Vous êtes sur la page 1sur 5

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CANEDO PLANIFICAO MENSAL 4 ANO Ms : Abril Professor:_________________ Instrumentos de Avaliao

rea(s)

Blocos/ Contedos

Nveis de Desempenho

Actividades Curriculares

Experincias com: -materiais e objectos de uso corrente -gua, electricidade, ar, som e objectos em situaes concretas

Classificar os materiais segundo as suas propriedades. Manusear objectos de diferentes materiais para reconhecer as suas propriedades. Observar os materiais face variao da temperatura. Fazer experincias submetendo materiais a Verificar o princpio dos vasos comunicantes. variaes de temperatura: reconhecer e registar as Observar a produo de electricidade por frico. suas transformaes. Observar materiais condutores e no condutores. Criar electricidade friccionando um lpis num pano Observar provas da existncia de oxignio (combusto). de l. Observar manifestaes da presso atmosfrica. Realizar experincias de transmisso de som atravs de Construir circuitos elctricos com pilhas, a fim de testar materiais para descobrir se so condutores ou slidos, lquidos e gases. no condutores. Manusear objectos em situaes concretas. -Executar experincias que levem compreenso Conhecer e aplicar cuidados na sua utilizao. de que sem oxignio no h combusto. Fazer experincias com conta-gotas, a fim de descobrir a existncia da presso atmosfrica. Participar em experincias que levem descoberta da transmisso do som. Dialogar sobre os cuidados de conservao e utilizao dos materiais e objectos. Utilizar materiais e objectos e aplicar as suas normas de utilizao e conservao.

Estudo do Meio

Fichas jogo. Auto avaliao. Debates. Troca de ideias.

rea(s)

Blocos/ Contedos
Comunicao oral

Nveis de Desempenho
Transformar comunicaes orais. Desenvolver a criatividade e a imaginao. Contar histrias. Conhecer contos tradicionais.

Actividades Curriculares
Dilogos em pequeno e grande grupo. Escutar uma histria diariamente. Relato de acontecimentos. Recontar a histrias a partir de imagens e elementos.

Instrumentos de Avaliao

Comunicao escrita

Participar na reescrita de um texto. Recriar textos em diversas linguagens.

Lngua Portuguesa

Escrever histrias partindo das suas vivncias (caixa das novidades), de imagens ou visitas. Realizar jogos que envolvam a escrita de recados. Inventar frases colectivamente (cada aluno escreve uma frase). Recriar banda desenhada, texto dramtico, poesia. Analisar uma histria e compar-la original. Escrever em grande, pequenos grupos e individualmente. Escrever resumos. Organizar e registar as investigaes para a rea de projecto. Consolidar e rever a matria dada. Consultar outros livros. Jogos de descoberta dos temas de conhecimento explcito. Exerccios na gramtica. Ler com expresso frases dos jogos anteriores. Textos sem pontuao. Fichas Jogos diversificadas. Fichas de trabalho.

Fichas jogo Auto avaliao Debates Troca de ideias

Conhecimento explcito

Exercitar o uso de sinais de pontuao e auxiliares da escrita. Verificar a regra geral e as excepes mais frequentes do gnero e do nmero. Rever os diferentes graus do adjectivo, estabelecendo comparaes e diversificando a superlativao. Reconhecer a frase interrogativa directa. Identificar complemento directo e indirecto. Identificar pronomes pessoais. Identificar determinantes e pronomes possessivos. Identificar o tipo de frases (interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa). Conjugar verbos. Identificar o verbo no Pretrito Imperfeito.

rea(s)

Blocos/ Contedos
Nmeros e numerao

Nveis de Desempenho
Efectuar contagens por ordem crescente e decrescente. Estabelecer relaes de ordem entre os nmeros> <, =. Ordenar nmeros por ordem crescente e decrescente. Efectuar operaes. Descobrir a multiplicao por nmeros decimais. Diviso de nmeros inteiros por um divisor de 2 algarismos (algoritmo da diviso). Resolver situaes problemticas.

Actividades Curriculares
Completar tabelas. Jogos de decomposio de nmeros com material estruturado em adies e subtraces. Jogos de descoberta dos nmeros em estudo. Jogos de clculo mental com nmeros simples. Preencher tabelas e quadros. Fazer uma corrida com os alunos e com carros. Completar quadros de sequncias . Ler e escrever nmeros indicados por material simblico. Escrever o valor da posio dos algarismos no nmero. Resolver problemas com nmeros decimais. Resolver adivinhas com nmeros decimais. Interpretar dados e resolver problemas. Jogos com material concreto.

Instrumentos de Avaliao

Matemtica

Medidas e comprimento

Trabalhar todas as medidas de comprimento. Descobrir o metro, decmetro e o centmetro quadrado.

Fichas jogo. Auto avaliao. Debates. Troca de ideias.

Geometria

Descobrir o dimetro e o raio. Descobrir o permetro de uma base circular. Descobrir a rea do quadrado e do rectngulo. Reproduzir figuras geomtricas. Transformar figuras geomtricas planas.

rea(s)

Blocos/ Contedos

Nveis de Desempenho

Actividades Curriculares

Instrumentos

de Avaliao
Jogos colectivos com bola Percursos na Natureza Participar em jogos realizando habilidades bsicas, com Pontapear a bola, parada e em movimento, com os oportunidade e correco de movimentos. ps, cabea, testa. Colaborar com a sua equipa, interpretando sinais Realizar percursos na Natureza de acordo com as informativos no percurso e no mapa. caractersticas do terreno, respeitando as regras de segurana. e preservao do ambiente. Estampar elementos naturais. Fazer monotipias. Estampar livremente. utilizando vrios Participao Interesse demonstrado Fsico-Motora Plstica

Impresso

Expresses

Tecelagem

Utilizar diferentes materiais em tapearias: tecidos, ls, tiras Realizar pequenos trabalhos suportes. de pano, cordas. Orientar-se no espao a partir de referncias visuais, tcteis e Jogos. auditivas. Jogos de percursos. Deslocar-se em coordenao com um par. Reproduzir movimentos em espelho e por contraste. Improvisar individualmente atitudes, gestos.

Dramtica

Jogos de explorao do espao

Linguagem no verbal

Criar figuras.

Musical

Experimentao, desenvolvimento e criao musical

Associar movimentos a pulsao, andamentos. Criar situaes ldicas de identificao de sons do Identificar e marcar a pulsao e/ou ritmo de: lengalengas ambiente prximo. melodias e danas. Criar situaes ldicas de identificao de ritmos. Inventar coreografias para uma msica.

rea(s)

Blocos/ Contedos

Nveis de Desempenho

Actividades Curriculares

Instrumentos de Avaliao

Formao Estudo Acompanhado rea de Projecto Cvica

Formao Pessoal e Social

Incentivar o gosto pela organizao pessoal

Desenvolver o ensino prtico de tcnicas de estudo.

Organizar a informao. Elaborar esquemas. Organizar o ambiente de estudo. Participao. Organizar o caderno dirio. Interesse demonstrado. Treinar a ateno / concentrao. Treinar memria e raciocnio. Desenvolver e aperfeioar tcnicas de estudo funcionais.

Cidadania

Desenvolver atitudes de autonomia, cooperao, Fomentar situaes de expresso de opinio, tomada de solidariedade, responsabilidade e participao. deciso com respeito dos valores de liberdade e da Promover o intercmbio de experincias. democracia.

Vous aimerez peut-être aussi