Vous êtes sur la page 1sur 2

Editor Vim - Introduo e trabalhando com Vim O Vi o editor bsico do GNU/Linux, est disponvel em grande parte das distribuies

s do G U/Linux, mesmo naquelas que vm em apenas um disquete. Hoje em dia as distribuies usam uma verso mais completa e com mais recursos do que o Vi, que o Vim (VI iMproved). Ao invocar o Vi, este entra direto para o modo "visualizao" onde visualizaremos o arquivo. Para modificar o arquivo, usam-se os modos texto para a insero de dados e modo comando para a localizao, movimentao, alterao e para salvar e sair do texto. Para voltar ao modo de visualizao, sempre se usa a tecla ESC. Aps digitar "vim" no terminal ser aberto um arquivo em branco para voc criar seu ar quivo e futuramente edit-lo com o prprio vim, se preferir claro. $ vim Dentro do arquivo iremos trabalhar com modos e seus comandos, que sero abordados a seguir.

Irei abordar cada destes comandos: 1.Modo texto - comandos de insero; 2.Modo comando - comandos de localizao, movimentao, alterao e para salvar e sair do t xto. Modo texto - comandos de insero Comando de insero de texto: i - insere texto antes da posio atual do cursor; a - insere o texto depois da posio atual do cursor; r - Substitui o texto na posio atual de onde se encontra o cursor; A - insere o texto no final da linha onde se encontra o cursor o - Adiciona uma linha abaixo da linha onde se encontra o cursor; O - Adiciona uma linha acima da linha onde se encontra o cursor; ESC muda para o modo de visualizao.

Modo comando - comandos de localizao, movimentao, alterao e para salvar e sair do tex o Comandos para localizao de texto: /palavra - Busca pela palavra ou caractere em todo o texto; ?palavra - Move o cursor para a ocorrncia anterior da palavra; n- Repete o ltimo comando / ou ?; N - Repete o ltimo comando / ou ?, na direo reversa; Ctrl+g - Mostra o nome do arquivo, o nmero da linha atual e o total de linhas. Comandos Ctrl+f Ctrl+b H - Move M - Move L - Move h - Move j - Move k - Move l - Move w - Move W - Move b - Move para a movimentao pelo texto: Move o cursor para a prxima tela; Move o cursor para a tela anterior; o cursor para a primeira linha da tela; o cursor para o meio da tela; o cursor para a ltima linha da tela; o cursor um caractere esquerda; o cursor para a prxima linha; o cursor para linha anterior; o cursor um caractere direita; o cursor para o incio da prxima palavra; o cursor para o incio da prxima palavra, separadas por espao; o cursor para o incio da palavra anterior;

B - Move o cursor para o incio da palavra anterior separadas por espao; 0(zero) - Move o cursor para o incio da linha atual; ^ - Move o cursor para o primeiro caractere no branco da linha atual; $ - Move o cursor para o final da linha atual; nG - Move o cursor para a linha n; :n - Move o cursor para a linha n; gg - Move o cursor para a primeira linha do arquivo; G - Move o cursor para a ltima linha do arquivo. Comandos para alterao do texto: x - Deleta o caractere que est sob o cursor; dw - Deleta a palavra, da posio atual do cursor at o final; dd - Deleta a linha atual, e copia o contedo para rea de transferncia; D - Deleta a linha a partir da posio atual do cursor at o final; :A,Bd - Deleta da linha A at a linha B, copia para rea de transferncia; rx - Substitui o caractere sob o cursor pelo especificado em x; u - Desfaz a ltima modificao; U - Desfaz todas as modificaes feitas na linha atual; J - Une a linha corrente a prxima; yy - ECopia 1 linha para a rea de transferncia; yNy - Copia N linhas para a rea de transferncia; p - Cola o contedo da rea de transferncia; Np - Cola N vezes o contedo da rea de transferncia; cc - Apaga o contedo da linha, e copia para rea de transferncia; cNc - Apaga o contedo de N linhas, e copia para rea de transferncia (a partir da li nha atual); :%s/string1/string2/g - Substitui "string1" por "string2"; ndd - Deleta o contedo de n linhas a partir da linha atual; nD - Deleta a linha a partir da posio atual do cursor at o fim de n linhas. Comandos para salvar e sair: :wq, ZZ ou :x - Salvam o arquivo e saem do editor; :w nome_do_arquivo - Salva o arquivo corrente com o nome especificado; :w! nome_do_arquivo - O mesmo que :w, mas forando sobrescrita; :q - Sai do editor; :q! - Sai do editor sem salvar as alteraes realizadas. NOTA: Estes so comandos bsicos mas muito essenciais na hora de trabalhar em modo t exto com vim.

Vous aimerez peut-être aussi