Vous êtes sur la page 1sur 5

Modulao angular : FM e PM

Observao importante: impossvel modular uma onda em freqncia sem provocar mudanas na sua fase e vice-versa, porque a freqncia proporcional a derivada da fase. Por isso, FM e PM so chamadas modulaes angulares.

Definies :
Uma onda modulada em freqncia (FM) tem freqncia instantnea linearmente proporcional ao valor instantneo do sinal modulante. Uma onda modulada em fase (PM) tem fase instantnea linearmente proporcional ao valor instantneo do sinal modulante. O desvio de pico de freqncia df da onda FM proporcional ao valor de pico (ou amplitude) do sinal modulante. Em PM o desvio de pico de fase dphi proporcional ao valor de pico (ou amplitude) do sinal modulante. A amplitude da onda FM ou PM constante. A figura seguinte mostra a relao entre portadora pura, sinal modulante e a onda FM :

Observamos que quando o valor instantneo do sinal modulante mximo positivo, a freqncia da onda FM tambm mxima. Quando o valor instantneo do sinal modulante mximo negativo, a freqncia da onda FM mnima. Matematicamente, uma onda FM tem variaes de fase proporcionais a integral do sinal modulante. Isso confirma a observao importante do inicio deste trabalho. Portanto, uma onda modulada em fase, PM, tem variaes de freqncia proporcionais a derivada do sinal modulante, como se v na figura seguinte :

A derivada do sinal modulante mxima positiva na passagem por zero, indo de negativo para positivo, e nesse instante que a freqncia da onda PM tambm mxima. Quando o sinal modulante passa por zero, indo de + para -, a sua derivada mxima negativa e a onda PM tem freqncia mnima. Obs: no possvel saber se uma onda FM ou PM apenas pela forma de onda ou espectro : preciso ter como referencia o sinal modulante. Banda ocupada : teoricamente, uma onda FM ou PM composta de uma infinidade de ondas senoidais de freqncias fixas (raias), simtricas em relao a freqncia da portadora fp, eqidistantes, separadas pelo valor de fm, a freqncia do sinal modulante. Na pratica, felizmente, as raias acima de uma certa ordem podem ser desprezadas por serem muito pequenas. Desprezando as raias com menos de 10% de amplitude (em tenso, o que eqivale a 1% em potncia) em relao a portadora pura, a banda ocupada em FM ou PM dada pela formula de Carson : B = 2 ( df + fm max) = 2 ( n + 1 ) fm max, onde df o desvio de freqncia de pico e fm max a mxima freqncia do sinal modulante e n o ndice de modulao. Um parmetro importante em FM ou PM o ndice de modulao : n = df / fm = dphi. Porque n define o nvel das raias ou sinais senoidais que compem a onda FM ou PM. As funes de Bessel permitem obter o valor de cada raia em funo de ndice de modulao n. A figura seguinte mostra o valor da portadora (raia J0) e das quatro primeiras raias laterais (J1 a J4) :

A figura seguinte mostra o espectro de uma onda FM ou PM e o respectivo desvio de freqncia pico a pico, para diversos valores do ndice de modulao n , que igual ao desvio de fase (em radianos) :

Na figura acima, para n = 2 por exemplo, podemos ver 10 raias laterais (5 de cada lado da portadora). Porm, o nvel da quarta e quinta raia menor que 0,1 (10%) (ver grfico das funes de Bessel), portanto desprezveis. Consequentemente e apesar do desvio de freqncia ser de 4fm pico a pico, a banda ocupada de 6fm, confirmando a lei de Carson. Observa-se tambm que a raia com freqncia da portadora tem nvel menor que a portadora pura, podendo at se anular, por exemplo para n = 2,4 e 5,5, pontos chamados de Bessel-zero. A figura seguinte o espectro do primeiro Bessel-zero da portadora, com n = 2,405 e fp = 2000 Hz, fm = 200 Hz, df = 481 Hz e B = 1362 Hz (nvel da portadora pura: -10 dB).

Tambm ocorrem Bessel-zero para as raias laterais. Numa onda FM ou PM , a somatria da potncia de todas as raias constante e igual a potncia da portadora pura, ou seja, a amplitude da onda FM ou PM constante. (independente de n) . At agora, usamos como sinal modulante uma simples senoide. O que acontece quando o sinal modulante for uma onda complexa, como um sinal de audio ou vdeo ? muito simples : o sinal modulante complexo constitudo de uma certa quantidade de ondas senoidais (raias) (Teorema de Fourier). Para cada uma destas raias do sinal modulante teremos um espectro do sinal FM ou PM como foi visto acima, com diversas raias laterais. O sinal FM ou PM resultante a somatria de todos eles, tornando-se um sinal com espectro bastante complexo.

Concluso interessante : Quando modulamos uma portadora em freqncia, a inteno


tambm manter a sua amplitude constante. No entanto, a amplitude da portadora varia com o ndice de modulao e a sua freqncia permanece fixa em fp. E aparecem novos sinais senoidais, as raias laterais, que somados a nova portadora com amplitude menor que a portadora pura, resultam em um sinal complexo, modulado em freqncia e com amplitude constante! Portanto, no a portadora que modulada em FM ou PM, mas a onda composta ou complexa resultante do somatrio da portadora com as raias laterais.(veja a concluso semelhante em AM...)

Sintese FM : O fato de que com apenas duas ondas senoidais (a portadora fp e o sinal
modulante fm) possvel gerar uma quantidade enorme de sinais (as raias resultantes da modulao em FM de fp por fm) foi aproveitado na gerao sinttica de sons complexos, imitando os mais diversos instrumentos musicais ou vozes, chamada Sntese FM, e usada em placas de som para PC e instrumentos musicais eletrnicos.

Vous aimerez peut-être aussi