Vous êtes sur la page 1sur 53

-1-

LEGISLAO PREVIDENCIRIA INSS/2002


01- luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. A sade exige contribuio prvia. A Previdncia Social exige contribuio prvia. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. Todos esto corretos. Somente I est incorreto. II e IV esto incorretos. I e II esto incorretos. III e IV esto incorretos.

Comentrios Item I Com base na CF, art. 194: Art. 194 - A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Portanto, o item I est CORRETO. Item II Em nossa CF, o tpico relativo Sade determina: Art. 196 - A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Sendo UM DIREITO DE TODOS e um dever do Estado, no se exige contribuio prvia para dela fazer uso. O item II est INCORRETO Item III No caso da Previdncia Social, a CF extremamente clara:

-2Art. 201 - A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: Para algum utilizar os servios e fazer juz aos benefcios da Previdncia Social, h que contribuir mensalmente para os cofres do INSS. CORRETO o Item III.

Item IV Muito fcil esta questo, pois somente era necessrio saber as definies dos mecanismos constantes da Seguridade Social, s tomando cuidado com este item. No caso da Assistncia Social: Art. 203 - A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - o amparo s crianas e adolescentes carentes; III - a promoo da integrao ao mercado de trabalho; IV - a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria; V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei. A Assistncia Social utilizada por quem dela necessitar, DESDE QUE SEJA CARENTE . Por este motivo, o enunciado do Item est INCORRETO. Portanto, a alternativa que corresponde ao gabarito correto a alternativa C: CORRETO, INCORRETO, CORRETO, INCORRETO

====================================================================== 02- Com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo correta. a) b) c) d) e) Universalidade da base de financiamento. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. Irredutibilidade do valor dos servios. Eqidade na cobertura. Diversidade do atendimento.

Comentrios De acordo com a CF, no seu artigo 194 que trata da Seguridade Social, no seu pargrafo nico, transcrito abaixo:

-3-

Pargrafo nico- Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; Esta questo um autntico jogo de palavras, tentando confundir a cabea dos concurseiros com a troca de palavras que mudam totalmente o sentido que o legislador quis dar ao texto constitucional. Alternativa A - a UNIVERSALIDADE na cobertura e no atendimento (como est na CF) e no na base de financiamento (conforme o texto da alternativa). Alternativa errada. Alternativa B - esta alternativa o gabarito da questo, pois este realmente um dos objetivos pretendidos pela Seguridade Social. Alternativa C - A irredutibilidade objetivada pela Seguridade Social no valor dos benefcios e no no valor dos servios, como diz o enunciado da questo. Alternativa errada. Alternativa D - Mais um jogo de palavras, pois o texto constitucional diz Eqidade na forma de participao no custeio e o enunciado da alternativa diz Eqidade na cobertura. Alternativa Errada. Alternativa E - A Diversidade objetivada pela Seguridade Social e da base de financiamento e no no atendimento. Alternativa errada.

====================================================================== 03- Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal. a) b) c) d) e) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

Comentrios

-4Questo das mais fceis, comprovando que esta prova de Legislao Previdenciria foi uma das mais fceis dos ltimos tempos, pois quem sabia s um pouquinho conseguiu acertar mais de 50 % da prova. Imagina quem estudou um pouco mais! Esta questo quase uma continuao da anterior, pois utiliza a mesma base, ou seja, o artigo 194, pargrafo nico, inciso VII, transcrito abaixo:

VII carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. Resposta: alternativa E

====================================================================== 04- Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais (Assistncia Social) e de sade pblica (Sade). De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) b) c) d) e) Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. s Pedro pode participar da Sade. Pedro s pode participar da Assistncia Social. Paulo pode participar da Assistncia Social. Pedro e Paulo podem participar da Sade.

Comentrios Mais uma questo fcil, o que se tornou uma constante nesta prova. A SADE direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao ACESSO UNIVERSAL E IGUALITRIO s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Com base nesta assertiva acima, podemos concluir que Pedro, menor carente, e Paulo, empresrio bem sucedido, podem utilizar os servios de sade pblica, visto que o acesso universal (liberado a todo cidado brasileiro) e igualitrio (no h nenhum tipo de discriminao). J a ASSISTNCIA SOCIAL a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em PROTEO famlia, maternidade, INFNCIA, ADOLESCNCIA, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio seguridade social. Neste caso, somente Pedro (menor carente) pode participar dos programas assistenciais disponibilizados pela Previdncia Social, pois se encaixa nos requisitos bsicos atendidos pela

-5mesma. J Paulo (empresrio bem sucedido) no necessita ser assistido pela Previdncia, pois tm meios prprios de garantir sua subsistncia. Portanto, a resposta para esta questo encontramos na letra E

05- A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) b) c) d) e) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social no pode contratar com o poder pblico. A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. Pode-se criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da lei. So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades beneficentes de utilidade pblica federal.

Comentrios

Esta questo respondida com base no artigo 195 da CF. Vamos a ela! Alternativa A De cara, temos a resposta correta para a questo. O 3 do artigo 195, CF, nos traz a afirmao destacada na alternativa A. Sem comentrios 3 - A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios Alternativa B O 4 do mesmo artigo, contradiz totalmente o texto informado pelo examinador. incorreta.

Alternativa

4 - A LEI PODER INSTITUIR outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I.

Alternativa C

-6Esta questo refora, mais uma vez, como estava fcil esta prova. Igualmente ao dito na alternativa anterior, esta segue o mesmo caminho. O examinador contradiz o texto constitucional, o que torna esta alternativa totalmente incorreta. 5 - NENHUM BENEFCIO OU SERVIO DA SEGURIDADE SOCIAL PODER SER CRIADO, majorado ou estendido SEM A CORRESPONDENTE FONTE DE CUSTEIO TOTAL.

Alternativa D Diferentemente da maioria dos tributos, as contribuies sociais s podero ser exigidas aps decorridos 90 dias da publicao da Lei, conforme o determinado pelo 6 do artigo 195. 6 - As contribuies sociais de que trata este artigo S PODERO SER EXIGIDAS APS DECORRIDOS NOVENTA DIAS DA DATA DA PUBLICAO DA LEI que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. Alternativa E Para que uma entidade beneficente de assistncia social possa ficar isenta de contribuio para a seguridade social ela deve satisfazer algumas exigncias estabelecidas em Lei, no bastando somente ter o ttulo de utilidade pblica federal. O 7 do artigo 195, traz esta determinao: 7 - SO ISENTAS DE CONTRIBUIO PARA A SEGURIDADE SOCIAL as entidades beneficentes de assistncia social QUE ATENDAM S EXIGNCIAS ESTABELECIDAS EM LEI.

As exigncias requeridas para a aquisio de iseno de contribuio para a seguridade social esto explicitadas no artigo 206 e incisos, constantes do Decreto n 3.048/99, conforme transcrito abaixo: Art. 206. Fica isenta das contribuies de que tratam os arts. 201, 202 e 204 a pessoa jurdica de direito privado beneficente de assistncia social que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos: I - seja reconhecida como de utilidade pblica federal; II - seja reconhecida como de utilidade pblica pelo respectivo Estado, Distrito Federal ou Municpio onde se encontre a sua sede; III - seja portadora do Registro e do Certificado de Entidade de Fins Filantrpicos fornecido pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, renovado a cada trs anos; IV - promova, gratuitamente e em carter exclusivo, a assistncia social beneficente a pessoas carentes, em especial a crianas, adolescentes, idosos e portadores de deficincia; V - aplique integralmente o eventual resultado operacional na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos institucionais, apresentando, anualmente, relatrio circunstanciado de suas atividades ao Instituto Nacional do Seguro Social; VI - no percebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores, benfeitores, ou equivalentes, remunerao, vantagens ou benefcios, por qualquer forma ou ttulo, em

-7razo das competncias, funes ou atividades que lhes so atribudas pelo respectivo estatuto social.

06- A respeito da organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. Pode ser dada remisso para as contribuies sociais das empresas sobre a folha de salrios. A lei definir critrio de transferncia de recursos para o sistema nico de sade. Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento.

Comentrios Alternativa A A CF em seu artigo 195 diz expressamente a forma como a seguridade social ser financiada: por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos proveniente dos oramentos Federal, Estaduais e Municipais e de contribuies sociais. Estas contribuies sociais esto definidas no artigo 195 e so as seguintes: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos Com relao afirmao da alternativa A, encontramos a resposta no 9 do artigo 195 que prev, para as empresas, alquotas diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva ou no de mo-de-obra. Portanto, a alternativa A est correta. Alternativa B

-8As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social CONSTARO DOS RESPECTIVOS ORAMENTOS, e NO integraro o oramento da Unio o que preconiza a CF em seu artigo 195, 1. Portanto a alternativa B est correta. Alternativa C Esta questo nos traz um ponto para ser observado com maior carinho. J disse em outras resolues de questes propostas pela ESAF que eles (os examinadores) adoram as palavras EXCETO, NUNCA, SEMPRE, ABSOLUTAMENTE, e quase sempre (ou SEMPRE ...) estas questes so as respostas para as alternativas. Neste caso, os examinadores utilizam uma expresso pouco vista em provas, pois eles nem afirmam nem negam uma assertiva, ou seja, a expresso PODE SER ... enseja muitas solues. O candidato deve ter em mente que nestas questes, autnticas pegadinhas, que ele pode se destacar e conseguir sua classificao. Vamos anlise sinttica da alternativa. REMISSO nada mais do que PERDO DE NUS OU DVIDA, e a CF, no seu 11 do artigo 195, traz a VEDAO parcial a tal ato proposto pela alternativa C. 11 vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a, e II deste artigo, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar Sabemos que os legisladores sempre deixam uma brechinha na lei para que futuramente eles mesmos possam modific-la (a lei). E este um exemplo claro. O incio do texto constitucional traz, expressamente, a proibio da concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais. No mesmo pargrafo, no seu final, separado por vrgula, vem outra determinao, que condiciona a proibio imposta no incio, que esta vedao no se aplica DBITOS EM MONTANTE SUPERIOR AO FIXADO EM LEI (outra lei ...). Portanto, se voc foi afoito ao responder esta questo, com certeza errou. corretssima. A alternativa C est

Alternativa D Esta alternativa tem o seu texto retirado literalmente do 10 do artigo 195 da CF, sendo portanto correta a afirmao. Sem maiores comentrios. Alternativa E A contribuio social devida pelo EMPREGADOR, pela EMPRESA ou ENTIDADE a ela equiparada, e NUNCA pelo empregado, pelo TRABALHADOR, que tem como nica receita seu salrio, que no pode, em hiptese alguma, ser tratado como lucro, como quer o enunciado da alternativa. Portanto, esta a alternativa INCORRETA e gabarito da questo.

======================================================================

-907- A Sade direito de todos e dever do Estado; analise as assertivas abaixo, buscando a correta, nos termos da definio constitucional da Sade. a) b) c) d) A manuteno dos ndices do risco de doena e de outros agravos constituem garantia constitucional. O acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao constitui garantia constitucional. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema mltiplo. Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuzo dos servios assistenciais, caracterstica da sade. O sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da Unio, dos Estados e dos Municpios.

e)

Comentrios A CF em seu artigo 196, nos traz a resposta para as duas primeiras alternativas: Art. 196 - A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Dividimos o artigo 196 em 3 partes distintas mas ao mesmo tempo inter-relacionadas. A primeira parte afirma ser a sade um direito de todos e um dever do Estado que garantido mediante polticas sociais e econmicas. A segunda parte do enunciado do artigo 196 nos traz que uma das polticas sociais e econmicas tem por objetivo a reduo do risco de doenas e de outros agravos. Finalmente, a terceira parte do enunciado traz a proposta de acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao dos cidados. Com base na segunda parte do artigo, conclumos que a alternativa A est incorreta pois a CF no diz nada a respeito da manuteno dos ndices do risco de doena e de outros agravos e SIM da REDUO destes mesmos riscos e agravos. J a terceira parte nos traz a resposta alternativa B de que esta o gabarito da questo, pois uma garantia constitucional (de acordo com a LEI, que o objetivo de toda e qualquer prova de concurso pblico) prevista na CF. Alternativa C As aes e servios pblicos de sade integram, realmente, uma rede regionalizada e hierarquizada, porm constituem um SISTEMA NICO (SUS Sistema nico de Sade) e no mltiplo como quer nos fazer crer o enunciado da alternativa. Incorreta, pois, a alternativa C.

- 10 Alternativa D Um jogo de palavras o contedo principal desta questo, e se o candidato estivesse desatento com certeza erraria esta questo. ATIVIDADES REPRESSIVAS tem o mesmo significado que conter, moderar, coibir, impedir pela ameaa ou pelo castigo. E isto, com certeza, no funo da Sade. O correto seria ATIVIDADES PREVENTIVAS, ou seja, preparar com antecedncia, adiantar-se, impedir que se realize. Isto sim uma definio constitucional para os servios da sade. Alternativa incorreta.

Alternativa E De acordo com o artigo 195 da CF, o SUS ser financiado com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. Vemos, portanto, que o enunciado da alternativa E no est totalmente incorreto, mas INCOMPLETO, pois esquece de incluir o oramento da seguridade social, do Distrito Federal e outras fontes. Fica, portanto, incorreta a alternativa E.

====================================================================== 08- Com relao forma com que as aes e servios de sade, em regra, so executados, assinale a opo incorreta em relao s instituies autorizadas a realiz-las: a) b) c) d) e) Instituies privadas. Instituies pblicas. Instituies pblicas municipais. Empresas de capitais estrangeiros. Instituies privadas locais.

Comentrios Esta questo respondida toda com base no artigo 199 da CF que trata da forma com que as aes e servios da sade so executados. Sendo a assistncia sade um direito de todos e um dever do Estado, lgico afirmar que as instituies pblicas, quer municipais, estaduais ou federais, so competentes e autorizadas a realizarem as aes e servios de sade. Corretas, portanto, as alternativas B e C.

10

- 11 A assistncia sade livre iniciativa privada, sendo, porm, vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Isto o que preconiza o caput do artigo 199 e 2, validando portanto as alternativa A e E. J com relao s empresas de capital estrangeiro, a CF VEDA a sua participao, direta ou indireta, na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Portanto, a alternativa D est incorreta e o gabarito da questo.

09- Ao Sistema nico de Sade (SUS) compete: a) b) c) d) e) executar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a proteo dos desfavorecidos. ordenar a formao de recursos materiais na rea de assistncia. colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. proteo maternidade, especialmente gestante. proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio.

Comentrios Tomando por base o artigo 200 da CF, transcrito abaixo, iremos solucionar a presente questo, mais uma considerada fcil. Art. 200 - Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; III - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; V - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII - participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Alternativa A No me canso de salientar que o concurseiro deve prestar ateno redobrada leitura dos enunciados das questes e alternativas, pois em mais da metade dos casos a mera leitura, atenta, dos textos nos conduz resposta correta. E este o caso desta questo e suas alternativas. Com referncia alternativa A a resposta est no artigo 200 da CF, acima transcrito. O examinador tentou fazer um jogo de palavras, uma

11

- 12 autntica sopa de letras com o texto constitucional. Ele trocou a ao controlar e fiscalizar (conforme o texto constitucional) por executar, bem diferentes por sinal. Outra mudana foi no final da frase onde ele (o examinador) se refere ... substncias de interesse para a sade ... como sendo ... substncias de interesse para a proteo dos desfavorecidos. O termo desfavorecido, no caso referido, assistido pela Previdncia Social e no pela Sade, um direito de todos e dever do Estado. Portanto, chegamos concluso de que uma boa leitura no texto desta alternativa a anularia de imediato. Alternativa incorreta. Alternativa B A questo trata da SADE e no da Assistncia ou Previdncia Social. S por isto j daria para pensar seriamente em descartar esta alternativa. Ainda mais, formar recursos materiais, se que eu entendo, funo de rgo econmico e gestor do Governo Federal. A Sade deve ser preocupar com a FORMAO DE RECURSOS HUMANOS. Mais uma vez vemos a sopa de palavras feitas pelo examinador. Alternativa Incorreta. Alternativa C Fcil, muito fcil. Esta alternativa era de acerto quase que obrigatrio pois para o concurseiro que pretende ingressar no INSS exigido que ele saiba, de cor e salteado, as competncias da Sade, Assistncia e Previdncia Social. E ainda mais quando o texto da alternativa igualzinho ( sem tirar nem pr) ao texto constitucional, covardia!. O texto da alternativa idntico ao inciso VIII do artigo 200 da CF e portanto faz desta a alternativa correta. Alternativas D e E Igualmente alternativa anterior, meu comentrio idntico: obrigao do concurseiro saber na ponta da lngua quais so as competncias da Sade, Assistncia e Previdncia Social. S que neste caso o examinador trocou as competncias da Sade pelas competncias da Previdncia Social, o que faz das alternativas D e E incorretas, pois elas so idnticas aos incisos II e III do artigo 201 da CF, que trata dos atributos da Previdncia Social, transcrito abaixo: Art. 201 - A PREVIDNCIA SOCIAL ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; II proteo maternidade, especialmente gestante; III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV - salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2.

====================================================================== 10- luz da competncia constitucional da Previdncia Social, julgue os itens abaixo que so de competncia da Previdncia Social: I. cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. 12

- 13 II. III. IV. a) b) c) d) e) salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. a promoo da integrao ao mercado de trabalho. Todos esto corretos. Somente IV est incorreto. I e II esto incorretos. I e III esto incorretos. III e IV esto incorretos.

Comentrios Mais uma questo de acerto obrigatrio, pois trata, como a ltima, das competncias da Sade, Previdncia e Assistncia Social. Neste caso especfico, o examinador queria saber das atribuies da Previdncia Social sob a tica da CF, apesar do texto estar um tanto quanto confuso, pois repete o mesmo termo 2 vezes na mesma orao, o que no comum para as provas da ESAF. Mas no isso o que importa, e sim que o concurseiro devia saber quais as competncias da Previdncia Social. Tomando por base o artigo 201 da CF, transcrito acima na resoluo da questo anterior, vemos que as 3 primeiras assertivas esto corretas pois reproduzem fielmente o texto constitucional (incisos I, IV e V do artigo 201). A assertiva IV est incorreta pois no atribuio da Previdncia Social a promoo da integrao ao mercado de trabalho, competncia esta da esfera da Assistncia Social, conforme artigo 203, inciso III, da CF. Portanto a resposta para esta questo fica sendo: INCORRETA. Alternativa B a correta. CORRETA, CORRETA, CORRETA e

====================================================================== 11- Considerando a orientao dos Tribunais Superiores sobre a legislao previdenciria, assinale a assertiva incorreta. a) b) c) d) e) A definio, em ato regulamentar, de grau mnimo de disacusia, no exclui, por si s, a concesso do benefcio previdencirio. No inconstitucional a incluso de scios e administradores como contribuintes obrigatrios da Previdncia Social. Compete Justia Estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho. Em caso de acidente de trabalho ou de transporte, a companheira tem direito a ser indenizada pela morte do amsio, se entre eles havia impedimento para o matrimnio. A ao acidentria prescinde do exaurimento da via administrativa.

13

- 14 -

Comentrios Uma das questes, ao meu ver, mais difceis desta prova. Nessa a ESAF mandou bala! Procurando aqui e ali, descobri na Lei 8213/91, que dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social, o seguinte: Art. 131. A autoridade previdenciria poder formalizar desistncia ou abster-se de recorrer nos processos judiciais sempre que a ao versar matria sobre a qual Tribunal Federal houver expedido Smula de Jurisprudncia favorvel aos beneficirios. Temos, ainda, que: SMULA. DO latim summula (resumo, eptome breve), tem o sentido de sumrio, ou de ndice de alguma coisa. o que de modo abreviadssimo explica o teor, ou o contedo integral de alguma coisa. Assim, a smula de uma sentena, de um acrdo, o resumo, ou a prpria ementa da sentena ou do acrdo. No mbito da uniformizao da jurisprudncia, indica a condensao de srie de acrdos, do mesmo tribunal, que adotem idntica interpretao de preceito jurdico em tese, sem carter obrigatrio, mas, persuasivo, e que, devidamente numerados, se estampem em repertrios." (SILVA ,De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999, p.784.). Continuando, pesquisei na Internet as smulas de Jurisprudncia do STF, e penso ter encontrado a resposta. Para vocs terem idia, o STF tm mais de 600 (seiscentas) smulas e o STJ mais de 200 (duzentas) . Fiz uma seleo das smulas de ambos os Tribunais e preparei um resumo, disponibilizado no meu site (www.resumosconcursos.hpg.com.br), na seo de Anexos (Outros Materiais). Voltando resoluo da questo: Alternativa A Primeiramente, procurei o significado da palavra DISACUSIA. Como meu Aurlio no o completo, ficou difcil encontrar tal significado. Procurei na internet, atravs do Google e s achei pginas mdicas, onde consegui entender que disacusia uma doena provocada por acidente de trabalho (muito pouco, eu sei, mas fazer o que!) J a Smula n 44 do Superior Tribunal de Justia traz em seu bojo um texto idntico ao da alternativa, fazendo com que concluamos que a mesma seja correta. SMULA N 44 - STJ A definio, em ato regulamentar, de grau mnimo de disacusia, no exclui, por si s, a concesso do benefcio previdencirio. Alternativa B Correta a assertiva da alternativa B, visto estar de acordo com o que assevera o STF - Supremo Tribunal Federal, em sua smula n 466, transcrita abaixo:

14

- 15 -

SMULA N 466 - STF No inconstitucional a incluso de scios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatrios da previdncia social Alternativa C Igualmente correta a alternativa C, pois vai de encontro ao exarado na Smula n 501 do STF, que reproduzo a seguir: SMULA N 501 - STF Compete a justia ordinria estadual o processo e o julgamento, em ambas as instncias, das causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a unio, suas autarquias, empresas pblicas ou sociedades de economia mista. Alternativa D Concubina nada mais do que aquela que vive amasiada com seu homem. O STF em sua smula n 35, determina que a concubina, ou companheira, ou amasiada, tem direito de ser indenizada pela morte do amsio, SE ENTRE ELES NO HAVIA impedimento para o casamento. O enunciado da alternativa incorreto, pois afirma que a amasiada ou companheira s ter direito indenizao no caso de HAVER IMPEDIMENTO e a smula diz exatamente o contrrio. Alternativa incorreta, e, portanto, o gabarito da questo. SMULA N 35 - STF Em caso de acidente do trabalho ou de transporte, a concubina tem direito de ser indenizada pela morte do amsio, se entre eles no havia impedimento para o matrimnio. Alternativa E A resposta para esta alternativa dada por duas smulas, uma do STF e outra do STJ, que tratam absolutamente do mesmo assunto, conforme demonstrado abaixo: SMULA N 552 - STF Com a regulamentao do art. 15, da Lei 5.316/67, pelo Decreto 71.037/72, tornou-se exeqvel a exigncia da exausto da via administrativa antes do incio da ao de acidente do trabalho. SMULA N 89 - STJ A ao acidentria prescinde do exaurimento da via administrativa. Conclumos, portanto, que a alternativa E correta.

====================================================================== 12- No segurado facultativo da Previdncia Social:

15

- 16 -

a) b) c) d) e)

pessoa participante de regime prprio de previdncia. a dona-de-casa. o sndico de condomnio, quando no remunerado. aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social. o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa.

Comentrios

segurado facultativo o MAIOR DE 16 ANOS DE IDADE que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social, mediante contribuio, desde que no esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio da PREVIDNCIA SOCIAL. III III IV VVI VII VIII IX Xa dona-de-casa; o sndico de condomnio, quando no remunerado; o estudante; o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social; o membro de conselho tutelar, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; o bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa; o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa, curso de especializao, ps graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; o presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; e o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdencirio de pas com o qual o Brasil mantenha acordo internacional.

Pelo pequeno resumo acima podemos concluir que as alternativas B, C, D e E esto corretas, ou seja, todos so segurados facultativos perante a Previdncia Social. J no caso da alternativa A, por eliminao, encontramos a resposta questo. Eliminao, primeiro tendo em vista que as alternativas anteriores no satisfazem o requisito da questo (no segurado facultativo) e depois porque a Lei veda a filiao ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, a pessoa participante de regime prprio de previdncia social, SALVO NA HIPTESE de afastamento sem vencimento e desde que no permitida, nesta condio, contribuio ao respectivo regime prprio. O texto da alternativa est quase certo, ou melhor, incompleto. Ele no traz a condio necessria para que o participante de regime prprio de previdncia seja considerado segurado facultativo: estar afastado sem vencimentos e no contribuir para o respectivo regime prprio.

16

- 17 -

13- Nos termos da legislao previdenciria, assinale qual dos requisitos abaixo no exigido da empresa para fins de iseno de contribuies. a) b) c) d) e) Ser reconhecida como de utilidade pblica federal. Ser reconhecida como de utilidade pblica pelo respectivo Estado, Distrito Federal ou Municpio onde se encontre a sua sede. Ser portadora do Registro e do Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social fornecidos pelo Conselho Nacional de Assistncia Social. No perceber seus diretores vantagens ou benefcios, por qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes so atribudas pelo respectivo estatuto social. Estar em situao irregular em relao s contribuies sociais.

Comentrios Em minha apostila de Legislao Previdenciria, pag. 39, que trata de Isenes, temos que: So ISENTAS das contribuies para a Seguridade Social a pessoa jurdica de direito privado BENEFICENTE DE ASSISTNCIA SOCIAL que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos: III III IV Vseja reconhecida como de utilidade pblica federal; seja reconhecida como de utilidade pblica pelo respectivo Estado, Distrito Federal ou Municpio onde se encontre a sua sede; seja PORTADORA do Registro e do Certificado de Entidade de Fins Filantrpicos fornecido pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, renovado a cada trs anos; promova, GRATUITAMENTE E EM CARTER EXCLUSIVO, a assistncia social beneficente a pessoas carentes, em especial a crianas, adolescentes, idosos e portadores de deficincia; aplique integralmente o eventual resultado operacional na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos institucionais, apresentando, anualmente, relatrio circunstanciado de suas atividades ao Instituto Nacional do Seguro Social; e no percebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores, benfeitores, ou equivalentes, REMUNERAO, VANTAGENS OU BENEFCIOS, por qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes so atribudas pelo respectivo estatuto social.

VI -

17

- 18 A alternativa E afirma que NO EXIGIDO da empresa estar em situao IRREGULAR. Logicamente, se a empresa ou entidade beneficente, e para tanto atendeu, cumulativamente os 6 (seis) pontos acima elencados, no porque ou como estar em situao irregular em relao s contribuies sociais, visto estar a mesma isenta de tais contribuies e a lei (Decreto n 3048/99, no seu artigo 206 e incisos, reproduzidos acima) no mencionar em hora alguma tal exigncia. Portanto, a alternativa E a correta e o gabarito da questo.

14- Nos termos da legislao previdenciria, assinale a opo na qual no exigido da empresa a prova da inexistncia de dbito. a) b) c) d) e) Na licitao. Na contratao com o poder pblico. No recebimento de benefcios ou incentivo fiscal ou creditcio concedidos pelo poder pblico. Na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem mvel de pequeno valor incorporado ao ativo permanente da empresa. Na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel.

Comentrios O Decreto 3048/99 nos traz os casos em que exigido das empresas a prova de inexistncia de dbito junto aos cofres da Previdncia, e que reproduzo abaixo com fins elucidativos: Art. 257. Dever ser exigido documento comprobatrio de inexistncia de dbito relativo s contribuies a que se referem os incisos I, III, IV, V, VI e VII do pargrafo nico do art. 195, destinadas manuteno da seguridade social, fornecida pelo rgo competente, nos seguintes casos: I - DA EMPRESA: a) na licitao, na contratao com o poder pblico e no recebimento de benefcios ou incentivo fiscal ou creditcio concedidos por ele; b) na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo; c) na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem mvel de valor superior a R$15.904,18 (quinze mil novecentos e quatro reais e dezoito centavos) incorporado ao ativo permanente da empresa; e d) no registro ou arquivamento, no rgo prprio, de ato relativo a baixa ou reduo de capital de firma individual, reduo de capital social, ciso total ou parcial, transformao ou extino de entidade ou sociedade comercial ou civil e transferncia de controle de cotas de sociedades de responsabilidade limitada, suprida a exigncia pela informao de inexistncia de dbito a ser prestada pelos rgos competentes de que trata o 10; II - DO PROPRIETRIO, pessoa fsica ou jurdica, de obra de construo civil, quando de sua averbao no Registro de Imveis, salvo no caso do art. 278;

18

- 19 -

III - DO INCORPORADOR, na ocasio da inscrio de memorial de incorporao no Registro de Imveis; IV - DO PRODUTOR RURAL PESSOA FSICA E DO SEGURADO ESPECIAL referidos, respectivamente, na alnea " a " do inciso V e no inciso VII do caput do art. 9, quando da constituio de garantia para concesso de crdito rural e qualquer de suas modalidades, por instituio de crditos pblica ou privada, desde que comercializem a sua produo com o adquirente domiciliado no exterior ou diretamente no varejo a consumidor pessoa fsica, a outro produtor rural pessoa fsica ou a outro segurado especial; V - NA CONTRATAO DE OPERAES DE CRDITO COM INSTITUIES FINANCEIRAS, assim entendidas as pessoas jurdicas pblicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessria a intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, autorizadas pelo Banco Central do Brasil ou por decreto do Poder Executivo a funcionar no Territrio Nacional, que envolvam: a) recursos pblicos, inclusive os provenientes de fundos constitucionais e de incentivo ao desenvolvimento regional (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, Fundo de Desenvolvimento da Amaznia e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste); b) recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio, do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao; ou c) recursos captados atravs de Caderneta de Poupana; e VI - na liberao de eventuais parcelas previstas nos contratos a que se refere o inciso anterior. Aps relembrarmos os casos em que se exige prova da inexistncia de dbito, podemos resolver tranqilamente esta questo. As trs primeiras alternativas esto incorretas, pois so casos descritos no inciso I, letra a) do artigo 257 acima descrito e, em todos eles, exigida a prova de inexistncia de dbito. A alternativa E tambm est correta, pois previsto no mesmo inciso, letra b), que a exigncia de provar o indbito com relao s contribuies condio para a alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo. Com relao alternativa D, o mesmo Decreto estatui que somente para os bens mveis, com valores superiores a R$ 15.904,18, que dever ser exigida a prova de inexistncia de dbito quando de sua alienao (venda). J o texto da alternativa diz sobre bem mvel de pequeno valor. E isto faz da alternativa D a resposta correta para esta questo.

====================================================================== 15- A respeito do regime geral de previdncia social e da classificao dos segurados obrigatrios, assinale a assertiva incorreta.

19

- 20 a) b) c) d) e) Como empregado aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no-eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado. Como trabalhador avulso quem presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servio de natureza urbana ou rural definidos em Regulamento. Como contribuinte individual o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa. Como empregado o titular de firma individual urbana ou rural. Como contribuinte individual o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima.

Comentrios Para responder esta questo devemos relembrar os conceitos de segurado obrigatrio, empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual, etc. Duas so as condies bsicas para ser segurado da previdncia: ser pessoa fsica e ter 16 ou mais anos de idade. Qualquer um nestas condies vincula-se ao sistema previdencirio: obrigatoriamente, quando exercer atividade remunerada que acarrete filiao obrigatria; ou facultativamente, quando no exerc-la. Portanto, temos: SEGURADO OBRIGATRIO aquele cujo vnculo aperfeioa-se independente de sua vontade. SEGURADO FACULTATIVO aquele que se filia discricionariamente ao sistema. Consultando a Lei 8213/91, temos as caractersticas que fazem dos trabalhadores um segurado obrigatrio ou no. Art. 11. So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas: I - como empregado: a) aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas; c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior; d) aquele que presta servio no Brasil a misso diplomtica ou a repartio consular de carreira estrangeira e a rgos a elas subordinados, ou a membros dessas misses e reparties, excludos o no-brasileiro sem residncia permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislao previdenciria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular; e) o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas do domiclio;

20

- 21 f) II III o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional; como empregado domstico: aquele que presta servio de natureza contnua a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividades sem fins lucrativos; como empresrio: o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor noempregado, o membro de conselho de administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria e o scio que participe da gesto ou receba remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural;

IV -

V-

VI VII -

como trabalhador autnomo: a) quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; b) a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no; como equiparado a trabalhador autnomo, alm dos casos previstos em legislao especfica: a) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade agropecuria, pesqueira ou de extrao de minerais, em carter permanente ou temporria, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados, utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua; b) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada e de congregao ou de ordem religiosa, este quando por ela mantido, salvo se filiado obrigatoriamente Previdncia Social em razo de outra atividade, ou a outro sistema previdencirio, militar ou civil, ainda que na condio de inativo; c) o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no brasil, salvo quando coberto por sistema prprio de previdncia social; d) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por sistema de previdncia social do pas do domiclio; como trabalhador avulso: quem presta a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servio de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento; como segurado especial: o produtor, o parceiro, o meeiro, e o arrendatrio rurais, o garimpeiro, o pescador artesanal e o assemelhado, que exeram suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores de 16 (dezesseis) anos ou a eles equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente, com o grupo familiar respectivo.

1. Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e exercido em condies de mtua de dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados. 2. Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdncia Social obrigatoriamente filiado em relao a cada uma delas.

21

- 22 Fazendo estas distines e tendo conhecimento das definies e conceitos, e sabendo que o examinador quer a alternativa incorreta em relao aos segurados obrigatrios, podemos passar resoluo da questo. Agora, trazemos at vocs o pulo do gato, ou seja, a sntese da regra para a determinao de segurado obrigatrio, facultativo, especial, etc. (de autoria do Prof. Gustavo Barchet). 1. Se no h exerccio de atividade remunerada: segurado facultativo; 2. Se h interveno obrigatria do rgo gestor da mo-de-obra ou do sindicato da categoria: trabalhador avulso; 3. Se atividade agropecuria ou pesqueira, exercida sem empregados de forma individual ou em regime de economia familiar: segurado especial; 4. Se h subordinao: empregado; se a atividade exercida no mbito residencial sem fins lucrativos, empregado domstico; se ocupante de cargo efetivo, ser servidor pblico, excludo do RGPS; 5. Se h autonomia, sem ser hiptese de trabalhador avulso ou segurado especial: contribuinte individual. Esse procedimento, malgrado sua generalidade, alm de auxiliar na obteno de uma viso geral das diversas espcies de segurados, pode ser utilizado de forma subsidiria na resoluo das questes. Sempre que, na situao apresentada, no tivermos certeza de qual espcie de segurado se trata, til recorrermos a ele para encontrarmos mais facilmente a resposta. Alternativa A Utilizando-nos da regra acima exemplificada, vemos que no caso do empregado, sendo remunerado e tendo que se subordinar a algum, conclumos ser segurado obrigatrio, o que faz desta alternativa, em relao ao que pede o examinador, incorreta. Isto confirmado pela Lei 8213/91, artigo 11, inciso I, letra a. Alternativa B Definio dada pela Lei 8213/91, artigo 11, inciso VI. Alternativa incorreta, pois o trabalhador avulso considerado segurado obrigatrio. Alternativa C Utilizando-nos da regra acima, temos que o membro de instituio religiosa tem autonomia, e no trabalhador avulso ou segurado especial, sendo considerado equiparado a trabalhador autnomo. Neste caso e tendo por base a Lei 8213/91, artigo 11, inciso V, letra b, temos que o contribuinte individual um segurado obrigatrio, fazendo esta alternativa ser incorreta. Alternativa D

22

- 23 O titular de firma individual urbana ou rural considerado segurado obrigatrio como EMPRESRIO e no como empregado, visto que o titular de firma no se submete aos seguintes atributos: onerosidade, no eventualidade, subordinao e remunerao. Alternativa correta, pois est de acordo com o que exige o examinador. Alternativa E Como contribuinte individual o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima Igualmente alternativa anterior, o raciocnio usado o mesmo, pois o diretor no empregado e o membro do conselho de administrao de sociedade annima so considerados empresrios ou contribuintes individuais e como tal, segurados obrigatrios. Alternativa incorreta.

16- A respeito do conceito previdencirio de empresa ou de empregador domstico, assinale a assertiva incorreta. a) b) c) d) e) Empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional. Empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, o contribuinte individual em relao a segurado que lhe presta servio. Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a cooperativa. Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade.

Comentrios Esta prova tem algo de muito interessante. Ela extremamente didtica. Se vocs perceberam, os examinadores foram fazendo as questes de acordo com a progresso da lei. A questo anterior abordava assunto ligado ao artigo 11 da Lei 8213/91(segurado obrigatrio). A presente questo trata de questo relacionado a empresa e empregador domstico, tpico abordado no artigo 14 da Lei 8213/91. Para quem usou de decoreba foi um prato cheio!. Entretanto, est tambm uma questo um tanto maliciosa, uma autntica pegadinha. Bom, Ins morta!. Vamos ao que interessa, que a resoluo da questo propriamente dita. Para auxiliar em nossa resoluo, transcrevemos o artigo 14 da Lei 8213/91 logo a seguir: Art. 14. Consideram-se: Iempresa - a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional;

23

- 24 II empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. Considera-se empresa, para os efeitos desta lei, o autnomo e equiparado em relao a segurado que lhe presta servio, bem como a cooperativa, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreira estrangeiras.

Pargrafo nico.

Todas as alternativas parecem ter sido tiradas literalmente do texto da Lei 8213/91, do artigo acima transcrito. S a custo de uma observao mais atenta, sem afobao (coisa difcil na hora da prova...) que podemos perceber o quo importante uma pequena palavrinha, um advrbio de negao: NO.

As alternativas B, C, D e E esto de acordo com o texto do artigo 14 e, portanto, incorretas para o que se exige na questo. J a alternativa A .... O examinador tentou ( e com certeza conseguiu) eliminar vrias centenas de candidatos com a supresso do advrbio de negao NO, que deveria estar junto a ..., com fins lucrativos,.... Como para que uma entidade seja considerada empresa no necessrio que a mesma seja lucrativa (cooperativas, associaes de amigos de bairro, entidade beneficentes, etc so empresas e nem por isso so lucrativas), a alternativa est incorreta e portanto o gabarito da questo.

====================================================================== 17- No constitui receita das contribuies sociais: a) b) c) d) e) as das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. as dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio. as provenientes da Unio. as das empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. as incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos.

Comentrios O financiamento para o custeio da Previdncia Social obtido de duas maneiras: Diretos financiamentos obtidos mediante contribuies sociais; Indiretos mediante receitas oramentrias da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios (atravs de tributos);

24

- 25 Constituem CONTRIBUIES SOCIAIS: as das empresas, recaindo sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) as dos empregadores domsticos; c) as dos trabalhadores, incidindo sobre o respectivo salrio de contribuio; d) as das associaes desportivas; e) as incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural; f) as das empresas, incidentes sobre a receita ou o faturamento e o lucro; g) as incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos (loterias).
a)

Com base no exposto acima, e sem maiores comentrios, que poderiam se tornar redundantes, podemos afirmar que a alternativa correta para esta questo a alternativa C.

18- A respeito dos perodos de carncia, assinale qual dos benefcios abaixo necessita de perodo de carncia: a) b) c) d) e) Penso por morte. Auxlio-recluso. Salrio-famlia. Auxlio-acidente. Auxlio-doena.

Comentrios PERODO DE CARNCIA o tempo correspondente ao nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. PARA O SEGURADO ESPECIAL: considera-se PERODO DE CARNCIA o tempo mnimo de efetivo exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua, igual ao nmero de meses necessrio concesso do benefcio requerido.

Para efeito de carncia, considera-se presumido o recolhimento das contribuies do segurado empregado e do trabalhador avulso. O PERODO DE CARNCIA contado: Ipara o segurado EMPREGADO e TRABALHADOR AVULSO, da data de filiao ao Regime Geral de Previdncia Social; e

25

- 26 II para o segurado EMPREGADO DOMSTICO, EMPRESRIO, TRABALHADOR AUTNOMO ou a este equiparado, CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, e FACULTATIVO, da data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, no sendo consideradas para esse fim as contribuies recolhidas com atraso referentes a competncias anteriores, observado, quanto ao segurado facultativo,

A concesso das prestaes pecunirias do Regime Geral de Previdncia Social, depende dos seguintes perodos de carncia: IIl 12 contribuies mensais, nos APOSENTADORIA POR INVALIDEZ; casos de AUXLIO-DOENA e

180 contribuies mensais, nos casos de APOSENTADORIA POR IDADE, TEMPO DE CONTRIBUIO e ESPECIAL.

Independe de carncia a CONCESSO das seguintes prestaes: III penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente de qualquer natureza; salrio-maternidade, EXCETO para a segurada especial, que observar o disposto no 2 do art. 93; 2 Ser devido o salrio-maternidade segurada especial, desde que comprove o exerccio de atividade rural nos ltimos doze meses imediatamente anteriores ao requerimento do benefcio, mesmo que de forma descontinua. auxlio-doena e aposentadoria por invalidez SOMENTE nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa, bem como nos casos de segurado que, aps filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social for acometido de alguma das doenas e afeces especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e do Trabalho e da Previdncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao, mutilao, deficincia, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream tratamento particularizado; (exceo) aposentadoria por idade ou por invalidez, auxlio-doena, auxlio-recluso ou penso por morte aos segurados especiais, desde que comprovem o exerccio de atividade rural no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, ainda que de forma descontnua, igual ao nmero de meses correspondente carncia do benefcio requerido; e reabilitao profissional.

III -

IV -

V-

Aps este pequeno resumo sobre Carncia, conclumos que a resposta correta para esta questo a alternativa E, pois para fazer juz ao auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez o segurado

26

- 27 necessita ter contribudo no mnimo por 12 meses com a Previdncia Social, salvo o disposto na exceo acima descrita.

====================================================================== 19- Com relao s espcies de prestaes e aos beneficirios correspondentes, assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) Aposentadoria por invalidez segurado. Penso por morte dependente. Salrio-famlia segurado. Auxlio-acidente dependente. Auxlio-doena segurado.

Comentrios Questo carimbada e que cai em todo concurso. O concurseiro no pode confundir segurado com dependente pois isto faz uma diferena danada na hora de responder este tipo de questo. E para no perder mais tempo vamos s definies: SEGURADO a pessoa fsica que contribui para a Previdncia, gozando em contrapartida dos benefcios que ela oferece; DEPENDENTE aquele que, apesar de no efetuar nenhuma contribuio, faz jus a determinados benefcios previdencirios em virtude do vnculo mantido com o primeiro e do encargo por este suportado; CONTRIBUINTE a empresa ou a pessoa fsica ou jurdica a ela equiparada que, apesar de recolher as contribuies sociais, no goza das prestaes e servios mantidos pelo sistema. Alternativa A A aposentadoria por invalidez um direito do segurado e ele quem faz gozo deste benefcio. Alternativa B A penso por morte direito do segurado mas so os dependentes que, se podemos dizer, gozaro deste benefcio. Alternativas C e E O salrio famlia e o auxlio doena, direitos do segurado, s podero ter como beneficirios o prprio segurado. Alternativa D

27

- 28 No caso especfico, desta questo, do auxlio acidente, temos que um direito do segurado e o benefcio pago pela Previdncia Social ao prprio segurado, que quem faz juz ao mesmo. Est, portanto, incorreta esta alternativa.

====================================================================== 20- Com relao s espcies de prestaes e aos perodos de carncia correspondentes, assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) Aposentadoria por invalidez oriunda de doena profissional doze contribuies. Auxlio-doena doze contribuies. Salrio-famlia zero contribuies. Auxlio-funeral zero contribuies. Penso por morte zero contribuies.

Comentrios J vimos que penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente NO necessitam de carncia para serem gozadas pelo segurado ou dependentes. No caso de AUXLIO-DOENA e APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, existe uma carncia de 12 contribuies mensais. APOSENTADORIA POR IDADE, por TEMPO DE CONTRIBUIO e ESPECIAL necessitam de 180 contribuies mensais. O pagamento do auxlio-funeral ficar sob a responsabilidade da Previdncia Social at que entre em vigor lei que disponha sobre os benefcios e servios da Assistncia Social e no necessita de carncia. Em vista do exposto, a nica alternativa que est incorreta a alternativa A, pois a Lei 8213/91 deixa claro que INEXISTE carncia nos casos de Aposentadoria por invalidez oriunda de doena profissional.

====================================================================================

21- Com relao ao auxlio-doena e suas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) b) c) Benefcio continuado. Devido ao segurado. Extino do benefcio pela recuperao da capacidade para o trabalho. 28

- 29 d) e) Possui prazo de carncia, em regra. Incapacitao permanente para o trabalho.

Comentrios O benefcio AUXLIO - DOENA , regulamentado pelos art. 59 a 64 da Lei n 8.213 / 91, nos traz o seguinte: Beneficirios: ser devido ao segurado que, tendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido na lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias h a suspenso do contrato de trabalho: no h cmputo do tempo de servio.

os primeiros 15 dias correm por conta da empresa, quando o contrato de trabalho fica interrompido

Renda Mensal Benefcio

do

Data do Recebimento ser devida: I ao segurado Empregado: a) a contar do 16 dia afastamento da atividade;

Durao no cessar o benefcio at que o segurado em gozo do auxlio seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistncia, ou qdo. considerado norecupervel, for aposentado por invalidez.

Perodo de Carncia

91 % do salrio de benefcio, no podendo Ter valor inferior ao do salrio mnimo, nem superior ao do limite mximo do salrio de contribuio

do

II demais segurados: a contar da data do incio da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

12 contribuies mensais

Analisando uma a uma as alternativas podemos dizer que o benefcio Auxlio Doena: benefcio continuado pois s cessa quando o segurado dado como habilitado para o desempenho de nova atividade. devido ao segurado a contar do 16 dia do afastamento da atividade, quando empregado. O benefcio extinto quando da recuperao do segurado para a atividade laboral. Em regra, o auxlio doena necessita de uma carncia de 180 contribuies mensais para passar a ser um direito do segurado. Sobra, portanto, a alternativa E que a alternativa que responde a esta questo, pois se houver incapacitao permanente para o trabalho o segurado ser aposentado por invalidez, cessando o benefcio do auxlio doena. este for

29

- 30 -

====================================================================== 22- Com relao ao auxlio-acidente e suas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) Benefcio instantneo. Devido ao segurado. Carter indenizatrio. Vinculado a seqelas consolidadas. Extino do benefcio pelo bito do segurado.

Comentrios O AUXLIO ACIDENTE regulamentado pelo art. 86 da Lei n 8.213 / 91, o qual resumidamente transcrevemos abaixo, de uma forma mais didtica. Beneficirios: trata-se de benefcio concedido como indenizao quando, aps consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. DEVIDO SOMENTE aos EMPREGADOS, aos AVULSOS e aos SEGURADOS ESPECIAIS.
Renda Mensal Benefcio do Data do Recebimento Durao ser devido a partir do dia seguinte ao da cessao do auxlio-doena, independentemente de qualquer remunerao ou rendimento auferido pelo acidentado, vedada sua acumulao com qualquer aposentadoria Perodo de Carncia

50 % do salrio de benefcio.

a data do incio da cessao do auxlio-doena, percebido enquanto no consolidadas as leses decorrentes do acidente.

A resposta correta para esta questo est na alternativa A, pois o benefcio do auxlio acidente no instantneo e sim concedido aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza. Neste nterim, enquanto no faz juz ao auxlio acidente, o segurado recebe o auxlio doena. O benefcio auxlio acidente devido ao segurado (alternativa B), tem como caracterstica principal o seu carter indenizatrio (alternativa C), sendo vinculado seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia (alternativa D) e extingue-se com o bito do segurado (alternativa E)

======================================================================

30

- 31 23- Com relao aposentadoria por invalidez e suas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) Benefcio de renda mensal. Exige, em regra, carncia. Extino do benefcio com o retorno voluntrio atividade. Pode ser acumulado com auxlio-doena. Alquota de 100% do salrio-de-benefcio.

Comentrios A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ apresentamos abaixo: tratada nos art. 42 a 47 da Lei n 8.213 / 91, que

Beneficirios: trata-se de benefcio de trato continuado, devido, mensal e sucessivamente, em face da INCAPACIDADE TOTAL E DEFINITIVA do segurado.
Renda Benefcio Mensal do Perodo Carncia de

Data do Recebimento

Durao enquanto permanecer a condio do segurado de incapaz para o exerccio da atividade que lhe garanta a subsistncia.

100% do salrio de benefcio; no pode ser inferior ao salrio mnimo; se necessitar do auxlio de outra pessoa, o salrio ser acrescido de 25 %.

ser devida a partir do dia imediato ao da cessao do auxliodoena

12 contribuies mensais, com ressalvas.

O mtodo de resoluo repete das questes anteriores, ou seja, devemos escolher a questo incorreta de um rol no qual existem 4 alternativas corretas e apenas uma incorreta. Falei o bvio, no ? Mais fcil, impossvel !!! As caractersticas do beneficio de Aposentadoria por Invalidez so relacionados no quadro acima e verificando as alternativas, a nica que no se enquadra no quadro (ta trocadilho porreta!!) a alternativa D, pois o benefcio da Aposentadoria por Invalidez ser devida a partir da cessao do auxlio doena. Sem mais comentrios, pois estaramos chovendo no molhado.

====================================================================== 24- Com relao reabilitao profissional e suas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) b) c) Desenvolve capacidades residuais das pessoas incapacitadas. um benefcio temporrio. Busca integrao no mercado de trabalho. 31

- 32 d) e) Exige trabalho integrado de profissionais de diferentes reas. Permite readaptao profissional.

Comentrios A habilitao e a reabilitao profissional so tratadas na Lei 8213/91, nos artigos 89 a 93, cuja transcrio parcial fazemos abaixo: Art. 89. A habilitao e a reabilitao profissional e social devero proporcionar ao beneficirio incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e s pessoas portadoras de deficincia, os meios para a (re)educao e de (re)adaptao profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive. Pargrafo nico. A reabilitao profissional compreende: a) o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessrios habitao e reabilitao social e profissional; b) c) a reparao ou a substituio dos aparelhos mencionados no inciso anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrncia estranha vontade do beneficirio; o transporte do acidentado do trabalho, quando necessrio.

Art. 90. A prestao de que trata o artigo anterior devida em carter, obrigatrio aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do rgo da Previdncia Social, aos seus dependentes. Art. 91. Ser concedido, no caso de habilitao e reabilitao profissional, auxlio para tratamento ou exame fora do domiclio do beneficirio, conforme dispuser o Regulamento. Art. 92. Concludo o processo de habilitao ou reabilitao social e profissional, a Previdncia Social emitir certificado individual, indicando as atividades que podero ser exercidas pelo beneficirio, nada impedindo que este exera outra atividade para a qual se capacitar. Art. 62. O segurado em gozo de auxlio-doena, insusceptvel de recuperao para sua atividade habitual, dever submeter-se a processo de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade. No cessar o benefcio at que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistncia ou, quando considerado no-recupervel, for aposentado por invalidez. Esta , realmente, uma questo bem interessante. O examinador foi buscar um dos benefcios, como por dizer, menos importante ou mais esquecido do rol de benefcios da Previdncia Social. E as alternativas no ajudaram muito na elucidao da questo. Uma das poucas questes desta prova que tiveram um grau de dificuldade mdio.

32

- 33 O texto das alternativas no , como nas questes anteriores, cpia fiel do texto legal (Lei 8213/91). Portanto, o concurseiro tinha que ter conhecimento pleno da Lei, e mais especificamente deste tpico para responder a contento esta questo. Alternativa A O texto legal traz que a habilitao e reabilitao profissional devem proporcionar ao beneficirio incapacitado os meios para sua readaptao profissional e social para participar do mercado de trabalho e do meio em que vive. O trabalho desenvolvido com estes segurados amplo e complexo e por vezes acaba trazendo outros ganhos para o beneficirio. Exemplos so pessoas que exerciam atividades que contemplavam o uso macio de um dos sentidos humanos: viso, audio, paladar, tato ou olfato. Na perda de um deles, a reabilitao promove o aguamento em outros rgos sensoriais, possibilitando ao beneficirio um aumento em sua capacidade residual. Alternativa correta. Alternativa B Temporrio o mesmo que provisrio. E o benefcio de reabilitao ou readaptao fornecido ao segurado incapacitado no pode ser considerado provisrio, pois ele concedido em carter obrigatrio e enquanto perdurar sua invalidez ou at que seja constatado que est apto para desempenhar nova atividade que lhe garanta a subsistncia. Portanto, o benefcio concedido pela Previdncia Social no temporrio e sim contnuo enquanto perdurar a situao vivida pelo segurado. Alternativa incorreta e portanto o gabarito da questo. Alternativa C Realmente, a busca pela integrao no mercado de trabalho um dos principais objetivos deste benefcio concedido pela Previdncia Social. O processo de habilitao e reabilitao procura proporcionar ao segurado incapacitado novas oportunidades, novas habilidades, que o qualifiquem a voltar ao mercado de trabalho e conseguir sua subsistncia. Alternativa correta. Alternativa D Correto. A reabilitao realizada para qualquer tipo de incapacitao que o segurado vier a sofrer como conseqncia de acidente de trabalho. Pode ser feita por fisioterapeutas, ortopedistas, terapeutas, psiclogos, neurologistas, etc. Alternativa E Com certeza. Corretssimo. caracterstica fundamental do programa de reabilitao que tem como objetivo recolocar o segurado novamente no mercado de trabalho, exercendo, se possvel, a mesma atividade, ou em caso contrrio, outra atividade que lhe permita garantir sua subsistncia.

====================================================================== ANULADA 25- A respeito da manuteno e perda da qualidade de segurado, assinale a opo incorreta. a) Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies sem limite de prazo para quem est em gozo de benefcio.

33

- 34 b) c) d) e) Mantm a qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social. Mantm a qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que estiver licenciado sem remunerao. Mantm a qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que estiver suspenso. Mantm a qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria.

Comentrios Esta questo foi de uma infelicidade tamanha para quem a elaborou, pois o gabarito oficial apontou a alternativa C como a resposta da questo. Entretanto, esta alternativa tem respaldo no inciso II do artigo 15 da Lei 8213/91, o que a torna corretssima e portanto, como a questo pedia a alternativa incorreta, o gabarito estava errado. Alm disso, a alternativa D tambm foi erroneamente formulada, visto estar, tambm, amparada pelo mesmo inciso II do artigo 15 da Lei 8213/91.

No texto legal est escrito que o segurado mantm a qualidade de segurado at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies se estiver SUSPENSO ou LICENCIADO sem remunerao. Podemos ver, tambm, que o problema pode ser imputado ao legislador, que no soube se expressar adequadamente. Se ele queria conceder o benefcio aos segurados que estivessem SUSPENSOS ou LICENCIADOS, ambos sem remunerao, deveria ter colocado estas duas palavras entre vrgulas. Existem vrias maneiras de melhor redigir este texto, e como aqui no resoluo de prova de Lngua Portuguesa e a questo j foi anulada, deixemos pr l. Concluindo, temos como corretas as 5 (cinco) alternativas propostas pela questo, que por sua vez pedia a INCORRETA. Impossvel de encontrar uma resposta, questo acertadamente anulada. Abaixo, transcrevemos o artigo 15 da Lei 8213/91, para que vocs relembrem em quais casos h a manuteno da qualidade de segurado. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: III SEM LIMITE DE PRAZO, quem est em gozo de benefcio; at 12 meses aps a cessao de benefcio por INCAPACIDADE ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; at 12 meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; at 12 meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; at 3 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; e at 6 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

III IV VVI -

34

- 35 -

O prazo do inciso II ser prorrogado para at 24 meses, se o segurado j tiver pago mais de 120 contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado.

O prazo do inciso II ser acrescido, AINDA, de 12 meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego. Durante os prazos deste artigo, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdncia social.

====================================================================== 26- Constituem parcelas integrantes do salrio de contribuio, exceto: a) b) c) d) e) o salrio-maternidade. gratificao natalina para todos os fins. a remunerao paga. o salrio-base para o contribuinte individual. a remunerao registrada na Carteira de Trabalho para o empregado domstico.

Comentrios Para responder esta questo, utilizaremos a excelente apostila Salrio de Contribuio, do AFRF Prof. Gustavo Barchet, publicada sob forma de aulas no site Ponto dos Concursos e compilada, e com nova editorao, no site www.resumosconcursos.hpg.com.br.

35

- 36 O Regulamento, no art. 214, define o salrio de contribuio de cada categoria especfica de segurado. Embora o dispositivo seja extenso, necessria sua memorizao, em vista da freqncia com que a prpria definio legal, nos exatos termos da lei, exigida nos concursos. De acordo com o citado dispositivo, entende-se por salrio de contribuio: I - para o empregado (menos o domstico) e para o trabalhador avulso a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados, a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades; e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou do tomador dos servios, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou de conveno normativa; II - para o empregado domstico a remunerao registrada na Carteira Profissional e/ou Carteira de Trabalho e Previdncia Social, observados os limites mnimo e mximo; III - para o contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas, ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria durante o ms, observados tambm os limites mnimo e mximo; IV - para o dirigente sindical na qualidade de empregado a remunerao paga, devida ou creditada pela entidade sindical, pela empresa ou por ambas; V - para o dirigente sindical na qualidade de trabalhador avulso a remunerao paga, devida ou creditada pela entidade sindical; VI - para o segurado facultativo o valor por ele declarado, observados os limites mximo e mnimo. O segurado especial no consta na relao acima, e o motivo muito simples: ELE NO CONTRIBUI com base no salrio de contribuio, mas sim, por imperativo constitucional (art. 195, 8), a partir da receita bruta da comercializao de sua produo. Assim, em regra, as disposies legais acerca do salrio de contribuio no tm aplicabilidade no que diz respeito ao segurado especial.

Todavia, o Regulamento permite que esse segurado, facultativamente, contribua tambm na qualidade de contribuinte individual, hiptese em que, por essa contribuio facultativa, incidiro sobre ele as disposies legais relativas ao salrio de contribuio. Complementando o texto acima temos que: Outras parcelas integrantes do salrio de contribuio: - remunerao adicional de frias;

36

- 37 - gratificao natalina - dcimo terceiro salrio: exceto para o clculo do salrio-de-benefcio, sendo devida a contribuio quando do pagamento ou crdito da ltima parcela ou na resciso do contrato de trabalho. - O valor das dirias para viagens, QUANDO excedente a 50 % da remunerao mensal do empregado, integra o salrio-de-contribuio pelo seu valor total. - O salrio-maternidade considerado salrio-de-contribuio. Aps uma atenta leitura no texto acima, fica brincadeira responder a esta questo e todas as outras que tratem de salrio de contribuio. A nica alternativa que satisfaz plenamente ao requisito da questo a alternativa B que generaliza a gratificao natalina (ou dcimo terceiro salrio). O 13 pago em duas parcelas. A 1 parcela no sofre desconto, no fazendo parte do salrio de contribuio. J com a 2 parcela no ocorre o mesmo e ela faz parte do salrio de contribuio. As demais alternativas esto contempladas no texto acima e no necessitam de maiores comentrios.

====================================================================== 27- Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, Decreto-lei 3.048/99, so obrigaes acessrias da relao tributria previdenciria, EXCETO: a) b) c) preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos. lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao. encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia dez de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social relativamente competncia anterior. pagar todas contribuies sociais devidas no perodo de apurao, juntamente com as multas decorrentes do atraso no pagamento.

d) e)

Comentrios Apesar do texto extenso, a questo relativamente fcil, s tendo o concurseiro de prestar a devida ateno ao texto, procurando possveis pegadinhas, muito comuns em questes desta natureza. O Decreto 3048/99, no seu artigo 225, abaixo transcrito, traz quais so as obrigaes acessrias da relao tributria previdenciria.

37

- 38 -

Art. 225. A empresa tambm obrigada a: Ipreparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos: II lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos; III prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao; IV informar mensalmente ao Instituto Nacional do Seguro Social, por intermdio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social, na forma por ele estabelecida, dados cadastrais, todos os fatos geradores de contribuio previdenciria e outras informaes de interesse daquele Instituto; Vencaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia dez de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social relativamente competncia anterior; e VI afixar cpia da Guia da Previdncia Social, relativamente competncia anterior, durante o perodo de um ms, no quadro de horrio de que trata o art. 74 da Consolidao das Leis do Trabalho. Alternativas A, B, C e D Corretas. Textos das alternativas so idnticos, sem meias palavras, aos incisos I, II, III e V, respectivamente, do artigo acima transcrito. Alternativa E A alternativa E, por sua vez, no considerada Obrigao acessria e sim OBRIGAO PRINCIPAL, e portanto a alternativa correta para esta questo.

ANULADA 28- Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, analise as assertivas a respeito da responsabilidade solidria da contribuio social, assinalando a correta. a) A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo-de-obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou

38

- 39 recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada. O proprietrio, o incorporador definido na Lei n 4.591, de 1964, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria, cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo-de-obra, NO SO solidrios com o construtor. Considera-se construtor, para os efeitos do Regulamento da Previdncia Social, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte. Exclui-se da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao. As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no Regulamento da Previdncia Social.

b)

c) d) e)

Comentrios Esta questo s pode ter sido anulada por erro de grafia, pois o examinador queria, com certeza, que fosse assinalada a alternativa INCORRETA, pois as alternativas A, C, D e E esto corretas, conforme podemos comprovar pelo excerto do Regulamento transcrito abaixo. J a alternativa B est incorreta e deveria ser o gabarito correto se a questo pedisse para assinalar a incorreta. RETENO: A empresa contratante de servios executados mediante CESSO ou EMPREITADA de mo-de-obra DEVER RETER 11 % do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e RECOLHER a importncia retida em nome da empresa contratada. (alternativa A est correta, pois literalmente igual a este dispositivo legal) CESSO DE MO-DE-OBRA: a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos, relacionados ou no com a atividade fim da empresa, independentemente da natureza e da forma de contratao, inclusive por meio de trabalho temporrio.

O valor retido dever ser destacado na nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios, sendo compensado pelo respectivo estabelecimento da empresa contratada quando do recolhimento das contribuies destinadas seguridade social devidas sobre a folha de pagamento dos segurados. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA: h solidariedade, quando na mesma obrigao CONCORRE MAIS DE UM CREDOR, ou mais de um devedor, cada um com DIREITO, ou OBRIGAO, dvida toda. A solidariedade pode ser: a) ativa ou passiva;

39

- 40 b) legal ou convencional.
Solidariedade Ativa:quando, havendo vrios credores, CADA UM TEM DIREITO DE EXIGIR DO DEVEDOR COMUM o cumprimento da prestao por inteiro. Solidariedade Passiva: quando, havendo vrios devedores, o CREDOR TEM O DIREITO DE EXIGIR E DE RECEBER DE UM OU DE ALGUNS DOS DEVEDORES, parcial ou totalmente, a divida comum.

a legislao da Seguridade Social atm-se solidariedade passiva e legal, estabelecendo a responsabilidade solidria em determinadas hipteses. O proprietrio, o incorporador, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo-deobra, so SOLIDRIOS com o construtor, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a seguridade social, ressalvado o seu direito regressivo contra o executor ou contratante da obra e admitida a reteno de importncia a este devida para garantia do cumprimento dessas obrigaes, no se aplicando, em qualquer hiptese, o benefcio de ordem. ( esta a alternativa que no condiz com o texto legal e portanto est incorreta, devido nica e exclusivamente negao da solidariedade com o construtor descrita no texto da alternativa.)

No se considera cesso de mo-de-obra, para os fins deste artigo, a contratao de construo civil em que a empresa construtora assuma a responsabilidade direta e total pela obra ou repasse o contrato integralmente. IA responsabilidade solidria SER ELIDIDA (suprimida): pela comprovao do recolhimento das contribuies incidentes sobre a remunerao dos segurados, includa em nota fiscal ou fatura correspondente aos servios executados, quando corroborada por escriturao contbil; e pela comprovao do recolhimento das contribuies incidentes sobre a remunerao dos segurados, aferidas indiretamente nos termos, forma e percentuais previstos pelo INSS.

II -

CONSTRUTOR: para os efeitos deste Regulamento, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte. ( a alternativa C est correta, pois concorda com o texto legal)

Exclui-se da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao ou com incorporador de imveis, ficando estes solidariamente responsveis com o construtor. (correta a alternativa D, pois o texto idntico ao dispositivo legal)

40

- 41 As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza respondem entre si, SOLIDARIAMENTE, pelas obrigaes decorrentes do disposto neste Regulamento. (novamente, o texto legal base para o texto literalmente idntico proposto na alternativa E, que fica sendo correta) O operador porturio e o rgo gestor de mo-de-obra so SOLIDARIAMENTE RESPONSVEIS pelo pagamento das contribuies previdencirias e demais obrigaes, inclusive acessrias, devidas seguridade social, arrecadadas pelo INSS, relativamente requisio de mo-de-obra de trabalhador avulso, VEDADA A INVOCAO DO BENEFCIO DE ORDEM. Os administradores de autarquias e fundaes pblicas, criadas ou mantidas pelo Poder Pblico, de empresas pblicas e de sociedades de economia mista sujeitas ao controle da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, que se encontrarem em mora por mais de 30 dias, no recolhimento das contribuies previstas neste Regulamento, TORNAM-SE SOLIDARIAMENTE RESPONSVEIS pelo respectivo pagamento..

======================================================================

29- Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, assinale a assertiva correta a respeito da notificao fiscal de lanamento de dbito. a) b) c) d) e) Constatada a falta de recolhimento de qualquer contribuio ou outra importncia devida nos termos desse Regulamento, a fiscalizao lavrar notificao fiscal de lanamento, aps a segunda advertncia ao contribuinte faltoso. A notificao fiscal de lanamento dever discriminar com clareza e preciso os fatos geradores, as contribuies devidas e os perodos a que se referem. No haver notificao fiscal de lanamento em caso de falta de pagamento de benefcio reembolsado. Recebida a notificao, a empresa, o empregador domstico ou o segurado tero o prazo de dez dias para efetuar o pagamento ou apresentar defesa. O crdito no pago, mesmo que questionado na via administrativa, ser inscrito em Dvida Ativa.

Comentrios

Alternativas A e B Havendo insuficincia de documentao, ou recusa quanto sua apresentao, ou ainda, a constatao de infringncia lei especfica, ser lavrado o correspondente AUTO DE INFRAO AI, com relatrio anexo, devidamente fundamentado.

41

- 42 Se for apurada a falta de recolhimento das contribuies, ou ainda, a sua inexatido, ser lavrada a NOTIFICAO FISCAL DE LANAMENTO DE DBITO NFLD, discriminando os fatos geradores, as contribuies devidas e os perodos correlatos, de forma clara e precisa. Vimos, portanto aps o exposto acima, que a alternativa A encontra-se incorreta, pois a fiscalizao no lavra a NFLD aps a 2 advertncia e sim quando apurada a falta de recolhimento das contribuies ou a sua inexatido. J a alternativa B encontra-se totalmente correta, pois a NFLD deve discriminar com clareza e preciso os fatos geradores, as contribuies devidas e os perodos a que se referem. Alternativa C O mesmo procedimento, ou seja, a lavratura da NFLD feita no caso de falta de pagamento de benefcio reembolsado ou em caso de pagamento desse benefcio sem observncia das normas pertinentes estabelecidas pelo INSS. Isto faz com que a assertiva exposta na alternativa C esteja incorreta. Alternativa D Antes da ao fiscal, a empresa ou segurado, para no receber a notificao fiscal, poder reconhecer o dbito, firmando o instrumento de CONFISSO DE DVIDA FISCAL. A partir do recebimento da notificao fiscal, tem o interessado o prazo de 15 dias para exercer a opo de oferecer defesa ou recolher o dbito apurado. Como a alternativa traz que o prazo de 10 dias, conclumos pela incorreo da mesma. Alternativa E Decorrido o prazo, sem manifestao do interessado, ser decretada automaticamente a revelia, considerando-se de plano procedente o lanamento. O processo permanecer no rgo jurisdicionante, pelo prazo de 30 dias, para cobrana amigvel, aps o qual ser o crdito inscrito em Dvida Ativa. As contribuies arrecadadas pelo INSS podero, sem prejuzo da respectiva liquidez e certeza, ser inscritas em Dvida Ativa.

Portanto, diferentemente do que est expresso no texto da alternativa E, o crdito no pago s ser inscrito em Dvida Ativa aps decorridos todos os prazos legais, sem a devida manifestao do interessado e da permanncia pelo prazo de 30 dias, no rgo jurisdicionante, para cobrana amigvel. Alternativa incorreta.

30- Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, assinale a assertiva incorreta a respeito do parcelamento de contribuies e demais importncias devidas seguridade social.

42

- 43 a) b) c) d) e) Caso o segurado contribuinte individual manifeste interesse em recolher contribuies relativas a perodo anterior sua inscrio, a retroao da data do incio das contribuies ser autorizada, podendo ser parcelado o pagamento. As contribuies sociais objeto de parcelamento ficam sujeitas, entre outros acrscimos, a juros de mora, de carter irrelevvel, incidentes sobre o valor atualizado. Podero ser objeto de parcelamento as contribuies descontadas do segurado empregado. A empresa ou segurado que tenha sido condenado criminalmente por sentena transitada em julgado, por obter vantagem ilcita em prejuzo da seguridade social ou de suas entidades, no poder obter parcelamento de seus dbitos. O deferimento do parcelamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social fica condicionado ao pagamento da primeira parcela.

Comentrios Alternativa A Caso o segurado empresrio, trabalhador autnomo ou a este equiparado (contribuinte individual) manifeste interesse em recolher contribuies relativas a perodo anterior sua inscrio, a retroao da data do incio das contribuies ser autorizada, desde que comprovado o exerccio de atividade remunerada no respectivo perodo. O valor do dbito poder ser objeto de parcelamento mediante solicitao do segurado junto ao setor de arrecadao e fiscalizao do Instituto Nacional do Seguro Social. Concluindo, a assertiva est correta. Alternativa B A resposta para a alternativa B nos encontramos no Decreto n 3048/99, no artigo apenso abaixo: Art 239. As contribuies sociais e outras importncias arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, includas ou no em notificao fiscal de lanamento, pagas com atraso, objeto ou no de parcelamento, ficam sujeitas a: I - atualizao monetria, quando exigida pela legislao de regncia; II - juros de mora, de carter irrelevvel, incidentes sobre o valor atualizado, equivalentes a: .... O inciso II faz a assertiva da alternativa B ser correta.

Alternativa C Presente do examinador ter colocado esta alternativa como opo para esta questo.

43

- 44 Devemos lembrar que as contribuies devidas Seguridade Social, includas ou no em notificao de dbito, podero, aps verificadas e confessadas, ser objeto de PARCELAMENTO (acordo para pagamento parcelado em at 60 meses consecutivos). As 3 nicas excees de parcelamento de dbitos de contribuies sociais com a Previdncia so: 1. o do segurado empregado: NO podero ser objeto de parcelamento as contribuies descontadas do segurado empregado, inclusive o domstico, e trabalhador avulso; 2. No permitido o PARCELAMENTO de dvidas de empresa com falncia decretada 3. A empresa ou segurado que tenha sido condenado criminalmente por sentena transitada em julgado, por obter vantagem ilcita em prejuzo da seguridade social ou de suas entidades, NO PODER OBTER PARCELAMENTO de seus dbitos, nos cinco anos seguintes ao trnsito em julgado da sentena. Incorreta, portanto, a alternativa C, fazendo dela o gabarito para a questo. Alternativa D A resposta est contemplada nas excees discriminadas na resoluo da alternativa anterior. Apesar de incompleta, pois o parcelamento para a empresa ou segurado que tenha sido condenado criminalmente por sentena transitada em julgado s ocorrer aps terem decorridos 5 anos do trnsito em julgado da sentena, a alternativa est correta. Alternativa E De acordo com o Decreto n 3048/99, o deferimento do parcelamento pelo INSS fica condicionado ao pagamento da primeira parcela. Exatamente como o disposto na alternativa. Correta. Em tempo: Convm nos lembrarmos de que:

Ser admitido o reparcelamento por uma nica vez.

Os crditos de qualquer natureza da seguridade social, constitudos ou no, que forem objeto de parcelamento sero consolidados na data da concesso e expressos em moeda corrente

31- Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, assinale a assertiva correta a respeito da prescrio e da decadncia.

44

- 45 a) b) c) d) e) de cinco anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio. A contagem do prazo de decadncia do direito do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio comea do segundo dia do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao. O direito da seguridade social de apurar e constituir seus crditos extingue-se aps dez anos. Na hiptese de ocorrncia de dolo, fraude ou simulao, a seguridade social no pode, a qualquer tempo, apurar e constituir seus crditos. O direito de pleitear judicialmente a desconstituio de exigncia fiscal fixada pelo Instituto Nacional do Seguro Social no julgamento de litgio em processo administrativo fiscal extingue-se com o decurso do prazo de cento e oitenta dias.

Comentrios Nunca demais nos recordarmos dos conceitos de Decadncia e Prescrio. DECADNCIA: a perda do direito de constituir o crdito pelo decurso de prazo. NO SE INTERROMPE, NEM SE SUSPENDE. O direito de a Seguridade Social apurar e constituir seus crditos EXTINGUE-SE aps 10 (dez) anos, ou seja, o prazo de DECADNCIA contado: a) do 1 dia do exerccio seguinte quele em que o crdito poderia ter sido constitudo; b) da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, a constituio de crdito que tivesse sido anteriormente efetuado; c) da data da notificao do sujeito passivo de medida preparatria para o lanamento. PRESCRIO: a perda do direito de cobrar seus crditos no prazo previsto em lei. o direito de ao do INSS nasce com a constituio do crdito previdencirio pelo lanamento. O PRAZO DE PRESCRIO de 10 (dez) anos contados a partir da constituio definitiva do crdito.

a PRESCRIO pode ser interrompida por: distribuio da execuo em juzo; protesto judicial; outro ato judicial que constitua em mora o devedor; ato inequvoco, ainda que extra-judicial, que importe no reconhecimento de dbito pelo devedor; citao pessoal do devedor.

a Seguridade Social pode, a qualquer tempo, apurar e constituir seus crditos, na OCORRNCIA DE DOLO, FRAUDE OU SIMULAO.

45

- 46
O direito do interessado pleitear judicialmente a descontinuao de exigncia fiscal fixada pelo INSS, ao julgar processo administrativo fiscal, extingue-se com o decurso de prazo de 180 dias, contados da intimao da referida deciso. Outro ponto importante est no Decreto n 3048/99: Art 347. de cinco anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio, a contar do dia primeiro do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso indeferitria definitiva no mbito administrativo. Pargrafo nico. Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela previdncia social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Cdigo Civil. Alternativa A Alternativa Correta. Totalmente correta esta assertiva, pois est de acordo com o prescrito no caput do artigo 347 do Decreto n 3048/99. Alternativa B Est determinado pelo Decreto n 3048/99, em seu artigo 347, acima transcrito, que a contagem do prazo de decadncia do direito do segurado de rever o ato de concesso de benefcio comea a partir do dia 1 do ms seguinte ao do recebimento da 1 prestao, o que contrrio o que postula a presente alternativa. Portanto, incorreta a alternativa B Alternativa C Esta questo, ao meu ver, levanta uma certa polmica, pois muitos concurseiros, incluindo eu, acham que esta questo tm duas respostas certas: as alternativas A e C. Com base no exposto acima, podemos ver a assertiva est incompleta e nem incorreta. por isto est

Realmente de 10 anos o prazo que a Seguridade Social tem para apurar e constituir seus crditos, s que existem 3 maneiras de se contar este prazo, e o texto da alternativa no foi claro o suficiente para determinar quando que se inicia a contagem dos 10 anos. Mas que so 10 anos inegvel: est na lei. Infelizmente, a banca examinadora no pensou assim e esta questo, que seria a 4 questo anulada em um prova de 35 questes (um absurdo para os padres da ESAF!), ficou sendo considerada incorreta.

Alternativa D Incorreta a alternativa, pois a Previdncia pode, A QUALQUER TEMPO, apurar e constituir seus crditos QUANDO DA OCORRNCIA DE DOLO, FRAUDE OU SIMULAO, no se contando neste caso o prazo decadencial de 10 anos.

46

- 47 -

Alternativa E O artigo 348 do Decreto n 3048/99, em seu 3 nos mostra a incorreo da alternativa E, pelo mesmo motivo comentado na alternativa C. O examinador suprimiu o trecho final do texto legal, o qual informava do incio do prazo de decadncia. 3 O direito de pleitear judicialmente a desconstituio de exigncia fiscal fixada pelo Instituto Nacional do Seguro Social no julgamento de litgio em processo administrativo fiscal extingue-se com o decurso do prazo de cento e oitenta dias, contado da intimao da referida deciso. Isto, ao meu ver, no torna esta questo incorreta, pois no seu mago ela est totalmente certa. Mas, mais uma vez, a banca examinadora conseguiu pegar os concurseiros, menos atentos, de cala curta. Os mais afoitos, e tambm aqueles que estavam bem preparados, perderam um tempo precioso na resoluo desta questo, pois 3 (trs) questes suscitavam dvidas, pelo menos ao meu ver. Continuo afirmando que esta questo deveria ter sido anulada, pela sua m formulao e pela teimosia da banca examinadora.

====================================================================== 32- Nos termos da legislao previdenciria, assinale a assertiva correta a respeito da restituio e compensao de contribuies. a) b) c) d) e) Na hiptese de pagamento ou recolhimento indevido, a contribuio no ser atualizada monetariamente. Ser admitida a restituio ou a compensao de contribuio a cargo da empresa, recolhida ao Instituto Nacional do Seguro Social, que, por sua natureza, tenha sido transferida ao preo de bem ou servio oferecido sociedade. Somente poder ser restituda ou compensada contribuio para a seguridade social, arrecadada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, na hiptese de pagamento ou recolhimento indevido. A restituio de contribuio ou de outra importncia recolhida indevidamente, que comporte, por sua natureza, a transferncia de encargo financeiro, ser feita de imediato. Direito de pleitear judicialmente a compensao s pode ser exercido no prazo de cento e oitenta dias do seu pagamento.

Comentrios

Recordemos os tpicos sobre restituio e compensao de contribuies e ao mesmo tempo vamos resolvendo a questo, alternativa por alternativa.

47

- 48 RESTITUIO: a devoluo da quantia paga a mais. Pode ser requerida perante o Fisco, como tambm ser objeto de ao de repetio de indbito. Somente ser feita quele que provar ter assumido esse encargo ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. COMPENSAO: uma forma de extino das obrigaes. Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at quando se compensarem.

a compensao ou restituio acrescida de juros equivalentes taxa referencial do SELIC, acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior at o ms anterior ao da compensao ou restituio e de 1 % relativamente ao ms em que estiver sendo efetuada. A alternativa A traz o pressuposto de que a contribuio recolhida indevidamente no ser atualizada monetariamente, o que podemos ver pelo exposto acima, totalmente inverdico. Nem o governo seria to cruel a este ponto de penalizar a empresa ou o segurado que por erro efetuou um recolhimento a maior, indevido. Est, portanto, incorreta esta alternativa.

Somente ser admitida a restituio ou a compensao de contribuio a cargo da empresa, recolhida ao INSS, que, por sua natureza, no tenha sido transferida ao preo de bem ou servio oferecido sociedade. A Previdncia no cruel nem tampouco boba. Se por um lado ela, a Previdncia, realiza a compensao ou restituio sobre recolhimento a maior, indevido, por outro lado, nos casos em que tal contribuio recolhida aos cofres do INSS foi transferida aos preos do bem ou do servio oferecido Sociedade, tal restituio ou compensao no admitida, pois a sociedade j pagou e seria ela quem deveria ser restituda. Como isto impossvel, tais recursos ficam para a Previdncia, que afinal tem por objetivo devolv-los sociedade. Portanto, est incorreta a Alternativa B Alternativa C A resposta para a alternativa C est no Decreto n 3048/99, em seu artigo 247, transcrito abaixo e copiada no texto da alternativa. Portanto, alternativa correta e o gabarito para esta questo. Art. 247. Somente poder ser restituda ou compensada contribuio para a seguridade social, arrecadada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, na hiptese de pagamento ou recolhimento indevido. Art 248. A restituio de contribuio ou de outra importncia recolhida indevidamente, que comporte, por sua natureza, a transferncia de encargo financeiro, somente ser feita quele que provar ter assumido esse encargo ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. Alternativa D

48

- 49 A resposta est no artigo 248, impresso acima. A restituio de contribuio recolhida indevidamente e que comporte, por sua natureza, a transferncia de encargo financeiro, somente ser feita quele que provar ter assumido este encargo. Alternativa Incorreta. Alternativa E Recorremos novamente ao Decreto n 3048/99 para podermos solucionar esta alternativa. E isto nos trazido pelo artigo 253, reproduzido abaixo: Art 253. O direito de pleitear restituio ou de realizar compensao de contribuies ou de outras importncias extingue-se em cinco anos, contados da data: Ido pagamento ou recolhimento indevido; ou II em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a sentena judicial que tenha reformado, anulado ou revogado a deciso condenatria. Temos, portanto, uma incorreo na alternativa no que diz respeito ao prazo de extino do direito de pleitear a restituio. O prazo correto de 5 anos, e no de 180 dias. Em tempo: bom sabermos mais algumas coisas sobre Compensao e Restituio. No caso de recolhimento a maior, originrio de evidente erro de clculo, a RESTITUIO ser feita por rito sumrio estabelecido pelo INSS, reservando-se a este o direito de fiscalizar posteriormente a regularidade das importncias restitudas.

Da deciso sobre pedido de restituio de contribuies ou de outras importncias, cabe recurso Cmara de Julgamento - CaJ.

a COMPENSAO no poder ser superior a 30 % do valor a ser recolhido em cada competncia. A COMPENSAO somente poder ser efetuada com parcelas de contribuio da mesma espcie.

====================================================================== 33- Nos termos da legislao previdenciria, assinale qual benefcio reembolsado empresa: a) b) c) d) e) salrio-famlia pago aos segurados a seu servio. auxlio-acidente. aposentadoria por idade. aposentadoria por invalidez. penso por morte.

Comentrios

49

- 50 A empresa reembolsada pelos pagamentos que faz aos seus funcionrios, segurados da Previdncia Social, somente em 3 casos, de acordo com o artigo 255 do Decreto n 3048/99: salrio-maternidade, includa a gratificao natalina proporcional ao perodo da correspondente licena; 2. das cotas do salrio-famlia e 3. do auxlio-natalidade,
1.

Este reembolso feito mediante deduo dos valores dos benefcios pagos, no ato do recolhimento das contribuies devidas, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Portanto, a resposta correta a alternativa A

====================================================================== 34- A respeito de crime, responsabilizao civil, criminal e administrativa contra a previdncia social, assinale a opo incorreta a respeito da(s) natureza(s) da conduta Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional": a) b) c) d) e) infrao administrativa. crime. crime tipificado no Cdigo Penal brasileiro. crime tipificado na Lei 8.212/91. infrao administrativa que acarreta sano administrativa.

Comentrios A questo trata do crime de APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA cuja definio legal : Deixar de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e na forma legal ou convencional. A pena para tal crime recluso de 2 a 5 anos, e multa. A punibilidade pode ser extinta se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas Previdncia Social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Desde 14/07/2000, o crime de Apropriao indbita Previdenciria passou a fazer parte do Cdigo Penal, tipificado como artigo 168-A, atravs da Lei 9983/00. Podemos inferir que esta ao, deixar de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes, :

50

- 51 Infrao administrativa, e que por sua vez acarreta sano administrativa; crime, e se crime tipificado no Cdigo Penal Brasileiro (art. 168-A) A nica alternativa que no se sustenta a alternativa C, pois realmente este crime no est tipificado no Cdigo Penal Brasileiro.

====================================================================== ANULADA 35- A respeito do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES), assinale a opo incorreta. a) b) c) d) e) O SIMPLES visa regular dispositivo da Constituio Federal. Microempresa e empresas de pequeno porte so sinnimos na legislao do SIMPLES. A inscrio no SIMPLES isenta o recolhimento da contribuio do empregado pela empresa. A inscrio no SIMPLES no isenta o recolhimento do Imposto de Importao. A inscrio no SIMPLES no isenta o recolhimento do Imposto Territorial Rural.

Comentrios Muito interessante. A nica questo a tratar do Simples Anulada pela ESAF. Vamos analisar todas as alternativas e ver se conseguimos saber o motivo de tal anulao. Alternativa A A Lei que institui o Simples regula, em conformidade com o disposto no art. 179 da Constituio, o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido, aplicvel s microempresas e as empresas de pequeno porte, relativo aos impostos e s contribuies que menciona. Portanto, a assertiva da alternativa A est correta, pois o Simples veio para regular dispositivo da CF. Alternativa B No dicionrio Aurlio, sinnimo significa aquelas palavras que tm o mesmo ou quase o mesmo significado. Microempresa e empresa de pequeno porte tm quase o mesmo significado MAS o SIMPLES faz uma diferenciao das duas. Existe um inciso para definir microempresa e outro para definir empresa de pequeno porte. Art. 2 .Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: I - microempresa, a pessoa jurdica que tenha auferido, no ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais); II - empresa de pequeno porte, a pessoa jurdica que tenha auferido, no ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e igual ou inferior a R$ 720.000,00 (setecentos e vinte mil reais) Os valores acima foram alterados pela Lei n 9.779/1999.

51

- 52 Alm do mais essa distino relevante, pois implica alquotas diferenciadas para recolhimento dos tributos, conforme determinado no art. 5 em sua redao original: Art. 5 O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, inscritas no SIMPLES, ser determinado mediante a aplicao, sobre a receita bruta mensal auferida, dos seguintes percentuais: Portanto, esta questo est incorreta. Alternativa C O SIMPLES NO ISENTA o recolhimento da contribuio SOCIAL do empregado pela empresa. isto o que estatui a Lei n 9317/96. A questo foi mal formulada, pois no esclarece qual contribuio o SIMPLES d a iseno no recolhimento. Entretanto, a alternativa fala em ISENO para a contribuio do empregado e isto est INCORRETO. Temos, portanto, duas alternativas incorretas e isto foi o motivo da anulao desta questo.

a inscrio no SIMPLES Sistema integrado de pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte IMPLICA pagamento mensal unificado dos seguintes impostos e contribuies:

a) IRPJ; b) PIS PASEP; c) Contribuio social sobre o lucro Lquido - CSLL; d) COFINS; e) IPI; f) Contribuio para a Seguridade Social devida pela empresa com base no artigo 22 da Lei 8212 (envolve, portanto, a contribuio de 20% ou 15 % e a do acidente de trabalho); a inscrio para o SIMPLES DISPENSA a empresa do recolhimento das contribuies do SESC, SENAI, SENAC, SESI, SEST, SENAT, SEBRAE, SESCOOP, etc. 2 - O pagamento na forma do pargrafo anterior no exclui a incidncia dos seguintes impostos ou contribuies, devidos na qualidade de contribuinte ou responsvel, em relao aos quais ser observada a legislao aplicvel s demais pessoas jurdicas: a IOF; b) Imposto sobre Importao - II; c) Imposto sobre Exportao - IE; d) Imposto de Renda, relativo aos pagamentos ou crditos efetuados pela pessoa jurdica e aos rendimentos ou ganhos lquidos auferidos em aplicaes de renda fixa ou varivel, bem assim relativo aos ganhos de capital obtidos na alienao de ativos; e) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR; f) Contribuio Provisria sobre a Movimentao Financeira - CPMF; g) Contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS; h) Contribuio para a Seguridade Social, relativa ao empregado.

52

- 53 -

3 - A incidncia do imposto de renda na fonte relativa aos rendimentos e ganhos lquidos auferidos em aplicaes de renda fixa ou varivel e aos ganhos de capital, na hiptese da alnea d do pargrafo anterior, ser definida. 4 - A inscrio no SIMPLES dispensa a pessoa jurdica do pagamento das demais contribuies institudas pela Unio. Alternativas D e E Esto corretas, pois de acordo com a Lei que institui o SIMPLES Lei n 9.317 / 96 a inscrio no SIMPLES no isenta o recolhimento do Imposto de Importao e tampouco do ITR Imposto Territorial Rural.

============================= F I M ============================

Gabarito Prova 2: 01 a 35 Previdenciario 36 a 45 Leg. Trabalhista 46 a 60 Contabilidade 61 a 80 D. Tributario

53

Vous aimerez peut-être aussi