palavra pode ser usada literalmente em uma passagem bblica e como smbolo em outra. Por exemplo, as estrelas no Salmo 8:3 so literais. Em 1:20, as estrelas so simblicas, representam anjos. Em 9:1, a estrela simblica e parece representar uma pessoa ou um anjo. Em Apocalipse 8:10-12, a estrela pode ser simblica ou literal. Nesse caso, no podemos afirmar com certeza. Vemos, portanto, que uma palavra pode ser usada de vrias formas na bblia. Isso mostra que no podemos fazer uma regra e achar que toda estrela na bblia seja um smbolo. Texto literal e simblico simultaneamente A histria de Abrao literal. O povo de Israel est a para comprovar isso. Aquele episdio de Abrao levando Isaque para ser sacrificado literal. Foi um fato histrico. Mas, ao mesmo tempo, usando de alegoria, Abrao pode representar Deus, Isaque pode ser visto como um smbolo de Jesus e o sacrifcio pode representar a crucificao. Assim, um texto literal pode ter um aplicao simblica. Desse modo podemos ver inmeros fatos no Velho Testamento. possvel, numa viso simblica, extrair-lhes as lies sem negar-lhes o aspecto literal. O batismo e a ceia mencionados na bblia so literais e ao mesmo tempo simblicos. So fatos ocorridos mas sempre representando uma realidade espiritual. O mesmo acontece com a ceia do Senhor. Smbolo com mais de um sentido alternadamente Alguns termos, quando usados como smbolos, podem ter um sentido em um texto e sentido diferente ou at contrrio em outra passagem. Por exemplo, o leo representa Cristo em um texto (5:5) e satans em outro (I Pd 5:8). A "estrela da manh" representa Cristo em um texto (22:16) e o Diabo em outro (Is 14:12). No temos nisso nenhuma confuso. Um

smbolo usado na bblia como um recurso didtico e no de forma mstica, como se aquele animal estivesse "consagrado" para representar sempre determinada pessoa. No podemos, portanto, fazer uma regra. Cada texto pode apresentar uma situao diferente. Existem porm, elementos na literatura ou na tradio judaica que nos permitem enxergar alguns padres de simbologia, conforme veremos na seqncia.

O SIMBOLISMO NO APOCALIPSE Joo viu realidades espirituais indescritveis. Notamos seu esforo para explicar o que estava vendo, ouvindo e sentindo. Ele faz diversas comparaes na tentativa de transmitir aos leitores suas impresses. Assim, os termos "como", "semelhante" e o verbo "parecer" so utilizados para dar uma idia das extraordinrias vises do autor. Em outros momentos ele no faz comparaes explcitas mas usa as figuras de forma direta, fazendo comparaes implcitas. Algumas ocorrncias de "como" - 1:10, 14, 15; 2:18, 27; 4:1, 6, 7; 6:1, 6, 12, 13; Algumas ocorrncias de "semelhante" - 1:13; 2:18; 4:3, 6, 7; Verbo "parecer" - 9:19. Os smbolos usados pelo autor eram bem familiares para os seus destinatrios. Livros selados, trombetas, carros puxados por cavalos, letras gregas, tudo isso era do conhecimento das pessoas que receberiam o Apocalipse. Ao lermos, precisamos saber o que cada coisa significa e qual era o seu sentido naquela poca. Talvez no consigamos isso para todos os itens envolvidos, mas este o caminho a ser trilhado pelo intrprete. Quando pensamos em livros, logo imaginamos blocos de pginas de papel envolvidas por capas protetoras. Os livros mencionados em Apocalipse, porm, eram rolos de pergaminho, peles de animais. Eram livros selados. Quando pensamos em selo, logo imaginamos pequenos adesivos utilizados pelos correios. Porm, os selos do apocalipse so lacres, a exemplo daqueles que os reis usavam para fechar suas correspondncias, de modo que as mesmas no pudessem ser violadas no meio do caminho. O selo tinha a marca do anel do rei. Portanto, se algum o quebrasse, no poderia fazer outro igual para substitu-lo. Estes so apenas alguns exemplos para mostrar que a interpretao do Apocalipse, como tambm de outras passagens bblicas, depende muito do conhecimento sobre a antigidade, principalmente do que se refere ao povo judeu, sua histria, seus costumes e tradies. Sem esse conhecimento, sempre correremos o risco das interpretaes anacrnicas. No podemos interpretar o texto bblico apenas com o sentido atual das palavras ou com base no gosto ou na opinio pessoal. A hermenutica agradece. O simbolismo do Apocalipse utiliza como figuras: fenmenos naturais, cores, minerais (pedras preciosas), animais, relaes humanas e at nomes significativos da histria judaica como Jezabel e Balao.

Fenmenos ou elementos naturais e seus significados


ELEMENTO Ar SIGNIFICADO Vida OBSERVAO nossa necessidade mais urgente .

Tempestade (raios, troves, relmpagos, saraiva) Fogo

Perturbaes na vida

Purificao ou destruio

Pedras preciosas

Algumas vezes representa pessoas.

Mar

Insegurana, perigo, algo sinistro.

oposto da terra firme. Ensino mundano

Cores e seus significados


COR Preto SIGNIFICADO Luto, sofrimento Realeza Fome OBSERVAO Vermelho (sangue) roupa dos reis Amarelo ouro Santidade de Deus Obs. elementos do tabernculo Trono, vestes, cabelos, etc. Morte ou redeno relacionado a Cristo s vezes

Vermelho (prpura) Amarelo plido

Verde

Esperana

Branco

Pureza, justia

NUMEROLOGIA

A numerologia tem sido bastante valorizada atualmente devido onda crescente de misticismo que envolve nossa sociedade. Os nmeros tm sido considerados elementos de sorte e azar, e, por meio deles, muitos adivinhadores tentam prever o futuro das pessoas. Alguns povos utilizaram as prprias letras do alfabeto como algarismos, atribuindo-lhes valor numrico. Assim, um nome pode ser transformado em nmeros e ter seu valor totalizado. Isso ocorreu, por exemplo, com algumas letras do alfabeto romano e tambm com o hebraico. O fato de se obter um valor para um nome no nos diz nada, a no ser que os nmeros representem algum valor moral ou espiritual, uma bno ou uma maldio. A tradio judaica relaciona alguns nmeros a determinados conceitos religiosos ou csmicos:

NMERO 1 2 3 4 5 6 7 40 70 12 1000

SIGNIFICADO Unidade Fortaleza, confirmao Divindade Mundo fsico Perfeio humana Homem, falha humana Perfeio, plenitude Provao Sagrado Religio organizada. Grande quantidade

SENTIDO REFORADO . . . . . 666 . . . 24, 144 mil

A bblia utiliza muito o simbolismo numrico. O livro de Apocalipse usa tal recurso de forma intensa, principalmente o nmero 7. Temos 7 igrejas, 7 candeeiros, 7 selos, 7 anjos, 7 trombetas, 7 taas, 7 espritos, 7 estrelas, etc.

ALGUNS PRINCPIOS DE INTERPRETAO


Para entender um livro, precisamos l-lo por completo. Assim, teremos uma viso geral do mesmo. Perceberemos a inteno do autor e a sua mensagem geral. Caso contrrio, se lermos um verso aqui e outro l de modo desordenado, terminaremos com uma coleo

de retalhos desconexos. Lendo todo o livro, vamos descobrir que ele auto-explicativo em alguns pontos, como se v em 1:20. Podemos ler o captulo 12, verso 5, onde o autor menciona o "filho varo", aquele que "reger as naes com vara de ferro". A comparao com 19:13 a 16 nos far compreender que aquele que "reger as naes com vara de ferro" chama-se "Verbo de Deus", "Rei dos reis" e "Senhor dos Senhores". Logo, o prprio texto j nos mostrou quem o "filho varo": o prprio Senhor Jesus. Tal concluso tambm se utiliza do conhecimento geral que temos da bblia. O Salmo 2 chama de "Filho" aquele que "reger as naes com vara de ferro". O livro de Hebreus, no captulo 1, nos informa que esse "Filho" o Senhor Jesus. Alm disso, o evangelho de Joo (1) nos diz que Cristo o Verbo que se fez carne. Fizemos ento um rastreamento de vrias expresses que nos possibilitam uma interpretao inequvoca sobre o "filho varo" de Apocalipse 12. Outro exemplo: que drago ser aquele mencionado em Apocalipse 12:3? Se lermos at o versculo 9, teremos a resposta. No captulo 20, verso 2, a explicao repetida. O prprio texto diz que o drago o Diabo, tambm conhecido como "antiga serpente". Que serpente essa? Aquela de Gnesis 3. Observa-se ento que existe uma "linguagem bblica" que muitas vezes permite que o texto de um livro possa ser interpretado por outro livro bblico. Quem o Cordeiro de Apocalipse 5? No existe nenhum mistrio sobre tal figura, uma vez que Joo Batista apresentou Jesus como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29), sendo ele o definitivo sacrifcio tantas vezes representado pelos cordeiros mortos durante as pscoas realizadas desde a sada de Israel do Egito (Ex 12). O mesmo Jesus chamado "Leo da Tribo de Jud" (5:5). A origem de tal expresso encontra-se em Gnesis 49, quando Jac, prximo da morte, abenoou cada um dos seus filhos. Ao falar de Jud, Jac profetizou sobre a vinda do Messias (Gn 49:8-12). conclusivo tambm que, se algum no conhece a bblia de modo geral, no deve se arriscar no terreno das interpretaes apocalpticas. Precisa comear por Gnesis. Outros exemplos: A ceifa: compare 14:16-20 e Mt 13:39-43; Muitas guas: 17:1 e 17:15; Noiva: 19:7; 21:9-10; 22:17 e Ef 5:25-27; O fundamento da Nova Jerusalm igreja : 21:14 e Ef 2:20-21.

PRINCIPAIS CORRENTES DE INTERPRETAO DO APOCALIPSE 1) Pretrita

10

Afirma que todo o apocalipse j se cumpriu. Seus defensores vem o Imprio Romano como a representao dos inimigos descritos no livro. A queda do Imprio teria sido ento o pice do juzo divino profetizado por Joo. A destruio de Jerusalm, no ano 70 d.C., tambm vinculada ao Apocalipse por aqueles que localizam sua escrita durante o perodo de Nero (54-68 d.C.).

2) Futurista
Os futuristas projetam todo o cumprimento do Apocalipse para os ltimos dos ltimos dias, s vsperas da consumao dos sculos. Afirmam que nada se cumpriu nem est se cumprindo, mas tudo se cumprir repentinamente no futuro e em um curto espao de tempo. Esta a mais escatolgica das interpretaes, no sentido mais extremo da palavra.

3) Histrica
Essa corrente defende a tese de que o Apocalipse vem se cumprindo desde os dias de Joo at o fim dos sculos. So muitos os que concordam com essa posio. Entretanto, surgem muitas dificuldades e divergncias quando se tenta uma identificao entre os fatos ou personagens histricos e os relatos apocalpticos.

4) Simblica, ou espiritual
Os adeptos dessa viso se abstm de fazer ligaes entre as profecias e os fatos. Procuram apenas extrair do Apocalipse as lies e os princpios morais ou espirituais ali contidos. No devemos tomar uma postura extremista nessa questo, mas buscar uma viso equilibrada, que pode levar em conta todas as quatro correntes de interpretao. Cremos em um cumprimento histrico que, automaticamente, engloba a viso pretrita e a futurista. Por exemplo, as cartas s 7 igrejas se referiam a problemas existentes nos dias de Joo. Est cumprido. Entretanto, os princpios espirituais ali presentes so perfeitamente aplicveis aos nossos dias. Pela sua infinita sabedoria, Deus nos deixou uma Palavra que no perde sua validade. Devemos nos lembrar que um relato sobre fatos ocorridos nos dias de Joo pode tambm ser uma profecia para outra poca. Por exemplo, quando escreveu o Salmo 22, o autor estava falando de suas prprias experincias e, ao mesmo tempo, estava profetizando sobre os sofrimentos de Cristo. Vistas sob este ngulo, vrias profecias apocalpticas podem ter se cumprido na queda do Imprio Romano e terem ainda outro cumprimento mais amplo nos ltimos dias. A profecia de Jesus em Mateus 24 parece estar ligada destruio de Jerusalm e tambm aos ltimos dias. "Os que estiverem na Judia fujam para os montes... No passar esta gerao sem que todas estas coisas aconteam." (Mt 24, 16, 34).

ESBOO DO APOCALIPSE

11

01) Introduo e saudaes - 1:1-8 02) Viso de Jesus glorificado - 1:9-20 03) Cartas s 7 igrejas - 2:1 a 3:22 05).Viso do trono no cu - 4:1-11 06) O livro selado e o cordeiro - 5:1-14. 07) Abertura dos 6 primeiros selos - 6:1-17. 08) Os 144 mil selados - 7:1-8. 09) Viso dos santos na glria - 7:9-17 10) Abertura do stimo selo. As quatro primeiras trombetas - 8:1-13. 11)A quinta e a sexta trombetas - 9:1-21. 12) O anjo e o livrinho - 10:1-11. 13) As duas testemunhas - 11:1-14. 14) A stima trombeta - 11:15-19. 14) A mulher e o drago - 12:1-18. 15) A besta que subiu do mar - 13:1-10. 16) A besta que subiu da terra - 13:11-18. 17) O cordeiro e os remidos no monte Sio - 14:1-5. 18) Os 3 anjos e suas mensagens - 14:6-13. 19) A ceifa sobre a terra - 14:14-20. 20) As 7 taas - 15:1 a 16:21. 21) A grande Babilnia - 17:1-18 22) A queda da Babilnia - 18:1-24. 13) As bodas do Cordeiro - 19:1-10. 24) O cavaleiro do cavalo branco - 19:11-21. 25) O milnio - 20:1-6. 27) A derrota de satans - 20:7-10. 28) Juzo Final - 20:11-15. 29) Novo cu e nova terra - 21:1-8. 30) A Nova Jerusalm - 21:9 a 22:5. 31) Encerramento e saudao final - 22:6-21.

COMENTRIO GERAL
APRESENTAO DE JESUS NO APOCALIPSE 1:5; Fiel testemunha, primognito dentre os mortos, soberano dos reis da terra Semelhante a filho de homem - 1:13; Filho de Deus - 2:18; Amm, testemunha fiel e verdadeira, princpio da criao de Deus - 3:14; Leo da Tribo de Jud, Raiz de Davi - 5:5; Cordeiro - 5:6; Cordeiro (e em muitos outros versos) - 6:1; Filho varo - 12:5; Cordeiro, Senhor dos senhores, Rei dos reis - 17:14; 12

Fiel e verdadeiro - 19:11; Verbo de Deus - 19:13; Rei dos Reis, Senhor dos senhores - 19:16; Raiz, gerao de Davi, brilhante estrela da manh - 22:16;

CARTAS S 7 IGREJAS
Esta a parte mais simples e, consequentemente, a mais citada do Apocalipse. O livro foi enviado s 7 igrejas da sia e para cada uma delas havia uma mensagem especfica. As cartas seguem quase sempre este esboo: Destinatrio: o anjo da igreja (seu lder); Autor: o Senhor Jesus; Conhecimento do Senhor sobre a igreja; Elogio em relao s qualidades da igreja; Repreenso contra os erros da igreja; Aviso sobre a vinda do Senhor e o juzo divino; Conselho para soluo dos problemas mencionados; Promessa aos vencedores.

A igreja de Filadlfia no foi repreendida. A de Laodicia no recebeu nenhum elogio. Curiosamente, um snodo realizado em Laodicia no sculo IV negou reconhecimento ao Apocalipse como livro cannico [Champlin]. Em algumas das cartas, percebemos uma relao direta entre a apresentao que o Senhor faz de si mesmo e o contedo da mensagem. feso Esmirna Prgamo Filadlfia Candeeiro em 2:1 e 2:5 Morte e vida em 2:8 e 2:10-11 Espada em 2:12 e 2:16 Porta aberta ou fechada em 3:7 e 3:8

Nas outras cartas, essa relao no est to clara. Talvez, tenhamos perdido um pouco das caractersticas originais quando o texto foi traduzido. Entre as teorias existentes sobre as 7 igrejas destacam-se as seguintes:

13

Teoria 1 As 7 igrejas representam a histria judaica. Observe a citao de Balao, Jezabel, sinagoga, etc. No nos parece razovel essa suposio. Teoria 2 As 7 igrejas representam a histria eclesistica. Cada igreja representaria um perodo da histria da igreja desde o seu nascimento at a vinda de Cristo. Alguns defensores dessa idia chegam a dividir a histria entre as igrejas. Uma das divises sugeridas a seguinte: feso (at o ano 100 d.C.); Esmirna (100-316); Prgamo (316-500); Tiatira (500-1500); Sardes (15001700); Filadlfia (1700-1900); Laodicia (1900 - fim). Tal possibilidade bastante interessante, mas no encontramos fundamentos suficientes para comprov-la. Por outro lado, a colocao de datas bastante temerria. Por mais razovel que possa ser tal interpretao, no podemos perder de vista o fato de que a mensagem de Deus para ns hoje. Teoria 3 As 7 igrejas so apenas aquelas da sia, s quais o Apocalipse foi endereado. Essa posio literal e perfeita em sua afirmao. Contudo, se a aplicabilidade das cartas fosse restrita quelas igrejas, ento no haveria motivo para que tais mensagens chegassem s nossas mos. Enfim, todo o livro de Apocalipse nos seria estranho e intil, pois foi originalmente destinado s 7 igrejas da sia. O entendimento literrio est exato, mas no podemos desconsiderar o peso simblico do texto. O prprio nmero 7, significando perfeio, totalidade ou plenitude, faz com que as 7 igrejas representem a totalidade da igreja de Cristo em todos os tempos e em todos os lugares.

A ADORAO NO APOCALIPSE
A adorao elemento de grande destaque no Apocalipse. O tema central o combate entre o bem e o mal. Os seres humanos ou celestiais demonstram seu posicionamento nesse conflito atravs da adorao que prestam. Um dos grandes desejos de satans conseguir para si a adorao que devida a Deus (Mt 4:9). TEXTO 4:10 5:12-14 9:20 11:1, 16 13:4 13:12 13:15 14:2 14:9, 11 16:2 ADORAO A: Deus Deus e o Cordeiro Demnios e dolos Deus O drago e a besta: A besta A imagem da besta Deus A besta e sua imagem. A imagem da besta

14

19:4 19:10 19:20 Ap 20:4 Ap 22:8-9

Deus Um anjo (recusada) e Deus A imagem da besta A besta e sua imagem Um anjo (recusada) e Deus

Em Apocalipse 8:1 verificamos que houve silncio no cu durante meia hora. Isso nos faz deduzir que existe um som de louvor e adorao constante no cu. Joo viu os 24 ancios e os seres viventes que adoravam a Deus e ao Cordeiro. As impressionantes profecias do livro esto intercaladas com manifestaes de adorao e cnticos. Em sua viso do cu, Joo viu um santurio e peas que nos lembram o tabernculo e o templo do Velho Testamento. Existe no cu um lugar de culto utilizado pelas hostes celestiais. Ali tambm adoraremos a Deus e ao Cordeiro pelos sculos dos sculos.

AMOR E JUZO
Joo, o discpulo amado, fez do amor um de seus principais temas, seja no seu evangelho ou em suas epstolas. Em Apocalipse, porm, o amor de Jesus e da igreja mencionado apenas at o captulo 3. Ao falar igreja de Filadlfia, Jesus declara: "Eu te amo." (3:9). Filadlfia significa "amor fraternal". A partir do captulo 4, o tom da mensagem muda completamente. No mais se menciona o amor de Deus mas apenas sua justia. A santidade divina foi afrontada pelo pecado. Sua ira manifesta sua justia atravs de guerras, pestes e catstrofes naturais. Sabemos, porm, que o amor de Deus eterno e sua manifestao ocorre atravs das bodas do Cordeiro e da recepo dos salvos na glria. VISO GERAL - uma hiptese de interpretao A experincia pessoal de Joo pode representar a experincia da igreja. No incio do livro ele se encontra vivendo sua prpria tribulao, preso e exilado. Ento o Senhor Jesus vem at ele. No captulo 4, Joo arrebatado ao cu e passa a ver o derramamento da ira divina sobre a terra. Assim, a vinda de Cristo proveria socorro igreja atribulada, levando-a consigo no arrebatamento. Em seguida, a terra ficaria submersa na Grande Tribulao. Tal interpretao frgil em sua consistncia pois o texto bblico no diz que Joo possa estar representando a igreja. Os que defendem o paralelo na questo do arrebatamento de Joo, chamam a ateno para o fato de que a partir do captulo 4 a igreja no mais mencionada com este nome dentro do ciclo de vises do Apocalipse. Supostamente, teria sido encerrado seu perodo histrico terreno representado pelas 7 cartas. Os fatos apresentados em relao igreja so bblicos. A dificuldade est em localiz-los em determinados smbolos e estabelecer-lhes a ordem de ocorrncia.

15

De acordo com esta hiptese, que muito aceita e essencialmente futurista, a abertura do primeiro selo seria o incio da Grande Tribulao (7:14), que incluiria os selos, as trombetas, as taas e todos os flagelos destinados aos mpios e s foras do mal. No meio da cena encontram-se o drago e as duas bestas tentando usurpar a glria que devida ao Cordeiro. O drago satans. As duas bestas so o anticristo e o falso profeta. Durante a Grande Tribulao muitos seriam salvos e morreriam por sua f. Enquanto isso, estaria acontecendo no cu as bodas do Cordeiro. Ao fim desse perodo, Cristo desceria do cu para aniquilar a besta e o falso profeta. O drago seria preso por mil anos e nesse perodo Cristo reinaria com todos os santos sobre a terra. Estaria encerrada a Grande Tribulao e inaugurado o milnio, ao fim do qual, satans seria solto e tentaria novamente uma reao contra Cristo. Entretanto, seus agentes seriam consumidos antes de iniciarem a batalha. Na seqncia ocorre o juzo final, que ser o julgamento de todos os homens. Aqueles cujos nomes no se encontram no livro da vida sero lanados no lago de fogo, onde sero atormentados eternamente. Em seguida, Joo v a Nova Jerusalm. Essa passagem vista como uma descrio do estado eterno dos salvos. A cidade seria o lugar onde viveremos para sempre com Cristo.

QUESTIONAMENTOS E OBSERVAES
Algumas dessas afirmaes so amplamente aceitas. Tal arranjo escatolgico pode parecer bastante apegado ao texto. Contudo, observamos que essa interpretao contm alguns pontos questionveis e incertos. Outros parecem perfeitos. A primeira dificuldade entender o arrebatamento de Joo como arrebatamento da igreja, conforme j mencionamos. O arrebatamento de Joo se deu antes de se tocarem as 7 trombetas. Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, disse que o arrebatamento da igreja aconteceria quando a ltima trombeta fosse tocada. Disse tambm que a ressurreio dos santos acontecer antes do arrebatamento. Encaixando isso no quadro apocalptico, teramos o arrebatamento da igreja junto com a ressurreio no captulo 20. Sendo assim, a igreja teria participado ou, pelo menos, presenciado a Grande Tribulao. Em Mateus 24, Jesus menciona a Grande Tribulao (v. 21) antes do fato que parece ser o arrebatamento (v. 31). No meio da tribulao estaro os escolhidos (v. 22). Estes podem indicar toda a igreja, mas alguns comentaristas dizem que so apenas os que forem salvos durante o perodo. Outro problema ocorre em relao Nova Jerusalm do captulo 21. Considerando a hiptese de que o livro apresenta os fatos em ordem cronolgica, ento, ao chegarmos ao captulo 21, j passamos pelo milnio e pelo juzo final. A Nova Jerusalm descreve ento o estado eterno dos salvos. Contudo, o texto cita ainda naes que vivem fora da cidade santa, s quais se destinam as folhas da rvore da vida, afim de que sejam curadas. Esses detalhes parecem ameaar o quadro escatolgico descrito. Se os mpios j esto no lago de

16

fogo e os salvos esto na Nova Jerusalm, que naes so essas que o autor cita? Uma soluo proposta que o relato sobre a Nova Jerusalm se refira ao milnio e no ao estado eterno. Sendo assim, o texto no se encontraria em ordem cronolgica. Observamos que o Apocalipse no contm as expresses: "juzo final", "Anticristo", "milnio" ou "arrebatamento". Ento, de onde tiramos tal vocabulrio? Das interpretaes correntes, que, de tanto serem faladas, j se confundem com o prprio texto bblico. Sabemos que a idia de "milnio" e "juzo final" encontra-se em outras palavras no captulo 20. O verbo "arrebatar" encontrado em 1:10; 4:2; 12:5, 15, podendo ser substitudo dependendo da verso utilizada. Trata-se dos arrebatamentos de Joo, do Filho Varo, e uma tentativa de satans no sentido de arrebatar a mulher. Outra situao semelhante, mas com verbo diferente, trata da subida das duas testemunhas ao cu. No obstante, cremos no arrebatamento da igreja, o qual ser encontra de forma mais clara em I Tessalonicenses 4:17. Sobre o Anticristo falaremos de modo mais especfico. Todo esse questionamento, feito por comentaristas e telogos, cria uma srie de correntes de interpretao designadas como: milenistas, pr-milenistas, amilenistas, prtribulacionistas, ps-tribulacionistas, etc.

O ANTICRISTO E O FALSO PROFETA


O nico autor bblico que usa a palavra "anticristo" Joo, mas no no Apocalipse. A citao nas epstolas. Tal personagem escatolgico normalmente entendido como sendo o "inquo" ou "homem do pecado" ou "filho da perdio" mencionado por Paulo (II Ts 2:3, 8). Da mesma forma, a besta que sobe do mar, no captulo 13, identificada pelos intrpretes como o Anticristo. Embora o texto no diga isso, o modo de agir da besta parece diz-lo. Sua ao sobretudo anti-crist. A besta quer para si a adorao que devida ao Cordeiro. Ento, encaixa-se no perfil traado por Paulo. Quem o Anticristo? Alguns dizem que um sistema poltico, mas a maioria dos estudiosos o vem com sendo um homem. Isto bastante coerente com as citadas palavras de Paulo. O texto de II Tessalonicenses no essencialmente simblico. Ento, quando o apstolo diz que um homem, devemos entender literalmente. Afinal, aquela igreja j estava com muitos problemas de entendimento escatolgico e Paulo precisava ser o mais claro possvel. Se o Anticristo um homem, quem ele? No nos arriscaremos a responder tal pergunta, mas muitos j se arriscaram no decorrer da histria. Sempre h quem queira "eleger" um Anticristo. Quando Joo escreveu, ele poderia estar se referindo a Nero ou a Domiciano, sem prejuzo do sentido escatolgico da profecia. O culto ao imperador era uma prtica oficial no Imprio Romano. Domiciano, aquele que provavelmente mandou Joo para Patmos, considerando-se um deus, mandou que imagens suas fossem espalhadas pelo Imprio. Os que se recusavam a ador-las eram condenados morte. Portanto, aquele imperador se encaixou no perfil do Anticristo.

17

O prprio Joo disse que muitos "anticristos" tinham se levantado (I Jo 2:18,22; 4:3; II Jo 7). Contudo, bastante aceita a crena numa personificao do mal atravs de um Anticristo escatolgico, aquele que estar no mundo no dia da segunda vinda de Cristo (II Ts 2:8). Hitler, alguns lderes religiosos e outros malfeitores da histria foram apontados como sendo o Anticristo. Porm, Jesus no voltou em suas pocas e o "cargo" ficou para outra pessoa. Conquanto no possamos identificar o Anticristo, sabemos contudo as linhas gerais do seu carter e atuao. Atravs das interpretaes mais aceitas, compreende-se que ele poder ser um lder poltico de projeo mundial. O atual fenmeno da globalizao seria ideal como preparao para um governo mundial. Os conflitos internacionais e a fome seriam solucionados por algum tempo mediante um plano econmico extraordinrio. A besta que sobe do mar (13:2) receber o poder do drago (satans) e em seu nome dominar sobre toda tribo, povo, lngua e nao (13:7). A interpretao desse texto feita normalmente em relao com a profecia das setenta semanas de Daniel (9). Em todas as pocas da histria, o poder poltico teve alguma ligao com o poder religioso. Os dspotas eram avalizados pelo clero. Assim, o povo reconhecia o origem divina da autoridade absoluta e permanecia submisso. Da mesma forma, o Anticristo precisar do Falso profeta, que a besta que sobe da terra. O Falso Profeta parece representar o poder religioso que far parceria com o Anticristo, talvez numa manifestao ecumnica.

BABILNIA X NOVA JERUSALM


A Babilnia do Apocalipse parece ser a "sede de governo do Anticristo". Nos dias de Joo, era uma referncia a Roma (17:9,18), capital do Imprio, lugar onde se encontrava Domiciano, que se fazia passar por deus. A Babilnia representa a independncia humana em relao a Deus, e isso significa rebeldia. A origem de Babilnia foi Babel, lugar onde Ninrode, descendente de Co, construiu sua cidade, tornou-se clebre, e projetou uma torre para alcanar o cu por suas prprias foras. Babilnia tem sua prpria organizao. Sua poltica (17:12) e seu comrcio funcionam muito bem. O comrcio, prtica to comum na vida humana, toma aspectos malignos quando se comercializa o que no deveria ser vendido. Por exemplo, podemos mencionar o episdio quando Esa vendeu seu direito de primogenitura. Assim, o comrcio da grande Babilnia inclui uma abominvel troca de valores. O pice de tal negociao expresso atravs do comrcio de almas humanas (18:13). A mais clara forma de comrcio de almas atravs de uma falsa religio que se pratica apenas por motivos financeiros. O que ser a Grande Babilnia? Uma hiptese que a cidade com esse nome, s margens do Rio Eufrates, hoje reduzida a runas, venha a ser reconstruda e volte a ter projeo mundial. Outra teoria associa a cidade a uma religio de alcance mundial.

18

Como religio mundial, alternativa plausvel, a Grande Babilnia poderia ser vista como uma falsa igreja, em contraposio Nova Jerusalm, que desce do cu. Joo viu as duas cidades e seus destinos. A Nova Jerusalm a noiva. Babilnia meretriz. A Grande Babilnia ser destruda pelos juzos divinos, enquanto que a cidade santa ser a morada de Deus e do Cordeiro. A Nova Jerusalm muitas vezes tomada de forma literal. vista como uma cidade onde os salvos vo morar. Contudo, o texto carregado de smbolos, levando a crer que prpria cidade apenas um smbolo da igreja triunfante. Veja o paralelo.

NOVA JERUSALM Chamada noiva e esposa do Cordeiro: (Ap 19:7; 21:2, 9; 22:17) Possui 12 fundamentos: (Ap 21:14)

IGREJA Chamada noiva de Cristo: (Ef 5:25-26). Fundada sobre os 12 apstolos: (Ef 2:19-21)

OS PARNTESES DO APOCALIPSE
O relato de Joo parece apresentar uma srie de fatos que vo ocorrendo de modo consecutivo, embora exista uma hiptese de que as vrias vises apocalpticas se refiram aos mesmos fatos histricos. Assim, as 7 trombetas, as 7 taas e os 7 selos seriam diferentes verses dos mesmos juzos. Uma base para esse tipo de viso est em Gnesis 41, onde "vacas" e "espigas" eram dois smbolos para um s fato. De qualquer forma, o texto apresenta uma seqncia e esta parece interrompida em alguns pontos. Joo interrompe a narrativa sobre as catstrofes mundiais para falar sobre o anjo e o livrinho no captulo 10, as duas testemunhas no captulo 11, e a mulher e o drago no captulo 12. Comer o livrinho significa tomar conhecimento das profecias acerca dos ltimos dias. O livro doce na boca mas amargo no ventre. A mensagem apocalptica fala de esperana e glria, mas tambm de grande tribulao; As duas testemunhas so objeto de muita polmica. Eis algumas interpretaes sugeridas: "Moiss e Elias", "Enoque e Elias. Os fatos mencionados no captulo 11 nos fazem lembrar as experincias de Moiss e Elias narradas no Velho Testamento. Contudo, tais testemunhas sero mortas. Os melhores candidatos ento seriam pessoas que nunca experimentaram a morte. Logo, so mencionados Enoque e Elias. Alguns eruditos se recusam a ver as duas testemunhas como dois homens. Da surgem outras hipteses. Seriam elas o Velho e o Novo Testamento? Tal sugesto no parece

19

razovel. H quem entenda que as testemunhas sejam apenas um smbolo da igreja em seu papel de evangelizao. > O drago do captulo 12 satans. A mulher representa a nao de Israel. O Filho Varo Cristo. O resto da semente parece representar a igreja. As menes a Israel no Apocalipse constituem pontos de dvida. Elas podem se referir nao de Israel ou simplesmente igreja, o "novo Israel". Assim acontece com os 144 mil eleitos de Deus (7:4). So 12 mil de cada uma das tribos. Como sabemos, tais nmeros tm valor simblico. Portanto, no faz sentido pensarmos que 144 mil seja o nmero final dos salvos. Na seqncia do mesmo captulo, Joo v os remidos de toda tribo, lngua, povo e nao, cujo nmero era incontvel (7:9).

CONCLUSO
O Apocalipse trata dos ltimos lances da guerra histrica entre o bem e o mal. satans usa suas ltimas armas durante o tempo que lhe resta. Contudo, a vitria divina inevitvel. Em meio a todo esse combate esto os homens, servindo a um dos lados. A mensagem apocalptica um aviso divino para a humanidade. No existe esperana para as foras demonacas, mas para os homens sim. Ignorar o Apocalipse seria como rasgar uma notificao judicial sem t-la lido. O prazo est se esgotando. Ainda que o mundo dure mais 1000 anos, o nosso tempo de vida que determina nossa chance de deixar o mal e escolher o bem. O arrependimento tambm um tema em destaque no Apocalipse (2:5, 16, 21, 22; 3:3, 19; 9:20, 21; 16:9, 11). Deus poderia extinguir a raa humana em um instante. Porm, ele manda seus castigos aos poucos, esperando que os homens sintam a culpa pelo pecado e se arrependam. Devemos ouvir a sua voz enquanto temos tempo. Antes que o juzo venha, existe uma porta aberta para o Reino de Deus atravs do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. "O Esprito e a noiva dizem: Vem. Quem ouve diga: Vem. Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graa da gua da vida" (22:17). Autor: Ansio Renato de Andrade Bacharel em Teologia.

20

MENSAGEM DE CRISTO S SETE IGREJAS

Escreve as coisas que tens visto, e as que so, e as que depois destas ho de acontecer: O mistrio das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiais de ouro. As sete estrelas so os anjos das sete igrejas, e os sete castiais, que viste, so as sete igrejas (Ap 1:19, 20). A mensagem de Cristo a sete igrejas locais existentes no oeste da sia Menor (ver 1:4 nota) tambm para instruo, advertncia e edificao dos crentes e igrejas da presente era (cf. 2:7, 11, 17, 19; 3:6, 13, 22). O valor dessas mensagens para as igrejas de hoje v-se nos pontos a seguir: 1) uma revelao do que Jesus ama e anela ver nas igrejas locais, mas tambm aquilo que Ele repele e condena; 2) uma declarao clara da parte de Cristo, no tocante (a) s conseqncias da desobedincia e descuido espiritual, e (b) a recompensa da vigilncia espiritual e fidelidade a Cristo; 3) um padro pelo qual toda igreja ou indivduo pode julgar sua verdadeira condio espiritual diante de Deus; e 4) um exemplo dos mtodos de satans para atacar a igreja ou o cristo individualmente (ver tambm Jz 3:7). Este estudo aborda cada um desses aspectos sob a forma de perguntas e respostas. 1) O que que Cristo aprova? Cristo aprova a igreja que no tolera o mpio no seu meio, como parte dela (2:3); que averigua a vida, doutrina e declaraes dos lderes cristos (2:2); que persevera na f, no amor, no testemunho, no servio e no sofrimento da causa de Cristo (2:3, 10, 13, 19, 26); que abomina aquilo que Deus abomina (2:6); que vence o pecado, satans e o mundo (2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21); que no aceita conformar-se com a imoralidade do mundo nem com o mundanismo na igreja (2:24; 3:4); e que guarda a Palavra de Deus (3:8, 10). 2) Como Cristo recompensa as igrejas que perseveram e permanecem leais a Ele e sua Palavra? Ele recompensa tais igrejas (a) livrando-as do perodo da tribulao que vir sobre o mundo inteiro (3:10), (b) concedendo-lhes seu amor, presena e estreita comunho (3:4, 21), e (c) abenoando-as com a vida eterna (2:10b). 3) O que que Cristo reprova? Cristo reprova a igreja que diminui sua profunda devoo pessoal a Deus (2:4); que se desvia da f bblica; que tolera dirigentes, mestres ou leigos imorais (2:14, 15, 20); que se torna espiritualmente morta (3.1) ou morna (3.15,16); e que substitui a verdadeira espiritualidade, i.e., a pureza, a

21

retido e a sabedoria espiritual (3.18) por sucesso e recursos materiais (3:17). 4) Como Cristo castiga as igrejas (cf. 3:19) que entram em declnio espiritual e que toleram a imoralidade no seu meio? Ele as castiga mediante (a) a no renovao do seu lugar no reino de Deus (2:5; 3:16), (b) a perda da presena de Deus, do poder genuno do Esprito Santo, da verdadeira mensagem bblica de salvao e da proteo dos seus membros contra a destruio por satans (2:5,16; 3:15-19; ver Mt 13, notas a respeito do bem e do mal dentro do reino dos cus durante esta era) e (c) seus lderes postos sob juzo divino (2:20-23). 5) O que a mensagem de Cristo revela concernente tendncia natural das igrejas estagnao espiritual, declnio e apostasia? (a) As sete cartas sugerem que a tendncia das igrejas acomodar-se no erro, aceitar falsos ensinos e adaptar-se aos princpios anticristos prevalecentes no mundo (ver Gl 5:17 nota). (b) Alm disso, observa-se que freqentemente homens e mulheres apstatas, vis e infiis estragam as igrejas (2:2, 14, 15, 20). Por essa razo, o progresso espiritual de uma igreja nunca deve ser evocado como prova de que ela est dentro da vontade de Deus, nem para se afirmar que anda na verdade e na doutrina do Senhor. O evangelho, i.e., a mensagem original de Cristo e dos apstolos, a autoridade suprema para avaliar o certo ou o errado nesse campo. 6) Como podem as igrejas evitar a decadncia espiritual e o conseqente julgamento por Cristo? Estas cartas revelam vrias maneiras. (a) Primeira e mais importante: todas as igrejas devem estar dispostas a ouvir o que o Esprito diz s igrejas (2:7). A Palavra de Jesus Cristo sempre deve ser o guia da igreja (1:1-3, 11), pois esta Palavra, conforme revelada aos apstolos do NT mediante o Esprito Santo, o padro segundo o qual as igrejas devem verificar suas crenas e atividades e renovar a sua vida espiritual (2:7, 11, 17, 29; 3:6,13, 22). (b) As igrejas devem continuamente examinar seu estado espiritual diante de Deus e, se for o caso, corrigir seu erro de tolerncia ao mundanismo e imoralidade entre os crentes (2:4, 14, 15, 20; 3:1, 2, 14-18). (c) A frieza espiritual poder ser extinta em qualquer igreja ou grupo de crentes, quando houver arrependimento sincero do pecado e um retorno decidido ao primeiro amor, verdade, pureza e poder da revelao bblica de Jesus Cristo (2:5-7, 16, 17; 3:1-3,15-22). Notas:1:4 - O Apocalipse dirigido s sete igrejas da sia (nome antigo de uma regio que agora faz parte da Turquia ocidental). Cada uma dessas igrejas consistia de vrias congregaes. Essas igrejas foram provavelmente selecionadas por representarem a totalidade das igrejas daqueles dias, pois o nmero "sete" representa um nmero perfeito. Aquilo que lhes foi dito, aplica-se igreja inteira. Noutras palavras, as "sete igrejas" representam todas as igrejas no decurso desta era da igreja. Os "sete espritos" devem representar a perfeio e o ministrio do Esprito Santo igreja Gl 5:17: o conflito espiritual interiormente no crente envolve a totalidade da sua pessoa. Este conflito resulta ou numa completa submisso s ms inclinaes da "carne", o que significa voltar ao domnio do pecado; ou numa plena submisso vontade do Esprito Santo, continuando o crente sob o senhorio de Cristo (v. 16; 22

Rm 8:4-14). O campo de batalha est no prprio cristo, e o conflito continuar por toda a vida terrena, visto que o crente por fim reinar com Cristo

23

Vous aimerez peut-être aussi